medit (a)ção para a paz e trans-form (a)ção social2013).pdfcoletiva e inter-religiosa em prol do...

6
Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social Todos os sa’dhakas (aspirantes espirituais) são soldados; seu alimento é Jin’ana (conhecimento), sua bebida é Karma ( ação) e Bhakti (devoção) é seu sal. A comida sem sal pode ser inaceitável. Da mesma maneira, o conhecimento e a ação sem devoção perdem todo o seu valor. Recorde! Oh! , aspirante! , que se há devoção há tudo. Se não há devoção não há nada. Apesar da possibilidade de estar confuso dada à ausência de ação, pode-se alcançar a Suprema Postura Espiritual somente através da devoção. Não é possível alcançar isso somente pelo conhecimento ou a ação. Mas se a devoção se combina com o conhecimento e ação, nada pode ser melhor. Qual a Paz precisamos ? Uma Paz Apática ou uma PAZ ativa ? O momento atual está nos convocando para uma definição. Só Ativa-mente é possível Trans-formar algo! Certamente, ainda não almejamos a Paz dos cemitérios. O gigante acordou, Cochilava..? Dormia? Afortunadamente não estava “morto”! Apenas deitado. E-tinha- na-mente, um comodismo provocado pela letargia de um berço esplêndido. Precisamos Ser a Mudança que queremos ver no mundo” ! M. Gandhi Todos os Mestres apontam: O caminho é a PAZ Amorosa , O Amor é a maior Força do Universo! E MUITOS de nós sabemos que o núcleo desse amor é o nosso interior. Então, não iremos nos omitir! Neste momento, necessário é! , Que nós os meditadores e espiritualistas UNAMO-NOS em prol do BEM-COMUM! Que façamos a nossa parte coloquemos nossa gotinha de água capaz de Trans-formar-se em um oceano de paz, que Trans-forme , que faça a diferença em meio a esse “incêndio” local e global que se apresenta como crise e acaba de nos surpreender. As manifestações, cada vez maiores beiram o Caos, por vezes, ultrapassando-o, e corre-se o risco de não alcançarmos a almejada Un-idade em meio a essa diversidade. Manter unidade na diversidade com a proposta de viver em paz e felicidade em todos os aspectos da vida pode, sim, ser a nossa meta. Todas as bandeiras por uma Paz que seja inteira! Se correr o “bicho” (o capitalista) pega , se ficar o “bicho” (o corrompido) come, MAS PARECE QUE ACABAMOS DE APRENDER : SE JUNTAR o “bicho” corre ! Iremos nos omitir? Ou iremos Un-IR?!

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social2013).pdfCOLETIVA e Inter-religiosa em prol do nosso bem estar e o bem-estar de todos. Que fiquemos durante 3 horas invocando

Medit (A)ção para a PAZ

e

Trans-form (A)ção Social Todos os sa’dhakas (aspirantes espirituais) são soldados; seu alimento é

Jin’ana (conhecimento), sua bebida é Karma ( ação) e Bhakti (devoção) é seu sal. A comida sem sal pode ser inaceitável. Da mesma maneira, o conhecimento e a ação sem devoção perdem todo o seu valor. Recorde! Oh! , aspirante! , que se há devoção há tudo. Se não há devoção não há nada. Apesar da possibilidade de estar confuso dada à ausência de ação, pode-se alcançar a Suprema Postura Espiritual somente através da devoção. Não é possível alcançar isso somente pelo conhecimento ou a ação. Mas se a devoção se combina com o conhecimento e ação, nada pode ser melhor.

Qual a Paz precisamos ? Uma Paz Apática ou uma PAZ ativa ? O momento atual está nos convocando para uma definição. Só Ativa-mente é possível Trans-formar algo! Certamente, ainda não almejamos a Paz dos cemitérios. O gigante acordou, Cochilava..? Dormia? Afortunadamente não estava “morto”! Apenas deitado. E-tinha-na-mente, um comodismo provocado pela letargia de um berço esplêndido.

“Precisamos Ser a Mudança que queremos ver no mundo” ! M. Gandhi

Todos os Mestres apontam: O caminho é a PAZ Amorosa , O Amor é a maior Força do Universo!

E MUITOS de nós sabemos que o núcleo desse amor é o nosso interior. Então, não iremos nos omitir! Neste momento, necessário é! , Que nós os meditadores e espiritualistas UNAMO-NOS em prol do BEM-COMUM! Que façamos a nossa parte coloquemos nossa gotinha de água capaz de Trans-formar-se em um oceano de paz, que Trans-forme , que faça a diferença em meio a esse “incêndio” local e global que se apresenta como crise e acaba de nos surpreender.

As manifestações, cada vez maiores beiram o Caos, por vezes, ultrapassando-o, e corre-se o risco de não alcançarmos a almejada Un-idade em meio a essa diversidade. Manter unidade na diversidade com a proposta de viver em paz e

felicidade em todos os aspectos da vida pode, sim, ser a nossa meta. Todas as bandeiras por uma Paz que seja inteira!

Se correr o “bicho” (o capitalista) pega , se ficar o “bicho” (o corrompido) come, MAS PARECE QUE ACABAMOS DE APRENDER : SE JUNTAR o “bicho” corre !

Iremos nos omitir? Ou iremos Un-IR?!

Page 2: Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social2013).pdfCOLETIVA e Inter-religiosa em prol do nosso bem estar e o bem-estar de todos. Que fiquemos durante 3 horas invocando

Uma atual pesquisa (Datafolha) demonstrou um alto índice de aprovação 83% aos recentes

protestos.

Que saibamos, nunca estivemos com essa bola toda. Vamos fazer nossa parte e de uma maneira especial. Está na hora de “pintar” um gol decisivo, um golaço, um gol de placa dentro e fora de campo, por isso tragam seus cartazes, banners pincéis e muito amor com um misto

de criatividade! Traga também o seu tapetinho ou uma canga para meditarmos, energia positiva e frutas para compartilharmos. Vamos emplacar essa! Seja você policial , ateu ou não, vamos todos gritar Olé para o mundo todo e nossos governantes ouvir ouvirem os Brasileiros!

A proposta é singela (não precisamos reinventar a roda!) Há somente que seguir esse fluxo, essa onda, com aspectos de crise e oportunidade, e colocar essa roda (que nunca pára e nem nunca parou) para girar e girar... e girar, já que “enquanto Há Mu-dança, Há esperança”!

Diz um poeta : “O eterno deus mu – Dança”! Gilberto Passos Gil e ainda outro: “Alguns passos a frente e...! Já não estamos mais no mesmo lugar!” Chico Science

Que os líderes e espiritualistas moralistas, sem fronteiras, Convoquemos uma vigília. Um ato pela PAZ Trans-formativa, uma MEDIT(A)ÇÃO COLETIVA e Inter-religiosa em prol do “nosso bem estar e o bem-estar de todos”. Que fiquemos durante 3 horas invocando as revigorantes forças da Paz e do Amor. Esse é o nosso voto!

O mundo precisa de nós. Caminhemos juntos esse é o nosso apelo.

Consideramos, que se não “mostramos a nossa cara”, perdemos a (rara) oportunidade, o foco e a possibilidade real (e nobre) de construir metas comuns, metas não apenas, e, não apenas possíveis, mas urgentes, legítimas, que podem ser alcançadas numa promissora e próspera comunhão .

Essa perda, seria , pensamos , o interesse desses que não se interessam pelas Trans-form-Ações Sociais Globais e etc; Já que as forças de resistência (que não devemos ignorar), corruptoras e corruptivas, ainda imperam nesse “nosso” Mundo.

Então talvez, (há muito espero, torço e vibro profundamente e seguramente você também)! , Com a “nossa” “Tecnologia” Espiritual ousemos co-criar um equilíbrio dinâmico catalizando e facilitando o processo irreversível ora deflagrado!

Passamos a apresentar a “nossa” contribuição: “PROUT” - Teoria da Utilização Progressiva; Convocando-NOS a um grande “Sangachadwam” (palavra do idioma Sânscrito que significa: Mover Juntos) em prol de um bem-comum. Pois, vale lembrar: Se “correr” o “Capitalista” pega, se ficar o “corrompido” “come”, mas se, e somente, se JUNTARMOS “Eles” CORREM! Mas, o exemplo nos mostrou “quem sabe faz à hora não espera acontecer. A voz das ruas mandou dizer: Não !!! (E... o Povo não sabe [sabia] a força que tem): A “PEC 37” acaba de cair, sendo reprovada pelo resultado de 430 votos contra apenas 9 a favor. Será que o Congresso também acordou com o grito do POVO!?

Page 3: Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social2013).pdfCOLETIVA e Inter-religiosa em prol do nosso bem estar e o bem-estar de todos. Que fiquemos durante 3 horas invocando

O Judiciário atento ao clamor público , “tardou”, como lhe é característico, mas não faltou. Expediu uma ordem de prisão contra um deputado federal, em pleno exercício do mandato! Ventos Joaquinianos que sopram do topo do CNJ e Supremo Tribunal de Justiça aplacando “olho do furacão”.

Um mundo mudo, não muda! Nem discursos reticentes..., nem bombas, nem cassetetes, serão capazes de atingir as boas idéias. Nas ruas ecoam palavras de vitória! Pois a miséria impera e a humanidade sangra! Parece-nos precisamente acertada a constatação de que metade da humanidade morre de fome e, a outra metade, morre de medo dos que morrem de fome.

Então...:

Se não for “agora”?! ,

Quando?! !

Se não for eu, você ou Nós? !!

Quem?!!!

De acordo com - Johan Galtung - fundador do Instituto de Estudos da Paz da

ONU: "PROUT” - um novo paradigma fundamentado de modo consistente e

sistemático, por P. R. Sarkar , é muito superior aos modelos de Adam Smith e Karl

Marx”. Vide www.prout.org/por

Pensamos que sim, pois ele integra e atualiza ambos. Evidenciando seus pontos positivos e avançando sem exclusões e reducionismos.

INTEGRAR SEM EXCLUIR. Não tem o potencial de “palavra chave”, “senha”, para o momento?

Para a Teoria da Utilização Progressiva - “PROUT”, também conhecida como “Socialismo Progressivo” : A Economia deve ser analisada, gerida, e direcionada para o bem-estar e não para o lucro ou a super-acumulação de riquezas.

Por isso, “PROUT”, prioriza a luta contra a exploração econômica!

Neo-humanismo, Cooperação Co-ordenada, Sustentabilidade, Espiritualidade, Avanço Tecnológico e Social são as bases de “Prout”!

O movimento que “começou” local já é nacional e “ “amanhã” será maior” ! Esses foram os gritos que ouvimos ecoar direto de Brasília desde a cúpula do Planalto, por milhares de pessoas que espalharam-se pelas praças do Brasil repletas de multidões. E não se trata de Maio de 68, estamos em Junho de 2013 pleno “inverno” que reedita e faz soprar os ares da “Primavera”.

Então, agora é a hora de pensar globalmente e agir localmente para não agirmos loucamente como, às vezes, desejam alguns demasiadamente exaltados.

Ainda poetando: “Basta ser sincero e desejar profundo. Voce será capaz de sacudir o mundo. Tente outra vez” R. Seixas

Page 4: Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social2013).pdfCOLETIVA e Inter-religiosa em prol do nosso bem estar e o bem-estar de todos. Que fiquemos durante 3 horas invocando

Sejamos “REVOLUCIONÁRIOS PACÍFICOS” nunca passivos.

“Armas no chão, flores nas mãos”... unidos por compaixão no coração!

Essa, sim, pode ser a nossa contribuição: Sermos Pontifex (construtores de “pontes” )Lançar pontes sobre todas as fronteiras viabilizando um “caminho do meio”.

Há muito que A “Revolução “Silenciosa”” já começou. Convoquemos uma vez mais essa revolução pacífica.

Pierre G. Weil e Roberto S. Crema reitores que sucederam - se na Fundação Uni-Paz - Universidade Holística Internacional de Brasília, nos exortam:

“Mãos , Mente e... Coração a Obra! , Em marcha e Adelante!!!

As demandas de PROUT e do Povo para os governantes e autênticos moralistas são:

1) ERRADICAÇÃO DA POBREZA IMEDIATAMENTE COM GARANTIA EFETIVA DAS

NECESSIDADES BÁSICAS PARA TODOS E POSSIBILIDADE DE PROGRESSÃO DO

CONFORTO E AMENIDADES DE ACORDO COM O MÉRITO DO SERVIÇO PRESTADO A

SOCIEDADE,

2) MAIS INVESTIMENTOS PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO COM AUMENTO DO NÚMERO

DE MÉDICOS, HOSPITAIS, ESCOLAS E PROFESSORES URGENTEMENTE MELHORANDO

PRECÁRIAS CONDIÇÕES ATUAIS,

3) USO DOS RECURSOS NATURAIS DO BRASIL PARA O BEM-ESTAR DO POVO E NÃO

DANDO ÊNFASE PARA O LAZER, COMO POR EXEMPLO, FUTEBOL

4) LIMITAÇÃO DA ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA DOS BILIONÁRIOS E AUMENTO DO

PADRÃO DE VIDA DOS POBRES COM A PRÁTICA EFETIVA E RESPEITO A UM SALÁRIO

MÍNIMO E MÁXIMO,

5) UM GOVERNO LIVRE DE CORRUPÇÃO, EFICIENTE E JUSTO,

6) REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO TORNANDO-O APARTIDÁRIO, SEM GRUPISMO e

MÉRITO- CRÁTICO ATRAVÉS DE UM CORPO COLETIVO GOVERNAMENTAL ÚNICO E EM

CONSTANTE INTERAÇÃO COM OS SEUS REPRESENTADOS (OS CIDADÃOS).

7) DESCENTRALIZAÇAO ECONÔMICA COM AS EMPRESAS ESTRATÉGICAS DE GRANDE

ESCALA NAS MÃOS DO GOVERNO E COM O LEMA : SEM LUCRO E SEM PREJUIZO

8) LIMITE DOS JUROS DO SISTEMA BANCÁRIO E CONTROLE DOS PREÇOS DE TODAS

AS NECESSIDADES DA VIDA, COMO POR EXEMPLO ALIMENTAÇÃO, SAÚDE ,

EDUCAÇÃO, VESTUÁRIO, TRANSPORTE E MORADIA,

9) REFORMA AGRÍCOLA E AGRÁRIA COOPERATIVISTA ECOLÓGICA AUTOSUFICIENTE

E SUSTENTÁVEL COM USO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA DIMINUIR O TEMPO DE

TRABALHO, COM MANUTENÇÃO DO PLENO EMPREGO E SEM DIMINUIÇÃO DE

SALÁRIOS,

10) Os governantes, autênticos, também não devem se esquecer dos APOSENTADOS e DESCAPACITADOS garantindo a manutenção de seu padrão devida, que deverá ser

Page 5: Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social2013).pdfCOLETIVA e Inter-religiosa em prol do nosso bem estar e o bem-estar de todos. Que fiquemos durante 3 horas invocando

periódica e efetivamente, atualizado de acordo com o tempo, garantindo suas necessidades básicas garantindo-lhes também algumas amenidades!

Estas são propostas devem ser orientadas para a sinergia, o Bem e a Felicidade de TODOS e de acordo com o tempo, lugar e pessoas.

“Imagine!” Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto poderá ser real-idade.

E então: “O sonho não acabou” John Lennon

Quando um ser humano desperta para um grande sonho, e sobre ele lança toda a força do eu Ser o Uni - verso Inteiro conspira a seu favor. Goethe e O Alquimista

E não nos esqueçamos do que ele disse: “Os alquimistas [*Sadvipras?!] estão chegando e

eles são discretos e silenciosos”. Jorge Ben

Assim a nossa utopia, o irrealizável, torna-se o ainda não realizado e de modo mais ousado e atrevido em ao menos um segundo transformamos o Mundo.

POR ÚLTIMO e TALVEZ MAIS IMPORTANTE: queremos esclarecer que devido a exigência do tempo cronológico, com as manifestações se insurgindo avassaladoramente estamos cons-cientes que só agora compartilhamos o eixo condutor das demandas, mas como dito acima (e como nada é estático) elas devem ser Co-Aperfeiçoadas de acordo com o tempo lugar e com as pessoas. Portanto, ficaremos satisfeitos com a sintonização e o engajamento de todos os verdadeiros Ser-vido-res da PAZ para o que estamos chamando de “Primeiro Ato pela PAZ Sócio-Econômica – 2013”.

“Os soldados da PAZ não podem ser derrotados. Ainda que a guerra parecesse perdida” Herbert Vianna

Já estamos preparando o nosso primeiro encontro. Entremos em sintonia, nos mobilizemos em nossa cidade e estado, para dar uma pausa e vivenciarmos esse momento “oxigenando” todo o Brasil no domingo dia 07 de Julho das 14 as 17 horas.

Em Belo Horizonte, será na PRAÇA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NO BAIRRO DE LOURDES onde cada um poderá expor seu “ETHOS”, sua maneira de contribuir e poderemos afinar nossas propostas co-criando uma agenda comum. Aguardamos confirmação da mobilização , presença e APOIO através do e-mail [email protected] ou basta clicar direto em Manifesto de PROUT - Meditação pela Paz e Transformação Sócio-Econômica no Facebook confirmando.

* “Sadvipras” são aqueles que tomaram uma posição contra a imoralidade para o bem-

estar da Humanidade. Sadvipras do mundo: Unamo-nos!

Com gratidão e carinho,

rumo a sinergia e sintonia,

Comitê PROUT Minas

Page 6: Medit (A)ção para a PAZ e Trans-form (A)ção Social2013).pdfCOLETIVA e Inter-religiosa em prol do nosso bem estar e o bem-estar de todos. Que fiquemos durante 3 horas invocando

E agora uma amena, e bem nacional, inspiração para relaxar:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=y2HUdLONA5c

htt0ps://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ArM1P5RbQf4v