edição 392

16
CANDIDATO A PREFEITO, RENATO RIOS QUER ATRAIR MAIS RECURSOS PARA IÚNA 0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO QUINTA-FEIRA , 02/08/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 392 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » MAIS UMA EDIÇÃO DA VIAGEM GOURMET DIVULGAÇÃO RESTAURANTE OLIVIER DIVULGAÇÃO ARQUIVO CASSAÇÃO DO PREFEITO DE CALÇADO PODE TER SIDO FRAUDE A CASA ESTÁ ARRUMADA E AS PESSOAS RECONHECEM ACORDO ENTRE SANTA CASA E GOVERNO NÃO MINIMIZA INSATISFAÇÃO DOS MÉDICOS SAÚDE | Pág 15 ECONOMIA | Pág 12 ACORDO ASSINADO PELO GOVERNO BENEFICIA PEQUENOS SUPERMERCADOS ECONOMIA | Pág 11 POLÍTICA | Pág 04 SHOPPING NOVA CACHOEIRO, QUE SERÁ CONSTRUÍDO NO BAIRRO BNH, COMEÇA SAIR DO PAPEL POLÍTICA | Pág 06 CACHOEIRO TEM O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO INTERIOR DO ES O FESTIVAL GASTRONÔMICO ACONTECE HOJE NO RESTAURANTE OLIVIER A CATEGORIA NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE PARALISAÇÃO ARQUIVO A DENÚNCIA FOI FEITA POR ALIADOS DE JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA, QUE JÁ ENTROU COM AÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO » POLÍTICA | Pág 05 A FRASE FOI USADA PELO » PREFEITO DE CACHOEIRO CARLOS CASTEGLIONE AO COMENTAR A PESQUISA QUE AVALIOU O SEU GOVERNO POLÍTICA | Pág 04

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 09-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

CANDIDATO A PREFEITO, RENATO RIOS QUER ATRAIR MAIS RECURSOS PARA IÚNA

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

QUINTA-FEIRA, 02/08/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 392 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » MAIS UMA EDIÇÃO DA VIAGEM GOURMET

DIvU

LgAÇ

ãO RE

STAU

RANT

E OLIv

IER

DIvULgAÇãO

ARQUIvO

CASSAÇÃO DO PREFEITO DE CALÇADO PODE TER SIDO FRAUDE

A CASA ESTÁ ARRUMADA E AS PESSOAS RECONHECEM

ACORDO ENTRE SANTA CASA E GOVERNO NÃO MINIMIZA INSATISFAÇÃO DOS MÉDICOS

SAÚDE | Pág 15

ECONOMIA | Pág 12

ACORDO ASSINADO PELO GOVERNO BENEFICIA PEQUENOS SUPERMERCADOS

ECONOMIA | Pág 11POLíTICA | Pág 04

SHOPPING NOVA CACHOEIRO, QUE SERÁ

CONSTRUÍDO NO BAIRRO BNH, COMEÇA SAIR

DO PAPEL

POLíTICA | Pág 06

CACHOEIRO TEM O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO INTERIOR DO ES

O FESTIvAL gASTRONÔMICO ACONTECE HOJE NO RESTAURANTE OLIvIER

A CATEgORIA NãO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE PARALISAÇãO

ARQUIVO

A DENÚNCIA FOI FEITA POR ALIADOS DE JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA, QUE JÁ ENTROU COM AÇãO NO MINISTÉRIO PÚBLICO » POLíTICA | Pág 05

A FRASE FOI USADA PELO »PREFEITO DE CACHOEIRO CARLOS CASTEgLIONE AO COMENTAR A PESQUISA QUE AvALIOU O SEU gOvERNO

POLíTICA | Pág 04

quinta-FEiRa, » 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.aquiES.com.br02 OPiniÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola GERENTE COMERCIAL: Marcela Paganotti REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire e Olívia MariaDIAGRAMADOREs: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma,

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Diego Gomes (28) 3521 [email protected]: Jane Cruz (28) 3036 2960 / 3521 [email protected]

COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Jussan Silva e Silva, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. Tréggia, Alexandre Garcia

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

FALE COM A REDAÇÃO: (28) 3521 7726 ANUNCIE / AssINE: (28) 3521 7726 / 3036 [email protected] [email protected]

Escrever com luz é algo muito mais comum do que você pode imaginar, embora pareça meio estranho, dito só assim. Vamos pegar como exemplo um ótimo filme, um comercial bem produzido, uma linda foto de um fotógrafo profissional ou até de um amador. Aquela cena mágica feita à noite em que tudo está azulado, ou em um por do sol vermelho, que aquece até a alma com sua aura amarelada e abrasadora. A figura de um “diretor de fotografia” está presente cuidando, primorosamente, da luz, das sombras e das cores.

Segundo a definição do Wikipédia a luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Se pensarmos bem só existe vida por-que existe luz, é justamente ela que age em nós para que possamos ver as cores e as formas e em todas as partes e criaturas da natureza. Vamos a um exercício básico? Imagine-se em um quarto totalmente escuro e fechado (se puder fazer de verdade vai ser me-lhor ainda), acenda uma vela, imagi-ne agora sua luz amarelada invadindo o ambiente, iluminando seu rosto e alguns objetos, sombras se refletem a partir do ponto em que a luz ilumina, atente ainda para o escuro causado pela ausência da claridade da luz da vela em outros pontos do cômodo.

Uma pesquisa rápida (hoje feita com a ajuda do oráculo do nosso

tempo: o Google) revela a história da busca do homem pelo domínio da luz. Homens das cavernas, en-voltos por luzes das chamas de fo-gueiras, desenharam o seu dia a dia, nas paredes de pedra das cavernas e assim imortalizando o seu mundo e a sua época. Passamos pelo Egito do tempo dos Faraós, a Grécia da era de Platão, depois somos trans-portados a antiga China, em torno de 5.000 a.C., com a descoberta do teatro das sombras. Já na idade mé-dia, Leonardo da Vinci enunciou a câmera escura no séc. XV, que só seria desenvolvida pelo físico napo-litano Giambattista Della Porta no séc. XVI. Você encontra também a Lanterna Mágica criada pelo alemão Athanasius Kirchner na metade do século XVII que é considerada um marco na história dos projetores e da fotografia.

Aproveite que já começou a pes-quisar e se encante pelo tema, vá até a história da arte, os grandes mestres como Vemmer, Cézanne, Degas, Da Vinci, Michelangelo, Dali, Renoir e tantos outros que trataram a luz com todo seu es-plendor para dar vida a suas obras. Aliás, aos que almejam ser bons di-retores de fotografia (e também aos futuros diretores de criação) a visita à história da arte é obrigatória.

A busca pelo domínio da luz trans-forma o homem, os que escolhem se-rem diretores de fotografia, tornam-se fabricantes de emoção como conse-quencia. Henri Cartier Bressom, um dos mais importantes fotógrafos do séc. XX nos diz que “o bom fotógrafo tem que ter olhos de águia e mãos de borboleta”. Ambos são o que de me-lhor podemos almejar para quem faz fotografia e cinema.

A coluna de hoje é dedicada ao amigo Juba Paixão, um desenhista de luz, que nos brinda com seus tra-balhos em fotos, imagens e cenas.

EsCREvER COM A LUz

LuCiana [email protected] »

Para ver algumas imagens, fotos e filmes que ilustram muito bem essa coluna pre-parei um post especial, é só entrar no blog: historiasdepublicitaria.blogspot.com

Luciana é publicitária, blogueira, designer, mãe da Laura, artista plástica, artesã, cantora dos 3Loucados, metida à escritora e alguém que também desenha e cria com as luzes.

historiasdepublicitaria.blogspot.com (Blog)[email protected] (E-mail)@lucianaF_es (Twitter)Lucianafernandes.es (Facebook)

EVaLDO [email protected] »

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para estimular a indústria automobilística, previsto para encerrar em 30/08/2012, deve trazer saldo positivo para as montadoras com fábrica no Brasil.

Depois das ótimas vendas de maio quando foram vendidas 287,5 mil unidades,junho com 353,2 mil licenciamentos revelou-se como o terceiro melhor mês de vendas da história da indústria automobilística bra-sileira, ficando apenas atrás de dezembro (381,6) e março (353,7) de 2012. Em ju-lho, espera-se que as vendas fiquem em torno de 360 mil licenciamentos.

A notícia de que o governo não pretende prorrogar o IPI, deve levar os consumido-res a garantir as suas compras na primeira quinzena de agosto. Qualquer que seja a decisão quanto ao IPI, ela somente deverá ser anunciada no final de agosto e o con-sumidor prevenido não vai querer perder a oportunidade de garantir a compra do carro novo com desconto.

Logo, agosto tem tudo para registrar óti-mo volume de vendas, podendo até superar o recorde de dezembro de 2010, quando foram comercializados 381,6 mil unidades no mercado doméstico. Caso o IPI não seja prorrogado, o setor automobilístico terá que recorrer a muitas promoções para manter os atuais volumes de vendas, pois mantidas as condições de credito restritivo e com os carros com preços aumentados, manter os atuais volumes exigirá esforço hercúleo.

Quem deve estar torcendo para que o estimulo do IPI encerre em agosto são os importadores, que seguramente amarga-rão grande queda de vendas em julho e agosto. Isso porque, além da diferença de preço fruto do benefício do imposto, a cotação do dólar continua desfavorável aos importados, principalmente se com-parado com os valores praticados no ini-cio do ano.

bENEFíCIO DO IPI DEvERá MANTER vENDAs EM ALTA

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessioná-rias do Brasil

Blog: www.verdesobrerodas.com.brBlog: www.autodicasnews.blogspot.comSite: www.icbr.com.br

“A luz é a sombra de Deus.” Albert Einstein

Outro local onde a política é acirrada no sul do estado é Divino de São Lourenço. À boca miúda, há quem diga que o número de eleitores é quase compatível ao de habitantes. E que dias antes do pleito, a entrada do município é fechada para que ‘eleitores forasteiros’ não influenciem no resultado da urna. Será folclore?

Ainda sobre Divino, vale ressaltar que os grupos políticos de lá são fortes e mobilizados, tanto que a cidade tem quatro candidatos a prefeito e, por enquanto, 54 a vereador. Qual será o principal assunto em todos os candidatos de lá?

Analisando o resultado, sem dúvida a maior surpresa foi a superação do prefeito Carlos Casteglione (PT), que tenta a reeleição em Cachoeiro de Itapemirim. Nos meios políticos, a expectativa era de uma diferença maior entre os dois concorrentes, considerando que levantamentos anteriores apontavam o candidato Glauber Coelho (PR) à frente de Casteglione. Ainda há muita estrada pela frente.

Como esta questão da quantidade de eleitores e habitantes em Divino é intrigante, vamos aos números: o eleitorado é de 4.067 para 4.515 habitantes, de acordo com o censo de 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por lá, o assunto é que localidades de Guaçuí dão a sustentação extra.

Folclore?

Quatro candidatos

Surpresa

Quantidade

ESPAÇO POPULAR

QUintA-FEiRA, 02/08/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SUL 03OPiniÃOwww.AQUiES.com.br

PARtiCiPE: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça AQUi

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

COMEntáRiOS DivERSOS nA REDE SOCiAL

DIV

ULG

ÃO

O conflito político em São José do Calçado parece não ter fim. Nesta legislatura, já houve casos de o início do ano letivo ser adiado por falta de funcionários, e o motivo, de acordo com a prefeitura na época, foi a não aprovação da câmara de projeto que recontratava os funcionários da Educação. Agora, em pleno período eleitoral, a briga entre os grupos políticos locais não é surpresa. Os vereadores cassaram o mandato do prefeito José Carlos (PSD), que é candidato à reeleição, e este vai à justiça alegando fraude no procedimento.

Após a cobertura política completa dos 29 municípios sulinos, o Aqui Notícias saiu na frente de novo com os números das eleições de Cachoeiro de Itapemirim. O resultado da pesquisa feita pela BR Marketing e Pesquisas Ltda está repercutindo em todos os cantos do município.

Calçadona frente

A coluna registra o capitão Roberto Martins ao lado do seu amigo coronel Leonardo Marchezi dos Reis, que foi comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, hoje é o atual Diretor de Pessoal da PMES.

[email protected]

PARtiCiPE

@folhadocaparaofacebook.com/[email protected]

POR LEAnDRO MOREiRA

CACHOEiRO DE itAPEMiRiM vARGEM ALtA AnCHiEtAMARAtAízES GUAÇUí iBAtiBA28ºC 23ºC 27ºC25ºC 24ºC 24ºC18ºC 15ºC 16ºC20ºC 12ºC 15ºC

DóLAR COMERCiAL (EM R$) >> COMPRA 2,04 >> vEnDA 2,04COTAÇÃO DO CAFÉ ARáBiCA tiPO 6, BEBiDA DURA R$ 382,00 | ARáBiCA tiPO 7, BEBiDA RiO R$ 323,00 | COniLOn tiPO 8 R$ 289,00

JuLiAnA MAgALhÃES

“Fico besta com quem perde a compostura por não gostar de algo ou alguém: tão mais simples desconectar. Não ouça, não leia, não prestigie. Dê atenção ao que tem sintonia com você. E toque sua vida, sem agredir.” (Martha Medeiros)

(comentário via Facebook)

LuCiEnE BAyERL

Justiça é não fazer com o outro o quê não queríamos que nos fizessem. (Félicité Lamennais)

(comentário via Facebook)

BiA CARiAS

Alô você que vive colocando no seu face recadinho para fofoqueiros e não perde em nada para eles (talvez até ganhe disparado), entregar a “classe” é no mínimo antiético.

(comentário via Facebook)

Corredores- Plínio Leal (PhS), candidato a prefeito de itapemirim, vai

colocar o bloco na rua na terça-feira;- Segundo o candidato, haverá caminhada entre

Itacoa e Itaipava;- Moradores da localidade de Coqueiro, em itapemirim,

aguardando o cumprimento da promessa das casas para aqueles que as perderam nas chuvas do início do ano;

- O candidato a prefeito de Cachoeiro, Glauber Coe-lho (PR), inaugura o seu comitê amanhã;

- Muitos candidatos aguardando a sentença da Justiça Eleitoral para iniciar a campanha.

quinta-FEiRa, 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.aquiES.com.br04 POLítiCa

marcos freire

divulgação

“Pessoas reconhecem que a casa está arrumada”

PaRa O PREFEitO CaStEGLiOnE (Pt), a POPuLaçÃO aPROvOu O SEu GOvERnO POR COnta DaS ObRaS E »atEnDiMEntO à DEManDa REPRiMiDa

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

NACIONAL IúNA

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Cas-teglione (PT), analisou o resultado da pesquisa sobre sua administração e também referente à sua avaliação pessoal publicada ontem no Aqui Notícias. Para ele, a população acompanhou as dificuldades enfrentadas, assim como a reorganização da prefeitura.

“É possível perceber que há um sentimento bom. Ao contabilizar o ‘regu-

lar’ ao ‘bom’ e ‘ótimo’, a administração tem mais de 50% de aprovação. O resultado é muito positivo, considerando que passa-mos a metade do governo organizando a casa e que as ações começaram a apare-cer em 2011”, avaliou.

Casteglione afirmou que tanto o resultado da pesquisa sobre o governo quanto o do prefeito é agradável e o motiva. O diagnóstico relativo à ad-ministração, a maior faixa foi referente ao ‘regular’, que representou 42% dos

400 entrevistados na pes-quisa feita pela BR Marke-ting e Pesquisas Ltda por encomenda do jornal.

“O ‘regular’ tem ten-dência a subir para ‘bom’. Com a visibilidade que a campanha trará, a popula-ção irá perceber as obras e haverá este movimento na avaliação”, acredita. Ele atribui a boa avaliação às ações do governo focadas às comunidades que não foram atendidas em ges-tões anteriores.

“Isto está associado às obras de qualidade e à as-

LEANDRO [email protected]

MARCOS [email protected]

FILIpE [email protected]

Em Brasília, deputado Camilo Cola discursa sobre relíquia de São Camilo de Lellis

Renato Rios afirma que tem projetos e que existem recursos

sistência à demanda das pessoas e bairros que nun-ca antes foram atendidas. Podemos destacar também as intervenções no trânsi-to, que sempre represen-tou impacto negativo no município; o avanço na educação; a melhoria na saúde, embora sempre seja um desafio; a geração de emprego e o desenvolvi-mento econômico. Este é um resultado que com-partilho com os parceiros. Sem dúvida, vamos conti-nuar com este trabalho de qualidade”, disse Caste-

glione, que é candidato à reeleição.

NúMEROSNa avaliação do gover-

no, 42% disseram que a gestão petista em Ca-choeiro é regular; 28,3% ‘boa’; 11,8% ‘péssima’;

10,8% ‘ruim’; 4,5% ‘óti-ma’ e 2,8% não souberam ou não respondera (NS/NR). Na pessoal, 33,3% avaliaram como ‘regular’; 27% como ‘bom’; 14,5% ‘péssimo’; 14,5% ‘ruim’; 7% ‘ótimo’ e 3,8% não responderam.

Na primeira sessão pós-recesso parlamentar, o de-putado federal Camilo Cola (PMDB) utilizou a tribuna da Câmara para falar de sua emoção com a chegada da relíquia do Coração de São Camilo de Lellis a Cachoeiro de Itapemirim.

São Camilo de Lellis é santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissio-nais da saúde. “Num mundo

marcado pela intervenção da ciência e tecnologia, que fa-cilmente coloca em segundo plano o fator humano no processo de cuidar, é muito saudável resgatar a voz pro-fética do cuidado samarita-no de Camilo de Lellis. Seu exemplo de vida é exemplo para nós, no cuidado dos doentes e sofredores, num mundo cada vez mais sem alma”, disse Camilo Cola.

“A relíquia dificilmente sai de Roma. Nossos agradeci-mentos, portanto, aos padres

João, Américo e Júnio e ao camiliano José Bessa. Sem o trabalho abnegado desses de-votos não seria possível uma homenagem tão justa e since-ra a um homem de Deus que se entregou, com humildade, aos doentes e profissionais da saúde”, destacou Camilo.

Hoje, a pedido do vereador David Lóss (PDT), a Câmara de Cachoeiro realiza uma ses-são solene, a partir das 14h00, em homenagem à “Passagem da Relíquia Religiosa de São Camilo de Lellis no Estado.

O candidato da coligação Minha Iúna, o empresário Renato Rios (PSC), tem des-tacado na campanha que a sua maior preocupação é apresentar um projeto de governo para o município. Mas sua animação e confiança não vêm apenas da certeza de ter um bom progra-ma, mas também no fato de contar com o apoio do gover-nador Renato Casagrande – já que o partido do governador, o PSB, está em sua coligação – e da deputada federal Rose de Freitas, que é do PMDB, parti-do do candidato a vice-prefeito da chapa do prefeito José Ra-mos (DEM), que concorre à reeleição.

Renato Rio afirma que está fa-zendo uma campanha que visa respeitar seus adversários e que, segundo ele, está tendo uma boa aceitação da população. “E nossa campanha ganhou mui-ta força com a entrada de meu candidato a vice, Romário Viei-ra”, afirma. E completa enfati-zando o apoio de Casagrande e Rose: “O apoio do governador e de Rose de Freitas não é bom apenas para minha campanha, mas para o município, porque

são aliados que terei ao meu lado, se for eleito prefeito”, des-taca.

O candidato do PSC tam-bém destaca que acha positivo o fato de haver cinco candida-tos no município, para o pro-cesso democrático, porque o eleitor passa a ter mais opções de escolha. “Será um processo eleitoral muito difícil, mas es-tou confiante de que sairemos vitoriosos, porque as pessoas estão entendendo nossa men-sagem e sabendo que temos soluções para os problemas de Iúna”, afirma.

Ele aponta como prioridades um melhor atendimento no setor de saúde, principalmente. Segundo Renato Rios, Iúna está necessitando de um choque de

gerenciamento e de novos pro-jetos que levantem a autoestima da população iunense. “Não podemos nunca perder a espe-rança de que Iúna pode voltar a ser feliz”, diz. Segundo Renato, nos últimos oito anos, Iúna não recebeu 1 km sequer de asfal-to do programa Caminhos do Campo, enquanto outros mu-nicípios menores receberam até 60 vezes a mais do que isso, o que é primordial para o escoa-mento da produção de café. “O Brasil já é a oitava economia do mundo, o Espírito Santo não para de crescer e existem recur-sos para investimentos, por isso, basta que sejam apresentados projetos e haja vontade política e de trabalhar pelo município”, conclui Renato Rios.

Renato Rios diz que pessoas estão entendendo a sua mensagem

divu

lgaç

ão

LEANDRO [email protected]

Miguel Riva é deferido e libera candidatura de Vera

O candidato a vice-prefei-to de Guaçuí, Miguel Riva (PSD), recebeu sentença fa-vorável, por parte da Justiça Eleitoral, diante do pedido de impugnação apresentado contra sua candidatura.

Com o deferimento do registro de Miguel, a can-didatura da vereadora Vera Costa (PDT), que pretende ser a prefeita de Guaçuí, está apta. Os dois fazem

parte da coligação ‘Juntos Podemos Mais’, onde fa-zem parte o PP, PDT, PT, PTB, PTN, PSC, PR, PPS, PSDC, PMN, PTC, PSB, PV, PSD e PC do B.

MoulinO candidato a prefeito do

PSDB, Luiz Moulin, teve impugnação apresentada contra a sua candidatura. O motivo foi irregularidade nas contas por parte do Tri-bunal de Contas do Espíri-to Santo (TCES).

A assessoria jurídica do tucano apresentou defesa, alegando ter a certidão ne-gativa que o inocentava da manifestação contrária. A sentença lhe foi favorável. No entanto, nesta semana, o Ministério Público Elei-toral recorreu da decisão e apresentou recurso. Luiz Moulin continua com a candidatura apta, porém aguarda decisão vinda de instância superior, no caso o Tribunal Regional Eleito-ral (TRE).

quinta-FEiRa, 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL 05POLítiCawww.aquiES.com.br

divulgação

Prefeito denuncia fraude da Câmara em sua cassação

aLiaDOS DE jOSé CaRLOS DE aLMEiDa SuStEntaM quE HOuvE FRauDE na vOtaçÃO »

são josé do calçado

guaçuí

A decisão da Comissão Processante (CP) de cassar o mandato do prefeito de São José do Calçado, José Carlos de Almeida (PSD), foi parar no Ministério Público. Alia-dos do prefeito afirmam que houve fraude no procedi-mento, uma vez que os vere-adores votaram na terça-feira uma ata que não existia.

A CP foi instaurada para apurar suposta infração político-administrativa do prefeito por omitir os dados. Na segunda-feira, o plenário votou a cassação de José Car-los, em sessão que teria dura-do cerca de nove horas.

Na terça-feira, foi a vez de os edis apreciarem a ata relativa à sessão anterior e também conceder a posse ao vice-prefeito Beto Braz (PT). Após a aprovação do documento, o vereador Boca (PSD) solicitou ao presiden-te da Casa de Leis, Joaquim, o Peté (PMDB), cópia da ata. Conforme a assessoria do prefeito, o edil teria estra-

nhado o fato de nove horas de sessão estarem transcritos em apenas uma folha. A so-licitação só seria atendida no dia seguinte.

O parlamentar Boca foi ontem à câmara e teria flagrado a funcionária da Casa confeccionando a ata inerente ao dia da cassação. Imediatamente, ele chamou outros vereadores, populares e acionou as polícias Civil e Militar, assim como o Mi-nistério Público. Diversos registros fotográficos foram feitos.

A assessoria do prefeito cassado informou à repor-tagem que já impetrou ação no Ministério Público, no intuito de denunciar a su-posta fraude do legislativo municipal e reconduzir José Carlos ao cargo de chefe do executivo. À imprensa esta-dual, o alvo da CP manifes-tou que é inocente de todas as acusações e que forneceu todas as informações pedi-das. A reportagem ligou vá-rias vezes para o presidente da câmara, mas não obteve êxito.

LEANDRO [email protected]

o vereador Boca dialoga com os policiais civis, que registravam boletim de ocorrência

quinta-FEiRa, 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.aquiES.com.br06 POLítiCa

Cachoeiro é o maior colégio eleitoral do interior do estado

EM tODO O BRaSiL, SERÃO 138.544.348 ELEitORES quE vÃO àS uRnaS. nO ESPíRitO SantO EStÃO aPtOS a vOtaR EStE anO 2.623.944 »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o nú-mero oficial de eleitores em todo o país. No Es-pírito Santo, o eleitorado cresceu 7,5% em relação às eleições de 2008. Es-tão aptos a votar este ano 2.623.944 eleitores, sen-do que em 2008 o elei-torado era de 2.441.069, um crescimento de 182.875 eleitores.

O eleitorado femini-no saiu na frente, com 1.351.546 mulheres aptas a votar no Espírito Santo. O eleitorado masculino é de 1.270.021. Além des-

ses números, 2.377 elei-tores não responderam a qual sexo pertencem.

No estado, o maior colégio eleitoral é Vila Velha, com 292.948 eleitores e o menor co-légio é Divino São Lou-renço, com 4.067. Em segundo lugar, aparece o município de Serra, com 275.577 eleitores aptos a votar.

Em terceiro a capital do estado, Vitória tem 255.367. Quarto lugar, Cariacica, com 244.867. Esses quatro municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória são os únicos do Espírito Santo onde po-

dem acontecer eleições em segundo turno, marcadas para 28 de outubro, pois possuem mais de 200 mil eleitores. Ainda na Gran-de Vitória, Viana aparece com 38.803 eleitores.

No interior, o maior colégio eleitoral é Cacho-eiro de Itapemirim, com 130.929 eleitores, segui-do de Linhares, região Norte, com 102.714, e Colatina, região Noroes-te, com 83.954.

Eleitores acima de 70 anos no Espírito Santo correspondem a 4,4% do eleitorado do estado e o jovem eleitor, aquele com idade entre 16 e 17 anos, corresponde a 1,5% do

REDAÇÃ[email protected]

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Número de eleitores com 16 e 17 anos supera o da eleição de 2010

O número de eleitores com idades entre 16 e 18

anos voltou a crescer. Para as eleições de 2012, o número

eleitorado do estado. Em todo o Brasil, se-

rão 138.544.348 eleito-res que vão às urnas. As

eleições acontecem, em primeiro turno, dia 7 de outubro. Esse foi o re-sultado final do cadastro

eleitoral, fechado em 9 de maio deste ano. Nas eleições de 2008, o país tinha 130.604.430.

de jovens que participarão do primeiro pleito chegou a 2.913.627. Em 2010, esse número era 2.391.092.

Para as eleições muni-cipais que ocorrem em outubro, 1.157.551, ou 0,82% do total de eleitores terão 16 anos e 1.756.076 (1,25%) terão 17 anos. O TSE considera esse cresci-mento fruto do interesse e da participação dos jovens na política, principalmen-te municipal.

O próprio TSE e os tri-bunais regionais eleitorais (TREs) estimulam a inser-ção do jovem no cotidiano político por meio do Proje-to Jovem Eleitor, que traça panorama da importância do voto. O voto é faculta-tivo para eleitores com ida-des entre 16 e 18 anos.

divulgação

divulgação

O primeiro jantar com o Chef Fernando Loren-zoni que aconteceu no dia (12) de julho com pratos típicos do Norte da Itália, foi um suces-so. O Chef deu um show de aromas, sabores e apresentação dos pratos.

O sommelier da Wine Renato Pujol também contribuiu, conduzindo as harmonizações dos vinhos com os pratos e indo até as mesas para levar informações e tirar dúvidas.

E hoje os apreciadores da culinária italiana, po-derão novamente viajar, desta vez com pratos tí-

picos agora da Sardenha, uma das regiões mais charmosas da Itália. Tudo realizado com mui-ta cultura, informação e culinária, perfeitamente harmonizadas pelo som-melier da Wine.

Segundo o empresário Nelson Filho a expectati-va para esse próximo jan-tar é a melhor possível, já

que, restam apenas pou-cas mesas disponíveis para esta noite, “A ex-pectativa do Restauran-te Olivier para o jantar desta noite é a melhor possível. Já temos muitas reservas e restam poucas mesas disponíveis” disse Nelson.

A noite que irá ho-menagear a Sardenha será composta por: en-trada, Escondidinho de Siri, harmonizado com o vinho Fronteira DOC Douro (POR); prato principal, Carré Francês de cordeiro acompanha-do de ravióli de maçã com queijo resteia, har-monizado com o vinho Calyptra Gran Reserva Carbenet Sauvignon (CHI); e sobremesa de Doce de figo recheado com puína.

O valor será de R$ 150,00 por pessoa incluin-

QUINTA-FEIRA, 02/08/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 392

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

É hoje a segunda noite da Viagem Gourmet do Restaurante Olivier

DEpOIS DO SUCESSO DA pRImEIRA NOITE DO FESTIvAl gASTRONômICO “vIAgEm gOURmET” DO OlIvIER, CAChOEIRO hOjE vAI ApRECIAR mAIS UmA NOITE DA CUlINÁRIA ITAlIANA »

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

OLÍVIA [email protected]

do (entradas, prato princi-pal, sobremesa, harmoni-

zados com dois rótulos de vinho, água e café).

PRATO DO DIA

FOTO

S: AR

QUIVO

RES

TAUR

ANTE

OLIV

IER

QUINTA-FEIRA, 02/08/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

Em sua quarta edição a Festa do Tomate que acontecerá neste fim de semana nos dias 04 e 05 de agosto, está sendo orga-nizada mais uma vez pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e comu-nidade local. O evento ocorre novamente na es-cola Tereza de Avelar Pí-coli, que recebeu cente-nas de pessoas na edição do ano passado.

A programação conta com shows, concurso da

Rainha do Tomate, venda de petiscos, almoço co-munitário e concurso do tomate, que vai distribuir prêmios em dinheiro para os melhores frutos.

O evento é gratuito, aberto ao público, a partir das 19h30 de sábado (04), quando ocorre a solenida-de de abertura. O ponto alto da noite deverá ficar por conta do Concurso da Rainha do Tomate e dos shows de Alex Cam-panha e Musical Pratea-do, em seguida.

No domingo (05) a pro-gramação continua com celebração eucarística, al-moço com moda de viola e concurso do tomate, que vai eleger os tomates mais saborosos do distrito. Os três primeiros colocados vão dividir R$ 3.500,00 em dinheiro, sendo R$2.000,00 para o primei-ro colocado, R$1.000,00 para o segundo e R$500,00 para o terceiro. O encerra-mento contará com sorteio de prêmios e show da dupla Élito & João Paulo.

Festa dotomate em Córrego dos monos neste fim de semana

O FIM DE SEMANA PROMETE MUITA ANIMAçÃO COM A FESTA DO TOMATE NO DISTRITO DE CóRREGO DOS MONOS, EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM »

HOJE NA TV

Sinopse: O astro do susto, Sulley, e seu assistente, Mike, trabalham na Monstros S.A., maior fabrica de processamento de gritos de Monstrópolis. Sua principal fonte de energia são os gritos das crianças humanas. Os monstros, no entanto, acreditam que elas são perigosas e entram em pânico quando uma menina invade seu mundo.

Rede Globo. Sessão da Tarde, 16h00

monSTRoS S.a.

Clara vê Zenó-bio ao lado de Melissa. Rodrigo se revolta com Beatriz. Virgílio avisa a Melissa que foi expulso da casa de Rodrigo. Beatriz descobre sobre a divulgação do conteúdo de suas sessões com Rodrigo na internet.

epifânia ouve Chayene Confes-sar que não está grávida. Cida e Rodinei provocam Sônia. Sônia desconfia de que Sarmento esteja armando alguma coisa. Cida destrata Isadora. Otto pensa em abrir um escritório de advocacia.

aliCe e pilar brigaM na sala de estar do elite Way. Leila flagra Tomás na sala de Jonas. Miguel e Binho se encaram no quarto de Pilar. Os novos alunos reclamam da comida do Elite Way e deixam Pingo e Cilene furiosos. Lucas e Aline se desentendem.

eliZa teMe que otávio assuMa sua verdadeira identidade. Eliza não conta o que viu, mas Otávio (Martim) fica desconfia-do e tenta beijá-la. Eliza se recusa e pede que ele retire suas coisas da suíte.

CarMinha foge da Mansão. Jorginho procura Lucinda. Car-minha manda Nina ao mercado. Jorginho pres-siona Nina para saber a verdade sobre o passado, mas ela não cede. Leandro marca um encontro com Beverly. Carminha apro-veita a ausência de Tufão e foge da mansão. Alexia propõe a Cadinho que ele crie uma escala para ficar com as três mulheres. Max leva Nina à força para seu barco. Todos na mansão estranham a demora de Nina. Adauto se oferece para fazer o almoço. Nina diz a Max que Carmi-nha lhe prometeu muito dinheiro e promete que dará a ele toda a quantia.

amoR ETERno amoR REbEldE

mÁSCaRaS

aVEnIda bRaSIl

CHEIaS dE CHaRmE

Globo, 18h00 Record, 19h00

Record, 22h15

Globo, 21h00

Globo, 19h15

divulgação PMCi

QUINTA-FEIRA, 02/08/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Um novo mês, quantas promes-sas e expectativas! E você pode mes-mo nutrir algumas delas: reconheci-mento, caminho livre, curiosidades saciadas... hoje a dica é inaugurar o mês ao lado de amigos fieis, leais, num clima super informal.

Algo pesa, sim, tudo parece de-finitivo e é Saturno que deixa o ar assim. Marte acrescenta a pimenta da pressa neste agosto que começa sob o signo da renovação. Você que se conecte com as vibrações de longe para assentar a cabeça.

É lá no interior da casa, onde pode ficar a vontade e ninar seus sonhos com as canções de revolta e renovação cultural, que o mês co-meça pra você. E a noticia é boa, caprichada no otimismo, com es-perança de melhora geral.

Os sagitarianos, seres que prezam a liberdade de movimento acima de tudo, irão adorar o mês que come-ça. Sem lamentações enganosas, ou distrações do cotidiano. Começa com mente clara, gosto pelo estudo, sofisticação e bom humor.

O seu maior bem são as ideias e os projetos do amanhã. E eles emer-gem, dando força ao nascimento de agosto, mês de agouros pequenos. Vênus e Saturno garantem a força de um amor gentil, profundo, ina-balável, ou quase isso.

A Lua está em seu signo. Ela abre o mês e envia os raios imprevisíveis da luz aquariana para o mundo. Claro que você é quem as decodi-fica, pelo corpo e pela voz. Que se traduz em sensibilidade e por isso é preciso se cuidar, se proteger.

É bom dormir mais, falar de me-nos, deixar-se cismando, nas bordas, nas fronteiras; é começo de mês, momento de reorganizar as ideias, tentar abordagens mais distancia-das. Os artistas do zodíaco são vocês. Façam seu trabalho, agora.

Capriche no visual logo neste início de mês! Destaque total. Que tal começar agosto caprichando em casa? Faça aquela comidinha especial para os seus queridos, inove em algum detalhe, crie um ambiente inspirador.

Clima variado, intenso, novida-des no ar - quer mais noticia boa, pra você que adora mudança? Vê-nus, Marte e Saturno garantem la-ços fortes, amizades que sustentam nas horas sérias. Agosto começa enviando raios de amor pra você.

Espante o sentimentalismo e ligue o modo racional pra entrar em agosto com o pé direito! O mês promete pra você - assuntos parados de trabalho se definem, amores se decidem também. Va-lores e finanças em alta.

Agosto ao gosto do leonino que aniversaria neste mês, que irradia e brilha no centro dos acontecimen-tos dando um show de competên-cia. O bom humor não vai faltar e você pode sair da toca, há muita gente lá fora te esperando.

Mercúrio e Netuno enviam uns raios enganosos neste comecinho de agosto, então não se fie em pro-messas, aparências, aposte mais na dedução racional e objetiva. A musica vai levantar seu espírito. Prestigio em momento critico.

Viviane Araújo ganhou um especial da revista “Sexy”. Na publicação, fo-tos inéditas do ensaio que ela fez em janeiro, o décimo de sua carreira.

Com os cabelos mais escuros, Brad Pitt rodou cenas do filme “The Counse-lor” na última terça-feira, 31, em Londres, na Inglaterra. O ator também aparece com um chapéu de caubói nas filmagens do longa dirigido por Ridley Scott.

Kristen Stewart teria terminado o affair com o dire-tor Rupert Sanders horas depois de ter sido flagrada pela revista “US Weekly” beijando-o. A informação

foi publicada pelo site do jornal “Daily Mirror”. “Ela não tinha in-tenção de deixar Robert e Rupert nunca falou em abandonar a família por ela”, afirmou uma fonte ao jornal.

Depois de muito se es-pecular sobre o destino de Robert Pattinson após ele deixar a casa em que mo-rava com Kristen Stewart, a próxima edição da “US Weekly” parece trazer a resposta. De acordo com a publicação, Pattison estaria refugiado em um rancho de férias de Reese Witherspoon na cidade de Ojai, na Califórnia, nos Estados Unidos. Os dois contracenaram no filme “Água para elefantes”.

Ellen Rocche aparece usando uma blusa decota-da em foto posta-da por ela na rede social Instagram na madrugada de ontem. “Do fundo do baú”, escreveu a atriz na legenda da foto.

RevistaLAnçA ESPECiAL Com

foToS inédiTAS do nu dE ViViAnE ARAújo

Com os Cabelos mais esCuros, brad Pitt roda filme em LondRES

KRiSTEn STEwART teria romPido Com diretor horas aPós o PolêmiCo flagra

RobERT PATTinSon estaria refugiado em Casa de reese WithersPoon, diz revista

ELLEn RoCChE aPareCe Com blusa deCotada em foto ‘do fundo do baú’

horósCoPo

www.AQUIES.com.brQUINTA-FEIRA, 02/08/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

A Fotógrafa Patricia Monteiro vem se destacando em todo o Litoral Sul do ES, neste flash fotografada pelo noivo Wesley Leal

Bom dia especial para Mateus Bazoni e Angelica Valdo.

RICARDO FERRAZ a cada dia está desbravando novas fronteiras: depois de ser capa da revista REA-ÇÃO, especifica para o mundo da inclusão dos deficientes, agora vai entrar em outra seara.

O CARTUNISTA poderá gravar um comercial de TV para São Paulo, falando de um produto que atende os deficientes com conforto. Saiba tudo AQUI.

TRANSPORTE coletivo de Ca-choeiro ainda tem sérios proble-mas quanto aos horários. Fica di-fícil se programar e o centro fica cada vez mais cheio de veículos.

RAMON SILVEIRA comanda a atração que será neste sábado, em parceria com Preguiça Eventos.

ELYAN PEÇANHA, o consagrado Colunista Social de Cachoeiro de

DEPOIS DE GRANDE SUCESSO no Shopping Sul, em Cachoeiro, de volta a Turma do Pagode no Atalanta, em Castelo.

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

O Famoso cartunista Ricardo Ferraz entre seus amigos Saulo Calazans e Ramon Barros

FOTO: CINTIA CAMPAGNA

FOTO: WESLEY LEAL

Itapemirim, sempre sendo prestigiado por nossos colegas Hélio Dórea e Mauricio Prates.

DROGAS são os novos aliados de jovens e al-guns marmanjos para fugir da lei seca. Se não pode beber eles buscam outras formas de “ex-travasar”.

NA HORA de escolher seus candidatos, vale observar se as propostas estão fora da realida-de.

EM UMA CIDADE como Cachoeiro, centenas de coisas são inviáveis. Se prometidas nunca serão cumpridas.

FOTO

: LUC

AS SO

UZA C

ARVA

LHO

quinta-FEiRa, 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL 11ECOnOMiawww.aquiES.com.br

Shopping Nova Cachoeiro apresenta seu masterplan

a PREviSÃO é DE quE »O SHOPPinG CEntER SEja

COnCLuíDO DEntRO DE DOiS Ou

tRêS anOS. O invEStiMEntO é

DE R$ 105 MiLHõES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Os empreendedores do Shopping Nova Cachoei-ro, que será construído no bairro BNH, às margens da avenida Jones dos San-tos Neves, participaram de encontro na tarde de ontem, com a prefeitura de Cachoeiro.

Irineu Coelho Neto e José Guilherme Lima apresentaram o mas-terplan da obra, estudo amplo que traz núme-ros como de viabilidade econômica, volume de vendas, expectativa de emprego gerado e fluxo de pessoas. Participaram o prefeito Carlos Cas-teglione, o vice-prefeito Braz Barros e o secretário municipal de Desenvolvi-

mento Econômico, Ricar-do Coelho.

O complexo comercial foi planejado para o terre-no onde atualmente fun-ciona uma indústria de beneficiamento de café. São mais de 50 mil metros quadrados de área cons-truída. A intenção dos empreendedores é que o complexo comercial, com mais de 200 lojas dis-tribuídas em dois pisos, seja o primeiro centro de compras com amplitude regional do município.

A previsão é de que o sho-pping center seja concluído dentro de dois ou três anos. O investimento previsto pelos empreendedores é de R$ 105 milhões. divulgação PMCi

COMUNICADOIMOBILIÁRIA SANTA CECÍLIA LTDA, torna público que Requereu junto ao IEMA Ampliação da Área do Loteamento denominado “Nova Guaçui”, através do processo nº 39169448 – LAR 055/2009, com pedido de renovação, bairro Santa Catarina, Município de Guaçui/ES

GUAÇUI, 27/07/2012.

COMUNICADO“AUTO PEÇAS MODELO LTDA” torna público que obteve do SEMMA, LICENÇA DE OPERAÇÃO PARA ATIVIDADE DE ESTOCAGEM, COMERCIALIZAÇÃO E/OU RECICLAGEM DE SUCATAS METALICAS, situada na AV. JONES DOS SANTOS NEVES S/N BAIRRO SANTO ANTONIO na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Governo assina acordo que beneficia pequenos supermercados

Com a medida, será possível proCeder o redespaCho de merCadorias do Centro de distribuição da Central de Compras »

ESTADO

O Governo do Espí-rito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e a Central de Compras do Brasil LTDA, assinaram ontem um Termo de Acordo, no gabinete do governador Renato Ca-sagrande, garantindo a 87 estabelecimentos co-merciais capixabas – en-tre mercearias e super-mercados de pequeno porte – a efetivação de compras de mercadorias nas indústrias do País de maneira conjunta, com maior poder de nego-ciação e por um menor preço unitário.

Com a medida, será possível proceder o re-despacho de mercadorias do Centro de Distribui-ção da Central de Com-pras. Dessa forma, estará garantida a transferência de produtos adquiridos em conjunto pelos esta-belecimentos beneficia-dos, em nome de cada uma das empresas filia-das, para que possam, por meio de seus veícu-los, promover a retirada dos produtos solicitados, com as notas fiscais ori-ginais geradas pelas in-dústrias remetentes.

A perspectiva é de que seja possível uma me-

lhor negociação do preço junto às companhias for-necedoras de produtos e de que a economia seja transferida ao consumi-dor final. O acordo assi-nado ontem tem valida-de de três anos, podendo ser renovado entre as partes após renegociação à época. A Sefaz também acredita que seja possí-vel estender o benefício a outras centrais da mes-ma natureza, caso haja demanda por parte do setor.

“A nossa determinação de Governo é promover o desenvolvimento de forma sustentável, equi-librada, e o aumento no poder de negociação e a facilitação do transporte de produtos por parte dos filiados à Central de Compras será importan-te para o aquecimento da economia, para a geração de novos postos de traba-lho e de oportunidades para mais capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.

O encontro contou com a participação dos secretários de Estado da Fazenda Maurício Du-que e da Casa Civil Luiz Carlos Ciciliotti, do sub-secretário de Estado da Receita, Gustavo Assis

quinta-Feira, 02/08/2012 CaChoeiro de itapemirim e reGião sul

www.aquies.com.br12 eConomia

Guerra, do presidente da Acaps João Carlos De-vens, do vice-presidente da Central de Compras João Falqueto, além de outros representantes do setor.

CuSTOS mEnOrESAs notas fiscais emi-

tidas pela indústria já terão como destina-tários os próprios su-permercados, e não a Central de Compras, o

que também permitirá a redução dos custos na área administrativa. Se-gundo o subsecretário de Estado da Receita, Gustavo Assis Guerra, o Termo de Acordo prevê o ingresso de mais esta-belecimentos à Central de Compras.

“A mercadoria vai para a Central e lá o comer-ciante retira o que ele comprou. Dessa forma os trâmites ficarão mais

fáceis e certamente o custo por tonelada vai ficar mais barato. E des-sa maneira, abrem-se as portas também para a entrada de novos esta-belecimentos na associa-ção, o que vai consolidar ainda mais a atuação de seus membros no merca-do”.

O vice-presidente da Central de Compras, João Falqueto, afirmou que o acordo traz novas

possibilidades ao setor. “Acredito que a partir de agora a negociação será facilitada e teremos mais segurança para fazer nossas compras. Até en-tão, se dez comerciantes comprassem da indús-tria, seriam dez entregas diferentes e agora pode-mos comprar uma vez e receber tudo de forma única. Isso reduz os pre-ços e o consumidor sai ganhando”, disse.

divulgação

QUINTA-FEIRA, 02/08/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 13CIDADESwww.AQUIES.com.br

Município vai participar da GranExpoes

Prefeitos querem alterar critério do menor preço na Lei de Licitações

Linhas de crédito rurais do Bandes serão apresentadas para agricultores

IbATIbA IRá MONTAR O ESPAçO DO TROPEIRO, DENTRO DO FESTIvAL DA CULTURA CAPIxAbA, ONDE IRá SERvIR COMIDAS TíPICAS, INCLUINDO O FEIjÃO TROPEIRO »

IBATIBA

O município de Ibati-ba vai participar da 36ª edição da GranExpoes, o maior e mais importante evento de exibição, ran-queamento e comerciali-zação de bovinos de leite e corte, ovinos, caprinos, equinos e muares do Es-pírito Santo. O evento acontecerá entre os dias 8 e 12 deste mês, onde também acontecerá o 2º Festival da Cultura Ca-pixaba, Ibatiba irá par-ticipar com o Espaço do Tropeiro.

Ibatiba é oficialmen-te reconhecida como

Brasília - Os problemas de gestão no âmbito municipal e os impasses causados pela Lei 8.666, de 1993, que tra-ta das licitações na adminis-tração pública, estão sendo discutidos em Brasília, em seminário promovido pela Associação Brasileira de Mu-nicípios (ABM).

Prefeitos e técnicos go-vernamentais defenderam a reformulação do dispositi-vo, conhecido como Lei de Licitações, que conta com 400 propostas de mudança em tramitação no Congresso

Nacional. Uma das caracte-rísticas da lei mais criticadas nos debates tem sido o cri-tério do menor preço numa contratação.

Segundo o presidente da ABM, Eduardo Pereira, fazer contratações ao preço mais baixo alcançado nas licitações “é problemático”. Ele exem-plificou o caso de uma obra inacabada em seu municí-pio (Várzea Grande, em São Paulo) que foi abandonada pela construtora, “ficando o trecho pior do que estava”.

Para Eduardo Pereira, há

uma série de outras exigên-cias em vigor que travam os procedimentos administra-tivos e, no entanto não têm impedido a ocorrência de ca-sos de corrupção. “Da forma como está, as obras deixam de ser feitas”, alegou.

As prefeituras enfrentam também problemas de gestão e precisam seguir a lógica da boa realização dos projetos, criticou. “O aperfeiçoamen-to da Lei 8.666 é necessário e será bom para todos os mu-nicípios”, segundo ele.

O representante da Fren-

te Parlamentar Mista para Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa, Aroldo Nu-nes, concordou com o pre-sidente da ABM na crítica ao critério do menor preço. “Isso gera o grande número de obras inacabadas que exis-te, porque os custos acarretam depois a falta de recursos para concluí-las”. Ele entende que a melhor fórmula para punir irregularidades nas obras pú-blicas é aumentar o tamanho das penalidades.

Nunes critica também o excesso de cotas previstas em

lei para grupos específicos de trabalhadores. “Se todas fo-rem atendidas, não sobrará espaço para pessoal qualifica-do e os projetos ou não vão acontecer e ou darão prejuí-zo”, afirmou.

Além dos problemas da lei, de acordo com Nunes, “há também os entraves na gestão pública, que precisa vencer a precariedade dos mecanismos de planejamen-to de gestão, que devem visar o longo prazo”. O palestran-te assevera que nesse ponto “o Brasil está perdendo o bonde

da história, não por falta de dinheiro e sim por problemas de gestão”.

A Associação Brasileira dos Municípios vai, ao final do Seminário sobre Alterações na Lei de Licitações de Con-tratos, constituir grupo de trabalho para fazer sugestões de mudanças na Lei 8.666, que vão ser encaminhadas ao Poder Legislativo. Até o en-cerramento, amanhã, o en-contro vai abordar também orientações para os prefeitos sobre o encerramento de seus mandatos, este ano.

Produtores rurais, agricul-tores e técnicos agrícolas es-tarão reunidos neste sábado (04), em Mimoso do Sul, para conhecer as linhas de crédito e procedimentos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O encontro será em Novo Brasil, município de Mimo-so do Sul, e está dividido em dois momentos: na parte da manhã, os agricultores par-ticipam do Dia de Campo (empresas de insumos agrí-colas) e, no período da tarde, serão realizadas palestras. A apresentação do Bandes será

às 14h00.Os resultados dos investi-

mentos do Bandes no seg-mento rural também serão apresentados no encontro. Nos seis primeiros meses de 2012, por meio do Progra-ma de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pro-naf), o Bandes investiu R$ 547 mil para agricultura fa-miliar em Mimoso do Sul. Em 2011, foram mais de R$ 1,6 milhão para os produto-res rurais mimosenses.

Para o diretor de Crédito e Fomento do banco, Eve-raldo Colodetti, a presença

do banco levando crédito e desenvolvimento ao homem do campo é fruto da parce-ria com consultores e outras instituições que contribuem para estruturar os processos de financiamento.

“O Bandes tem sua estru-tura física em Vitória, mas nossa atuação abrange todos os municípios do Estado por conta dos consultores de microcrédito, consultores urbanos e consultores rurais. É uma equipe de profissio-nais capacitados pra auxiliar o produtor com o projeto, com informações sobre fi-

nanciamento e com a docu-mentação. Qualquer produ-tor rural pode contar com nossos financiamentos, e não precisam sair de suas pro-priedades, o consultor vai ao produtor para ele ter acesso ao crédito e, assim, mais su-cesso em suas propriedades, aumentando e melhorando a produção e gerando mais renda”, destaca.

De acordo com o geren-te de Relacionamento do Segmento Rural do Bandes, César Roriz, a expectativa é apresentar as linhas de crédito do Bandes destinadas à agri-

cultura familiar e também as propriedades de médio porte. “É importante que os agricultores e os profissionais agrícolas conheçam as linhas de crédito trabalhadas pelo banco. A região de Mimoso tem como destaque a pro-dução na pecuária de leite e também o café conilon”, des-taca o gerente.

InvesTImenTo no cAmPoOs financiamentos do

banco por meio do Progra-ma Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) acabam de alcançar mais uma mar-

ca importante. Em junho, o programa superou 2,6 mil contratos aprovados e R$ 103,2 milhões liberados para o segmento.

Esse número representa o trabalho da equipe de Cré-dito e Fomento do Bandes, consolidado com o tempo, e já representa cerca de 80% de todo valor liberado em 2011 para os agricultores de pequeno porte. A meta é chegar aos R$ 155 milhões em financiamentos e 5.500 contratos com os produtores rurais de base familiar até o final deste ano.

a Capital Capixaba do Tropeiro e, no espaço montado pelo municí-pio, dentro do festival estarão o rei e rainha do tropeiro e acontecerão apresentações musicais. No Espaço do Tropei-ro, o visitante também encontrará comidas típi-cas – inclusive o famoso feijão tropeiro, poderá escutar os “causos” con-tados pelos tropeiros e assistir ao desfile de tro-pas de burros e carros de boi, num resgate históri-co e cultural.

Na Feira, os municí-

nAcIonAL

mImoso do suL

pios apresentam o que têm de melhor e de mais expressivo de sua cultu-ra, incluindo artesanatos e os principais produtos da culinária e do agrotu-rismo local, além de apre-sentarem projetos que vêm sendo realizados com foco no desenvolvimento regional. O espaço terá dezenas de atrações, en-tre artes plásticas, peças teatrais e muita música, que vai desde sertanejo, moda de viola e forró, passando pelo pop, rock e samba-rock, até corais e música clássica. no espaço de Ibatiba serão servidos pratos típicos como o feijão tropeiro

divulgação

quinta-FEiRa, 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.aquiES.com.br14 COMuniDaDES

divulgação

PROGRaMaçÃO

Biblioteca Pública Municipal recebe R$ 8 mil em livros

PROGRaMa Da BiBLiOtECa BRaSiL PROPORCiOnOu a DOaçÃO, quE »EnGROSSOu O aCERvO Da BiBLiOtECa MuniCiPaL “PaDRE ZEFERinO MaGnaGO”.

vargem alta

ConCeição do Castelo

A Biblioteca Municipal de Vargem Alta foi con-templada com uma doa-ção de aproximadamente R$ 8 mil. A premiação ocorreu após a Biblio-

teca ter sido inscrita em um edital do Programa Biblioteca Brasil, onde bibliotecas de todo o país participaram e concor-reram na tentativa de re-ceber o recurso, utilizado para adesão de mais livros para engrossar o acervo.

O departamento de Cultura do município de Vargem Alta afirma que metade do valor já foi re-cebido, e que vários livros foram adquiridos, alguns contemporâneos, inclu-sive. A outra metade do repasse para adesão de ou-

REDAÇÃ[email protected]

tros volumes deve ser libe-rada nos próximos 45 dias, ainda de acordo com o de-partamento de Cultura.

A medida é considerada um incentivo à leitura, já

que a estrutura da Bibliote-ca atende ao município, aos distritos e também aos es-tudantes. O Departamento de Cultura ressalta ainda que a medida proporciona

maior e melhor estrutura para a Biblioteca Púbica Municipal, que funciona de 08h00 às 12h30, e das 13h30 as 16h00, de segun-da a quinta-feira.

Feira de agroturismo e planejamento estratégico a partir de amanhã

sexta-feira (03)15 às 18 horas - Seminário de Planejamento Estratégico da Região das Montanhas Capixabas.19 horas – Abertura oficial: Composição da mesa com autoridades – Lançamento oficial do Circuito Turístico “Caminhos do Imperador”.21 horas – Fala das autoridades e entrega das placas (Placa Município-Sede e Município Eleito para receber a feira em 2013).

sábado (04)10 horas – Passeio no Circuito Turístico (até as 15 horas) – Valor de R$ 15,00 por pessoa com direito a almoço.11 horas – Abertura da feira e praça de alimentação.14 horas – Apresentação cultural “grupo de dança de Domingos Martins”.15h30 – Apresentação cultural “Coral Sol da Manhã – Venda Nova do Imigrante”.16 horas – Apresentação cultural “Folia de Reis – Conceição do Castelo”.17 horas – Apresentação do documentário da 2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural “No Tempo da Nonna – Vargem Alta/ES – MCA Rural 2010”.17h30 – Apresentação Infantil de Balé – Vargem Alta.18 horas – Apresentação cultural “Quadrilha – Escola Aldy Soares”.19 horas – Cantarola Italiana com Mini Tombo da Polenta – Venda Nova do Imigrante.20 horas – Show com Toni da Viola – Afonso Claudio.22 horas – Show com Alencácio – Brejetuba.23h30 – Show com Gelo Seco Acústico.

domingo (05)9h30 – Abertura da feira.10h30 – Apresentação cultural “Grupo de Dança – Marechal Floriano”.12 horas – Apresentação cultural “Concertina e Casamento Pomerano – Laranja da Terra”.13 horas – Samba de Boteco.16 horas – Encerramento da feira.

O Montanhas Capixa-bas Convention & Visi-tors Bureau, a Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo (Agro-tures) e a Prefeitura Mu-nicipal de Conceição do Castelo realizarão a partir de amanhã até domingo (05) o Seminário de Pla-nejamento Estratégico da Região das Montanhas Capixabas e a Feira Regio-nal de Agroturismo.

No evento, que conta com o patrocínio da Se-

cretaria Estadual de Turis-mo (Setur) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito San-to (Sebrae-ES), contará com o seminário de pla-nejamento estratégico e o lançamento oficial do cir-cuito turístico “Caminhos do Imperador”, além da entrega das placas Muni-cípio-Sede e Município Eleito para receber a feira em 2013.

O evento terá ainda pra-ça de alimentação, apre-

sentações culturais com grupos de danças e músicas típicas, folia de reis, balé, mini tombo da polenta e até samba de boteco. Para quem vai participar do evento, os organizadores sugerem os seguintes lo-cais: Conceição do Caste-lo – Hotel Shambley (28) 9946-2884 ou Lao’s Hotel (28) 3547-1071; Venda Nova do Imigrante: Ho-tel Ventorim (28) 3546-6614 ou Hotel Esmig (28) 3546-1213.

ilustração

quinta-FEiRa, 02/08/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL 15SaúDEwww.aquiES.com.br

divulgação

Santa Casa em estado permanente de negociação com médicos

CatEGORia buSCa MELHOR COnDiçõES DE tRabaLHO E REajuStE SaLaRiaL »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

REgIOnAl

Os médicos da Santa Casa de Cachoeiro chega-ram a paralisar suas ativida-des ontem. Eles atenderam apenas casos de urgência e emergência. A categoria busca melhor condição de trabalho e reajuste salarial. A diretoria do hospital, entretanto, se reuniu com os profissionais na noite de ontem e conseguiu suspen-der o movimento. Agora, os atendimentos aconte-cem normalmente. Apesar

do anúncio do governo estadual em repassar R$ 440 mil por mês, há insa-tisfação.

O membro do conselho deliberativo, padre Rômulo Zagotto, disse que as nego-ciações continuam. “Esta-mos em estado permanente de negociação com os mé-dicos. Eles querem reajuste salarial e nós vamos tratar dessa demanda junto ao governo do estado. Espe-ramos ter o apoio”, disse padre Rômulo.

A reunião, que teve início as 17h00 e terminou pouco

mais das 19h00 de ontem, apontou a insatisfação dos médicos, que alegam es-tar sem reajuste salarial há quatro anos. Além disso, eles buscam investimento para dar condições melhor de trabalho e conforto aos pacientes.

Padre Rômulo ponderou que a situação financeira do hospital é complicada. “Temos o suficiente para cumprir os compromissos dos serviços ofertados. Mas acredito que negociando consigamos chegar a índi-ces satisfatórios”, acrescen-

filipe [email protected]

tou. Não foram divulgados índices de reajuste.

REPAssEFoi aprovado pelo gover-

no do estado um comple-mento de recursos ao hos-pital, que passa a receber a partir de setembro mais R$ 440 mil mensais, que serão voltados inicialmente para pagamento a fornecedores, como de equipamentos e remédios.

A reivindicação de com-plemento é antiga, e o valor solicitado era de R$ 597 mil mensais, correspondente a

valor já sinalizado pelo es-tado mais diferença de R$ 350 mil em pedido oficiali-zado na semana passada.

O novo repasse de R$ 440 mil está garantido até dezembro, quando deve es-

tar conclusa uma nova fase de diálogo entre hospital e governo estadual. A Santa Casa recebe hoje mensal-mente por procedimentos via SUS cerca de 2,6 mi-lhões.

secretaria de saúde inicia ações para identificação e tratamento do tracoma no sulA Secretaria de Estado da

Saúde (Sesa) iniciará uma série de ações em nove mu-nicípios do sul do Espírito Santo para identificar e tra-tar o tracoma, considerado a segunda maior causa de cegueira evitável no mun-do. A iniciativa será realiza-da com base em um estudo feito pelo Ministério da Saúde (MS) que indicou os

lugares com maior incidên-cia da doença.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Supe-rintendência Regional de Cachoeiro de Itapemirim e têm o objetivo de incluir as atividades de eliminação do tracoma no programa de atenção básica de Mimoso do Sul, Jerônimo Montei-ro, Atílio Vivácqua, Gua-

çuí, Itapemirim, Irupi, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Iúna.

Para que isso seja alcança-do, no próximo dia 27 de agosto a Superintendência promove, em Cachoeiro de Itapemirim, uma palestra para capacitar representan-tes dos nove municípios citados acima. A programa-ção inclui ainda uma ação

de campo que terá início no dia 28 de agosto em Je-rônimo Monteiro, mas que depois percorrerá as demais oito localidades.

“Nas capacitações vamos explicar mais sobre a doen-ça e diferenciar seus tipos de manifestação. Depois vamos para a parte prática, realizando uma busca ati-va em alunos do 1º ao 5º

ano do ensino fundamental nesses municípios”, explica a referência técnica regional do Programa Estadual de Tracoma da Sesa, Gabriela de Jesus Paula.

Durante as ações, técni-cos da Sesa vão capacitar médicos, enfermeiros e téc-nicos da vigilância epide-miológica dos municípios no exame de inversão da

pálpebra superior, método por meio do qual é pos-sível descobrir indício do tracoma. Caso alguém seja identificado, o tratamento já poderá ser iniciado. De acordo com Gabriela, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tracoma a segunda maior causa de cegueira evitável no mundo.

SEGURANÇA qUiNtA-FEiRA, 19/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SUL

www.AqUiES.com.br16

Ambiental recolheu quase 3 mil animais silvestres no primeiro semestre de 2012

DEStACA-SE qUE DE jANEiRO A DEzEMbRO DE 2011 FORAM RECOLHiDOS 4.093 ANiMAiS, CONtRA 2.605 EM 2010 »

ESTADO

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheu 2.824 animais sil-vestres no primeiro semes-tre de 2012, entre aves, ma-míferos e répteis, nos diver-sos municípios do estado. Os dados apresentam um crescimento de 106% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram re-colhidos 1.370 animais.

Foram apreendidos 2.416 aves de várias espécies, contra 1.134 no mesmo período do ano passado, o que represen-ta um aumento de 113%. Quanto aos mamíferos, fo-ram recolhidos 182 animais, contra 92 em 2011. Os nú-meros também apontam um aumento no recolhimento de répteis, principalmente

cobras e jacarés, que totali-zaram 226 animais, contra 144, no mesmo período do ano passado.

Destaca-se que de janeiro

a dezembro de 2011 foram recolhidos 4.093 animais, contra 2.605 em 2010. Isso quer dizer que nos primei-ros seis meses de 2012, o

Batalhão já recolheu mais de 90% do número de ani-mais apreendidos em todo o ano de 2010. Em grande parte dos casos, os animais

foram encontrados em ca-tiveiro sem autorização do órgão competente ou em situações de maus tratos. A maioria deles foi enca-minhada aos centros de reintrodução de animais, para exames e providências necessárias ao seu retorno à natureza em áreas de reserva ambiental.

O BPMA recomenda àquelas pessoas que pos-suem animais silvestres em situação irregular, para que procurem a base mais próxima da Unidade para recolhimento dos mes-mos, mediante a devolu-ção voluntária e que jamais soltem de forma indiscri-minada animais silvestres provenientes de cativeiro, em decorrência dos sérios riscos de danos à natureza.

“Os números refletem os resultados do policiamento ambiental preventivo e re-pressivo realizado pela Uni-dade, aliado às parcerias com os vários órgãos de defesa do meio ambiente, bem como o aumento das denúncias da sociedade capixaba, visando à prevenção e o controle dos crimes ambientais em nosso estado”, disse o comandante do BPMA, tenente coronel Andrey Carlos Rodrigues.

O comandante enfati-zou, ainda, a importância nos investimentos na edu-cação das comunidades, para a preservação da vida silvestre em nosso meio ambiente: “A educação é o melhor caminho para conscientizar a todos em prol do equilíbrio ambien-tal e da sustentabilidade”.

polícia ambiental