jornalista responsável: de zotti(mtb 6937) coordenação...

4
COMPARTILHANDO PARA DESENVOLVER Edição 19 - Setembro 2013 Jornalista Responsável: De Zotti(Mtb 6937) Coordenação: Timóteo Farias(Gerência CICS) Diagramação: Core Marketing GESTÃO E PLANEJAMENTO Fone: 3466.4666 [email protected] www.cicscanoas.com.br Toda e qualquer organização, seja qual for o porte e o ramo de atividades, deve adotar estratégias apropriadas para alcançar os objetivos planejados, visando direcionar e coordenar esforços. Para qualquer organização, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão importante para a tomada de decisões e como meio de orientação para alavanca-la em meio ao ambiente em que está inserido. O mercado está cada vez mais competitivo devido às profundas modificações políticas, econômicas e culturais pelas quais passam as sociedades. Assim, uma estratégia somente alcançará os objetivos esperados se for implementada de forma eficiente e acompanhada de maneira sistemática. Considerando nossos princípios, as demandas dos associados e os objetivos do associativismo, a CICS inova e desenvolve um planejamento estratégico moderno, reavaliando a missão, a visão e os princípios. Nosso mapa estratégico já está definido e tem em seu eixo principal o associativismo como meio eficaz para congregar e representar pessoas e empresas que exerçam atividade econômico-social, estimulando e promovendo ações para o desenvolvimento organizacional, econômico e social, interagindo com os poderes públicos de forma a atender os interesses de nossos associados e da comunidade local. Nossos pleitos não beneficiam somente os associados, mas toda a sociedade. É por isto que a CICS planeja e coloca em prática ações que promovam o desenvolvimento econômico e social como um todo, interagindo com as demais forças vivas, principalmente o poder público. Hoje podemos afirmar que somos uma entidade que tem um norte a seguir, com princípios definidos. Queremos e vamos ser referência de entidade empresarial atuante, gerando soluções inovadoras e protagonizando ações para o desenvolvimento da região.

Upload: trinhduong

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornalista Responsável: De Zotti(Mtb 6937) Coordenação ...cicscanoas.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/11/informativo... · planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão

COMPARTILHANDOPARA DESENVOLVER

Edição 19 - Setembro 2013

Jornalista Responsável: De Zotti(Mtb 6937) Coordenação: Timóteo Farias(Gerência CICS) Diagramação: Core Marketing

GESTÃO E PLANEJAMENTO

Fone: [email protected]

Toda e qualquerorganização,seja qual for oporte e o ramode atividades,deve adotarestratégiasapropriadaspara alcançaros objetivosplanejados,visandodirecionar ecoordenaresforços.

Para qualquer organização, oplanejamento estratégico é umaferramenta de gestão importante para atomada de decisões e como meio deorientação para alavanca-la em meio aoambiente em que está inserido. Omercado está cada vez mais competitivodevido às profundas modificaçõespolíticas, econômicas e culturais pelasquais passam as sociedades.Assim, uma estratégia somentealcançará os objetivos esperados se forimplementada de forma eficiente eacompanhada de maneira sistemática.Considerando nossos princípios, asdemandas dos associados e os objetivosdo associativismo, a CICS inova edesenvolve um planejamento estratégicomoderno, reavaliando a missão, a visão eos princípios.Nosso mapa estratégico já está definidoe tem em seu eixo principal oassociativismo como meio eficaz paracongregar e representar pessoas eempresas que exerçam atividadeeconômico-social, estimulando epromovendo ações para o

desenvolvimento organizacional, econômico e social, interagindo com ospoderes públicos de forma a atender os interesses de nossos associados e dacomunidade local.Nossos pleitos não beneficiam somente os associados, mas toda a sociedade. Épor isto que a CICS planeja e coloca em prática ações que promovam odesenvolvimento econômico e social como um todo, interagindo com as demaisforças vivas, principalmente o poder público. Hoje podemos afirmar que somosuma entidade que tem um norte a seguir, com princípios definidos. Queremos evamos ser referência de entidade empresarial atuante, gerando soluçõesinovadoras e protagonizando ações para o desenvolvimento da região.

Page 2: Jornalista Responsável: De Zotti(Mtb 6937) Coordenação ...cicscanoas.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/11/informativo... · planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão

QUEDA DO IMPOSTO DE FRONTEIRA

A presidente da CICS, Simone Diefenthaeler Leite, aolado de vários integrantes da atual diretoria,prestigiou a cerimônia oficial de inauguração donovo Centro de Distribuição da Fruki em Canoas.Ela ressaltou a escolha da Fruki pelo município, oque confirma o potencial de Canoas como um polologístico importante para a região. “Este importanteinvestimento da Fruki é mais uma prova disso. AFruki é uma empresa 100% gaúcha e buscou Canoasentendendo que a cidade pode agregar ao seunegócio. Isto mostra o lugar que Canoas estáocupando e a força dos diferentes setores quecompõem a nossa economia: ressaltou SimoneLeite. A presidente da CICS também aproveitou oevento para conversar com empresários e com ogovernador Tarso Genro.

ACONTECEU NA CICSENCONTRO DE PREVENÇÃODE INCÊNDIOUma iniciativa pioneira reuniu a classe empresarial e o comando doCorpo de Bombeiros para o I Encontro de Prevenção de Incêndiorealizado pela CICS. O evento contou com várias palestras e tevecomo objetivo esclarecer questões relativas à atuação dosbombeiros quanto ao combate a incêndio, vistorias, obrigações,normas, responsabilidades e documentação.

INCUBADORA DE LIDERANÇASApós 250 horas/aula, muita dedicação e troca de experiências, aParceiros Voluntários, braço social da CICS, promoveu a formaturada primeira turma do projeto Incubadora de Lideranças. Ocertificado de conclusão do curso foi entregue a 13 alunos. Oprojeto teve como principais parceiros o Challenge Curso deIdiomas e o Colégio Unificado.

CONSELHÃO CANOASA CICS sediou novamente a reunião do Conselho doDesenvolvimento Econômico e Social, realizada em setembro. Umadas principais informações repassadas pela administraçãomunicipal foi a apresentação do projeto do novo shopping a serconstruído em Canoas pela Multiplan. O investimento será deaproximadamente R$ 300 milhões, gerando dois mil empregosdurante as obras e mil empregos diretos na operação doempreendimento.

DIRETORIA AMPLIADAO mês de setembro marcou a primeira reunião de diretoriaampliada da Gestão 2013/2015 da CICS. Os diretores e vice-presidente fizeram suas apresentações e conheceram maisdetalhes sobre o trabalho desenvolvido pela entidade,especialmente o Mapa Estratégico que norteará as ações nospróximos anos.

JOGO DE DAMASO público feminino marcou presença no evento Jogo de Damasrealizado na CICS, promoção que agregou conteúdo, networking einspiração, com foco na vida profissional da mulher como um todo:carreira, gestão, negócios e empreendedorismo. A idealizadora doJogo de Damas, Débora Xavier, foi uma das atrações.

CONGRESSO CACBA CICS participou do 2º Encontro do Integra, no 23º Congresso daConfederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil(CACB), realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco. Durante oevento o gerente executivo Timóteo Farias apresentou o case daRede de Executivos da Federasul durante do 2º Encontro doIntegra. No RS o Integra está capacitando empresários efuncionários de micro e pequenas empresas por meio de açõesconjuntas nos municípios de Canoas, Esteio, São Leopoldo,Montenegro, Cachoeirinha e Gravataí. A presidente da CICS tambémesteve presente no Congresso.

ENCONTRO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

JOGO DE DAMAS

DIRETORIA AMPLIADA

CONGRESSO CACB

FRUKI INAUGURANOVO CD EM CANOAS

Integrantes da diretoria e associados CICS, realizaram no final desetembro uma visita técnica às obras da BR-448. O grupo verificou deperto o ritmo da construção da rodovia, especialmente o lote 3, ondecomeça a ponte estaiada sobre o Guaíba, e que já está com a sua parteestrutural praticamente pronta para receber a camada de asfalto. Acomitiva da CICS também percorreu a estrada passando pelo trevo deacesso a Canoas, pelo viaduto que está sendo construído no BairroMathias Velho, chegando até o entroncamento com a BR -386, inclusivejá utilizando o viaduto de acesso. A conclusão da obra está prevista paradezembro deste ano. Até agora, 84% do projeto já estão concluídos. Entreos integrantes da diretoria da CICS que visitaram a obra, estiveram ClaitaMagnani, Alexandre Holz, Luis Carlos Stefani, Ricardo Boecher e RodrigoBrandalise, além do Gerente Executivo da entidade, Timóteo Farias.

VISITA ÀS OBRAS DA BR-448

Com 34 votos favoráveis e nenhum contrário, aAssembleia aprovou o Projeto de DecretoLegislativo 32013, da Comissão de Constituição eJustiça (CCJ) – baseado em requerimento dodeputado Frederico Antunes (PP) – que susta o atonormativo do governo estadual que estabelece umdiferencial de alíquota de 5% do ICMS sobre asmercadorias provenientes de outros Estados paraas micro e pequenas empresas optantes doSimples Nacional, o “imposto da fronteira”. Avotação foi acompanhada das galerias por umgrande número de pequenos e microempresários.“Esta vitória foi importante e simbólica para o povogaúcho. A união das entidades empresariais, sembuscar o protagonismo, com uma pauta única eimportante para a econômica gaúcha, demonstraque, juntos, somos mais fortes. Mesmo sobpressão do governo não recuamos, pois tínhamosconvicção da importância da aprovação do PDL03/2013. Novas lutas virão”, comemorou apresidente da CICS e vice-presidente da Federasul,Simone Leite, uma das principais lideranças a terparticipado diretamente de todo o processo, desdeo início, e que culminou com a votação favorável àclasse empresarial.

INCUBADORA DE LIDERANÇAS

Page 3: Jornalista Responsável: De Zotti(Mtb 6937) Coordenação ...cicscanoas.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/11/informativo... · planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão

QUEDA DO IMPOSTO DE FRONTEIRA

A presidente da CICS, Simone Diefenthaeler Leite, aolado de vários integrantes da atual diretoria,prestigiou a cerimônia oficial de inauguração donovo Centro de Distribuição da Fruki em Canoas.Ela ressaltou a escolha da Fruki pelo município, oque confirma o potencial de Canoas como um polologístico importante para a região. “Este importanteinvestimento da Fruki é mais uma prova disso. AFruki é uma empresa 100% gaúcha e buscou Canoasentendendo que a cidade pode agregar ao seunegócio. Isto mostra o lugar que Canoas estáocupando e a força dos diferentes setores quecompõem a nossa economia: ressaltou SimoneLeite. A presidente da CICS também aproveitou oevento para conversar com empresários e com ogovernador Tarso Genro.

ACONTECEU NA CICSENCONTRO DE PREVENÇÃODE INCÊNDIOUma iniciativa pioneira reuniu a classe empresarial e o comando doCorpo de Bombeiros para o I Encontro de Prevenção de Incêndiorealizado pela CICS. O evento contou com várias palestras e tevecomo objetivo esclarecer questões relativas à atuação dosbombeiros quanto ao combate a incêndio, vistorias, obrigações,normas, responsabilidades e documentação.

INCUBADORA DE LIDERANÇASApós 250 horas/aula, muita dedicação e troca de experiências, aParceiros Voluntários, braço social da CICS, promoveu a formaturada primeira turma do projeto Incubadora de Lideranças. Ocertificado de conclusão do curso foi entregue a 13 alunos. Oprojeto teve como principais parceiros o Challenge Curso deIdiomas e o Colégio Unificado.

CONSELHÃO CANOASA CICS sediou novamente a reunião do Conselho doDesenvolvimento Econômico e Social, realizada em setembro. Umadas principais informações repassadas pela administraçãomunicipal foi a apresentação do projeto do novo shopping a serconstruído em Canoas pela Multiplan. O investimento será deaproximadamente R$ 300 milhões, gerando dois mil empregosdurante as obras e mil empregos diretos na operação doempreendimento.

DIRETORIA AMPLIADAO mês de setembro marcou a primeira reunião de diretoriaampliada da Gestão 2013/2015 da CICS. Os diretores e vice-presidente fizeram suas apresentações e conheceram maisdetalhes sobre o trabalho desenvolvido pela entidade,especialmente o Mapa Estratégico que norteará as ações nospróximos anos.

JOGO DE DAMASO público feminino marcou presença no evento Jogo de Damasrealizado na CICS, promoção que agregou conteúdo, networking einspiração, com foco na vida profissional da mulher como um todo:carreira, gestão, negócios e empreendedorismo. A idealizadora doJogo de Damas, Débora Xavier, foi uma das atrações.

CONGRESSO CACBA CICS participou do 2º Encontro do Integra, no 23º Congresso daConfederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil(CACB), realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco. Durante oevento o gerente executivo Timóteo Farias apresentou o case daRede de Executivos da Federasul durante do 2º Encontro doIntegra. No RS o Integra está capacitando empresários efuncionários de micro e pequenas empresas por meio de açõesconjuntas nos municípios de Canoas, Esteio, São Leopoldo,Montenegro, Cachoeirinha e Gravataí. A presidente da CICS tambémesteve presente no Congresso.

ENCONTRO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

JOGO DE DAMAS

DIRETORIA AMPLIADA

CONGRESSO CACB

FRUKI INAUGURANOVO CD EM CANOAS

Integrantes da diretoria e associados CICS, realizaram no final desetembro uma visita técnica às obras da BR-448. O grupo verificou deperto o ritmo da construção da rodovia, especialmente o lote 3, ondecomeça a ponte estaiada sobre o Guaíba, e que já está com a sua parteestrutural praticamente pronta para receber a camada de asfalto. Acomitiva da CICS também percorreu a estrada passando pelo trevo deacesso a Canoas, pelo viaduto que está sendo construído no BairroMathias Velho, chegando até o entroncamento com a BR -386, inclusivejá utilizando o viaduto de acesso. A conclusão da obra está prevista paradezembro deste ano. Até agora, 84% do projeto já estão concluídos. Entreos integrantes da diretoria da CICS que visitaram a obra, estiveram ClaitaMagnani, Alexandre Holz, Luis Carlos Stefani, Ricardo Boecher e RodrigoBrandalise, além do Gerente Executivo da entidade, Timóteo Farias.

VISITA ÀS OBRAS DA BR-448

Com 34 votos favoráveis e nenhum contrário, aAssembleia aprovou o Projeto de DecretoLegislativo 32013, da Comissão de Constituição eJustiça (CCJ) – baseado em requerimento dodeputado Frederico Antunes (PP) – que susta o atonormativo do governo estadual que estabelece umdiferencial de alíquota de 5% do ICMS sobre asmercadorias provenientes de outros Estados paraas micro e pequenas empresas optantes doSimples Nacional, o “imposto da fronteira”. Avotação foi acompanhada das galerias por umgrande número de pequenos e microempresários.“Esta vitória foi importante e simbólica para o povogaúcho. A união das entidades empresariais, sembuscar o protagonismo, com uma pauta única eimportante para a econômica gaúcha, demonstraque, juntos, somos mais fortes. Mesmo sobpressão do governo não recuamos, pois tínhamosconvicção da importância da aprovação do PDL03/2013. Novas lutas virão”, comemorou apresidente da CICS e vice-presidente da Federasul,Simone Leite, uma das principais lideranças a terparticipado diretamente de todo o processo, desdeo início, e que culminou com a votação favorável àclasse empresarial.

INCUBADORA DE LIDERANÇAS

Page 4: Jornalista Responsável: De Zotti(Mtb 6937) Coordenação ...cicscanoas.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/11/informativo... · planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão

COBRANÇA DOS10% SOBRE O FGTS

AUDIÊNCIA PÚBLICALEI DO SIMPLES

CICS NA MÍDIA

Sendo uma CONTRIBUIÇÃO,tem destinação definida,que é suportar o déficit dascontas do FGTS, com montantepré estabelecido.

Em junho de 2012 o déficitfoi coberto!

Em 2012, a arrecadação dos 10%,

representou R$ 3,10 bilhões!

Esses valores não podem serdestinados para outro fim,pois violaria a lei.

Esses valores não são e nemserão repassados ao trabalhador!

A extinção já foi aprovada pelaCâmara e Senado, mas foivetada pela Presidente Dilma.

A Lei do Supersimples foi o temadiscutido durante o SeminárioEstadual sobre as Alterações doEstatuto da Microempresa, que reuniuEntidades de classe, deputadosfederais e estaduais, empresários ecomunidade no Plenarinho daAssembleia Legislativa do RS. Apresidente da CICS representou aFederasul e defendeu, entre outrospontos, a exclusão da substituiçãotributária e diferencial de alíquota dasempresas optantes do simples.Simone destacou a importância daconclusão do estudo e entrada emvigor da alteração na legislação atual,e reafirmou a urgência de se criarmecanismo de transição para o regimegeral e de qualificar as empresas porfaturamento e não mais por atividade.“Somos favoráveis e entendemos queé fundamental a desburocratizarão.Precisamos dar competitividade àsempresas, torná-las formais e buscarminimizar a sonegação”, alertou. Oevento contou ainda com a palestra doGestor de Políticas Públicas do SebraeNacional, Bruno Quick de Lima, quedefendeu o SuperSimples nacional,apresentando dados como a evoluçãoda arrecadação e o aumento donúmero de empresas formalizadas.

A classe empresarial lamenta amanutenção do veto à propostade pôr fim ao adicional de 10% doFundo de Garantia do Tempo deServiço (FGTS). Com a decisão, oExecutivo garante a arrecadaçãode quase R$ 3,5 bilhões. Pelo novotexto, o trabalhador demitido semjusta causa que não forbeneficiado pelo programahabitacional vai receber o dinheiroquando se aposentar. As medidas,no entanto, só devem ter validadepara 2014.A presidente da CICS Simone Leiteafirma que os empregadores jáhonraram o pagamento domontante preestabelecido pelogoverno federal para suportar odéficit resultante de políticaseconômicas anteriores. Porém,segundo Simone, agora foi criadauma nova finalidade para orecurso, e o empresário tem dearcar com uma conta que não ésua. “Não é justo quecontinuemos sendo onerados.Existem outras formas de obter orecurso para o programa, umadelas seria através da reduçãodos gastos da máquina pública”,enfatizou a dirigente.