manual de serviço turuna (1979) inspecao

17
3. INSPEÇÃO/AJUSTES INFORMAÇÕES DE SERIÇO 3-1 <<MOTOR>> FILTRO DE AR 3-3 TUBULAÇÕES DE GASOLINA 3-4 VELA 3-4 FOLGA DAS VÁLVULAS 3-5 PLATINADO 3-6 PONTO DE IGNIÇÃO 3-7 AJUSTE DA CORRENTE DE COMANDO 3-8 FUNCIONAMENTO DO ACELERADOR 3-8 AJUSTE DA MARCHA LENTA 3-9 TESTE DE COMPRESSÃO 3-9 <<CHASSI>> CORRENTE DE TRANSMISSÃO 3-10 BATERIA 3-11 SISTEMA DE FREIOS 3-11 INTERRUPTOR DO FREIO 3-13 REGULAGEM DO FAROL 3-14 FOLGA DA EMBREAGEM 3-14 CAVALETE LATERAL 3-15 SUSPENSÃO 3-15 AROS/RAIOS 3-16 COLUNA DE DIREÇÃO 3-16 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INSTRUÇÕES GERAIS Este capítulo descreve a inspeção e os ajustes nesta motocicleta. As inspeções abaixo indicadas e respectivos ajustes estão inclusos no capítulo “lubrificação”. • Verificação do nível de óleo do motor . . . . . . . . . . . . .página 2-3 • Troca de óleo do motor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .página 2-3 • Limpeza da tela do filtro de óleo . . . . . . . . . . . . . . . . . .página 2-4 • Limpeza do rotor do filtro de óleo. . . . . . . . . . . . . . . . .página 2-4 3-1 125 TURUNA

Upload: thiago-huari

Post on 11-Apr-2017

75 views

Category:

Automotive


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

3. INSPEÇÃO/AJUSTES

INFORMAÇÕES DE SERIÇO 3-1

<<MOTOR>>

FILTRO DE AR 3-3

TUBULAÇÕES DE GASOLINA 3-4

VELA 3-4

FOLGA DAS VÁLVULAS 3-5

PLATINADO 3-6

PONTO DE IGNIÇÃO 3-7

AJUSTE DA CORRENTE DE COMANDO 3-8

FUNCIONAMENTO DO ACELERADOR 3-8

AJUSTE DA MARCHA LENTA 3-9

TESTE DE COMPRESSÃO 3-9

<<CHASSI>>

CORRENTE DE TRANSMISSÃO 3-10

BATERIA 3-11

SISTEMA DE FREIOS 3-11

INTERRUPTOR DO FREIO 3-13

REGULAGEM DO FAROL 3-14

FOLGA DA EMBREAGEM 3-14

CAVALETE LATERAL 3-15

SUSPENSÃO 3-15

AROS/RAIOS 3-16

COLUNA DE DIREÇÃO 3-16

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INSTRUÇÕES GERAIS

Este capítulo descreve a inspeção e os ajustes nesta motocicleta.As inspeções abaixo indicadas e respectivos ajustes estão inclusos no capítulo “lubrificação”.

• Verificação do nível de óleo do motor . . . . . . . . . . . . .página 2-3• Troca de óleo do motor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .página 2-3• Limpeza da tela do filtro de óleo . . . . . . . . . . . . . . . . . .página 2-4• Limpeza do rotor do filtro de óleo. . . . . . . . . . . . . . . . .página 2-4

3-1

125 TURUNA

Page 2: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-2

ESPECIFICAÇÕES

MOTOR

Vela Folga 0,6 - 0,7 mmTipo NGK D8ES - L

Platinado Folga 0,3 - 0,4 mmPonto de ignição Inicial 100 APMS 1.400 RPM

Avanço máx. 380 + 20 APMS 3.700 - 4.000 RPMFolga de válvulas Admissão 0,05 mm

Escapamento 0,05 mmCurso livre do acelerador 10 - 150

Marcha lenta 1.400 RPMCompressão do cilindro 9.2 Kg / cm2 ± 1 kg / cm2

CHASSI

Folga da manopla da embreagem 20-30 mmFolga da manopla do freio diant. 10-20 mmFolga do pedal do freio tras. 20-30 mmFolga da corrente de transmissão 10-15 mmPressão dos pneus Dianteiro 25 PSI (1.75 Kg / cm2)

Traseiro 28 PSI (2.0 K.g / cm2)Medida dos pneus Dianteiro 2.50-18

Traseiro 2.75-18

TORQUES DE APERTO

Carcaça direita do motor 0,8 - 1,2 Kg.mParafusos da mesa superior 1.0 - 1.4 Kg.mParafusos da mesa inferior 2.0 - 2.5 Kg.mPorca do eixo traseiro 4.0 - 5.0 Kg.mPorca dos amortecedores tras. 3.0 - 4.0 Kg.mPorca do eixo do garfo tras. 4.0 - 4.5 Kg.m

125 TURUNA

Page 3: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-3

125 TURUNA

FILTRO DE ARRetire a tampa lateral direita.Solte os seis parafusos de fixação da tampa dofiltro de ar e retire a tampa.

(1) TAMPA DO FILTRO DE AR

(1) ELEMENTO DO FILTRO DE AR(2) TELA DO FILTRO DE AR

(1) FILTRO DE AR(2) SUPORTE DO FILTRO DE AR

Retire o elemento do filtro de ar da caixa do filtro.

Separe o elemento do filtro de ar e seus suportesde sustentação.Lave o elemento do filtro em solvente nãoinflamável e deixe secar.Embeba o elemento do filtro em óleo de câmbio(SAE 80-90) e esprema o excesso.Junte o elemento e os suportes de sustentação,coloque dentro da caixa do filtro e aparafuse atampa do filtro de ar.Coloque a tampa lateral direita.

NOTA

Para a lavagem do elemento não use gasolinaou solventes inflamáveis.

Page 4: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-4

TUBULAÇÕES DE GASOLINA

Substitua as tubulações que se apresentaremdeterioradas, danificadas ou com vezamentos.

125 TURUNA

(1) TUBO CONDUTOR DE GASOLINA

(1) VELA

VELARetire o cachimbo da vela e desaperte a vela coma respectiva chave.Inspecione os eletrodos para verificar suascondições de uso.O eletrodo central deve ter cantos vivos enquantoo lateral, uma espessura constante.Troque a vela se estiver gasta, se o isoladorestiver quebrado e/ou trincado.Se o depósito de carvão puder ser removido comjato de areia ou escova de arame, a vela poderáser usada novamente.Verifique a folga dos eletrodos com uma lâminacalibradora e ajuste-os dobrando o eletrodolateral.

VELA RECOMENDADA

NGK D8ES - L

Folga: 0,6 - 0,7 mm.

Inspecione a arruela de vedação da vela esubstitua-a se estiver danificada ou defeituosa.

NOTA

INSTALE A VELA COM OS DEDOS DANDO OAPERTO FINAL COM A CHAVE DE VELA.

Page 5: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-5

125 TURUNA

FOLGA DAS VÁLVULAS

NOTA

Levante o banco e retire o tanque de gasolina,tendo o cuidado de fechar a torneira de gasolina(Posição OFF).

Retire as tampas para regulagem das válvulas e atampa do alternador.

Gire o rotor no sentido anti-horário e alinhe amarca “T” no rotor com a referência fixa na parteinferior da carcaça; o pistão deverá estar noP.M.S. e na fase de compressão, verifique se osdois balancins estão soltos; em caso negativo,gire o rotor 3600 (1 volta completa).

Para a verificação da folga das válvulas deadmissão e escapamento, coloque uma lâminacalibradora entre o parafuso de ajuste e a varetada válvula.

FOLGA DAS VÁLVULAS

Admissão: 0,05 mm

Escapamento: 0,05 mm

A folga das válvulas deverá ser inspecionada eajustada com o motor frio.

(1) ROTOR(2) MARCA “T”

(3) REFERÊNCIA FIXA

(1) LÂMINA CALIBRADORA(2) PARAFUSO DE AJUSTE

(3) CONTRAPORCA

(1) CHAVE ESTRELA(2) CHAVE DE REGULAGEM

Para ajustar a válvula, solte a contraporca e gire oparafuso de ajuste. Reaperte a contraporca everifique a folga.Coloque as tampas para regulagem das válvulas,a tampa do alternador, o tanque de gasolina ebaixe o banco.

Page 6: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-6

PLATINADO

FOLGA DO PLATINADO

Remova as tampas do platinado e do alternador.Gire o rotor no sentido anti-horário e verifique aabertura máxima do platinado (previamentelimpo e inspecionado) com uma lâminacalibradora.

ABERTURA ESPECIFICADA: 0,3 - 0,4 mm

125 TURUNA

(1) PLATINADO(2) LÂMINA CALIBRADORA

(1) PARAFUSOS DE FIXAÇÃO(2) CHAVE DE FENDA

Se a abertura estiver incorreta, solte os parafusosde fixação e mova a mesa do platinado até obtera folga correta.Reaperte os parafusos e confirme a abertura.

INSPEÇÃO DO PLATINADOLimpe cuidadosamente as superfícies de contatodo platinado. Se apresentar evidências dedesgaste irregular, contato imperfeito ouqueimado, o platinado deverá ser substituído.

(5)DESGASTEIRREGULAR

CORRETO

QUEIMADO

SUBSTITUIR

CONTATOIMPERFEITO

Page 7: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-7

125 TURUNA

PONTO DE IGNIÇÃO

NOTA

COM LÂMPADA DE PONTO

Conecte um dos fios da lâmpada à mola doplatinado e o outro ao motor (terra).Ligue o contacto e gire o rotor no sentido anti-horário até coincidir a marca “F” no rotor com areferência fixa na parte inferior da carcaça.O ponto está correto se a lâmpada se acendernesse momento.Caso seja necessário ajustar o ponto de ignição,proceda do seguinte modo:Desaperte os parafusos de fixação da mesa doplatinado e gire-a no sentido (A) ou (B) até obtero ponto correto.Se o ponto de ignição estiver atrasado, gire amesa no sentido horário, caso contrário gire nosentido oposto.Reaperte os parafusos de fixação e confirme oponto de ignição.Instale as tampas do platinado e do alternador.

Antes de proceder à verificação e ajuste doponto de ignição, certifique-se de que osplatinados estão com a abertura especificada.

(1) PARAFUSOS DE FIXAÇÃODA MESA

(A) ATRASAR(B) AVANÇAR

(1) LÂMPADAESTROBOSCÓPICA

(2) MARCA “F”(3) REFERÊNCIA FIXA

COM LÂMPADA ESTROBOSCÓPICA

Conecte a lâmpada estroboscópica de acordocom as instruções do fabricante.Funcione o motor na marcha lenta.O ponto estará correto se a marca “F” ficaralinhada com a referência fixa da carcaça.Se for necessário ajustar o ponto, proceda demodo idêntico ao usado para a lâmpada deponto.

Page 8: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-8

CORRENTE DE COMANDO

Funcione o motor em marcha lenta.Remova a capa de borracha do parafuso deregulagem.Solte o parafuso de ajustagem e reaperte-o emseguida.Obs.: O sistema é auto-ajustável e nenhuma outraoperação além das indicadas acima, deve serrealizada.

125 TURUNA

(1) PARAFUSO DE AJUSTAGEM

(1) MANOPLA DO ACELERADOR

(1) AJUSTADORES(2) CAPA DE BORRACHA(3) CONTRAPORCA

(A) DIMINUI A FOLGA(B) AUMENTA A FOLGA

FUNCIONAMENTO DOACELERADOR

Verifique se o cabo do acelerador estádeteriorado, danificado ou torcido.Confirme a folga do movimento livre da manoplado acelerador, que deverá ser de 10 a 150.Verifique o funcionamento da manopla doacelerador para uma rotação suave desdecompletamente fechado até a abertura total.Ajuste a folga do movimento livre do aceleradorou substitua o cabo, se necessário.

Para ajustagens de folga grandes, ajuste a partesuperior do carburador retirando a capa deborracha e girando o ajustador.Coloque a capa de borracha após o ajuste.Para ajustagens pequenas, ajuste no ajustador demanopla, desapertando a contraporca e girandoo ajustador. Após o ajuste reaperte a contraporca.A folga do cabo do acelerador deve ser ajustadacom o acelerador completamente fechado.Após o ajuste, confirme a folga do acelerador e oseu funcionamento.

Page 9: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-9

125 TURUNA

AJUSTE DA MARCHA LENTA

NOTA

Coloque a motocicleta no cavalete central.Gire o parafuso de aceleração até obter umamarcha lenta de 1.400 rpm.O ajuste com o parafuso da mistura está descritona página 4-8.

O ajuste da marcha deverá ser feito apóstodas as regulagens de manutenção.

(1) PARAFUSO DE ACELERAÇÃO

(1) RELÓGIO DE COMPRESSÃO

TESTE DE COMPRESSÃO

Esquente o motor e pare em seguida.Retire o cachimbo da vela e remova a vela.Instale o relógio de compressão, abra o afogadore abra totalmente o acelerador. Acione o pedal departida várias vezes até obter a máxima leitura norelógio.

NOTA

Compressão: 10,0 - 12,0 kg/cm2

Para evitar perda de compressão, fixefirmemente o relógio ao orifício da vela.

Causas prováveis de baixa compressão

• Ajuste incorreto das válvulas• Vazamento nas válvulas• Problema na junta do cabeçote• Anéis ou cilindro gasto• Pistão gasto

Causa provável de compressão excessiva

• Depósito de carvão na câmara de combustãoe/ou na cabeça do pistão.

Em qualquer um destes casos, o motor deve serdesmontado para uma verificação completa.

Page 10: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-10

CORRENTE DE TRANSMISSÃO

Coloque a motocicleta no cavalete central com ocâmbio em ponto morto.Verifique a folga da corrente, movendo-a com osdedos para baixo e para cima na sua parteinferior, entre o pinhão e a coroa.

FOLGA CORRETA: 10 - 15 mm

125 TURUNA

(1) CUPILHA (2) PORCA DO EIXO (3) AJUSTADOR DA CORRENTE(4) REFERÊNCIAS FIXAS (5) PORCA DE AJUSTE

AJUSTE DA CORRENTE DE TRANSMISSÃORemova a cupilha e solte a porca do eixo.Gire as porcas de ajuste em ambos os lados. Asreferências fixas devem indicar a mesma posição.Aperte a porca do eixo e instale a cupilha.

TORQUE DE APERTO DO EIXO DA RODA

TRASEIRA: 4,0 - 5,0 kg.m

Confirme a folga da corrente e verifique se a rodagira livremente.

LIMPEZA E INSPEÇÃO

Remova a trava do elo de ligação, o elo deligação e a corrente de transmissão.Lave a corrente com solvente e deixe secar.Inspecione o uso da corrente e seu estado defuncionamento (elos, roletes, folgas) se tiverdanos ou desgaste excessivo, a corrente deveráser substituída.Lubrifique a corrente com óleo do motor ouespecifico para correntes.Inspecione o pinhão e a coroa no que respeita adanos, desgaste excessivo ou outros defeitos.Recoloque a corrente no lugar, instale o elo deligação e a respectiva trava.

a

Instale a trava do elo de ligação com aextremidade fechada no sentido normal derotação.

ÓLEO

Page 11: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-11

125 TURUNA

BATERIA

Inspecione o nível da solução e se estiver pertoda marca inferior, remova as tampas e adicioneágua destilada, até a marca superior.Limpe os terminais e a carcaça da bateria.Confirme a densidade específica do eletrólito emcada célula.

NOTA

a

FREIOS

FOLGA DO FREIO DIANTEIRO

Verifique a folga da alavanca na sua extremidade,que deverá ser 10 a 20 mm.

O eletrólito da bateria contém ácido sulfúrico.Proteja os olhos, mãos e roupa. Em caso decontato lave com água corrente e chame ummédico caso os olhos tenham sido atingidos.

Não encha a bateria acima da marca superior.Adicione apenas água destilada. Água datorneira diminui a vida da bateria.

(1) BATERIA(2) MARCA DE NÍVEL SUPERIOR

(3) MARCA DE NÍVEL INFERIOR

(1) ALAVANCA DO FREIO DIANTEIRO

(1) CONTRAPORCA(2) AJUSTADOR

(A) AUMENTA A FOLGA(B) DIMINUI A FOLGA

Para uma regulagem correta, trabalhe noajustador, soltando a contraporca e girando oajustador de maneira a conseguir a folgarecomendada.

Page 12: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-12

PASTILHAS DO FREIO

As pastilhas deverão ser substituídas caso odesgaste atinja a linha vermelha.

125 TURUNA

(1) LINHA VERMELHA

(1) PEDAL DO FREIO TRASEIRO

(1) AJUSTADOR(A) DIMINUI A FOLGA

(B) AUMENTA A FOLGA

FOLGA DO PEDAL DO FREIOVerifique a folga do pedal do freio traseiro, quedeverá ser de 20 - 30 mm.

REGULAGEM DO FREIO TRASEIRO

Gire o ajustador até obter a folga recomendada.

Page 13: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-13

125 TURUNA

INSPEÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS

DIANTEIRO

Inspecione o estado do cabo quanto a ligaçõesimperfeitas, folga excessiva, dobras ou danos.Substitua-o se necessário.

(1) CABO DO FREIO

(1) VARETA DO FREIO(2) BRAÇO DO FREIO

(3) BRAÇO DE ANCORAGEMDO PAINEL DO FREIO

(1) INTERRUPTOR DA LUZ DO FREIO(2) PORCA DE AJUSTE

TRASEIRO

Verifique se a vareta do freio, o braço do freio, opedal e o braço de ancoragem estão bem fixos ouse apresentam danos.Verifique se a cupilha do braço de ancoragemestá corretamente posicionada.

INTERRUPTOR DA LUZ DO FREIO

Efetue a regulagem de funcionamento dointerruptor de luz do freio após ter ajustadocorretamente a folga do freio.O interruptor deve ligar a luz de freio quando opedal se deslocar cerca de 20 mm, da posiçãonormal.Ajuste girando a porca de ajuste se necessário.

NOTA

Não gire o corpo do interruptor da luz do freio.

Page 14: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-14

REGULAGEM DO FAROL

Para ajustar corretamente o farol, desaperte osdois parafusos de fixação. Alinhe a marca dereferência da carcaça do farol com a referência dosuporte do farol.Reaperte os parafusos de fixação.

125 TURUNA

(1) PARAFUSO DE FIXAÇÃO DO FAROL

(1) ALAVANCA DA EMBREAGEM

(1) CONTRAPORCA(2) AJUSTADORES

(A) AUMENTA A FOLGA(B) DIMINUI A FOLGA

FOLGA DA EMBREAGEM

Verifique a folga livre na extremidade daalavanca da embreagem.

FOLGA RECOMENDADA: 20-30 mm

Para regular a folga da alavanca de embreagem,desaperte a contraporca e gire o ajustador.Para regulagens grandes, utilize o ajustadorinferior e para pequenas regulagens utilize oajustador superior.Após o ajuste, confirme a folga.

Page 15: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-15

125 TURUNA

CAVALETE LATERAL

Verifique se há danos, perda de tensão da mola eliberdade de movimento.A tensão da mola estará correta se estivercompreendida entre 2-3 kg quando se puxa ocavalete com um medidor de tensão de molas,para verificação.

(1) CAVALETE LATERAL

(1) GARFO DIANTEIRO

(1) BRAÇO OSCILANTE

SUSPENSÃO

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Verifique a ação da suspensão dianteiracomprimindo-a várias vezes, com o freiodianteiro acionado.Se houver barulhos anormais, verifique todos osparafusos de fixação e aperte-os com o torqueespecificado.

SUSPENSÃO TRASEIRA

Movimente vigorosamente a roda traseira paraambos os lados para verificar se as buchas doeixo do braço oscilante estão gastas. Substitua-asse estiverem excessivamente gastas.Verifique todos os componentes da suspensãotraseira, quanto a montagem, danos ou empenos.Verifique o alinhamento da roda traseira.

Page 16: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

MANUTENÇÃO

3-16

AROS/RAIOS

PRESSÃO DOS PNEUS

NOTA

Verifique se há cortes ou objetos cortantes nospneus.

PRESSÃO RECOMENDADA:

A pressão dos pneus deve ser verificada comos pneus frios.

125 TURUNA

(1) MEDIDOR DE PRESSÃO DOS PNEUS

(1) CHAVE DE RAIOS(2) TORQUIMETRO

REAPERTO DOS RAIOS

Verifique se os raios estão frouxos.Aperte todos os raios soltos.O torque de aperto correto está entre: 3,5-4,5kg.cm.

2 pessoas DIANT: 1,75 (25)

TRASEIRO: 2,25 (32)

1 pessoa DIANT: 1,75 (25)

TRASEIRO: 2,0 (28)

MEDIDA DO PNEU DIANT: 2,50 - 18

TRASEIRO: 2,75 - 18

PRESSÃO DO PNEU

FRIO kgf/cm2

(psi)

ROLAMENTO DA DIREÇÃO

NOTA

– Levante a roda dianteira e verifique se o guidãose movimenta livremente.

– Se o guidão estiver muito preso ou com muitafolga, ajuste-o soltando ou apertando a porcade regulagem com a ferramenta especialadequada.

Verifique se os cabos interferem nomovimento do guidão.

Page 17: Manual de serviço turuna (1979) inspecao

125 TURUNA

COMO USAR ESTE MANUAL

Este manual contém todas as informações necessáriaspara a manutenção e reparos da HONDA 125 TURUNA.

Os capítulos de 1 a 3 referem-se à motocicleta em geralenquanto que de 4 a 15 se referem a partes damotocicleta agrupadas de acordo com a localização.

Localize o capítulo que você pretende nesta página e virepara a página 1 desse capítulo.

A maioria dos capítulos começam com o conjunto ouilustração, informações e diagnose de defeitos para essecapítulo; as páginas seguintes detalham osprocedimentos.

Se você não conseguir localizar a origem do defeito,verifique o capítulo 16 “DIAGNOSE DE DEFEITOS” paraajuda adicional.

Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida semautorização por escrito.

HONDA MOTOR DO BRASIL LTDA.Depto. Assistência Técnica

Todas as informações, ilustrações, orientações eespecificações inclusas neste manual foram baseadasnas mais recentes pesquisas de produtos a disposição,na data de aprovação para impressão, a Honda Motordo Brasil Ltda, reserva-se o direito de alterar asespecificações em qualquer época sem incorrer emobrigações posteriores.

ÍNDICE GERAL

INFORMAÇÕES GERAIS

LUBRIFICAÇÃO

MANUTENÇÃO

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

REMOÇÃO/INSTALAÇÃO DO MOTOR

CABEÇOTE/VÁLVULAS

CILINDRO/PISTÃO

EMBREAGEM/BOMBA DE ÓLEO/MECANISMO SELETOR DE MARCHAS

ALTERNADOR

CARCAÇA DO MOTOR/ÁRVORE DEMANIVELAS/TRANSMISSÃO/SISTEMA DE PARTIDA

SISTEMA DE DIREÇÃO/RODADIANTEIRA/FREIO/SUSPENSÃO

RODA TRASEIRA/FREIO/SUSPENSÃO

BATERIA/SISTEMA DE CARGA

SISTEMA DE IGNIÇÃO

INTERRUPTORES/BUZINA

DIAGNOSE DE DEFEITOS

PA

RT

E

ELÉ

TR

ICA

CH

AS

SI

MO

TO

R

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16