língua portuguesa - aula 01

4
TRT/PE e TRT/RJ REVISÃO DA MATÉRIA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FCC Português Rodrigo Bezerra 1 Pontos do edital - Fund. Carlos Chagas LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regências nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 13. Vozes verbais. 14. Emprego de tempos e modos verbais. 15. Flexão nominal e verbal. 16. Redação: confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Concordância verbal e nominal 1.(FCC - TRE/PE Analista) Atente para as seguintes frases: I. O que não falta aos países imperialistas são pretextos para conquistarem e dominarem países mais fracos. II. A utilização das aspas no último parágrafo indicam, neste caso, que se tratam de palavras atribuídas a alguém que não o autor do texto. III. Consideram-se “protestos raivosos” as razões dos mais fracos, ao mesmo tempo que se apresentam como justificáveis as barbáries do mais forte. Está plenamente adequada a concordância verbal SOMENTE em: (A) I e III. (B) I e II. (C) III. (D) II. (E) I. 2.(TRE/PR) A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em: (A) O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolve atualmente, ainda dependem dos derivados de petróleo. (B) É sabido de todos as situações que resulta em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrícolas. (C) Tem sido feito, em todo o planeta, esforços no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais já vem se esgotando. (D) A água, um dos recursos naturais essenciais à vida no planeta, já se mostram escassos em regiões bastante populosas. (E) A garantia de sobrevivência de nossa espécie deverá basear-se na conscientização sobre a necessária preservação dos recursos naturais. 3. (FCC - TRE/PE Técnico) Leia atentamente as afirmações a seguir. I. Essas qualidades contraditórias fazem seu gênio ... Substituindo-se o segmento grifado acima por Esse conjunto de qualidades contraditórias, o verbo fazer pode ser mantido no plural sem prejuízo para a concordância verbal. II. ... Delacroix, o criador de antíteses coloridas tão sonoras quanto as da poesia de Victor Hugo. Respeitando-se a concordância verbal e, em linhas gerais, o sentido, o segmento grifado acima pode ser assim reescrito: quanto as que costumam haver na poesia de Victor Hugo.

Upload: johnata-rodrigues

Post on 02-Dec-2015

18 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Língua Portuguesa - Aula 01

TRT/PE e TRT/RJ – REVISÃO DA MATÉRIA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FCC

Português

Rodrigo Bezerra

1

Pontos do edital - Fund. Carlos Chagas LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regências nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 13. Vozes verbais. 14. Emprego de tempos e modos verbais. 15. Flexão nominal e verbal. 16. Redação: confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Concordância verbal e nominal 1.(FCC - TRE/PE – Analista) Atente para as seguintes frases: I. O que não falta aos países imperialistas são pretextos para conquistarem e dominarem países mais fracos. II. A utilização das aspas no último parágrafo indicam, neste caso, que se tratam de palavras atribuídas a alguém que não o autor do texto.

III. Consideram-se “protestos raivosos” as razões dos mais fracos, ao mesmo tempo que se apresentam como justificáveis as barbáries do mais forte. Está plenamente adequada a concordância verbal SOMENTE em: (A) I e III. (B) I e II. (C) III. (D) II. (E) I. 2.(TRE/PR) A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em: (A) O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolve atualmente, ainda dependem dos derivados de petróleo. (B) É sabido de todos as situações que resulta em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrícolas. (C) Tem sido feito, em todo o planeta, esforços no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais já vem se esgotando. (D) A água, um dos recursos naturais essenciais à vida no planeta, já se mostram escassos em regiões bastante populosas. (E) A garantia de sobrevivência de nossa espécie deverá basear-se na conscientização sobre a necessária preservação dos recursos naturais. 3. (FCC - TRE/PE – Técnico) Leia atentamente as afirmações a seguir. I. Essas qualidades contraditórias fazem seu gênio ... Substituindo-se o segmento grifado acima por Esse conjunto de qualidades contraditórias, o verbo fazer pode ser mantido no plural sem prejuízo para a concordância verbal. II. ... Delacroix, o criador de antíteses coloridas tão sonoras quanto as da poesia de Victor Hugo. Respeitando-se a concordância verbal e, em linhas gerais, o sentido, o segmento grifado acima pode ser assim reescrito: quanto as que costumam haver na poesia de Victor Hugo.

Page 2: Língua Portuguesa - Aula 01

TRT/PE e TRT/RJ – REVISÃO DA MATÉRIA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FCC

Português

Rodrigo Bezerra

2

III. Cézanne admira a maestria plástica de Rubens ... Mantém-se o respeito à concordância verbal e, em linhas gerais, ao sentido caso a frase acima seja assim reescrita: Cézanne admira as obras em que se revela a maestria plástica de Rubens. Está correto SOMENTE o que se afirma em: (A) II e III. (B) I. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. 4.(FCC – TRT 20ª) As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase: (A) Graças às convicções de que Graciliano não abriam mão, acabou produzindo uma obra-prima em estilo seco e incisivo. (B) Interessava aos antigos professores de português suscitar nos alunos o gosto pelos efeitos de retórica nas redações. (C) A nenhum dos professores do ginásio ocorreriam imaginar que a linguagem falada pode ser um registro de alto valor estético. (D) Nos dois trechos citados de Graciliano Ramos encontram-se elementos da linguagem falada a que não faltam vivacidade. (E) O autor faz votos de que aos bons gramáticos se reservem, por justas razões, acomodação privilegiada no céu. 5. (FCC - TRE/MT – Analista) A concordância verbal está plenamente respeitada na frase: (A) O enfoque nas soluções únicas dos problemas que enfrentamos empobrecem, quase sempre, a qualidade mesma do raciocínio. (B) São as possibilidades de enfoques alternativos o que importam nas operações que levam a soluções múltiplas. (C) Tanto na leitura como na escrita, levem-se em conta as variáveis de interpretação, que aprofundam o sentido do texto. (D) Construir prédios escolares não implicam mais do que acréscimos de espaço material para as atividades de ensino.

(E) Admitir as imprecisões e as ambigüidades de forma alguma constituem, para o autor, qualquer entrave para os caminhos de raciocínio. 6.(FCC – TRT 23ª região) O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: (A) Se a cada um de nós efetivamente ....................... (perturbar) os que agem mal, a impunidade seria impossível. (B) ..........................-se (dever) aos homens de ação o aperfeiçoamento estrutural de uma sociedade. (C) Nas palavras dos piores contraventores ............... (costumar) haver insolentes alusões à moralidade. (D) Aos bons cidadãos não ................... (ocorrer) que os maus contam com o silêncio da sociedade para seguirem sendo o que são. (E) Aqueles de quem não .................... (advir) qualquer reação contra os desonestos acabam estimulando a corrupção. 7. (FCC – TRT 23ª região – Analista Judiciário) Quanto às normas de concordância verbal, a frase inteiramente correta é: (A) Mais gente, assim como o fez a juíza brasileira, deveriam ponderar as sábias palavras que escolheu Disraeli para convocar a ação dos justos. (B) A muitas pessoas incomodam reconhecer que sua omissão diante da barbárie as torna cúmplices silenciosas dos contraventores e criminosos. (C) É comum calarmos diante dos descalabros a que costumam dar destaque o noticiário da imprensa, e acabamos, assim, por consenti-los. (D) Quando não se opõem à ação do homem acanalhado, quando ocorre essa grave omissão, os homens justos deixam de fazer valer seu peso político. (E) Se tivessem havido firmes reações aos descalabros dos canalhas, estes não desfrutariam, com sua falta de escrúpulo, de um caminho já aplainado. 8.(FCC – TRT 9ª) Está adequada a concordância verbal nesta construção:

Page 3: Língua Portuguesa - Aula 01

TRT/PE e TRT/RJ – REVISÃO DA MATÉRIA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FCC

Português

Rodrigo Bezerra

3

(A) nem negligência, nem incúria: a combinação letal do medo e da ganância trouxeram-nos até aqui. (B) dizem muito, sobre nós e nossa espécie, o que nos fez chegar até aqui? (C) diante do inimigo, real ou virtual, lançam-se mão dos recursos nucleares. (D) são cada vez mais difíceis considerar como permanentes as fronteiras entre os Estados. (E) repousa nas providências que levem a Estados sem fronteiras a expectativa de que sobrevivamos. Vozes verbais – Sintaxe da oração 01. (FCC – APOF/SP) NÃO admite transposição para a voz passiva a seguinte construção: (A) A retomada do desenvolvimento econômico poderá propiciar o ingresso de muita gente no trabalho formal. (B) Já identificaram as atividades informais como práticas de trabalho relacionadas à luta pela sobrevivência. (C) O trabalho informal leva o trabalhador à baixa remuneração e à privação de quaisquer garantias trabalhistas. (D) O Brasil contava, no início da década de 1980, com 1/3 do total dos trabalhadores submetidos às atividades informais. (E) A ocupação informal expõe o trabalhador às inseguranças de uma ocupação inteiramente desprotegida. 02.(FCC) Transpondo-se para a voz ativa a frase As ações repressivas passam a ser legitimadas pelo referendo da população, a forma verbal resultante será: (A) passa a legitimar. (B) passam a legitimar. (C) legitimam-se. (D) têm passado a se legitimar. (E) passam a legitimar-se. 03.(FCC – Auditor TCE/AM) Na norma culta da Língua Portuguesa, é correta a seguinte equivalência entre formas da voz ativa e da voz passiva:

(A) O corpo, a linguagem e a história dos homens foram submetidos pela primeira vez a uma investigação sem preconceitos, que, por princípio, excluía a intervenção divina. = foi excluída. (B) Isso é particularmente evidente no caso da medicina hipocrática, que definiu seus métodos refletindo sobre a noção decisiva de sintoma (semeion). = tinham sido definidos. (C) Passando das civilizações mesopotâmicas para a Grécia, essa constelação alterou profundamente um de seus traços. = foram alterados. (D) Nessa negação da transparência da realidade, um paradigma indiciário de fato operante em esferas de atividades muito diferentes encontrava implícita legitimação. = era encontrada. (E) Uma diagnose de traumatismo craniano... podia ser encontrada num tratado de arte divinatória mesopotâmico = poderiam encontrar. 04. (FCC – TJ/PE – Analista Judiciário) Transpondo-se para voz passiva o segmento Para alimentar nossa insatisfação, a forma verbal resultante será: (A) seja alimentada. (B) alimentemos. (C) seria alimentada. (D) tenha alimentado. (E) fosse alimentado. 05. (FCC – Fiscal de Rendas/SP) “... um dia contará a história à filha, depois à neta.” Transpondo para a voz passiva a frase acima, a forma verbal obtida corretamente é: (A) poderiam ser contadas. (B) seriam contadas. (C) haverá de ser contada. (D) será contada. (E) haveria de ser contada. 06. (FCC) Transpondo-se para a voz passiva a frase O desafio essencial será fazer respeitar a nossa condição de ser humano, o segmento sublinhado será substituído por: (A) fazer com que respeitemos. (B) fazermo-nos respeitados.

Page 4: Língua Portuguesa - Aula 01

TRT/PE e TRT/RJ – REVISÃO DA MATÉRIA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FCC

Português

Rodrigo Bezerra

4

(C) ter feito respeitar. (D) fazer ser respeitada. (E) fizermos respeitá-la. 07. (FCC – TRF 1ª REGIÃO) ...em que estas anotações vadias foram feitas... Observando o contexto em que a frase acima foi empregada, a sua transposição para a voz ativa produz corretamente a seguinte forma verbal: (A) fizeram-se. (B) tinha feito. (C) fiz. (D) faziam. (E) poderia fazer. Texto apoio Voz passiva – Texto de apoio Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias.

Questão

TRT-PE e TRT-RJ – Slides usados na 1ª aula

(gabarito oficial) I) CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL

1) A 2) C 3) B 4) C 5) A 6) D 7) E 8) B

II) VOZES VERBAIS

1) D 2) A 3) D 4) A 5) D 6) D 7) C