maanual ufcd 3772

Upload: machadoj

Post on 11-Jul-2015

847 views

Category:

Documents


53 download

TRANSCRIPT

MANUAL DO CURSOUFCD 3772 INFORMTICA NA PTICA DO UTILIZADOR (FUNDAMENTOS)

FORMADORA SOFIA COELHO MARO 2010Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

ndiceParte 1 - Objectivos ..............................................................................................................................................................3 Parte 2 Contedos ............................................................................................................................................................4 - Informtica conceitos gerais .....................................................................................................................................4 - Operaes elementares com o sistema operativo ..............................................................................................5 - Processamento de Texto .................................................................................................................................................6 Caractersticas e vantagens do processador de texto ...........................................................................6 Criao, gravao e edio de documentos ....7 Formatao de documentos .....11 Impresso de documentos ... 19 - Internet................................................................................................................................................................................. 21 Caractersticas e vantagens da Internet e do correio electrnico .............................................. 21 Pesquisa de informaes. ...... 22Elaborao, envio, recepo e leitura de mensagens de correio electrnico... 24

Parte 3 - Concluso ............................................................................................................................................................ 27

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Parte 1 Objectivos

Em termos de competncias especficas a adquirir, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de: - Utilizar um processador de texto; - Pesquisar informao na Internet; - Utilizar uma aplicao de correio electrnico.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

3

Parte 2 - Contedos Informtica conceitos geraisA palavra Informtica derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira informao e a segunda automtica. Essas palavras definem os principais objectivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informao de forma automtica, fez com que surgisse justamente esta palavra. Os meios mais comuns da utilizao de informtica so os computadores, que tratam informaes de maneira automtica. Em 1957, o cientista da computao alemo Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informtica: processamento de informao"). A palavra portuguesa derivada do francs informatique, vocbulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francs informer, por analogia com mathmatique, lectronique, etc. Em portugus, a palavra informtica formada pela juno das palavras informao + automtica. Pode dizer-se que informtica a cincia que estuda o processamento automtico da informao por meio do computador. H uma linha de pensamento que conduz o termo "informtica" juno dos conceitos "informao" e "matemtica". A computao seria o meio tecnolgico que possibilitou unir insumos informacionais com as cincias matemticas. 4

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Operaes elementares com o sistema operativoUm sistema operativo (portugus europeu) ou sistema operacional (portugus brasileiro) um programa ou um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe ateno do processador, gerenciar memria, criar um sistema de arquivos, etc.), alm de fornecer uma interface entre o computador e o usurio. o primeiro programa que a mquina executa no momento em que ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de ento, no deixa de funcionar at que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execuo com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional. Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

Pela perspectiva do usurio ou programador (viso top-down): uma abstrao do hardware, fazendo o papel de intermedirio entre o aplicativo (programa) e os componentes fsicos do computador (hardware); ou Numa viso bottom-up, de baixo para cima: um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicaes (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memria, disco, perifricos) podem ser utilizados.

A sigla usual para designar esta classe de programas SO (em portugus) ou OS (do ingls Operating System).

Estimativa do uso actual de sistemas operativos segundo uma amostra de computadores com aceso a Internet (Fonte: W3counter).

5Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Processamento de texto Word - Caractersticas e vantagens do processador de textoO Word 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucedeu ao Office 2003. Ao contrrio do que aconteceu no passado, desde que a Microsoft criou o pacote Office original (em 1990 para a plataforma Macintosh e em 1992 para sistemas operativos Windows), o Office 2007 inclui alteraes fundamentais no paradigma da interface grfica. Estas alteraes justificam-se atravs de estudos que a Microsoft realizou e em que descobriu que as maiorias das novas funcionalidades solicitadas pelos utilizadores j estavam contempladas nos diferentes mdulos do Office (Word, Excel, etc.). Contudo, estavam escondidas atravs de submenus que tornavam a sua utilizao difcil. Assim, e pela primeira vez, a familiar barra de menus e de ferramentas foi substituda por um friso (ribbon, em ingls) que agrupa as principais funcionalidades necessrias para uma dada funo e que varia consoante o contexto do momento. Mas se esta nova abordagem de comunicao com o utilizador excelente para quem apenas agora toma contacto com os mdulos do Office, vai requerer alguma reaprendizagem para quem j estava familiarizado com as aplicaes. Um dos principais objectivos deste Manual consiste em facilitar a migrao dos utilizadores de verses anteriores do Office e, neste caso concreto, do Word para a verso 2007, bem como introduzir novos utilizadores a este paradigma.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

6

Criao, gravao e edio de documentos

O BOTO DO OFFICE Do lado esquerdo do friso do Word est um boto de forma circular com o smbolo do Office. neste que se agrupam muitas funcionalidades que antes sem encontravam no menu Ficheiro do Word 2003, tais como Abrir, Guardar, Imprimir, etc. Experimente passar com o cursor do rato sobre o boto, mas em clicar.

Agora, clique no boto para aceder funcionalidade.

As trs primeiras opes (Novo, Abrir e Guardar) e a ltima (Fechar) so directas; as restantes, que tm uma pequena seta (tringulo) frente, tm subopes.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

7

Comando Novo Clique em Novo para escolher modelos de documentos.

8Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Comando Abrir Clique em Abrir para seleccionar um documento.

Comando Guardar Clique em Guardar para gravar o documento no disco.

9Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Comando Guardar Como

Como exibe opes adicionais, do lado direito. Pode clicar directamente no boto Guardar Como (ou premir a tecla F12) para abrir o dilogo standard de gravao. Pode tambm escolher uma das opes do lado direito, que so as mais usadas.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

10

Formatao de documentosNum documento de Word a insero de texto feita a partir do chamado Ponto de Insero.Num documento vazio, o ponto de insero est no canto superior esquerdo da folha. Ou seja, na posio do primeiro carcter da primeira linha.

Pode definir o ponto de insero para outro lado qualquer, clicando no ponto pretendido com o cursor do rato, o que faz com que o ponto de insero passe a ser onde clicou.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

11

Seleco de texto

No Word, todas as funes de formatao devem ser feitas depois de o texto estar escrito, seleccionando o texto pretendido. Em seguida os modos mais simples de seleccionar texto, embora no sejam os nicos. Seleco de letra(s) isolada(s) ou em palavra(s)

Clique com o cursor do rato na posio imediatamente antes ou depois da(s) letra(s); no largue o boto do rato; arraste na horizontal o cursor do rato at posio que pretende seleccionar; solte o boto. Seleco de palavra

Para seleccionar uma palavra pode usar o mtodo anteriormente descrito. Mas pode tambm usar uma forma mais simples e rpida fazendo duplo clique com o cursor do rato sobre a palavra que pretende seleccionar. Seleco de frase Para seleccionar uma frase num texto, basta fazer um clique com o cursor do rato sobre a frase que pretende seleccionar enquanto prime a tecla Ctrl.

12Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Seleco de pargrafo Para seleccionar um pargrafo num texto, basta fazer trs cliques sobre o pargrafo pretendido. Os dois primeiros cliques vo seleccionar a palavra sobre a qual clicou, o terceiro clique vai seleccionar todo o pargrafo.

Seleco de todo o texto Pode tambm seleccionar todo o texto premindo simultaneamente as teclas Ctrl+T (ou Ctrl+A na verso Inglesa do Word).

13Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

FORMATAO DE TEXTO Formatar A maioria das funes de formatao de texto pode ser feita simplesmente com o rato, depois de seleccionado o texto a formatar. Pode formatar letras, palavras, pargrafos, etc. Destacar Palavras Mesmo usado um tipo de letra idntico, pode dar nfase a determinadas palavras ou frases num texto alternando os atributos dos caracteres com negrito, itlico, sublinhado, ou qualquer conjugao entre estes. Para isso dever seleccionar o texto a destacar e usar os atalhos de teclas Ctrl+N (negrito), Ctrl+I (itlico) e Ctrl+S (sublinhado). Depois de ter destacado o bloco de texto com o atributo pretendido, pode adicionar qualquer um dos outros dois, em qualquer combinao.

Pode tambm usar o friso Base e os cones do grupo Tipo de Letra, que oferecem, alm destes, outros tipos de destaque.

14Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Alterar Tipo de Letra Com o auxlio dos cones Tipo de Letra do friso Base pode tambm alterar o tipo de letra de todo o texto ou apenas de algumas partes, consoante o que seleccionar.

Se preferir pode tambm alterar o tamanho da letra. Clique directamente nos botes de aumento e reduo do Tamanho de Letra

15Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Formatar Pargrafos A formatao de pargrafos afecta aspectos como o entrelinhamento (espao vertical ente linhas) e o alinhamento. possvel atribuir diferentes formataes a diferentes pargrafos ou ento formatar todo o texto com base nos mesmos atributos. Use os cones do grupo Pargrafo do friso Base. Clique no cone respectivo para alterar o alinhamento do texto. esquerda (predefinio) Ao Centro direita Justificado

Espaamento entre linhas Para alterar o espao entre as linhas, clique no cone respectivo do grupo Pargrafo.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

16

Nota de rodap e de fim Pode tambm inserir notas de rodap (colocadas no final da pgina) ou de fim (colocadas no final do documento) com referncias a partir do texto. A vantagem do Word que o programa numera estas notas automaticamente e altera toda a numerao sequencial caso apague uma das notas ou coloque notas adicionais entre notas j existentes no texto. Alm disso, o Word formata tambm automaticamente quer a pgina (colocando uma separao no final, com uma linha horizontal) quer a prpria nota, colocando a referncia numrica e formatando a nota com um tipo de letra ligeiramente menor do que o do texto. As notas de rodap so introduzidas a partir da opo respectiva no friso Referncias. Cabealhos, Rodaps e Nmeros de Pgina Todos os documentos do Word tm rea (normalmente invisveis) de cabealhos e de rodap, no inicio e no final de cada pgina, respectivamente. Estas reas so teis para l colocar referncias comuns a todas as pginas do documento. Pode ser um logtipo de uma empresa, o nome do documento, etc. As referncias podem tambm ser dinmicas, como o caso do s nmeros de pgina, que o Word actualiza automaticamente ao longo do documento. Para inserir estas referncias, aceda ao friso Inserir e escolha o cone correspondente da rea Cabealho e Rodap. 17Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Orientao A predefinio do Word a de apresentar uma pgina na vertical, como num livro ou revista normais. Mas pode assumir uma posio horizontal, que mais vantajosa para determinados tipos de documentos, como apresentaes, desdobrveis ou brochuras. Para tal, clique no cone orientao do grupo Configurar Pgina no friso Esquema de Pgina. Margens Qualquer que seja o formato da pgina que vai usar (e que dever ser escolhido em funo do formato de papel em que vai imprimir o documento), importante determinar as margens do documento. Isto permite definir qual o espao til efectivamente usado pelo texto na pgina. Pode ser til ter margens assimtricas, por exemplo se pretende furar o papel depois de imprimir, para arquivo. Nesse caso dever definir uma margem esquerda maior do que a direita para ter espao suficiente para o fazer. Clique em Margens para aceder a uma lista de margens predefinidas Ou escolha a ultima opo Personalizar Margens para aceder ao dilogo avanado. Dica: Evite reduzir as margens ao mnimo, pois muitas impressoras no so capazes de imprimir para alm de determinados valores. 18Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Impresso de documentos O comando Imprimir pode ser usado directamente ou pressionando simultaneamente em Ctrl + P, o que far surgir o dilogo standard de impresso o formato varia ligeiramente consoante a sua impressora. Pode tambm escolher, do lado direito, uma das opes relacionadas com a impresso, nomeadamente impresso rpida (rascunho) e pr-visualizao.

Pode tambm escolher, do lado direito uma das opes relacionadas com impresso, nomeadamente impresso rpida (rascunho) e pr-visualizao do documento.

19Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Clique em pr-visualizar para ver exactamente como resultar a impresso do documento.

20Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

- Internet Caractersticas e vantagens da Internet e do correio

electrnicoA Internet um conglomerado de redes em escala mundial de milhes de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e servios, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligaes da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio electrnico e servios como comunicao instantnea e compartilhamento de arquivos. De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhes de pessoas tinham acesso Internet em Setembro de 2009, o que representa 25,6% da populao mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhes de usurios, mais da metade da populao. Mais de 60% populao da Oceania tem o acesso Internet, mas esse percentual reduzido para 6,8% na frica. Na Amrica Latina e Caribe, quase 175 milhes de pessoas tinham o acesso Internet, sendo que 67,5 milhes so brasileiros. E-mail, correio-e (em Portugal, correio electrnico), ou ainda email um mtodo que permite compor, enviar e receber mensagens atravs de sistemas electrnicos de comunicao. O termo e-mail aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e so baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organizao e so, normalmente, baseados em protocolos proprietrios. "A internet a grande via da comunicao moderna, livre e independente." - Ktya Chamma 21Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Pesquisa de informaesDe que necessitamos para estabelecer uma ligao Internet? Computador Modem Linha telefnica normal, linha RDIS, ligao por cabo ou ADSL Conta de acesso a um fornecedor de servios Internet ISP- Internet Service Provider (Telepac, Clix, Sapo, Optimus, Tmn, Vodafone, Jazztel, Oninet, IOL, Netcabo) Software (que permite o reconhecimento do modem e da ligao do computador Internet e outros, como um browser, etc.) Exemplo: Internet Explorer, Firefox, Netscape, Opera. Para que serve? Procurar e trocar contedos (informao) com carcter profissional ou apenas ldico. Maior repositrio de informao disponvel na ponta dos dedos, como disse Bill Gates. Ferramenta de desenvolvimento da sociedade da informao e do conhecimento. Promover comrcio (E-commerce).

22Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Outros

noticias cartaz no cinema mais prximo

Procurar Informao na Internet ? Com a enorme quantidade de stios na Internet difcil encontrar o que se procura. Os motores de busca ajudam-nos, atravs de palavras-chave, procurar o tipo de informao que pretendemos. Aps a pesquisa surge uma lista de hiperligaes que nos leva informao pretendida. Motores Busca Google www.google.pt SAPO www.sapo.pt AEIOU www.aeiou.pt YAHOO www.yahoo.com CLIX www.Clix.pt

23Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

DICAS PARA PESQUISAR 1. De um modo geral os motores no distinguem maisculas de minsculas, nem os acentos. 2. Os motores no consideram palavras com menos de 3 caracteres. 3. Utilizar vrias palavras chave, por ordem de relevncia. 4. Filtrar a informao utilizando os sinais +, - e . 5. Procurar por famlias de palavras, atravs de *. 6. Pesquisar em portugus no Google e SAPO, ou escolher origem do site (palavra site:pt). 7. Utilizar operadores boleanos: and, or, not (til para pesquisa em lnguas diferentes). 8. Para pesquisar pelo formato: termo filetype:formato (.pdf, .mp3, .doc, .jpg, etc.).

Elaborao, envio, recepo e leitura de mensagens de correio electrnico.Sistema que possibilita o envio e a recepo de mensagens electrnicas por computador, para qualquer utilizador da Internet, desde que tanto o emissor como o receptor possuam um endereo electrnico. Para alm de econmico, o correio electrnico tem a vantagem de ser um sistema de comunicao bastante rpido.

24Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Estrutura de um endereo de correio electrnico Ex: [email protected]

antoniomanuel identifica o utilizador. @ Smbolo separador (l-se te ou arroba). hotmail nome do subdomnio . Identifica o ISP responsvel por enviar e receber as mensagens do utilizador. (Ex.: mail.telepac, netcabo, sapo, clix, etc.) com ou pt o nome do domnio principal e indica o tipo de organizao ou pas.

Fornecedores de servio de e-mail gratuito

Hotmail Yahoo Gmail Sapo Etc.

A netiquette (network etiquette), ou netiqueta um conjunto de regras para uma boa convivncia entre os utilizadores da Internet. Essencialmente no faas aos outros o que no queres que te faam a ti .

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

25

Algumas REGRAS desta etiqueta so: Evitar escrever em letras maisculas, pois isso significa que estamos a gritar; Assinar os textos criados por ns; Citar a fonte de onde copimos ou onde fomos buscar a informao para o que estamos a disponibilizar na Internet; Evitar as abreviaes de palavras, procurando escrever sempre correctamente (em bom portugus); Se tivermos algum site cujo contedo possa chocar alguns utilizadores, informar previamente os seus visitantes; Em chats, evitar escrever apenas uma palavra por linha. Devemos escrever toda a ideia a transmitir e s depois enviar; Evitar responder s mensagens em cadeia. Se recebermos correio a dizer Envie para 7 pessoas seno voc morre", devemos ignor-la; Nas mensagens, escrever sempre qual o assunto, pois permite ao seu destinatrio ficar com uma ideia do que se trata. Evitar enviar nmeros de telefone ou de documentos atravs da Internet. Em fruns e listas de discusso, devemos expressar-nos de forma clara e concisa. 26

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Parte 3 - Concluso

Web Sites http://office.microsoft.com/pt-pt/word/FX100648972070.aspx http://office.microsoft.com/pt-pt/internet/FX100648972070.aspx

Nota Os contedos deste manual de formao so da exclusiva responsabilidade da formadora Sofia Coelho. As fontes mencionadas foram fornecidas pelo autor. Os direitos so cedidos pelo autor Sulforma, para efeitos de reproduo e disponibilizao aos formandos em frequncia do curso de Informtica na ptica do utilizador fundamentos de 25 horas.

27Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus