livro dos espíritos q368 ese cap.28 item30

13
O objetivo da alma é o desenvolvimento de todas as faculdades a ela inerentes. Para consegui-lo, ela é obrigada a encarnar grande número de vezes, na Terra, a fim de acendrar suas faculdades morais e intelectuais, enquanto aprende a senhorear e governar a matéria. Gabriel Delanne

Upload: patricia-farias

Post on 16-Apr-2017

354 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

O objetivo da alma é o desenvolvimento de todas as faculdades a ela inerentes. Para consegui-lo, ela é obrigada a encarnar grande número de vezes, na Terra, a fim de acendrar suas faculdadesmorais e intelectuais, enquanto aprende a senhorear e governar a matéria.

Gabriel Delanne

Page 2: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

S

1- Estudo do Livro dos Espíritos - Parte II

Cap 7 - Da Volta Do Espírito À Vida Corporal

2- Estudo do Evangelho Segundo o Espitismo

Cap 28 – Coletânea de Preces EspíritasDubai, 14-02-2016

Por Patrícia Farias

http://www.livestream.comhttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Page 3: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

368. Após sua união com o corpo, exerce o Espírito, com liberdade plena, suas faculdades?

“O exercício das faculdades depende dos órgãos que lhes servem de instrumento. A grosseria da matéria as enfraquece.”

Influência do organismo

a) - Assim, o invólucro material é obstáculo à livre manifestação das faculdades do Espírito, como um vidro opaco o é à livre irradiação da luz?

“É, como vidro muito opaco.”

Page 4: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Influência do organismo

Alma

As palavras alma e Espírito, posto que sinônimos não exprime exatamente a mesma coisa A alma é pois o princípio inteligente, imperceptível e indefinido como o pensamento.A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o HOMEM; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado ESPÍRITO.

Page 5: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Influência do organismo

Kardec“A Alma e o perispírito constituem o ser chamado Espírito.”

Léon Denis“Chamamos Espírito á alma revestida do seu corpo fluídico.”

“A alma desprendida do corpo material e revestida do seu invólucro sútil, constitui o Espírito, ser fluídico, de forma humana, liberto das necessidades terrestres, invisível e impalpável em seu estado normal.

Alma

Page 6: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

As aquisições do passado permanecem latentes, não são destruídas; e como têm o seu fulcro, as suas raízes, no inconsciente, serão tanto mais opulentas e brilhantes, quanto mais longa tenha sido a trajetória da alma.

Influência do organismo

Essas aquisições é que fazem o substrato do Espírito, isso que denominamos o caráter, a marca própria de cada qual, assim como os seus pendores cada vez mais amplos para as ciências, artes, letras, indústrias, etc.

Todos os atos da vida vegetativa e orgânica hão sido conservados no perispírito, por essa maneira, durante a evolução da alma através da série de formas inferiores.

Page 7: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Assim, nós, em cada encarnação, adquirimos hábitos que acabam tornando-se semi-intelectuais, semi-orgânicos, como sejam, andar, falar, escrever, esgrimir, nadar, etc. Todos esses movimentos foram originariamente conscientes, desejados.

Influência do organismo

Depois, a repetição constante criou um hábito, formaram-se associações dinâmicas estáveis no perispírito com os movimentos fundamentais, estes se tornaram mais rápidos à força derepetição e, exigindo cada vez menos tempo e menos esforços, acabaram tornando-se inconscientes.

É assim que em nós se gravam os estados da consciência: é a memória de fixação. Temos, porém, verificado que todas as sensações, como todas as recordações, não podem existir simultaneamente, e isso em consequência do enfraquecimento do seu próprio ritmo, que as faz descer, pouco a pouco, até abaixo do mínimo de perceptibilidade e entrar, assim, no inconsciente.

Page 8: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Por outro lado, pode inverter-se o fenômeno. O Espírito faceta o corpo, mas as leis da hereditariedade podem acarretar-lhe entraves, de maneira que, durante a existência corporal, cerceada lhe fique a manifestação da inteligência em toda a sua amplitude e fulgurância. Em se lhe facultando, acidentalmente, um pouco de liberdade, vê-la-emos, então, demonstrar talentos que mal lhe suspeitaríamos em estado normal.

Pág. 185 - A menina pastora

Influência do organismo

Page 9: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

“O Espiritismo dá-nos a conhecer a alma; a Ciência nos descobre as leis da matéria viva. Trata-se, portanto, para nós, de conjugar os dois ensinos, mostrar que eles mutuamente se auxiliam, se completam, tornam-se mesmo inseparáveis e indispensáveis à compreensão dos fenômenos da vida física e intelectual, por isso que de tal concordância resulta, para o ser humano, a mais esplêndida de quantas certezas lhe seja facultado adquirir na Terra”.

Gray, 10 de agosto de 1895.Gabriel Delanne

Influência do organismo

Page 10: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Cap. 28 - Coletânea de Preces Espíritas

II - PRECES POR AQUELE MESMO QUE ORA

30. Ato de submissão e de resignação

Page 11: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Ato de submissão e de resignação

"...e andavam com ele os doze, e algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios, e Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes, e Susana...” Lucas 8:1-3

“E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.” Lucas 24:1-10

E disse Jesus:"Vai, filha!...Sê fiel!"

Joana de Cusa

Page 12: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

“Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os quetêm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade deDeus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor viráo repouso.” - Lacordaire. (Havre, 1863.)

Ato de submissão e de resignação

Religioso dominicano Mai-802 a Nov-1861Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.

Page 13: Livro dos Espíritos Q368 ESE cap.28 item30

Meu Deus, és soberanamente justo; todo sofrimento, neste mundo, há, pois, de ter a sua causa e a sua utilidade. Aceito a aflição que acabo de experimentar, como expiação de minhas faltas passadas e como prova para o futuro.

Bons Espíritos que me protegeis, dai-me forças para suportá-la sem lamentos. Fazei que ela me seja um aviso salutar; que me acresça a experiência; que abata em mim o orgulho,a ambição, a tola vaidade e o egoísmo, e que contribua assim para o meu adiantamento.