manifesto bancário dezembro 2012

8
1 DEZEMBRO DE 2012 www.bancariosacre.com.br RIO BRANCO-AC, 20 DE DEZEMBRO DE 2012 | EDIÇÃO Nº 465 | [email protected] P elo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melho- res votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emo- ção, de desejar felicidades, de reconciliar sen- timentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você. Desejamos que nes- te Natal, a luz que guia o mundo possa tam- bém clarear os seus sonhos, feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos. Estamos felizes com o nosso traba- lho, pois a cada dia fazemos novos amigos; a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como você. Feliz Natal é o que nós do Sindi- cato dos Bancários do Acre, desejamos a você! Feliz Natal, Bancários! MANOEL FAÇANHA manifesto bancário_dezembro_2012.indd 1 19/12/2012 14:56:12

Upload: marcelo-gomes

Post on 13-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Manifesto bancário Dezembro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Manifesto bancário Dezembro 2012

1DEZEMBRO DE 2012

www.bancariosacre.com.br RIO BRANCO-AC, 20 DE DEZEMBRO DE 2012 | EDIÇÃO Nº 465 | [email protected]

Pelo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melho-

res votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emo-ção, de desejar felicidades, de reconciliar sen-timentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você. Desejamos que nes-te Natal, a luz que guia o mundo possa tam-bém clarear os seus sonhos, feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de � ores e frutos. Estamos felizes com o nosso traba-lho, pois a cada dia fazemos novos amigos; a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como você. Feliz Natal é o que nós do Sindi-cato dos Bancários do Acre, desejamos a você!

RIO BRANCO-AC, 20 DE DEZEMBRO DE 2012 | EDIÇÃO Nº 465 | [email protected]

Feliz Natal, Bancários!

MANOEL FAÇANHA

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 1 19/12/2012 14:56:12

Page 2: Manifesto bancário Dezembro 2012

DEZEMBRO DE 20122

Diante da campanha de setores da mídia e do movimento sindical que,

sob a alegação de um hipotético aumen-to da “competitividade da economia”, se batem pela “flexibilização de direitos”, reiteramos que direitos não se negociam, se ampliam. Este é o nosso compromisso coletivo, enquanto trabalhadores e traba-lhadoras em educação e militantes da CUT.

Em defesa da memória histórica, vale lembrar que foi a nossa Central quem co-mandou a resistência aos ferozes ataques à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - movidos pelo desgoverno Fernando Hen-rique Cardoso. Foi a Central Única dos Tra-balhadores quem, desde aqueles sombrios tempos, tem estado à frente das maiores mobilizações contra tal disparate. Desne-cessário dizer aonde foram parar as econo-mias da Grécia, Espanha e Portugal – bem como os empregos, os salários e os direitos dos trabalhadores – quando seus governos se dobraram ao receituário do capital.

Sempre defendemos – e continuare-mos defendendo - a necessidade de acor-dos para garantir avanços, nunca para retroceder.

Nossa compreensão é a de que a fle-xibilização de leis que nos garantem um patamar mínimo de direitos, resultado de

décadas de greves e duros enfrentamen-tos, representaria um claro desserviço à classe trabalhadora. Tal avaliação é tanto mais precisa numa conjuntura em que a crise nos países capitalistas centrais, par-ticularmente nos europeus, se traduz em graves ataques à organização sindical e à consequente perda de direitos.

Reafirmamos que o momento exige o fortalecimento da nossa unidade e mo-bilização para combater a precarização, garantir e ampliar conquistas.

Entre outras reivindicações, precisa-mos somar forças para defender o respei-to ao direito de greve e à data-base do funcionalismo, elementos fundamentais para a melhoria das condições de vida e trabalho, bem como ampliar a pressão pela regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Tra-balho), que assegura o direito à negocia-ção coletiva entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas - municipal, estadual e federal.

Temos a convicção de que a imple-mentação de tais iniciativas, fomentando o diálogo e a negociação, representará um importante passo não só para o forta-lecimento da democracia, como da pró-pria economia nacional.

EDITORIAL

Jornalista ResponsávelManoel Façanha

Diagramação:Danto Freitas

Tiragem:1000 exemplares

EXPEDIENTE

Manifesto Bancário é uma publicação do

Sindicato dos Bancário do Acre

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Sindicato

Rua Rio Grande do Sul, 69 - Centro - CEP 69.903-420Tel: (68) 3224-4188 | Fax: (68) 3223-3879

www.bancariosacre.com.br | [email protected]

Edmar Batistela TonellyPresidente

Júlia Maria Matias de OliveiraVice-Presidente

Edjane de Araújo BatistaSecretário Geral

Dalva Diniz Rocha Amaral2º Secretário

Elmira Oliveira de FariasTesoureiro

Mário César Maia Diniz2º Tesoureiro

Manoel Façanha Tavares NetoSecretário de Imprensa e Comunicação

Deborah Fernanda Sena SantosSecretário de Assuntos Jurídicos

Janine Lira Fontinele da SilvaSecretário de Patrimônio e Informática

Ezequiel Souza DrumondSec. de Assuntos da Saúde do Trabalhador

Eudo Raffael Lima da SilvaSecretário de Formação Sindical

Raimundo Nonato Cordeiro de SáSecretário de Cultura, Esporte e Lazer

Irlan Ribeiro SandraSec. Repres. Junto a FETEC-CUT/CNMaria Goretti Leão do Amaral Guimarães

Secretário de Assuntos da MulherMarcos Antônio Bezerra Nogueira

Secretário de Assuntos EconômicosAlcilene Mota

Secretário de Assuntos Municipais

SECRETÁRIAS MUNICIPAISRaimundo Lopes da Silva/ Cruzeiro do Sul

Júlio Guilherme Peres de Menezes/TarauacáGilgleison Barbalho Gomes/Feijó

Carlos Augusto Lima do Nascimento/Sena Madureira/Manoel UrbanoRonaldo Ribeiro Batista/ Xapuri

Michela Costa Batriche Pessoa/Eptaciolândia/Brasiléia

FOTO LEGENDA

Direitos não se negociam,se ampliam

NOTAS GERAIS

PROTESTO

Os bancários realizam nesta terça-feira (18) um dia nacional de luta contra as demissões em massa no Santander. Com faixas, cartazes e uma caixa de som, os trabalhadores paralisam por uma hora a agências e centro de Rio Branco, num recado a falta de respeito do banco espanhol com o Brasil e os brasileiros.

Bancário lança livroO bancário, jornalista e historiador Manoel

Façanha lançou dia 12 de dezembro, no Sesc/Bosque, o livro “Jornalismo Esportivo no Acre na era do Futebol Profissional”. A obra tem 104 páginas e pode ser adquirido na Livraria Paim ao preço de R$ 20.

A obra foi financiada pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado e terá distribuição gratuita em universidades e algumas escolas da rede pública, além de clubes.

MANOEL FAÇANHA

Geração de empregosnos bancos cai 84%

O sistema financeiro nacional gerou 2.876 no-vos empregos entre janeiro e setembro de 2012, o que representa uma queda de 84,2% em com-paração com o mesmo período do ano passado. Embora pequeno, o saldo positivo deve-se às con-tratações dos bancos públicos. Nas instituições privadas, houve fechamento de 7.286 postos de trabalho nos primeiros nove meses do ano, não contabilizadas aí as mais de duas mil demissões efetuadas pelo Santander em dezembro.

DANTO FREITAS

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 2 19/12/2012 14:56:15

Page 3: Manifesto bancário Dezembro 2012

3DEZEMBRO DE 2012

JANEIRO

151 anos da CaixaNesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal

comemora aniversário de 151 anos. Para marcar a data, a empresa realiza uma cerimônia em clima de espetáculo de sensações, com música, luzes, cores, projeções, dança, arte, holografi a, pintura e muito mais.

Procon no AcreA diretora do PROCON/AC, Vanuza Messias, recebeu o ouvidor nacional do

Banco do Brasil, Sérgio Camilo de Castro, e cobrou agilidade no atendimento aos clientes lesados por depósitos indevidos em suas contas correntes.

O ouvidor garantiu que não serão cobradas multas, juros ou encargos fi nanceiros e que o pagamento deverá ser feito de forma facilitada para o consumidor, podendo ser parcelado ou pago no fi nal do ano, quando for depositado o 13º de 2012. A orientação é para que o consumidor procure o atendimento do PROCON, na OCA, para em seguida ser encaminhado à superintendência do banco.

Na ocasião foram discutidos outros assuntos de interesse no Procon/AC e dos consumidores como problemas com fi las nos bancos e terminais de auto-atendimento, além de valores e ofertas de crédito.

Tarifas bancárias sobemSão Paulo – O sistema fi nanceiro brasileiro continua se superando

quando o assunto é cobrança ao consumidor. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), as tarifas bancárias no país tiveram alta de 12,46% em 2011, fi cando 5,96 pontos percentuais acima da infl ação, que fechou o ano em 6,5%.

Extrapolação chega ao limiteCom unidades lotadas de clientes, os bancários do HSBC, Itaú Unibanco

e Bradesco da capital acreana não aguentavam mais a carga de trabalho diária neste início de ano.

“Os bancários estão à beira de um ataque de nervos, alguns estão pas-sando mais de dez horas dentro das unidades”, denuncia Edmar Batistela, segundo secretario do Sindicato.

Batistela acrescenta ainda que muitos bancários de oito horas não estão conseguindo cumprir uma hora de almoço, mesmo fazendo as horas extras.

FEVEREIROSEEB/AC publica edital de eleições

A edição do jornal O Rio Branco do sábado, dia 21 de janeiro, trouxe publicação do edital de convocação para as eleições sindicais do Sindicato dos Bancários do Acre ao triênio 20012-2015. A eleição foi realizada entre 22 e 23 de março. O prazo para inscrição de chapas foi até o dia 22 de fevereiro, na Secretaria da entidade.

Itaú: Maior Lucro da históriaO lucro do Itaú Unibanco (ITUB4) em 2011 é o maior da história dos

bancos brasileiros, segundo a consultoria Economatica. Com um lucro líquido de R$ 14,62 bilhões, o banco teve uma alta de 9,7% em relação ao ano anterior (quando lucrou R$ 13,32 bi).

Lucro anual dos bancos no Brasil1º Itaú Unibanco (2011) R$ 14,62 bilhões2º Itaú Unibanco (2010) R$ 13,32 bilhões3º Banco do Brasil (2010) R$ 11,296 bilhões4º Bradesco (2011) R$ 11,028 bilhõesNa terceira colocação entre os maiores lucros de bancos fi cou o Banco

do Brasil, com o resultado de 2010 (quando teve ganhos de R$ 11,296 bi).

RETROSPECTIVA2012

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 3 19/12/2012 14:56:25

Page 4: Manifesto bancário Dezembro 2012

DEZEMBRO DE 20124

MARÇO

Bancários elegem nova diretoriaOs bancários de todo o Estado do Acre foram às urnas nos dias 20 e 22

de março para eleger a nova diretoria do sindicato da categoria. Apenas uma chapa foi inscrita. Os bancários disseram apenas dizer sim ou não no processo de aclamação.

A formação da chapa que concorreu ao Sindicato dos Bancários se deu de forma consensual e reúne as principais lideranças do setor. Ela é enca-beçada por Edmar Batistela, que trabalha há 22 anos no banco HSBC. Ao seu lado está Júlia Matias, que é candidata a vice-presidente do Sindicato e funcionária do Banco do Brasil.

Vereador reúne com sindicalistasPor causa de modifi cações na legislação federal, que deixaram algu-

mas medidas de segurança privada a critérios das instituições fi nanceiras, o vereador Sargento Vieira se reuniu com representantes dos bancários, vigilantes e Correios para avaliar a situação. Ouvidas as reivindicações dos trabalhadores, ele apresentou modelo de projeto que obrigava a insta-lação e/ou manutenção de dispositivos, notadamente as portas eletrôni-cas giratórias.

Edmar é aclamado com 96,3% Com 96,3% dos votos válidos, o bancário Edmar Batistela Tonelly

(HSBC) acabou aclamado presidente do Sindicato dos Bancários do Acre.O pleito ocorreu durante os dias 20, 21 e 22 de março nas uni-

dades bancárias dos municípios acreanos onde existem agências/pos-tos bancários.

Edmar vai assumir a direção do Sindicato dos Bancários no próximo mês em substituição a Elmira Farias, funcionária da Caixa Econômica Fed-eral. O período de mandato vai de abril de 2012/2015.

Bancários reinauguram sedeNuma solenidade prestigiada por bancários, sindicalistas e políti-

cos, ocorreu dia 23 a reinauguração da sede do Sindicato dos Bancários do Acre.

A nova sede foi totalmente reformada, num investimento de cerca de R$ 100 mil. Estacionamento amplo, climatização do ambiente, es-tação de trabalho com computadores, sala para reunião com data show, além de banheiros azulejados e adaptados aos portadores de defi ciên-cias físicas.

O ato de reinauguração contou com a presença dos vereadores Mar-celo Jucá (PSB) e José Vieira (PPS). O deputado federal Sibá Machado (PT) e o secretario de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre, Nil-son Mourão, prestigiaram o ato de reinauguração. A presidente da CUT/Acre, professora Rosana Nascimento e o ativista político Ibrahim Farhat (Lhé) também estiveram presentes. O presidente da Federação Centro Norte dos Bancários (FETEC/CN), José Avelino, foi outro convidado ilustre à festa de reinauguração da sede.

ABRIL

Empossada nova direção da ContrafFoi empossada dia 14, a nova direção nacional da Contraf-CUT para o

triênio 2012-2015, eleita por unanimidade no 3º Congresso realizado de 30 de março a 1ºde abril, em Guarulhos (SP), com a participação de 316 delegados e delegadas de sindicatos e federações fi liadas de todo Brasil. A nova diretoria é liderada pelo presidente reeleito Carlos Cordeiro.

A posse ocorreu no auditório da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Feeb RJ-ES), no centro do Rio. “Pela primeira vez, tomamos posse no Rio, onde ocorreu no mesmo dia a apuração das eleições do Sindicato, o segundo maior de bancários do país, com a vitória da Chapa 1, apoiada pela Contraf-CUT, com 86,5% dos votos válidos”, afi rma Cordeiro.

PF multa Bradesco no AcreUma mesma agência do Bradesco no centro de Rio Branco, a capi-

tal do Acre, foi multada em R$ 127,6 mil pela Polícia Federal em nove processos pela mesma ilegalidade: utilização de bancários para efetuar transporte de valores. A punição foi aplicada na quarta-feira (18), durante a 93ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), em Brasília.

Os processos foram abertos em 2009. O transporte de numerário era feito em veículos dos funcionários e em táxi, sobretudo, para a agência dos Correios. Na época, o Bradesco atuava como Banco Postal, atividade que desde janeiro deste ano está sendo operada pelo Banco do Brasil.

BB: Assistente na JustiçaO movimento sindical vem há muito tempo tentando negociar com o Banco

do Brasil a 7ª e 8ª horas trabalhadas de forma ilegal e gratuita pelos assistentes, que por lei deveriam trabalhar apenas 06 horas. Em toda campanha salarial e nas negociações permanentes, esse item tem sido negociado exaustivamente pelos sindicalistas, sem ressonância do Banco, que faz pouco caso da situação, achando que seus funcionários tem o DEVER de trabalhar de graça.

O Sindicato está em fase de elaboração fi nal de uma ação na justiça, atu-ando como substituto processual, e, além de pedir o cumprimento das 06 ho-ras de trabalho, pede também a hora extra retroativa aos últimos cinco anos.

Descaso no HSBCO HSCB, banco de bandeira inglesa, após 15 anos lucrando alto em solo

brasileiro, continua causando transtorno aos clientes brasileiros.Na capital Rio Branco, o banco inglês tem apenas uma unidade, mas

o sufi ciente para causar transtorno aos clientes, assim como para seus funcionários.

Hoje, a unidade está com o número de funcionário cada vez mais reduzido, prejudicando a qualidade no atendimento de seus clientes e usuários. Os funcionários estão trabalhando 10 a 12 horas por dia, isso sem direito ao horário de almoço. O saldo disso tudo é doença ocupacional do trabalho e inúmeros casos de depressão.

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 4 19/12/2012 14:56:29

Page 5: Manifesto bancário Dezembro 2012

5DEZEMBRO DE 2012

MAIO JUNHO

Nova direção toma posseEleitos no mês de março, a diretoria do Sindicato dos Bancários do

Acre tomou posse nesta sexta-feira, às 18h30, no auditório do SEBRAE/CENTRO, para o triênio 2012/15.

A solenidade de posse contou com a presença de dirigentes sindicais locais, além Sérgio Trindade, vice-presidente da Federação Centro Norte dos Bancários.

O presidente empossado foi o bancário Edmar Batistela, 39 anos, deles 22 dedicados à atividade bancária, Batistela já era exemplo de defesa dos trabalhadores mesmo antes de fazer parte do movimento sindical.

Morre ex-presidente do SEEB/ACA família bancária está de luto. Vítima de um câncer no cérebro fale-

ceu dia 4, na UTI do Hospital Santa Juliana, a ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (1991-1994) Maria Antonio Soares de Assis, 68 anos, funcionária aposentada do Banco da Amazônia e advogada.

Maria Antonia era fi liada ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla par-tidária a qual foi vereadora por dois mandatos seguidos. Ela era mãe do assessor especial do Governo do Acre, Gilvandro Assis, conhecido pelos amigos, como Gil.

Funcionários do Basa cruzam os braçosCom intuito de melhorar o atendimento dos usuários, os funcionários

do Banco da Amazônia da cidade de Brasileia paralisaram suas atividades por duas horas dia 7 de maio.

O ato, organizado pelo Sindicato dos Bancários, ocorreu das 8h às 10h e teve como objetivo sensibilizar a direção do banco a contratar mais funcionários para a unidade e, assim, proporcionar a melhoria do atendi-mento à clientela e mais qualidade de vida aos funcionários da unidade.

Após o ato, a direção do Sindicato entregou ofício junto ao Ministério Público do Trabalho.

Sindicato protesta no Itaú UnibancoO banco que mais lucra no Brasil é o que também o mais demite. Es-

tamos falando do Itaú Unibanco, instituição fi nanceira que lucrou no ano passado cerca de R$ 14,3 bilhões, mas dispensou 5.764 postos de trabalho. Este ano, o banco continuou com sua política de enxugamento do quadro, demitindo 2.054, totalizando em pouco mais de um ano 7.818 demissões.

Bancos públicos realizam CongressoOs funcionários do Banco do Brasil, os empregados da Caixa Econômica

Federal começam a organizar seus respectivos Congressos Estaduais. No Acre, os dois congressos ocorrem dia 8 de junho, em locais distintos. Nos encontros foram discutidas as propostas que iram compor a minuta de reivindicação da Campanha Salarial 2012.

23º Congresso do BBA plenária fi nal do 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BB

aprovou dia 17 as propostas para as negociações específi cas com o banco na Campanha Nacional 2012 relativas a emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho e segurança bancária, além do papel do Banco do Brasil e do sistema fi nanceiro nacional.

O Congresso reafi rmou a estratégia da campanha nacional unifi cada. Isso signifi ca que a pauta específi ca do funcionalismo do BB será discutida com o banco concomitantemente com a negociação da minuta nacional de reivindi-cações da categoria, a ser aprovada pela Conferência Nacional dos Bancários.

28º Conecef da CaixaO 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Fed-

eral (Conecef) aprovou dia 17 as reivindicações específi cas e reafi rmou a estratégia de campanha nacional unifi cada da categoria. Participaram 321 delegados (210 homens e 111 mulheres), respeitando a cota de gêne-ro de 30%, e 22 observadores. O evento foi aberto na sexta-feira (15), no Hotel Caesar Park, em Guarulhos (SP).

PARTICIPAÇÃOO diretor do Sindicato, Irlan Ribeiro Sandra, representou os funcionári-

os da base sindical acreana durante realização do 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). Irlan participou de palestras e discussões e contribuiu na construção da pauta de reivindicação dos empregados a ser entregue no mês de agosto para a direção da Caixa.

Itaú recua no item segurança Em reunião ocorrida dia 2 com a Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancári-

os de São Paulo, o diretor de segurança do Itaú anunciou que o banco sus-pendeu a retirada da porta de segurança das agências. Todas as unidades do Itaú que passarem por reforma terão mantidas as portas de segurança. Ele também assumiu o compromisso de reavaliar a situação dos estabeleci-mentos que tiveram o equipamento retirado.

Bancários acreanos querem 12,7%A consulta nacional dos bancários realizada durante as últimas se-

manas pelo Sindicato dos Bancários do Acre atendendo uma orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Ramo Financeiro (CON-TRAF-CUT) apontou que os bancários acreanos querem aumento real de salário. O índice reivindicado por 58,5% varia de 5,1% a 10%. Outros 31,5% da categoria querem reajuste salarial acima de 10%.

Funcis do HSBC cruzam os braçosClientes e usuários da única agência do HSBC instalada na capital Rio Bran-

co fi caram sem atendimento durante essa quinta-feira. O motivo foi o Dia Nacional de Luta em resposta à frustração dos bancários em todo país após a última negociação permanente com banco inglês sobre emprego, remuner-ação e previdência complementar, ocorrida no último dia 4, em São Paulo.

Desde cedo o Sindicato estava na porta do banco, orientando clientes e usuários do fechamento da agência. A paralisação foi tranquila com adesão da grande maioria dos trabalhadores.

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 5 19/12/2012 14:56:34

Page 6: Manifesto bancário Dezembro 2012

DEZEMBRO DE 20126

JULHO AGOSTOConselho Estadual de Saúde

Os novos integrantes do Conselho Estadual de Saúde para o biênio 2012/2014 tomaram posse dia 31.

Entre os novos membros do conselho aparecem os bancários Edmar Batistela Tonelly e Ezequiel Drumond. O primeiro é o atual presidente do Sindicato dos Bancários do Acre e assume como um dos titulares do conselho. O segundo é o diretor de Saúde da entidade sindical e chega ao conselho como suplente.

Bandidos furtam R$ 18 mil do BradescoAs polícias de Cruzeiro do Sul ainda tentam identifi car dois homens,

que conseguiram enganar seguranças e funcionários antes de furtar R$ 18 mil da Agência do Bradesco e sair pela porta da frente, como se nada tivesse acontecido. A ação aconteceu durante dia 9 com a agência do ban-co superlotada de pessoas, segundo informações da Polícia Militar.

Agência lotada do HSBC é pesadeloSindicato é contra a posição do banco de investir em tecnologia e deix-

ar de lado a valorização dos trabalhadores.Clientes e funcionários do HSBC estão sofrendo com a lotação na

agência em Rio Branco. Um total descaso e ausência de preocupação aos funcionários e usuários. O banco continua com as politicas de assédio moral e metas abusivas e, recentemente, o banco inglês anunciou uma reestruturação no Brasil, onde o teor do discurso foi o seguinte: “Quere-mos ser a melhor empresa para trabalhar”, uma conversa para inglês ver.

ESPIONAGEM - O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região pro-moveu uma entrevista coletiva dia 18 para fazer uma grave denúncia con-tra HSBC, uma situação de completa violação dos direitos humanos de trabalhadores. Em 2011, a entidade recebeu, anonimamente, um arquivo contendo dossiês e demais documentos de uma suposta investigação con-fi dencial contratada pelo banco inglês.

Bancários querem reajuste de 10,25%Os 629 delegados (428 homens e 201mulheres) e 43 observadores de

todo o país que participaram da 14ª Conferência Nacional dos Bancári-os, realizada em Curitiba, aprovaram na plenária fi nal dia 22 a pauta de reivindicações da Campanha 2012, que inclui reajuste de 10,25% (infl ação mais 5% de aumento real), piso igual ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.416), PLR equivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fi xos, além de mais contratações e fi m da rotatividade, fi m das metas abusivas e com-bate ao assédio moral. Os delegados também aprovaram como bandeira política a construção de uma Conferência Nacional do Sistema Financeiro, na qual a sociedade possa discutir e defi nir qual o papel que os bancos devem desempenhar no país.

A pauta de reivindicações será entregue à Fenaban no dia 1º de agosto. E já estão marcadas as duas primeiras rodadas de negociação, nos dias 7 e 8 e 15 e 16.

Câmara aprova projeto de segurançaA Câmara de Rio Branco aprovou, por unanimidade, dia, projeto de lei

de autoria do vereador Francisco Vieira (PPS) que dispõem sobre a obriga-toriedade de dispositivos de segurança (portas eletrônicas e giratórias) em bancos e outras instituições fi nanceiras instaladas na capital.

O autor da matéria usou do expediente para cumprimentar os rep-resentantes dos bancários, vigilantes e carteiros presentes na galeria da Câmara Municipal de Rio Branco.

De acordo com Vieira, a retirada dessas portas de segurança foi proporcional ao aumento de assaltos e as chamadas saidinhas de banco em todo o país.

Bancários lançam Campanha SalarialOs bancários acreanos lançaram dia 13 de agosto a Campanha Nacion-

al Unifi cada 2012 com um ato no centro de Rio Branco. O lançamento vai contar com a presença de lideranças sindicais, entrega de panfl etagem e adesivos nas agências da Capital.

Na oportunidade, a direção do Sindicato vai mandar sua mensagem para a população: “Chega de truques, banqueiro”.

Contraf-CUT negocia com Itaú A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomaram as negociações

com o Itaú dia 16, em São Paulo, e após intenso processo de discussões, iniciado no começo deste ano, o banco apresentou proposta para a Partic-ipação Complementar nos Resultados (PCR). Os valores pagos dependerão do indicador de retorno sobre patrimônio liquido (ROE).

“Pela proposta do banco, o valor mínimo a ser recebido pelo funcionário será de R$ 1.800, um crescimento de 12,5% em relação ao que foi pago no ano passado, que foi de R$ 1.600”, afi rma Wanderley Crivellari, um dos coordena-dores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco.

Campanha Salarial dos BancáriosA Campanha Salarial dos Bancários do Acre ganhou as ruas e as agên-

cias. Os dirigentes sindicais realizaram reuniões e visitas dentro das uni-dades na primeira semana de agosto.

O dirigente da Federação Centro-Norte dos Bancários, Adilson Souza, fez visita as unidades da Caixa Econômica Federal, enquanto o Secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Brasília e representante da Federação Centro Norte dos Bancários na Comissão de Empresa dos Fun-cionários do BB, Rafael Zanon, fez visita as unidades do Banco do Brasil.

Dia Nacional dos BancáriosPassado quase um século de lutas e conquistas os bancários comemo-

raram dia 28 data alusiva ao dia da categoria. Na capital acreana, a di-reção do Sindicato dos Bancários ofereceu um café da manhã, no Hotel Pinheiro, para comemorar o Dia do Bancário.

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 6 19/12/2012 14:56:43

Page 7: Manifesto bancário Dezembro 2012

7DEZEMBRO DE 2012

SETEMBRO OUTUBRO

Greve fecha quase 70% agênciasApós referendar durante assembleia dia 17 paralisação por tempo in-

determinado, os bancários cruzaram os braços dia 18.O presidente também aproveitou para reforçar o pedido da importân-

cia dos bancários durante as atividades de piquetes e paralisações.Conforme balanço realizado pelo Sindicato dos Bancários, das 25

agências instaladas na capital, 17 fecharam as portas neste primeiro dia de greve. O movimento grevista é forte nas unidades da Caixa Econômi-ca, Banco da Amazônia, Santander e HSBC.

Greve fecha agência do BradescoNo terceiro dia de greve nacional dos bancários o número de unidades

paralisadas continua crescendo de norte a sul do país.Na capital Rio Branco, a greve no seu terceiro dia de paralisação

chegou a uma das unidades do Bradesco. A agência Mal. Deodoro do ban-co privado não abriu as portas ao público. Desde cedo, sindicalistas es-tiveram informando a população para buscar outra unidade da instituição para receber atendimento bancário.

Greve cresce e paralisa 45 agênciasNo sétimo dia de greve nacional dos bancários o número de unidades

paralisadas continua crescendo de norte a sul do país.No estado do Acre, a greve em seu sétimo dia de paralisação, chegou

a mais agências do Vale do Juruá. No município de Feijó, a agência do Banco da Amazônia não abriu as portas, e em Tarauacá, Banco do Brasil e Banco da Amazônia aderiam à greve. Totalizando agora o número de 45 agências fechadas das 62 instaladas no território acreano.

Fenaban eleva reajuste para 7,5% com 8,5% no piso e PLR maior

Após oito dias de uma forte greve nacional, a Federação de Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários dia 25 uma nova proposta econômica para reajuste salarial, que eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores; para 8,5% o aumento do piso sala-rial e dos auxílios-refeição e alimentação; e para 10% a parcela fi xa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como dos tetos da regra básica e do adicional.

Fim da greve na CaixaEm assembleia realizada dia 28, os funcionários da Caixa aceitaram a

proposta apresentada da empresa e encerraram a greve nacional de dez dias. Com o fi m da paralisação os trabalhadores retornam ao trabalho na segunda-feira (01).

No âmbito nacional, várias unidades que haviam rejeitado a proposta inicialmente, decidiram retornar ao trabalho, acatando a orientação do Comando Nacional.

Após greve, assédio moral no BradescoO Bradesco não tem jeito. Enquanto o mundo respira democracia, o

banco continua sua postura autoritária e nos faz lembrar a época que o país era governado pelo Regime Militar.

Uma semana após o término da greve bancária, um funcionário da in-stituição foi punido por ter participado do movimento grevista. A punição imposta ao bancário foi a transferência de sua função e agência, assim caracterizando prática antissindical.

O Sindicato denunciou a sociedade a postura do banco e a pressão fez a direção do banco volta atrás da decisão.

Bancário é o campeão de votosO campeão de voto na cidade de Tarauacá é o bancário e professor Je-

sus Sérgio de Menezes (PDT), ou simplesmente Jesus do Basa, de 39 anos.Natural de Tarauacá, casado e com formação superior, Jesus concor-

reu com outros 80 candidatos a uma das 11 vagas a Câmara Municipal de Tarauacá. Fechado as urnas dia 28 de outubro, o bancário/professor surpreendeu os candidatos de maior infraestrutura ao obter 814 (4,94%) votos. O segundo colocado foi Ezi Aragão (PT) com 792 votos (4,80%).

Assistentes do BB na JustiçaO movimento sindical vem há muito tempo tentando negociar com

o Banco do Brasil a 7ª e 8ª horas trabalhadas de forma ilegal e gratuita pelos assistentes, que por lei deveriam trabalhar apenas 06 horas. Em toda campanha salarial e nas negociações permanentes, esse item tem sido negociado exaustivamente pelos sindicalistas, sem ressonância do Banco, que faz pouco caso da situação achando que seus funcionários tem o DEVER de trabalhar de graça.

Seeb/DF denuncia retaliação funcis BBEm resposta à postura antissindical e assediadora dos diretores do

Banco do Brasil contra quem fez greve neste ano, o Seeb/Brasília en-caminhou, dia 25, denúncia à Superintendência Regional do Trabalho sobre as ilegalidades cometidas pela instituição fi nanceira. No último dia 18, o banco divulgou boletim interno com o objetivo de causar ter-ror psicológico contra os trabalhadores que participaram da paralisação de 9 dias. O documento ameaça com ‘análise disciplinar’ os bancários e bancárias que não compensarem as horas de greve, extrapolando inclu-sive as prerrogativas da cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2012/2013 assinada sobre o tema.

No próximo dia 5 de novembro, o Sindicato se reúne com o superinten-dente Regional do Trabalho, Maurício Alves Dias, para tratar da denúncia.

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 7 19/12/2012 14:56:48

Page 8: Manifesto bancário Dezembro 2012

DEZEMBRO DE 20128

Veja ja integra a retrospectiva no site www.bancariosacre.com.br

NOVEMBRO DEZEMBROPROCON notifi ca Bradesco

Uma equipe do PROCON/AC, esteve na agência do Bradesco/Bosque no final da manhã do dia 4 de dezembro para averiguar várias denúncias de demora no at-endimento e descaso, principalmente para com idosos que buscavam atendimento.

Segundo o aposentado Joelson Bina Santos, que foi uma das pessoas a solicitar a presença de representantes do órgão de defesa dos direitos do consumidor na agência, o atendimento demora mais de uma hora e, não há assento para acomodar os clientes.

A lei municipal 1.610, estabelece que o tempo de espera para atendimen-to nas agências bancárias em Rio Branco não pode ser superior a 30 minutos em dias normais e 45 minutos em dias de picos e dias posteriores a feriados.

JUNHO XX Copa Bancária

A bola vai rolar, neste sábado, para mais uma edição da tradicional Copa Bancária de Futsal. O torneio chega a sua XX edição com a partici-pação de seis equipes – uma delas do Alto Acre.

Conforme fi cou defi nido pela coordenação do evento, as equipes jogam dentro de um único grupo. As quatro melhores avançam na competição. O sistema adotado na primeira fase será grupo único – todos contra todos. Os jogos serão todos realizados no ginásio bancário da AABB-Rio Branco.

AGOSTOBradesco conquista o bi invicto

Após uma campanha brilhante com 7 vitórias em 7 partidas, a equipe de futsal do Bradesco se sagrou bicampeão invicto da XX Copa Bancária de Futsal ao bater o Banco da Amazônia/Metro/Xapuri por 6 a 4 na grande fi nal do torneio.

Com a conquista, o time privado garantiu vaga nas fi nais da V Copa Bancária de Futsal, competição marcada para novembro.

OS MELHORESNesta temporada, a diretoria continuou premiando os melhores do

torneio. Cleydimar/Basa (melhor goleiro), Ronaldo/Basa (artilheiro com 10 gols), João Paulo/Bradesco (melhor jogador) e Charles Negreiro (atleta disciplinado) e Marquinhos (atleta revelação).

REALIZAÇÃOA XX Copa Bancária de Futsal é uma competição de responsabilidade

do Sindicato dos Bancários do Acre, fi nanciada pela Lei de Incentivo ao Esporte, via Loja Sportiva e ainda com apoio da AABB/Rio Branco e Fafs.

Contraf-CUT faz representação ao MPT contra BB por prática antissindical

A Contraf-CUT entrou com uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o Banco do Brasil denunciando a instituição por prática antissindical, má-fé e por perseguição aos trabalhadores que ex-erceram seu legítimo direito de greve.

Uma das condições para que os bancários assinassem o acordo cole-tivo 2012-2013 foi a de não haver desconto dos dias de greve ou mesmo qualquer outra medida contra os trabalhadores que exerceram o direito de greve.

0000000000000000000

ESPORTES

NOVEMBROBradesco leva a Supercopa Bancária

A taça de campeão da Supercopa Bancária de Futsal já tem novo dono e atende pelo nome de Bradesco. Dia 4, no ginásio Jader Machado, cidade de Cruzeiro do Sul (AC), a equipe privada conquistou a quinta edição do torneio ao derrotar as equipes do Basa-Feijó/ Tarauacá (5 a 3) e a Caixa Econômica/Cruzeiro do Sul (12 a 4).

DEZEMBROBasa conquista o título soçaite

Numa fi nal emocionante e cheia de gols contra o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia conquistou no sábado, no campo da Apecef, o título de campeão soçaite da V Copa Bancária.

Quando a bola rolou, o time do Banco do Brasil, dos experientes Walt-inho e Tinda, abriu dois gols de vantagem no placar, através de Ricardo e Sérgio.

Os gols não foram sufi ciente para o time Banco da Amazônia entregar os pontos. Numa reação espetacular, o time verde e amarelo foi buscar a virada no placar com gols de Dóris, Charles Souza e Ronaldo.

No apagar das luzes, o Banco do Brasil ainda conseguiu o empate, num belo gol de meia-bicicleta de Américo, assim levando a decisão para a cobrança de penalidades.

Nas cobranças dos tiros livres, Sérgio acabou acertando o travessão, enquanto Reginaldo não desperdiçou a cobrança e garantiu o título para o Banco da Amazônia.

FOTOS: MANOEL FAÇANHA

RETROSPECTIVA2012DO ESPORTE

manifesto bancário_dezembro_2012.indd 8 19/12/2012 14:56:52