magia manazil.docx

7
Magia Manazil - A Trajetória Mágica da Lua através de suas Mansões Celestes (Parte 1) por Draku-Qayin “Qayin Al-Qamar! Primogênito Andarilho da Lua! Pelos Ramos Espinhentos do Castigo chamamos a Ti. Qayin Al-Qamar! Andarilho de Manazil, Deixa-nos respirar o perfume das rosas encharcadas com o sangue dos Djinn. Como lâminas de relâmpago somos perfurados por tuas farpas espinhosas! Caminho envenenado e pharmakon, Oh Tu, Ídolo Akanthíneo!” – The Litany of Thorn Branches unto Qayin Al-Qamar Psalterium Caini Ah, a Lua! Belo orbe iluminado que vagueia entre os céus noturnos, entre as antigas estrelas. Diana, para poetas, amantes e bruxas. Aquela toda mutável, que vagueia pelos Palácios do Firmamento, ora como a Virgem e Donzela, ora como a Mãe ou Meretriz, ora como a Velha Feiticeira, e que em sua completa escuridão guarda os verdadeiros Mistérios dos Elixires e Venenos. A Lua sempre enfeitiçou o homem, e foi louvada por culturas e povos – seja pelos Cristãos Místicos, como um semblante da Doce Virgem Maria refletindo a luz vinda de seu filho, o Cristo Sol Invicto; seja como a Rainha dos bruxos e feiticeiros; seja até mesmo como aquela que controla gravidades e marés. Seu brilho é o Olho Esquerdo do Grande Dragão Empíreo, que reflete os poderes da mente profunda, inspira os sonhos e guia os feiticeiros no Voo Noturno rumo ao Sabbat.

Upload: paulo-alvarenga

Post on 21-Oct-2015

88 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Magia Manazil.docx

Magia Manazil - A Trajetória Mágica da Lua através de suas Mansões Celestes (Parte 1)

por Draku-Qayin

“Qayin Al-Qamar!Primogênito Andarilho da Lua!

Pelos Ramos Espinhentos do Castigo chamamos a Ti.Qayin Al-Qamar!

Andarilho de Manazil,Deixa-nos respirar o perfume das

rosas encharcadas com o sangue dos Djinn.Como lâminas de relâmpago somos

perfurados por tuas farpas espinhosas!Caminho envenenado e pharmakon,

Oh Tu, Ídolo Akanthíneo!”– The Litany of Thorn Branches unto Qayin Al-Qamar

Psalterium Caini

Ah, a Lua! Belo orbe iluminado que vagueia entre os céus noturnos, entre as antigas estrelas. Diana, para poetas, amantes e bruxas. Aquela toda mutável, que vagueia pelos Palácios do Firmamento, ora como a Virgem e Donzela, ora como a Mãe ou Meretriz, ora como a Velha Feiticeira, e que em sua completa escuridão guarda os verdadeiros Mistérios dos Elixires e Venenos. A Lua sempre enfeitiçou o homem, e foi louvada por culturas e povos – seja pelos Cristãos Místicos, como um semblante da Doce Virgem Maria refletindo a luz vinda de seu filho, o Cristo Sol Invicto; seja como a Rainha dos bruxos e feiticeiros; seja até mesmo como aquela que controla gravidades e marés. Seu brilho é o Olho Esquerdo do Grande Dragão Empíreo, que reflete os poderes da mente profunda, inspira os sonhos e guia os feiticeiros no Voo Noturno rumo ao Sabbat.

A Lua é associada à Magia e aos poderes da mente mais profunda, aos dons da clarividência, aos ciclos mensais das mulheres. E a Magia Lunar é algo que está presente em diversos sistemas e formas de práticas, seja a Magia Astrológica Clássica, o antigo culto dos Sabeanos, sagrada para os antigos egípcios, é importante para a magia dos ciganos, aos

Page 2: Magia Manazil.docx

praticantes da moderna Wicca ela é adorada como o ícone de sua Deusa maior, para muitos Cristãos é um ícone celeste de Maria, para diversos Bruxos Tradicionais é não só uma das facetas da Witchmother como o próprio domicilio secreto do Mestre Qayin. Juntamente do Sol, forma as duas luminárias do Céu. Muitos conhecem suas propriedades mágicas quando ela está a crescer ou minguar, mas nem todos, aqui em nossas terras brasileiras, conhecem aquela que é a chamada “Magia Manazil” ou “Magia das Mansões Lunares”. E é sobre este tema que hoje trago a primeira parte de um artigo que será dividido em três.

Muito conhecido pelas pessoas, sejam astrólogos e estudantes desta Arte, sejam até mesmo os leigos, é o Zodíaco Solar, com suas 12 constelações que vão de Áries até Peixes, e são comumente chamadas de Signos, por onde o Sol faz seu percurso anual, percurso este chamado de eclíptica.

Hecate, deusa lunar e Nossa Senhora(Coleção pessoal do autor)

Não tão conhecido ao público geral é o Zodíaco Lunar, que é composto de 28 Casas – ou Mansões – pelas quais a Lua vagueia em seu percurso pelas constelações durante o mês lunar. Este percurso que a Lua faz pelas Estrelas Fixas foi chamado pelos antigos sábios árabes de ‘Manazil al Qamar’, ou, ‘As Mansões da Lua’. O estudo e aplicação das Mansões Lunares é uma parte fascinante da Astrologia Tradicional, e suas origens na Astrologia Ocidental provém da Astrologia Árabe, que por sua vez adquiriu estes conhecimentos da Astrologia Védica e também da Chinesa. Na Astrologia Védica 27 são as Casas da Lua, enquanto para a Árabe – e consequentemente para a Ocidental – 28 são suas habitações.

O conhecimento mágico das Mansões Lunares é encontrado em diversas fontes interessantes. Elas aparecem no maravilhoso grimoire de Magia Astrológica Picatrix, figurando quase que completamente em seu Livro Um. Agrippa em seu tratado deFilosofia Oculta também nos descreve as Mansões Lunares, e as Imagens Talismânicas que devem ser feitas para cada uma das 28 habitações. No que concerne à Bruxaria Tradicional,

Page 3: Magia Manazil.docx

a Cultus Sabbati em sua recente publicação Psalterium Caini – um belíssimo saltério com orações, evocações e ritos escritos por diversos membros da Irmandade – apresenta uma belíssima Litania à Caim, na qual os passos do Andarilho Feiticeiro são associados a cada uma das Mansões, bem como as letras do alfabeto árabe; é importante ressaltar que a associação entre as Mansões e as letras árabes é tradicional e antiga, sendo as sete primeiras relacionadas ao princípio Divino, as quatorze seguintes às esferas celestes – estrelas, planetas e esferas elementais – e, finalmente as últimas sete ao mundo da criação.

Mãe-Bruxa TrifacetadaArte de Daniel A. Schulke, atual Magister da

Cultus Sabbati

A Lua é deveras importante para a atuação mágica, visto ser ela o planeta mais próximo da Terra (sim, sabemos que ela é um satélite, bem como o Sol é uma estrela, mas nas terminologias astrológicas, Sol e Lua são considerados Planetas). Deste modo, o pneuma de todos os planetas, estrelas e constelações do firmamento necessariamente passarão pela Lua para chegarem até a Terra. Ela serve como um filtro, um ‘espelho’ que reflete os poderes celestes em direção ao nosso mundo. É por este motivo que em qualquer operação mágica, principalmente as de cunho astrológico, não importa com qual planeta você esteja trabalhando, é sempre importante observar também a Lua, suas Fases, seus aspectos e dignidades.

Assim como as energias do Sol e dos Planetas são moduladas e transformadas conforme eles passam através do zodíaco, assim ocorre com a Lua conforme ela caminha entre as Mansões. As Mansões da Lua são um pouco diferente das Fases da Lua – os períodos de crescimento e de diminuição da Lua entre uma Lua Nova e outra. As Mansões mostram o progresso do orbe lunar pelas Estrelas Fixas situadas em sua trajetória, enquanto as Fases mostram suas mudanças em relação ao Sol. Os períodos crescente e minguante da Lua podem afetar o significado de uma Mansão, mas é importante ter em mente que ambos são sistemas diferentes.

Na Astrologia existem três tipos de observação zodiacal diferentes que são tropical, sideral e constelacional, e por consequência isso se reflete também nas Mansões Lunares. Astrólogos Tradicionais, bem como Magos Renascentistas, se utilizam do zodíaco tropical, portanto é neste zodíaco

Page 4: Magia Manazil.docx

que vamos fazer as observações para encontrar cada uma das Casas Lunares. Sendo o cinto zodiacal dividido em 360 graus, e tendo 28 divisões exatas que configuram as Mansões, cada uma então terá 12 graus, 51 minutos e 26 segundos. A primeira Mansão, Al Sharatain, começa exatamente em 0º de Áries e termina em 12º51’ do mesmo signo, onde então temos o início da segunda, Al Butain, e assim sucessivamente até completar a volta inteira na esfera zodiacal. Portanto, quando a Lua está dentro de uma destas subdivisões do arco de 360º diz-se que ela está habitando determinada Mansão, e terá então determinados poderes que podem ser atraídos e atados pelo exímio Feiticeiro a um Talismã, em feitiços, poções e filtros, bem como para a execução de determinados rituais. Cada Mansão é regida por seu próprio Anjo/Inteligência Espiritual, qualidades mágicas e apresenta um conjunto de correspondências simbólicas em termos de formas talismânicas, cores, incensos e assim por diante.

Sigilo da Lua contido na obra deFilosofia Oculta de Agrippa

Até aqui compreendemos como localizar a posição da Lua no zodíaco para encontrar em qual habitação ela está, mas é somente isso necessário para se trabalhar com a Magia Manazil? Não! Ao contrário do que alguns autores, tais como o conhecido escritor de neopaganismo e Wicca, Raven Grimassi, apontam de que, o trabalho com tais poderes lunares é feito somente se observando a posição da Lua dentro de uma determinada Mansão, existem mais alguns determinantes astrológicos que devem ser observados para que um trabalho mágico com uma Mansão específica seja realmente efetivo; por mais que a Lua possa estar habitando a Mansão escolhida para a realização de um rito ou manufaturação de um talismã, se ela se encontrar, por exemplo, em aflição por aspecto negativo com um determinado planeta ou ponto do céu, sua qualidade mágica estará afetada e o resultado não será o esperado, podendo até mesmo se ter como resultado algo contrário àquilo que é desejado. As regras essenciais para uma correta eleição do momento para se trabalhar com as energias de uma determinada Mansão, são a saber:-

Primeiramente, óbvio, deve-se eleger a data e hora nas quais a Lua estará na Mansão apropriada para a execução daquilo que é desejado.

Um fator adicional que se deve observar é então, em qual Fase a Lua se encontra no momento elegido: se está em sua fase crescente (da Lua Nova até a Lua Cheia) ou se está em sua fase minguante (da Lua Cheia até a Lua Nova). Como citei acima, Fases da Lua e Mansões da Lua são sistemas distintos, mas temos que ter em mente que mesmo que a Lua esteja em uma Mansão apropriada, nós ainda temos que checar em quais

Page 5: Magia Manazil.docx

das duas Fases ela se encontra. Sobre isso o Picatrix nos diz que se a Lua está em sua fase de crescimento de luminosidade, então sua força e poder é benéfica e útil para todos os tipos de trabalho para provocar aumento, e se ela se encontra com sua luz diminuindo ela é então apropriada e harmoniosa para todos os trabalhos aos quais você deseja diminuição.

Então, tendo observado os dois pontos acima, mais uma observação importante deve ser feita. Para trabalhos de cunho benéfico, a Lua deve estar dignificada e livre de aspectos negativos com Marte, Saturno e Cauda Draconis, bem como da combustão do Sol. Já, para trabalhos de cunho maléfico, é interessante que ela esteja com pelo menos um desses aspectos negativos citados acima. Tradicionalmente esses aspectos são a quadratura, a oposição e a conjunção com Saturno ou Marte, e a conjunção com aCauda Draconis.

Com estas três regras eletivas supracitadas, daí sim é possível se trabalhar adequadamente com os poderes de uma determinada Mansão Lunar. Adicional a isto, se for possível encontrar a Lua em um bom aspecto (sêxtil ou trígono) com alguma das Fortunas, um trabalho benéfico será ainda mais forte, e o contrário para um trabalho maléfico. Como também, se a Lua estiver em conjunção com Caput Draconis, sua força mágica se tornará ainda maior. Mas, independente destas regras adicionais, tendo-se seguido as três regras citadas: eleição do momento adequado (a Lua dentro da Mansão escolhida), observação da Fase da Lua e a precaução com a mesma estar livre dos aspectos negativos para um trabalho benéfico, ou o contrário para um maléfico, você já tem praticamente tudo para um trabalho mágico bem sucedido de Magia Manazil. Somente uma última regra deve ser observada: em qual das 12 Casas do Céu a Lua está no momento eleito (não confundir as 12 Casas do Céu com as Casas ou Mansões Lunares). Cada Casa rege aspectos específicos da vida e suas várias atribuições – saúde, dinheiro, família, viagens, amigos, etc. Deve a Lua ser posicionada na Casa referente ao objetivo, ou então – e até melhor será – que a Lua esteja Ascendendo ou no Meio do Céu. Eu particularmente quando vou fazer um talismã de Mansão Lunar opto sempre em eleger um momento em que a Lua esteja no Ascendente ou no Meio do Céu, sempre tendo resultados extremamente efetivos.

Page 6: Magia Manazil.docx

Talismã da 14ª Mansão Lunar - Al-SimakArte de Nigel Jackson

+

Compreendendo o que são as Mansões Lunares, como são encontradas e quais as formas de se efetuar uma eleição astrológica correta para se trabalhar magicamente com suas potências espirituais, prosseguirei, em breve, na segunda parte deste artigo com a descrição de cada uma das 28 habitações lunares de acordo com as fontes mais utilizadas pelos Magos e Feiticeiros, seus poderes e qualidades espirituais, imagens talismânicas, cores e aromas sagrados. Então, na terceira parte, darei um exemplo de eleição e também descreverei um exemplo-ritual baseado na Magia Astrológica e na Bruxaria Tradicional para a manufaturação e consagração de um Talismã de Magia Manazil.

Pela bela Diana,Jovem, Madura e Velha...

Pelos passos do Andarilho da Lua, o Mestre Qayin,Possam os Elixires e os Venenos da Lua serem derramados!

Amém