livro dos espíritos questao 341, 342 e 343 ese cap 28

15
“A Lei é viva e a Justiça não falha! Esquece o mal para sempre e semeia o bem cada dia!...Ajuda aos que te cercam, auxiliando a ti mesmo!” EMMANUEL

Upload: patricia-farias

Post on 16-Apr-2017

475 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

“A Lei é viva e a Justiça não falha! Esquece o mal para sempre e semeia o bem cada dia!...Ajuda aos que te cercam, auxiliando a ti mesmo!” EMMANUEL

Page 2: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

S

1- Estudo do Livro dos EspíritosCap VII - Da Volta Do Espírito À Vida Corporal

2- Estudo do ESECap XXVIII – Coletânea de Preces Espíritas

Dubai, 20-09-2015Por Patrícia Farias

Page 3: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

341. Na incerteza em que se vê, quanto às eventualidades do seu triunfo nas provas que vai suportar na vida, tem o Espírito uma causa de ansiedade antes da sua encarnação?

“De ansiedade bem grande, pois que as provas da sua existência o retardarão ou farão avançar, conforme as suporte.”

“Dando ao Espírito a liberdade de escolha, deixa-lhe toda a responsabilidade dos seus atos e das suas conseqüências; nada lhe estorva o futuro; o caminho do bem está à sua frente, como o do mal.

Page 4: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

342. No momento de reencarnar, o Espírito se acha acompanhado de outros Espíritos seus amigos, que vêm assistir à sua partida do mundo incorpóreo, como vêem recebê-lo quando para lá volta?

“Depende da esfera a que pertença. Se já está nas em que reina a afeição, os Espíritos que lhe querem o acompanham até o último momento, animam e mesmo lhe seguem, muitas vezes, os passos pela vida em fora.”

O Espírito protetor,  anjo de guarda, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.

Page 5: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

343. Os que vemos em sonho, que nos testemunham afeto e que se nos apresentam com desconhecidos semblantes, são alguma vez os Espíritos amigos que nos seguem os passos na vida?

“Muito freqüentemente são eles que vos vêm visitar, como ides visitar um encarcerado.”

A família espiritual é uma constelação de Inteligências, cujos membros estão na Terra e nos Céus. Aquele que já pode ver mais um pouco auxilia a visão daquele que ainda se encontra em luta por desvencilhar-se da própria cegueira. Todos nós, por mais baixo nos revelemos na escala da evolução, possuímos, não longe de nós, alguém que nos ama a impelir-nos para a elevação. (Entre a Terra e o Céu - André Luiz por Francisco Cândido Xavier)

Page 6: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Revista Espírita, Janeiro de 1859

Os Espíritos podem guiar-nos por meio de conselhos diretos nas coisas da vida?

Sim, podem e o fazem de bom grado. Esses conselhos nos chegam diariamente pelos pensamentos que nos sugerem. Muitas vezes fazemos coisas cujo mérito nos atribuímos quando, na realidade, resultam apenas de uma inspiração que nos foi transmitida. Ora, como estamos rodeados de Espíritos que nos influenciam neste ou naquele sentido, temos sempre o livre-arbítrio para nos guiar na escolha; e felizes seremos se preferirmos o nosso gênio bom.

Page 7: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Os anjos-da-guardaComunicação espontanea obtida pelo Sr. L..., um dos médiuns da Sociedade.

Há uma doutrina, a dos anjos guardiães, que, pelo seu encanto e doçura, deveria converter os mais incrédulos. Não vos parece grandemente consoladora a idéia de terdes sempre junto de vós seres que vos são superiores, prontos sempre a vos aconselhar e amparar, a vos ajudar na ascensão à abrupta montanha do bem; mais sinceros e dedicados amigos do que todos os que mais intimamente se vos liguem na Terra? Eles se acham ao vosso lado por ordem de Deus. Sao Luis, Santo Agostinho ( Vide Livro dos Espiritos Q.495)

Revista Espírita, Janeiro de 1859

Page 8: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

“Anjo de guarda, desde as concepções religiosas mais antigas, é uma expressao que define o Espirito celeste que vigia a

criatura em nome de Deus ou pessoa que se devota infinitamente a outra, ajudando-a

e defendendo-a.

Em qualquer regiao, convivem conosco os Espiritos familiares de nossa vida e de

nossa luta.

Dos seres mais embrutecidos aos mais sublimados, temos a corrente de amor,

cujos elos podemos simbolizar nas almas que se querem ou que se afinam umas com

as outras, dentro da infinita gradaçao do progresso”.

Entre a Terra e o Céu – Francisco Cândido Xavier pelo Espírito André Luiz

Page 9: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Cap. XXVIII

Coletânea de Preces Espíritas

Page 10: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

3. PRECE. I. Pai nosso, que estás no céu, santificado

seja o teu nome!II. Venha o teu reino!III. Faça-se a tua vontade, assim na Terra como

no Céu.

Coletanea de Preces Espíritas

Dá-nos o alimento indispensável à sustentação das forças do corpo; mas, dá-nos também o alimento espiritual para o desenvolvimento do nosso Espírito.O bruto encontra a sua pastagem; o homem, porém, deve o sustento à sua própria atividade e aos recursos da sua inteligência, porque o criaste livre. Tu lhe hás dito: "Tirarás da terra o alimento com o suor da tua fronte."

IV. Dá-nos o pão de cada dia.

https://www.youtube.com/watch?v=eHwkeWr5U0Y

Page 11: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Coletanea de Preces Espíritas

Desse modo, fizeste do trabalho, para ele, uma obrigação, a fim de que exercitasse a inteligência na procura dos meios de prover às suas necessidades e ao seu bem-estar, uns mediante o labor manual, outros pelo labor intelectual. Sem o trabalho, ele se conservaria estacionário e não poderia aspirar à felicidade dos Espíritos superiores.Ajudas o homem de boa-vontade que em ti confia, pelo que concerne ao necessário; não, porém, àquele que se compraz na ociosidade e desejara tudo obter sem esforço, nem àquele que busca o supérfluo. (Cap. XXV.)Quantos e quantos sucumbem por culpa própria, pela sua incúria, pela sua imprevidência, ou pela sua ambição e por não terem querido contentar-se com o que lhes havias concedido!

IV. Dá-nos o pão de cada dia.

Page 12: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Coletanea de Preces Espíritas

Esses são os artífices do seu infortúnio e carecem do direito de queixar-se, pois que são punidos naquilo em que pecaram. Mas, nem a esses mesmos abandonas, porque és infinitamente misericordioso. As mãos lhes estendes para socorrê-los, desde que, como o filho pródigo, se voltem sinceramente para ti. (Cap. V, nº 4.)Antes de nos queixarmos da sorte, inquiramos de nós mesmos se ela não é obra nossa. A cada desgraça que nos chegue, cuidemos de saber se não teria estado em nossas mãos evitá-la.Consideremos também que Deus nos outorgou a inteligência para tirar-nos do lameiro, e que de nós depende o modo de a utilizarmos.

IV. Dá-nos o pão de cada dia.

Page 13: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Coletanea de Preces Espíritas

Pois que à lei do trabalho se acha submetido o homem na Terra, dá-nos coragem e forças para obedecer a essa lei. Dá-nos também a prudência, a previdência e a moderação, a fim de não perdermos o respectivo fruto.Dá-nos, pois, Senhor, o pão de cada dia, isto é, os meios de adquirirmos, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, porquanto ninguém tem o direito de reclamar o supérfluo.Se trabalhar nos é impossível, à tua divina providência nos confiamos.Se está nos teus desígnios experimentar-nos pelas mais duras provações, mau grado aos nossos esforços, aceitamo-las como justa expiação das faltas que tenhamos cometido nesta existência, ou noutra anterior, porquanto és justo. Sabemos que não há penas imerecidas e que jamais castigas sem causa.

Page 14: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

Coletanea de Preces Espíritas

Preserva-nos, ó meu Deus, de invejar os que possuem o que não temos, nem mesmo os que dispõem do supérfluo, ao passo que a nós nos falta o necessário. Perdoa-lhes, se esquecem a lei de caridade e de amor do próximo, que lhes ensinaste. (Cap. XVI, nº 8.)Afasta, igualmente, do nosso espírito a idéia de negar a tua justiça, ao notarmos a prosperidade do mau e a desgraça que cai por vezes sobre o homem de bem. Já sabemos, graças às novas luzes que te aprouve conceder-nos, que a tua justiça se cumpre sempre e a ninguém excetua; que a prosperidade material do mau é efêmera, quanto a sua existência corpórea, e que experimentará terríveis reveses, ao passo que eterno será o júbilo daquele que sofre resignado. (Cap. V, nº 7, nº 9, nº 12 e nº 18.)https://www.youtube.com/watch?v=EXIme-X4Ms0

Page 15: Livro dos Espíritos Questao 341, 342 e 343 ESE cap 28

“Dá-nos o pão de cada dia.”