maria benguela e_pascoal

13
A História de Maria Benguela e Pascoal

Upload: sandra-figueiredo

Post on 10-Feb-2015

941 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Exploração das diferenças.

TRANSCRIPT

Page 1: Maria benguela e_pascoal

A História de Maria Benguela e

Pascoal

Page 2: Maria benguela e_pascoal

Era uma vez a Maria Benguela, Que era uma menina preta, Tão preta como o café,Preta como a tinta da China,Preta e bonita como a noite mais escura!

Page 3: Maria benguela e_pascoal

Era uma vez o Pascoal,Que era um menino branco,Tão branco como o leiteTão branco como as pombas brancas!

Page 4: Maria benguela e_pascoal

O Pascoal não tinha muitos amigos com quem pudesse brincar. Só tinha os bonecos de trapo que a mãe lhe cosia com restos de pano que conseguia arranjar.

Page 5: Maria benguela e_pascoal

Maria Benguela tinha alguns amigos, mas já eram crescidos e iam trabalhar!...Por isso, o que ela queria mesmo era um menino da idade dela com quem ela pudesse brincar...Mas onde o encontraria?? E quem?? Então passava os dias à janela da sua casa a ver se aparecia algum menino com quem ela pudesse brincar...

Page 6: Maria benguela e_pascoal

Então, um dia, o Pascoal cansado de brincar com meninos de pano, que nem sabiam falar, largou-os e decidiu ir à procura de um amigo de verdade da idade dele! Decidiu, então, ir procurar... Procurou, procurou, mas não encontrou ninguém... E começou a ficar triste!

Page 7: Maria benguela e_pascoal

E Maria Benguela, de olhos muito pretos, continuou à procura de encontrar um amigo, já cansadinha de estar à janela foi para a porta da sua casa para poder ver melhor quem passava. Esperou, esperou...

Page 8: Maria benguela e_pascoal

Nesse dia, a mãe do Pascoal pediu-lhe para ir comprar café a uma loja que ficava no fundo da rua, porque precisava para o jantar.

Page 9: Maria benguela e_pascoal

Quando descia a rua Pascoal parou...Tinha encontrado o que procurava... Uma menina com o cabelo cheio de tranças virou a cabeça e falou com ele!

“Que pele tão branca que tu tensDa cor dos meus dentes, E das palmas das minhas mãosQue batem contentes!”

“E que bonita és tu, da cor do caféQue vou agora comprar Da cor dos caracóis do meu cabeloDa cor das meninas de todos os olhos!”

E Pascoal esqueceu-se que tinha de ir comprar o café, e ficou a brincar com a sua nova amiga!

Page 10: Maria benguela e_pascoal

Então, Pascoal lembrou-se do favor que a mãe lhe tinha pedido... Pegou na mão da Maria Benguela e saíram a correr...

Page 11: Maria benguela e_pascoal

Mas a loja já tinha fechado... Mas, Maria Benguela pensou e pensou e... teve uma grande ideia para ajudar o Pascoal!!! Foram a casa de Pascoal!

Quando o Pascoal chegou a casa disse à mãe: “Não trouxe o café que me pediste, mas trouxe uma amiga que é da cor do café e tão linda que é, não é?”Então a mãe sorriu. Maria Benguela sorriu. Pascoal sorriu.Finalmente tinha uma amiga com quem brincar...Uma amiga de verdade!!!

Page 12: Maria benguela e_pascoal

Depois disto tudo, Maria Benguela foi para casa a pensar...Agora já tinha um amigo. Da sua idade, com quem podia crescer, brincar e falar! Era um menino branco como os seus dentes, como a palma das mãos e como o açúcar docinho que estava no bolo que a sua mãe tinha acabado de fazer!

Page 13: Maria benguela e_pascoal

Os dois meninos, apesar de serem muito diferentes continuaram a ser muito amigos, a brincarem juntos e nunca mais se sentiram sozinhos...Agora estavam felizes porque os dois tinham encontrado um amigo!