matrizes culturais iv blog

48
Matrizes Culturais IV Aspecto dos Imigrantes

Upload: geografiafelipe

Post on 06-Jun-2015

1.385 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Matrizes culturais iv blog

Matrizes Culturais IV

Aspecto dos Imigrantes

Page 2: Matrizes culturais iv blog

Brasil e as migrações

• O Brasil é um país de imigrações. Sendo relativamente novo, muito extenso, com regiões pouco povoadas e rico em recursos naturais, por esse motivo se caracteriza pela intensidade dos movimentos migratórios.

• Primeiro foi ocupado pelos portugueses e pelos escravos africanos (imigração forçada).

Page 3: Matrizes culturais iv blog
Page 4: Matrizes culturais iv blog

• Os imigrantes foram mão-de-obra para o café, após a proibição do tráfico de escravos, em 1850 (Lei Eusébio de Queirós).

• A imigração para o Brasil pode ser compreendida em três períodos:– 1808 – 1850 : foi muito pequena, pelo desinteresse

das pessoas em vir para um país de mão-de-obra escrava. Entre 1808 (chegada da família Real e assinatura do decreto que oficializou a imigração) e 1850, o governo implantou várias

Brasil e as migrações

Page 5: Matrizes culturais iv blog

• colônias, em geral no sul do país, com a finalidade de garantir a posse dessa área, despovoada e cobiçada pelos espanhóis.

• São exemplos de imigração para o RS, a cidade de Nova Friburgo, 1818, por suíços, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no vale do rio do sinos, no mesmo ano o governo colonial financia a vinda de algumas centenas de colonos suíços e alemães, que se fixam em terras nas serras cariocas e fundam a cidade de Nova Friburgo.

• 1824, pelos alemães; a instalação da colônia alemã de Santo Amaro em 1829, em São Paulo.

Brasil e as migrações

Page 6: Matrizes culturais iv blog

• NOVA FRIBURGO - RJ

Page 7: Matrizes culturais iv blog
Page 8: Matrizes culturais iv blog
Page 9: Matrizes culturais iv blog

• NOVO HAMBURGO

Page 10: Matrizes culturais iv blog
Page 12: Matrizes culturais iv blog

• Distrito paulistano de Santo Amaro Área 15,60 km² População (74°) 60.373 hab. (2010) Densidade 38,70 hab./ha Renda média R$ 3.665,76 IDH 0,943 - muito elevado(9°) Subprefeitura Santo Amaro Região Administrativa Centro-Sul Área Geográfica 7 (norte) e 6 (sul) Distrito de Santo Amaro e arredores Distritos de São Paulo Santo Amaro é um distrito da zona sul da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Foi um município independente até ser incorporado por São Paulo em 1935.

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 13: Matrizes culturais iv blog

• É a região da cidade onde houve a maior concentração de imigrantes alemães. Atualmente é o mais importante centro da região sul da cidade, sendo considerado, para esta e também para vários municípios vizinhos, mais importante que o centro da cidade de São Paulo. É, em boa parte composto por loteamentos de alto padrão, embora ainda haja certas regiões onde predomina o comércio popular, como o Largo 13 de Maio.

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 14: Matrizes culturais iv blog

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Antecedentes: Missão de Ibirapuera• O primeiro registro de ocupação da região refere-se a uma

missão jesuíta de índios guaianases chamada "missão do Ibirapuera". O nome, na língua tupi (ybyrá-puera), significa "pau podre", "árvore apodrecida". O aldeamento foi um dentre vários devastados pela varíola.

Fundação• José de Anchieta, vindo do povoado de São Paulo de

Piratininga, em uma das várias vezes que visitou a região, percebeu que, devido ao número de índios catequizados e colonos instalados na região, era possível constituir ali um povoado. Para esse fim, foi construída uma capela em terras do português João Paes e de sua esposa Suzana Rodrigues, os quais doaram à capela a imagem de Santo Amaro. A região de Santo Amaro foi, então elevada a paróquia em 1680 e transformada em freguesia em 1686.

Page 15: Matrizes culturais iv blog

Colonização alemã• No final do Primeiro Reinado, por ocasião do casamento

de Dom Pedro I com Dona Amélia de Leuchtenberg, o primeiro grupo de colonos alemães veio se juntar ao povoamento daquela região. Data dessa época de pioneiros o cemitério da Colônia (alemã), em Parelheiros.

• No final do século XIX e início do século XX, novos grupos de alemães (e também de escandinavos) dirigiram-se à região de Santo Amaro, estabelecendo-se preferentemente no bairro do Alto da Boa Vista, ao qual deram uma característica própria que persiste até os dias de hoje.

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 16: Matrizes culturais iv blog

• Em 1832, Santo Amaro tornou-se município separado de São Paulo, sendo instalado em 7 de abril de 1833. O município, então, abrangia todo o território ao sul do córrego da Traição (hoje canalizado sob a avenida dos Bandeirantes), estendendo-se até a serra do Mar, incluindo as terras correspondentes aos atuais municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba.

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 17: Matrizes culturais iv blog

• Em 1886, foi inaugurada a linha férrea de São Paulo a Santo Amaro, com a presença do imperador Pedro II. A antiga linha seguia desde pelo que hoje corresponde à Avenida da Liberdade, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Morais e Avenida Jabaquara (o trajeto da atual Linha 1 do metrô). Ela então passava por trás de onde, mais tarde, seria construído o aeroporto de Congonhas, seguindo então para o centro do município. O plano original para construção da linha previa que ela fosse estendida até o São Lourenço da Serra.

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 18: Matrizes culturais iv blog

• Essa linha de trens foi substituída, em 7 de julho de 1913, por uma linha de bondes, que do trajeto anterior desviava na Rua Domingos de Morais para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, seguindo pelas regiões de Indianópolis, Campo Belo, Brooklin Paulista e Alto da Boa Vista, dando origem ao que hoje são a Avenida Ibirapuera e a Avenida Vereador José Diniz.

• Em 1899, foi inagurada a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e, em 1924, a igreja Matriz de Santo Amaro (atual catedral de Santo Amaro, pois em 27 de maio de 1989 o papa João Paulo II criou a diocese de Santo Amaro, desmembrando a região da arquidiocese de São Paulo).

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 19: Matrizes culturais iv blog

Reincorporação• A inauguração do Aeroporto de Congonhas, em 1934, foi uma das

razões pelas quais o decreto estadual número 6983, de 22 de fevereiro de 1935, determinou a extinção do município de Santo Amaro, incorporando-o ao município de São Paulo. (Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o aeroporto Campo de Marte foi ocupado pelas tropas rebeldes, o que levou o Governo de Getúlio Vargas a procurar locais alternativos para o transporte aéreo em São Paulo.)

• A área do antigo município foi então subdividida nos subdistritos de Santo Amaro, Ibirapuera, Capela do Socorro, e no distrito de Parelheiros.

• Movimentos emancipacionistas ocorridos nas décadas de 1950 e 1970, contudo, não conseguiram sensibilizar a população para que Santo Amaro fosse novamente elevado à condição de município.

Santo Amaro (distrito de São Paulo)

Page 20: Matrizes culturais iv blog
Page 21: Matrizes culturais iv blog

• Pouco mais tarde, os alemães ganharam o Vale do Itajaí, Joinville e Blumenau.

• No RS, a colonização alemã, se expande na direção dos vales dos rios, da depressão central do estado, indo até à encosta da serra.

• As terras dos planaltos com florestas foram destinadas aos imigrantes italianos. Em 1870, Bento Gonçalves e Garibaldi e em 1875, povoamento de Caxias do Sul.

Brasil e as migrações – alemães e italianos

Page 22: Matrizes culturais iv blog

Vista do Centro de Bento Gonçalves no dia 9 de maio de 1915. À esquerda o atual Palácio

Municipal  Acervo: Museu do Imigrante

Page 23: Matrizes culturais iv blog

• Esses imigrantes tinham 5 anos para pagar as terras e os colonos recebiam instrumentos de trabalho e alimentos até a primeira colheita, dedicaram-se à cultura do vinho. No sudoeste de SC fundam Criciúma e Uruçanga.

• Os italianos, no PR, vão para Curitiba junto com Poloneses e Ucranianos, esses formarão colônias no Vale do Rio Negro e Ivaí.

Brasil e as migrações – alemães e italianos

Page 24: Matrizes culturais iv blog
Page 25: Matrizes culturais iv blog
Page 26: Matrizes culturais iv blog

• Apesar disso, 70% dos migrantes dessa época vão para as fazendas de café do oeste paulista.

• Nas fazendas de café funciona o sistema de trabalho semi-assalariado, onde o colono recebia dinheiro pelo cultivo de alimento em lotes cedidos pelo proprietário da fazenda.

Brasil e as migrações

Page 27: Matrizes culturais iv blog

• Acreditavam na possibilidade de acumular dinheiro para mais tarde comprar seu lote, porem o sonho da pequena propriedade jamais veio, pelas péssimas condições de vida e de trabalho.

• Com a crise do Café transformaram-se em operários das industrias de SP e RJ.

Brasil e as migrações - italianos

Page 28: Matrizes culturais iv blog

Formação do território nacional – aspectos dos imigrantes

• Como foi tipo os imigrantes italianos, principalmente, vieram para trabalhar nas lavouras cafeeiras exportadoras de São Paulo e com isso criou condições para a industrialização do Sudeste, em especial da cidade de São Paulo.

• Os empresários industriais surgiram no interior da economia cafeeira.

Page 29: Matrizes culturais iv blog

• A força de trabalho industrial era um produto do café: muitos imigrantes deixavam a fazenda na época de crise para se tornarem operários , outros já desembarcavam em Santos em busca de empregos urbanos.

• A infraestrutura ferroviária implantada na região cafeeira ajudou a transportar as matérias-primas industriais.

Formação do território nacional – aspectos dos imigrantes

Page 30: Matrizes culturais iv blog

• No século XX, a industrialização rompeu o isolamento dos mercados regionais.

• Os manufaturados de São Paulo e do Rio de Janeiro, produzidos com tecnologia superior e em escala industrial invadiram todo o país.

Formação do território nacional – aspectos dos imigrantes

Page 31: Matrizes culturais iv blog
Page 32: Matrizes culturais iv blog
Page 33: Matrizes culturais iv blog
Page 34: Matrizes culturais iv blog
Page 35: Matrizes culturais iv blog

• A Brazil Railway Company foi uma empresa ferroviária brasileira que foi criada no início do século XX, mais precisamente no dia 9 de novembro de 1906. Ela expandiu-se muito ao ponto que, passados 10 anos, já controlava 11 mil km dos 23,4 mil km existentes em todo o Brasil, ou seja 47% dasferrovias brasileiras, controle esse que manteve até os meados de 1917.

• Pertencia ao famoso sindicato Farquhar, liderado pelo polêmico e arrojado capitalista estadunidense Percival Farquhar, que, além de ferrovias, controlava: empresas de navegação, colonização, madeireiras, seringais, indústrias de papel, frigoríficos, hotéis, empresas de eletricidade, telefonia, portos, serviço de bondes, siderurgia, fazendas de gado, extração mineral, etc.

Brazil Railway Company

Page 36: Matrizes culturais iv blog

Brazil Railway Company

• A Brazil Railway Co. era proprietária ou deteve o controle das estradas de ferro: Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Estrada de Ferro Paraná, Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, Estrada de Ferro Norte do Paraná, Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, Estrada de Ferro Vitória a Minas, Estrada de Ferro Paulista S/A, Cia. Mogiana de Estradas de Ferro,Companhie Auxiliaire des Chémins de Fer au Brésil. Além dos serviços de Bondes de Salvador, São Paulo, Belém, Rio Grande. E a Southern Brazil Lumber & Colonization Company.

Page 37: Matrizes culturais iv blog

• Em 1917, a Brazil Railway e suas subsidiárias entram em regime de concordata, suas atividades são encampadas e passam ao controle do Estado, exceto a Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que sobrevive até 1938, quando é finalmente estatizada no governo Getúlio Vargas.

Brazil Railway Company

Page 38: Matrizes culturais iv blog

CASA DAS CALDEIRAS – BARRA FUNDA

Page 39: Matrizes culturais iv blog
Page 41: Matrizes culturais iv blog

• A migração japonesa começa em 1908 com a maior parte vindo em 1925 a 1935, a maioria no estado de SP. Na cidade de São Paulo vão habitar principalmente, o bairro da Liberdade e de Pinheiros e na região da Alta Paulista em Tupã, Bastos e Marília, trabalharam no cultivo de algodão, no Vale do Paraíba, arroz, e no Vale do Ribeira, chá.

• No PA, a leste de Belém na zona Bragantina, dedicam-se ao cultivo da pimenta do reino.

Brasil e as migrações - japoneses

Page 43: Matrizes culturais iv blog

– 1850 – 1934: mais importante e intenso, por causa da proibição do tráfico negreiro, da rápida expansão cafeeira e da necessidade de mão-de-obra, do emprego do sistema de trabalho assalariado e dos incentivos por parte do governo e dos fazendeiros de café.

– Nesse período o Brasil recebeu cerca de 80% do volume total de imigrantes registrados até 1980, a maior parte formada por italianos que, em razão da crise econômica e do desemprego na Itália,

Brasil e as migrações

Page 44: Matrizes culturais iv blog

vieram trabalhar na cultura cafeeira. – Após 1934: caracterizado pela diminuição

progressiva da imigração, principalmente pela crise do café, resultado da quebra da bolsa de NY, em 1929 e da criação de leis que restringiram a entrada de imigrantes.

– Leis de Cotas da Imigração (1934): determina que só podem vir para o Brasil por ano, o máximo de 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade que entrou no país nos 50 anos anteriores.

Brasil e as migrações

Page 45: Matrizes culturais iv blog

• De acordo com a nacionalidade, o cinco grupos mais numerosos de imigrantes até 1983, foram pela ordem:– Portugueses– Italianos– Espanhóis– Alemães– Japoneses

Brasil e as migrações

Page 46: Matrizes culturais iv blog
Page 47: Matrizes culturais iv blog
Page 48: Matrizes culturais iv blog

TRABALHO MATRIZES IV CASA PARA SER ENTREGUE ATÉ 15/09 (OS TRABALHOS DEVEM SER FEITOS A CANETA OU LÁPIS)

• Pesquisar sobre uma estrada de ferro que operava no começo do séc XX ou final do XIX (nome,trajeto, ano de inauguração, rota)

• Pesquisar sobre um grande empresário paulista do começo do séc. XX ou final do XIX ou então uma grande empresa de energia, comunicação, têxtil, de maquinário, ou de construção civil.

• Relacionar as duas pesquisas anteriores com o que foi visto sobre migração e desenvolvimento da urbanização e industrialização no começo do séc. XX