jornal viva leste - 17 outubro de 2013

6
VIVA LESTE A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA Um novo Jornal para uma nova Zona Leste 17 Outubro de 2013 Segunda Quinzena Edição 41 Dir. Responsável Luiz Antonio Cruz Governador Alckmin fala com os jornais de bairro da ZL Pág. 6 6ª Corrida e Caminhada Droga Mata Pág. 4 População de Cidade Tiradentes conquista Fábrica de Cultura Foto: Paulo Adalberto Foto: Divulgação Divulgação Subprefeitura São Miguel realiza obras que melhoram a vida da população Tendo em vista a priorização do Prefeito Fernando Haddad para a Zona Leste, a Subprefeitura de São Miguel sob a administração do subprefeito Aldo Sodré e da chefe de gabinete, Célia Assumpção, vem executando desde o início do ano obras de revitalização de áreas urbanas. Pág. 2 Pág. 03

Upload: jornal-viva-leste

Post on 26-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Veja a edição online do Jornal Viva Leste, segunda quinzena de outubro de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Viva Leste - 17 Outubro de 2013

01Jornal Viva Leste, outubro de [email protected]

viva lesteA serviço do desenvolvimento e dA quAlidAde de vidA

Um novoJornal para uma nova Zona Leste

17 Outubro de 2013 Segunda Quinzena

Edição 41Dir. Responsável

luiz antonio Cruz

Governador Alckmin fala com os jornais de bairro da ZL Pág. 6 6ª Corrida e Caminhada Droga Mata Pág. 4

População de Cidade Tiradentes conquistaFábrica de Cultura

Foto: Paulo Adalberto

Foto: DivulgaçãoDivulgação

Subprefeitura São Miguel realiza obras que melhoram a vida da população

Tendo em vista a priorização do Prefeito Fernando Haddad para a Zona Leste, a Subprefeitura de São Miguel sob a administração do subprefeito Aldo Sodré e da chefe de gabinete, Célia Assumpção, vem executando desde o início do ano obras de revitalização de áreas urbanas.

Pág. 2Pág. 03

Page 2: Jornal Viva Leste - 17 Outubro de 2013

02 Jornal Viva Leste, outubro de 2013 [email protected]

Nosso Bairro

expedienteJORNal viva lesteDiretor Resposável - Luiz Antonio Cruzanúncios - 95237-7322 - [email protected] 20 mil exemplares distribuídos gratuitamenteSegunda Quinzena de Outubro de 2013 - 17/10/2013.

Prefeitura de sP inaugura primeira rede de Wi-Fi pública da cidade.Na Praça Dom José Gaspar, o sistema oferece conexão de 512 Kbps paradownload e upload para cada usuário, e consegue atender cerca de 200 pessoas ao mesmo tempo.

Viação Novo Horizon-te/Itaquera Brasil, que atua na Zona Leste, será descredenciada pela Pre-feitura. Operação de 21 linhas passará a ser fei-ta pela operação Paese e por outras empresas de transporte, por meio de contrato emergencial

Prefeitura de São Pau-lo anunciou nesta sexta--feira (11/10) que irá de-cretar a caducidade da concessão de transporte público da empresa Via-ção Novo Horizonte/Itaquera Brasil, devido a falhas na prestação de serviços. Para o prefeito Fernando Haddad, o ob-jetivo da medida é redu-zir os transtornos causa-dos pela concessionária à população.

“A empresa tem trazi-do enormes transtornos

para a população da zona leste. A manutenção des-te contrato traria preju-ízos do ponto de vista da qualidade do serviço público. Os usuários es-tavam em uma situação muito desconfortável, que vem se precarizando nos últimos anos”, afir-mou Haddad.

A Viação Novo Ho-rizonte/Itaquera Brasil apresenta baixa renova-ção de frota, problemas no número de partidas e alto índice de recla-mações. Com a decisão, a operação de 21 linhas passará a ser feita pela operação Paese e por ou-tras empresas de trans-porte, por meio de con-trato emergencial. “A partir de amanhã nós temos uma programação de atendimento de toda a

Divulgação

Empresa de ônibus que atua na Zona Leste será descredenciada pela Prefeitura

operação da garagem, em todas as linhas”, esclare-ceu José Evaldo Gonça-lo, secretário-adjunto de Transportes.

Com o fim do contrato, os trabalhadores da em-presa receberão apoio, com garantias aos seus direitos trabalhistas e re-colocação profissional. “Toda gestão que fare-mos será no sentido da preservação dos direitos dos trabalhadores, in-clusive ao emprego. Nós vamos zelar que nessa transição as quitações se-jam feitas respeitando os trabalhadores”, explicou Haddad.

Segundo José Evaldo, uma equipe da secretaria está reunida com o sindi-cato da categoria para ne-gociar a solução da situa-ção dos trabalhadores.

A subprefeitura do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, recebeu nesta segunda-feira (7) as ins-crições de 141 candidatos ao Conselho Participativo Municipal. Foi a terceira maior subprefeitura em números de inscrições das trinta e duas na cidade. As duas primeiras foram M’Boi Mirim e Itaquera com 152 candidatos cada.

“Eu tenho certeza que teremos aqui no Itaim Paulista mais de sessenta ou oitenta candidatos. Eu conheço o Itaim”, disse o Secretário Municipal das Relações Governamentais (SMRG) João Antônio, durante a plenária sobre o conselho no CEU Curuçá

na última sexta-feira (4). A Prefeitura não divulgou a totalidade de inscrições da subprefeitura de São Mi-guel Paulista, mas sabe-se que foram superiores ao número de vagas.

A comissão eleitoral de cada conselho tem até o dia 28 de outubro para homologar as inscrições de todos os candidatos e divulgar a lista no diário Oficial. Somente após a homologação é que come-ça a campanha eleitoral oficial de cada candidato.

As eleições acontecerão em escolas públicas no dia 8 de dezembro das 9 às 17 horas. A lista dos lo-cais de votação ainda será divulgada pela SMRG. Os

candidatos assumem os cargos no dia 2 de janeiro de 2014 e terão mandatos com duração de dois anos.

Na subprefeitura do Itaim Paulista, o conselho será composto por 37 con-selheiros, 22 para o distrito do Itaim e dezessete re-presentarão a vila Curuçá, entretanto o conselho tra-balhará de forma unânime em todas as decisões. A subprefeitura de São Mi-guel Paulista terá a mesma quantidade de conselhei-ros que o Itaim Paulista, sendo nove representan-tes do Jardim Helena, 14 da Vila Jacuí e 14 de São Miguel.

Vander Ramos/ CLN

Itaim Paulista recebe 141 candidatos ao Conselho Participativo Municipal

Tendo em vista a priorização do Prefeito Fernando Haddad para a Zona Leste, a Subpre-feitura de São Miguel sob a administração do subprefeito Aldo Sodré e da chefe de gabinete, Cé-lia Assumpção, vem exe-cutando desde o início do ano obras de revitali-zação de áreas urbanas.

As obras irão pro-porcionar a população da região, áreas de la-zer, práticas de esportes ao ar livre, espaços para demonstrações artísticas

de cunho social, incen-tivo de práticas sócio ambientais através de pontos de entregas vo-luntárias de resíduos só-lidos e provenientes de pequenas construções, melhoramentos com a execução de contenção de margens.

A construção de tre-chos de galerias de águas pluviais e recapeamento de vias; canalização de trechos de córregos em nossas regiões de maior risco de alagamento; dentre outras obras que

irão minimizar o impac-to das chuvas nestas áre-as no próximo verão.

Os locais de execução dos serviços foram defi-nidos e priorizados com base em estudos realiza-dos pelas secretarias de Infraestrutura Urbana e Obras, Coordenação das Subprefeituras e com a Companhia de Engenha-ria de Tráfego - CET, que identificaram pontos de alagamento e margens de córrego com situação crítica de erosão e sola-pamento.

Subprefeitura São Miguel realiza obras que melhoram a vida da população

Foto: RenattodSousa

Implantação Ecoponto Itaqueruna Revitalização de praças na região

Célia conversa com a população Projeto de melhorias rua Santa Davina

Reforma do passeio público ao longo da Avenida Imperador

Esse é o Fabiano.Ele trabalha com o tatuzão.Assim como ele, mais de 9 mil pessoas trabalham para dar vida ao Metrô de São Paulo.

Governo do Estado de São Paulo.A gente cuida do Metrô. A gente cuida de você.

Todos os dias mais de 4 milhões e meio de usuários são transportados de Metrô. E o Governo está trabalhando para aumentar este número ainda mais. São 4 linhas em obras simultâneas, que vão interligar as principais universidades, hospitais e aeroportos da capital. O Metrô de São Paulo é referência mundial em tecnologia e um dos mais modernos e eficientes da América Latina. E tudo isso por um motivo muito especial: o que move o Metrô é a paixão e o esforço das pessoas que trabalham nele.

95237-7322

Page 3: Jornal Viva Leste - 17 Outubro de 2013

03Jornal Viva Leste, outubro de [email protected]

Cultura

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nes-te domingo, 6, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista, a nona unidade do progra-ma Fábricas de Cultura. Com investimento de R$ 11,6 milhões, a unidade oferecerá cursos para jo-vens e atividades de difu-são aos finais de semana, como shows, saraus e es-petáculos artísticos.

“Hoje nós estamos inau-gurando a nona Fábrica de Cultura, aqui na Cida-de Tiradentes. Já temos 1.500 inscritos nos cursos

de teatro, literatura, músi-ca, violão violino....Enfim, um trabalho muito bonito para as crianças e para os jovens”, afirmou o gover-nador.

Com 5,3 mil m² de área construída, o prédio pos-sui salas totalmente equi-padas para a realização de ateliês de iniciação artística nas linguagens dança, música, teatro, artes visuais, circo e mul-timeios (foto e vídeo). Destinados a crianças e jovens de 8 a 21 anos, as aulas acontecem em de manhã (9h às 12h) e à tar-

de (14h às 17h).Além dos cursos re-

gulares, a Fábrica ofere-ce, ainda, aulas de dança de salão aos sábados, das 13h às 17h. As matrículas continuam abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Os interes-sados, tanto nos ateliês de iniciação artística as-sim como nos cursos de dança de salão, podem se inscrever na recepção da unidade.

“Isso vai diminuir mui-to a violência, a vulnera-bilidade juvenil melhorar a escola e a educação. A noite, também teremos cursos para a terceira ida-de”, destacou Alckmin. Em 2012, mais de 178 mil jovens foram atendidos pelo programa Fábricas de Cultura, somando os alunos matriculados nos cursos regulares e o pú-blico de atividades de difusão realizadas nas unidades.

Os moradores da re-

gião também terão aces-so a uma biblioteca com acervo de aproximada-mente dois mil livros e computadores conecta-dos à internet, além de uma sala de múltiplo uso - com foyer, plateia, pal-co, sala técnica e cama-rins. Aos fins de semana, o público também pode-rá participar de atividades de difusão como, por exem-plo, exibições de filmes, shows de música, saraus e espetáculos de teatro e dan-ça. Toda a programação é gratuita e aberta a toda população.

Outras oito unidades já estão em funcionamento em Jardim São Luís, Ca-pão Redondo, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Vila Curuçá, Sapopem-ba, Itaim Paulista e Par-que do Belém. A próxima unidade a ser inaugu-rada é a de Brasilândia, zona norte da capital.

O famoso Calçadão de são Miguel será revitalizado, as obras começam no final de agosto com previsão de término em novembro de 2013.

Cidade Tiradentes recebe unidade da Fábrica de Cultura

Foto: Paulo Adalberto

MC Dede participa da inauguração de Fábrica de Cultura

Governador Alckmin recebe exemplar do Jornal Viva Leste

Esse é o Fabiano.Ele trabalha com o tatuzão.Assim como ele, mais de 9 mil pessoas trabalham para dar vida ao Metrô de São Paulo.

Governo do Estado de São Paulo.A gente cuida do Metrô. A gente cuida de você.

Todos os dias mais de 4 milhões e meio de usuários são transportados de Metrô. E o Governo está trabalhando para aumentar este número ainda mais. São 4 linhas em obras simultâneas, que vão interligar as principais universidades, hospitais e aeroportos da capital. O Metrô de São Paulo é referência mundial em tecnologia e um dos mais modernos e eficientes da América Latina. E tudo isso por um motivo muito especial: o que move o Metrô é a paixão e o esforço das pessoas que trabalham nele.

Page 4: Jornal Viva Leste - 17 Outubro de 2013

04 Jornal Viva Leste, outubro de 2013 [email protected]

Sustentabilidade

Os brasileiros, com mais de 60 anos, sonham em viver ao lado de companheiros que saibam compartilhar bons e maus momentos. Mas reclamam do mau humor, do egoísmo, da frieza e desrespeito com que são tratados, diz pesquisa do instituto DataPopular.

Formatura dos empreendedores contemplados com o Fundo Zona Leste Sustentável 2013

No último dia 09 de outubro, a unidade do Senac Itaquera orga-nizou a formatura de encerramento do curso Empreendedor em Pe-quenos Negócios dire-cionado aos Empreen-dedores Contemplados no Fundo Zona Leste Sustentável 2013.

15 empreendedores obtiveram o certificado e durante o cerimonial apresentaram suas em-presas e planos de ne-gócios para o público presente.

Além do corpo aca-dêmico do Senac o con-sultor técnico do Fundo Zona Leste Sustentável, Gabriel Ligabue, fa-miliares e amigos dos formandos, empresá-rios e autoridades local também prestigiaram o evento.

Entre os empreendi-mentos, destaque para o “Amigo da Água” projeto que surgiu de uma organização so-

cial sem fins lucrativos e por incentivo do Fundo tornou-se uma empresa de Empreendedorismo Sustentável que coleta óleo de cozinha usado e dá destino adequado ao resíduo com a proposta de contribuir e conscien-tizar a população na pre-servação ambiental.

O Fundo Zona Leste Sustentável foi lançado em 2010 e auxilia, atual-mente mais de 30 empre-endedores de diversos segmentos. Promove ca-pacitação técnica e admi-nistrativa, além de apor-te financeiro.

Entre as instituições

parceiras do Fundo estão: Associação Co-mercial de São Paulo (ASCSP), Escola de Ar-tes, Ciências e Huma-nidades-USP (EACH), USP Leste, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Fundep, Instituto Votorantim, Instituto Ethos de Em-

presas e Responsabili-dade Social, Serviço de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas (Sebrae--SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Co-mercial (Senac SP), Sub-prefeitura de São Miguel Paulista e Universidade Cruzeiro do Sul .

Renato Marques

divulgação

A 6ª Corrida e Ca-minhada Droga Mata & Esporte Salva, realizada com grande sucesso no último dia 29 de setem-bro, na Vila Matilde/SP, teve mais de 3 mil inscri-tos e foram arrecadados mais de 2 toneladas de alimentos para famílias pobres. A Rede Globo de televisão, mais uma vez participou desta prova, através do programa jor-nalístico “Bom Dia São Paulo”, comprovando a força e a credibilidade deste mutirão em defesa da vida, da saúde e da família. Em 2014 a 7ª cor-rida droga mata vai acon-tecer no dia 25 de maio,

iniciando a contagem regressiva da abertura da Copa do Mundo na Zona Leste de São Pau-lo/Itaquerão, região com mais de 5 milhões de ha-bitantes, maior do que muitas cidades do Brasil e do mundo. Mauro Bor-ges, autor e coordenador nacional do projeto, agra-dece o apoio de todos(as) e comunica que em 2014 a 7ª Corrida a Caminha-da Droga Mata vai acon-tecer no dia 25 de maio, no mesmo local, abrindo a contagem regressiva rumo a Copa do Mun-do na Zona Leste de São Paulo/Itaquerão.

Aguardem !

6ª Corrida e Caminhada Droga Mata foi o maior sucesso na Zona Leste

Page 5: Jornal Viva Leste - 17 Outubro de 2013

05Jornal Viva Leste, outubro de [email protected]

São Paulo é primeira cidade-sede a aderir ao Pacto pelo Trabalho Decente na Copa

Cidade

aplicativo para achar os ônibus em sP. Com o aplicativo BusaosP você conseguirá encontrar todos os pontos de ônibus de são Paulo ao seu redor e nos pontos os respectivos ônibus que por ele passam, além disso, busque o itinerário de cada linha e visualize no mapa. Baixe o app BusaosP - Ônibus são Paulo.

São Paulo é a pri-meira cidade-sede a aderir ao Pacto pelo Trabalho Decente na Copa - movimento de abrangência nacional, elaborado pela Organi-zação Internacional do Trabalho (OIT). Em ce-rimônia realizada nes-ta quinta-feira na sede da Prefeitura, a prefei-ta em exercício Nádia Campeão e Laís Abra-mo, diretora da entida-de no Brasil, assinaram termo público pelo res-peito aos direitos dos trabalhadores.

Para a prefeita, toda a sociedade deve fis-calizar as condições de trabalho durante o evento. “Os setores que estão se envolven-do na Copa vão dar o exemplo. Nós vamos lutar pelo trabalho for-mal, inclusivo, para que estes empregos criados para o evento tenham continuida-de. Pretendemos criar

um estímulo para que o legado da Copa seja para as trabalhadoras e trabalhadores de São Paulo”, afirmou Nádia Campeão.

Durante a cerimônia, empresários, entidades sindicais, organizações não-governamentais e empreendedores foram incentivados a aderir

ao compromisso. “Este pacto abrange a cons-trução civil, o comércio ambulante, as coope-rativas de catadores, o comércio em geral, todo mundo que faz o trabalho receptivo, dos hotéis, dos bares e restaurantes. Eles vão contratar muita gente, vão atender os turistas

e eles podem mostrar como o país respeita os trabalhadores, a legis-lação”, disse a prefeita.

A campanha pelo trabalho decente bus-ca assegurar o respeito aos direitos fundamen-tais estabelecidos pela legislação brasileira e pelas Convenções sda OIT ratificadas pelo

divulgação

Brasil. Serão organiza-das ações para preve-nir e combater o uso de trabalho forçado e de trabalho infantil, bem como o tráfico de pes-soas para fins de explo-ração laboral e sexual. O desembargador Luiz Antonio Moreira Vidi-gal, do Tribunal Regio-nal do Trabalho, anun-

ciou a criação de 20 Varas do Trabalho na zona leste da cidade, para facilitar o encami-nhamento judicial de questões trabalhistas.

Segundo Laís Abra-mo, diretora da OIT, a experiência de promo-ção do trabalho decente na capital paulista terá visibilidade internacio-nal e servirá de referên-cia para outras cidades e países. “A proposta deste compromisso tem uma agenda pre-ventiva e propositiva. Preventiva para elimi-nar ao máximo todos os riscos e problemas que pela nossa experi-ência internacional sa-bemos que podem vir a ocorrer. E propositiva no sentido de poten-cializar estas oportuni-dades positivas e o le-gado que a Copa pode deixar para o país”, ex-plicou Laís.

Informação é o melhor alimento para uma vida mais saudável.

Esta é uma atitude prática para a implantação do Programa de Segurança Alimentar

e Nutricional em nossa cidade: informar e estimular hábitos alimentares saudáveis,

criando uma nova consciência de saúde através da alimentação.

Acompanhe e participe: de 16 a 26/10.

Ações de orientação nutricional em feiras livres e CEUs; atividades

em Escolas Estufas; encontro de entidades; e muito mais.

Acesse a programação completa: www.prefeitura.sp.gov.br

Viver a cidade que a gente ama. Fazer a São Paulo que a gente quer.

O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Se-cretaria Municipal do Desenvolvimento, Tra-balho e Empreendedo-rismo (SDTE), anuncia mais de 6 mil vagas em diversos segmentos e para todos os níveis de escolaridade. De acor-do com o órgão, mais de 3 mil oportunidades são destinadas para tra-balhadores com ensino médio completo.

Para auxiliar de enfer-magem em home care, que exigem o ensino médio completo, há 45 vagas. Para corretor de imóveis, há 100 vagas com salário até R$ 2 mil.

No CAT, gerente de restaurante encontra cinco vagas, com a exi-gência do ensino médio completo e o salário é entre R$194,00 e R$ 1,5 mil. Já recepcionistas-

-atentendes, que atuam como bilíngüe, têm à disposição 50 oportuni-dades com salário que pode chegar a R$ 1,8 mil.

Para aqueles que cur-sam o ensino médio é possível se candidatar a 25 vagas de atenden-te de buffet, que tem o salário de R$ 860,00. A mesma escolaridade será exigida nas cinco vagas de caldeireiro montador, com salário de R$ 1,8 mil.

Há oportunidade para fotógrafos, que en-contram dez vagas e o salário é de R$ 850,00. Para a função, o ensino médio pode estar em andamento.

Os candidatos que pos-suem nível fundamental completo ou em anda-mento encontram 3.310 oportunidades. Para mo-toristas são 25 vagas e o

salário pode chegar a R$ 1,8 mil. Para limpadores de vidro, que possuem o ensino fundamental completo ou ainda em andamento, encontram 29 vagas. O salário é es-timado entre R$ 854,00 e R$ 1.094,00.

Já manicures têm à disposição 16 oportu-nidades que exigem a escolaridade em nível fundamental completo ou incompleto. O salário pode chegar a R$ 1 mil.

Para os interessados que possuem nível su-perior, completou ou incompleto, são 25 vagas com salários entre R$ 933,00 e R$ 5,2 mil.

Para mais informações, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou entre em contato com a Central de Atendimento ao Munícipe, pelo telefo-ne 156.

CAT anuncia mais de 6 mil vagas de emprego

Page 6: Jornal Viva Leste - 17 Outubro de 2013

06 Jornal Viva Leste, outubro de 2013 [email protected]

entrevista especial

Um cabide de informações cabíveis para todos os gostos e jeitos. Fala sobre moda, televisão, lazer, cultura, atualidade e muitas dicas www.ocabidefala.com

O Governador Geral-do Alckmin recebeu, no dia 3/09, cerca de 31 diretores de jornais de bairro em uma entrevis-ta, a qual focalizou os principais temas de áre-as de interesse da socie-dade. Ao completar, em 1º de setembro, 118 anos de existência, os jornais de bairro da Cidade de São Paulo, atualmente a segunda maior grande imprensa regional do mundo tem um papel imprescindível no de-senvolvimento e no fu-turo da sociedade como um todo.O governador estava acompanhado do as-sessor Eduardo Vitor, do Coordenador de Im-prensa, Juliano Nóbre-ga, do secretário de Co-municaçã, Márcio Aith

COPA DO MUNDO 2014

As obras do sistema vi-ário de Itaquera, que abrigará a abertura da Copa do Mundo da Fifa de 2014 estão dentro do cronograma previsto e a Prefeitura está cum-prindo com a parte que ficou definida junto ao Governo?- “Antes de responder a sua pergunta, gostaria de revelar a importância da posse do professor David Uip na Secretaria Estadual de Saúde e que trouxemos também para o Governo o Professor Ronaldo Laranjeira da UNIFESP. Nós vamos priorizar o tratamento das pessoas com depen-dência química, seja ál-cool, seja drogas. Na re-gião da Nova Luz vamos

ter um mini hospital, na Rua Helvetia, onde havia um prédio abandonado, na antiga Cracolândia, vamos ampliar o núme-ro de leitos e atendimen-to para dar mais opor-tunidade de tratamento. Também o Cartão Re-começo que é preciso esclarecer que ele não é para o dependente e sim para as entidades tera-pêuticas que promovem o tratamento. O Governo paga pelo período que o paciente fica em trata-mento, refazer a vida. O Brasil é o maior consu-midor de crack do mun-do e o segundo maior consumidor de cocaína. O problema da droga tem caráter epidêmico e preciso uma mobilização de toda a sociedade, das famílias, das igrejas, das escolas para ajudar.Em relação à Zona Les-te, queria dizer do nosso entusiasmo, nós temos investimentos históricos, expressivos. Não temos dinheiro público no es-tádio pois ele é privado. Nós temos investimen-tos públicos na região, mais especificamente no sistema viário. Obras no polo de Itaquera, no chamado mergulhão para tirar cruzamento na Radial, a ligação les-te/oeste que passa por cima da Radial, do Trem e do Metrô. Um grande viaduto e uma grande passarela. O entronca-mento da Radial Leste com a Jacu-Pêssego, com viadutos. O entorno do estádio, com novas ave-nidas, novo sistema vi-ário ao custo de R$ 257 milhões. Todas obras

Governador Geraldo Alckmin recebe editores de Jornais de Bairro da Zona Leste

dentro do cronograma. Já em dezembro entrega-remos parte e o restante até março. Mais R$ 61,4 milhões da ligação Jacu--Pêssego, com alças de acesso e R$ 14,6 milhões da grande passarela. Um total de R$ 333 milhões só do Estado. Recursos Integralmente do Estado de São Paulo melhoran-do o sistema viário na região.”

FATEC ITAQUERAQuando será inaugura-da em FATEC em Itaque-ra?- “Em Itaquera, ao lado do estádio nós temos um complexo de ensino técnico e tecnológico. A FATEC não foi inaugu-rada, mas já está pronta e funcionando. A ETEC vai estar pronta em três meses, mais somente vai funcionar em agos-to de 2014. O prédio da Etec será utilizado como apoio à abertura Copa do Mundo, ao Comitê Paulista.Os cursos da FATEC de Itaquera são: Mecânica Industrial, Processo de Soldagem, Automação Industrial, Fabricação de Peças e Projeto de Mecânica que ainda será implantado. Qua-tro faculdades com cur-so de 3 anos.A ETEC vai ter ensino médio integrado aos cursos técnicos. Projeto de Mecânica, Soldagem, Desenho de Construção Civil, Edificações, Proje-to de Instalação Elétrica Predial, Tecnologia da Informação, Informática, Segurança no Trabalho e Enfermagem.

SAÚDEA saúde tem sido o cal-canhar de Aquiles em to-das as administrações. Como médico, que tem a dizer sobre a importação de médicos?- “ Em relação à Saúde nós temos na Zona Les-te um conjunto de obras programadas. Primeiro, o novo Pronto Socorro do Hospital Santa Marceli-na que vai estar pronto e

funcionando em abril. R$ 7,5 milhões de in-vestimentos do Gover-no do Estado. Reforma do Hospital Geral de São Mateus que vai estar pronto agora em novembro, R$ 8,7 mi-lhões. Despachei como o Professor David Uip e pedi para que o pri-meiro hospital que ele vai visitar será o de São Mateus. Nós vamos fazer uma grande con-tratação de médicos. Os hospitais que são administração direta são mais complicados para admitir pois tem de se fazer concursos. O outro é o Hospital de Sapopembinha, que as obras serão iniciadas agora e concluídas em março de 2014. Depois o ambulatório do Hos-pital Leonor Mendes de Barros, que vamos reformar, R$ 49,7 mi-lhões de investimen-tos. O Cândido Fon-toura, mais o AME da Zona Leste, Hospital Geral de Guaianases, do Itaim Paulista, de Sapopemba e o Cen-tro de Referência do Idoso em São Miguel. Ao todo são 8 hospi-tais púbicos do Es-tado na Zona Leste, além do Hospital de Vila Alpina.Quanto mais médico melhor. A questão é que faltam médicos para o SUS. Para a ini-ciativa privada não. O grande problema da Saúde é o financiamen-to do SUS. Ninguém aguenta ganhar o va-lor pago que é muito baixo. Dez Reais é um valor ínfimo. Faltam algumas especialida-des: intensivista, anes-tesista, ortopedista, pediatra. Vamos abrir as 50 AMES aos sába-dos para andar mais depressa as filas dos exames. Ressonância Magnética, Ultrasso-nografia, Mamografia, alguns podem fazer pequenas cirurgias. A partir do fim de setem-bro já vamos abrir.

HABITAÇÃOQuanto aos investimen-tos da CDHU e a relação em unidades habitacio-nais na sua gestão?- “Em relação a CDHU, nós somos o único esta-do brasileiro, dos 27 que põe 1 por cento do ICMS para moradia. Habita-ção de interesse social. São Paulo é único, dá R$ 1.2 bilhão por ano e cria uma carteira para subsí-dio. Casa para quem não tem casa. Nós já entre-gamos 400 mil moradias no Estado de São Paulo. Quem ganha um salário mínimo pode ter acesso pagando R$ 101,00 de prestação. Temos hoje 40 mil unidades em cons-trução, o que gera muito emprego. Em média 3 empregos por unidade. Estamos com unidades em construção no Belém, Cangaíba, Iguatemi, José Bonifácio, dois conjun-tos, Itaquera, Cidade Tiradentes e Ermelino Matarazzo. Nós criamos a chamada Casa Paulis-ta onde o investimento é multiplicado. Coms um bilhão a gente ala-vanca 4 bilhões de re-ais com parceria com o Governo Federal no Programa Minha Casa Minha Vida na Cidade de São Paulo à fundo perdido para poder ter viabilidade do sistema na cidade por causa do custo do terreno que é alto. Assinamos aqui no Palácio dos Ban-deirantes um convênio com a presidente Dilma para viabilizar Cem mil apartamentos com o programa Federal que é complementado com recursos do Estado com

subsídios de R$ 20 mil por unidade. R$ 2 bi-lhões. A novidade é que es-tamos terminando o edital para a PPP para a construção de 20 mil apartamentos no cha-mado centro expandi-do. Pari, Braz, Mooca, Luz, Cambuci. São áre-as que têm Trem, Me-trô, perto do emprego, comércio, universida-des, hospitais e que têm muitos galpões vazios e prédios vazios e ter-renos abandonados. A maioria em prédios no-vos e alguns poucos re-formados. A iniciativa privada faz e o Estado entra com subsídios. O maior programa de re-qualificação urbana.”

ELEIÇÕESProjeto para o futuro. O senhor é candidato natural a reeleição em 2014. Dentro do con-texto o que tem a fa-lar à população. O que melhorou e o que vai melhorar com a sua permanência frente à administração do Esta-do de São Paulo?- “Eu sempre tenho dito o seguinte: eleição é em ano par, nós estamos em ano ímpar. Tem dois ansiosos: os políticos e as jornalistas. Não sou favorável a antecipar debate sucessório, pri-meiro porque o povo não está muito ligado e segundo porque encur-ta o governo o Governo. Agora o negócio é tra-balhar, trabalhar, traba-lhar. O ano que vem a gente discute o quadro político.