m novembro 1994 n° 17 ispa - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf ·...

14
m o Coordenação Dr. José A. Carvalho Teixeira Redacção Dr. Pedro Almeida Dr. JoSo Paulo Amaro Henrique Baltazar Composição Regina Rodrigues Reprografia Luísa Pires Armanda Miranda Edição ISPA Rua Jardim do Tabaco, 44 1100 Lisboa NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA NOTA DE ABERTURA Neste número destacamos a realização do III Encontro Nacional de Psicólogos, acontecimento de âmbito nacional que contou com a presença de elevado número de participantes. Ao mesmo tempo, recordamos que é já nos próximos dias 23, 24 e 25 de Novembro que se realiza, no ISPA, o 6" Colóquio de Psicologia Clínica, organizado pelo Departamento de Psicologia Clínica, este ano subordinado ao tema "Freud, Ferenczi, Fairbairn - Objecto e Relação de Objecto". Destaque também para o último número da revista Análise Psicológica e para um conjunto de actividades promovidas pelo Departamento de Formação Permanente do ISPA. Na secção Informações Gerais inauguramos uma rubrica intitulada O QUE É..., neste número dedicada à Psicologia da Saúde, dada a actualidade relacionada com o DL 241/94 de 22 de Setembro, que integrou o ramo de Psicologia Clínica na Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde. Illllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll: lílllllllllllllllillllllllllll

Upload: trinhhuong

Post on 09-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

m o

Coordenação

Dr. José A. Carvalho Teixeira

Redacção

Dr. Pedro Almeida Dr. JoSo Paulo Amaro Henrique Baltazar

Composição

Regina Rodrigues

Reprografia

Luísa Pires Armanda Miranda

Edição

ISPA Rua Jardim do Tabaco, 44 1100 Lisboa

NOVEMBRO 1994 N° 17

I S P A

NOTA DE ABERTURA

Neste número destacamos a realização do III Encontro Nacional de Psicólogos, acontecimento de âmbito nacional que contou com a presença de elevado número de participantes.

Ao mesmo tempo, recordamos que é já nos próximos dias 23, 24 e 25 de Novembro que se realiza, no ISPA, o 6" Colóquio de Psicologia Clínica, organizado pelo Departamento de Psicologia Clínica, este ano subordinado ao tema "Freud, Ferenczi, Fairbairn - Objecto e Relação de Objecto".

Destaque também para o último número da revista Análise Psicológica e para um conjunto de actividades promovidas pelo Departamento de Formação Permanente do ISPA.

Na secção Informações Gerais inauguramos uma rubrica intitulada O QUE É..., neste número dedicada à Psicologia da Saúde, dada a actualidade relacionada com o DL 241/94 de 22 de Setembro, que integrou o ramo de Psicologia Clínica na Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde.

Illllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll: lílllllllllllllllillllllllllll

Page 2: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

A P S I C O L O G I A C L I N I C A N A C A R R E I R A D O S TÉCNICOS S U P E R I O R E S D E SAÚDE

F o i finalmente p u b l i c a d a a legislação q u e i n t e g r a o r a m o d e Psicologia Clinica n a c a r r e i r a d o s Técnicos S u p e r i o r e s d e Saúde, r e c o n h e c c n d o - s e a s s i m a s e s p e c i f i c i d a d e s d a a c t i v i d a d e d e s e n v o l v i d a p e l o s psicólogos clínicos n o s d i v e r s o s e s t a b e l e c i m e n t o s d e saúde, b e m c o m o a s exigências d e e l e v a d a qualificação científica e técnica, e a u t o n o m i a f u n c i o n a l . D e f a c t o , o Decreto-Lei n" 241/94 de 22 de Setembro c o n s a g r a n a l e t r a d a l e i a s funções d o psicólogo clínico n o domínio d a saúde, b e m c o m o a s d i f e r e n t e s c a t e g o r i a s d a c a r r e i r a . Não só se r e c o n h e c e c l a r a m e n t e q u e o psicólogo clinico é o e s p e c i a l i s t a h a b i l i t a d o p a r a d e s e n v o l v e r funções científicas e técnicas d o c a m p o d a saúde, c o m o são d e f i n i d a s funções r e l a c i o n a d a s c o m psicodiagnóstico, e s t u d o psicológico d e g r u p o s p o p u l a c i o n a i s p a r a fins d e prevenção, participação e m p r o g r a m a s d e educação p a r a a saúde, a c o n s e l h a m e n t o psicológico ( i n d i v i d u a l , c o n j u g a l , f a m i l i a r ) , p s i c o t e r a p i a , formação e investigação, e n t r e o u t r a s . E s t a integração d o r a m o d a p s i c o l o g i a clínica n a c a r r e i r a d o s Técnicos S u p e r i o r e s d e Saúde r e p r e s e n t a , finalmente, u m a d a s condições e s s e n c i a i s p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o e f e c t i v o d a p s i c o l o g i a d a saúde e m P o r t u g a l .

O S E N T I R E O S E N T I D O - E N C O N T R O S D E P S I C O L O G I A E A R T E

O r g a n i z a d o s p e l o Núcleo d e Investigação Universitária d a A E I S P A - Associação d e E s t u d a n t e s d o I S P A , vão r e a l i z a r - s e , c m N o v e m b r o , D e z e m b r o e J a n e i r o , vários E n c o n t r o s d e P s i c o l o g i a e A r t e s u b o r d i n a d o s à temática O S E N T I R E O S E N T I D O . O p r o g r a m a provisório, r e c e n t e m e n t e d i v u l g a d o , i n c l u i e n c o n t r o s s o b r e Psicologia e Arte, Música, Cinema, Dança, Teatro, Literatura, Fotografia, Banda Desenhada e Artes Plásticas, e n t r e o u t r o s . Estão também p r e v i s t a s várias a c t i v i d a d e s p a r a l e l a s , q u e i n c l u e m várias exposições, c i c l o s d e c i n e m a e w o r k s h o p s . M a i s informações p o d e m s e r o b t i d a s j u n t o d o S e c r e t a r i a d o ( a / c d e José P e d r o S e q u e i r a ) , n a A E I S P A ( t e l : 8 8 7 4 5 8 0 / 8 8 8 15 8 6 ) .

C U R S O D E F O R M A Ç Ã O S O B R E O S S E M A B R I C O

D e 1 4 a 18 d e N o v e m b r o r c a l i z a - s e n o I S P A u m Curso de Formação Sobre Os Sem Abrigo, d i r i g i d o p e l a P r o f . D o u t o r a M a r y b e t h S h i n n , d a U n i v . d e N e w Y o r k , U S A . E s t e c u r s o d e s t i n a - s e a psicólogos, sociólogos, técnicos de serviço social, autarcas e o u t r o s p r o f i s s i o n a i s e n v o l v i d o s e m p r o g r a m a s d e l u t a c o n t r a a p o b r e z a . O r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e d o I S P A , c o m a coordenação d o P r o f . D o u t o r José O r n e i a s , e s t a acção d e formação e n q u a d r a - s e n o âmbito d o p r o t o c o l o d e colaboração e x i s t e n t e e n t r e o I S P A c o P e l o u r o d e Acção S o c i a l d a Câmara M u n i c i p a l d e L i s b o a . O programa do curso i n c l u i temáticas v a r i a d a s , e n t r e a s q u a i s s e c o n t a m : - A d u l t o s S e m A b r i g o - Famílias, Crianças e A d o l e s c e n t e s S e m A b r i g o - Investigação - Intervenção A s inscrições p o d e m s e r f e i t a s n a S e c r e t a r i a d o I S P A .

P S I C Ó L O G O PORTUGUÊS N A R E P U B L I C A P O P U L A R D A C H I N A

P e l a p r i m e i r a v e z , u m psicólogo português irá l e c c i o n a r n a República Popular da China, a c o n v i t e d e instituições universitárias c h i n e s a s . O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a , D i r e c t o r d o I S P A , f o i r e c e n t e m e n t e c o n v i d a d o p a i a p r o f e r i r conferências n a U n i v e r s i d a d e d e P e q u i m e n a U n i v e r s i d a d e d e N a n j i n g , d e s e n v o l v e n d o também c o n t a c t o s p a r a a cooperação i n t c r - i n s t i t u c i o n a l .

REUNIÃO D A E A R L I N O I S P A

N o p a s s a d o d i a 2 2 d e O u t u b r o r e a l i z o u - s e , n o I S P A , u m a reunião d a Direcção d a EARLI - European Association

for Research on Learning and 1 istruction, d e q u e f a z p a r t e o P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e r a , D i r e c t o r d o I S P A . R e c o r d e - s e q u e a European Conference for Research on Learning and Instruction realizar-se-á r a U n i v . d e N i j m e g e n ( H o l a n d a ) , d e 2 6 a 3 1 d e A g o s t o d e 1 9 9 5 .

Page 3: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

J í d J b t j j u J 3 P A

I T J E N C O N T R O N A C I O N A L D E PSICÓLOGOS

P r e s i d i d o p o r S E \ " ' . a S e n h o r a D r ' . M a r i a B a r r o s o . t e v e , l u g a r n a T o r r e d o T o m b o c n o 1 S P A . n o s d i a s 2 4 . 2 5 e 2 6 d e

O u t u b r o , o I I I E n c o n t r o N a c i o n a l d o s Psicólogos, s u b o r d i n a d o a o t e m a " P s i c o l o g i a . Práticas P r o f i s s i o n a i s . Investigação C i e n t i f i c a " . N a cerimónia d e a b e r t u r a i n t e r v i e r a m a i n d a o P r e s i d e n t e d o Sindicato Nacional dos Psicólogos. P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a , e a P r e s i d e n t e d a European Federation of

\\'Professional Psychologists Associations ( E F P P A ) . D r ' . I n g r i d L u n d t . C o m 5 1 0 i n s c r i t o s , o s t r a b a l h o s d e c o r r e r a m a o l o n g o d o s 3 d i a s e m f o r m a t o s d i f e r e n t e s : conferências, a t e l i e r s e m e s a s r e d o n d a s

! C o m o c o n f e r e n c i s t a s c o n v i d a d o s e s t r a n g e i r o s e s t i v e r a m o s P r o f s R o b e r t S i m o n ( U n i v . d e N i j m e g e n ) . C a r m e l o V a s q u e z

; j i ( U r i i v . d e M a d r i d ) . S t e l l a V o s n i a d o u ( U n i v . M i n o i s / l J r b a n -' C h a m p a i g n e A r i s t o t e l i a n U n i v . T h e s s a l o n i k i ) e G e r a r d

•h a u v e a u ( I n s t i l u t N a t i o n a l d e R e c h e r c h e P c d a g o g i q u c / P a r i s ) h d i a 2 5 d e c o r r e r a m 2 1 a t e l i e r s n o 1 S P A . distribuídos p e l a s

: s e g u i n t e s áreas temáticas: P s i c o l o g i a d o D e s e n v o l v i m e n t o . (\ Investigação e m P s i c o l o g i a d a Educação e Intervenção

Psicológica. N o v o s F e m i n i s m o s , P s i c o l o g i a d a Saúde. P s i c o l o g i a C l i n i c a . C o m p o r t a m e n t o O r g a n i z a c i o n a l / /Intervenção O r g a n i z a c i o n a l . Análise de D a d o s e

[.Modelizações. Gestão d a Informação. P s i c o t e r a p i a s : ^Formação e E n q u a d r a m e n t o L e g a l . P s i c o l o g i a . E c o l o g i a e

[ • ' • A m b i e n t e , P s i c o l o g i a c Justiça. P s i c o l o g i a e D e s p o r t o .

Tráfego e Prevenção Rodoviária. P s i c o l o g i a Aeronáutica. Reabilitação. Psicossomática. 3 a I d a d e . Toxicodependência: Intervenção e E n q u a d r a m e n t o L e g a l . Orientação P r o f i s s i o n a l e V o c a c i o n a l . P s i c o l o g i a Comunitária. P s i c o l o g i a c Segurança. N o último d i a o s t r a b a l h o s p r o s s e g u i r a m c o m 3 m e s a s -r e d o n d a s s u b o r d i n a d a s a o s s e g u i n t e s temas: Formação de Psicólogos: U n i v e r s i d a d e e Prática P r o f i s s i o n a l . P s i c o l o g i a e Educação / Psicólogos n o S i s t e m a E d u c a t i v o e P s i c o l o g i a e D e s a f i o s S o c i a i s , t e n d o - s e concluído o E n c o n t r o c o m a presença d a s Organizações P o r t u g u e s a s d e P s i c o l o g i a e a i n t e r v enção d o C o n s e l h o N a c i o n a l d o s Psicólogos. D e s a l i e n t a r a presença m a s s i v a d o s órgãos d e comunicação s o c i a l (rádio, televisão c i m p r e n s a e s c r i t a ) q u e d e r a m u m f o r t e i m p a c t e mediático a o a c o n t e c i m e n t o , n a l g u n s ca sos c o m intervenções c m d i r e c t o , t e s t e m u n h a n d o a s s i m o i n t e r e s s e d o t e c i d o s o c i a l p e l a prática d o s p r o f i s s i o n a i s d e P s i c o l o g i a , e a s m e n s a g e n s d e a p o i o e d e felicitações e n v i a d a s p o r o u t r a s organizações d e psicólogos e u r o p e i a s . N a s conclusões d o E n c o n t r o s a i u reforçada u m a v e z m a i s a n e c e s s i d a d e d e criação d a O r d e m d o s Psicólogos c o m o f o r m a de m e l h o r se p r o t e g e r o s u t e n t e s d o s serviços d e p s i c o l o g i a . D a d o o g r a n d e suces so o b t i d o c o m es te forum q u e r e u n i u acadênúcos c p r o f i s s i o n a i s , q u e p e r m i t i u u m a m p l o espaço de d e b a t e d e i d e i a s a b e r t o ás d i f e r e n t e s c às n o v a s t e r r i t o r i a l i d a d e s e q u e p r o m o v e u a u n i d a d e o r g a n i z a c i o n a l d o s psicólogos, o I V E n c o n t r o f o i de sde l o g o a n u n c i a d o . E o c o n v i t e a q u i fica p a r a q u e . a t e m p a d a m e n t e , t o d o s p o s s a m p a r t i c i p a r . . .

j M e s a d a Sessão d e A b e r t u r a ( d a d i r e i t a p a r a a e s q u e r d a ) : D r ' . M a r i a B a r r o s o S o a r e s ( P r e s i d e n t e d e H o n r a ) i f r e d e r i c o P e r e i r a ( P r e s i d e n t e d o S N P ) c D r ' . I n g r i d L u n d t ( P r e s i d e n t e d a E F P P A ) .

P r o f . D o u t o r

1

Mesa das Organizações de Psicologia ( d a d i r . p a r a a e s q . ) : P r o f . D o u t o r L e a n d r o d c A l m e i d a ( P r e s i d e n t e d a A P P O R T ) . P r o f . D o u t o r J o r g e V a l a ( P r e s i d e n t e d a A P P ) . P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a ( P r e s i d e n t e d o S N P ) c D r . António J o r g e A n d r a d e ( P r e s i d e n t e d a S P P C ) .

I l l l l l l l

Page 4: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

A P R E S I D E N T E D A E U R O P E A N F E D E R A T I O N O F P R O F E S S I O N A L P S Y C H O L O G I S T S

A S S O C I A T I O N S ( E F P P A ) E M P O R T U G A L

A D r ' . I n g r i d L u n d t . P r e s i d e n t e d a E u r o p e a n F e d e r a t i o n o f P r o f e s s i o n a l P s y c h o l o g i s t s A s s o c i a t i o n s ( E F P P A ) e s t e v e r e c e n t e m e n t e e m P o r t u g a l , a c o n v i t e d o Sindicato Nacional dos Psicólogos. P a r t i c i p o u n o 111 E n c o n t r o N a c i o n a l d o s Psicólogos o r g a n i z a d o p e l o S N P . q u e d e c o r r e u n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e n o 1 S P A . d e 2 4 a 2 6 d e O u t u b r o d e 1 9 9 4 .

CONVENÇÃO D E COLABORAÇÃO

C I C L O D E E S T U D O D E C A S O S E M N E U R O P S I C O L O G I A

Estão a b e r t a s n a S e c r e t a r i a d o I S P A a s pré-inscrições d e c a n d i d a t u r a a o Ciclo de Estudo de Casos em Neuropsicologia. o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e c q u e contará c o m a participação d o D r . M a n u e l D o m i n g o s , psicólogo d a U n i d a d e d e N e u r o l o g i a e d e Neurofísiologia d o H o s p i t a l d e S . José ( L i s b o a ) . A formação d e s t i n a - s e a p r o f i s s i o n a i s m a s . e x c e p c i o n a l m e n t e . poderão c a n d i d a t a r - s e e s t u d a n t e s f i n a l i s t a s , d e s d e q u e se e n c o n t r e m a e s t a g i a r e m serviços de saúde.

F o i a s s i n a d a u m a convenção d e colaboração e n t r e o I S P A e a International School of Research and Education on Clinical Psychology and Psychoanalytical Psychotherapy. S I R P 1 P I - R o m a .

I S P A / I N S T I T U T O D E CIÊNCIAS BIOMÉDICAS A B E L S A L A Z A R

F o i r e c e n t e m e n t e a s s i n a d o u m p r o t o c o l o d e cooperação e n t r e o I S P A e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ( D e p a r t a m e n t o d e Ciências d o C o m p o r t a m e n t o ) , d o P o r t o .

E N C O N T R O S E U R O P E U S S O B R E D E S E N V O L V I M E N T O D A CRIANÇA

Terão l u g a r e m 9 d e N o v e m b r o a s R E N C O N T R E S E U R O P E E N E S d o Instituí Europeen pour le Developpement de Tons les Enfants. R e c o r d c - s e q u e o D i r e c t o r d o I S P A é m e m b r o d o C o n s e l h o Científico d a q u e l e I n s t i t u t o E u r o p e u .

FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA E M P S I C O L O G I A D A SAÚDE N O I S P A

N o p a s s a d o d i a 2 9 d e O u t u b r o i n i c i o u - s e . n o I S P A . o Ciclo de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Saúde - 1994/95, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e d o I S P A . E s t a acção d e formação, q u e s u s c i t o u u m e l e v a d o número d e c a n d i d a t u r a s , c o n t a c o m a participação d o s P r o f s . D o u t o r e s I s a b e l L e a l ( I S P A ) , T e r e s a M c l n t y r e ( U n i v . M i n h o ) , José Luís P a i s R i b e i r o ( F P C E d a U n i v P o r t o ) . E d u a r d o Sá ( F P C E d e U n i v . C o i m b r a / I S P A ) c E l i z a b e t h S o u s a ( I S P A ) . e d o s D r s . José C a r v a l h o T e i x e i r a ( I S P A ) . Cecília Gabão A z e v e d o (Núcleo d e P s i c o l o g i a d o H o s p i t a l D . Estefânia), M a n u e l D o m i n g o s ( U n i d a d e d e N e u r o l o g i a e Neurofísiologia d o H o s p i t a l d e S . José), M a r i a Conceição F a r i a ( D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a d a M a t e r n i d a d e D r . A l f r e d o d a C o s t a ) e António V e n t u r a ( D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a d a Associação P r o t e c t o r a d o s Diabéticos).

C U R S O S D E A C O N S E L H A M E N T O - S I D A

O s c u r s o s d e formação c m a c o n s c l h a m e n t o - S I D A p a r a Clínicos G e r a i s c Psicólogos r e a l i z a m - s e a l t e r n a d a m e n t e ( e m J u n h o e c m O u t u b r o ) , n o I S P A e n o I n s t i t u t o d e Clínica G e r a l d a Z o n a S u l . C o n f o r m e n o t i c i a d o a n t e r i o r m e n t e , o 7 o C u r s o d e c o r r e u d e 1 7 a 2 l / K ) , p r e v e n d o - s c o u t r o c u r s o p a r a J u n h o d e 1 9 9 5 , a r e a l i z a r p o s s i v e l m e n t e e m B e j a . N o e n t a n t o , o número d e c a n d i d a t u r a s e m l i s t a d e e s p e r a o b r i g o u a o r g a n i z a r u m c u r s o i n t e r c a l a r , p e l o q u e . d e 2 3 a 2 7 / 1 / 9 5 decorrerá n o I n s t i t u t o d e Clínica G e r a l o H"Curso de Formação em Aconselhamento-SIDA para Clínicos Gerais e Psicólogos. N o q u a d r o d o p r o t o c o l o d e colaboração e x i s t e n t e e n t r e o I S P A e o I n s t i t u t o d e Clínica G e r a l d a Z o n a S u l estão e m e s t u d o , p a r a 1 9 9 5 . o u t r a s acções d e formação, n o m e a d a m e n t e e m áreas r e l a c i o n a d a s c o m aconselhamento de Saúde. O I S P A r e c e b e u felicitações d o C e n t r o d e Vigilância Epidemiológica d e Doenças Transmissíveis ( I n s t i t u t o N a c i o n a l d e Saúde D r . R i c a r d o J o r g e ) p e l a realização d o s C u r s o s d e Formação e m A c o n s e l h a m e n t o - S I D A . " q u e t e m r e v e l a d o i n t e r e s s e c r e s c e n t e j u n t o d o s p r o f i s s i o n a i s d e saúde".

C L I N I C A E INVESTIGAÇÃO E M PSICOSSOMÁTICA

N o âmbito d o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e , o Núcleo d e Investigação e m Psicossomática d o I S P A o r g a n i z a 2 seminários d i r i g i d o s a médicos, psicólogos, p s i c o t e r a p e u t a s e o u t r o s p r o f i s s i o n a i s d e saúde: Clínica Psicossomática e Investigação em Psicossomática. A m b o s o s seminários serão d i r i g i d o s p e l o P r o f . D o u t o r António M e n d e s P e d r o ( I S P A / C e n t r o I n t e r n a c i o n a l d e Psicossomática) e p e l o P r o f . D o u t o r M . S a m i - A l i ( C e n t r o I n t e r n a c i o n a l d e Psicossomática / U n i v . d e P a r i s V I I ) . E s t e s seminários dão c o n t i n u i d a d e a o s c i c l o s d e formação r e a l i z a d o s c m a n o s a n t e r i o r e s c à c a d e i r a d e Introdução à Psicossomática.

Page 5: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

WÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊam I B d D t e M i M H S 1 P A I I I Í I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i in 5 iiiinn

SALÃO E U R O P E U DO ESTUDANTE - 1995

D e 8 a 1 1 d e F e v e r e i r o d e 1 9 9 5 r e a l i z a - s e n o C e n t r o d e Exposições d e B r u x e l a s o Salão Europeu do Estudante ( 8 a edição), q u e incluirá, também, u m Euro-Meeting on Higher Education.

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

ANALISE PSICOLÓGICA

O n° 4 d a Série X I d a r e v i s t a d o I S P A , Análise Psicológica s a i u r e c e n t e m e n t e . T r a t a - s e d e u m número não temático q u e i n c l u i i m p o r t a n t e s a r t i g o s r e l a c i o n a d o s c o m a s áreas d a educação, saúde, t e r c e i r a i d a d e c psicanálise, e n t r e o u t r a s . Incluímos o sumário d e s t e número n a r u b r i c a Informações Gerais.

EUROPEAN ASSOCIATION F O R A C A D E M I C STUDIES IN T H E F I E L D OF D I S A B I L I T Y AND

R E H A B I L I T A T I O N

N a sequência d c c o n t a c t o s i n t e r n a c i o n a i s r e a l i z a d o s p e l a Direcção d o C E S E e m Reabilitação, o I S P A f o i c o n v i d a d o a f a z e r p a r t e d a European Association for Academic Studies in the Field of Disability and Rehabilitation, u m a associação e n t r e u n i v e r s i d a d e s e u r o p e i a s q u e têm p r o g r a m a s d e formação pós-graduada n a área d a Reabilitação. E v i d e n t e m e n t e , a c e i t o u o c o n v i t e .

^ SUBSIDIO DE PROPINAS

N a S e c r e t a r i a d o I S P A p o d e s e r c o n s u l t a d o o d e s p a c h o n o r m a t i v o d o M E q u e f i x a a s n o r m a s d e atribuição d o subsídio d e p r o p i n a s ( 9 4 / 9 5 ) a o s E s t u d a n t e s q u e se t e n h a m i n s c r i t o , m a t r i c u l a d o , e já f r e q u e n t e m o E n s i n o S u p e r i o r P a r t i c u l a r e C o o p e r a t i v o .

R E V I S T A PORTUGUESA DE PEDOPSIQUIATRIA

F o i r e c e n t e m e n t e p u b l i c a d o o n° 6 ( 1 9 9 4 ) d a Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria, d a Associação P o r t u g u e s a d e P s i q u i a t r i a d a Infância e d a Adolescência, r e v i s t a c u j a fotocomposição e paginação são r e a l i z a d a s n o I S P A . Após u m e d i t o r i a l d o D r . António C o i m b r a d e M a t o s , e s t e n° 6 a p r e s e n t a u m c o n j u n t o i m p o r t a n t e d e a r t i g o s s o b r e a temática d o s Estados-Limite, n o m e a d a m e n t e d a a u t o r i a d o D r . António C o i m b r a d e M a t o s ( D i r e c t o r d o D e p a r t a m e n t o d c P e d o p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l d e D . Estefânia/ISPA) e P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a ( D i r e c t o r d o I S P A ) , e n t r e o u t r o s .

R E U D

E R E N C Z I

A I R B A I R N

Objecto e Relação de Objecto

6° Colóquio

de

Psicologia Clínica

Auditório do ISPA • Lisboa

23, 24 e 25 de Novembro de 1994

R u a J a r d i m d o T a b a c o , 4 4 • 1 1 0 0 L i s b o a

Page 6: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

ACTIVIDADES DOS DOCENTES

COMUNICAÇÕES, CONFERENCIAS E OUTRAS ACTIVIDADES R E A L I Z A D A S OU POR R E A L I Z A R

Prof. Doutor Frederico Pereira

Conferência i n t i t u l a d a Mística e experiência subjectiva: o objecto, o tempo e o espaço, n o I X Colóquio d a S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e Psicanálise, s o b r e " F a n t a s i a e R e a l i d a d e e m Psicanálise", r e a l i z a d o e m 1 1 e 1 2 / 1 1 / 9 4 c m C o i m b r a . O comentário a e s t a conferência f o i f e i t o p e l o P r o f . D o u t o r Emílio S a l g u e i r o .

Conferência s o b r e Fairbairn e a Relação de Objecto, n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Prof. Doutor Carlos Amaral Dias

Conferência s o b r e A Psicose como morte do real, n o I X Colóquio d a S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e Psicanálise, s o b r e " F a n t a s i a e R e a l i d a d e e m Psicanálise", r e a l i z a d o e m 1 1 e 1 2 / 1 1 / 9 4 e m C o i m b r a . O comentário a e s t a conferência f o i f e i t o p e l o D r . A . C o i m b r a d c M a t o s .

Conferência s o b r e Identidade Corporal e Paranóia em Ferenczi, n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

ProP. Doutora Glória Ramalho

P a r t i c i p o u n o w o r k s h o p s o b r e Técnicas de Avaliação em Terapia Familiar, n o I V Seminário d e T e r a p i a F a m i l i a r , r e a l i z a d o e m 13 e 1 4 / 1 0 / 9 4 .

Comunicação i n t i t u l a d a Análise dos Erros e das Estratégias Utilizadas por Alunos de 9 anos no Teste de Matemática incluído no 2o I.A.E.P.: Medida e Geometria ( e m colaboração c o m a a l u n a d o 5 o a n o d o I S P A , T e r e s a C o r r e i a ) n o V Seminário d e Investigação e m Educação Matemática, r e a l i z a d o a 7 e 8 / 1 1 / 9 4 e m L e i r i a .

ProP. Doutora Isabel Leal

Comunicação i n t i t u l a d a Do Sexo e do Género, n o 6 o

Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

M e m b r o d a comissão organizadora d o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica - " F r e u d , F e r e n c z i , F a i r b a i r n - O b j e c t o e Relação d e O b j e c t o " .

Prof. Doutor Eduardo de Sá

Comunicação s o b r e A Ontogénese do Pensamento em Ferenczi, n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Prof. Doutor Luís Soczka

Comunicação i n t i t u l a d a Tecido Urbano, Redes Sociais e Derrisão Relacional, n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Prof. Doutor José Orneias

Comunicação i n t i t u l a d a Redefinir o Conceito de Integração n o Seminário s o b r e Família, E s c o l a e C o m u n i d a d e , q u e t e v e l u g a r n a F a c . d e P s i c o l o g i a e Educação d e L i s b o a e f o i o r g a n i z a d o p e l o C e n t r o d e Educação p a r a Crianças D e f i c i e n t e s e p e l a A P P O R T , e m 2 7 e 2 8 / 1 0 / 9 4 .

Dr. Arménio Sequeira

Comunicação i n t i t u l a d a Reabilitação e Integração Socioprofissional: Um Desafio à Inovação Institucional, e m 8 / 7 / 9 4 , n a U n i v e r s i d a d e d e Ciências H u m a n a s d e E s t r a s b u r g o (França), n o âmbito d o p r o t o c o l o d e colaboração e x i s t e n t e e n t r e e s t a u n i v e r s i d a d e f r a n c e s a e o I S P A .

Comunicação s o b r e Formação Permanente e Desenvolvimento Pessoal e Social, n a U n i v e r s i d a d e I n t e r n a c i o n a l d a T e r c e i r a I d a d e , e m 1 3 / 1 0 / 9 4 .

Um Novo Espaço para a Intervenção do Psicólogo (A urgência do debate e da actualização das práticas e dos saberes), comunicação n o I I I E n c o n t r o N a c i o n a l d e Psicólogos, e m 2 6 / 1 0 / 9 4 .

Dr. A. Coimbra de Matos

Comunicação s o b r e A Construção do Objecto, n o 6° Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Page 7: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii i i X > J B t Í J Í i H S i P A I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I ^ 7 min

Dr. João Carlos Trincão D r . Miguel Pina e Cunha

Comunicação i n t i t u l a d a Ferenczi e a Relação de Objecto, n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Dr". Maria Emília Marques

Feminino, Fecundo, Finito - A Resposta dos Adolescentes ao Rorschach, comunicação n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Dr". Ângela Vila-Real

Do Objecto Libidinal ao Objecto Interno, comunicação n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

M e m b r o d a comissão organizadora d o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica - " F r e u d , F e r e n c z i , F a i r b a i r n - O b j e c t o e Relação d e O b j e c t o " .

Dr. António Pires

Comunicação s o b r e O Materno em Fairbairn, n o 6 o

Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Dr. Victor Cláudio

Comportamento Organizacional: As Perspectivas Activa, Inactiva e Enactiva. comunicação n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica. I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

Dr. Fernando Silva

Comunicação i n t i t u l a d a A Especificidade do Psicólogo Clinico na Equipa de Saúde Mental, n u m a m e s a s o b r e " T r a b a l h o e m E q u i p a . Q u e m é Q u e m " n a s J o r n a d a s d e Pós-Graduação e m P s i q u i a t r i a , e m 2 1 / 1 0 / 9 4 .

PUBLICAÇÕES

Prof. Doutor Frederico Pereira

A r t i g o i n t i t u l a d o "Sofrimentos": Sobre a Patologia Limite, n a R e v i s t a P o r t u g u e s a d e P e d o p s i q u i a t r i a ( 1 9 9 4 ) , n° 6 , 3 5 - 4 4 .

Prof. Doutor António Candeias

A r t i g o i n t i t u l a d o A Situação Educativa Portuguesa: Raízes do Passado e Dúvidas do Presente, n a r e v i s t a Análise Psicológica, n° 4 ( X I ) : 5 9 1 - 6 0 7 .

Dr. António Coimbra de Matos

Freud: Como pode um Cognitivista Não o Visitar?, comunicação n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Estados - Limite: Etiopatogenia, Patologia e Tratamento, n a R e v i s t a P o r t u g u e s a d e P e d o p s i q u i a t r i a ( 1 9 9 4 ) , n° 6 , 7 - 2 5 .

Dr. Luís Sousa Ribeiro Dr. José A. Carvalho Teixeira

E.F.E., comunicação n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

M e m b r o d a comissão organizadora d o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica - " F r e u d , F e r e n c z i , F a i r b a i r n - O b j e c t o e Relação d e O b j e c t o " .

N o t a didáctica s o b r e Introdução às Abordagens Fenomenológica e Existencial em Psicopatologia (I): A Psicopatologia Fenomenológica, n a r e v i s t a Análise Psicológica, n° 4 ( X I ) : 6 2 1 - 6 2 7 .

Dr*. Maria Antónia Carreiras

Dr. Pedro Aleixo

Comunicação i n t i t u l a d a O Rorschach e o Objecto Estético: a In(Finitude) das Relações, n o 6 o Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Sobre o Fundo que se Escapa, n a r e v i s t a Análise Psicológica, n° 4 ( X I ) : 5 1 7 - 5 2 2 .

Dr. Luís Silva Pereira

M e m b r o d a comissão organizadora d o 6° Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica - " F r e u d , F e r e n c z i , F a i r b a i r n - O b j e c t o e Relação d e O b j e c t o " .

A r t i g o i n t i t u l a d o Toxicodependência, Toxicodependentes e Comportamento Social, n a R e v i s t a P o r t u g u e s a d e P e d o p s i q u i a t r i a ( 1 9 9 4 ) , n° 6 , 6 3 - 6 9 .

Page 8: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

8

O QUE E. . . A PSICOLOGIA DA SAÚDE

José A. Carvalho Teixeira

Até há c e r c a d e u m a o u d u a s décadas atrás, a intervenção e investigação psicológicas n o âmbito d a saúde e s t a v a m q u a s e e x c l u s i v a m e n t e f o c a l i z a d a s n a saúde m e n t a l . Porém, a p a r t i r d o f i n a l d o s a n o s s e t e n t a a u m e n t o u p r o g r e s s i v a m e n t e o i n t e r e s s e p e l o e s t u d o d a s relações entre comportamento e saúde, o q u e p o s s i b i l i t o u o a p a r e c i m e n t o d e u m a n o v a área d e especialização, a Psicologia da Saúde. O s e u d e s e n v o l v i m e n t o histórico f o i m a r c a d o p e l a confluência d e d i v e r s a s contribuições específicas ( p s i c o l o g i a clínica, p s i c o l o g i a s o c i a l , p s i c o b i o l o g i a , e n t r e o u t r a s , q u e r n o q u e s e r e f e r e à promoção e manutenção da saúde q u e r à prevenção, tratamento e reabilitação d a doença. F o c a l i z a d a n o c o m p o r t a m e n t o h u m a n o n a saúde e n a doença, a P s i c o l o g i a d a Saúde diz respeito ao papel da Psicologia, como ciência e como profissão, nos domínios da saúde e da doença. A s áreas d e i n t e r e s s e p r i n c i p a i s i n c l u e m o s d e t e r m i n a n t e s c o m p o r t a m e n t a i s d o s e s t a d o s d e saúde e d e doença, a aquisição p r e c o c e d e c o m p o r t a m e n t o s p r o t e c t o r e s d e saúde, a s cognições d e saúde, o s p r o c e s s o s d e comunicação, t o m a d a d e decisão e d e adesão n o s serviços d e saúde, o s a m b i e n t e s d e t r a t a m e n t o , o s p r o c e d i m e n t o s médicos g e r a d o r e s d e s t r e s s , a adaptação à doença e à i n c a p a c i d a d e , a s relações e n t r e o s c u i d a d o s d e saúde e a q u a l i d a d e d e v i d a e a s condições d e saúde d o s próprios técnicos d e saúde. D e s t a q u e p a r t i c u l a r p a r a c e r t a s variáveis psicológicas r e l a c i o n a d a s c o m a saúde, t a i s c o m o o h a r d i n e s s ( K O B A S A , 1 9 7 9 ) , o s e n t i m e n t o d e coerência ( A N T O N O V S K I , 1 9 8 7 ) , o t e m p e r a m e n t o o p t i m i s t a ( S H E I E R e C A R V E R , 1 9 8 5 ) , o c o p i n g e o s m e c a n i s m o s d e c o p i n g , b e m c o m o o s c o m p o r t a m e n t o s t i p o A ( F R I E D M A N e R O S E N M A N , 1 9 7 4 ) , e t i p o C ( T E M O S H O C K , 1 9 8 5 ) . P a r a além d e funções a s s i s t e n c i a i s d i r e c t a s ( c o n s u l t a psicológica, a c o n s e l h a m e n t o d e saúde, e t c . ) , o psicólogo clínico n o c a m p o d a saúde i n t e g r a - s e também n o s p r o g r a m a s d e promoção d a saúde, d e prevenção d a doença, educação p a r a a saúde, b e m c o m o n a s áreas d e formação e d e investigação, q u e r n o s c u i d a d o s primários ( c e n t r o s d e saúde) q u e r n o s d i f e r e n c i a d o s ( h o s p i t a i s ) . S e n d o n a t u r a l m e n t e o psicólogo clínico o p r o f i s s i o n a l d e P s i c o l o g i a m a i s v o c a c i o n a d o p a r a a s a c t i v i d a d e s d a P s i c o l o g i a d a Saúde, a v e r d a d e é q u e a s s u a s e s p e c i f i c i d a d e e c o m p l e x i d a d e e x i g e m formação específica (académica e p r o f i s s i o n a l ) . N e s t e p a r t i c u l a r , o I S P A t e m já u m a a m p l a experiência, q u e r n a área d e formação q u e r n a s áreas d e investigação/intervenção, q u e c u l m i n o u c o m a organização d o I C o n g r e s s o N a c i o n a l d e P s i c o l o g i a d a Saúde, e m J a n e i r o d e 1 9 9 4

T E I X E I R A , J . A . e L E A L , I. ( 1 9 9 0 ) . P s i c o l o g i a d a Saúde ( C o n t e x t o e Intervenção), Análise Psicológica, 4 ( V I I I ) : 4 5 3 - 4 5 8 .

T E I X E I R A , J . A . ( 1 9 9 2 ) . P s i c o l o g i a d a Saúde: E s t a d o a c t u a l e p e r s p e c t i v a s f u t u r a s , Análise Psicológica, 2 ( X ) : 1 4 9 - 1 5 7 .

T E I X E I R A , J . A . e L E A L , I. ( 1 9 9 4 ) . P s i c o l o g i a d a Saúde: C o n t r i b u t o s p a r a a descrição d o s e u e s t a d o a c t u a l e p e r s p e c t i v a s f u t u r a s n o I S P A . In T e r e s a Mendonça M c l n t y r e ( E d . ) , P s i c o l o g i a d a Saúde - Áreas d e Intervenção e P e r s p e c t i v a s F u t u r a s . B r a g a : Associação d o s Psicólogos P o r t u g u e s e s . 1 7 7 - 1 9 0 .

L I C E N C I A D O S E M P S I C O L O G I A

N o p a s s a d o mês d e Setembro, o b t i v e r a m a s u a Licenciatura em Psicologia o s s e g u i n t e s a l u n o s , q u e a p r e s e n t a r a m e d i s c u t i r a m a m o n o g r a f i a d e fim d e c u r s o :

Psicologia Clínica

— Helena Luísa Alves Carmo - " O I m p a c t o d o A b u s o S e x u a l n a Criança."

— Rita Almeida Duque Martinho - "Diferenças R e g i o n a i s n a s Representações S o c i a i s d a S I D A e m A d o l e s c e n t e s . "

Psicologia Educacional

— Maria do Rosário Lima de Azeredo dos Reis Pires Teixeira - " A m i z a d e e Justiça, Evolução P a r a l e l a d e d o i s c o n c e i t o s n o R e l a c i o n a m e n t o E n t r e P a r e s . "

— Paula Cristina Martins Monteiro - "Concepções s o b r e a Avaliação Pedagógica e Percepção d e Critérios d e Avaliação e m D i f e r e n t e s Práticas A v a l i a t i v a s : E s t u d o C o m p a r a t i v o . "

Psicologia Social e das Organizações

— Célia Gamboa da Fonseca - " E n v o l v i m e n t o d o P r o d u t o c o m o M o d e r a d o r d a Eficácia d o s Anúncios Publicitários."

— Catarina Alexandra C. S. Bekker - " T h e T r i a d M o d e l : t h e R o l e o f M o t i v a t i o n , C a p a c i t y a n d O p p o r t u n i t y i n t h e A d v e r t i s e m e n t s . "

— Maria Carminda Ramos Mendes - " E f e i t o d a R e c e n t i c i d a d e d a Imposição d e O b j e c t i v o s e d a Apresentação d e N o r m a s n o s O b j e c t i v o s P e s s o a i s , n a s E x p e c t a t i v a s d e Auto-Eficácia e n o D e s e m p e n h o : O p a p e l d o p r o c e s s a m e n t o c o g n i t i v o n o s m o d e l o s m o t i v a c i o n a i s . "

— Rui Manuel Nunes Dias - "Tradução e e s t u d o psicométrico d o " G o a l - S e t t i n g Q u e s t i o n n a i r e " e e s t u d o d a relação e n t r e o s o b j e c t i v o s d e t r a b a l h o e a satisfação n u m a situação d e o b j e c t i v o s v a g o s . "

Ana Cristina Duarte Sande Nogueira e R e n d i m e n t o n a Natação."

" A n s i e d a d e

João Miguel Agostinho Antunes - "Dinâmica d e G r u p o s e R e n d i m e n t o D e s p o r t i v o : U m e s t u d o n o B a s q u e t e b o l d e A l t a Competição."

Page 9: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii^ Bolb ilm Q S I P A iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiíiiw^̂ 9 mm,

ENCONTROS DE P S I C O L O G I A E A R T E - AEISPA

O s n o t i c i a d o s Encontros de Psicologia e Arte, o r g a n i z a d o s p e l a Associação d e E s t u d a n t e s d o I S P A , terão l u g a r n a s s e g u i n t e s d a t a s :

Novembro

19 - P s i c o l o g i a e A r t e 26 - Música 30 - Dança

Dezembro

3 - T e a t r o 10 - C i n e m a 14 - B a n d a D e s e n h a d a 17 - F o t o g r a f i a

Janeiro

7 - L i t e r a t u r a 10 - A r t e s Plásticas 14 - A r t e d e F a z e r 18 - Estética 21 - M e s a d e P s i c o l o g i a

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Departamento de Formação Permanente

Ciclo de Estudo de Casos em

N E U R O P S I C O L O G I A

1995

Informações: Secretaria do ISPA

Rua Jardim do Tabaco, 4 4 • 1 1 0 0 Lisboa T e l . : ( 0 1 ) 8 8 6 3 1 8 4 / 5 / 6 • Fax: ( 0 1 ) 8 8 6 0 9 5 4

ANÁLISE PSICOLÓGICA r N° 4 SÉRIE X I , 1993

SUMÁRIO

Reacções Ansiosas na Gravidez e Comportamento Interactivo das Mães Durante o Período Neonatal dos Filhos

Pedro Lopes dos Santos

Da Percepção de Custos à Construção de Ganhos: Um Estudo Longitudinal de 4 anos

Orlando M. Lourenço i

Uma Estratégia Eficiente de Educação Moral Maria Tereza Lins / Cleonice Pereira Camino

Sobre o Fundo que se Escapa Maria Antónia Carreiras

Em Torno das Questões Epistemológicas da Psicanálise Maria Teresa Medeiros

Aquisição da Prosódia I I : Categorias, Evolução e Interacção

Sónia frota /Marina Vigário

Manipulação de Objectos nos Chimpazés do Zoo de Lisboa: Contributo para a Discussão do Bem-estar Psicológico dos Animais em Cativeiro

A ugusta D. Gaspar

Aventuras de um Brinquedo sem Medo no Lugar do Jogo

Cláudia Constante Carvalho

Construção e Modificação de Significações Ansiogéneas cm Processos de Saúde c Doença

Joaquim Reis

A Situação Educativa Portuguesa: Raízes do Passado e Dúvidas do Presente

António Candeias

A Depressão em Idosos: Estudo Exploratório Maria Constança Paúl

L E I T U R A S N O T A S DIDÁCTICAS

Introdução às Abordagens Fenomenológica e Existencial em Psicopatologia (I): A Psicopatologia Fenomenológica

José Carvalho Teixeira

N O T A S D E INVESTIGAÇÃO

NOTÍCIAS D E COLÓQUIOS, C O N G R E S S O S , SEMINÁRIOS CALENDÁRIO DE COLÓQUIOS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS

i R E V I S T A S R E C E B I D A S .. -

Page 10: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

min íoiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiy^ liol^ilm 1ÍSÍPA iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii^

CENTRO D E I30*GTJm ENTACAO

:

SERVIÇO BIBLIOGRÁFICO

N o próximo número a s s i n a l a r e m o s a s publicações periódicas e r e s p e c t i v a s colecções r e s p e i t a n t e s à área d a

Psicossomática.

VIDEOGRAMAS

R i b o w s k i , N . ( R e a l i z a d o r ) , & P i v o t , B . ( A p r e s e n t a d o r ) ( 1 9 8 4 ) . Claude Lévi-Strauss [ V i d e o ] . P a r i s : I n s t . N a t i o n a l d e 1 ' A u d i o v i s u e l .

A c h b a r , M . , & W i n t o n i c k , P . ( R e a l i z a d o r e s ) ( 1 9 9 2 ) . Chomsky, les medias et les illusions necessaires [Vídeo]. P a r i s . K - F i l m c Vídeo.

ÚLTIMAS AQUISIÇÕES

A l v a r e z , A . , & D e l R i o , P . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . E x p l o r a t i o n s i n s o c i o - c u l t u r a l s t u d i e s . V o l . 4 . E d u c a t i o n a s c u l t u r a l c o n s t r u c t i o n . M a d r i d : F u n d . Infância y A p r e n d i z a g e .

A m e r i c a n P s y c h o l o g i a l A s s o c i a t i o n ( 1 9 9 4 ) . P u b l i c a t i o n m a n u a l o f t h e A m e r i c a n P s y c h o l o g i c a l A s s o c i a t i o n ( 4 t h e d . ) . W a s h i n g t o n , D C : A u t h o r .

B a r n a r d , C , G i l b e r t , F„ & M a c G r e g o r , P . ( 1 9 9 3 ) . A s k i n g q u e s t i o n s i n b i o l o g y : D e s i g n , a n a l y s i s , a n d p r e s e n t a t i o n s i n p r a c t i c a l w o r k . L o n d o n : L o g m a n G r o u p .

B e i l i n , H . , & P u f a l l , P . ( E d . ) ( 1 9 9 2 ) . P i a g e t ' s t h e o r y : P r o s p e c t s a n d p o s s i b i l i t i e s . H i l l s d a l e , N J : E r b a u m .

B r o d z i n s k y , D . , & S c h e c h t e r ( E d s . ) ( 1 9 9 0 ) . T h e p s y c h o l o g y o f a d o p t i o n . N e w Y o r k : O x f o r d U n i v . P r e s s .

C a m p b e l l , N . A . , M i t c h e l l , L . G , & R e e c e , J . B . ( 1 9 9 4 ) . B i o l o g y : C o n c e p t s a n d c o n n e c t i o n s . R e d w o o d C i t y , C A : T h e B c n f a m i n / C u m m i n g s P u b .

C a r r o l l , D . ( 1 9 9 2 ) . H e a l t h P s y c h o l o g y : S t r e s s , b e h a v i o u r a n d d i s e a s e . L o n d o n : T h e F a l m e r P r e s s .

C o m n y , A . , & L e e , H . ( 1 9 9 2 ) . A f i r s t c o u r s e i n f a c t o r a n a l y s i s ( 2 n d e d . ) . H i l l s d a l e , N J : E r l b a u m .

D e n z i n , N . K . , & L i n c o l n , Y . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . H a n d b o o k o f q u a l i t a t i v e r e s e a r c h . L o n d o n : S a g e .

D i a m a n t , L . ( E d . ) ( 1 9 9 1 ) . P s y c h o l o g y o f s p o r t s , e x e r c i s e , a n d f i t n e s s : S o c i a l a n d p e r s o n a l i s s u e s . N e w Y o r k : H e m i s p h e r e .

D o b s o n , K . S . , & K e n d a l l , P . C . ( E d s . ) ( 1 9 9 3 ) . P s v c h o p a t h o l o g y a n d c o g n i t i o n . S a n D i e g o : A c a d e m i c P r e s s .

H a c k f o r t , D . & S p i e l b e r g , C . ( E d s . ) ( 1 9 8 9 ) . A n x i e t y i n s p o r t s : A n i n t e r n a t i o n a l p e r s p e c t i v e . N e w Y o r k : H e m i s p h e r e .

K i n n e a r , P . , & G r a y , C . ( 1 9 9 4 ) . S P S S f o r W i n d o w s . H o v e : E r l b a u m .

L e w i s - B e c k , M . ( E d . ) ( 1 9 9 3 ) . E x p e r i m e n t a l d e s i g n a n d m e t h o d s ( V o l . 3 ) . L o n d o n : S a g e .

Publicações periódicas e x i s t e n t e s n a B i b l i o t e c a d o I S P A , m a i s r e l e v a n t e s n a área d a Educação e m P o r t u g a l :

Análise Psicológica • A p r e n d e r • C a d e r n o s d e Educação d e Infância • Colóquio Educação e S o c i e d a d e • Educação, S o c i e d a d e e C u l t u r a • Fórum E s t u d a n t e • I n t e g r a r • J o r n a l d a Educação • P r o f e s s o r • P s i c o l o g i a • R e v i s t a d e Educação • R e v i s t a Inovação • R e v i s t a P o r t u g u e s a d e Educação

Colecções

• Estatísticas d a Educação, ( I N E ) , 1 9 7 9 - 8 3 ; 1 9 8 5 -1 9 8 9 , 1 9 9 1 .

• P o r t u g a l : O s próximos 20 a n o s , ( 1 9 8 8 - 1 9 9 0 ) . ( E d . Fundação C a l o u s t e G u l b e n k i a n ) - 8 V o l s .

• Comissão d e R e f o r m a d o S i s t e m a E d u c a t i v o , ( 1 9 8 7 -1 9 8 8 ) - ( E d . Ministério d a Educação) - 8 V o l s .

DIFUSÃO BD3LIOGRÁFICA

D u r a n t e o mês d e N o v e m b r o , e n c o n t r a m - s e disponíveis, p a r a c o n s u l t a , o s s e g u i n t e s d o c u m e n t o s :

• N o r m a s d e F u n c i o n a m e n t o d a B i b l i o t e c a e d a T e s t o t e c a , (distribuição g r a t u i t a ) .

• B o l e t i m r e f e r e n t e à l i s t a d o s l i v r o s e x i s t e n t e s n a s áreas d e P s i c o l o g i a d o D e s e n v o l v i m e n t o d a Criança, E t o l o g i a e P s i c o l o g i a O r g a n i z a c i o n a l .

• B o l e t i m Temático s o b r e " L . V i g o t s k y " .

• L i s t a d a s Publicações Periódicas - 1 9 9 4 .

Illllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllli

Page 11: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

iiiiiiiiiiiiiiiiii Bolbíníi 1ÍS1PA 11 M a r t e n s . R . ( 1 9 8 7 ) . C o a c h e s g u i d e l o s p o r t

p s y c h o l o g y . C h a m p a i g n : I L : H u m a n K i n e t i c s

M e r c e d . N . . & C o l l . C . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . E x p l o r a t i o n s i n s o c i o - c u l l u r a l s t u d i e s . V o l . 3 . T e a c h i n g . L e a r n i n g a n d i n t e r a c t i o n . M a d r i d : F u n d . Infância y A p r c n d i / . a g c .

M i l l e r . B . C , C a r d . J . J . . P a i k o f f . R . L . . & P e t e r s o n , J. L . ( E d s . ) ( 1 9 9 2 ) . P r e v e n t i n g a d o l e s c e n t p r e g n a n c y : M o d e l p r o g r a m s a n d e v a l u a t i o n s . L o n d o n : S a g e .

M o n s c h a r k . M . ( 1 9 9 3 ) . P s y c h o l o g i c a l d e v e l o p m e n t o f d e a f c h i l d r e n . N e w Y o r k : O x f o r d U n i v e r s i t y P r e s s .

N i e d e n t h a l . P . M . . & K i t a y a m a . S . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . T h e h e a r t ' s e v e : E m o t i o n a l i n f l u e n c e s i n p e r c e p t i o n s a n d a t t e n t i o n S a n D i e g o : A c a d e m i c P r e s s .

O s t r o w . A . C . ( E d . ) ( 1 9 9 0 ) D i r e c t o r y o f p s y c h o l o g i c a l t e s t s i n t h e s p o r t a n d e x e r c i s e s c i e n c e s . M o r g a n t o v v n , W V : F i t n e s s I n f o r m a t i o n T e c h n o l o g y .

P e t e r s o n . C . M a i e r . S. F . . & S e l i g m a n . M E . ( 1 9 9 3 ) , L e a r n e d h c l p l c n e s s : A t h e o r y f o r t h e a g e o f p e r s o n a l c o n t r o l . N e w Y o r k : O x f o r d U n i v . P r e s s .

P r a t t , M . W . . & N o r r i s . J . E . ( 1 9 9 4 ) . T h e s o c i a l p s y c h o l o g y o f a g i n g : A c o g n i t i v e p e r s p e c t i v e . O x f o r d : B l a c k w c l l .

R a i n e . A . ( 1 9 9 3 ) . T h e p s v c h o p a t h o l o g v o f c r i m e : C r i m i n a l b e h a v i o u r a s a c l i n i c a l d i s o r d e r . S a n D i e g o : A c a d e m i c P r e s s .

R o s a . A . & V a l s i n e r . J . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) E x p l o r a t i o n s i n s o c i o - c u l l u r a l s t u d i e s . V o l . 1 . H i s t o r i c a l a n d t h e o r e t i c a l d i s c o u r s e M a d r i d : F u n d . Infância y A p r e n d i / a g e .

S c h u n k . D . . & Z i m m e r m a n . B . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . S e l f - r e g u l a t i o n o f l e a r n i n g a n d p e r f o r m a n c e : I s s u e s a n d e d u c a t i o n a l a p p l i c a t i o n s . E r l b a u m .

S t e i n b e r g . R . . & B e r g . C . ( E d s . ) ( 1 9 9 2 ) I n t e l l e c t u a l d e v e l o p m e n t . C a m b r i d g e : C a m b r i d g e U n i v e r s i t y P r e s s .

W c r t s c h . J . V . & R a m i r e z , J . D . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . E x p l o r a t i o n s i n s o c i o - c u l t u r a l s t u d i e s . V o l . 2 . L i t e r a c y a n d o t h e r f o r m s o f m e d i a t e d a c t i o n . M a d r i d : F u n d . Infância y A p r c n d i z a g c .

L i s t a d e l i v r o s a d q u i r i d o s c r e c e n t e m e n t e p u b l i c a d o s n a área d e Educação e m P o r t u g a l

A n t u n e s . R . . & M o n t e i r o . M ( 1 9 9 2 ) . E s t r u t u r a s d o s s i s t e m a s e d u c a t i v o s d a C o m u n i d a d e E u r o p e i a . G a b . E s t u d o s c P l a n e a m e n t o - Ministério d a Educação ( G E P -M E ) .

A z e v e d o . J . ( 1 9 9 4 ) . A v e n i d a s d e l i b e r d a d e : Reflexões s o b r e política e d u c a t i v a . P o r t o : E d . A S A .

C a n a l h o . R . (1985). História d o e n s i n o e m P o r t u g a l : De^dejLÍJJi)dacãoj^ S a l a z a r - C a e t a n o . L i s b o a : F u n d . C a l o u s t e G u l b e n k i a n .

F e r n a n d e s . R ( 1 9 9 4 ) . O s c a m i n h o s d o A B C : S^çjcdjtój^JPojlugi^^ p r i m e i r a s l e t r a s . L i s b o a : P o r t o E d i t o r a .

Magalhães. A . M . . & Alçada, [. ( 1 9 9 3 ) . O s j o v e n s e a l e i t u r a n a s vésperas d o séc. X X I . L i s b o a : I n s t i t u t o d e Inovação E d u c a c i o n a l .

Ministério d a Educação ( 1 9 9 2 ) . E s c o l a c s o c i e d a d e m u l t i c u l t u r a l . L i s b o a : M E - S e c r e t a r i a d o C o o r d e n a d o r d o s P r o g r a m a s d e Educação M u l t i c u l t u r a l .

Nóvoa. A . ( 1 9 8 7 ) . L e s t e m p s d e s p r o f e s s c u r s : A n a l y s e s o c i o - h i s t o r i q u c d e l a p r o f e s s i o n c n s e i g n a n t e a u P o r t u g a l ( X V I H g - X X S siècle) ( 2 V o l s ) . L i s b o a : [ N I C .

Nóvoa, A . . & P o p k e v v i t z . T . ( O r g ) ( 1 9 9 2 ) . R e f o r m a s e d u c a t i v a s e formação d e P r o f e s s o r e s . L i s b o a : E d u c a .

Nóvoa. A ( D i r . ) ( 1 9 9 3 ) . A i m p r e n s a d a educação c e n s i n o . Repertório analítico ( S e c . X I X - X X ) . L i s b o a : I n s t i t u t o d e Inovação E d u c a c i o n a l .

Nóvoa. A . . & R u i z B e r r i o . J . ( E d s . ) ( 1 9 9 3 ) . A história d a educação e m E s p a n h a e P o r t u g a l : Investigações e a c t i v i d a d e s . P o r t o : S o e . P o r t . Ciências d a Educação ( S P C E ) .

P e r e s . E . L . ( 1 9 9 3 ) . E s c o l a s básicas i n t e g r a d a s , c o m o c e n t r o s l o c a i s d e educação básica P o r t o : A u t o r .

N O T A I N F O R M A T I V A

D e r a m e n t r a d a n a B i b l i o t e c a n o v o s títulos d e r e v i s t a s , o s s e g u i n t e s :

P s i c o d r a m a . N° 1. 1 9 9 4 . P o r t o .

• A s s e d i o - R e v i s t a d e Psicanálise e C u l t u r a . N° 1 . 1 9 9 3 .

Evolution Psychiatríque, P a r i s . D u n o d . T o m e 5 9 ( 1 ) . 1 9 9 4 .

P r o g r a m a d a s Nações U n i d a s p a r a o D e s e n v o l v i m e n t o ( P N U D ) ( 1 9 9 4 ) . Relatório d o d e s e n v o l v i m e n t o h u m a n o 1 9 9 4 . L i s b o a : T r i c o n t i n e n t a l E d i t o r a .

S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e Ciências d a Educação ( 1 9 9 2 ) . Formação p e s s o a l c s o c i a l . P o r t o : A u t o r .

T e o d o r o . A . ( 1 9 9 4 ) . Políticas e d u c a t i v a s e m P o r t u g a l : Educação, d e s e n v o l v i m e n t o e participação política d o s p r o f e s s o r e s . L i s b o a : B e r t r a n d .

Vilão. J o s e ( C o o r d . ) ( 1 9 9 0 ) . S i s t e m a e d u c a t i v o Português: Situação a c t u a l e tendências. L i s b o a : G E P - M E .

Page 12: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

Illlll 12lllillllllll!llllllllllllll!!llllllilllli I B ^ t e M l M ÍIS1PA llllllllllllllllllllllllllllllllllillllllllllllllill^^

I S P A

- 2 3 a 2 5 / 1 1 / 9 4

6 9 COLÓQUIO DE PSICOLOGIA CLÍNICA - FREUD, FERENCZI , FAIRBAIRN: O B J E C T O E RELAÇÃO DE O B J E C T O Informações: D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a Clínica ( a / c D r . Luís S o u s a R i b e i r o )

- 1 4 a 1 8 / 1 1 / 9 4

CURSO DE FORMAÇÃO S O B R E OS SEM ABRIGO Informações: D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e ( a / c P r o f . José O r n e i a s ) . I S P A

REUNIÕES N A C I O N A I S

- 2 a 4/11/94

C O N G R E S S O - A FAMÍLIA E O DESAFIO DA VIDA L i s b o a Informações: M o v i m e n t o d e D e f e s a d a V i d a . R u a d a Beneficiência. 7 - 1°. 1 0 0 0 L i s b o a . T e l : ( 0 1 ) 7 9 3 14 3 5 F a x : ( 0 1 ) 7 9 6 4 2 12

- 7 a 8 / l I / 9 4

V SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA L e i r i a Informações: Comissão O r g a n i z a d o r a , a /c d e José F e r n a n d e s . I n s t i t u t o d e Educação. U n i v e r s i d a d e d o M i n h o . C a m p u s d e G u a l t a r . 4 1 0 0 B r a g a . P o r t u g a l . T e l : ( 0 5 3 ) 6 0 4 2 4 0 ( e x t . 5 2 5 2 ) F a x : ( 0 5 3 ) 6 0 4 2 4 4

- 1 1 c 1 2 / 1 1 / 9 4

IX COLÓQUIO DA SOCIEDADE P O R T U G U E S A DE PSICANÁLISE - FANTASIA E REALIDADE EM PSICANÁLISE C o i m b r a Informações: S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e Psicanálise. R u a P i n h e i r o C h a g a s . 8 8 . 3 0 0 0 C o i m b r a T e l : ( 0 3 9 ) 7 0 I 1 9 1

- 1 4 a 1 6 / 1 1 / 9 4

JORNADAS INTERNACIONAIS - ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO P o r t o Informações: C e n t r o d e Reabilitação d e P a r a l i s i a C e r e b r a l d o P o r t o . T r a v e s s a d a M a c e d a . 1 6 0 , 4 3 0 0 P o r t o . T e l : ( 0 2 ) 5 7 5 6 5 7 F a x : ( 0 2 ) 5 8 0 3 4 2

- 1 7 c 1 8 / 1 1 / 9 4

SEMINÁRIO - ENVELHECIMENTO E TRABALHO C r u z . Q u e b r a d a Informações: Comissão O r g a n i z a d o r a . P r o f D o u t o r a A n a b e l a Simões. F a c u l d a d e d e M o t r i c i d a d e H u m a n a . D e p a r t a m e n t o d e E r g o n o m i a . E s t r a d a d a C o s t a - C r u z Q u e b r a d a . 1 4 9 9 L i s b o a C o d e x . T e l : ( 0 1 ) 4 1 9 6 7 7 7 F a x : ( 0 1 ) 4 1 5 12 4 8

- 1 7 e 1 8 / 1 1 / 9 4

I JORNADAS DE ALCOOLOGIA DA CASA DE SAÚDE DO T E L H A L T e l h a i Informações: C a s a d e Saúde d o T e l h a i . 2 7 2 5 M c n i M a r t i n s . T e l : ( 0 1 ) 9 1 6 3 0 2 1 F a x : ( 0 1 ) 9 1 7 2 6 18

- 1 0 e 1 1 / 1 1 / 9 4

PSIQUIATRIA E JUSTIÇA - NOVOS RUMOS, NOVOS DESAFIOS P o r t o Informações: A P E P - A s s o c . P o r t , de E s t u d o s Psiquiátricos. R . d o Carvallúdo. 1 8 0 . 4 2 0 0 P o r t o . P o r t u g a l . T e l : ( 0 2 ) 8 2 7 6 3 6 F a x : ( 0 2 ) 8 3 0 0 8 6 8

- 2 1 a 2 3 / 1 1 / 9 4

ENCONTRO NACIONAL - A (RE)INSERÇÃO E AS TOXICODEPENDÊNCIAS L i s b o a Informações: P r o j e c t o V I D A . R u a D . P e d r o V . n° 6 0 . 1 2 0 0 L i s b o a . P o r t u g a l .

T e l : ( 0 1 ) 3 4 7 6 0 7 2 F a x : ( 0 1 ) 3 4 2 3 9 10

l l l l i l l l l l i !

Page 13: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

13

- 2 1 a 2 6 / 1 1 / 9 4

III SEMANA DE PS ICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO P o r t o Informações: Associação d e E s t u d a n t e s d a F P C E - U n i v . P o r t o , R u a d a s T a i p a s , 7 6 , 4 0 0 0 P o r t o .

- 2 2 a 2 4 / 1 1 / 9 4

FAMÍLIAS E REAL IDADES Alcoitão Informações: S a n t a C a s a d a Misericórdia d e L i s b o a , Comissão O r g a n i z . , R u a D . P e d r o V , n° 2 , 1 2 0 0 L i s b o a . T e l : ( 0 1 ) 3 4 7 13 9 6

- 1 a 4 / 1 2 / 9 4

CONVENÇÃO ANUAL/94 APPORT - FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO P o r t a l e g r e Informações: D r 3 . R o s a l i n a C o r r e i a , E s c o l a S u p e r i o r d e Educação, A p a r t a d o 1 2 5 , 7 3 0 1 P o r t a l e g r e C o d e x .

- 4 a 8 / 1 2 / 9 4

I ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL, FAMÍLIA, JUVENTUDE E VIDA ACTIVA M a i a Informações: U n i d a d e d e Saúde M e n t a l d e A p o i o à C o m u n i d a d e , R u a D r . C a r l o s F e l g u e i r a s , 2 6 7 , 4 4 7 0 M a i a . T e l : ( 0 2 ) 9 4 1 6 6 5 7

- 1 2 a 1 4 / 1 2 / 9 4

II JORNADAS DE CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS L i s b o a Informações: L a b . d e Estatística e Análise d e D a d o s , F a c . d e P s i c o l o g i a e d e Ciências d a Educação d a U n i v e r s i d a d e d e L i s b o a , A l a m e d a d a U n i v e r s i d a d e , 1 6 0 0 L i s b o a . T e l : ( 0 1 ) 7 9 3 4 5 5 4 F a x : ( 0 1 ) 7 9 3 3 4 0 8

- 1 6 e 1 7 / 1 2 / 9 4

V ENCONTRO DA APPIA - NOVOS CAMINHOS DA PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA C o i m b r a Informações: S e c r e t a r i a d o d o V E n c o n t r o d a Associação P o r t u g u e s a d e P s i q u i a t r i a d a Infância e d a Adolescência, R u a A l e x a n d r e H e r c u l a n o , 1 7 , 3 0 0 0 C o i m b r a . T e l : ( 0 3 9 ) 2 5 4 0 5 F a x : ( 0 3 9 ) 2 5 6 5 8

- 1 6 c 1 7 / 1 2 / 9 4

SEMINÁRIO - DEONTOLOGIA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO P o r t o Informações: A P P O R T , A p a r t a d o 3 9 2 , 4 7 0 3 B r a g a C o d e x .

- 4 a 6 / 0 1 / 9 5

C U R S O DE FORMAÇÃO - SIDA: DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO L i s b o a In formações : S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e P s i c o l o g i a Comunitária, R u a D . P e d r o V , 6 0 - I o Dt°, 1 2 0 0 L i s b o a . T e l : ( 0 1 ) 8 5 2 0 4 1 8 F a x : ( 0 1 ) 8 5 1 6 2 2 3

- 2 3 a 2 7 / 0 1 / 9 5

8 a C U R S O DE FORMAÇÃO EM ACONSELHAMENTO--SIDA PARA CLÍNICOS G E R A I S E PSICÓLOGOS L i s b o a Organização: I S P A e I n s t i t u t o d e Clínica G e r a l d a Z o n a S u l . I n fo rmações : I n s t i t u t o d e Clínica G e r a l d a Z o n a S u l ( a / c D . M a r i a d a s N e v e s ) , E d i f . d o C e n t r o d e Saúde d e S e t e R i o s , L a r g o P r o f . A r n a l d o S a m p a i o , 1 5 0 0 L i s b o a . T e l : ( 0 1 ) 7 2 6 3 3 7 5 F a x : ( 0 1 ) 7 2 6 0 7 8 5

Page 14: m NOVEMBRO 1994 N° 17 ISPA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-17-1994.pdf · consagra na letra da lei as funções do psicólogo clínico ... Presidido por E\"

mui i 4 i i i i i i i i H IBcDlteífíllB 1ÍS1PA nunimniimiiniHinuiiHiBiiiniiiiiiniiiniiiiiiuiiinniuiiiiiiiiiiuinnffiifliH

REUNIÕES N O E S T R A N G E I R O

- 2 a 6/11/94

9 a C O N G R E S S O BRASILE IRO DE PSICODRAMA Águas d e São P e d r o ( B r a s i l ) In formações : A S C O N - A s s e s s o r i a d e C o n g r e s s o s , R u a G e n . Glicério, 1 3 6 3 , 1 5 0 6 0 - 0 0 0 São José d e R i o P r e t o - S P T e l : ( 0 1 7 2 ) 2 4 - 0 5 0 7 F a x : ( 0 1 7 2 ) 2 4 - 4 6 8 1

- 7 c 8/11/94

EUROPEAN CHAPTER OF HUMAN F A C T O R S & ERGONOMICS SOCIETY D o r t m u n d ( A l e m a n h a ) Informações: C l e m e n s W e i n e r t , P s y c h o l o g y D e p a r t m e n t , L u n d U n i v e r s i t y , P a r a d i s g a t e n 5 P , S - 2 2 3 - 5 0 L u n d , S w e d e n .

- 14 a 18/11/94

P S Y C H O L O G I C A L AND BIOMEDICAL S T R A T E G I E S FOR HEALTHY FAMILIES IN THE 2 1 s t CENTURY I n d i a n a p o l i s ( E s t a d o s U n i d o s d a América) Informações: H a r r i e t R o d e n b e r g , F a m i l y C o n f e r e n c e P l a n n i n g C o m m i t t e e , U n i v . P l a c e C o n f e r e n c e C e n t e r , 8 5 0 W . M i c h i g a n S t . , I n d i a n o p a l i s , I N 4 6 2 0 2 - 5 1 9 8 , E U A .

Instituto Superior de Psicologia Aplicada D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e

CLÍNICA E INVESTIGAÇÃO

E M

PSICOSSOMÁTICA

- 24 a 26/11/94

L E S N O U V E L L E S T E C H N O L O G I E S AU S E R V I C E DES P E R S O N N E S HANDICAPÉES M o n d o r f - l e s - B a i n s ( L u x e m b u r g o ) Informações: A E R I P , 1 m e d u Plébiscite, L - 2 3 4 1 L u x e m b u r g o . T e l : ( 3 5 2 ) 4 0 4 7 2 1 2 F a x : ( 3 5 2 ) 4 0 4 7 0 5

- 3 a 5/01/95

1995 OCCUPATIONAL P S Y C H O L O G Y C O N F E R E N C E W a r w i c k (Grã-Bretanha) Informações: T h e C o n f e r e n c e O f f i c e , T h e B r i t i s h P s y c h o l o g i c a l S o c i e t y , S t . A n d r e w s H o u s e , 4 8 P r i n c e s s R o a d E a s t , L e i c e s t e r , L E 1 7 D R , Grã-Bretanha.

- 4 a 7/01/95

1 7 t h ANNUAL NATIONAL INSTITUTE ON THE TEACHING OF P S Y C H O L O G Y S t . P e t e r s b u r g B e a c h ( E s t a d o s U n i d o s d a América) Informações: D o u g l a s A . B e r n s t e i n , D e p a r t m e n t o f P s y c h o l o g y , U n i v e r s i t y o f I l l i n o i s , 6 0 3 E a s t D a n i e l , C h a m p a i g n , I L 6 1 8 2 0 , U S A .

c o m

Prof. Doutor Antonio Mendes Pedro C e n t r o I n t e r n a c i o n a l d e Psicossomática e Núcleo

d e Investigação e m Psicossomática d o I S P A

e m Colaboração c o m

Prof. Doutor M. Sami-Ali C e n t r o I n t e r n a c i o n a l d e Psicossomática e

U n i d a d e d e Investigação e m Psicossomática d a U n i v e r s i d a d e d e P a r i s V I I

1994/1995

Informações: Secretaria do ISPA Rua Jardim do Tabaco, 44 • 1100 Lisboa • TeL: (01) 886 31

84/5/6-Fax: (01) 8860954