jornal pastoral da criança...a campanha da fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à...

24
Jornal Pastoral da Criança Ano XXV • Nº 183 • Fevereiro/2012 Líder! Este mês tem Mutirão em Busca das Gestantes Limeira São Paulo Dia de Ação e Oração pela Criança no Setor Página 09 Encarte Campanha da Fraternidade 2012 e Guia do Líder Página 18 Londrina Paraná Leia a notícia do Setor Londrina Página 08

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

JornalPastoral da Criança

Ano XXV • Nº 183 • Fevereiro/2012

Líder!Este mês tem Mutirão

em Busca das Gestantes

Limeira

São PauloDia de Ação e Oração pela Criançano Setor

Página 09

EncarteCampanha daFraternidade 2012 eGuia do Líder

Página 18

Londrina

ParanáLeia a notícia doSetor Londrina

Página 08

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:18 Page 1

Page 2: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

A Campanha da Fraternidade de 2012aborda várias questões ligadas à saúdepública no Brasil, com o sugestivo lema: "Quea saúde se difunda sobre toda a terra". APastoral da Criança pode oferecer enormecolaboração pela experiência exitosa vividaao longo dos seus trinta anos de existência,graças ao legado de nossa inesquecível Dra.Zilda Arns Newmann, sua mentora efundadora.

As ações básicas da Pastoral da Criançacontinuam oferecendo um roteiro seguro deprevenção às doenças e à mortalidadeinfantil. As orientações sobre alimentação enutrição sadia se constituem como maneiraspráticas para a capacitação permanente degestantes e de mães para que estasassegurem o melhor para o desenvolvimentode seus filhos, desde o ventre materno.

A finalidade da Campanha da Fraternidade é a defesa e a promoção da vida saudável,chamando a atenção dos órgãos públicos sobre uma série de mazelas a serem superadascom a força da solidariedade fraterna. Os dados trazidos no “manual da Campanha”abordam muitas das tristes realidades que devam ser enfrentadas e superadas,priorizando investimentos indispensáveis na qualificação do sistema público de saúde noBrasil.

A superação das mazelas torna-se possível com a colaboração efetiva de práticas quea Pastoral da Criança sempre utilizou e transmitiu a milhares de seres humanos, salvandosuas vidas! De fato, a Pastoral da Criança assume a missão de divulgar as suas ações,acompanhado o maior número possível de gestantes e de mães necessitadas deesclarecimento e orientações seguras sobre saúde, utilizando recursos simples e baratos,que são cientificamente comprovados pela sua eficácia.

As lideranças da Pastoral daCriança desempenham umtrabalho maravilhoso, porque sãoguiadas pelo amor a Deus e agempor amor aos semelhantes, emconformidade com os valores doEvangelho de Jesus. Doar-se poramor salvando vidas é o segredodo sucesso das atividades básicasda Pastoral da Criança, grandeparceira de políticas públicas quedevem ser cada vez mais e melhorconsolidadas.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto Arcebispo da Paraíba e

Presidente do Conselho Diretorda Pastoral da Criança

Editorialfevereiro/201202

O ano de 2012 começou trazendo consigo novasesperanças de paz. E nós, da Pastoral da Criança,temos muito o que celebrar neste ano. Agora, estamosem fevereiro e neste mês temos o início da Quaresmae a Campanha da Fraternidade, com o tema “Que asaúde se difunda sobre a terra” (Cf. Eclo, 38,8). Essacampanha é especialmente importante para a Pastoralda Criança, já que a saúde é um tema presente emnossas ações básicas.

Nesta edição, destaco o Encarte Especial comassuntos que podem ajudar a fortalecer nossapresença e missão nas comunidades. MissãoContinental, Louvar a Maria e Campanha daFraternidade são alguns dos assuntos abordados.Além disso, temos um artigo especial sobre asmudanças no Guia do Líder, que agora foi impressopara ser utilizado tanto no Brasil como em Angola.

Nesta edição, lançamos também uma motivação:“Convide + 1”. Você, líder, convide mais alguém paraser líder da Pastoral da Criança e fazer parte dessagrande rede de solidariedade em muitas comunidadesdo Brasil.

Nesta edição, destaco também o artigo de DomAldo Di Cillo Pagotto, que fala sobre a Campanha daFraternidade.

Desejo um excelente mês de trabalho para todos oslíderes, colaboradores e amigos da Pastoral da Criança.Que o Senhor nos ajude - em um grande mutirão de fé,paz e vida - a chegarmos sempre mais perto da nossameta: levar a Pastoral da Criança a todas as famílias ecomunidades necessitadas do Brasil.

Saudações fraternas,

Editorial

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional da Pastoral da Criança

ExpedienteEste jornal é mensal e de responsabilidade da Coordenação Nacional daPastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB - ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil. O Jornal da Pastoral da Criança também estádisponível na Internet, no endereço www.pastoraldacrianca.org.br

“As lideranças da Pastoral

da Criança desempenham

um trabalho maravilhoso,

porque são guiadas pelo

amor a Deus e agem por

amor aos semelhantes”.

“Que a saúde se difunda sobre a terra”Palavra do Pastor

Conselho Editorial:

Dr. Nelson Arns NeumannIr. Vera Lúcia AltoéJornalista Responsável:

Francisca Sônia M. PratiDRT: 5365Diagramação e Ilustração:

Bruna Luiza de Oliveira Corso

Impressão:

Esdeva Indústria Gráfica S/AImpresso com apoio do:

Ministério da SaúdeTiragem: 280.000 exemplaresFoto da capa: CNBB

Cartas ou artigos para a redaçãodevem ser remetidos à: Coordenação Nacional da Pastoral daCriançaRua Jacarezinho, 1691 - Mercês CEP: 80810-900 - Curitiba/PRTelefone: (41) 2105-0250Fax: (41) 2105-0201 / 2105-0299E-mail:

[email protected] informativo da Pastoral da Criançanão pode ser comercializado. Osartigos e impressões pessoais nelepublicados são de responsabilidadeexclusiva de seus autores ecomunidades.

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:18 Page 2

Page 3: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Mensagemfevereiro/2012

03

Líder, esse mês tem o Mutirão em Busca das Gestantes!Visitar todas as casas da sua comunidade é a melhor maneira para encontrar asgestantes que ainda estão sem o acompanhamento da Pastoral da Criança. Junto como coordenador e os outros líderes, mapeie sua comunidade para organizar as visitas àsfamílias. Uma dica é “desenhar” a comunidade num papel grande, colocando ospontos de referência e as ruas. Todos podem ajudar a completar o desenho, que podeficar pendurado numa parede, ou mesmo no chão. Vendo o desenho da comunidade,fica mais fácil organizar as visitas e saber quem vai visitar quem e aonde.Bom trabalho a todos!

Querido Líder,Estamos iniciando mais um mês e com

ele a Campanha da Fraternidade. Comotodos os anos, a Conferência Nacional dosBispos do Brasil aborda um temaimportante para a vida de nosso povo. Sãoassuntos que devem chamar muito a nossaatenção, pois nós, da Pastoral da Criança,lidamos com a vida das nossas famílias quemoram em nossas comunidades.

Neste ano, a Campanha da Fraternidadevem nos trazer orientações sobre a saúde eos cuidados que as pessoas precisam  parauma vida saudável. E nós, da Pastoral daCriança, aprendemos desde a nossaCapacitação inicial como Líderes, que asnossas ações simples é que têm prevenidomuitas doenças e sofrimentos de nossasfamílias acompanhadas.

Hoje, gostaria de falar com você sobre aviolência dentro de casa que se transformou

em problema de saúde. Depois dos 4 anos deidade e na juventude, os acidentes e aviolência se tornaram as principais causasde mortes. Nas crianças que sobrevivem, aviolência deixa marcas profundas no corpo ena alma.

No mundo inteiro a violência contracrianças e adolescentes é cada vez maisconhecida e divulgada. Muitas vezes, ela épraticada pelos próprios pais ouresponsáveis. Acontece nas famílias pobrese ricas. As principais causas da violênciacomo sabemos é o abuso do poder do maisforte contra o mais fraco; a reprodução daviolência, ou seja, pais que quando criançastambém foram maltratados, e a situação dafamília, como desemprego, álcool, drogas,falta de dinheiro.

Quero lembrar que a Pastoral da Criançapropõe 10 Mandamentos para a Paz naFamília. Vou destacar três que podem nosajudar a concretizar ainda mais aCampanha da Fraternidade, que tem comoLema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”(cf.Eclo 38,8);

• Eduque seu filho através da conversa, docarinho e do apoio e tome cuidado: quembate para ensinar está ensinando a bater.

• Procure resolver os problemas comcalma e aprenda com as situações difíceis,buscando em tudo o seu lado positivo.

• Respeite as pessoas que pensamdiferente de você, pois as diferenças sãouma verdadeira riqueza para cada um e parao grupo.

Como você percebe, nós podemoscolaborar com as famílias prevenindo aviolência. Além dos Dez Mandamentos,vamos cuidar bastante dos Indicadores deOportunidade e Conquista que criam um

ambiente saudável para o desenvolvimentode nossas crianças e previnem situações deviolência em nossas famíliasacompanhadas.

Li em um e-mail que recebi que: ”Teoriasafirmam que aos três anos a criança já temdesenvolvida a base da capacidade desociabilidade, de controle motor, deinteligência, o que define o teto que ela podealcançar. Uma criança que teve boaassistência pode chegar onde quiser. Umacriança com deficiência alimentar, de saúdee de estímulo chega aos três anos fadada ater um teto baixo". Isso também nos ajuda arefletir sobre a nossa missão na Pastoral daCriança e o nosso compromisso com odesenvolvimento integral das mesmas.

Desta forma, estaremos colaborandopara uma sociedade na qual as pessoastenham uma vida mais feliz, tranquila esaudável. A missão da Pastoral da Criançaultrapassa os limites das famíliasacompanhadas e se estende para toda asociedade. Ânimo, queridos líderes, poismuitas pessoas de nosso Brasil estão sendobeneficiadas com o nosso trabalhomissionário. Deus nos dê coragem e forçapara continuarmos a nossa missão, para quetodas as crianças e gestantes tenham vida ea tenham em abundância.

O meu muito obrigado a cada um devocês por fazerem parte dessa rede de vida esolidariedade, mesmo que às vezes osdesafios se fazem presentes, continuemos alançar as redes para as águas maisprofundas. Com meu carinho e minhasorações.

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional

da Pastoral da Criança

Congregacão Imaculada Conceição de Castres - CIC • Irmãs Azuis

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 3

Page 4: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Comunidadesfevereiro/201204

Caros Líderes da Pastoral da Criança:

Este é o “Caderno das Comunidades”.Aqui, os Setores/Dioceses apresentam asatividades e a missão da Pastoral da Criançaem suas comunidades. Os Setores/Diocesesdo Brasil foram divididos em oito grupos.Nesta edição, apresentamos as notíciasenviadas pelos Setores/Dioceses quecompõem o “Grupo 6”. Não deixem departicipar, de enviar suas notícias esugestões. Lembramos que as notíciasenviadas, mas que não chegaram a tempo,entrarão na próxima edição do Jornal daPastoral da Criança.

20 anosA Pastoral da Criança da Paróquia São Pio

X, Aracaju, comemorou seus vinte anos deimplantação. A festa iniciou com umabelíssima missa com as famíliasacompanhadas e algumas pessoas que jáfizeram parte da Pastoral da Criança. Foi ummomento de muita alegria e emoção. O Pe.José Soares ressaltou a importância daPastoral na comunidade e o trabalho daslíderes com as famílias carentes. Comentoutambém sobre a doação da Dra. Zilda pelosmais pobres e a sua morte no Haiti.Participou também conosco um grandeamigo, Júnior, que já foi Coordenador deRamo, sendo transferido em 2005 para servirno Exército em São Paulo e foi dispensandodurante quatro dias para comemorar

conosco. Ele estava no Haiti logo após oterremoto de 2010 para ajudar aos irmãoshaitianos. Agradecemos a Deus por todos osmomentos de dificuldades e por termoscompletado vinte anos.

Colaboração: Edjane Paixão

Aracaju • Sergipe

Festa da Pastoral.

Acompanhamento

Desde de 1987, que na Paróquia NossaSenhora do Rosário de Fátima, em Lucas doRio Verde, acontece a Pastoral da Criança. Em2011, foram acompanhadas mensalmenteuma média de: 152 mães, 13 gestantes e 292crianças.

A Celebração da Vida acontecemensalmente nos bairros Veneza, Cerrado,Imperial, Mafini, Rio Verde, Alvorada, CidadeNova, Tessele Junior e Primavera. Com Certezaé um trabalho voluntário realizado com muitoamor.

Colaboração: Nelma Nasaré de Assis • cmscj

Diamantino • Mato Grosso

Dia de Celebração da Vida.

3 AnosAgradecemos a todos que colaboraram

para que a Pastoral da Criança pudessecompletar 3 anos em nossa comunidade.Irmã Lídia e suas auxiliares capacitadorasMarilete e Serli, o Prefeito, Altamir Souza, e oVereador, Pastor Anselmo Osório, que atravésde seu apoio à Pastoral trouxe para acomunidade o leite para crianças de 3 anosque beneficia mais 4 comunidades. É maisuma graça alcançada, é mais um sonho quese tornou real. Foram 3 incansáveis anos debusca por alguém que quisesse vir até nósnum lugar distante, de difícil acesso e depoisde 3 anos de busca veio a Irmã Lídia em nossaparóquia. Veio até nós e plantou estasemente que está dando os seus primeirosfrutos em benefício das nossas crianças.Gostamos muito do que fazemos, pois é amissão que muitos deixam de assumir,porque exige de nós esforço, coragem epaciência.

Outra notícia: Faleceu uma líder muitoquerida em nosso Setor, Neuza. Obrigado

Neuza! Nós, da Pastoral da Criança, estamosmuito sensibilizados com a sua partida equeremos homenagear a nossa queridacolaboradora de tantos anos que, desde oinício, nunca poupou esforços para atendersempre com muito carinho as nossascrianças. Com nossa fé temos a certeza deque ela está junto de Deus Pai. Toda acomunidade vai lembrar de você sempre,com muita saudade.

Colaboração: Equipe do Setor

Curitiba Setor Oeste • Paraná

Neuza: querida lembrança para todos os líderes.

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 4

Page 5: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Comunidadesfevereiro/2012

05

Celebração da Vida

Os voluntárias da Pastoral da Criança nacomunidade do bairro Boa Vista, em Jaraguádo Sul, acompanham 30 famílias. A Celebraçãoda Vida acontece no CRAS Boa Vista (Centrode Referência da Assistência Social).

Colaboração: Zenilda

Joinville • Santa Catarina

Celebracão de Vida.

ArticuladoresSabemos que a participação da

população é um princípio fundamental dademocracia e do Sistema Único de Saúde eque ela deve acontecer através dosConselhos e das Conferências de Saúde.Pensando nisso é que a CoordenaçãoDiocesana da Pastoral da Criança realizouuma Capacitação para os Articuladores daPastoral da Criança junto ao Conselho deSaúde. Esta Capacitação aconteceu nos dias21, 22 e 23 de outubro, em Caratinga, com afinalidade de capacitar Articuladores nosmunicípios que ainda não estavamenviando a Folha de Acompanhamento noControle Social (FAC-Saúde) e foiassessorada pelo capacitador Márcio Alvesdos Santos. Foram 15 participantes quemostraram muito interesse ecomprometimento com mais esta ação daPastoral da Criança na Diocese deCaratinga.

Com esse trabalho, queremos construirpráticas e conhecimentos sobre o Conselhode Saúde, e mostrar que vale a penaparticipar da mobilização que busca

transformar o Sistema Único de Saúde emum sistema que garanta melhor qualidadede vida para as pessoas. No dizer doscapacitados se resume toda a expectativanos resultados positivos nesta ação:“Queremos, juntos, trabalhar por uma causacoletiva, mais uma, entre tantas, que nosleve a defender e desejar ver efetivado oserviço de saúde pública em nossosmunicípios”.

O Articulador pode fortalecer acomunidade, aproveitando as iniciativasque já existem. Ele pode mostrar esperançapara a comunidade ajudando na soluçãodos problemas, tendo como ponto departida tudo aquilo que fere a dignidadehumana. Nossa fé deve levar-nos a renovarnossa vida batismal e caminhar dignamenteem direção à justiça e à solidariedade. Estacapacitação nos envia para o serviço davida em nossas comunidades. Que o Senhornos ajude a permanecer fiéis ao Espírito deVida que d'Ele recebemos em nossoBatismo.

Colaboração: Márcio Santos

Caratinga • Minas Gerais

AssembleiaConforme regimento interno da Pastoral

da Criança a cada dois anos acontecem asAssembleias Eletivas a nível de Setor eRamos.

Em abril, aconteceu a Assembleia eletivaDiocesana e desde junho de 2011 aCoordenação Diocesana, através de seusrepresentantes formam 5 equipes detrabalho! Preparamos “slides” com conteúdoe mensagens, refletindo a Missão decoordenar; perfil do Coordenador; emetodologia de trabalho. Conformeplanejamento, visitamos as 26 Paróquiasonde a Pastoral está organizada e realizamosem todas elas as Assembleias eletivas.

Foram momento muitos ricos de troca deexperiências e conhecimento da realidadetanto para os grupos que realizaram as visitasquanto para as paróquias visitadas

Agradecemos a disposição das equipes devisitas, a animação dos líderes e equipes deapoio, as equipes paroquiais e os Párocos queparticiparam desta grande missão de animare articular a Pastoral da Criança em nossaDiocese.

Estendemos aqui especialmente nossoagradecimento a todas as coordenadoras, àsque exerceram esta função até aqui, assimcomo as novas eleitas que passam a se disporno serviço da vida como coordenadoras.

Chapecó • Santa Catarina

Grandes momentosTerminou no dia 1º de outubro de 2011 a

festa da Padroeira de Canafistula, SantaTerezinha das Rosas. Foi uma festa belíssima,que contou com a participação de muitascomunidades. Houve momentos grandiosospara o despertar da fé em Deus. Padre LucianoLimaverde, juntamente com os missionários,visitaram toda a comunidade e terminou com avisita e Missa presidida pelo nosso Bispo, DomAngelo Pignoli. E já foi começando a festa deNossa Senhora Aparecida na comunidade deMutamba, outro momento forte da presença deDeus em nossa vida. Padre Luciano visitou todaa comunidade. Houve grandes momentos degraça e terminou com a Missa celebrada porPadre Luciano. Foi muito bem participada portodos e por todas as pastorais, inclusive aPastoral da Criança. Só temos que agradecer aDeus por tudo isso e pelo trabalho brilhante denosso pároco que não mede esforços paratrabalhar em nossas comunidades.

Colaboração: Maria da Conceição de Souza Matias

Quixadá • Ceará

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 5

Page 6: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

06

“Gostaria de dizer-lhe, de todo ocoração, que você é a pessoa maisimportante na construção da justiça, poisleva paz às nossas comunidades, acomeçar pela orientação das gestantes,pelo incentivo ao aleitamento materno,pelo Dia da Celebração da Vida, peloProjeto Brinquedos e Brincadeiras, pelavisita mensal às famílias e por tantamensagem que faz crescer a criança, comoDeus quer, rumo à igualdade decondições, feliz, semente de Paz.”

Dra. Zilda Arns NeumannFundadora da Pastoral da Criança

Memória

fevereiro/2012Comunidades

AvançosCom alegria a Coordenação do Setor

informa que o Ramo de Barra do Ouro por maisde um ano desativado, reviveu com força emuita vontade de acompanhar suas criançasnas comunidades. Foi escolhida a líder Claudetepara coordenar o Ramo de Barra do Ouro.

Encontrão de líderes: Os Ramos de TrêsCachoeiras, Terra de Areia e Vila São Joãopropiciaram às suas líderes um dia deEncontrão. Pela manhã, contamos com apresença da nutricionista Ramona, filha da líderJanice, que nos falou da importância de umaalimentação sadia à base de tubérculos. Oalmoço foi feito à base de cereais, verdura e sucode acerola e laranja, tudo da época. À tarde,tivemos o brinquedista Carlos, da Diocese deNovo Hamburgo, que além de fazer brincadeirase ensinar novas formas de aproveitar as garrafas“pet”, também trouxe vários tipos de tubérculosdando assim um fechamento ao trabalho damanhã. Como encerramento, o Ramo de TrêsCachoeiras e a Coordenadora Alice, anfitriã,

proporcionou a encenação da chegada deMaria, nossa primeira líder, a qual distribuiu àslíderes rosas. Já no Balneário Pinhal ocorreu aprimeira Celebração da Vida no novo ramo dacidade. A alegria das crianças, gestantes e dasnovas líderes foi muito grande com esta novaconquista. As líderes são: Carmem, Neize,Ângela, Gilcéia, Cleci e Maria de Lourdes quecontam com apoio da Vera e Clair. Parabéns atodos que estão na luta por um mundo melhorde vida e vida em abundância.

Colaboração: Zilma Chaves

Osório • Rio Grande do Sul

Reunião de líderes.

Meio ambienteA equipe da Pastoral da Criança da Paróquia

São Judas Tadeu, do Setor de União da Vitória,realizou o Dia da Celebração da Vida de formaespecial. O Encontro teve como tema anecessidade da preservação do meio ambiente.

Foi discutido a importância da mudança dehábitos para se viver num ambientesustentável. A educação ambiental, a escassezde água, e a necessidade de se cuidar dasplantas e árvores foram alguns dos assuntosabordados.

Para motivar crianças e mães, no final dareunião, foram distribuídas mudas de árvoresfrutíferas para plantio.

Colaboração: Maria Guiomar Marques

União da Vitória • ParanáLíder MirimNo mês de novembro de 2011, na Paróquia

de Imaculado Coração de Maria, Vinhático,Montanha-Espírito Santo, 10 novos líderesforam capacitados para atuar nas comunidades.Chamou atenção, a presença de duas meninas,que foram acompanhadas desde a gestaçãopelos voluntários da Pastoral da Criança. Mariadas Graças Ferreira de Souza, hoje

Coordenadora de Ramo, levava sua filhaMariany Ferreira de Souza nas visitas e nasCelebrações da Vida. Agora, Mariany junto comsua amiguinha Letícia Silva Pereira, chegaram eppediram para fazer a Capacitação. Quandoperguntei por que elas queriam fazer acapacitação, Letícia respondeu: “porque assimvou ser uma líder da Pastoral e vestir a camisa.Quero ir com minha mãe fazer visitas e ajudarnas Celebrações da Vida. Gosto de brincar comas crianças”. Percebi, nas meninas, o quanto éimportante o estar junto, a formação cristã,  ocarinho dos pais, que é a base de tudo. Essasmeninas são muito bem-vindas à famíliaPastoral da Criança. Que seu exemplo façamuitos jovens perceberem o valor de fazer algopelo bem da comunidade.

Colaboração: Rita Mattiello Mauri

São Mateus • Espírito Santo

Líderes Mirins.

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 6

Page 7: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

07fevereiro/2012

Comunidades

Visita

Visita do Padre Marcio Menezes, vestindo acamisa da Pastoral da Criança, no Dia daCelebração da Vida, na comunidade IrmãDulce.

Colaboração: Nelia N. Vasconcellos • Coordenadora de Setor

São Salvador – Região IV • Bahia

Líderes e família da comunidade.

Dia de festaA Paróquia São José Operário, em Macaé,

realizou uma verdadeira Festa da Vida com ascrianças e famílias da comunidade. O Padre LuizFernando  compareceu e ficou muito animadocom tudo. As famílias se reuniram, brincaram eainda receberam uma barra de sabão caseiro,sabão que futuramente será fabricado e vendidona comunidade. O lanche foi suco natural e broa.

As crianças foram pesadas, receberam umpresente e ouviram histórias. Teve a participaçãotambém das coordenadoras de Ramo e de Setor,das líderes da comunidade e do casal que abriuas portas de sua casa para que tudo se realizasse.Que Deus abençoe a todos.

Colaboração: Coordenação do Setor

Nova Friburgo - Rio de Janeiro

Líderes e famílias acompanhadas.

Encontro

A área I da Pastoral da Criança emPalmeira dos Índios, Alagoas, na SemanaNacional do Aleitamento Materno, realizou oII Encontro de Líderes, Gestantes e Nutrizesno Colégio Estadual Humberto Mendes. Oevento envolveu líderes, gestantes e nutrizes,da referida cidade e os líderes de Quebrangulo

e Estrela de Alagoas. O evento teve início às 9horas com a Celebração Eucarística, presididapelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontesde Matos. Contamos com a participação daCoordenadora Diocesana, Aurina Santana, eda Coordenadora Estadual, Amparo Torres.

A enfermeira Terezinha Cordeiro e anutricionista Silvia Maria Dias conduziram apalestra sobre aleitamento materno. Oslíderes tiveram seu momento dedesconcentração participando de umagincana, liderada por Lídia e Charles André.As equipes vencedoras receberam troféus.

O encerramento do encontro se deu comum gostoso almoço, feito com muito amor.

Colaboração: Cícera Nonato Sá de Assis• Coordenadora de Área

Palmeira dos Índios • Alagoas

Celebração Eucarística.

Aniversário de 23 anosAconteceu no dia 14 de agosto de 2011 a

Celebração de 23 anos de Missão, amor edoação a serviço da vida, no Ramo SantaTerezinha. O momento foi marcado por umaCelebração Eucarística presidida pelo PadreRoberto e seguida de apresentações de danças

das adolescentes que são líderes mirins, dançasde crianças e jogral feito pelas mesmas. Logo emseguida, houve depoimentos de pessoas que aolongo desses 23 anos contribuíram para essaMissão de salvar vidas com ações simples. Noencerramento foi distribuido um lanche.

Coroatá • Maranhão

24 anosUma comemoração na Paróquia Santa Rita

celebrou os 24 anos de atuação da Pastoral daCriança em São Carlos. A Pastoral da Criança,em São Carlos, acompanha em torno de 900crianças e a Prefeitura contribui com repassesde verbas à entidade. “Nesses 24 anos de atuação,nos orgulhamos do trabalho sério que a Pastoraldesenvolve no trato da saúde das crianças deSão Carlos e do Brasil”, observou o coordenadordiocesano da Pastoral em São Carlos.

A Pastoral da Criança é um Organismo de

Ação Social da Conferência Nacional dos Bisposdo Brasil – CNBB, e tem como objetivo épromover o desenvolvimento integral decrianças entre 0 e 6 anos de idade em seuambiente familiar e em sua comunidade,contribuindo, assim, para a redução damortalidade infantil.

A Pastoral da Criança foi fundada pelamédica pediatra e sanitarista Zilda Arns, queesteve em São Carlos em março de 2008 parareceber o título de Cidadã Honorária.

São Carlos • São Paulo

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 7

Page 8: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

08fevereiro/2012

Comunidades

Encontro especialNo dia 20 de novembro de 2011, a

Arquidiocese de Londrina reuniuaproximadamente mil e duzentos líderes daPastoral da Criança. O Encontro foi naEscola Profissional e Social do Menor deLondrina Epesmel, em Londrina. O objetivodo encontro foi proporcionar a troca deexperiências entre os líderes da região econfraternização.

De acordo com a CoordenadoraDiocesana da Pastoral, Maria BrígidaSampaio, “nesse Encontro, os líderespuderam trocar experiências e pensar notrabalho em 2012”. Em 2011, o trabalhorealizado pela Pastoral junto àscomunidades carentes, procurou dar umaatenção ainda maior às gestantes através dochamado Mutirão em Busca das Gestantes,

que visa apoiar as futuras mamãesorientando sobre a importância do pré-natale os cuidados durante a gestação.

A Coordenadora Nacional da Pastoral daCriança, Irmã Vera Lúcia Altoé, estevepresente para falar aos líderes. O encontrocomeçou com um café da manhã, seguido deuma missa e terminou com o almoço.

O ano de 2012 começou com uma novaCoordenadora Diocesana. Os coordenadoresparoquiais e de área da Pastoral da Criançaescolheram a nova Coordenadora daPastoral da Criança da Arquidiocese deLondrina. A nova Coordenadora é DivaLucia da Cruz Pereira, que atua no setor definanças da Pastoral. Maria Brígida Sampaiodeixou a Coordenação Diocesana, mascontinua agora como Coordenadora da

Província de Londrina, da Pastoral daCriança: um novo desafio.

Colaboração: Irene Alves • Comunicação da Pastoral da Criança - Londrina

Londrina • Paraná

Os líderes e o Jornal da Pastoral da Criança

Espaço do líder

“Há 10 anos faço parte da Pastoral daCriança, uma Pastoral em que nesseslongos anos fui aprendendo a ver o outrocom muito carinho e a me questionar oporquê de tanta carência, de tantanecessidade em que vivem essas criançasque acompanhamos e porque senti tantaforça de abraçar e servir a esta Pastoral. Aresposta não demorou a vir: veio quandoli um artigo do Jornal da Pastoral (Fé e Vida– O que significa unir fé e vida) escrito peloPadre Angelo Carlesso. Foi incrível asensação que senti. Realmente, possochamar de mística. Em novembro de 2007,no mesmo jornal e na coluna Fé e Vida lium artigo que fazia a pergunta: Vale apena ser líder da Pastoral da Criança? Oartigo foi escrito pela Irmã Maria Helena

Serrano.Quantas histórias de líderes não foram

mudadas através desses artigos do Jornal?Estou escrevendo para agradecer pelosartigos escritos para nós líderes da Pastoralda Criança. Afirmo que não faz muitotempo eu quis deixar a Pastoral, jogar tudopara o alto, sem pensar nas consequênciasque essa atitude me levaria. Rezei muito,pedi a Deus uma luz. Não demorou paraeu ter algumas respostas. Ao buscá-lasencontrei respostas em cada artigo que fuilendo no Jornal da Pastoral, alguns escritospela Dra. Zilda Arns. A cada leitura, eforam muitas, o meu coração foi seanimando. Fechando os olhos, vi o íniciode tudo, as nossas dificuldades, e mepreguntei: o que realmente estou

pensando em fazer? A resposta me veio:não abandone as nossas crianças, elasprecisam de você! Após esta respostasilenciosa continuei na Pastoral, pois amaior riqueza de nossas vidas é servir e sefor a criança ainda melhor. Hoje, procurodriblar as diferenças e indiferenças e vouseguindo agradecendo a Deus por colocaresta Pastoral na minha vida. Agradeçomuito a esse Jornal que nos leva aconhecer melhor a história de cadacomunidade, sem contar a força que elenos dá através de tantos artigos, como APalavra do Pastor e as mensagens. QueDeus abençoe cada vez mais todos vocês,para continuarem tendo palavras de luz.

Colaboração: Dinalva • líder em São Paulo – São Paulo.

Celebração Eucarística.

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 8

Page 9: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

09

Lider, você é feliz na Pastoral da Criança?Então, passe essa idéia para mais um! Convide mais alguém para ser líder da

Pastoral da Criança. Há muitas pessoas na comunidade que, com certeza,gostariam de fazer parte dessa grande rede de solidariedade e amor ao próximo.Portanto, Convide + 1.

Se cada líder conseguir mais um voluntário para a Pastoral da Criança,poderemos chegar a mais comunidades e acompanhar mais famílias e gestantes.

Convide + 1. Divulgue essa ideia.

Convide + 1

fevereiro/2012Comunidades

Dia de Oração

O Setor Limeira mobilizou todas ascomunidades para o Dia de Oração e Ação pelaCriança. Todos os municípios e comunidadesorganizaram eventos locais.

Começamos no dia 13 fazendo a oração emtodas as missas e também falamos da higienedas mãos, sobre alimentação saudável e hortas.Depois nos reunimos em praça pública comdiversas atividades que envolveram apopulação em geral.

Colaboração: Maria Mesquita

Limeira • São Paulo

Orientação sobre alimentação saudável.

PrêmioÉ com imensa alegria que queremos

prestar a nossa homenagem aos líderes eequipe de apoio. O motivo é que mais umavez a nossa Pastoral da Criança foiclassificada em 1º lugar na Diocese de SeteLagoas.

A você, líder, que visita as famílias comgrande vigor, porque é alimentada com aforça da Palavra de Deus, que é a alma detoda ação evangelizadora, voltada para osprediletos de Jesus, que são as criancinhas,o nosso muito obrigado!

A você, líder, que ensina através dodiálogo e da ternura tantas crianças egestantes a valorizar, a amar, a respeitar avida como o maior dom de Deus, o nossomuito obrigado!

A você, líder, quando se reúne todos osmeses para refletir e avaliar os problemasdas crianças e tentar buscar solução,partilhando experiências, o nosso muitoobrigado!

Merece especial destaque a nossaequipe de apoio. É de grande valia eempenho dessas pessoas que trabalham ededicam-se tanto para que o lanche dascrianças seja saboroso.

Por isso, o melhor modo de comemoraresse primeiro lugar, seria encontrar

maneiras de fortalecer a Pastoral daCriança em nossa comunidade.Aproveitem líder e equipe de apoio, essemomento tão especial para convidar maispessoas para serem membros da Pastoralda Criança, bem como mais famílias egestantes para fazerem parte dessa grandefamília.

Nesse clima de alegria, gostaríamos determinar essa pequena homenagem,implorando a Jesus que continueabençoando a vocês líderes e equipe deapoio, que contribuem para que todas ascrianças tenham vida e a tenham emabundância.

Colaboração: Neuza Xavier Vieira

Sete Lagoas • Minas Gerais

Celebração Eucarística.

Paz

Ramo Nossa Senhora da Guia. A Pastoral daCriança deste Ramo foi convidada a participarda Passeata pela Paz. Líderes, mães e ascrianças acompanhadas marcaram presença.Participaram também várias entidades. Todosunidos em prol de um único objetivo: a Paz. Apresença do Pároco, Sérgio, animou todos nacaminhada.

Colaboração: Nice de Almeida

Campo Grande • Mato Grosso do Sul

Caminhada pela Paz.

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 9

Page 10: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

10fevereiro/2012

Comunidades

Ação pela vidaA Abertura da Semana de Ação e Oração

pela Vida foi celebrada na Paróquia de SãoVicente Férrer em Lavras da Mangabeira comabertura no dia 13 com Missa em Ação deGraças, celebrada pelo Pe. Benedito Alves. Oslíderes voluntários estiveram presentescelebrando esse grande dia. Na ocasião, foidistribuída a oração aos presentes na Missa. Opadre fez um breve relato sobre a Missão daPastoral da Criança na Paróquia e sobre seubelíssimo trabalho de Missão e Ação pela vida.A campanha está sendo realizada em todas asComunidades com Pastoral da Criança. Ondenão há Pastoral da Criança com ajuda dopadre foi distribuído o material para as redesde comunidades fazendo com que naquelasemana a oração fosse celebrada em todas ascomunidades, do Município de Lavras daMangabeira. A Missa foi transmitida pelaRádio Vale do Salgado, grande parceira nadivulgação das Ações da Pastoral da Criança.Foi também divulgado essa semana de oraçãopela Rádio Boqueirão, outra parceira nadivulgação das Ações da Pastoral da Criança.

Após a Missa, houve confraternização comtodos os líderes no salão paroquial. O padreencerrou a Missa convidando todos os líderesvoluntários a se dirigirem a frente do altar paraque o mesmo enviasse todos nessa semana deMissão. Encerrando a Missa o CoordenadorPedro Pereira Marcos fez uso da palavrafalando sobre início da Pastoral da Criança ecomo está a sua atuação hoje além de fazerum convite as pessoas para serem voluntáriosda Pastoral da Criança ou parceiros.

Colaboração: Pedro Pereira Marcos

Crato • Ceará

Celebração pela Vida.

Formação ContínuaA Pastoral da Criança da Diocese de Santo

Ângelo priorizou, para no ano de 2011, acapacitação de capacitadores de FormaçãoContínua Integrada nas cinco Áreas: SantoÂngelo 03 de agosto, Cerro Largo 16 deagosto, Três de Maio 19 de julho, Santa Rosa05 de setembro e São Luiz Gonzaga 22 desetembro.

Participaram da Formação ContínuaIntegrada todas as coordenadoras de Ramo,de Área, os Capacitadores de todas as AçõesBásicas: Guia do Líder, Brinquedos eBrincadeiras, Alimentação e Hortas, SaúdeBucal e Articuladores.

Foram momentos fortes de formação, boaaceitação e comprometimento por parte dosCapacitadores para fazer chegar esta

formação através de oficinas a todos oslíderes nas comunidades.

Perceber que estas oficinasproporcionaram qualificação e maiormotivação para a Missão do cuidado da Vida.

Missão e Testemunho: A Pastoral daCriança na Diocese de Santo Ângelo, dentrode suas prioridades oportunizou umEncontrão de Líderes para os líderes dascinco Áreas que são: Santo Ângelo, CerroLargo, Três de Maio, Santa Rosa e São LuizGonzaga com o tema Espiritualidade eMissão dos líderes junto às comunidade efamílias com quem trabalham.

Estes foram momentos fortes deinteriorização pessoal e um reforço espiritualpara sua Missão de líder comunitária: na

Visita Domiciliar, na Celebração da Vida e naReunião de Reflexão e Avaliação.

De acordo com testemunho dos líderes,percebemos o seu encantamento e amotivação para continuar sua missão devalorização e cuidado da vida.

Santo Angelo – Rio Grande do Sul

Líderes se reúnem em Celebração.

AtividadesA Pastoral da Criança do Setor de Coxim

continua com os seus trabalhos deacompanhamento das crianças e das Gestantes.Poderia ser muito melhor se tivéssemos maislíderes para atingir todas as famílias que maisprecisam em todas as paróquias de nossa diocese.

Somos agradecidos pela graça de Deus de tudoo que temos feito na Evangelização das crianças.Agradecemos também as informações, asCapacitações, as Reuniões de Reflexão e deAvaliação, as Assembleias que nos fortalecerammais nossa missão na Pastoral.

Também queremos agradecer a Deus pelanova Coordenadora Diocesana que estáassumindo e levando avante toda a programaçãodo bom desempenho da Pastoral da Criança naDiocese. Desejamos a Nilza muita luz edisposição para o trabalho, À Helenaagradecemos pelo apoio que nos deul. E assimcontamos com a colaboração de todos para quesempre mais crianças e mães gestantes possamosacompanhar e juntos vivermos o projeto de Jesuspara que todos tenham uma vida digna, cheio deamor e de esperança.

Coxim • Mato Grosso do Sul

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 10

Page 11: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

11fevereiro/2012

Comunidades

Dia de Oração e AçãoA Pastoral da Criança da Arquidiocese de São

Paulo celebrou de modo especial o Dia Mundialde Oração e Ação pelas crianças. Foi muito alegree emocionante nossa celebração, contando comas crianças da Pastoral da Criança e da Pastoraldo Menor.

Dia Mundial de 

Oração e Ação pelas Crianças

Dia 20 de novembro, Dia da Convenção sobreos Direitos das Crianças, é celebrado o DiaMundial de Oração e Ação pelas Crianças. Acidade de São Paulo foi representada pelas suasregiões – Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa,Santana e Sé. O Pe. Clistenes Natal e Padre JoséBizon representaram o Cardeal Arcebispo de SãoPaulo, D. Odilo Pedro Scherer. Celebramos no dia19 de novembro de 2011, esta data de extremaimportância com a colaboração do ComitêGestor da GNRC – Rede Global de Religiões pelaCriança, juntamente com Risho Kossei Kai doBrasil que nos acolheu, representada por NíciaKishi; da Igreja Metodista e Clai do Brasil

representada pelo Rev. Luiz Carlos Ramos;Ramakrishna Vedanta Ashrama, representadapelo Noviço Shankara. Todos estes participantesse envolveram em todo o processo de preparaçãodo evento e com isso realizamos uma celebraçãoalegre, festiva e emocionante. Durante o canto eao som de sinos, bolas grandes coloridas foramtrazidas. Todos puderam brincar com elas epétalas de rosas foram derramadas sobre ospresentes. Para promovermos ainda mais estaação inter-religiosa, contamos com aparticipação de 100 adultos e 150 crianças doSetor Sé, Setor Brasilandia, Setor Ipiranga e daPastoral do Menor que foram acolhidas com ascontadoras de histórias, Flora Molinari e VastiRamos, da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí,Projeto Contador de história e com a animaçãode Lisete Espindola no teclado e Rosina, líder daPastoral da Pessoa Idosa, que fez a leitura daOração pelas crianças, enquanto os adultosestendiam as mãos em direção a elas. As criançasinteragiram e participaram ativamente de todas

as atividades, mostrando-se alegres em poderestar nesta celebração destinada a elas.

O momento da bênção foi um momento deforte emoção. As crianças entregaram flores aoslíderes religiosos presentes, onde cada umproferiu sua bênção, conforme sua tradição.

Deixamos como compromisso concreto desteano o nosso empenho em combater cada vezmais a violência contra todas as crianças.

Colaboração: Maria do Rosário Gazzola de Souza

São Paulo – Arquidiocese • São Paulo

Evento na praça.

Evento

A Comunidade Nossa Senhora do PerpétuoSocorro, da Paróquia Sagrado Coração deJesus, fez um festival de sorvete, feito com suconatural, em prol do Natal das crianças. Oevento foi um sucesso. Contamos com aparticipação de todos os líderes eagradecemos a todos pela participação.

Diamantina • Minas Gerais

Líderes.

Encontro de líderesAconteceu no Ramo Senhor do Bonfim o

Encontro Anual de nosso Bispo, Dom NelsonWestrupp, com os líderes do Setor. Esseencontro é agendado pelo próprio Dom Nelsoncom objetivo de estar sempre próximo às suasovelhas e orientá-las em seus caminhos. Desdeque assumiu esta Diocese, Dom Nelson fazquestão de uma manhã para trabalhar areligiosidade nos líderes que vêm se esforçandonesse trabalho de acompanhamento eorientação às famílias, crianças e gestantes denosso Setor. Outro evento foi a Missa em Açãode Graças pelos 24 anos de trabalho na Diocesede Santo André. Realizada na Paróquia NossaSenhora de Fátima, gentilmente aberta asportas pelo Padre Renatinho. A missa foicelebrada pelo Padre Wanderson, que desde aépoca de Seminarista acompanha o trabalhodesse Setor no que diz respeito à Pastoral da

Criança. Foi lembrado a importância dotrabalho, neste início do Ano Jubilar que deveráser intensificado com 2 grandes desafios: Oprimeiro, que cada líder traga mais um líder e osegundo, que cada líder cadastre uma gestante.Participaram do Encontro cerca de 300 líderes.

Colaboração: Elisabete Sorvilho Alves.t

Santo André • São Paulo

Encontro reúne líderes do Setor.

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 11

Page 12: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

A Pastoral da Criança nos permite entrar em todas as casas e chegar atodas as famílias, venham ou não à Paróquia, pertençam ou não à Igreja.

D. Ap. 371: "... objetivos e métodos de trabalho... e a procura dos meiosnecessários, que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pessoas, modeleas comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante otestemunho dos valores evangélicos''. ... "

D. Ap. 372: "Levando em consideração as dimensões de nossasparóquias, é aconselhável a setorização em unidades territoriaismenores, com equipes próprias de animação e coordenação quepermitam maior proximidade com as pessoas e grupos que vivemna região ..."

Missão Continentalfevereiro/201212

A Pastoral da Criança tem lugar na periferia e em áreas de marginalização urbana e rural. Sai e chega nas casas maisdistantes das Paróquias.

D. Ap. 370: "A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação parauma pastoral decididamente missionária... com novo ardor missionário, fazendo com que a Igreja se manifeste como mãe quevai ao encontro, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária ... "

Sair • ir ao encontro

Foto

: Son

ia P

rati

Pastoral da Criança

instrumento privilegiado para a Missão Continental

Entrar • Dialogar

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 12

Page 13: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Missão Continentalfevereiro/2012

13

Frequentar • AcompanharVoluntários locais da Pastoral da Criança realizam visitas pessoais permanentes às famílias,

mensalmente, como nenhum outro grupo. D. Ap. 363: " ... o testemunho de proximidade que entranha proximidade afetuosa, escuta,

humildade, solidariedade, compaixão, diálogo, reconciliação, compromisso com a justiça social ecapacidade de compartilhar, como Jesus o fez".

AnunciarAo acompanhar a vida diária das mães e dos seus

filhos, os voluntários da Pastoral da Criança anunciam aBoa Notícia encarnada na vida.

D. Ap. 372: "... fidelidade na imitação do Mestre,sempre próximo, acessível, disponível a todos,desejoso de comunicar vida em cada região da terra."

O caminho da formação permanente, através da mesma tarefa, dos voluntários nos meios mais populares permitea promoção do voluntariado missionário.

D. Ap. 371: "O projeto pastoral da Diocese, caminho da pastoral orgânica, deve ser resposta consciente e eficazpara atender às exigências do mundo de hoje, com “indicações programáticas concretas... formação e valorizaçãodos agentes...". D. Ap. 372 " É recomendável que os agentes missionários promovam a criação de comunidades defamílias que fomentem a colocação em comum de sua fé cristã e das respostas aos problemas."

Formar

Colaboração: Monseñor Del Castillo • Bispo Presidente do Conselhode Administração da Pastoral da Criança Internacional e Equipe.

Foto

: Ace

rvo

Past

oral

da

Cria

nça

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 13

Page 14: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Guia do Líderfevereiro/201214

A Pastoral da Criança faz um trabalhode acompanhamento de gestantes ecrianças e de promoção dodesenvolvimento infantil que temreconhecimento em todo o mundo. Por isso,teve apoio para atuar em outros paísesentre eles Angola, país da África, onde aspessoas falam o português, mas comsotaque de Portugal e usam algumaspalavras diferentes das que usamos noBrasil. Em Angola também são diferentes asorientações de ministérios como o de Saúde(por exemplo: vacinas, Cartão da Criançae Cartão da Gestante). Há diferençatambém em leis que temos na nossaConstituição. Eles não têm o Estatuto daCriança e do Adolescente (ECA), entreoutras. Mas como as diferenças seriampoucas, resolveu-se utilizar o Guia do Líderque usamos no Brasil. Depois de conversascom as pessoas que estão implantando aPastoral em Angola, de pensar como sepoderia introduzir mudanças sem prejudicara leitura e uso do Guia no Brasil, viu-se quea melhor solução seria fazer uma ediçãodo Guia do Líder na qual seriam colocadasas mudanças que facilitassem o uso emAngola, mas sem prejudicar o uso peloslíderes e outras pessoas no Brasil, que sãoa maioria.

A seguir estão explicadas as mudanças. 1- Informações que são específicas para

o Brasil relativas à legislação, à normas ecartões do Ministério da Saúde, à normasdo Ministério da Educação, ao ECA, entreoutras, ficam num “Box” de fundo verdeque tem no lado direito, em letra bempequena, orientação para que as pessoasque vão utilizar em Angola procurem asinformações específicas no Caderno doLíder que vai ser feito para o país. O nossoCaderno continua igual. Vejam exemplo do

primeiro Box que aparece no Guia e estána página 13.

2 - Palavras que podem ter oentendimento comprometido, como miúdose vísceras, foram trocadas pela palavra queé compreendida igual nos dois países. Nocaso ficou vísceras, pois miúdos para elessão as crianças pequenas. Quando apalavra usada em Angola é diferente, nós acolocamos entre parênteses, por exemplo:pressão (tensão) alta, geladeira(geleira),polenta (fungi).

3 - Fotos: algumas fotos foram trocadaspara facilitar a identificação e envolvimentocom o Guia do Líder pelo pessoal deAngola, bem como para mostrar para osbrasileiros a realidade do país irmão.

4 - Em algumas páginas, para facilitar aleitura, houve mudança na ordem dosparágrafos.

5 - Foi modificado o texto de algumaspáginas da Celebração da Vida 184 a 186nas páginas 15, 16 e 17 deste jornal. Esse

texto já havia sido atualizado no Guia doLíder para países de língua espanhola. Foinecessário mudá-lo para reafirmar que oDia da Celebração da Vida não se resumea pesar crianças e sim a ser momento decompartilhar conquistas, informações edificuldades com as famílias; momento dascrianças poderem brincar juntas, enfim detodos saírem enriquecidos e animados.(Nas páginas 15, 16 e 17 desse jornal).

6 - Na página 164 foi acrescentada anova figura da Campanha do Antibiótico efeitas pequenas adaptações para ficar deacordo com a Campanha.

Como puderam ver, as modificaçõesfeitas nessa edição são poucas e nãointerferem no conteúdo, nem na formagráfica de apresentação do Guia.

Portanto, o “Guia do Líder” que asnossos líderes têm agora NÃO devem sersubstituídos.

O Guia do Líder da Pastoral da Criançapara países de língua portuguesa só deveser entregue para novos líderes durante suacapacitação. Assim estaremos evitando odesperdício de recursos como árvoresderrubadas para fazer papel, diminuindo apoluição do ar pelos caminhões aorealizarem a entrega dos novos livros. Alémdisso, o gasto de dinheiro com a impressãoe entrega de um número muito grande deGuias do Líder gastaria recursos que aPastoral da Criança precisa paraacompanhar todas as gestantes e criançaspobres, continuando assim o projeto deJesus aqui na terra, que é sua Missão:

“Eu vim para que todos tenham vida e atenham em abundância.” (Jo10,10)

Guia do Líder

Para enfrentar o desafio de salvar a vida dos pequeninos e decontribuir na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimentodeles, a Pastoral da Criança acompanha gestantes e crianças atécompletarem seis anos de idade. Seu trabalho, como Jesus fez, é paracom os mais necessitados. Procura atuar, principalmente, junto àsfamílias mais pobres, que enfrentam maiores dificuldades por viver emcondições muito difíceis.

Com esse trabalho, a Pastoral da Criança está ajudando as famílias alutar por acesso a direitos sociais básicos, tal como está na ConstituiçãoBrasileira, no Capítulo II – DOS DIREITOS SOCIAIS, artigo 6º: "São direitossociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, aprevidência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistênciaaos desamparados, na forma desta Constituição".*

13

Missão do líd

er da

Pastoral da Criança

Eli P

io

Info

rmaç

ões

para

o B

rasi

l. Ve

ja n

o Ca

dern

o do

Líde

r as

info

rmaç

ões

espe

cífic

as d

e se

u pa

ís.

Colaboração: Márcia MamedeAssistente Técnica da Pastoral da Criança

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 14

Page 15: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Guia do Líderfevereiro/2012

15

184

Líder, por que reunir as famílias na comunidade?

É a família que satisfaz, nos primeiros anos de vida da criança, suasnecessidades de saúde, alimentação, afeto, brincadeiras, comunicação,segurança e aprendizagem. É também nela que a criança vai começar aconquistar sua autonomia. Portanto a família precisa ser valorizada nassuas possibilidades de discutir, refletir e definir sua forma de criar eeducar suas crianças.

Quando as famílias estão reunidas para celebrar a vida, elascomemoram as conquistas alcançadas por suas crianças, percebemdificuldades em comum que podem ser enfrentadas e superadas juntocom os outros. Os pais de crianças que estão desnutridas, obesas,doentes ou de crianças que não estão encontrando oportunidades parase desenvolver vão perceber que não estão sozinhos e que juntospoderão descobrir formas de enfrentar as dificuldades.

Arq

uivo

Pas

tora

l da

Cria

nça

O bebê de quatro e

cinco meses

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 15

Page 16: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Guia do Líderfevereiro/201216

185

O bebê

de quatro e

cinco meses

Quando você vê uma criança que apresenta algum problema emrelação aos indicadores que estão no Caderno do Líder e conversasomente com a família, os pais podem achar que ela está assim porqueeles não estão sabendo cuidar bem dela. No entanto, sabemos que asfamílias querem o melhor para as suas crianças. Com certeza, elas jáfizeram tudo o que sabiam e podiam para resolver a situação. Então,uma das coisas que poderia ajudar aos pais a mudar essa situação é acomunidade se unir para buscar soluções.

Nas conversas com as famílias o melhor é não citar, por exemplo,nomes de crianças que estejam desnutridas ou obesas, ou que nãotenham alcançado as conquistas apontadas nos indicadores, e simprocurar descobrir a causa e o que pode ser feito para resolver oproblema.

Portanto, é importante incentivar as famílias a participarem do diada Celebração da Vida.

Eli P

io

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 16

Page 17: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Guia do Líderfevereiro/2012

186

O bebê de quatro e

cinco meses

O dia da Celebração da Vida precisa ser preparado com muito amor.É bom contar com a ajuda de todos os líderes, de pessoas da famíliacomo mães, pais e avós e da comunidade, para juntos organizarem essedia, preparando:

• Uma acolhida carinhosapara as crianças e seusfamiliares.

• Uma espiritualidade alegreque agrade às crianças.

• Um gostoso lancheenriquecido comalimentos regionais.

• Um local com brinquedose brincadeiras para ascrianças.

• Uma pessoa para distrairas crianças para os líderespoderem conversar melhorcom os pais.

A conversa com mães pais e familiares é uma boa oportunidade paraa construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento das crianças.Mas, conversar com os pais implica em estabelecer um verdadeiro diálogo.Esse diálogo necessita que vocês, líderes, tenham uma atitude de aberturaàs pessoas da família para perceber o que dizem e responder a elas,sentirem-se responsáveis por elas. Com isso vocês estarão facilitando a quepais e familiares encontrem apoio e se sintam fortalecidos.

Ao terminar as atividades do dia da Celebração da Vida é importanteque os líderes se reúnam para avaliar como foi a atividade, observandose faltou alguma coisa, o que deu certo e o que pode ser melhorado napróxima celebração.

Clau

sen

Boni

fáci

o

17

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 17

Page 18: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Campanha da Fraternidadefevereiro/2012

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove aCampanha da Fraternidade desde 1964. Em 2012, o tema daCampanha é “Fraterni dade e Saúde Pública”. O lema: “Que a saúdese difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).

Esta Campanha pretende sensibilizar a todos sobre a promoção dasaúde e práticas de vida saudável, debater sobre o acesso àassistência de saú de pública e refletir sobre os cuidados com asaúde, ajudar quem está doente e melhorar o sistema público desaúde.

O cartaz da Campanha da Fraternidade é inspirado na passagemdo Bom Samaritano, que se dispõe a ajudar a pessoa que necessitade cuidado (Lc 10,29-37). O aperto de mãos entre o profissional desaúde e quem usa os serviços alegra, acolhe e traz confiança.

O texto base da campanha descreve que “se é dever do Estadopromover a saúde por meio de ações preventivas e ofere cer umsistema de tratamento eficaz e digno a toda população, também éresponsabilidade de cada família e cidadão assumir um estilo de viverque, por meio de hábitos saudáveis e de exames pre ventivos,contribua para evitar as doenças.”

Nas línguas antigas era comum utilizar a mesma palavra paraexpressar saúde e salvação. Na língua grega, a palavra “soter” éaquele que cura e ao mesmo tempo é salvador. Em latim, a palavra é“salus”. Este entendimento de que saúde do corpo está ligada àsaúde da alma passou por muitas transformações. A ideia do castigopara os doentes foi superada. Doenças agora podem ser estudadas,prevenidas e curadas. Recentemente, a Organização Mundial deSaúde (OMS) declarou que saúde não é apenas ausência de doenças,mas o bem-estar físico, mental, social e espiritual.

O surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição de1988 marca o início da responsabilidade do Estado com a saúde,com a participação da comunidade no planejamento e oferta decuidados em saúde.

Ao citar publicações da Igreja, o texto base da Campanha daFraternidade descreve a saúde como con dição para odesenvolvimento pessoal e comunitário, a partir da responsabilidadedo Estado, e iniciativas que relacionam saúde com alimentação,educação, trabalho, renda, promoção das pessoas e meio ambiente.As ações devem ser cooperativas. Tem como foco promover a saúde,defender a vida e entender como as causas sociais e as desigualdadesinfluenciam os aspectos físicos, mentais e espirituais das pessoas.

Portanto, como afirma o documento da campanha, “além dacaridade na atenção aos enfermos, é necessário empenho pormudanças nas estruturas que geram enfermidades e mortes. Taisestruturas tornam-se visíveis nas situações de exclusão, na falta decondições adequadas e dignas de vida e no descaso, em certascircunstâncias, no atendimento oferecido aos usuários do sistema desaúde.”

Contribuições da Igreja para a saúde

A Campanha da Fraternidade destaca a contribuição da Igreja para o cumprimento das‘Metas do Milênio’. Essas metas são compromissos do governo brasileiro perante acomunidade internacional, e a saúde ocupa o centro das propostas.

Nos últimos anos, as ações so ciais do governo e de entidades civis e religiosas forammarcadas pelo esforço para atingir as metas. Destacam-se as quatro metas a seguir:

Redução da Mortalidade InfantilO Brasil é um dos países onde mais se reduziu a mortalidade infantil: de 69,12 óbitos

por mil nascidos vivos, em 1980, para 19,88, em 2010, segundo dados da Revista TheLancet, em seu estudo Saúde no Brasil (2011). Este decréscimo de 71,23% é um avançopositivo e aconteceu basicamente graças ao SUS, à participação da sociedade e da Igreja -por meio da Pastoral da Criança, ao maior incentivo ao aleitamento materno.

A Pastoral da Criança, em suas ações, promove o desenvolvimento integral das criançaspobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitá rio, comações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. O índice de mortalidadeinfantil na Pastoral da Criança, em 2010, foi de 9,5 mortes para cada mil nascidas vivas,quase metade da média nacional.

Melhoria da saúde materna Graças ao envolvimento social expandiu-se, no país, o apoio integral às gestantes com o

oferecimento de orientação e su pervisão nutricional às futuras mães; a valorização da vida,a partir da gestação; a preparação das gestantes para o aleitamen to materno; oencaminhamento para as consultas de pré-natal. Um dos temas do assunto damaternidade, é o da gravidez na adolescência.

A assistência às adolescentes gestan tes deve prever orientações quanto a sua saúde eso bre os cuidados adequados com seus bebês e, em casos extremos de gravidezindesejada, sobre o encaminhamento para adoção.

Combate a epidemias e doençasNos últimos anos, a Igreja empreendeu ações de prevenção das doenças sexualmente

transmissíveis – DST, especialmente em relação a AIDS e a sífilis. Seus agentes estendemsua solidarieda de a pessoas e grupos com outras doenças como hanseníase, dengue,influenza e tuberculose.

As ações da Igreja também contribuem com a prática de hábitos e estilos de vidasaudáveis. Destaca o avanço da hipertensão (pressão alta) e diabetes. Com seus meios decomunica ção e de sua capilaridade, a Igreja participa de campanhas de esclarecimentossobre o câncer, o combate à dengue e ao consumo de álcool.

Garantia da sustentabilidade ambientalA Igreja está permanen temente preocupada com a preservação do meio ambiente e sua

sustentabilidade. Faz reflexões sobre a vida, especialmente sobre a vida humana, e comopodemos conviver com a natureza, sem destruir e preservar para o futuro.

A Igreja leva saúde e fraternidade para todos

18

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 18

Page 19: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Campanha da Fraternidadefevereiro/2012

Desafios para a saúde

Os desafios que, relacionados com a Campanha da Fraternidade, podem ajudaros líderes a compreenderem melhor alguns problemas encontrados nas visitasdomiciliares.

ViolênciaA violência dentro de casa se transformou em problema de saúde. A partir dos 4

anos de idade, os acidentes e a violência são as principais causas de mortes decrianças e jovens. No mundo inteiro a violência contra crianças e adolescentes é cadavez mais conhecida e divulgada. Muitas vezes ela é praticada pelos próprios pais ouresponsáveis. Acontece nas famílias pobres e ricas. As principais causas da violênciasão: o abuso do poder do mais forte contra o mais fraco, a reprodução da violência,ou seja, pais que quando crianças também foram maltratados, e a situação dafamília, como desemprego, álcool, drogas e falta de dinheiro.

Reflexão para a ação: A Pastoral da Criança propõe 10 Mandamentospara a Paz na Família. Vamos destacar três:

• Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio etome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.

• Procure resolver os problemas com calma e aprenda com assituações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.

• Respeite as pessoas que pensam diferente de você, poisas diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um epara o grupo.

ObesidadeDurante muitos anos a desnutrição esteve entre as

primeiras causas da mortalidade infantil. O quadro mudou e adesnutrição está sob controle na maior parte do país, ainda queexistam áreas com altos índices de desnutridos. A obesidade setransformou na vilã da história. Ela atinge muitos adultos e começaa se manifestar cada vez mais cedo nas crianças. O excesso de pesoatinge uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos.

A obesidade pode ser determinada durante a gestação e nos primeirosanos de vida. 'Uma pesquisa realizada pelo Instituto da Criança, em Londres,Inglaterra, acompanhou um grupo de crianças durante 14 anos, comparando aquelasque nos primeiros anos de vida foram alimentadas exclusivamente com leite maternocom as outras que receberam fórmulas infantis. Crianças que utilizaram leite de lataestavam mais obesas e com mais doenças do que as demais.

Todas as gestantes devem ser motivadas a amamentar exclusivamente até seismeses, e depois por mais 24 meses, em combinação com uma alimentaçãosaudável. O leite materno é rico em nutrientes, fornece proteção contra as doenças,como a diarreia, anemia e doenças respiratórias e protege contra problemas de saúdena vida adulta.

Reflexão para a ação: A Pastoral da Criança desenvolveu uma metodologia emSegurança Alimentar e Nutricional, baseada na troca de experiências sobre o plantio ecultivo de hortas domésticas. Com esta estratégia busca-se soluções de formaparticipativa e compartilhada entre as pessoas que vivem o problema nutricional,aqueles que querem resolvê-lo e os que podem colaborar para a mudança. Comocontribuir para incentivar o cultivo de uma horta em casa?

Gravidez na AdolescênciaA gravidez na adolescência tem sido motivo de grande preocupação

para a Igreja, o SUS e para toda a sociedade, pois traz sériasconsequências tanto para o adolescente como para seus pais e para todaa comunidade. Cerca de 17% das crianças nascem de mães adolescentese jovens.

Reflexão para a ação: Nas visitas domiciliares, os líderes da Pastoralda Criança encontram muitas adolescentes grávidas. Os líderes procuramacompanhar de perto as dificuldades e os riscos que essas jovens mãesenfrentam. Além de encaminhar a gestante adolescente para o pré-natal,na visita domiciliar o líder deve orientar a família sobre a necessidade deseu apoio e compreensão para que a adolescente viva esse momentocom serenidade, responsabilidade e amor.

Presença nos Conselhos de SaúdeA saúde está no topo da lista de prioridades das

pessoas. Afinal, “se temos saúde, o resto a genteresolve”, diz o ditado popular. A saúde

depende de cuidados pessoais, da ajudados outros e do esforço coletivo. O

Conselho de Saúde é um espaçopúblico que permite avanços nestastrês dimensões. A ConstituiçãoFederal garante a presença dacomunidade nas reuniões dosconselhos, como conselheiro desaúde ou como ouvinte oucolaborador. Isso significa que

participar do Conselho de Saúde é umdireto e um dever.

O Conselheiro é um voluntário e,portanto, deve ter compromisso com a

causa na qual acredita. Isso demanda trabalharcom amor, organizar-se com os outros e lutar para

que a sociedade tenha mais saúde, menos sofrimento eavance na justiça social. O gosto pelo Conselho de Saúde vem destaidentificação, mais ou menos como o “sapato que serve no pé”.

Na maioria dos municípios do país a Igreja participa dos Conselhos deSaúde por meio de representantes das Pastorais e entidades católicas.

Reflexão para a ação: com as ações da Pastoral da Criançaaprendemos que podemos evitar muitas doenças e sofrimentos. Como dizo ditado: “é melhor prevenir que remediar”.

O espaço dos Conselhos serve para educar, informar, comunicar. OsArticuladores da Pastoral da Criança contribuem para diminuir amortalidade infantil e ampliar o acesso aos serviços de saúde no tempocerto. O Conselho de saúde tem o dever de fiscalizar as ações e o uso dorecursos públicos, e fortalecer a atenção básica nas comunidades. Asreuniões são abertas ao público. Escolha participar das reuniões doConselho de Saúde como um gesto concreto desta Campanha daFraternidade. Colaboração: Clóvis Boufleur

Gestor de Relações Institucionais

19

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 19

Page 20: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Louvor a Mariafevereiro/2012

Com o apoio daConferência Nacional dosBispos do Brasil (CNBB), aPastoral da Criança pretendeenvolver Muçulmanos, Cristãose demais tradições religiosaspara homenagear Maria. A datapara lembrar Maria comoexemplo para todos é o dia daAnunciação do Anjo, em março.

“Eis que conceberás e darásà luz um filho, e lhe porás onome de Jesus”.(Lc 1,31)

O Alcorão, livro sagradodos Muçulmanos, menciona aVirgem Maria (Maryam) em 34locais em 12 capítulos. Tem umasurata (capítulo) intitulado“Surata Maryam” (19), com orelato da anunciação, gravidez enascimento de seu filho Jesus.No Líbano, a celebração que

homenageia Maria acontecedesde 2010, com feriado oficial.Esta celebração conjunta entreCristãos e Muçulmanos buscatambém colaborar para a Pazentre os povos e fiéis das duasmaiores religiões mundiais eserve de referência para aPastoral da Criança Internacionalatuar em países de maioriamuçulmana, especialmente naÁfrica e Ásia.

Uma frase emocionante foidita por Mohammad Sammak,Secretário Geral do Comitê parao Diálogo Cristão Muçulmano,em resposta ao convite feito pelaPastoral da Criança para vir aoBrasil homenagear Maria:“Estou pronto para ir onde aabençoada Maria quer que euvá... para o Brasil e além... gosto

de ver que comunidades cristãs emuçulmanas compartilham oamor de Maria e aqui ganhambênçãos”.

Líder, homenagear Maria éuma oportunidade para aPastoral da Criança e famíliasacompanhadas conheceremcom mais profundidade temasinspiradores dos exemplos deMaria. Ao visitar a prima Izabel,Maria nos ilumina nas visitas àsgestantes e no cuidado com agravidez desde a concepção.“Como mereço que a mãe domeu Senhor venha me visitar?Logo que a tua saudaçãoressoou nos meus ouvidos, omenino pulou de alegria no meuventre” (Lucas 1,43-44).

Maria, exemplo para todos nós!

20

Colaboração: Clóvis BoufleurGestor de Relações Institucionais

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 20

Page 21: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Desde o ano de 2009 a Pastoral da Criançavem desenvolvendo ações sobre o tema“Dormir de barriga para cima é mais seguro”. Amorte súbita em bebê não tem causa definidae ocorre durante o sono. O diagnóstico é feitoquando não há outra explicação para a morte.

A campanha lançada pela Pastoral daCriança e estruturada por pesquisa realizadana cidade de Pelotas e por campanhas epesquisas internacionais, como EUA eInglaterra, orienta que colocar o bebê paradormir de barriga para cima diminui em 70% amorte súbita no bebê.

Isso tem explicação: o bebê que dorme delado ou de bruços respira o mesmo ar queexpira, isto é, o bebê inala um ar rico em gáscarbônico e pobre em oxigênio, realizandouma asfixia, onde o bebê fica sem oxigêniopodendo chegar ao óbito. A questão sobre omodo ideal de colocar a criança para dormir écontroversa. Muitas mães têm medo decolocar o bebê dormindo de barriga para cima,pois podem engasgar com o próprio vômito.

No entanto, Cesar Victora, doutor emEpidemiologia, pesquisador da UniversidadeFederal de Pelotas, ressalta que é preferível obebê estar sujeito a sofrer engasgo do quecorrer risco de morte. Ao engasgar, o bebê temo reflexo da tosse, que logo chama a atenção

dos pais. Já inalando um ar rico em gáscarbônico, o bebê está sujeito a morrer“silenciosamente”.

Líder, lembre de conversar com asgestantes e mães de bebês sobre essacampanha e repasse para elas as orientaçõesde colocar o bebê para dormir sempre debarriga para cima; amamentar até o 6º mêssomente com o leite materno; não fumar enem deixar que fume na presença de criançaspequenas; não agasalhar demais o bebê edeixar fora do berço travesseiros, brinquedos eoutros objetos fofos.

Aproveite também as Reuniões de Reflexãoe Avaliação para conversar com os outroslíderes da sua comunidade sobre a melhormaneira de utilizar os materiais dessacampanha. Você pode distribuir os folhetosexplicativos para as gestantes e famílias combebês, espalhar os cartazes pela comunidade,na Igreja, nos ônibus e outros espaços degrande circulação. Também aproveite oMutirão em Busca da Gestante e organize umaRoda de conversa com elas para juntasconversarem sobre o assunto.

Com esse gesto simples e essas orientações,podemos salvar a vida de muitas crianças egarantir que elas possam crescer fortes,saudáveis e alegres.

Aprendendo Maisfevereiro/2012

Dormir de barriga para cima é mais seguro!Cidadania

Clóvis BouflerGestor de Relações Institucionais.

A família pode achar que a gestante nãoprecisa de tantos cuidados e atenção quandoa mulher está passando pelo processo degestação pela segunda vez. Portanto líder, dêalgumas sugestões de como a família poderiaajudá-la no dia a dia.

Adaptação: Além de liberar tempo paraque a gestante se dedique à nova gravidez,deixar o primeiro filho com outras pessoasde vez em quando vai fazer com que ele seacostume a não ter sempre a atençãoexclusiva da mãe. Isso vai ser útil quando o

segundo bebê chegar em casa.Quem vai ajudar?

Alguns meses antes do parto, a gestanteprecisa ver quem vai cuidar de seu primeirofilho enquanto estiver na maternidade ecertificar-se de que a pessoa estarádisponível se o segundo bebê chegar umpouco antes.

Dúvidas:

Oriente a gestante para aproveitar eesclarecer todas as dúvidas que restaram daprimeira gravidez. Lembre a ela que é preciso

fazer novo pré-natal toda vez que estivergrávida.

Rotina:

Depois que o segundo filho nascer, e se oprimeiro ainda for pequeno, é bom orientar amãe para ter uma rotina organizada, comhorários fixos de alimentação e para dormir.Assim a mãe não ficará desesperada, semsaber a quem atender primeiro, se ambos,com fome, começarem a chorar ao mesmotempo.

A segunda gravidezSaúde

21

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 21

Page 22: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Aprendendo Maisfevereiro/2012

Missionários Leigos da Pastoral da Criança - 2012Os missionários que irão atuar em 2012 pelo

Projeto Nacional de Missionários Leigos daPastoral da Criança tiveram capacitação deanimação missionária nos dias 16 a 29 de julhode 2011, no Centro Franciscano de AnimaçãoMissionária- CEFRAM em Bacabal, Maranhão.

Onze Estados brasileiros enviaram seusmissionários provenientes das cidades:

Maceió-AL: Clébio Alves da SilvaSalvador-BA: Iraildes Santana de MacedoEunápolis-BA: Jonatan Vieira do NascimentoCárceres-MT: Isabel Almeida de Amorim e

Ana Maria Gomes de OliveiraPesqueira-PE: Maria de Lurdes Cursino de

MeloToledo-PR: Jussara BlattRio de Janeiro-RJ: Mirza Straub da CostaNatal-RN: Maria Elinalva da Silva

Propriá-SE: Claudiane AragãoPiracicaba-SP: Nair de Freitas FranciscoSão Carlos-SP: Claudemir Cerqueira LeiteAmparo-SP: Eliani Maria das NevesCajazeiras-PB: Romualdo Barbosa de AraujoVargem Grande-MA: Maynara Kellhty Alves

cunhaTutóia-MA: Andre Sousa dos SantosCoelho Neto-MA: Thiago do Nascimento

BastosSanta Luzia do Tide-MA: Antônio Leonardo

de Carvalho Gomes.Desde o ano de 2003, a Pastoral da Criança

prepara e envia missionários para as váriascidades do Norte e Nordeste brasileiro. Osmissionários permanecem por 11 meses nessaslocalidades e têm a missão de capacitar líderesvoluntários nas ações básicas de saúde, nutrição,

educação e cidadania.A capacitação dos missionários acontece em

Bacabal desde o ano de 2009.A Equipe do projeto é formada por membros

da Coordenação Nacional e dos Estados: Pe.Ademar, Ana Ruth, Magda, Ir. Adiles e Adriana,que participa ativamente do processo deconvocação e capacitação dos missionários.

Jonatan Vieira do Nascimento Missionário Leigo da Pastoral da Criança • Bahia

Missionários

O Bom SamaritanoO que significa “procurar a Deus”? Em

primeiro lugar é se dar conta da presençaamorosa e calorosa desta força. Santo Agostinhodisse uma vez que “se nós procuramos a Deus éporque Ele nos procurou primeiro”. Procurar aDeus é escolher os caminhos corretos que levama ele. E para a tradição bíblica, o caminho maiscorreto é o da espiritualidade: escolher oscaminhos da prática do direito e da justiça. E istoé uma opção que cada um e cada uma de nóstem que fazer. Quem dirige sua vida? A quemvocê serve?

O Evangelho de Lucas quer também nosajudar nesse caminho do encontro com Deus eno encontro conosco mesmo. Isso significa adecisão de desapegar-se da cultura do “ter” paraassumir, para ouvir claramente o apelo de Deuspara nossas vidas: sermos uma presença demisericórdia e cuidado no mundo, ou seja,sermos uma revelação, uma palavra de Deuspara o mundo que precisa de ajuda e debondade.

Vamos ler com carinho e com cuidado a

Parábola do Samaritano no caminho. Umhomem caído ao chão foi assaltado e estámachucado, precisa de cuidados. Passa umsacerdote e um levita (dois homens quedeveriam por vocação e missão serem arevelação de Deus). Mas não, estavam muitoapegados aos seus cargos e a sua instituição:precisavam chegar logo, não podiam seratrapalhados por um pobre qualquer. Além doque ele era alguém impuro, podiam ficarcontaminados e serem impedidos deconviverem socialmente. Foram embora.Passaram longe.

Passa um samaritano, gente não muito bemvista pela sociedade judaica. Gente com a qualnós não gostaríamos de ver nossos filhos e filhasandando, quem sabe. E essa pessoa temmisericórdia. Não pergunta. Aproxima-se,abaixa, toca, toma no seu cavalo, dáhospedagem, gasta dinheiro, cuida e sepreocupa. Voltará depois para saber o que sepassou e se o homem caído já está recuperado.Não fez um questionário para saber se o fulano

deitado ao chão merecia ser cuidado. Foi cuidar.Não fez perguntas para saber o que os outrospensariam dele se o vissem ajudando um caido.Foi ajudar.

Parece que o recado fundamental do textoestá em aproximar-se, ir ao encontro do caído,do necessitado. Quem está caído ao chão hojeem dia? Quem precisa do nosso cuidado e donosso carinho? Quem precisa da nossa presençaativa e dinâmica?

O próximo é aquele de quem eu decido ficar...não aquele que geograficamente passa por mim.De quem você quer ficar próximo neste ano paraque “a gloria de Deus seja manifesta”? SegundoIrineu de Lyon, quanto mais eu defendo a vida,quanto mais eu colaboro para que o ser humanoe todos os seres vivos estejam bem, mais eu soucapaz de perceber a Glória de Deus manifesta.Acho que vocês continuam dando essetestemunho samaritano com fidelidade esimplicidade.

Fé e Vida

Paulo UetiAssessor da Pastoral da Criança

22

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 22

Page 23: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Aprendendo Maisfevereiro/2012

Indicadores de Oportunidades e Conquistas – IOCsTrocando Ideias

Trago este mês uma informaçãorelativa ao acompanhamento dosIOCs em todo o Brasil. Dados dosegundo trimestre de 2011

indicam que houve um aumento doacompanhamento pelos IOCs. No entanto, emcontato com vocês nas comunidades, nasOficinas de Formação Contínua Integrada(OFCI) e por notícia dos coordenadores, vejoque colocam ainda ter muitas dúvidas emrelação aos IOCs. Como noto e me dizem que amaioria dos líderes não faz uso do Guia do Lídernas Visitas Domiciliares nem nas Reuniões deReflexão e Avaliação (RRA), muitas dessasdúvidas, que poderiam ser explicadas com aleitura e o uso deste material, não estão sendoesclarecidas. No Guia do Líder, revisado em2007 e que usamos até hoje, foram aumentadasas explicações sobre os IOCs, a pedido, e depoisde discussões em várias comunidades comvocês, líderes.

Mas, como as dúvidas continuam, eutambém continuo falando deles aqui para ver seposso ajudar a vocês e aos capacitadores.

Quando pergunto aos líderes porque nãousam o Guia do Líder nas visitas, alguns dizemque não precisa porque já levam o Caderno doLíder. Só que no Caderno não temos

explicações, que estão presentes em cadapágina do Guia que tem os IOCs e que foramescritas para ajudar na conversa com mãe, pai efamiliares. Também constato que só empouquíssimas Reuniões de Reflexão e Avaliaçãoo Guia é usado para tirar dúvidas. O Jornaltambém é pouco usado nessas reuniões e nelenós, técnicos da Pastoral da Criança,procuramos colocar temas e assuntos deinteresse dos líderes e equipes das comunidadese responder as dúvidas que vêm de vocês. Soubeaté de líderes que dizem não usar o Guia porqueele é pesado. Quanto ao peso do Guia acho quedá para aguentar carregar o Guia, o Caderno.No meu trabalho na Pastoral, não vou a nenhumlugar, seja em visita domiciliar, reunião comlíderes (RRA) Celebração da vida, OFCI,reuniões em que represento a Pastoral junto aministérios, secretárias de saúde, educação etc.sem carregar, na minha sacola ou pasta, essasduas preciosidades e uma folha com o resultadodas FABS. Eles são minha garantia do trabalhoque fazemos, pois só falar às vezes nãoconvence.

Mas para a Pastoral da Criança continuar aser respeitada pelo trabalho que faz, não adiantater um material muito bem escrito: o Guia,indicadores muito bem escolhidos e que estão

no Caderno, indicadores esses que precisam serbem acompanhados e registrados para que osresultados das FABS possam darverdadeiramente indicação do que estáacontecendo nas comunidades. Isso porque otrabalho mais importante da Pastoral é o que éfeito por vocês, líderes, mulheres e homens queassumem o compromisso de garantir, com suadedicação, seu empenho e seu amor que ascondições de vida das gestantes e criançaspossam melhorar quando necessário ou seremmantidas quando já estão boas.

Então, conclamo todos os líderes a arrumaruma sacolinha, colocar nela o Guia, e o Cadernoquando saírem para suas visitas e fazerem omelhor uso deles. Conclamo também aexigirem e participarem das OFCI, junto com asequipes de suas comunidades e colocaremnelas as dúvidas, sejam dos IOCS, seja de outroaspecto relativo ao trabalho e conversarem parapoder sair mais seguros e animados.

Assim estaremos contribuindo com asfamílias na construção de um ambientefavorável às gestantes e ao desenvolvimento dascrianças. E também dando significado aotrabalho que fazemos e isso nos faz bem.

Márcia MamedeAssistente Técnica da Pastoral da Criança

• MASSA

Ingredientes• 2 copos de farinha de trigo• ½ copo de farelo de trigo• 2 copos de água • 1 colher (chá) de pó de folha de macaxeira

(mandioca)• 1 cebola• 1 colher (sopa) de óleo • 1 colher (sopa) de fermento

• 1colher (sopa) de sementes torradas dejerimum (abóbora)

Modo de PreparoDourar a cebola no óleo. Liquidificar esses

ingredientes e reservar.

• RECHEIO

Ingredientes• 1 copo de proteína de soja hidratada (PTS,

carne de soja)

• 1 cebola pequena• ½ pimentão • 1 tomate maduro• 1 colher (sopa) de óleo

Modo de PreparoRefogar os temperos e colocar a proteína

de soja e deixar temperando por uns 10minutos. Untar a forma, colocar a massaliquidificada e o recheio por cima. Levar aoforno. Você pode fazer um molho de tomate eespalhar sobre a pizza.

Pizza-boloReceita

23

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 23

Page 24: Jornal Pastoral da Criança...A Campanha da Fraternidade de 2012 aborda várias questões ligadas à saúde pública no Brasil, com o sugestivo lema: "Que a saúde se difunda sobre

Aprendendo Maisfevereiro/2012

O Jornal da Pastoral da Criança informa os temas e as datas de transmissão dos programas “Viva a Vida” nos meses de fevereiro de 2011 emarço de 2012. Líder, ouça e divulgue o Programa “Viva a Vida” em sua comunidade. Converse sobre os temas dos programas com as mães efamílias acompanhadas..

Programa 1061

• Gestantes e queixas mais comuns (de 30/01 a 05/02/2012)Programa 1062

• Amamentação - preparo das mamas(de 06/02 a 12/02/2012)Programa 1063

• Gorduras e açúcares no sangue (de 13/02 a 19/02/2012)Programa 1064

• Campanha da Fraternidade 2012 (de 20/02 a 26/02/2012)Programa 1065

• Conjuntivite (de 27/02 a 04/03/2012)

*Estes programas radiofônicos foram produzidos com o apoio do Ministério da Saúde.

Para realizar sua missão em todo o Brasil, a Pastoral da Criançaconta com o importante apoio de vários parceiros, entre eles:

Parceiros Institucionais:

Parceiros em Projetos e Programas: Parceiros Técnicos:

• UNICEF • Fundação Grupo Esquel • Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS • CONASS • CONASSEMS • UFPR - Informática

• USP - Nutrição • SBP • FEBRASGO • Federação das APAEs.

• Governo do Estado do PR• ANAPAC - Associação Nacional de Amigos da Pastoral da Criança

• Doações espontâneas efetuadas através de faturas de energia elétrica nosEstados: AL, BA, CE, ES, GO, MS, MT, PA, PR, RJ, SC, SP e TO.

Parcerias

Feve

reiro

Programa Viva a Vida

Programa 1065

• Conjuntivite (de 27/02 a 04/03/2012)Programa 1066

• Alimentação das crianças (de 05/03 a 12/03/2012)Programa 1067

• Problemas ortopédicos nas crianças (de 13/03 a 19/03/2012)Programa 1068

• Acidentes na infância (de 20/03 a 26/03/2012)Programa 1069

• Uso correto dos medicamentos (de 27/03 a 04/04/2012)

Mar

ço

O Programa de Rádio Viva a Vida é transmitido na suacomunidade? Se era transmitido e parou, veja se foi feito orecadastramento. Lembre-se que o Programa Viva a Vidapode ser veiculado em emissoras e qualquer outro tipo desistema de som. O Viva Vida é a voz da Pastoral da Criançaque chega até você e às famílias da comunidade cominformações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania.Se na sua comunidade ainda não “toca” o Viva a Vida, façaseu cadastro já! Informações:

[email protected]

O Programa de Rádio “Viva aVida” na sua comunidade Você já acordou alguma vez com os olhos cheios de secreção, aquela

remela no canto, e quando foi abrir os olhos, até doíam? Os olhos ficamvermelhos, coçam, lacrimejam? As pálpebras incham? Parece que entraramciscos nos olhos? A luz passa a incomodar? Isso é conjuntivite.

Ultimamente, ouvimos muito falar no rádio e na televisão de surtos deconjuntivite. A conjuntivite, apesar de ser um problema comum e, namaioria das vezes, de fácil tratamento e cura, incomoda e causa uma grandeirritação na visão. Se isto acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar,mas é preciso levar o bebê ao pediatra.

Atenção, não aplique medicamentos nos olhos sem orientação médica,eles podem trazer problemas sérios e até levar a um comprometimentovisual.

Aos primeiros sintomas de irritação nos olhos ou dificuldades como dor,ou sensação de “grãos de areia”, o melhor é a limpeza com soro fisiológico ouágua fervida fria. Se não houver alívio dos sintomas, procure o serviço desaúde mais próximo de sua casa.

ConjuntivitePrevenção

24

Jornal 183:Layout 1 08/12/11 11:19 Page 24