mercado empreendedor: as vantagens de - kpmg | br · pdf filepesquisa com empresas...

20
Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global Pesquisa com empresas multinacionais de médio porte nas Américas kpmg.com

Upload: dinhhuong

Post on 13-Mar-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global Pesquisa com empresas multinacionais de médio porte nas Américas

kpmg.com

1 Comparação entre países: Paridade de Poder de Compra do PIB (est. 2011), CIA - The World Factbook

“Expansão global é uma estratégia viável para empresas de médio porte ao passo em que a concorrência local se intensifica e as incertezas econômicas continuam.”

Luis Lopez, Sócio-líder de Middle Market, KPMG no México

Sumário executivoO mercado estrangeiro já é conhecido por muitas empresas de médio porte

baseadas nas Américas. Atualmente, estas empresas, também denominadas como do middle market, ou, ainda, do mercado empreendedor, estão buscando

a expansão global de forma disciplinada, mas com bastante energia. As apostas são altas e os sinais positivos: recompensas substanciais estão ao alcance.

A terceira edição da pesquisa da KPMG, que explora a expansão global, mostra o progresso recente, a situação atual

e a perspectiva futura das atividades de negócios internacionais em empresas de médio porte. Ela examina os fatores que afetam

decisões sobre como e onde se expandir no exterior. Por fim, expõe algumas oportunidades e desafios específicos enfrentados

pelos gestores dessas empresas além das fronteiras nacionais.

Pela primeira vez, nossa pesquisa compara quatro mercados de destaque na região das Américas: EUA, Canadá, México e Brasil, e

Além da primeira conquista

Atualmente, a maioria das empresas de médio porte pesquisadas está adotando múltiplas estratégias para construir sua presença global, sendo as mais comuns entre elas a utilização de fornecedores e distribuidores estrangeiros (84%).

Fincando os pés no terreno

Em geral, as empresas de médio porte que atuam no exterior já estão bem adiantadas no estabelecimento de negócios em escala mundial: 59% dos nossos entrevistados aumentaram as receitas com vendas a clientes e/ou operações no exterior nos últimos dois anos.

Em média, nossos entrevistados obtêm 35% da receita da empresa no exterior e possuem 25% da sua força de trabalho em outros países, com os EUA e Canadá acima destas médias, e o Brasil e México abaixo.

Muitos aspectos em que se concentrar

Quase metade dos nossos entrevistados está realizando negócios em 2 a 5 outros países, com 41% citando as oportunidades de mercado inexploradas como o principal critério de seleção em uma lista abrangente de oportunidades de expansão a serem examinadas.

constata que eles são importantíssimos para as aspirações globais uns dos outros. Em conjunto, esses países representam cerca de um quinto do PIB mundial.1 Além de mercados significativos, eles oferecem uns ao outros – em diferentes graus – as vantagens da proximidade geográfica, similaridades de idioma e culturais, e um bloco comercial regional comum.

Nossos resultados refletem a experiência e perspectiva de 1.150 empresas de médio porte que negociaram os seus produtos ou serviços em um mercado estrangeiro no ano anterior. Os destaques incluem:

“Os EUA, Canadá, Brasil e México são cada vez mais importantes nas aspirações de crescimento global uns dos outros. Em toda a região, as empresas de médio porte estão buscando uma série de vantagens perto da sua área de atuação”.

Dennis Fortnum, Sócio-líder da KPMG Enterprise

Uma questão de tamanho e adequação

Realizar uma due diligence profunda é um fator crítico de sucesso e um desafio significativo para as equipes dessas empresas orientadas para a expansão (opção selecionada por 44% e 52% dos entrevistados, respectivamente).

Onde no mundo?

Atualmente, muitas empresas de médio porte estão explorando opções perto de casa: como esperado, os EUA representam o principal alvo de expansão entre os entrevistados do Canadá, Brasil e México (selecionado por 51%).

Acelerando o crescimento global

A expansão global agora é parte integrante da maioria das estratégias de crescimento de empresas de médio porte – um fato afirmado por 65% dos entrevistados da nossa pesquisa.

Em média, estas empresas planejam aumentar a presença global e esperam ampliar a receita proveniente

de mercados externos em 34% e aumentar sua força de trabalho em outros países em 33% nos próximos cinco anos.

Liderando o caminho

O sucesso no atendimento dos objetivos de expansão globais está fortemente relacionado ao foco da liderança: as empresas de médio porte com foco na expansão possuem uma taxa de sucesso quatro vezes maior que as outras empresas pesquisadas.

Se o desempenho passado de fato prevê resultados futuros, nossa pesquisa mostra que há uma boa razão para os líderes de negócios de middle market estarem otimistas sobre o seu potencial de crescimento global. Nos últimos anos, muitas empresas de médio porte cultivaram uma mentalidade global e as capacidades necessárias para impulsionar o crescimento da receita e se aproximar de uma base de clientes mais ampla ao explorar novos mercados no exterior. Em troca, começaram a colher resultados significativos.

Além da primeira conquistaEm muitos casos, as empresas de médio porte nas Américas já estão bem adiantadas no estabelecimento de negócios em escala mundial.

Ao analisarmos os respondentes que venderam recentemente seus produtos ou serviços num mercado estrangeiro – um indicador simples da atividade de negócio global – constatamos que as cadeias de valor complexas de multinacionais estão se tornando norma.

Diante de economias locais lentas ou voláteis, as empresas de médio porte pesquisadas estão cultivando uma forte orientação global, participando de negócios internacionais de várias maneiras que evidenciam o amadurecimento das capacidades e confiança para competir no cenário global. Nossa pesquisa revelou fluxos de receitas significativos provenientes de operações e clientes no exterior; presença de um número considerável de funcionários, escritórios, fábricas e instalações em países estrangeiros; e redes internacionais robustas de fornecedores, distribuidores, parceiros de alianças, joint ventures, e outros relacionamentos.

Em toda a região, as empresas do middle market estão adotando estratégias multi-direcionais para acessar mercados

estrangeiros e alavancar seus negócios em regiões de custo mais baixo, com os entrevistados baseados nos EUA e Canadá reportando maior atividade internacional geral do que seus pares no Brasil e México. Estes últimos estão adotando formas indiretas para construir sua presença global – principalmente ampliando o seu alcance por meio de fornecedores, distribuidores e, no caso do México, prestadores de serviços terceirizados. Estimulada pelos sucessos precoces, essa ampla atividade sugere que, para as empresas de médio porte sediadas nas Américas, a concorrência continuará se intensificando e se expandindo para novos domínios.

No Brasil, o crescimento econômico recente, combinado com investimentos estrangeiros e institucionais, estimulou o mercado do middle market. O aumento da concorrência local estimulou muitas das empresas familiares, de capital fechado do país a buscar a expansão para além do seu Estado ou região de origem. Elas estão construindo uma estrutura de

35%Em média, as empresas de médio porte que operam nos mercados globais obtêm 35% da sua receita dos mercados estrangeiros

4 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Como as empresas de médio porte estão participando nos mercados globais?

84%67% 60% 59%

33%

Utilizam fornecedores ou distribuidores estrangeiros

Possuem parcerias, alianças e joint ventures no exterior

Terceirizam funções ou processos da empresa para outros países

Possuem escritórios, fábricas e outras instalações no exterior

Vendem franquias afiliadas em outros paísesAméricas

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Além da primeira conquista | 5

59%Cinquenta e nove por cento das empresas de médio porte aumentaram as receitas de operações e/ou clientes no exterior nos últimos dois anos

governança corporativa, priorizando um plano de sucessão e profissionalização da empresa, abrangendo a implantação de sistemas, processos, controles internos e o desenvolvimento de talentos e habilidades – o que pode ser ampliado conforme a empresa cresce.

Este é um trabalho importante, que vai habilitar as empresas de médio porte, focadas localmente, a firmar parcerias globais, terceirizar funções e processos da empresa com eficácia e estabelecer escritórios, fábricas ou outras instalações no exterior. Em cada uma dessas áreas, o Brasil ainda apresenta as menores taxas entre os países participantes.

Os investimentos orientados para a expansão das empresas de médio porte estão crescendo e vemos uma correlação positiva com o retorno sobre tais investimentos. Dos entrevistados, 78% afirmam que suas empresas

aumentaram algum aspecto das operações globais nos últimos dois anos – com 59% registrando aumentos das receitas no exterior durante este período.

Entre os países participantes, os EUA vêm liderando, com cerca de sete em cada dez entrevistados, expandindo suas redes de negócios internacionais, acrescentando instalações físicas e aumentando seu quadro de pessoal em outros países. Esse investimento elevou a parcela da receita proveniente de operações e/ou clientes no exterior: 34% das empresas de médio porte pesquisadas nos EUA obtêm a maioria da sua receita de mercados estrangeiros. O mesmo procede em 38% das empresas de médio porte canadenses que participaram da nossa pesquisa. Aparentemente, este é um caminho para a prosperidade.

Entre as empresas de médio porte que participam nos mercados globais, qual é o percentual médio da receita atual obtido das operações e/ou clientes no exterior?

Como as empresas de médio aumentaram sua presença global nos últimos dois anos?

43%

Canadá

42%

EUA

35%

Américas

18%

Brasil

23%

México

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Receita de operações/clientes no exterior

Número de fornecedores ou distribuidores

Número de escritórios, fábricas e outras instalações

Número de parcerias, alianças e joint ventures

Número de funcionários baseados em outros países

59%

54%

50%

48%

46%

75%

66%

73%

66%

68%

54%

46%

52%

42%

52%

46%

52%

20%

32%

17%

37%

38%

19%

25%

13%

Américas EUA Canadá Brasil México

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

“O fortalecimento do dólar canadense tem sido um catalisador para as empresas de médio porte buscarem aquisições e investimentos estratégicos em países estrangeiros”.

Dennis Fortnum, Sócio-líder da KPMG Enterprise

Fincando os pés no terreno

25%Em média, as empresas de médio porte nas Américas possuem 25% da sua força de trabalho atual baseada em outros países

6 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Grandes contrastes surgem na distribuição geográfica de funcionários em empresas de médio porte baseadas nos EUA e Canadá em comparação com as sediadas no México e no Brasil

Para muitas empresas de médio porte sediadas nos EUA e Canadá, a participação direta nos mercados globais deu origem a uma força de trabalho difundida, com um número significativo de funcionários em outros países. Cerca de um quarto dos entrevistados baseados no Canadá afirmou que, pelo menos, metade dos funcionários está trabalhando no exterior, número maior do que no resto das Américas.

A presença em outros países oferece vantagens em termos de entendimento dos mercados locais e de facilitação da comunicação aberta e constante – dois dos fatores críticos de sucesso mencionados com mais frequência pelas empresas pesquisadas –, mas também apresenta o desafio de gerenciar essa diversidade. Felizmente, as empresas canadenses podem aproveitar a experiência adquirida no seu mercado doméstico multicultural. Isso parece ser um excelente

trampolim para a expansão global, uma vez que apenas um em cada dez entrevistados do Canadá enxerga as diferenças de idioma e culturais como desafios significativos.

Por outro lado, a alocação de profissionais em mercados externos pode ser visto como uma estratégia defensiva para as empresas de médio porte baseadas nos EUA, as mais sensíveis às diferenças de idiomas e culturais de todos os países participantes. Os líderes das empresas de middle market dos EUA possuem uma propensão duas vezes maior que os entrevistados de outros países a dizer que o idioma e a cultura representam um grande desafio.

Além disso, um número maior de entrevistados sediados nos EUA do que no resto da região cita o acesso à mão de obra qualificada a custo mais baixo no exterior como um critério chave na seleção de mercados-alvo para a expansão. A mão de obra nos EUA é

Em média, onde os funcionários de empresas de médio porte estão baseados atualmente?

EUA Canadá Américas Brasil México

Porcentagem de funcionários baseados no mercado domésticoPorcentagem de funcionários baseados em outros países

25%

75%

36%

64%

34%

66%

7%

93%

4%

96%

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

“As empresas de mid-market sediadas nos EUA podem aumentar o nível de conhecimento e estreitar o relacionamento com seus clientes ao alocar gerentes nos países-alvo para crescimento de vendas”.

Jerry Jolly, Sócio-líder de Middle Market, KPMG nos EUA

33%Em média, as empresas de médio porte nas Américas esperam aumentar sua força de trabalho baseada em outros países em 33% nos próximos cinco anos

a quarta mais cara entre os 14 mercados maduros ou de alto crescimento, de acordo com um estudo recente da KPMG.2 Os talentos globais são, portanto, um fator crítico de sucesso nas apostas de expansão das empresas de médio porte baseadas nos EUA.

Em contraste com os exemplos do Canadá e dos EUA, um número muito maior de funcionários de empresas de médio porte com sede no México e no Brasil residem em seus mercados domésticos. Este fato talvez não surpreenda, uma vez que o México possui os menores custos de mão de obra entre os países participantes, ocupando a terceira posição entre os 14 países pesquisados pela KPMG em um recente estudo.3 Há, portanto, pouca vantagem financeira para as empresas de médio porte do México redirecionarem sua força de trabalho para os mercados-alvo.

A maioria dos entrevistados do México está ampliando seu alcance global principalmente através de redes de fornecedores ou distribuidores (86%). No entanto, no atual cenário, em que todas as empresas mexicanas participantes retêm a maioria dos seus talentos no próprio país e 51% não contam com nenhum funcionário no exterior, talvez os líderes de negócios de middle market do México estejam perdendo

a oportunidade de formar equipes de gestão multinacionais, que poderiam aumentar sua vantagem competitiva global.

As condições são bastante diferentes no Brasil, onde os encargos trabalhistas são significativamente superiores aos de outros países de alto crescimento e os custos globais se aproximam dos níveis das principais economias.4 Recentemente, o aumento dos custos levou algumas empresas de médio porte a explorar potenciais locais de produção em outros lugares na América do Sul. No entanto, nossa pesquisa sugere que, no curto prazo, os funcionários no México e no Brasil continuarão concentrados nos mercados domésticos, como sete em dez entrevistados desses países não esperam um redimensionamento da força de trabalho no exterior nos próximos cinco anos.

As empresas de médio porte com menor presença no exterior devem utilizar outros métodos para reduzir as distâncias transnacionais, detectar e se adaptar a mudanças nas condições daqueles mercados, e promover valores de negócio comuns por toda a empresa neste processo de extensão. Quando solicitados a especificar outros canais por meio dos quais mantêm presença global, os entrevistados mencionam, mais do que qualquer outro canal, a Internet.

Fincando os pés no terreno | 7

Como o número de funcionários de empresas de médio porte que trabalham no exterior vai mudar nos próximos cinco anos?

Américas EUA Canadá Brasil México

Aumentar53%Continuar o mesmo40%Diminuir7%

Aumentar72%Continuar o mesmo20%Diminuir8%

Aumentar55%Continuar o mesmo32%Diminuir13%

Aumentar29%Continuar o mesmo71%Diminuir0%

Aumentar26%Continuar o mesmo71%Diminuir3%

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

2 Alternativas competitivas: Guia da KPMG para custos de localização negócios internacionais - Edição de 2012. Página 58, 3 Ibid, 4 Ibid

8 | 2012 Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Muitos aspectos em que se concentrar A maioria das empresas de médio porte adota uma abordagem de diversificação para construir presença global

Para manter uma estratégia de expansão diversificada, as empresas de médio porte estão buscando aumentar sua inserção em diversos países-alvo simultaneamente. Cerca da metade dos pesquisados possuem relacionamentos ou instalações físicas em dois a cinco mercados estrangeiros. Estes resultados indicam claramente que as empresas do middle market começam a se sentir confortáveis em atuar em outros países.

Muitos dos nossos entrevistados reconhecem que, como contrapartida de interesses tão dispersos, é preciso haver

o suporte de um negócio central (core business) forte, com operações e processos eficazes no mercado doméstico; 41% dos entrevistados enxergam o sucesso no âmbito nacional como uma precondição para a expansão global. Não somente ele pode prover o capital inicial para as operações internacionais, como também liberar o tempo e a atenção da administração para os novos mercados e potenciais parceiros no exterior – um desafio para metade das empresas de médio porte na região.

Onze é o número médio de países estrangeiros nos quais os entrevistados da nossa pesquisa atualmente possuem parcerias, alianças e/ou outras joint ventures

México 20%

6%

56% 20% 4%

8% 34% 15% 43%

15% 41% 11% 33%

45% 26% 23%

10% 45% 21% 24%

Brasil

Canadá

EUA

Américas

1 país 6 – 10 países2 – 5 países >10 países

Observação: Os entrevistados que responderam que não possuem parcerias, alianças e/ou joint ventures no exterior não são mostrados.

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Em quantos países estrangeiros as empresas de médio porte estão atuando? Parcerias, alianças e/ou joint-ventures

8 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

11

1010 é o número médio de países estrangeiros nos quais os entrevistados da nossa pesquisa possuem escritórios, fábricas e/ou outras instalações

México 27%

6%

50% 9% 14%

24% 40% 15% 21%

12% 44% 19% 25%

45% 28% 21%

11% 45% 23% 21%

Brasil

Canadá

EUA

Américas

1 país 6 – 10 países2 – 5 países >10 países

Observação: Os entrevistados que responderam que não têm escritórios, fábricas e/ou outras instalações no exterior não são mostrados.

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

“A expansão global deve ser apoiada por uma estratégia bem definida que vai permitir às empresas de middle market monitorar o progresso, bem como mudar o rumo quando necessário.”

Luis Lopez, Sócio-líder de Middle Market, KPMG no MéxicoEm quantos países estrangeiros as empresas de médio porte

estão atuando? Escritórios, fábricas e/ou outras instalações

Muitos aspectos em que se concentrar | 9

Entre os países participantes, o Canadá e o Brasil possuem uma maior participação nas redes internacionais mais amplas, com cerca de um terço dos entrevistados desses países com parcerias, alianças estratégicas e/ou joint ventures em mais de dez outros mercados. O mesmo se aplica a aproximadamente um quarto dos pesquisados nos EUA. Essa diferença pode ser fruto do grau de dificuldade relatado na seleção de uma aliança estrangeira ou parceiro de joint venture.

Trinta por cento dos entrevistados sediados nos EUA consideraram essas escolhas “muito desafiadoras” – mais do dobro da taxa de respostas de outros países participantes. Um número semelhante afirma que levará em conta os relacionamentos no mercado local ao planejar a expansão, fator que supera outros critérios como proximidade geográfica, regimes fiscais favoráveis ou incentivos governamentais.

Uma questão de tamanho e adequação

44%Quantenta e quatro por cento das empresas de médio porte nas Américas citaram uma due diligence detalhada como um fator crítico de sucesso no gerenciamento de operações internacionais

A compatibilidade é fundamental ao avaliar mercados-alvo para a expansão global

A literatura da administração está repleta de histórias de empresas que, na pressa de se globalizar, cometeram o erro de selecionar mercados para expansão principalmente com base na sua dimensão, em vez da melhor adequação – e descobriram tarde demais alguns obstáculos intransponíveis para atingir o potencial de negócios esperado.5

Os líderes de negócio de middle market nos dizem que uma gama mais ampla de fatores econômicos, geográficos, culturais e políticos fundamenta sua tomada de decisão.

10 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

5 Ghemawat, Pankaj. “Distance Still Matters: The Hard Reality of Global Expansion.” Harvard Business Review. Sept. 2001.

“Atualmente, os líderes de negócio de mid-market estão mais focados em crescimento da receita do que nas reduções de custo que impulsionavam as estratégias de expansão das empresas no passado. Outros fatores ganharam importância conforme os objetivos de expansão evoluíram”.

Jerry Jolly, Sócio-líder de Middle Market, KPMG nos EUA

Citado por 34% dos respondentes da pesquisa, o tamanho do mercado ainda é um critério bastante relevante, mas outros também são levados em conta. Combinados, esses fatores podem indicar os mercados que mais se adequam às aspirações globais, à cultura e às capacidades de uma empresa.

A similaridade com o mercado foi apenas a sexta resposta mais citada, mas é um aspecto crucial – especialmente para líderes de negócio que buscam replicar os sucessos

Oportunidades de mercado inexploradas

Américas EUA Canadá Brasil México

Tamanho do mercado

Aumento da necessidade pelo produto e/ou serviço

Demanda e/ou necessidade dos clientes

Economia crescente

Semelhanças comoutros mercados

Custo de fazer negócios

Benefícios dosacordos comerciais

Custo da mão de obra

Proximidade geográfica

41%

34%

33%

32%

31%

25%

23%

23%

21%

20%

52%

35%

30%

30%

42%

29%

27%

23%

32%

22%

38%

29%

36%

23%

37%

23%

25%

20%

20%

15%

12%

14%

22%

4%

12%

20%

47%

47%

48%

8%

46%

21%

20%

23%

25%

30%

18%

29%

13%

32%

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Como as empresas de médio porte selecionam mercados-alvo para a expansão global? Dez principais critérios de seleção

52%Cinquenta e dois por cento das empresas de médio porte nas Américas consideram desafiador realizar uma due diligence para corroborar novas oportunidades de expansão

que alcançaram no mercado doméstico. Os estudos vêm demonstrando que a proximidade geográfica aumenta o comércio bilateral em 80%; um idioma comum, em 200%; e um bloco comercial, política, ou moeda comum, em mais de 300%.6

Assim, levar em conta uma gama mais ampla de dados para identificar e reduzir as diferenças econômicas, geográficas, culturais e políticas deverá diminuir os entraves na entrada em novos mercados e aumentar as chances de enquadramento e sucesso de longo prazo. Esse é exatamente o caminho seguido pelas empresas de médio porte sediadas no Brasil e no México, que estão focadas principalmente nos mercados em expansão com idioma e cultura semelhantes.

Questões logísticas, diferenças de fuso horário e clima/condições climáticas estão entre os demais desafios relatados pelos entrevistados da nossa pesquisa. Em conjunto, eles sugerem que algumas empresas de médio porte encontram

Uma questão de tamanho e adequação | 11

dificuldades para gerenciar operações em grandes distâncias. Aliás, observamos entre os entrevistados uma firme intenção de ampliar sua presença na própria região. Os EUA são o principal mercado-alvo para o Canadá, Brasil e México; nesses três países, pelo menos 45% dos respondentes estão considerando a expansão para lá.

Os sentimentos amistosos são mútuos, com o Canadá sendo a principal escolha entre os respondentes da pesquisa baseados nos EUA (46%), seguida pela Europa (32%) e China (31%). A distância geográfica e as grandes diferenças linguísticas e culturais – particularmente nas questões relacionadas à propriedade intelectual – parecem enfraquecer a atratividade da China como um alvo para a expansão global das empresas de médio porte. Preocupações de propriedade intelectual foram citadas por 43% dos entrevistados da pesquisa como um risco inerente nos negócios internacionais – o percentual sobe para 62% entre os entrevistados dos EUA.

6 Ghemawat, Pankaj. “Distance Still Matters: The Hard Reality of Global Expansion.” Harvard Business Review. Sept. 2001.

12 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global12 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Onde no mundo?Visão rápida dos principais mercados de expansão global para as empresas de médio porte da região

Cinco principais mercados globais onde as empresas de médio porte estão operando atualmente (excluindo seu país de origem)

* América Latina, exceto México, que é representado de forma independente

** América do Sul, exceto Brasil, Chile e Argentina, que são representados de forma independente

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Possuem escritórios, fábricas e/ou instalações

Posição Américas

1 EUA 69%

2 Canadá 32%

3 México 23%

4 América Latina Outros* 20%

5 América do Sul Outros** 15%

Vendem e/ou exportam produtos e/ou serviços

1 EUA 68%

2 Canadá 36%

3 México 31%

4 América Latina Outros* 30%

5 Brasil 21%

Possuem parcerias, alianças e/ou joint-ventures

1 EUA 64%

2 Canadá 33%

3 México 25%

4 América Latina Outros* 25%

5 Chile, Argentina 17%

Usam fornecedores e/ou distribuidores

1 EUA 59%

2 Canadá 29%

3 México 27%

4 América Latina Outros* 22%

5 América do Sul Outros 20%

Terceirizam processos ou funções da empresa

Posição Américas

1 EUA 54%

2 Canadá 26%

3 México 19%

4 América Latina Outros* 17%

5 Argentina 12%

Importam produtos e/ou serviços

1 EUA 47%

2 Canadá 18%

3 México 16%

4 América Latina Outros* 13%

5 América do Sul Outros 11%

Vendem franquias

1 EUA 44%

2 Canadá 21%

3 América do Sul Outros 14%

4 América Latina Outros 12%

5 Argentina 11%

81%Oitenta e um por cento das empresas de médio porte nas Américas estão considerando outros países nas Américas para expansão

23%Apenas 23% das empresas de médio porte nas Américas estão considerando a expansão para a China

Onde no mundo? | 13

EUA

BrasilCanadá

EUA

59 %

Euro

pa

44 %

Méx

ico

28 %

Chin

a

28 %

Ásia

Out

ros

27 %EU

A

49 %

Amér

ica

doSu

l Out

ros

45 %

Arge

ntin

a

41 %

Chile

41 %

Euro

pa

37 %

Cana

46 %32 %

Euro

pa

31 %

Chin

a

26 %

Méx

ico

26 %

Índi

a

EUA

46 %31 %

Amér

ica

doSu

l Out

ros

Cana

19 %

Euro

pa

18 %

Bras

il

18 %

México

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Até 10% dos respondentes das Américas

11 a 25% dos respondentes das Américas

26 a 50% dos respondentes das Américas

> 50% dos respondentes das Américas

País que está atualmente sendo considerado:

Para onde as empresas de médio porte estão buscando se expandir em seguida?

Cinco principais alvos de expansão global futuros para empresas de médio porte de cada país participante

14 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Acelerando o crescimento global

68%Sessenta e oito por cento das empresas de médio porte esperam ampliar a receita de operações/clientes no exterior nos próximos cinco anos

As metas das empresas de médio porte são maiores em um panorama de expansão de cinco anos.

A agenda ambiciosa das atividades atuais e planejadas de expansão sugere que as empresas de médio porte, em toda a região, estão ganhando terreno na busca de negócios em escala mundial – e colhendo os seus frutos.

Seis em dez respondentes da pesquisa planejam ampliar sua presença global nos próximos cinco anos versus apenas um em cada dez que planeja reduzir suas operações. O apetite pelo crescimento global é mais forte no Brasil, onde 71%

ReduçãoExpansão

Américas

EUA

Canadá

Brasil

México

58%

61%

50%

71%

50%

(12%)

(20%)

(12%)

(1%)

(1%)

Observação: Os entrevistados que responderam "manter no nível atual" ou "não sabe" não são mostrados

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Como as empresas de médio porte planejam aumentar sua presença global nos próximos cinco anos?

Observação: Os entrevistados que responderam "continua a mesma" não são mostrados

DiminuiAumenta

Américas

EUA

Canadá

Brasil

México

68%

78%

65%

64%

50%(3%)

(7%)

(7%)

(16%)

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Como a receita de operações/clientes estrangeiros mudará ao longo dos próximos cinco anos?

Acelerando o crescimento global | 15

Acelerando o crescimento global

34%Em média, empresas de médio porte nas Américas prevêem um crescimeno de 34% na receita proveniente de mercados estrangeiros

das empresas de médio porte estão se preparando para ampliar suas atividades de expansão e 31% dos entrevistados acreditam que ser agressivo e competitivo são fatores críticos de sucesso ao navegar pelos negócios transnacionais.

Em geral, as empresas de médio porte baseadas nos EUA e Canadá estão buscando maiores ganhos de suas atividades de expansão: cerca de um em cada três entrevistados esperam que tanto a receita no exterior quanto a força de trabalho em outros países aumentem 50% ou mais em cinco anos. A grande maioria dos entrevistados no Brasil e México possui expectativas um pouco mais modestas; apenas 2% e 6%, respectivamente, esperam um aumento nesses níveis.

As empresas do middle market podem aumentar as chances de atingir os objetivos de crescimento global ao cultivar continuamente uma orientação global e comunicar uma visão clara de expansão para toda a organização. Nossa pesquisa mostra avanços significativos nesta direção, com oportunidade de se fazer mais: 65% dos entrevistados em toda a região concordam que a expansão global é essencial

para a estratégia de crescimento da sua empresa. Este número sobe para 75% para as empresas participantes sediadas nos EUA.

38%

Canadá

39%

EUA

34%

Américas

26%

México

20%

Brasil

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Entre as empresas de médio porte que esperam ampliar a receita no exterior, qual é o aumento médio esperado nos próximos cinco anos?

16 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Liderando o caminhoPara as empresas de médio porte, o sucesso global está fortemente relacionado ao foco da liderança

Se o desempenho passado de fato prevê os resultados futuros, há um bom motivo para a confiança contínua dos nossos entrevistados no crescimento dos mercados externos. Dos entrevistados, 68% afirmam que sua empresa tem sido bem-sucedida em atingir seus objetivos de expansão global nos últimos dois anos. Um quarto diz que seus objetivos foram atingidos com “muito sucesso”.

67%Sessenta e sete por cento dos líderes de negócio de mid-market afirmam que sua empresa tem sido bem-sucedida no atendimento dos seus objetivos de expansão global

Outras constatações da nossa pesquisa sugerem que há pelo menos um método confiável para um maior número de empresas de médio porte migrar para este nível nos próximos dois anos: criar espaço para os líderes das empresas focarem a expansão global. Os entrevistados da nossa pesquisa com a liderança fortemente focada na expansão global têm uma propensão quase quatro vezes maior de dizer que sua

Como o foco da liderança contribui para o sucesso da expansão global?Em relação a outros objetivos organizacionais, quão focados estão os líderes das empresas respondentes na expansão global? Qual o nível de sucesso dos respondentes das empresas em atingir seus objetivos de expansão global?

62%

11%

67%

7%

Observação: Os entrevistados que responderam 3 em uma numa escala de 1 a 5, onde 1 é "nem um pouco" focado/bem-sucedido e 5 é "muito" focado/bem-sucedido, não são mostrados

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Liderança "focada" nos

planos de expansão

global

Empresa "bem-sucedida" no atendimento dos objetivos de

expansão

Liderança não focada nos planos de expansão global *

Empresa malsucedida

no atendimento dos objetivos de expansão*

Liderando o caminho | 17

62%Sessenta e dois por cento dos líderes de negócio de mid-market estão “focados” nos planos de expansão global

empresa tem sido muito bem-sucedida no atendimento aos seus objetivos de expansão global.

O foco da liderança na expansão global está, portanto, fortemente relacionado ao sucesso em novos mercados, embora apenas um quarto dos entrevistados afirme que sua liderança está significativamente focada nestes planos – um resultado preocupante, considerando as amplas redes de relacionamentos, operações complexas e locais distantes que compõem as carteiras atuais, e os planos ambiciosos de ampliá-las ao longo do tempo.

Os líderes de negócio de middle market entrevistados reconhecem a importância do papel que podem desempenhar, com quatro em dez citando o envolvimento pessoal como um fator crítico de sucesso para o

gerenciamento em um contexto multinacional. Eles já demonstraram que podem definir um rumo global ousado; o foco sustentado e a liderança vão separar os líderes globais do resto.

Os dados individuais podem diferir, mas a tendência geral é clara: a expansão global é um imperativo para as empresas das Américas – sejam elas grandes, pequenas, ou médias – conforme a concorrência local se intensifica e a incerteza econômica continua. Os líderes de negócios que não mirarem os mercados globais correm o risco de serem deixados para trás pelos concorrentes que estão ganhando terreno nos mercados estrangeiros.

Por que esperar? As recompensas globais estão ao alcance.

“As empresas de médio porte da região só podem atingir seu potencial de crescimento global cultivando uma mentalidade global e alinhando os recursos da empresa de acordo. Os esforços de expansão bem-sucedidos se apóiam sobre os necessários sistemas e habilidades organizacionais, adaptáveis a diversos contextos comerciais e culturais.”

Sidney Ito, Sócio-líder de Risk Consulting da, KPMG no Brasil

18 | Mercado Empreendedor: As vantagens de ser global

Sobre a nossa pesquisaEntrevistas on-line e por telefone foram realizadas entre outubro e dezembro de 2011, gerando respostas de 1.150 líderes de empresas de médio porte baseadas nos EUA, Canadá, Brasil e México.

Os participantes da pesquisa representavam uma ampla gama de setores, regiões e funções. Eles foram selecionados para incluir líderes de negócio e gestores seniores em empresas de médio porte que venderam produtos ou serviços fora do seu mercado doméstico no ano anterior. Todos os participantes estavam familiarizados com as operações internacionais e planos de expansão global da sua empresa.

Para fins da nossa pesquisa, as empresas de médio porte foram definidas da seguinte forma:

• EUA:ReceitaglobalanualdeUS$200milhõesa US$1bilhão,tantoparaempresasdecapitalaberto quanto fechado

• Canadá:ReceitaglobalanualdeUS$5milhõesa US$500milhões,tantoparaempresasdecapitalaberto quanto fechado

• MéxicoeBrasil:ReceitaglobalanualdeUS$1milhãoaUS$249milhões,tantoparaempresasdecapitalaberto quanto fechado

Dados demográficos

Principal setor

28%

19%3%3%

2%

15%15%5%

5%5%

Mercados industriais

Tecnologia, mídia e telecomunicação

Mercados de consumo

Energia e recursos naturaisServiços de negóciose profissionais

Serviços financeiros

Construção e imobiliário

Governo e setor público

Saúde

Outro

Área de responsabilidade do entrevistado

País (mercado doméstico)

EUA44% Canadá22%Brasil17% México17%

Estrutura da propriedade da empresa

Capital aberto32%Capital fechado68%

26%

23%

7%

22%

9%

13%

Operações

Finanças

Vendas/Marketing

Desenvolvimento corporativo

Administração executiva

Estratégia

Fonte: Pesquisa de Expansão Global da KPMG, 2012

Insights da KPMG

Insights da KPMG | 19

KPMG Global Enterprise Institute

O Global Enterprise Institute foi criado para ajudar as empresas de médio porte a aproveitar as oportunidades - e enfrentar os desafios - de se tornar global.

Trata-se de um fórum onde os líderes de negócio podem compartilhar conhecimentos, insights e uma visão inovadora sobre os fatores críticos de sucesso. Visite kpmgglobalenterpriseinstitute.com para mais informações

A KPMG possui uma extensa biblioteca abordando temas relacionados à expansão global e realização de negócios nas Américas e em todo o mundo. Clique nos títulos abaixo para mais informações.

Foco nas Américas

• Insight:LatinAmerica2009(Global)• InvestingintheUnitedStates:AGuidefor

International Companies 2011 (USA) • InvestmentinBrazil2011(Brazil)• NearshoreAttraction:LatinAmericaBeckonsAsa

Global Outsourcing Destination 2009 (Global)• R&DIncentivesandServices:AddingValueAcross

the Americas 2012 (Americas)• USInboundTaxServices2011(USA)• WhatDoesItTaketoWininBrazil2011(Brazil) Foco na China e na Índia

• InvestinginIndia2010(India)• InvestmentinthePeople’sRepublicof

China 2011 (China)• USIndiaBusiness:AdvancingtheBi-Hemispheric

Relationship 2010 (USA)• WorldClassAspirations:ThePerceptionsandthe

Reality of Outbound China Investment 2010 (China)

Pesquisa de expansão global (edições anteriores)

• MidMarketSurveyonGlobalExpansion 2007 (USA)

• MidMarketSurveyonGlobalExpansion 2009 (USA)

• TakingontheWorld:PositioningCanadian Private Companies for Global Success 2009 (Canada)

• TakingontheWorld:DoingBusinessin High-Growth Markets 2009 (Canada)

Foco na expansão internacional

• BeyondBorders:TheRisks&RewardsofForeignExpansion 2009 (Canada)

• CompetitiveAlternatives2012:KPMG’sGuidetoInternational Business Location Costs (Canada)

• EmergingMarketAcquisitionsinDevelopedEconomies 2010 (USA)

• TheExtendedGlobalEnterpriseAdvantage 2010 (USA)

• HighGrowthMarketsMagazine2011(USA)• EstratégiaInternacional:FutureMarkets,Future

Growth 2011 (UK)• TacklingTaxRisksWhenGoingGlobal2011(USA)• Trade&CustomsCompliance:StrategicPlanningfor

Global Growth 2009 (USA)

Sobre a KPMGPara empresas de qualquer porte, expandir-se para mercados estrangeiros apresenta oportunidades e desafios. Se você está fazendo negócios no exterior ou pensa na expansão internacional como um objetivo de crescimento estratégico, os profissionais das firmas-membro da KPMG podem fornecer acesso rápido à rede global da KPMG para apoiar o seu sucesso. Nossas firmas-membro podem oferecer assessoria financeira, tributária, regulatória e de estruturação na governança corporativa e na elaboração de relatórios e informações para qualquer outro país para o qual você tem planos de se expandir.

Contate-nos

Dennis FortnumSócio-líderKPMG EnterpriseT: + 1 416 228 7232 E: [email protected]

Jerry JollySócio-líder de Middle Market KPMG nos EUAT: + 1 225 379 5000 E: [email protected]

Sidney Ito Sócio-líder de Risk Consulting – Brasil e América do Sul KPMG no BrasilT: + 1 55 11 2183 3316 E: [email protected]

Luis Lopez Sócio-líder de Middle MarketKPMG no MéxicoT: + 1 52 33 3648 4200 E: [email protected]

kpmg.comTodas as informações apresentadas neste documento são de natureza genérica e não têm por finalidade abordar as circunstâncias de nenhum indivíduo específico ou entidade. Embora tenhamos nos empenhado em prestar informações precisas e atualizadas, não há nenhuma garantia de sua exatidão na data em que forem recebidas nem de que tal exatidão permanecerá no futuro. Essas informações não devem servir de base para se empreender qualquer ação sem orientação profissional qualificada, precedida de um exame minucioso da situação em pauta.

© 2012 KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. As firmas-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes são afiliadas à KPMG International. A KPMG International não presta serviços a clientes. Nenhuma firma-membro tem autoridade para obrigar ou vincular a KPMG International ou qualquer outra firma-membro em face de terceiros nem a KPMG International tem autoridade para obrigar ou vincular qualquer firma-membro. Todos os direitos reservados.

O nome KPMG, o logotipo e “cutting through complexity” são marcas registradas ou comerciais da KPMG International.