jornal ocidental fev 2012

8
www.jornalocidental.com.br [email protected] 20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITOR Fundado “Sem Nome” em 25 de agosto de 1991 por David Budin (1951 a 1998) e Maria Madalena (1955 a 2007) Ano XX Edição nº 284 Fevereiro de 2012 Distribuição Gratuíta jornal ocidental Página 8 Página 5 Página 4 Nossa Cidade Nossa Cidade Carta mandada à redação por um morador, mostra o dever de um cidadão Página 6 X Festa do Marmelo Mostra a Tradição Rural de Cidade Ocidental Alex Batista anuncia no- vos investimentos na pre- paração de jovens Emoção no 1º Encontro Pedagógico de 2012 Nossa Cidade

Upload: andre-brito

Post on 02-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Ocidental Fev 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ocidental Fev 2012

www.jornalocidental.com.br

[email protected]

20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITORFundado “Sem Nome” em 25 de agosto de 1991 por David Budin (1951 a 1998) e Maria Madalena (1955 a 2007) Ano XX Edição nº 284 Fevereiro de 2012 Distribuição Gratuíta

20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITOR20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITORjornal ocidental

20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITOR20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITOR20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITOR20 ANOS DE COMPROMISSO COM O LEITORocidentalocidentalocidental

Página 8Página 5

Página 4

Nossa Cidade Nossa Cidade

Carta mandada à redação por um morador, mostra o

dever de um cidadão

Página 6

Página 4

X Festa do Marmelo Mostra a Tradição Rural de Cidade Ocidental

Alex Batista anuncia no-vos investimentos na pre-

paração de jovens

Emoção no 1º Encontro Pedagógico de 2012

Nossa Cidade

Page 2: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

2

Gutti Fraga, do Grupo Nós do Morro.

Opinião

PREFEITURA MUNICIPAL DE CIDADE OCIDENTALSECRETARIA DE SAÚDE

DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Atribuições da Vigilância Sanitária

1. Fiscalização e apreensão de mercadorias vencidas no comércio local2. Apreensão de carne clandestina

3. Inutilização e incineração das mercadorias apreendidas (carne e mercadorias vencidas) no Aterro Sanitário

4. Vistoria de denúncias de esgoto à céu aberto5. Vistoria em currais e chiqueiros na Zona Urbana e Rural

6. Fiscalização e Vistoria em Câmaras Frias nos mercados do município7. Coleta e inutilização de material perfuro-cortante nas

Unidades Básicas e Farmácias de Saúde

PREFEITURA MUNICIPAL DE CIDADE OCIDENTALPREFEITURA MUNICIPAL DE CIDADE OCIDENTAL

OpiniãoOpinião Ponto de vista

“Porque não hávida sem amor!”

Aceitamos doações de roupas, alimentos,

materiais de limpeza, etc.

Visitas todos os dias das 10h00 às 16h00

Casa do Idoso Amor à Vida

Rua Bello Horizonte Qd 01 Chacara 01 Jardim Ingá - GO

(61) 9223-0395

Jornal Ocidental Fundado “Sem Nome” em 25 de agosto de 1991 por David Budin (1951-1998) e Maria Madalena (1955-2007)

PresidentaDarla Diâne

[email protected] Gráfi co

André BritoFotos

Daniel SilvaEntre em contato:

(61) 3605-3082(61) 9179-7047 E

XP

ED

IE

NT

E

Já escrevi inúmeros textos sobre o Movimento Hip-Hop que abrange o Rap,

o Grafitti, o Break Dance e a própria arte do DJ, que con-siste em “virar os pratos” dos toca-discos e produzir remixes e sons diferentes para dançar.

Mas falar um pouco mais so-bre o assunto nunca é demais, creio eu, pois qualquer conver-sa sobre arte e cultura, traz no-vas reflexões sobre a arte, leva o conhecimento adiante, forma opiniões, revela novos entu-siastas daquela prática cultural e principalmente, pretende dis-solver preconceitos.

Quando surgiu nos anos 70, ganhando contornos mais or-ganizados nos 80, o Rap, com sua característica suburbana foi mal visto (pela elite), pois dava voz aos favelados, em sua maioria, negros, morado-res dos guetos norte-america-nos. Originário do Funk e do Jazz, que por sua vez, era uma fusão de R&B e Rock, que por sua vez vinham do Blues cantado majoritariamente pe-los descendentes dos escravos

dos Estados Unidos sulista, re-gião extremamente segregada, o Rap ganhou vertentes mais radicais (Gangsta Rap) e poli-tizadas.

O fato é que, desde o seu surgimento, dado o caráter em-preendedor dos norte-america-nos, o destino do Rap era fazer parte de um movimento social que pretendia dar novas espe-ranças à juventude. O Hip-Hop elevou a auto-estima do jovem da periferia, negro ou não. Mostrou que ele também pode-ria trilhar o caminho do sucesso artístico. Se não mundialmente ou nacionalmente, localmente, em seu próprio bairro. Rappers e BBoys (dançarinos de Bre-ak), passaram a ter status de celebridades locais, conheci-dos até em outros bairros.

Quem imaginaria que quase 30 anos depois, o Hip-Hop se-ria o único gênero musical/cul-tural/social presente em quase todas as oficinas culturais de diversas ONGs e projetos go-vernamentais capaz de arregi-mentar milhares de jovens para aprender suas práticas, tiran-

do-lhes das ruas (onde ironica-mente começou o movimento) e formando cidadãos cheios de atitude e conhecimento?

Em Cidade Ocidental já está em ação, projeto sócio-desportivo da Secretaria de Es-porte e Lazer onde o Hip-Hop será ensinado por instrutores qualificados pelo governo para jovens que queiram aprender as práticas culturais do movi-mento.

Em breve, outro projeto, que terá duração de um ano, coor-denado pela Superintendência de Cultura, levará o Hip-Hop e outras modalidades despor-tivas e culturais às escolas de todo o município gratuitamen-te. Em breve mais noticiais so-bre os tais projetos.

O fato é que não podemos virar as costas para a juventu-de que almeja um lugar ao sol e tem talento para mostrar sua cara. Discriminar qualquer for-ma de cultura, vinda ou não da periferia, praticada por negros ou brancos, religiosos ou ag-nósticos, é jogar esses jovens no limbo para sempre.

Hip-Hop é Cultura? Claro que é!

André [email protected]

Vários de nossos maiores artistas brasileiros apóiam o Hip-Hop como

forma de arte legitima. Leia abaixo al-gumas opiniões.

“O Hip-Hop é uma legítima expressão cultural não só das periferias brasileiras como uma linguagem artística hoje res-peitada em museus, galerias e palcos de todo mundo. Como em qualquer forma de arte, há de tudo: trabalhos medianos, lixo e obras preciosas. Como em tudo na vida, sem preconceito fi ca mais fácil en-xergar o que realmente importa”.

Marcelo Tas, jornalista e apresentador do CQC.

“O Hip-Hop é uma legítima expressão cultural não só das periferias brasileiras como uma linguagem artística hoje res-peitada em museus, galerias e palcos

“A cultura popular é o que de-fi ne nossa identidade e você vê que o Hip-Hop se desdobra pelo mundo por conta de sua identifi ca-ção com a cultura de rua. Não tem como medir a musica ou a cultura. Até podemos medir o gosto das pessoas, mas a cultura em si não. Hip-Hop é cultura irremediavelmente.”

Marcelo Yuka, músico.

“Eu analisaria a vertente que eu gosto, que também é poético. Eu acho que não fala de arma e nem de sexo. Fala de sonho, fala do acesso, fala do amor.”

Gutti Fraga, do Grupo Nós

Page 3: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

3Educação em ação

Professor é aquele profis-sional que segue a risca o ensinamento de Confú-

cio (sábio chinês) que dizia “se não sabes, aprende; se já sabes, ensina”. Confúcio não era pro-fessor, mas era um educador. Educava pelas palavras, ensina-va utilizando a filosofia da vida como ferramenta.

E no Encontro Pedagógico, realizado no último dia 2 de fe-vereiro no CNTI, aprendemos que os professores fazem par-te de uma engrenagem muito maior, chamada de Escola. No encontro todos os servidores da Educação lembraram que a parte fundamental da escola é a própria escola combinada com diversos outros elementos conhecidos como Comunidade, Direção, Professores, Coorde-nadores, Orientadores, Secre-tários, Auxiliares, Merendeiras, Faxineiras e Porteiros.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, ao promover o encon-tro elevou o conceito de escola ao seu nível correto. Integrou todas as instâncias da Educa-ção, apresentou aqueles que trabalham nos bastidores para que a Educação Municipal seja a melhor possível e renovou os

Emoção no 1º Encontro Pedagógico de 2012votos de que o ano letivo seja o melhor possível.

O encontro teve a presença de diversas autoridades. O Ve-reador Marcelo Araújo disse as primeiras palavras, cumpri-mentou a todos e se mostrou um grande entusiasta pela Edu-cação. O prefeito Alex Batista, com seu jeitão descontraído, bem do povo mesmo como ele gosta, dispensou o púlpito, des-ceu do palco e proferiu suas palavras. Proferiu, não! Con-versou com aqueles que levam o saber à nossas crianças.

Com lágrimas, Alex revelou detalhes das negociações para levar a Universidade Federal de Goiás para Cidade Ociden-tal. Os reitores solicitaram uma área maior do que o combinado ou nada feito. A primeira pro-posta eram cerca de 10 cursos. Mas Cidade Ocidental receberá, tão logo a UFG seja implantada no município, mais de 30 cursos estarão a disposição dos futuros universitários ocidentalenses.

Alex lembrou quando mos-trou desdenhou de seu diploma de Vereador, desdenhou de seu diploma de Prefeito, mas mos-trou-se profundamente orgulho-so quando recebeu das mãos do filho, o Diploma do Curso de

Educação Física, conseguido após muita luta. “Esse é para sempre”, teria dito o patriarca da família Batista.

Processo Seletivo inéditoA Secretaria de Educação

realizou no inicio de janeiro, processo seletivo simplificado para a contratação de profes-sores para a rede municipal de ensino.

Em uma iniciativa inédi-ta em Cidade Ocidental, todos aqueles que tivessem interesse em lecionar e possuíssem qua-lificação para tal, puderam par-ticipar da seleção que objetivou contratar professores de nível fundamental para suprirem as carências nas escolas.

Das 324 inscrições rece-bidas, 135 foram aprovados e chamados para ocupar suas car-gas horárias que variam de 20 a 40 horas-aula.

O Secretário parabenizou a professora Joice Eliude por sua primeira colocação no certame, deixando claro que morar em Cidade Ocidental não era requi-sito para participar do processo.

Lembrando ainda que o proces-so seletivo não dispensa a realiza-ção de concurso para provimento efetivo de professores, que poderá ser anunciado nos próximos dias.

Page 4: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

4 Nossa Cidade

A Cavalgada do Marme-lo, realizada em 28 de janeiro, que reúne um

grande grupo de cavaleiros que atravessa a cidade levando os estandartes do município, con-tou com mais de 500 cavaleiros participantes, e outras centenas de acompanhantes, que segui-ram a cavalgada com carros e motos, todos devidamente para-mentados, como manda a tradi-ção rural ocidentalense.

O encerramento da Cavalga-da, como não podia deixar de ser, ocorreu com grande show sertanejo, desta vez contando com uma cria da terra, do Pla-nalto Central para ser mais exa-to. Flávio Brasil cantou com mais ou menos três mil pesso-as, lá mesmo, no Mesquita, as músicas do CD “Para Dançar”, grande sucesso nas rádios e fes-tas de toda a região.

VII Corrida do Marmelo

A tradicional corrida, que teve sua partida na Praça Santo Antonio, com dois trajetos de 5 e 10 Km, masculino e femini-no, reuniu como sempre, vários atletas do circuito regional e nacional de atletismo e contou com a participação, sempre fiel, dos moradores de Cidade Oci-dental tentando superar seus li-mites.

Além dos troféus ofertados aos primeiros colocados, os cin-

Este ano, as festividades em prol da construção do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, localizado no povoado Mesquita, bateu recordes novamente.

co primeiros em cada categoria foram premiados em dinheiro.

O primeiro a chegar, na ca-tegoria 10 Km, foi Raimundo Nonato, da equipe Grancursos / Free Corner, com cerca de 30 minutos de prova. Na categoria masculino 5 Km, quem che-gou em primeiro foi Rossem-berg Souza, com 15 minutos de prova. Feminino, de 10 Km foi Vanda Chagas da Grancursos e 5 Km foi Antonia Pimentel.

Todos os resultados detalha-dos podem ser vistos no endere-ço: http://www.chiptiming.com.br/resultados/corridamarmelo.

Leilão do Mamelo

Realizado durante almo-ço após missa no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, no povoado Mesquita com vistas a arrecadar fundos para a sua construção, o leilão tem como ponto alto o arremate simbólico das mesmas vassouras de piaça-va todos os anos.

Este ano, cujo leilão foi “cantado” pelo prefeito Alex Batista como de costume des-de a primeira festa do marme-lo, e como símbolo do leilão as vassouras fabricadas pelo Sr Sinfronio e este ano a vassoura foi arrematada por mais de R$ 6.000,00, deixando o termino da igreja, cada vez mais próximo para a alegria dos moradores da secular região do Mesquita.

X Festa do Marmelo Mostra a Tradição Rural de Cidade Ocidental

Page 5: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

5Nossa Cidade

Seu Luiz foi embora. Descanse em paz, pioneiro.

Governo de Cidade Ocidental

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURAA Biblioteca Pública da Secretaria Municipal de Educaçao, Cultura, Desporto e Lazer de Cidade Oci-

dental está atendendo a comunidade escolar no horário de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.Além de bons livros para ajudar nos trabalhos escolares, os alunos contam ain-

da com a sala de informática, onde tem acesso aos serviços de internet. A educação inclusiva é direito de todos.

Faleceu na manhã do dia 26 de janeiro de 2012, uma das figuras mais

queridas de nossa cidade. Seu Luiz, como era conhecido o pioneiro servidor do Estado de Goiás em Cidade Ocidental.

Durante anos Luiz trabalhou no Colégio Estadual Ocidental – CEO como porteiro, zelador e atuava também como uma es-pécie de Bedel informal da es-cola. Aconselhava, corria atrás dos cabuladores de aula, brin-cava e conversava com todos.

Seu Luiz, que havia se apo-sentado em 2009, inicialmente morava em uma casa locali-zada dentro da escola, o que facilitava seu trabalho, que incluía também a recuperação de cadeiras e carteiras daque-la unidade de ensino, uma das maiores de Goiás, que chegou a contar, ainda nos anos 80, com mais de cinco mil alunos e para quem morava dentro das dependências da escola, seu trabalho não tinha fim.

Não raro era visto dia e noite no portão da escola, cui-dando do patrimônio público e com o passar dos anos, passou a ser reconhecido como uma das figuras mais carismáticas da cidade.

Embora fosse apenas um porteiro, seu papel de educador era de grande relevância. Não um educador no sentido estrito da palavra, mas um educador ao estilo Paulo Freire. Aquele que educa com a prática coti-diana e para a vida.

Em seu velório, ocorrido no Ginásio Ayrton Senna, cujo xará Luiz Gonzaga, conhecido pela alcunha de Lulinha, vere-

ador e Secretário de Esportes, tão celeremente autorizara o uso, dezenas foram aqueles que, no afã do último adeus, foram se despedir de Luiz.

Figuras igualmente lendárias, todos ex-alunos do CEO, políticos, esportistas, familiares e amigos acenaram uma última vez àquele que tan-tas vezes abriu os portões da escola, recepcionando a todos que vinham em busca de algum saber.

Deixou os filhos criados, colocou todos no caminho do bem, assim como procurava colocar os alunos do CEO. Vá-rios são os relatos de Seu Luiz, que não apenas corria atrás dos matões de aula, mas também os convencia a não cabular. Esse era o Seu Luiz.

Muitos de nossos mais ilus-tres moradores passaram pe-los portões do CEO que Seu Luiz guardava. Leia abaixo alguns de seus depoimentos.

“Seu Luiz foi um dos pio-neiros que marcaram a histó-ria da Cidade Ocidental. Foi o primeiro servidor do Estado de Goiás na cidade por ele passa-ram muitas vidas que constru-íram o futuro da cidade com muito carinho. Então fi ca ai a seguinte mensagem: as pessoas simples fazem sim a diferença em nossas vidas, as pessoas simples têm Deus e tem fé e por isso fazem a diferença. Então, a toda a família do Seu Luiz, fi ca a nossa homenagem a um dos homens que ajudaram a er-guer os pilares de carinho e de amor na qual Cidade Ocidental

se sustenta. Vai com Deus Seu Luiz, um grande abraço de todo o governo de Cidade Ocidental em especial do Prefeito Alex Batista.”

Alex Batista (PSD) Prefeito de Cidade Ocidental

Ele era amigo de todos. Uma pessoa do bem.

Lula (PT) Secretário de Esporte e Lazer de Cidade

Ocidental

“Chegar à escola e não ver Seu Luiz dizer bom dia não ti-nha graça. Ee conhecia todos os alunos e estava sempre sor-ridente e prestativo. Agora ele está no melhor lugar do mundo. Descanse em paz Seu Luiz.”

Cintia Maria Bertoldo Coordenadora Escolar

“A saudade é a luz viva que ilumina a estrada do passado. Vai ficar sempre na lembrança de quem estudou no CEO. Fica em paz Seu Luiz.”

Claudiane Crisóstomo Professora

“Seu Luiz realmente foi uma pessoa muito especial, sempre sorridente e amigo, muitas ve-zes nos livrando de punições. Com certeza Deus ganhou um grande reforço. Descanse em paz Seu Luiz”.

Carlos Araújofundador do lendário Ajax

“Essa pessoa sempre que me encontrava, dizia: Profes-sora Nilzamar, volta para o

CEO, a coordenação do notur-no precisa de uma pessoa como você! Só Tenho a agradecer o carinho e a confiança, Obriga-da Seu Luiz. Que Deus o tenha e conforte seus familiares.”

Nilzamar FragaCoordenadora Escolar

“Seu Luiz, um exemplo de pessoa. Meu vizinho há mui-tos anos, fui criada vendo ele todos os dias sentado em sua cadeirinha do lado de fora de casa. Sentiremos sua falta.”

Débora Melo Aluna do CEO

“Sentiremos falta de seus casos e piadas. Os adultos de hoje foram crianças ontem e Seu Luiz já nos conhecia. Des-canse em paz amigo.”

Fabiana Carvalho Diretora de Escola

“Lembro-me que às vezes eu fugia da aula e Seu Luiz per-guntava se eu realmente que-

ria matar aula. Grande homem de uma paciência, simpatia e educação enormes. Que Deus conforte o coração de seus fa-miliares.”

Patrícia TicinhaEx-aluna do CEO

“Seu Luiz, figura, ficou meu amigo depois que eu dei minha camisa do Botafogo pra ele. Depois de anos sem vê-lo, ele me viu e falou que ainda tinha a camisa! Conhecia tanta gen-te e lembrava de todo mundo! Que a Ocidental não se esque-ça dele.”

Camila GuedesEx-aluna do CEO

“Lembro-me que seu Luiz me ajudou até a conseguir minha primeira namorada na porta da escola.”

Marcelo Antonio Diretor da Banda Mar-

cial Olivam Lessa

Texto: André Brito

Page 6: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

6Alex Batista anuncia novos investimentos napreparação de jovens para o mercado de trabalho

Programa do governo estadual, conseguido através do empenho do pre-feito, oferecerá mil vagas para cursos profi ssionalizantes em diversas áreasFELIPE CHIAVEGATTO

O Governo do Estado de Goiás, através da Secre-taria de Ciência e Tec-

nologia, lançou em Cidade Oci-dental o Programa Bolsa Futuro, que tem o objetivo de qualifi car 500 mil pessoas em todo o estado para o mercado de trabalho. So-mente no município, o programa disponibilizará mil vagas para jo-vens a partir dos 16 anos e com o quinto ano do ensino fundamen-tal concluído.

O Bolsa Futuro é direcionado à formação de mão de obra qua-lifi cada para suprir a necessidade do mercado nacional por traba-lhadores especializados nas áreas de construção civil, prestação de serviços, agropecuária, comércio e indústria. Os cursos terão dura-ção de seis meses e os inscritos terão direito a um benefício no valor de R$ 75 mensais. Ao fi nal do curso, todos os alunos recebe-rão um certifi cado reconhecido pelo MEC e válido em todo o Brasil.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Es-tado, Mauro Neto Faiad, mesmo as pessoas já inscritas em outros programas sociais poderão parti-

cipar do Bolsa Futuro sem perder os seus benefícios atuais. “Quem participar do programa não per-de o auxílio do Bolsa Família e Renda Cidadã, pelo contrário, vai ganhar mais R$ 75 para cada membro da família participante do Bolsa Futuro”, explica. Em Cidade Ocidental, o Bolsa Famí-lia tem mais de 3,2 mil benefi ci-ários e o Renda Cidadã cerca de 200.

Para o governo estadual, o programa é uma saída ao apagão da mão de obra qualifi cada no es-tado. A preocupação é ampliar as chances dos goianos de entrar no mercado de trabalho com possibi-lidades de crescimento na carrei-ra e salários dignos. No Entorno, especifi camente, as chances de sucesso do programa Bolsa Fu-turo são ainda maiores, já que os trabalhadores formados podem atuar tanto nos municípios da re-gião como no Distrito Federal.

O prefeito Alex Batista (PSD) foi uma peça fundamental nas negociações que trouxeram um grande número de vagas para o município. Durante o seu discur-so na solenidade de lançamento do programa, Alex disse acre-

ditar na grande adesão da popu-lação ao programa e já pediu ao secretário o aumento das vagas. “O povo de Cidade Ocidental vai encarar este programa como uma oportunidade importante”, acre-dita o prefeito.

A deputada Sônia Chaves (PSDB-GO) também esteve pre-

sente no evento e salientou que a boa relação entre Alex Batista e o governador Marconi Perillo (PSDB) deve viabilizar o aporte de mais investimentos do estado em Cidade Ocidental. Dentre os principais, Sônia citou o Cartó-rio de Registros e a instalação de uma agência do Vapt-Vupt ainda

no primeiro semestre deste ano.SERVIÇOAs inscrições para o Bolsa

Futuro são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (Setor de Mansões Suleste)ou na Secre-taria de Assistência Social (Rua Larga entre as SQs 13 e 15).

Nossa Cidade

Page 7: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

7Nossa Cidade

Venha, participe e matricule-se. A Educação te espera de braços abertos.Matriculas nas seguintes escolas:Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto (Centro)Escola Municipal Hélio Jones Branquinho (Park Nápoles)Escola Municipal Nova Friburgo (Friburgo)Escola Municipal Aleixo Pereira Braga II (Jardim ABC)“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o

que ensinar, há sempre o que aprender”.Paulo Freire

Calma! Não é o que você está pensando. É que a Secretaria de Esportes e

Lazer - SELCO lançará o Desa-fio entre Escolas.

Criado pela Secretaria com a finalidade de promover a interação entre os alunos das escolas da cidade, o Desafio consiste em um embate fute-bolístico entre duas escolas. As equipes das duas instituições, que deverão ser compostas por alunos até 18 anos, regularmen-te matriculados, se enfrentarão em uma única partida no Giná-sio Ayrton Senna.

O ganhador leva para casa o troféu de campeão do Desa-fio, que ficará sob a guarda da escola até que outra escola lan-ce o desafio a fim de derrotar a detentora do título, em uma prática similar a da conquista da Taça Jules Rimet, nas Copas do Mundo que ocorreram após a Segunda Grande Guerra. A nação que conquistasse a taça por três vezes teria garantida sua posse definitiva. Esse País, todos sabem, foi o Brasil.

A primeira edição do Desa-fio já ocorrerá em 10 de feve-reiro entre o Colégio Estadual Ocidental – CEO e o CEJA – Colégio Jorge Amado, cujos diretores Roney e Neemias, respectivamente, apoiaram in-condicionalmente a idéia pro-posta pelo Secretário Lula Via-na.

Então estão todos convida-dos: dia 10 de fevereiro, Gi-násio Ayrton Senna, a partir da 11h00.

Vem ai, o projeto Show de Bola

O futebol é dos esportes mais populares do mun-do. E com certeza o mais praticado por todos os bra-sileiros. Desde criança, nos-so primeiro brinquedo é uma bola. Me-ninos ou meninas recebem a pelota e já saem chutando e in-ventando malabarismos. É assim que surgem os grandes craques

Pensando nisso, a SELCO criou o projeto Show de Bola, que consiste em ensinar a qual-quer pessoa os fundamentos do futebol e privilegia os aspectos do futebol arte, tais como dri-ble, domínio de bola e finaliza-ção. Tudo isso sem esquecer a contribuição que o cidadão dará para uma sociedade mais justa.

Educação de Jovens e Adultos - EJA 2012

Vem ai, o projeto Show de

O futebol é dos esportes mais populares do mun-do. E com certeza o mais praticado por todos os bra-sileiros. Desde criança, nos-

uma bola. Me-ninos ou meninas recebem a pelota e já saem chutando e in-ventando malabarismos. É assim que surgem os grandes craques

Pensando nisso, a SELCO criou o projeto Show de Bola, que consiste em ensinar a qual-quer pessoa os fundamentos do futebol e privilegia os aspectos do futebol arte, tais como dri-ble, domínio de bola e finaliza-ção. Tudo isso sem esquecer a contribuição que o cidadão dará para uma sociedade

Escolas em pé de guerra

Anote aí:Projeto Show de BolaInicio das Inscrições: 06 de fevereiro/2012Local: Secretaria de Esporte e Lazer – SELCOInicio das aulas: 05 de março Local: Galpão da Feira Coberta Desafio entre EscolasCEO x CEJAData: 10 de fevereiro/2012Horário: 11h00Local: Ginásio Ayrton Senna Torneio de Futebol SocietyLocal: Popó SoccerInformações: SELCO ou 9220-5983

Page 8: Jornal Ocidental Fev 2012

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

8

Família OcidentalenseFamília OcidentalenseFamília Ocidentalense

Alex Batista 09/02

Augusto Batista 09/02

Sheila D’ávila 07/02

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

Denzel Wiliam 26/02

Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012Jornal Ocidental / Fevereiro de 2012

Dalila Lisboa 22/02

Jailma 25/12

Que nesta data toda a � licidade do mundo esteja dentro de você, que seja � pleta de alegrias e sur� esas e a mais orida de sua vida.

São os sinceros votos do Jornal Ocidental.

Em todas as cidades vemos situações como essa: mo-radores despejam lixo em

locais inadequados sem se impor-tar com a degradação do meio am-biente, que inclui a contaminação de mananciais, contaminação do solo por resíduos químicos, além de contribuir com a proliferação de doenças, tais como a dengue, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes Egypt.

Vivemos um período em que as campanhas de conscientização sobre os cuidados com a saúde tem se proliferado de maneira substancial entre a comunidade, através dos mais diversos veícu-los de comunicação, que incluem os informativos governamentais, a internet, a TV e os jornais de circulação nacional e municipal.

Mesmo assim, a popula-ção insiste em não depositar seus resíduos nos locais corretos ou aguardar a coleta do lixo, que ocorre de porta em porta.

O Jornal Ocidental recebeu cópia de carta, cujo original foi encaminhado ao Prefeito Munici-pal, na qual o senhor Alessandro

Oliveira Aguiar, demonstrando indignação em relação ao assun-to, relata a existência de depósi-tos de lixo clandestinos na Super quadra 19.

Alessandro descreve uma imagem perturbadora em que o lixo vem sendo sistematicamente depositado de maneira irregular em terrenos vazios daquela su-perquadra, atraindo insetos, pro-duzindo mau cheiro, incomodan-do moradores e servindo como foco de doenças.

O Jornal Ocidental detectou outros locais aonde vem sendo depositados resíduos de forma irregular. Na verdade, qualquer local vazio serve a este propósi-to. Diversos moradores insistem em jogar lixo às margens da Ave-nida Jacob, entre a SQ 12 e o Se-tor de Mansões Suleste, próximo ao Lago Jacob, nas margens das pistas que dão acesso ao Friburgo e ao Parque Nápolis entre outros locais.

Próximo às novas quadras na SQ 18, logo abaixo, entulhos são depositados de forma irres-ponsável por moradores e carro-

ceiros pagos para retirar restos de construção das casas.

Não há fi scalização que dê conta de tamanha falta de consci-ência. Mas bem que a Secretaria de Meio Ambiente poderia criar uma forma de multar através de uma fi scalização mais intensa, pois só se educa os sujões quando se mexe no bolso deles.

Na verdade o problema é antigo. Desde antes da emanci-pação da cidade nos deparamos com a falta de humanidade de certos moradores que parecem não perceber que tal atitude é prejudicial à comunidade como um todo.

A boa notícia é que o JO registrou a Secretaria de Viação

e Obras envidando esforços no sentido de limpar alguns locais, começando pela SQ 19, um dos locais mais críticos.

Agradecemos ao senhor Alessandro pela carta e espe-ramos que Cidade Ocidental se torne cada vez melhor para todos os moradores, pois quem ama, cuida.

Carta à Redação - Depósitos de Lixos ClandestinosNossa Cidade