método de pesquisa qualitativa

2
Método de pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal o fenômeno da observação, a descrição, a compreensão e o significado. Não existem hipóteses pré-concebidas, suas hipóteses são construídas após a observação, ou seja, dá ênfase na indução. Nela não existe suposta certeza do método experimental, neste sentido quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado. Procedimentos da pesquisa qualitativa: Definição do problema, formulação das hipóteses e do referencial teórico, coleta de dados e análise dos dados. A pesquisa qualitativa não procura enumerar ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise de dados, envolve a obtenção de dados descritivos sobre as pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo. Os estudos de pesquisa qualitativa diferem entre si quanto ao método, a forma e os objetivos. GODOY ressalta a diversidade existente entre os trabalhos qualitativos e enumeram um conjunto de características essenciais capazes de identificar uma pesquisa desse tipo, a saber: 1- O ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental. 2- O caráter descritivo. 3- O significado que as pessoas dão as coisas e a sua vida como preocupação do investigador. 4- Enfoque indutivo. O desenvolvimento de um estudo de pesquisa qualitativo supõe um corte temporal-espacial de determinado fenômeno por parte do pesquisador.

Upload: ana-paula-magalhaes

Post on 02-Jul-2015

1.603 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Método de pesquisa qualitativa

Método de pesquisa qualitativa.

A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal o fenômeno da observação, a descrição, a compreensão e o significado.

Não existem hipóteses pré-concebidas, suas hipóteses são construídas após a observação, ou seja, dá ênfase na indução. Nela não existe suposta certeza do método experimental, neste sentido quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado.

Procedimentos da pesquisa qualitativa:

Definição do problema, formulação das hipóteses e do referencial teórico, coleta de dados e análise dos dados.

A pesquisa qualitativa não procura enumerar ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise de dados, envolve a obtenção de dados descritivos sobre as pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo.

Os estudos de pesquisa qualitativa diferem entre si quanto ao método, a forma e os objetivos. GODOY ressalta a diversidade existente entre os trabalhos qualitativos e enumeram um conjunto de características essenciais capazes de identificar uma pesquisa desse tipo, a saber:

1- O ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental.

2- O caráter descritivo.3- O significado que as pessoas dão as coisas e a sua vida como preocupação do

investigador.4- Enfoque indutivo.

O desenvolvimento de um estudo de pesquisa qualitativo supõe um corte temporal-espacial de determinado fenômeno por parte do pesquisador.

Esse corte define o campo e a dimensão em que o trabalho desenvolver-se-á, isto é, território a ser mapeado. O trabalho de descrição tem caráter fundamental em um estudo qualitativo, pois é por meio dele que os dados são coletados.