manual wac tiss 3.02 - unimed pelotas 2 unimed pelotas:: manual wac tiss sadt apresentação a...

16
1 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT Manual WAC TISS 3.02.00 Solicitação de SP/SADT

Upload: others

Post on 20-Mar-2020

30 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Manual WAC TISS 3.02.00 Solicitação de SP/SADT

2 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Apresentação

A partir do dia 31 de agosto de 2014, passa a vigorar a versão 3.02.00 do Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar – TISS.A TISS é um padrão obrigatório para a troca eletrônica de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos entre os agentes da Saúde Suplementar. A iniciativa procura padronizar as ações administrativas, servindo para a avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde, além de formar o Registro Eletrônico de Saúde.Neste guia, a Unimed Pelotas apresenta orientações para que você saiba como proceder diante das atualizações da nova versão.

3 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

1. Acesso ao Sistema – PortalWeb

O acesso ao sistema pode ser realizado pelo linkhttp://portalweb.unimedpelotas.com.br , ou através do site da Unimed Pelotas, clicar em “Automação Consultó-rios” e novamente em “Portal Web Unimed Pelotas”.Após entrar no sistema, ao lado esquerdo da tela são soli-citados os preenchimentos dos campos da clínica, código do prestador e senha, esses dados já são de conhecimen-to de sua secretária, mas caso você esteja com alguma dúvida, pode solicitar as informações ao setor de TI.Após digitar os códigos, você pode clicar em memorizar para deixar esses dados salvos, então clique em “Entrar”, seu nome aparecerá em “Usuário Logado:”

Salientamos que o sistema é compatível somente com navegador Internet Explorer.

4 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

2. Registro de Consultas e atualiza-ção cadastral do cliente

O registro de consultas via Portal Web não sofreu grandes mudanças. A nova guia é exibida com seus res-pectivos campos. No item 16 - Có-digo CBO-s (Classificação Brasileira de Ocupação), o Cooperado, quando possuir mais de uma especialidade, deve colocar aquela pela qual está prestando atendimento, assim como no campo “21 – Código do Procedi-mento” deverá selecionar o código exato do serviço que será prestado.

5 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

2.1 Atualização cadastral de clientes

A Unimed Pelotas pede a colaboração dos médi-cos cooperados para implementar um mecanis-mo simples que pode trazer grandes benefícios à gestão. Após a confirmação de consulta ou re-gistro SP/SADT, surgirá uma tela (abaixo) para a atualização de dados cadastrais do cliente, onde devem ser preenchidas apenas as informações dos campos que estiverem em branco.

A atualização cadastral é uma importante fer-ramenta para que a Cooperativa consiga entrar em contato com seus clientes, para o envio de informações diversas.

6 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

3. Solicitação de SP/SADT TISS 3.0

A nova versão da TISS tornou obrigatória a troca eletrônica de informações de dados de atenção à saúde. Sendo assim, exames e procedimentos passam a ser solicitados via Portal Web a partir de 25/08/2014.O novo método de solicitação dispensa o uso de guias impressas, exceto em casos de interrupção dos serviços de luz, internet e sistema.

Após clicar na opção Solicitação SP/SADT TISS 3.0, é preciso preencher o campo “25 – Código do Procedimento”. Neste item, só é permitido o cadas-tramento de no máximo 5 (cinco) procedimentos por guia.

O preenchimento do código do procedimento deve ocorrer conforme tabela de domínio da TISS, tabela 22 “Procedimentos e eventos em saúde”, que está no link www.unimedpelotas.com.br/portaltiss, na aba lateral Orienta-ção a Cooperados.

Outra opção ainda é selecionar o código através do zoom, clicando duas ve-zes sobre o campo “25 – Código do Procedimento”.

Atenção: não é necessário informar o prestador executante no momento da solicita-ção, esta informação é preenchida automaticamente pelo sistema. A Unimed Pelotas irá autorizar ou não a guia conforme a cobertura do beneficiário.

7 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

3.1 Campo para Observações

Preenchimento do campo observações da guia:

Quando ocorrer solicitação de exame que possui um único código e varia-ções (exemplo: glicose, código 40302040, possui variações como: Jejum, Pós Prandial, Pós 120g, etc.), deve ser informado o número do código adequado e no campo “58 – Observação/Justificativa” da guia de SP/SADT a descrição das variações do exame.

3.2 Grupos de Exames

O novo sistema diferencia os tipos de exames por grupo.

1. Raio X2. Ressonância magnética3. Exames Laboratoriais4. Tomografia5. Mamografia6. Fisioterapia7. Demais Exames e procedimentos

Cada grupo de exames deve ser solicitado em uma guia diferente. Se houver, na mesma guia, o pedido de exames de grupos diferentes, conforme o exem-plo a seguir, a autorização não será processada.

8 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Uma mensagem em vermelho será emitida na tela informando a impossi-bilidade. Por isso, sempre que houver a solicitação de exame, observe essa regra.

3.3 Informativo de exame realizado

No momento da efetivação da solicitação, o sistema realizará uma busca na base de dados da Cooperativa informando se o beneficiário já realizou o exa-me requisitado dentro do período de 31 dias. Esse mecanismo alerta o coope-rado para que não peça exames já existentes, podendo o médico requisitar ao paciente que traga-os para análise. Caso seja realmente necessário solicitar novo exame, o cooperado deve preencher uma justificativa para o pedido.A imagem abaixo demonstra a execução do sistema de duas solicitações de exames, os quais o paciente já possui. 1. O Cooperado poderá confirmar a solicitação por procedimento preenchen-do a justificativa e após clicando no botão .2. O Cooperado poderá remover o procedimento da solicitação clicando no botão .

9 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

3.4. Solicitação de anexos

Nas solicitações de procedimentos de Radioterapia, Quimioterapia e de OPME, requisições anexas a elas relacionadas devem ser realizadas em guias específicas, indicadas na parte inferior da tela, conforme demonstra a ilus-tração a seguir.

Para efetivar a solicitação, é preciso preencher todas as informações neces-sárias para cada tratamento, conforme as telas abaixo:

Anexo de Radioterapia:

No Anexo de Radioterapia é necessário preencher o campo “31 – Cd. Proced.”, não sendo preciso então o preenchimento do campo “25 – Código do Proce-dimento” da guia de “Solicitação SADT TISS”. O preenchimento do código do procedimento deve ocorrer conforme tabela de domínio da TISS, tabela 22 “Procedimentos e eventos em saúde”, que está no link www.unimedpelotas.com.br/portaltiss, na aba lateral Orientação a Cooperados.

10 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Anexo de Quimioterapia

Para realizar o preenchimento do código do medicamento, é necessário co-locar o número “20” na frente do código conforme encontrado na tabela de domínio da TISS, tabela 20 “Terminologia de medicamentos”, no link www.unimedpelotas.com.br/portaltiss, na aba lateral Orientação a Cooperados.

Exemplo: Zoladex depot 3,6 mg + 1 seringa – 90016807

11 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Anexo de OPME:

Para realizar o preenchimento do código do material, é necessário colocar o número “10” na frente do código conforme encontrado na tabela de domínio da TISS, tabela 19 “Terminologia de Materiais e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME)”, link www.unimedpelotas.com.br/portaltiss, na aba late-ral Orientação a Cooperados.

Exemplo:Cateter ureteral right whistke tip 3fr 70cm 022103 - 70000352

Após o preenchimento das informações nos anexos, é necessário clicar no botão de confirmação . Após, o sistema retornará para a tela principal da guia. Verifique se os dados estão corretos e confirme novamente a solicitação de SADT no botão para concluir.

12 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

3.5 Status das solicitações

Ao efetuar a solicitação, duas situações podem ocorrer: a liberação imediata ou pendência de liberação. Quando o pedido ficar pendente de liberação será gerado um número de guia conforme ilustrado abaixo.

Com este número de guia será possível consultar o andamento da requisição acessando o menu “Manutenção Guia - TISS”, onde são mostrados todos os históricos de solicitações, conforme exemplo abaixo:

Para solicitações de clientes da Unimed Pelotas, o tempo para resposta é de 24 horas. Para clientes de Intercâmbio, o prazo é de 48h.Caso a liberação seja imediata à guia da TISS será impressa na tela com a senha preenchida.

3.6 Comprovante Unimed pelotas

A cada solicitação, é gerado um número de guia, que deve ser informado ao cliente como sendo o número da senha. Após a efetuação da solicitação no sistema, deverá ser entregue ao beneficiário o Comprovante de Solicitação, onde serão marcados com X os procedimentos solicitados com sua(s) res-pectiva(s) senha(s) – o número da guia, conforme modelo na página ao lado.Salientamos que para cada solicitação é gerada uma senha. O campo “Obser-vação” poderá ser utilizado para colocar as senhas das demais solicitações.

13 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

4 Alteração de Senhas

O novo padrão TISS também exigirá a instituição de novas senhas formadas, com, no mínimo, oito caracteres, dos quais ao menos um deve ser letra. As novas senhas já serão exigidas a partir de 01/09/2014.

Para fazer a mudança da senha para o login no sistema Portal Web clique na seção Manutenção. Na nova tela que surgirá, clique em Troca Senha TISS 3.0.

Preencha todas as informações solicitadas na tela abaixo, sem marcar a op-ção “Altera senha somente do prestador”. Concluído o preenchimento, clique no botão para finalizar a alteração.

Demonstrativo de Pagamentos:A alteração da senha para acessar o demonstrativo de pagamentos é feita na mesma tela da alteração da senha para o Portal Web. Preencha todas as infor-mações solicitadas, marcando a opção “Altera senha somente do prestador”. Concluído o preenchimento, clique no botão para finalizar a alteração.

14 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Observações relevantes:

1 - A partir de 01/09/2014, o sistema só funcionará com a nova senha.

2 - A atualização da senha deverá ser efetuada anualmente.

3 – O Portal Web emitirá um aviso 30 dias antes da senha expirar.

4 - Após 5 tentativas inválidas de digitação da senha, será necessário desblo-quear a senha com o setor de TI da Unimed Pelotas.

5 - após 30 minutos sem atividade, será necessário “entrar” novamente no sistema.

15 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

5 Novos Demonstrativos

A nova versão da TISS também trouxe modificações nos modelos dos de-monstrativos de Produção e de Pagamento. O novo modelo é uma exigência de padronização da ANS.

a) Demonstrativo de Produção tem as opções de consultar por Beneficiário, Documento ou fatura.

b) Demonstrativo de Pagamentos tem um novo layout.

A listagem de clientes atendidos pelo cooperado poderá ser consultada no demonstrativo de produção.

16 Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimentos

(53) 3309-4919.