maceió, - agafisp - associaÇÃo gaÚcha dos … · oliveira da silva, ... aposentadoria por...

8
25ª CONVENÇÃO NACIONAL Plantão Fiscal Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil Ano 26 | Nº 124 | Março a Maio de 2015 Jornal Impresso Especial 99122279069-DR/RS AGAFISP-ASS. GAÚCHA DE AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL CORREIOS Maceió, última sede fora de Brasília Página 8 LEIA AINDA Perfil do novo Congresso Mobilização em Brasília 3 4 / 5

Upload: buitram

Post on 17-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

25ª Convenção naCional

Plantão Fiscal

associação Gaúcha dos auditores Fiscais da Receita Federal do BrasilAno 26 | Nº 124 | Março a Maio de 2015

Jornal ImpressoEspecial

99122279069-DR/RSAGAFISP-ASS. GAÚCHA DE AUDITORES

FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

CORREIOS

Maceió, última sedefora de Brasília

Página 8

leia ainda

Perfil do novo Congresso

Mobilização em Brasília 3

4/5

3

eXPeDienTe Plantão Fiscal é uma publicação daAssociação Gaúcha dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Agafisp)Circulação nacional dirigida

Tiragem: 1 mil exemplaresEndereço: Rua Siqueira Campos, 1171, 10º e 11º andaresCEP 90010-001 – Porto Alegre (RS)Fones: 51 3224 4355 | 51 3224 6329 | 51 9342 5296Tânia Faria Garcia: 51 9342 5288 | Anfip: 61 3251 5100.Fax: 51 3224 6611Site: www.agafisp.org.brE-mail: [email protected]

Diretoriapresidente Tânia Maria Faria Garcia diretor administrativo Vilson Antônio Romero diretor financeiro José Amilton Vieira Freire diretor financeiro adjunto Cesar Roxo Machado diretor de política de classe Marco Antonio Guimarães de Barros diretora cultural, social e esportiva Maristela Dias Bandeira diretora de serviços assistenciais Dulce Wilennbring de Lima diretor de aposentados e pensionistas Paulo Correa Rodrigues diretor jurídico Mario César Martins Fernandez

DepartamentosMiguel Camilo Junqueira Pereira (Futebol), Aloisio Jorge Holzmeier (Jurídico), Rut Loureiro Grecco (aposentados e pensionistas).

Conselho DeliberativoPresidente: Marville Taffarel. Secretário: Aloísio Jorge Holzmeier. Natos: Aloísio Jorge Holzmeier, Aristheu Penalvo Filho, Basil Sefton Bruno Fioravante Gemin, Dulce Willenbring de Lima (licenciada), Hugo Mallmann de Miranda, Kelly Paes Alves, Maria do Carmo Costa Pimentel, Maria Erbênia Ribas Camargo, Mario César Martins Fernandez (licenciado), Marville Taffarel, Terezinha dos Santos Wilges e Vilson Antonio Romero (licenciado). Eleitos: Aldaci Rodrigues Martins, Antônio Augusto Cavalheiro Pires, Beatriz Machado Floriano, Camilo Fragata dos Santos Neto, Cilesia de Vargas Veigas, Clecy Carnieletto Muller, Dalva Arenhardt, Dilma Oliveira da Silva, Felício dos Passos Brum, Judith Isabel Ize Vaz, Luísa Salete Dalla Zen, Luiz Ubirajara Mezomo, Maria de Lourdes de Castilhos, Nereu Alberto Finck Capeletti e Paulo Roberto Finger.

Conselho FiscalJaime Daltei Kadletz, João Carlos Roldan Filho, João Evair Hugo. Suplentes: Agnez Schafer, Luiz Carlos Santos da Silva, Maria Inês Borges Ávila Plantão FiscalProdução de conteúdo e edição: OVNI ComunicaçãoEditoração: 3C arte design | www.3cartedesign.com.brImpressão: ContgrafFotos: Agafisp, Anfip e arquivo

2

editorial

Feliz Páscoa Nesta Páscoa vamos abrir espaço em nossas atividades diá-rias para refletir sobre o que é e como conduzimos nossa vida. Va-mos presentear nossos familiares e amigos com um pouco de tempo e atenção. Não eletronicamente, mas ao vivo, pessoalmente, bem próximos, olho no olho. Revestindo de carinho todas as relações e praticando atos de amor, que levem alegria ao próximo. Que o re-nascimento, símbolo maior da Páscoa, esteja em todos os corações.

Saudação às mulheres auditoras “Elas brigam por aquilo que acreditam.Elas levantam-se contra a injustiça.Elas não aceitam ‘não’ como resposta quandoAcreditam que existe melhor solução.”(Pablo Neruda, poeta chileno).

Com as palavras deste grande homem das letras, a Diretoria da Agafisp homenageia as colegas e amigas auditoras e pensionistas pe-la passagem do Dia Internacional da Mulher.

“Os lugares mais quentes do infernosão destinados aos que, em tempos de grandes crises, mantêm-se neutros.”(Dante Alighieri)

Nossas entidades - Agafisp e Anfip - buscam incentivar a participação dos associados no processo democrático de escolha de suas diretorias e conselhos bem como de convencionais. Mesmo as-sim, os candidatos são poucos. Por isso, falta razão aos colegas que recriminam os que participam, dizendo que “são sempre os mes-mos”. Estamos em processo de eleição de convencionais e tivemos apenas sete candidatos. Deveriam ser em número maior, com mais ideias e projetos. Esperamos que nos próximos pleitos a quantidade de participantes aumente o que oxigenaria o processo sucessório.

Todos reconhecem que vivemos uma crise no país: econômica, de valores e de representação. Os mais atingidos nessa conjuntura são os mais necessitados. O fantasma da inflação e do desemprego voltou a aparecer. Sobra sempre também para os servidores do Exe-cutivo, os primeiros lembrados na hora dos ‘cortes do orçamento’. Jogam nos nossos ombros o ônus da recuperação das contas públi-cas. Principalmente, os aposentados, que são olhados pelo governo, empresários e alguns formuladores da política econômica como um custo excessivo para o país.

Nossas associações continuam buscando reverter este quadro, mostrando a defasagem que atinge nossos vencimentos e lutando pa-ra corrigir a grande injustiça que é a contribuição dos aposentados. Encontros, seminários e manifestações, em Brasília e nos estados, continuarão ocorrendo com a organização da Anfip e das Regionais. É importante salientar também a participação, na linha de frente, de nossas entidades na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos beneficiários da Seguridade Social novamente ameaçados. Não fal-tam problemas que, juntos, teremos que enfrentar.

“A pior democracia é preferível a

melhor das ditaduras” (Rui Barbosa)

33

ato público em defesa de temas de interesse dos aFRFB

11 de março, um ato público, promovido pelo Fonacate (Fórum das Car-reiras Típicas do Estado), Mosap (Movi-mento dos Servidores Públicos Aposenta-dos e Pensionistas) e Cobap (Confedera-ção Brasileira de Aposentados e Pensio-nistas) ocorreu no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados em Brasília. A finalidade foi chamar a atenção do go-verno e dos parlamentares para temas defendidos por elas no Congresso Na-cional. Entre eles, a aprovação da PECs

555/2006 e 56/2014 e o PL 4434/2008, além do repúdio às MPs 664 e 665/2014. A programação teve início no dia 10 e se-guiu com tribuna livre com a participa-ção dos parlamentares, encerrando com contatos diretos junto aos deputados no Salão Verde da Câmara.

No início do mês, outra mobilização, com cerca de 500 auditores fiscais da RFB e do Trabalho ocupou a frente do Minis-tério da Fazenda, também em Brasília. O objetivo foi a defesa do fortalecimen-

to da RFB e do cargo de auditor fiscal. A ação faz parte da campanha salarial 2015, além de cobrar do governo a negociação das reivindicações da carreira.

Além da recomposição salarial, consta na pauta conjunta das entidades do Fisco a valorização dos AFRFB, com aumento do quadro de servidores, a Lei Orgânica do Fisco (LOF), a suspensão dos efeitos das MPs 664/14 e 665/14, a aprovação da PEC 555 e a nomeação dos excedentes do último concurso da RFB, entre outros.

No dia

Medidas provisóriasO pacote de cortes de gastos foi anun-ciado pelo governo federal ao final de 2014 e dele surgiram as medidas provisórias 664 e 665/14. A primeira trata de mudanças nas regras de pensão e auxílio doença; a segunda muda as normas do seguro desemprego, abo-no e período de defeso do pescador. Por se tratarem de MPs, entram em imediatamente em vigor, mas precisam ser confirmadas em votação no Congresso num prazo de até 120 dias para não caducarem. Por causa da neces-sidade de ajustes em sistemas de concessão de benefícios houve prazos distintos para início de cada uma das mudanças. Diante disso, fo-ram organizados atos de protestos e recolhi-mento de assinaturas para serem encaminha-das ao Congresso. Com isso foram ajuizadas ações de inconstitucionalidade e estabelecido o prazo até 15 de março para ser apresentado um projeto para rever os direitos dos aposen-tados de 2015.

entidade protocola aDi As descabidas propostas inseridas na Medida Provisória 664/2014 levaram a Anfip a protocolar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5246) no Supre-mo Tribunal Federal (STF). A MP alterou a Lei de Benefícios do Regime Geral de Previdência Social e instituiu novos critérios para a concessão de vários benefí-cios previdenciários, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio--reclusão e pensão por morte, todos com restrições prejudiciais ao trabalhador e/ou a seus dependentes.

Também se uniram na ação representantes do Sindifisco Nacional, Sinait, Febrafite, Mosap, Fonacate e ASJ/RS, entidades que apoiam a luta e trabalham contra a MP 664/2014. Algumas entidades também devem participar do processo como amicus curae, ou seja, “amigo da corte”, que é uma intervenção assisten-cial em processos de controle de constitucionalidade por parte de entidades que tenham representatividade adequada para se manifestar nos autos sobre questão de direito pertinente a questões constitucionais.

A Anfip tomou a iniciativa por sempre atender aos anseios de seus associados na defesa de direitos arduamente conquistados, garantidos em lei. “Na defesa dos nossos associados, dos servidores e dos trabalhadores, que são afetados pela MP 664/2014, nos insurgimos contra esta medida”, disse a presidente Margarida Lopes de Araújo. As novas regras valem integralmente desde 1º de março para os segurados do INSS, portanto, aos trabalhadores contratados pela CLT, mas também valem parcialmente, no que se refere à pensão, aos servidores públicos federais.

54

Cientistas políticos definem a com-posição da Câmara dos Deputados eleita em outubro passado como mais conserva-dora do que a anterior. De acordo com os especialistas, isso terá reflexos na pau-ta de propostas analisadas no Congresso e na relação direta do Legislativo com o Executivo.

Um dos aspectos desta legislatura da Câmara já detectado pelo Departamen-to Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) é a redução da bancada de sindica-listas e o aumento da bancada empresa-rial. O grande número de deputados elei-tos com discurso religioso ou focado em segurança pública chama a atenção dos analistas. Mas, por outro lado, eles acre-ditam que a manutenção de PT, PMDB e PSDB como maiores partidos da Câmara pode não alterar o atual jogo político. Tudo vai depender do real poder de fogo dessas bancadas específicas e mais conser-vadoras. Outro aspecto que deve influen-ciar a pauta de votação da Câmara é o au-mento da fragmentação dos deputados, que, a partir de agora estão distribuídos em 28 partidos, quatro a mais do que na legislatura passada. Isso pode significar dificuldades para o governo em torno da reforma política. No total, o Brasil tem 32 partidos políticos registrados no TSE.

o novo

80% dos eleitos na atual le-gislatura para deputado federal têm ní-vel superior, enquanto apenas 1% sequer terminaram o ensino fundamental. Tiri-rica (PR-SP) sabe ler e escrever e man-teve seu mandato, enquanto o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), único com pós--doutorado, não conseguiu a reeleição. Somente 23 candidatos (4,5%) são consi-derados jovens, com idade até 29 anos; no grupo com idade entre 30 e 59 anos, o número sobe para 278 representantes eleitos, correspondendo a 73,5%, o maior índice das faixas etárias; acima dos 60 anos, a Câmara tem 112 parlamentares, correspondendo a 22%.

Com 51 deputadas eleitas, a banca-da feminina da Câmara dos Deputados pouco cresceu em relação às eleições de 2010, quando 45 mulheres foram es-colhidas nas urnas. Se, no início da le-gislatura anterior, elas representavam 8,77% dos 513 deputados, em 2015 serão 9,94%. Na Câmara, tramita proposta de emenda à Constituição (PEC 590/06), da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que assegura no mínimo uma vaga para mu-lheres nas mesas diretoras e nas comis-

sões da Câmara e do Senado.Com votação dez vezes maior à de

2010, Jean Willys (PSol-RJ) foi reeleito como único parlamentar assumidamente homossexual. Entre os principais adver-sários estão congressistas ligados a igre-jas, policiais e militares. Dos mais de 80, destacam-se o polêmico pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e o ainda mais con-troverso Jair Bolsonaro (PP-RJ), cam-peão de votos no seu estado. Analistas, no entanto, identificam como simpati-zantes da ABGLT entre 120 e 130 par-lamentares.

O deputado mais idoso eleito é Boni-fácio de Andrada (PSDB-MG). Aos 84 anos, ele vai cumprir o seu nono mandato con-secutivo na Câmara. Já o deputado mais jovem será Uldurico Junior (PTC-BA), de 22 anos. De acordo com o registro de ocu-pações do TSE, 44 candidatos são advo-gados, 42 empresários e 29 médicos. A renovação é de 43,5%.

Com mais uma reeleição, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ) é, neste período entre 2015 e 2019, o parlamentar com maior número de mandatos na Câmara, 11 no total.

Perfil dos eleitosCerca de

55

Congresso nacional

do Sul é o quinto es-tado com maior número de deputados na Câmara Federal, atrás apenas de São Pau-lo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. No total, foram 308 candidaturas aptas a disputar as 31 vagas disponíveis para a bancada gaúcha na Câmara Federal. Com oito candidatos eleitos, o PT terá o maior número de representantes. O PP e o PMDB ficaram em segundo lugar em nú-mero de cadeiras conquistadas, com cin-co cada um. PDT e PTB ficaram com três cadeiras cada. O candidato mais votado foi Luiz Carlos Heinze (PP) com 162.462 votos. Ele superou Danrlei de Deus (PSD) por uma diferença de 3.489 votos.

Das 31 cadeiras disponíveis, 21 de-las serão ocupadas por deputados que estavam em mandato e foram reelei-

tos. São eles: Luiz Carlos Heinze (PP), Danrlei de Deus (PSD), Alceu Moreira (PMDB), Onyx Lorenzoni (DEM), Paulo Pimenta (PT), Marco Maia (PT), Afonso Hamm (PP), Luiz Carlos Busato (PTB), Henrique Fontana (PT), Maria do Rosário (PT), Osmar Terra (PMDB), Nelson Mar-chezan Júnior (PSDB), Dionilso Marcon (PT), Giovani Cherini (PDT), Jerônimo Goergen (PP), Sério Moraes (PTB), Pe-rondi (PMDB), Pepe Vargas (PT), Renato Molling (PP), Bohn Gass (PT), Jose Ste-dile (PSB). Os novos são: Giovani Feltes (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Vilson Co-vatti Filho (PP), João Derly (PC do B), Heitor Schuch (PSB), Fernando Marroni (PT), Carlos Gomes (PRB), Pompeo de Mattos (PDT), Afonso Motta (PDT), Ro-naldo Nogueira (PTB). Grande parte dos

eleitos está em cargos no Executivo, te-rão suplentes substituindo; e muitos es-tão envolvidos na Operação Lava Jato.

O número total de deputados na Câ-mara Federal é definido pelo artigo 45 da Constituição Federal. Conforme a lei, a quantidade deve ser estabelecida pro-porcionalmente à população, de forma que nenhuma das unidades da Federa-ção tenha menos de oito ou mais de 70 representantes.

No Senado, o Rio Grande do Sul tem três representantes: Lasier Martins (PDT), eleito na última eleição com mais de 2 milhões de votos, que tem como suplen-tes Christopher Goulart (PDT) e Adilson Silva dos Santos (PEN). Permanecem por mais quatro anos Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP).

Como funcionaPara aprovar um projeto de lei no Senado é preciso maioria simples (quórum mínimo de 21 votos). Para pro-

jeto de lei complementar são necessários 41 votos. Para uma proposta de emenda complementar (PEC) exige-se quórum qualificado, 49 aprovações.

Na Câmara, projeto de lei terá que ter maioria simples ou quórum mínimo de 129 votos. Projeto de lei com-plementar sobe para 257 votos. A PEC precisa de 308 sufrágios.

Bancada gaúchaO Rio Grande

76

aniversariantesMarço1 - Ligia Lima da Silveira,

Maria Alzira da Rosa Ferreira2 - Hildebrando Coelho Estima,

Lourdes de Maria Costa Tartarotti3 - Arlene dos Anjos Simões5 - Blondina Guilhermina Matter Gottfried,

Maria Elizabeth Souto de Oliveira, Paulo Correa Rodrigues

7 - Ana Lucia Gabech Álvares8 - Bruno Fioravante Gemin,

Eduardo Atilio Corsetti9 - Carlos Bento Odonnel da Silva, Denis Borges Fortes Rocco,

Luiz Costa Pacheco, Tania Maria Valli Jaeger10 - Oddone Antonio Milanez de Souza,

Virginia Aydos Villarinho11 - Hercilia Maria Bernardi13 -Tânia Maria Faria Garcia15 - Maria Helena Peixoto de Oliveira Cordeiro16 - Airton Veiga Castro dos Santos, Maria José Pereira,

Miguel Henrique Schmitz, Norberto Staggemeier17 - Marines Ana Argenta18 - Ausillia Marquetti Kunzler, Eleane Maria Goulart Chaves,

Iloci Maria de Sena, Paulo Roberto Machado Bastos, Rut Loureiro Gonçalves Greco

19 - Luiz Ubirajara Mezomo20 - Cleonice Daniel Amaral, Luiz Carlos Pereira Pinto,

Miriam Lourdes Coutinho, Therezinha Sant’Anna Peralta21 - Oswaldo Ribeiro de Lima23 - Carlos Ernani Kolb, Celiana Saleh Chala, Lucy Hoffmann,

Norma Bueno Pedrosa, Olga de Deus Manni26 - Juarez Costa Espíndola, Lysilda Tildes Mello Garcia27 - Carlos Fernando Schuch, Irene Pimentel Gonçalves,

Jacqueline Bonette Guedes28 - Rogerio José Schuster29 - Lais Regina Dickel Rosa31 - Ana Maria Kirst Nacul

Abril1 - João Roberto Schu Ferreira, Jose Antonio Malheiros

Monteiro, Sergio Pedro Werlang2 - Carlos Alberto Boeira de Jesus,

Nilza Silveira Rodrigues3 - Estelita Barreto da Rosa4 - Nilsa Bertini5 - Claudio Albino Tesheiner,

Maria Inês Samoura Meirelles6 - Antonio Carlos Teixeira de Castro,

Maria Judith Perin, Rosana Ribeiro Mazeron9 - Reinaldo Blanco, Rosaria Saggioni Moraes11 - Gilberto Zambrano Filho 13 - Ruy Carlos de Mello, Vera Lucia Giacomelli Salvatti, 14 - Julia Giulian15 - Ademar Paulo Dresch, Pedro Alves Pfeifer16 - Helio Igarsaba,

Maria Enoir Souza da Silva Germani17 - Hildegard Thummerer Wentz,

Tania Regina Meneghello Fialho20 - Alexandre Lelo da Cunha Oliveira,

Angelo Rigoni, Leopardo Ribeiro Santanna21 - Luiz Carlos Francisco Torre22 - Alvorino Machado Rodrigues, Daniel Furtado,

Paulo Roberto Bossoni Moura23 - Elaine Balbao Oliveira, Joel Narcizo Ribas,

Jorge José Tochetto, Olga Maria Moscoso Soares, Rosa Alice da Luz Moreira

24 - Onori Geraldo Ferronatto, Suzana de Araújo25 - Antonio Augusto Cavalheiro Pires,

Margareth Aydos Pujol27 - Gecy de Jesus Trogildo, Vilson Antonio Romero28 - Irene Maria Cardoso de Sena, Jose Luiz Muller Netto,

Manuel Paulo da Costa Cerveira29 - Maria Emilia Barcelos Castilhos,

Maria Isabel Tombini Santin30 - Reny Morelle da Silva

Maio2 - João Bastos Argento, João Evair Hugo, Malvina Sibemberg,

Mario Bortolo Andrighetti, Marli Teixeira Bastos, Terezinha de Lurdes Almeida Martins

3 - Cleusa Maria Blanco Rocha4 - Maria de Lourdes Touguinha Thomé 5 - Ben Hur Torres, Leci Lourdes Correa de Barros7 - Nady Eda Funk8 - Olicio Galle10 - Elvira Ayres Cacciatore, Leda Diehl,

Nadir Maria Disconsi, Sophia Pomorski11 - Iria Theresa Bombassaro, Rejane Woltz Barbisan,

Therezinha Silveira Barros12 - Amaryllis Franquine Ferrari, Melita Gorck Fanck13 - Cilesia de Vargas Veiga, Claudio Roberto Dornelles Macedo,

Irene Terezinha Viana Franco, Luiz Carlos Santos da Silva, Magali Isabel Daudt Franck, Magdala de Fatima Vitoria Selbach

14 - Eni Soares Cunha, Joanna Carmem dos Santos 15 - Ari José Forte, Estela Maria de Andrade Dal Pont,

José Carlos Vecchio, Vera Regina Laitano Guerra16 - Marco Aurelio Bolzoni17 - Paulo Alberto Villas Boas 18 - Adalarde Carlos Maia, Ruy Carlos Rassele, Valter Kemmerer19 - Carmem Bernadeti Wolke, Cecília Maria Alegretti20 - Agnez Schafer, Dalva Maria Brandão da Fontoura,

Nelsi Pimentel Gonçalves21 - Denise Wolp Nether, Maria da Cunha Orlandi,

Neide Pontes Peixoto Amaral, Vera Lucia Mancilha Menezes

22 - Eri Viapiana, Ivan de Simas Sigal23 - Maria Erbenia Ribas Camargo, Orlando Schnell24 - Luis Carlos Marzullo de Lima27 - Antonio Manoel Figueiró, Nilton Telmar Ramos Nunes28 - Carlos Barreiro, Joel Sarrua Rodrigues29 - Elma Lorena Fraga Dutra, Sandra Regina Paczek Machado30 - Anice Terezinha Steimer31 - Zandra Maria Barcelos Giorgis

viagem ao Peru

Peru, Mágico País dos Incas - Inti Ray-mii (Festa do Sol) é a programação pla-nejada pela Agafisp para seus associados entre os dias 21 e 28 de junho. São oito dias e sete noites em Lima, Cusco, Machu Picchu, Puno e Lago Titicaca. O Inte Ray-mii, como é conhecido em quíchua (lín-gua indígena de alguns países da América do Sul), é um festival que ocorre em uma fortaleza inca do século XV.

Partindo de Porto Alegre, o grupo via-ja pela Avianca. A programação inclui ci-ties tours em Lima, colonial e moderna, e em Cusco, Ruínas Sacsayhuaman, Qen-qo, Tambomachay e Puca- Pucará. Haverá também visita a Festa do Sol – Inti Ray-mii e a Machu Picchu, com almoço e bu-fê. A tarifa por pessoa, em apartamento duplo ou triplo, é de 1.999 dólares mais taxa de embarque. Informações na se-cretaria da Agafisp, onde podem ser fei-tas as adesões.

acomodações em GramadoEstá à disposição dos associados e seus dependentes o apartamento mobiliado e equipado com um dormi-tório, que acomoda até quatro pessoas, com calefa-ção, situado no Edifício Residencial Di Paqual, Avenida Borges de Medeiros, 2381, apartamento 305 e box 11, no centro de Gramado, na Serra gaúcha. O usuário deve se responsabilizar pela conservação e o bom uso do imóvel. Para se inscrever e conhecer o regulamento basta acessar http://www.agafisp.org.br/

Os valores das diárias variam de acordo com o período: sexta-feira a domingo - R$ 120,00 (por dia); de segunda à quinta-feira - R$ 100,00 (por dia); no período Natal Luz - todo período por R$ 150,00 (por dia). Não é permitida locação por menos de dois dias. As chaves serão entregues e devolvidas na sede da Agafisp.

Para fazer reserva das diárias o associado deve depositar na conta indicada pela Agafisp, o valor no prazo de 48 horas. A desistência deverá ser comunicada com 15 dias de antecedência da data locada. A reserva não poderá ser cedida e a faxina já está incluída no valor das diárias. A voltagem é de 220 volts. A relação dos utensílios, móveis e de decoração estará à disposição no apartamento. O associado deverá levar roupa de cama e banho. No apartamento haverá cobertores, edredons e travesseiros.

nova associadaA colega Maria de Fátima Vieira Bonini Stolz é a mais nova associada da Agafisp. Que seja muito bem-vinda ao se juntar ao quadro de sócios desfrutar de todos os direitos e deveres.

obituárioA Diretoria da Agafisp lamenta informar o falecimento de Wilmar Mazarem Pit-telkow, em 4 de dezembro; Erani Ferretti Stolz, 12 de dezembro; Derly Torres Tatsch, em 14 de dezembro; Albertina de Mello Braga, em 18 de dezembro. Neste início de ano outras perdas ocorreram. Em 6 de janeiro, foi Hellen Brazilico dos Santos Acos-ta; no dia 17 de janeiro, Klea Martins Ribeiro; e Zélia Barbosa Gonçalves, no dia 3 de fevereiro. Que as famílias recebam nosso carinho e solidariedade neste momento di-fícil de dor e saudade.

7

Convênios

7

• O empreendimento Viviendas Premier Confort Life oferece um desconto de 4% aos associados da Agafisp na aquisição de uma unidade.

• UniRitter oferece aos associados 10% nas mensalidades dos cursos de Graduação e Pós Graduação, excluindo-se a primeira men-salidade.

• Sabre Odontologia Inteligente oferece de 10% a 25% de desconto aos sócios da Agafisp, de acordo com a tabela de procedi-mentos. Sabre Porto Alegre - 51 3084-8384 e 3084-8084; Sabre Gravataí - 51 3484.6666 e 3042.6656. Site: sabreodonto.com.br.

• Art in Focus oferece organização de eventos, curso de fotografia e filmagens com desconto de 10% aos associados. Telefone: 51 3343 3016. Site: www.artinfocus.com.br.

• Mar e Sol Apart Hotéis e Lazer oferece para comercialização de títulos patrimoniais da contratada desconto de 10% no valor de cada parcela da cota de sócio da contratada mesmo nas cotas de valores promocionais.

• RIA – Eventos de Gastronomia oferece 10% de desconto para a realização de eventos de Gastronomia.

• Hotéis Jurerê Beach Village e Il Campanario, em Florianópolis; e Laje de Pedra e Laje de Pedra Mountain Village, em Canela firmaram convênio com a Agafisp. O desconto é de 10% sobre a tarifa vigente e o hóspede deve se identificar como servidor da Re-ceita Federal do Brasil e mostrar seu vínculo com a Associação.

Festa dos 53 anos

A tradicional festa de confrater-nização para comemorar os 53 anos da Agafisp está agendada para 29 de maio e será no salão Bavária do Clube Ger-mânia em Porto Alegre. Informe-se e participe.

assistência aos associados sobre iRPF 2015Os associados que necessitarem de auxílio na declaração de IRPF 2015 pode contar com a Agafisp. Os diretores Financeiro, José Amilton Vieira Freire, e de Aposentados e Pensionistas, Paulo Correa Rodrigues, estarão à disposição nos meses de março e abril, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h para orien-tar sobre a declaração deste ano. Basta comunicar e se agendar para não ocorrer problemas de espera.

SaúDe

Benefícios da chia

de chia é uma novidade que poder ser um excelente aliado para man-ter a saúde. Mais conhecido como semen-te de chia, nada mais é do que sálvia hispânica, originária do México e muito consumida pelas civilizações antigas. As-sim como a linhaça, a semente de chia tem Omega 3 como um de seus principais componentes, mas em concentração ain-da maior. É rica em fibras, magnésio, po-tássio e proteínas.

Dentre os principais benefícios da se-mente de chia estão o emagrecimento e a perda de peso, obtido com uma dieta ade-quada e com a ajuda de exercícios. Segun-

do nutricionistas, a semente de chia causa saciedade, pois é rica em fibras e ao entrar em contato com a água forma uma espécie de gel no estômago. Isto faz a digestão se tornar mais lenta e o indivíduo, satisfeito passa a consumir porções menores.

A quantidade de fibras presente no grão de chia também tem um papel im-portante na regulação do intestino e no controle do apetite. Assim como a linha-ça, a alimentação à base da semente de chia é apenas um auxílio em dietas de emagrecimento, que em todos os casos precisa ter o acompanhamento médico adequado.

O grão

8

às quatro vagas de convencionais, representando a Aga-fisp na 25ª Convenção Nacional, que ocor-re em Maceió (AL) de 23 a 26 de maio, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, todos os associados efetivos que estejam quites com a entidade e com a Anfip tive-ram até 9 de março para inscrever seus nomes. Estão inscritos: Claudio Jose Fon-seca Ferreira, Clecy Carnieletto Muller, Dulce Wilennbring de Lima, Luiz Carlos Correa Braga, Maria do Carmo Costa Pi-mentel, Paulo Correa Rodrigues e Vilson Antonio Romero.

A data da eleição está fixada em 1º de abril, que também é a data limite para a postagem dos votos por correspondên-cia. A apuração será no dia 9 de abril e a proclamação dos resultados vai ocorrer até 10 de abril. A mesa coletora dos vo-tos será instalada da sede da Agafisp, na Rua Siqueira Campos, em Porto Alegre. A comissão eleitoral é formada por Luiz Carlos Torre, Iolanda Carvalho e Wanda Thomaz dos Santos. Os suplentes são Nel-cir Teresinha Perachi, Luiz Sérgio de Souza e João Gilberto da Silva Kurtz.

inscrição de trabalhos

Associados já podem encaminhar su-gestões de teses e propostas de reformas e/ou alterações no Estatuto, que serão analisadas durante a Convenção. A reso-lução com as normas que regulamentam a apresentação dos documentos pode ser conferida no site da Anfip. Os trabalhos de

dissertação escrita, intelectual, técnica ou científica, as teses, devem tratar dos temas propostos no regulamento, entre eles, Lei Orgânica do Fisco, ação fiscal, integração de sistemas na RFB, planeja-mento tributário, combate à evasão tribu-tária, desonerações tributárias, reforma tributária e justiça fiscal, educação fis-cal, Previdência Social, orçamento fiscal e da Seguridade Social, regime próprio de previdência e política salarial.

Teses

O material deve ser encaminhado até 13 de abril pelo e-mail [email protected] ou para o endereço da sede da Anfip, no SBN Quadra 1, Bloco H, Edifício Anfip, CEP 70040-907, Brasília-DF, via Correios ou pessoalmente. As regras de apresenta-ção e estruturação estão no regulamento, anexo à Resolução nº 24. É importante observar as normas do documento. Serão sorteados cinco prêmios, no valor de R$ 2 mil cada (não cumulativo), para os au-tores das teses aprovadas pelo Plenário da Convenção.

Propostas

As propostas são destinadas exclu-sivamente a propor reformas ou altera-ções no Estatuto. Também precisam ser apresentadas de acordo com as normas do regulamento e devem ser encaminha-das também até 13 de abril pelo e-mail [email protected], via Correios ou

entregues pessoalmente na sede da en-tidade. As propostas entregues fora dos prazos não poderão ser aceitas.

inscrições

Quem ainda não se inscreveu, faça já, pela internet.Os associados podem con-ferir no site especial do evento a progra-mação provisória, opções de passeio e hospedagem, informações sobre dispensa de ponto, fotos e o calendário eleitoral, já que a Convenção é ponto essencial no processo de escolha dos integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal para o biênio 2015/2017. A secretaria da Agafisp está à disposição para informações sobre paco-tes turísticos organizados pela entidade e que já contam com mais de 40 gaúchos.

liberação do ponto

Os auditores fiscais ativos, associados da Anfip, que precisarem da liberação de ponto para participar da Convenção Nacional, devem se inscrever, impreteri-velmente, até 23 de abril. As inscrições devem ser feitas no hotsite do evento. Garanta já sua participação. Como o even-to começa no sábado (23), às 18 horas, e vai até terça-feira (26), com a sessão so-lene de encerramento e o jantar de con-fraternização, será requerida a liberação de ponto para os dias 25 (segunda), 26 (terça) e 27 (quarta-feira - trânsito) de maio de 2015. Será observada a ordem de inscrição de cada participante.

eleições para convencionais25ª Convenção naCional

Para concorrer