jornal do taxista pb

4
MOTORISTAPB Lei que isenta taxistas de ISS em João Pessoa No dia 23 de maio, a lei complementar que alterou o Código Tributário Municipal de João Pessoa, cedendo isenção de ISS para a categoria dos taxistas completa um ano de aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal de João Pessoa. A lei alterou especificamente o inciso I, do artigo 156, da lei complementar nº 053 de 23 de dezembro de 2008. Pág. 02 Uma justa homenagem PBTran e CPTrans não podem mais prender as motos cinquentinha, segundo a 4ª Vara da Fazenda Pública. O Clube Moto Cinquentinha pretende a legalização junto à prefeitura de João Pessoa. Edição 1 | Ano 1 | Maio 2013 Jornal do João Rodrigues Barros, taxista conhecido como João da Barca é o nosso homenageado deste mês e iniciou suas atividades em 1951, quando o carro do momento era o ‘Merico’ da marca FORD. Pág. 04 Valeu a luta

Upload: jornal-do-taxista

Post on 27-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O jornal mais lido da categoria

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL DO TAXISTA PB

MOTORISTAPB

Lei que isenta taxistas de ISS em João Pessoa

No dia 23 de maio, a lei complementar que alterou o Código Tributário Municipal de João Pessoa, cedendo isenção de ISS para a categoria dos taxistas completa um ano de aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal de João Pessoa.

A lei alterou especificamente o inciso I, do artigo 156, da lei complementar nº 053 de 23 de dezembro de 2008. Pág. 02

Uma justa homenagem

PBTran e CPTrans não podem mais prender as motos cinquentinha, segundo a 4ª Vara da Fazenda Pública. O Clube Moto Cinquentinha pretende a legalização junto à prefeitura de João Pessoa.

Edição 1 | Ano 1 | Maio 2013

Jornal do

João Rodrigues Barros, taxista conhecido como João da Barca é o nosso homenageado deste mês e iniciou suas atividades em 1951, quando o carro do momento era o ‘Merico’ da marca FORD. Pág. 04

Valeu a luta

Page 2: JORNAL DO TAXISTA PB

2

Editorial

Expediente

AGORA É LEI Taxistas são

isentos de ISSA vez dos taxistasHistoricamente, as principais conquistas dos trabalhadores foram fruto de muito esforço e abnegação de alguns militantes que, na maioria das vezes, esquecem seus próprios interesses para lutar contra o sistema e seus representantes. Este mesmo sistema, também pode servir aos interesses da classe trabalhadora, se seus representantes souberem aproveitar as oportunidades apresentadas sem se corromperem.Este informativo responde à demanda da categoria dos taxistas por um espaço no qual as principais reivindicações destes trabalhadores sejam apresentadas e respeitadas. Neste primeiro número, o leitor poderá conferir desde a conquista da isenção de ISS para os taxistas, aprovada há um ano através de lei complementar enviada à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) até as mais simples ações cotidianas da luta pela melhoria do trabalho da categoria durante o último ano. Desejamos a todos uma boa leitura.

ASSOCIAÇÃO DOS TAXISTAS E AMIGOS CRISTÃOS PB (ATAC)

FLAVIANO OLIVEIRA DA SILVAPRESIDENTE

ASSIS CORDEIROEDITOR GERALDRT/PB 2334

ILKA CRISTINA N. DA SILVAPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO

FOTOSDIVULGAÇÃO, ERI FILMAGENSE ARQUIVOS DA ATAC

ENDEREÇO: AVENIDA FÉLIX ANTONIO, 627 - CRUZ DAS ARMAS - JOÃO PESSOA PARAÍBA - CEP 58085-550

CONTATOS: 8808-3626EMAIL: [email protected]

No dia 23 de maio, a lei comple-mentar que alterou o Código Tributário Municipal de João Pessoa, cedendo isenção de ISS

para a categoria dos taxistas completa um ano de aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal de João Pessoa, em ses-são que contou com a presença maciça de representantes da sociedade e da categoria como um todo.

A lei alterou especificamente o inci-so I, do artigo 156, da lei complementar nº 053 de 23 de dezembro de 2008, pre-conizando a seguinte redação: “Ficam isentos do pagamento os condutores autônomos de veículos, táxis, escolares, proprietários de um só veículo de alu-guel, comprovado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (De-tran-PB), e os condutores auxiliares de-vidamente registrados pelo proprietário do veículo cedente.

A nova isenção de tributos é uma

conquista dos militantes da categoria, como afirma Flaviano Oliveira da Silva, presidente da Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (Atac), que destacou a iniciativa como o ápice de uma luta vitoriosa, onde foram encaminhadas demandas e alcançada como máxima vi-tória a isenção do referido tributo. “Eu bati em muitas portas e muitas se fecharam, mas sabia que Deus iria abrir a porta da vi-tória, sou um homem de fé, venho agrade-cer a Deus pela a aprovação do ISS. ATAC-PB, Radio Taxi, Disk Taxi, Tele Taxi, Ligue Taxi, Serve Taxi, Tambaú Taxi, Paraíba Taxi, ASSIATA, SAT, Company e o Sin-dicato dos Taxistas e aos taxistas de João Pessoa estão todos de parabéns. Para sen-tir o gosto doce da vitória, é preciso passar pelo gosto amargo da luta. Pela primeira vez um grupo de taxistas consegue mudar uma lei municipal em João Pessoa. Bem, vamos embora, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, afirmou.

ONONONO NONO NONO NONON ONON ONONO NON ONON ONON ONON ONONONONONON

Page 3: JORNAL DO TAXISTA PB

3

O ‘Clube Moto Cinquentinha – Paraíba’ está com-pletando este mês seu primeiro ano de fundação e cumpre a missão de ensinar, educar, prevenir e capacitar os condutores de motos de 50 cilindra-

das através de projetos, campanhas educativas e carreatas, além de solicitar aos poderes públicos, ações mais eficientes para a preservação da vida dos condutores e, consequente-mente, de todos os pedestres. A sede da entidade está locali-zada no bairro de Cruz das Armas, e também existe núcleo instalado no município de Bayeux.

As apreensões de motos cinquentinhas em João Pessoa e na Paraíba como um todo foram significativas em 2012, este ano a expectativa é que haja mais negociação e menos perseguição. No mês de setembro de 2012 foi organizado um protesto do clube iniciando na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e indo até a Assembléia Legislativa do Esta-do da Paraíba (ALPB). O objetivo foi o de provocar os pode-res públicos para legalizarem o tráfego deste tipo de veículo na Paraíba.

Mais de 200 condutores interditaram a avenida Trin-cheiras e foram até a ALPB para cobrar providências neste sentido. Este ano os coordenadores do movimento prome-tem que em breve a luta será reativada em prol da categoria.

AÇÕE S DA ATAC

Clube Moto Cinquentinha comemora primeiro ano de fundação

Page 4: JORNAL DO TAXISTA PB

4

O companheiro João Rodrigues Barros, taxista conhecido como João da Barca, nascido em 26 de dezembro de 1933, é pioneiro da praça n° 06 na avenida Silva Mariz, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa-PB. Ele é o nosso homenageado deste mês e iniciou suas atividades em 1951, quando o carro do momento era o ‘Merico’ da marca FORD.O companheiro lembra que, na época, as corridas eram coordenadas através de Zonas, divididas ente zona 1, 2, 3 etc. Hoje, quem marca e diz o valor é o taxímetro. Ele lembra também que, o transito antigamente era tranquilo e bom para dirigir, “hoje é quase intransitável em alguns horários, a cidade cresceu e a quantidade de carros mais ainda, o trânsito está violento, muito estressante, mas mesmo assim ainda estou na ativa pegando minhas corridas todos os dias há 51 anos”, destaca.

Poesias Reflexão Bíblica: 2 Pedro cap. 1 e ves. 3¨ Visto como o seu Deivini Poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade pelo conhecimento daquele que nos chamou por gloria e virtude. A obra da cruz e perfeita em cada detalhe, em cada aspecto. Não importa de que ângulo você olha, a cruz e perfeita. Nada foi esquecido. Tudo o que inclui quase todas as coisas! – Foi-nos dado pela morte de Jesus na Cruz. Tudo aquilo de que você precisar no presente e na eternidade sejaespiritualou físico, emocional ou relacional, foi provi-denciado por esse sacrifício único.Em Hb10:14, diz: ¨Porquecom uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificado¨Observando, mas uma vez, a palavra aperfeiçoou dispus-me e entender o que Deus fez por mim na Cruz por intermédio de Cristo Jesus. Comecei, então a compreender que, no calvário, Jesus tornou não somente os meus pecados mas também as minhas doenças e dores, pois, por suas pisaduras, fui curados (Is 53:4,5).

Pr. Humberto PontesIgreja Batista Monte Sião

Justa homenagem

Pra falar do taxistaTenho que ter a destrezaVou fazer uma entrevistaParater maior certeza

Avida do taxistaEu seique não é molezaSejano barro ou na pista Eletem sua esperteza

Nobarro em dia de chuva Opneu quer afundarEse precisa de ajudaEssanão há de faltar

Diade chuva ou de sol Ele è o reida pista Esse è noiteo farolEle acende .não se arrisca

Olhono sinal e pé no freio no retrovisor presta atençãose dá uma ré .não tem recreio Tem a segurança na sua mão

E numa roda de amigosBate papo e conta piadaSempre encontra um abrigoE não tem medo de mada

E se tudo o que faleiAlguem duvida e reprovaE se desser e reprova Mostra-me, então, a prova

Escrevi para o TaxistaEsse versos, essas trovãoPorque sei que motoristaGosta muito de uma prosa

Tenho muito mais pra dizerMas agora tenho pressaSó não vou me esquecerDe prosseguir na conversa

Porque pra falar do taxistaTem que se fazer reticenciaPois e grande a sua listaE e preciso ter ciência

Vou colocar nessa lista E isso fique bem lembradoAos amigos taxistasO nosso muito abrigado

A vida do Taxista e pé no freioNão e fácil e meu irmãoVai enfrentando na pistaDo Transito, a confusão

Tem os clientes em vistaTem frenguesia e atençãoE conhecido, ta na listaQuando lhe acenam, e então

Se e freguês ele avista Vai logo na direçãoE de fato um equilibristaDe qualquer situação.

Esse lado de sua vidaNo trabalho e mais legalApesar de ser grande a lidaVai segunda o seu ideal

O problema e o perigoQue, as vezes, e fatalQuando aparece o inimigoJunto a força do Mal

A violência anda saltaFera, ferida, ferindo...Com os bandidos a soltaSempre ao bem perseguindo

O Trabalhando taxistaVive a intensa rotinaE na hora entrevistaTem que enfrentar sua sina

Mas não desiste ele sabeQue e um bom profissionalE em defesa da verdadeDefende o bem e vence o mal

Como diz Roberto CarlosSou taxista tõ na pistaE na confusão dos carros Ele nunca perde o corrida

Se o transito e complicadoEle e um grande artistaManda bem o seu recado E agrada bem aos turistas

A mulher o espera em casaA noite tem companhia As crianças ele abraçoCom amor e alegria

E conhecido da praça Faz amizade e freguesiaBoa conversa ele traçaE ganha o pão de cada dia

Por Aparecida de SantanaContato 8733 4652