boletim informativo nº 12 - abril 1994 -...

12
-ABR. 94 Dr. José Carvalho Teixeira Dr. P e d r o A l m e i d a Bruno Ra.sua NOTA DE ABERTURA Na altura em que entraram recentemente e m funções novos órgãos da Escola, nomeadamente Assembleia de Representantes, Conselho Directivo, Conselho Pedagógico e Núcleos de Coordenação das Areas, cujas actividades certamente continuarão a contribuir para o desenvolvimento d a instituição, o Boletim Informativo regista um conjunto vasto de Notícias e de Actividades dos Docentes que reflectem a vitalidade da Escola e, sobretudo, o lugar ímpar d o ISPA no panorama científico d a Psicologia no nosso país, com intervenções regulares e s i g n i f i c a t i v a s e m várias áreas. Nas Informações Gerais, incluem-se as composições d o s novos Núcleos de Coordenação das Áreas, b e m c o m o a listagem dos alunos que obtiveram a Licenciatura em Psicologia no passado mês d e Fevereiro. F i n a l m e n t e , r e f e r e m - s e os colóquios, seminários e cursos que terão lugar no ISPA, nos meses de Abril, Maio e Junho, para os quais as inscrições se encontram abertas na Secretaria. Das reuniões que se realizaram no ISPA destacam-se o VIII Colóquio Psicologia e Educação (15 e 16/4) e o Encontro sobre Organizações Práticas Psicológicas no Contexto Europeu (18/4).

Upload: dothu

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

- A B R . 94

D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a D r . P e d r o A l m e i d a B r u n o R a . s u a

N O T A D E A B E R T U R A

N a a l t u r a e m q u e e n t r a r a m r e c e n t e m e n t e e m funções n o v o s órgãos d a E s c o l a , n o m e a d a m e n t e Assembleia de Representantes, Conselho Directivo, Conselho Pedagógico e Núcleos de Coordenação das Areas, c u j a s a c t i v i d a d e s c e r t a m e n t e continuarão a c o n t r i b u i r p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o d a instituição, o B o l e t i m I n f o r m a t i v o r e g i s t a u m c o n j u n t o v a s t o d e Notícias e d e Actividades dos Docentes q u e r e f l e c t e m a v i t a l i d a d e d a E s c o l a e, s o b r e t u d o , o l u g a r ímpar d o I S P A n o p a n o r a m a científico d a P s i c o l o g i a n o n o s s o país, c o m intervenções r e g u l a r e s e s i g n i f i c a t i v a s e m várias áreas.

N a s Informações Gerais, i n c l u e m - s e a s composições d o s n o v o s Núcleos d e Coordenação d a s Áreas, b e m c o m o a l i s t a g e m d o s a l u n o s q u e o b t i v e r a m a L i c e n c i a t u r a e m P s i c o l o g i a n o p a s s a d o mês d e F e v e r e i r o . F i n a l m e n t e , r e f e r e m - s e o s colóquios, seminários e c u r s o s q u e terão l u g a r n o I S P A , n o s m e s e s d e A b r i l , M a i o e J u n h o , p a r a o s q u a i s as inscrições se e n c o n t r a m a b e r t a s n a S e c r e t a r i a .

D a s reuniões q u e se r e a l i z a r a m n o I S P A d e s t a c a m - s e o VIII Colóquio Psicologia e Educação ( 1 5 e 1 6 / 4 ) e o Encontro sobre Organizações Práticas Psicológicas no Contexto Europeu ( 1 8 / 4 ) .

Page 2: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

M e t t S i m n I S P A

—• - — « • — —

V I I I COLÓQUIO P S I C O L O G I A E EDUCAÇÃO/ISPA

O D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A r e a l i z a c m 15 e 16 d e A b r i l o 1 'III ('olóquio Psicologia e Educação, e s t e a n o c o m 2 ( e m a s : Modelos de Intervenção em Psicologia Educacional e Politicas Educativas. O p r o g r a m a científico é constituído p o r q u a t r o painéis, q u e c o n t a m c o m a participação d e vários c o n v i d a d o s n a c i o n a i s e e s t r a n g e i r o s d e r e n o m e n a área d a Educação: Modelos e Práticas de lnter\>enção em Contexto Escolar: Politicas Educativas: Modelos e Práticas de Intervenção Comunitária em Psicologia Educacional: Formação de Professores. P a r a além d o s d o c e n t e s d o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A . o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação c o n t a c o m a participação d o s P r o f s . E l i a n n e C h a u v e a u ( I n s t . N a t . R e c h e r c h e s Pédagogiques), S t e p h e n S t o e r ( U n i v . P o r t o ) . T e r e s a Ambrósio ( U n i v . N o v a ) e José M a r i a n o G a g o ( C o n s e l h o N a c i o n a l d e Educação/IST). e n t r e o u t r o s .

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA CLÍNICA DO D E S E N V O L V I M E N T O

N o s próximos d i a s 2 8 e 2 9 d e A b r i l realizar-se-á n o Auditório d a R e i t o r i a d a U n i v e r s i d a d e d e C o i m b r a e s t a reunião científica i n t e r n a c i o n a l , s u b o r d i n a d a à temática: Tempos e Lugares para Crescer. C o m a intenção d e p r o m o v e r u m a reflexão s o b r e o d e s e n v o l v i m e n t o h u m a n o ( n o r m a l e patológico) e a c r i a t i v i d a d e , a p a r t i r d o s m o d e l o s psicanalítico, sistémico e c o g n i t i v o - c o m p o r t a m e n t a l . e s t e I C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l d e P s i c o l o g i a Clínica d o D e s e n v o l v i m e n t o c o n t a c o m a participação d e vários docentes do ISPA. o s P r o f s . D o u t o r e s F r e d e r i c o P e r e i r a . C a r l o s A m a r a l D i a s . E u r i c o d e F i g u e i r e d o e o D r . A . C o i m b r a d e M a t o s . Participarão a i n d a o s P r o f s . D o u t o r e s J a c q u e s C o s n i e r ( U n i v . Lumière. L y o n 2 ) , T o r r a s Béa ( H o s p . d e C r e u R o j a . B a r c e l o n a ) M a g g y S i m e o n ( U n i v . L o v a i n a ) . P i n t o G o u v e i a ( F P C E C o i m b r a ) . Luísa M o r g a d o ( F P C E C o i m b r a ) . J o y c e M o n i z ( F P C E L i s b o a ) , José G a m e i r o ( S . P . T e r a p i a F a m i l i a r ) e Óscar Gonçalves ( U n i v . d o M i n h o ) , e n t r e o u t r o s .

NOVO C O N S E L H O D I R E C T I V O

ENCONTRO S O B R E ORGANIZAÇÕES/PRÁTICAS PSICOLÓGICAS

NO C O N T E X T O E U R O P E U

N o próximo d i a 1 8 d e A b r i l r e a l i z a - s e , n o I S P A , u m Encontro sobre Organizações/Práticas Psicológicas no Contexto Europeu, reunião i n t e r n a c i o n a l n a q u a l p a r t i c i p a m r e p r e s e n t a n t e s d o Colégio O f i c i a l d e Psicólogos ( E s p a n h a ) , C o l e g i O f i c i a l d e Psicolégs ( C a t a l u n h a / E s p a n h a ) . A s s o c i a t i o n N a t i o n a J e d e s O r g a n i z a t i o n s d e s P s y c h o l o g u e s (França), S y n d i c a t N a t i o n a l d e s P s y c h o l o g u e s (França). A s s o c i a z i o n e Unitária d i P s i c o l o g i I t a l i a n i (Itália). B e r u f s v e r b a n d D e u t s c h e r P s y c h o l o g e n ( A l e m a n h a ) e Associação d o s Psicólogos G r e g o s (Grécia). A p a r t e d a manhã é d e d i c a d a a Organizações e Práticas Psicológicas na Europa, e n q u a n t o q u e n a p a r t e d a t a r d e d e c o r r e m 7 painéis s o b r e Intervenção na Saúde e Reabilitação, n a Justiça, n o Desporto, n a Educação. n a s Organizações, n o Ambiente e n a Psicossomática.

E m 1 / 0 3 / 9 4 o D i r e c t o r d e u p o s s e a o s novos membros do Conselho Directivo, e l e i t o s p e l a A s s e m b l e i a d e R e p r e s e n t a n t e s e m 2 5 / 0 2 / 9 4 :

D o c e n t e s - P r o f . D o u t o r a E l i z a b e t h S o u s a , P r o f . D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s , D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a e D r . Mário B a r r o s o .

Funcionários - C a r l o s P r a t a s e A n a P a u l a T e i x e i r a .

E s t u d a n t e s - B r u n o R a s g a , F r e d e r i c o A l v e s , H e n r i q u e B a l t a z a r e R u i F e v e r e i r o .

P o r u n a n i m i d a d e , o C o n s e l h o D i r e c t i v o n o m e o u o D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a p a r a o l u g a r d e S u b d i r e c t o r .

PLANO DE A C T I V I D A D E S DO C O N S E L H O D I R E C T I V O

N a s u a reunião d e 2 9 / 0 3 , o C o n s e l h o D i r e c t i v o d i s c u t i u e a p r o v o u o s e u Plano de Actividades - 1994/96 q u e . e m c o n f o r m i d a d e c o m o s E s t a t u t o s d a E s c o l a , e n v i o u à A s s e m b l e i a d e R e p r e s e n t a n t e s .

Page 3: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

. h ; : , / ! , : : n , ^ : : ; : , 1 : , : : : : : : , : , í i ] B ( D ) l @ ( t f i n n i l U S I P A IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII^ 3

NOVAS COORDENAÇÕES DAS ÁREAS

N o p a s s a d o d i a 8 / 0 3 / 9 4 o C o n s e l h o D i r e c t i v o n o m e o u o s membros docentes d o s Núcleos d e Coordenação d a s Áreas, c u j a n o v a composição f i g u r a a d i a n t e n a r u b r i c a d e Informações G e r a i s . E m n o m e d o C o n s e l h o D i r e c t i v o o D i r e c t o r d o I S P A . P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a , a g r a d e c e u e f e l i c i t o u a s a n t e r i o r e s coordenações p e l o t r a b a l h o meritório r e a l i z a d o , n a p e s s o a d o s r e s p e c t i v o s p r e s i d e n t e s : P r o f . D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s ( P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l ) . D r . José A . C a r v a l h o T e i x e i r a ( P s i c o l o g i a Clínica) e P r o f . D o u t o r a E l i z a b e t h S o u s a . ( P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s Organizações).

C E N T R O DE DOCUMENTAÇÃO/ /RELATÓRIO D E A C T I V I D A D E S - 1993

A s s i n a d o p e l a D r " . C r i s t i n a Q u e l h a s e p e l o D r . C a r l o s L o p e s f o i e n t r e g u e e a p r e c i a d o p e l o C o n s e l h o D i r e c t i v o o Relatório de Actividades do Centro de Documentação - 1993. n o q u a l é f e i t o u m r e l a t o p o r m e n o r i z a d o d a s a c t i v i d a d e s d a Biblioteca. Videoteca e Testoteca n o d e c u r s o d a q u e l e a n o . E s t e Relatório e v i d e n c i a a e x c e l e n t e organização e v i t a l i d a d e d e s t e importantíssimo s e c t o r d a E s c o l a , b e m c o m o o e m p e n h a m e n t o a c t i v o d e t o d o s o s s e u s responsáveis e funcionários.

G O V E R N O DE C A B O V E R D E / ISPA

F o i a s s i n a d o p e l o M i n i s t r o d a Educação d e C a b o ^ y c r d c e p e l o D i r e c t o r d o I S P A u m a c o r d o d e ^ ^ o o p e r a ç ã o b i l a t e r a l e m matéria d e i n t e r c a m b i o d e

d o c e n t e s , i n v e s t i g a d o r e s e e s t u d a n t e s , b e m c o m o d e p r o g r a m a s c o n j u n t o s d e investigação c p e r m u t a d e publicações.

T R A B A L H O DE E Q U I P A E M REABILITAÇÃO

R c a l i z a - s e e m 2 2 c 2 3 d e A b r i l o seminário s o b r e Trabalho de Equipa em Reabilitação, o r g a n i z a d o p e l o C E . S E . e m Reabilitação d o I S P A . A finalidade p r i n c i p a l c a d e p r o m o v e r u m d e b a t e s o b r e a s d i v e r s a s v e r t e n t e s d a intervenção d a s e q u i p a s n a área d a Reabilitação. C o n t a c o m a participação d a s P r o f ^ . D o u t o r a s M a r i a d a Graça C a m p o s A n d r a d a ( C e n t r o d e Reabilitação d e P a r a l i s i a C e r e b r a l C a l o u s t e G u l b e n k i a n e d o c e n t e d o C E S E d e Reabilitação - I S P A ) c I s a b e l L e a l ( I S P A ) . a l e m d o s D r s . P a u l a C a m p o s P i n t o ( L i g a P o r t u g u e s a d o s D e f i c i e n t e s M o t o r e s ) . J o s e M o r g a d o ( I S P A ) . Antónia C a r r e i r a s ( I S P A ) . P r o f . M a r i a M a n u e l a M a r t i n s . F i s i o t e r a p e u t a M a r g a r i d a C o s t a e T e r a p e u t a O c u p a c i o n a l António Gonçalves.

CONFERÊNCIA

N o p a s s a d o d i a 1 1 / 0 3 . p e l a s 2 1 . 3 0 h . o P r o f . D o u t o r Y v e s T h o r e t ( U n i v . P a r i s X ) p r o f e r i u u m a conferência i n t i t u l a d a Le Théâtre dans I'Ouvre de Freud. S i m u l t a n e a m e n t e , o P r o f . T h o r e t a p r e s e n t o u o s e u l i v r o " L a Théâtralité. E t u d e F r e u d i e n n e " . e d i t a d o p e l a D u n o d .

GRUPOS DE AJUDA MÚTUA

D u r a n t e o mês d e A b r i l visitará o I S P A a D r a . S a r a h C l a r k s o n . d a S e l f - H e l p U n i t d e L o n d r e s , q u e leccionará u m seminário s o b r e Grupos de Ajuda Mútua n o C . E . S . E . d e Reabilitação e n o C E . S E . d e Saúde M e n t a l Comunitária, além d e p a r t i c i p a r a c t i v a m e n t e n o seminário s o b r e T r a b a l h o d e E q u i p a e m Reabilitação.

DO A M O R E DO A M A R

E já n o s próximos d i a s 5 . 6 e 7 d e M a i o . q u e se r e a l i z a o V I I I Seminário d e P s i c o p a t o l o g i a e P s i c o l o g i a Clínica, e s t e a n o s u b o r d i n a d o à temática Do Amor e do Amar. c o m sessões n o Auditório d o I S P A e n o Padrão d a s D e s c o b e r t a s . O r g a n i z a d o p e l o D r . João A z e v e d o c S i l v a , p r o f e s s o r d a c a d e i r a d e P s i c o p a t o l o g i a d o A d u l t o ( 4 o a n o d e P s i c o l o g i a Clínica), e s t e seminário c o n t a c o m a participação d e vários d o c e n t e s d o I S P A c n u m e r o s o s c o n v i d a d o s E n t r e o u t r o s , participarão o s P r o f s . D o u t o r e s F r e d e r i c o P e r e i r a . D a n i e l S a m p a i o . José G a m e i r o e D o m i n g o s N e t o . a l e m d o s D r s . César D i n i s . I s a u r a N e t o . M a n u e l a B r a z c t t e . T e r e s a B a b o . L a u r i n d a R o d r i g u e s c E d u a r d o M a r t i n s .

NOVAS PUBLICAÇÕES / ISPA

N o d e c u r s o d o mês p a s s a d o f o r a m p u b l i c a d o s m a i s 2 v o l u m e s d a série A c t a s :

O Problema Rodoviário I A c t a s d o Seminário M u l t i d i s c i p l i n a r s o b r e Segurança c S i n i s t r a l i d a d e Rodoviária ( 2 1 c 2 2 / 4 / 9 2 ) . e d i t a d o p e l a P r o f . D o u t o r a E l i z a b e t h S o u s a .

Fenomenologia e Psicologia I A c t a s d a s 1 ^ J o r n a d a s d c P s i c o l o g i a c P s i c o p a t o l o g i a Fenomcnológicas c E x i s t e n c i a i s ( 2 3 e 2 4 / 1 1 / 1 9 9 0 ) . e d i t a d o p e l o D r . J o s e A . C a r v a l h o T e i x e i r a

A m b o s o s v o l u m e s e n c o n t r a m - s c á v e n d a n o I S P A . n a S a l a d a s R e v i s t a s .

Page 4: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

ENCONTRO DE T E A T R O UNIVERSITÁRIO

D c 2 5 / 0 3 a 1 /04 a A E I S P A o r g a n i z o u u m Encontro de Teatro l niversitário n o q u a l . p a r a a l e m d o g r u p o A R T ' 1 S P A . p a r t i c i p a r a m o G r u p o d c T e a t r o Terapêutico d o H o s p i t a l Júlio d c M a t o s , o C I T A C (Associação Académica d c C o i m b r a ) . A r t e Pública c T . A . V ( T e a t r o d a A c a d e m i a d c V i s e u ) .

I S P A / A . P . A . V .

R e a l i / o u - s c n o I S P A . n o d i a 2 6 / 3 . a 3* acção d e formação p a r a voluntários d a A . P . A . V . (Associação P o r t u g u e s a d e A p o i o á Vítima), a o a b r i g o d o p r o t o c o l o d e colaboração e n t r e a s d u a s instituições. F o i f o r m a d o r n e s t a sessão o P r o f . D o u t o r José E d u a r d o P i n t o d a C o s t a .

E S C O L A E C O M U N I D A D E J O R N A L D E P S I C O L O G I A

D e 2 a 4 d e Março, a S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e P s i c o l o g i a Comunitária o r g a n i z o u u m c i c l o d e conferências e w o r k s h o p s s o b r e Escola e Comunidade, n a Fundação C a l o u s t e G u l b e n k i a n . C o m a participação d o s P r o f s . R o b e r t F e l n e r ( U n . I l l i n o i s . U S A ) . J e a n A n n L i n n e y ( U n S o u t h C a r o l i n a . U S A ) e E d i s o n T r i c k e t ( U n . M a r y l a n d . U S A ) f o r a m d e b a t i d o s o s s e g u i n t e s t e m a s : P r o g r a m a s d e Prevenção n a s E s c o l a s : E s c o l a e D e s a j u s t a m e n t o S o c i a l : Intervenção Comunitária n a s E s c o l a s : Prevenção d o C o n s u m o d e Álcool e D r o g a : Avaliação d e P r o g r a m a s d e Intervenção n a s E s c o l a s : Planificação d a Intervenção n a s E s c o l a s . O P r o f . D o u t o r José O r n e i a s f o i o i m p u l s i o n a d o r d e s t a reunião científica.

V I I I A S S E M B L E I A G E R A L D A E U R O P E A N F E D E R A T I O N O F P S Y C H O L O G Y S T U D E N T S

A S S O C I A T I O N S

D e c o r r e d e 6 a 1 2 d e A b r i l e m L a n c a s t e r (Grâ-Bretanha) o V I I I c o n g r e s s o a n u a l d a E . F . P . S . A . N e s t e c o n g r e s s o p a r t i c i p a m associações d e e s t u d a n t e s d e P s i c o l o g i a d e 22 países europeus, e s t a n d o o n o s s o país r e p r e s e n t a d o p o r u m a delegação d a Associação N a c i o n a l d e E s t u d a n t e s d e P s i c o l o g i a .

X I V C O N G R E S S O I N T E R N A C I O N A L D E R O R S C H A C H E MÉTODOS P R O J E C T I V O S

A s s i n a d a p o r V . C a m p o ( S o c i e d a d e Catalã d e R o r s c h a c h e Métodos P r o j e c t i v o s ) e A . M . T u s e t ( U n . d e B a r c e l o n a ) o Anuário de Psicologia. R e v i s t a d a F a c u l t a d d e Psicología/Un. d e B a r c e l o n a . n° 5 9 ( D e z . 9 3 ) . i n c l u i u m a n o t i c i a s o b r e o C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l d e R o r s c h a c h q u e se r e a l i z o u e m L i s b o a , e m J u l h o d e 9 3 . C o m o se s a b e . e s t e c o n g r e s s o r e u n i u o s p r i n c i p a i s e s p e c i a l i s t a s m u n d i a i s e m métodos p r o j e c t i v o s , t e v e o a p o i o d o I S P A e n a s u a organização d e s e m p e n h o u p a p e l d e s t a c a d o a Dr°. M a r i a Emília M a r q u e s .

O J o r n a l d e P s i c o l o g i a p u b l i c o u notícia d e u m a página s o b r e o 2" Encontro de Antropologia Eenomenotógica e Existencial, r e a l i z a d o n o H o s p i t a l d o C o n d e d e F e r r e i r a ( P o r t o ) e m 2 6 e 2 7 / 0 3 / 9 3 e n o q u a l p a r t i c i p a r a m m e m b r o s d o G r u p o d e E s t u d o s d e P s i c o l o g i a e P s i c o p a t o l o g i a Fenomenológicas e E x i s t e n c i a i s d o I S P A .

E L E I Ç Õ E S P A R A O S C O R P O S G E R E N T E S D A A S S O C I A Ç Ã O N A C I O N A L D E E S T U D A N T E S

D E P S I C O L O G I A

N o p a s s a d o d i a 1 8 / 0 3 r e a l i z a r a m - s e eleições p a r a o s c o r p o s g e r e n t e s d a Associação N a c i o n a l d e E s t u d a n t e s d e P s i c o l o g i a ( A . N . E . P . ) . O s estudantes do ISPA B r u n o R a s g a e P e d r o S a n t o s f o r a m e l e i t o s P r e s i d e n t e d a M e s a d o C o n s e l h o G e r a l e P r e s i d e n t e d a Direcção, r e s p e c t i v a m e n t e .

P R E S I D Ê N C I A A B E R T A

O P r o f . D o u t o r Vítor A l m a d a e o D r . M a n u e l E d u a r d o d o s S a n t o s p a r t i c i p a r a m , a c o n v i t e d a Presidência d a República, n u m p a s s e i o p e l o estuário d o S a d o n o âmbito d a Presidência Aberta sobre o Ambiente, n o d i a 4 d e A b r i l . I n t e r v i e r a m n u m a M e s a - R e d o n d a s o b r e p r o b l e m a s ecológicos d a q u e l a região e m q u e p a r t i c i p a r a m S . E . \ a . o P r e s i d e n t e d a República, D r . Mário S o a r e s e S . E x a . a M i n i s t r a d o A m b i e n t e . D r 3 . T e r e s a Patrício G o u v e i a . D e s t e a c o n t e c i m e n t o f o i d a d a e x t e n s a notícia n o j o r n a l Público d e 5 / 4 / 9 4 .

Page 5: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

Mcífimm ISPA

AO^X^^JD»Í5LJC>Í3^ JT-O^I raoo :a. jarras 3

COMUNICAÇÕES, C O N F E R E N C I A S E O U T R A S A C T I V I D A D E S R E A L I Z A D A S

O U P O R R E A L I Z A R

P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a

Coordenação d e u m a m e s a s o b r e Lógica do Crescimento e p a r t i c i p a n t e n a m e s a s o b r e Sofrimentos/Psicopatologia do Desenvolvimento n o I C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l d e P s i c o l o g i a Clínica d o D e s e n v o l v i m e n t o s o b r e " T e m p o s e L u g a r e s p a r a C r e s c e r " , r e a l i z a d o n a U n i v . d e C o i m b r a e m 2 8 e 2 9 / 4 / 9 4 .

P r o f . D o u t o r António C a n d e i a s

Intervenção n o p a i n e l s o b r e Políticas Educativas d o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A , e m 1 5 e 1 6 / 0 4 / 9 4 .

P r o f . D o u t o r a I s a b e l L e a l

Participação n a m e s a - r e d o n d a s o b r e a Moda das Equipas, n o Seminário s o b r e T r a b a l h o d e E q u i p a e m Reabilitação, o r g a n i z a d o p e l o C . E . S . E . e m Reabilitação e r e a l i z a d o n o I S P A e m 2 2 e 2 3 / 0 4 / 9 4 .

P r o f . D o u t o r C a r l o s A m a r a l D i a s

Coordenação d a m e s a s o b r e Criatividades e p a r t i c i p a n t e n a d e Pensamentos/Reflexões Epistemológicas n o I C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l d e P s i c o l o g i a Clínica d o D e s e n v o l v i m e n t o s o b r e " T e m p o s e L u g a r e s p a r a C r e s c e r " , r e a l i z a d o n a U n i v . d e C o i m b r a e m 2 8 e 2 9 / 4 / 9 4 .

P r o f . D o u t o r E u r i c o d e F i g u e i r e d o

Coordenação e participação n a m e s a s o b r e Transformações /Intervenções em Clínica do Desenvolvimento, n o I C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l d e P s i c o l o g i a Clínica d o D e s e n v o l v i m e n t o s o b r e " T e m p o s e L u g a r e s p a r a C r e s c e r " , r e a l i z a d o n a U n i v . d e C o i m b r a c m 2 8 e 2 9 / 4 / 9 4 .

D r * . I s a u r a P e d r o

Intervenção n o p a i n e l s o b r e Formação de Professores d o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a c Educação, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d c P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A . e m 15 e 1 6 / 0 4 / 9 4 .

D r * . A n a C a r i t a

Intervenção n o p a i n e l s o b r e Modelos e Práticas de Intervenção no Contexto Escolar, d o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o >le P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A , e m 15 e 1 6 / 0 4 / 9 4 .

D r . A . C o i m b r a d e M a t o s

Coordenação d a m e s a s o b r e Sofrimentos Psicopatologia do Desenvolvimento e participação n a d e Lógica do Crescimento, n o I C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l d e P s i c o l o g i a Clínica d o D e s e n v o l v i m e n t o s o b r e " T e m p o s e L u g a r e s p a r a C r e s c e r " , r e a l i z a d o n a U n i v . d e C o i m b r a e m 2 8 e 2 9 / 4 / 9 4 .

D r . José M o r g a d o

Intervenção n o p a i n e l s o b r e Formação de Professores, d o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A . e m 15 e 1 6 / 0 4 / 9 4 .

Trabalho de Equipa em Educação Especial, comunicação n o Seminário s o b r e T r a b a l h o d e E q u i p a e m Reabilitação, r e a l i z a d o n o I S P A e m 2 2 e 2 3 / 0 4 / 9 4 . o r g a n i z a d o p e l o C . E . S . E . e m Reabilitação.

D r * . M a n u e l a M a c h a d o

Comunicação s o b r e Modelos e Práticas de Intervenção no Contexto Escolar, n o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A . e m 15 e 1 6 / 0 4 / 9 4 .

D r * . M a r i a Antónia C a r r e i r a s

O papel do Psicólogo na Equipa, comunicação n o Seminário s o b r e T r a b a l h o d e E q u i p a c m Reabilitação, r e a l i z a d o n o I S P A c m 2 2 c 2 3 / 0 4 / 9 4 . o r g a n i z a d o p e l o C . E . S . E . e m Reabilitação.

D r . Arménio S e q u e i r a

Comité p a r a c o m u n i c a r c m J u n h o s o b r e Politicas de Reabilitação em Portugal, n o D . E . S . S . d c Reabilitação d a U n i v . d e E s t r a s b u r g o (França)

C o n v i d a d o a e l a b o r a r u m p r o j e c t o d c Formação para Técnicos de Reabilitação em Deficiência Visual p a i a A n g o l a c Moçambique.

T e m c m elaboração u m p r o j e c t o d c p r o t o c o l o d c colaboração e n t r e o I S P A e o s P A L O P ' s n o âmbito cio C . E . S . E . e m Reabilitação.

l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l i l l l l l l l l l l i l l l l l l l W l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l

Page 6: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

um 6 i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i ] B ( Q ) n @ ( t n n n n H S I P A i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i m ^

PUBLICAÇÕES

P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a

Heidegger e a Relação, o I lose in e Relação (Xotas para uma Conferência Menor), i n F e n o m e n o l o g i a e P s i c o l o g i a ( A c t a s d a s J o r n a d a s d e P s i c o l o g i a e P s i c o p a t o l o g i a Fcnomcnológicas c E x i s t e n c i a i s ) ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A . 3 - 1 0 .

P r o f . D o u t o r C a r l o s A m a r a l D i a s e D r . Luís S o u s a R i b e i r o

E d i t a r a m , j u n t a m e n t e c o m o Núcleo d e Investigação Universitária d a A E I S P A . o l i v r o Caos <& Meta-Psicologia. q u e c o n s t i t u e m a s A c t a s d o Colóquio r e a l i z a d o d e 1 7 a 1 9 / 1 2 / 9 2 n o L . N . E . T . I . P u b l i c a d o p e l a e d i t o r a F e n d a , t e v e a p o i o s d a Fundação C a l o u s t e G u l b e n k i a n e d o P e l o u r o d a J u v e n t u d e d a Câmara M u n i c i p a l d e L i s b o a .

P r o f . D o u t o r J o r g e C o r r e i a Jcsuíno

Publicação d o l i v r o i n t i t u l a d o Psicologia, n a Colecção O Q U E É e d i t a d a p e l a Difusão C u l t u r a l , n o q u a l são d e s e n v o l v i d o s 3 t e m a s f u n d a m e n t a i s : M a r c o s históricos e tradições d e p e s q u i s a : Diferenciação e contextualização d o c a m p o d i s c i p l i n a r e . f i n a l m e n t e . P s i c o l o g i a contemporânea.

P r o P . D o u t o r a E l i z a b e t h S o u s a

Editor d e O P r o b l e m a Rodoviário / A c t a s d o Seminário M u l t i d i s c i p l i n a r s o b r e Segurança e S i n i s t r a l i d a d e Rodoviária) ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A .

Circulação Rodoviária, Ambiente e Qualidade de Vida. O P r o b l e m a Rodoviário ( 1 9 9 4 ) , L i s b o a : I S P A , 1 5 - 2 2 .

A Utilização do Cinto de Segurança ( e m colaboração c o m S a n d r a Arêde, Patrícia L o u r o e A n a N e t o ) , O P r o b l e m a Rodoviário ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A , 4 3 - 5 5 .

O Uso do Cinto de Segurança na Cidade de Lisboa. O P r o b l e m a Rodoviário ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A . 5 7 - 5 9 .

Perspectivas Divergentes para os Acidentes Rodoviários: Uma Análise Atribucional ( e m colaboração c o m Amélia F e r r e i r a ) . O P r o b l e m a Rodoviário ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A , 6 9 - 8 0 .

Riscos e Comportamentos de Protecção nos Motoristas de Táxi. O P r o b l e m a Rodoviário ( 1 9 9 4 ) , L i s b o a : I S P A , 1 2 9 - 1 3 8 .

P r o P . D o u t o r a I s a b e l L e a l

Fenomendétigia. Existencialismo e Psicanálise. O Sr. K ou a ('onsciència de Quê. i n F e n o m e n o l o g i a c P s i c o l o g i a ( A c t a s das 1 ^ J o r n a d a s d c P s i c o l o g i a c P s i c o p a t o l o g i a Fcnomcnológicas e E x i s t e n c i a i s ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A . 4 1 - 4 6 .

D r . José A . C a r v a l h o T e i x e i r a

Psicologia da Saúde no /SPA ( e m colaboração c o m a P r o P . D o u t o r a I s a b e l L e a l ) , i n T . M c l n t y r e ( E d ) . " P s i c o l o g i a d a Saúde - Áreas d e Intervenção e P e r s p e c t i v a s F u t u r a s " . B r a g a : A P P O R T . 1 9 9 4 . 1 7 7 - 1 9 0 .

C o n v i d a d o p e l o P r o f . D o u t o r M . A . Simón ( D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a d a U n i v e r s i d a d e d e L a C o r u n a . E s p a n h a ) a r e d i g i r o capítulo i n t i t u l a d o lnter\>ención psicológica en el síndrome da immunodeficiencia adquirida (SIDA) d e u m M a n u a l d e P s i c o l o g i a d e l a S a l u d .

Editor d e F e n o m e n o l o g i a e P s i c o l o g i a ( A c t a s d a s l⧠J o r n a d a s d e P s i c o l o g i a e P s i c o p a t o l o g i a Fenomenológicas e E x i s t e n c i a i s ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A .

Fenomenologia, Existencialismo e Psicopatologia, i n F e n o m e n o l o g i a e P s i c o l o g i a ( 1 9 9 4 ) , L i s b o a : I S P A , 4 7 - 5 4 .

D r . M i g u e l P i n a e C u n h a , D r . J o r g e G o m e s

Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos Últimos Dez Anos: Uma Perspectiva Ergonómica, e m colaboração c o m o P r o f . C a r l o s A l v e s M a r q u e s . O P r o b l e m a Rodoviário ( 1 9 9 4 ) . L i s b o a : I S P A . 2 5 - 3 2 .

D r . Mário B a r r o s o

Fenomenologia e Psicologia(s) Fenomenológicafs), i n F e n o m e n o l o g i a e P s i c o l o g i a ( A c t a s d a s 1̂ § J o r n a d a s d e P s i c o l o g i a e P s i c o p a t o l o g i a Fenomenológicas e E x i s t e n c i a i s ( 1 9 9 4 ) , L i s b o a : I S P A . 5 5 - 6 0 .

D r . R u i O l i v e i r a

GONÇALVES. E . J . . A L M A D A . V . C . A L M E I D A , A . J . & O L I V E I R A . R . F . D E . O n t h e o c c u r r e n c e o f Parablennius sanguinolentus ( P i s c e s : B l e n n i d a e ) o n t h e P o r t u g u e s e c o a s t . Journal of the Marine Biological Association of the U. K. 73: 4 6 5 - 4 6 7 .

O L I V E I R A . R . F . D E . A L M A D A , V . C . & M . F . G I L . T h e r e p r o d u c t i v e b e h a v i o r o f t h e l o n g s p i n e s n i p e f i s h Macrorhamphosus scolopax ( S y n g n a t h i f o r m e s , M a c r o r h a m p h o s i d a e ) . Environmental Biology of Fishes 36: 3 3 7 - 3 4 3 .

Page 7: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

B o l e t i m I S P A

I M J P O J R I M Í A Ç Õ I B S O J E K A I S ;

INSCRIÇÕES A B E R T A S N A S E C R E T A R I A

E n c o i i t r a m - s e a b e r t a s n a S e c r e t a r i a d o I S P A a s inscrições p a r a a s s e g u i n t e s i n i c i a t i v a s :

— V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação - " M o d e l o s d e Intervenção e m P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l "/"Políticas E d u c a t i v a s "

— Seminário s o b r e T r a b a l h o d e E q u i p a e m Reabilitação

— V I I I Seminário d e P s i c o l o g i a e P s i c o p a t o l o g i a Clínica - " D o A m o r e d o A m a r " .

— 6° C u r s o d e Formação e m Aconsçlhamento-SIDA p a r a Clínicos G e r a i s e Psicólogos.

— 2 o C u r s o d e Formação p a r a Pré-Graduados e m P s i c o l o g i a d a Saúde.

NÚCLEOS D E COORDENAÇÃO D A S A R E A S

Após a nomeação d o s d o c e n t e s e f e c t u a d a p e l o C o n s e l h o D i r e c t i v o e a s eleições d o s A l u n o s , e n t r a r a m e m funções o s n o v o s Núcleos d e Coordenação d a s A r e a s , p a r a o s próximos 2 a n o s :

P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l

Docentes

— P r o f . D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s ( p r e s i d e n t e ) — P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a — D r 3 . I s a u r a P e d r o — D r 1 . V e r a M o n t e i r o (secretária)

Alunos

Não h o u v e l i s t a c a n d i d a t a .

P s i c o l o g i a Clínica

Docentes

P r o f . D o u t o r a I s a b e l L e a l ( p r e s i d e n t e ) D r \ Ângela V i l a - R e a l D r . Luís S o u s a R i b e i r o D r . P e d r o A l e i x o (secretário)

Alunos

Patrícia R o b a l o ( 4 o a n o ) F r e d e r i c o A l v e s ( 4 o a n o ) João G a l a m b a d e A l m e i d a ( 4 o a n o )

P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s Organizações

Docentes

— P r o f . D o u t o r O . G o u v e i a P e r e i r a ( p r e s i d e n t e ) — D r . R u i Bártolo — D r 1 . M a r i a G o u v e i a P e r e i r a — D r 1 . T e r e s a O l i v e i r a (secretária)

Alunos

— José D u a r t e D i a s (4° a n o ) — A n a Inês B e r l e n g a ( 4 o a n o ) — Ofélia Pé-Lev e (4° a n o )

L I C E N C I A D O S E M P S I C O L O G I A

D u r a n t e o p a s s a d o mês d e Fevereiro, 6 a l u n o s o b t i v e r a m a s u a L i c e n c i a t u r a e m P s i c o l o g i a p e l o I S P A , c o m a apresentação e discussão d a s u a M o n o g r a f i a d e F i m d e C u r s o :

P s i c o l o g i a Clínica

— H e n r i q u e A l e x a n d r e S . B a r r e t o - "Padrões F a m i l i a r e s e E d u c a b i l i d a d e C u l t u r a l : U m a p r o p o s t a d e operacionalização d o m o d e l o Família - C o m u n i d a d e d e M e l t z e r c o m o m o d e l o d e O l s e n e m Famílias d e Heroinómanos".

— V a n d a C r i s t i n a C o s t a M i g u e l - " F a n t a s i a s a c e r c a d o Bébé d u r a n t e a G r a v i d e z e m m u l h e r e s c o m g r a v i d e z F I V e e m m u l h e r e s c o m g r a v i d e z n o r m a l " .

— V i l m a M a r i a P e s s a n h a F l o r e s - " U m a V i s i t a a o Imaginário C o l e c t i v o d o s Médicos P s i q u i a t r a s -E s t u d o exploratório d a s representações s o c i a i s d a S I D A " .

P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l

— A n a Cecília N u n e s R o d r i g u e s - " A u t o - c o n c e i t o , Atribuição C a u s a l . E x p e c t a t i v a s e Afiliação G r u p a i : E s t u d o exploratório".

— Lucília d o Céu M a r t i n s C a n d e i a s d e M a t o s - " O p a p e l d o Psicólogo E d u c a c i o n a l n a s E s t r u t u r a s d o I o

C i c l o " .

P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s Organizações

— N i u r a H e l e n a S o a r e s S e v e r o - " I m p a c t e S o c i a l Turístico n o C a s t e l o d e São J o r g e " .

Page 8: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

um 8 iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

i i i n

• si jr A gJLo:

SERVIÇO BIBLIOGRÁFICO

Publicações periódicas e x i s t e n t e s n a B i b l i o t e c a d o I S P A , m a i s r e l e v a n t e s n a área d a P s i c o l o g i a L e g a l :

. A m e r i c a n P s y c h o l o g i s t

. Análise Psicológica ( N ^ 5 temáticos)

. A n n a l e s I n t e r n a t i o n a l e s d e C r i m i n o l o g i e

. A n n a l e s d e V a u c r e s s o n

. Anuário d e P s i c o l o g i a ( N — temáticos)

. B u l l e t i n d e P s y c h o l o g i e

. I n t e r n a t i o n a l J o u r n a l o f P s y c h o - A n a l y s i s

. J o u r n a l o f P e r s o n a l i t y a n d S o c i a l P s y c h o l o g y

. P r o f e s s i o n a l P s y c h o l o g y : R e s e a r c h a n d P r a c t i c e

. P s y c h o l o g i e E u r o p e : S c i e n c e & P r o f e s s i o n

. P s y c h o l o g i s t

. R e v u e I n t e r n a t i o n a l e d c P s y c h o p a t h o l o g i e

A p a r t i r d e s t e mês serão r e c e b i d o s o s s e g u i n t e s n o v o s títulos:

. A m e r i c a n J o u r n a l o f F o r e n s i c P s y c h o l o g y

N a área d o D i r e i t o

. Colectânea d e Jurisprudência

. Legislação - C a d e r n o s d e Ciência e Legislação

Colecções

. A n n u a l R e v i e w o f P s y c h o l o g y . V o l . 3 2 . 1 9 8 1 - V o l . 4 5 . 1 9 9 4 .

. C a d e r n o s d o C E J , N° 4 / 9 0 - N° 1 / 9 2 .

N o próximo número a s s i n a l a r e m o s a s publicações periódicas e r e s p e c t i v a s colecções r e s p e i t a n t e s à área d e P s i c o l o g i a C o g n i t i v a c o o r g a n o g r a m a d o C e n t r o d e Documentação d o I S P A p a r a 1 9 9 4 .

DIFUSÃO BIBLIOGRÁFICA

D u r a n t e o mês d e A b r i l , e n c o n t r a m - s e disponíveis, p a r a c o n s u l t a , o s s e g u i n t e s d o c u m e n t o s :

• B o l e t i m I n f o r m a t i v o , n° I d e J a n e i r o - F e v e r e i r o d e 1 9 9 4 .

. B o l e t i m r e f e r e n t e à l i s t a d o s l i v r o s e x i s t e n t e s n a área d e P s i c o m e t r i a .

. L i s t a d o s T e s t e s Psicológicos e x i s t e n t e s n a T e s t o t e c a .

. B o l e t i m Temático s o b r e Representações S o c i a i s .

N O T A I N F O R M A T I V A

D e u e n t r a d a n a B i b l i o t e c a u m a n o v a R e v i s t a :

C l i n i c a l P s y c h o l o g y a n d P s y c h o t h e r a p y , N e w Y o r k . J o h n W i l e y , V o l . 1 ( 1 ) , 1 9 9 3 .

L i s t a d e l i v r o s a d q u i r i d o s e r e c e n t e m e n t e p u b l i c a d o s n a área d e P s i c o l o g i a L e g a l :

A s s o c i a t i o n M o n d i a l e d e P s y c h i a t r i e e t d e P s y c h o l o g i e L c g a l e s ( 1 9 9 1 ) . A c t e s d u P r e m i e r C o n grés I n t e r n a t i o n a l e ( P a r i s 1 1 - 1 3 N o v e i n b r e 1 9 8 8 ) . P a r i s : E x p a n s i o n S c i c n t i f i q u e Française.

B a h i e r . C . ( 1 9 9 3 ) . P s y c h a n a l y s e d e s c o m p o r t e m e n t s v i o l e n t s . P a r i s : P U F .

B a r b i e r . D . ( E d . ) ( 1 9 9 1 ) . Dangerosité: A p p r o c h e p e n a l c e t p s y c h i a t r i q u e . T o u l o u s e : P r i v a t .

B o u z a t . L . , P i n a t e l l , J . ( E d s . ) ( 1 9 7 5 ) . Traité d e d r o i t p c n a l e e t d e c r i m i n o l o g i e : o u v r a g e c o u r o n n c p a r 1' A c a d e m i c d e s S c i e n c e s M o r a l e s e t P o l i t i q u e s ( T o m e I I I ) . P a r i s : D a l l o z .

B r o w n e . R . . D a v i e s . C . & S t r a t t o n . P . ( E d s . ) ( 1 9 8 8 ) . E a r l y p r e d i c t i o n a n d p r e v e n t i o n o f c h i l d a b u s e . C h i c h e s t e r : J o h n W i l e y .

C h a r t i e r , J . - P . ( 1 9 9 1 ) . A d o l e s c e n t s d i f f i c i l c s . p s v c h a n a l y s c c t 1' e d u c a t i o n s p c c i a l i s c c . T o u l o u s e : P r i v a t .

C h e r k i - N i c k l e s . C . ( 1 9 9 2 ) . C r i m e s c l s e n t i m e n t s , P a r i s : S c u i l .

Page 9: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

Metâiim I S P A C u s s o n . M . ( 1 9 9 0 ) . C r o i s s a n c e e t d e c r o i s s a n c e d u

c r i m e . P a r i s . P U F .

D e b u s t y . C . & T u l k e n s . F . ( E d s . ) ( 1 9 8 1 ) . Dangerosité e t J u s t i c e P e n a l e : Ambiguité d ' u n e p r a t i q u e . P a r i s : M a s s o n .

Gonçalves. R . ( 1 9 9 0 ) . Adaptação à prisão: U m p r o c e s s o v i v i d o e o b s e r v a d o . E s t u d o exploratório. T e s e Dissertação d e M e s t r a d o . U n i v e r s i d a d e d o P o r t o .

D i a s . J . ( 1 9 8 4 ) . C r i m i n o l o g i a . O h o m e m d e l i n q u e n t e e a s o c i e d a d e criminogénia. C o i m b r a : E d i t o r a .

D u f o u r . R . ( 1 9 8 9 ) . I m a g e e t l e c o r p s . P s v c h o t h e r a p i e e n m i l i e u c a r c e r a l . P a r i s : E d . E S F .

y s e n c k . H . ( 1 9 7 7 ) . C r i m e a n d P e r s o n a l i t y . L o n d o n : R o u t l e d g e & K e g a n P a u l .

F u r n e s s . T i l m a n ( 1 9 9 3 ) . A b u s o s e x u a l d a criança: U m a a b o r d a g e m m u l t i d i s c i p l i n a r . P o r t o A l e g r e : A r t e s M i d i c a r .

G a b e i . M . ( E d . ) ( 1 9 9 2 ) . E n f a n t s v i c t i m e s d ' a b u s s e x u e l s . P a r i s : P U F .

G a s s i n . R . ( 1 9 9 0 ) . C r i m i n o l o g i e . P a r i s : D a l l o z .

G o l d e n . C . & S t r i d e r , M . ( E d s ) ( 1 9 8 5 ) . F o r e n s i c N e u r o p s y c h o l o g y . N e w Y o r k : P l e n u m P r e s s .

H e i f e r . R . ( E d s . ) ( 1 9 9 1 ) . B a t t e r e d c h i l d ( 4 r d e d . ) . C h i c a g o : U n i v e r s i t y C h i c a g o P r e s s .

H e l l b r u n n , R . ( 1 9 8 2 ) . P a t h o l o g i e d e l a v i o l e n c e . P o u r u n e s t r a t e g i c thérapeutique. P a r i s : E d . R e s e a u x .

H i b b s . E . ( E d . ) ( 1 9 9 1 ) . A d o p t i o n : I n t e r n a t i o n a l p e r s p e c t i v e s . M a d i s o n : I n t e r n a t i o n a l U n i v e r s i t y P r e s s .

M a t h i e s e n . T . ( 1 9 9 0 ) . P r i s o n o n T r i a l : A c r i t i c a l a s s e s s m e n t . L o n d o n : S a g e .

P o u s s i n . G e r a r d ( 1 9 9 0 ) . U n s e u l p a r e n t d a n s l a f a m i l l e . A p p r o c h e p s y c h o l o g i q u e e t j u r i d i q u e d e l a f a m i l l e . P a r i s : P a i d o s .

R a p p a r d , P . , & B o u c h e r - T h i z o n , M . ( E d s . ) ( 1 9 9 1 ) . L a r a i s o n p s v c h i a t r i q u e e t l a r a i s o n j u r i d i q u e . T o m e I I I : R a p p o r t d e M e d i c i n e L e g a l e . P a r i s : M a s s o n .

W a l t e r s , G . ( 1 9 9 0 ) . C r i m i n a l l i f e s t y l e . P a t t e r n s o f s e r i o u s c r i m i n a l c o n d u c t . H i l l s d a l e : S a g e .

I n s t i t u t o S u p e r i o r de P s i c o l o g i a A p l i c a d a

VIII COLÓQUIO

P S I C O L O G I A E E D U C A Ç Ã O

«Modelos de Intervenção em Psicologia Educacional» «Políticas Educativas»

I S P A Lisboa

15 e 16 de Abril de 1994

In fo rmações

«* P r i M k | k Apticmà*. Kmm Javéaa <*• T»Wc«, 4 4 . 1 1 0 4 U A M . Trás S M 3 1 S 4 . F u i M 6 0 9 5 4

C o m o a p o i o d a A P P O R T

® i n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a

Seminário

T R A B A L H O D E E Q U I P A

E M

REABILITAÇÃO

2 2 e 2 3 d e A b r i l d e 1 9 9 4

Organização d o C . E . S . E . e m Reabilitação

INFORMAÇÕES E SECRETARIADO

A/c de Magda AN»* - C.E.S.E. »m Raabllllaçao mtWulo Superior U Palcotogla Aplicada - Rua Jardan do Tabaco. 44. 1100 Lisboa

T H : (01) * M 31 «4 IS * - Fa» {01) K t 09 54

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIItlllllllllllllllllllllM

Page 10: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

l i l l l -I S P A

-15 c 16/04/94

VIII COLÓQUIO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO - "MODELOS DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL". "POLÍTICAS EDUCATIVAS" Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A .

- 18/04/94

E N C O N T R O S O B R E ORGANIZAÇÕES / PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO E U R O P E U Informações: S e c r e t a r i a d o d o E n c o n t r o - A / c C e l e s t e D u q u e .

- 22 e 23/04/94

SEMINÁRIO - TRABALHO DE EQUIPA EM REABILITAÇÃO Informações: A / c Direcção d o C . E . S . E . e m Reabilitação/ISPA.

5 a 7/05/94

E X T E R I O R

- 5 a 8/04/94

IV C O N G R E S S O DE P S I C O L O G I A AMBIENTAL T e n e r i f e ( E s p a n h a ) Informações: D e p t . d e P s i c o l o g i a C o g n i t i v a . S o c i a l y O r g a n i z a c i o n a l , C a m p u s d e Guajará, U n i v . d e L a L a g u n a . 3 8 2 0 5 S . / C . d e T e n e r i f e , Canárias. E s p a n h a . T e l : 9 2 2 - 6 0 9 3 4 2 F a x : 9 2 2 - 6 0 9 3 0 1

- 6 a 8/04/94

THE S E C O N D BRITISH C O N F E R E N C E ON CRITICAL THINKING AND EDUCATION N o r w i c h (Grã-Bretanha) Informações: D r . A l e c F i s h e r . C e n t r e f o r R e s e a r c h o n C r i t i c a l T h i n k i n g ( C R I T ) , S c h o o l o f E c o n o m i c & S o c i a l S t u d i e s . U n i v e r s i t y o f E a s t A n g l i a . N o r w i c h . N R 4 7 T J . Grã-Bretanha.

- 6 a 8/04/94

IV CONFERÊNCIA E U R O P E I A DE PSICOLOGIA JURÍDICA B a r c e l o n a ( E s p a n h a ) Informações: G r a n V i a d e l a s C o r t s C a t a l a n e s 7 5 1 . B I . A - 2 1 - 0 8 0 1 3 . B a r c e l o n a ( E s p a n h a )

VIII SEMINÁRIO DE PSICOPATOLOGIA E PSICOLOGIA CLÍNICA - DO AMOR E DO AMAR Informações: C a d e i r a d c P s i c o p a t o l o g i a d o A d u l t o .

- 20 a 24/06/94

6B C U R S O DE FORMAÇÃO EM ACONSELHAMENTO-SIDA PARA CLÍNICOS G E R A I S E PSICÓLOGOS Destinatários: Clínicos G e r a i s / Médicos d e Família e Psicólogos Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A

- 24 e 25/06/94

2 e C U R S O DE FORMAÇÃO PARA PRÉ-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA SAÚDE - SIDA Destinatários: E s t u d a n i c s d e P s i c o l o g i a Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A

- 6 a 9/04/94

CREATIVE POTENTIAL, EXPLORING AND DEVELOPING P a v i a (Itália) Informações: P r o f . D r . O r n e l l a D e n l i c i . U n . d c g l i S t u d i d i P a v i a . I n s t i t u t o d i P s i c o l o g i a . P i a z z a B o t t a 6 . 1 - 2 7 1 0 0 P a v i a . Itália F a x : 3 9 - 3 8 2 - 3 8 6 2 7 2

- 21 a 23/04/94

SIDA - A P P R O C H E P S Y C H O L O G I Q U E DE LA PRÉVENTION ET DE L'AIDE DANS L ' E S P A C E EUROPEÉN M o n d o r f ( L u x e m b u r g o ) Informações: F . E R . I . P . . c / o D o m a i n c T h e r m a l . B P 5 2 - L - 5 6 0 1 M o n d a r f - L c s - B a i n s . L u x e m b u r g o .

Page 11: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

oletím I S P A 11

21 a 23/04/94 - 5 a 7/05/94

6 ^ JORNADAS DE SAÚDE MENTAL DO A L G A R V E - A SAÚDE MENTAL NO SÉCULO XXI F a r o ( P o r t u g a l ) Iiiformacões: A p a r t a d o 4 5 8 . 8 0 0 0 F a r o . P o r t u g a l . T e l : ( 0 8 9 ) 8 0 5 7 8 7 F a x : ( 0 8 9 ) 8 0 3 7 1 0

- 25 a 27/04/94

THE RHYTMS O F EDUCATION IN WHITE HEAD'S PHILOSOPHY L i l l e (França) Iiiformações: C e n t r e d e R e c h e r c h e e t d ' E t u d e s e n

^ S c i e n c e s d e I ' E d u c a t i o n ( C R E S E ) , S e r v i c e I n f o r m a t i o n / / C o m m u n i c a t i o n . Université C a t h o l i q u e . 6 0 B o u l e v a r d V a u b a n B P 1 0 9 . 5 9 0 1 6 L i l l e C e d e x . F r a n c e .

II ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL E CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS L o u r e s ( P o r t u g a l ) Informações: M a f a l d a Vilaça. R u a D a r i o C a n a s . 4 - 3 o

D t o . 2 6 7 5 O d i v e l a s . T e l : ( 0 1 ) 9 3 4 0 5 8 6 F a x : ( 0 1 ) 9 3 4 1 1 3 8 - 6 e 7/05/94

III REUNIÃO CIENTÍFICA DA ASSOCIAÇÃO IBÉRICA DA PATOLOGIA DO SONO L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: U n i d a d e d e N e u r o l o g i a e N e u r o f i s i o l o g i a . H o s p i t a l d e S . José. R u a José António S e r r a n o . 1 1 9 8 L i s b o a C o d e x . P o r t u g a l . T e l : ( 0 1 ) 8 7 1 7 1 7 F a x : ( 0 1 ) 8 8 6 4 6 1 6

- 27 a 30/04/94

C O N G R E S S O INTERNACIONAL - CIÊNCIA, MÍSTICA, POÉTICA E CONSCIÊNCIA L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: S e c r e t a r i a d o , I n s t i t u t o P i a g e t , A p a r t a d o 8 2 2 8 , 1 8 0 3 L i s b o a C o d e x , P o r t u g a l .

- 6 a 8/05/94

4 t h INTERNATIONAL C O N G R E S S ON CLINICAL PSYCHOPATHOLOGY T i m i s o a r a (Roménia) Informações: P r o f . M i r c e a L a z a r e s c u , S t r . I . V a c a r e s c u N r . 2 1 , R - 1 9 0 0 T i m i s o a r a . Roménia. T e l : 4 0 - 6 1 - 1 5 9 7 1 F a x : 4 0 - 6 1 - 9 0 9 2 4

28 e 29/04/94 - 7 e 8/05/94

I C O N G R E S S O INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA CLÍNICA DO DESENVOLVIMENTO

^ C o i m b r a ( P o r t u g a l ) Informações: S e c r e t a r i a d o , A / c M a d a l e n a C a r v a l h o , F P C E d a U n i v e r s i d a d e d e C o i m b r a R u a d o Colégio N o v o , 3 0 0 0 C o i m b r a , P o r t u g a l . T e l : ( 0 3 9 ) 3 6 7 2 4 F a x : ( 0 3 9 ) 2 8 2 6 5

LA PSYCH A N A L Y S E : UNE N O U V E L L E CONCEPTION DU MONDE? B r u x e l a s (Bélgica) Informações: A s s o c i a t i o n F r e u d i e n n e I n t e r n a t i o n a l , 15 r u e B o u c h a r d o n , 7 5 0 1 0 P a r i s , França. T e l : ( 1 ) 4 2 0 2 5 6 6 0 F a x : ( 1 ) 4 2 0 2 5 6 6 1

- 29 e 30/04/94

JORNADAS DE EDUCAÇÃO PARA ADULTOS -EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL: SITUAÇÃO E P E R S P E C T I V A S C o i m b r a ( P o r t u g a l ) Informações: S e c r e t a r i a d o , Núcleo d e Assistência Psicológica e Formação d e A d u l t o s ( N A P F A ) , F a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a e d e Ciências d a Educação d a U n i v . d e C o i m b r a , R u a d o Colégio N o v o , 3 0 0 0 C o i m b r a . P o r t u g a l .

- 27 e 28/05/94

II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL S O B R E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: FORMAS E CONTEXTOS B r a g a ( P o r t u g a l ) Informações: A P P O R T , A p a r t a d o 3 9 2 , 4 7 0 3 B r a g a C o d e x . P o r t u g a l .

Illllllllllllllllllllllllllllllllllli

Page 12: Boletim Informativo Nº 12 - Abril 1994 - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-12-1994.pdf · Auditório da Reitori da a Universidad ... PLANO DE ACTIVIDADES DO

1 1 2 M e M m m I S P A

C r Z U H C P E A f i T H E S c C C N O C O N G R E S S F E D E R A T I O N O F S E X O L O G Y C o p e n h a g a i D i n a m a r c a ) liubnuaçocs: i n t e r n a t i o n a l C o n f e r e n c e S e n i c e s . P . O . B o x 4 1 . S t r a n d v e j e n 1 7 1 . D K - 2 9 0 0 H e l l e r u p . C o p e n h a g a . D i n a m a r c a .

- H e 9 / ( 1 6 / 9 4

V CONFERÊNCIA S O B R E SOBREDOTAÇÃO -PSICOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO E S C O L A R DOS ALUNOS S O B R E D O T A D O S Famalicão ( P o r t u g a l ) Informações: C e n t r o Português p a i a a C r i a t i v i d a d e . Inovação e Liderança. A p a r t a d o 4 5 3 5 . 1 5 1 1 L i s b o a C o d e x . P o r t u g a l . T e l : ( 0 1 ) 4 7 4 8 9 4 9 / 7 6 0 8 4 3 2

- 14 a 17/06/94

12 FORUM P R O F E S S I O N E L D E S P S Y C H O L O G U E S -FEMMES E T HOMMES M o n t p e l l i e r (França) Informações: Fórum 1 9 9 4 . 1 8 b d C a m i l l e - F l a m m a r i o n . 1 3 0 0 1 M a r s e l h a . França.

- 15 a 17/06/94

1 a C O N G R E S S O E U R O P E U S O B R E DISTÚRBIOS DE PERSONALIDADE N i j m c g e n ( H o l a n d a ) Informações: C o n g r e s s P . D . . M r s . M . M a j o r . P . O . B o x 9 1 1 1 . 6 5 0 0 H N N i j m e g e n . H o l a n d a .

- 15 a 17/06/94

III SIMPÓSIO S O B R E ORGANIZACIONAL L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: S e c r e t a r i a d o d o C o m p o r t a m e n t o O r g a n i z a c i o n a l . A r m a d a s . 1 6 0 0 L i s b o a . P o r t u g a l . T e l : ( 0 1 ) 7 9 3 5 0 0 0 ( e x t . 2 0 2 )

COMPORTAMENTO

I I I Simpósio d e I S C T E . A v . Forças

F a x : ( 0 1 ) 7 9 6 4 7 1 0

1 6 a 1 8 / 0 0 / 9 4

C O N Y U N T U R A V S i M P G S I U M I N T E R N A C I O N A L A C T U A L D E L A P S I C O G E R I A T R I A B a r c e l o n a i E s p a n h a ) iníormaçoes: V S i n i p o s i u n i . C c i u r o N e u r o p s i q u i a i n c o S a g r a d o Corazón. M o r t o r e l l . B a r c e l o n a . E s p a n h a . T e l : ( 9 3 ) 7 7 5 2 2 0 0 F a x : ( 9 3 ) 7 7 5 19 9 4

2 2 a 2 6 / 0 6 / 9 4

L E P S Y C H O T H E R A P I E EN L A N 2000: DÉCLOSONNEMENT DES PRATIQUES L y o n (França) Informações: D r . O . C h a m b o n . S H U d e P s y c h i a t r i c . C H S L e V i n a t i e r . 9 5 b d P i n e l . 6 9 6 7 7 B i o n C e d e x . França. T e l : 7 2 3 5 8 6 1 1 F a x : 7 2 3 5 8 5 9 3

Com • Colaboração do

Colégio Oficia) do Psicólogos (Espanha)

Coilegi Oficiai do Psicóloga do Catalunya (Catalunha / Espanha)

Association National» das Organisations da Psychologues (França)

Syndicat National dos Psychologues (Franca)

Syndicat das Psychologies do I'Education Nationals (França)

Association* Unitária Psicologi Naliani (Itália)

Associação dos Psicólogos Gregos .Grécia)

Barufsvarband Osutschar Psychologen (Alemanha)

Instituto Superior de Psicologia Aplicada « m a s s o e Laça o c o m

Sindicato Nacional dos Psicólogos

Conselho Nacional de Psicólogos

ti ti ENCONTRO

ti

ti n o C o n t e x t o E u r o p e u

ti ^ W 1 8 d e A b r i l - 9 . 0 0 h w

* * * E N T R A D A L J V R E ( c o m inscrição prévia)

Inscrições e Informações SacrtanMo do Encontro ia/c C a l M Ouqutt • • '«stu» Supsnor o> Ptcotog» **cad» Rua JnúÊtt do Tataoo. 44 • 1100 LnDoa • T«t. ( 0 1 l BW 31 84 li * • Fa* (01 ) M l 0 9 M