jornal o sudeste ed. 153 de 20 a 26 de maio de 2013

12
Ano XIII | Edição 153 | Semanal De 20 a 26 de maio de 2013 Catalão-GO Prefeitura participa pela primeira vez da Semana Nacional de Museus Hospital Municipal de Caldas Novas Dr. André Ala Filho volta a atender a população SAE faz pregão para compra de ETA A Superintendência Muni- cipal de Água e Esgoto de Catalão – SAE realizou pregão presencial para aquisição de uma Estação de Tratamento de Água – ETA com- pacta com capacidade para 250 m³/h (metros cúbico) por hora. O investimento de R$ 800 mil, para a aquisição da ETA será paga com recursos do município através do prefeito Jardel Sebba, com contra partida da SAE se- guindo normas contratuais. A empresa ganhadora do pregão foi a Gratt Industria de Máquinas, de Capinzal/SC. De acordo com o superin- tendente da SAE, César Ferreira, observa que os problemas de abas- tecimento de água à população, têm como fundamento, princi- palmente, a exaustão do sistema em funcionamento, e a enorme demanda, bem como a expansão e interligação com futuros novos loteamentos. O Governo da Cidade de Catalão participou na se- mana passada da 11ª Semana Nacional de Museus realizada em todo território nacional. As atividades foram realizadas nas dependências do Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos que celebrou 10 anos de criação. Entre as atividades foram feitas apresentações cul- turais na área da dança, música, além de palestras e exposições fotográficas sobre a história de Catalão. A prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou nesta segunda-feira, 20 de maio, o atendimento no Hospital Municipal Dr. André Ala Fi- lho, antigo Pronto Socorro. Na unidade de saúde funcionará o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que terá médicos pedia- tras à disposição da população 24 horas por dia.

Upload: james-cruvinel-junior

Post on 11-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

JORNAL O SUDESTE ED. 153 DE 20 A 26 DE MAIO DE 2013

TRANSCRIPT

ano XIII | Edição 153 | Semanal De 20 a 26 de maio de 2013Catalão-Go

Prefeitura participa pela primeira vez da Semana

Nacional de Museus

Hospital Municipal de Caldas Novas Dr. andré ala Filho volta

a atender a população

SaE faz pregão para compra de EtaA Superintendência Muni-

cipal de Água e Esgoto de Catalão – SAE realizou pregão presencial para aquisição de uma Estação de Tratamento de Água – ETA com-pacta com capacidade para 250 m³/h (metros cúbico) por hora.

O investimento de R$ 800 mil, para a aquisição da ETA será paga com recursos do município através do prefeito Jardel Sebba, com contra partida da SAE se-guindo normas contratuais. A empresa ganhadora do pregão foi a Gratt Industria de Máquinas, de Capinzal/SC.

De acordo com o superin-tendente da SAE, César Ferreira, observa que os problemas de abas-tecimento de água à população, têm como fundamento, princi-palmente, a exaustão do sistema em funcionamento, e a enorme demanda, bem como a expansão e interligação com futuros novos loteamentos.

O Governo da Cidade de Catalão participou na se-mana passada da 11ª Semana Nacional de Museus realizada em todo território nacional. As atividades foram realizadas nas dependências do Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos que celebrou 10 anos de criação. Entre as atividades foram feitas apresentações cul-turais na área da dança, música, além de palestras e exposições fotográfi cas sobre a história de Catalão.

A prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou nesta segunda-feira, 20 de maio, o atendimento no Hospital Municipal Dr. André Ala Fi-lho, antigo Pronto Socorro. Na unidade de saúde funcionará o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que terá médicos pedia-tras à disposição da população 24 horas por dia.

2 De 20 a 26 de maio de 2013

Catalão: Deusmar Barbosa agride

Jardel Sebba com palavras baixas

Líder do prefeito na Casa, Aurélio Macedo, afirma que convivência entre oposição e

situação não tem sido fácil

Peemedebista estaria resignado com as críticas feitas pelo blog às 7 faltas de Deusmar entre as 17 sessões deste ano

A oposição em Catalão está sem bandeira. Não por acaso, quando o presidente da Câmara Municipal, Deusmar Barbosa (PMDB), comparece à sessão – o vereador já faltou a sete das 17 sessões realizadas este ano – é para agredir verbal-mente o prefeito Jardel Sebba (PSDB). Com o esvaziamento do discurso em que imputava a Jardel o título de “prefeito provisório”, agora, ao invés de gastar tempo apresentando

projetos para a cidade, Deus-mar passa o tempo desferindo palavras de baixo calão contra o chefe do Poder Executivo.

Quem esteve na penúl-tima sessão realizada no dia 14/5, assistiu à verborragia do presidente da Câmara, que afirmou que Jardel “roubou as eleições”, tese no mínimo estranha, pois seu partido (PMDB) sequer ingressou qualquer ação neste sentido

durante – ou mesmo após – o pe-ríodo eleitoral. “Jardel tem feito uma gestão impecável, aprovada por 84% dos Catalanos. Isso es-vaziou por completo o discurso da oposição. Por isso andam tão raivosos”, defendeu o líder do prefeito na Câmara, Aurélio Macedo (PP) que destacou que nos últimos meses a convivência entre situação e oposição não tem sido fácil. “Em algumas sessões estamos vivendo um verdadeiro pé de guerra.”

Presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB) manda blogueiro

se retirar da sessão

O blogueiro Thiago Fer-reira da Silva, proprietário do blog Diante do Fato, foi sur-preendido pelo presidente da Câmara Municipal, Deusmar Barbosa (PMDB), que deu or-dens para que Thiago Ferreira se retirasse do plenário, durante a sessão desta terça-feira, 21. O que teria motivado a expulsão é o fato de o blogueiro ter cri-ticado Deusmar em postagem sobre as constantes faltas do presidente da Câmara.

Sem explicar o motivo da necessidade da expulsão - e gritando ao microfone, Deus-mar declarou: “Aqui você não entra mais. Aqui quem manda sou eu. Você não entra mais nesta Casa”, bradou com dedo em riste.

Na último dia 15, o blog Diante do Fato criticou as sete

faltas de Deusmar Barbosa (de um total de 17, em 2013) às sessões da Câmara. Sob o título “Vereador recebe para trabalhar para a população, mas o senhor Deusmar Bar-bosa não compareceu em sete das dezessete sessões que tiveram na Casa, em 2013” (http://diantedofato.com.br/site/?p=14837), o blog publi-cou matéria sobre a desastra-da manobra da oposição do último dia 7 de maio. Na oca-sião, assim como Deusmar, a maioria dos vereadores oposicionistas faltou à ses-são, como forma de obstruir a votação de matérias do Executivo. No entanto, a pre-sença dos vereadores Daniel do Floresta (PMDB) e Leo-nardo Bueno (PSC), garantiu quórum e vários projetos de Lei passaram pelo crivo dos parlamentares.

3Catalão, Maio de 2012De 20 a 26 de maio de 2013

2

14.829.700/0001-06

Assembleia Legislativa: Valin preside sessão solene de reabertura

dos trabalhos

Prefeitura de Três Ranchos divulga balanço do carnaval na cidade

Presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin (PSDB), presidiu a sessão solene que mar-cou a retomada das atividades da 17ª Legislatura nesta sexta-feira, 15, no Plenário Getulino Artiaga. A solenidade foi prestigiada pelos parlamentares da Casa e autori-dades dos poderes Executivo e Judiciário.

Representando o governa-dor Marconi Perillo, o secretário de Articulação Institucional, Da-niel Goulart (PSDB) discursou em nome do chefe do Executivo. Também prestigiaram a sessão o chefe do Gabinete Civil, depu-tado licenciado Lívio Luciano (PMDB), que representou o pre-feito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o vice-presidente do Tri-bunal de Justiça, Carlos Escher; conselheiros de tribunais, entre outras autoridades.

Em entrevista coletiva, Valin destacou que continuará mantendo um relacionamento respeitoso com a oposição e dis-se acreditar que fará uma gestão tranquila. “Estaremos empenha-dos em contribuir da melhor ma-neira possível para a governabili-dade do Estado, mas acreditamos que os anos de 2013 e 2014 serão tranquilos, sem maiores mudan-ças estruturais”, frisou. “Nossa re-lação com a oposição continuará sendo pautada pelo respeito às di-vergências, ao contraditório. Com pensamentos diferentes, mas que complementam o processo demo-crático”, acrescentou.

A prefeitura de Três Ran-chos divulgou nesta semana o balanço do carnaval 2013. Como sempre a cidade do Lago Azul recebeu o destaque como um dos melhores carnavais de Goiás. A folia começou no dia 08 de fe-vereiro e se estendeu até a terça--feira, 12. Segundo o prefeito Rolvander Pereira (PSDB) o re-sultado foi bastante positivo “Há muitos anos não tínhamos um carnaval tão bem organizado. Foi uma festa bastante animada que movimento a nossa turística Três Ranchos,” comemorou o prefeito.

Segundo dados do 9º Co-mando Regional de Polícia Mi-litar – 1º Destacamento de Três Ranchos, durante o período car-navalesco no município foram realizados pela PM, 42 notifica-ções e 30 apreensões de veículos. Para o capitão Consolines Paz Jú-nior, a corporação trabalhou em prol de um carnaval ordeiro. “A operação carnaval 2013 contou também com o apoio da Polícia Civil que esteve presente no mu-nicípio durante todo o período carnavalesco. E trabalhamos para que tudo saísse conforme o combinado”, disse o capitão.

Resultados favoráveis tam-bém para a secretaria Municipal de Saúde, segundo a secretária Maria Teresa Molina, os núme-ros apontaram como um dos melhores carnavais dos últimos tempos. Com plantão 24h os turistas contaram com serviço médico sempre disponível na UBS (Unidade Básica de Saúde) e atendimento nas tendas da Pra-ça do Rosário e no sambódromo. No ano passado foram registra-dos 41 atendimentos, este ano o número caiu para 13.

Como prevê o regimento interno, o primeiro pronun-ciamento coube à bancada de oposição, representada pelo deputado Karlos Cabral, líder do PT. Em seguida, o líder do PSDB na Casa, deputado Túlio Isac, discursou em nome da base parlamentar de apoio ao Executivo, fazendo um balanço das ações do Governo estadual e contrapondo críticas levantadas pela oposição.

“Tenho ouvido que a oposição tem falado de bura-cos em rodovias. Se buraco for padrão para eleição, os pre-feitos de Goiânia e Aparecida não poderiam ser candidatos a governador. Há buracos por lá também. O governador Marco-ni Perillo também pegou muitos buracos. E há dois anos trabalha para tapá-los. O senhor (Karlos Cabral), se não andar de avião, vai encontrar buracos. Mas tam-bém verá ações do governo para corrigi-los”, afirmou o tucano.

Mensagem governamentalEm nome do governador

Marconi Perillo, o secretário Daniel Goulart afirmou que o Executivo renova o diálogo com a Casa e deseja um ano muito produtivo em realizações aos deputados. “Temos um solo fértil e abençoado para que flo-resça um período abundante de práticas positivas para Goiás e o seu povo”, finalizou.

Durante os cinco dias de festa mais de 30 mil foliões passaram pela cidade do Lago Azul. A prefeitura comemora uma movimen-tação econômica de aproximadamente 6 milhões de reais.

O 10º BBM de Catalão como de costume, esteve com postos montados no C.A.T (Centro de Atendimento ao Tu-rista) e no ranchão Lago Azul. Foram realizadas cerca de 400 ações preventivas durante todos os dias, como por exemplo, in-formações aos pais sobre o uso do colete salva-vidas, visando conscientizar a todos sobre os cuidados a serem tomados no lago. O evento “Três Ranchos Folia 2013”, atendeu todas as exi-gências solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para realização da festa, como por exemplo, sinali-zação de saídas de emergência e colocação de extintores em pon-tos estratégicos.

Moradores aprovaram a folia 2013

A Folia agradou todos os públicos, segundo o empresário Ney Silvio, proprietário do su-permercado Lago Azul, este foi o melhor carnaval dos últimos anos em termos de organização. “A qualidade deste carnaval vai refletir ano que vem, quando os turistas da beira do Lago volta-rem a prestigiar a nossa cidade”. A empresária Patrícia, dona do Empório Siqueira, também fez sua colocação quanto ao perfil do turista “a qualidade do turista fez a diferença neste carnaval”.

Na rede hoteleira os ren-dimentos também foram sa-tisfatórios, a taxa de ocupação foi de 100%, entre a Pousada 3 Ranchos, Parque das Águas e Pousada Lago Azul 3. De acordo com o empresário, José Eduardo Barroso, dono do Hotel Parque das Águas, houve uma mudan-ça muito bem-vinda quanto ao perfil do turista “a qualidade do

hóspede foi visivelmente identifi-cada pela nossa equipe neste car-naval, esperamos que na semana santa isso se repita”.

A prefeitura de Três Ran-chos se preocupou também com a coleta de lixo do município durante a folia. Segundo o cro-nograma de atividades do de-partamento de varrição e coleta, foram coletadas 10 toneladas de lixo. As ações de limpeza tiveram início antes mesmo da semana do evento, se estendo até o fim do carnaval.

Apoio aos turistasOs turistas que visitaram

Três Ranchos contaram com o apoio do C.A.T (Centro de aten-dimento ao Turista) que esteve aberto ao público todos os dias de folia. Foram realizados aten-dimentos nos horários das 8h às 21h, prestando esclarecimentos, informando sobre a programa-ção do carnaval, hotéis e restau-rantes. Também pela primeira vez o centro implantou o sistema de “Camping” no local. O espaço foi adaptado com chuveiros e ba-nheiros químicos para oferecer comodidade aos campistas.

Para o secretário Munici-pal de Turismo, Rodrigo Daniel dos Santos, “Rodrigão” as metas do carnaval foram cumpridas “Conforme prometido devolve-mos todos os filhos que aqui vie-ram às suas mães, em segurança. Não houve nenhuma morte por acidente ou por afogamento du-rante a folia e nos eventos da pra-ça do Rosário e do sambódromo não foram registradas nenhuma ocorrência de brigas,” garantiu o secretário.

“Três Ranchos Folia 2013” conseguiu conciliar todas as tribos, segundo o prefeito da ci-dade, Rolvander Pereira (PSDB), “atendemos o pessoal mais jovem que gosta do som automotivo, o público que gosta de shows no sambódromo, tivemos atrações variadas como: apresentações de Rap do MC Dmek e de Rock do Alexandro Cândido, Pagode com o Pagolight, Arroxa com o grupo Nechiville e terminamos com o sertanejo Universitário de Carlos & Jader.

Mesmo com o nível do Lago Azul estando com apenas 30% de sua capacidade máxima, a folia reuniu mais de 30 mil pes-soas, gente de várias cidades e até de outros estados. A movimenta-ção econômica do município foi de aproximadamente 6 milhões de reais, o que mostrou o poten-cial de Três Ranchos para todo o estado de Goiás.

A Prefeitura Municipal de Três Ranchos, por meio do prefeito Rolvander, vice-prefeito Haroldinho, e a Secretaria Mu-nicipal de Turismo, agradecem a todos os órgãos envolvidos no “Três Ranchos Folia 2013”, assim como todos os servidores muni-cipais.

O Governo da Cidade de Catalão participou na se-mana passada da 11ª Semana Nacional de Museus realizada em todo território nacional. As atividades foram realizadas nas dependências do Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos que celebrou 10 anos de criação. Entre as atividades foram feitas apresentações cul-turais na área da dança, música, além de palestras e exposições fotográficas sobre a história de Catalão. “Queremos oferecer variedade cultural aos morado-res de Catalão,” garantiu o pre-sidente da Fundação Cultural, Rafael Purcina.

A Superintendência Mu-nicipal de Água e Esgoto de Catalão – SAE realizou pregão presencial para aquisição de uma Estação de Tratamento de Água – ETA compacta com capacidade para 250 m³/h (me-tros cúbico) por hora.

O investimento de R$ 800 mil, para a aquisição da ETA será paga com recursos do município através do prefeito Jardel Sebba, com contra par-tida da SAE seguindo normas contratuais. A empresa ga-nhadora do pregão foi a Gratt Industria de Máquinas, de Ca-pinzal/SC.

De acordo com o su-perintendente da SAE, César Ferreira, observa que os pro-blemas de abastecimento de água à população, têm como fundamento, principalmente, a exaustão do sistema em fun-

SaE faz pregão para compra de Eta

Prefeitura participa pela primeira vez da Semana Nacional de Museus

Entre os grupos que se apresentaram estava o da Or-questra de Violões Nova Vida, mantido pela Fundação Espiri-ta Nova Vida de Catalão - FE-NOVA. Cerca de 20 violonistas a maioria adolescente partici-param das apresentações com a regência dos músicos Rafael Milhomem e Roberto Segan-tini. Durante quase meia hora de sinfonia foram interpretadas músicas bastante conhecidas do público, como os grandes clás-sicos da música popular brasi-leira Aquarela do Brasil (Ary Barroso - 1939), Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – 1947) e o Uirapuru (Waldemar Henrique 1933).

cionamento, e a enorme de-manda, bem como a expansão e interligação com futuros novos loteamentos.

César afirmou que novos investimentos estão sendo efe-tuados, e que estudos técnicos

Em seguida foi a vez da banda Soul de Caldas Novas – GO subir ao palco. Com um repertório diferenciado os cin-co integrantes do grupo ficaram mais de uma hora tocando can-ções de estilos variados como Jazz, Chorinho, Samba, Bossa Nova entre outros.

Nas proximidades do Museu foi montada uma estru-tura com palco, estandes de ali-mentação e artesanato e ainda espaço para crianças com cama elástica (pula pula) brinquedos infláveis e oferecido algodão doce e pipoca gratuitamente. A cabeleireira Lucinéia Ferreira, do bairro Pontal Norte, apro-

estão sendo realizados para indicar os melhores caminhos para ampliação e recuperação do sistema local de tratamento e abastecimento. “Em breve haverá um incremento na pro-dução e tratamento de água, por conta de modificações no

Atividades duraram uma semana com apresentações musicais, palestras e exposição fotográfica

vou a iniciativa da prefeitura em promover esse tipo de evento. “Assim que eu fiquei sabendo resolvi vir acompanhar. Deveria acontecer mais vezes, Catalão

está crescendo tanto e quase não tem eventos culturais as-sim”, declarou ao lado da neta Izabele.

sistema”, adiantou César ao re-latar que parte das instalações e ligações hidráulicas hoje em ins-talação ou instaladas, estão em desacordo com os padrões.

O prefeito Jardel Sebba, afirmou que água tratada não

será mais um problema para Catalão. “No nosso governo não faltará vontade política, estamos trabalhando incan-savelmente e vamos conti-nuar com esse ritmo, porque a cidade não pode parar e o povo não pode esperar. Com esta aquisição, tenho a plena convicção que não existirá mais problemas de falta de água nas residências. A parce-ria entre a prefeitura e a SAE, não deixará que falte água para ninguém, isso é gestão, é trabalho, e graças a is-so, em menos de seis meses dias de governo já conseguimos lançar uma obra de tamanha importância para Catalão”, declara o prefeito Jardel.

4 De 20 a 26 de maio de 20134

O governador Marconi Perillo entregou na manhã desta terça-feira, dia 21, novos veículos e equipamentos ao Comando do Policiamento Rodovi-ário da Polícia Militar de Goiás na sede da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop). Foram entre-gues 100 veículos Sandero que serão utilizados pelos fiscais da Agência para acompanhar o andamento das obras em execução do Programa Rodovida.

Segundo o presidente Jayme Rincón, antes os funcionários exer-ciam a função em carros cedidos pelas empreiteiras, o que ele classificou como uma “anomalia” que agora será eliminada. Durante o evento, também foram entregues 25 motos Honda 600 cilindradas, 100 computadores, 60 bafômetros certificados pelo Inmetro, 40 pistolas e equipamentos rodoviários como cones, barreiras, pantográficos, entre outros.

O governador Marconi Perillo também inaugurou o Laboratório de Tecnologia em Materiais e Técnicas Construtivas, cujos equipamentos demandaram investimentos de R$ 1 milhão do Governo de Goiás. Equipado com tecnologia de ponta e dividido em três áreas – solo, concreto e material betuminoso –o laboratório dará suporte aos engenheiros na execução de obras rodoviárias e civis, permitindo aferir a qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

“Este é um laboratório extre-mamente bem montado que vai nos ajudar a apurar a qualidade de tudo o que estamos fazendo, colaborando com a Controladoria-Geral do Estado e com o Tribunal de Contas do Estado. Isso é muito importante porque nós conso-lidamos a Agetop, melhoramos ainda mais a autoestima de quem trabalha

Governo inaugura laboratório da agetop e entrega veículos e equipamentos para

Polícia Rodoviária Estadual

aqui porque percebe o compromisso, a responsabilidade e a seriedade do go-verno. Entregar esses novos veículos é uma outra demonstração de respeito ao dinheiro público, especialmente no que diz respeito à segurança nas estradas, à manutenção das vidas das pessoas que trafegam nas nossas rodovias”, afirmou o governador.

Em seu discurso, Marconi dis-se, dirigindo-se aos funcionários do órgão, que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Agetop é motivo de orgulho e agradeceu a todos. Ele tam-bém ressaltou os investimentos maciços que vêm sendo destinados à área de infraestrutura.

“Vocês estão dando respostas às demandas de uma sociedade ávida por um governo que realmente cum-pra o seu papel de prestar serviços de qualidade e com economia, que possam transformar Goiás em uma grande vitrine e referência para o País. A Age-top executa hoje, proporcionalmente,

o maior programa de obras do Brasil. Se contarmos o que já foi executado no Rodovida Reconstrução 1, o que está sendo executado no 2 e o que será executado no 3, mais o Rodovida Construção, Conclusão, Manutenção e Conserva, vamos chegar a quase R$ 4 bilhões de investimentos apenas no setor rodoviário”, detalha.

Até o fim do ano, a Agetop terá reconstruído 4,3 mil quilômetros de rodovias estaduais do total de cerca de 5 mil quilômetros de malha rodoviária, com sinalização horizontal, vertical e noturna. Aliando o Rodovida Recons-trução, ao programa de manutenção e conserva, destaca o governador, a ma-lha viária do Estado estará em bom ou excelente estado de conservação.

Marconi ressaltou ainda que, em função dos disputados processos de lici-tação de obras abertos pela Agetop, será possível obter economia de aproxima-damente R$500 milhões. Recursos que seriam suficientes para construção de

cinco hospitais de urgência. Mais uma vez, ele ressaltou que o corpo técnico da Agência está comprometido e focado nos melhores resultados.

O governador finalizou dizendo que os dois primeiros anos foram de reestruturação financeira, mergulhados nos projetos executivos, licitações e viabilizações de operações de crédito e captação de recursos. De acordo com ele, tudo isso possibilitou que Goiás se transformasse em um grande canteiro de obras.

PM nas rodovias

O chefe do Comando de Policia-mento Rodoviário, coronel Carlos An-tônio Borges, considera que os policiais terão melhores condições de trabalho e assim, poderão oferecer melhores servi-ços no tocante à segurança pública nas rodovias estaduais. As motos mais po-tentes serão utilizadas no patrulhamen-to, tanto em ações preventivas quanto

Prefeitura recupera avenidas, praças e monumentos de Catalão

A prefeitura de Catalão intensificou o trabalho de recu-peração física da cidade. Com o fim do período chuvoso, deste a semana passada, a secretaria de Infraestrutura deu início a uma força tarefa em diversos pontos espalhados pela cidade. Na Praça Vereda dos Buritis foi realizado serviço de poda, lim-

peza e pintura dos aparelhos de academia. O objetivo é propor-cionar à população alternativas de lazer público.

Os funcionários da se-cretaria também executaram reparo da rede pluvial na Rua Egerineu Teixeira. O serviço foi feito para evitar que água se

acumule próximo à via, causan-do acidentes para motoristas e pedestres e servindo de cria-douro para o mosquito da den-gue. Comerciantes e moradores da região aprovaram a obra. A Avenida Raulina Fonseca Pa-choal, também sofreu interven-ções. Foram realizados serviços de poda das árvores e limpeza.

O corte controlado das árvores ajuda na visibilidade de pedes-tres e motoristas que trafegam pela avenida.

A iluminação na Praça da Igreja Velha da Matriz também foi trocada. O prefeito Jardel Sebba (PSDB) afirmou que os serviços públicos de recupe-

ração se tornaram uma marca desta gestão. “Sempre que hou-ver necessidade nossas equipes irão realizar a manutenção de bens e locais púbicos. A po-pulação quer serviços rápidos e de qualidade e é isso que a prefeitura vai fazer”, afirmou o prefeito.

repressivas. “Elas irão possibilitar um acompanhamento, o cerco a um foragi-do, ou a uma pessoa suspeita de tráfico de drogas. Esses veículos serão empre-gados em várias situações”, explica.

Os bafômetros serão distribuí-dos aos postos da Polícia Rodoviária Es-tadual, com quantitativo maior para as cidades de Caldas Novas, Três Ranchos e cidade de Goiás, em razão da maior demanda, uma vez que esses municí-pios recebem alto fluxo de turistas nos feriados prolongados.

Laboratório e qualidade das obras

O diretor de Estudos e Projetos da Agetop, Antônio Wilson Porto, con-sidera que a implantação do laboratório marca uma nova fase na agência. “Nós temos agora condições de exigir obras com melhor qualidade porque antes, não tínhamos como aferir o que estava sendo usado efetivamente, nas obras pelas empreiteiras e também o resul-tado final. Elas usavam laboratórios próprios ou terceirizados e ficávamos à mercê de resultados que não eram de controle nosso”, comenta.

Caso seja constatado uso de material de baixa qualidade, as empre-sas podem ser acionadas e penalizadas e deverão refazer o serviço, até que seja alcançada a qualidade desejada . “Temos condições de fazer ensaios da engenharia rodoviária e para a parte de construção civil. Os equipamentos são o que há de mais moderno e os funcioná-rios são altamente qualificados. Temos hoje quatro engenheiros que possuem doutorado”, afirmou. O laboratório tem integrantes da UFG, UEG, UnB e PUC--Goiás. Uma das finalidades do novo departamento é ampliar a vida útil das obras.

Jardel Sebba afirmou que os trabalhos de manutenção serão periódicos

5Catalão, Maio de 2012De 20 a 26 de maio de 2013

Governo premia escolas públicas estaduaisO plano de reforma educa-

cional implantado pelo Governo de Goiás, conhecido como Pacto pela Educação, tem como finalidade elevar a qualidade do ensino na rede pública estadual por meio de um sistema de reconhecimento, premiação e remune-ração por mérito. Entre as ferramentas de incentivo aos gestores escolares, professores e alunos está o Prêmio Es-cola. O superintendente de Programas Especiais da Secretaria da Educação, José Frederico Lira Neto, salienta que o objetivo é detectar o nível de cada escola e traçar os planos para que os alvos sejam alcançados. “A premiação entra no Pacto pela Educação, que é o nosso programa de reforma. Esta é uma medida muito importante porque reforça o nosso salto no ranking do Ideb. Em 2011 pulamos da 16ª para a 5ª posição no Ensino Médio”, salienta José Frederico.

Segundo José Frederico Lira Neto, o objetivo do Prêmio Escola “é criar um ambiente de incentivo para o bom desempenho. Nós acreditamos que ao premiarmos as unidades esco-lares que mais se esforçam, que criam alternativas criativas para que os pro-fessores se empenhem mais e os alu-nos aprendam mais, é porque estamos alcançando o objetivo da educação em Goiás. O Prêmio Escola faz parte das 25 iniciativas do Pacto pela Educação, das quais, 23 estão em andamento ou finalizadas, ele faz parte do pilar do

sistema de reconhecimento e remune-ração por mérito”.

Índices de avaliação

Com base no Índice de Desen-volvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de Goiás (Ide-go), foram definidos critérios e metas ousadas, que levaram em conta a realidade e o potencial de cada escola, gerando um incentivo justo e desafia-dor. “O Ideb e o Idego têm meta por escola, de acordo a realidade de cada escola, com o contexto específico, com metas até 2021”, explica Lira Neto. O prêmio reconhece o trabalho de exce-

lência desenvolvido nas escolas e dá visibilidade às experiências exitosas que têm ocorrido na rede pública estadual. As escolas recebem prê-mios em dinheiro que deverão ser aplicados na própria unidade.

Formação continuada

A Secretaria da Educação, além de ter criado o Prêmio Escola, ainda estruturou um programa de formação continuada, um sistema de avaliação e a completa reformu-lação das matrizes curriculares e das práticas pedagógicas aos gestores das escolas e aos professores. “Eu acho acertado o caminho escolhido

pelo Governo de Goiás de entregar o dinheiro para a administração de cada escola. Eu acredito que por alcançarem o prêmio, elas merecem um voto de confiança. O corpo da escola, diretor, professores e até alunos podem definir como o dinheiro será aplicado”, destaca José Frederico.

Escolas premiadas

No mês passado o Governo de Goiás premiou 217 escolas públicas estaduais com recursos de R$ 20 mil e R$ 40 mil. Os valores foram deposita-dos na conta de cada escola vencedora. Receberam R$ 20 mil todas as unidades que oferecem Ensino Fundamental que

alcançaram as metas estabelecidas pela Secretaria da Educação (Seduc) no Ideb de 2011 e que foram calcula-das com base no índice divulgado em 2009. O mesmo valor foi concedido a 30% das escolas de Ensino Médio de cada Subsecretaria Regional de Educa-ção que tiveram os maiores resultados na avaliação aplicada aos estudantes da 3ª série e que serviu para embasar o Idego. No caso das unidades que atendem estudantes das duas etapas e que atingiram as respectivas metas, o prêmio chegou a R$ 40 mil.

Mais informações: (62) 3201-3000

Micro e pequenos empreendedores terão crédito facilitado

Em seu discurso durante o lançamento do Credi-PAI Financia-mento Popular , o governador Mar-coni Perillo destacou a sensibilidade do governo em investir nos micro e pequenos empresários, sem deixar de lado condições para atrair também os grandes investidores. “Estamos muito felizes por lançarmos o Credi--PAI, que vai beneficiar milhares de micro e pequenos empreendedores que só querem uma coisa na vida: ter uma oportunidade para trabalhar em seu próprio negócio, encaminhar seus filhos nos estudos e conseguir oportunidades para que eles se tor-nem alguém na vida”, esclareceu o governador.

Condições de competitividade

Marconi citou a importância das linhas de crédito que propor-cionam trabalho digno, sobretudo aos pequenos e a desoneração de impostos, como a criação de condi-ções de competitividade para todos

e que possibilitaram e possibilitam o crescimento da economia do Estado. “Essas ações todas fizeram com que tivéssemos um salto em nossa econo-mia. Quando assumimos o Estado em 1999, o PIB goiano era de R$ 17 bilhões, hoje, 14 anos depois, nosso PIB está chegando a R$ 120 bilhões”, apontou o governador.

Marconi apontou Goiás como um dos Estados que mais cresceram em relação ao PIB ano passado, o se-gundo que mais cresceu em empregos e também em industrialização. O go-vernador atribuiu esse crescimento ao trabalho de todos e às parcerias com o setor privado, com os pequenos e com os grandes empresários. “O que estamos fazendo aqui hoje é mostrar que o Estado não tem que ser agiota e ganhar dinheiro nas costas do povo”, afirmou. O Credi-PAI oferece linhas de financiamento com juros de 0,25% ao mês, 3% ao ano, e com prazo e carência de 36 meses, valor, segundo ele, menor que as taxas de juros e

de inflação existentes no País atual-mente. “Quando o governo faz isso, está demonstrando sua sensibilidade social para ajudar a quem mais pre-cisa”, afirmou Marconi.

Apoio aos micro e pequenos

“É importante trazer as grandes empresas, porque elas geram empregos, riquezas, renda e arrecadação, mas é preciso ter sensibilidade para saber quem é que realmente precisa de incentivo, de estímulo, de subsídio do Governo do Estado. Nunca faltou crédito para os grandes, mas é preciso ter força de vontade, sensibilidade e determi-nação para criar as linhas de crédito exclusivas para os pequenos, e é isso que estamos fazendo aqui hoje”, afir-mou Marconi.

Qualificação profissional

O governador falou também sobre a importância do primeiro

emprego e confessou compreender e já ter passado por muitas das dificuldades que hoje afligem os pequenos e mais humildes, no que diz respeito tanto às dificuldades para estudar quanto para abrir um pequeno negócio. “Não há nada pior que a frustração de se fechar as portas após a tentativa de se abrir um ne-gócio, daí a importância da qualificação do Sebrae e Senac para apoiar aqueles que vão trabalhar nesse negócio”, con-siderou o governador, citando uma rede de apoio que dará auxílio em forma de qualificação e capacitação aos pequenos empreendedores.

“Queremos que as pessoas pros-perem esse é o objetivo maior do Credi--PAI”, garantiu Marconi. “A nossa luta sempre foi fazer de Goiás um Estado bom para se viver, e nesse contexto, o emprego e o pequeno negócio é vital para a economia e para os goianos”, afir-mou o governador. O governador citou ainda o maior programa de qualificação de jovens do Brasil, citou também a educação, os empregos qualificados, e

os programas de qualificação criados pelo governo e defendeu a importân-cia da educação dos jovens. “Temos o orgulho de termos o maior programa de qualificação do Brasil, que é o Bolsa Futuro, estamos concluindo a qualifi-cação de 200 mil jovens trabalhadores e vamos chegar a mais de 500 mil nos nossos quatro anos”, assegurou o go-vernador.

Segundo o governador, os goianos têm um diferencial que é res-ponsável pelo crescimento de Goiás em relação aos demais Estados, que é a capacidade de trabalhar, de ser íntegro e de lutar. “É isso o que me ajuda e impulsiona a governar, aprendi desde muito cedo os valores da honestidade, da solidariedade e do trabalho e sei que não há nada melhor do que uma luta justa na procura da realização dos mais legítimos sonhos que temos. Queremos que todos tenham oportu-nidades”, concluiu o governador.

6 De 20 a 26 de maio de 2013

Os moradores de Ipameri foram contemplados na noite deste do-mingo (19) com o 8º Circuito de Cinema Popular. O evento foi promovido através de uma parceria da prefeitura municipal com o Instituto Icuman, loja Novo Mundo e secretaria da Cultura e turismo. Ao todo mais de 600 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos assistiram a exibição do fil-me “O palhaço” de Selton Melo. O cinema ao ar livre aconteceu na Praça Liberdade.

A prefeitura de Ipameri realizou no último sábado (18) um dia de atendimento médico à população do distrito de Cavalheiro. O vice-prefeito Dr. Beto esteve presente reiterando o compromisso da atual administração de levar saúde a todas as localidades do município. A iniciativa do vice--prefeito que presta atendimento médico em caráter totalmente voluntário acontece quinzenalmente nos distritos de Ipameri. O próximo a receber o dia da saúde será Domiciano Ribeiro no dia 25 de maio (sábado)

A prefeitura de Ipameri apoiou o evento realizado no último dia 16 (quinta-feira) contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. A data foi lem-brada com uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade. Participaram da mobilização alunos e professores das escolhas públicas de Ipameri, secretários municipais e membros do Conselho Tu-telar da cidade.

A prefeita Daniela Carneiro (PSDB) e o vice-prefeito Dr. Beto também participaram do evento. No uso de sua palavra a prefeita declarou a importância de alertar a comunidade sobre o tema abuso sexual. “É uma triste realidade que precisa ser encarada de frente por toda a comunidade. Não pode-mos fazer vistas grossas, são nossas crianças, nossos adolescentes, o futuro.”

A assistente social, Maria Guadalupe, ressaltou que a comunidade deve ficar atenta e denunciar qualquer suspeita de abuso sexual no CREAS (Centro de Referência Especiali-zado de Assistência Social). O Centro está situado na Av. Barão do Rio Branco esquina com a Intendente José Vaz próximo à Rádio Xavantes, telefone (64) 3491-1723.

A prefeitura de Ipameri por meio da secretaria Municipal do Agronegócio em parceria com o Sindicato Rural cidade vai pro-mover na próxima segunda-feira, 27 o I Encontro de Produtores Rurais do Município. O evento será realizado a partir das 19:00 horas, no Sindicato Rural de Ipa-meri.

Vão ser discutidos assuntos como, oportunidades e novas opções agropecuárias para a Agricultura Familiar, produção de soja nas pequenas propriedades, finan-ciamento via Programas ABC com Arnaldo Bonfim da secretaria da Agri-cultura do Estado de Goiás, integração lavoura e pecuária com Donizete Peixoto, produtor rural de Piracanjuba-GO, e os cuidados com a contami-nação na soja convencional.

aCoNtECEu EM IPaMERI

A Câmara Municipal de Catalão apro-vou o projeto de lei de autoria do prefeito Jardel Sebba (PSDB) que prevê repasse de verba no valor de R$ 8,8 mil para patrocinar o triatleta catalano Simon Queiroga Machado Leonel, de 30 anos. O atleta receberá a verba gradativamente, de acordo com gastos com a participação em competições do calendário esportivo anual.

A verba deverá custear despesas com inscrições, passagens, alimentação e hospe-dagem. Entre os campeonatos deste ano que Simon Leonel vai disputar estão o 23º Troféu Brasil de Triathlon 2013, com etapas realiza-das de 27 de maio a 8 de dezembro em São Paulo e a segunda etapa do Brasileiro Sprint no dia 25 de agosto em Cuiabá/MT.

triatleta recebe patrocínio da Prefeitura de Catalão

Jardel reforça que o incentivo ao esporte será uma marca de sua gestão. “É inadmissível pensar que, em outras épocas, atletas aqui da cidade não tiveram apoio do poder público municipal para participar de campeonatos. São pessoas que levam o nome de Catalão ao mundo e por isso precisam do apoio do governo da cidade”, defendeu o prefeito.

O atleta mora no bairro Nossa Senho-ra de Fátima e disse que nunca tinha rece-bido auxílio da prefeitura. “Estou há anos treinando, me dedicando muito e sempre representado a cidade sem apoio, sem reco-nhecimento, sem ao menos ter um parabéns. Agora a situação mudou. Eu sabia que o prefeito Jardel Sebba reconheceria a minha dedicação”, agradeceu.

Secretaria da Cultura promove Cinema Popular

População do distrito de Cavalheiro recebe atendimento médico

Prefeitura apoia evento contra abuso sexual infantil

Prefeitura realiza primeiro encontro de produtores rurais de Ipameri

Simon Leonel receberá recursos municipais para cobrir gastos com a participação no calendário anual de competições

7Catalão, Maio de 2012De 20 a 26 de maio de 2013

O Governo de Corumbaíba anunciou a programação referente ao aniversário de 101 anos da cidade. De acordo com o prefeito Romário Vieira (PR), este ano a festa promete agradar todo público e atrair gente de todas as idades. “Nossa festividade está repleta de shows e apresentações que vão atrair as famílias de Corumbaíba. Estamos tentando resgatar eventos tradicionais do município. Crianças, jovens, adultos e até idosos terão diversão garantida em cada atração”,

Romário anuncia mega atrações para o aniversário de Corumbaíba

disse o prefeito.

Nesta edição, estão previstos shows musicais do cantor Eduardo Costa, da dupla sertaneja Carlos e Jader e da cantora gospel Suellem Lima. Nos outros dias a festa continua com apre-sentações artísticas como do baile da saudade, da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e da 2ª edição do festival Canta e Encanta de Corumbaíba. “Queremos agradar todos os moradores, por isso uma programação bem variada. Te-

remos também a 12ª edição do campeonato de motocross que vai movimentar nossa cidade e atrair pilotos de municípios goianos.”

Ao todo serão cinco dias de festa. Os shows e o Festival de música vão acontecer no Espaço Frutago. A pista para competição de motocross será montada na GO – 139, saída sul. “São ‘101 anos de história. Corumbaíba me-rece uma comemoração a altura.

Esta festa vai ficar na memória dos cida-dãos de Corumbaíba por muitos anos”, ressaltou o prefeito Romário Vieira.

Programação

Dia - 24 (sexta-feira) Eduardo Costa a partir das 22h

Dia - 25 (sábado) Baile da Saudade a partir das 22h

Dia - 26 (domingo) Suellem Lima a par-

tir das 22h

Dia – 26 (domingo) 12ª Motocross a partir das 10h

Dia - 27 (segunda-feira) 2ª festival Canta e Encanta a partir das 20:30h

Dia - 28 (terça-feira) Carlos & Jader a partir das 22:30h

O Irismo era tão forte em Goiás que os jornalistas escreviam a palavra com letra maiúscula. Fora do Irismo, o dilúvio – dizia-se. Che-gava-se a sugerir que, se conseguisse registro eleitoral, até uma pedra – se contasse com o apoio do ex-governa-dor Iris Rezende – seria eleita.

A permanência do Irismo depende de Iris disputar o governo do Estado em 2014. No entanto, se

Júnior do Friboi for mesmo confirmado como candidato do PMDB a governa-dor, estará configurada a decadência do Irismo. Há alguns meses, talvez dias, quem arriscaria dizer que uma conspi-ração tramada em Brasília – articulada a partir do Palácio do Planalto, com o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula da Silva – conse-guiria impor Friboi no PMDB, pratica-mente bancando-o como candidato a

Estão previstos shows com Eduardo Costa, Suellem Lima, Carlos & Jader e a 12ª edição do campeonato de motocross

governador, e tudo isto a revelia de Iris? Ninguém acreditava que isto pudesse acontecer, mas acon-teceu, e nas barbas de Iris. E pior: muitos de seus aliados conspira-ram e conspiram com Friboi.

De algum modo, o PMDB nacional contou com a anuência de peemedebistas estaduais para “fritar” Iris e, portanto, o Irismo. Hoje, o Irismo é composto por

Iris Rezende, Iris Araújo, sua mulher e deputada federal, Waguinho Siqueira, Samuel Belchior e Bruno Peixoto, depu-tados estaduais. Os três são leais a Iris, mas articulam muito bem com Friboi.

O tempo do Irismo passou? Friboi, que não é irista e nem é peeme-

debista – ele poderia dizer como um ministro da Educação da ditadura: “Estou peemedebista” –, pode ser o seu coveiro. O curioso é que nem o marconismo conseguiu acabar com o Irismo...

Fonte: jornal Opção

Júnior do Friboi é o coveiro do Irismo?A ascensão do acionista da JBS Friboi a (possível) candidado do PMDB a governador pode marcar a decadência política de Iris

Rezende

8 De 20 a 26 de maio de 2013

A prefeitura de Catalão vai rea-lizar a partir desta quarta-feira, 22 até o dia 24 de maio a feira Sabor & Arte. Mais de 20 expositores de Catalão e dos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde foram contemplados com espaços para trabalharem na feira. As barraquinhas serão armadas na Praça da Igreja Velha Matriz.

De acordo com a secretaria da Promoção e Ação Social Anna Sebba, toda estrutura será oferecida gratui-tamente pela prefeitura. “Os comer-ciantes terão que levar apenas seus produtos para vender e uma lâmpada pra colocar na barraca, o restante será todo doado pela prefeitura”, garantiu.

Os expositores foram escolhidos por meio de um sorteio realizado no dia 16 de maio. O sorteio foi realiza-do para que todos os comerciantes

A Prefeitura de Catalão começou a readequação da Diretoria de Produ-ção da Secretaria de Infraestrutura, onde são construídos mata-burros para zona rural do município. Com instalações precárias e com o número de fôrmas escasso, a produção era de apenas um mata-burro por dia. Com a aquisição de uma máquina automática para conformação de estribos e a ins-talação de 30 fôrmas, o departamento deve começar a produzir no próximo mês cerca de oito mata-burros diaria-mente.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Alves Carvelo, Rodrigão, as peças são encaminhadas

Prefeitura de Catalão promove Feira Sabor & arte

Prefeitura de Catalão amplia produção de

1 para 8 mata-burros por dia

tivessem chances iguais de serem contemplados. Nailde Alves Porto disse que ficou satisfeita com método utilizado para definir quem seriam os comerciantes. “Assim não privilegia ninguém e é a sorte quem define”, sa-lientou minutos antes de ter o nome sorteado.

Secretária estuda a possibilidade de a feirinha ser realizada mensalmen-te. “Faremos essa primeira edição e, posteriormente, veremos como tornar a feira mensal para fornecer uma renda complementar às famílias de Catalão”, informou a secretária. Objetivo da fei-ra é promover entretenimento à popu-lação e ajudar a economia doméstica de pequenos comerciantes de Catalão e distritos. Os expositores contarão com espaço para comercialização de alimentos bebidas e artesanatos.

para as comunidades rurais de Ca-talão, incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. Os novos mata-burros substituem estruturas antigas e danificadas com pela ação do tempo. “Há um demanda muito grande desse material. Alguns mata-burros estragam com muita facilidade. Por isso, o prefeito Jardel Sebba fez questão que ampliássemos a produção”, justificou.

Além dos novos equipamentos, a Diretoria de Produção também pas-sou por limpeza. “Tiramos dezenas de caminhões de lixo e melhoramos o ambiente de trabalho dos nossos cola-boradores”, explicou Rodrigão.

A feirinha começa nesta quarta-feira e vai até sexta na Praça da Igreja

Velha MatrizCompra de equipamentos e readequação

de espaços oferecem ainda maior comodidade aos trabalhadores

Prefeitura de Catalão doa R$ 84 mil para Fundação Espírita Nova Vida

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 21, em primeira votação o Projeto de Lei de autoria do prefeito Jardel Se-bba (PSDB) onde determina a doação de R$ 84 mil dos cofres municipais à Funda-ção Espírita Nova Vida – Fe-nova. A verba será repassada mensalmente à entidade para suprir gastos com alimenta-ção e pagamento de salário

Verba será destinada para manutenção e pagamento de salário dos funcionários da entidade

dos funcionários da funda-ção. A diretora da unidade, Cleuzadir de Sousa Aires, que esteve presente na sessão agradeceu o carinho dos par-lamentares e o apoio do pre-feito Jardel. “Eu não esperava outra postura do prefeito Jar-del Sebba. Sempre soube que ele nos ajudaria. Estou muito feliz”, comemorou.

Atualmente entidade fi-

lantrópica sem fins lucrativos atende cerca de 200 pessoas entre crianças e adolescentes carentes de sete a 17 anos de idade. A única fonte de renda é a venda dos materiais pro-duzidos pela marcenaria da entidade e pelos bazares re-alizados. Cleuzadir afirmou que o dinheiro é necessário para garantir o manutenção e a alimentação dos alunos. “Servimos café da manhã,

almoço e jantar e precisamos de recursos para suprir esses gastos. Outra necessidade era pagar o salário dos nossos 23 colaboradores. Será um apoio muito benéfico para nossa fundação”, afirmou Cleuzadir.

Na unidade são reali-zados diversos tipos de ativi-dades educativas e culturais, como as aulas de violão, que

originaram a Orquestra de Violões, atualmente com-posta por mais de 20 jovens que se apresenta em diversos tipos de evento. O projeto será repassado para segunda votação na Câmara e poste-riormente seguirá para san-ção do prefeito Jardel Sebba.

9Catalão, Maio de 2012De 20 a 26 de maio de 2013

A prefeitura de Caldas No-vas, por meio da Secretaria Muni-cipal de Ação Urbana, avança na construção de canteiros e logra-douros em dezenas de pontos da cidade. Cruzamentos e avenidas dos bairros Estância Itajá, Itaicí I e Itaicí II recebem o trabalho de revitalização.

De acordo com o Secre-tário de Ação Urbana, Simão Pedro, as obras são realizadas em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito. O objetivo é melhorar as condições de tráfe-go nas avenidas daquela localida-de. “A construção dos canteiros e rotatórias, em substituição às antigas tartarugas e tachões, é uma forma de deixar a cidade mais bonita. Mas também é um método para dar mais segurança aos motoristas, que terão mais segurança para trafegar”, contou Simão Pedro.

Prefeitura de Caldas Novas prossegue construção de canteiros e logradouros

As principais mudanças acontecem na região da “Curva do S”, na Estância Itajá. O local contará com novos canteiros e ro-tatórias com jardim. As melhorias também abrangem a Avenida “A”, Avenida “C” e Avenida “D”, no bairro Itaicí II.

Roçagem nos bairros Tan-gará e Santa Efigênia

A equipe de servidores responsável pela roçagem de pra-ças e logradouros percorre nesta semana o bairro Tangará, Setor Santa Efigênia, Parque Real e Cal-das do Oeste. A frente de trabalho realiza a limpeza de áreas públicas e calçadas que estão tomadas por mato.

O Secretário de Ação Urba-na, Simão Pedro, afirmou as ações da Pasta são direcionadas a todos

Serviços de roçagem e revitalização de praças também foram intensificadosos bairros do município. “Esta-mos com frentes de trabalho nos setores centrais e nos bairros mais distantes. Todas as localidades do município são contempladas com o serviço da nossa secretaria”, dis-se o Secretário de Ação Urbana.

Praça do Corretor passa por reforma

A Praça do Corretor, na Avenida Coronel Cirilo Lopes de Moraes, bairro Turista I, recebe melhorias desde o início desta semana. O gramado está sendo trocado pelos servidores munici-pais para ser substituído por nova vegetação. No local também serão construídos novos canteiros com flores e plantas ornamentais. A previsão para término do traba-lho é até a próxima sexta-feira, 25 de maio.

Chamar lula de “canalha” foi desabafo e movimento muito bem

calculado de MarconiAo chamar o ex-presi-

dente Lula de “canalha”, em discurso previsivelmente desti-nado a grande repercussão na convenção nacional do PSDB, o governador Marconi Perillo executou um movimento cal-culado.

Marconi suportou calado, por anos, as retaliações irres-ponsáveis de Lula, inclusive em visitas ao Estado de Goiás, quando o petista tentou sem re-sultado interferir no resultado das eleições e derrotar o tucano.

Fora a ação direta de Lula, ainda foi despejada sobre Marconi uma ofensiva em que atuaram parlamentares do PT e órgãos de comunicação, como a Carta Capital, ligados ao esgoto do partido.

Tudo porque Marconi disse, de público, em 2005, que alertou o presidente Lula sobre a existência do mensalão – que o ex-presidente sempre disse desconhecer. Marconi é a prova de que Lula sabia, sim.

Mas agora as coisas mudaram. Lula enfraqueceu, envolveu-se em escândalos pessoais como o amiga íntima Rose, está sendo investigado

pelos procuradores federais e, depois do paroxismo da CPI do Cachoeira, nada mais pode de importante contra Marconi, a não ser um ou outro ataque

sem sentido, como a matéria sobre supostas grampos da re-vista Carta Capital.

Mais: Marconi estabe-

leceu laços sólidos com o Go-verno Federal e não está sendo atrapalhado pela presidente Dilma Rousseff, pelo contrário, está é recebendo muita e irre-versível ajuda – mesmo com Lula contra.

Lula é Lula. Dilma é Dil-ma. À presidente,o governador sempre dedica elogios e agra-decimentos. Sistematicamente.

Politicamente, Lula tam-bém perdeu muito da força. Não tem condições de atropelar Dilma para ser o candidato em 2014. E Dilma não está disposta nem um pouco a ceder a candi-datura.

O momento, portanto, era esse. O palco, nacional: a convenção do PSDB. E a marte-lada, pesada: “canalha”. E o alvo, Lula: enfraquecido.

Marconi acertou na mos-ca.

Fonte: Goiás 24 horas

10 De 20 a 26 de maio de 2013

Governo entrega proposta para regulamentar emenda de domésticas

A presidente Dilma Rous-seff entregou nesta terça-feira (21) a parlamentares a proposta do go-verno para regulamentar os novos direitos das empregadas domés-ticas, estabelecidos pela chamada PEC das Domésticas, que come-çou a valer em abril.

A proposta mantém em 40% a multa sobre o saldo do FGTS em caso de demissão e em 12% a contribuição dos patrões ao INSS. O relator da comissão especial do Congresso que discute o assunto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), havia proposto a redução do valor da multa sobre o FGTS para 5% a 10%. O texto de Dilma também prevê três tipos de jornada de trabalho diferentes e a criação do banco de horas propos-to pela comissão.

Sete pontos da emenda constitucional que ampliou os di-reitos dos empregados domésticos ainda não estão regulamentados: seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de tra-balho.

As propostas do governo foram recebidas por Jucá e pelo presidente da comissão mista que discute o tema no Congresso, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), em reunião no Palácio do Planalto.

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou nesta sexta que o projeto para regulamentação será elaborado pelos parlamentares. “Não terá um projeto de iniciativa do Executivo para tratar desse assunto, afirmou.

A comissão mista vai elabo-rar um projeto de lei que deverá ser aprovado na Câmara e no Se-nado. O texto, então, seguirá para sanção ou veto da presidente da República. A emenda prevê prazo

de 90 dias para a regulamentação desses direitos – ou seja, até o iní-cio de julho.

O senador Romero Jucá dis-se que seu relatório final deverá ser entregue à comissão mista “ainda nesta semana”. “Vamos trabalhar rapidamente. Sabemos da ânsia, da vontade da sociedade brasileira”, afirmou.

Propostas

A proposta de regulamenta-ção do governo mantém as regras do FGTS existentes para as demais categorias profissionais: o empre-gador será obrigado a recolher 8% do salário pago e ficará mantida a multa rescisória de 40% do saldo da conta do FGTS em casos de de-missão sem justa causa.

Além disso, pela proposta do governo, a contribuição patro-nal para o INSS continuará em 12% e a do empregado, entre 8% e 11%, conforme a faixa salarial.

A proposta prevê também o seguro-desemprego, o auxílio-aci-dente e o salário-família conforme determina a CLT.

O texto do governo con-templa ainda três possibilidades de jornada de trabalho, que será definida em acordo entre traba-lhador e empregado: 44 horas se-manais com até 4 horas extras por dia; regime de revezamento de 12 horas diárias seguidas de 36 horas de descanso; ou a formação de um banco de horas com compensação das horas trabalhadas no período de até um ano.

Os empregados teriam di-reito, pela proposta entregue por Dilma, a intervalo de uma hora de descanso, podendo ser reduzido para 30 minutos mediante acordo. O intervalo mínimo de descanso entre as jornadas seria de 11 horas, e os trabalhadores teriam direito a um dia livre por semana, preferen-

Proposta do governo estende a domésticas direitos previstos na CLT.Um desses direitos é multa de 40% do FGTS por demissão sem justa causa.

cialmente aos domingos.

Conforme determina a CLT, os empregados domésticos, pela sugestão do governo, teriam remuneração adicional de 50% nas horas-extras e de 20% no trabalho noturno (entre 22h e 5h). Há pos-sibilidade de trabalho em feriados, desde que haja folga compensató-ria ou remuneração em dobro.

Evitar a ‘precarização’

De acordo com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o governo quer estender a esses em-pregados os direitos previstos para todos os demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Segundo ela, a proposta contempla direitos já assegura-dos com a aprovação da PEC das Domésticas, no início de abril, e também “agrega direitos previstos na CLT”.

“A proposta que entregamos hoje tem como prioridade a não precarização dos direitos”, decla-rou a ministra, que negou que o governo vá entregar um projeto de lei para regulamentar o trabalho doméstico.

“Nós apresentamos ao Con-gresso aquilo que apresentaríamos em projeto de lei. Não abrimos mão de manifestar a posição do governo”, afirmou. Segundo a mi-nistra, a presidente “acha impor-tante essa relação com o Congres-so, que é a casa onde esses direitos têm que ser regulamentados”.

O senador Romero Jucá agradeceu a disposição de Dilma de trabalhar em conjunto com o Congresso. “Nossa proposta não reduzirá direitos, não reduzirá garantias dos trabalhadores brasi-leiros. Esse foi um pacto firmado com a presidenta Dilma”, declarou o senador.

11Catalão, Maio de 2012De 20 a 26 de maio de 2013

Hospital Municipal de Caldas Novas Dr. andré ala Filho volta a atender a população

A prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou nesta segunda-feira, 20 de maio, o atendimento no Hospital Municipal Dr. André Ala Fi-lho, antigo Pronto Socorro. Na unidade de saúde funcionará o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que terá médicos pedia-tras à disposição da população 24 horas por dia.

De acordo com o Secretá-rio Municipal de Saúde, Mauro Henrique Palmerston, a inicia-tiva faz parte do pacote de ações empreendido pela prefeitura

municipal para humanizar a saúde. “Humanizar a saúde de Caldas Novas foi uma deter-minação do prefeito Evandro Magal assim que assumimos. Reformamos totalmente o an-tigo pronto socorro, que agora está pronto para receber a população, especialmente os pacientes da pediatria. Teremos pediatras para atender 24 horas por dia”, informou o Secretário Municipal de Saúde.

Foram adquiridos equi-pamentos para hospital para a montagem de uma mini unida-de de terapia intensiva. A apa-

relhagem é utilizada na estabi-lização da pacientes. O hospital agora possui um desfibrilador, monitor cardíaco e respiradou-ro artificial. Os investimentos, até o momento, ultrapassam a marca dos 300 mil reais. O hos-pital também contará com sala de pós anestesia, nova recepção com móveis novos e sala de re-animação.

O diretor do Hospital Municipal Dr. André Ala Filho, Luizmar Gonçalves, contou que a unidade foi totalmente revitalizada. Os consultórios receberam nova pintura e nova

mobília. Todo o hospital foi de-corado com a temática infantil, inclusive as enfermarias.

“Voltamos a atender a população a partir desta segun-da-feira, mas durante toda a se-mana ainda estaremos fazendo mais reparos na estrutura do prédio. Instalando mais equi-pamentos e benfeitorias, que irão servir a nossa população. O nosso objetivo é fazer com que antigo pronto socorro se torne um hospital de referência no atendimento pediátrico no município”, contou Luizmar Gonçalves, diretor do Hospital

Municipal Dr. André Ala Filho.

A reinauguração do Hospital Municipal Dr. André Ala Filho está marcada para sexta-feira, 25 de maio. O pre-feito Evandro Magal (PP), o vice-prefeito Marco Aurélio Palmerston (PSDB), a deputada federal Magda Mofatto (PTB), vereadores, secretários munici-pais, líderes de entidades clas-sistas e representantes comuni-tários confirmaram presença. A cerimônia será às 10 horas da manhã.

Pronto atendimento infantil com pediatras funcionará 24 horas por dia. Reforma é avaliada em R$ 300 mil e ala pediátrica tem decoração especial para atender crianças

Aconteceu na última segunda-feira, 20 de maio, às 9 horas da manhã, uma passeata pela valorização da terceira idade com a temáti-ca da paz. A caminhada foi promovida pela organização da 15° edição do Encontro Luso Brasileiro de Turismo Sênior. O evento foi aberto no domingo, dia 19, no Cen-tro de Convenções do Hotel di Roma, e se estende até a próxima quarta-feira, 22 de maio. Idosos de Portugal e de diversas regiões do país participam das atividades na capital das Águas Quentes.

A caminhada saiu da Praça Mestre Orlando, e per-correu a Rua Pedro Branco de Souza, Rua Major Victor e Avenida Orcalino Santos. Logo após todos seguiram para o Salão do Jubileum, anexo à Igreja Matriz. No

local foi celebrada uma missa em ação de graças pelo Pa-dre Alfredo Celestrino dos Santos.

De acordo com a Secre-

Evento reúne 1200 idosos em Caldas Novas

taria Municipal da Melhor Idade, que deu total apoio logístico ao evento, cerca de 1200 estão inscritos no encontro. “Assim que a or-ganização nos procurou co-

locamos à disposição toda a nossa estrutura para atender os 1200 idosos que visitam Caldas Novas no decorrer desta semana. Vamos nos empenhar para ser sede

deste importante evento nas próximas edições”, contou Edmilson Novaes, Secretário da Melhor Idade.

A conferência de idosos continua até a próxima quar-ta-feira com rodas de pales-tras sobre saúde e motivação, concursos de danças, debates sobre acessibilidade, concur-sos de danças e oficinas. As atividades são voltadas para a promoção da qualidade de vida das pessoas com idade superior a 50 anos.

O Centro de Con-venções do Hotel di Roma está localizado na Rua São Cristovão, número 1.110, bairro Solar de Caldas. Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas junto a Secretaria Municipal da Me-lhor Idade pelo telefone (64) 3454-6822.

Secretaria Municipal da Melhor Idade 15° edição do Encontro Luso Brasileiro de Turismo Sênior

12 De 20 a 26 de maio de 2013