jornal sertran · jornal sertran palavra do presidente homenagem às mulheres abril verde: trabalho...

15
Uma publicação da Sertran Transportes | Ano 2 | Edição 4 | abril de 2020 JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em Pedro Afonso página 02 página 03 página 06 página 07 Sertran no combate ao coronavírus página 08 Ser Social visita ONG página 09 Faço Parte da família Sertran

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Uma publicação da Sertran Transportes | Ano 2 | Edição 4 | abril de 2020

JORNAL SERTRAN

Palavra do presidente

Homenagem às mulheres

Abril Verde: Trabalho sem acidente

SIPAT em Pedro Afonso

página 02

página 03

página 06

página 07

Sertran no combate ao coronavírus

página 08

Ser Social visita ONG

página 09

Faço Parte da família Sertran

Page 2: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Palavra do presidenteEditorialExpediente

Luiz Antonio Felício Junior

Diretor Presidente

Mauro Picinato

Diretor Superintendente

Pedro Reis

Diretor Financeiro

Kleber Grazina

Diretor Comercial

Luis Alberto Moreto

Diretor de Logística Manutenção e Operação

Marina Felício

Marketing

Hebert Borges

Recursos Humanos

Simone Meirelles

Fotografia

Hoje Comunicação

(16)99101.4103

AniversariantesNo mês de março, a Sertran comemorou o aniversário de quatro de suas 22 unidades. As “gêmeas”, Potunduva e Barra Bonita completaram um ano. Altinópolis fez dois anos, Pedro Afonso completou trê e Catanduva, quatro anos.

As datas de aniversários das unidades mostram claramente o crescimento que Sertran teve nos últimos anos. Na reportagem ao lado, você, colaborador, verá que este crescimento continua e você é um dos responsáveis pelo que a empresa está vivendo.

Também comemoram aniversários as unidades de Sertãozinho, Ibaté e Chapadão do Sul e Chapadão do Céu. Não fosse a quarentena provocada pelo coronavírus, nessas unidades também teria bolo para lembrar a data. Mas o ano que vem podem esperar!

A unidade de Altinópolis tem 50 colaboradores, Potunduva tem 90, Barra Bonita tem 150, Catanduva possui 40 e a unidade de Pedro Afonso é formada por 70 colaboradores.

Aniversário de Barra Bonita

Aniversário de Potunduva

O primeiro quadrimestre de 2020 está chegando ao fim e, com ele, vieram muitas novidades; algumas nos fizeram crescer e investir ainda mais em tecnologia e melhorias operacionais e outras, nos permitiram olhar mais para dentro, tanto da empresa, quanto de cada um de nossos colaboradores.

Tenho a certeza de que, como visionamos no ano passado, queremos e seremos “referência nacional em transporte de pessoas, prestando serviços com a melhor qualidade e tecnologia disponível para cada cliente, prezando sempre pela segurança de seus integrantes e das vidas transportadas.”

Sobre segurança, reforço que este ano continuamos com foco total, buscando realizar todas as nossas atividades pautadas nesse principal valor da Sertran; prova disso é a realização da primeira SIPAT da empresa (semana

interna de prevenção de acidentes de trabalho), além de palestras e campanhas sobre direção defensiva e do excelente trabalho da nossa equipe de saúde e segurança do trabalho.

Vivemos tempos difíceis, mas tenho a convicção de que com foco total na segurança e saúde de todos os nossos colaboradores, poderemos nos manter sustentáveis e sólidos, e seguir com as projeções de novos clientes, novas contratações e projetos.

Nossa equipe está mais do que preparada para continuarmos desempenhando um trabalho de excelência e melhoria contínua, com toda a prevenção e cuidado necessários. Vamos juntos, entrar em mais um quadrimestre que, se Deus quiser, virá com mais novidades boas.

Espero que aproveitem o conteúdo deste jornal. Nos vemos na próxima edição.

Junior FelicioDiretor Presidente

02

Page 3: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Sabrina Araujo Deo Lopes entrou na Sertran em setembro 2019. É uma das motoristas do transporte escolar. Para ela, “é uma experiência diferente e gratificante trabalhar no transporte de crianças especiais. É um mundo que provoca reflexão em nossas vidas”, afirma. “Ah! Não esqueça de colocar que tenho prazer em dirigir”. Tá dito, Sabrina.

Orlene, Sabrina e outras 175 mulheres formam o exército de motoristas da Sertran. É possível explicar a contratação de tantas mulheres. Elas são mais cautelosas e apresentam menos ocorrências durante a jornada de trabalho.

No estado de São Paulo existem cerca de 42 milhões de veículos cadastrados (carros, motos, caminhões, ônibus e outros). Para essa frota, a maior do país, existem quase 25 milhões de carteiras de habilitação. Sendo que,

Homenagem

Sertran é lugar para mulher

É bem provável que a Sertran seja uma das empresas do setor de transporte de passageiros com o maior número de mulheres na função de motorista. São 175 mulheres que ocupam a função que há bem pouco tempo era exclusividade dos homens. Ao lado delas, trabalham na empresa 80 monitoras, 60 na área administrativa e 19 lavadoras. Num total de 333.

A motorista Orlene Gonçalves está na empresa há 10 anos. “Desde criança queria ser motorista e posso dizer que realizei um sonho”, afirma. Para ela, dirigir uma van escolar tem mais uma atração. “Amo o que faço e adoro essas crianças”, garante. “Já fiz até excursão com algumas delas. O que posso fazer é tratar com carinho e amor seres tão especiais”, afirma. Ela trabalha no transporte escolar no roteiro que atende a escola Egydio Pedreschi, em Ribeirão Preto.

44%, ou seja, 11 milhões pertencem as mulheres.

O aumento de mulheres ao volante mostra uma mudança cultural e comportamental da sociedade no final da década de 60 e início dos anos 70. Impulsionadas pelo trabalho externo, o carro virou uma ferramenta. Mas não foi fácil essa conquista. Uma vez nas ruas, as motoristas tiveram que enfrentar um cenário hostil, onde as comparações sobre quem dirige melhor e as piadas eram comuns. Levante a mão quem de vocês (leitor e leitora) já não ouviu ou contou uma piada sobre mulheres ao volante.

Mais mulheres no trânsito, em especial, no trabalho profissional como motoristas é recente, mas a batalha para ocupar este espaço tem tempo. No Brasil, a primeira mulher a tirar carteira foi Rosa Helena Schorling. A motorista tirou a Carteira Nacional

O exército de motoristas e monitoras da Sertran é formado por 330 mulheres

03

Page 4: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

História do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher existe como homenagem a luta das mulheres para conquistar espaços na sociedade.

Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta.

A história remonta a um incêndio em New York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e matou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens.

Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

Mas além dessa, existem outras, como por exemplo, a manifestação das mulheres na Rússia por melhores condições de trabalho no início do século XX.

A luta das mulheres inglesas e francesas na mesma época. Enfim, a sucessão de lutas ao longo do tempo, em especial, no século passado culminou com o surgimento do Dia das Mulheres.

O 8 de março foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional das Mulheres em 1975. A data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e mostrar a luta das mulheres na busca de seu espaço

Colaboradoras exibem os brindes em comemoração ao Dia da Mulher

Mulheres na direção: segurança e cautela no trânsito

Comemoração dia da Mulher em Ribeirão Preto

A força do time feminino

Dia da Mulher em Santa Bárbara Dia da Mulher em Barra Bonita04

Page 5: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

05

Segundo Ana Carolina, “isso afeta nossa vida. Quando a gente se sente insegura, isso afeta no trabalho, em nossa vida”. Para ela, temos que trabalhar é a sororidade “Temos que entender que quando uma ajuda a outra a levantar o astral e a se amar como é, isso favorece a todas.”

Para Ana Carolina “aceitação corporal não é gostar do seu corpo, aceitação corporal é entender que você é mais do que seu corpo.”

de Habilitação (CNH) em 1932, em Vitória, Espírito Santo. Mas não só isso: em 1933, conquistou o direito de conduzir motocicletas e foi a primeira paraquedista brasileira, além de pilotar aviões. Que história, não?

Monitoras

Mas não só de motoristas vive a Sertran, também tem as monitoras. Iraneudes Leite de Oliveira é uma delas e está na empresa há 14 anos. “Sou a monitora com mais tempo de empresa. Adoro trabalhar aqui, gosto das colegas de trabalho. Por ser a que tem mais tempo de Sertran, às vezes trabalho com as motoristas novas para ensinar o trajeto. Acho que faço bem, senão não seria chamada”, afirma com sorriso que indica satisfação.

Ana Maria Reis Silvestre trabalha na companhia desde 2014. São seis anos trabalhando com crianças no transporte escolar. “Eu gosto. É um trabalho que posso dizer especial por trabalhar com essas crianças. Elas passam muitas coisas boas para nós e sinto que também faço o bem a elas”. Ela e Orlene organizaram excursões para Miguelopolis com algumas crianças do transporte escolar. “Nós duas temos um trabalho em sintonia”, afirma a amiga Orlene.

A beleza vem de dentro

Em homenagem ao Dia das Mulheres, a empresa realizou a palestra “A Beleza Vem de Dentro” com a nutricionista Ana Carolina Port. Ela falou sobre o empoderamento da mulher e fez uma relação entre a alimentação, o corpo e a autonomia da mulher. Para ela, a maneira como as pessoas se enxergam influência em seu dia a dia.

Ela abordou temas sobre padrão de beleza

ao longo dos tempos, a insatisfação com

as comparações e como as pessoas são

influenciadas, a inclusive, a fazer cirurgia

plástica. Para ela, “a mídia, ao propagar um

ideal de magreza aumenta o estresse. Estudos

mostram que a pessoa exposta a modelo

magras apresentam mais insatisfação, mas

quanto mais modelos próximas a nossa

realidade vemos, mais satisfeita a gente fica”.

Em dinâmica de grupo durante a palestra, as colaboradoras conseguiram enxergar nas colegas qualidades não só físicas, mas comportamentais. “Que vocês sempre busquem bons exemplos e nunca se esqueçam que vocês são excelentes”, profeta a nutricionista.

A empresa presenteou ainda todas as colaboradoras com um espelho de bolsa, estampando a frase que sustenta a campanha desta data especial: “A beleza vem de dentro.”

As mulheres da Sertran assumem o volante, as suas próprias casas, os filhos e principalmente, o caminho por onde

querem alcançar o seu destino

Orlene queria ser motorista desde criança

Iraneudes é a monitora com mais tempo de empresa

Dia da Mulher em Ibaté

Page 6: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Colaboradores visitam ONG em dia de aniversariantes do mês

Ser Social

A Sertran é uma empresa que entre suas características está a solidariedade. Várias ações são realizadas pelos seus colaboradores com apoio da direção da companhia. Uma delas foi a visita à Ong Veredas, que atende a 58 crianças de 06 a 15 anos na região do bairro Alexandre Balbo, em Ribeirão Preto

Criada há 25 anos, a entidade realiza a convivência e fortalecimento dos vínculos das crianças e adolescentes com as famílias e também ofere cursos de inclusão e capacitação para o mercado de trabalho. “Essas crianças são, na maioria, vulneráveis, com baixa renda familiar e situação de risco a violência”, explica, o gestor da casa Daniel Cosme da Silva.

Para alegria de crianças e adolescentes, colaboradores da Sertran passaram uma tarde com eles para comemoração dos aniversariantes do mês. Bolo, refrigerantes e salgados “animaram” o encontro. “È um momento único encontrar essas crianças e saio daqui melhor do que entrei”, afirma Kleber Grazina, diretor comercial. “

Ser Social

A gerente de Marketing da Sertran, Marina Felício explica que o Ser Social “é uma iniciativa da empresa em ajudar as comunidades carentes das cidades em que atuamos. Por exemplo, ano passado, em quase todas as nossas unidades, realizamos arrecadação de agasalhos para doação nos meses de frio; no final do ano, arrecadamos e doamos brinquedos”.

Além disso, completa “as visitas à ONG Veredas são recorrentes: uma vez por mês, vamos até lá e conversamos com

as crianças sobre temas importantes para aumentar o universo informacional delas. Em janeiro falamos sobre trânsito, com o Ricardo Rosado, em fevereiro, falamos sobre higiene pessoal, com a Ana Baranski, coordenadora da área de saúde e segurança do trabalho.

Tarde no circo

Para completar a festa, as crianças receberam ingressos para assistirem

a uma sessão do Circo Tihany.

A Sertran ofereceu o ônibus para o transporte delas. “Ficamos muito grato com a participação dos colaboradores da empresa no Veredas.

Essas crianças precisam de boas referências e a visita de vocês mostra a elas a possibilidade de um dia estar numa empresa e lutar por suas conquistas”, afirma Daniel.

Colaboradores passam a tarde com crianças da ONG Veredas para comemoração dos aniversariante do mês

A ONG Veredas atende 58 crianças

06

Crianças assistiram ao espetáculo do circo Tihany

Page 7: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Faço Parte

Diversificar para crescer mais. Este é um mantra que o novo diretor comercial da Sertran, Kleber Grazina tem em sua nova missão na companhia. A partir de agora, ele deve atuar na busca de novos negócios e no relacionamento com os atuais clientes. “Abrir novos negócios é fazer com que a empresa continue crescendo como cresceu nestes últimos”, afirma.

Para Kleber, com a diversificação “nós vamos aumentar nossos negócios na área de transporte de pessoas no curto e médio prazo e ampliar o horizonte da empresa. Vamos continuar o trabalho com projetos personalizados no setor sucroenergético e nos setores da silvicultura, citricultura e indústria de grande porte”.

Kleber começou na Sertran em fevereiro de 2013, na gerência de

manutenção e operação. Em 2015, assumiu a direção da área.

Em 2019, com crescimento da empresa houve necessidade de

mais dedicação em cada área e ele ficou com a diretoria de

operações equanto que o Beto assumiu a manutenção.

Agora, em 2020, o horizonte é maior e ocupá-lo exige mais

concentração nas diversas áreas da companhia. Por isso,

Kleber Grazina assume a diretoria comercial e o Beto será o

responsável pela diretoria de manutenção e operação.

O processo durará cerca de 40 dias, período em que os diretores irão compartilhar informações para que este processo ocorra de forma suave e sem grandes impactos para a empresa e funcionários. Ótimo trabalho aos dois.

Diversificar para crescer mais

Luis Alberto Moreto é o diretor de Logística e Manutenção e agora assumiu também a direção do setor de Operações. Sua experiência no segmento começa em 1998. Trabalhou em usinas, indústrias e concessionária até chegar à Sertran, no início de 2019.

Para ele, “o desafio é manter a equipe focada em segurança. Todos devem entender que segurança é um valor e deve ser aplicada na empresa e na própria vida do colaborador. Nós temos que trabalhar de acordo com a missão, visão e valores da companhia. Assim alcançaremos nossos objetivos”.

“A prioridade para 2020 é preparar a equipe para o treinamento de gerenciamento de frota, para cursos na área técnica, atingir as metas e fazer com que as garagens tenham o mesmo padrão, escrever todos os processos e transmitir para todas as áreas”.

“A Sertran é uma empresa extremamente séria e que tem metas claras e onde as pessoas escutam você. É uma empresa que gera oportunidade para crescimento profissional porque cresce a cada ano. Podem ter certeza, tem muita oportunidade aqui dentro”, garante.

Para Beto, como gosta de ser chamado, “o que você faz com paixão dá certo. E aqui somos apaixonados pelo trabalho e pela empresa”, finaliza. Ele roda cerca de 10 mil quilômetros por mêspara visitar as unidades da Sertran espalhadas por quatro diferentes estados. Para efeito de comparação é como sair de Ribeirão Preto e ir a Los Angeles (EUA) todos os meses de carro. A paixão pelo negócio encurta as distâncias.

Tenho paixão pelo que faço

Luiz Alberto Moreto

07

Page 8: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Segurança

Abril Verde: Conscientização para o trabalho sem acidentes e doenças ocupacionais

A Sertran é uma companhia que tem entre seus valores a segurança de seu colaborador e cliente. A empresa investe em campanhas educacionais, no estudo e elaboração de procedimentos internos e no respeito às normas de segurança do trabalhador.

A busca pela excelência em segurança no trabalho, a redução das doenças ocupacionais é um objetivo diário na Sertran. Para estimular a todos a refletirem sobre sua importância em realizar o trabalho com segurança, o departamento de marketing produziu um vídeo com slogan “Atitudes que fazem a diferença”.

Assista: https://www.sertran.com.br/noticias/nossas-atividades/abril-verde

“O vídeo é um convite para todos nós repensarmos nossas atitudes para desenvolvermos um ambiente mais seguro para se trabalhar. É um momento para nossa reflexão sobre

como executamos o nosso trabalho”, questiona a gerente de Marketing, Marina Felício, responsável pela produção do vídeo.

O Abril Verde é o mês em que os temas ligados a segurança do trabalho é discutido no mundo todo. “O mês de abril nos inspira a repensar sobre nossas atitudes no local de trabalho em relação a segurança e prevenção”, afirma Ana Baranski, coordenadora de Segurança do Trabalho. “A Sertran se preocupa com seus colaboradores e queremos que os acidentes de trabalho sejam zerados em nosso ambiente de trabalho”, afirma.

O diretor Logística, Manutenção e Operaçâo da Sertran, Luis Alberto Moreto utiliza com frequência uma frase sobre o tema. “Segurança é um valor que todos devem carregar”. Para ele, “se não for seguro, não faça”. Trabalhar com segurança é respeitar a vida.

História

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi escolhida em decorrência de um acidente que resultou na morte de 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, Estados Unidos, em 1969.

Motivos

Entre alguns motivos que podem levar ao acidente do trabalho e a doenças ocupacionais estão: não utilização de equipamentos de segurança, falta de conhecimento técnico, atitudes imprudentes, negligência na instrução ao trabalhador, ausência ou negligência na fiscalização; não-cumprimento de leis trabalhistas; não-manutenção ou não-reposição de maquinários. 08

Page 9: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

SIPAT em Pedro Afonso reúne dezenas de colaboradores

A 1ª SIPAT (Semana Interna de Preven-ção de Acidentes de Trabalho) de 2020 foi realizada na unidade de Pedro Afon-so (TO), cidade a quase 1.900 quilôme-tros do de Ribeirão Preto SP, e com 75 colaboradores.

O evento contou com o apoio do par-ceiro SEST SENAT Unidade de Palmas TO, que ministrou palestras sobre: qualidade de vida no trabalho, direção defensiva. A equipe interna da Sertran realizou treinamento sobre inspeções nas instalações e nos veículos da ga-ragem. Finalizando com o apoio do Se-cretaria de Saúde de Pedro Afonso para o monitoramento da Saúde, realizando aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre alimenta-ção saudável. Além disso, a organização preparou uma passeio de bicicleta pela cidade para promover a atividade física e o Café com a Diretoria, que aproxima a direção dos colaboradores e é um ex-celente canal de difusão de ideias.

Para a coordenadora da Segurança do Trabalho, Ana Baranski “a SIPAT é o mo-mento para reciclar, levar conhecimen-to aos colaboradores e conscientizar os trabalhadores da importância do “Tra-balho Seguro”, explica. Para ela, esse evento “permite ao trabalhador prestar atenção no cumprimento das normas, que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro”, finaliza.

Durante a SIPAT foi apresentado o Serguro, o mascote da Sertran, “que vai nos ajudar a falar de Segurança de forma lúdica”. De acordo com Ana, “um pessoal receptivo como o de Pedro Afonso torna a realização dos eventos mais fáceis e com resultados excelentes. Foi ótima a SIPAT”. A previsão é realizar a SIPAT em todas as unidades até o final do ano.

Segurança

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho) é uma das atividades que a Sertran de-senvolve para lembrar do tema Segurança. Em 2019, a empresa investiu recursos, criou várias campanhas, como por exemplo, “Direção sem Sono”, desenvolveu manuais de conduta e o mascote Serguro (imagem). No final do ano, durante o evento, as famílias dos colaboradores foram convidadas a participar do plano de trabalho seguro que a empresa desenvol-veu. O SERguro vai estar sempre ao lado para lem-brar que Segurança tem que ser um valor de todos.

Café com a diretoria

A Unidade Pedro Afonso tem 75 colaboradores

Inspeção de segurança Check up da saúde

Sua segurança em primeiro lugar

Page 10: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Aconteceu na Sertran

Santa Ernestina foi o campeão da Copa Sertan: torneio reuniu atletas de todas as unidades da empresa

Palestra sobre prevenção à saúde em Clementina

Palestra Narcóticos Anônimos em Catanduva

Palestra dos Narcóticos Anônimos em Rio Brilhante

Palestra dos Narcóticos Anônimos em Santa Ernestina

Palestra dos Narcóticos Anônimos em Dourados

Palestra dos Narcóticos Anônimos em Ibaté

Palestra dos Narcóticos Anônimos Clementina

Treinamento em Nova Alvorada do Sul

Dia da Gratidão Gratidão que se mostra

Páscoa na Sertran Chocolates deixaram a páscoa mais doce

10

Page 11: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Saiba mais sobre o Saiba mais sobre o

CORONAVÍRUSCORONAVÍRUS

Page 12: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

Coronavírus

A segurança é o principal valor da Ser-tran! Afinal, a empresa transporta vidas e isso inclui, principalmente, a saúde.

A situação com o Coronavírus (CO-VID-19) tem causado dúvidas e preo-cupações. Por isso, a Sertran tomou-medidas necessárias para minimizar os impactos desse vírus no dia a dia.

A Sertran está comprometida em ga-rantir a segurança e tranquilidade dos colaboradores e clientes e adotou todas as recomendações que a Organização Mundial da Saúde e as autoridades lo-cais estão definindo dentro das diferen-tes regiões que opera.

Recomendações

- Lave frequentemente as mãos e as unhas com água e sabão por pelo me-nos 30 segundos, ou álcool gel, caso a primeira alternativa não seja possível.

- Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço de papel que deve ser descartado imediatamente.

- Evite frequentar lugares com multidões.

- Evite comer alimentos crus.

- Evite o contato com pessoas doentes (síndrome respiratória aguda).

- Se você tiver sintomas e um histórico de ter estado perto de um caso confir-mado ou em um país com casos confir-mados nos últimos 14 dias, procure um centro de saúde o mais rápido possível ou entre em contato com o Disque Saú-de no número 136.

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

- Mantenha ambientes bem ventilados e evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.Assim você contribui para evitar a disseminação das doenças respiratórias.

- Use máscara

- Não cumprimente as pessoas com beijos, apertos de mãos ou abraços.

- Dê uma atenção especial à limpeza do seu celular.

Sertran age para levar segurança aos colaboradores e familiares

O que a Sertran está fazendo

- A empresa disponibilizou álcool gel em todos os escritórios para facilitar e incentivar a higienização das mãos constantemente.

- A Sertran está atenta a qualquer sinal de saúde da equipe e atua com treina-mento preventivo.

- Os banheiros e espaços comuns se-guem um novo procedimento de lim-peza, mais agressivo.

- A compahia implementou a política de mesa limpa: sem objetos sobre a mesa e com uma rotina de higieniza-ção diária.

- Foram restringidas viagens corporativas que não sejam extremamente necessárias

- Foi criado um protocolo de ação claro caso haja algum caso confirmado.

Cuidados com a frota

- É recomendado dar prioridade para as portas abertas, para melhorar a circulação do ar e evitar contato com as maçanetas. 12

Page 13: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva

microscopia, parecendo uma coroa. Esses são diferentes do vírus encontrado no ano passado.

Em um dos cenários desenhados pelos cientistas é de que os morcegos, na região de Wuan, tenham passado para outros ani-mais que foram consumidos por humanos. Os cientistas ainda estudam o surgimento do movo coronavírus e como se deu a sua transmissão aos humanos.

Pandemias

É um termo utilizado para descrever uma situação em que determinada doença apresenta uma distribuição em grande escala, espalhando-se por diversos países. Não é a primeira vez que o mundo enfren-ta uma onda de contaminação que atinge milhões de pessoas.

Entre as mais famosas estão a peste bubô-nica, no século XIV, que matou entre 75 milhões e 200 milhões de pessoas. Não há números exatos sobre a doença trans-mitida por roedores. A gripe espanhola, no início do século XX, matou entre 40 e 50 milhões de pessoas.

A Covid-19 já atingiu perto de um mi-

lhão de pessoas em todo o mundo com

quase 50 mil mortes. No Brasil, no início

de abril, havia cerca de sete mil casos e

250 mortes.

Por isso, a Sertran atua no esclarecimento

da doença e na forma de evitar o contá-

gio. Siga-as e proteja você, sua família e

o seu ambiente de trabalho.

Whatsapp

Para ampliar as informações à população

o Ministério Público lançou o serviço de in-

formações via WhatsApp sobre a Covid-19.

Para usar, basta enviar uma mensagem

no aplicativo para o número (61) 9938-

0031. Com isso, a população e os profis-

sionais de saúde podem conhecer melhor

a infecção, as formas de contaminação e as recomendações de tratamento.

- A Sertran solicita que os colaborado-res tragam talheres, pratos e copos de casa, evitando compartilhá-los com os demais colegas.

- Reuniões com fornecedores terceiros são realizadas à distância.

- A escala de trabalho implantada prio-riza o home office.

- Os colaboradores de setores com sus-peitas do caso e, que estão nos gru-pos de risco*, estão orientados a fazer home office imediatamente.

- Diariamente são realizados diálogos de segurança com nossa equipe cor-porativa e operacional sobre a doença, seus sintomas e formas de prevenção.

- A limpeza dos veículos é reforçada antes e depois de cada viagem, em especial os filtros de ar condicionado.

- Todos os veículos contam com co-municações de prevenção e orientação

- A Sertran fornece álcool gel e orien-ta os motoristas e equipe a usá-lo no

volante, maçanetas e câmbio.

- A equipe é orientada a trafegar com as janelas abertas.

- A empresa continua seguindo as boas práticas de prevenção ampla-mente divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Mi-nistério da Saúde.

Novo coronavírus

Desde de dezembro, deste ano, o mundo conheceu um vírus que re-cebeu o nome de novo coronavírus que provoca uma doença chamada de covid-19.

Este novo patógeno é da família de vírus que causam infecções respira-tórias que variam de leve a grave. O agente foi descoberto após casos registrados na China, em 2019.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coro-navírus, em decorrência do perfil na 13

Page 14: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva
Page 15: JORNAL SERTRAN · JORNAL SERTRAN Palavra do presidente Homenagem às mulheres Abril Verde: Trabalho sem acidente SIPAT em ... Aniversário de Barra Bonita Aniversário de Potunduva