jornal o taxista edição 91

12
TAXISTAS TÊM ATÉ O DIA 12 DE DEZEMBRO PARA ATUALIZAREM O CADASTRO DE SUAS VAGAS. CATEGORIA ELEGE SEU PREFEITO Novembro/2012 Nº 91 JORNAL OFICIAL DO SINDICATO DOS TAXISTAS DE FORTALEZA

Upload: rafael-nascimento

Post on 07-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Taxistas do Ceará

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Taxista Edição 91

TAXISTAS TÊM ATÉ O DIA 12 DE DEZEMBRO PARA ATUALIZAREM O CADASTRO DE SUAS VAGAS.

CATEGORIA ELEGE SEU PREFEITONovembro/2012Nº 91Jornal oficial do Sindicato doS taxiStaS de fortaleza

Page 2: Jornal O Taxista Edição 91

2 Novembro/2012

E O SONHO CONTINUA

Outra vez deixamos de colocar um legítimo representante da categoria na Câmara Munici-pal de Fortaleza. Um pouco mais de compreen-são e solidariedade, teríamos hoje um profundo conhecedor das necessidades da família taxista nos dando vez e voz junto ao Poder Legislati-vo e Executivo Municipal. Por pouco mais de seiscentos votos não logramos alcançar nosso objetivo. Estes votos, infelizmente foram ende-reçados a outras pessoas que nunca se preocu-param com a categoria, mas fazendo elas uso de artifícios e artimanhas próprias dos políticos profissionais, conseguiram desvirtuar a reali-dade enfrentada pelos taxistas e de algumas centenas deles conquistar os votos que fizeram

falta ao representante maior da categoria em nossa cidade. Agora chegou o momento da re-flexão. Quanto custará aos verdadeiros taxistas a falta de nosso vereador na Câmara Munici-pal? Primeiro temos que lembrar que os pro-jetos de interesse da classe já não mais serão apresentados e defendidos tais como o uso da bandeira dois quando transportar três ou mais passageiros, os pontos de taxis equipados com telefone e banheiro, a isenção de pontos de mul-tas quando o taxista doasse sangue, a liberação de estacionamento em zona azul para o taxista almoçar, demarcação de novos pontos de táxis e tantos outros que certamente muita falta farão aos taxistas. Mas novas oportunidades surgirão, e lá estaremos nós mais uma vez em busca de nosso sonho. Ter um parlamentar que represen-te com fidelidade à categoria, que não se deixe arrastar pelos interesses dos poderosos, que não se curve ou se submeta á vontade das oli-garquias dominantes, que não se venda ao Po-der. Foram 6.178 sufrágios, a maior votação já obtida por um taxista em todo o Brasil, mas que ainda não foi suficiente para transformar nossos sonhos em realidade. Mas certamente os que se furtaram a nos ajudar vão nos cobrar quando algo estiver errado ou atrapalhando o exercí-cio de sua profissão. Não procurarão àqueles a quem entregaram os seus votos, até porque de taxistas eles nada entendem. Mas nós os aten-deremos com elevado espírito de corporativida-de e nos empenharemos como sempre fizemos para resolver ou minorar os seus problemas. Aos taxistas, seus familiares e aos fortalezenses que nos confiaram os seus 6.178 votos, declino meus sinceros agradecimentos.

Evite assalto ao seu passageiro Alerta: Evite que pertence do passageiro, possa chamar atenção de pessoas má intenciona-

das, bolsas de mão ou bagagens coloquem no porta-malas de seu táxi. Caso o passageiro coloque bolsas no banco do veículo, oriente a colocar atrás do banco, no

assoalho do veículo. Mantenha sempre os vidros fechados, principalmente se o seu táxi tiver ar--condicionado, caso contrário, mantenha-o quase fechado de forma que não possa entrar uma mão.

Caso o passageiro venha utilizar notebook ou tablet durante a corrida, alerte-o que esses apa-relhos chamam atenção e são alvos de assaltos nos faróis e congestionamentos. Observe se alguém não esteja lhe seguindo, principalmente moto, caso desconfie de algo suspeito, avise o passageiro e mude o trajeto. Assim que possível, procura o apoio de uma viatura da Polícia Militar ou mesmo, para disfarçar, pare em um posto de combustível.

Sempre ao desembarcar o passageiro, procure observar se há algo suspeito, o telefone 190, está sempre a disposição.

É desagradável o passageiro ser assaltado dentro do táxi, isso traz reflexos negativos para a cate-goria, mesmo que o condutor também seja vítima do bandido.

Seguindo essas dicas, você evita assaltos. No fim da corrida, faça uma vistoria no táxi para evitar que o passageiro esqueça algum objeto no interior do veículo. Agindo desta forma, você só ganha, pois conquista mais passageiros e eleva o nome de sua categoria.

É comum bandidos ocupando motos agirem contra os passageiros das mais diferentes categorias, principalmente nos aeroporto: táxi comum, rádio-táxi e táxi especiais vindo do aeroporto Pinto Martins.

QUADRAGÉSIMO QUARTO MAIS BEM VOTADO

Com 6.178 votos, Vicente de Paula Oliveira presidente do “SINDITAXI” foi o 44ª (quadragésimo quarto) candidato a vereador mais bem votado no placar geral da eleição Municipal em Fortaleza. A partir de 2013, o número de parlamentares na Câmara passa a ser de 43 (quarenta e três) dois a mais do que o atual momento.

O QUE MAIS IRRITA MOTORISTAS NO TRÂNSITO

-Buracos grandes e inesperados, Passar por motoristas que estacionam em fila dupla.-À noite, motoristas jogar luz alta contra os olhos, dificultando a visão. Guardas escondidos multando mo-

toristas. Operários tapando buracos em horário de movimento intenso. Passar diariamente por uma obra inacabada. Ser xingado por ter dado vez ao pedestre ou a outro veículo.

PALAVRA DO PRESIDENTE

CATEGORIA SAI FORTALECIDA NAS ELEIÇÕES 2012!

Com uma votação mais do que expressiva, Vi-cente de Paula Oliveira Presidente do Sinditaxi re-cebeu 6.178 votos, deixando para trás medalhões da política cearense obtendo um honroso 44º lugar lembrando que foram eleitos 43 vereadores em nossa capital e que mais de 1.300 concorreram ao cargo.

Nós da equipe Bote Fé, que durante três meses intensificamos a campanha do Vicente nos pontos de taxis, nos amigos e em nossos familiares, apro-veitamos este espaço para agradecermos a maneira carinhosa e amiga com que fomos recebidos nos quatro cantos da cidade e de maneira especial pe-

los companheiros taxistas.O resultado das urnas serviu para mostrar que o projeto de termos um taxista na Camara de Ve-

readores é algo perfeitamente possível, pois apenas 630 votos nos separaram desta realidade e que fique prá nós a lição para que na próxima oportunidade abracemos esta causa com mais garra, amor, empenho e confiança nos nossos objetivos, só assim com certeza chegaremos lá. Pois se somarmos os nossos votos, refiro-me aos mais de 6.000 taxistas entre permissionários e condutores auxiliares mais os votos dos familiares, temos capacidade para elegermos um Deputado Estadual com folga.

Somos sabedores que todos os projetos e decisão referentes aos taxis passam pela Câmara de Ve-readores e o fato de não termos um representante naquela casa, requer de nós diretores do Sinditaxi juntamente com a categoria um esforço redobrado para tornarmos nossas ideias e projetos realidade, pois dependeremos também de políticos que nem sempre se sensibilizam ou entendem a importância de nossas revindicações por não serem do nosso meio.

Companheiros vamos continuar o trabalho firmes e fortes, vários desafios virão pela frente e com eles a certeza de inúmeras vitórias e conquistas, entre elas a de na próxima eleição com um apren-dizado maior, mais maturidade e com um empenho maciço da categoria, incluindo os que por um motivo ou outro não acreditaram na sua própria capacidade e força para eleger Vicente o Vereador dos Taxistas, repito algo perfeitamente viável e possível.

As Urnas mostraram que este sonho apenas foi adiado, mas se tornará realidade. Vamos à luta Companheiros!

Francisco Moura, Diretor do SINDITAXI, foi Coordenador da Campanha de Vicente O Taxista para Vereador. [email protected]

Page 3: Jornal O Taxista Edição 91

3Novembro/2012

UNIDOS VAMOS CONQUISTAR O NOSSO OBJETIVO

No último sete de outubro milhares de brasileiros foram às urnas escolher seus representantes nos próximos anos. Infelizmente os taxistas mais uma vez ficaram sem um representante no Legis-lativo para defendê-los e lutar por seus direitos. Aspirante ao cargo de vereador pelo PMN, Vicente de Paula defensor da categoria taxista recebeu 6.178 votos, mas não foi eleito ao cargo. Indignados com o resultado das urnas, leitores do jornal “O TAXISTA” encaminharam à redação cartas de apoio e solidariedade ao candidato. Também vários passageiros que usam taxis ligaram para o Sindicato dando força ao Presidente. Em uma das cartas, Angélica Clemente proprietária da “A 4 Fashion’’, demonstra sua insatisfação e tristeza por não conseguir eleger um representante sério e comprometi-do em ajudar a solucionar os problemas da cidade e da população de Fortaleza, assim como da cate-goria. Agora é o momento de erguer a cabeça e começar a trabalhar duro para as próximas eleições. O empenho desta leitora, assim como de outros que confiam e acreditam no trabalho, enche o candidato de força e esperança para conquistar seu espaço no Legislativo numa outra ocasião..

Pequenas e médias empresas.

Uma nova linha de crédito foi lançada dia 17 em Brasília pelo Banco do Brasil para micro, pequenas e médias empresas que queiram finan-ciar projetos relacionados aos eventos esportivos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014. Com recursos do FAT - Fun-do de Amparo ao Trabalhador, o FAT Turismo disponibilizará R$ 650 milhões para as moda-lidades investimento e capital de giro. Entre os itens financiáveis estão veículos e embarcações para transporte de pessoas; capacitação de pes-soal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira; máquinas e equipamentos e desenvolvimento de sites para implantação de softwares.

JOVENS ESTÃO SE MATANDO NO TRÂNSITO

Responsáveis pela maioria dos acidentes que ocorrem durante a madrugada, os motoristas de 26 a 35 anos estão despreparados para conduzir veículos.

Segundo pesquisa realizada entre agosto de 2011 e julho de 2012 pela Seguradora Liberty, esses condutores foram os causadores de 33,18% dos acidentes no trânsito. Essa triste estatística demons-tra a irresponsabilidade e inconseqüência desses condutores.

Embora mais rígida a fiscalização e o enquadramento da Lei Seca, ainda falta consciência dos motoristas sobre a necessidade de evitar beber e dirigir. Essa combinação pode ser fatal.

Precisamos mudar esse cenário, conscientizando os motoristas sobre a importância de preservar a vida. Afinal, mais quantas famílias brasileiras precisaram sofrer com a violência do trânsito.

Parece que os motoristas ainda não entenderam que conduzir um veículo após a ingestão de álcool é considerado crime, além de infração gravíssima, com suspensão da carteira de habilitação e multa. Por isso, é preciso uma nova postura de trânsito, com medidas mais eficazes para reduzir o número alarmante de acidentes, principalmente àqueles atrelados ao consumo de álcool.

FALA TAXISTA!Prezado Sr. Presidente do

Sinditaxi “ Vicente de Paula Oliveira”, foi com muita triste-za, que soube do resultado final da VSª Campanha.

Triste, também fico pela nos-sa sofrida categoria, que infeliz-

mente deixou de ter um representante legítimo e trabalhador, um líder no Legislativo Municipal.

Fica assim provado o que todos nós (taxistas) sabemos.

A nossa grande categoria profissional é , e continua, sendo uma categoria altamente desu-nida.

Não vamos almejar, conquistar dias melho-res, enquanto durar essa lamentável desunião, pois a união trás a força de conquistas.

Taxista Raimundo Reginaldo BarbosaMatrícula Sindical 9369

FalecimentoFrancisco Haroldo Bezerra, faleceu aos 55 anos, atualmen-te trabalhava no ponto de táxi em frente ao Hospital Leria de Andrade

DICAS DE SEGURANÇA

Ao embarcar um ou mais passagei-ros, observe atitudes e comportamen-to suspeitos, principalmente no ban-co traseiro. Caso desconfie de algo, pare em um posto de combustível ou posto policial alegando, falhas me-cânicas no veículo; Se for obrigado a estacionar na via pública, procure fa-zê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Nunca pare ou estacione em locais mal iluminados, isolados, com pouca movimentação de pessoas ou com visibilidade prejudicadas.

Rodotáxi é notíciaRodotaxi com os seus cooperados realizaram a tradicional festa do final do ano na sede do clube dos taxistas. Futebol,distribuições de prêmios muito churrasco, samba e forro. A comemoração durou o dia todo. Além da comida e da diversão para crianças.

ESTAMOS ACOMPANHANDOTransferência de permissão de táxi em pauta

no Senado Para o senador Renan Calheiros, projeto é

importante para taxistasO senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi

designado relator do projeto de lei que regula a transmissão de autorizações para a explora-ção do serviço de táxi no País (PLS 253/09), de autoria do ex-senador Expedito Junior (RR). O projeto foi aprovado no Senado em outubro de 2009, encaminhado à Câmara dos Deputados, onde sofreu alterações, e agora retorna à Casa de origem para deliberação em caráter terminativo.

Renan Calheiros disse que o projeto é muito importante para os taxistas do Brasil, pois ajuda-rá a acabar com a informalidade que marca hoje o mercado de autorizações para a exploração do serviço. O senador observou que muitas vezes, na grande maioria das cidades, a transferência de autorização ocorre à margem da legalidade, beneficiando pessoas sem qualquer qualificação profissional, o que implica riscos para quem uti-liza o serviço.

O projeto, disse Renan Calheiros, tem ob-jetivo de dar transparência às transmissões das autorizações, com base em requisitos técnicos de qualidade e segurança; determina que a trans-missão somente ocorrerá com anuência do poder público local; e terá de atender a requisitos rela-tivos à segurança, higiene e conforto dos veícu-los e qualificação dos profissionais.

O serviço de táxi poderá ser exercido por qualquer pessoa, desde que satisfaça os requi-sitos técnicos e de segurança, e todo o processo de transferência será feito às claras, com fiscali-zação do poder público, o que de acordo com o parlamentar reduzirá os desvios, fraudes e favo-recimentos indevidos.

Leia a íntegra do projeto em tramitação no Senado

Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 6.359-B de 2009 do Senado Federal (PLS Nº 253/2009 na Casa de origem), que regula a transmissão, a qualquer título, de autorização para a exploração de serviço de táxi.

Dê-se ao projeto a seguinte redação:Altera as Leis nºs 12.468, de 26 de agosto de

2011, e 6.094, de 30

de agosto de 1974; e dá outras providências.O CONGRESSO NACIONAL decreta:Art. 1º A Lei nº 12.468, de 26 de agosto de

2011, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 9º-A, 9º-B e 9º-C:

“Art. 9º-A A exploração de serviço de utili-dade pública de táxi depende de autorização do poder público local, que poderá ser outorgada a qualquer interessado que satisfaça os requisitos estabelecidos em lei relativos à segurança, hi-giene e conforto dos veículos e à habilitação dos condutores.

Parágrafo único. O poder público manterá registro dos títulos de autorização e dos veículos vinculados ao serviço de táxi.”

“Art. 9º-B A autorização para a exploração de serviço de táxi não poderá ser transferida sem anuência prévia do poder público autorizatário, assegurado o direito de sucessão na forma da le-gislação civil.

Parágrafo único. Após a transferência, a au-torização somente poderá ser exercida por outro condutor titular que preencha os requisitos exi-gidos para a outorga.”

“Art. 9º-C Em caso de transferência em de-corrência de direito de sucessão, o novo autori-zatário sucederá o anterior em todos os direitos e obrigações decorrentes da isenção tributária de que trata o art. 1º da Lei nº 8.989, de 24 de feve-reiro de 1995.”

Art. 2º O art. 1º da Lei nº 6.094, de 30 de agosto de 1974, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º ..............................§ 1º Os auxiliares de condutores autônomos

de veículos rodoviários contribuirão para o Regi-me Geral de Previdência Social de forma idênti-ca à dos contribuintes autônomos.

§ 2º O contrato que rege as relações entre o autônomo e os auxiliares é de natureza civil, não havendo qualquer vínculo empregatício nesse regime de trabalho.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor após decorri-dos 90 (noventa) dias da data de sua publicação oficial.

CÂMARA DOS DEPUTADOS, de junho de 2012.

Tiramos as cartas de isenções de IPIe ICMS, GRATUITAMENTE.

Tiramos as cartas de isenções de IPIe ICMS, GRATUITAMENTE.

85 9989.902085 8502.3999

VANTAGENS EXCLUSIVAS PARA TAXISTAS.

85 3256.2666

MOTORISTAS AUTÔNOMOS Taxistas e motoristas do transporte alternativo não elegeram candidatos diretamente liga-dos às suas atividades, vão depender exclusivamente dos políticos de carreira, habituados às questões parlamentares, isso significa que as questões relacionadas com essas atividades, continuarão o seu curso exatamente como antes.

TOTAL DOS VOTOS DOS TAXISTASSomando todos os votos válidos, a categoria poderia hoje ter o seu representante legal na Câ-mara Municipal de Fortaleza. A perda de uma das cadeiras no legislativo não foi boa para as categorias de Transportes Coletivos de Fortaleza. Veja o total de votos: VICENTE DE PAULA OLIVEIRA 6.178, VLADIMÍ MIAU PSDC 852, NALDO ALMEIDA PHS 254 VOTOS.

Page 4: Jornal O Taxista Edição 91

4 Novembro/2012

Carta de eleitora Senhor Vicente de Paula fiquei muito triste por saber que o senhor não conseguiu a quantidade de votos suficientes para se eleger, mas gostaria que o senhor soubesse que eu, minha família e alguns amigos, com certeza votaram no senhor. Mas, infelizmente tem eleitor que não ama a sua cidade, seu bairro, sua classe e não tem dignidade e reelege vereadores (as) que não trabalham pelo bairro, são corruptos e também não tem decoro parlamentar.

Eu falei com muitas pessoas, mas na minha frente falaram que votariam no senhor, não sei se isto aconteceu, mas pedi voto para muita gente. Gostaria, se for possível, saber quantos votos o senhor teve na Serrinha... Fiquei super revoltada com esses eleitores lesados que votam nos vereadores (as), que nada fazem em favor do povo e não cobra os serviços deles “QUE É UMA OBRIGAÇÃO” para com toda a cidade de Fortaleza.(reelegeram vereadores (as) politiqueiros (as) é uma VERGONHA), quem pode nos ajudar não consegue entrar, estes eleitores são muito ingratos, gostam de sofrer.

Senhor Vicente não se deixe abater, se Deus encheu sua vida de obstáculos, é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cima de cada um deles, a ESPERANÇA é necessária em todas as situações. A honestidade é a melhor política se é isso que o senhor quer não desista, com certeza terá nosso apoio sempre “O sol nasceu para todos, mas só alguns têm direito à sombra”. Abraços e ESPERANÇA! Francisca Bessa [[email protected]]

Francisca Bessa, só tenho a agradecer o seu apoio e empenho para eleger um vereador na cidade de Fortaleza, mas é precisa de uma forte corrente, e com certeza você participou dela. Vamos erguer a cabeça e trabalhar para um dia, quem sabe, chegarmos lá. Abraços Vicente de Paula presidente dos taxistas.

QUEREMOS O USO DA BANDEIRA DOISÉ mais uma bandeira do presidente Vicente de Paula Oliveira para os taxistas, o uso da Bandeira

dois quando transportar acima de três passageiros. Isto era um direito do taxista quando entraram na praça os táxis chamados de “mirins” Fusquinhas. Vicente é taxista e sabe o quanto custa para manter um táxi em boas condições de funcionamento na praça.

Para conceder o benefício aos permissionários, o Presidente do “Sinditáxi”, cita como argumento o desgaste, a manutenção e depreciação do veículo na troca. Na cidade de Brasília essa prática já é utilizada pelos taxistas que transportam acima de três passageiros. “Acho justo esse adicional”, porque quando são levadas mais pessoas no veículo o peso aumenta, e conseqüentemente o gasto é maior com combustível, pneus, sistema de freios e desgaste do motor. “Quero recuperar o espaço per-dido pela categoria”, já tinha projetos de leis prontos para serem protocolados na Câmara Municipal se tivesse sido eleito vereador, mais; não consegui, afirma Vicente de Paula. Com um melhor fatura-mento, o taxista manterá seu veículo em bom estado, e conseqüentemente cumprirá as exigências do Departamento de fiscalização (ETUFOR).

Com freqüência taxistas entram em contato com o Sindicato para reclamar que foram penalizados de alguma forma. Em muitos casos, o profissional tem razão: pneus são condenados pela ETUFOR com total condição de uso, e isso é inadmissível. Estamos de olho e atentos, não vamos concordar com qualquer tipo de sufocamento da categoria da parte de quem quer que seja, afirma Vicente de Paula Oliveira Presidente do “SINDITAXI”.

Isenção do ICMS prorrogado até 31 de dezem-bro de 2015

A prorrogação do benefício ocorreu na 146ª reunião do Confaz, realizada em 22 de junho, em Maceió (AL). Mesmo após receber o oficio enca-minhado pelo presidente do Sindicato dos Taxis-tas do Estado do Ceará (SINDITAXI), Vicente de Paula Oliveira, o governador Cid Gomes já havia solicitado a prorrogação, confor-me prometeu na festa dos taxistas. “Eu não poderia deixar o benefício vencer, uma vez que o carro é a fer-ramenta de trabalho do taxista, por isso decidi antecipá-lo, conforme solicitação do prezado amigo Vi-cente, grande líder desta categoria. Em 2014 teremos a Copa do Mun-do, então é necessário que todos os condutores tenham o seu táxi em boas condições para atender aos passageiros que virão de ou-tros países”, declarou Cid Gomes. Vale ressaltar que os órgãos fisca-lizadores do sistema de transporte individual de passageiro (táxi), vão agir com mais rigor em relação às condições dos veículos que aten-derão os turistas de passagem pelo Brasil, especialmente nas capitais onde ocorrerão os jogos. O táxi é o cartão de visita da cidade.

Veja abaixo a prorrogação do convênio com validade até 2015:

CONVÊNIO ICMS 67, DE 22 DE JUNHO DE 2012.

• Publicado no DOU de 27.06.12• Ratificação Nacional no DOU de 16.07.12,

pelo Ato Declaratório 11/12.Prorroga disposições dos Convênios ICMS

38/01 e 04/08.O Conselho Nacional de Política Fazendária

- CONFAZ, na sua 146ª reunião ordinária, reali-zada em Maceió, AL, no dia 22 de junho de 2012, tendo em vista o disposto na Lei Complementar

nº. 24, de 7 de janeiro de 1975, resolve celebrar o seguinte

C O N V Ê N I OCláusula primeira Ficam prorrogadas até 31

de dezembro de 2014, as disposições contidas no Convênio ICMS 04/08, de 4 de abril de 2008, que autoriza os Estados da Bahia, Piauí e do Rio Grande do Norte a conceder isenção do ICMS nas

operações e prestações destinadas às entidades que relaciona.

Cláusula segunda A cláusula décima terceira do Convênio ICMS 38/01, de 6 de julho de 2001, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Cláusula décima terceira O benefício previs-to neste convênio entra em vigor a partir da data da publicação de sua ratificação nacional, produ-zindo efeitos até 30 de novembro de 2015, para as montadoras, e até 31 de dezembro de 2015, para as concessionárias.”.

Cláusula terceira Este convênio entra em vi-gor na data da publicação de sua ratificação na-cional.

A Copa do Mundo está chegando, táxi velho poderá ter problema em vistoria

Page 5: Jornal O Taxista Edição 91

5Novembro/2012

Deputado estadual Roberto Cláudio, do PSB, foi eleito domingo, 28, prefeito de Fortaleza com 53,02% dos votos válidos. A partir de janeiro de 2013, governador e prefeito serão do mesmo partido, fato que não acontecia há 24 anos. A eleição do socialista representa uma vitória do governador Cid Gomes, e uma derrota para o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que veio a capital cearense fazer campanha para Elmano. PSB e PT, romperam em meados de junho com o lançamento do Elmano de Freitas candidato a prefeito por Fortaleza, o que não agradou ao Cid.

“Nacionalmente não enxergo nenhum problema: se a presidente Dilma que está fazendo um grande governo, for candidata à reeleição, nós estaremos juntos com ela”, afirmou Cid Gomes. Ao contrário de Lula, Dilma não foi pedir votos para o candidato petista. O governador também garantiu que em nível nacional, PSB e PT, vão continuar juntos.

Com a vitória do médico sanitarista Roberto Cláudio, o grupo de Cid Gomes saiu fortalecido para eleger seu sucessor. Um dos postulantes é o senador Eunício Oliveira do PMDB, que indicou o vice Gaudêncio Lucena na chapa do socialista Roberto Cláudio.

ROBERTO CLÁUDIO É O NOVO PREFEITO DE FORTALEZA E GAUDÊNCIO É O VICE

Page 6: Jornal O Taxista Edição 91

6 Novembro/2012

F . G . P n e u s m a i s p e r t o d e v o c ê !Av. Tristão Gonçalves, 1230Fone: 85 3252.3962

Av. Domingos Olímpio, 288 Fone: 85 3254.5693Esquina com Jaime Benévolo

Serv iços:•Al inhamento de d i reção•Balanceamento de roda•Troca de ó leo•Regulagem de faro l•Suspensão

Venda: Pneus, bater ias, câmarade ar, câmara de ar e aro

Em até 4x nos car tões Visa, Mastercard e Hipercard

OTaxista

EXPEDIENTEÓrgão Oficial do Sindicato Taxistas e dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Passageiros dos Municípios de Fortaleza e Região Metropolitana e do Estado

CNPJ: 11.488.674/0001-01Rua Solon Pinheiro, 868, Centro(85) 3226.0786/ 3230.3051 - CEP 60050-041

Fortaleza Esporte Clube vive a expec-tativa de voltar à série “B” do Brasileiro. Fez a melhor campanha do grupo “A” na fase classificatória da terceira divisão, ganhando

o direito de fazer o segundo jogo da decisão do mata-mata contra o Oeste/SP, diante do seu torcedor no estádio Presidente Vargas/PV. Vica assumiu o comando técnico tricolor na terceira rodada, e comandou o time contra o Paysandu/PA. De lá até aqui foram 16 jogos, com 12 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota, mostrando toda capacidade do co-mandante leonino. Resta aos tricolores do Picí, a canalização de sinergia, união na última tarefa pela frente no sentido de trazer o leão a segunda divisão do brasileirão. Tal feito acontecendo, uma legião de fanáticos torcedores vão se sentir os mais felizes do Brasil. Pensar ao contrário! Melhor não.

Ceará Sporting Club viu seu sonho de retornar a série “A” virar um pesadelo. A atual temporada servirá como aprendizado. A diretoria composta por pessoas de boas índoles pecou em algumas decisões que foram tomadas na formação do elenco. Jogadores foram contratados como apostas, outros já conhecidos da massa alvinegra também não corresponderam o esperado, a volta do técnico Paulo César Gusmão foi um pedido efusivo, fervoroso do torcedor, não deu certo, é verdade, mas; se o Gusmão não tivesse vindo, e o time se encontrasse na mesma situação? A conta também ia para a diretoria. Conclusão: a hora, o momento é para o clube planejar o futebol profissional de 2013. O vovô disputará 4 competições, e seu objetivo maior é aportar 2014 na elite do futebol nacional. Pensou? Muito bem! Mesmo assim vou ajudar: a porta ta se abrindo, vem ai o centenário do alvine-gro mais famoso do nordeste brasileiro.

Agito EsportivoPor: Jota Egito

Presidente: Vicente de Paula Oliveira Vice Presidente Pedro Alves CabralSecretário: Amarildo Ramalho2 Secretário: Antônio RibamarDir. Financeiro: Cezário Neto Oliveira2 Dir. Financeiro: Raimundo da Mata José Diretor Executivo: Edmar da SilvaRepresentantes Federativos: Juvemar Sales Matos e Raimundo Valdeni SantanaConselho Fiscal Efetivo: Paulo Henrique (Presidente), Airton Fernandes de Oliveira, Lindemberg

Batista Falcão;Conselho Fiscal Suplente: Zacarias Sabino Monte, Lucky Macyo, José Meneise dos Santos;Diretores Suplentes: Luiz Edilson de Souza, Maria Rosa, Edmar da Silva Ferreira, Francisco Lei-

te Chaves, Geraldo Cesar Pinheiro, José Reis Leandro, Vicente de Paulo Monte, Marcos Aurélio da Costa, José Valdenir Quintino, Francisco Albu-querque Moura, Francisco Eudes Soares

Diretoria Social Efetiva: Paulo Henrique Albuquerque, Jeovah de Alencar, José Eudes Rodrigues, José Auremir Cipriano;

Diretor de Esportes: Isaías do NascimentoDiretor de Árbitros: Feliciano Primo (Luíz Peruca)

Taxista que favorecer turismo sexual poderá perder permissão

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4332/12, do deputado Pastor Marcos Feliciano (PSC-SP), que pune o taxista com a perda da permissão de trabalho se ele beneficiar o turismo sexual. A proposta altera a Lei 12.468/11, que regulamen-ta a profissão.

De acordo com conceito da Organização

Mundial do Turismo adotado pela proposta, o tu-rismo sexual é feito de viagens organizadas com o propósito de se ter relações sexuais comerciais do turista com residente do local de destino.

O autor da proposta afirmou que grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, costumam atrair torcedores interes-sados na exploração sexual. “Nossa preocupa-ção aumenta na medida em que consideramos aquela parcela mais carente do nosso contexto social”, afirmou Feliciano.

De acordo com Feliciano, os taxistas preci-sam apoiar a jornada contra a exploração sexual infanto-juvenil.

pamentos e desenvolvimento de sites para implantação de softwares.

Domínio da língua estrangeira rende oportunidades

A 605 dias da Copa, setores que lidarão com público estrangeiro pouco avançaram na língua inglesa.

Para aproveitar todas as oportunidades que o turismo impulsionado pela Copa do Mundo pode trazer para o País e para as cidades-sedes dos jogos, como Fortaleza, o setor precisará investir em qualificação a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado e de superar barreiras como a do idioma.

A expectativa é qualificar cerca de 80 mil taxistas em três anos, com foco principal nas 12 ci-dades sedes da Copa. No Ceará, segundo a coordenadora do Senat no Estado, Viviane Pinheiro, o objetivo é capacitar toda a frota de táxi do Estado, de aproximadamente 4.400 unidades, até maio de 2014. Mas desde novembro de 2011, quando teve início o programa, até outubro de 2012, apenas 661 kits dos cursos de idiomas foram distribuídos.

Page 7: Jornal O Taxista Edição 91

7Novembro/2012

UMA IMAGEM VALE MAISQUE MIL PALAVRAS.

w w w . u n i a o e l e t r o n i c a . c o m

w w w . u n i a o e l e t r o n i c a . c o m

N O V O T A X Í M E T R O

UEL VR11O MELHOR DA PRAÇA!

w w w . u n i a o e l e t r o n i c a . c o m

Page 8: Jornal O Taxista Edição 91

8 Novembro/2012

Olavo [email protected]: olavosalesoecleticoimparcial.zip.net

RECONHECIMENTOS AO TAXISTA, HUMORISTA E SAMBISTA, FRANCISCO PAULO SOUSA O Taxista, conceituado jornal dessa laboriosa classe, que é a porta de entrada e saída da quinta capital do nosso País. É também a formadora e a informadora de opiniões e ao mesmo tempo a transportadora de pessoas e objetos. Faz reconhecer os feitos do taxista, senhor Francisco Paulo Sousa, conhecido como Baiano Meruoca. Nascido no dia 19 de outubro de 1956 em Alcântara-CE. Filho do senhor Pedro Luciano Sousa e da senhora Maria Luciano Sousa. Esse senhor é solteiro.

O senhor Baiano Meruoca, como é conhecido por todos os companheiros taxistas. Ele é um cidadão trabalhador, competente, vaidoso, detalhista, idealista, correto, simples, humilde, seguro nas suas colocações, é humorista amador, inclusive alegra os turistas com suas piadas, quando os mesmos embarcam no seu táxi, gosta de cantar samba e dançar ao mesmo tempo, e afirma: quem não gosta de samba, bom sujeito não é, ou ruim da cabeça, ou doente do pé. O senhor Baiano Meruoca, completou no mês passado 56 anos de idade e há 26 anos trabalha como taxista, na cooperativa de táxi do mercado central, donde é estimado, respeitado, goza de uma grande amizade com os companheiros de trabalho e os passageiros. E sempre que está parado no ponto de apoio, conta piadas e canta samba para os companheiros de trabalho. Nos afirma que exerceu a profissão de vendedor e promotor de vendas. E nos fala também, que aos dezoito anos de idade, veio de Alcântara à Fortaleza, para servir o Exército Brasileiro, não engajando por excesso de contingente. O senhor Baiano Meruoca, afirma mais: que tem o ensino médio completo e que tem uma saúde de ferro, graças a Deus. O senhor Baiano Meruoca, nos fala das suas preferências: Amigo, Deus, a família, os colegas de trabalho e os companheiros da velha guarda do samba; santo (a), Nossa Senhora de Aparecida; religião, católica; prato predileto, baião de dois com frango assado; sobremesa, pudim; político do ontem e do hoje, Juracy Magalhães e Tasso Jereissati; sindicalista do ontem e do hoje, Francisco Martins e Vicente de Paula Farias Oliveira; cantor (a), Martinho da Vila; música, mulheres; ator ou atriz, não opina; humorista, eu mesmo; livro, não opina; autor (a), não opina; leitura, jornal; time, Ferroviário Atlético Clube. O senhor Baiano Meruoca, acrescenta mais: Que gosta do que faz e é muito feliz. Começaria tudo de novo e quando se aposentar vai investir em um boteco samba. EM TEMPO: Gostaríamos de parabenizar no mês de novembro, o guarda florestal, o inventor, o radioamador, o protético, o cinema brasileiro, a cultura e a ciência, o design, o urbanismo, o hoteleiro, o manequim, o trigo, a indústria automobilística, o diretor de escola, os supermercados, a alfabetização, os bandeirantes, a proclamação da república (1889), o esporte amador, o não fumar, a tolerância, o estudante, a bandeira nacional, a consciência negra, a universalidade das crianças, o auditor, o biomédico, a homeopatia, a televisão, a música, o músico, à ação de graças, o livro, o doador voluntário de sangue, a criação do estado de Santa Catarina, o combate ao câncer, o técnico de segurança do trabalho, o soldado desconhecido, o teólogo, o silêncio e a reforma agrária. Finalizo: desejamos neste mês de novembro, que é o mês de todos os santos, de finados, aos 105 anos de vida de Valdemar Cabral Caracas, aos 123 anos da Proclamação da República do Brasil, aos 5 anos da apresentação da esquadrilha da fumaça do Exército Brasileiro, no meu querido Umirim, minha terra natal, e na referida esquadrilha, um de seus componentes, era o nosso conterrâneo, capitão Anderson Amaro Fernandes, que foi vitimado em um acidente, no dia 2 de abbril de 2010, em uma apresentação da referida esquadrilha, em Itajaí-SC, concluo com os 161 anos de emancipação política de Maranguape, terra natal da minha esposa, a todas as bênçãos de Deus, e ao mesmo tempo, saibamos mergulhar na Sabedoria Divina e assim, podermos alcançar as grandes vitórias com novas conquistas.

Felicitamos aos aniversariantes do mês de novembro de 2012. Dias: 01, se vivo fosse, 125 anos do meu avô paterno Antônio Gualberto de Sales; 04, o jornalista Carlos Silva e o vereador de Itapajé, Raimundo Josefran Alves Sales; 05, o suplente de senador, Sérgio Novaes; 06, a eccista Marilene do Carlos Augusto; 07, Maria Luiza Oliveira Sales; 08, 52 anos de matrimônio do casal eccista Geraldo Luz e Aurice Luz; 09, 105 anos de vida de Valdemar Cabral Caracas; 10, Jaiane Crhistine Nunes Sales, José Ribamar Ferreira de Assis-Pelé, o sonoplasta Valdenir Santos e o executivo da Mult, Alexandre Nogueira Martins; 11, Mazé da UNACE-ETUFOR; 12, Paulo Henrique Nunes Sales e Ibernon da Paz Monteiro Filho; 13, o radialista Arão Feijó; 14, Luciano Nepomuceno Uchoa, o radialista Chico Carloto e 32 anos de casamento civil de Olavo Sales e Renê da Mota Sales; 15, Felipe Oliveira de Souza; 17, o eccista Antônio Carlos da Francirene, se viva fosse, 102 anos da escritora Rachel de Queiroz e 161 anos de emancipação política de Maranguape; 18, Ana Rosa Rocha Sales, o árbitro César Araujo, a prefeita de Fortaleza, professora Luiziane Lins, o vereador de Fortaleza, Jaime Cavalcante e o secretário de estado, doutor Aluísio de Carvalho; 19, Valdelice Andrade da Mota- Valda, o vice presidente do Sinditaxi, Pedro Alves Cabral Filho, a eccista Eva de Castro do Soares, a depu-tada Inês Arruda e o vereador de Fortaleza, José da Silva Freire; 20, Francisco José de Souza, o eccista Geraldo Luz da Aurice, Mariana Maia, filha do radialista Alano Maia e o vereador de Fortaleza, João Alfredo Telles Melo; 21, a musa do vozão, Inês Cabral e Francisco Prodomir Pinho Pinheiro- Chibila; 22, o suplente de vereador de Fortaleza, professor Eloi Adauto, a sua filha Bárbara Eloi, o craque do Ceará Sporting Club, Mota, o seu filho Lucas Mota, o jornalista Aderbal Bezerra, Juliana Garcia e o executivo da Rádio Táxi Ceará, Andrelino Feitosa; 23, Edmilson Mo-reira, os radialistas Ary Bezerra e se vivo fosse, Paulinho Rodrigues; 25, o sonoplasta Carlos Albano e o taxista Leão da Rádio Táxi Fortaleza; 26, dois aninhos de Helena Gomes Pinheiro; 27, o radialista Jota Egito, o desportista Noé de Brito, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontinele e o jornalista Alan Neto e 28, o radialista Davi Silveira. A todos, desejamos vidas prolongadas e iluminadas com Sabedoria Divina.REPÓRTER OLAVO SALES, O POETA DE DEUS, O ROUXINOL DE UMIRIM.

FELICITAÇÔES AOS ANIVERSARIANTES

Page 9: Jornal O Taxista Edição 91

9Novembro/2012

Prefeito eleito Roberto Cláudio fez primeiro ato de campanha na Festa dos TaxistasO prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) teve seu primeiro ato de campanha vito-riosa no Polo de Lazer dos Taxistas, em 29 de julho, na Festa de São Cristóvão, dos taxistas for-talezenses. Roberto Cláudio na oportunidade se comprometeu a atender os reclames da catego-ria como um trânsito mais adequado, maior atenção as necessidades estruturais de circulação dos táxis, pontos de espera e mais ligação com a categoria através da Etufor. Roberto Cláudio como prefeito é a esperança dos taxistas de dias melhores para os profissionais, principalmente nas vésperas de duas importantes competições internacionais esportivas que serão realizadas em Fortaleza: Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Taxista e família atentos nas propostas de renovação para Fortaleza.

Page 10: Jornal O Taxista Edição 91

10 Novembro/2012

Rua Solon Pinheiro, 868 • CEP: 60040-041 • Centro • Fortaleza • Ceará • 85 3226.0786 • 3231.3051 • www.sinditaxi.com.br

MANIFESTOTAXISTAS ELEGEM SEU PREFEITO.

A Direção do SINDITAXI em conjunto com as entidades abaixo relacionadas, vem por meio deste, parabenizar o Prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Claudio, juntamente com a maioria do povo fortalezense e nossos quase 12.000 profissionais entre permissionários e condutores auxi-liares, que acreditaram na firmeza de suas propostas, que trará para população de Fortaleza uma cidade mais humana e melhor para todos. E foi por acreditar neste projeto, que transformamos nossa tradicional festa de São Cristovão no primeiro grande ato de campanha de Roberto Claudio, segundo palavras do próprio candidato em ato político do segundo turno em seu comitê.

Nós que durante quase 120 dias rodamos os quatro cantos de Fortaleza e percorremos todos os pontos de taxis, levando as suas propostas e as propostas do Vicente Presidente do SINDITAXI (Candidato a Vereador). Tivemos uma resposta positiva e significativa nas urnas no 1º turno, vibra-mos com a votação do Vicente 6.178 votos e com a ida de Roberto Claudio para o 2º turno.

Voltamos aos pontos de taxis após o 1º turno, desta vez para agradecer os votos conquista-dos por Vicente e para reafirmar que o melhor para Fortaleza e os taxista seria a vitória de Roberto Claudio, pois sabíamos dá necessidade de termos na prefeitura alguém que tivesse um projeto alinhado ao do Governador Cid Gomes e capaz de ser parceiro dos taxistas. Ficamos felizes ao sentirmos que a categoria havia assimilado bem nossas propostas e mais felizes ainda, ao vermos concretizados os nossos sonhos e desejo de mudança no último dia 28 outubro.

Desde já agradecemos o compromisso do Prefeito eleito de Fortaleza Roberto Claudio, quan-do na plenária em que debatíamos sobre transportes públicos e mobilidade urbana, no 2º turno das eleições, disse “os taxistas terão seu representante na câmara de vereadores.” Algo muito desejado por nossa categoria. Com Cid Governador, Roberto Claudio e Gaudêncio na Prefeitura e Vicente Vereador os taxistas estarão verdadeiramente representados e com vez e voz na Câmara Municipal.

Aproveitamos para reinteirar ao nosso Prefeito Roberto Claudio, os votos de boa sorte e muito sucesso em sua nova empreitada.

SINDITAXI (Sindicato dos Taxistas de Fortaleza e Região Metropolitana), ATACE (Associação dos Taxistas do Estado do Ceara), ASTAFOR, ACATECE, FORROTAXI, RADIO TAXI CEARÁ, RADIO TAXI EXECUTIVO, RADIO TAXI COOPERATIVA, RADIO TAXI FORTALEZA, DISQUE TAXI, RODOTAXI, CAPITAL RADIO TAXI, PEGUE TAXI, USE TAXI, RADIO TAXI CIDADE, RAPIDEZ RADIO TAXI, RADIO TAXI BRASIL, COOPERTOL, COOPAERO, COOPERTAXI, COOTAXI, COOPERATIVA DE TAXI DO MERCADO CENTRAL, COOPERATIVA DE TAXI DO NORTH TAXI, COOPERATIVA DE TAXI DO IGUATEMI, COOPERDUNAS, COOPERTUR e todos os FONES TAXIS DE FORTALEZA.

Page 11: Jornal O Taxista Edição 91

11Novembro/2012

Res

po

nsabilidade Socia

l

C

eará Motor

Uma parte de tudo que você paga vira ajuda para famílias carentes do Projeto Prover.

Quer atendimento preferencial e umsuper desconto? Vem pra Ceará Motor.

de desconto na compra de peças para taxistas.25%

E tem mais: aqui você tem prioridadeno atendimento para revisões periódicas.

Pontes Vieira, 855 - Tel.: 3455-6100www.cearamotor.com.br

Contato de Vendas: Renata - 9168.9298 | Angela - 9135.5168

Page 12: Jornal O Taxista Edição 91

Guarde este anuncio, pois nãosabemos quando iremos precisar.

DiskReboque

24hs

85 3237.4982 / 8652.2048 / 9622.8584

OLAVO SALES“O ECLÉTICO E IMPARCIAL”Aos Sá-bados das 9h às 12h. Na AM 930 Rádio Metropolitana 85 3342-3677 / 3342-4005www.tvcaucaia.net.br

Ligue 3261.7000