jornal santuário de maria · francisco durante a missa matinal, ... a pessoa legionária...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano XIII • Nº 141 • fevereiro/2014 Jornal Santuário de Maria Nossa Senhora do Sagrado Coração Parece que foi algum dia desses que nós, da Pastoral da Comunicação, anunciávamos o início do triênio festivo pelos 75 anos da Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 2012... Pois é! E agora já estamos viven- do o ano jubilar em si, comemorando a inauguração daquela pequena capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que deu seus primeiros passos lá em frente à Praça Sampaio Vidal no ano de 1939. Capela essa que se tornou Paróquia em novembro daquele mesmo ano e, enfim, um grande Santuário na virada das décadas de 1940 para 1950! Muitas atividades serão feitas pelo povo de Deus que participa do Santuário de Maria neste ano tão especial. Para começar, convidamos todos a pedirem para nossos agentes de acolhida e para nossas secretárias paroquiais entregarem, gratuitamente, o folheto especial com a programação do Ano Jubilar. Nesse folheto, temos toda programação de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Sagrado Coração pelas paróquias do Setor Carrão-Vila Formosa, a agenda de Santas Missas com acolhida de peregrinos, as Vigílias ao Santíssimo em Ação de Graças pelo Santuário (cujas próximas acontecem em 14 de fevereiro e em 14 de março, às 20h30), e a completa programação da 75ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração (que terá seu ponto mais alto, com a visita das romarias e a Coroação, em 25 de maio). Convidamos você a fazer sua oração conosco! Que este ano seja muito feliz para você, para que este grande mas humilde local de oração e ação seja também o seu lugar de motivação, graças e louvores. Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente. E viva Nossa Senhora do Sagrado Coração! Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do PréCrisma Com oração, motivação e ação, tudo será muito bom! Moisés Moraes

Upload: vandan

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas - Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano XIII • Nº 141 • fevereiro/2014

JornalSantuário de Maria

Nossa Senhora do Sagrado Coração

Parece que foi algum dia desses que nós, da Pastoral da Comunicação, anunciávamos o início do triênio festivo pelos 75 anos da Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 2012... Pois é! E agora já estamos viven-do o ano jubilar em si, comemorando a inauguração daquela pequena capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que deu seus primeiros passos lá em frente à Praça Sampaio Vidal no ano de 1939. Capela essa que se tornou Paróquia em novembro daquele mesmo ano e, enfim, um grande Santuário na virada das décadas de 1940 para 1950!

Muitas atividades serão feitas pelo povo de Deus que participa do Santuário de Maria neste ano tão especial. Para começar, convidamos todos a pedirem para nossos agentes de acolhida e para nossas secretárias paroquiais entregarem, gratuitamente, o folheto especial com a programação do Ano Jubilar.

Nesse folheto, temos toda programação de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Sagrado Coração pelas paróquias do Setor Carrão-Vila Formosa, a agenda de Santas Missas com acolhida de peregrinos, as Vigílias ao Santíssimo em Ação de Graças pelo Santuário (cujas próximas acontecem em 14 de fevereiro e em 14 de março, às 20h30), e a completa programação da 75ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração (que terá seu ponto mais alto, com a visita das romarias e a

Coroação, em 25 de maio).

Convidamos você a fazer sua oração conosco! Que este ano seja muito feliz para você, para que este grande mas humilde local de oração e ação seja também o seu lugar de motivação, graças e louvores.

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente. E viva Nossa Senhora do Sagrado Coração!

Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do PréCrisma

Com oração, motivação e ação, tudo será muito bom!

Moisés Moraes

Page 2: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

2 • Santuário • fevereiro/2014

Recomeçar

Viver mais Feliz

Todo mundo sempre costuma repe-tir: “Ano-novo, vida nova”. Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática? Se no ano que passou você não conseguiu atingir suas metas, concretizar sonhos, além de acumular mágoas e não superar desafios ines-perados, agora é a hora de abrir as janelas da mente e do coração para o futuro, que já se faz presente.

É importante captar mensagens externas e não se esquecer de olhar para dentro de si porque o caminho para uma vida nova passa, impreteri-velmente, por nosso universo interior. A mudança de seu momento atual, enfim, depende, exclusivamente, de você. Depende do seu trabalho men-tal, em acreditar e realizar.

Nada, nem ninguém, poderá fazer isso por você! A ajuda pode, sim, vir de fora mas o impulso deve partir de você. Independentemente de sua situação atual, em primeiro lugar, questione com honestidade: “Eu real-mente quero mudar minha vida?” Se

a sua resposta for afirmativa, então é hora de se mexer, porque o “ano novo” já está passando rapi-damente.

Pa r a q u e isto tenha mais poss ibi l idade de dar certo é necessário, an-tes de tudo, se permitir mudar! O próximo pas-so é derrubar aquelas barrei-ras internas tão prejudiciais, como o preconceito consigo próprio, o medo, a inveja e o rancor. E não esqueça: o mundo ao seu redor apenas reflete o que você é e o que você faz. Cada dia de nossa vida é uma página em branco e nós ajudamos o Criador, autor e princípio de todas as coisas, a colocar palavras nela.

Lei que pune empresa envolvida em corrupção entra em vigor em 29 de janeiro

Norma que prevê a aplicação de multas de até 20% do faturamento bruto anual da corporação que praticar atos contra a administração pública.

A partir dio último dia 29 de ja-neiro, não apenas servidores públicos poderão ser punidos por corrupção. Entra em vigor a chamada Lei Anti-corrupção (12.846/13), que permite a aplicação de multas de até 20% sobre o faturamento anual bruto de uma empresa envolvida em corrupção.

A responsabilização objetiva de empresas envolvidas em infrações representa uma das principais novidades da norma. Antes, as companhias poderiam alegar que a infração foi motivada por um ato isolado de um funcionário e um servidor público, como lembra o relator da matéria em comissão especial da Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (PT-SP). “A empresa não pode chegar agora e dizer: isso foi um gerente meu, um diretor meu que tomou essa iniciativa sem o nosso conhecimento, como sempre

se fazia anteriormente. Agora, não. A empresa passa a ser responsável.”

A Lei Anticorrupção foi proposta pelo Executivo e aprovada em abril pelo Congresso Nacional como par-te de compromissos internacionais assumidos pelo País no combate à corrupção e ao suborno transnacio-nal, caracterizado pela corrupção de funcionários públicos e empresas estrangeiras.

Boas práticas administrativasZarattini explica que, além de mais

rigor nas punições, a lei estimula as empresas a adotarem boas práticas administrativas e a denunciarem eventuais infrações em suas práticas. “Pela lei, [a empresa] passa também a ter oportunidade de se antecipar, denunciar o fato e, com isso, diminuir suas penas. Ou seja, isso vai provocar muitos novos fatos aparecendo e ga-rantindo, com isso, um combate mais efetivo à corrupção.”

Ao colaborar com as investiga-ções, a empresa pode ter reduzida

em até dois terços a multa aplicada pela sanção. Pela lei, a pessoa jurí-dica envolvida em atos de corrupção pode pagar multas de 0,1% a 20% do faturamento bruto anual. Além disso, pode enfrentar processo na Justiça que resulte na dissolução da empresa.

RegulamentaçãoAlguns aspectos da Lei Anticor-

rupção ainda precisam ser regula-mentados pelo Executivo, como, por exemplo, os parâmetros de avaliação de mecanismos internos de combate à corrupção adotados pelas empresas. A lei indica que as sanções às pessoas jurídicas também poderão ser atenuadas se verificados procedimentos internos de integridade, auditoria e incen-tivo à denúncia de irregularidades.

Fonte: Agência Câmara Notícias (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias),

Reportagem - Ana Raquel Macedo, Edição – Regina Céli Assumpção

Fé e Compromisso Social

A cada dia de nossa vida, apren-demos com nossos erros ou nossas vitórias. O importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que em 2014 possamos viver intensamente cada momento com muita paz e es-perança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.

Cristiane Silva

Page 3: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

Santuário • fevereiro/2014 • 3

Madre que viveu no Brasil será beatificada

o povo de Deus para que se una a nós e participem deste grande evento da Beatificação da Venerável Madre Assunta Marchetti, mãe dos órfãos, imigrantes e abandonados”, declarou a irmã superiora.

Madre Assunta nasceu na Itália, em 15 de agosto de 1871, na pro-víncia de Lucca. Aos 25 anos foi convidada por seu irmão, padre José Marchetti, missionário de São Carlos, para vir ao Brasil cuidar dos filhos órfãos de imigrantes italianos e africanos. Tarefa que ela realizou com muito zelo na capital paulista, onde viveu por 50 anos até a data de sua morte em 1° de julho de 1948. Os res-tos mortais da madre estão no orfanato da Vila Prudente.

O milagre de Assunta deve-se a cura milagrosa de Heráclides Tei-xeira Filho. Em 1994, Heráclides foi diagnosticado com morte cerebral, em Porto Alegre (RS), porém a fa-mília pediu a intercessão da Madre Assunta, e Teixeira foi curado sem

sequelas. A congregação de médicos do Vaticano reconheceu esta cura em 2012, como sendo milagrosa.

Aline Rodrigues Imercio.Fonte: Cnbb.org.br

Maria Assunta Caterina, a madre Assunta, que viveu em São Paulo será beatificada no dia 25 de outubro deste ano. Foi o que comunicou a carta oficial enviada do Estado do Vaticano à superiora geral das Missionárias de São Car-los Borromeo-Scalabrinianas, irmã Neusa de Fátima Mariano.

A celebração da beatificação da irmã Assunta será realizada no Brasil, em São Paulo, a pedido do próprio Papa Francisco que, nomeou como presidente da celebração e seu representante, o prefeito da Congregação para a Causa dos San-tos, cardeal Angelo Amato.

Segundo o site da Confedera-ção Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a irmã Neusa disse que a comunidade está muito feliz com a beatificação da irmã As-sunta “Acolhemos esta notícia com grande alegria e júbilo, pois é uma graça para a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu-Scalabrinianas (...) convidamos todo

Notícias da Igreja

Vaticano diz que não há desculpas para abusos sexuais e anuncia que cerca de 400 sacerdotes já foram expulsos

vem a Igreja são vergonhosos: “Tantos escândalos que eu não quero mencionar isoladamente, mas que todos sabemos quais... Escândalos, nos quais alguns tiveram que pagar caro!”. O santo padre ainda insistiu que os responsáveis por estes escândalos “não tinham uma relação com Deus. Tinham uma posição na Igreja de poder e comodidade, mas não a palavra de Deus”.

Durante a gestão do pontífi-ce Bento XVI foram 400 padres expulsos da Igreja, segundo o porta-voz do Vaticano Frederico Lombardi “Em 2012, foram por volta de 100, enquanto em 2011 foram cerca de 300. Alguns sofreram procedimentos disci-plinares, outros fizeram um pedido”, acrescentou Lombardi, que também lembrou que a expulsão desses padres é um jeito de proteger as crianças da Igreja.

Os casos denunciados estão princi-palmente nos Estados Unidos, Irlanda

e México. Em abril do ano passado, já no começo de seu pontificado, o papa Francisco anunciou que desejaria uma “atuação decisiva” para que os abusos sexuais contra menores dentro da Igreja fossem eliminados.

Aline Rodrigues ImercioFontes: Rádio Vaticano/catolicismoromano.

com.br/cnbb.org.br

Pela primeira vez uma comissão da Santa Sé integrou a reunião da ONU (Organização das Nações Unidas), que aconteceu em janeiro, sobre os Direitos das Crianças e discutiu principalmente sobre abusos sexuais contra menores.

A presença de representantes da Santa Sé ocorreu em meio a acusações de que o Vaticano encobriu escândalos de abusos sexuais, que teriam ocorrido em alguns países, e sido realizado por padres.

Durante a reunião, os represen-tantes da Igreja lembraram que os abusos sexuais contra menores ocorrem, infelizmente, em todas as profissões e ocorreram no clero “encontram-se abusadores nas pro-fissões mais respeitadas do mundo e, mais lamentavelmente, entre os membros do clero e profissionais da Igreja”, lembrou na reunião da ONU, o monsenhor Silvano Tomasi.

No mesmo dia da reunião, o Papa Francisco durante a missa matinal, sem citar os casos de pedofilia, disse que todos os escândalos que envol-

Page 4: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

4 • Santuário • fevereiro/2014

Aconteceu, no último dia 19 de janeiro, às 7h30, a celebração da Santa Missa em ação de graças pelos 59 anos da Legião de Maria no Santuário de Nossa Se-nhora do Sagrado Cora-ção. Presidida pelo Pe. Air José, a Santa Missa teve uma liturgia muito especial pois contou, também, com a visita da Imagem da Mãe Peregri-na Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

A Legião de Maria é um Movimento de pessoas leigas que colaboram na Missão evangelizadora da Igreja. Os seus membros praticam o apostolado direto por meio do contato pessoal, especialmente junto às pessoas mais afastadas da Igreja. A espiritualidade da Legião de Maria é a própria espiritualidade de

59º aniversário da Legião de Maria no Santuário

Maria, a qual o legionário esforça-se ao máximo para alcançar, baseando-se principalmente na fé, na humildade, na obediência perfeita, na doçura angélica, na ação conjunta do Espírito Santo e de Maria, na obra da redenção

Espaço Pastoral

e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo.

A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se a seu exemplo e à ação do Espírito Santo, que é o principal agente da evangelização.

Fazem parte da Legião de Maria, no Santuário, os legionários ativos - que constituem 13 grupos que se encontram mensalmen-te, todos os segundos domingos, às 15h no Salão 1. Também fazem parte os legionários auxiliares, que terão um encontro

especial a ser realizado em 23 de fevereiro às 15h.

Ewerton Costa(radialista e membro das pastorais da

Comunicação e do Pré-Crisma)

Page 5: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

Santuário • fevereiro/2014 • 5

Creio que desde que começamos esta coluna de entrevista, está é a primeira vez que conheceremos um pouco mais de um casal que nasceu e sempre viveu próximo ao Santuário: “Nasci na Vila Guarani em agosto de 1968. Como minha família era de Mato Grosso do Sul, meus parentes moravam todos lá e também lá fui batizado, no natal do mesmo ano. Ao retornar, minha mãe sempre me

levava, como também meus irmãos, à igreja da Natividade do Senhor”, conta Milton Gonçalves de Lima. “Eu nasci aqui na Vila Formosa mesmo, na Rua Pierrotinho, em janeiro de 1971. Minha mãe dava tanta importância ao batismo que ele deveria acontecer o mais rápido possível, e, normalmente, nem participava, pois ficava em casa devido ao resguardo. complementa, Maria Regina Rocha de Lima.

Alguns acontecimentos nos cha-mam a atenção. E cada um faz uma leitura/interpretação diferente. Como cristãos, normalmente interpretamos como vocação/chamado: “Há três chamados em minha vida que não me esqueço. O primeiro foi com o faleci-mento de minha mãe, com leucemia. Ao ser visitada por uma pessoa esta disse que a curaria desde convertesse à igreja dele. Ela simplesmente res-pondeu ‘nasci católica, vivi católica e vou morrer católica’. Aos 10 anos de idade, isto me marcou . Fiz a pri-

meira eucaristia, perseverança e crisma, mas depois, até por convivência com alguns colegas acabei me afastando da igreja. Até que um dia fui assaltado e saí muito machucado, inclusive com duas costelas quebradas. Foi então que senti o segundo chamado: Pedi a Deus para que eu encontrasse alguém para ajudar a cuidar de mim. Encontrei, então, minha atual esposa, Regina. E por muito tempo fiquei conhecido como o ‘namorado da Regina’, inclu-sive no casamento, colocaram uma faixa para nos homena-gear e colocaram meu nome errado. O terceiro aconteceu há poucos anos quando o Pe. Manoel nos convidou para sermos ministros extra-ordinários da eucaristia. Desde então comecei a participar mais ativamente das pastorais e ser conhecido não mais como “o namorado da Regina”, mas sim como o Miltinho”, relembra sorrindo...

“Sempre participei da igreja, aqui no Santuário. Fiz a primeira Eucaristia, perseverança, Crisma e já continuei sendo catequista. Apenas o encontro de casais que fizemos no Ipiranga, por-que logo que nos casamos queríamos fazê-lo o quanto antes. Como aqui aconteceria somente no ano seguinte, então fizemos lá o Encontro de Casais com Cristo (ECC). Por algum tempo ainda continuamos com os trabalhos resultantes do encontro. Depois come-çamos a participar, como apoiadores, do FORMAR aqui. E quando o Miltinho começou a participar efetivamente automaticamente fomos participando de diversos trabalhos, como Equipe de Festas, Pastoral da Família, até então ajudávamos nas festas, mas aí assumimos uma equipe e era muito trabalho, das 14h até 23h. Começas a nos questionar sobre nossa convivência em casa com nossas três filhas: Gio-vanna, Giulia e Giuliana. Foi então que decidimos que deveríamos diminuir os trabalhos”, completa Regina.

Atualmente continuam no Ministério da Eucaristia e na Pastoral Familiar (e respectivos círculos) e o Miltinho participa ainda da Pastoral da Solida-

Vizinhos de Nossa Senhora do Sagrado Coração

riedade e do Terço dos Homens “com menos trabalhos sobrou mais tempo para nossa família. Senão estaríamos sendo contraditórios entre a partici-pação na igreja e em casa. O que me questionava sempre, também, é que a gente tinha muita festa nos finais de semana com os casais que tínhamos contato. Uma vez fizemos aqui em casa, mas antes dissemos que rezaríamos o terço. A partir daí sempre rezamos em nossos encontros “sociais”. Em 2011 fizemos nossa primeira caminhada nos “Caminhos da Fé”. Fomos, à pé, de Paraisópolis, sul de Minas até Apareci-da. Foi uma experiência Maravilhosa. Também lá notamos que muita gente só caminhava. Então dissemos que faríamos diversas paradas para rezar. Há poucos dias repetimos a caminha-da. Desta vez com três amigos e um parente. Fizemos da mesma forma, ou seja, percebemos que não dava para caminha e rezar, pois o cansaço não nos permitia concentrar na oração e na contemplação da natureza. Então fizemos diversas paradas para rezar”, conta Miltinho. “Interessante que outras pessoas acabaram se associando a nós nesta maneira de caminhar. E nós já recebemos muitas graças sob a interces-são de Nossa Senhora, a principal delas foi esta casa, foi a primeira e única que visitamos e a Caixa Econômica aprovou o financiamento, em 2008, e em pouco tempo viemos morar aqui. Em 14 de maio próximo comemoraremos 20 anos de vida matrimonial com a Graça de Deus e intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração” finaliza Regina

Miguel Mota

Page 6: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

6 • Santuário • fevereiro/2014

Dizimistas aniversariantes de fevereiro/201418/01 Egidio Aparecido Zucco01/02 Agenor Faccioli01/02 Antonio Frederico Raimundo01/02 Ismenia de Araujo01/02 Jonh Wellington01/02 José Jesus de Melo01/02 Maria Anésia Maia Barreto01/02 Shirley Rocha01/02 Valentina Cadette Tacoronte02/02 América dos Santos02/02 Joice Francine Beserra Delgado02/02 Marcela Rodrigues Brandão02/02 Regina Célia Gomes02/02 Rosa Carlota Guastali Ponce02/02 Vicencia Aparecida Bazuchelli02/02 Vilma Pereira da Silva03/02 Auzeli Enedina Lucas Macedo03/02 Judite Alves04/02 Albertina Cutieri04/02 Antonio Pereira Moraes04/02 Maria Edijane de Souza Lima04/02 Germino Pereira dos Santos Filho04/02 Osvalda Furlan Rodrigues04/02 Silvia Rodrigues Kurosaki04/02 Simone de Lourdes R. dos Santos04/02 Terezinha Silva05/02 Agueda de Oliveira Filho05/02 Antonia Miano Néri05/02 Antonio Corda05/02 Eduardo Rodrigues Gato05/02 Emeri Itamaia05/02 Maria Elisa de Lourdes Escalhão05/02 Marli Evangelista dos Santos05/02 Vera Lúcia R. Oliveira06/02 Alice Isabel das Mercês06/02 Alzira da Silva Moreira06/02 Angelina Siessa Macia06/02 Roy Cronne Monteiro07/02 José Carlos Manrubio07/02 Maria José Alves Lima07/02 Neusa do Carmo Pinheiro07/02 Shirlei Dias de Lima07/02 Sueli Garcia Benedito08/02 Maria Tereza Nogueira

08/02 Maridete Barbosa Praxedes08/02 Roseli Passarete da Silva09/02 Ana Aparecida Casemiro Ferraz09/02 Belmiro Guerra dos Santos09/02 Camila Fernanda de Lima09/02 Jefina Maria de Lima10/02 Alcides José de Oliveira10/02 Cláudia Motta10/02 Maria Trindade de Castro10/02 Marilena Di Sessa10/02 Marlene Miranda11/02 Aldemir Bisculla Sávio11/02 Deolinda de Barros Carolis11/02 Iracema B. de Oliveira11/02 Lazara da Cunha Franco11/02 Maria de Lourdes da Mota Americano11/02 Nathalia Stephanie Silva11/02 Neide Martins Silvério12/02 Antonio Filho Nogueira Pinheiro12/02 Ines Pimentel Viveiros12/02 Jenivaldo José Delgado12/02 João Szabli12/02 Junior Finelli12/02 Laercio de Paula Moreira12/02 Márcia Lúcia Piva12/02 Renato Moreira de Oliveira12/02 Selma Magalhães Miranda13/02 Antonia Ferreira de Melo13/02 Belmira G. Oliveira Lopes13/02 Florindo Ferrari13/02 Kátia Regina Urtado13/02 Manuel Ferreira de Almeida13/02 Nabih Mansour Maroun13/02 Sebastião Figueiredo13/02 Sheila Santi Tonetti14/02 Cristiane Thomaz Puccini14/02 Elvira Couto de Carvalho14/02 Geraldo Alvarenga Filho14/02 Maria Odete Martineli de Souza14/02 Valéria Maria Santos15/02 Aristides Fantini15/02 Beatriz Moreira Yamashita15/02 Clara Elis15/02 Écio Brito da Silva

15/02 Marilene Rocha Martins15/02 Micheli Zotelli16/02 Aparecida Generoso16/02 Maria Conceição Agnelo Bastos16/02 Neusa G. Malagutti16/02 Sirlene Ferreira Silva16/02 Tatiane de Fátima Almasan17/02 Aparecido de Oliveira17/02 Eduardo Rocha17/02 José Ferreira Alves da Silva17/02 Maria Cristina G.Bijji17/02 Márcia Nunes Gomes17/02 Nazaré Cândida Soares17/02 Roberta Ap. S. V. Soter da Fonseca17/02 Valeria Antonia Guerra18/02 Antonio Viveiros Filho18/02 Elza Dantas Del Vecchio18/02 Manoela de Jesus Arruda Scacabarozzi18/02 Olinda Maria de Jesus18/02 Roger Soler da Fonseca19/02 Adélia Alves de Oliveira19/02 Ana Giulia C. Milhiorança19/02 Cleuza de Oliveira Pereira19/02 Dinorá Souza dos Santos19/02 Francisca Edileusa Bezerra Delgado20/02 Fábio Burgos Garcia20/02 Jurema Cristina Marcelino20/02 Larissa Guaiato Tunis20/02.Luiz Carlos Pinheiro20/02 Thiago Sabiani de Oliveira21/02 Nelson Yukio Osaki21/02 Salete de Oliveira Ferraz22/02 Maria José Mariano Miota23/02 Fábio Antunes da Silva23/02 Maria Bernadete T. A Souza23/02 Marta Aparecida Martins23/02 Nelson das Neves24/02 Armanda de Jesus24/02 Flávia Geralda Evangelista Pacheco24/02 Ligiane Martins da Silva24/02 Osvaldo Rossini24/02 Suzan Tarrasco25/02 Aurora Teixeira Ribeiro25/02 Elizabete Mariano de Oliveira25/02 Kelly Cristina Gonçalves Canilho25/02 Paulo da Silva26/02 Adriana Regina Bonatti26/02 Andreza Esplendore26/02 Cristino Alves Brandão26/02 José Heleno Santos26/02 Lindalva Secculo Morgan26/02 Mario Rodrigues de Almeida26/02 Shirleide Gorgonio27/02 Amanda da Silva Piemonte27/02 Hosana Eunice Soares27/02 Marli Antonio Gonçalves27/02 Nadir Minhaco da Silva27/02 Nivaldo Viana da Rocha28/02 Adelicia Oliveira Mesquita 28/02 Alberto Francisco Rodrigues Salvador28/02 Geovani Roberto Evangelista28/02 Maximiano R. Almeida28/02 Daniela Martins Bastos28/02 Omenir Ferreira Cassemiro

14 Valdelice Nunes Barreto19 Maria José Oliveira Almeida

Dizimistas aniversariantes da Comunidade São José

São encontros sema-nais onde aprendemos, por meio de métodos muito simples, a nos aprofundar na prática da oração e a estabelecer uma relação pessoal com o Senhor.

Pela meditação da Palavra, de cantos, da leitura da bíblia e da vivência da oração, su-peramos, paulatinamente, nossas angústias, inseguranças, ansiedades, medos, tristezas e inundamos a alma de uma paz jamais imaginada.

Participe das Oficinas de Oração e Vida, e encontre esse maravilhoso tesouro que é Jesus Cristo!

São 15 encontros, uma vez por semana, com duração de duas horas.Outras informações, na secretaria paroquial, pelos telefones (11)

2116-6454 / (11) 2116-6453 ou pelo e-MAIL: [email protected].

Início: 19/02/2014 – Quarta-feira – 14h30

Você conhece as oficinas de oração e vida?

Page 7: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

Santuário • fevereiro/2014 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apos. da OraçãoDezembro/2013Geral:Para que a sabedoria e a experiência das pessoas mais velhas sejam reconhecidas na Igreja e na sociedade.

Missionária:Para que os sacerdotes, religiosos(as) e leigos(as) colabores generosamente na missão evangelizadora.

VicentinosBazar da Solidariedade25 de fevereiro - das 13h às 16he 26 de fevereiro – 09h ás 15h

Local: Rua Angá, 962

Domingo do QuiloDia: 16 de fevereiro

Contamos com sua doação!

Agenda de dezembro/2013Dia Hora Descrição Local

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salas Crisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas (dia 23 não haverá encontro)

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta – a partir das 13h às 19h – Igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – salaVicentinos Conf. Nossa Senhora do Sagrado Coração. 9hCurso de Teologia 19h às 21h45 no Salão II (Início dia 11 de fevereiro)

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17h

Oficina de oração e vida 14h30 às 16h30, a partir de 19/02 (sala)Grupo de Oração 19h30 às 21h30 no Colégio NSSC - Rua Planalto, 15

Todas as quintas-feirasCongregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h às 15h30 – salasPastoral do Menor – 13h – Quadra Vicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinosEncontro da Pastoral da Juventude 14h30 às 15h30

01 17h45 Encontro de Batismo Salão I02 Missas Domingo do Dízimo Igreja 9h Missa Aniversário D.Odilo Catedral 9h Reunião da Liga Católica Sala Vicentinos 10h30 Encontro Acolhida Pré Crisma Salão II 10h30 Peregrinação Filhas NSSC Igreja 11h50 Encontro Catequese Salão I 14h Encontro Pastoral da Criança Sala Liturgia 16h30/18h30 - Reunião Pastoral da Criança Sala Liturgia 19h Imagem Peregrina C.N.S.Fátima Área Pastoral03 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I06 19h30 Missa c/adoração Santíssimo Igreja07 7h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 8h30 Reunião Apostolado Salão I08 14h30 Reunião Capelinhas Sala NA09 10h30 Encontro de Pais Pré Crisma Salão II 12h Celebração Batismo Igreja 13h30 Tarde de Louvor Igreja 15h Reunião Legião de Maria Salão I 19h Imagem Peregrina Setor Paróquia S. Benedito11 9h/15h Encontro Cons. Gestor Saúde Salão I 20h30 Reunião do CPP Salão I14 20h30 Vigília Núcleo Servir Igreja15 8h30 Encontro Pastoral Missionária Sala 1 16h Formação Catequese Sala Catequese 7h30 Início da Novena de NSSC Igreja16 Todas as missas - Domingo da Caridade Igreja 8h Encontro de Noivos Salão I e II 10h30 Encontro Pré Crisma Quadra 12h Celebração Batismo Igreja 19h Imagem Peregrina Setor Paróquia Sagrada Família18 20h30 Formação de Ministros Salão I20 15h Missa dos Enfermos Igreja22 14h Encontro Pais Catequese Salão II 13h Pastoral da Solidariedade Salão I23 10h30 Peregrinação Província Igreja 11h50 Encontro Pais Catequese Salão II 15h Confraternização Aux. Legião Salão I25 13h/16h Bazar Vicentino Sala Vicentinos26 9h/15h Bazar Vicentino Sala Vicentinos 15h Reunião Apostolado Oração Sala Liturgia27 20h15 Terço dos homens Igreja

Page 8: Jornal Santuário de Maria · Francisco durante a missa matinal, ... A pessoa legionária considera-se instrumen-to da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela, entregando-se

08 • Santuário • fevereiro/2014

[email protected]

A comunidade em açãoAgradecimento - Santas Missas do Tempo

de Natal: Com muita alegria, somos gratos pela presença de todos que estiveram pre-sentes em nossas missas durante o tempo litúrgico de Natal. Lembramos a todos que as fotos da Vigília de Natal podem ser vistas no site www.santuariodemaria.com.br

Inscrições para a Catequese: Estão dispo-níveis as fichas de inscrição para a Catequese de Primeira Comunhão. Você pode retirar a ficha e tirar dúvidas, durante a semana, na Secretaria Paroquial, ou nos plantões de ins-crições que acontece aos domingos, após as missas das 7h30, 9h e 10h30. Os encontros se iniciaram em dois de fevereiro e acontecem após a missa das 9h.

Crisma: As fichas de inscrição para a Crisma também já estão disponíveis na Secretaria Pa-roquial. Os adultos e os jovens, com no mínimo 15 anos a se completar em 2014, são convidados a realizá-las para participarem da turma deste ano. Os encontros se iniciam em março.

Pré-Crisma: Crianças e adolescentes, menores de 14 anos que fizeram Primeira Comunhão, são chamados a se inscreverem para o Pré-Crisma durante o ano todo, no nosso horário de encontros (das 10h30 às 11h45, Sala 95). A pastoral retornou com os encontros em dois de fevereiro.

Formar 2014 / Pastoral da Família: Está confirmado para 29 e 30 de março, no Exter-nato NSSC e Comunidade São José (Av. João XXIII, 1071) este grande encontro de casais do Santuário. Os interessados em participar podem obter informações e fichas de inscrição na Secretaria Paroquial.

Retiro da Pastoral dos Surdos: Este im-portante encontro de fé e união para nossos irmãos surdos acontece em 09 de março, das 7h30 às 17h na Quadra e Salões Paroquiais do Santuário. Haverá também Missa Solene em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A Pastoral dos Surdos conta, novamente, com a ajuda dos amigos da comunidade na acolhida e serviços de bem estar aos visitantes neste dia.

Pastoral da Juventude: O grupo se en-contra todos os sábados, das 14h30 às 15h30 na Sala 95. Convidamos todos os jovens frequentadores do Santuário de Maria a conhecer e participar!

Reforma do Santuário / Campanha dos Vitrais: O processo de Reforma dos Vitrais de nosso Santuário já está a poucos passos para sua tão sonhada conclusão. Agradecemos muito a todos os amigos, famílias e empresas patrocinadoras que doaram seu apoio finan-ceiro na realização desta importante obra de preservação de nossa história. Informações sobre formas de contribuição voluntária para a conclusão da Reforma dos Vitrais podem ser obtidas no site www.santuariodemaria.com.br, ou na Secretaria Paroquial.

Santuário na TV: Pe. Air José de Mendon-ça MSC apresenta o programa “Você pode Ser Feliz”, que acontece ao vivo todas as quartas-feiras, das 9h15 às 11h na Rede Século 21. Sintonize na parabólica, no canal 232 da Vivo TV Digital ou acessando o link “Santuário na TV”, no canto superior do site www.santuariodemaria.com.br

Pastoral da Acolhida“Seja constante no amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos” (Hb 13,1-3)

Espaço Pastoral

A Pa s t o r a l da Acolhida já existe há muito tempo, mas só foi oficializada há cerca de 13 anos pelo Padre Manoel, que pe-diu para Humber-to coordenar o grupo. Beto está na coordenação até hoje.

A função da equipe é receber as pessoas que vêm participar das missas. O grupo conta com cerca de 20 pessoas, e se organi-za em subgrupos com o objetivo de estar presente em todos os horários das celebrações, em todos os dias da semana. Nas missas das 9h, aos domingos, as crianças da catequese é que cumprem a função da acolhida, sempre alternando os domingos para todas poderem participar.

Os membros se reúnem an-tes de cada missa para divisão das funções. Ficam no portão principal e nas portas laterais, na entrada da igreja, onde dão as boas vindas às pessoas que chegam, e também distribuem folhetos e o jornal na saída. São encarregados também de falar palavras de conforto para famí-lias em missas de sétimo dia, ou em situações de dificuldade que alguém da equipe tenha sido informado. “Se vejo alguém que não parece muito bem, eu pergunto como está, tento dar uma palavra de carinho, de conforto. Você vê as pessoas saindo daqui mais calmas, mais felizes, se sentem acolhidas

realmente”, diz Beto. A equipe também é responsável pela co-leta e têm grande participação na quermesse e Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Eduardo, que está há seis anos na Pastoral, fala da im-portância desse trabalho na sua rotina, “fico até triste quando não venho, sinto falta de aco-lher as pessoas, isso me faz bem”. Já Camila, participa há 2 anos, diz “É legal você poder ajudar sempre com o coração. Nada que a gente faz é sem vontade, pra mim isso é o mais importante”.

Beto diz que muitas pessoas o procuram para participar da Pastoral, pois ao se sentirem acolhidas têm vontade de aco-lher também. As crianças tam-bém sempre fazem questão de ajudar, e isso é importante por-que é o momento da vida que elas começam a amar a igreja e fazer da ajuda ao próximo, um hábito.

Todos que se interessaram em fazer parte dessa equipe podem procurar por Beto, Luzia ou algum outro participante da Pastoral durante as missas. Beto

afirma “É a nossa missão, e a gente tem que cumprir. Não precisam ser sempre as mesmas pessoas, todos têm o seu espaço. Qualquer um que quiser participar será bem vindo”.

Mayara Marim, Agente PasCom