julho / agosto / setembro 2019 #09 09.pdf · showroom da belimo, que conta com produtos mercato, e...

12
#09/2019 p.1 JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09

Upload: others

Post on 19-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.1

JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019

#09

Page 2: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

Você está recebendo a nona edição da revista Conecta. Esta publicação que é destinada exclusiva-mente aos nossos clientes e parceiros, tem como objetivo trazer conteúdos relevantes sobre o cotidiano da Mercato, assim como assuntos relacio-nados a climatização, automação, gerenciamento de energia, purificação de ar, segurança eletrônica e cabeamento de alta performance.

Nesta edição especial que comemora uma década de história da Mercato trouxemos a matéria principal “10 anos de Mercato”, que conta um pouco sobre a trajetória da empresa e a proposta no qual a empre-sa foi construída. Além disso, o texto aborda quais as motivações, estratégias e perspectivas futuras que nossos clientes podem esperar da equipe da Mercato para o próximo ciclo.

Além da nossa matéria de destaque sobre o aniver-sário de 10 anos da empresa, esta edição também contém duas matérias muito relevantes: o novo showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a nossa participação como expositor da 21° edição da FEBRAVA.

Boa leitura e bons negócios!

Guilherme BorgesCoordenador de Comunicação Social

Sumário03 10 Anos de Mercato06 Automação e Controle 10 Notícias: Febrava

ExpedienteEditor: Guilherme Borges.Produção: Guilherme Borges, Paloma Costa.Editoração: Guilherme Borges, Paloma Costa. Redação: Bruno Carvalho, Gabriel Borba, Guilherme Borges, Natália Moraes, Paloma Costa, Rafael Moura.Revisão: Bruno Carvalho, Gabriel Borba, Guilherme Borges, Natália Moraes, Paloma Costa, Rafaela Parodi, Rafael Moura..Projeto Gráfico: Guilherme Borges, Natália Moraes.

SOBRE A MERCATO:

A Mercato é uma empresa especializada no forneci-mento de uma ampla linha de produtos e soluções destinadas à climatização, automação, gerencia-mento de energia, segurança predial e detecção de incêndio que permitem criar e manter ambientes confortáveis, inteligentes, acessíveis, eficientes e seguros.

A MERCATO desenvolve e produz controladores dedicados (CLIMATE), controladores programáveis (CLIMATE PRO, medidores de energia e insumos (OMNIRATE) e softwares de supervisão (ORANGE B e POWER B) com marca própria. Comercializa também instrumentos e periféricos para o segmen-to de AVAC-R, em parceria com a BELIMO, DWYER, VAISALA, DANFOSS e RGF. Em parceria com a VAULT, ACC E S S - E , E ATO N , S I E M O N , M OTO R O L A e AXXONSOFT fornece soluções para proteger e administrar o acesso às áreas de circulação restrita de empreendimentos, detecção e alarme de incêndio e cabeamento de alta performance, respectivamente.

Mais do que um amplo portfólio de produtos e serviços a MERCATO conta com uma equipe de especialistas que trabalham em conjunto com os clientes desde a concepção do projeto até a assis-tência na implantação do mesmo, contribuindo assim sempre com soluções personalizadas para qualquer tipo de aplicação.

Obrigado a você que nos ajudou e ajuda a realizar bons negócios!

Rodrigo MirandaDiretor Executivo.

®

Page 3: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.3

No dia 1° de outubro de 2009 nascia, oficialmente, a Mercato. Foi o dia em que se materializou a ideia de empreender, de reunir os anos de experiência em automação e mobilizar pessoas em prol de um único propósito. Foi a hora de trocar a estabilidade e conforto de trabalhar em uma multinacional para se arriscar como um empreendedor no mercado brasileiro.

A experiência obtida nos anos de Carrier, somadas ao olhar empreendedor do nosso fundador Rodrigo Miranda, apontavam um novo rumo no segmento de automação e AVAC-R. Um cenário onde as edificações seriam obrigadas a se preocupar com a eficiência energética e o uso racional dos recursos.

Assim nasceu a Mercato, com um propósito de oferecer so luções de automação em climatização que tornassem as edificações mais sustentáveis. Os primeiros parceiros que acreditaram nessa ideia foram a Belimo e Dwyer, que caminhavam no mesmo sentido e compartilhavam de visões de futuro muito semelhantes.

Inicialmente uma empresa de distribuição, mas que ao longo destes 10 anos vem inovando na fabricação própria de softwares, controladores e medidores de energia voltados para as

demandas do mercado brasileiro.

Outro bem que a Mercato vem investindo ao longo desta década são as pessoas, o principal recurso da Mercato e o maior diferencial de mercado da empresa. Pessoas engajadas e alinhadas com os objetivos e valores da empresa. A empresa que iniciou com 2 funcionários em 2009, hoje conta com 42 pessoas no escritório e mais 14 pessoas na unidade fabril.

“Trabalho na Mercato há 10 anos. Quando iniciei minha trajetória na empresa não conhecia muito da área e fui aprendendo dentro da empresa. No princípio eu

ajudava com questões administrativas, mas com o crescimento da empresa acabei recebendo uma oportunidade na equipe comercial. Após me especializar em gestão comerc ia l , me to rne i coordenadora comercial e hoje sou a responsável por atender alguns dos maiores clientes da Mercato.” – Jéssica Miranda, Coordenadora de Contas.

A coordenadora Jéssica é a funcionária mais antiga, e completou 10 anos de empresa junto com a Mercato. Existem ainda mais 7 colaboradores com mais de 5 anos de casa. O ecossistema da empresa é formado por funcionários antigos e novos, jovens e experientes, e que vem de diversas áreas de atuação. Ou seja, um ambiente que aposta na diversidade das pessoas para que seja possível pensar sob diferentes perspectivas, amplificar a criatividade e proporcionar uma maior troca de experiências e conhecimentos.

“Nunca havia trabalhado com automação, tudo o que eu conheço sobre o assunto aprendi dentro da Mercato. Antes trabalhava exclusiva-mente com a Tecnologia da

Informação (TI), servidores de voz e redes corporativas. Quando resolvi vir para a Mercato me deparei com um enorme desafio porque comecei praticamente do zero, e tive que conhecer e aprender um “mundo” até então desconhecido. Utilizei parte do meu

MATERIA DE CAPA

Page 4: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.4

MATERIA DE CAPA

conhecimento prévio aqui na empresa, mas não na função que iniciei, pois eu comecei no suporte técnico. Cheguei sem saber nada de automação e em dois anos acredito que evoluí bastante graças as pessoas que tiveram bastante paciência comigo e aos sistemas e metodologias que a Mercato adota para o ensino, foram os fatores que favoreceram muito para o meu crescimento.” – Rafae l de Moura , Coordenador de Conhecimento e Relacionamento.

Conforme mencionado no depoimento do coordenador Rafael, a Mercato possui sistemas e me todo lo g ias de ap rend i zagem e crescimento, todas sob responsabilidade de um departamento, a “Gestão do Conhecimento”. Através de uma Intranet, um portal do Moodle e da metodologia 70:20:10 de aprendizado, são a p r o x i m a d a m e n t e 1 0 m i l h o r a s d e treinamentos investidas nas pessoas.

Mais um dos exemplos de colaboradores que cresceram dentro da Mercato, temos o Douglas Nunes.

“Estou na Mercato há 3 anos e sou muito grato pelas oportunidades e ensinamentos que me foram proporcionados. To d o m u n d o t e m a

oportunidade de um futuro grande aqui dentro, basta querer. Eu entrei para compor a equipe do estoque da empresa, área onde eu atuei mais de 10 anos como gerente de almoxarifado e era minha zona de conforto. Com o passar destes 3 anos eu p a r t i c i pe i de d ive rsos treinamentos internos e externos que me trouxeram muito conhecimento de log íst i ca e f i sca l . Após a lgumas promoções dentro do estoque, a Mercato me ofereceu uma vaga na equipe

administrativa para trabalhar com a parte fiscal. No início me assustei pelo nível de complexidade e importância legal desta função, mas tive total apoio das lideranças para me desenvolver.” – Douglas Nunes, Analista Administrativo.

A cultura que a empresa vem implementando desde a sua origem é um dos principais ingredientes para o sucesso e para o alto nível de engajamento dos colaboradores. Unido a isto, compartilhamos valores de integridade, respeito, honestidade e comprometimento que nos permite construir um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo eficiente.

É claro que com o crescimento acelerado da empresa os desafios à manutenção da cultura começaram a aparecer:

“Quanto maior o time vai ficando, mais difícil fica manter os parâmetros originais do início, quando haviam poucos funcio-nários, mas a empresa busca muito o que a gente

chama de “raiz”. A essência da empresa que ela cultiva é a preocupação com os funcionários e a sua família. Através de momentos de integração entre família e e m p r e s a , h á u m s e n t i m e n t o d e pertencimento, o que gera uma busca pela promoção da cultura da empresa através dos colaboradores. Isto é algo que está no nosso DNA e que sempre é fomentado nas lideranças: sigam com esta filosofia dentro de cada núcleo.” - Anderson Neder, Gerente de Suporte Técnico.

A cultura focada no espírito colaborativo é o que aproxima a equipe do cliente. Um diferencial que a Jéssica explicita:

“A cultura da empresa é muito forte e focada no atendimento ao cliente, baseada na ética e no bom atendimento. Em primeiro lugar o cliente tem que estar satisfeito com todas

as áreas, não somente com o comercial. Acredito que isso tem sido bem fortalecido aqui dentro.”

Foto: WSM - Workshop de Soluções Mercato

Page 5: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.5

O objetivo de construir uma empresa é gerar riquezas, entretanto existem diversos meios de se atingir este objetivo. A Mercato escolheu dentre diversos modelos de planejamento es t ratégico aquele que pr ior izasse a aprendizagem e crescimento dos seus colaboradores.

O Balance ScoreCard (BSC) é um planejamento que parte de 4 perspectivas que seguem uma sequência, onde uma depende da outra para acontecer. Partindo da capacitação das pessoas é possível aprimorar os processos internos da empresa, que consequentemente eleva o padrão de atendimento aos clientes, e naturalmente os resultados financeiros aparecem. A Mercato segue este planejamento de forma muito natural, visto que mesmo antes de conhecermos este modelo a empresa já focava no capital intelectual das pessoas.

E são essas mesmas pessoas capacitadas, engajadas e que se identificam com o propósito da empresa as responsáveis por prestar suporte técnico, buscarem novas ideias de produtos para compor nosso portfólio, negociarem uma obra e empacotar mais de meio milhão de produtos vendidos ao longo dos 10 anos de história da empresa. A Mercato entende que todos os seus processos são feitos por pessoas, e por esse motivo é fundamental que haja um ambiente acolhedor, colaborativo e confortável para todos.

Hoje, a Mercato é uma empresa especializada no fornecimento de uma ampla linha de produtos e soluções destinadas à climatização, automação, gerenciamento de energia, se gur anç a e le t rôn i c a e c abeamento estruturado que permitem criar e manter ambientes confor táveis , inte l igentes , acessíveis, eficientes e seguros. Ou seja, a Mercato busca através do seu portfólio tornar os ambientes onde as pessoas trabalham, moram e frequentam mais agradáveis, mais parecidos com a atmosfera que ela própria cria para os seus colaboradores.

E os próximos 10 anos? O que esperar da Mercato?

Será mais uma década invest indo no

conhecimento das pessoas, que serão as responsáveis por buscar e acompanhar os novos avanços da tecnologia para promover aos nossos clientes. Já começamos a presenciar aplicações com IoT (Internet of Things) e conceitos da indústria 4.0, e que devem mudar a forma como as pessoas enxergam a automação, possibilitando utiliza-la cada vez melhor como uma ferramenta de valor dentro dos empreendimentos.

“As empresas não são criadas prontas, e talvez nunca fiquem 100% prontas, mas o

mais importanteé que ela tenha uma identidade que a diferencie no mercado, e isto só se consegue quando se tem um propósito. E este propósito é que vai conectar a s p e s s o a s c o m o

empreendedorismo, e o resultado vai ser muito engajamento e paixão na busca pelo desenvolvimento. Isso resume no que acreditamos e o porque de fazermos as coisas, buscamos sempre o melhor para os nossos colaboradores para que eles busquem o melhor para os nossos clientes. Eu sempre digo que nosso verdadeiro sucesso é a satisfação do cliente, pois os resultados e o crescimento da empresa são consequência disto.

Nosso principal investimento para o futuro é nas pessoas. Elas têm que estarem p r e p a r a d a s p a r a e n f r e n t a r o desenvolvimento, o mercado, os desafios e as adversidades que cada um irá se deparar. Criar um ambiente profissional colaborativo, onde exista sinergia entre as pessoas de todas as áreas da empresa, na busca por um propósito único, é o nosso grande desafio, pois são as pessoas que inovam, que criam produtos e conceitos e também são e las que rea lmente diferenciam as empresas. Os produtos, os p rocessos e as tecno log ias , são resultados disso.” – Rodrigo Miranda, CEO da Mercato.

MATERIA DE CAPA

Page 6: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.6

AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Automação e controle garantem as condições de projeto na modernização do sistema AVAC-R da sede da Belimo.

Há mais de 40 anos a Belimo estabelece padrões no campo da atuação de atuadores e válvulas de controle para o segmento de AVAC-R, oferecendo soluções inovadoras e que otimizam a gestão de energia. Operando no Brasil desde 2009, a Belimo comercializa no País um extenso lineup de produtos, com mais de 9.600 diferentes modelos (entre atuadores, válvulas de controle e sensores).

Para a modernização do sistema de AVAC-R de sua própria sede, localizada na rua Barbalha, em São Paulo, a Belimo contou com a expertise e dedicação de sua equipe de aplicação, liderada pelo engenheiro Leandro Medea. A implantação do novo sistema tirou partido das tecnologias de ponta fornecidas pela Belimo, bem como, de seus parceiros comerciais como o caso da Mercato (distribuidor Platinum da Belimo no território brasileiro). O projeto do sistema de AVAC-R, que opera também como um showroom, foi concebido para proporcionar prioritariamente o conforto e qualidade ambiental para os ocupantes do escritório, sem deixar de lado o uso racional de energia elétrica.

Para Leandro Medea, gerente de aplicação da Belimo e responsável pela implementação do sistema, um dos pontos mais importantes no projeto é a definição do tipo de sistema de AVAC-R a ser utilizado. Segundo Medea:

“cada prédio possui características singulares que definirão diferentes estratégias para a implantação de um sistema de AVAC-R e a escolha de um ou outro sistema deve, obrigatoriamente, passar por uma análise no que diz respeito à qualidade da climatização dos ambientes atendidos, bem como do rendimento energético da instalação, visando a melhor re lação custo/ benefício”.

Na modernização do sistema a Belimo optou pelo emprego de uma instalação constituída por uma central resfriadora de água c o m c o n d e n s a ç ã o a a r , u n i d a d e s intercambiadoras de calor por expansão indireta do tipo água/ar e pelo emprego de trocadores de calor água/ar e circulação forçada por processo de indução. A instalação conta, ainda, com a utilização de variadores de frequência nos compressores da central resfriadora, assim como, nas bombas In Line do sistema de água gelada. Leandro Medea destaca o projeto que “por meio dos variadores de frequência, podemos obter uma maior eficiência energética possível em busca de um baixo custo operacional, o que, certamente, irá refletir significativamente no valor da conta de energia elétrica”.

Leitura de 5 minutos

Rafael de MouraCoordenador do Núcleo de Inovação e TI

Matéria por:

Page 7: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.7

Leandro Medea frisa ainda que ‘’o controle de fluxo preciso e o balanceamento hidráulico empregados no retrofit possibilitaram uma medição de consumo automatizada, grande confiabilidade, além de contribuir também para um consumo energético extremamente eficiente”. Segundo Leandro Medea, os métodos adotados para a redução do consumo de energia resultarão em economia de 34% em comparação ao sistema anterior.

Para se assegurar que os requisitos de projeto (conforto térmico, qualidade do ar, eficiência energética, etc.), sejam atingidos, bem como, obter uma garantia de uma operação segura e estável, dentro das faixas operacionais previamente estabelecidas, a Belimo recorreu à expertise da Mercato no fornecimento de soluções para automatizar e controlar o sistema de AVAC-R do seu showroom.

Projeto apresenta redução de cerca de 34% na conta de energia do escritório

Para Rodrigo Miranda, diretor executivo da Mercato, “devido aos benefícios com a evolução

da tecnologia de controle, os sistemas de ar condicionado se tornaram mais eficazes e eficientes, porém mais complexos, de modo que, para o seu funcionamento ideal, é fundamental que haja um sistema de controle e a u t o m a ç ã o i n t e g r a d o s e n d o q u e é extremamente importante conceber e configurar o sistema de automação de maneira adequada para que haja resultados efetivos”. Rodrigo Miranda complementa af i rmando que “atualmente, não se consegue mais pensar em um empreendimento que não tenha um mínimo de automação que irá trazer a segurança, a confiabilidade, a economia e o conforto que os usuários necessitam. Com a evolução da tecnologia, a automação predial deixou de ser um artefato de luxo e cada vez mais o conceito de edifícios inteligentes vem ganhando força”, assegura o CEO da Mercato.

Júnior Almeida, responsável da Mercato pela implementação da automatização no sistema da Belimo, salienta que “em um prédio de alta performance, como é o caso aqui na Belimo, todos os componentes do sistema devem ser integrados de forma a trabalharem juntos. Isso melhora a performance operacional, aumenta o conforto e satisfação dos ocupantes e provém aos usuários da construção com sistemas, tecnologias e ferramentas para administrar e minimizar o consumo de energia”.

Para esse fim foram utilizados o Software supervisório Orange B (Interface gráfica base

AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Foto: Controle Programável da Mercato.

Foto: Software Orange B

Page 8: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.8

WEB, de fácil interação e conectividade, que visualiza e gerencia variáveis em tempo real dos subsistemas de automação de seu empreendimento), e os controladores programáveis e dedicados Climate PRO e Climate, respectivamente.

Júnior Almeida salienta que o trabalho integrado com a equipe de aplicação da Belimo foi fundamental para a obtenção dos resultados obtidos. Pois quem deve definir como a automação controlará o sistema de ar condicionado é a equipe de engenharia de projeto do sistema, incluindo as lógicas de controle, fluxograma de engenharia (P&I), sequências de operação, condições de falhas, definição da instrumentação adequada, definição dos dados a serem monitorados e pontos de controle e monitoração (pontos de entrada/ saída digitais e analógicos e dados a serem monitorados dos equipamentos através de redes de comunicação), características das telas do sistema supervisório, em resumo, tudo o que se diz respeito ao sistema de ar condicionado, deve ser função da equipe de engenharia do projeto de ar condicionado e não do projeto de automação. A automação é imprescindível para atingir o resultado do projeto mecânico, que muitas vezes é composto de vários diferentes processos que operam em conjunto para realizar a tarefa de produzir conforto (o condicionamento dos

ambientes), de preferência da forma mais econômica possível (eficiência). Este conjunto de processos, vai ser diferente para cada tipo de sistema AVAC-R, e a seleção dos mesmos, assim como a definição de cada processo em particular, são fatores fundamentais para o sucesso do projeto de automação. Neste contexto Rodrigo Miranda afirma que a

Mercato está sempre trabalhando para corresponder à crescente demanda de soluções do mercado em busca de produtos que permitem que o sistema de AVAC-R opere de acordo com o projetado.

A Mercato também forneceu o quadro elétrico para distribuição de força, proteção, comando

Os papéis do controlador no sistema de AVAC-R são:

Ÿ Integrar as variáveis que fazem parte do processo, buscando assim sua maior eficiência, englobando a qualidade do ar, conforto térmico e eficiência energética;

Ÿ Uso inteligente do sistema de AVAC-R, ou seja, os recursos só são utilizados quando houver necessidade, evitando-se assim desperdícios;

Ÿ Garantir os parâmetros do projeto;

Ÿ Extrair o máximo em termos de conforto e eficiência do sistema de AVAC-R;

Ÿ Controlar as rotinas de eficiência, mas também monitorar (mensuração do ganho) essa eficiência;

Ÿ Unir todas as variáveis do sistema de AVAC-R e as interpretar convenientemente, tomando decisões instantâneas e adequadas e por isso contribuir com a eficiência energética do sistema;

Ÿ Redução do custo de energia e despesas operacionais.

AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Foto: Painel com medidores MEI da Mercato.

Page 9: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.9

e sinalização da instalação, preparados para serem interligados à automação predial, bem como, o sistema de cabeamento estruturado de alta performance da marca Siemon e o sistema de alarme e incêndio da marca Eaton.

O gerente nacional de vendas da Belimo, Ederson Major salienta que “mais do que gerar economia de energia, o projeto proporcionará mais confiabilidade no funcionamento do sistema e conforto aos usuários na climatização e na qualidade do ar”. Ederson Major destaca que foram feitas melhorias com um projeto de um mobiliário mais adequado às tarefas a desempenhar e o uso de lâmpadas e luminárias de eficiência elevada.

A modernização do sistema também teve como intuito oferecer um espaço destinado à negociação, interação e visualização das soluções corporativas que a Belimo oferece ao mercado brasileiro. Segundo o Gerente Nacional de Vendas, Ederson Major, o showroom nasce com o objetivo principal de demonstrar o funcionamento e a correta aplicação de seus produtos em um típico sistema de água gelada.

A Belimo irá também utilizar o showroom para treinamentos técnicos e de aplicação de seus produtos

“o showroom possui toda estrutura necessária de tecnologia e exposição dos equipamentos para apoio das aulas. Com isso, todos os profissionais terão ainda mais recursos para conhecer ainda mais as características técnicas de cada um dos produtos da linha Belimo e de seus parceiros comerciais como é o caso da Mercato”, conclui Ederson Major.

AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Foto

: Pla

ca c

omem

orat

iva

do s

how

room

Foto: Inauguração do Showroom da Belimo

Page 10: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.10

NOTICIAS

Com 21 edições completas em setembro de 2019, a FEBRAVA é o evento mais relevante dentro do segmento de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração) na América Latina, pois reúne empresas de ponta e profissionais altamente qualificados durante 4 dias de feira, congressos e palestras. Para muitas empresas, esta é a oportunidade ideal para lançar novos produtos no mercado, amp l ia r redes de re lac ionamento e reencontrar velhos amigos.

A cada dois anos, a FEBRAVA movimenta o mercado de AVAC-R e permite que haja compartilhamento de conhecimentos, além de amplificar a visibilidade de diversas soluções inovadoras. Por este motivo, a feira é extremamente atraente para expositores e visitantes.

A Mercato participou como expositor nas últimas três edições, sendo a primeira vez em 2015. Nesta ocasião, a feira representava um grande passo, que teve um retorno muito positivo com relação a presença da marca corporativa, aliado ao sucesso no lançamento da linha de controladores programáveis de fabricação própria (ClimatePRO). Não apenas isso, muitas relações comerciais iniciadas naquela ocasião e que duram até hoje.

O êxito de 2015 foi o fator que motivou a seguir investindo na FEBRAVA para retornar em outras edições. Em 2017, já com um estande maior e mais centralizado, a Mercato novamente v ivenc ia uma exce lente experiência com relação a força da marca Mercato no mercado e a aceitação dos seus produtos de fabricação própria e distribuição. Além disso, lançou na feira o novo software supervisório OrangeB, desenvolvido pela equipe própria de engenharia.

E por fim, 2019, a última edição e que traz as memórias mais recentes. Foram 4 dias muito intensos de feira que resultaram em mais de 1.500 visitantes no estande, novas parcerias formalizadas, alguns negócios fechados e novos clientes da marca, somados a muitos elogios ao estande e ao atendimento da equipe. Como de costume, a Mercato aproveitou o momento da feira para lançar novos produtos e soluções como PowerB, MVAV Zigbee e MJACE8000. Desta vez não foi diferente: na edição de 2019 foi apresentado o novo software supervisório PowerB e o gerenciador web MJACE8000, resultado da nova parceria OEM com a Tridium que é baseado na última versão do Niagara Framework.

Bruno CarvalhoCoordenador de Marketing

Matéria por:

FEBRAVA 2019

Page 11: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.11

NOTICIAS

A F E B R AVA s e t o r n o u u m g r a n d e compromisso para a Mercato, e que mesmo acontecendo de dois em dois anos, desafia a equipe interna a projetar as próximas novidades para a edição seguinte. A feira é um momento de relacionamento, pois permite reencontrar grandes parceiros de negócios, aproximar-se de empresas importantes e conhecer potencias clientes. Além disso, proporciona o encontro entre colaboradores da Mercato e clientes que até então só se falavam por telefone ou trocavam e-mails, tornando as relações de negócios mais

próximas e humanas.

O maior contato direto com os clientes fomenta, consequentemente, mui tos negócios e traz grandes oportunidades de mercado. Os períodos pós-feira são um sinônimo de novas oportunidades e “agito” para o time comercial.

Enfim, a Mercato entende que a FEBRAVA é feita da interação entre pessoas, e por este motivo gostaríamos de agradecer a presença de todos, desde aqueles que nos conheceram durante esta edição da feira até aos que nos acompanham há tempo e ajudaram a Mercato a construir essa história de 10 anos no mercado.

Foto: Demonstração de modelo de aplicação do software PowerB

Foto: Parte da equipe Mercato no estande da empresa na FEBRAVA.

Page 12: JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2019 #09 09.pdf · showroom da Belimo, que conta com produtos Mercato, e a ... Utilizei parte do meu MATERIA DE CAPA #09/2019 p.4 MATERIA DE CAPA conhecimento

#09/2019 p.12

MARCAS DE DISTRIBUÇÃOMARCAS DE FABRICAÇÃO

A Mercato é uma empresa especializada no fornecimento de uma ampla linha de produtos e soluções destinadas à climatização, automação, gerenciamento de energia, segurança eletrônica, purificação do ar e cabeamento estruturado que permitem criar e manter ambientes confortáveis, inteligentes, acessíveis, eficientes e seguros.

Soluções em conforto, economia e segurança

comercial@mercatoautomacao.com.br51.3115.9850www.mercatoautomacao.com.br e periféricos para automação e AVAC-RControladores, medidores instrumentos

by

LABORATÓRIO DE METROLOGIA

®E X P E R I E N C E T H E N E X T

®

SCIENTIFIC INTERNATIONAL