linha direta | edição 385

4
Ano 24 • nº 385 • Junho/Edição extra • 2016 É GOLPE! Equipe econômica de Temer apresenta PEC que põe fim ao Abono Salarial do PIS pág. 2 pág. 3 Assembleia define reivindicações da Campanha Salarial Unificada 2016. Aumento real e novos benefícios estão em pauta. Categoria não acei- tará retrocesso Nova campanha re- flete a importância do Sindicato para as conquistas e garan- tias dos direitos. CAMPANHA SINDICALIZAÇÃO pág. 3 Sede do Sindicato é invadida. Há suspeita de motivação política pág. 2 INVASÃO Governo Gol- pista de Temer ameaça SUS AMEAÇA pág. 2

Upload: cntrv-cut

Post on 03-Aug-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jorna do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Sorocaba, edição extra de junho de 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Direta | edição 385

Ano 24 • nº 385 • Junho/Edição extra • 2016

É GOLPE!Equipe econômica

de Temer apresenta PEC que põe fim ao

Abono Salarial do PIS

pág. 2

pág. 3

Assembleia define reivindicações da Campanha Salarial Unificada 2016.

Aumento real e novos benefícios estão em pauta. Categoria não acei-

tará retrocesso

Nova campanha re-flete a importância

do Sindicato para as conquistas e garan-

tias dos direitos.

CAMPANHA SINDICALIZAÇÃO

pág. 3

Sede do Sindicato é invadida. Há suspeita de motivação política pág. 2

INVASÃOGoverno Gol-

pista de Temer ameaça SUS

AMEAÇA

pág. 2

Page 2: Linha Direta | edição 385

2 JUNHO / 2016 - edição extraLINHA DIRETA 385

Na manhã do dia 12 de junho, as diretoras e traba-lhadores/as que foram até a sede do Sindicato para participar da Assembleia de lançamento da Campanha Salarial foram surpreendidos/as por sinais de arrom-bamento. A porta de entrada foi quebrada e armários contendo arquivos e documentos foram revirados.

Um boletim de ocorrência foi aberto e o caso está sob investigação policial. Paula Proença, presidenta do Sindi-cato, aponta que há indícios de que a ação criminosa teve motivação política. “Nada foi roubado e o crime acon-teceu no mesmo dia da Assembleia de lançamento da Campanha Salarial Unificada 2016”, afirmou a diretora.

SEDE DO SINDICATO É INVADIDA

Ação criminosa aconteceu no mesmo dia da Assembleia de lançamento da

Campanha Salarial Unificada

A equipe econômica do governo ilegítimo e golpista de Mi-chel Temer construiu uma proposta de Emenda Constitucio-nal (PEC) que ataca vários direitos da classe trabalhadora. Dentre estes ataques está o fim do abono salarial do PIS, di-reito conquistado há 46 anos para os trabalhadores e traba-lhadoras que recebem até dois salários mínimos mensais. As-sim que a PEC for promulgada, este direito não existirá mais.

A população precisa se mobilizar ainda mais para dar um basta em Temer, antes que ele dê um basta em todos os direitos trabalhistas. Em Sorocaba, todos os sábados tem “Ato Fora Temer”. Não fique aí parado enquanto seus direitos estão sendo destruídos. Lute você também!

GOVERNO GOLPISTA DE MICHEL TEMER QUER O FIM DO ABONO SALARIAL DO PIS

VOCÊ USA O SUS?O Sistema Único de Saúde

(SUS) está presente em quase todos os momentos das nos-sas vidas. Ao comprar alimen-tos, consumir em restaurantes, usar remédios, vacinas, cosmé-ticos, produtos de limpeza, fre-quentar lugares públicos, via-jar... Ele garante aos brasileiros e brasileiras muito mais que assistência médica e hospitalar.

O SUS desenvolve pesqui-sas e tecnologia de ponta em saúde, forma profissionais e é responsável pelo atendimento de urgência nas casas, nas ruas e nos Prontos Socorros. O SUS mantém a vigilância sanitária, o SAMU, os postos de saúde, os hospitais gerais e os de referen-cia. Exames de alto e baixo cus-to, assim como medicamentos

são desenvolvidos e fornecidos pelo SUS, que trabalha na pre-venção e erradicação de doen-ças, assim como na recupera-ção dos doentes.

O SUS faz tudo isso, para 202 milhões de brasileiros, com apenas 4% do Produto Inter-no Bruto (PIB). Diminuir ainda mais o financiamento do Siste-ma Único de Saúde é prejudi-car cada um dos brasileiros e brasileiras no mais importante direito do ser humano: a saúde.

É verdade: há problemas. Mas o SUS é dos brasileiros e precisa ser ainda maior e me-lhor. Não podemos permitir que um governo ilegítimo e golpista como o de Michel Te-mer acabe com este patrimô-nio do povo.

EDITORIAL:

Tabela atual do pagamento do PIS:

Até o fechamento desta edição a CEF não havia disponibilizado a nova tabela. Confira nova tabela à partir de 01 de julho no nosso site

Page 3: Linha Direta | edição 385

2 JUNHO / 2016 - edição extra JUNHO/ 2016 - edição extra LINHA DIRETA 385

ESTES FORAM OS GANHADORES E GANHADORAS DOS SORTEIOS REFERENTES AO IMPOSTO SINDICAL 2015

Além do reajuste de salário, trabalhadores/as definiram as princi-pais reivindicações para a nova convenção coletiva de trabalho

ASSEMBLEIA PERMANENTE

No último dia 12, em assembleia realizada na sede do Sindicato, a categoria aprovou a pauta de reivindicações da Campanha Sala-rial Unificada 2016 (Confira no quadro ao lado). A atividade con-tou com uma metodologia bastante participativa e todos puderam expor suas opiniões. Ao entrar no auditório, cada trabalhador/a recebeu um papel e uma caneta para anotar as reivindicações prio-ritárias. “Às vezes, por timidez, muitos deixam de expor suas ideias. Ao escrevê-las sem precisar se identificar, os participantes fica-ram mais à vontade”, analisou Márcia Viana, diretora do Sindicato.

RETROCEDER, JAMAIS!Uma das maiores prioridades elencadas pelos trabalhadores

e trabalhadoras que participaram da assembleia do dia 12 é di-zer “não” ao retrocesso. Para Paula Proença, presidenta da en-tidade, esse é um ponto de honra. “Os patrões vão usar a con-juntura econômica e política para tentar retirar direitos, mas não admitiremos nenhum retrocesso em nossa convenção”.

DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO SINDICAL

ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL!

Desde o ano 2000 nosso sindicato devolve aos trabalhado-res e trabalhadoras o Imposto Sindical através de sorteios. A decisão da diretoria em devolver tais valores se dá em vir-tude de não concordamos com a forma que essa contribui-ção é descontada, ou seja, sem discussão com a categoria.

O imposto Sindical decorre de Lei e é obrigatório a todos os tra-balhadores e trabalhadoras, de qualquer categoria profissional e que tenham carteira de trabalho assinada. Na Assembleia do dia 12 de junho, os participantes aprovaram os sorteios de 2016. Confira:

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DA ASSEMBLEIA:

- Aumento Real - Convênio Médico Gratuito

- Refeição ou Ticket Refeição Gratuitos- Transporte Gratuito

- Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários

Estamos em Assembleia Permanente da Campanha Salarial. A qualquer momento trabalhadores e tra-balhadoras serão convocados para decidirem sobre as contrapropostas dos patrões.

Serão feitos 5 sorteios realizados em diferentes ativida-des. Cada sorteio terá os seguintes prêmios:

- 1 cheque no valor de R$ 150,00 para todos os sócios e sócias quites, independente da presença na atividade;

- 6 cheques no valor de R$ 300,00 cada, para os sócios e sócias presentes nas atividades.

Page 4: Linha Direta | edição 385

4 JUNHO/ 2016 - edição extraLINHA DIRETA 385

A Campanha de Sindicalização 2016, realizada em parceria com a Confederação Nacional dos/as Tra-balhadores/as do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), segue a todo va-por e já é considerada um sucesso. Além de trazer novos sócios, ela reforça a importância do Sindicato.

O visual da Campanha remete à fábula do nascimento dos bebês. Assim como não é verdade que os bebês vêm de cegonhas, também é falsa a ideia de que os direitos e be-nefícios são presentes dos patrões. “Os empresários querem passar a

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO É UM SUCESSOTrabalhadores/as são chamados a refletir sobre a importância do sindicato

Trabalhadoras da empresa Neide Belline recebem a bolsa da Campanha de Sindicalização

impressão de que concedem, por livre e espontânea vontade, direitos e bene-fícios, quando, na verdade, tudo o que temos foi conquistado por meio de muita luta e organização e os sindicatos são a principal arma nesta luta”, apon-ta Cida Trajano, presidenta da CNTRV.

O brinde da Campanha é uma lin-da bolsa personalizada. “A ideia é envolver todo mundo no desafio de trazer novos sócios e fortalecer o sindicato para enfrentar patrões e governos que querem retirar direitos e congelar os salários”, explica Pau-la Proença, presidenta do Sindicato.

Fique por dentro de tudo que acontece na Campanha Salarial em tempo real