maio unho de - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. e não apenas nessa edição, mas em...

24
MAIO/JUNHO DE 2014 1

Upload: phamkhue

Post on 28-Nov-2018

236 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 1

Page 2: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 20142

Page 3: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 3

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – JabaquaraSão Paulo – SP – CEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2209Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Índice

4 Editorial

6 Acontece

7 Espaço Querubim

9 Educadores

10 Dia das Mães

11 Perfil

13 Homenagem

14 Festividade do Santuário Hoozo

15 Seminários

16 Associação Pomba Branca

20 Missão Sagrada

21 Relato de Experiência

Conversa com o leitor

O meio do ano de 2014 se aproxima e talvez você nem tenha se dado conta de que se passaram 120 dias entre 01/01 e 01/05. Durante esse corrido calendário há algumas datas especiais, como a que marca o mês de maio: o Dia das Mães.

Essa data desperta em nós algo que já faz parte do dia-a-dia, que é o amor filial, a gratidão por aquela pessoa que transformou seu corpo e sua vida em nome de um amor que ela nem sabia ao certo como seria. Um amor tão, tão grandioso que nunca precisou saber como era a fisionomia do ser amado. E claro, o Círculo de Harmonia presta uma homenagem a elas.

Ao lembrar-se do amor de mãe, o cuidado é algo essencial nessa relação, e nada melhor para elas quan-do saem com seus filhos e poderem usufruir de um lo-cal bem equipado e confortável, e é isso que os pais irão encontrar no recém inaugurado Espaço Querubim, na Academia de Ibiúna.

E por falar em mãe, nessa edição você conhece um pouco mais da história da Associação Pomba Branca, que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano.

A mãe natureza também está em pauta nessa edi-ção do Círculo de Harmonia, com a matéria sobre o Projeto Maracajaú Sustentável.

Curso Internacional, Perfil, Semana da Paz, Fes-tividade do Santuário Hoozo, Seminário de Carnaval, Missão Sagrada e um relato emocionante da Preletora Arcelina Emília Braga de Oliveira recheiam essa edi-ção, que marca o fim do primeiro semestre de 2014.

Boa leitura e um feliz bimestre pra você!

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Ailli de Mello FrançaSecretaria de Redação: Eloiza ScaglioniRedação: Fernanda Kanasiro - MTB: 71410/SP Fábio Dummer CamargoCapa: Vânia Silva de AraújoTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Indústria Gráfica Ltda.

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

Page 4: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 20144

mensagem do presidente doutrinário

Recentemente foi lançado no Brasil o livro Decisão em Prol das Futuras Gerações, do Supremo Pre-sidente da SNI, prof. Masanobu Ta-niguchi.

Na página 228 da versão em português ou na página 285 da ver-são em japonês, há um subtítulo que diz “Simetria e Assimetria”.

Nesse livro, à página 229 na versão em português e à página 286 na versão em japonês, está a frase: “Simetria é o conceito parecido com similaridade” e, mais adiante nessa mesma página, diz que: “Assimetria significa coisas distintas”.

Estudando esse tema, apro fun-damo-nos no entendimento so bre Imagem Verdadeira e fenômeno.

Nós, que lemos a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade todos os dias, podemos perceber clara-mente a simetria e a assimetria no diálogo entre o Anjo e o Querubim.

O Anjo é simétrico e o Que-rubim assimétrico. O Anjo fala da Imagem Verdadeira e o Querubim fala do mundo fenomênico.

Note que o Querubim aparece somente no capítulo “Ilusão”, onde lemos:

Enquanto assim recita o An­jo na Seicho­No­Ie, aparece um Querubim que roga: Para o bem­ es tar da humanidade, para o despertar espiritual dos ho­mens, esclarecei a natureza da ilusão.

Esse diálogo continua na Sutra Sagrada Palavras do Anjo, porém, na Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verdade, o Querubim não aparece mais, a não ser no final da sutra, onde os querubins louvam a Deus. O Mestre escreveu as Sutras Sagradas de uma só vez e, após es-critas, separou-as na forma em que as conhecemos hoje, por serem mui-to longas.

Na Sutra Sagrada Palavras do Anjo, a relação simétrica e assimé-trica se torna evidente no trecho da página 82, na versão em português (de capa plástica); e da página 104, na versão em japonês (de bolso):

Mas, Decano da Vida, os cien tistas modernos dizem que o homem raciocina com o cérebro e sente através dos neurônios.

Se, como dizeis, não existe cé­rebro nem neurônios, como po de o homem raciocinar e sentir?

O Anjo continua:É ilusão pensar que o pra­

zer, a dor e as demais sensações estejam na matéria conhecida como corpo carnal.

Nesse diálogo podemos perce-ber claramente sobre a Verdade do mundo da Imagem Verdadeira, as dúvidas do Querubim, que é assimé-trico e está preso no mundo fenomê-nico.

No poema escrito pelo Supre-mo Presidente Masanobu Taniguchi, encontramos esse diálogo entre o Anjo e o Querubim também, porém, com foco no mundo natural.

Eu e o outro somos um. Quan-do pensamos desta forma, estamos sendo simétricos e, quando pensa-mos eu e o outro não temos nada a ver, estamos sendo assimétricos. Quando praticamos as quatro virtu-des de Buda, estamos sendo simé-tricos, pois estamos manifestando o amor verdadeiro, como prega o cris-tianismo: “Deus é amor”.

Porém quando somos domina-dos pelo ego e nos afastamos do sen-timento de unidade com Deus, nos tornamos assimétricos, ou seja, tor-namos-nos meros indivíduos que vi-vem presos ao mundo fenomênico.

E, então, você é simétrico ou as-simétrico? Em outras palavras, você vive no mundo da Imagem Verdadei-ra ou no mundo fenomênico?

Agora, por que na Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verda­de não aparece mais o Querubim?

Bem, este é outro assunto, e gos-taria que o leitor pesquisasse e che-gasse a uma conclusão por si mesmo.

Gostaria que lessem o livro Decisão em Prol das Futuras Ge­rações, do Supremo Presidente Ma-sanobu Taniguchi, e aprofundassem nesse tema fundamental para a cons-cientização da Imagem Verdadeira.

Muito obrigado.

Você é simétrico ou assimétrico?

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho­No­Ie para a

América Latina

Page 5: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 5

Marie MurakamiDiretora­Presidente da

SEICHO­NO­IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

Parabéns pelos 60 anos de fun-dação da Associação Pomba Bran-ca no Brasil!

O Mestre Masaharu Taniguchi, na edição de lançamento da Revis-ta Pomba Branca (04/03/1936), diz da seguinte forma sobre o signifi-cado da fundação da Associação Pomba Branca:

“... O homem possui seu ca-minho e a mulher tem seu próprio caminho. Não é possível englobar tudo num só caminho da vida hu-mana, e tornar todas as pessoas fe-lizes com a observância desse úni-co caminho. Isto porque o caminho da vida humana também é um só e, ao mesmo tempo, manifesta-se de variadas formas... Este mundo é composto de homens e mulhe-res; portanto, quando o dom natu-

ral da mulher não é manifestado, o mundo só pode tornar-se infeliz, cheio de trevas. Orientar a mulher nesse sentido, guiar e ajudá-la a desenvolver-se, eis um trabalho grandioso de iluminação da vida... O dom natural da mulher é pródi-go em amor, beleza, carinho e pu-reza... Mesmo que a mulher se le-vante contra a opressão masculina, ela não se torna verdadeiramente feliz. Nossa missão é a construção de um mundo de grande harmonia, em que a mulher, sendo realmente feminina, o homem não consegue oprimi-la, ainda que assim deseje. Número é força; portanto, desejo que convidem as senhoras de toda a vizinhança a participarem e a co-laborarem neste movimento.”

Sob a orientação dessas subli-mes palavras, foi fundada, em 1937, a primeira Associação Pom-ba Branca no Brasil, no município de Guararapes, estado de São Pau-lo, pela Preletora Fumie Teramae (mãe do atual Vice-Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil, Preletor Tuguio Teramae). Tivemos a Prele-tora Moto Endo, como a primeira presidente da Associação Pomba Branca da Seicho-No-Ie do Brasil; Preletora Kiyono Matsuda, segun-da presidente; Preletora Kiku Kase, terceira Presidente; Preletora Toku Sasaki, quarta presidente; Preletora Ikuko Takemoto, quinta presidente; Preletora Fumiko Kasa, sexta pre-sidente; Preletora Marie Muraka-mi, sétima presidente; Preletora Leonor Ichikawa, oitava presidente e Preletora Lílian Súzi Baffi Nori-

matsu, nona presidente. A todas as líderes que atuam nas regionais de todo o Brasil, os nossos sinceros agradecimentos e congratulações.

Assim como consta na letra do hino sagrado da Associação Pomba Branca, “A pomba branca, no céu e na terra, espalha alegria por onde quer que vá ... A pomba branca se-meia neste mundo, a ordem real do mundo celeste, a bela harmonia do reino de Deus...”, as mulheres que constituem a Associação Pomba Branca são o “Sol do lar”, sendo assim, com a conscientização de fi-lha de Deus, a mulher que explora a sua natureza será feliz, com cer-teza, e, junto à Mulher Feliz, cons-tituirá um lar feliz. Como diz no hino sagrado “Louvor à Mulher”: “Mulher, ó mulher! Sublime é ser mulher! Com seu puro amor, no céu e na terra, ela é mãe; mãe de todos nós, mãe da humanidade”, a mulher é a força criadora. Quan-do todas as mulheres, não somen-te do Brasil, mas, de todo o mundo despertarem para a sua verdadeira missão e viverem a mulher eterna, seu lar se tornará harmonioso e a paz se concretizará no mundo.

“Aonde quer que vás, farás surgir um mundo repleto de luz.

Aonde quer que vás, também encontrarás um mundo repleto de amor e paz.

Cantando ao sol um hino de louvor,

E com a canção, vai voando com todo vigor,

Minha linda pomba branca.”

60 anos levando amor e paz aos lares brasileiros!

Page 6: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 20146

a C o n t e C e

Page 7: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 7

espaÇo QueruBim

Estrutura que atenderá filhos de seminaristas é modernamente equipada e representa realização de antigo sonho dos Pioneiros.

Poucas palavras foram sufi-cientes para definir a grandeza de uma cerimônia que atravessará ge-rações. “Aqui é o espaço do futuro do Brasil”. Foi assim que a Direto-ra-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), Preletora Marie Murakami, descreveu o sig-nificado maior do ato que inaugu-rou o Espaço Querubim Minna To­modati (em português “todos ami-gos”), realizada na Academia Sul--americana de Treinamento Espiri-tual da Seicho-No-Ie de Ibiúna-SP. A data escolhida foi 28 de fevereiro de 2014, sexta-feira, às 18h.

Épica em significados, a Ce-rimônia de Inauguração foi assis-tida pelos participantes do Semi-nário de Carnaval. Foi prestigiada também pela presença dos Prele-tores Paulo Seichisti Saita (apre-

Espaço Querubim é inaugurado em Ibiúna com capacidade para 80 crianças

sentador), Antonio Shotaro Ishida Oshima, Sinji Takahashi, Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto, Silva-na Cassimiro de Souza (condutora da leitura da Sutra Sagrada), Be-liza da Rocha Braga, Luís Araújo (oficiante), além do Preposto da SNI/BR para a Academia de Ibiú-na, Preletor Aníbal Lima, e o Ad-ministrador, Preletor Gil Kanasiro Filho.

Espaço para ser feliz desde sempre – Vagas limitadas e espaço reduzido para acolher os pequenos muitas vezes impediam que casais participassem dos eventos na Aca-demia. Esses tempos ficaram para trás diante dos 354,23 m2 de área edificada e capacidade para até 80 crianças, de zero a 10 anos de ida-de. “Graças ao ideal dos Pionei-ros e à generosidade de todos que fizeram suas doações, eis aqui o espaço que dará continuidade ao Movimento”, disse a Prela. Marie

Murakami, que também elogiou e agradeceu em especial aos atuais Preposto e Administrador, preleto-res Aníbal e Gil, respectivamente.

Desde a fundação, grande harmonia – O espaço é amplo. É fácil sentir carinho para onde se olha. Em cada detalhe, Vida. Num olhar geral, o Sublime na forma de cores. “O local está repleto de vibrações harmoniosas, inclusive também porque durante os 12 me-ses de construção os funcionários da Academia e profissionais tercei-rizados trabalharam em clima de grande harmonia”, declarou o Pre-letor Gil.

Desde a fachada, o colorido convida a um doce “retorno” à in-fância. Corredor amplo, paredes decoradas e tapetes estilizados com põem ambientes que se divi-dem em: recepção, dormitório com berços, quatro salas de aula, uma sala de brinquedos, refeitório, ba-

Cerimônia de Inauguração do Espaço Querubim na Academia de

Ibiúna ­ SP

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Diretora Presidente da SEICHO­­NO­IE DO BRASIL, Preletora Marie

Murakami durante suas palavras

Page 8: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 20148

nheiros, cozinha, despensa e área de recreação externa, equipada com brinquedos. Há, ainda, reci-pientes para coleta seletiva.

A Eterna Gratidão aos Man-tenedores – Ao todo, foram arre-cadados R$ 713 mil em doações. Durante o ano de 2013, o tradi-cional envelope ofertado pelos seminaristas de todos os eventos foi integralmente direcionado ao empreendimento. “Os nomes dos

mantenedores estão consagrados no Salão Nobre da Academia e re-ceberão orações eternamente”, sa-lientou o Preletor Gil. Já o Prele-tor Aníbal sublinhou a importância do apoio do Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor Junji Miyaura, da Diretora-Presidente, Prela. Marie Murakami, e de toda a diretoria da SNI/BR.

Alicerce de Amor profundo – O Preposto fez constar também, no registro de suas palavras, sua gratidão aos seus antecessores, na gestão da Academia, para a conse-cução da obra. Aproveitou, ainda, para dar voz ao convite que abriu oficialmente os novos tempos: “Atenção, todos os pais e casais que pretendem participar de even-tos na Academia de Ibiúna: agora podem vir tranquilamente com os

espaÇo QueruBim

seus filhos menores de 10 anos de idade!”, assegurou o Preletor Aní-bal Lima que, com sorriso sempre estampado no rosto, enfatizou, a todo instante, que o sonho do Es-paço Querubim Minna Tomodati só se concretizou graças aos es-forços da Fé de várias gerações de Pioneiros do Movimento. “Estas são paredes alicerçadas no Amor profundo de cada um deles”, con-cluiu.

Muita cor e alegria para receber as crianças no Espaço Querubim

Uma das salas do Espaço QuerubimFo

to: A

cerv

o Fo

togr

áfico

SN

IBR

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Tudo pronto para inauguração, com Preletores Marie Murakami e

Anibal Neto

Preletor Anibal Ferreira de Lima Neto durante suas palavras na

inauguração do Espaço Querubim

Leitura da Sutra Sagrada durante Cerimônia de inauguração

Preletor Gil Kanasiro Filho durante suas palavras

Participantes do Seminário de Carnaval tem a oportunidade de

participar deste momento histórico

Crianças terão livros da Seicho­No­Ie a disposição para leitura

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NIB

R

Page 9: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 9

eduCadores

Ligar o rádio diariamente pode ser tarefa corriqueira. Em muitos momentos da rotina, sabe-se que o rádio está ligado, mas não se presta muita atenção ao que ele diz. Esse dizer do rádio foi fundamental para o início da transformação ocorrida na comunidade costeira de Mara-cajaú, com aproximadamente 2000 habitantes, pertencente ao muni-cípio de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte.

Violência, drogas, fome, de-semprego e tantos outros proble-mas assolavam a população local e como alternativa para essas ques-tões a rádio Litoral FM convocou a comunidade para reuniões deno-minadas “empoderamento comuni-tário”, no qual começou-se a iden-tificar a possibilidade de criação de projetos sustentáveis para geração de renda.

E a partir desses encontros, várias ideias começaram a surgir, inclusive a de resgatar grupos fol-clóricos tradicionais e gerar condi-ções para que os artesãos locais rei-niciassem suas atividades, mesmo aqueles que não tinham condições financeiras para comprar matéria prima.

O vilarejo também abriga o Centro de Educação Integrada de Maracajaú, o CEIMAR, mantido pela Fundação da Grande Harmo-nia. Em 2013 uma caravana pro-movida pela Superintendência das Atividades dos Educadores, visitou o local e as instalações do CEI-

MAR. E para presentear os inte-grantes, aconteceu graças a esses encontros para resgate da cultura local o “Ensaio Aberto do Maraca-jaú Festival de Cultura”, em outu-bro de 2013.

Esse evento reuniu pessoas de diversas partes do Brasil e deu ori-gem ao 1º Festival de Cultura, onde se apresentaram artistas da comu-nidade, da Fundação Grande Har-monia e convida dos como o Grupo de capoeira “Maracaxé”, a Banda “Batuque Social”, As Praias – Es-cola prof. Calixto, a Pastoril Fun-dação, o cantor Fernando Luna, a Orquestra Grande Harmonia, sob a regência do Mae stro Juarez Cravo da Silva Júnior, grupo de Macule-lê Pegada do Siri, Grupo Maracajá, além de uma feirinha de arte sanato em que os artesãos locais puderam divulgar seus trabalhos e uma pra-ça de alimentação com as delícias da localidade.

A partir do sucesso do evento decorrente dos encontros divulga-dos pela rádio local, pretende-se

ampliar as ações do projeto Mara-cajaú Sustentável, com o “Meninos do Mar”, que vai utilizar o mesmo princípio de aproveitar potenciais existentes na comunidade para ge-rar crescimento sociocultural.

Além desse, há outros projetos em planejamento e análise como: a “Escola de Música”, a “Escola de Vela”, que é uma iniciativa baseada no projeto Vela Social, que acontece no Rio Grande do Sul, onde meni-nos e meninas de Maracajaú apren-dem a construir os próprios barcos, velejar e principalmente a viver o cuidado com a Natureza; a “Esco-la de Kitsurf”, a “Escola de Com-putação”, a “Escola Pão Doce” e a “Escola de Energia Zero”, que pre-tende ser a primeira a gerar 100% de sua energia a partir de fontes renováveis. E para que tudo possa sair do papel e passar a ser uma bela realidade transformadora, a Funda-ção Grande Harmonia conta com todos, para que através da Educa-ção se possa investir no futuro das crianças de Maracajaú. Para tanto a Fundação conta com sua doação, a partir de R$100,00, em nome da Fundação Grande Harmonia, atra-vés das seguintes contas bancárias: BANCO ITAÚ: Ag. 1000/C/C: 89.274-3, Banco BRADESCO: Ag. 3392-8/C/C: 5.910-2 e Banco do Brasil (Conta de RN-Natal): AG: 3777-X /C/C: 11000-0. Vamos formar uma corrente de amor e es-taremos todos juntos pela Educa-ção!

Projeto Maracajaú Sustentável transforma realidades

Atividade realizada entre participantes da caravana e

membros do CEIMAR

Foto

: Arq

uivo

Sup

. Ativ

idad

e do

s Edu

cado

res

Page 10: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201410

Page 11: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 11

Preletor Tuguio Teramae: “Não seja o farol! Seja a Luz!”

Se o Preletor é o “sangue” do Movimento, poucas pessoas carre-gam o Movimento dentro do pró-prio sangue como o Preletor em Grau Máster Tuguio Teramae, Di-retor Vice-Presidente da SEICHO--NO-IE DO BRASIL (SNI/BR). Filho do casal Chikamori e Fu-mie Teramae, pioneiros que deram grande impulso à divulgação na década de 1930, o seu próprio cur-rículo o coloca no “panteão” dos notáveis. Ele concedeu entrevista à equipe do Boletim Informativo Círculo de Harmonia na residência de sua nora, Silvana Hitomi Hoso-mi Teramae, oportunidade em que dois de seus netos, Laís (19 anos) e Nícolas (10 anos), cheios de orgu-lho, deram testemunho do exemplo de Fé passado pelo avô.

Berços – O Preletor Teramae tem memórias marcantes de sua in-fância. Do pai, cita a retidão e a fir-meza. Um dos “berços” do Movi-mento, a sala da casa dos seus pais era grande. Ele lembra-se das reu-niões em que lia-se A Verdade da Vida e depois realizava-se a Medi-tação Shinsokan. “Eu devia ter uns três anos de idade e sentava-me na posição de oração, sobre uma almo-fada, ao lado do meu pai. Lembro--me que eu fechava os olhos para orar e só acordava no outro dia, na minha cama, ao lado do berço do meu irmão mais novo”, rememora.

As lições de papai – Sua mais significativa reminiscência é a de

que seus pais eram rigorosos na transmissão fiel da verdade ensina-da pelo Professor Masaharu Tani-guchi. “Nunca disseram ‘eu acho’. Na dúvida, abriam o livro e liam junto com a pessoa orientada”, co-menta. Outra lição aprendida com os rigores do Sr. Chikamori ele car-regou pela vida toda. “Certa vez ele me disse vigorosamente: ‘não seja o farol!’. Questionei e disse que o farol é importante para iluminar ca-minhos, ao que ele redarguiu: ‘ele ilumina o caminho dos outros, mas se mantém fixo no fundo da terra, nas trevas. Não seja o farol, seja a Luz!’”, lembra o Prel. Tuguio.

As lições de mamãe – A mãe do Preletor Tuguio, a Sra. Fumie, após ser orientada pelos Irmãos Oomae, foi salva pela Seicho-No--Ie e acabou por fundar a 1ª Asso-ciação Local da Pomba Branca, na cidade de Guararapes-SP, em de-zembro de 1937. “Mamãe pegava mala cheia de livros pesados, mes-mo com barriga enorme de quase nove meses de gravidez, e saía para

fazer divulgação. ‘Eu fui salva pela Seicho-No-Ie! Tenho de levar essa Luz para outras pessoas!’, dizia ela”, conta.

Líder e orador precoce – Tu-guio Teramae foi nomeado Prele-tor Regional em 1963, mas, orador precoce, já em 1957, com 21 anos de idade, apenas um ano depois de começar a frequentar seminá-rios na Academia de Ibiúna-SP, já foi convidado para fazer palestras em idioma português para os jo-vens seminaristas que não sabiam o idioma japonês fluente.

Testemunha ocular dos pri-mórdios do Movimento – A força com que a Seicho-No-Ie grassou na colônia japonesa, entre as décadas de 1930 e 1960, ganha primorosa explicação na análise do Preletor Teramae. “Os imigrantes vieram enganados. Disseram-lhes que fica-riam ricos, mas quando chegavam aqui não prosperavam assim, fa-cilmente. Com isso, a desarmonia familiar gerada acabava por causar doenças. A Harmonia pregada pe-los pioneiros da Seicho-No-Ie, lar a lar, significava mais que curas. Era um verdadeiro oásis no deserto, uma luz que de repente se acendia na escuridão”, narra.

Contatos com o Mestre – Duas lembranças de contato direto com o Professor Masaharu Tanigu-chi são vivas na mente do Preletor Teramae: “A primeira lembrança é que não lembro de nada do que ele

perfil

Preletor Tuguio Teramae cercado pela nora e netos

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NI/B

R

Page 12: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201412

disse em uma reunião que ele quis ter somente com os líderes jovens, em 1963. A emoção foi tanta de es-tar perto dele, que nem sei o que ele disse, na ocasião. A segunda foi também em 1963, no Ginásio do Ibirapuera, lotado. O Professor Katsumi Tokuhisa chamou-me e disse: ‘o Mestre me deu uma hora para preparar minha palestra. As-sim quero que seja meu intérpre-te’. Suei frio, mas creio que devo ter me saído bem”, reme mora.

O melhor neto do mundo – Para um homem cujo sentido da expressão “somos escolhidos pelo Mestre” é literalmente verdadeiro, é natural que suas virtudes e méri-tos espirituais alcançassem os des-cendentes. Se precocidade vem de berço, isso nunca foi tão verdade como no caso de avô para neto. O neto Nícolas Yuuki Hosomi Tera-mae foi 1o colocado em Concurso de Diário Ecológico, da Panasonic Kids School, entre 3.500 concor-rentes de todo o Brasil. Dentre os candidatos de 71 países, foram es-colhidos 6 países para se apresen-tarem em Paris, França. O trabalho

dele venceu como melhor ideia de todo o mundo (Unique Eco Idea Award). Detalhe: foi o único a ex-por o trabalho totalmente em idio-ma inglês.

A neta se cura de meningi-te – Em meio à conversa, a nora Silvana desacanhou-se para pre-miar o momento com mais emo-ções. “Vejo meu sogro como um sábio”, e arrematou, sem receio de ousadia, lançando a ele um desa-fio. “Acho que ele devia escrever um livro para passar o que sabe às próximas gerações”. Silvana deu a exata dimensão de seu elo-gio ao narrar um episódio em que aprendeu a ter Fé com o seu sogro. “Quando a minha filha Laís tinha cinco anos, ficou em coma devi-do a uma meningite. Os médicos disseram: ‘chame a família e es-pere pelo pior’. Meu sogro tinha de fazer uma viagem pela Seicho--No-Ie, mas não desmarcou e me orientou a ver a Imagem Perfeita da Laís. Eu pensei: ‘nossa, justo quando mais preciso dele, ele não estará aqui’. Mas era a prova da sua Fé e uma lição, para mim, da

Fé que eu mesma deveria ter na-quele momento. Orei na capela do hospital, voltei ao quarto da Laís e ela de repente acordou completa-mente curada”, descreve Silvana.

Recado às novas gerações de líderes – Ao final da entrevista, o Prel. Tuguio, do alto da autoridade de dedicação de quase 50 anos pelo Movimento, passou um recado car-regado da vigorosa virtuose do Sr. Chikamori e de todos os Pioneiros: “O Professor Masaharu Taniguchi ensinou que atribuir a culpa aos outro s é agir mentalmente como uma marionete. Seja o dono de sua vida! Dedique seu amor sem criti-car as pessoas e sem esperar pelos louros da vitória! Cargo e função não são prêmios, e sim ter sido escolhido por Deus para trabalhar mais! Seicho-No-Ie é retribuição”, concluiu.

Acesse a esta matéria, na ínte-gra, em nosso site. Nele você tam-bém vai encontrar um resumo do Currículo Religioso do Preletor Tuguio Teramae. No mínimo, ins-pirador.

perfil

Page 13: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 13

homenagem

“Ultimamente tenho pensado muito sobre o ideal de vida que a mulher deve ter. É lamentável que muitas mulheres estejam se perden-do por não terem um ideal na vida. Se as pessoas se perdem, é porque não sabem que caminho devem to-mar. Elas não sabem para que nas-ceram neste mundo. Em outras pa-lavras, não têm ideal na vida. Uma vez que Deus colocou a mulher na face da Terra, sua existência deve ter algum significado. Justamente por não descobrirem esse signifi-cado, algumas mulheres se deses-peram e se afligem. Nessa aflição, umas acabam se perdendo, mas ou-tras conseguem descobrir o signifi-cado de sua existência, elevam-se e passam a sentir a alegria de viver.

Devemos seriamente procurar descobrir a missão com que nas-cemos. Somente quando a desco-brimos e a cumprimos, podemos experimentar a suprema alegria de termos nascido neste mundo. Até descobrirmos nossa missão, não encontramos a verdadeira paz de espírito, somos constantemente assaltadas pela insegurança. Pode-mos até dizer que nosso sentimento religioso é o ávido desejo de nos-sa alma de sair dessa insegurança e encontrar a paz definitiva. Por mais que busquemos e experimentemos todos os prazeres pertinentes aos cinco sentidos, não alcançamos a verdadeira satisfação e a paz, pois os prazeres dos sentidos não pas-

sam de sensações passageiras per-tencentes ao mundo da ilusão. Para alcançarmos a satisfação verdadei-ra e imorredoura, devemos apreen-der o que é eterno e viver com ele. E eu o busquei avidamente desde a infância.” (TANIGUCHI, Teruko. O Livro da Mulher, Prefácio).

Essas palavras contidas no li-vro citado refletem o amor que a Professora Teruko Taniguchi sen-te pela humanidade e em especial pelas mulheres. Autora dos livros 51 Consultas Femininas; O Livro

da Mulher; Reverenciando­o como Mestre, Respeitando­o como Ma­rido e Recordações (os únicos tra-duzidos para o português), partiu para o mundo espiritual em 24 de abril de 1988, aos 92 anos, na ci-

dade de Nagasaki. Casada com o Mestre Masaharu Taniguchi desde 1920, tiveram uma filha, a Profes-sora Emiko Taniguchi.

Todos os anos, os adeptos da Seicho-No-Ie em todo o mundo re-verenciam essa mulher, que tanto se dedicou na divulgação da Verdade. A SEICHO-NO-IE DO BRASIL rendeu suas homenagens à Profes-sora Teruko Taniguchi no dia 24 de abril de 2014, em sua Sede Central, no bairro do Jabaquara, São Pau-lo. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente Doutrinário da Seicho--No-Ie para a América Latina, Pre-letor da Sede Internacional Junji Miyaura, e, em seguida teve início o Seminário Especial em Homena-

gem à Sagrada Irmã Professora Te-ruko Taniguchi, orientado pela Pre-letora Mineko Hirashima.

Ao lado do Professor Masaha-ru Taniguchi, a Professora Teruko acompanhou o lançamento da pri-meira revista da Seicho-No-Ie e seu crescimento como doutrina re-ligiosa, compartilhando atribuições que garantiram o crescimento e o sucesso do Movimento de Ilumi-nação da Humanidade. “Conscien-tizando-nos da grandeza e subli-midade da nossa missão, incitáva-mo-nos para cumpri-la da melhor maneira possível”, escreveu. Ela se questionava: o que seria de sua velhice se não tivesse conhecido o Mestre e os Ensinamentos? “Estre-meço só de imaginar”, afirmou.

Professora Teruko Taniguchi recebe homenagem na Sede Central

da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Page 14: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201414

festiVidade do santuário hoozo

Confira Perguntas e Respos-tas sobre a 58a Festividade do San-tuário Hoozo do Brasil, marcada em 2014 para 13 de abril. A fonte usada foi a Apostila de Treinamen-to para Coordenadores da FSH de 2013.

Quando foi criado o Santuá-rio e qual era o objetivo? – Inau-gurado em 1º de abril de 1957, o Santuário Hoozo do Brasil foi ideia do Professor Miyoshi Matsuda e foi erguido a partir dos esforços conjuntos de Shitiro Fujiwara (ex-periente no ramo de construção), e do devotado dirigente, Preletor Shigueru Takinami. O objetivo era orar pelos antepassados dos adep-tos e atrair a colaboração de espí-ritos evoluídos para o Movimento. No Santuário, o oficiante realiza cinco orações ao dia. Em média, são mais de 2,5 milhões de Regis-tros Espirituais consagrados (Fa-mília, Alma Individual e Sublime e Abençoado Anjo do Reino de Deus).

Para que servem os registros espirituais? – São como “núme-ros telefônicos”. Você precisa cha-mar alguém, mas se não souber o número você não conseguirá ligar. No momento em que preenche-mos o registro espiritual, estamos depositando nosso magnetismo e enviando essa vibração ao espíri-

to inscrito. Os registros espirituais são evocados um a um, por isso é necessário escrever o nome com letra de forma bem legível, utili-zando caneta escura – preferencial-mente preta. Depois de evocados, os registros são consagrados no sa-crário, para receber oração de gra-tidão cinco vezes ao dia, durante um ano (no mínimo).

Quais os benefícios que a FSH e a prática da Oração de Gratidão aos Antepassados po-dem proporcionar à vida de uma pessoa? – Nossos antepassados são nossas raízes. Uma árvore para sobreviver, por exemplo, necessi-ta da estrutura de inúmeras raízes; assim, quando oferecemos orações a todos os antepassados da nossa família recebemos esse respaldo, bem como todas as virtudes que eles acumularam no passado.

Na FSH posso preencher os registros espirituais com nomes de pessoas que não fazem parte da minha família? – Para a Festi-vidade do Santuário Hoozo pode, pois é diferente de realizar oração em sua residência. No Santuário Hoozo os espíritos inscritos não se identificarão como membros de sua família. Ali é um ambiente co-letivo onde a SEICHO-NO-IE DO BRASIL oferece, através do Ofi-ciante, a leitura da Sutra Sagrada a todos aqueles que foram inscritos.

Como meus antepassados poderão saber que fui eu quem os inscreveu nos registros espi-rituais? – Sua vibração e magne-tismo vital ficam impregnados no registro espiritual e são transmiti-dos para os espíritos inscritos nos registros espirituais.

Se alguém da minha família já inscreveu um parente falecido, posso fazer o mesmo? – Sim, não há problema nenhum em repetir o preenchimento. Inclusive, é impor-tante desenvolver em todos os mem-bros da família o sentimento sincero de querer oferecer oração com amor e gratidão aos antepassados.

Qual é a diferença entre a Oração de Gratidão aos Ante-passados realizada no Santuário e a Oração de Gratidão aos An-tepassados que realizamos em casa? – Em sua casa você ora, es-pecificamente, para seus antepas-sados e familiares. Há um vínculo consanguíneo entre você e esses espíritos. No Santuário Hoozo, o espírito é convidado a participar de uma Festividade de vibração cole-tiva.

Posso solicitar que outra pessoa preencha os registros es-pirituais dos meus antepassados e entes queridos? – Sim, mas é aconselhável orientar que cada par-ticipante preencha os registros dos seus próprios familiares.

A felicidade de expressar Gratidão aos Antepassados

Page 15: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 1515

Quem foi à procura de respos-tas, encontrou muito mais. Com sa-lões nobres atravessados pela festa da Vida, os Seminários de Carna-val, nas cinco academias de treina-mento espiritual (Ibiúna e Santa Fé – de 28/02 a 04/03, e Santa Tecla, Curitiba e Amazônia – de 01/03 a 04/03) foram cenários do consa-grador Espírito de Deus. Ao todo, mais de 1.300 pessoas vivenciaram transformações e sucessivos ápices de alegria durante toda a programa-ção. “O percentual de participantes pela primeira vez foi acima da mé-dia, o que tornou visível aos orien-tadores e comissões organizadoras as mudanças ocorridas ao longo dos dias”, frisou a Aspirante a Pre-letora da Sede Internacional Silva-na Cassimiro de Souza, Superviso-ra do Departamento de Seminários da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR).

Orientadores Responsáveis e novidade na programação – Foram orientadores responsáveis os preletores Marcos Rogério Sil-vestri Vaz Pinto (Ibiúna), Tuguio Teramae (Santa Fé), Luiz Hideo Tamaru (Curitiba), Ivone Gomes Holanda (Santa Tecla) e Rober-to Ewerton Viana (Amazônia). A Prela. Silvana destacou, ainda, como diferencial da programação do Seminário de Carnaval a reali-zação de módulos específicos, no domingo (02/03). “Jovens, mu-lheres, homens e líderes do Movi-

mento tiveram palestras exclusi-vas, mas o módulo que mais teve procura foi o destinado a empresá-rios e pessoas que estão à procura de novos caminhos profissionais”, assinalou a preletora e superviso-ra, que salientou que as academias se transformaram, durante o Car-naval, no próprio território do Re-nascimento.

Dor e imobilidade desapa-recem – Delza Maria da Mata, de Brasília-DF, contou que veio a um Seminário de Carnaval “arrastada” pela filha. “Vim chorando de dor. Devido a duas quedas, eu estava com afastamento de tíbia, derrame no joelho e cisto. Mas na Prática de Purificação da Mente duran-te esse seminário maravilhoso, fi-quei completamente curada”, conta Delza.

Ajudar a encaminhar pes-soas à Seicho-No-Ie ilumina a própria vida – Pelos corredores

seminários

Carnaval transformador nas Academias

da Academia de Ibiúna, durante o Seminário de Carnaval, desfila-ram sorrisos “colecionadores” de realizações. Para onde se olhava, emergia uma história de liberta-ção através do Ensinamento. Rô-nia Maria de Jesus Campos, da Regional MT-CUIABÁ, conta que depois de se dedicar como carava-neira de um ônibus para o Jubileu de Ouro da Associação dos Jovens da SNI/BR (2005), em apenas um mês recebeu promoção no traba-lho e passou a ganhar quatro vezes mais. Já o jovem Cairo Guilherme Milhomem Bastos, da Regional MG-TRIÂNGULO E ALTO PA-RANAÍBA, contou que o sonho de estudar na Universidade Sor-bonne (Paris-França) tinha ido por água abaixo porque o seu domínio do idioma francês era apenas in-termediário. “Voltei-me às práti-cas da Seicho-No-Ie e fui ajudar, na Regional, a fazer doces para uma caravana para a Academia de Ibiúna-SP. Logo em seguida, rece-bi a confirmação de que eu havia sido aceito e vivi um ano maravi-lhoso naquela universidade”, con-tou Cairo.

Informe-se sobre ocalendário de eventos nas

academias de treinamento espiritual da SNI/BR pelo

endereço eletrônico www.sni.org.br/academias.asp.

Vivências ao encontro do Sublime: orientadores testemunharam

grandes mudanças nas pessoas, durante o evento.

Foto

: Ace

rvo

Foto

gráfi

co S

NI/B

R

Page 16: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201416

Page 17: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 17

Page 18: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201418

Page 19: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 19

Page 20: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201420

missão sagrada

A intensificação da realiza-ção de cursos especiais e seminá-rios de Missão Sagrada, pela Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, tem levado oportunida-de de aprimoramento para as lide-ranças do Movimento, em todo o País. “Quanto mais as pessoas es-tudam o significado da retribuição a Deus, mais sentem o quão subli-me é este ato”, explicou o Preletor da Sede Internacional Heitor Miya-zaki, em aula ministrada no Núcleo de Jundiaí-SP, no Curso Especial de Missão Sagrada realizada pela Regional SP-CAMPINAS, no dia 1º de fevereiro de 2014. O Prel. Heitor também está à frente da Su-perintendência de Missão Sagrada e Forma Humana da SNI/BR. So-mente em 2013, essa superinten-dência realizou 15 cursos presen-ciais e um virtual, somando 9.320 pessoas.

Salvação sem medidas – Pre-sente no curso de Jundiaí, o Prele-tor Savério Palmieri Filho, Presi-dente da União das Associações da Prosperidade (UAP) da Regional SP-CAMPINAS, disse-se um apai-xonado por esse trabalho. “Mes-mo como presidente da UAP, não deixei de ser Promotor Assistente da Missão Sagrada da Associação da Prosperidade Local de Campi-nas. Esse treinamento é maravilho-so porque passamos a nos dedicar com mais precisão, repassamos as orientações com mais convicção e as pessoas realmente se salvam”, declarou o Prel. Savério, que de-

pois que começou a se dedicar na divulgação da Missão Sagrada qui-tou uma dívida de 750 mil dóla-res e hoje é bem-sucedido nos ne-gócios. Já a senhora Laurinete de Jesus Oliveira não consegue mais nem se lembrar de todas as graças recebidas ao se propor a doar com profundo sentimento de Amor a Deus: “Não pego nem resfriado e todos os anos eu tenho no mínimo um grandioso novo relato para con-tar”, afirmou sorridente.

Pacificadores da Humani-dade – Em aula dada no evento de Jundiaí o Aspirante a Preletor Ricardo Viana Libarino salientou que divulgar a Missão Sagrada é “oportunizar que as pessoas sejam felizes, e representa ingressar em um trabalho apostolar imbuído de salvar o próximo”, sublinhou. E deu a real dimensão do significado do Curso: “Mais que aprendermos os aspectos administrativo e orga-nizacional, estudamos o profundo significado espiritual da Missão

Sagrada, que é, no fundo, oportu-nizar que cada pessoa se torna ela mesma a própria Obra de Deus na face da Terra”, salientou.

Retribuição não tem “preço” – Para a dirigente Tânia Carla de Mendonça, Promotora Assistente da Missão Sagrada do Núcleo de Jundiaí há dois anos, a doação é uma experiência divina. “A grati-dão a Deus não é só vir na reunião. Ela tem que ganhar a forma de con-tribuição efetiva porque, seja com pouco ou com muito, o que impor-ta é que seu nome está lá, ofertan-do ‘valor’ espiritual à humanidade, e valores espirituais não têm preço e nem se pode calcular”, assegura Tânia.

“Não adianta querer levar vantagem de Deus” – De uma as-sertividade com contornos sagra-dos, essas palavras, proferidas pelo Prel. Heitor durante outra aula dada no curso, arrebatou a seleta plateia em Jundiaí, que contava com o prestígio inclusive do Supervisor Administrativo e Doutrinário da Regional SP-CAMPINAS, Prele-tor Shigueo Teranisi. “Não adianta ter intenção ‘trapaceira’ com Deus. Não se deve fazer ofertas a Ele com sentimento de que se está fa-zendo um favor, mas sim retribuin-do pela Vida que recebemos”, foi além o Prel. Heitor, que encerrou o curso com um espaço para Per-guntas e Respostas bem concorrido pelos presentes. Para saber mais, acesse www.sni.org/materia-mis-sao-sagrada.asp.

Curso Especial e seminários aprimoram lideranças de todo o Brasil

Preletor Heitor, em aula dada no Curso de Missão Sagrada realizado

em Jundiaí: “O importante é as pessoas compreenderem o quão

sublime é retribuir a Deus”.

Page 21: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 21

Por Adriano Brittes

Imagine uma preletora que acordou num dia normal: A família saiu para trabalhar, ela arrumou a casa e foi para uma reunião na re-gional. Imagine que no final deste mesmo dia não havia mais casa, não havia móveis, roupas, utensí-lios... Tudo havia virado cinza.

Essa é a comovente história da preletora Arcelina, da Regional RS-NOVO HAMBURGO. Conhe-ça a partir de agora:

Meu nome é Arcelina Emilia Braga de Oliveira. Sou Preletora da Seicho-No-Ie e estou atualmen-te como Presidente da Associação dos Jovens da Regional RS-Novo Hamburgo. Sou casada há 21 anos com Carlos Augusto de Oliveira e temos um filho de 20 anos, Cássio Braga de Oliveira.

Na tarde do dia 25 de setembro de 2013, aproximadamente às 15 horas, fui até a regional para uma reunião com a supervisora admi-nistrativa doutrinária. Como a reu-nião iniciaria às 17 horas, tive tem-po para ver questões pertinentes a Associação dos Jovens Regional.

Começamos a reunião e abri o notebook para mostrar o programa de uma das atividades do Depar-tamento Feminino. Neste momen-to alguém me chamou através da minha página na rede social. Pedi desculpas para a supervisora e digi-tei para a pessoa “Oi querida, ago-ra eu não posso falar. Mais tarde te chamo”. Mas ela, mais que rapida-

mente me responde “Celina... liga para a tua casa agora por que des-ceram aqui na rua dois caminhões de bombeiros e estão falando que a tua casa pegou fogo”.

Pensei: Meu Deus! Kannon*!Liguei para o meu marido que

já atendeu me respondendo “Arce, tu já sabe... estou aqui na frente da regional para te pegar...”.

Fechei o notebook e disse para supervisora: “Olha, eu tenho de ir porque aconteceu alguma coisa lá em casa e tenho de dar uma olha-da”. Chamei mentalmente pelos meus antepassados, por Kannon e disse mentalmente: “Vão à frente que eu já estou indo...”.

Quando cheguei lá a minha mãe estava desesperada (o terre-no da minha mãe e minhas tias é bem próximo ao meu). Disse a ela: “Não chora mãe. Está todo mundo bem, e vai ficar tudo bem... agora eu vou ver o que aconteceu”.

Ao chegar à minha casa... Ela já não existia. Nem fumaça havia

* A Deusa da Misericórdia

mais. Era apenas o terreno... E cin-zas! Pensei: “Foi assim que o Mes-tre Masaharu Taniguchi deve ter se sentido quando ele perdeu tudo no terremoto”. Mas ainda assim, acre-dito que saí no lucro, por que meu cachorro estava dentro de casa (que estava trancada) e ninguém sabe como, mas ele saiu de lá totalmen-te ileso.

A todo o momento eu recitava mentalmente a Oração do dia 3 que está na Sutra em 30 capítulos para leitura diária, Mentalização para captar a admirável sabedoria de Kannon, ininterruptamente!

relato de experiênCia

Uma preletora de fé!

Preletora Arcelina e seu filho Cássio

Preletora Arcelina Emilia Braga de Oliveira

Naquela noite, ficamos na casa de minha tia. Em pouco mais de uma hora chegou a namorada de meu filho. Ela se desesperou, por que o quadro era horrível: queimou tudo, só ficamos com as roupas do corpo. Eu disse a ela que ficaria tudo bem. Ela me abraçou e saiu, dizendo que voltaria em seguida.

Sem que eu soubesse ela pos-tou na sua página em uma rede so-cial: “Por favor, ajude a família de meu namorado” e explicou o ocor-

Foto

: Ace

rvo

Pess

oal

Foto

: Ace

rvo

Pess

oal

Page 22: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 201422

relato de experiênCia

rido. Logo em seguida, chegaram à minha casa uma presidente de associação local dos jovens e tam-bém um preletor da regional, e me perguntaram o que havia aconte-cido. Eu não tive nenhuma reação (risos). O preletor olhou bem nos meus olhos e disse que se naque-le momento eu saísse da “Vertical” ele iria rasgar meu diploma! Ou seja, era o momento que exigia es-tar com a minha mente totalmente voltada para a Imagem Verdadeira e não me permitir ser “engolida” pelo fenômeno.

Naquele momento, os amigos iniciaram uma grande campanha de doações pelo facebook, e em menos de 48 horas eu e minha família já estávamos morando em outra ci-dade, com todos os móveis dentro da casa, com roupas... Para ter uma noção da provisão infinita, ganhei 8 ferros de passar, muitos cobertores, roupas para toda a família, móveis e utensílios. Mas o que mais ganha-mos foi o Amor de todos.

Agora estamos rumo à recons-trução.

­ Preletora Arcelina, se algum preletor estiver passando por algu­ma dificuldade no momento em que lê a sua experiência, qual a mensa­gem de fé você deixaria?

- Caso algum colega preletor esteja passando por uma situação difícil. Digo o seguinte:

Colegas preletores, no livro A Verdade, vol.8, na página 137 o mestre ensina:

“Mesmo que no mundo dos fenômenos surja o pior dos ma­les, tal imperfeição não existe na Imagem Verdadeira. Você deve ter fé e mentalizar que Deus já o está suprindo de todas as coisas perfeitas, e manter o sentimen­

to de gratidão e louvor por esse fato”. Ou seja: Mesmo que sua casa pegue fogo e que você fique apenas com as roupas do corpo.... NÃO SAIA DA VERTICAL! O que existe é somente Deus e o que vem de Deus. O homem é filho de Deus, herdeiro de todas as coisas belas e harmoniosas que existe, e se por acaso surgir alguma coisa que não seja boa, harmoniosa, vol-te imediatamente a sua mente para a Imagem Verdadeira! Nós temos capacidade infinita e precisamos usá-la! Desejamos a todos muita alegria, sucesso e felicidades!

Quero agradecer a Deus, aos meus antepassados, meus pais, meus tios, minha regional e a todos os seus integrantes, mas principal-mente a todos os meus amigos, ir-mãos, que estiveram conosco neste momento de grande aprimoramen-to espiritual, somos eternamente gratos! Agradecemos também a todos os integrantes da Associa-ção dos Jovens da Seicho-No-Ie e a Comissão Executiva Central.

Muito obrigada!

Preletora Arcelina, esposo e filho.Fo

to: A

cerv

o Pe

ssoa

l

Page 23: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada

Maio/Junho de 2014 23

Page 24: MAIO UNHO DE - sni.org.br · que completa, em 2014, 60 anos. E não apenas nessa edição, mas em todas as demais até o final deste ano. ... Agora, por que na Sutra Sagrada