lab the mag edição especial

14
Edição Especial

Upload: paulo-iglecia

Post on 30-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

LAB the MAG Edição Especial

TRANSCRIPT

Page 1: LAB the MAG Edição Especial

Edição Especial

Page 2: LAB the MAG Edição Especial

Desde o começo do ano, estamos acompanhando diversas mudanças importantes aqui no LAB. E para que o próximo passo em direção ao crescimento organizado ocorra o mais rápido possível, apresentamos a todos o LAB Next.

“O LAB Next é um Programa de Gestão que envolve 10 projetos, que são desdobramentos do planejamento estratégico e do desenho dos processos feitos no ano passado com a Excelia e a Cosin foi a consultoria escolhida para nos acompanhar nesse projeto”, diz Conrado.

Nosso objetivo primordial com o LAB Next é garantir a qualidade de nossas entregas, a aprendizagem interna e de nossos clientes e a rentabilidade necessária para o crescimento do negócio e, para isso, os drivers nos ajudarão bastante em nossas decisões.

Com o LAB Next, os processos serão revistos e documentados, a comunicação será rápida, clara e abrangente e a capacitação dos labbers será mais ágil. “A Cosin vai ficar aqui durante 13 semanas acompanhando a implantação desses projetos e a ideia é que criemos as condições básicas para os drivers existirem em sua plenitude”, completa Conrado.

A ideia é que estes drivers estejam presentes em nosso dia a dia e que, a cada entrega, um ou mais estejam presentes em nossos projetos.

Page 3: LAB the MAG Edição Especial

A proximidade com o cliente sempre fez parte do jeito LAB de trabalhar. Nossa proposta de valor, que se iniciou como AIR (Aprendizagem, Inovação e Resultado), incorporou o P, de Parceria, a partir de sugestões dos próprios clientes. Por isso, expectativas relacionadas a prazos, qualidade e custos devem ser sempre atendidas.

Page 4: LAB the MAG Edição Especial

O mundo de aprendizagem e educação está incorporando a tecnologia a passos rápidos. Por isso, o LAB precisa ser mais digital, tanto nas ferramentas, como no jeito de pensar. Devemos buscar novos processos e produtos que utilizem elementos tecnológicos para gerar inovação e impactos realmente relevantes no dia a dia dos labbers, dos clientes e, por consequência, do LAB como um todo.

Page 5: LAB the MAG Edição Especial

O LAB cresceu de maneira acelerada nos últimos anos. Com isso, deixamos de ter um conhecimento abrangente das nossas soluções e muitas vezes acabamos reinventando a roda. Nessa próxima etapa, as relações e o fortalecimento dos vínculos com outras áreas e pessoas do LAB são condições fundamentais para o sucesso. Temos que nos apropriar do que já existe e evoluir a partir das nossas experiências de sucesso. E, ao criar algo interessante, não esquecer de colocar esse conhecimento a serviço de todos também.

Page 6: LAB the MAG Edição Especial

Mais do que produtividade, precisamos utilizar nossa inteligência para gerenciar o tempo de maneira adequada. Além disso, o crescimento da estrutura traz uma série de oportunidades de melhor uso de recursos. E essas oportunidades podem e devem ser sempre aproveitadas.

Page 7: LAB the MAG Edição Especial

Garantir a satisfação dos nossos clientes é sem dúvida um dos caminhos para servir sempre. E saber o que eles pensam sobre trabalhar com o LAB nos ajuda a construir uma parceria ainda mais sólida e focada nas expectativas de cada um.

Para isso, o LAB realiza todos os anos uma pesquisa de satisfação que ajuda a medir a confiança e focar nos gaps existentes. Com essa importante ferramenta, conseguimos ter uma maior percepção dos pontos de melhoria e dos pontos que nos fazem reconhecidos no mercado. Um exemplo que demonstra bem o nosso driver “Servir (muito) bem para servir sempre” foi a avaliação do programa Líderes Operacionais, na Brasil Foods em 2012.

satisfaçãoDe acordo com o cliente, o programa foi muito bem-sucedido. Inclusive, a empresa já fechou nova proposta do mesmo programa. Entre os pontos fortes citados na pesquisa estavam a parceria do LAB em atender às necessidades e expectativas do projeto, as dinâmicas e os conteúdos. Quando perguntado de 0 a 10, quanto indicaria o LAB para um amigo, a resposta foi 10.

Para este ano, Calú acredita que os novos drivers serão essenciais para conquista de bons resultados.

“Organizando todos os processos da maneira como nós estamos organizando fica muito mais fácil de planejar a médio e longo prazo e entregar com qualidade. Estamos formando as equipes, para isso temos o labberup que está atendendo os gaps para que todo mundo tenha o mesmo nível de conhecimento. Com todo mundo focado no mesmo caminho o resultado vem com certeza.”

Pesquisa de

Page 8: LAB the MAG Edição Especial

Nos últimos dois anos, o escritório do LAB no Rio cresceu muito passando de um para 22 clientes, sendo assim, expandiu o faturamento, a quantidade de clientes e, consequentemente, o número de labbers.

Para que o time do Rio pudesse atender cada vez melhor, o novo escritório passou a ser uma necessidade.“Não tínhamos como receber clientes no antigo escritório, pois não representava todo peso e excelência do LAB. Muitas vezes, eles queriam conhecer nosso escritório e não tínhamos condições. Com a inauguração do novo espaço,

convidamos vários clientes para realizarmos reuniões. Acredito que esta seja mais uma maneira de estreitarmos nosso relacionamento”, conta Raquel Castro, gerente de Projetos Rio de Janeiro.

Outro ponto a destacar é que o escritório atual fica no centro da cidade, mais perto de grande parte dos clientes e das prospecções do escritório do Rio de Janeiro. Para os labbers, esta mudança também foi muito importante. Toda a equipe do Rio de Janeiro estava mobilizada e engajada para que essa conquista fosse realizada. “Para mim, o maior impacto foi no sentimento de identidade deste time. Sentimos que nossa equipe é importante para o LAB, que houve um movimento firme e definitivo de investimento em nosso time, o que nos fez sentir ainda mais labbers, fortalecendo o sentido do nosso direcionador: “Servir bem para servir sempre”, completa Raquel

Rio de Janeiro

Novo Escritório

Page 9: LAB the MAG Edição Especial

A partir de agora, o objetivo do LAB é que os drivers façam parte da nossa cultura interna. E a área de TI tem colocado isso em prática constantemente, antes mesmo do lançamento do LAB Next.

Uma das ações foi a implantação do Lync que está relacionado tanto com o driver Go Tech quanto com o Tempo é Dinheiro. “Hoje, ainda temos o Skype, o MSN e algumas pessoas também usam o Facebook para se comunicarem. A ideia é que o Lync seja uma ferramenta centralizadora e a principal forma de comunicação entre os labbers”, conta Cleyton Pereira, coordenador de TI e Telecom.

O Lync foi escolhido por ser um sistema totalmente integrado ao Outlook, já que o e-mail hoje é o meio de comunicação mais utilizado internamente, o que facilita a ligação entre as duas ferramentas e o contato entre os labbers. Além disso, em breve, será implantada a ferramenta de voz do Lync.

Com esta novidade, processos como a transferência de arquivos passaram a se tornar mais ágeis. E quando estiver funcionando a comunicação por voz, as videoconferências e reuniões realizadas pelo Lync também ajudarão na economia de tempo e financeira do LAB.

“Neste tempo em que está funcionado, já é possível medir alguns ganhos pela diminuição do uso do telefone, por exemplo. Ganhamos tempo, pois temos mais recursos, além de facilitar a integração”completa Cleyton.

Lync

Page 10: LAB the MAG Edição Especial

Pensando, cada vez mais, em fortalecer os drivers em nosso dia a dia, o LAB resolveu deixar o People Review deste ano ainda mais simples e tecnológico. “O Conrado e nós do RH fizemos uma pesquisa para conseguirmos um sistema mais fácil de usar. Então, encontramos uma ferramenta que veio de fora do Brasil e que está sendo customizada, pois também temos a missão de adaptá-la para a nossa realidade”, conta Cecília, gerente de Recursos Humanos.

O CBS será esta nova ferramenta de apoio à performance do gestor e do seu time. Ela tem muita flexibilidade e possibilidade e dá autonomia para o gestor fazer o acompanhamento no dia a dia, emitindo relatórios, tendo uma visão geral do grupo. “A ideia é que o gestor tenha acesso mais rápido a todas as informações e o RH vai funcionar mais como um suporte para ajudar com que ele faça a melhor avaliação possível”, diz Cecília.

Como o People Review está ligado ao desenho do mapa estratégico, o LAB vai começar a implantação em março por causa da mudança do ano fiscal. Atualmente, o CBS está em fase de tradução e customização. “O objetivo do People Review deste ano é que ele seja dinâmico, com um fluxo ágil, real time, com qualidade de informação e precisamos reforçar a questão da autonomia do gestor. Para os labbers essa velocidade de resposta será muito importante”, completa Cecília.

People Review

Em breve, mais informações e detalhes sobre o People Review serão divulgados.

Page 11: LAB the MAG Edição Especial

Sabe aquele projeto que deu supercerto e você quis contar pra todo mundo? Ou mesmo aquela iniciativa que sua área teve e ajudou muito no dia a dia? Pois é, são essas histórias que têm proporcionado inspiração a muitos labbers que acessam o Made in LAB.

Desde o seu lançamento, em agosto do ano passado, nosso blog interno tem ajudado a tornar público assuntos que às vezes ficavam restritos aos papos no corredor e as conversas informais. Para Daniel Stanczyk, gerente de Criação e Inovação, o projeto também já faz parte do driver Go tech, pois é todo realizado em rede e com funcionamento simples. “A divulgação, captação das histórias e a organização não têm nenhum gasto, a não ser o tempo das pessoas que escrevem suas histórias. Desenvolvemos um processo interno que faz com que a coisa aconteça sem precisa desenhar do zero, sem precisar reinventá-lo todo mês.”.

De acordo com ele, o blog está fazendo com que as pessoas queiram mostrar o que têm feito. “Já aconteceu de mandar e-mail e a pessoa responder que não tinha naquele momento, mas no outro mês sim. Elas vão trabalhar e já pensam em colocar aquilo no Made in LAB, elas já veem isso como uma possível forma de inspirar outras pessoas”, conta.

O projeto já se tornou um banco de dados de boas soluções que nós fazemos aqui. É um canal totalmente aberto e para participar basta ter uma boa história e querer contá-la. “Espero que as pessoas tenham mais interesse em compartilhar as histórias, pois elas fazem com que todo mundo cresça por mais que sejam áreas diferentes. Ver como o outro enfrentou algum desafio de uma forma que você não tinha pensado faz com que seu leque de opções cresça”.

Page 12: LAB the MAG Edição Especial

Alexandre Santille, CEO do LAB, conta como os drivers para 2013 foram idealizados e quais as expectativas para esse ano.

Entrevista

Page 13: LAB the MAG Edição Especial

O ano de 2013 começou com novos direcionadores no LAB. Como esses drivers foram definidos e o que muda para os labbers?

O primeiro input importante para ajudar a gente a construir os drivers foi o próprio feedback via pesquisa de satisfação e conversas com os clientes. Nós sentimos uma necessidade de ter alguns direcionadores mais claros que ajudassem as pessoas a tomar decisões e a conduzir seu comportamento nessa direção, para que no fim o resultado atingido fosse não só a satisfação do cliente, mas a sustentabilidade do negócio em longo prazo. Então, os drivers vêm com esses dois objetivos: a satisfação do cliente e a perenidade do negócio.

Os labspirits também foram utilizados como base e incluídos nos drivers?

O labspirit é o nosso espírito. Uma coisa que já está presente, já está no piloto automático. Quando a gente pensou no driver, como tangibilizar no labspirit, a continuidade foi muito simples. O LAB é a tradução do labspirit.

As áreas também passaram por mudanças esse ano. A reestruturação vem para dar base a esses novos direcionadores?

A redefinição das áreas e cargos veio atender uma busca maior de eficiência e produtividade interna. O pressuposto foi colocar cada um no lugar onde faz melhor. Um desdobramento disso, depois de estruturar, foi comunicar. O primeiro passo foi colocar a pessoa certa no lugar certo, baseado em suas habilidades e conhecimentos. Colocá-la com o gestor certo, a equipe certa. E os drivers vêm para ajuda-la, apoiar a nova estrutura.

Embora comunicados recentemente, já é possível sentir que os drivers estão sendo vivenciados pelos labbers no dia a dia?

Estamos percebendo, mas pode ser mais explícito. A gente tem que se esforçar pra mostrar que isso está sendo considerado, pois nem sempre está claro para as pessoas o que existe por trás. Precisa ficar mais explícito esse mindset que está por trás. É mais natural pra quem está há mais tempo. O desafio é com o LAB crescendo que todo mundo, não importa quando entrou, ter um lugar comum, o mesmo objetivo e uma linguagem comum. Os drivers são desdobramentos mais práticos dos espíritos do LAB para ajudar nas ações e decisões do dia a dia com o grande objetivo final de tornar a empresa mais sustentável.

Page 14: LAB the MAG Edição Especial