jornal raízes rurais - edição de janeiro 2011

12
Editor: Ádamo Andrade Gonçalves R$ 2,00 - Estados do RJ, MG, SP e PR - Dezembro de 2010 - ANO III - Nº 19 Centrogen promove leilão virtual com convidados de RJ, MG e SP Três criatórios tradicionais de Barra Mansa (RJ) e mais 12 convidados especiais vão ofertar em março somente fêmeas jovens 1/2 sangue de FIV O médico veterinário Herbert Siqueira da Silva e o empresário Lair Dias, sócios da Centrogen, de Resende (RJ), promovem dia 26 de fevereiro o 2º Grande Leilão Centrogen e convidados especiais. O remate acontece na modalidade virtual, com todos os lotes filmados, e transmissão pelo Canal Terra Viva, a partir das 14 horas. Herbert e Lair vão ofertar bezerras de FIV livro fechado 1/2 sangue, 1/4, 3/4 e 5/8, filhas das melhores doadoras do rebanho Centrogen com os principais touros provados das baterias de Gir Leiteiro e Holandês. Serão 60 lotes, dos quais 40 da Centrogen e 20 de convidados especiais dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A Centrogen vai ofertar também uma prenhez da doadora Geórgia (Ex90) com CA Sansão e a matriz jovem, recém-parida, Olinda da Centrogen TE 1/4 (FOTO), filha de Joá, campeã novilha da Expomilk, com Destro TE Pecplan, touro provado filho de Vale Ouro de Brasília. Página 7 BB anuncia mudanças para novos contratos Página 2 CRÉDITO RURAL Diretoria é empossada em Uberaba (MG) Página 4 GIROLANDO Novos touros se destacam nas provas de dezembro Página 9 HOLANDÊS Padronização dos procedimentos é fundamental na produção de embriões FIV - Página 3

Upload: jornal-raizes-rurais

Post on 22-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O Jornal do Agronegócio

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

Editor: Ádamo Andrade Gonçalves R$ 2,00 - Estados do RJ, MG, SP e PR - Dezembro de 2010 - ANO III - Nº 19

Centrogen promove leilão virtualcom convidados de RJ, MG e SP

Três criatórios tradicionais de Barra Mansa (RJ) e mais 12 convidados especiais vão ofertar em março somente fêmeas jovens 1/2 sangue de FIV

O médico veterinário HerbertSiqueira da Silva e oempresário Lair Dias, sócios

da Centrogen, de Resende (RJ),promovem dia 26 de fevereiro o 2ºGrande Leilão Centrogen e convidadosespeciais. O remate acontece namodalidade virtual, com todos os lotesfilmados, e transmissão pelo Canal TerraViva, a partir das 14 horas. Herbert e Lairvão ofertar bezerras de FIV livro fechado1/2 sangue, 1/4, 3/4 e 5/8, filhas dasmelhores doadoras do rebanhoCentrogen com os principais tourosprovados das baterias de Gir Leiteiro eHolandês. Serão 60 lotes, dos quais 40da Centrogen e 20 de convidadosespeciais dos estados do Rio de Janeiro,Minas Gerais e São Paulo. A Centrogenvai ofertar também uma prenhez dadoadora Geórgia (Ex90) com CA Sansãoe a matriz jovem, recém-parida, Olindada Centrogen TE 1/4 (FOTO), filha deJoá, campeã novilha da Expomilk, comDestro TE Pecplan, touro provado filhode Vale Ouro de Brasília. Página 7

BB anuncia mudançaspara novos contratos

Página 2

CRÉDITO RURAL

Diretoria é empossadaem Uberaba (MG)

Página 4

GIROLANDO

Novos touros se destacamnas provas de dezembro

Página 9

HOLANDÊS

Padronização dos procedimentos é fundamental na produção de embriões FIV - Página 3

Page 2: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

2 - JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Desde 2 de janeiro de 2011 asagências do Banco do Brasil estãoobservando as novas regras

relativas às exigências de comprovação doLicenciamento Ambiental, Averbação daReserva Legal e Outorga de uso de água paraas contratações de operações de crédito rural(custeio e investimento). Para a comprovaçãode regularidade ambiental da propriedaderural, será exigida a partir de 12 de junho de2011 a apresentação da Averbação daReserva Legal ou Adesão ao Programa MaisAmbiente do Governo Federal (ProgramaFederal de Apoio à Regularização Ambientalde Imóveis Rurais). Até essa data, continuarásendo aceita uma declaração do proponenteem relação ao imóvel beneficiado com ocrédito. Será exigida em operações deinvestimento em atividades que se utilizem derecursos hídricos e de custeio irrigado em áreasde conflito de água.

A partir de 2 de janeiro de 2011, paracusteio irrigado em áreas sem conflito deágua, investimento e custeio parafinanciamento de atividades pecuárias desuinocultura e confinamento de bovinos,bubalinos, caprinos e ovinos, a apresentaçãoda outorga, da dispensa ou de protocolo derequerimento da outorga de uso de água.

Será observada a legislação estadual, nainexistência desta, será exigido oLicenciamento Ambiental ou a dispensaformal dos órgãos competentes, para todosos projetos agropecuários propostos,inclusive para operações do Pronaf,Pronamp e de custeio agropecuário. No mêsde janeiro, a grande dúvida era em relação arenovação de contratos do Pronaf, que até2010 ocorriam automaticamente. A partirde agora, porém, o produtor rural que temcontrato para ser renovado e ainda nãocumpre as novas exigências deve procurar oescritório da Emater local para poderviabilizar a outorga de uso da água e darentrada no licenciamento ambiental.

As novas exigências decorrem, segundoinformações da Superintendência do Bancodo Brasil, da necessidade de resguardar obanco de corresponsabilização por eventuaisdanos ambientais ocasionados porempreendimentos financiados; contribuir namitigação de riscos, principalmente, legal ede imagem; além de ratificar a postura deresponsabilidade socioambiental do Bancodo Brasil.

Exigências ambientais

a) Licenciamento ambiental: O produtorterá que observar a legislação estadual ou,em caso de inexistência ou lacunas nalegislação estadual, exigir o licenciamentoambiental ou dispensa formal do órgãocompetente para todos os projetosagropecuários propostos, inclusive paraoperações de Pronaf, de Pronamp e decusteio agropecuário;

b) Outorga de uso de água:I.exigir em operações de investimento em

Banco do Brasil anuncia mudançaspara contratações de crédito em 2011

Crédito só será liberado mediante cadastramento para outorga de uso de água e licenciamento ambiental

atividades que se utilizam de recursos hídricose de custeio irrigado em áreas de conflito deágua.

II.exigir a partir de 02.01.2011, para custeioirrigado em áreas sem conflito de água,investimento e custeio para financiamento deatividades pecuárias de suinocultura econfinamento de bovinos, bubalinos, caprinose ovinos, a apresentação da outorga, da dispensa

ou de protocolo de requerimento da outorgade uso de água;

c) Reserva Legal: a partir de 12.06.2011,exigir a averbação, ou adesão ao Programa MaisAmbiente - Programa do Governo Federal paraRegularização Ambiental. A partir dessa datainicia-se vigência das penalidades e multasprevistas para o produtor/proprietário quenão averbar a Reserva Legal.

A Assembléia Legislativa do Estado (Alerj)aprovou no dia 20 de dezembro o Projetode Lei de autoria do poder executivo estadualque altera a Lei 5.703 de 26 de abril de 2010.O objetivo da nova legislação é simplificar aapuração dos benefícios de transferência doscréditos retidos do ICMS da cadeia produtivado leite no Estado do Rio para investimentosno setor.

Segundo o secretário estadual deAgricultura, Christino Áureo, o projeto éresultante de discussões junto ao segmento evisa facilitar o acesso de cooperativas eassociações de produção aos recursos.

- A partir de agora, o setor terá mais umaopção para recuperar créditos e transformá-los em investimentos para modernizarAssociações, Cooperativas e demais indústriaslácteas. Através dela teremos também comoatender às exigências legais com transparênciae agilidade. Estamos avançando na luta paradar maior capacidade de reestruturação aosetor, privilegiando principalmente ascooperativas e associações, visto que essas sãoas que efetivamente representam os pequenosprodutores, elo mais frágil da cadeiaprodutiva e objeto da atenção do Governodo Estado – explicou o secretário.

Christino Áureo acrescentou ainda quea cadeia de lácteos do Rio de Janeiro passoupor grandes dificuldades quando o modelode concessão de benefícios fiscais beneficiavaoutros estados da federação em detrimentoda produção local. Mas, desde do início deseu primeiro mandato o governador SérgioCabral vem corrigindo as distorções.

Setor lácteo ganhanovas regras para

utilizar créditos

Liberação de crédito para atividades rurais agora depente também de licenciamento embiental

Page 3: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 3

Padronização dos procedimentos éfundamental na produção de embriões FIV

A procura por animaisgeneticamente superiores é umobjetivo constante da produção

animal, acarretando em grande interessepelos produtores na comercialização debiotecnologia animal. Atualmente, bovinosde produção in vitro representam umaporcentagem considerável do número totalde embriões de animais de produção domundo.

Qualquer processo de produção, pormais simples que seja, segue uma condutadeterminada e os procedimentos paraprodução in vitro de embriões já estãorelativamente definidos. Os meios e osmétodos empregados são bastante similares,com algumas variáveis entre os laboratórios.Entretanto, os percentuais de produção deembriões, a qualidade dos mesmos e acapacidade de produzir gestações variam deacordo com as condições de estrutura, luz,temperatura, higiene, equipamentos emanutenção preventiva dentro de umlaboratório. Importante lembrar também anecessidade de uma equipe treinada ecapacitada para realizar todos osprocedimentos.

Ana Cândida Mendes(Médica Veterinária)

Alessandra de Oliveira(Médica Veterinária)

Luciano Silva(Biólogo)

Estruturalmente falando, o laboratóriodeve ser em local específico para tal finalidade,com espaço suficiente para preparação demeios, sêmen, limpeza e esterilização. O acessode pessoal deve ser controlado, bem comodispensar cuidado especial com as medidasprofiláticas para evitar contaminação(lavagem das mãos, uso de pro-pé, jaleco,máscara, gorro, luva, placas impedindo oacesso do pessoal).

Todo laboratório de cultivo deve tertemperatura e luz controlados. A temperaturamínima é de 25?C e deve-se usar luz friatrabalhando com pouca intensidade, poisassim minimiza os efeitos deletérios da luzsobre os embriões.

São necessários equipamentos de boaqualidade, mantidos bem conservados ehigienizados. As estufas de cultivo devem tercontrole automático da atmosfera (5% deCO2) e capacidade de manter a temperaturaconstante (38,5?C). Meios de cultivo e placasdevem ser manipulados dentro de uma capelade fluxo laminar, evitando a contaminaçãoambiental. Purificador de água, refrigeradorpara armazenar os meios, botijões de sêmen,autoclave para esterilização de materiais eestufas de secagem são indispensáveis noprocesso. A higienização é feita comdetergente específico, água destilada e álcool70%, de acordo com cada material ouequipamento utilizado.

É importante alertar e orientar paraque se efetuem sempre que necessária amanutenção preventiva de todos os

equipamentos, como por exemplo, a trocados filtros do f luxo laminar, dos filtrosdo destilador, limpeza de ar-condicionado,aferir diariamente a temperatura eporcentagem de Co2 das estufas, calibrandoquando necessário. A estruturação dolaboratório e suas variáveis talvez sejamos pontos mais sentidos de eficiência,

Bovinos de produção in vitro representam uma porcentagem considerável do número total de embriões de animais de produção do mundo

economia, praticidade, comodidade econtrole de qualidade dos futuros trabalhos.

Portanto, a sensibilidade e capacidadeda equipe, o devido controle da qualidadee a dedicação á produção de embriõessão fundamentais ao sucesso de umlaboratório, atingindo assim, a satisfaçãode seus clientes.

Page 4: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

4 - JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

A nova diretoria da AssociaçãoBrasileira dos Criadores deGirolando tomou posse dia 24/

01 em solenidade que contou com a presençade criadores e autoridades de várias partesdo país. O presidente reeleito José DonatoDias Filho destacou os principais projetosda nova diretoria para o triênio 2011/2013.“Tivemos um crescimento significativo daentidade nos últimos anos, o que reflete ogrande potencial da raça. Houve aumentono número de registros, de associados, deanimais participantes do Programa deMelhoramento Genético da raça Girolando.Para os próximos anos, vamos investir aindamais na modernização de nossos serviços ena construção do Centro de CapacitaçãoGirolando”, disse o presidente da associação.

Entre 2008 e 2010, o número de registrosgenealógicos cresceu 66% chegando a ummilhão de RGs. Já a quantidade de associadosaumentou em 46% e a receita da entidadeem 86%. Ao longo do período, foram feitosinvestimentos para melhoria dainfraestrutura da sede, modernização dosserviços com a implantação do sistema decomunicação on-line, ampliação deescritórios técnicos regionais. O Programa deMelhoramento Genético da Raça Girolandotambém recebeu novos investimentos e contahoje com um número maior de animaisparticipantes.

Para o triênio 2011/2013, um dosprojetos é a construção do Centro deCapacitação Girolando. Além do presidenteJosé Donato, a nova diretoria é compostapor Fernando Antonio Brasileiro Miranda(1º vice-presidente), Maurício Silveira Coelho(2º vice-presidente), Jônadan Hsuan Mim Ma(3º vice-presidente), Ivan Adhemar deCarvalho (4º vice-presidente), Milton deAlmeida Magalhães Júnior (1º diretor-administrativo), Adolfo José Leite Nunes (2ºdiretor-administrativo), Maria Inez CruvinelRezende (1º diretor-financeiro), EugênioDeliberato Filho (2º diretor-financeiro) eJoão Domingos Gomes dos Santos (RelaçõesInstitucionais e Comerciais).

O presidente da Associação Brasileira dosCriadores de Gir Leiteiro, Silvio Queiroz,lembrou a parceria entre as duas entidadesna realização da MEGALEITE, principalfeira do agronegócio do leite no país que serárealizada em junho. O presidente da CâmaraMunicipal de Uberaba, Luiz HumbertoDutra, destacou a importância do trabalhoque a Girolando vem desenvolvendo em prolda pecuária leiteira. O deputado federalPaulo Piau salientou o avanço da raça nosúltimos anos e a grande capacidade doscriadores brasileiros em produzir alimentosde alta qualidade.

A solenidade, realizada na noite de ontemem Uberaba, contou com a presença deassociados e funcionários da Girolando,representantes de diversas empresas eentidades do setor.

Posse da nova diretoria da Girolandoreúne criadores de todo o Brasil

Presidente reeleito José Donato Dias Filho destaca os principais projetos da equipe para o triênio 2011/2013

Está definido para o dia 12 de março oinício de um dos grandes eventos doagronegócio brasileiro, a 46ª ExposiçãoMunicipal Agropecuária de Avaré – Emapa.A feira, anualmente realizada no Parque deExposições Fernando Cruz Pimentel, foi umgrande sucesso no ano passado e aposta altoem novidades para os criadores, ao público eem sua longa tradição para, mais uma vez,quebrar recordes, tanto em faturamento

Avaré terá julgamento de Girolando entre os dias 21 e 27 de marçoquanto em número de animais inscritos. Aorganização espera superar a marca dos R$15,5 milhões, valor obtido com os leilões naedição anterior, e receber animais com aindamaior qualidade genética. A Emapa devereceber a presença de mais de 30 mil visitantesdurante os 15 dias do evento. Até o momentojá estão confirmados dez expressivos leilões.

Em 2010 o evento superou todas asexpectativas e teve uma estreia de peso, o

Girolando, que proporcionou à Emapaalcançar uma das marcas mais expressivas doano em quantidade de raças participantes –foram 14 ao todo. Em 2011, a raça estaráem pista entre os dias 21 e 27 de março,durante a realização do segundo turno daEmapa. Já o primeiro turno acontecerá de12 a 20 de março, terá julgamentos das raçasNelore, Angus, Santa Gertrudis, Bretão eMangalarga Marchador.

A Girolando está realizando importantesmudanças no Serviço de RegistroGenealógico, principalmente na identificaçãodos animais, onde o sistema atual deidentificação será substituído pelo Sistemade Identificação Unificado (SIU). Este novosistema contará com uma identificação únicade registro que será válida tanto para oRegistro Genealógico de Nascimento (RGN)quanto para o Registro GenealógicoDefinitivo (RGD). Será utilizada tambémuma identificação particular de cada criador,composta por três ou quatro letras e porquatro números (seguindo a mesmasequência do RGN atual).

Associação realiza mudanças no Sistema de Identificação UnificadoTodas estas mudanças foram aprovadas

pelo Conselho Deliberativo Técnico daGirolando e serão incorporadas no novoregulamento do Serviço de RegistroGenealógico que será encaminhado aoMinistério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento para aprovação já no iníciode 2011. Este sistema, além de moderno, émais seguro e eficiente.

Visando maior agilidade nosprocedimentos para implantação do SIU, aGirolando vai antecipar aos associados ocadastro da sequência de letras. Cadaassociado deverá informar três opções,através do formulário abaixo, que deverá ser

encaminhado para a Girolando até 28 defevereiro de 2011.

De acordo com a tabela de taxas daassociação, o valor para cadastro no SIU éde R$ 100,00. Os associados que enviaremas opções até a data mencionada acima, terão20% de desconto. Caso haja dois ou maisassociados com as mesmas opções de letras,será dada preferência ao associado com maistempo de Girolando. Após 28 de fevereirode 2011, será cobrado o valor integral paracadastro no SIU e a preferência de cadastrodas letras, em caso de repetição de dois oumais associados, se dará pela ordem desolicitação.Contato: (34) 3331-6000.

José Donato assina o termo de posse durante a solenidade que reuniu criadores, autoridades e profissionais ligados ao setor pecuário em Uberaba (MG)

Page 5: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 5

Todo criador gosta deapresentar bem seus animaispara os amigos e clientes na

propriedade, por isso cresce a cada diao número de pessoas que buscam apersonalização de cabrestos e outraspeças como forma de valorização da suamarca. Prática comum nas exposiçõese leilões pelo Brasil a fora, apersonalização de cabrestos hoje estáplenamente acessível para qualquercriador. É o que garante o artesãoAnderson, de Dores de Campos (MG),que confecciona todo tipo de cabrestose utensílios para a lida com bezerras,novilhas e vacas. Com 16 anos deexperiência e há 8 anos com a empresaAnderson Cabrestos, ele fabrica artigospara selaria, cabrestos para leilões,perneiras, capas de chuva, bornais delona e outras peças em couro. Oacabamento das peças pode seescolhido pelo cliente: há cabrestossimples, com a marca da propriedade

Cabrestos personalizados valorizamanimais em exposições e leilões

Anderson Cabrestos fabrica artigos para selaria, cabrestos para leilões, perneiras, capas de chuva, bornais de lona e outras peças em couro

silkada, cabrestos de três argolastambém silkados e cabrestos de trêsargolas bordados. Este último modelotem sido um dos mais procurados. O

valor unitário de cada peça varia de R$4,50 para o modelo mais simples atéR$ 16,00 para o modelo bordado.“Nas compras acima de R$ 600,00, o

cliente ganha uma camisa, um boné eum bornal”, destaca Anderson. Ostelefones para contato e encomendassão (32) 3353-1849 e (32) 9904-2160.

Alguns dos modelos confeccionados por Anderson Cabrestos em Dores de Campos (MG); valorização da marca na apresentação dos animais

Page 6: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

6 - JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Page 7: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 7

Page 8: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

8 - JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

A começar pela bela missa das 14 horas, a benção dos animais, leiloeiros ecolaboradores, o grande leilão beneficente que contava com mais de 80 lotes se iniciouem grande euforia, o clima de festa e amizade compensou o calor que fez durante todoo domingo dia 9 de janeiro. Pequenos, médios e grandes criadores colaboraram muitopara o sucesso do evento! Os leiloeiros se dividiram e tocaram o remate com energia,arrecadando mais de R$ 40.000,00 a serem repassados às obras sociais promovidaspela Diocese de Barra Mansa.

Leilão de São Sebastião é uma festa em Antônio Rocha

Agenda OFENSIVA e parceiros 201119/MARÇO- 1° LEILÃO DOADORAS DO FUTUROPROMOTORES: PEDRO MEIRELLES, HUGO ARANTES E GUSTAVO DE SOUZALOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARRA MANSA – BARRA MANSA-RJ

26/MARÇO- 10° LEILÃO MINAS QUALIDADE FAZENDA DONA ZINHAPROMOTOR: ÁLVARO LUIZ CARVALHO DE OLIVEIRALOCAL: PRAÇA DE LEILÕES DO CRUZEIRO - RIO PRETO-MG

09/ABRIL- LEILÃO FAZENDA DO TANQUE E FAZENDA BAHIAPROMOTORES: GILMAR MOREIRA E LUIZ DIASLOCAL: RECINTO PINDORAMA – RESENDE-RJ

16/ABRIL- 1° LEILÃO FAZENDA SANTA ROSA E CONVIDADOSPROMOTOR: JAIME CARVALHOLOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARRA MANSA – BARRA MANSA-RJ

23/ABRIL- 3° LEILÃO FAZENDA SÃO THIAGO / ÁLVARO MARQUESPROMOTOR: ÁLVARO MARQUESLOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARRA DO PIRAÍ - BARRA DO PIRAÍ-RJ

30/ABRIL - LEILÃO FAZENDA MÔNICAPROMOTOR: ADEMAR ESPOSTILOCAL: ESTRADA AMPARO-QUATIS – FAZENDA MÔNICA – AMPARO-RJ

06/MAIO - 3° LEILÃO EXPO-BMPROMOTORES: PARTICIPANTES DA EXPO GIROLANDOLOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARRA MANSA – BARRA MANSA-RJ

07/MAIO- 2° LEILÃO FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTEPROMOTOR: NESTOR ROCHAFAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE – ROD. BR 393, KM 210 – VASSOURAS-RJ

21/MAIO- 8° LEILÃO VILAREJO E CONVIDADOSPROMOTOR: FREDERICO MELLO E JOÃO BATISTA MARINHO DE MELLOLOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL VILAREJO - CONSERVATÓRIA-RJ

Agenda sujeita a alterações e inclusões, em breve divulgaremos a agenda completa até julho

Page 9: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 9

As primeiras provas das filhas dotouro Gillette Windbrook ((FBIx Blitz), divulgadas em dezembro,

colocaram-no na terceira posição no rankingcanadense em LPI. Windbrook lidera noquesito conformação com um incrível +20.Dois outros touros recentementecomprovados, Lirr Drew Dempsey (18Conformação, Goldwyn x Derry) e CaridadeAltagratis-ET (Shottle), entram no rankingna sétima e nona posição, respectivamente.Gillette Jordan (Goldwyn-I x Gillette DurhamJericho) continua em primeiro lugar.Comestar Lauthority (Goldwyn x ComestarLautelma Igniter) salta de oitavo para osegundo posto, depois de aumentar 253pontos em LPI devido a ganhos de produçãode suas filhas, mantendo com 17 pontos emConformação. Goldwyn, o pai dois doisprimeiros colocados no Canadá, está emsexto no ranking (caiu uma posição),enquanto Picston Shottle-ET acrescenta 27filhos provados e sofre uma quedasignificativa de 406 pontos em LPI, forçando-o para o 10º lugar. Três touros conhecidoscompletam o novo Top 10 LPI do Canadá:O-Bee Manfred Justice-ET (4º), Sandy-ValleyBolton-ET (5º) e Crockett-Acres Eight-ET(8º). Gillette Jerrick, anteriormenteclassificado em sétimo e gêmeo idênticoJordan, caiu 262 pontos e foi para o 20ºlugar. Dos 154 touros recentementecomprovados em dezembro, 138 foramdiplomados touro jovem, dos quais 32 filhosde Goldwyn e 27 de Shottle. Goldwyncontinua a reinar no Canadá como um touroexcepcional e agora tem 18 filhos entre osTop lista LPI 100, com média de 2,046pontos LPI, incluindo Jordan, Lauthority eo recentemente comprovado Dempsey.

Braxton é líder para Tipo nos EUA

Nas provas de dezembro divulgadas nosEstados Unidos, o líder para Tipo éRegancrest Braxton-ET, um filho de Shottle,com 3,84 pontos. O segundo lugar é deFustead Gondwyn Guthrie-ET, com 3,40pontos. Assim como no Canadá, as provasde Lauthority foram bem e o colocam emterceiro lugar no quesito Tipo. O quartoposto é de outro touro bastante utilizado noBrasil em 2010 e que deve continuar sendobastante procurado pelos criadores. O quintoposto é de Goldwyn. Completam a lista,Dempsey, Damion, Palermo, Windbrook eDuplex. O PTA Leite medido nos EstadosUnidos mantém na liderança VeazlandMarion-ET, com 2.426 lbs. Outros touroslargamente utilizados no Brasil aparecem noTop 10 dos EUA: Delta Canvas, com 2.223lbs, em quinto lugar, Win 395, com 1.991lbs, em nono, e Jintx, om 1962 lb, em décimo.No cálculo geral dos índices, que apontemanimais com vida produtiva mais longa, aliderança permanece com Freddie, com 7,2pontos, seguido de Jevon e Danger, com 6,8pontos. O então vice-líder, Superstition, caiupara o sexto lugar.

Três novos touros impressionamna lista dos Top 10 do Canadá

Windbrook, Dempsey e Altagratis estréiam entre os dez melhores touros das provas canadenses de dezembro

Windbrook lidera no Canadá com +20 para Tipo; Nos EUA, o líder é Braxton, com 3,86 pontos; Marion lidera PTA Leite e Freddie em Vida Produtiva

Page 10: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

10 - JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Causas infecciosas deinfertilidade e de abortoNa bovinocultura de leite problemas de infertilidade e abortamento

são comuns em nossa região, causando grande prejuízo econômicopara os pecuaristas. Vamos relatar algumas dessas enfermidades.

1. Abortamento por Herpesvírus 1 (IBR) - Efeito reprodutivo da IBR,são a vulvovaginite pustular infecciosa, morte embrionária, abortamento,natimortalidade e bezerros debilitado. Infertilidade no rebanho pode serindício de desta enfermidade por morte embrionária. A infecção porherpesvírus não tem efeito duradouro sobre a infertilidade, podendo sercontrolada pela vacinação.

2. Abortamento pelo vírus da diarréia viral bovina (BVD) - O vírus dadiarréia viral bovina é pestivirus que pode causar morte embrionária precoce,anomalia fetal, ou o abortamento. A porcentagem pode chegar a 25%. Avacinação é a forma de controle.

3. Abortamento por brucella abortus – A infecção por brucella abortuscausa aborto nos bovinos no terço final da gestação, metrites e orquite nosmachos. A forma de contaminação é pela ingestão da bactéria presente nosrestos placentários de abortamento. A resistência da bactéria pode variarnos diferentes ambientes podendo sobreviver até 180 dias. A brucelose éuma doença que uma vez diagnosticada no rebanho o animal tem que sersacrificado, pois o ministério da agricultura não preconiza o tratamento. Aforma de prevenção é a vacinação das fêmeas entre 3 a 8 meses e idade.

4. Abortamento por leptospirose - A leptospirose é transmitida porvários sorovares leptospira interrogans. Leptospira hardjo é o principalsorovar associado ao abortamento dos bovinos. A L. hardjo está associada ainfertilidade, abortamento entre ao 4 meses de gestação podendo nascerbezerros fracos. Os tecidos abortados são infecciosos paras as pessoas,devendo ser manipulado com cuidado.

Como podemos observar são doenças de interesse econômico para oprodutor, pois aumenta o intervalo entre parto do rebanho,conseqüentemente diminuição da produtividade e de crias na propriedade.Consulte um Médico Veterinário para que juntos possam criar um calendáriode vacinação adequado para sua propriedade.

Os criadores de Gir Leiteiro domunicípio de Santa Bárbara do MonteVerde-MG, a 50 Km de Juiz de Fora, LuizCarlos Macedo e sua esposa Joaquina Célia,pinçaram nos melhores plantéis nacionaisanimais Gir com comprovada aptidãoleiteira e com muita caracterização racialpara a formação da base do plantel GirSanta Cruz. Registrando rigorosamentetoda a escrituração zootécnica e com umtotal controle sanitário do rebanho, ocriatório submete todas as fêmeas emlactação ao controle leiteiro oficialEmbrapa-ABCZ. Realiza-se agora o 1° LeilãoOnline Gir Santa Cruz e Convidados,disponibilizando matrizes, doadoras deembriões, bezerras, novilhas, embriões etourinhos que carregam em seu genótipo ascobiçadas genéticas Brasília, Calciolândia,

Primeiro Leilão Online Gir Santa Cruze Convidados, no CanalDeLance.com

Silvânia, Poções, Alto da Estiva, Gavião eSumaúma. O leilão será na modalidadeonline, na zerada do relógio, entre os dias16 e 28 de fevereiro em Recinto Online doCanalDeLance.com, com condição especialde pagamento em 30 parcelas fixasmensais.Os titulares do Gir Santa Cruzdecidiram ainda convidar seus importantesparceiros que também disponibilizam noleilão o melhor de seus planteis: FazendaLugo, Fazenda Sumaúma, Fazenda MatoDentro e Fazenda Ponte Preta, de MinasGerais, e Fazenda Makabu e FazendaParahy, do Rio de Janeiro. O 1° LeilãoOnline Gir Santa Cruz e Convidadosproporcionará aos criadores mais exigentesa oportunidade para adquirir animais eprenhezes com caracterização racial, muitoleite e também docilidade.

Mais uma patrulha mecanizada doPrograma Estradas da Produção, dasecretaria estadual de Agricultura, chegoudia 27 a Nova Friburgo para apoiar ostrabalhos desobstrução das vias de acessoàs áreas rurais do município, fortementeafetado pelas chuvas na Região Serrana.Desde o dia 12 de janeiro,retroescavadeiras, motoniveladoras, páscarregadeiras, tratores de pneus,escavadeira hidráulica e caminhõesbasculantes, reforçam as ações paraliberação das estradas vicinais, emconjunto com as equipes da Defesa Civil,Corpo de Bombeiros e órgãos do governodo estado.

Presentes também em Teresópolis,Sumidouro, São José do Vale do RioPreto, Bom Jardim e Petrópolis, aspatrulhas atuam nas zonas rurais parapermitir a trafegabilidade e restabelecero escoamento da produção agrícola.

Máquinas do Estradas da Produção continuamtrabalho para liberar acessos na Região Serrana

Operadas por técnicos do Estradas daProdução, que trabalham em dois turnos,as máquinas foram deslocadas dasRegiões Norte e Noroeste.

– A determinação do governadorSérgio Cabral é de que não sejammedidos esforços para ajudar a região –lembrou o secretário estadual deAgricultura, Christino Áureo.

No município de Bom Jardim, asmáquinas estão atuando na comunidaderural de Santa Rosa e na recuperação daárea urbana, auxiliando o exército namontagem de uma ponte.

Em Nova Friburgo, as equipes estãoatendendo as demandas dascomunidades de Campo do Coelho,Córrego Frio, Conquista, Barracão doMendes, Floresta Mendes, Salinas,Florândia da Serra, Jaborandi, Pilões, RioGrande de Cima, Santa Cruz e Baixadadas Salinas.

Page 11: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 11

Page 12: Jornal Raízes Rurais - Edição de Janeiro 2011

12 - JANEIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio