metodologia projetual e aplicação cromática

15
Metodologia Projetual e Aplicação Cromática Outubro / 2008 Design Method and Color Application

Upload: kamila-kunrath

Post on 07-Jul-2015

2.962 views

Category:

Design


0 download

DESCRIPTION

Apresentação de Artigo 8º congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008. São Paulo. Anais do P&D 2008.

TRANSCRIPT

Page 1: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Outubro / 2008

Design Method and Color Application

Page 2: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Projetar é equacionar diversos fatores, e o tema COR é relevante a todos eles. A cor fala mais à emoção do que à razão, mesmo sendo um fenômeno físico, pois são as pessoas que a utilizam, escolhem, produzem e apreciam. O designer precisa, com freqüência, justificar escolhas cromáticas para demonstrar a função e a aplicabilidade da cor aos objetivos do projeto. No entanto, se a metodologia para o uso da cor não é explícita, essas escolhas assumem forte componente subjetivo ou estão relacionados ao senso comum.

Apresentação

Page 3: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Um bom projeto deve seguir algumas fases e etapas para que seja concluído com sucesso. São empregadas metodologias projetuais que identificam cada passo e auxiliam a evolução do trabalho. Uma das metodologias mais indicadas e reconhecidas para o Design é a de Gui Bonsiepe.

Em um de seus livros, Gui Bonsiepe cita, em uma das seções destinada à como fazer a escolha de cores para produtos.

A adaptação da metodologia projetual de Gui Bonsiepe, será apresentada como uma geração sistemática de alternativas cromáticas em artefatos, comunicações e ambientes.

O Projeto

Page 4: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Dividida em várias análises, dentro de uma macro estrutura metodológica: Análise Denotativa, Análise Conotativa, Análise Diacrônica, Análise Sincrônica, Análise Funcional, Análise Estrutural, Análise Ergonômica, Análise Morfológica.

As seções a seguir têm como finalidade uma aplicação do que seriam tais análises quando se tratar de estudo cromático.

Fase Analítica

Page 5: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

COR - s. f., impressão que as diferentes variedades de luz (diferentes comprimentos de onda de radiação eletromagnética visível) produzem nos órgãos visuais; tinta para pintar ou tingir; coloração da face;

PIGMENTO - s.m., Biol., nome de diversas substâncias corantes naturais que existem nos animais e nas plantas; Miner., matéria corante existente em minerais. VERMELHO - adj., encarnado; muito vivo; cor vermelha; afogueamento; escarlate; rubro; muito corado; envergonhado; revolucionário de esquerda.

Análise Denotativa

COR

PIGMENTO

RGB LUZ CMYKCONTRASTE

ONDADIVERSÃO COLORIDO

COMPLEMENTARES

TONS

CÍRCULO CROMÁTICO

Page 6: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Levantamento de palavras e imagens afins e busca em sítios virtuais, revistas, livros e outros contextos em que as cores sejam descritas em seus significados ampliados. Tudo que remeta à cor.

Análise Conotativa

CÉUCLAROLIMPOMACIO

AZUL

ÁRVORENATUREZA

ESPERANÇACOMPROMISSO

VERDE

LUZSOL

RENOVAÇÃODIVERSÃO

AMARELO

Page 7: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Material histórico, relativo ao uso de cores naquele produto ou sistema de produtos, sejam elementos gráficos, artefatos ou ambientes, com a finalidade de detectar, conhecer e compreender as mudanças tecnológicas e culturais sofridas no decurso do tempo. Assim como a mudança de percepção em relação as cores como decorrência de acontecimentos históricos.

Análise Diacrônica

Page 8: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Reconhecimento, apreciação e avaliação do “estado da arte” das cores, utilizando um produto como exemplo e seus concorrentes ou similares, para a identificação do uso da cor nos mesmos.

Análise Sincrônica

MORANGOGELÉIA

CHICLETEBALA

VERMELHO

Page 9: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Reconhecimento e compreensão das funções práticas, estéticas e simbólicas das cores nos produtos, das funções técnico-físicas de cada componente do produto.

Análise Funcional

VERMELHOProibido, parar, perigoso;

AMARELOAtenção, alerta;

VERDELivre, seguro;

Page 10: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Essa análise pode ser feita de várias maneiras: do ponto de vista da estrutura física, classificada como cor-luz ou cor-pigmento, ou ainda sobre a capacidade de absorção/reflexão de superfícies coloridas. A cor ainda pode ser analisada não em sua estrutura, mas no modo como enfatiza a estrutura de formas/figuras num contexto.

Análise Estrutural

Page 11: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Reconhecimento da organização formal do produto e das relações entre cor e geometria com o objetivo de se estudar a síntese e a coerência entre partes, componentes e elementos e as escolhas cromáticas. Johannes Ittens (1975) define em a Arte del Color, elementos da geometria com cores, por exemplo o amarelo é representado por um triângulo, e assim por diante.

Análise Morfológica

VERMELHO LARANJA

AMARELO

VERDE AZUL VIOLETA

Page 12: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Apreciação das aplicações cromáticas relacionadas à melhor visualização, usabilidade, segurança, conforto, fisiologia e sinestesia. O organismo humano reage inconscientemente frente às cores, sobretudo em situações experimentais. Além disso podemos sempre relacionar com o fator ergonômico numa análise de cores em sinalização urbana, de emergência, indicação de perigo, entre outros.

Análise Ergonômica

VERMELHOProibido, perigoso;

AMARELOAtenção, alerta;

Page 13: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

Para a geração de alternativas teremos como base outras teorias de cores, onde podemos observar que ela pode se fundamentar no sistema das harmonias clássicas de Leonardo da Vinci; nas teorias físicas para o entendimento do fenômeno cromático propostas por Newton; na interpretação da fisiologia e psicologia da cor feita por Goethe; ou em um disco de cores desenvolvido por Johannes Itten pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus.

Anteprojeto: geração de alternativas

LEONARDO DA VINCI

NEWTON

GOETHE

ITTEN

Page 14: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

É possível também investigar as relações entre o espectro visível das cores e as distâncias baseadas na seção áurea. Esta equação foi desenvolvida por Michael Semprevivo e está disponível em um programa computacional aberto (http://goldennumber.net /color.htm).

Anteprojeto: geração de alternativas

Page 15: Metodologia Projetual e Aplicação Cromática

BONSIEPE, Gui (Coord.), KELLNER, Petra, POESSNECKER, Holger. Metodologia Experimental Desenho Industrial. Brasília: CNPQ/coordenação Editorial, 1984.

BONSIEPE, Gui, WALKER, Rodrigo

Referências