lavagem de dinheiro em portugal

4
26/Janeiro/2015 Este documento contêm informações detalhadas sobre operações de Lavagem de Dinheiro promovidas por empresas licenciadas pelo Banco de Portugal Tais operações estão em andamento na data atual Dezenas de milhões de Euros são lavados mensalmente Versão atualizada e expandida com mais detalhes Uma cópia deste documento será enviada a diversos veículos de comunicação da imprensa Portuguesa no dia 1/Março/2015 para que fique evidente ao público Português a verdade sobre estas empresas e para que se verifique as medidas tomadas pelo Banco de Portugal a respeito.

Upload: maria-da-silva

Post on 07-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Este documento contêm informações detalhadas sobre operações de Lavagem de Dinheiro promovidas por empresas licenciadas pelo Banco de Portugal. Tais operações estão em andamento na data atual. Dezenas de milhões de Euros são lavados mensalmente. As empresas envolvidas: Em Portugal: MoneyOne, Mundi Transfers, e outras empresas menores. No Brasil: Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A e Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda.

TRANSCRIPT

Page 1: Lavagem de dinheiro em Portugal

26/Janeiro/2015

Este documento contêm informações detalhadas sobre operações de

Lavagem de Dinheiro promovidas por empresas licenciadas pelo

Banco de Portugal

Tais operações estão em andamento na data atual Dezenas de milhões de Euros são lavados mensalmente

Versão atualizada e expandida com mais detalhes

Uma cópia deste documento será enviada a diversos veículos de comunicação da imprensa Portuguesa no dia 1/Março/2015 para que fique evidente ao público Português a verdade sobre estas empresas e para que se verifique as medidas tomadas pelo Banco de Portugal a respeito.

Page 2: Lavagem de dinheiro em Portugal

As empresas envolvidas Em Portugal: MoneyOne, MundiTransfers,e outras empresas menores. No Brasil: Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A e Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda.

Como funciona 1. As empresas portuguesa assinam contratoslegítimosde correspondente bancário com a

Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A para o envio de remessas de imigrantes de Portugal para o Brasil. É importante notar que ambas empresas são devidamente licenciadas pelos seus respectivos bancos centrais para exercer as atividades em questão. Estes contratos são assinados para dar-se um ar de legalidade ao esquema.

2. Cria-se no Brasil uma empresa espelho, com nome muito parecido ao da instituição financeira brasileira. Neste caso, criou-se a Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda. Esta empresa não é uma instituição financeira e nem é licenciada pelo banco central brasileiro para exercer as atividades em questão.

3. A empresa portuguesa separa as diversas ordens de seus clientes, reservando as de maior valor para serem enviadas para a Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda.

4. Ao invés de enviar ordens para a instituição financeira brasileira (Midas Corretora), a empresa portuguesa envia as ordens de maior valor para serem executadas pela empresa espelho (Midas Consultoria). Estas ordens são convertidas à taxa do câmbio paralelo brasileiro (mercado ilegal, com taxas muito mais favorável à remessadora portuguesa pois embute o custo da lavagem do dinheiro proveniente dos negócios ilícitos transacionados neste mercado). É importante notar que são enviadas pelo canal ilegal preferencialmente as ordens de maior valor nominal pois assim envia-se um valor maior em relativamente poucas ordens.

5. Estas operações não são registradas no Banco Central Brasileiro pois são executadas no mercado paralelo pela empresa espelho e nunca chegaram à instituição financeira autorizada. Neste caso, nunca chegaram à Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A.

6. Várias ordens (porémsempre de pequeno valor) são realmente enviadas pelas empresas portuguesas para a instituição financeira brasileira Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/Apara que se mantenha existente o contrato mencionado no item 1 acima, mantendo-se a aparência de legalidade. Outras ordens, também de relativo pequeno valor, são enviadas para bancos brasileiros legítimos como Banco Paulista, Rendimento e recentemente para um banco novo chamado Msb Bank. Estas ordens, pagas através de canais legais, tem o intuito de criar uma aparência de legalidade ao negócio.

Formas simples de constatar a fraude É muito fácil constatar a fraude através de uma simples auditoria nas empresas portuguesas, atentando-se aos itens abaixo:

Análise dos recibos fornecidos pelo pagador no Brasil (I): Os recibos das transações (fornecidos pela Midas às empresas portuguesas) não foram emitidos pela instituição financeira brasileira, e sim pela Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda.

Análise dos recibos fornecidos pelo pagador no Brasil (II): Muitos recibos serão de pagamentos feitos em dinheiro, diretamente na conta do beneficiário no Brasil, o que é contra as regulamentações brasileiras.

Reconciliação das Transações enviadas:Basta um simples telefonema ao Presidente ou ao Oficial de Cumprimento Legal da Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A (Telefones +55(81)3327-0337, +55(81)3322-7232), localizada na cidade de Salvador, para reconciliar algumas transações e constatar a inconsistência. Os executivos da Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A não reconhecerão muitas das ordens (as de alto valor) pois na verdade elas nunca foram enviadas para a instituição financeira.

Page 3: Lavagem de dinheiro em Portugal

Revisão dos pagamentos de cobertura: Quando as empresas de Portugal enviam ordens para a Midas pagar em Reais no Brasil as empresas de Portugal ficam devendo Euros para a Midas. Elas devem pagar tais Euros (ou Dólares Americanos) para a Midas em algum momento (geralmente estes pagamentos tem periodicidade diária ou a cada dois dias). Estes pagamentos são efetuados de duas formas ilegais (de acordo com a legislação brasileira):

o Contas Ilegais: De acordo com a lei brasileira, apenas Banco Brasileiros podem ter contas no exterior

1. Mesmo assim, as empresas de Portugal enviam Euros

(ou Dólares Americanos) para contas ilegais mantidas pela Midas nas empresas Master Wire (www.masterwire.co.uk) e Currency Matters (www.currencymatters.co.uk) do Reino Unido. Estas contas em moedas estrangeira são utilizadas para a condução de atividades ilegais e não são reportadas no balanço da Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A, sendo mantidas fora do conhecimento e do escrutínio das autoridades monetárias e fiscais brasileiras. Estas contas são administradas pela filial da Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A localizada em São Paulo (sendo que a matriz em Salvador não tem conhecimento dos fatos).

o Offset (compensação) de pagamentos: As empresas de Portugal pode realizar, a pedido da Midas, pagamentos diretos para terceiros, localizados em diferentes jurisdições (principalmente China e Estados Unidos). Estes pagamentos a terceiros são fruto da venda ilegal de moeda estrangeira no câmbio paralelo brasileiro efetuados pela Midas.

Importante: É importante ressaltar que não se deve entrar em contato com a Midas pelos telefones fornecidos pelas empresas portuguesas pois estas, estando em acordo com a Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda, fornecerão números de telefones previamente estabelecidos e nomes de indivíduos preparados para confirmar a fraude.

A administração do esquema:O esquema todo é administrado através de uma filial da Midas Sociedade Corretora de Câmbio S/A localizada em São Paulo (sendo que a matriz em Salvador não tem conhecimento detalhado dos fatos).

Os riscos para o público e o sistema financeiro Português Participação em operações de lavagem de dinheiro.

Numa eventual quebra da empresa Midas Consultoria de Comércio Exterior Ltda., empresa sem capital relevante e que foi criada especificamente para ser instrumento de uma fraude, os clientes das empresas remessadoras portuguesas ficam expostos aos mesmos prejuízos causados pela empresa Fox Transfers que em Outubro de 2013 causou prejuízos de mais de 3 milhões de euros aos consumidores portugueses. Vide matéria intitulada “Banco de Portugal revoga autorização da Fox Transfers e obriga a encerrar empresa” http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=685225&tm=6&layout=121&visual=49

Mais detalhes Os participantes consideram-se seguros pois estão de comum acordo nos dois lados das transações. Por isto a fraude foi montada sem maiores cuidados e fica evidente mesmo numa auditoria superficial. As informações acima são diretas e fáceis de constatar, basta uma simples

1

A Medida Provisória MP 615 abre a possibilidade de as corretoras de câmbio operarem diretamente ingressos e remessas de moeda estrangeira. No entanto a lei ainda não foi regulamentada e pela norma em vigor, esse tipo de operação é exclusiva dos bancos. Pode-se confirmar esta regra com um simples telefonema ao Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil (Dereg) Sr. Caio Fonseca Ferreira, Telefone: +55(61)3414.1360 ou ao Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) Sr. Júlio Cesar Paranatinga Carneiro, Tel.: +55(61)3414.1503.

Page 4: Lavagem de dinheiro em Portugal

visita de auditoria às empresas remessadoras portuguesas ou mesmo alguns poucos telefonemas, conforme descrito acima. Além disto, os verdadeiros beneficiários do esquema estão escondidos por trás de “laranjas" ou "testas de ferro" (na linguagem popular, a pessoa que intermedeia transações financeiras fraudulentas, emprestando seu nome, documentos ou conta bancária para ocultar a identidade de quem a contrata). O melhor exemplo é a empresa MoneyOne, cujo verdadeiro controlador é o senhor José Augusto Martins, indivíduo procurado pela INTERPOL. Basta uma rápida busca no Google para encontrar-se notícias como a seguinte: Paraguai Pede Captura de Empresários Brasileiros http://sopabrasiguaia.blogspot.co.uk/2009/11/paraguai-pede-captura-de-empresarios.html

Sobre mim Conheço intimamente o esquema pois já trabalhei em uma das empresas envolvidas. Estas informações são gravíssimas e temo pela minha vida e pela segurança pessoal dosmeus filhos, por este motivo não desejo revelar minha identidade. Agradeço pela sua compreensão. Caso se façam necessários maiores detalhes eu posso ser contatada através do email: [email protected]