jornal viva leste edição 29

8
Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 VIVA LESTE A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA Um novo Jornal para uma nova Zona Leste 30/01 a 15/02/2013 Edição 29 Dir. Responsável Tiago Pierre Incêndio provoca mais de 230 mortes em boate no Rio Grande do Sul Pág. 06 Um incêndio na boate Kiss, no cen- tro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 234 mortos e 131 de feridos, na madrugada do domingo (28). Se- gundo o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um si- nalizador durante o show de uma banda teria provocado a tragédia. O incêndio teria começado às 2h30 da madrugada após uma faísca do si- nalizador atingir o teto de isolamento acústico da boate. O vereador do PSDB, Andrea Ma- tarazzo, conversou com a Jovem Pan nesta terça-feira sobre os desafios para a nova gestão. Agora na oposição, ele explicou que suas tarefas serão fiscalizar o Exe- cutivo, mostrando e discutindo alter- nativas melhores a propostas que não funcionem bem para a cidade. Entre os maiores desafios da oposi- ção ao governo de Fernando Haddad é a inspeção veicular. Acompanhe e cobre os vereadore eleitos em São Paulo A Câmara Muni- cipal realizou na terça-feira (1/01) a cerimônia de pos- se dos novos vere- adores da cidade de São Paulo, do prefeito Fernan- do Haddad (PT) e da vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB). Tam- bém nesta terça, o vereador José Américo (PT) foi eleito para a pre- sidência da Casa no ano legislativo de 2013. Foto: Divulgação Andrea Matarazzo e os desafios de ser oposição na cidade Foto: Blog do Webi Um dos sobrevi- ventes da queda de um helicóptero na zona norte de São Paulo no dia 21 de janeiro, Idevanir Ar- canjo de Souza (46), falou sobre os mo- mentos difíceis que passou a bordo da aeronave. Ele é mo- rador do Jardim das Camélias região de São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista, onde falou com a reportagem no final da tarde de quarta-feira (23). No acidente, Sou- za machucou as costelas, coluna lombar e teve uma das veias dos olhos atingida sem afetar a visão, “estou bem e me recupero em 20 dias”. Ele deixou o hospital da Cli- nicas no início da tarde de terça-feira (22), após realizar vários exames e fi- car em observação por 24 horas. Pág. 08 Sobrevivente de acidente com helicóptero fala dos momentos difíceis que passou Pág. 07 Pág. 03 Além dos tradi- cionais desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, o Car- Foto: Divulgação naval de São Pau- lo também conta com uma extensa programação de blocos de rua, que levam folia gratui- ta aos moradores da capital paulista- na. Os desfiles dos blocos começam no dia 25 de janeiro e vão até o dia 12 de fevereiro. A maioria dos blocos desfila pe- las ruas do Centro e pela Vila Madale- na, mas também há opções em outros bairros da cidade. Confira a progra- mação dos blocos abaixo, escolha seus preferidos e caia na folia! Veja a programação do Carnaval de São Paulo e caia na folia Pág. 04 e 05

Upload: grupo-viva-leste

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de 30/01 a 15/02/2013 - Distribuida Gratuitamente em mais de 100 pontos da Zona Leste de São Paulo.

TRANSCRIPT

01Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br

VIVA LESTEA SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA

Um novoJornal para uma nova Zona Leste

30/01 a 15/02/2013 Edição 29

Dir. ResponsávelTiago Pierre

Incêndio provoca mais de 230 mortes em boate no Rio Grande do Sul

Pág. 06

Um incêndio na boate Kiss, no cen-tro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 234 mortos e 131 de feridos, na madrugada do domingo (28). Se-gundo o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um si-nalizador durante o show de uma banda teria provocado a tragédia.

O incêndio teria começado às 2h30 da madrugada após uma faísca do si-nalizador atingir o teto de isolamento acústico da boate.

O vereador do PSDB, Andrea Ma-tarazzo, conversou com a Jovem Pan nesta terça-feira

sobre os desafios para a nova gestão. Agora na oposição, ele explicou que suas tarefas serão fiscalizar o Exe-cutivo, mostrando e discutindo alter-nativas melhores a propostas que não funcionem bem para a cidade.

Entre os maiores desafios da oposi-ção ao governo de Fernando Haddad é a inspeção veicular.

Acompanhe e cobre os vereadore eleitos em São Paulo

A Câmara Muni-cipal realizou na terça-feira (1/01) a cerimônia de pos-se dos novos vere-adores da cidade de São Paulo, do prefeito Fernan-do Haddad (PT) e da vice-prefeita

Nádia Campeão (PCdoB). Tam-bém nesta terça, o vereador José Américo (PT) foi eleito para a pre-sidência da Casa no ano legislativo de 2013.

Foto: Divulgação

Andrea Matarazzo e os desafios de ser oposição na cidadeFoto: Blog do Webi

Um dos sobrevi-ventes da queda de um helicóptero na zona norte de São Paulo no dia 21 de janeiro, Idevanir Ar-canjo de Souza (46), falou sobre os mo-mentos difíceis que passou a bordo da aeronave. Ele é mo-rador do Jardim das Camélias região de São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista, onde falou com a reportagem no final da tarde de

quarta-feira (23). No acidente, Sou-

za machucou as costelas, coluna lombar e teve uma das veias dos olhos atingida sem afetar a visão, “estou bem e me recupero em 20 dias”. Ele deixou o hospital da Cli-nicas no início da tarde de terça-feira (22), após realizar vários exames e fi-car em observação por 24 horas.

Pág. 08

Sobrevivente de acidente com helicóptero fala dos momentos difíceis que passou

Pág. 07

Pág. 03

Além dos tradi-cionais desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, o Car-

Foto: Divulgação

naval de São Pau-lo também conta com uma extensa programação de blocos de rua, que

levam folia gratui-ta aos moradores da capital paulista-na. Os desfiles dos blocos começam no

dia 25 de janeiro e vão até o dia 12 de fevereiro.

A maioria dos blocos desfila pe-las ruas do Centro e pela Vila Madale-na, mas também há opções em outros bairros da cidade.

Confira a progra-mação dos blocos abaixo, escolha seus preferidos e caia na folia!

Veja a programação do Carnaval de São Paulo e caia na folia

Pág. 04 e 05

02Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013

Nosso Bairro

ANÚNCIE NO JORNAL VIVA LESTE

98559-1557

Horóscopo

Tourode 21/04 a 20/05Você está prestes a passar por um tempo cheio de possibilidades e otimismo. Se você re-almente quiser, pode se sobressair. Júpiter e o sol vão te fortalecer; mesmo metas idealis-tas estão ao seu alcan-ce agora.

Gêmeosde 21/05 a 20/06Você vai conseguir exa-tamente aquilo que pre-tende alcançar no tra-balho. Mesmo que você tenha que combater al-gumas dificuldades an-tes – esse é o momento em que você conquista-rá o domínio.

Câncerde 21/06 a 21/07Júpiter e o sol te agra-ciam com uma grande paz interior e soberania que também tem efeitos sobre suas ações. Você percebe que tem tempo mais que suficiente para resolver os problemas mais urgentes.

Leãode 22/07 a 22/08Você está em boa posição no trabalho, tem boas re-lações com seus chefes e consegue mostrar a si mesmo e suas realizações excelentes. Você transpi-rar muita competência, não terá que esperar mui-to tempo para dar um sal-to em sua carreira.

Virgemde 23/08 a 22/09Há uma grande chance à vista para você começar a sua carreira. Portanto, agora é mais importante do que nunca que você permaneça concentrado em não estragar as coisas antes de alcançar seu ob-jetivo.

Librade 23/09 a 22/10Seu grande medida de flexibilidade mental torna seu trabalho muito mais fácil. Você está extrema-mente interessado em ideias que são diferentes das habituais, imagina-ções e você é mesmo ca-paz de fazer uso produtivo dessas ideias diferentes.

Escorpiãode 23/10 a 21/11Recomenda-se precau-ção no que diz respei-to à sua constelação de Júpiter com o sol. Você provavelmente experi-menta uma verdadeira montanha-russa emo-cional no trabalho nos próximos dias.

Sagitáriode 22/11 a 21/12Na próxima semana, você estará olhando para uma pilha de tra-balho, mas com a neces-sária medida de organi-zação e planejamento, você será capaz de ge-renciá-la facilmente.

Capricórniode 22/12 a 20/01A constelação de Júpi-ter com seu sol não é realmente benéfica e seu cotidiano parece mais desgastante do que o habitual. Pode acontecer de você sim-plesmente não encon-trar uma maneira de se relacionar bem.

Aquáriode 21/01 a 19/02Você está cheio de cria-tividade e energia para organizar as coisas. É hora de finalmente ini-ciar os projetos que você vem planejando há muito tempo. O bom é que você só vai encon-trar muito poucos obs-táculos.

Peixesde 20/02 a 20/03Seu trabalho requer sua atenção incondicional e de concentração no mo-mento. Júpiter e o sol não proporcionam har-monia no momento – o seu cotidiano está muito mais cansativo e seu tom de voz está mais grave do que o usual.

Áriesde 21/03 a 20/04Você se relaciona muito bem com seus colegas e superiores hierárquicos no momento, o que cria uma atmosfera de tra-balho muito agradável para você. Intensifique esses contatos, se pos-sível, e mantenha-se atento e útil.

MensalFevereiro - 2013

Prefeitura apoiará escola técnica na zona Leste

O prefeito de Sâo Paulo, Fernando Haddad, se reuniu

com o presidente da Fede-ração e do Centro das In-dústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), Pau-lo Skaf, pela 1º vez após assumir a Prefeitura de São Paulo. Haddad tratou, entre outros temas, sobre a doação de um terreno na zona Leste para que seja instalada uma nova escola técnica na região.

“Existe um projeto trami-tando na Câmara que não foi aprovado, mas estamos trabalhando nisso porque queremos fazer a doação de um terreno na região do Itaquerão para que uma nova escola possa surgir ao lado da Fatec, do estádio e

Receita

Ingredientes

1,5 Kg de costelinha de porco2 cebolas grandes fatiadas2 tomates picados2 cenouras picadas em palitosAzeite, sal, alho, limão

MODO DE PREPAROTempere a carne com limão e salCubra o fundo da panela de pressão com a cebola por baixo, os outros ingredientesNão coloque águaTampe a panela e leve ao fogo, a partir do momen-to que começar a pressão deixe em fogo baixo por 30 minutosDesligue e deixe a pressão sair naturalmenteProve o salColoque numa forma e leve ao forno só para dou-rar a carne, menos de 10 minutosSirva com batata palha e com o caldo que se for-mou no fundo.

Costelinha na panela de pressão

também da futura Universi-dade Federal, com o propó-sito de aumentar a presença do Sesi e do Senai na capi-tal”, afirmou Haddad.

Durante a visita à casa da indústria paulista, o prefei-to iniciou conversas sobre futuros projetos em prol da capital. “Na verdade eu sou fã do Sesi e do Se-nai. São intuições que vem prestando serviços impor-tantes à cidade. Então es-tabelecemos uma carta de intenções do que pode ser feito por São Paulo. Desde um programa para abordar e recuperar moradores de rua, passando por Prona-tec - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, até projetos mais ambiciosos como novas es-

colas Sesi/Senai na capital com a cessão do terreno pela Prefeitura e o Centro Olímpico”, disse.

O encontro também ser-viu para tratar, de forma separada, sobre o Centro de Convenção e a candidatu-ra à Expo 2020. O prefeito explicou que o Centro de Convenção já é uma ideia mais antiga e madura. Já a Expo 2020 é um desdobra-mento do primeiro projeto. “Temos que defender nossa candidatura, mas sabemos que precisamos de um ali-nhamento do setor privado, União e Governo Estadual para viabilizar este impor-tante projeto para São Pau-lo” concluiu o prefeito.

Fonte Prefeitura de SP

Prefeito afirmou que vai se empenhar na doação de terreno na zona Leste para construção de unidade de ensino técnico

Foto: Divulgação

Mesmo tendo sido reformadas recen-

temente, muitas praças na região do Itaim Pau-lista, na zona leste de São Paulo, estão sem iluminação pública há vários anos.

Segundo a subprefeitu-ra do bairro, as 138 pra-ças existentes passaram por reformas nos últimos quatro anos e receberam novos bancos, mesas com tabuleiro, cantei-ros em linhas sinuosas, flores, piso de concreto, novo gramado e postes para iluminação.

Um exemplo da falta do recurso é a praça localiza-da na rua Sete Estrelas, no Jardim Campos, na região do Itaim. Nela, a reforma aconteceu em março de 2008 e até a publicação desta reportagem os qua-tro postes de iluminação nunca funcionaram.

“Foi prometida a ilumi-nação durante as refor-mas, mas nada de luz até agora”, reclama o mora-dor Francisco Julio. “A única luz que temos aqui é a divina vinda da lua”, co-menta Juliana Fosaca, 20.

Outra praça que se-gue sem iluminação fica na rua Berilo com Frei Lago Negro, no Jardim Bartira, na mesma re-gião da zona leste. Ela foi reformada em 2010. Além da estrutura nova, o local foi contemplado com um zelador e uma academia ao ar livre para terceira idade.

Os moradores buscam a iluminação prometi-da desde então. “A noite é um perigo aqui, temos usuários de droga e as-saltos”, comenta a dona de casa Keila Maia. “Os vândalos até quebraram os aparelhos de ginástica e eu tive que desembolsar R$ 70,00 para reforçar os parafusos dos aparelhos”, reclama o comerciante Nomar Simões, 55.

A praça da rua Regis-tro Velho segue o mesmo caminho. Reformada em março de 2012 com todos os benefícios de uma pra-ça nova, conta com quatro postes de iluminação pron-tos para receber a energia. “Este local é muito escuro à noite, só contamos com um pouco da iluminação das

vans que saem daqui para São Miguel” diz o estudan-te Gustavo Lima (23).

O caso mais demora-do é o canteiro central da avenida Prof. Alípio de Barros, no Jardim Hele-na. O canteiro segue toda extensão da via e é uma importante ligação entre o bairro e o Itaim Paulista.

O canteiro central re-cebeu a primeira refor-ma no último ano da ges-tão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), em 2004. Houve outra obra em 2009. Apesar das duas reformas, o local aguar-da a iluminação pública.

Em 2009 foram insta-lados os postes e con-duítes para passagem da fiação de um lado ao ou-tro do canteiro. Segun-do o líder comunitário José Marcos da Silva, o departamento de ilumi-nação pública (Ilume) informou que a fiação está fora do padrão do departamento e será ne-cessário refazer o servi-ço. “Não poderiam levar tanto tempo assim: nove anos”, finaliza Silva.

Vander Ramos/CLN

Praças no Itaim Paulista são reformadas, mas seguem sem iluminação

JORNAL VIVA LESTEDiretor Responsável - Tiago PierreAnúncios - 98559-1557Tiragem 25 mil exemplares distribuídos gratuitamente30/01 a 15/02/201311 98559-1557 [email protected]

03Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br

PolíticaAlckmin e Haddad anunciam parcerias para a cidade de São Paulo

O governador Ge-raldo Alckmin e o prefeito da capital,

Fernando Haddad, cria-ram nesta terça-feira, 22 um grupo de trabalho per-manente para desenvolver ações conjuntas e parce-rias estratégicas entre as duas esferas de governo. O grupo de trabalho terá reuniões periódicas e será coordenado pelo secretá-rio estadual da Casa Civil,

nos), que vai ligar a região do ABC a Guarulhos. “É uma ligação estratégica, li-gando dois grandes termi-nais de ônibus. Há muitas possibilidades de parcerias na área de transportes me-tropolitanos”, disse Alck-min. O investimento é de R$ 137,5 milhões.

O governo estadual tam-bém autorizou a construção de 2.230 unidades habita-cionais na cidade de São Paulo, por meio da CDHU (Companhia de Desenvol-vimento Habitacional e Ur-bano), com valor estimado de R$ 140 milhões.

O prefeito Haddad anun-ciou que a prefeitura vai contribuir com R$ 20 mil por unidade habitacional a ser construída no centro da cidade por meio da Parce-ria Público-Privada (PPP), em fase final de preparação do edital, patrocinada pelo Governo do Estado. Os re-cursos se somam aos apor-tados pelo Governo do Es-tado e pela União, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. “A Casa Pau-lista [Agência de Habitação

Edson Aparecido, e pelo secretário municipal de Governo, Antonio Donato. “Estabelecemos uma par-ceria permanente, procu-rando somar esforços nas várias áreas em benefício da nossa população”, afir-mou o governador.

Ações concretas já fo-ram anunciadas. O go-vernador e o prefeito as-sinaram protocolo para investir R$ 46 milhões

na construção de mais 20 creches, além das 42 acor-dadas em convênio ante-rior com a prefeitura (sete já estão prontas). Todas fazem parte do programa estadual Creche Escola.

Foi firmado um convênio de cooperação técnica para implantação do corredor metropolitano Perimetral Leste (Jacu-Pêssego), da EMTU (Empresa Metropo-litana de Transportes Urba-

Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o Jardim Me-tropolitano foi inaugurado, 27 de dezembro de 2012, na capital, pelo governador Geraldo Alckmin. O jardim ocupa uma área de 380 mil m² na entrada de São Paulo, e pode ser visto tanto por quem chega ou sai da capi-tal pela rodovia Ayrton Sen-na, nas margens do rio Tietê.

O Jardim Metropolitano foi concebido para promo-ver o desenvolvimento am-biental sustentável, destacar a beleza natural e a recupe-ração de espaços degrada-dos pelo crescimento urba-no desordenado. “São mais de 15 quilômetros de Jardim Metropolitano, que vão do Parque Ecológico Tietê até o Aeroporto de Guarulhos”, disse Alckmin. “Recuperar as várzeas do rio (Tietê), recompor a Mata Atlântica e ter um jardim com susten-tabilidade aqui em São Pau-lo”, completou.

Realizado por meio de parceria entre as secretarias de Saneamento e Recursos Hídricos e a de Desenvol-vimento Metropolitano, o projeto paisagístico teve in-vestimentos de R$ 8,9 mi-lhões. O jardim recebeu o plantio de mil árvores e 218 mil mudas de espécies da flora da Mata Atlântica, en-tre elas a palmeira imperial, macaúba, ipê, quaresmeiras e jerivás, além de arbustos como sálvia, bela Emília, jasmin-amarelo e ligustro.

O Jardim Metropo-litano integra o Projeto Parque Várzeas do Tietê, que visa auxiliar na recu-

peração e preservação da várzea natural do rio que corta a capital. Segundo o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Ed-son Giriboni, “é um tra-balho de conscientização de que devemos preser-

var o que resta ainda das nossas várzeas”.

“A preocupação do go-vernador Geraldo Alckmin não está somente voltada ao desenvolvimento e ao pla-nejamento metropolitano, mas também foca seus tra-

Jardim Metropolitano muda paisagem na entrada da capital

balhos na estética das cida-des. Concilia o fator do cres-cimento econômico com a bela natureza da RMSP”, observou o secretário de Desenvolvimento Metropo-litano, Edmur Mesquita.

Foto: Divulgação

Acordo prevê construção de mais 20 creches, 2.230 habitações, recursos municipais a projeto estadual de moradias no centro, corredor de ônibus, terreno municipal para construção de piscinão, aperfeiçoamento da Operação Delegada e ações em iluminação

do Estado] fez um projeto exemplar. Nós [prefeitura] temos uma formatação para as 16 mil primeiras unida-des. Isso vai significar mais de 50 mil pessoas voltando a morar no centro da cida-de”, detalhou Haddad.

Na área da segurança pública, serão adotadas ações com o objetivo de definir conjuntamente pontos críticos para ins-talação de iluminação pública, com base em da-dos de inteligências das polícias; aperfeiçoamen-to da Atividade Delega-da, expandindo o apoio de policiais militares a outras áreas de atribui-ção municipal, além da fiscalização do comércio irregular; implantação de centrais de monitora-mento nas subprefeituras e a instalação de câme-ras, pela prefeitura, com interface do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar); iden-tificação e disponibili-zação de áreas para im-plantação de pátios para acolhimento de veículos

apreendidos administra-tiva e judicialmente.

O governador Alckmin autorizou ainda a Sabesp a firmar convênios com a prefeitura em seis áreas: ampliação do programa Córrego Limpo; retirada de lixo e plantas aquáti-cas dentro do programa Nossa Guarapiranga; in-centivo a ligações de es-goto; cooperação técnica e ações para redução do consumo de água, dentro do Programa de Uso Ra-cional da Água - PURA.

O prefeito Haddad auto-rizou a cessão de área, na avenida Prof. Luiz Igná-cio de Anhaia Mello, para construção de um pisci-não coberto pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. Foi assinado ainda acordo entre Prefeitura e Estado que prevê a compatibili-zação dos planos de com-bate a enchentes do Esta-do e do município.

O vereador do PSDB, Andrea Matarazzo,

conversou com a Jovem Pan nesta terça-feira so-bre os desafios para a nova gestão. Agora na oposição, ele explicou que suas tarefas serão fiscali-zar o Executivo, mostran-do e discutindo alternati-vas melhores a propostas que não funcionem bem para a cidade.

Entre os maiores de-safios da oposição ao governo de Fernando Haddad é a inspeção vei-cular. “Temos assistido a uma certa enrolação. É um grande desafio fazer honrar esse com-promisso de campanha, que deve ser cumprido”, destacou.

Além do Plano Dire-tor, que afeta diretamen-te a vida do paulistano.

“Temos que conseguir desonerar um pouco. O paulistano paga muito caro pelas coisas e rece-be um serviço péssimo. As leis são muito ob-soletas, e atravancam o desenvolvimento da ci-dade”, explicou.

Andrea Matarazzo também falou sobre a iniciativa do governa-dor Geraldo Alckmin sobre a internação de dependentes e viciados em drogas, além de de-fender a intensificação da fiscalização de am-bientes fechados, como casas noturnas, boates, cinemas e casas de sho-ws, para evitar uma nova tragédia como a ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Andrea Matarazzo fala a Rádio Jovem Pan sobre os desafios de ser oposição em São Paulo

site: www.andreamatarazzo.com.brtwitter: @andreamatarazzoAndrea Matarazzo é vereador de São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

JORNAL VIVA LESTEDiretor Responsável - Tiago PierreAnúncios - 98559-1557Tiragem 25 mil exemplares distribuídos gratuitamente30/01 a 15/02/201311 98559-1557 [email protected]

04Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013

Carnaval

Fique na cidade e aproveite a festaGrande festa po-

pular, o Carnaval reúne milhares de

pessoas nas ruas, nas pas-sarelas do samba e em clu-bes de todos os cantos do País. Mas engana-se quem pensa que essa comemo-ração teve origem aqui. O Brasil entrou na história da festa apenas a partir do descobrimento pelos por-tugueses, em 1.500, quan-do essa manifestação cul-tural já contava com uma longa trajetória.

De acordo com o histo-riador Voltaire Schilling, o carnaval é a festa pro-fana mais antiga que se tem registro, já que existe há mais de 3 mil anos. As suas raízes mais remotas encontram-se na Grécia Antiga, no culto ao deus Dionísio, que mais tarde foi celebrado em Roma como Baco, espalhando--se para os países de cul-tura neolatina. Consta que as primeiras seguidoras do deus foram mulheres, que viram nos dias que lhe eram dedicados um momento para escaparem da vigilância dos maridos para poderem cair na fo-lia. Nos dias permitidos, elas saíam aos bandos, com o rosto coberto de pó e com vestes transforma-das ou rasgadas, cantan-do e gritando. Os homens não demoraram em aderir a essa celebração.

A historiadora e diretora da Fundação Joaquim Na-buco, Rita de Cássia Araú-jo, aponta que as festas populares que ocorriam na era pré-cristã no Hemisfé-rio Norte, principalmente no Egito, em Roma e na Grécia, para celebrar o fim do inverno e a chega-da da época do plantio de lavouras impulsionaram o que se caracterizou como a origem do Carnaval. Se-gundo Rita, não havia re-ferências religiosas, mas já havia as brincadeiras e as máscaras.

De celebração agrária a festa ganhou contornos religiosos quando o Cris-tianismo atribuiu signifi-cado à festa, que passou a ser vinculada à Páscoa - a Terça-Feira Gorda é

47 dias antes do domingo de Páscoa. A festa, então, passou a ter um sentido de tempo de diversão e exa-gero, de comida e bebida, que antecede a entrada num período de reflexão e jejum dos cristãos antes da Páscoa, quando os fiéis teriam de se recolher e re-ver sua vida.

Ainda de acordo com Rita, uma segunda cor-rente de pesquisadores diverge da ideia de festa surgida há tanto tempo, sustentando que o Carna-val tem múltiplas origens, com diferentes significa-dos e contextos que leva-ra ao seu nascimento em cada região.

Carnaval no BrasilMuito tempo depois, no

século 17, a festa chegou ao Brasil por meio dos portugueses. Com o nome de intrudo, baseado prin-cipalmente em brincadei-ras em que pessoas suja-vam umas as outras como o mela-mela. “Havia uma distinção social nessa fes-ta. As famílias brancas brincavam nas casas e os escravos brincavam nas ruas”, diz Rita.

Com a declaração da independência do Brasil, em 1822, o intrudo, de raiz colonial, passou a ser visto como algo negativo e atrasado. Por isso, a par-tir da iniciativa de intelec-tuais, artistas e imprensa, houve um rompimento com a tradição colonial na segunda metade do século 19 e a adoção no País de modelos de festa trazidos da Itália e da França, já com o nome de Carnaval (que teria o sentido de “adeus à carne”). “Aí que entraram os bailes e os desfiles nas ruas com ale-gorias”, destaca Rita.

Segundo Voltaire Schilling, a partir de 1935, com o crescente centralis-mo estatal determinado pela Revolução de 1930, começou-se a sufocar a espontaneidade popular submetendo os desfiles populares a regulamentos, horários e trajetos a serem cumpridos à risca. Ganha-ram destaque a partir de

CONFIRA A ORDEM DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO

Sexta-feira (8 de fevereiro de 2013)1ª - Acadêmicos do Tatuapé2ª - Rosas de Ouro3ª - Mancha Verde4ª - Vai-Vai5ª - X-9 Paulistana6ª - Dragões da Real7ª - Águia de Ouro

Sábado (9 de fevereiro de 2013)1ª - Nenê de Vila Matilde2ª - Gaviões da Fiel3ª - Mocidade Alegre4ª - Tom Maior5ª - Unidos de Vila Maria6ª - Acadêmicos do Tucuruvi7ª - Império de Casa Verde

Domingo (10 de fevereiro de 2013)1ª - Unidos de Santa Bárbara2ª - Unidos do Peruche3ª - Camisa Verde e Branco4ª - Imperador do Ipiranga5ª - Leandro de Itaquera6ª - Pérola Negra7ª - Estrela do Terceiro Milênio8ª - Morro da Casa Verde

A SPTrans vai reativar duas linhas para o atendimen-to ao Sambódromo do Anhembi nos dias de desfile (8, 9, 10, 11 e 12 de fevereiro). As linhas vão partir das estações do metrô Tietê e Barra Funda.

A SPTrans informa que vai reativar duas linhas para o atendimento ao Sambódromo nos dias de desfile das escolas de samba no Carnaval 2013, dias 8, 9, 10, 11 e 12 de fevereiro. Técnicos da SPTrans estarão acompa-nhando a operação e orientando os passageiros.

Linhas e itineráriosLinha: 179A/10 Metrô Tietê - AnhembiIda: Rua Voluntários da Pátria, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Du-mont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01 do Anhembi, Desembarque no portão 01.Volta: Av. Olavo Fontoura – portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odílio Denys, Rua Voluntários da Pátria.Obs.: Embarque na Rua Voluntários da Pátria, sentido Centro/Bairro após a Rua Ma. Odílio Denys e no sen-tido Bairro/Centro embarque na Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 1).

Linha: 879A/10 Metrô Barra Funda – AnhembiIda: Rua Joaquim Manoel de Macedo, Rua do Bosque, Rua José Antonio Muniz, retorno sob Vd. Pacaembu, Rua Assis, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Ba-gatelle, Av. Olavo Fontoura, Desembarque no portão 01.Volta: Av. Olavo Fontoura – portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua José Anto-nio Muniz, Rua da Várzea, Av. Tomaz Edson, Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, Desembarque Terminal Barra Funda.

Obs.: Embarque no Terminal Turístico Norte (Plata-forma 08) e desembarque na Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 01).

Serviço AtendeO serviço Atende vai operar com um total de 15 veí-

culos, saindo das estações Metrô Portuguesa/Tietê, Rua Odylio Denis , Metrô Palmeiras/Barra Funda, rua Auro Soares de Moura Andrade e Pavilhão do Anhembi.

O serviço Atende também estará presente nos desfiles

de alas de cadeirantes das escolas de samba Gaviões da Fiel, Leandro de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Uni-dos de São Lucas, Bloco Carnavalesco Amizade Zona Leste ( desfile em Interlagos) e Bloco Boêmios da Vila ( desfile em Vila Esperança).

SPTrans ativa linhas especiais para o Carnaval 2013

Pela primeira vez, o carnaval de São Pau-

lo vai ter um aplicativo dedicado aos blocos de rua. A ferramenta foi desenvolvida pela Fá-brica de Aplicativos em parceria com o Catraca Livre e Fora do Eixo.

Para baixar o aplica-tivo, basta acessar pelo celular o seguinte: http://universo.mobi/blocos

A Fábrica de Aplica-tivos é um projeto ino-vador para ajudar as

pessoas, mesmo sem nenhum conhecimento de informática, a criar gratuitamente seu pró-prio aplicativo. Não é necessária nenhuma aprovação, tudo é feito automaticamente no en-dereço http://www.uni-verso.mobi

O projeto capacita pessoas em comunida-des periféricas para que, ao criarem aplicativos, consigam usufruir os be-nefícios das internet.

Aplicativo para encontrar os blocos de rua de São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

05Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br

Carnaval

Fique na cidade e aproveite a festa

Com uma das histó-rias mais bonitas e

memoráveis da histó-ria do samba, a escola de samba Nenê de Vila Matilde fará uma gran-de festa para comemo-rar seu aniversário de fundação. No dia 18 de junho, a quadra da Nenê será palco de um espetá-culo incrível, com direi-to a contagem regressiva para o Carnaval 2013.

Entre os grandes sho-ws confirmados está o Grupo Batucando, de São Paulo, que fará a abertura do evento, que acontece às 22h, na qua-dra da escola. A Nenê também apresentará a Ala Show, com um es-petáculo temático dirigi-do pelo coreógrafo e di-retor artístico da escola, Márcio Telles, e o Grupo Odara, famoso por seu espetáculo “Odara – Tra-dição, Cultura e Costu-mes de Um Povo” que fi-cou em cartaz por 4 anos.

Para encerrar a festa com chave de ouro, a ba-teria de Bamba fará uma apresentação de arrepiar os espectadores. “Es-tamos preparando uma festa bonita e com mui-tas novidades. É sempre maravilhoso poder co-memorar mais um ano com esta escola e esta comunidade tão bonita como é a Nenê de Vila Matilde”, conta o Presi-dente da Nenê, Rinaldo Andrade (Mantega).

Em 2013, a Nenê de Vila Matilde será a pri-meira escola a desfilar no sábado de carnaval, e os ensaios gerais já es-tão acontecendo na qua-dra da escola. Eles acon-tecem às quartas e aos domingos, a partir das

Além dos tradicionais desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, o Carnaval de São Paulo também conta com uma extensa programação de blocos de rua, que levam folia gratuita aos moradores da capital paulistana. Os desfiles dos blocos come-çam no dia 25 de janeiro

e vão até o dia 12 de fe-vereiro. A maioria dos blocos des-fila pelas ruas do Centro e pela Vila Madalena, mas também há opções em outros bairros da cidade. Confira a programação dos blocos abaixo, esco-lha seus preferidos e caia na folia!

PROGRAMAÇÃO:Sexta-feira, 1º de fevereiro14h30 - Abre AlasConcentração: Em frente ao CCBB - Centro16h - Banda ButantãConcentração: Av. Waldemar Ferreira com Desembar-gador Armando Fairbanks - Butantã

Sábado, 2 de fevereiro11h - Blocos do Sargento Pimenta e BangalafumengaConcentração: Rua Purpurina, Vila Madalena12h - Banda Grande FamíliaConcentração: Grêmio Recreativo Cultural e Carnava-lesco Bloco Grande Família - Santana12h - Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá PiratiningaConcentração: Rua Belmiro Braga - Vila Madalena 14h - Bloco PilantragiConcentração: Bebo Sim (Alfonso Bovero, 1.107, Per-dizes) 14h - Pimentas do ReinoConcentração: Rua Girassol - Vila Madalena 14h - Bloco da Ressaca do CambuciConcentração: Largo do Cambuci 14h - Bloco Nu’InteressaConcentração: Rua Filinto de Almeida, Vila Madalena 14h30 - Abre AlasConcentração: Em frente ao CCBB - Centro15h - Blocos do Pholia na LuzConcentração: Praça da Luz15h - Bloco Classe AConcentração: Rua Souza Lima, 295 - Barra Funda 16h - Bloco Barracão da FoliaConcentração: Av. Abraão Ribeiro, 503 - Barra Funda Cordão Kolombolo Diá Piratininga desfila no dia 2 de fevereiro, na Vila Madalena. Foto: DivulgaçãoDomingo, 3 de fevereiro12h - Banda do FuxicoConcentração: Largo do Arouche, 88/96, Centro 12h - Confraria do PasmadoConcentração: Rua Nova Veneza, Vila Madalena12h - Bloco da AboliçãoConcentração: Rua da Abolição, Bixiga 13h - Bloco da AmizadeConcentração: Rua Thomáz Mazzoni (em frente ao Empório Barroco) - Campo Limpo14h - Acadêmicos do Baixo AugustaConcentração: Rua Augusta (entre a Marquês de Para-naguá e a Caio Prado) 15h - Blocos do Pholia na LuzConcentração: Praça da Luz15h - Bloco Nois Trupica Mais Não Caia

Concentração: Rua Belmiro Braga - Vila Madalena 15h - Bloco do ÓConcentração: Rua Horácio Lane - Vila Madalena 16h - Banda Grone’sConcentração: Rua Eduardo Vicente Nasser, 354 (Cdc Copa 70) - Cambuci18h - Maria Madalena e os Alagados do Rio VerdeConcentração: Praça Aprendiz das Letras - Vila Ma-dalena

Segunda-feira, 4 de fevereiro19h - Banda RedondaConcentração: Teatro de Arena, ConsolaçãoBanda Redonda, que desfila no dia 4 de fevereiro, na Consolação, foi fundada por atores e músicos. Foto: Divulgação

Terça-feira, 5 de fevereiro17h - Bloco Umes Caras-PintadasConcentração: Rua Rui Barbosa, 323 - Bixiga

Quarta-feira, 6 de fevereiro17h - Banda do CandinhoConcentração: Rua Santo Antônio com Rua 13 de Maio - Bixiga

Sexta-feira, 8 de fevereiro19h - Banda do Trem ElétricoConcentração: Rua Augusta com Rua Luiz Coelho - Consolação

Sábado, 9 de fevereiro13h - João Capota na AlvesConcentração: Viaduto do Metrô Sumaré 13h - Desfile de Bonecões do Museu da Língua Por-tuguesaConcentração: Museu da Língua Portuguesa 20h - Vai Quem QuerConcentração: Praça Benedito Calixto - Vila MadalenaFolia do Bloco dos Esfarrapados será no dia 11 de fe-vereiro, no Centro. Foto: Reprodução

Domingo, 10 de fevereiro20h - Vai Quem QuerConcentração: Praça Benedito Calixto - Vila Madalena

Segunda-feira, 11 de fevereiro12h - Bloco dos EsfarrapadosConcentração: Rua Conselheiro Carrão, 466 - Centro20h - Vai Quem QuerConcentração: Praça Benedito Calixto - Vila Madalena

Terça-feira, 12 de fevereiro18h - Bloco do ÓConcentração: Rua Horácio Lane - Vila Madalena 20h - Vai Quem QuerConcentração: Praça Benedito Calixto - Vila MadalenaConceição Gama redator(a)

Fonte: Catraca Livre, Terra.

20h00, e são abertos ao público que já se mos-trou ansioso para o pró-ximo carnaval da águia do samba de São Paulo.

Sobre a Nenê de Vila Matilde

Fundada em 1949 pelo lendário “Seu Nenê”, a Nenê de Vila Matilde se consagrou na história do Carnaval do São Paulo. Com 11 títulos do grupo Especial no currículo, incluindo dois tricam-peonatos, a Escola tem ainda no currículo um feito inesquecível: foi a primeira e única escola de São Paulo a desfilar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em 1985.

Sobre o Carnaval 2013A Nenê irá levar à

avenida o enredo “Da revolta dos búzios a atualidade. Nenê canta a igualdade”, que conta a história daqueles que lutaram e lutam pela igualdade em suas mais diversas formas. O pon-to de partida para o tema é chamada Revolta dos Búzios, ou Conjuração Baiana, movimento po-pular em prol da aboli-ção da escravatura e da emancipação da colônia que ocorreu no final do século XVIII.

Foto: Divulgação

64 anos de história, Nenê de Vila Matilde comemora aniversário com muito samba

Foto: Divulgação

06Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013

Tragédia no Sul

O Ministério Público de Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, instau-rou inquérito civil público para apurar as irregulari-dades na boate Kiss, onde um incêndio matou de 235 pessoas na madrugada do último domingo (27). O inquérito, instaurado na terça-feira, pretende apu-rar responsabilidades cí-veis, independentemente da área criminal.

“A instauração do in-quérito civil nos permi-te requisitar documentos e produzir provas para apurar esse tipo de res-ponsabilidade”, disse o promotor César Carlan. “Estamos, neste momen-to, acompanhando o tra-balho da polícia, onde os elementos de prova pro-duzidos serão úteis para a nossa investigação”.

Na área criminal, o de-legado regional da Polícia

Civil, Marcelo Arigony, que coordena as investi-gações do incêndio da bo-ate, disse já ter certeza de que o funcionamento do estabelecimento era irre-gular. De acordo com ele, uma série de circunstân-cias possibilitaria “até a uma criança” concluir que a casa não deveria estar funcionando.

Arigony disse ainda que, segundo sugerem as investigações iniciais, houve irregularidades nos extintores, na iluminação do banheiro, na largura da porta, na disposição da casa e na lotação do esta-belecimento. “Por que eu tenho certeza de que algu-ma irregularidade havia? Porque, se uma dessas cir-cunstâncias se confirmar, já se comprovaria [a irre-gularidade] ”, disse.

Fonte: Portal IG

A tragédia de Santa Ma-ria, no Rio Grande do Sul, pelo que se apurou até agora, parece resultado de um misto de irresponsa-bilidade dos proprietários de um espaço de lazer e da omissão do poder público.

Quando estive à frente da Secretaria das Subprefei-turas, cansei de ver pesso-as se reunirem em lugares absolutamente inadequa-dos para a finalidade que se pretendia. Eram casas de shows, bares, restau-rantes, boates, igrejas. Nesses locais, questões de acessibilidade e seguran-ça devem ser fiscalizadas com todo o rigor, sem ex-ceção nem concessões. Ja-mais podem ser liberados para uso enquanto não es-tiverem totalmente dentro das normas que garantam a segurança e o bem-estar do público. Convivíamos com a insistência na irre-gularidade por parte de al-

guns estabelecimentos, os quais chegávamos a lacrar com blocos de concreto na porta para que não rea-brissem por conta própria ilegalmente.

As autoridades não de-vem, de maneira alguma, ceder a qualquer tipo de pressão. As mortes de cen-tenas de jovens só podem ser atribuídas à irresponsa-bilidade de todos os envol-vidos no funcionamento irregular de um estabeleci-mento que se transformou numa verdadeira cilada.

Em pleno século 21 –com tecnologia avançada em equipamentos elétri-cos, revestimentos, mé-todos construtivos etc. – não há justificativa para que um local autorizado a receber uma enorme quantidade de jovens se transforme num forno que carbonizou o presente de tantos pais e o futuro de seus filhos. Os responsá-

veis devem ser punidos exemplarmente.

Tragédias como essa levaram países da Ásia e dos Estados Unidos a tor-narem mais rigorosas sua legislação para estabeleci-mentos de lazer, como sis-tema de evacuação rápida, detectores de fumaça e proibição de uso de mate-riais de fácil combustão, entre outras medidas.

Aqui em São Paulo é imperativo que se monte mutirões de fiscalização em locais de aglomeração de pessoas. É preciso me-didas rigorosas, duras até, para evitar que se pague com vidas pela omissão e falta de responsabilida-de de alguns. A Prefeitura tem obrigação de tomar providências urgentes de inspeção detalhada e inter-dição para evitar aqui uma tragédia já anunciada.

Andrea Matarazzo

Tragédia anunciada

MP de Santa Maria começa a fazer investigação própria sobre boate KissInquérito pretende produzir provas e apu-rar responsabilidades cíveis do incêndio na boate

Incêndio provoca mais de 230 mortes em boate no Rio Grande do Sul

Um incêndio na boate Kiss, no centro de Santa

Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 234 mortos e 131 de feri-dos, na madrugada deste domingo (28). Segundo

o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um sinali-zador durante o show de uma banda teria provoca-do a tragédia.

O incêndio teria começa-do às 2h30 da madrugada após uma faísca do sinali-

zador atingir o teto de isolamento acústico da boate. Mais cedo, a cor-poração havia divulgado o número de 245 vítimas fatais. O dado foi corri-gido por volta das 14 ho-ras. Ao todo, 120 homens

e 112 mulheres morreram na tragédia.

O major Bastianello, comandante do Batalhão de Operações Especiais, disse durante coletiva que foi finalizada a ação de resgate de corpos dentro da casa naturna. A maioria dos corpos estão preser-vados, o que facilita o reconhecimento, porque as mortes foram causadas por asfixia e pisoteamen-to, informou ele.

O número de vítimas fatais pode aumentar já que corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal e não considera as pessoas que foram levadas para os hospitais da região e mor-reram em atendimento. Mais de cinco hospitais receberam jovens feridos.

Reconhecimento e lista de mortos

“Estamos apurando o número final de mortos, mas já afirmamos que será um número significativo. Existe uma esforço con-junto entre a Brigada Mil-itar e os órgãos federais autuando para agiliar o fi-nal dos trabalhos”, disse o major. “O reconhecimento dos corpos será feito por identificação visual já que muitas vítimas portavam documentos.”

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os corpos das vítimas foram levados para o ginásio do Centro Desportivo Munic-ipal para reconhecimento. Mídias locais citam que os corpos foram transporta-dos em caminhões e leva-dos ao ginásio. O Hospital Universitário de Santa Ma-ria já divulgou uma lista parcial de mortos, clique aqui para ver a relação.

Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. “Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multi-dão já está atrapalhando nosso trabalho”, instrui o major. “É melhor que os parentes se dirijam dire-tamente para os hospitais da cidade.”

A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os com-promissos no país e ante-cipou o retorno ao Brasil . Dilma deve ir a Santa Ma-ria, segundo a assessoria da Presidência. Em entrevista, Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. “Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos su-perar mantendo a tristeza”, afirmou, emocionada.

Corpo de Bombeiros terminou resgate de corpos. Número foi atualizado pela perícia para 234 pessoas mortas no dia do incêndio. Fogo teria começado após banda usar sinalizador

“Mataram meu filho! Mataram meu

filho!Os gritos de uma

mãe após reconhecer o corpo do filho no

Centro Esportivo Mu-nicipal de Santa Maria foram os últimos antes de a mulher desmaiar. “Mataram meu filho! Mataram meu filho!”, bradou ela, que não foi identificada. Enquanto isso, quase mil famil-iares se abraçavam e choravam do lado de

fora do ginásio.

“Na hora do incêndio, ele estava no

banheiro

O estudante Lucas Oliveira, 20 anos, foi à boate Kiss na noite de

sábado para comemorar o aniversário da namo-rada, Yasmim, 19 anos. Porém, pouco antes do

início do incêndio, ele foi ao banheiro, onde morreu

asfixiado pela fumaça. “Ele estava com a namo-rada dele, que comemo-

rava seu aniversário, mas na hora que deu o incêndio ele estava no

banheiro. Ela conseguiu escapar ilesa”, disse o tio do jovem, Dirnoé Santos. O estudante, que era apa-ixonado pelas tradições gaúchas, foi velado em um caixão coberto pela bandeira do Rio Grande

do Sul

Telefone:[email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone:3396-4664 [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 710. 7º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 507. 5º Andar.

ORLANDOSILVAPCdoB

CORONELCAMILOPSD

ABOUANNI

Viaduto Jacareí, 100. Sala 610. 6º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396 4472 [email protected]

Telefone: [email protected]

VEREADORMARQUITO

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 1114. 11º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 422. 4º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 709. 7º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396- 4294 [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 313. 3º Andar.

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 605. 6º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 1109. 11º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396-4290 [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 1006. 10º Andar.

Telefone: [email protected]

Alessandro GuedesPT

Wadih MutranPP

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 706. 7º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396-4315 [email protected]

Telefone: 3396-4685 [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 521. 5º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 616. 6º Andar.

Telefone: 3396-4405 [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 420. 4º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 406. 4º Andar.

Presidente da CâmaraTelefone: [email protected]

Telefone: 3396-4530 [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 304. 3º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 515. 5º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 424. 4º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396-4242 [email protected]

Telefone: 3396-4905 [email protected]

07Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br

Câmara Municipal Incêndio provoca mais de 230 mortes em boate no Rio Grande do Sul

Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. “Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multi-dão já está atrapalhando nosso trabalho”, instrui o major. “É melhor que os parentes se dirijam dire-tamente para os hospitais da cidade.”

A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os com-promissos no país e ante-cipou o retorno ao Brasil . Dilma deve ir a Santa Ma-ria, segundo a assessoria da Presidência. Em entrevista, Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. “Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos su-perar mantendo a tristeza”, afirmou, emocionada.

Corpo de Bombeiros terminou resgate de corpos. Número foi atualizado pela perícia para 234 pessoas mortas no dia do incêndio. Fogo teria começado após banda usar sinalizador

Conheça e acompanhe os vereadores eleitos para a legislatura 2013-2016A Câmara Muni-

cipal realizou na terça-feira (1) a cerimô-

nia de posse dos novos vereadores da cidade de São Paulo, do prefeito Fernando Haddad (PT) e da vice-prefeita Ná-

Telefone:[email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone:3396-4664 [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 710. 7º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 507. 5º Andar.

ORLANDOSILVAPCdoB

CORONELCAMILOPSD

ABOUANNI

Viaduto Jacareí, 100. Sala 610. 6º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396 4472 [email protected]

Telefone: [email protected]

VEREADORMARQUITO

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 1114. 11º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 422. 4º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 709. 7º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396- 4294 [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 313. 3º Andar.

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 605. 6º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 1109. 11º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396-4290 [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 1006. 10º Andar.

Telefone: [email protected]

Alessandro GuedesPT

Wadih MutranPP

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 706. 7º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396-4315 [email protected]

Telefone: 3396-4685 [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 521. 5º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Telefone: [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 616. 6º Andar.

Telefone: 3396-4405 [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 420. 4º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 406. 4º Andar.

Presidente da CâmaraTelefone: [email protected]

Telefone: 3396-4530 [email protected]

Viaduto Jacareí, 100. Sala 304. 3º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 515. 5º Andar.

Viaduto Jacareí, 100. Sala 424. 4º Andar.

Telefone: [email protected]

Telefone: 3396-4242 [email protected]

Telefone: 3396-4905 [email protected]

dia Campeão (PCdoB). Também nesta terça, o vereador José Américo (PT) foi eleito para a presidência da Casa no ano legislativo de 2013.

Em solenidade presidi-da pelo vereador Gilson Barreto (PSDB), todos

os eleitos fizeram seus juramentos e se com-prometeram a honrar as obrigações firmadas com os cidadãos pau-listanos, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os munícipes.

Aos parlamentares coube responder “assim o prometo” ao juramen-to lido pelo secretário da sessão, vereador Flo-riano Pesaro (PSDB), enquanto Fernando Ha-ddad e Nádia Campeão fizeram seus juramentos

separadamente e prosse-guiram com breves pro-nunciamentos.

Em seu discurso, Ha-ddad afirmou que pre-tende manter com a Câ-mara Municipal “o mais alto padrão de relaciona-mento” e garantiu que os

vereadores “terão portas abertas” no Executivo para discutir assuntos de interesse da cidade.

Acompanhe também pela Internet o trabalho dos vereadores de São Paulo

www.camara.sp.gov.br

08Jornal Viva Leste, 30/01 a 15/02/ 2013 www.vivaleste.com.br

Cidade

Alimentação em quantidade in-dustrial, mas

com dedicação caseira. É assim que os funcio-nários das unidades do Bom Prato trabalham. Além dos milhares de cidadãos que almoçam por R$ 1 todos os dias, a refeição também é ser-vida aos trabalhadores do programa. “Tem que ter amor para fazer a co-mida”, resume a gerente administrativa do Bom Prato Santo Amaro, Sô-nia Maria Pakimoto.

Quem prepara a refei-ção tem lá seus segredos. “Leva uma hora para o arroz ficar pronto. O

segredo para ficar bem soltinho é a temperatu-ra. Tem que colocar com a água quase fervendo”, conta o cozinheiro João Batista Teles enquanto mexe com a colher na panela para provar que o arroz, de fato, está bem soltinho.

Além do carinho no preparo, os profissionais do Bom Prato também se preocupam com a saúde. “A gente recomenda que todos os dias tenham uma porção de proteína, um carboidrato. A pra-to principal é a carne, a proteína. O carboidra-to vem da guarnição. A gente equilibra”, expli-

Dedicação e carinho são segredos da qualidade do Bom Prato

Secretaria da Educação

Secretaria da Educação

www.saopaulo.sp.gov.br

GRANDES IDEIAS. COMPROMISSO COM VOCÊ.

Bom Prato O maior programa social

de alimentação popular do Brasil.

O Governo do Estado de São Paulo está comemorando uma marca impressionante: 100 milhões de refeições servidas no Bom Prato.

Esta iniciativa do Governo do Estado deu tão certo que transformou o Bom Prato no maior programa social de alimentação popular do Brasil.

As refeições são balanceadas e saborosas e o prato servido é diferente todos os dias. O que não muda há 12 anos é o preço: apenas 1 real.

Acesse o site www.saopaulo.sp.gov.br e conheça a unidade mais próxima.

100 milhões de refeições servidas. Todas por R$ 1.

ca a nutricionista Jeane Jensen dos Santos. “A feijoada aqui é light. Não servimos nada de gordu-ra nem fritura”, conta a gerente Sônia Maria.

O cozinheiro Antônio Tenório dos Santos não disfarça o orgulho ao re-ceber um elogio. “Mui-tos chegam e perguntam quem é o cozinheiro e vêm me dar os para-béns. Mas não sou eu. É a equipe. Você gostando do que faz e tendo cari-nho, o resto...”, afirma Antônio, com um sorriso tímido e sincero de quem sente prazer no que faz.

Um dos sobreviventes da queda de um helicóp-

tero na zona norte de São Paulo no dia 21 de janeiro, Idevanir Arcanjo de Souza (46), falou com exclusivi-dade à CLN sobre os mo-mentos difíceis que passou a bordo da aeronave. Ele é morador do Jardim das Ca-mélias região de São Mi-guel Paulista, zona leste da capital paulista, onde falou com a reportagem no final da tarde de quarta-feira (23).

No acidente, Souza ma-chucou as costelas, coluna lombar e teve uma das veias dos olhos atingida sem afe-tar a visão, “estou bem e me recupero em 20 dias”. Ele deixou o hospital da Cli-nicas no início da tarde de terça-feira (22), após reali-zar vários exames e ficar em observação por 24 horas .

A entrevista começou com agradecimento aos amigos pelas mensagens de apoio que recebeu e agrade-ceu, em especial, ao piloto Marcelo Stella de Melo Ribeiro, único a falecer no acidente. “Quero agrade-cer por demais o piloto que soube manejar com habili-dade o helicóptero em um momento difícil e ainda teve que tomar decisões rá-pidas para nos trazer com vida ao solo, infelizmente a dele não chegou.” diz emo-cionado Souza.

Ele comenta alguns deta-lhes do acidente, “não sei ao

certo o que aconteceu, mas a aeronave chegou a empi-nar, depois voltou a nivelar e sem controle estava indo de um lado ao outro. Acho que eram manobras do pilo-to para recuperar o controle da aeronave, mas foi tudo muito rápido”.

Idevanir Arcanjo diz que não irá desistir de voar de helicóptero em São Paulo

Segundo o sobreviven-te, a última frase dita pelo piloto aos passageiros foi: “Se segurem que vamos cair”. A partir daí Souza e outros passageiros (Ramiro e Fabiana) se seguraram fir-me aos cintos de segurança assistindo o desenrolar da operação. “De tanto a aero-nave sacudir eu apaguei a poucos metros do solo e só acordei quando estava no chão com pessoas tentando me reanimar”, comenta.

Ele aguarda ser chamado para depôr e explicar o que aconteceu dentro da aerona-ve durante o voo, antes disto prefere não revelar maiores detalhes do acidente.

Este foi o segundo voo de

helicóptero que Souza fez em sua vida. O primeiro foi em agosto de 2010 quando fotografou a região de São Miguel Paulista. Apesar do susto ele não pensa em de-sistir de voar com helicóp-tero e quer voltar aos ares de São Paulo assim que for liberado pelos médicos.

Quando recuperado ele planeja visitar os familiares do piloto e os moradores que o socorreram ao retirá--lo da aeronave. “Espero que o Ramiro e a Fabiana me acompanhem, mas que-ro ir sem imprensa”.

Casado com Joice Maria da Silva, pai de seis filhos e avô de dois netos (uma irá nascer em 10 de fevereiro próximo), Souza completa 46 anos no próximo dia 26 de janeiro e adverte que a partir do próximo ano quer duas festas dia 21 e 26 de ja-neiro. “Vamos comemorar muito, pois tenho convicção que vou viver até os 85 anos e sobreviver a este acidente é uma prova que vou chegar lá”, finaliza.

Vander Ramos/ CLNItaimpaulista.com.br

Sobrevivente de acidente com helicóptero fala dos momentos difíceis que passou

Foto: Divulgação