jornal são joão das missões

8
OUTUBRO DE 2013 15 ANO 8 INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL demarcação de ter- ras indígenas no Es- tado, principalmente a ampliação do ter- reno da Nação Indí- gena Xacriabá, a maior de Minas Gerais, localizada no município de São João das Missões, é uma luta antiga do Deputado. Há muito tempo, representan- tes de tribos indígenas de Minas Ge- rais vêm reivindicando a agilização da demarcação de suas terras, bem como, para que sejam aumentadas as propriedades ocupadas. No ano de 2010, a pedido de Arlen Santiago foi realizada Audi- ência Pública da Comissão de Di- reitos Humanos da Assembleia Le- gislativa de Minas Gerais – ALMG com o objetivo de discutir os crité- rios de avaliação dessas demarca- ções, a qual contou com a partici- pação do deputado Durval Ânge- lo, presidente da Comissão. PÁG. 3 FOTO: ALMG Nação Xacriabá será contemplada com veículo para a saúde PÁG. 6 DNIT encaminha resposta a Arlen Santiago sobre a BR-135 Após reunir-se no início de se- tembro com o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infra- estrutura de Transportes – DNIT, General Jorge Ernesto Pinto Fra- xe, para viabilizar o asfaltamento da BR135, o deputado estadual Arlen Santiago e o deputado fede- ral Zé Silva, receberam resposta referente ao assunto. PÁG. 7 José Nunes (ex-prefeito), Adilson (vereador), médicas ao lado do prefeito Marcelo Pereira, Secretário de Saúde (Otelice), Willian (vereador), Caciques Santo e Domingos FOTO: PREFEITURA Diretor-Geral do DNIT, General Jorge Fraxe Comunidade indígena reivindica FOTO: JESSEN PEIXOTO ampliação da Reserva Xacriabá FOTO: MANOEL FREITAS Comunidade Indígena Xacriabá

Upload: arlen-santiago-i

Post on 05-Jul-2015

614 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal São João das MIssões

OUTUBRO DE 2013 N º 15A N O 8

INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL

demarcação de ter-ras indígenas no Es-tado, principalmentea ampliação do ter-reno da Nação Indí-

gena Xacriabá, a maior de MinasGerais, localizada no município deSão João das Missões, é uma lutaantiga do Deputado.

Há muito tempo, representan-tes de tribos indígenas de Minas Ge-rais vêm reivindicando a agilizaçãoda demarcação de suas terras, bemcomo, para que sejam aumentadasas propriedades ocupadas.

No ano de 2010, a pedido deArlen Santiago foi realizada Audi-ência Pública da Comissão de Di-reitos Humanos da Assembleia Le-gislativa de Minas Gerais – ALMGcom o objetivo de discutir os crité-rios de avaliação dessas demarca-ções, a qual contou com a partici-pação do deputado Durval Ânge-lo, presidente da Comissão.

PÁG. 3

FOTO: ALMG

Nação Xacriabá serácontemplada com

veículo para a saúdePÁG. 6

DNIT encaminha resposta aArlen Santiago sobre a BR-135

Após reunir-se no início de se-tembro com o Diretor-Geral doDepartamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT,General Jorge Ernesto Pinto Fra-xe, para viabilizar o asfaltamentoda BR135, o deputado estadualArlen Santiago e o deputado fede-ral Zé Silva, receberam respostareferente ao assunto.

PÁG. 7

José Nunes (ex-prefeito), Adilson (vereador), médicas aolado do prefeito Marcelo Pereira, Secretário de Saúde(Otelice), Willian (vereador), Caciques Santo e Domingos

FOTO: PREFEITURA

Diretor-Geral do DNIT, General Jorge Fraxe

Comunidade indígena reivindica

FOTO: JESSEN PEIXOTO

ampliação da Reserva Xacriabá

FOT

O: M

AN

OE

L F

RE

ITA

S

ComunidadeIndígenaXacriabá

Page 2: Jornal São João das MIssões

2 INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

Em 2009, Anastasia participou do ISeminário Ambiental Intermunicipal doRio Itacarambi, realizado em São Joãodas Missões, quando se encontroucom o então prefeito do município, JoséNunes de Oliveira. Na ocasião, Anas-tasia ressaltou a importância do con-teúdo do evento, que contou com aparticipação de lideranças locais. “Umseminário como esse é muito importan-te e nós nos esforçamos muito pela re-vitalização permanente do Rio SãoFrancisco. Minas Gerais é o Estadochamado caixa d’água do Brasil e nóstemos que saber cuidar disso”, alertou,ao incentivar os participantes do semi-nário com as ações de preservação domeio ambiente.

Segundo o Deputado: “Anastasia fazquestão de conhecer de perto cada cidademineira, cada povoado, porque reconhece

a importância deste ato. Esta visita constituiuum momento histórico para nos orgulharmos”.

“O Governo fez um bom investimento eeu acredito que isso é um resgate daquiloque era uma dívida que nós tínhamos, es-pecialmente porque é uma educação volta-da para as tradições, os costumes próprios

daqueles que são os povos origináriosda nossa terra”, observou Anastasia.Ele também ressaltou a importância e anecessidade que existem no Estado deMinas Gerais de infraestrutura, que alémdas estradas, são as escolas, postos desaúde, saneamento, vias urbanas, edu-cação, segurança pública, o que permi-te a vinda de empresas que geram em-prego e melhoram a qualidade de vidadas pessoas. Segundo ele, o grande de-safio é o equilíbrio entre manter a quali-dade de vida melhorada e também man-ter as tradições e os hábitos.

O Promunicípio, lançado neste anopelo governador Antonio Anastasia,pretende acelerar o desenvolvimento dosmunicípios e, por consequência, melho-rar a qualidade de vida dos cidadãos.

O Programa realiza o repasse de ver-bas, equipamentos e materiais para pre-feituras, envolvendo esforços integradosdas Secretaria de Estado Transportes eObras Públicas, Secretaria de Estado deGoverno, Secretaria de Estado de Saúde eSecretaria de Estado de Educação – umainiciativa exclusiva que faz de Minas Ge-rais o único Estado que complementa ver-bas do Governo Federal. Além de subsidi-ar ações de apoio às áreas de saúde e edu-cação, também tem como objetivo promo-ver o desenvolvimento dos municípiosmineiros com até 100 mil habitantes, apoi-ando-os na implantação de obras de infra-estrutura urbana e rodoviária, bem comona aquisição de veículos, máquinas eequipamentos.

O município de São João das Missõesfoi contemplado com o valor de R$ 100mil que será destinado à pavimentaçãode via urbana e R$ 400 mil para a recupe-ração de estradas vicinais.

Arlen Santiago destacou o fundamen-tal apoio do Governo do Estado na libera-ção de recursos para o progresso dos mu-nicípios. Segundo ele: “o desenvolvimen-to das cidades é uma de nossas preocupa-ções. Por meio deste programa estadual,os municípios têm a oportunidade de rea-lizar obras e melhori-as em diversas áreasque, provavelmente,não seriam consegui-das facilmente semesse apoio”.

Visita de Antonio Anastasiaentra para a história deSão João das Missões

Um seminário como esse é muitoimportante e nós nos esforçamos muitopela revitalização permanente do Rio SãoFrancisco. Minas Gerais é o Estadochamado caixa d’água do Brasil e nóstemos que saber cuidar disso

São João das Missões é contemplada com o PCPRO Governo do Estado beneficiou co-

munidades de São João das Missões com aliberação de recursos por meio do Projetode Combate à Pobreza Rural – PCPR.

O PCPR é fruto de um acordo de em-préstimo firmado entre o Governo de Mi-nas e o Banco Mundial (Bird). O objetivoprincipal é a redução da pobreza e a melho-ria da renda e da qualidade de vida da popu-lação rural.

No Projeto, é incentivado o desenvol-vimento da capacidade da população localde identificar e conhecer a sua realidade. Aspróprias comunidades indicam os subpro-jetos e participam de decisões no processode execução.

Segundo Arlen Santiago, “esse projetoé de extrema importância uma vez que aprópria comunidade identifica o problemaa ser enfrentado, indica qual será o tipo desubprojeto a ser feito, e só a partir daí é quesão realizadas as ações que visam solucio-nar tais obstáculos”.

Entre os projetos, estão os de infraestru-

tura, como: barragens, poços tubulares, cisternas,eletrificação rural, construção e recuperação deestradas, pequenas pontes e armazéns comunitá-rios. Há também os projetos produtivos, como,por exemplo, casas de farinha, mecanização agrí-cola, unidades de beneficiamento, piscicultura, api-cultura, ovinocaprinocultura e oficina de confec-ções. Quanto aos projetos sociais, são incluídos aconstrução e a reforma de escolas e postos de

ProMunicípiochega à São

João dasMissões

Dando prosseguimento às ações doGoverno de Minas, o governador Anas-tasia autorizou o pagamento de convêni-os para investimentos em obras de infra-estrutura para São João das Missões.

A cidade foi contemplada após empe-nho do Deputado com melhoramento devias públicas.

O parlamentar ressalta a importânciadesse convênio que trouxe inúmeros be-nefícios para a região: “essas melhoriashabilitam a cidade a crescer e se desen-volver de forma estruturada, dando qua-lidade de vida à população”.

Pagamento deconvênios para obras

de melhorias nosmunicípios mineiros

são conquistados

facebook.com/arlen.santiagowww.arlensantiago.com

saúde, lavanderias comunitárias, centros soci-ais e melhorias habitacionais.

Para o Deputado, “o governador Anto-nio Anastasia tem oferecido garantias às pes-soas que trabalham e residem no Norte deMinas e nos Vales do Jequitinhonha e Mu-curi, as quais sofrem com a ocorrência daseca. O PCPR é o exemplo da importânciaque o Governo dá a nossa região, promo-vendo ações que visem a diminuição dasdesigualdades. Este é um Projeto que per-mite a elaboração de pequenos empreendi-mentos que melhoram as condições de vidadas pessoas que vivem na zona rural”.

Entre as comunidades, aldeias e associ-ações beneficiadas estão: Aldeia Itapicuru,Aldeia Morro Vermelho, Barra do Sumaré,Coqueiro, Jenipapo, Associação dos Peque-nos Produtores Rurais de Lagoa dos Patos,Associação dos Pequenos Produtores Ru-rais de São Bernardo, Associação dos Pe-quenos Produtores Rurais de Simão Corrêae Porteirinha e a Associação Indígena Xa-criabá da Aldeia de Tenda.

FOTO: MANOEL FREITAS

Page 3: Jornal São João das MIssões

3INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

demarcação de terras in-dígenas no Estado, prin-cipalmente a ampliaçãodo terreno da Nação In-dígena Xacriabá, a maiorde Minas Gerais, localiza-

da no município de São João das Mis-sões, é uma luta antiga do Deputado.

Há muito tempo, representantes detribos indígenas de Minas Gerais vêmreivindicando a agilização da demar-cação de suas terras, bem como, paraque sejam aumentadas as proprieda-des ocupadas.

No ano de 2010, a pedido de ArlenSantiago foi realizada Audiência Públi-ca da Comissão de Direitos Humanosda Assembleia Legislativa de MinasGerais – ALMG com o objetivo de dis-cutir os critérios de avaliação dessasdemarcações, a qual contou com a par-ticipação do deputado Durval Ângelo,presidente da Comissão.

Já em 2011, o parlamentar que con-tinuou atento a esta questão, solicitounovamente Audiência Pública para dis-cussão a respeito dos ataques e amea-ças de morte sofridos pelos Xacriabás,que se intensificaram devido à reivindi-cação da demarcação das terras no Es-tado, especialmente, com a chegada deum grupo técnico da Fundação Nacio-nal do Índio – Funai, para fazer o levan-tamento fundiário.

“A violência sofrida pelos Xacriabásvem de encontro aos princípios dos Di-reitos Humanos, bem como ao Direitode Legitimidade das Terras Indígenas”,declarou Arlen Santiago, deputado ma-joritário em São João das Missões.

As terras da tribo dos Xacriabás, quejá chegaram a 200 mil hectares (ha), atu-almente, estão delimitadas em 50 milhectares, para 9 mil habitantes, e que,devido ao crescimento da população,muitos indígenas são obrigados a emi-grar para outros Estados, submetendo-se muitas vezes ao subemprego ou tra-balho escravo, para garantir o sustentoda família. Nesse sentido, eles vêm lu-tando, juntamente com a Funai, paraaumentar em, aproximadamente, 45 milhectares as terras, passando assim, paraum total de 95 mil ha.

Dessa forma, o Deputado solicitou,este ano, à Presidenta Dilma Rousseff eà Presidenta da Funai, Maria AugustaBolitreau Assirati, a agilização da demar-cação das terras, bem como, proteçãoda Polícia Federal à Nação IndígenaXacriabá, ao Ministro da Justiça, JoséEduardo Cardozo.

Arlen Santiago que sempre buscourecursos para o município, junto ao Go-verno de Minas, disse que continuaráatento à questão: “comprometo-me aempenhar na busca pelo progresso daComunidade Indígena”.

A violência sofridapelos Xacriabás vemde encontro aos princípiosdos Direitos Humanos,bem como ao Direitode Legitimidade dasTerras Indígenas

FOTO: ALMG

FOTO: ALMG

Santo Caetano Barbosa (Cacique Xacriabá)

Cacique, Deputado Durval Ângelo e o Deputado Arlen Santiago

facebook.com/arlen.santiagowww.arlensantiago.com

Cacique Domingos

EstádioMunicipaltem nova

arquibancadaEstudosO Grupo Técnico possui o objetivo

de realizar os estudos complementaresde natureza fundiária referente à revisãode limites das Terras Indígenas Xacria-bá e Xacriabá/Rancharia, e é compostopor quatro pessoas: um EngenheiroAgrônomo, um Indigenista Especializa-do, um motorista e um Técnico do Insti-tuto Nacional de Colonização e ReformaAgrária – INCRA.

De acordo com o Deputado, “a cria-ção do Grupo Técnico é mais um avançona luta pelo desenvolvimento da Comu-nidade dos Xacriabás, pois todo esse em-penho contribui, não somente para a me-lhoria da qualidade de vida, como tam-bém, para o resgate das tradições e doscostumes próprios dos povos indígenas”.

AtaquesOs Xacriabás conquistaram suas ter-

ras após muita luta e muito sangue jorra-do, inclusive, o Cacique Domingos presen-ciou, aos 12 anos, a morte do pai duranteum ataque às suas terras.

Em 2011, o Cacique Santo Caetano Bar-bosa sofreu uma emboscada quando re-tornava para a Aldeia Morro Vermelho.Dois carros bloquearam a entrada princi-pal que dá acesso à aldeia, entretanto, eleconseguiu fugir com a ajuda de um carro-ceiro. O Cacique é uma das principais lide-ranças dentro do processo de luta pelaampliação do território Xacriabá, e as famí-lias lideradas por ele iniciaram os proces-sos de retomada em 2006. Desde essa épo-ca, as ameaças vêm aumentando, sendoque várias denúncias já foram feitas.

Após esforços do Deputado, jun-to ao Governo do Estado, foi assina-do convênio, no valor de R$30 mil,entre a Prefeitura Municipal de SãoJoão das Missões e a Secretaria deEstado de Esportes e da Juventude,destinado à construção da arquiban-cada do Estádio Municipal.

Segundo o parlamentar a obrapossibilitou uma melhor acomodaçãodo público missoniano e da regiãoque prestigia os eventos realizadosno local. Ele ainda afirma que: “o meupensamento é continuar fazendo me-lhorias para o Estádio”.

FOTO: MANOEL FREITAS

Comunidade indígena reivindicaampliação da Reserva Xacriabá

Page 4: Jornal São João das MIssões

4 INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

Nação Xacriabá será contempladacom veículo para a saúde

Após esforços do Deputado, foi assi-nado, no final de agosto deste ano, con-vênio entre o Estado, por meio da Secreta-ria de Estado de Saúde – SES e o municí-pio de São João das Missões, destinado àdoação de veículo (Micro-ônibus M/Benz),no valor de R$ 188.500,00, para atender aetnia Xacriabá, que é a maior Reserva Indí-gena de Minas Gerais.

“Existe uma necessidade enorme decontar com estrutura adequada para su-prir o número de atendimentos na comuni-dade. Esse veículo veio em excelente hora,pois irá garantir um transporte de qualida-

de e conforto aos pacientes. Essa é tam-bém uma maneira de humanizar cada vezmais os serviços da saúde pública, pro-porcionando eficiência ao atendimento da-queles que necessitam de tratamentos es-pecializados”, afirmou Arlen, que vem lu-tando incessantemente junto com o Pre-feito Marcelo Pereira de Souza, os verea-dores e as lideranças indígenas pelo cres-cimento do município.

O parlamentar ainda destacou o apoiodo governador Antonio Anastasia quanto àliberação de recursos para a cidade, melho-rando o setor de saúde. “A minha satisfação

é grande ao saber que poderemos melhorar aprestação dos serviços em São João dasMissões”, ressaltou, acrescentando que “aparceria da Secretaria de Saúde com o Go-verno do Estado tem possibilitado avançossignificativos para o Norte de Minas”.

Arlen Santiago disse que ficou mui-to feliz com esta conquista: “a alegria quesinto, talvez seja maior do que a de vo-cês. Com a aquisição do micro-ônibus,os doentes poderão ser transportadoscom mais rapidez e segurança para lo-cais onde possam ter um atendimento desaúde de qualidade”.

Neste ano, o Governo do Estado anunciouque municípios norte-mineiros serão contem-plados com a construção de casas populares,por meio do Programa “Minha Casa, MinhaVida 2”, sendo que a cidade de São João dasMissões será beneficiada com 40 (ConjuntoHabitacional Cidade Nova II). O Programa éuma iniciativa do Governo Federal, em parceriacom o Governo Estadual e com as prefeiturasmunicipais. O objetivo é garantir moradia dignapara famílias de baixa renda.

Para Arlen Santiago que luta junto com osprefeitos de sua base política para a concreti-zação desse projeto nos municípios: “esta ação

é capaz de transformar a vida de inúmeras fa-mílias que vivem em situação de risco deixandoa condição de precariedade e insegurança, pas-sando a receber moradia digna”.

“Os programas do governo têm como prio-ridade reduzir a pobreza e a desigualdade. Eeste é mais um passo para alcançar esse com-promisso. É com enorme satisfação que vejocentenas de famílias sendo beneficiadas commoradia própria. Estas pessoas deixarão depagar aluguel ou de morar de favor na casa deparentes e passarão a proprietários do localonde viverão. Isto eleva a autoestima de qual-quer cidadão”, concluiu o Deputado.

Em 2009, o então Prefeito de SãoJoão das Missões, José Nunes de Oli-veira, recebeu oficialmente de ArlenSantiago e do Chefe de Gabinete doex-secretário de Saúde, Marcus Pesta-na, Breno Henrique Avelar, a ambulân-cia do Governo de Minas que visa ga-rantir atendimento eficiente à Comuni-dade Indígena Xacriabá. A entregaocorreu durante evento realizado naSecretaria de Estado de Saúde.

Arlen Santiago destacou o apoiodo ex-governador Aécio Neves quan-to à liberação de recursos para o muni-cípio, aperfeiçoando o setor de saúdee, principalmente, proporcionando àpopulação uma prestação de serviçode melhor qualidade. Ressaltou, ainda,

Deputado entrega ambulância para São João das Missõesa importância em oferecer ao cidadãoatendimento rápido e seguro. “A minhasatisfação é grande ao saber que me-lhoramos a prestação dos serviços bá-sicos de saúde em São João das Mis-sões e ainda garantimos melhores con-dições de transporte aos enfermos”.

Em agosto deste ano, após esforçosdo Deputado, junto ao Governo do Esta-do e à Secretaria de Estado de Saúde, omunicípio foi beneficiado, novamente,com a liberação de uma ambulância nova,destinada ao transporte de pacientes.

A ambulância tem como finalidadeos atendimentos normais e emergenci-ais da Secretaria Municipal de Saúde,oferecendo um serviço de qualidade epreservando a saúde da população.

Cohab contempla São João das Missões

Arlen Santiago promoveu ações paraa saúde de São João das Missões. Entre asconquistas do parlamentar, que também émédico atuante em Montes Claros, está aconstrução de uma Unidade Básica de Saú-de no Distrito de Rancharia.

De acordo com o Deputado: “estaunidade consolida a nossa caminhada deparceria junto a Aécio Neves e ao gover-nador Antonio Anastasia e mostra quequando damos as mãos, quando nos uni-mos e trabalhamos juntos para melho-rar as ações básicas de saúde, verdadei-ramente estamos trabalhando o sistemaúnico. Esta unidade é reflexo disso, nãosó da qualidade do atendimento, mas decomo a união, a parceria pode melhorara vida das pessoas”.

Para o transporte de enfermos, o par-lamentar conquistou um veículo desti-nado ao Centro de Saúde de São Joãodas Missões, além de um ônibus, umaambulância, um carro e ainda, recursospara o fortalecimento das equipes doPrograma Saúde da Família – PSF.

O foco do PSF é na prevenção epromoção da saúde, em uma dinâmicadiferente da relação em que os pacientesprocuram tratamento para suas doen-ças, passando, ao contrário, a cuidar dasaúde, com definição de responsabilida-des entre os serviços e a população.

Arlen Santiago faz questão dedestacar o forte investimento em saú-de e o apoio do Governador para ga-rantir um melhor atendimento ao ci-dadão. “Esta nova unidade de atendi-mento beneficia várias pessoas. E es-tas pessoas precisam ter as ações desaúde priorizadas para ter mais quali-dade de vida e é nisso que estamosinvestindo: esta sim, é nossa grandeprioridade”, disse o Deputado.

Implantação demedidas para a

melhoria da saúdedos missonianos

Deputado Arlen Santiago e oex-prefeito José Nunes

Arlen Santiago autoriza a construção do CentroComunitário da Associação Indígena XacriabáA Associação Indígena Xacriabá – Al-

deia Sumaré / Peruaçu foi beneficiada, pormeio de emenda parlamentar de ArlenSantiago, com a construção de um Cen-tro Comunitário.

A obra, que teve o investimento de R$47 mil do Governo do Estado, levou onome de Centro Comunitário do Sumaré.O local é destinado à realização de reuni-ões, cursos de capacitação e eventos co-munitários diversos.

Segundo o Deputado, esta aquisiçãofoi solicitada ao Governo a pedido doCacique Domingos e de toda a comuni-dade Xacriabá, que sonhava em ter umespaço próprio para a realização de seus

eventos. “O Centro Comunitário do Su-maré possibilitará que a comunidade seorganize e crie suas festas, bingos, reuni-ões da Igreja, confraternizações entre mo-radores, além de trabalhos com música,bordado, pintura, costura e muitos ou-tros”, explicou o parlamentar.

facebook.com/arlen.santiagowww.arlensantiago.com

Page 5: Jornal São João das MIssões

5INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

pós reivindicação do deputa-do Arlen Santiago, junto aoGoverno do Estado, escolasestaduais do município sãocontempladas com o Progra-

ma Água na Escola.O Programa visa a implantação, ampli-

ação e melhorias em sistemas de abasteci-mento de água e perfuração de poços arte-sianos em mais de 400 escolas rurais nointerior do Estado de Minas Gerais. A Com-panhia de Saneamento de Minas Gerais –Copasa é a responsável por fazer a análisee o acompanhamento da qualidade da águafornecida por sistemas de abastecimentode água públicos em quase 4.000 escolasem Minas Gerais e ainda, a educação sani-tária e ambiental com orientações para oconsumo, limpeza de reservatórios, vaza-mentos, entre outros, além de noções deeducação sanitária, os cuidados devidoscom a água consumida, doenças de veicu-lação hídrica, etc.

De acordo com a Copasa, em São Joãodas Missões, as escolas beneficiadas são:Aldeia Riachão (Bukimuju), Aldeia Riachodo Brejo (Bukimuju), Aldeia Pedra Redon-da (Bukimuju), Aldeia Olho D’águão (Buki-muju), Aldeia Terra Preta (Bukimuju), AldeiaBrejinho (Xukurank), Aldeia Rancharia I eII, Aldeia Riacho Comprido, Aldeia MorroFalhado (Sede), Aldeia Itapicuru (MorroFalhado), Aldeia Itapicuru I (Morro Falha-do), Aldeia Santa Cruz (Morro Falhado),Aldeia Sapé (Morro Falhado), Aldeia Barra

A parceria entre o Governo do Es-tado, por meio do ex-governador AécioNeves e do governador Antonio Anas-tasia, a Secretaria de Estado de Educa-ção, o deputado Arlen Santiago, a Pre-feitura de São João das Missões e aSuperintendência Regional de Ensinode Januária, possibilitou a construçãode 36 Casas Escolas em aldeias indíge-nas do município.

Em todo Estado, 82 Casas Escolasestão prontas. Do total de R$ 32 mi-lhões que o Governo de Minas desti-nou ao projeto, R$ 10 milhões foramaplicados nessas 82 Casas Escolas.Quase metade delas (36) foram cons-truídas em áreas indígenas do municí-pio de São João das Missões.

Durante o evento de lançamento doProjeto Casa Escola, ocorrido em de-zembro de 2009, em Belo Horizonte, oex-governador Aécio Neves destacou emseu pronunciamento que: “esse projetovisa com que 100% das nossas escolasrurais tenham dignidade. A educação nãopode ser uma coisa mecânica. A criançanão pode apenas acordar, fazer um lan-che, ir para escola, ter intervalo, termi-nar a aula e voltar para casa. As criançasprecisam ter prazer em estudar, em su-perar desafios e esse prazer, de algumaforma, começa pela qualidade do localonde elas vão estudar”.

Para o Deputado: “Aécio Neves eAntonio Anastasia têm buscado efeti-var uma educação voltada à melhoriada qualidade de vida. Esse investimen-to na infraestrutura das escolas em áre-as indígenas proporciona uma elevaçãona autoestima de toda a comunidadeescolar: professores trabalham commais prazer, porque a escola está maisbonita e agradável. Os pais passam avisitar a escola com mais frequência,porque sentem orgulho do lugar em queos filhos estudam. Agora, além do ensi-no de qualidade, temos um ambientecada vez mais saudável para que os alu-nos se desenvolvam”.

“A nossa região sempre esteveabandonada. A maioria das escolas ru-rais estava em estado crítico, funcio-nando em casebres alugados. Muitasnão tinham sequer banheiro. O novoespaço é excelente e todos os detalhesforam pensados. Na área rural as difi-culdades são grandes até para se com-prar gás. Por isso, cada Casa Escolatem, além de um fogão a gás, um fogãoà lenha, o que significa dizer que a me-renda nunca vai faltar, porque as con-dições para prepará-la estão garanti-das”, destacou Arlen.

36 CasasEscolas sãoconstruídasem São Joãodas Missões

Programa Água na Escola beneficiaescolas de São João das Missões

Arlen Santiago comemora liberaçãode recursos para São João das Missões

Antonio Anastasia e Aécio Neves

Sumaré II (Morro Falhado), Aldeia Barra Su-maré I (Morro Falhado), Aldeia Custódio(Bukinuk), Aldeia Forges (Riacho dos Buri-tis), Aldeia Pedrinhas (Riacho dos Buritis),Aldeia Peruaçu (Bukimuk), E.E. IndígenaBukinuk / Aldeia Sumaré I, Aldeia Imbaúba(Bukimuju), Aldeia Riachinho (Bukimuju),E.E. Aldeia Barreiro Preto, Aldeia OlhosD’água (Xukurank), Aldeia Veredinha (Xu-kurank), E.E. Aldeia Prata, Aldeia Brejo MataFome, Aldeia Sumaré II (Bukinuk), AldeiaSumaré III (Bukinuk), Aldeia Vargens (Buki-nuk), Aldeia Riacho dos Buritis (Sede), Al-deia Pindaíbas (Riacho dos Buritis), Itaca-rambizinho (Riacho dos Buritis), Aldeia dosPoções (Riacho dos Buritis), E.E. Eliazar JoséRodrigues e Comunidade São Bernardo.

De acordo com Arlen Santiago, “muitasescolas não oferecem condições mínimas de

saneamento, indispensáveis à manutençãoda saúde dos alunos, nem proporcionammelhorias sanitárias necessárias à formaçãode bons hábitos de higiene. Além disso, gran-de número delas não possuem suprimentode água adequado, em quantidade e quali-dade ideais para o consumo”.

Nas regiões atingidas pela seca, a situ-ação é mais grave. Em muitas escolas, asatividades chegam até mesmo a ser parali-sadas, resultando em evasão escolar, redu-ção da capacidade de aprendizagem e emextremas dificuldades para a comunidadeescolar. “Por meio desse Programa, os alu-nos das escolas rurais terão melhores con-dições de saúde e higiene, e a qualidade doensino e da aprendizagem, antes afetadapela falta de água, não mais será compro-metida”, concluiu o parlamentar.

Copasa amplia serviçosde água e esgoto em São

João das MissõesO Governo do Estado, por meio da Com-

panhia de Saneamento de Minas Gerais - Co-pasa, vai investir, até 2016, cerca de R$ 4,5bilhões, beneficiando 15,2 milhões de pessoascom abastecimento de água e 10,1 milhões comtratamento de esgoto. O anúncio foi feito, nomês de março deste ano, pelo governador An-tonio Anastasia, ao lançar, em Belo Horizonte,o Programa “Água da Gente”.

Em São João das Missões, serão investi-dos R$170.943,00 em abastecimento de água eem tratamento de esgoto.

Para Arlen Santiago, grande parte dos pro-blemas relacionados ao abastecimento de águaserá solucionada: “os bairros que têm um gran-de intervalo de tempo para receber água serãobeneficiados com a diminuição das manobras.Haverá também uma maior regularidade na dis-tribuição e a população verá a água chegar a suatorneira”. Ele afirmou ainda que, “investir emesgotamento sanitário é investir na saúde. Aconstrução de um sistema eficiente traz um im-pacto social enorme, já que, em pouco tempo,conseguimos alcançar índices muito favoráveisna área da saúde pública e, como consequência,a melhoria da qualidade de vida da populaçãoque ainda está carente deste serviço”.

Em 2010, após esforços do Deputa-do junto ao Governo do Estado, o ex-prefeito José Nunes de Oliveira assi-nou convênio entre a Prefeitura Muni-cipal de São João das Missões e a Se-cretaria de Estado de Governo - SEGOV.

Foram assinados dois convênios.Um no valor de R$480 mil, destinado àaquisição de uma motoniveladora/pa-trol para a realização do patrolamentodas estradas vicinais do município. Eoutro, no valor de R$50 mil, referente àemenda parlamentar de Arlen Santia-go, para a aquisição de dois veículospara desenvolvimento do serviço de

vigilância em saúde, segurança públi-ca e ação social.

“Estas são conquistas que benefi-ciam de maneira muito forte o cresci-mento socioeconômico de São Joãodas Missões. Os veículos auxiliam aPrefeitura em diversas áreas, atenden-do com mais qualidade à população. Jácom o patrolamento das estradas, hámais conforto no transporte de alunose também no deslocamento dos mora-dores do município, o que diminui tam-bém, gastos com manutenção no trans-porte escolar e veículos particulares”,observou Arlen Santiago.

facebook.com/arlen.santiagowww.arlensantiago.com

Page 6: Jornal São João das MIssões

6 INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

Melhorias para escolas de São Joãodas Missões são conquistadas

beneficiá-las com a ampliação da oferta delocais para a atividade física e servirão deinstrumento de integração da comunidade”,afirmou Arlen que está sempre preocupadocom a prática de esportes e a possibilidadede oferecer lazer à população de São Joãodas Missões.

No ano de 2012, já haviam sido libera-dos recursos para obras diversas nas se-guintes escolas: E.E. Eliazar José Rodrigues;E.E. Indígena Bukimuju; E.E. Indígena Kuhi-nan Xacriabá e E.E. Indígena Bukinuk, sen-do essa última, beneficiada também com aconstrução de quadra poliesportiva.

O Deputado ainda reafirmou o seu com-promisso com o povo de Missões: “o queeu espero e desejo é que ao longo do meumandato, com o devido apoio do governa-dor Antonio Anastasia e das demais Se-cretarias, muitos outros benefícios venham

Após diversas solicitações do Depu-tado junto à Secretaria de Estado de Edu-cação, o município de São João das Mis-sões será contemplado com o Programade construção e cobertura de quadrasescolares.

Trata-se da atuação da secretária deeducação, Ana Lúcia Gazzola, junto aoMinistério da Educação, que resultou emuma parceria para a implantação da novaetapa do Programa.

São João das Missões foi atendido coma cobertura da quadra da Escola EstadualIndígena Kuhinan Xacriabá e da EscolaEstadual Indígena Xukurank, com o valorde R$ 312 mil para cada uma. Ainda seráconstruída uma quadra completa em bene-fício da Escola Estadual Indígena de Ensi-no Fundamental e Médio. O valor da obraserá definido de acordo com a extensão doterreno e poderá chegar à R$ 355 mil.

Com o objetivo de dar maior celeridadeao Programa, o recurso será repassado à CaixaEscolar e o Termo de Compromisso remetidoà Superintendência Regional de Ensino.

“Os alunos, os professores, os funcio-nários e a comunidade, cada um merecetoda melhoria que estamos trazendo paracá. O governador Antonio Anastasia temfeito grandes investimentos em prol da ju-ventude, criando estruturas para a práticaesportiva e condições para a sua melhorconvivência em sociedade. Esses investi-mentos representam a concretização de umsonho antigo das comunidades pois irão

contribuir para a qualidade de vida de todoo nosso povo.

Ainda na área da educação, a EscolaEstadual Eliazar José Rodrigues foi con-templada com o equipamento “Solução deLousa Digital”, para complementar o Com-putador Interativo (Projetor Proinfo), jáadquirido pela mesma.

Mobiliário e equipamentosO Governo de Minas, atendendo pedi-

dos do Deputado, liberou recursos paramobiliário e equipamentos para várias es-colas de São João das Missões, entre elas:E.E. Indígena Oaytomorim; E.E. Aline DiasNeves; E.E. Eliazar José Rodrigues; E.E.Indígena Bukimuju; E.E. Indígena Bukinuk;E.E. Indígena de Ensino Fundamental eMédio; E.E. Indígena Kuhinan Xacriabá;E.E. Indígena Uikitu Kuhina; E.E. Indígena

Fico muito feliz porcontribuir para essaimportante conquista, a qualproporciona uma estruturafísica adequada à educaçãoe possibilita odesenvolvimento físico,psicológico, intelectual esocial dos estudantes

Xukurank e E.E. Indígena Mambuka.“Fico muito feliz por contribuir para

essa importante conquista, a qual propor-ciona uma estrutura física adequada à edu-cação e possibilita o desenvolvimento fí-sico, psicológico, intelectual e social dosestudantes. A aquisição de equipamentospara as escolas e de mobiliário para as sa-las de aula traz mais conforto e dignidadeaos alunos e professores e contribui paramelhoria da qualidade da educação”, fina-lizou o Deputado.

Arlen Santiago conquista recursospara o Transporte Escolar

O município de São João das Missões,após ser contemplado com ônibus escolar,será beneficiado com o pagamento de par-cela de convênio da Secretaria de Estado deEducação – SEE, que destina-se à execuçãodo Programa de Transporte Escolar/2013.

Entre tantas conquistas já alcançadaspara a área da educação, o parlamentar des-taca que estes recursos para a manutençãodo Transporte Escolar é de grande valia,especialmente para aqueles alunos residen-tes em regiões distantes das escolas, e quedependem diariamente do veículo.

“Tenho trabalhado bastante para que osinvestimentos realmente aconteçam. E te-mos obtido retorno uma vez que o governa-

dor Anastasia é bastante preocupado comas melhorias para a área da educação”, ob-servou o Deputado.

Ainda segundo Arlen, um transporteescolar de qualidade, contribui também paradiminuir o índice de evasão escolar nas co-munidades: “sinto-me honrado por maisessa conquista, o que reflete, seguramente,o nosso trabalho, sempre em parceria como Governo do Estado”.

O parlamentar afirmou ainda que con-tinuará atento às necessidades da popula-ção, realizando um mandato voltado a su-prir as carências deste povo, sempre apoi-ando medidas voltadas para o aumento deinvestimentos na área da educação.

Ampliar o abastecimento regular de águapara o consumo humano e para o desenvol-vimento sustentável, por meio de interven-ções estruturais em espaços regionais loca-lizados nas áreas de abrangência do semiári-do mineiro e seu entorno é a finalidade doPrograma Água para Todos.

Criado em 2011, o Programa já instalou322 mil cisternas no semiárido. A meta éentregar 750 mil até 2014. Também estãosendo implantados kits de irrigação, siste-mas de abastecimento de água e barreiros.Coordenada pelo Ministério da IntegraçãoNacional, a estratégia conta com apoio doMinistério do Desenvolvimento Social eCombate à Fome, do Ministério do MeioAmbiente, da Fundação Nacional de Saú-de - Funasa, do Banco do Nordeste - BNBe da Fundação Banco do Brasil - FBB.

Após reivindicações do deputado Ar-

len Santiago, junto à Companhia de Sanea-mento de Minas Gerais – Copasa, algumaslocalidades do município de São João dasMissões foram contempladas com sistemassimplificados de abastecimento de água, pormeio do Programa. São elas: Aldeia Prata,Morro Vermelho, Aldeia Brejo Mata Fome /Imbaúba, Santa Cruz e São Domingos, Bar-ra do Sumaré, Boqueirão / Tenda, Jenipapoe Coqueiro, Riacho do Brejo, São Bernardo,e Aldeia Peruaçu / Dizimeiro.

Para o parlamentar, “o que queremos élevar mais saúde às comunidades rurais.Sempre foi minha prioridade dar uma infra-estrutura básica aos moradores, por issovenho batalhando junto ao Governo doEstado e aos órgãos competentes para queconsigamos, de fato, fazer com que todasas residências da região Norte do Estadopossuam água de qualidade”.

São João das Missões é incluídano “Água para Todos”

facebook.com/arlen.santiagowww.arlensantiago.com

Geronimo (Liderança), Teo Ramos (Secretário de Agricultura), Domingos(Cacique), Marcelo (Prefeito), Otelice (Secretário de Saúde), Dona Zita(Vice-prefeita) e os vereadores Agenor, Dão de Rosalvo, Adilson e Willian

FOTO: PREFEITURA

Page 7: Jornal São João das MIssões

7INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

FOTO: JESSEN PEIXOTO

DNIT encaminha resposta aArlen Santiago sobre a BR-135

facebook.com/arlen.santiagowww.arlensantiago.com

São João das Missões foi contemplado como “Travessia 2010”, o que permitiu que fossemrealizadas ações nas áreas de educação, gestãosocial, renda, saneamento, saúde e intervençõesurbanas.

O Travessia é um programa estruturadorsob coordenação da Secretaria de Estado deDesenvolvimento Social - Sedese, inserido naárea de resultado de “Redução da Pobreza eInclusão Produtiva”.

Entre as ações prioritárias do Travessiaestão o acesso à água potável para as comuni-dades rurais, construção de postos de saúde,reformas e ampliação de escolas, construção debanheiros em casas que nunca contaram comesse conforto, implantação de redes de esgoto,pavimentação das estradas de acesso às comu-nidades e calçamento de ruas.

Para Arlen Santiago: “é uma satisfação imen-sa ver ampliado um dos mais importantes pro-gramas do Governo de Minas. O governadorAnastasia tem priorizado ações em regiões com

São João das Missões é beneficiada pelo Programa Travessia

baixo Índice de Desenvolvimento Humano -IDH e é exatamente o que o Travessia faz. Essainiciativa já está mudando a realidade de muitosmunicípios mineiros, e agora possibilita à SãoJoão das Missões crescimento econômico e odesenvolvimento social”.

Essa iniciativa já está mudando arealidade de muitos municípiosmineiros, e agora possibilita à SãoJoão das Missões crescimentoeconômico e o desenvolvimento social

pós reunir-se no início desetembro com o Diretor-Geral do DepartamentoNacional de Infraestrutu-ra de Transportes –

DNIT, General Jorge Ernesto Pinto Fra-xe, para viabilizar o asfaltamento daBR135, o deputado estadual Arlen San-tiago e o deputado federal Zé Silva, re-ceberam resposta referente ao assunto.

De acordo com o Diretor Executivodo DNIT, Tarcísio Gomes de Freitas, otrecho da BR-135, comprendido entreItacarambi e Manga, passando por SãoJoão das Missões, está incluso no Pro-grama de Aceleração do Crescimento –PAC, sendo que, atualmente, para a pa-vimentação deste trecho aguarda-se aconclusão da Aprovação do Projeto emFase de Obra.

Para Arlen Santiago, “a pavimenta-ção deste trecho não tem apenas o in-tuito de ligar municípios entre si e per-mitir o fluxo entre elas. O objetivo émuito maior, já que o asfaltamento ba-rateará os custos de escoamento da pro-dução, tornará as pessoas mais acessí-veis aos serviços de saúde, bens e ser-viços, agilizará o tráfego, enfim, levaráinúmeras possibilidades”.

O parlamentar ainda destacou que oGoverno de Minas Gerais já asfaltou, pormeio do Programa de Pavimentação deLigações e Acessos Rodoviários aos Mu-nicípios - Proacesso, todas as cidadesque circundam esses municípios. “Aé-cio Neves e o Governador Antonio Anas-tasia asfaltaram e estão asfaltando inú-

meros trechos no Estado, vários noNorte de Minas já estão prontos, faltan-do apenas este trecho da BR 135 na re-gião pelo Governo Federal”, explicou.

O Deputado finalizou dizendo quecontinuará atuando firmemente para verconcluída esta obra de asfaltamento erealizado este que é um sonho para apopulação das cidades norte-mineiras:“há mais de 20 anos lutamos por estaconquista, uma vez que a estrada é deintegração nacional, pois liga a regiãoSudeste ao Norte. Assim, a obra possi-bilitará a melhoria da infraestrutura eestimulará a geração de emprego nes-sas regiões”.

Para a população de São João das

Missões, principalmente para os mo-radores do Distrito de Rancharia, alémdessas melhorias, o asfaltamento re-presentará significativamente melho-ria da qualidade de vida, pois acabacom a lama no período chuvoso e coma poeira que causa danos à saúde, prin-cipalmente no período da seca.

Estiveram também em Brasília, lu-tando pela realização deste asfaltamen-to, o prefeito de São João das Missões,Marcelo Pereira de Souza, os vereado-res João Pinheiro dos Santos (Dão deRosalvo) e Adilson de Almeida Souza, eo Secretário-Geral Fábio Pereira de Sou-za; entre diversos prefeitos, vereadorese lideranças de outros municípios.

Vereador Dão de Rosalvo, Deputado Zé Silva, Prefeito Marcelo Pereira, Deputado Arlen e Vereador Adilson Teixeira

A pavimentação deste trecho nãotem apenas o intuito de ligarmunicípios entre si e permitir ofluxo entre elas. O objetivo émuito maior, já que o asfaltamentobarateará os custos deescoamento da produção

Page 8: Jornal São João das MIssões

8 INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL ARLEN SANTIAGO - OUTUBRO / 2013

E X P E D I E N T E

Informativo do Deputado Estadual Arlen Santiago - PTBRua Rodrigues Caldas, 30 - Palácio da Inconfidência - 2º andar - conj. 222 - Bairro: Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG - CEP 30190-921 - Tel: (31) 2108-5030 - Fax: (31) 2108-5033

DIAGRAMAÇÃO: Cleber Caldeira IMPRESSÃO: MIX Editora Gráfica Ltda (CNPJ: 07.500.881/0001-59)

JORNALISTAS: Brenno Tolentino, Cristina Fonseca e Renata KlausingSUPERVISÃO: Fernando Macedo (Chefe de Gabinete)

REVISÃO DO LAYOUT: Heloísio Samuel

E-MAIL: [email protected] - SITE: www.arlensantiago.com - facebook.com/arlen.santiago twitter.com/arlen_santiago

FOTOS: Divulgação

Arlen possui mais de 90 projetos aprovados

· Prorrogação dos mandatos dos conse-lheiros tutelares (PL 3950/2013): com oobjetivo de assegurar a defesa das crian-ças e dos adolescentes no Estado, bemcomo suplementar as disposições da LeiFederal nº 12.696, de 25 de julho de 2012,que alterou de três para quatro anos a du-ração dos mandatos dos ConselheirosTutelares em todo o País e unificou o pro-cesso de escolha para o referido cargo emtodo o território nacional, ficam prorroga-dos os mandatos dos Conselheiros Tute-lares empossados nos anos de 2010, 2011ou 2012 em municípios do Estado, até aposse dos escolhidos no primeiro proces-so unificado. Este Projeto de Lei objetivapreencher uma lacuna legal decorrente daaprovação da Lei nº 12.696, de 25 de julhode 2012, que efetivou alterações no Esta-tuto da Criança e do Adolescente – LeiFederal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 -,especialmente no § 1º do art. 139, segun-do o qual o “processo de escolha dosmembros do Conselho Tutelar ocorrerá emdata unificada em todo o território nacio-nal a cada quatro anos, no primeiro do-mingo do mês de outubro do ano subse-quente ao da eleição presidencial”.

· Dia da Gestante (PL 3700/2013): tra-ta-se de um Projeto de Lei que visa ins-tituir o Dia da Gestante, a ser comemo-rado anualmente em 26 de fevereiro. In-clusive, a Secretaria de Saúde defende aimportância de se instituir um dia espe-cial dedicado à gestante, para, com essaatitude, reforçar o cuidado, o carinho e oamor integral e incondicional que deve-mos a todas as mineiras.

· Primeiro Emprego (PL 682/2011):disserta sobre o cadastramento paraestágio dos alunos da rede pública deensino médio estadual, altera o art. 8ºda Lei nº 12.079, de 1996, e dá outrasprovidências (Projeto Primeiro Empre-go). O objetivo principal é proporcio-nar experiência para o jovem, a fim deque o mesmo possa ser inserido nomercado de trabalho.

· Garantia de saúde em saneamen-to (PL 690/2011): discute sobre a cria-ção do Selo Verde de controle e redu-ção do esgotamento sanitário para osmunicípios do Estado. Para o Deputa-do, o tema é muito relevante para asaúde pública, uma vez que o sanea-mento é fator condicionante e deter-minante da saúde da população.

· Prevenção e combate a furtos e rou-bos de veículos (PL 694/2011): visan-do aprimorar, com a participação efeti-va das Polícias Civil e Militar do Esta-do, o sistema de segurança, o Projetotem como objetivo reduzir drasticamen-te o furto, o roubo e a receptação deveículos no Estado, bem como, comba-ter o crescimento do crime organizadoem Minas Gerais, com o auxílio, sempreque possível, de empresas públicas ouprivadas na coleta de informações relati-

· Lei do bom motorista (PL 687/2011): insti-tui desconto no Imposto sobre a Propriedadede Veículos Automotores – IPVA aos contribu-intes que não possuírem infrações de trânsitopelo período de um a três anos. A iniciativa éincentivar os condutores a obedecerem as re-gras de trânsito, evitando os recorrentes aci-dentes, além de estimular a adimplência ao pa-gamento do IPVA, já que os descontos só serãoconcedidos aos pagamentos efetuados nos pra-zos de vencimento estipulados.

· Transparência nas multas de trânsi-to (PL 700/2011): determina que o De-partamento Estadual de Trânsito de Mi-nas Gerais – Detran/MG divulgue trimes-tralmente os valores arrecadados commultas de trânsito e sua destinação. Oobjetivo é levar ao conhecimento da soci-edade os valores adquiridos e a maneiracomo esses recursos são aplicados.

· Melhoria da saúde da população(PL 701/2011): propõe que na faceversa dos receituários médicos cons-tem orientações, tais como: os malefí-cios do fumo no organismo, a impor-tância da boa alimentação, a preven-ção contra Aids, câncer, diabetes, en-tre outras ações preventivas e de boaspráticas de saúde, que visem a melho-ria da qualidade de vida dos usuáriosdo Sistema Único de Saúde – SUS.

· Garantia na qualidade da água tra-tada (PL 689/2011): discute sobre acriação do Selo Azul de controle e redu-ção do consumo de água potável paraos municípios do Estado. De acordocom Arlen Santiago, a maioria das pes-soas considera exagero quando se falaem falta de água, no entanto, é necessá-rio tomarmos algumas atitudes, para queesta riqueza não se esgote.

· Tempo de atendimento ao usuá-rio nos caixas de hipermercados, su-permercados ou congêneres (PL3248/2012): tem por objetivo disci-plinar o tempo de atendimento ao usu-ário, haja vista que nos dias de hoje,muitas vezes, se formam filas intermi-náveis pelo simples fato de não havernúmero suficiente de funcionários parasuprir a demanda de clientes.

· Mais segurança nos estádios (PL3095/2012): autoriza o Poder Execu-tivo a aplicar multa às entidades deprática esportiva de qualquer nature-za ou modalidade em razão de ilícitospraticados por seus torcedores.

· Acesso rápido e prático a medica-mentos (PL 3041/2012): fica assegu-rado às farmácias e às drogarias doEstado de Minas Gerais o direito deorganizar em área de circulação co-mum, expostos em autosserviço e aoalcance direto do consumidor, todosos medicamentos isentos de prescri-ção médica, tais como: analgésicos,antitérmicos, complementos vitamí-nicos e antiácidos.

· Garantia de saúde nos restaurantes e ba-res (PL 2504/2011): visando estabelecer umamedida simples e de grande eficácia, o Projeto,que encontra-se na Comissão de Saúde, temcomo objetivo proibir a comercialização e dis-tribuição de canudos plásticos flexíveis sem queestejam embalados individualmente.

Arlen Santiago é um dos deputados estaduais mais atuantes de Minas Gerais. Ao longode seus mandatos tem apresentado à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais –ALMG, Projetos de Leis com temas relevantes, como saúde, meio ambiente, saneamentobásico, cultura, turismo, transporte, administração pública, segurança, geração de empre-go, dentre outros, sempre visando a qualidade de vida da população.

Ao todo, possui mais de 150 Leis e Projetos de Leis. Levando em consideração osvários Deputados que fazem parte da ALMG e as inúmeras propostas apresentadas pelosmesmos, Arlen é um dos que possui mais Projetos aprovados, contabilizando mais de 90.Atualmente, o parlamentar possui 13 projetos prontos para a Ordem do Dia em Plenáriopara votação. São projetos de grande importância para a população mineira, a saber: