jornal raízes rurais - edição de fevereiro 2011

16
Editor: Ádamo Andrade Gonçalves R$ 2,00 - Estados do RJ, MG, SP e PR - FEVEREIRO de 2011 - ANO III - Nº 20 RJ, MG e SP serão beneficiados por acordo entre Embrapa e Girolando Departamento de Provas Zootécnicas da Girolando passa a contar este ano com técnico e sala de apoio na sede da Embrapa Gado de Leite Leilão ‘Doadoras do Futuro’ lança catálogo/revista Página 4 BARRA MANSA Características e cuidados durante o processo de seleção e classificação de oócitos - Página 3 Centrogen obtém alta liquidez de gado elite Página 9 RESENDE Fazenda Dona Zinha realiza 10º Leilão dia 26 de março Página 13 RIO PRETO Ximbé e Petrus Dekker promovem intercâmbio Página 15 GENÉTICA Estância Ilhabela promove 3º Leilão dia 26 de março Página 10 PARAIBUNA Touro Blitz morre nos Estados Unidos Página 14 HOLANDÊS P arceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Embrapa Gado de Leite vai permitir que propriedades rurais de três estados recebam assistência técnica na área de melhoramento genético. O atendimento aos criadores começou a ser feito dia 24/02 pelo técnico da associação, Wewerton Rodrigues. Serão visitadas propriedades com rebanhos inscritos no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) das seguintes regiões: Espírito Santo; Leste, Zona da Mata e parte do Sul de Minas; Rio de Janeiro; Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. Página 4 Balada Vale Ouro Amalisa, uma das grandes matrizes 1/2 sangue livro fechado que estarão à venda no Leilão de Liquidação de Plantel da Fazenda Campo Belo, de Simplício Fonseca, em Resende (RJ). Simplício vai colocar em oferta 100 animais, entre matrizes em lactação, novilhas e bezerras Girolando 1/2 sangue, 5/8, 3/4 e 7/8. O leilão acontece no dia 2 de abril, a partir das 15 horas, na Praça de Leilões Pindorama, em Resende. Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8

Upload: jornal-raizes-rurais

Post on 19-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Jornal do Agronegócio

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

Editor: Ádamo Andrade Gonçalves R$ 2,00 - Estados do RJ, MG, SP e PR - FEVEREIRO de 2011 - ANO III - Nº 20

RJ, MG e SP serão beneficiados poracordo entre Embrapa e Girolando

Departamento de Provas Zootécnicas da Girolando passa a contar este ano com técnico e sala de apoio na sede da Embrapa Gado de Leite

Leilão ‘Doadoras do Futuro’lança catálogo/revista

Página 4

BARRA MANSA

Características e cuidados durante o processo de seleção e classificação de oócitos - Página 3

Centrogen obtém altaliquidez de gado elite

Página 9

RESENDE

Fazenda Dona Zinha realiza10º Leilão dia 26 de março

Página 13

RIO PRETO

Ximbé e Petrus Dekkerpromovem intercâmbio

Página 15

GENÉTICA

Estância Ilhabela promove3º Leilão dia 26 de março

Página 10

PARAIBUNA

Touro Blitz morrenos Estados Unidos

Página 14

HOLANDÊS

Parceria entre a AssociaçãoBrasileira dos Criadores deGirolando e a Embrapa Gadode Leite vai permitir que

propriedades rurais de três estados recebamassistência técnica na área de melhoramentogenético. O atendimento aos criadorescomeçou a ser feito dia 24/02 pelo técnicoda associação, Wewerton Rodrigues. Serãovisitadas propriedades com rebanhosinscritos no Programa de MelhoramentoGenético da Raça Girolando (PMGG) dasseguintes regiões: Espírito Santo; Leste, Zonada Mata e parte do Sul de Minas; Riode Janeiro; Vale do Paraíba, no estadode São Paulo. Página 4

Balada Vale Ouro Amalisa, uma das grandes matrizes 1/2 sangue livro fechado que estarão àvenda no Leilão de Liquidação de Plantel da Fazenda Campo Belo, de Simplício Fonseca, emResende (RJ). Simplício vai colocar em oferta 100 animais, entre matrizes em lactação, novilhase bezerras Girolando 1/2 sangue, 5/8, 3/4 e 7/8. O leilão acontece no dia 2 de abril, a partir das15 horas, na Praça de Leilões Pindorama, em Resende. Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8 Páginas 5 e 8

Page 2: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

2 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Page 3: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 3

A produção in vitro de embriões bovinos(PIV) tornou-se uma excelente ferramentapara multiplicação de genética e de rebanhosem larga escala, sendo cada vez mais divulgadaem nível nacional. Entre as várias etapas daPIV, destaca-se a seleção e classificação dasestruturas (oócitos ou ovócitos).

Os oócitos são obtidos a partir daaspiração folicular (ultra-sonografia viatransvaginal), uma agulha é acoplada a umabomba de vácuo e as estruturas são aspiradasdos ovários, no interior do folículo, os oócitosestão envolto por células do cumulus. A célulado cumulus, juntamente com a característicado citoplasma (deve se apresentar homogêneoe isento de presença de granulações escurasou vacúolos), torna se 2 pontos importantesna avaliação morfológica.

Através das características morfológicasdos oócitos, classificam-se em viáveis e não-viáveis:

1. Viáveis (1 a 4 camadas de células documulus e citoplasma homogêneo):

• Grau I: Cumulus compacto, contendomais de 3 camadas de células. Citoplasmahomogêneo;

• Grau II: Cumulus compactoparcialmente presente em volta dos oócitoscom menos de 3 camadas celulares. Possui ocitoplasma compacto.

• Grau III: Cumulus presente, masexpandido. Possui o citoplasma compacto e1 camada de célula.

Características e cuidados durante o processo deseleção e classificação de oócitos nas fazendas

Aldair da Silva Oliveira (Duda)Téc. de Laboratório

2. Não-viáveis (citoplasma irregular esem a presença da célula de cumulus):

• Desnudo: Oócito desnudo semcumulus.

• Citoplasma irregular: Citoplasmacom granulações, podendo apresentarcélulas do cumulus.

• Atrésicos: Citoplasma degenerado,aparência de rede, não serve para a FIV.Possui aparência de gel. Não é utilizadona FIV.

Esta classificação de viáveis e não-viáveisé importante para estabelecer quais oócitosrealmente tem possibilidade de maturaçãoin vitro, estando este processo diretamente

relacionado com a capacidade de sofrerfecundação. Sempre que estabelecemospercentuais de produção de embriões, épelo número de oócitos viáveis que devemospautar.

Depois de selecionados, os oócitos são“lavados” em meio especif ico, earmazenados em tubos de poliestireno commeio para maturação (crescimento dascélulas de cumulus, produção e secreçãode substâncias que auxiliam na maturação),óleo, gás mistura-padrão e temperaturaideal (37,8º a 38,5ºC). Os oócitos sãotransportados até o laboratório, epermanecem nesse meio por até 24 horas.

É necessário observar alguns fatores

importantes durante a seleção dos oócitosnas fazendas - à higiene e condições detrabalho, para isso, destacam-se algunspontos essenciais para o sucesso dotrabalho:

• O local deve ser lavado previamentesomente com água (não deve ser utilizadoprodutos químicos que possam deixarresíduos ou cheiro forte);

• Evitar local com luz direta e ventocorrente;

Esses cuidados no inicio do processoda PIV são importantes para evitarqualquer tipo de contaminação, por fungosou bactérias, e que possam prejudicar oresultado.

Entre as várias etapas da PIV, destaca-se a seleção e classificação das estruturas (oócitos ou ovócitos)

Classificação de oócitos, segundo Leibfried & First, 1979: 1 - Grau I; 2 - Grau II e 3 - Grau III

Page 4: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

4 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

O Leilão Doadoras do Futuro, queserá promovido por GustavoRamos (Girolando NS), Pedro

Meirelles (Fazenda Ponte Nova) e HugoArantes (Fazenda São Luiz) com convidadosespeciais no dia 19 de março, no Parque daCidade, em Barra Mansa (RJ), terá umcatálogo/revista que será enviado aos clientescadastrados pela Business Leilões. Será ummodelo exclusivo de catálogo, com toda agenealogia dos animais à venda. O catálogoimpresso começa a ser distribuído logo apóso Carnaval, mas a versão digital já estádisponível para visualização no sitewww.raizesrurais.com.br. De acordo com osorganizadores, o evento vai reunir o que háde melhor no rebanho dos promotores econvidados. As bezerras à venda são filhas detouros importantes da bateria nacional,como CA Sansão, Nobre TE CAL, Teatroda Silvânia, Jaguar Te do Gavião, BenfeitorCAL, Vale Ouro da Silvânia, Vaidoso daSilvânia e ainda touros Holandesesconsagrados, como Wildman, Bradley,Paramount, Blitz e Shottle. Todas as fêmeassão livro fechado e com genealogia para seremgrandes doadoras do Girolando,produzindo animais 1/4, 3/4 e 5/8 do maisalto padrão da raça. Entre os convidadosespeciais estão Alambari Agropecuária(Hérica Cristina Gonçalves), Fazenda SãoSebastião (Jandira Alves de Souza), EstânciaBom Retiro (Geraldo Marques), Centrogen(Herbert Siqueira e Lair Dias), Pilotos(Totonho e Neuza Fonseca), Fazenda SantaRosa (Jaime Carvalho), Girolando Mauá(Henrique Magalhães e Irmãos), Vilarejo(João Batista e Frederico Mello), Girolandodo Caio e Girolando da Origem (MarcoAntônio Procópio de Oliveira).

Leilão acontece em Barra Mansa (RJ) será o primeiro no Brasil com 100% de fêmeas jovens 1/2 sangue livro fechado

‘Doadoras do Futuro’ lança catálogo/revistacom animais à venda no dia 19 de março

O Rio Grande do Sul comemora o fatode ser reconhecida a primeira vaca classificada93 pontos: Tang Raquel Gibson Roy. Raquelnascida em 01.02.2006 está em sua 3ºlactação período que produziu 34.169 litrosde leite com 1.309 kgs de gordura e 1.100kgs de proteína. O terceiro parto foi em31.10.10 e a sua produção atual é de 64 litrospor dia. Em seu histórico em pista constam14 premiações incluindo Fenasul, Expointer, Fenaleite e Expo Santa Clara.

A fêmea é filha de Roylane Jordan ET eTang Rossane Leader Gibson. Ela é depropriedade da Granja Tang, localizada emFarroupilha, RS.

Anteriormente as vacas eram pontuadascom base na análise da Classificação Linearsomente até 90 pontos. A partir do anopassado com a nova sistemática estabelecidapela Associação Brasileira de Bovinos da RaçaHolandês, os ventres poderão ser classificadosaté 97 pontos. O trabalho de Classificaçãofoi feito por um dos dois classificadoscredenciados no Rio grande do Sul pelaentidade Brasileira.

RS comemoraprimeira vacaclassificada

93 pontos

Características reprodutivas como libidoe qualidade do sêmen, além de temperamentoe morfologia estão sendo avaliadas emtourinhos gir leiteiro pré-selecionados pelaAssociação Brasileira dos Criadores de GirLeiteiro (ABCGIL) e EMBRAPA paraparticipar do Teste de Progênie da Raça GirLeiteiro, em 2011. O teste dos animais estásendo realizado por alunos e professores docurso de Zootecnia da FAZU (FaculdadesAssociadas de Uberaba), na fazenda escolada faculdade, localizada em Uberaba/MG.

Durante o mês de fevereiro, os animaisforam submetidos à pesagem, examesandrológicos, análise de temperamento elibido. Já no final do mês de março, ostourinhos serão analisados quanto àestrutura morfológica, através de umaavaliação visual, que avaliará itens comoumbigo e bainha.

Após a análise, serão criados índices paracada característica, conforme explica oprofessor da FAZU e superintendente deMelhoramento Genético da ABCZ, CarlosHenrique Cavallari Machado.

Os testes serão concluídos no mês de abrile deverão ser apresentados pela ABCGILdurante a 77º ExpoZebu.

Exames avaliamtourinhos Gir antes do

Teste de Progênie

Page 5: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 5

Um rebanho leiteiro com mais de35 anos de seleção será colocadoà venda no dia 2 de abril.

Simplício Ferreira da Fonseca Júniorpromove o Leilão de Liquidação do rebanholeiteiro da Fazenda Campo Belo, no recintode eventos Pindorama, em Resende (RJ).Serão colocados à venda 80 lotes, com cercade 100 animais, entre bezerras, novilhas ematrizes em lactação. São animais 1/2 sangue,1/4, 3/8, 5/8, 3/4 e 7/8, a grande maioriaproduto de inseminação artificial e comregistro na Girolando. Entre os destaquesindividuais do leilão, matrizes 1/2 sanguecomo Balada Vale Ouro Amalisa, vaca livrofechado com lactação controlada na fazendade mais 10 mil quilos de leite. Balada é filhado Vale Ouro da Silvânia e Amália Leadman,matriz do criatório HPB de ToninhoCarvalho. É uma matriz diferenciada,pronta para iniciar trabalho de coleta deembriões. Outro animal que encabeça a listade matrizes à venda é Famosa Nepomuceno,1/2 sangue filha de CA Paladino. Vaca comtipo, úbere e muito leite para agregar genéticaa qualquer rebanho nacional. Um loteespecial de novilhas prenhes e bezerras livrofechado também estará à venda. São filhasde touros consagrados como Andaka, Jarrode Ouro, Impacto, Tucano, Impressor,Debate, Incisivo, Delta, Paladino, Millenium,Talento, Mr. Motel, Convincer, Mega-Man,Ozzie, Garrison, Park, Touchdown,Homestead, Mason, Geneva, Aaron e Lantz.

A criação de gado leiteiro da FazendaCampo Belo começou há mais de trêsdécadas, inicialmene focada em matrizesHolandesas do Paraná. Durante alguns anos,a fazenda só produziu animais HPB PO e foicom essa base leiteira que aos poucos oGirolando começou a tomar conta dorebanho, principalmente em função demanejo e rusticidade, sem, no entando,perder em produção. O rebanho atualprovém dessa genética, sempre melhoradacom a utilização de inseminação artificial.Apesar da paixão pelo gado leiteiro,Simplício diz que a escassez de mão-de-obratem dificultado a produção nos últimos anos.Esse é justamente o principal motivo daliquidação do plantel leiteiro. A Campo Belo,que faz parte do grupo de Fazendas Reunidasde Simplício Ferreira vai passar abrigar gadode corte, assim como nas demais fazendas dogrupo. A liquidação completa do rebanhodeve ter ainda uma segunda etapa ainda esteano, onde basicamente serão vendidasnovilhas e bezerras. Nesta primeira etapaestarão as grandes matrizes da fazenda, comprodução entre 20 e 50 quilos/dia. O leilãoé uma oportunidade para quem desejarencorpar o rebanho com animaisselecionados e também para produtores quebuscam agregar volume na produção leiteira.Contatos com a Fazenda Campo Belo comRodolpho Paiva Felippe (24) 7835-9543. Aleiloeira será a Business, com assessoria daOfensiva.

Fazenda Campo Belo promove liquidação derebanho Girolando em Resende dia 2 de abril

Estarão à venda matrizes, novilhas e bezerras registradas, filhas de touros consagrados, com lactação entre 20 e 50 quilos de leite/dia

Novilhas registradas, filhas de touros Holandeses consagrados no cenário mundial, estarão à disposição do mercado no leilão do dia 2 de abril, em Resende

Page 6: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

6 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Criadores de RJ, MG e SP serão beneficiadospor acordo Embrapa Gado de Leite e GirolandoParceria entre a Associação Brasileira

dos Criadores de Girolando e aEmbrapa Gado de Leite vai

permitir que propriedades rurais de trêsestados recebam assistência técnica na áreade melhoramento genético. Em acordofirmado entre as duas entidades, oDepartamento de Provas Zootécnicas daGirolando passa a contar este ano com umtécnico e uma sala de apoio na sede daEmbrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora(MG). O atendimento aos criadores começoua ser feito dia 24/02 pelo técnico daassociação, Wewerton Rodrigues. Serãovisitadas propriedades com rebanhosinscritos no Programa de MelhoramentoGenético da Raça Girolando (PMGG) dasseguintes regiões: Espírito Santo; Leste, Zonada Mata e parte do Sul de Minas; Rio deJaneiro; Vale do Paraíba, no estado de SãoPaulo. Além de atender as fazendas destasregiões, ele dará apoio à equipe depesquisadores da Embrapa Gado de Leiteque atua no PMGG.

O superintendente Técnico daGirolando, Leandro Paiva, esteve na sede daEmbrapa Gado de Leite para dar início aostrabalhos do Departamento de ProvasZootécnicas em Juiz de Fora. Ele estevereunido com o Chefe AdjuntoAdministrativo da Embrapa Gado de Leite,Antônio Vander Pereira, com oCoordenador Geral do PMGG epesquisador, Marcos Vinícius Barbosa daSilva, e com o técnico Wewerton Rodrigues.A equipe operacional do PMGG, que inicioueste mês a distribuição de sêmen dos tourosdo 12º Grupo do Teste de Progênie em todoo país, ainda conta com a colaboração domédico veterinário e coordenadoroperacional do programa, MarcelloCembranelli, com o zootecnista Bruno Vianae com o técnico agrícola Edvaldo Júnior, quetrabalham na sede da Girolando, emUberaba (MG), além de vários outrostécnicos colaboradores credenciados portodo o Brasil.

Departamento de Provas Zootécnicas da Girolando passa a contar com um técnico e uma sala na sede da Embrapa em Juiz de Fora (MG)

Criadores do Vale do Paraíba, no Estadode São Paulo, participaram em fevereiro depalestra que mostrou todo o potencial daraça Girolando para produção de leite. Otécnico da Associação Brasileira dosCriadores de Girolando, Rafael Ribeiro,ministrou palestra sobre a raça, mostrandoa evolução genética do rebanho nos últimosanos. Cerca de 100 produtores ruraisparticiparam do evento, ocorrido no dia 19de fevereiro, no Centro de TreinamentoAgropecuário do Vale do Paraíba (CT-AGROVAP), na cidade de Caçapava (SP). Odiretor da Associação, Eugênio Deliberato,falou sobre os projetos da entidade para ospróximos anos. O trabalho de divulgação daraça no Vale do Paraíba foi possível graçasao apoio dos sócios do CT-AGROVAP,Fernando Bertolini, Claudio Natel e DirceuStraiotto. O evento contou ainda com aspresenças dos conselheiros da Girolando JoséAlberto Paiffer Menk, Adriano Ribeiro ePedro Luiz Dias.

Criadores paulistas participam deevento sobre o potencial do Girolando

Doses de sêmen de 19 touros Girolandoestão sendo distribuídas em todas as regiõesbrasileiras para inseminar plantéis defazendas que participam como RebanhosColaboradores do Teste de Progênie. Osreprodutores fazem parte do 12º grupo doTeste de Progênie, composto esta edição porcinco touros PS (Puro Sintético), sete 5/8Hol + 3/8 Gir e sete 3/4 Hol + 1/4 Gir.Além da distribuição do sêmen, os técnicosdo Departamento de Provas Zootécnicas daGirolando estão realizando a supervisãoanual dos Rebanhos Colaboradores.

Confira a lista detouros do 12º Grupodo Teste de Progênie

Para informações e dúvidas, entrar em contato com o Departamento de Provas Zootécnicas, pelo o telefone (34) 3331-6000.

Os estados do Rio de Janeiro e doEspírito Santo ganham em março umEscritório Técnico Regional (ETR) daAssociação Brasileira dos Criadores deGirolando. A inauguração da unidade, queestará sediada no município de Itaperuna(RJ), será feita no dia 2 de março, às 16 horas,pelo presidente em exercício da associação,Fernando Brasileiro, e contará com aspresenças do presidente da CooperativaAgropecuária de Itaperuna (Capil), MoacyrVieira Seródio, do presidente do SindicatoRural de Itaperuna, Carlos Alessandre Vieira

Girolando inaugura escritório em Itaperuna (RJ)Seródio, de outras lideranças rurais,criadores e autoridades locais.

O ETR Itaperuna está localizado nasdependências da Capil. Em um espaço dequase 40 metros quadrados e salas dereuniões e de atendimento, o escritóriocontará com três técnicos e uma secretáriapara atender os associados da Girolando noRio de Janeiro e no Espírito Santo. Oresponsável técnico pelo ETR será ozootecnista Fernando Boaventura. Ainstalação do ETR na cidade está ocorrendoem parceria com a Capil e com o apoio do

Sindicato Rural de Itaperuna e da Federaçãode Agricultura, Pecuária e Pesca do Estadodo Rio de Janeiro.

O projeto de expansão da Girolandoprevê ainda a inauguração de ETRs nosEstados de Goiás, São Paulo e Recife. Apróxima unidade a ser inaugurada será emmarço na cidade de Jacareí (SP). Emfevereiro, ocorreu a reinauguração doescritório de Belo Horizonte. Com isso, aentidade passará a ter cinco ETRs, além dasede em Uberaba (MG). Telefone: (22)3822-3255

Criadores e técnicos reunidos pela difusão do Girolando no Vale do Paraíba de São Paulo

Page 7: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 7

Page 8: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

8 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Page 9: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 9

Leilão Centrogen obtém média acima deR$ 5 mil e alta liquidez de gado jovem eliteNa abertura do mercado de

leilões regionais do eixoRJ-MG-SP, Herbert Siqueira

da Silva e Lair Dias promoveram o o 2°Leilão Centrogen e Convidados Especiais,no sábado, dia 26 de fevereiro, virtualpelo Canal Terraviva. O leilão mostrouque a modalidade virtual definitivamenteestá consolidada na pecuária leiteira,atraindo compradores regionais e aindade diversos outros estados. O rematefechou com média de R$ 5.451,65, 46animais elite comercializados e um

Modalidade virtual definitivamente está consolidada na pecuária leiteira, atraindo compradores regionais e de outros estadosfaturamento total acima de R$ 250 mil.O evento foi transmitido diretamentede São Paulo, com ponto de apoio noHotel Cegil, em Resende (RJ). A médiadas 33 bezerras vendidas foi de R$5.347,63, das 10 novilhas a inseminarde R$ 3.733,71, de 2 vacas em lactaçãode R$ 8.856,00 e uma prenhezcomercializada a R$ 4.320,00. O leilãofoi promovido pela Embral e teve comoleiloeiro Eduardo Vaz. O leilão teve comopatrocinador master a empresa HG Vet,com sede em Cruzeiro (SP). Convidados especiais participaram do ponto de apoio no Hotel Cegil, em Resende (RJ)

Page 10: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

10 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Page 11: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 11

Page 12: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

12 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

Agenda19/MARÇO- 1° LEILÃO DOADORAS DO FUTUROPROMOTORES: PEDRO MEIRELLES HUGO ARANTES E GUSTAVO DESOUZALOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARRA MANSA – RJ

26/MARÇO- 10° LEILÃO MINAS QUALIDADE FAZENDA DONA ZINHAPROMOTOR: ÁLVARO LUIZ CARVALHO DE OLIVEIRALOCAL: PRAÇA DE LEILÕES DO CRUZEIRO - RIO PRETO-MG

02/ABRIL- LEILÃO LIQUIDAÇÃO DE PLANTEL FAZENDA CAMPO BELOPROMOTOR – SIMPLICIO FONSECALOCAL – PINDORAMA - RESENDE - RJ

09/ABRIL- LEILÃO FAZENDA DO TANQUE E FAZENDA BAHIAPROMOTORES: GILMAR MOREIRA E LUIZ DIASLOCAL - PINDORAMA – RESENDE - RJ

16/ABRIL- 1° LEILÃO FAZENDA SANTA ROSA E CONVIDADOSPROMOTOR: JAIME CARVALHOLOCAL: FAZENDA SANTA ROSA – BANANAL - SP

30/ABRIL-LEILÃO FAZENDA MÔNICAPROMOTOR: ADEMAR SPOSTILOCAL: ESTRADA AMPARO QUATIS – FAZENDA MÔNICA – AMPARO-RJ

06/MAIO- 3° LEILÃO EXPO-BMPROMOTORES: PARTICIPANTES DA EXPO GIROLANDOLOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE BARRA MANSA - RJ

07/MAIO- 2° ETAPA DE LIQUIDAÇÃO FAZ. BOA ESPERANÇAPROMOTOR: JOSE MARIA ARAGÃOLOCAL: FAZENDA BOA ESPERANÇA, DORÂNDIA - BARRA DO PIRAÍ - RJ

21/MAIO- 8° LEILÃO VILAREJO E CONVIDADOSPROMOTOR: FREDERICO MELLO E JOÃO BATISTA MARINHO DE MELLOLOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL VILAREJO -CONSERVATÓRIA-RJ

28/MAIO – 1° LEILÃO FAZENDA SÃO JOAQUIMPROMOTOR: SANDRO MADEIRA E EDIO FERREIRALOCAL: PRAÇA DE LEILÕES DO CRUZEIRO - RIO PRETO-MG

04/JUNHO – 2° LEILÃO FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTEPROMOTOR: NESTOR ROCHALOCAL: FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE – BR 393 - KM 210

O leilão do FestLeite Tropical, realizado em Uberlândia, teve um faturamento de R$1.992.00,000. O principal destaque foi a doadora Castanhola, valorizada em R$ 245.600,00,e que teve 50% de suas cotas comercializadas. Eurípedes José da Silva, do município deParaopeba-MG, é agora sócio da Tropical na matriz mais valorizada do Girolando. CastanholaHerdeiro MAMJ vai a Herdeiro de Brasília na Bandeja que era doadora com lactaçãosuperior 11.000 kg. É uma das principais doadoras 1/4 da Tropical Genética, em sua primeiralactação produziu 9.614,41 kg com um fantástico úbere e muita estrutura. Suas filhas 5/8,todas tiveram lactação superior a 9.000 kg, e a mais nova contratação da Alta Genetics é umtouro da Castanhola x Shottle.

Castanhola MAMJ é a novarecordista nacional

de valorização no Girolando:R$ R$ 245.600,00

50% da doadora foi comercializado no FestLeite Tropical, em Uberlândia

Page 13: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 13

Depois de um ano de 2010 ondealcançou número expressivos naprodução leiteira, Álvaro Luiz

Carvalho de Oliveira promove no próximodia 26 de março, às 18 horas, na Praça deLeilões do Clube Cruzeiro Riopretano, emRio Preto (MG), o 10º Grande Leilão MinasQualidade, que terá como convidadosespeciais os criadores Luis Mário MoreiraSnoeck, da Fazenda Piedade, e Luiz CarlosMacedo da Rocha, do Gir Santa Cruz.Serão ofertados 240 animais, entre vacas,novilhas e bezerras Girolandas registradas 1/2 sangue, 3/4, 5/8 e ainda animais HPB. Oleilão terá a direção da Ofensiva AssessoriaPecuária junto com duas leiloeirasimportantes, Business e JR Leilões. No leilãodo ano passado, a Fazenda Dona Zinhaquebrou o recorde nacional de valorizaçãode vaca 1/2 sangue, com a venda de 50% daPrincesa JM da Novo Horizonte, uma filhado Modelo, para o Grupo Monte Verde porR$ 46.200,00. O remaa aconteceu em 10 dejulho do ano passado em Rio Preto.

Para este leilão, a Fazenda Dona Zinhavai colocar à venda vacas da cabeceira dorebanho, que produz atualmente uma médiadiária de 2.500 litros de leite. O primeirolote, que reúne as vacas em pico de lactação,

Fazenda Dona Zinha chega ao 10º leilão acumulandorecordes e fortalecendo o Girolando em MG e RJ

Álvaro Carvalho e convidados promovem leilão no dia 26 de março, na Praça de Leilões do Clube Cruzeiro Riopretano, às 18 horas

está com uma média de 28 quilos/dia. Deacordo com Herman Jankovitz, da Ofensiva,este será o sexto leilão dirigido pela empresa.“Nos últimos 5 leilões obtivemos umfaturamento próximo de R$ 2,5 milhões. Osclientes conhecem a qualidade do gado e a

preocupação que a Dona Zinha tem em criaranimais produtivos e férteis, que produzambom volume médio e ainda uma bezerra aoano”, destacou. Além da inseminaçãoartificial, a fazenda está iniciando seuprograma de FIV, com doadoras 1/2 sangue,

Gir e HPB PO. “Hoje a fazenda produz 150bezerra/ano com inseminação artificial. Apartir da FIV o volume deve ser mantido,mas com ainda mais qualidade em funçãoda seleção de doadoras, entre elas a recordistanacional de preço Princesa JM”, ressaltou.

Álvaro Carvalho e Felipe Picciani comemoram junto com convidados especiais o recorde durante o leilão realizado em julho de 2010

Pesquisa Cepea aponta queda na captação e valorização do leiteEm janeiro, o Índice de Captação de

Leite calculado pelo Cepea (ICAP-Leite)registrou queda de 2,8% frente ao dedezembro. Houve diminuição nos seisestados desta pesquisa: RS, PR, SP, MG,GO e BA. As reduções mais acentuadasocorreram em Goiás, Minas Gerais e RioGrande do Sul. Além de ter faltado chuvae feito muito calor, os custos de produçãode leite, especialmente do concentrado,aumentaram, o que limita investimentosdos produtores. Em relação a janeiro doano passado, o ICAP-Leite teve queda de1,1%.

Em Goiás, a queda na captaçãoatingiu expressivos 8% no comparativocom dezembro. Em Minas Gerais, oÍndice recuou quase 4% em janeiro. Emalgumas regiões desse estado, porexemplo, verificou-se a ocorrência doveranico, com falta de chuvas por maisde 30 dias. No Rio Grande do Sul, aqueda foi de 2,9% entre dezembro/10 ejaneiro/11. Desde setembro/10, quandoocorreu o pico de captação naqueleestado, a redução no volume médio deleite captado diariamente é de 16%. EmSão Paulo e no Paraná, as reduções noICAP-Leite foram mais amenas, de 1,5%e 0,3%, respectivamente.

Com a menor oferta e o consumointerno aquecido, o preço do leite pagoaos produtores em fevereiro (referente àprodução entregue em janeiro) teveaumento de 1,1% frente ao de janeiro,

com média de R$ 0,7371/litro (valorbruto). O recuo na captação de leiteaumentou a disputa entre os laticínios,valorizando o leite na maioria das regiõespesquisadas pelo Cepea. Em relação afevereiro/10, a média bruta teve alta de19,2%, sem descontar a inflação.

A expectativa de compradores do setoré de que o mercado continue firme, dadaa menor oferta de leite. Para o pagamentode março (referente à produção entregueem fevereiro), 46% dos compradoresentrevistados - que representam 35% dovolume de leite da amostra - acreditamem estabilidade de preços e 38% dosrepresentantes de laticínios/cooperativas(que respondem por 51% do volume daamostra) esperam novo aumento. Apenas16% dos entrevistados (responsáveis por14% do volume amostrado) consideramqueda de preços.

Em fevereiro, houve alta também depreços no mercado spot e recuperaçãodo leite UHT e do queijo muçarela. Alémdisso, a expectativa é de aumento doconsumo de lácteos após o período decarnaval. Assim, os fundamentos domercado são altistas, o que podesustentar o preço pago ao produtor nospróximos meses.

Fevereiro - A maior elevação do preçomédio pago aos produtores em fevereiroocorreu novamente no Rio Grande doSul, de 2% (ou 1,4 centavo por litro)frente a janeiro, com média de R$

Tabela 1. Preços pagos pelos laticínios (brutos) e recebidos pelos produtores(líquidos) em Fevereiro/11 referentes ao leite entregue em Janeiro/10.

Tabela 2. Médias estaduais das novas regiões - RJ e MS

0,6954/litro (valor bruto). Nos outrosestados do Sul, os valores permaneceramrelativamente estáveis: em Santa Catarinao preço médio foi de R$ 0,7543/litro,leve alta de 0,4% frente a janeiro, e noParaná houve ligeiro recuo de 0,52%,com média de R$ 0,7513/litro.

Em Goiás, devido à queda maissignificativa na captação de leite, o preço

médio aumentou 1,6% (1,2 centavo porlitro) em relação ao de janeiro, commédia de R$ 0,7518/litro. Em MinasGerais, a alta foi de 1% (0,7 centavo porlitro), a R$ 0,7285/litro, e no estadopaulista, o preço médio foi de R$ 0,7761/litro, alta de 1,1% (0,8 centavo por litro).Na Bahia, houve queda de quase 1% (0,6centavo por litro), a R$ 0,6312/litro.

Page 14: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

14 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio

O touro supermilionário FusteadEmory Blitz morreu emfevereiro nos Estados Unidos.

No final de 2009, Blitz foi o sexto no mundoa produzir mais de 1,5 milhão de unidadesde sêmen. O total de produção deste filhode Emory é uma impressionante marca de1.562.445 doses de sêmem e mais de 50 milfilhas provadas. Blitz completaria 15 anosde idade em 2 de março. Seus filhos Socrates,

Fenômeno Blitz morre nos Estados UnidosUm dos recordistas mundiais de produção, Blitz produziu 1.562.445 doses de sêmem e mais de 50 mil filhas provadas

Baxter e Armstead têm a incumbência deseguir os passos do pai, um dos touros maisleiteiros da raça Holandesa e com a prova99% confiável. Uma lenda. No Brasil, temsido utilizado em larga escala em programasde FIV. Suas filhas PO e Girolandoapresentam muita força leiteira. No Paraná,a campeã do tradicional torneio leiteiro deCastro em 2010 foi uma de suas filhas. Fonte:Holstein International.

Blitz morre mas continua na liderança para produção de leite entre os touros mais avaliados do mundo

A ABCZ retoma, a partir do iníciode março, os procedimentos paraemissão de RGN e RGD aos produtosfilhos do touro da raça Gir, Radar dosPoções. A concessão dos registrosgenealógicos foi suspensa em dezembro,quando a Associação Brasileira deCriadores de Zebu recebeu denúnciasda existência de dois perfis alélicosincompatíveis para o mesmo animal,identificados em materiais genéticosdo reprodutor que vinham sendocomercializados no mercado.

Na época a ABCZ adquiriu uma dosede sêmen rastreada, proveniente deempresa credenciada junto ao MAPA,e repassou a amostra para devidasprovidências ao Ministério daAgricultura Pecuária e Abastecimento,que é responsável pela l icença efiscalização de empresas do setor deimunogenética. Por decisão do MAPA,o sêmen foi analisado em laboratóriodos Estados Unidos para a

ABCZ retoma registros deprodutos de Radar dos Poções

determinação do verdadeiro perfilalélico do touro.

Com base nos relatórios einformações recebidos do MAPA, aABCZ dá continuidade aos processosde registros que ficaram suspensos etambém a concessão de documentosdefinitivos, dentro das normas técnicasdo Serviço de Registros Genealógicose por interesse de cada associado.

Havendo compatibilidade genética,que deve ser comprovada por exameslaboratoriais, os produtos de Radar dosPoções receberão os referidosdocumentos. Não havendo, o criadorterá a oportunidade de regulamentaros produtos, desde que sejaprovidenciada pelo interessado aidentificação da nova paternidade.

Em condições excepcionais, a ABCZvai apoiar os associados pararegulamentação dos registros,realizando a colheita do material a serenviado para análise científica

Brasil tem consumo delácteos 60% maior em 30 anos

Estudo da Associação Leite Brasilindica que o consumo per capita deprodutos lácteos aumentou 60% nosúltimos 30 anos no país, saindo de100 litros em 1980 para 161 litros noano passado. Entre 2009 e 2010, ocrescimento foi de 4,4%. Apesar docrescimento expressivo, o presidenteda Associação Leite Brasil, JorgeRubez, observa que o consumo percapita de lácteos (leite f luido ederivados, como queijo e iogurte)ainda está bem abaixo dorecomendado pelo Ministério daSaúde, de 200 litros per capita ao ano.

Os cálculos da Leite Brasil (reúnelaticínios do país) para chegar aoconsumo de 161 litros levam em contauma produção nacional de leite de30,5 bilhões de litros (formal einformal), a importação de 789milhões equivalente litros de leite emprodutos lácteos e a exportação de 213milhões equivalente litros de leite em2010. Para este ano, a estimativa daLeite Brasil é que o consumo volte acrescer, para 164 litros per capita.

Rubez afirmou que o aumento dademanda por lácteos se deveprincipalmente à melhoria da rendado consumidor. “Ninguém do setor fezalgo para que o consumo aumentasse”,admitiu. O dirigente defende ações

“mais fortes” e integradas do setor paraexplorar os benefícios do leite.

Além da melhora na renda, a LeiteBrasil destaca que a diversificação naprodução de lácteos, o aumento naprodução e a melhoria na qualidadeda produção primária de leiteimpulsionaram o avanço. “Este ano,mais uma vez a melhoria na renda eo aumento na produção devemestimular o consumo”, segundoRubez. A previsão é de um aumentode 3% na produção de leite no país.

O número de 30,5 bilhões de litrosde leite produzidos no país em 2010considera também a produçãoinformal, estimada em 30% do total.“Quem compra leite informal achaque está comprando produto maispuro, mas não tem ideia do que estáconsumindo”, disse o presidente daLeite Brasil.

Ainda que tenha crescido nosúltimos anos, o consumo per capitade lácteos no Brasil está bem abaixode outros países. o que significa quehá espaço para crescimento. Comseus 161 litros per capita, o Brasil estáem 65º no ranking da FAO, agênciapara Agricultura e Alimentação dasNações Unidas (ONU). A Finlândiaé a primeira do ranking, com 361litros per capita.

Page 15: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio - 15

Um núcleo de genética e manejovoltado para a produção ecriação de animais das raças

Holandesa e Girolando foi montado pelaFazenda Ximbé, em Cachoeiras de Macacu(RJ). O trabalhou envolve o banco genéticode um dos principais criatórios do municípiode Castro, no Paraná. A Ximbé se uniu aocriador Petrus Dekkers, da Chácara EstrelaVerde, prefixo Suzamara, para poduzirbezerras Holandesas e 1/2 sangue Girolandoe também trocar técnicas de manejo e criaçãode animais. As primeiras vacas 1/2 sanguedesse projeto já estão em primeira ou segundalactação, com produções expressivas acimade 8 mil quilos e alguns animais com projeçõesacima de 10 mil quilos. Um novo time debezerras 1/2 acasalada com as principaismatrizes do rebanho Suzamara (30 anos decriação de gado Holandês PO) e os principaistouros do mercado, Espelho, Teatro, Astro,Fardo, Segredo e Oxalufã, unem-se a seleçãode animais que a Ximbé vem desenvolvendoao longo dos anos. Um novo time dessaseleção estréia nas pistas da Girolando esteano.

Chácara Estrela Verde, uma vidadedicada à produção de leite

Pecuarista desde a década de 70, PetrusJohannes Maria Dekkers é detentor de umplantel composto pelos animais de raçaHolandesa que mais produzem leite no país,com grande destaque para a vaca SuzamaraRealeza Mascot TE. Uma fêmea de 15 anosque alcançou a marca de 159.212Kg em suaprodução vitalícia batendo recordesulamericano de produção de leite em 2006.A Chácara Estrela Verde possui um rebanhocom um pouco mais de 80 animais da raçaHolandesa. Produz médias anuais maioresde 35Kg/leite/dia/cabeça e alcança essamarca com animais de destaque além dasdescendentes da Realeza, que colocou aSuzamara como uma das principaisprodutoras de leite do país.

Além da produção de leite, Petrus

Fazenda Ximbé e Petrus Dekkers promovemintercâmbio de genética e manejo entre RJ e PR Parceria visa a produção de embriões da raça Holandesa e Girolando 1/2 sangue com a base genética do rebanho de Castro (PR)

Dekkers também é muito reconhecido porrealizar há cerca de 20 anos um trabalhoespecífico de transferência de embriões combase importada dos Estados Unidos eCanadá. Certamente, essa é a base demelhoramento essencial para o aumento daprodução de leite no plantel. Com oresultado do árduo trabalho diário nachácara, os animais Suzamara somamatualmente diversas premiações em exposiçãorenomadas como ExpoLondrina, Arapoti,Carambeí, Expomil, Agroleite e MarechalCândido Rondon, e se preparam para maisum ano de calendário cheio de disputa empistas, mas com uma base séria e de muitoleite.

Primeiro leilão

Após toda essa vida dedicada a pecuáriade produção e genética, Petrus junto comAlessandro Dekkers (sobrinho), Rui da SilvaPinto, Flávio Junqueira, Roberto Sleutjes eKrakatoa Agropecuária promoverão oprimeiro Leilão e contam com total apoio daFazenda Ximbé. O leilão será realizado no dia

11 de junho em Carambeí, com transmissãodo canal Terraviva e irá reunir a melhorgenética leiteira do país. São descendentes daRealeza (recorde de produção vitalícia),matrizes campeãs de pista e animais jovens comorigem importada. Uma rara oportunidadepara quem está investindo na produção deHPB e HVB ou mesmo para quem quer umabase sólida e comprovada para o Girolandocomo a Ximbé vem realizando.

Preocupação com aqualidade da mão-de-obra

Durante as férias escolares de janeiro efevereiro, a Fazenda Ximbé recebeu Jonas AlairKrause, de 23 anos, do curso Técnico emAgropecuária do Colégio Estadual OlegárioMacedo, de Castro, que se formará em técnicoagrícola em junho deste ano para um estágiosupervisionado na fazenda. Jonas, que está seespecializando na preparação de animais paraas pistas de exposição e tem acompanhado ecolaborado com um time de profissionaiscraques, já começou a colocar alguns frutos nocurrículo. Os mais recentes trabalhos

aconteceram durante a Feileite, Nacional daRaça Holandesa, participando do staff quepreparou a campeã nacional ARK Modest Anae a vaca com o melhor úbere adulto, SuzamaraValencia Aeroline, vaca de criação de PetrusDekkers e exposição de Mauro Araújo.

- A quem atribuímos grandes gargalos denossa prática de produção leiteira, nos gratificae agradecemos ao Colégio Agrícola e à pessoado Jonas o tamanho gosto, seriedade ecapacidade técnica pela atividade e pedimospara que esse exemplo seja espalhado portoda pecuária e agricultura do nosso país.Apesar de em Cachoeiras de Macacu adotarmospráticas de manejo completamente diferentesque temos em Castro com o mesmo objetivo,acredito que foi uma troca de experiênciapara ambos que nos proporciona e colaborapara formação de uma equipe mais técnicae qualificada - destaca Luís Felipe Costa, daXimbé.

Doadoras provadas defamílias consagradas

É essa genética campeã de pista e de produçãodo prefixo Suzamara a base da parceria. Otrabalho consiste em coletas mensais no Paraná ea implantação dos embriões gerados emlaboratório nas receptoras da Fazenda Ximbé.Todos os embriões são implantados emCachoeiras de Macacu. Quando nascem, asbezerras Holandesas vão para Castro e asGirolando continuam na Ximbé. Três matrizesGirolando já se destacam no time da Ximbé: Júlia,Vitória e Donatela Ximbém são filhas do Espelhode Brasilia, Colete MDBA15 e Astro de Kuberacom grandes mães Suzamara. No time jovem,destacam-se Araponga, Alice, Austrália, Adorada,Promissora e Carola Ximbé, todas 1/2 sanguecom genealogia focada na produção leiteira.“Nossa concepção para termos o 1/2 sangue edesenharmos os cruzamentos sanguíneos pararaça girolando 5/8 é feito com base na técnica deFIV originadas por doadoras altamentecomprovadas por produções, genética e muitasfamílias de gerações que contam a milenar históriada raça Holandesa”, destaca Luís Felipe. Contato:(21) 2745-4090 ou (24) 8138-4930.

Adorada Ximbé, filha da recordista sulamericana Realeza, a equipe da Ximbé e o preparador Jonas

Page 16: Jornal Raízes Rurais - Edição de Fevereiro 2011

16 - FEVEREIRO - Raízes Rurais - O Jornal do Agronegócio