livro dos espíritos - q.392 ese cap.28 item71

11
“Ele apenas se lembra do que aprendeu, por lhe ser isso útil. (…) Ei-lo, pois, novo homem, por mais antigo que seja como Espírito. Adota novos processos, auxiliado pela suas aquisições precedentes.” Allan Kardec – A Gênese

Upload: patricia-farias

Post on 16-Apr-2017

293 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

“Ele apenas se lembra do que aprendeu, por lhe ser isso útil. (…) Ei-lo, pois, novo homem, por mais antigo que seja como Espírito. Adota novos processos, auxiliado pela suas aquisições precedentes.”

Allan Kardec – A Gênese

Page 2: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

S

1- Estudo do Livro dos Espíritos - Parte II

Cap 7 - Da Volta Do Espírito À Vida CorporalQ.392

2- Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap 28 – Coletânea de Preces Espíritas

Dubai, 12-06-2016Por Patrícia Farias

http://www.livestream.comhttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Page 3: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

392. Por que perde o Espírito encarnado a lembrança do seu passado?

Esquecimento do passado

“Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em Sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si.”

Page 4: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

Em vão se objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa aproveitar da experiência de vidas anteriores. Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou, então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.Frequentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele sesentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse ofendido.

Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial.O Evangelho Segundo o Espiritismo– Allan Kardec

Esquecimento do passado

CAPÍTULO V – BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

Page 5: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

Pareceria ilógico, no ponto de vista da justiça, fazer-nos expiar em uma existência faltas cometidas nas vidas passadas, de que tivéssemos perdido a lembrança. É bom observar, desde logo, que o esquecimento de uma falta, não lhe atenua as consequências, e que o conhecimento da mesma seria para muitos um fardo insuportável e uma causa de desânimo, o que nos tiraria a força de lutar para o nosso soerguimento.

“O olvido dos incidentes de nossas vidas anteriores é necessário para que possamos

abandonar mais facilmente os erros e preconceitos adquiridos.”

Gabriel Delanne1857 a 1926

Esquecimento do passado

Page 6: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

Tomando um novo corpo, a alma tem necessidade de adaptar-se a esse instrumento. Precisa abandonar a bagagem dos seus vícios, dos seus defeitos, das suas lembranças nocivas, das suas vicissitudes nos pretéritos tenebrosos. Necessita de nova virgindade; um instrumento

virgem lhe é então fornecido. Os neuronios desse novo cérebro fazem a função de aparelhos

quebradores da luz; o sensório limita as percepções do Espírito, e , somente assim, pode o ser reconstruir o seu destino. Para que o

homem colha benefícios da sua vida temporária, faz-se mister que assim seja.

Sua consciência é apenas a parte emergente da sua consciência espiritual; seus sentidos constituem apenas o necessário a sua

evolução no plano terrestre. Emmanuel – Cap. XIV - A SUBCONSCIENCIA NOS FENOMENOS PSÍQUICOS

Francisco C. Xavier pelo Espírito Emmanuel

Esquecimento do passado

Page 7: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

Cap. 28 - Coletânea de Preces Espíritas

IV - PRECES PELOS QUE JÁ NÃO SÃO DA TERRA

Pelos Espíritos penitentes

Page 8: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

73. PREFÁCIO. Fora injusto incluir na categoria dos Espíritos maus os sofredores e penitentes, que pedem preces. Podem eles ter sido maus, porém, já não o são, desde que reconhecem suas faltas e as deploram; são apenas infelizes. Já alguns começam mesmo agozar de relativa felicidade.

Pelos Espíritos penitentes

Page 9: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

Pelos Espíritos penitentes

“(...) A penitência, que Jesus aconselhou, não consiste, como se entendeu outrora, na reclusão em claustros, nos cilícios e outras tribulações materiais (...). A penitência a que aludia o divino Mestre é a que constitui meio de tornarmos cada vez menos ásperas, dificultosas e tormentosas as nossas existências na Terra (...). Ela, pois, consiste no arrependimento sincero, profundo, e no propósito firme em que a criatura se coloca de não tornar a cometer as faltas que a arrastaram a misera condição humana e, ainda, no esforço decidido de as pagar de todo (...)”. Elucidações Evangélicas / Antonio Luiz Sayão

Page 10: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

74. Prece. - Deus de misericórdia, que aceitas o arrependimento sincero do pecador, encarnado ou desencarnado, aqui está um Espírito que se há comprazido no mal, porém, que reconhece seus erros e entra no bom caminho. Digna-te, ó meu Deus, de recebê-lo como filho pródigo e de lhe perdoar.Bons Espíritos, doravante ele deseja ouvir a vossa voz, que até hoje desatendeu; permiti-lhe que entreveja a felicidade dos eleitos do Senhor, a fim de que persista no desejo de purificar-se para alcançá-la. Amparai-o em suas boas resoluções e dai-lhe forças para resistir aos seus maus instintos.Espírito de N... nós te felicitamos pela mudança que em ti se operou e agradecemos aos bons Espíritos que te ajudaram.

Pelos Espíritos penitentes

Page 11: Livro dos Espíritos - Q.392 ESE cap.28 item71

Para entrares de novo e completamente na sua graça, esforça-te daqui por diante não só para não mais praticares o mal, senão que para fazeres o bem e, sobretudo, reparares o mal que fizeste. Terás então satisfeito a justiça de Deus; cada uma das boas ações que praticares apagará uma das tuas faltas passadas.

Já está dado o primeiro passo; agora, quanto mais avançares no caminho, tanto mais fácil e agradável ele te parecerá. Persevera, pois, e um dia terás a glória de ser contado entre os Espíritos bons e os bem-aventurados.

Pelos Espíritos penitentes

Se te comprazias outrora em fazer o mal, é que não compreendias quão doce é o gozo de fazer o bem; também te sentias por demais baixo para esperar consegui-lo. Mas, do momento em que puseste o pé no bom caminho, uma luz nova brilhou aos teus olhos; começaste a gozar de uma felicidade que desconhecias e a esperança te entrou no coração. E que Deus ouve sempre a prece do pecador que se arrepende; não repele a nenhum dos que o buscam.