mÉtodo de fomento de cooperaÇÃo e relaÇÕes … · um processo de valorização humana e social...

38
1 __________________________________________________________________________ Movimento dos Trabalhadores sem Terra MST/GRHC e Instituto Conscientia MÉTODO DE FOMENTO DE COOPERAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS 1 INTRODUÇÃO O método Fomento de Cooperação e Relações Humanas oferece uma metodologia para promover a cooperação, o desenvolvimento humano e suas relações, possibilitando a formação e o sucesso dos empreendimentos coletivos. Ela introduz um processo de valorização humana e social para criar um ambiente de respeito mútuo valorizando as riquezas humanas em cada um, e intensificando a organicidade justa e solidária para o desenvolvimento de práticas de autogestão. O texto descreve os passos para pesquisar, identificar e formar um grupo para uma ação coletiva organizada, seja uma atividade de produção, de serviços, comercial, social, de lazer ou cultural. A cooperação pode ser organizada de modo formal, por exemplo, em cooperativa de trabalho, associação,etc. ou informal como um mutirão. O texto serve para uma iniciação em cooperação ou também para as organizações cooperativistas já em pleno funcionamento. A palavra cooperação significa agir juntos para um fim comum, aprender a se relacionar mais conscientemente com outros e assim consigo mesmo desenvolvendo a autoconsciência. Ela significa aprender a frustrar a própria vontade, desenvolver autodisciplina fazendo o que o coletivo define, mesmo às vezes contra a própria vontade A cooperação é um objetivo desafiante: ela intensifica as relações humanas, ela expõe os conflitos de forma mais concreta sendo que os membros da cooperação tem uma dependência mútua aumentada. Se na cooperação alguém não trabalhar direito, isto afeta diretamente os outros, levando à uma tendência de vigilância mútua, o que tem aspectos positivos e problemáticos. Outro desafio grande é que a estrutura da nossa sociedade é baseada em valores opostos, tais como dinheiro acima de tudo, competição, exploração, superficialidade e individualismo. Fomentar a cooperação é fomentar a sanidade humana, a saúde psíquica, física e social-econômica. A cooperação requer uma visão coletiva do que se pretende alcançar, fé no ser humano e coletivo e nos ideais de uma sociedade mais justa e na possibilidade de uma vida mais feliz. Quando um grupo de pessoas se une para a cooperação, seu sucesso depende bastante da sua finalidade. Se o objetivo de cooperação vai além dos interesses pessoais do grupo (normalmente econômicos), o sucesso é mais provável. Se o

Upload: dinhkhanh

Post on 26-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

__________________________________________________________________________MovimentodosTrabalhadoressemTerraMST/GRHCeInstitutoConscientia

MÉTODODEFOMENTODECOOPERAÇÃOERELAÇÕESHUMANAS

1INTRODUÇÃO

OmétodoFomentodeCooperaçãoeRelaçõesHumanasofereceumametodologiapara promover a cooperação, o desenvolvimento humano e suas relações,possibilitandoaformaçãoeosucessodosempreendimentoscoletivos.Elaintroduzumprocessodevalorizaçãohumanaesocialparacriarumambientederespeitomútuo valorizando as riquezas humanas em cada um, e intensificando aorganicidadejustaesolidáriaparaodesenvolvimentodepráticasdeautogestão.

Otextodescreveospassosparapesquisar,identificareformarumgrupoparaumaaçãocoletivaorganizada, sejaumaatividadedeprodução,de serviços, comercial,social,delazeroucultural.Acooperaçãopodeserorganizadademodoformal,porexemplo, em cooperativa de trabalho, associação,etc. ou informal como ummutirão. O texto serve para uma iniciação em cooperação ou também para asorganizaçõescooperativistasjáemplenofuncionamento.A palavra cooperação significa agir juntos para um fim comum, aprender a serelacionar mais conscientemente com outros e assim consigo mesmodesenvolvendo a autoconsciência. Ela significa aprender a frustrar a própriavontade, desenvolver autodisciplina fazendo o que o coletivo define, mesmo àsvezescontraaprópriavontadeA cooperação é um objetivo desafiante: ela intensifica as relações humanas, elaexpõeosconflitosdeformamaisconcretasendoqueosmembrosdacooperaçãotemumadependênciamútuaaumentada.Senacooperaçãoalguémnãotrabalhardireito, isto afeta diretamente os outros, levando à uma tendência de vigilânciamútua,oquetemaspectospositivoseproblemáticos.Outrodesafiograndeéqueaestruturadanossasociedadeébaseadaemvaloresopostos, tais como dinheiro acima de tudo, competição, exploração,superficialidadeeindividualismo.Fomentaracooperaçãoé fomentarasanidadehumana,asaúdepsíquica, físicaesocial-econômica. A cooperação requer uma visão coletiva do que se pretendealcançar,fénoserhumanoecoletivoenosideaisdeumasociedademaisjustaenapossibilidadedeumavidamaisfeliz.Quando um grupo de pessoas se une para a cooperação, seu sucesso dependebastante da sua finalidade. Se o objetivo de cooperação vai além dos interessespessoais do grupo (normalmente econômicos), o sucesso é mais provável. Se o

2

objetivo é focado essencialmente no econômico ou nas vantagens pessoais, osconflitos, descontentamentos e desconfiança ganham facilmente muita força. Ogrupoquetemumforteidealsocial,políticoeecológico,nãoseenvolvetantocom“picuinhas”eintrigasdepoder.Às vezes a necessidade de cooperação é de curto prazo, como por exemplo ummutirão,umalutaespecífica,asobrevivênciaimediata,moradia,oudelongoprazo,comoalutapelareformaagráriaepelatransformaçãosocial,dasaúde,educação,produçãocoletiva,futurodosjovensetc.Se o objetivo é de curto prazo, a cooperação é temporária e acaba quando oobjetivo é alcançado. Talvez isto explique o sucesso da cooperação na luta pelaterra em acampamentos e ocupações. Mas quando o grupo consegue a terra amotivaçãopara,porexemplo,formarumacooperaçãodeproduçãoficareduzida.

Onossosistemadepoderéperverso–opostoàigualdadeesolidariedade

Analisandosomentequatrocaracterísticasessenciaisdanossasociedadepodemosconcluir:- Aessênciadocapitalismoéocapital,dinheiro.Quemtemcapitalganhamais

portercapital.Odinheiroelucroéoobjetivo“sagrado”quejustificaosmeios.Isto resulta numa especulação e exploração de recursos naturais e humanos(trabalhadores)semlimites,causandoenormesinjustiçaseconômicasesociais.

- Osistemapolíticoédedemocraciarepresentativaquesignificadelegaropoder

políticopara representantes (presidente, governadores, senadores,delegados,vereadores...) causando uma alienação do povo da tomada de decisões e deplanejamentodasociedade.Comistoademocraciafoiseqüestradaecolocadaaserviçodopoderespeculativo,econômico.

- O trabalho é organizado demodo que quem tem capital consegue se tornar

empregadoreostrabalhadoressãoempregados.Arelaçãoentreempregadoreempregado significa um conflito estrutural. O empregado trabalha numaalienação e submissão humilhante. O empregador vê o empregado como ummerorecursoedespesasemaspectohumano.

- Naeconomiaháumaobsessãodecontinuocrescimentoenquantoqueomeio

ambiente e a natureza estão sendo destruídos com o consumismo, uso deagrotóxicosemonocultura,mineraçãoeexploraçãoenergética.Oeconômicoéuminimigoperigosoànatureza.

Esta estrutura funciona como um poderoso formador da personalidade dos sereshumanosedospovos.Elaéumamáquinadelavagemcerebralforçandotodosnósaaceitareadaptar-nosàessaestruturasemquestionamento.Porum lado,ocapitalismo,comodefato,qualqueroutrosistemadeconcentraçãode poder, desperta e fomenta em todos nós as seguintes características depersonalidade: alienação, competitividade, egoísmo, ganância, inveja, machismo e

3

resignação. Além disto, o capitalismo fomenta especialmente nos indivíduos maisricosasensaçãodeisolamento,maniadegrandeza,cinismoeparanóia.Por outro lado, a sociedade provoca e alimenta em nós sentimentos crônicos deinferioridade, insegurança, medo, humilhação, indignação, revolta, raiva, culpa,impotência...Mas a sociedade cultiva a sensação que justo estes sentimentos sãosintomas de desequilíbrio e fraqueza, levando as pessoas a entender que nãodeveriamsentirassim.Portanto, a sociedade causa sentimentos negativos e ao mesmo tempo os tornaproibitivos.Osistemadepoderéumaarmadilha.Estacontradição interna,denãopoder sentir o que está sentindo, forma um breque abafando nossa coragem,iniciativa, criatividade e força para podermos reagir, nos unir e organizar contrainjustiçasedesenvolverumasociedadejusta,igualitáriaesolidária.

Estaestruturafomentaemnósjustoaquiloquehádemaisperversoresultandoemdoenças psíquicas e físicas,machismo, dependência de drogas e outros, exclusãosocial,criminalidade,extremismoreligioso,terrorismoeguerras...Osproblemaseosofrimentodospovoscausadospelocapitalismonomundotemseacentuadofortementenasúltimastrêsdécadas.Asconquistasnaáreadasegurançasocial têmsidosistematicamentedesmontadas.Ospostosde trabalhoestãosendoprecarizados. O jovem tem uma perspectiva sombria para seu futuro com tédio,entreterimentovazioefaltadefinalidadedevida.Nocapitalismo,comoemqualquer sistemadeconcentraçãodepoder,a repressãofunciona“bem”para“benefício”depoucos.Astentativasdeconstruircoletivosesociedadescomprincípiossocialistastêmtidomuitadificuldadedesepropagaresuceder.Umdosfatoreséquetodosnósestamosviciadosna repressãodemodoquenósaaplicamosaosoutrosenósmesmospornós mesmos. Este hábito de repressão é uma armadilha que o sistema de poderconseguiuimplantarnonossomododesentir,impedindoatéhojeanossalibertação.Os poderes não querem que o povo possa sentir conscientemente indignação,injustiça,revolta,coragem,amoreunião.UmareflexãosobreadoençadopoderQuererusartodososseusmeiosparafazerbemparaoutroséumatodeamor.Jáquererterpoderéumsintomadedesequilíbriomental,quetemmuitasvezessuaorigemnosentimentonumainfânciadefaltadeamor,portanto,numsentimentodefaltadeexistência.Opoderdáumasensaçãodequeagoraeuexisto.Opoderécomoumadroga,quantomaisqueseconseguepoder,maisaumentaanecessidadedealcançá-loaindaemdosesmaiorescausandoumcirculovicioso,umadependência.Porissoasededepoderaumentasemlimites.

4

Ganhandopoderoserhumanopodeexigirdosoutros.Exigiréumatoderepressão,limitaçãodaliberdadedooutro,e,portanto,daresponsabilidadedele,éemultimainstanciaumatentativadelimitaraconsciênciadooutro.Opoderosoacabainevitavelmentesereprimindoasimesmo,sendoquetudoquefazemoscomooutro,fazemosdentrodenósmesmosnonossomododesentirepensar(Sócrates,filosofogrego450a.C.).Opoderososesentemaioremaisimportantequeosoutros(arrogância).Ganharpoderalimentaamaniadegrandezanele.Opoderosoébajuladoporoutros,eistooalienaaindamaisdarealidade.Osistematendelevá-loparacorrupçãoerecorreraditatura.ÉinteressantecomonohospitalpsiquiátricoosdoentesseachamgentegrandecomoNapoleão,Cristo,Deusetc.Opsiquiatra,psicanalistafinlandêsMarttiSiiralafalounumaentrevistaquequantomaissesobenasescadasdepodermaisseencontragenteforadarealidade(doente).DisseLordeJohnActon,umhistoriadorliberalinglêsdoséculoXIX:"opodertendeacorromper;opoderabsolutocorrompedemaneiraabsoluta.Osgrandeshomensquasesempresãohomensmaus".Oquefazer?Na questão estrutural, uma sociedade socialista com bases na solidariedade eigualdade deve ter uma organização do poder maximamente horizontalizada (oprincipio geral doMST). A democracia participativa (direta) deve ser a essência dademocracia o povo votando sobre todas as decisões importantes diretamente. Aolado disto, a democracia representativa será mantida para escolher osrepresentantes que cuidamda implantação das decisões. Isso requer umprocessolongodedesenvolvimentohumanoesocial,maséumacondiçãonecessáriaparaaspessoascresceremnaconsciênciahumana,social,política,econômicaeecológica.

Aquestãopsíquicada lavagemcerebralpelocapitalismoéumfatoedesafiobemconhecidoecomentado.Conformeoconceitocapitalistaoserhumanotempelasuanaturezaasseguintescaracterísticas:Eleécompetidorquerendosempresubmeterosoutros(darwinismo).Eleéconquistador,semprequerendomaispoder(ganância).Eleéracional,elutandopelosseusobjetivosestáfazendobemparaasociedadeemgeral (“mão invisível”, Adam Smith, economista ingles). Já no socialismo, o serhumanotemsuabasenasolidariedade,igualdade,justiçasocialefraternidade.Odesafioéconseguirlidarcomesta“bagagem”doentiadaestruturaçãopsicológicadas nossas mentes pelo capitalismo, e gradativamente tornar o nosso hábito desentir, pensar e agir mais de acordo com solidariedade, igualdade e valorizaçãohumana.Emoutraspalavrasprecisamosconscientementeecontinuamentedesfazera lavagem cerebral que o capitalismo nos impôs, e criar novos hábitos de sentir,pensar,agireconviver.Háumacontradiçãototalentreestesdoisconceitossobreoserhumano.Parecequetemos carência de saber como lidar com esta contradição. Para isto é necessário

5

criarumconceitonovosobreo serhumano,quepor si só fomentao sentimentosocialista, quer dizer solidariedade, liberdade e igualdade. Um conceito quefuncionano sentidode incentivar o nossomodode sentir para a responsabilidadecoletiva,coragem,éticaeigualdade.Devemosintroduzirgradativamentenocoletivoumaabordagemquecolocaofoconavalorizaçãohumanaesocial,porexemplo,osseguintespassos:- Desaprendagradativamenteasrotinasrepressorasdeeducação,motivaçãoe

gestãode recursoshumanos. Isto resultanumdespertarde conscientizaçãoedo sentimento de respeito e valorização mútua, portanto, num aumento daalegriaesolidariedade.

- Conscientize-sesobreanossatotalliberdadeparasentirealiberdadelimitada

paraagir.Desenvolvaaceitaçãoerespeitopelomododesentirdosoutrosedesimesmo.O poder demanipulação emocional através de descontentamento,humilhação ou raiva é reduzido drasticamente. O poder psicológico darepressão perde a sua força.Isto vai levar ao aumento do sentimento deliberdadeeresponsabilidade,portanto,alegriaeuniãodocoletivo.

- Desenvolvaohábitodereforçaraconsciênciadasriquezashumanas.Nãofaça

critica ou avaliação sobre uma pessoa. Avalie o que ela faz com respeito ereforçandoaconsciênciadasriquezasdela.Desenvolvaacompreensãosobreosnossosempecilhosinternos.Haveráumsentimentodevalorizaçãomútuaentreosmembrosdocoletivo,oqueaumentaaunião,motivaçãoecoragem.

- Introduzaapercepçãodequesomostodosespelhos internosunsdosoutros

em características humanas. Tudo que vejo no outro está emmim também,obviamente em graus e modos diferentes. Esta consciência aumenta asensação de igualdade, reduz a critica, a classificação (“pior/melhor”),acusações e conflitos pessoais e fomenta cooperação e o desenvolvimentohumanopelaautoconsciência.

- Conscientize-sedequetudooqueeufaçoaooutro,eufaçodentrodemim,a

mimmesmo.Assim,debochar,humilhar, reprimir,explorareagredirperde“agraça”namedidaemqueocoletivopercebequeoagressorestásendoasuaprimeira e principal vitima. Isto aumenta o sentimento de segurança,cooperaçãoefraternidade.

- Conscientize-sedequeinjustiçaemaldadesãocuradosapenascomjustiçae

amor. Isto vai reduzindo a vontade de julgar, reprimir, brigar e agrediraumentandoosentimentodoamorerespeitomútuo.

- Desenvolva uma estrutura social emque todos participam cada vezmais na

discussãoe tomadadedecisões sobre assuntos importantesparapromover aresponsabilidade coletiva e a solidariedade, assim as ações destrutivas sãoprevenidaseimpedidaspelaresponsabilidadecoletiva.Aparticipaçãoaumentaaresponsabilidadecoletiva,asolidariedadeeigualdade.

6

Este é um processo de transformação do modo de sentir, pensar e agir, que édesenvolvido, detalhado e operacionalizado no texto em seguir. A cooperação ébaseadanaigualdade,alegria,coragem,éticaeamor.AcandidataparapresidênciadosEstadosUnidos,HillaryClintonrevelouacondiçãodeseterpoder:“Nãoestouinteressadaemideaisqueparecemboasnopapel,masque nunca irão funcionar no mundo real.” (Folha de São Paulo 22.01.2016) Aposição dela émanter tudo como está, assim não vamos ter qualquer progressorealnasdimensõeshumana,socialeecológica.CheGuevara:“Vamosserrealistasetentaroimpossível.”Esta abordagem é o resultado de um trabalho de 30 anos unindo observaçõespráticasdasdimensõesdocoletivo,cooperação,campoterapêuticoedasrelaçõeshumanas. O desenvolvimento da metodologia está sendo realizado em grandeparte em cooperativas, escolas e institutos de formação do Movimento dosTrabalhadores Rurais sem Terra do Brasil – MST, além da participação deeducadoresdeescolasnaFinlândiaeSuécia.A abordagem e chamadamétodo conscientia e tem o seu foco na valorizaçãohumanaesocial.(O texto a seguir do capitulo 2 é ainda um rascunho, o texto deveria ter variasreferencias ao Manual de Acompanhamento de Empresas Sociais, MAE,(http://conscientia.se/br/acompanhamento.php) ou, alternativamente, integrarestaspartesdomanualdentrodestetexto.)

2PREPARAÇÃOEORGANIZAÇÃOPARACOOPERAÇÃO

2.1Preparativosepesquisainicialsobreanecessidadedecooperação

Para o estudo geral do tema você pode ler o material já publicado em várioscadernos doMST (vide anexo 1) e oManual de Acompanhamento das EmpresasSociais-MAEacessívelemconscientia.se/br/acompanhamento.php.Oprimeiropassodoprocessode fomentoé identificarquais sãoaspessoas comconhecimento de uma certa região, entrevistá-las para descobrir necessidades epossibilidadesdecooperação.Avaliarograudeorganizaçãodosgruposexistenteseseuestágiodedesenvolvimento.Manterumcontatocontínuocomacoordenaçãoregionaledaestadual.Planejar visitas ao local após ter traçado uma estratégia com a direção estadual(setordeprodução)ecomostécnicosdaAssistênciaTécnica.

Contatar e conversar informalmente com as pessoas individualmente e/ou emgrupos informaise coma liderança localdurante, sepossível, váriosdias.Agirdemodoabertosemcolocarsuasprópriasidéiasparaqueavisãodogrupoprevaleça.Fazerperguntaseanotaçõessobre:

7

- Comoéohistóricodogrupo?

- Levantar que necessidades, desejos e sonhos as pessoas tem nos campossocial, político, ecológico e econômico (evitar influenciá-las, não colocarprópriasopiniões).

- Detectar que tipo de produção/trabalho/cultura que o grupo estáacostumado.

- Quetipodeatividadecoletivaogrupojáconsiderou?

- Comosãoosrecursosnaturaisdaregião?

- Quetipodemercadoépossívelacessar?

- Quetipodeprodução,serviçooucomercializaçãoéviávelnaregião?Listaralternativasdepossíveisatividadescoletivas.

- Existe PRA (Plano de Recuperação do Assentamento) ou PDA (Plano deDesenvolvimentodoAssentamento)?Qualéoseuconteúdo?

- Se o grupo já vivenciou alguma situação traumatizante de cooperação,descreverestaocorrência.

- Procurar a captar o estado do sentir do grupo, se há alegria, união,companheirismo e confiança entre si ou se há desconfiança,descontentamento,medo,agressividade,tristeza.

- Mapearpossíveisconflitosimportantes.

- Resumirosfatoresdeuniãodogrupo.Fazer umestudo e organizar discussão sobre o que é cooperação em suas váriasformasusandotextoseorientaçõesexistentes.Procurar identificar pessoas que tenham mais interesse e necessidade pelacooperação, fomentar interesseeaposiçãodeles,procurarcriarumgrupoaliadode cooperação que toma iniciativa e que se torna cada vez maior e mais forte.Trabalharpessoaspotenciaisumporum,nessesentidoéumaaçãoestratégica.Analisar as informações, documentos, respostas, dados e conversas para podercomeçar a preparar um esboço de proposta de cooperação (vide conteúdo nocapitulo2.4)comváriasalternativasparaadiscussãoemnúcleosdebaseegruposinformaisparadepoislevaroassuntoaserdebatidonaassembléiaaserplanejada.Procurarenvolveradireçãoestadualeostécnicosnadiscussão.

Abasepsicológicada cooperaçãoestána consciência, por issoo seudespertar éessencial.Otermoconsciênciaengloba:- Consciência sobre o sistema econômico capitalista onde quem tem mais

capital (maisbens,dinheiro) temmaispoder.Nessesistema,ademocracianãosebaseiana regradequeumapessoa temumvoto,masna regradeque um real (dólar, euro...) significa um voto, o poder reside no podereconômicoenãotantonopolítico.Asleisdosistemaatualsãoinvertidas.

8

- Consciência social, como os valores e as instituições da sociedade desdeescolaselocaisdetrabalhosãofeitosparaprotegereacumularopoder,aoinvésdeprotegeroserhumanoeanatureza.

- Consciência humana e da dinâmica das relações humanas: por um lado,

consciência das riquezas humanas presentes em todo ser humano, e deoutro lado, consciênciados “limites” (empecilhos)no coletivoe individual.Como todos nós somos reprimidos precisamos desenvolver o hábito devalorizarumaooutro, respeitaromododesentirdecadaumepraticaroreforço da consciência das riquezas humanas em cada um, ao invés decriticar,dar“broncas”,humilharecastigar.

Discutir os ideais da reforma agrária. Estes ideais podem ser resumidos de umaforma que eles toquemmais fortemente o sentimento da pessoa, de forma quesejammaisfáceisdeseremdivulgadoselembrados,eelespodemserunidoscomideaismaisamplasapontando,porexemplo,asseguintesidéias:

- democraciaparticipativa(direta)navidapolíticaeeconômica;todosvotamsobre assuntos importantes tanto na vida politica-social como econômica;todos, pobres ou ricos, tem a mesma condição de participar igualmente(socialismo de autogestão). A democracia representativa é mantida paraimplementaçãodasdecisõeseplanejamentoestratégico

- trabalhoassalariadoéumaformadealienaçãoeexploração;otrabalhadortemqueserdonodaorganizaçãoemquetrabalha

- proteçãodanatureza,produçãoecológicadealimentos,fomentarproduçãoeconsumolocal,soberaniaalimentar

- parareduzirdeimediatoaforçadeespeculadores,exigirqueseinstituaumimpostointernacionaldetransaçõesfinanceiras(tipotaxaTobin)aserusadoparareduzirpobrezamundial

- exigir que todos os seres humanos tenham direito de morar e trabalharondequisersemfronteirasentreospaíses

Despertar e desenvolver durante o processo inteiro a consciência política ehumana em todosos seusaspectos. Istoéumprocessodeeducação.Platão,umdos maiores filósofos ocidentais, na antiga Grécia desistiu de tentar realizarmudanças no sistema de poder pormeio da política, ele escolheu o caminho daeducação,ouemoutraspalavras,daconscientização.Sócratesensinouconheceatimesmo–autoconhecimento.

2.2Discussãosobrevantagensdacooperaçãoedanão-cooperação

Levantaroassuntodacooperaçãodestacandoasuaimportânciaelembrandoporexemplocomoelafoifundamentalnafasedeacampamentoeocupação,nadefesade direitos, comouma força de seres humanos contra a submissão (“povo unidojamaisserávencido”).EscolhertextosjáprontosdoMST,resumi-losetransformá-losemumaordempráticadeconscientizaçãoconformeasituaçãodogrupo.

9

Preparareapresentarumalistadevantagenspráticasesepossívelmensuráveisdecooperaçãoetambémumalistadevantagensdenãoformarcooperação.Procurarelaborarumcomparativoentreosresultadossociais,políticoseeconômicosentreas alternativas do trabalho individual e do trabalho coletivo. Incentivar umadiscussãosobreelas:Vantagenseconômicasegeraisdacooperação

o União das forças gera segurança (alimentação, saúde, aposentadoria,segurançafísicaetc.)epolítica(instrumentodeluta).

o Possibilitaeconomiadeescala.o Aumentaaprodutividadedetrabalho.o Cria melhores condições para acumular investimentos (instalações,

maquinárioetc.).o Possibilita processos mais complexos de produção, industrialização e

comercialização,inclusiveexportação.o Facilita uma maior racionalização das máquinas e instalações e a

introduçãodetecnologiasapropriadasaotrabalhoeaomeioambiente.o Possibilitaespecializaçãoprofissional.o Elevaopoderdenegociaçãonahoradecompraedevenda.o Criamaiorpossibilidadedediversificaraslinhasdeproduçãoo Facilitaatrocadeexperiênciaseconhecimentoso Facilitaadiscussãoeconscientizaçãosobreaecologia

Vantagenspsico-sociaisdecooperação

o Estimulaaconsciênciasocialeindividualeassim,ocrescimentopessoal.o Facilita a urbanização de moradias em agrovilas, o que reduz o

isolamento.o Possibilita ensino e capacitação profissional e especialização

diversificada.o Fortalecemovimentossociaispossibilitandoa liberaçãoparaatividades

político-sociais.o Fortaleceosentimentodesegurança.o Fomentasatisfaçãoemrelaçãoàfinalidadedavida.o Produzalegriaseamizadesdiversificadaseprofundas.o Incentivaacapacitaçãoprofissionaldosjovens.o Facilitaaconscientizaçãosobreaquestãodegêneroesobreaeducação

dosfilhos.o Hámaiscondiçõesparaorganizarlazereesporte.o Facilitaaorganizaçãodetransportecoletivo.o Não se pode com tanta facilidade esconder comportamentos

destrutivos. Vantagenspolíticasdecooperação

o Reforça a resistência ao modelo capitalista de produção e aos seusprincípios.

o Fortalecearetaguardadomovimentodereformaagrária.o Proporcionaformaçãodequadrosdemilitantesdereformaagrária.

10

o Facilita a conscientização política e social sobre a sociedade e sobremodelosalternativos.

o Reforçaaposiçãodearticulaçãopolítica.o Acumulaforçasparaatransformaçãosocialeeconômica.

Depoisdediscutirsobreaspossíveisvantagensdecooperação,sepassaaexplorare relatar todas as possíveis vantagens de não-cooperação. Incentivar o grupo atrazer tudo o que for possível, para não dar idéia que esta parte é menosimportantequeasvantagensdecooperação.Vantagensgeraisdanão-cooperação

o Processosdetomadadedecisõessãomaiságeis.o A necessidade de planejamento e controles se reduz num só núcleo,

numafamíliasó

Vantagenspsico-sociaisdenão-cooperação

o Nãoseprecisatolerarconflitosdeopiniõesdeumgrupomaior.o Nãoprecisarparticiparàsvezes,dereuniõeschatasedemoradas.

Vantagenspolíticasdenão-cooperação

o ?

Usar material audiovisual, textos e depoimentos para descrever as experiênciaspositivasdecooperação,organizarvisitaseintercâmbio.Escolher alguns casos existentes de cooperação que sirvam como exemplo edescrevê-los resumidamente. Planejar e realizar visitas aos coletivos que tenhamexperiências correspondentes, tais comoCopavi -PR,Coopan -RS,Cooperunião -SC,Coopac–MTeoutras.

2.3SobreresistênciaàcooperaçãoA cultura capitalista é contrária à cooperação, ela fomenta o individualismo e adesconfiança, vivemos numa concorrência acirrada onde um é inimigo do outro,portanto, não é de estranhar a resistência quepessoas tem simplesmente em sereunir e discutir juntos. A dificuldade de cooperação começa desde a primeirareunião, portanto, comomotivar as pessoas a virem a uma reunião? Valorizar apresença das pessoas que vem e não as pessoas ausentes e preparar bem asreuniõesparaquesejamprodutivaseagradáveis.Écomumqueaspessoassintammedoeassim,terresistênciaemseenvolverentreelaseconomicamenteemfunçãode:Questõespráticas:

o modelodasociedadeexistenteémuitodiferentedocooperativismoo faltadetransparênciafinanceiraeeconômica

11

o receioquealgumaspessoasmais autoritárias epersonalistas tomemopodersobreogrupo

o faltaderegrasclarasQuestõessubjetivas:

o comocadaumdenós temtendênciadeacreditarque“eusoumelhorqueoutros,queeu trabalhomelhorecommaisempenho,eunãovouquererme unir com pessoasmais passivas, não quero carregá-las nasminhascostas”(idealizaçãodesimesmo)

o receiodeseenvolvercomoutrosporqueistolevaàconscientizaçãodoseuindividualismo,desuaslimitaçõesemásintenções(perfeccionismo)

o comodidadeepassividade(autonegaçãoenegaçãodavida,inveja)o receio de mudanças de vida e assim resistência em querer ter uma

melhorqualidadedevida(inveja)o cultura de querer ter vantagem em tudo, dificuldade de frustrar a

própriavontadeo muita repressão interna (medoe tensão crônicos)quedeixaapessoa

bloqueada para se expressar e comunicar, receio de contato consigomesmoeportanto,commedodeestaremcontatocomosoutros(medodaconsciência,censura)

Asquestõespráticaspodemsertrabalhadaseresolvidastecnicamenteassuntoporassunto. Mas as questões subjetivas são mais complicadas. Normalmente aspessoas não querem revelar sua desconfiança e medo, fatores subjetivos(empecilhos)eparaevitaristousamoutrostiposdeargumentosounãoexpressamnadapararesistireenterrara idéiadaaçãocoletiva.Acompreensãodasrelaçõeshumanasedosempecilhosinternoséumfatorqueprevineconflitos.Paralidarcomasquestõessubjetivas,estuda-seesediscuteoconceitosobreoserhumano, suas riquezase seusempecilhos.Oobjetivoéquecadauma seumedopossa conscientizar-se sobre seus medos, repressão, censura, inveja(destrutividade,maldade),egoísmoeresistênciadeseconheceratravésdocontatocomoutros.Às vezes se constata que o cooperado não se sente como dono do seu negócio.Nempoderia,porqueaempresasocialpertenceaocoletivoenãoaele(só),elenãoédono,eleécooperadopertencendoaocoletivoquetemobjetivoscomunsdoseuinteresse. O coletivo é o dono (legal) do empreendimento. Sentir-se como donopertenceàfilosofiacapitalista.Portanto, ao invés de incentivar a sensação de ser dono, deve-se estimular oespíritodesolidariedadeeamorquesãoasbasesdeumaverdadeiraunião.Oqueocooperado muitas vezes tem de falha, é falta de visão, de iniciativa e deresponsabilidade.Mas istoacontece independente seeleéumcooperadoouumagricultor familiar. Cooperação se baseia num espírito coletivo e no sentido desolidariedade,noamorpelosoutrosepelanatureza,valoresquesãocontráriosàsociedadeatual.A melhor maneira de lidar com a resistência é desvendá-la, admiti-la, não darpoderpsicológicoàela,conversarsobreelaabertamentecomtolerância,nãoforçar

12

a barra, e preparar mais e mais pessoas para se manifestarem a favor dacooperaçãonasreuniõeseassembléias.No caso de um grupo desestimulado, que já teve experiências frustrantes decooperação,éimportantelevantardetalhadamenteohistóricodogrupo,possíveiserros de administração e possíveis desvios de dinheiro para poder promover umsistemaconfiáveldetransparência.O passado tem que ser bem esclarecido e tirado todo possível aprendizado paraque o grupo possa ter a confiança mínima necessária para uma nova tentativa.Nesse processo de fomento de cooperação não se deve caçar os culpados parapuni-los ou moralizá-los (se isto é necessário, isto deve ser feito num processoseparado).Nãosefomentaacooperaçãojulgandoecondenando.O importante é que tudo do passado fique tão abertamente esclarecido quantopossível. Nesse momento o objetivo é saber, aprender e conscientizar-se, todoserraramdealgumamaneira,oupela conivência,pela indiferença, alienação, faltade exigir informações ou até pela própria destrutividade. Um fracasso é umimportanteaprendizadomasnãodeveserconfundidocomumaderrota.

2.4PlanodecooperaçãoConformeanecessidadedogrupoescolhertextosdoManualAcompanhamentodeEmpresasSociais,distribuircópiasediscutirosassuntostaiscomo:

- Princípioseformasdeorganizaçãodotrabalhocoletivo

- Regrasessenciaisdedireitoseresponsabilidadesdossócios

- Princípiosdetransparência

- Auditoriafinanceira

- EstudaracartilhaRelaçõeshumanasecooperação.

Incentivar perguntas e dúvidas, ter tolerância com críticas e descontentamentosqueostemaspossamdespertar.Observarepermitirasdesconfiançasecríticasmasnão dar poder essencial para elas. Concentrar a atenção nas possibilidades eriquezasqueogrupotem.Sentiroamadurecimentodogrupo.

Apropostainicialdecooperação

Apropostainicialdecooperaçãonaáreadeprodução,serviçosoucomercialdeveterasseguintesquestõesabordadas:

1 A escolha das atividades a serem desenvolvidas, o que requer umadiscussãosobreassuntos:

a. Asíntesedasnecessidadesedosdesejosdogruponosentidopolítico,socialeeconômico

b. Nocasodeprodução,mapearrecursosnaturaislocaisdeprodução

c. Aestratégiadecomercialização.

13

2 Formulação doplano preliminar de negócio que engloba a visão geral deprodução, comercialização,planejamentode recursos financeiroseoutros,fluxodecaixaeresultadoseconômicos.

Aspropostaseidéiasserãodebatidasnaassembléiatantasvezesquantonecessárioegradativamenteéformadoumplanodecooperaçãoasercolocadaemdiscussão.Aoladodistoénecessárioorganizaraformaçãodaspessoasenvolvidas:

- formação política; ideais do movimento, princípios de organicidade, consciênciapolítica,social-econômicaehumanaemgeraletc.

- formaçãotécnica;administraçãodacooperação,contabilidade, transparência,fatorhumano,produçãocoletivaetc.

- formaçãohumanaparadesenvolverrelaçõeshumanasecooperaçãoContinuaramanteracoordenaçãoestadualinformadaeenvolvidacomoprojeto.

Planodecooperação

Desenvolver o plano de cooperação para que ele tenha agora as seguintesinformações:

1 Formadeorganizaçãodoempreendimento

2 Planodeprodução

3 Planodecomercialização

3 Planejamentodeinstalações,maquinárioeferramentas

4 Planejamentodeaquisiçãoderecursosfinanceiros

5 ProjetoEconômico(ManualdeEmpresasSociaisMAE,cap.1.7)

6 Umorganogramainicial

7 OfluxodecaixaDebater o plano na assembléia e quando aprovado, organizar um grupo decoordenaçãoparasuarealizaçãoeacompanhamento, eàmedidaqueseadquiranovas informações e experiências, o plano será desenvolvido e detalhado. Éessencialquesefaçaumesforçosuficienteparaque,sepossível,todosnocoletivosejamconscientesdoandamentodoplanoeenvolvidosnasuaexecução.Planejareorganizarumacompanhamentoconformeanecessidadedogrupo.

OutrasentidadesatuandonocoletivoÉnecessárioconhecerecooperarcomaspossíveisoutrasentidadeseatoresqueatuam com o coletivo e tentar integrar forças positivas, como sindicatos, igreja,partidos políticos, prefeitura, INCRA, vizinhos, ONGs etc. Por outro lado é bomdetectar e lidar com forças negativas para desvendá-las e no intuito de tentarneutralizaropoderdelas.

14

3RELAÇÕESHUMANASECOOPERAÇÃO

3.1Introdução

OMSTaplicaosprincípiossocialistasnasuaprópriaorganicidadequesebaseianademocracia participativa através dos núcleos de base. Os ideais do socialismoincluem os valores de igualdade e solidariedade, em outras palavras, valorizaçãohumanaesocial.Osobjetivosdotrabalhocomrelaçõeshumanasecooperaçãosão:

- Maior sentimento de valorização, alegria e companheirismo no trabalho.Que os jovens assimilem o trabalho na cooperação como um campoatraentederealizaçãodoseuser.

- Todos“vestemacamisada luta”quedemonstraumcomprometimentononíveldosentir.Apertençaaocoletivoseformapelosentimentoenãopelocálculoracional.

- Desenvolver um clima de cooperação e boas relações no trabalho e naconvivênciasocial.

- Formar equipes unidas que “puxam para frente”, aceitam erros e dãoincentivoaosmaisnecessitados(responsabilidadecoletiva,solidariedade).

- Criar um espírito de cumprir o combinado sem precisar fazer cobrança(respeito,éticaeconfiança).

- Desenvolver ummétodo de avaliação que realmente ajude companheiroscomdificuldadesereforceauniãodocoletivo.

- Possibilitarosucessosocial,econômicoeecológico.Desafiospráticosdecooperaçãoemaneirascomolidarcomeles

Mesmotendoumaorganicidadejusta,umaideologiabonita,onossomododeagirnaeducação,motivaçãoegestãovemdocapitalismo.Istoévisívelnosdesafiosqueseobservaediscuteemnossoscoletivos:

- Acooperaçãoaumentaadependênciamútuaeassimintensificaosconflitosnasrelaçõeshumanas

- Indivíduos sociavelmente mais ativos acumulam o poder resultandodesigualdade.Aliderançatemtendênciadeseperpetuar.

- Antagonismoentreoscoordenadoresecoordenados.

- Coordenadoresnãosão respeitados.Secomenta:“Todossesentemdonosnos direitosmas não nos deveres. Associados assimilam os vícios comunsdos ambos os lados, da conduta do dono e do empregado.” Associados

15

fazemoquequeremsemrespeitarascombinaçõesdocoletivo,etrabalhamomenospossívelquerendoganharomáximopossível.

- Em função do risco de coordenadores desviarem dinheiro, há umadesconfiançageneralizada.

- Faltadevalorizaçãohumana,faltademotivação

- Medodosucesso

- Numaassembléiapoucaspessoasseexpressam–medo.

- Conduta“eusoumelhorqueoutros”–auto-suficiência

- Maldade,fofocas,intrigas,picunhagem,inveja

- Setorização–faltadeunião

- Alienação,preguiça,descontentamento,egoísmo

- Abusodeálcool,outrasdependências,depressão,agressão...

- Jovensnãoqueremficarnocampo.- Cooperativas tem dificuldade em atrair e integrar novos membros.

Cooperativa não é ummodelo atrativo de organização de trabalho sendoqueasociedadecapitalistaéopostadela.

Naformaçãocomum,quetodosnós jápassamosemcasa,nasescolas,nos locaisdetrabalhoenasociedadeemgeral,sãousadasasseguintesrotinas,nopropósitoeducativoemotivador:

- Reaçãocomsentimentosdedescontentamento,irritação,medo,frustração,raiva, impotência, cinismo por parte dos pais, professores, educadores,empregadores,chefes...

- Exigênciaderesolveroproblemacomimediatismo.

- Aatenção(poder)ficaconcentradanosproblemas.

- Mandar: ”Fique quieto, não faça assim. Faça deste jeito!” Mandar causaoposição.

- Competição,prêmios,vantagens,elogios

- Notas,comparações,crítica,bronca

- Punição,humilhação,exclusão

- Exigênciadetodosfuncionaremigualmente.

- Uma expectativa que os jovens se comportem como adultos, e que todosdevemsecomportardamesmamaneiraindependentedasuahistória.

Nossa rotina vem das estruturas de poder, esta rotina torna os problemascrônicos, os mesmos problemas se repetem de geração em geração, como se ahumanidadenãoapreendessenadanasuaformadeeducaroumotivar.Este tipode formação(educação,motivaçãoegestão) tornaascriançaseadultosinseguros,ansiosose/ouagressivos,oquereduzaalegria,curiosidade,criatividade,

16

confiançaecoragem.Aformaçãocomumérepressivaeprovocarevoltacontraossistemasdepodercomjustacausa.Omodo repressivo de agir torna os problemas crônicos,muito dificeis de seremresolvidos na sua essência. Há necessidade de se criar uma outra forma de lidarcom os problemas nos relacionamentos e na cooperação, uma forma que ajudapessoas criadas no sistema capitalistamodificarem suasmentes para socialismo.Uma forma que leve à uma transformação humana, uma transformação daestruturação capitalista dasmentes para uma estruturação socialista dasmentescomvaloresenraizadosdesolidariedadeeigualdadenomododesentir.Essa nova maneira de educar ou motivar deve se basear numa incondicionalvalorizaçãohumanaesocial.Osprimeirospassospoderiamserdescritos:- Nãodêpoderparaproblemas.Nãolutecontraalgomasafavordealgobom

ebonito.Somenteobempodecuraromal.

- Procuretercontatoemvezdecontrole.Todoserhumanoquerservistoerespeitadonoseusentir.Respeitesentimentos.

- Reforce a riqueza humana em todos. Evite criticar a pessoas. A saúde

reforçadacuraadoença.(Issonãosignificaignorarerroseproblemas.)

- Apliqueprincípiosdedemocraciaparticipativa(direta)noeconômicoesocialparacriarbasesdeigualdadeesolidariedade.

- Reconheçaseuprópriostress–respeiteasimesmo.

Resumindoaindaacriticadosmétodosatuais:aeducaçãoeamotivaçãotradicionalsebaseiaemformatarocomportamentodapessoaatravésdosmecanismos:

- Gestão:metas–controle–exigências–cobrança

- Salário,benefícios,aposentadoria

- Competição,premiação,

- Critica,bronca,punição,medodedemissão

Isto significa alienar o ser humano, robotizá-lo. No socialismo a educação emotivaçãosebaseiamnaconscientizaçãoevalorizaçãohumanaesocial.

Otextoaseguirédivididoemcapítulos:

- Nãodêpoderaosproblemas

- Procuretercontato,reconheçasentimentos

- Reforceobememtodos–evitecriticar

- Organizeresponsabilidadecoletiva

- Trateoseuprópriostress–respeiteasimesmo

17

3.2NãodêpoderaosproblemasSuaatitudeemrelaçãoaosproblemaséomaiscrucial.Problemasedificuldadessãoumaoportunidadeparaalgomelhor.Seseussentimentosepensamentosgirammaisemtornodosproblemasdeumcompanheiro,coletivooudosseuspróprios,você bloqueou o contato com o outro, com o coletivo, e com o seu próprioequilíbrio.Vocêdeuopoderparaosproblemas.Aoinvésdisto,procurelidarcomasdificuldadesreforçandooqueébom,emoutraspalavrasreforçandoasanidadedocompanheiro.Apliqueoprincipiodequeasaúdecuraadoença.Nasociedadeemgeral,háumhábitodefocarnoerro.Istosepodevernosjornaisenoticiáriosquefocamnadescriçãodedesgraçaeproblemasenãonaconstruçãodeuma nova sociedade mais humana, solidária e ecológica. Na escola fomosreforçadosatermedodeerrar.Nos locaisdetrabalhovivemoscommedodeserhumilhados e demitidos, mesmo que poder errar seja a base da aprendizagemconsciente.Quandoerramos,nossohábitoéreagircomreprimendadenósmesmosemuitasvezesdosoutros,eassimconsolidamosofracasso.Quandocometemosumerroerecebemos uma punição, isto reduz a confiança e a motivação para acertar (otécnico brasileiro de futebol, Vanderlei Luxemburgo, observou bem isto). Vamosquebrarestecirculovicioso?Aoinvésdereprimenda,deveríamosserreforçadospelooutroexatamentequandocometemos um erro. Como? aceitando o erro com naturalidade, usando o errocomo possível aprendizado e reforçando a consciência do bem (riquezashumanas…).

Omalsópodesercuradopelobem

Abroncaeducaacriançaparaconscientizaçãoouparaomedo,repressão?Castigoajuda a pessoa crescer na sua dignidade? A guerra e a violência resolvemproblemas?Podeoaborrecimentoouraivacausaralgobom?Afrustraçãosignificaquevocêsepreocupa,masgeralmenteficarangustiadoe/ouzangadonãoajudaalidarcomoproblema.Parecebastanteóbvioquealgoruimnãopodesercuradocomoutromal.Omalsópodesercuradopelobem,peloamor.Amornãosignificaolharpassivamenteumainjustiçaouagressão,oamoréreagireimpedir energicamente a ação destrutiva, e depois possivelmente conscientizar oinfratorsobreasuaação.Todo ser humano tem o direito fundamental e uma necessidade natural de sertratadocomamordesdeseunascimentoatémorrer.

Somostodosespelhosinternosentrenós

18

Semprequandoalguémagedeumamaneiraerrada,éfácilreagirjulgando-o.Julgarnãoajuda,causadistanciamentoeimpossibilitaocontatoparapoderajudar.Parapreveniranossatendênciadejulgarébomrefletirsobrecomosomos.Todos nós temos todos os tipos de riquezas humanas, tais como: percepção,memória, amor, responsabilidade, humildade, gratidão, coragem, iniciativa,criatividade, honestidade, autodisciplina, entre outros. Todos os seres humanostêmtodasessasriquezas,elassãoaessênciadoserhumano.Acreditenelas,veja-as,nãopercaocontatocomelas.Noanexo(cantoinferioresquerdo),háumalistamaisdetalhada.

Como nenhum de nós é perfeito, nem mesmo em uma só qualidade que seja,temostodosostiposdefalhasouempecilhos(anexo,cantoinferiordireito).Assimtudooqueeuvejoemvocêtambémestáemmim,masnãodamesmaforma,oucomamesma intensidade.Suaalegriadespertaaconsciênciadaalegriaemmim.Ou,pelocontrário,asuagratidãodespertaaconsciênciadaminhainsatisfação.Nóssomosespelhosinternosunsdosoutros,mesmoquesejamosdiferentes.Aarrogânciaemaldadedooutrodespertasempreconsciênciadestesaspectosemmim, mesmo que em mim num grau menor, maior, num modo diferente e emsituaçõesdiferentes.Eutenhotambémarrogânciaemaldade.

3.3Procuretercontato–reconheçaossentimentosTodo ser humano quer ser aceito e respeitado em seus sentimentos, e em suatotalidade.Paraumapessoabrava/assustada/tristeémaisimportanteseraceitaerespeitadaemseusentimentodoqueserobedecidanassuasvontades.Respeitarosentirdooutroévalorizarooutro.

TemostotalliberdadedesentireliberdadelimitadaparaagirTemos liberdade total para sentir e pensar, e liberdade limitada para agir.Liberdadesignificaresponsabilidade,quepressupõealiberdade.Comliberdadedesentir,somosresponsáveispelomodocomonossentimos.Aliberdadeéinviolável,portantoé importante aceitare respeitarcadaum(inclusivea simesmo)noseumodode sentir, seja alegria, amor,medo, raiva, vergonha, tristeza, impotência....Nossa maneira de sentir afeta diretamente o nosso comportamento e a nossasaúde,paraobemouparaomal.

19

Oqueéum sentimento são?O amor éo sentimentobásicoda vida.Ansiedade,medoeraivasãonecessáriosquandoháameaçaouperigoreal.Vergonhaeculpasugere que você tem um senso ético. Tristeza é, no fundo, sinal de amor, tendoumaperdadeumapessoaqueridaénaturalsentirtristeza.Na medida em que o sentimento não favorece a vida, ele é desequilibrado(neurótico), como constante preocupação e medo, descontentamento crônico,amargura,ódio,frustraçãooutristezacrônicaou“amor”sufocante.

Nodesenhoavidapsíquicaédestacadacomosseguintesconceitos:- a ação é dividida em três dimensões: pensar (intelecto), sentir e agir nadimensãometafísica(espiritual)(podeserdesconsideradoconformeacrença- avontadequeconduzaaçõesnoespiritual,sentir,pensareagir- aconsciênciaqueenglobaapercepçãodomeioambienteincluindoosocialedoprópriosernosníveisdepensamento,sentimentoemetafísica- aaçãofisiológicaéconduzidaemgrandepartepelosentir

Vejaanexo2Conceitosocialistasobreoserhumanoeanexo3Reflexãosobreoseumododesentir.Conscientizar-se sobre algo está intimamente ligado com o sentir. Podemosperceberumadificuldadecommedooucomentusiasmo.Umerropodesersentidocomculpaoucuriosidade.Osucessopodesersentidocominsegurançaoualegria.Parecequecaptarascoisaspassapelocrivodemododesentirdapessoa.Quando ela aceita a percepção, ela sente abertura e interesse. Quando ela nãoaceita a percepção, ela sente anguústia, medo, irritação e raiva. Sentir é captar,perceber,usarseussentidos,estar ligado,estaremcontato,aceitaraconsciênciasobrealgo.Osentirestásempreligadocomaconscientização.Sevocênãoestáquerendoalgoqueexiste,suareaçãopodeenvolverumacondutade censura. A tentativa de negar este algo implica em reprimir a consciência(censura).Comoaessênciadaexistênciaéaconsciência,vocêreprimeasimesmo.(Sou consciente, logo existo.) Sintomas típicos da repressão da consciência são

20

ansiedade, medo, irritação, culpa, raiva... Omodo de sentir pode tornar-se numhábitodesentir,umvicio,umespéciededependência.O sentimento importante que foi reprimido exige ser reconhecido e sentido. Atristezaquenãopodesersentidasetornacrônica,eassimacontececomtodosossentimentos.Aseguirumalista(longa)deváriossentimentos,procureidentificarquandovocêjápercebeu estes sentimentos em você: alegria,felicidade, curiosidade, interesse,tranqüilidade, segurança, amor, afeto, entusiasmo, prazer, paixão, obsessão,indignação,revolta,ansiedade,angústia,preocupação,medo,pavor,fobia,tristeza,depressão,vitima,frustração,decepção,descontentamento,irritação,expectativas,pressão, exigências, raiva, ódio, arrependimento, vergonha, culpa, incapacidade,impotência,desespero,catástrofe,indiferença,apatia,vazio...

Sentiralgoefazeralgosãocoisasdiferentes,mesmosentindoraivapodemosagircomrespeito.Reflitaesintaosseushábitosdesentircomcuriosidadeeaceitaçãoparapoderrespeitarosentirda/ocompanheira/o.

Todosnóssomosoprimidoseopressores

Os trabalhadores,comotodosnós,sãooprimidos.PauloFreiremostracomoumapessoareprimidatematendênciadeagircomrepressãocomosoutroseconsigomesma.Ooprimidosetornaopressoreoopressoroprimetambémasimesmo.Porisso é importante desenvolver sistematicamente os métodos e hábitos deconscientizaçãoevalorizaçãohumanaesocialnonívelcoletivoeindividual.

Há dois níveis de poder. Poder prático é dominar a ação e o comportamento dooutro.Poderpsicológicoéterpodersobreosentirdooutrosendoestaaessênciadopoder.Para eu ter poder (psicológico) sobre você, vocêdeve sentir inferioridade,medo,insegurança, culpa, vergonha, raiva..., e sentir que não deve sentir assim. Esteconflitonossentimentossufocaasuacapacidadedereagir.Vocêpoderefletirsobreistonapráticacomvocêmesmo.Comovocêreageperanteseusentimento,porexemploperantesuaansiedade,medoouraiva?Seráquevocêaceitasentiristoouficachateadoconsigomesmo?Quandovocêficaofendido,seráquevocêpáraparasentiristoouficacomraivadesimesmoporisto?Sesuareaçãoétentarnegaroseumododesentir,vocêacabanocírculovicioso.Atristezaquenãopodesersentidasetornacrônica,eassimacontececomtodosossentimentos.Com o tempo este conflito no sentir pode até desregular o sistema neurológico,hormonale imunológicosendoumfatorafacilitarosurgimentodetodosostiposdedoençasfísicaseemocionais.

Poderexigiréterpoderparareprimir

21

O sistema conduz a todos nós a uma conduta de "tarefeiro", cumprir objetivos,metaseexigênciassempreaumentandoograudecontrolesepressão.Reflitasobrecomovocêreageàsexigências.Vocêsenteexigênciascomoumaoportunidadeouumaobrigação?Seaexigênciaé rígida, você reagecomoposição.Se tensmuitastarefassimultâneas,vocêseopõeisto,sendoqueéinjustoeimpossível.Temosatendênciadetransformarexpectativasedesejosemexigências,querendoter poder para realizá-las. Se você tem um pai (mãe) autoritário, você está setornandocomoele(ela)?Umprofessordeeducaçãoespecialdizdeformaespontânea:"Aexigênciaprovocamedoeraiva;precisasercapazdetudo,nãopodeerrar,istocausasentimentodesolidãoeegocentrismo(aatençãolimitadaasimesmo)Aexigênciaésentidacomoalgoacusador,punição,maldade,bloqueio."Elaafirmaclaramentecomoexigênciaslevam a reprimir a consciência da realidade. A consciência é o aspecto maisimportantedanossaexistência.

Arepressãodossentimentoséumarotina

A repressão (censura)dossentimentoséumarotinaquea sociedadeensinaparatodosnós:

- Na competição econômica e social: não é possível sentir pena ousolidariedadepelooutro.

- Aprendemosestudar/trabalharparacumprirmetas,ganharboasnotas,bomsalário, prêmios. Nós estamos desligados do sentimento na hora de fazeralgo (trabalho, estudo, conversa...), estamos concentrados nos resultados.Perdemos o sentimento de alegria e amor em estudar e trabalhar, nostornamosexecutoresdeexigências,“tarefeiros”.

- Como o trabalho todo é planejadomais emais pelos objetivos emetas arelaçãoentreempregador(eachefiaqueeleempregouparacuidardosseusinteresses) e empregados (trabalhadores) se tornou uma relação fria decobrançados resultados. (Nasultimasduas trêsdécadasesta tendência seintensificoumuitoalastrando-seàsescolas,áreadesaúde,famílias...)

- No trabalho: a conduta profissional implica em não ter sentimentos,somente o racional. O ser humano é tratado como uma ferramenta oumáquina, e não como um ser, que tem vida, sentimentos, desejos, etc. Equalquerdemonstraçãodestahumanidadeéreprimidaatravésdepuniçõesedemissão.

- No serviço de saúde: elimina-se os sintomas de angústia, medo, pânico,depressãoeraivacommedicamentos.

- Ciência positivista: não considera o sentir nem o aspecto espiritual,metafísico.

- Naescola:nãodevehaversentimentosdedescontentamento, indiferença,irritação,raiva,paixões…

- Nas famílias: não chore/não fique commedo/pare com essa birra/porquetantaraiva.Debochequandoojovemsesenteapaixonado.

22

Reflitasobreosseushábitosadquiridosdesentirdesdedasuainfância

- Quandocriança,vocêcostumavasentiralegria,curiosidade,entusiasmo,ser

amado, ou angústia, tristeza, descontentamento, medo, vergonha, vitima,culpa,raivaou...?Oseumododesentirquandocriançaéomodoquevocêprovavelmentecontinuatendoemparte.

- Seus pais falaram sobre seus/próprios sentimentos de modo aberto e

respeitoso? Se não se comunicaram sobre os sentimentos, provavelmentevocêassimilouumacensuracomosentir.

Nãosentimosquetemosliberdadepelonossomododesentir,aoinvésdistonossentimos como vitimas dos próprios sentimentos. Os hábitos de sentir setransformamemdependência.Nãoéfácilselivrardadependência,masnofundovocêtemtotalliberdadedesentir.

Aprendaaperceberoseumododesesentirnavida

- Quando você se olha no espelho, quais as emoções que podem ser vistasmaisclaramenteemseurosto?

- Pareetometempo,sintaseucorpo.Diferentessintomas(dornoestômago,rigidez do pescoço, tensão, dores de cabeça...) no corpo, muitas vezessurgemapartirdesuaemoção.

- Oque você senteem seus sentimentos?Descrevao seu sentir comváriaspalavras.Crieumhábitodesentirconscientementeseussentimentos.

- Seussentimentospertencemàsualiberdade,respeitealiberdadedesenti-los. Esta liberdade parece limitada pelos seus hábitos emocionais criadosduranteavida.

- Você não precisa saber ou explicar porque – o sentir é livre. Você nãoprecisaexpressarseussentimentos.Bastavocêaceitaraconsciênciadasuamaneiradesentir.

Treineumarotinadiáriaparavocêsentirconscientementeoqueestásentindo:

- Quando você se vê no espelho, quais sentimentos você percebe no seurosto?

- Reserve uns minutos. Tome uma posição firme. Feche os olhos. Sinta aspartesdoseucorpo,eleéumreflexodoseusentir.

- Vire a sua atenção para o seu interior, sinta conscientemente os seussentimentos.

- Vocêsepermitesentiroqueestásentindo?Senão,vocêestásereprimindo.Aceitandoaconsciênciasobreseumedodesentir,émais fácil tercontatocomooutro.Quandovocêentraemcontatocomosentirdelecomcuriosidadeerespeito,elecomeçaaseinteressarearespeitarasimesmoevocê.

Comolidarcomumapessoacomraiva/medo?

23

Algumasdicasparalidarcomumapessoabrava/assustada/fechada:

- Pare, sinta primeiro suas próprias emoções, seja ansiedade, medo,frustração,irritação,sensaçãodeimpotência...Aceiteconscientementeseusprópriossentimentos.Lembrando:seusentirédasualiberdade.

- Se sua reação é de stress, ao ponto que você fique bastante ansioso,frustrado, irritado, triste,magoado ou sentindo culpa, pergunte: “O que aminha reação desvenda sobre o meu interior? Será que eu tenhoexpectativas irreais,exigências,ou seráqueaoutrapessoaestá revelandoalgosobremimdealgumaforma?”

- Raivaemedonãosãoproibidos.Qualquercensuraàelescausaumareaçãodemaiormedoeraiva.

- Energias negativas contagiam facilmente. Pare, observe, respeite. Ganhetempo,conteatédez.Aoinvésdecontrole,procurecontato.

- Pensenoqueooutroestásentindo:talvezincerteza,frustração,vergonha,raivaouimpotência.Aceiteerespeitealiberdadedelesentirassim.

- Olhe para ele, nele você vai provavelmente reconhecer seus própriossentimentos-eleéoseu"espelhoemocional".

- Talvez fale sobreo sentir dooutro respeitando-o. Seu respeitopode levarele a se respeitar, e portanto respeitarmais você. Pergunte a ele de umaforma respeitosa, por exemplo: "Me parece que há algum medo,insatisfaçãooufrustraçãoemvocê.Seráqueissoéverdade?"

- Não pergunte porquê em tratando de sentimentos. No sentir há totalliberdadeportantonãohámuitalógicanisso.Porquêslevamaatençãoparaexplicações e justificativas quando a atenção deveria estar no modo desentir.

- Aceiteareaçãodele,elepodenãoquererfalarsobreseussentimentos.Seelenãoquiserfalar,respeiteisso.

- Eviteargumentação,nãoentreemdefesa.Comonãoficarofendido

Resumindotudoistonumaquestãointrigante,comonãoficarofendido:

- Perceber que paramim é proibido ficar ofendido. Por isso fico facilmenteofendido.Nãoquereralterarissomasconscientizar-sesobreisto.

- Queméresponsávelpelomeumododesentir?Eu!-Ooutronãotempoderdecontrolesobremeussentimentos.

- Lembrar: Quem ataca o outro ataca primeiramente a si mesmo na suamaneiradesentirepensar,enasuaatividadefisiológica.

- Se ainda continuo me ofendendo, significa que tenho hábito de medesvalorizar,demeagredircomaminhamaneiradesentirepensar.

- Ooutrodespertaaconsciênciadaminhaauto-agressão.Eeureajotentandoreprimir esta consciência, negando assim amimmesmo. Quero fazer istoconscientemente?

24

- Esteprincipioseaplicatambémaomedo,raiva,tristeza,tensão,amargura...Introduzaotemadesentimentosnocoletivo.Todosdiscutemabertamente,nãohácertoouerrado,ébomsimplesmenteexpressarquesepensaesentesobresentir.Não é preciso pensar da mesma forma, a intenção é de que os participantescomecemarefletirmaissobreavidaeasrelaçõeshumanas.

Os poderes não querem que o povo possa sentir conscientemente indignação,injustiça,revolta,coragem,amoreunião.

3.4Reforceobememtodos–evitecriticar

Leveocoletivoacriarumhábitodevalorizaçãohumanareforçandoaconsciênciadas riquezas humanas entre todos. Todo ser humano têm todas as riquezashumanas mesmo que em modos e graus diferentes. Ninguém é igual ao outro.Todos têm riquezas de percepção, avaliação, criatividade, alegria, amor,curiosidade,coragem,autodisciplina,honestidade...(vejaoanexo1,parteinferior).

CobrançamotivadoraCobrançamotivadora é uma análise e planejamento que o coordenador faz comcadacoordenadoindividualmenteporcadaperíododeplanejamento,comumenteumaatividadesemanaloumensal.O coordenador conversa com o coordenado levantando as questões sobre oplanejado,realizado,fatoresqueinfluenciaramnorealizadoeplanejamentoparaopróximoperíodo(anexo4).Quando o coordenado começa ter confiança que o coordenador não vaidesrespeitar, dar broncas ou reprimir, ele começa também a respeitar ocoordenador e muda a sua conduta. A repressão não educa, não motiva, aocontrário,criarevolta,alienaçãoeresistência.

Diálogodereforço–valorizaçãohumanaecoletivaOobjetivoéreforçaraconsciênciadasriquezashumanasemcadaum,aprendendoosseguintespassosquandoalguémobservaanecessidadedeajudarooutrocomumaproblemáticamaisséria(vejaanexo5):

1. Observe o seu próprio estado emocional. Se você está frustrado ouirritado, perceba isso. Pare e reflita conscientemente o seumodo de sentir. Seusentirédasualiberdade.Reflitatalvezsobreoqueseusentirrevelasobrevocê.

2. Reconheça o sentir ou outros sintomas no outro/coletivo. Ouça-oativamente, faça perguntas para entender melhor como ele se sente. Eviteperguntar por quê. Se ele está ansioso, frustrado, irritado, cansado ou ferido,ilumine issoperguntandoe falandosobre issocomaceitaçãoe respeito.Todoserhumano quer ser visto e respeitado justamente em seu sentimento. Todas asemoções,comoomedo,raiva,entreoutros,aindasão,nofundo,provasdoamor,

25

sentiréumaaçãodequereralgomelhor,obemmesmoa raiva.O raivoso senteumaexigênciaautoritáriadeconseguirobemdopontodevistadele.

3.Reforceaconsciênciadas riquezashumanasnooutro/coletivo,dizendo,porexemplo:"Euvejoalegria,concentraçãoecriatividadeemvocê/vocês."Repitaisso de maneiras diferentes várias vezes. Não faça critica ou avaliação sobre apessoa.Avalieoqueela fazcomrespeitoereforçandoaconsciênciadasriquezasdela, veja a seguir cobrança positiva. Normalmente, você não precisa ir para apróximaetapa4.

4.Seconsiderarnecessário,expliquecomoele/coletivoseopõeàsprópriasriquezas,lembrandooprincípio:oquevocêfazparaosoutros,vocêfazasimesmono seu interior (hábito de alimentar sentimentos de inferioridade, preocupação,medo,raiva,culpaouvitima,outerexigênciasrígidassobresiesobreosoutros,oualimentarinveja).Oobjetivododiálogodereforçoéaconscientizaçãodasriquezashumanas,assimreforçando a saúde da pessoa, e não a correção do comportamento dela. Oscompanheirosmaisinseguros,quietos,indiferentesouagressivosprecisamdemaisreforço;aspessoascommaisfacilidadenavidaprecisammenosreforço.

Diálogodedesenvolvimento

Duasvezesporano,oupelomenosumavez,ocoordenadordialogacomcadacoordenadoseparadamentesobreseguintesáreas,videanexo6:- suacondiçãoesituaçãodetrabalho(10perguntas)- Sobreoseudesenvolvimentopessoal(9perguntas)Ocoordenadorprocuraouvirabertamenteocoordenadosemcriticar.Nãosedevequestionar nada que o coordenado fala, mas usar toda informação para oplanejamentodeprovidênciaspráticaspedindosugestõesdele.Otemponecessáriopodeserdeumahoraparamais.O tempo que o coordenador dedica ao coordenado demonstra o valor que ocoordenador dá para ele. Isto é uma forma importante de valorização docompanheiro.

3.5Reforceosensoderesponsabilidadecoletiva,intensifiqueademocracia

Crie no grupo um espírito de igualdade e responsabilidade coletiva, aumentandocontinuamenteaparticipaçãodetodosnoprocessode tomadadedecisõesenasatividadesdeplanejamentoestratégico,objetivandodesenvolverpráticasdeauto-gestão.Algumasidéiascomocriarumambientedecooperação:

- Introduzireintensificardemocraciaparticipativa-igualdadenaparticipaçãosignificaresponsabilidadecoletiva.

26

- Conscientizar-sesobre leisbrasileirasúteisecriarcombinações/regraspelademocraciadireta.

- Valorizarooutroeocoletivorespeitandoosentirdecadaumereforçandoaconsciênciadasriquezashumanasemcadaum.

- Impediraaçãodestrutivacomresponsabilidadecoletiva.

- Aoinvésdepunir,reforçarasanidadenoinfratoreencaminhá-loapraticarboasações.Senecessárioaplicarconsequênciasdaviolaçãoderegraseleis.

Discuta combinações/regras sobre cooperação e bem estar. Desenvolva idéiassobreconseqüênciasparaeventuaisviolações.Asconseqüênciasdevemfortaleceroaspectohumano,asriquezashumanasdoinfrator.Algunsexemplos:

- Oinfratortemdireitoaodiálogodereforço.

- Ele trabalha como “instrutor” para ensinar alguém sobre um trabalho emqueelemesmotenhamaisexperiência.

- Elepreparae introduzalgumtema interessanteparadiscussãonapróximareunião/assembléia.

- Elefazoambientedetrabalhoficarmaisbonito.

- Eleorganizaalgumeventocultural,esportivo...

Comometrato,tratoosoutros

Para prevenir condutas de desvalorização e agressão,desenvolva uma percepçãocomocoletivocombasenaidéia:ojeitocomoapessoaageelidacomassituaçõeséexpressãodeseussentimentos,suamaneiradesentir.Umaaçãoboa/másurgedeumaaçãoemocionalboa/má.Issosignificaqueoqueeufaçocontraosoutros,façocomigomesmoparamim,emmeuinterior.

Aconsciênciadequeoagressoréaprimeiravitimadesimesmo,eoespíritoderesponsabilidadecoletiva resultamemqueaprópria turmareagequandoalguémage de uma maneira destrutiva. Por ex. se alguém perturba a concentração, ocoletivo reage pedindo paz de trabalho, sem precisar da repreensão docoordenador.Se Carlos debocha de Pedro, a pessoamais próxima que está ouvindo isto podedizer: "Carlos, você desvaloriza seus conhecimentos." Se Carlos ataca Pedrofisicamente, o coletivo reage imediatamente para deter a agressão. Em outraspalavras, todos em conjunto se ajudam para impedir a agressão ao invés depassivamenteesperarporalgumaintervençãoexternadasituação.

27

Responsabilidade coletiva leva à solidariedade. Ao invés de competir uns comosoutros, todosajudamquemtemdificuldadedeaprendere trabalhar.O reforçoédadoporcompanheirosmaispróximos;istomelhoraavontadedeaprendizagemeocrescimentohumanodemodoessencial.No capitalismo a repressão funciona “bem” para benefício de poucos. Nosocialismo,comoentendemos,arepressãoéocâncerqueocapitalismoimplantounonossomododesentir,impedindoatéhojeanossalibertação.

Fortalecimentodamaioria-motivaçãopositivaSeháproblemassériosdecooperaçãoouconvivênciapode-seaplicaramotivaçãopositivaparafortaleceraposiçãodamaioria,fortalecerademocraciaeautogestão.Oobjetivoétransferiraatençãodosindivíduos“problemáticos”paraoshábitosdeaçãodocoletivo, tiraro focodo/s individuo/sparao comportamentodocoletivo(anexo7).

1 Escolha um problema/tema que será transformado em desafio/visão/estadodesejado.

2Reflitasobreospensamentosbásicos,asriquezashumanaseempecilhos.Istoseusacomopanodefundoemtodoprocesso.

3 Conscientize-se sobre os sentimentos em relação ao problema/desafio. Osentimento (alegria, amor, angústia, medo, tristeza, raiva...) é a base docomportamento.Parapoderlidarcomodesafioénecessáriorespeitarasemoções,mesmoqueelassejamirracionais,enãocausadospelasituação.

4 Descreva o problema transformando-o em uma lista de hábitos de ação daspessoasenvolvidas.Oobjetivoétransferirofocodaspessoas“problemáticas”paraoshábitosdeaçãodaturma.

5Descrevaavisão/estadodesejadotransformando-aemhábitosideaisdeaçãodaspessoasenvolvidas.Avisãoéagoradescritapeloshábitosdeações.

6 Descreva e compare os benefícios dos hábitos de ação do estado atual e doestado desejado. O ser humano busca sempre o bem. Mas às vezes o bem setransformaemmalporcausadosempecilhos.Paramotivaramudançadehábitosdeaçãosãocomparadososbenefíciosdoestadoatualeodoestadodesejado(davisão).Seescolheramudança,continueoprocessoparaaetapa7,senãopareaqui.

7 Prepare junto com os envolvidos um plano prático para treinarem os hábitosideaisdeação.Oprocessopodeseraplicadoparaumindivíduotratando-semaisdeumproblemadeleouaplicadoparaocoletivo.Assuntostípicosemquesetratao individuosãodependência de álcool ou drogas, depressão ou agressão, dificuldade de ter umpesoadequado,etc.Motivação positiva é um método para fortalecer a democracia e o senso deresponsabilidadecoletiva,gerandoumavalorizaçãosocial.

28

Maisumavez, a conscientizaçãonãovisa corrigiros víciosdocomportamentodapessoamas sim, conscientizar as riquezas humanas nela e a realidadedomundoexterno–valorizaçãohumanaesocial.

Avaliaçãodeliderança–valorizaçãosocial

È importanteumaouduasvezesporanofazeraavaliaçãode liderançaquepodeter como objeto um líder/coordenador/educador importante ou a liderançacoletiva.Oscoordenadospreenchemoformulárioemanexo8anonimamenteeéfeitaumatabulaçãodoresultadoparaapreciaçãodocoletivo.Istomostraahumildadedaliderançaeaumentaasensaçãodevalorizaçãosocial.Numasociedadesocialistadesolidariedadeeigualdade,aquestãodopoderdeveser maximamente horizontalizada, a democracia participativa (direta) deve ser aessência da democracia, a democracia representativa serámantida com poderesreduzidossendoqueopovovotasobretodasasdecisõesimportantesdireto.Istoéuma condição necessária para as pessoas crescerem na consciência humana,social,política,econômicaeecológica.

3.6Trateoseuprópriostress–respeiteasimesmoeoutrosMesmo que nós vivemos numa organicidade socialista a nossamente é formadapelo capitalismo, a nossa tendência é cair na armadilha de exigências, fordismo,taylorismo,produzireproduzirmaisemaisparagarantireaumentaroeconômico.Caímos no espírito economicista e esquecemos o humanismo, a justiça social eecológica.Muitasvezesnãonossentimosrealizadosnotrabalhomassentimospesoedeveres.Hátantoostresssãoquantoodoentio.Cadasituaçãopodeserlidadacomostressideal (são). O stress doentio surge quando se quer mais do que é possível,estimando necessidades e recursos de uma forma desequilibrada. Causamos ostressdoentio comosnossosempecilhos.Quereré seestressar.Avontadeéumaceleradordostress.Quando há muito trabalho e falta de tempo e recursos, sentimos facilmenteangústia, medo, decepção, frustração e impotência, stress psíquico e físico. Asituaçãonosafeta,masháduasmaneirasbásicasdelidarcomela:Umamaneira comum é de não aceitar perceber a realidade, querer cumprir astarefas com qualidade costumeira mesmo que o tempo não seja suficiente. Apessoa se exige um resultado que não é possível e começa a sentir angústia epressão.Elacomeçareclamarecriticarasituação,sesentindocomovítima.Ela não aceita a consciência da realidade sobre a discrepância de recursos enecessidades, assim ela se nega, se sufoca com exigências. Ela começa sentircansaçomasnãose“toca”,nãorespeitaoalarmequeanaturezanosdeuqueéocansaço,mas passa por cima de seus sintomas. Ela não se respeita e acaba comstressforteeesgotamento.Elaseestressadeformadestrutiva.

29

Outra pessoa na mesma situação, percebe a discrepância de recursos enecessidades,elaadaptaaqualidadedeseutrabalhodentrodotempodisponível.Elanãosequeixa,nãoentranumcírculoviciosodepressãoeenergiasnegativas.Elapriorizaastarefaseplanejaalongoprazooquefazer.Talvez ela escreva um relatório formal para seu superior explicando a situação epedindo conselho e ajuda, mas sem exigir receber uma resposta. Ela passou aresponsabilidadeparaoseusuperiorecontinuafazendoomelhorpossíveldentrodassuascondições.Elaobservapossíveissintomasdeangustia,pressãooucansaçoerespeitaasimesma.Elanãoseestressadestrutivamente.

Passoscomolidarcomostress

- Os sintomas do stress são alarmes úteis, benéficos. É importante que osistemadealarmefuncione.Procurelidarcomascausasaoinvésdeeliminarsintomas.

- Páreereserveumtempo:sintaemseucorpoospossíveissintomas(tensão,dor,doença...),esintaseussentimentos (angústia, irritação,culpa, raiva...)deformaconsciente.

- Descanse,cuidedeseucorpo,respeite-o.

- A exigência para resolver rapidamente problemas complexos, os tornacrônicos.Desenvolvaumaatitudemaishumilde.

- Reflitasobreseusestressoresinternos,seusempecilhos:hábitosemocionaisnegativos, rigidez, censura, perfeccionismo, mania de grandeza, inveja,egoísmo...

- Tenha tolerância com seus empecilhos, não tente mudá-los, mas treinenovoshábitosdeagir.

- Crieumavisãosobreoideal(utopia)paraterumadireçãoclarae,assim,nãoagircomoum"bombeiro",deformareativa.

- Planeje as medidas práticas. Aceite e se adapte ao que você não podemudar.Informeoseucoordenadorformalmentesobreasuasituação.

É importante você escutar seu sintomas, respeitá-los. O cansaço é um sintomaimportante, você precisa organizar a sua vida para poder descansar. Evite seesgotar,arecuperaçãoébemmaislongaeinsegura.Dordecabeçaéumalarme,seusistemadealarmeestáfuncionando,sejagratoporisto, escute a dor. Respeite a dor. A cabeça, o cérebro é provavelmente alocalizaçãodaconsciência,talvezadorsejaumsintomaquevocêlutacontraumaconsciênciaquenãoqueriater.Observeasualutacontra.Tensão muscular, dor nas costas é um sintoma de tensão psicológica, pressãointerna, exigências e cobranças intensivas que você desenvolveu a partir depressõessociais.Qualéoseujeitodereagiraessasexigências?

30

Eliminar sintomaséeliminaralarmes,a indústria farmacêuticaemédica temestefoco.Respeiteedecifreosalarmes,acausarealdeles.Faciliteteucorpoalidarcomeles.Reforceasuasaúdeparaqueelacureadoença.

4FONTESDAMETODOLOGIAO objetivo é introduzir passos sistematizados para pesquisar e fomentar aorganização de cooperação, e introduzir gradativamente no coletivo umaabordagemquecolocaofoconavalorizaçãohumanaesocial,enofortalecimentodobememtodososmembrosdocoletivo.(Vejaosíntesesobreoconceitodoserhumano,anexo2.)A abordagem,Método Conscientia, vem sendo desenvolvida há de 30 anos detrabalho coletivo com trabalhadores e educadores além da trabalho terapêutico,nos últimos 17 anos também com coordenadores, educandos e educadores dasescolas edos coletivosdos assentamentosdaReformaAgráriadoBrasil -MST, econtinuandocomeducadoresdaSuéciaeFinlândia.As fontesea inspiraçãoparaametodologiavementreoutrosdeSócrates, FedorDostojevskij, Sigmund Freud, Karl Marx, Anton Makarenko, Erich Fromm, ViktorFrankl, Norberto Keppe (psicanálise integral), Paulo Freire, os cadernos de MST,experiênciacomautogestãoetrabalhoterapêuticoecoletivoexperimental.O método é descrito com vários textos e apostilas disponíveis no sitewww.conscientia.se,especificando:

• PowerPoint apresentação sobre o tema Relações humanas e cooperação:http://conscientia.se/br/relacoes.php

• Manual de Acompanhamento de Empresas Sociais dos Assentamentos da

ReformaAgrária,http://conscientia.se/br/acompanhamento.php

• OmétodofoidescritoemformadelivronaFinlândiaem2013eSuéciaem2015,aversãobrasileiraestátraduzidamasestáaindasendoadaptadaparaopublicobrasileiro(atraduçãocomoestápodesersolicitadaemformadepdf,asuapublicaçãoéprevistaem2017).

MST/Grupo de Estudo de Relações Humanas e Cooperação GRHC e InstitutoConscientiaofereceformaçãoeacompanhamentosobreostemas:- Fomentodecooperaçãoerelaçõeshumanas–valorizaçãohumanaesocial- RelaçõesHumanaseCooperação–valorizaçãohumanaesocial- Educaçãotransformadora–valorizaçãohumanaesocialPauloFreire:Ooprimidose tornaopressor.Oprimindoooutrooserhumanoestáoprimindoasimesmo.Albert Einstein: Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque setornará,assim, uma máquina utilizável, não um ser humano. É necessário que

31

adquiraumsentimento,umsensopráticodaquiloqueébelo,doqueéeticamentecorreto.mst.org.br,conscientia.se,[email protected] Anexo1TEXTOSPUBLICADOSPELOMSTSOBREACOOPERÇÃO

- Acooperaçãoagrícolanosassentamentos,Cadernodecooperaçãonúmero

20,MST,1993

- Sistema cooperativista dos assentados, Caderno de Cooperação Agrícola

número5,Concrab,1997

- Enfrentar os desafios da organização nos assentamentos, Caderno de

CooperaçãoAgrícolanumero7,Concrab,1998

- Asexperiênciasclássicasdecooperaçãoagrícola,cadernosdasexperiências

históricasdacooperaçãonúmero3,Concrab,2001

- Oquelevaremcontaparaaorganizaçãodoassentamento–adiscussãono

acampamento,Anca,2002

- Planejamentopelométododevalidaçãoprogressiva,Coceargs,2004

- Novas formas de assentamentos de reforma agrária – a experiência da

comuna da terra, Caderno de Cooperação Agrícola numero 15, Concrab,

2004

- A constituição e o desenvolvimento de formas coletivas de organização e

gestão do trabalho em assentamentos de reforma agrária, Caderno de

CooperaçãoAgrícolanúmero11,Concrab,2004

- Umnovo impulsoparaaorganizaçãodosassentamentosedacooperação,

(texto)Concrab,SPCM,abril2006

- Balanço político da cooperação no MST - caminhos percorridos e seus

limites,(texto)Concrab,abril2006

- Cooperação agrícola – eixos prioritários de ação, princípios e formas,

Cadernodecooperaçãonúmero5,ediçãorevistaeampliada,Concrab,2007

32

CONCEITOSOCIALISTASOBREOSERHUMANO Anexo2Pensamentosbásicossobreoserhumano Metáfora SímboloTemosliberdadedesentirepensar,eliberdadelimitadadeagir.Liberdadeimplicaemresponsabilidadeeresponsabilidaderequerliberdade.Liberdadeeresponsabilidadesãosinônimos.Somosresponsáveispelonossomododesentir,sendoassimdevemosrespeitaromododesentirdecadaum.Omododesentir(alegria,amor,medo,raiva...)influencianossasatividadesfisiológicas.

Eusoucapitãodemeuprópriobarco.

Tudoquevejonooutro,existetambémemmimdealgumamaneira.Todoserhumanotemtodososaspectoshumanos.Suaalegriadespertaaconsciênciadaalegriaemmim.Outambém,aocontrário,suaalegriadespertaaconsciênciadaminhatristeza.

Nóssomosespelhosinternosentrenós.

Aquiloquefaçoparaooutro,façodentrodemim,comigomesmo.Omeumododeagirrevelaomeumododesentir.Quandofaçobem/malparaooutro,estoufazendobem/malparamimmesmo.

Comometrato,tratoosoutros.

Souconsciente,entãoexisto.Aconsciênciaéofatormaisessencialdaexistência.Oserhumanoéasuaconsciência.Sentiréumaparteessencialdeconscientização.Reprimirconsciênciaimplicaemreprimiropróprioser.

Aconsciênciaéanossabussola.

Omalpodesercuradosomentecomobem.Omalnãopodesercuradoporoutromal.Oamoréosentimentobásicodavida.

Omalpodesercuradosomentepelobem.

Igualdadeimplicanaresponsabilidadecoletiva.Oquerequerdemocraciadireta.Democraciaparticipativanaeconomiaenapolíticasignificaopoderdopovo.

Igualdadeé

poderdopovo.

RIQUEZASHUMANAS;todoserhumanotemtodasasriquezashumanas.

EMPECILHOS;causadosprincipalmentepelarepressãodasociedade(sistemasdepoder)

1Capacidadedepercepção(ver,escutar,sentir,cheirar,saborear)interesseparaconhecer,saber...2Capacidadedelembrar-se,captaropassado3Intuição,“osexto”sentido4Amor,responsabilidade,humildade,felicidade,gratidão,entusiasmo...5Sentidometafísico,espiritualidade6Coragem,iniciativa,persistência...7Criatividade,capacidadedevisualizar8Bomsenso,capacidadedeavaliação9Honestidade,sensoético,sensodejustiça...10Sensoestéticoparacontemplarabeleza11Autodisciplinaparacontrolarseusimpulsos

12Aptidõesespeciais,musica,matemática...13Capacidadedeaprender,acumularinformações14Capacidadesfísicas,beleza,forca...

1Hábitosnegativosemocionais:alimentarcronicamenteangústia,tristeza,medo,raiva,descontentamento,culpa,vergonha...2Atitudedecensura(rejeiçãodaconsciência):ficarcommedo,irritaçãoouraivaquandopercebesuasfalhas,defender-se,culpar-se,moralizar,condenar...3Idealização(perfeccionismo,narcisismo,maniadegrandeza):exigirdesipróprioedeoutrosdemodoexageradoerígido,achar-senocentrodopoderedasatenções4Inveja,maldade:in-ver=nãoquererverobem,concentrar-senonegativo,sentir,pensareagirdemododestrutivo,agressivo5Todosestesempecilhossãosintomasdeegocentrismo.

mst.org.br,conscientia.se,[email protected]

33

REFLEXÃOSOBREOSEUMODODESENTIR Anexo3

- valorizaçãohumana

Coloquexnacolunaquemaisindicaoseumododesentir.

SEUMODODESENTIR MUITO POUCOAlegria,felicidade Curiosidade,interesse Tranquilidade,segurança Amor,afeto Entusiasmo Prazer Paixão,obsessão Indignação,revolta Ansiedade,angustia,preocupação Medo,pavor,fobia Tristeza,depressão,vitima Frustração,decepção Descontentamento,irritação Pressão,expectativas Raiva,ódio Arrependimento,vergonha,culpa Impotência,incompetência Desespero,catástrofe Indiferença,apatia,vazio OUTROSPOSSIVEISSENTIMENTOSSEUS: Possíveiscomentários:

mst.org.br,conscientia.se

34

COBRANÇAMOTIVADORA Anexo4

-valorizaçãohumanaesocialCobrançamotivadoraéumaanáliseeplanejamentoqueocoordenador(educador)faz com cada coordenado (educando) individualmente por cada período deplanejamento, seja semanalmente ou mensalmente ou outro. O coordenadordialogacomocoordenado(educando)levantandoasquestões:1 Quaisforamosobjetivo/metasplanejadosparaoperíodopassado?

2 Quaisobjetivos/metasforamrealizados?

3 Quaisobjetivos/metasnãoforamrealizados?

4 Levantamentodosfatoresqueajudaramaalcançarosobjetivos.

5 Levantamento dos fatores que dificultaram ou impediram os objetivos.

(Mesmo que o coordenado (educando) traga justificativas incabíveis ocoordenadorrespeitaenãodiscutesobreelas.)

6 Baseadonosfatoresdeacimaéfeitoumnovoplanejamentoparaoperíodo

seguintecomseguintesaspectos:- objetivos/metasnovosaseremrealizados- objetivos/metasquenãoforamrealizadosnoperíodoanterior- comofortalecerosfatoresquefacilitamarealização- comoprevenirelidarcomosfatoresquedificultamarealização

Ocoordenador(educador)nãoestáemposiçãodecriticarouexigir,eletemumaposturadeouviresaber.Eleprocuradelegarasoluçãodaspossíveisdificuldadeseproblemasparaocoordenado(educando)perguntandocomoeleachamelhordeagirnasituação.Ocoordenador(educador)podesugeriridéias,organizarmelhorescondiçõesoumétodosparafacilitarotrabalhoincentivandoautogestão.Eleagecomtotalrespeitoeaceitaçãocomocoordenado(educando).Quandoocoordenadocomeçaterconfiançaqueocoordenadornãovaidesrespeitar,darbroncasoureprimir,elecomeçatambémprovavelmentearespeitarasimesmoe,portanto,ocoordenador.Arepressãonãoeduca,nãomotiva,aocontrário,criamedo,revolta,alienação,raivaeresistência.Cobrançamotivadorapodeseraplicadatambémemcoletivo.mst.org.br,conscientia.se

35

DIÁLOGODEREFORÇO Anexo5

–valorizaçãohumanaecoletivaOobjetivoéreforçaraconsciênciadasriquezashumanasemcadaum,aprendendoosseguintespassosquandoalguémobservaanecessidadedeajudarooutrocomumaproblemáticamaisséria:

1. Conscientize-se sobre seu próprio estado emocional. Se você estáirritado,angustiadooucommedo,raivaconscientize-sesobresuasemoções.Sentiré a sua liberdade. Será que você aceita a sentir suas próprias emoções? Reflitasobre suas atitudes: sua intolerância, suas expectativas irrealistas, seu hábito deexagerarosproblemas.Talvezvocêreajareprimindoaconsciênciadespertadapelocomportamentodooutro(espelhointerno).

2. Reconheça e respeite o sentir do outro. Ouça-o ativamente, façaperguntasparaentendermelhorcomoelesesente.Eviteperguntarporquê.Seeleestá ansioso, frustrado, irritado, cansado ou ferido, ilumine isso perguntando efalando sobre isso com aceitação e respeito. Todo ser humano quer ser visto erespeitadojustamenteemseusentimento.Todasasemoções,comoomedo,raiva,entre outros, ainda são, no fundo, provas do amor, sentir é uma ação de quereralgo melhor, o bem mesmo a raiva. A pessoa com raiva sente uma exigênciaautoritáriadeconseguirobemdopontodevistadele.

3.Reforceaconsciênciadasriquezashumanasnele,dizendo,porexemplo:"Eu vejo alegria, concentração e criatividade em você/vocês." Repita isso demaneirasdiferentesváriasvezes.Nãofaçacriticaouavaliaçãosobreapessoadele.Avalieoqueelefazcomrespeitoereforçandoaconsciênciadasriquezashumanasnele. Normalmente isto basta, não sendo necessário chegar à próxima etapa doprocesso.

4.Seconsideraroportuno,expliquecomoelenãopercebe,nãodávalorouse opõe às riquezas humanas nele e os conhecimentos dele, lembrando oprincípio: o que você faz para os outros, você faz a si mesmo no seu interior.Algumasmaneiras comuns de rejeitar a riqueza própria é o hábito de alimentarsentimentos de inferioridade, preocupação, medo, raiva, culpa ou vitima, ou terexigências rígidas sobre si e sobre os outros, ou alimentar inveja, e egoísmo(individualismo).Oobjetivododiálogodereforçoéaconscientizaçãodasriquezashumanas,assimreforçando a saúde da pessoa, e não a correção do comportamento dela. Oscompanheirosmaisinseguros,quietos,indiferentesouagressivosprecisamdemaisreforço; as pessoas com mais facilidade na vida precisam menos reforço. Afinalidadeéavalorizaçãohumana.mst.org.br,conscientia.se

36

DIÁLOGODEDESENVOLVIMENTO Anexo6

–valorizaçãohumana Ocoordenadorfazasseguintesperguntasparaocoordenadoparasimplesmenteouviresaber,umasduasvezesporanoouquandoumadaspartesacharnecessário.Nãosefazcríticaoucobrançanessemomento,éparaouvir.1Acondiçãoesituaçãodetrabalho

1.1Vocêconsegueorganizaroseutrabalhodeumjeitobom?Senão,oqueimpede?

1.2Suacargadetrabalhoérazoável?

1.3Comovocêusaoseutempo?Oquelevaamaiorpartedoseutempo?

1.4Noquevocêprecisademaisapoio?

1.5Comofuncionaorelacionamentoeacooperaçãocomosoutros?

1.6Vocêestárecebendoestímulosuficiente?Senão,oquevocêsugere?

1.7Oseuambientedetrabalhoépropíciopararealizaçãodassuasfunções?

1.8Aigualdadeejustiçasocialnaparticipaçãoestásendoaplicadanoseucoletivo?

1.9Vocêachaimportantedeparticiparnalutapelareformaagráriapopular?

1.10Suacoordenaçãoincentivavocêparaparticiparnessaluta?

2.Oseudesenvolvimentopessoal

2.1Comoestáasuamotivaçãoesatisfaçãonotrabalho?

2.2Vocêsenteansiedade,medo,descontentamento,frustração,amarguraouraiva?

(Pareeuseummomentoparacaptarconscientementeoqueestásentindo.)

2.3Vocêsesentepressionado,commuitasexigências,comimpotência?

2.4Vocêsentequeestástressado,cansado,quenãoconseguedormir?

2.5Vocêtemdificuldadedeconcentração?

2.6Quaisossintomasquevocêestápercebendonoseucorpo?(Procurepararpara

sentirpossíveissintomascominteresseeaceitação.)

2.7Vocêtemconsciênciadasriquezashumanasemvocê,taiscomo,coragem,

alegria,criatividade,autodisciplina,concentração,amor,honestidade,humildade...?

2.8Vocêtemcompreensãodosempecilhosemtodosnós,taiscomohábitodesentir

preocupação,medo,tristeza,frustração,culpa,descontentamento,raiva;atitudede

reprimiraconsciência;maniadegrandeza,perfeccionismo;invejaeegoísmo?

2.9Vocêsesentevalorizado?Senão,oquevocêsugereparasesentirvalorizado?

3.Quaiscomentáriosesugestõesvocêquerexpressarsobreseucoletivo?mst.org.br,conscientia.se

37

FORTALECIMENTODAMAIORIA Anexo7

-valorizaçãosocialFortalecimentodamaioriaéummétodoparafortalecerademocraciaeosensoderesponsabilidadecoletiva,gerandoumavalorizaçãosocial.Elaéumprocessoparafortaleceropoderdemaioria,ensinandoparaauto-gestão.Oobjetivoétransferiraatençãodosindivíduos“problemáticos”paraoshábitosdeaçãodocoletivo,tirarofocodo/sindividuo/sparaocomportamentodocoletivo.Oproblema está nos hábitos de ação da maioria que não consegue se sentir comcoragemouiniciativaparaagircomodesafio.Emseguiroprocesso:

1Transformeoproblema/desafioemumobjetivo/estadodesejado.

2 Reflita sobre os pensamentos básicos do método conscientia, as riquezashumanaseempecilhos.Istoseusacomopanodefundoemtodoprocesso.

3 Conscientize-se sobre os sentimentos em relação ao problema/desafio. Osentimento, sejaalegria,amor,angústia,medo, tristezaou raivaéabasedeagir.Parapoderlidarcomodesafioénecessáriorespeitarossentimentos,mesmoqueelessejamirracionais,enãocausadospelasituação.

4 Descreva o problema transformando-o em uma lista de hábitos de ação daspessoas envolvidas, da maioria. O objetivo é transferir o foco das pessoas“problemáticas”paraoshábitosdeaçãodaturma.

5 Descreva o objetivo transformando-a em hábitos ideais de ação das pessoasenvolvidas,damaioria.Avisãoéagoradescritapeloshábitosdeações.

6Descreva e compare os benefícios dos hábitos de ação damaioria no estadoatualedoestadodesejado.O serhumanobusca sempreobem.Masàsvezesobemsetransformaemmalporcausadosempecilhos.Paramotivaramudançadehábitos de ação são comparados os benefícios do estado atual e o do estadodesejado (da visão). Se escolher amudança, continueoprocessopara a etapa7,senãopareaqui.

7 Prepare junto com os envolvidosum plano prático para treinarem os hábitosideaisdeação.

mst.org.br,conscientia.se

38

AVALIAÇÃODELIDERANÇA Anexo8

–valorizaçãosocial

Cadacoordenadorespondeasseguintesperguntassobrealiderançaousobreoseucoordenadorcolocandoxnacolunaescolhida. Unid.trab.: Data:

Atividade Pergunta Satisfa-

tóriaNãosatis-fatória

Desenvolveconstantementeosensoético? Temcomprometimentocomocoletivo? Zelapelatransparência? Aceitacrítica? Sabeseadaptarnasdecisõescontráriasasuavontade?

Éticaecondutapessoal

Sabeescutar?Éabertoparanovasidéias? Temcondutasolidáriacomocoletivo? Conversacomoutrossobreasdecisões? Temhabitodereconhecerboasaçõesdosoutros? Sabeunireentusiasmarpessoas? Tomainiciativaeassumeresponsabilidade? Orientaclaramentesobreostrabalhos?

Liderança

Sabeavaliarasconseqüênciasfuturasdesuasdecisõesedesenvolveralternativas?

Conseguecriarumavisãodelongoprazo? Consideraosrecursosnecessários?

Planejamento

Defineprazosrealistas? Sabedesenvolverorganicidadeeficiente? Defineclaramenteasresponsabilidades?

Organização

Sabedelegar? Temcomunicaçãoclaraeabertacomoutros? Fazapresentaçõesverbaisobjetivas?

Comunicação

Sabeescreverrelatóriosclaroseconcisos? Controle

Sabecriarsistemasdecontrolesobreassuntosessenciais?

Oferecepossibilidadesdetreinamento? Incentivaoscoordenadosaestudareasedesenvolver?

Treinamentoedesenvol-vimentopessoal

Temdesenvolvidosubstitutosparaasfunçõesimportantes?

Procurasempremelhoresmétodosdetrabalho? Inovação Incentivaacriatividade? LutapelaRA Incentivaaparticiparnalutapelareformaagrária

popular?

mst.org.br,conscientia.se