territorialidades e invenÇÃo projetando matizes · a liderança geopolítica do brasil é...

4
Poucos países dispõem, como o Brasil, de um território e cultura tão abundante e diversa na dimensão material e social. O maior país latino-americano é também o quinto maior do mundo em território e o segundo em extensão de áreas florestais, com reconhecida diversidade biológica, dispostas em diferentes ecossistemas. A liderança geopolítica do Brasil é constatada por se tratar da oitava economia mundial com forte atuação no segmento da agroindústria e o sétimo país em produção industrial, automobilística e produção de serviços. Nenhum outro país é tão representativo da miscigenação, que hoje se tornou prerrogativa para todo o planeta, determinada pela grandes migrações e mais recentemente pelos meios de comunicação e internet. O Brasil ocupa o quarto lugar em usuários de internet, o segundo lugar em número de usuários de Facebook e há uma crescente disseminação de uso de celulares. O território, configurado pela multietnicidade indígena, africana e europeia, incorpora as diversas matizes culturais traduzidas nas ciências, tecnologia, artes, literatura e saberes locais. Por outro lado, a distância social entre ricos e pobres no Brasil é escandalosa e o país está em oitavo lugar em concetração de renda. Se por um lado a mescla de matrizes culturais continua a exercer influência, por outro lado perde lugar para as identidades efêmeras na construção do cotidiano brasileiro. Multiplicado pela internet, o desenvolvimento horizontal em alguns nichos da cultura apontará novos fenômenos culturais. De um lado, há experimentações típicas das grandes cidades e periferias urbanas, por outro, manifestações próprias às territorialidades regionais de cunho popular baseado em saberes locais. Neste contexto, emergem novos aspectos culturais como resultado da integração ao cotidiano dos novos meios eletrônicos de comunicação. A cultura brasileira continua aberta a metabolizar externalidades – entendida como ação antropofágica – mas também induz à inclinação estética como ação inventiva e criativa de forte internalidade. Os “inventores” do Brasil, seus cientistas, artesãos, artistas, intelectuais, trabalhadores, sua gente, produzem um vasto acervo tecnológico e artístico que revela os caminhos e descaminhos dessa mestissagem sociocultural. TERRITORIALIDADES E INVENÇÃO Projetando Matizes CORTE AA

Upload: ngoduong

Post on 18-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Poucos países dispõem, como o Brasil, de um território e cultura tão abundante e diversa na dimensão material e social. O maior país latino-americano é também o quinto maior do mundo em território e o segundo em extensão de áreas florestais, com reconhecida diversidade biológica, dispostas em diferentes ecossistemas. A liderança geopolítica do Brasil é constatada por se tratar da oitava economia mundial com forte atuação no segmento da agroindústria e o sétimo país em produção industrial, automobilística e produção de serviços.

Nenhum outro país é tão representativo da miscigenação, que hoje se tornou prerrogativa para todo o planeta, determinada pela grandes migrações e mais recentemente pelos meios de comunicação e internet. O Brasil ocupa o quarto lugar em usuários de internet, o segundo lugar em número de usuários de Facebook e há uma crescente disseminação de uso de ­celulares.­O­território,­configurado­pela­multietnicidade­­indígena,­africana e europeia, incorpora as diversas matizes culturais traduzidas nas ciências, tecnologia, artes, literatura e saberes locais. Por outro lado, a distância social entre ricos e pobres no Brasil é escandalosa e o país está em oitavo lugar em concetração de renda.

Se por um lado a mescla de matrizes culturais continua a exercer influência, por outro lado perde lugar para as identidades efêmeras na construção do cotidiano brasileiro. Multiplicado pela internet, o desenvolvimento horizontal em alguns nichos da cultura apontará novos fenômenos culturais. De um lado, há experimentações típicas das grandes cidades e periferias urbanas, por outro, manifestações próprias às territorialidades regionais de cunho popular baseado em saberes locais.

Neste contexto, emergem novos aspectos culturais como resultado da integração ao cotidiano dos novos meios eletrônicos de comunicação. A cultura brasileira continua aberta a metabolizar externalidades – entendida como ação antropofágica – mas também induz à inclinação estética como ação inventiva e criativa de forte internalidade. Os “inventores” do Brasil, seus cientistas, artesãos, artistas, intelectuais, trabalhadores, sua gente, produzem um vasto acervo tecnológico e artístico que revela os caminhos e descaminhos dessa mestissagem sociocultural.

TERRITORIALIDADES E INVENÇÃO Projetando Matizes

CORTE AA

PLANTA BAIXA | COBERTURA

IMPLANTAÇÃO

DIAGRAMA CONSTRUTIVO

Painel Mult imídia

Elevador

Acesso Serviço | VIPAuditór io

Auditór io / Anf i teatro

Área Técnica (Ut i l i tes) Vest iár io Funcionár ios

Cozinha

Painel duplo: Tipo Smart Bl inds

Loja

Cober tura: Toldo Retrát i l

Painel Mult imídia

Acesso Públ ico

Sanitár ios

Rampa de Acesso

Administração

Rampa PassarelaEspaço Parangolé

Espelho d ’água

Exposição PermanenteEspaço Lygia Pape

10 25 50

100 250 500

BUGGY LANE

BUGGY LANE

BUGGY LANE

BUG

GY

LANE

BUGGY LANE

BUGGY LANE

BUGGY LANE

BUGGY LANE

BUG

GY

LANE

BUGGY

LANE

BUG

GY

LANE

BUG

GY

LANE

BUG

GY

LAN

E

BUG

GY

LANE

BUG

GY

LAN

E

IMPLANTAÇÃO

IMANÊNCIA

IMERGÊNCIA

Circulação vert ical

Camarim Sanitár ioCozinha Café | LojaRestaurante AdministraçãoEspaço Lygia Pape Área técnica

ESPAÇO PARANGOLÉ

PRAÇA MATIZES

PLANTA BAIXA | PAVIMENTO TÉRREO

MATERIALIDADE

01 Rampa de Acesso02 Café03 Loja04 Sanitár ios Mascul ino05 Sanitár ios Feminino06 Exposição Permanente07 Restaurante08 Cozinha09 Câmara Fr igor í f ica10 Camarim

11 Auditór io12 Palco Móvel13 Ut i l i tes14 Área Técnica15 San. | Vest iár ios Mascul ino16 San. | Vest iár ios Feminino17 Lounge de Espera18 Recepção19 Sanitár io Funcionár ios20 Copa | Sala de staff

21 Lounge | Reunião22 Sala de Diretor23 Sanitár io Diretor24 Sanitár io Funcionár ios25 Escr i tór ios de Relações Públ icas, Administração e Operacionais26 Sala de Reunião

1 5 10 20

1 5 10 20

Sem deixar de lado o aspecto monumental que um espaço representativo busca expressar, o pavilhão do Brasil enquanto forma procura apenas exercer a função de abrigo, num gesto singelo de elevar-se do solo, demarcando o espaço livre em pilotis. Partindo do redesenho do piso como apropriação do terreno, os percursos assumem o protagonismo da proposta, ­deixando­a­edificação­apenas­como­um­invólucro.­ A base, ligeiramente elevada, abriga em seu perímetro a parte técnica e de apoio do programa criando uma praça central livre onde acontecem exposições, apresentações e experiências gastronômicas. A caixa superior, suspensa, é estruturada em vigas metálicas, apoiada em uma única torre central, de circulação vertical.

As vedações são em vidros duplos do tipo Smart Blinds, com película de cristal líquido entre eles, capazes de aumentar ou diminuir suas opacidades. O objetivo é controlar a incidência solar­no­interior­da­edificação,­podendo­configurar­uma­caixa­opaca durante o dia ou com uma boa transparência durante a noite. A cobertura remete a uma tenda impermeável, contendo igualmente a película de cristal líquido, permitindo ainda o recolhimento da mesma nas extremidades, favorecendo a ventilação e a troca de ar em momentos desejáveis. Enquanto­instalação­efêmera,­a­materialidade­da­­edificação,­frágil e instável, permite a percepção de algo ainda em construção, reforçada pela presença de uma rampa ascendente, leve e suspensa, contornando o vazio interior.

sobe

sobe

sobe

BB

AA

CC

01

030405

02

06

07

08 10 10

09

13 15 16

14

18 1917

21

222523 24

26

20

11

12

26