jornal o semanário regional - edição 1014

16
Jorge Kachan é confirmado como novo delegado de Capivari Novos trechos podem receber semáforos em Capivari Página 12 Ele deixa a titularidade da Delegacia de Rafard para assumir o cargo no lugar de Marcel Willian Oliveira de Souza que, em julho, foi transferido de Capivari para São Pedro. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Es- tado, na terça-feira, 16. Kachan, que está de férias, começa a trabalhar em Capivari no próximo dia 31. Página 05 Mais de 10 mil assistem Copa São Paulo de Motocross Salto do piloto Ranho durante uma das provas da Copa São Paulo de Motocross. Página 16 Avesso ao “marketing verde”, Proença classifica debate sobre lei das sacolas plásticas como superficial e defende mudança Segundo o vereador, as sacolas oxibiodegradáveis também são nocivas ao meio ambiente e, por isso, a discussão deve ser am- pliada. Agora, ele pretende apresentar um novo proje- to sobre a substituição das embalagens. Página 9 Casas lotéricas voltam a receber contas da CPFL Página 5 Bruno Uvini busca título mundial pela seleção amanhã Página 2 Divulgação

Upload: jornal-o-semanario

Post on 25-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

Jorge Kachan é confirmado como novo delegado de

Capivari

Novos trechos podem receber semáforos em

CapivariPágina 12

Ele deixa a titularidade da Delegacia de Rafard para assumir o cargo no lugar de Marcel Willian Oliveira de Souza que, em julho, foi transferido de Capivari para São Pedro. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Es-tado, na terça-feira, 16. Kachan, que está de férias, começa a trabalhar em Capivari no próximo dia 31. Página 05

Mais de 10 mil assistem Copa São Paulo de Motocross

Salto do piloto Ratinho durante uma das provas da Copa São Paulo de Motocross. Página 16

Avesso ao “marketing verde”, Proença classifica

debate sobre lei das sacolas plásticas como

superficial e defende mudança

Segundo o vereador, as sacolas oxibiodegradáveis também são nocivas ao meio ambiente e, por isso, a discussão deve ser am-pliada. Agora, ele pretende apresentar um novo proje-to sobre a substituição das embalagens. Página 9

Casas lotéricas voltam a

receber contas da CPFL

Página 5

Bruno Uvini busca título

mundial pela seleção amanhã

Página 2

Divulgação

Page 2: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

02 RAFARD, 19 de Agosto de 2011

Como destacou muito bem o vereador Jorge José Elias (PMDB) na sessão da Câmara na segunda-feira, 15, a questão ambiental está em voga. A tal da susten-tabilidade, tão falada, é o principal debate atual. Porém, muitos ainda não se deram conta disso.

Planejar nossas ações de consumo de maneira não prejudicial às futuras gerações, ou seja, de forma sus-tentável, é mais do que um dever. E a lei da substituição das sacolas plásticas por embalagens alternativas, que não são tão nocivas ao meio ambiente se comparadas às sacolinhas convencionais, é um grande passo dado por Capivari em direção a uma cidade mais sustentável.

Porém, um detalhe observado pelo vereador Ro-drigo Abdala Proença (PPS) pode adiar o prazo para que a lei entre em vigor, previsto para 1º de outubro. Além de embalagens retornáveis (de pano ou lona, por exemplo) e de papel, a lei permite que os estabeleci-mentos forneçam sacolas oxibiodegradáveis.

O problema, segundo o vereador, é que as emba-lagens oxibiodegradáveis possuem um aditivo que acelera seu processo de decomposição. No entanto, essa substância é poluente e nociva ao meio ambiente. Por conta disso, o Proença pode apresentar um novo projeto para alterar a lei.

A preocupação do vereador é pertinente e pode aperfeiçoar a legislação sobre a substituição das sa-colas. Bom para o meio ambiente. O município já deu um grande passo criando tal regulamentação. Aguardar alguns meses a mais para que as sacolas sejam subs-tituídas é tolerável. O que se espera é que, de fato, a lei entre em vigor, haja fiscalização e a população consuma de forma responsável.

As sacolas plásticas são dispensáveis. É obvio que facilitam o transporte das compras. Mas embalagens reutilizáveis realizam a mesma função inúmeras vezes, diferente das sacolinhas tradicionais. Em pouco tem-po, os consumidores podem criar o hábito de utilizar sacolas reutilizáveis e esquecer-se da época que polu-íam a cidade e o meio ambiente com uma infinidade de sacolas plásticas. As futuras gerações agradecem.

Ignorado – Valdir da Farmá-cia (PDT) acompanhou na sexta-feira, 12, os trabalhos de pavimentação na rua Co-ronel Delfino, que antes era de paralelepípedos. Com duas indicações ao Executi-vo para que a mudança fos-se feita, o vereador disse que foi ignorado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, que também acompanhou os serviços. “A assessoria nem veio perguntar para mim o que eu achava de a rua estar sendo asfaltada. Ignoraram o vereador como se ele não fosse nada ali.” Segundo ele, na mesma semana, jornal de propriedade do prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) publicou reportagem sobre a pavimentação da via. No entanto, seu nome não apa-receu. Valdir levantou a pos-sibilidade de ter sido ignora-do pelo fato de ser do PDT e Campaci do PMDB. “Não faço politicagem. Sou PDC: Partido de Capivari. Vou aos bairros da cidade, vejo os problemas e trago em tribu-na”, disse.

Parabéns, papai – Nelson de Souza Soares (PR) pa-rabenizou a todos os pais, em especial ao seu, pelo Dia dos Pais, comemorado no domingo, 14.

Homenagem - Jorge Elias sugeriu uma homenagem ao presidente do Capivaria-no, Osvaldo Agostinho Ric-comini, o Vadinho. Para ele, independente do acesso, a campanha do Leão da Soro-cabana deve ser valorizada e, principalmente, o esforço feito por Vadinho pela equipe.

Ação Quadrangular – Um projeto social desenvolvido pela igreja Quadrangular jun-to a estudantes foi destacado por Mateus Scarso (PMDB). Segundo ele, o “Ação Qua-drangular” oferece aulas de dança e esportes às crianças e tem dado bons resultados.

De saia justa – Rotineira-mente, os vereadores exce-dem o tempo máximo da tri-buna: 10 minutos. Isso deixa o presidente da Câmara, Vi-

tor Hugo Riccomini (PTB), de “saia justa”, como ele próprio disse, afinal, todos têm as-suntos importantes a expor, mas ele não pode permitir que ultrapassassem o tempo limite. Então, para resolver a questão, ele pediu à Secre-taria do Legislativo para que altere no regimento interno o período em tribuna de 10 para 15 minutos. Será que esse acréscimo de 5 minutos vai ser suficiente?

Ineficientes – Se a inten-ção da Prefeitura é diminuir o número de acidentes com os radares, ela não terá su-cesso. Pelo menos é o que defendeu Arnaldo Nacarato (PMDB). Segundo ele, as lombadas, sim, evitam que acidentes aconteçam, pois obrigam os motoristas re-duzirem a velocidade. Os radares, no entanto, não impedem que motoristas ne-gligentes corram. Isso sem contar a diferença de valo-res. O vereador disse que a Prefeitura pagará R$ 52 mil mensais a empresa respon-

sável pelo aluguel, manuten-ção e manuseio dos radares. Lombadas, defendeu Naca-rato, custam bem mais bara-to. “Esse é mais um exemplo do desperdício do dinheiro público”, afirmou.

A pé – Nova presidente do Partido dos Democratas (DEM), Gilceane Orosco Malto relatou que o Conse-lho Tutelar está sem veícu-lo desde que o único carro do setor foi danificado em um acidente de trânsito. Gil classificou a situação como absurda e pediu à Prefeitura que resolva a questão.

Artificial – Demonstrando preocupação com os benefí-cios da lei das sacolas plás-ticas ao meio ambiente, Ro-drigo Abdala Proença (PPS) disse que o assunto foi trata-do de forma “muito artificial”. Segundo ele, as sacolinhas oxibiodegradáveis, que de-vem substituir as embala-gens convencionais, também são nocivas à natureza.

Prefeitáveis - Chico Rebete tem entrevistado os possí-veis prefeitáveis de Rafard durante as manhãs na Rádio R FM, sempre às 8h30. Sin-toniza lá, FM 107,9.

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser esta-remos de volta. Bom final de semana e até a próxima!

O projeto que regulariza os sons emitidos por bares, igrejas e empresas de carros de propaganda é um avanço, embora, na opinião de alguns vereadores, necessite de al-gumas alterações. Mas o que mais incomoda a população são os carros particulares que emitem um som ensurdece-dor seja durante o dia, a noite ou nas madrugadas. Embora não necessite de lei nenhuma para coibir esses abusos, pois isso já é lei federal e os abu-sos continuam acontecendo.

Famílias reclamam que carros, além de som alto, ain-da andam em alta velocidade seja nos bairros e, principal-mente, no centro da cidade, onde já se faz necessária a colocação de um radar, seja na rua XV de novembro, seja na Padre Fabiano. Ninguém gosta de pagar multas, mas, infelizmente, até nos países mais desenvolvidos do mun-do essa prática é a única forma de coibir abusos. No Rio de Janeiro, cidade que não serve de exemplo para ninguém em matéria de se-gurança pública, existem as blitz para punir motoristas alcoolizados.

Em Capivari, principal-

mente nos finais de semana, a cidade vira uma praça de “guerra” com carros disputan-do quem têm o som mais alto, são coisas que em excesso só acontecem aqui. Como a prática, felizmente abolida, de quebrar garrafas nas pra-ças centrais e no centro da cidade no último dia do ano que perdurou por muitos anos em nossa cidade, uma prática selvagem que, ao que parece, foi abolida. Agora virou moda os carros com sons altos em uma disputa de quem consegue perturbar mais a população.

Os radares já se fazem necessários nas ruas cen-trais da cidade e uma fisca-lização para coibir os sons altos nos carros. Um conhe-cido me contou que, nas dé-cadas de 70 e 80, os jovens iam ao meio do mato para ouvir música em alto volume, pois alguém que ousasse fa-zer isso na cidade recebia o apelido de “parque” e corria o risco de ter seu carro apre-endido. Hoje usam a cidade para praticar campeonato de som. A população, que é afetada por essa prática, que procure os seus direitos, quais direitos...

O barulho nosso de cada dia

No banco, sob a árvore de nossa rua, sentavam vários aposentados amigos, que já disseram adeus a este planeta. Ali passavam a falar da vida, do tempo em que trabalhavam na Usina. Um deles, que no dia 13 de agosto reuniu-se àqueles companheiros foi Geraldo Lirani, que também atendia pelo apelido de Foguinho herdado de sua cor ruiva.

Aquele banco, se é que banco de pedra tem sentimento, guarda lembranças do Foguinho. Com ele, ali, eu ficava horas a fio. Ele a falar de política, seu assunto predileto. Falava de suas atividades quando foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Rafard em duas legislaturas. Eu a ouvi-lo, pois era ele quem mais falava. Era inesgotável o assunto – Política. Falava do PMDB de Rafard de quem era presidente. Gostava de relembrar as discussões de projetos com colegas aprovando aqueles que eram melhores para Rafard.

Homem Simples, não passara das primeiras letras mas foi importante à política rafardense. Seu relacionamento com políticos da Capital paulista e de outros lugares era grande.: recebia sempre correspondência de deputados (algumas eu as lera) que decerto o consideravam o homem forte da política da Cidade Coração.

Quando dava uma pausa ao tema predileto queixava-se da saúde que desde um tempo esta descendo ladeira abaixo...

Estivemos juntos em passeios, em festa, em cerimônias do “Dia da Cidade”.Muito considerado sempre era convidado a tomar assento em uma cadeira à mesa de honra, o que não deixava de ser gesto louvável ao ex-presidente Geraldo Lirani.

Vez ou outra eu falava das tragédias que assolavam o mundo, da situação lamentável em São Paulo, os paulistanos vivendo com a corrupção , com a violência, com ladrões, com criminosos e com tantos outros acontecimentos, que estarão longe os seus dura-vam pouco, senão alguns minutos. Rafard lhe interessava mais.

Foi com um choque emocional que soube que Geraldo Lirani o nosso amigo Foguinho, partia para o desconhecido, para o céu o seu espírito e para a “Cidade do Silencio” São Judas Tadeu o seu corpo.

Em homenagem ao ex-vereador-presidente houve por bem a Edilidade—dd. homenagem que o seu “velório” acontecesse no saguão da Câmara. Lá recebeu o “ultimo adeus” de seus amigos. Estava de paletó e gravata, barba feita, de óculos (por sua vontade) preparado para a viagem sem volta.

Recomendou-o ao céu o Pároco de Rafard, padre Antonio Carlos D’ Alboux.

O banco de nossa rua, cofre inviolável das palavras do Fogui-nho, já está assim como eu , sentindo saudade de Geraldo Lirani.

Tenha–o Deus em sua glória.

FoguinhoSilveira Rocha

ERRAMOSGovernador do Distrito 4310, Marco Colenci visita o Rotary Club de Rafard - Ao contrário do informado em “Governador do Distrito 4310, Marco Colenci visita o Rotary Club de Rafard” (edição de 12/05/2011), Vornei Boccardo foi homena-geado com o título de Honra ao Mérito, e não Rodrigo Bocardi. O nome estava errado. A reunião foi comandada pelo presidente do Rotary de Rafard, Ângelo Antônio Piazentim.

Edital de Proclamas - No Edital de Proclamas publicado no dia 5 de agosto de 2011, do casal Lucivaldo Poli e Ana Rita Ramos, esquecemos de inserir o nome do pai da noiva, portanto onde cita-se o nome dos pais, leia-se Miguel Pereira Ramos e Odete Gonçalves Ramos.

O capivariano Bruno Uvini pode erguer no sá-bado, 20, a taça da Copa do Mundo sub-20, quando a seleção brasileira encara Portugal pela final da com-petição, que está sendo dis-putada na Colômbia.

Capitão do time co-mandado pelo técnico Ney Franco, Uvini ajudou o Brasil a bater o México por 2 a 0 na semifinal, na quarta-feira, 17, e a manter

a invencibilidade na com-petição. São quatro vitórias (Áustria, Panamá, Arábia Saudita e agora, México) e dois empates (Egito e Es-panha).

Agora, o zagueiro são--paulino tem a oportunida-de de levar a seleção ao seu quinto título do Mundial. O Brasil já foi campeão em 1983, 1985, 1993 e 2003. O jogo está marcado para as 22h (de Brasília).

Com Bruno Uvini, Brasil busca título da Copa do Mundo sub-20

DESTAQUE Seleção encara Portugal e tenta o pentacampeonato do Mundial

esporte.uol.com.br

Bruno Uvini tenta roubar a bola de adversário durante partida do mundial

Capivari, com uma de-legação formada por 217 atletas, conquistou o quarto lugar na classificação geral dos Jogos Regionais 2011, em Barra Bonita, disputados de 17 a 31 de julho. Essa é a melhor colocação obtida pelo município na compe-tição. Antes disso, Capivari somava dois sextos lugares (2009 e 2010). Nesta sema-na, a Secretaria da Juventu-de, Esporte e Lazer divulgou os resultados da delegação capivariana nos Jogos Re-gionais deste ano. Confira:

Atletismo: 9º lugar no masculino e 5º no feminino; Basquete: 5º lugar; Biribol: 8º lugar; Capoeira: 1º lugar

no masculino e no feminino; Damas: 3º lugar; Futebol: 2º lugar; Futsal: 3º lugar no masculino e 10º no femini-no; Ginástica Rítmica: 1º lugar; Handebol: 1º lugar; Judô: 8º lugar no masculino e 5º no feminino; Caratê: 3º lugar no masculino e 1º no feminino; Natação: 17º lu-gar no nado costas e 18º no nado livre (masculino); Ta-ekwondo: 1º lugar no mas-culino e no feminino; Tênis: 4º lugar (masculino); Tênis de mesa: 1º lugar no mascu-lino e 3º no feminino; Vôlei: 8º lugar (masculino); Vôlei de praia: 10º lugar (mascu-lino); Xadrez: 2º lugar no masculino e no feminino.

Secretaria divulga resultados da delegação capivariana nos Regionais

JOGOS Município enviou 217 atletas a Barra Bonita para competir em 26 modalidades

Page 3: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

03RAFARD, 19 de Agosto de 2011

Page 4: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

04 RAFARD, 19 de Agosto de 2011

RESUMO LEGISLATIVORODOLFO ANTONIO MINÇON, Presidente da Câmara Municipal de Rafard, Estado de São Paulo, usando das atribuições que lhe são con-feridas por lei, torna pública a pauta da 15ª SESSÃO ORDINÁRIA 2011, realizada em 16 DE AGOSTO DE 2011.

OFICIOS

RECEBIDO DO EXECUTIVO Nº 0028-2011 - PODER EXECUTIVO - Ofí-cio retirando o Projeto de Lei nº 21/2011.

PROJETOS

PROJETO DE LEI Nº 0022-2011 - RODOLFO ANTONIO MINÇON - Ins-titui a Semana Municipal do Skate, a ser realizada anualmente de 03 a 10 de Novembro, e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 0023-2011 - PODER EXECUTIVO - Autoriza o Po-der Executivo,a abrir Crédito Adicional Especial, por excesso de arreca-dação proveniente de transferência de recursos do Governo Federal, para atender situação de emergência e dá outras providências.

INDICAÇÕES

INDICAÇÃO Nº 0064-2011 - MARIA LUIZA PERESSIM BERNARDO E ILSON DONIZETE MAIA - Solicita ao Poder Executivo, estudos junto ao departamento responsável, visando a possibilidade de colocar placas de identifi cação em todas as ruas e travessas do nosso município, bem como placas de Orientação de Destino, indicando o sentido das cidades vizinhas.

INDICAÇÃO Nº 0065-2011 - MARIA LUIZA PERESSIM BERNARDO E ILSON DONIZETE MAIA - Solicita ao Poder Executivo, estudos junto ao departamento responsável, visando a construção de um ponto de ônibus próximo ao Supermercado Calegari, nas casas populares, onde os alunos esperam os ônibus para as faculdades.

INDICAÇÃO Nº 0066-2011 - ILSON DONIZETE MAIA E MARIA LUIZA PERESSIM BERNARDO - Solicita ao Poder Executivo, estudos visando fazer uma limpeza na caixa d’água do Bairro Sete Fogões.

MOÇÕES

MOÇÃO Nº 0045-2011 - RODOLFO ANTONIO MINÇON E OUTROS - Moção de Pesar à Família do Sr. Geraldo Lirani, Ex-Presidente desta Casa pelo falecimento ocorrido no último dia 12.

MOÇÃO Nº 0046-2011 - ILSON DONIZETE MAIA, MARIA LUIZA PE-RESSIM BERNARDO E OUTROS - Moção de Congratulações à Assis-tência Social, seus funcionários e a Jovem Chef Ana Paula Senciate, pela realização do Programa Ação Jovem, que ofereceram vários cursos no período das férias escolares.

MOÇÃO Nº 0047-2011 - ILSON DONIZETE MAIA, MARIA LUIZA PERES-SIM BERNARDO E OUTROS - Moção de congratulações ao Funcionário Sr. Valdomiro Martins, por obter a sua aposentadoria, e pelo belo trabalho que realizou na escola Aurélio Sotto durante anos.

O R D E M D O D I A

ITEM 1 - Moção nº 0045-2011 , de autoria do(a) RODOLFO ANTONIO MINÇON E OUTROS - Moção de Pesar à Família do Sr. Geraldo Lira-ni, Ex-Presidente desta Casa Pelo falecimento ocorrido no último dia 12. APROVADO POR UNANIMIDADE

ITEM 2 - Moção nº 0046-2011 , de autoria do(a) ILSON DONIZETE MAIA, MARIA LUIZA PERESSIM BERNARDO E OUTROS - Moção de Congratulações à Assistência Social, seus funcionários e a Jovem Chef Ana Paula Senciate, pela realização do Programa Ação Jovem, que ofe-receram vários cursos no período das férias escolares. APROVADO POR UNANIMIDADE

ITEM 3 - Moção nº 0047-2011 , de autoria do(a) ILSON DONIZETE MAIA, MARIA LUIZA PERESSIM BERNARDO E OUTROS - Moção de congratulações ao Funcionário Sr. Valdomiro Martins, por obter a sua apo-sentadoria, e pelo belo trabalho que realizou na escola Aurélio Sotto duran-te anos. APROVADO POR UNANIMIDADE

A 2ª fase da campanha de vacinação contra para-lisia infantil, promovida no sábado, 13, ultrapassou a média de cobertura na cidade. A estimativa dos profi ssionais do Espaço Pediátrico Raul Canave-si Morato era de vacinar 525 crianças menores de cinco anos, entretanto fo-ram vacinadas 633, o que corresponde a 20% além do número esperado pela Diretoria de Saúde.

Segundo a vacinadora e técnica de enfermagem Alacir Paes, conhecida como Ciça, no mesmo dia da vacinação houve uma análise e a multivacina-ção – doses em atraso. “O procedimento foi positivo e satisfatório. Realizamos uma vistoria nos cartões de visita e, se haviam vacinas atrasadas, já solucionamos o problema. O sucesso da vacinação, de uma manei-ra geral, se deu devido à divulgação e conscientiza-ção dos pais”.

Como medida preven-tiva para aquelas crianças que ainda estão com va-

cinas atrasadas, a equi-pe do Espaço Pediátrico lembra que o local estará à disposição dos pais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. “A vacinação é importante. Basta levar apenas a carteira de vaci-

nação”, diz Ciça.Após a vacinação, as

crianças puderam tirar fo-tografi as ao lado do Zé Gotinha, ouvir músicas e comer pipoca e algodão doce – distribuídos gratui-tamente.

SUPERAÇÃO Diretoria aguardava 525 crianças menores de cinco anos, mas 633 compareceram

Campanha contra paralisia infantil vacina 20% de

crianças além do esperadoAC/PMR

Bruno Uvini tenta roubar a bola de atacante da Áustria durante fácil vitória

Page 5: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

05RAFARD, 19 de Agosto de 2011

Jorge José Kachan não é mais o delegado titular de Rafard. De férias desde a terça-feira, 16, ele volta ao trabalho apenas no dia 31, quando assume a titularida-de da Delegacia de Capivari e passa apenas a responder pela de Rafard, confirmando o que já havia sido noticia-do por O Semanário em 5 de agosto. A mudança foi publi-cada nesta semana no Diário Oficial do Estado.

Kachan passou mais de cinco anos como delegado ti-

tular de Rafard, respondendo pela unidade da Polícia Ci-vil de Mombuca. Agora, ele assume o cargo deixado por Marcel Willian Oliveira de Souza, que foi transferido de Capivari para a Delegacia de São Pedro, em julho.

Um novo delegado será designado para responder pela Polícia Civil de Mom-buca. Já em Rafard, a possi-bilidade de um novo profis-sional assumir a Delegacia de forma titular é descartada pelo delegado titular da Sec-

cional de Piracicaba, José Antonio dos Santos, ao me-nos momentaneamente.

PrejuízoNo fim de julho, o presi-

dente da Câmara de Rafard, Rodolfo Antonio Minçon (PPS), publicou em O Sema-nário uma carta aberta à po-pulação na qual expunha sua preocupação com a possibi-lidade de o município deixar de ter um delegado titular. Para ele, a mudança significa um grande prejuízo à cidade.

SEGURANÇA PÚBLICA Ele deixa a titularidade da Delegacia de Rafard e assume o cargo deixado por Marcel Oliveira de Souza

Diário Oficial confirma Jorge Kachan como novo delegado de Capivari

Desde segunda-feira, 15, os moradores de Capivari e Rafard têm a opção de pa-gar suas contas da Compa-nhia Paulista de Força e Luz (CPFL) nas lotéricas. Isso foi possível graças a acordo fir-mado entre a CPFL e a Caixa Econômica Federal, respon-sável pelas casas lotéricas. Em agosto do ano passado, a prestação do serviço havia sido suspensa pela CPFL. Na época, a empresa deci-diu criar uma rede própria de

cobrança, chamada de CPFL Total, por meio de estabele-cimentos conveniados.

Com as casas lotéricas de Capivari (duas unidades) e Rafard (uma unidade) rece-bendo as contas, os transtor-nos causados aos consumido-res pela escassez de lugares para pagamento devem ser minimizados. “Pagar as con-tas na lotérica é bem mais fácil e rápido. Essa mudan-ça vai ajudar bastante”, diz a dona de casa Lúcia Monteiro.

Proprietário da casa lo-térica de Rafard, Maurício Tavelli diz que, nesta pri-meira semana, a procura de consumidores querendo pa-gar contas da CPFL tem sido grande. “As pessoas fazem o pagamento de muitos boletos aqui, mas tinham de procu-rar outros estabelecimentos na hora de pagar contas da CPFL. Agora, podem pagar tudo nas lotéricas. Esse acor-do vai facilitar bastante a vida dos consumidores”, destaca.

FACILIDADE Acordo firmado entre a CPFL e a Caixa Econômica Federal entrou em vigor na segunda-feira, 15, e deve facilitar a vida dos consumidores

Lotéricas voltam a receber contas de energia elétrica

Com o slogan “Seja do-ador de vidas”, a Diretoria de Saúde, juntamente com o Hemonúcleo de Piraci-caba, promove a 11ª Cam-panha de Doação de San-gue, no sábado, 27, das 8h às 12h, na Unidade Mis-ta de Saúde (UMS). De acordo com a enfermeira padrão responsável pela campanha, Fátima Doni-

zete Amâncio, os possíveis doadores passarão por um processo de triagem.

“Além de ser um ato so-lidário, a doação de sangue também faz bem à saúde, já que é preciso passar por uma análise médica. To-dos os doadores passam por aferição de pressão, verificação de anemia, en-tre outros. Após a doação

também é coletado sangue para ser analisado e testado para várias doenças. Caso tenha algum resultado po-sitivo o doador é informa-do para buscar o tratamen-to adequado”, explica.

Os doadores poderão contar com o apoio de 18 funcionários. Toda cam-

panha realizada no interior do Estado fará com que o município não fique com o estoque baixo de tipagens sanguíneas e poucos doa-dores, segundo a Diretoria.

Os sangues coletados serão submetidos a exa-mes de sorologia obriga-tórios pelo Ministério da

Saúde. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas a respeito da necessidade da doação e assim aumentar o número de coleta”, ressalta a enfermeira.

Para doar sangue bas-ta ter entre 18 e 60 anos de idade, peso superior a 50 kg, não estar grávida,

não estar amamentando, já terem se passado pelo menos três meses de par-to e/ou aborto. É impor-tante também estar bem alimentado, ter dormido, no mínimo, seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

DOE VIDA Doadores passaram por processo de triagem que pode indicar problemas de saúde

UMS recebe a 11ª Campanha de Doação de Sangue no sábado

Page 6: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

06 RAFARD, 19 de Agosto de 2011

www.cativacomunicacao.com.br

Drogaria Nova União

Convênio com Aferc, Cosan, Branyl, Rigitec,

Rafitos, Parcan, Trancian, Microsal

Rua Maurício Allain, 147Rafard - F.: 3496-2786

Ótica XVUm carinho especial

a seus olhos

Rua XV de Novembro, 784

Fone/Fax: (19) 3491-4451

“O mundo maravilhoso das malhas”

R. Regente Feijó, 902 - Capivari 3491.1246

Confecções Soreli Ltda-ME

R. Maurício Allain, 119Fone: (19) 3496-1187

Panificadora Pantojo

O melhor pão da cidade.Aceitamos encomendas de

pão, bolos, doces e salgados.

Casa de Carnes

RAIAR. João Vaz, 653 - RaiaCentro - Capivari-SP

Tel.: (19) 3492-1322

ZEZINHOZEZINHOT I J O L O S

Av. José Annicchino, 37Centro - CAPIVARI/SP

3491-2965 / 3491-6271Telefones: (19)

R. Fernando de BarrosRaia - Capivari-SP

F.: 3491-7085

Locação DVD, VHS e GAMES

Rua Saldanha Marinho, nº 136 - CAPIVARI - SP

Pizzas • Carnes • PorçõesFone: (19) 3491-1734

Escritório Contábil Real

VADINHO ASSESSORIA

Abertura de firmasFiscal - Contábil

R. Bento Dias, 694 - CentroFone: (19) 3491-2440

ELETRICISTAResidencial e Industrial

Valdir Quagliato

Rua Paul Madon, 488RAFARD

TEL. 3496-1242Cel.: 9143-0072

3496-1247TOLDOS - CORTINAS - COBERTURAS

POLICARBONATO E POLI-LIGHT

Roberto Andreotti

R. Mal. Deodoro, 56 - RAFARD

R. Cons. Gavião Peixoto, 617 - RAFARDFone: (19) 3496-1691

Pães - Doces - BolosSorvetes - Café Espresso

Teo Modas

R. Maurício Allain, 142Centro - Rafard-SP

Fone: 3496-2423

Calçados e Roupas masculina, feminina

e infantil

Agro Comercial e Papelaria

GLOBAL

R. Maurício Allain, 130 - RafardFone: (19) 3496-1235

Toda linha de materiais p/ escritório e escolar. Pintos, rações, materiais p/ pesca, ferramentas

e produtos veterinários

ENTREGA À DOMICÍLIO

Funerária ConselvanPlano de Assistência

Familiar

CAPIVARI - R. Padre Fabiano, 611Fones: (19) 3491-1033 / 3491-3511

RAFARD - IV Centenário, 199Centro - Fone: (19) 3496-2697

MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO

Fone: (19) 3491-1919Fax: (19) 3491-3853

Al. Faustina Franchi Annicchino, 755 - Capivari-SP

NARCÓTICOSANÔNIMOSNós podemos ajudar

Reuniões: Terças e Sextas

às 20hR. Soares Hungria, 164 - Rafard

Page 7: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

07RAFARD, 19 de Agosto de 2011

Seguros para automóveis, residências, máquinas agrícolas, vida, empresarial

SEGURADORAS: ITAÚ, PORTO SEGURO, MARÍTIMA E VERA CRUZ

Rafard Corretora de Seguros

Fone: (19) 3496-1226R. Maurício Allain, 328 - Centro - Rafard/SP

Uma das maiores audiên-cias da Rádio Cacique AM, Chico Rebete se desligou na quarta-feira, 17, do programa Show da Cidade, encerrando um ciclo de 23 anos como apresentador da emissora.

Segundo Rebete, sua in-tenção é ter mais tempo para se dedicar à carreira de locu-tor de eventos e aos trabalhos na Rádio R, lançada por ele, Beto Rocha e Davilson Ta-lassi, em julho.

SAÍDA Apresentador tem 23 anos de história na emissora capivariana; Seu último progra-ma foi o Show da Cidade

Chico Rebete deixa a Rádio Cacique para se dedicar a novos projetos

Túlio Darros

Após 23 anos na Rádio Cacique, agora Chicão pretende se dedicar à carreira

A programação da Rádio R (107,9 FM) ganha uma nova atração na segunda--feira, 22. O programa R Esportes 1ª Edição, com Ramon Bizin e convida-dos, estreia às 12h e irá ao ar de segunda a sexta-feira. O programa terá duração de 30 minutos e surge com a proposta de debater o espor-te local, regional e estadual

de forma inteligente e bem humorada.

Primeiro veículo de im-prensa falada de Rafard, a Rádio R está no ar com sua programação oficial

há pouco mais de duas semanas. O R Esportes 1ª Edição é uma das apostas da emissora para se apro-ximar ainda mais da popu-lação.

NOVIDADE Comandado por Ramon Bizin, o R Esportes 1ª Edição vai ao ar das 12h às 12h30

Programa esportivo da Rádio R estreia na segunda-feira

Page 8: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

08 REGIONAL, 19 de Agosto de 2011

Page 9: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

Pág. 09 - 19 de Agosto de 2011 www.cativacomunicacao.com.br

Faltando pouco mais de um mês para que a lei da substituição de sacolas plás-ticas comece a valer - em 1º de outubro, o vereador Ro-drigo Abdala Proença (PPS) demonstrou preocupação com a eficiência da medida, du-rante a sessão a Câmara de segunda-feira, 15, e disse que o tema foi tratado de forma muito superficial.

Para o vereador, a discus-são atual sobre embalagens sustentáveis gira em torno das sacolas biodegradáveis, que não causam danos à natureza. A lei atual, porém, prevê que as sacolas convencionais - de-rivadas de petróleo e que po-dem demorar 400 anos para se decompor – devem ser substi-tuídas por embalagens oxibio-degradáveis (OBPs).

O problema, segundo ele, é que as sacolas oxibiodegradá-veis possuem um aditivo que acelera seu processo de de-composição. No entanto, essa substância é poluente e “muito prejudicial ao meio ambiente”.

A discussão sobre o tema, defendeu Proença, “deve ser ampla”. “Tenho certeza que o município não quer esse pro-jeto só para ter um marketing

verde. Longe disso. Todos nós aqui queremos uma melhor qualidade de vida”, afirmou o vereador, que para se intei-rar dos prejuízos causados ao meio ambiente pelas sacolas oxibiodegradáveis contatou o Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), além de profissionais do Instituto Na-cional do Plástico (INP) e da Escola Superior de Agricultu-ra Luiz de Queiroz (Esalq).

“Criar leis que não cola-borem com o meio ambiente não é a intenção de nenhum de nós”, disse Proença. O ve-reador também relatou que a lei das sacolinhas possui dois erros na numeração de artigos que devem ser revistos. Agora, ele quer que a data que a lei entra em vigor seja prorrogada para o início de 2012 e preten-de apresentar um novo projeto.

PolêmicaO debate sobre a substi-

tuição das sacolas plásticas é polêmico, avaliou Proença. São Paulo e Americana, que tiveram um mesmo modelo de lei suspenso pelo Tribunal de Justiça, foram lembradas pelo vereador para dimensionar a amplitude da discussão.

De acordo com ele, o as-sunto também está sendo de-batido pela Comissão de De-senvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Con-gresso Nacional.

Solução Como não possui um sis-

tema de coleta e destinação de lixo eficiente, as sacolas plás-ticas, que deveriam passar por processo de compostagem, aca-bam em aterros sanitários, se-gundo Proença. Logo, afirmou o vereador, mesmo com a subs-tituição das sacolas, o meio am-biente continuará a ser agredi-do, contudo, em escala menor.

Para o vereador, a cons-cientização dos consumidores é uma alternativa para dimi-nuir o uso das sacolas plásti-cas. Ele citou como exemplo a cidade de Belo Horizonte, que desenvolveu um trabalho de orientação e conseguiu dimi-nuir de 450 mil para 20 mil sa-colas distribuídas diariamente pelos comércios.

Antes que a lei entre em vigor, a Diretoria de Meio

Ambiente irá promover três encontros abertos a comer-ciantes e à população para aprofundar o debate sobre a substituição das sacolas. O primeiro deles ocorreu nesta semana, na terça-feira, 16, a partir das 18h30, na Casa da Cultura. Durante a reunião, os comerciantes argumentaram que o prazo (1º de outubro) é muito curto para que todos os estabelecimentos possam se adequar a nova legislação. Os outros dois encontros estão programados para os dias 23 de agosto e 20 de setembro no mesmo horário e local.

Com muitos interesses em jogo (empresários, co-merciantes, consumidores e políticos ), estes debates são, segundo Proença, importantes para que a lei de fato dê resul-tados positivos. “Quanto mais pesquisa e informações tiver-mos, melhor será para o meio ambiente”, afirmou.

Embalagens retornáveis e de papel também podem ser distribuídas ou comercializadas pelos estabelecimentos, confor-

me prevê a lei municipal.

DebateJorge José Elias (PMDB),

autor da lei que antecipou de maio de 2012 para outubro deste ano o prazo limite para a retirada das sacolas plásticas convencionais dos comércios, disse que desde 2009 quer de-bater a substituição das emba-lagens e qual a melhor alterna-tiva para a natureza. “Encurtei

o prazo [vigor da lei] para ver se sai debate”, declarou.

O vereador afirmou que, ainda no início das conversas sobre a lei das sacolinhas, ele apresentou na Câmara que há duas vertentes em torno das embalagens oxibiodegradá-veis: uma positiva e outra ne-gativa. Segundo ele, a questão ambiental está em voga e este é o momento de “pensar glo-balmente e agir localmente”.

Sem querer “marketing verde”, Proença diz que debate sobre lei das sacolinhas plásticas foi superficial e defende mudança

MEIO AMBIENTE Segundo o vereador, sacolas oxibiodegradáveis também são nocivas ao meio ambiente e o PL deve ser modificado

AC/PMC

Desinteresse: muitas cadeiras ficaram vazias no debate sobre a lei das sacolas

Na segunda-feira, 15, durante sessão ordinária, a vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM) usou a tribu-na para reclamar da falta de veículo para o Conselho Tutelar. Ela explicou que, recentemente, um dos con-selheiros se acidentou com o carro e o mesmo ia para leilão, por conta das más condições. “Mas, os fun-cionários da Secretaria de Obras preferiram consertar o Gol e usar para serviços pequenos. Até aí tudo bem, mas porque o veículo para o Conselho Tutelar ainda não foi reposto?”, indagou.

Agora, Gil explicou que os conselheiros começaram a usar os veículos da Se-cretaria de Inclusão e De-senvolvimento Social, que também sofre com carros velhos. “O Conselho Tutelar é um órgão que trabalha dia e noite, de segunda a segun-da, não pode ficar submetido a uma situação dessas.”

Outro pedido da verea-dora é que sejam tomadas providências em relação à ambulância do Pronto So-corro Municipal. “Deveriam tirar a cruz e colocar uma placa de táxi, porque é isso que a ambulância se trans-formou. Pessoas sadias são transportadas diariamente, o que é um absurdo”, comen-tou.

Para a democrata, o transporte deve ser restrito aos pacientes que caracte-rizam estado de emergên-cia. “Gasta-se R$ 150,00 de combustível por dia, entre-tanto acho que isso poder ser reduzido. Tive a informação de que o secretário [de Saú-de] Ermeson [Guimarães de Oliveira] já autorizou que os

motoristas façam relatórios e que os médicos determi-nem quem são as pessoas que realmente precisam de transporte.”

PavimentaçãoNa manhã de sexta-feira,

12, os funcionários da Se-cretaria de Obras finaliza-ram a pavimentação de um trecho da rua Coronel Delfi-no, no centro. Os trabalhos de retirada dos paralelepí-pedos começaram há um mês por reivindicação do vereador Valdir Antonio Vi-torino (Valdir da Farmácia), do PDT, e dos moradores da rua que tanto sonhavam com o asfalto. “Moro nesta rua há muitos anos e fico mui-to contente em ver que este Governo terminou esta obra tão esperada por nós aqui da rua”, comenta Antonio Gat-te.

Valdir da Farmácia es-teve no local na sexta-feira acompanhado da secretária de Planejamento e Obras, Joceli Cardoso, e do vice--prefeito e secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Júnior Pacheco (PR). Além de inspecio-nar as obras, as autoridades também conversaram com os moradores e foram para-benizados pela benfeitoria.

“Eu, que lutei desde o começo do meu mandato como vereador por esta obra, estou muito feliz e agradeço a Administração Campaci e também a Secretaria res-ponsável por concluir este projeto que é de grande im-portância para o município. Estou muito contente em ver o sorriso no rosto das pesso-as que moram nesta rua”, diz o vereador.

Gil solicita veículo para o Conselho Tutelar

LEGISLATIVO Vereadora também cobrou mais ri-gor no uso da ambulância do Pronto Socorro

A duplicação da Rodovia do Açúcar (SP 308) no trecho entre Capivari e Salto está prevista para começar apenas em 2019 e terminar em 2022, conforme o contrato assinado entre a Concessionária Rodo-vias do Tietê e a Agência Re-guladora de Serviços Públi-cos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Ar-tesp). Dispostos a antecipar o serviço, prefeitos de cidades da região têm participado de diversas reuniões para se ar-ticularem e, posteriormente,

levarem a reivindicação ao governo do Estado.

Nesta semana, prefeitos de oito cidades, entre elas Capivari, Rafard e Mombu-ca, assinaram um documento que será apresentado futura-mente ao governo estadual. Os outros municípios envol-vidos são: Rio das Pedras, Sorocaba, Salto, Itu e Elias Fausto. Agora, a intenção do grupo é coletar a assinatu-ra do prefeito de Piracicaba para depois levar o pedido ao governador Geraldo Alckmin

(PSDB) e à Artesp.Juntos, os prefeitos da

região já conseguiram, nes-te ano, antecipar o início da

duplicação do trecho entre Capivari e Piracicaba, tam-bém na SP 308, de 2017 para novembro de 2011.

Prefeitos tentam acelerar duplicação da Rodovia do AçúcarDUPLICAÇÃO Início dos trabalhos no trecho entre Capivari e Salto está previsto para 2019

AC/PMC

Prefeitos da região debatem antecipação da duplicação da SP308

Page 10: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

10 CAPIVARI, 19 de Agosto de 2011

Um dos principais pesqui-sadores do folclore brasilei-ro, Câmara Cascudo define o termo caipira como “mo-rador do mato” (caipora, do tupi-guarani). Eternizada no cinema por Mazzaropi, a figu-ra do caipira, aquele cidadão ligado ao campo com identi-

dade e cultura próprias, pode não ter mais tanto espaço no século XXI, mas ela perma-nece viva como parte do fol-clore regional. Comemorado na próxima segunda-feira, 22, o Dia do Folclore surge como uma oportunidade interessan-te para conhecer um pouco mais sobre esse personagem de dialeto particular tão liga-do à história das cidades do interior de São Paulo.

“Sou nascido e criado em Capivari. Não posso negar minhas raízes, puxo os ‘er-res’ e sou caipira mesmo”, diz o aposentado Francisco Benedito Ferreira.

Até meados do século XX, o caipira, de fato, era um sujeito que cultivava hábitos e costumes que justificavam a rotulação. No entanto, com a popularização de meios de transporte e comunicação de massa, o comportamento do homem do campo sofreu in-fluências e foi sendo padro-

nizado a modelos urbanos ao longo do tempo.

Enquanto a figura do cai-pira foi se perdendo com o decorrer dos anos, a palavra ganhou uma nova acepção, um tanto ligada à timidez. Mas, de modo geral, quando se fala do folclore caipira, alguns elementos clássicos que compõe o estereótipo do típico morador do campo são lembrados, com destaque para o dialeto.

DialetoCaracterística típica do

sotaque caipira, a pronún-cia de palavras com o “erre” puxado, como em porta, por exemplo, e outras particula-ridades do dialeto praticado nas cidades do interior pau-lista levaram o poeta e fol-clorista capivariano Amadeu Amaral a lançar, em 1920, o livro “O Dialeto Caipira”, uma das principais referên-cias literárias sobre o assunto

até hoje.Já no início do século pas-

sado, o folclorista já indicava que o predomínio da “caipiri-ce” estava perto de sofrer mu-danças. “Ao tempo em que o célebre falar paulista reinava sem contraste sensível, o cai-pirismo não existia apenas na linguagem, mas em todas as manifestações da nossa vida provinciana. De algumas dé-cadas para cá tudo entrou a transformar-se. A substitui-ção do braço escravo pelo assalariado afastou da convi-vência cotidiana dos brancos grande parte da população negra, modificando assim um dos fatores da nossa diferen-ciação dialetal. Os genuínos caipiras, os roceiros igno-rantes e atrasados, começa-ram também a ser postos de banda, a ser atirados à mar-gem da vida coletiva, a ter uma interferência cada vez menor nos costumes e na or-ganização da nova ordem de coisas. A população cresceu e mesclou-se de novos ele-mentos. Construíram-se vias de comunicação por toda a parte, intensificou-se o co-mércio, os pequenos centros populosos que viviam isola-dos passaram a trocar entre si relações de toda a espécie, e a província entrou por sua vez em contato permanente com a civilização exterior. A ins-trução, limitadíssima, tomou extraordinário incremento. Era impossível que o diale-to caipira deixasse de sofrer com tão grandes alterações do meio social”, relata em trecho da obra.

Amaral também afirma que o “caipira torna-se de dia em dia mais raro” e seu dialeto “acha-se condenado a desaparecer em prazo mais ou menos breve”. É válido lembrar que isso foi escrito há 91 anos. Ao longo desse período, o êxodo rural e o au-mento no número de escolas contribuíram para que ver-

betes corriqueiros do dialeto caipira (veja em quadro abai-xo) fossem saindo de uso. O puxar do “erre” e algum vocábulos, porém, seguem vivos. “Os cariocas falam de um modo diferente e eles gostam disso. Nós puxamos o “erre” e falamos algumas palavras caipiras e eu gosto disso. É uma característica nossa, tem de ser valoriza-da”, diz o aposentado Fran-cisco Benedito Ferreira.

A explicaçãoO folclorista capivaria-

no escreve que o tom geral do frasear do caipira “é len-to, plano e igual, sem a va-riedade de inflexões”. Isso, segundo ele, “enriquece a expressão das emoções na pronunciação portuguesa”.

Quanto ao fato do “erre” ser sempre puxado, Amaral explica tecnicamente a situ-ação: “Na sua prolação, em vez de projetar a ponta [da língua] contra a arcada den-tária superior, movimento este que produz a modalida-de portuguesa, a língua leva os bordos laterais mais ou menos até os pequenos mola-res da arcada superior e vira a extremidade para cima, sem tocá-la na abóbada pa-latal. Não há quase nenhuma vibração tremulante. Para o ouvido, este r caipira asseme-lha-se bastante ao r inglês. É, muito provavelmente, o mes-mo r brando dos autóctones [índios]. Estes não possuíam o rr forte ou vibrante, sendo de notar que com o modo de produção acima descrito é impossível obter a vibração desse último fonema”.

Termos caipirasEm “O Dialeto Caipira”,

Amadeu Amaral apresenta uma extensa lista com pala-vras típicas do linguajar cai-pira. Confira algumas: Acau-so: casualidade; Adonde: onde; Alembrá: lembrar; An-

tãoce, antonce, intonces: ou-tras formas de então; Bataiá: batalhar; Catucá: cutucar; Causo: fato, acontecimento; Chicolate: chocolate; Chirin-ga: seringa; Chué: ordinário, desgracioso; Contia: quantia; Corenta: quarenta; Cremdos-padre: creio em Deus padre; Cuié: colher; Culidade: qua-lidade; Çumitério: cemitério; Decumento ou dicumento: documento; Deferente: di-ferente; Dereito: direito; Desabotinado: indivíduo meio doido, espalhafatoso; Despois ou despoi: depois; Famia: filho; Fermosura: for-mosura; Fruita: fruta; Golo-so: guloso; Hóme: homem; Imbigo: umbigo; Imbirrân-cia: teimosia; Imburuiá: em-brulhar; Inzempro: exemplo; Inzercício: exercício; Inté: até; Meió ou mió: melhor; Nho ou inho: “senhor”; Orêa ou orêia: orelha; Pareiada: aparelhada; Porquêra: porca-ria; Precurá ou percurá: pro-curar; Pregunta ou progunta: perguntar; Premêro: primei-ro; Quage: quase; Saluço: so-luço; Sastifa: satisfação; Se-quio: sequilho; Vacê, vancê, vassuncê ou vossuncê: você.

A figura do caipira como expoente do folclore regionalCULTURA REGIONAL Se o caipora, “morador do mato” no tupi-guarani, não tem mais tanto espaço no século XXI, sua figura permanece viva culturalmente

Nas escolas da rede mu-nicipal de Capivari, atividades pedagógicas em diferentes disciplinas da grade curricular serão desenvolvidas pelos es-tudantes em comemoração ao Dia do Folclore (22), de acordo com a Secretaria de Educa-ção.

Em Rafard, segundo a Di-retoria de Educação, durante toda a próxima semana os alunos das escolas municipais participarão de atividades re-lacionadas ao Dia do Folclo-re, entre elas construção de brinquedos, desenvolvimento de cantigas, rodas e danças, além de parlendas (brinca-deiras infantis sobre o folclore brasileiro). Alguns dos traba-lhos feitos pelos estudantes também serão expostos den-tro das escolas.

Atividades pedagógicas lembram Dia do Folclore

nas escolas

O futuro da mão de obra nas cidades da região esta-rá em debate na quarta-feira (24), a partir das 8h30, no auditório do Centro das In-dústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional de Indaiatuba, com a participa-ção do secretário de Empre-go e Relações do Trabalho do Estado, David Zaia, que é deputado estadual (PPS) e está licenciado do cargo. Or-ganizado pelo Ciesp, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), todos da Regional Indaiatuba, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e outras entidades, o seminário é voltado a empresários de pequenas, médias e grandes empresas e a profissionais da área de recursos humanos. As inscrições são gratuitas e po-dem ser feitas até a próxima terça-feira (23) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3935-8981. O número de vagas é limitado.

Os inscritos serão rece-bidos com um café de boas vindas e em seguida quatro palestras serão apresentadas

no evento, que terá a presen-ça do diretor titular do Ciesp, Ignácio de Moraes Junior, do prefeito de Indaiatuba, Rei-naldo Nogueira (PMDB), e do Secretário de Desenvolvi-mento do município, Edmun-do José Duarte.

Professor e gerente re-gional do Senai, Ophir Fi-gueiredo Junior abre o se-minário com a palestra “O desafio de formar a mão de obra para a indústria”. Logo em seguida, o especialista em treinamento operacio-nal de talentos humanos, da empresa Mann+Hummel Brasil, José Benedito da Silva apresenta um “Case de sucesso”. A consultora em gestão de pessoas Ra-

quel Kussama, que também assessora o NJE do Ciesp, falará sobre “A realidade vivenciada pelo empresá-rio: como enfrentar a falta de mão de obra qualifica-da”. Por fim, o secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado, David Zaia, apresentará as ações e os programas desenvol-vidos pela Secretaria para minimizar o problema da falta de mão de obra quali-ficada. Após o término das palestras, programado para as 10h45, os participantes poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas. O Ciesp fica na rua Francisco Lanzi Tancler, 361, no Distrito In-dustrial de Indaiatuba.

Ciesp debate o futuro da mão de obra na região em seminário na próxima semana

SEMINÁRIO Evento contará com a participação do secretário de Emprego do Es-tado, David Zaia; Inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado

Divulgação

Seminário é voltada a empresários e profissionais da área de RH

Page 11: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

11CAPIVARI, 19 de Agosto de 2011

Page 12: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

12 CAPIVARI, 19 de Agosto de 2011

Uma área no bairro San-to Antônio utilizada com autorização da Prefeitura para despejo de entulhos e podas de árvore pegou fogo no domingo, 14. O incên-dio incomodou moradores do bairro. Alguns, inclu-sive, ligaram ao vereador Arnaldo Annicchino Naca-rato (PMDB) relatando os transtornos causados pela intensa fumaça. O caso foi apresentado pelo peemede-bista na sessão da Câmara, na segunda-feira, 15.

Algumas fotos do incên-dio foram exibidas durante a sessão por Nacarato, que, em junho, denunciou que o local estaria sendo utilizado como lixão irregular. Na época, a Prefeitura informou que a área é “uma barroca” e está sendo aterrada “a pedido dos

moradores para que se evite a ocorrência de atos ilícitos, como a utilização de drogas”.

Nacarato não soube dizer se o incêndio teve início por conta de uma ação de vânda-los ou se começou sozinho, já que materiais orgânicos entram facilmente em com-bustão e podem ter originado o fogo.

Líder do governo na Câmara, Mateus Scarso (PMDB) disse que foi infor-mado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Públi-cos e Meio Ambiente, Júnior Pacheco (PR), que apenas entulho (tijolos e concreto) e poda de árvores são deposi-tados no local. Segundo ele, se lixo orgânico é jogado na área, isso acontece sem co-nhecimento e autorização da Prefeitura.

Após denúncia de irregularidade, ‘lixão’ pega

fogo no Santo Antonio

FOGO Em junho, Arnaldo Annicchino Nacarato denunciou que local era utilizado irregularmente como depósito de lixo

A Secretaria de Trânsito e Transportes Públicos pode instalar semáforos em ao me-nos quatro novos pontos da cidade, como parte do plano de ações da pasta para me-lhorias no tráfego de veículos e pedestres.

Os semáforos podem ser implantados entre os seguin-tes cruzamentos: avenida Alameda Faustina Franchi Annicchino e rua Xavantes; ruas XV de Novembro/Antô-nio Frederico Ozanan e ave-

nida Brigadeiro Faria Lima; avenidas Piratininga e José Annicchino; e rua Padre Ha-roldo e avenida Francklina de Almeida Barros.

Vice-presidente da Câma-ra, Nelson de Souza Soares (PR), sob a justificativa de que é intenso o fluxo de veí-culos nos pontos citados aci-ma, apresentou indicação ao Executivo para que novos se-máforos sejam implantados, oferecendo, assim, “tranqui-lidade aos usuários”.

VerbaParte da receita para ins-

talação de novos semáforos pode vir dos valores arreca-dados com as multas aplica-das pelos radares. De acordo com a Secretaria, o dinheiro proveniente das infrações de motoristas será investido em melhorias - fiscalização, se-gurança e educação – de trân-sito e isso inclui a implanta-ção de novos semáforos.

No primeiro mês de fun-cionamento dos radares ins-

talados na avenida Pio XII e na rua Sinharinha Frota, 1.346 multas, todas por ex-cesso de velocidade, foram aplicadas, o que corresponde a R$ 129,3 mil.

O valor ficará integral-mente com a Prefeitura. No entanto, a quantia pode so-frer variações, uma vez que os motoristas têm a opção de pagar a multa à vista com desconto e também há a pos-sibilidade de entrar com re-cursos.

Novos pontos podem receber semáforosRESPEITO NO TRÂNSITO Ao menos quatro cruzamentos podem ter aparelhos para controle do trá-fego de veículos e pedestres instalados

A Secretaria da Saúde re-aliza no sábado, 20, das 8h às 12h, no posto de saúde do centro, a 3ª Campanha de Doação de Sangue de 2011.

De acordo com a Secre-taria, homens que foram do-adores de sangue há mais de 60 dias e mulheres há mais de 90 dias poderão participar da campanha.

As condições básicas para doar sangue são, segundo a Secretaria de Saúde: sentir-se bem, com saúde (não ter tido gripe ou diarreia nos últimos sete dias ou qualquer tipo de infecção nos últimos 15 dias). Apresentar documen-to com foto (RG, carteira de motorista, carteira de traba-lho). Ter no mínimo 16 anos

(é necessário que o responsá-vel acompanhe o doador ao hemonúcleo ou coleta exter-na para assinar autorização), não ter completado 68 anos e pesar acima de 50 kg.

Entre as recomendações da Secretaria para o dia da doação estão: não doar san-gue em jejum, tomar café da manhã leve, evitando alimen-

tos gordurosos, repousar, no mínimo, seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior a doação, evitar o fumo por pelo menos 2 horas antes da doação.

O posto de saúde fica na rua Padre Haroldo, 553 , cen-tro. Para mais informações, ligue: 3492-8200.

Saúde realiza 3ª Campanha de Doação de Sangue do ano

Page 13: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

Pág. 13 - 19 de Agosto de 2011

Para comemorar o ani-versário da presidente da Terceira Idade, Francisca Martignago, as integran-tes do Grupo Unidos Para Sempre fizeram uma festa surpresa durante as reuni-ões que o grupo realiza.

A comemoração foi na sede do Grupo, com di-reito a bolo, refrigerante e salgados trazidos pelas in-tegrantes. O aniversário da presidente foi no dia 2 de agosto e a comemoração aconteceu durante a reu-nião semanal do grupo.

Gillys Esquitini Scrocca - Delegado de Polícia, advogado, professor,

radialista e colunista capivariano

Nesta oportunidade irei tecer sobre dois assuntos demais palpitantes e que necessitam de muito cuidado por parte dos proprietários ou responsáveis dos imóveis, ora residencial, vera-neio, lazer ou mesmo profissional.

São muitos os boletins de ocorrências de furtos, em sua maioria qualificados em residências figurando como vítimas pro-prietários de empresas ou imóveis como os supracitados.

Não existe atualmente legislação federal que trate do assun-to ”cerca elétrica”, quer seja proibindo ou autorizando a instala-ção de cerca elétrica residencial.

A cerca elétrica residencial não pode oferecer risco à integri-dade física dos usuários ou de quem venha a “tocar” nela por estar eletrificada.

O choque provocado pela cerca elétrica é conhecido como choque moral, possui alta voltagem e baixa amperagem, não queima, não deixa marcas e não faz com que os animais e as pessoas que nela encostam ou seguram fiquem grudadas.

Existem várias normas sobre cerca elétrica na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porém, como não existe nenhuma oficial, no Brasil, as mais utilizadas são as editadas pelo Canadá e pelo Internacional Eletrotechnical Comission (IEC).

As empresas responsáveis pela instalação e manutenção da “cerca elétrica” deverão adaptá-las a uma altura compatível (mí-nimo 2,20 metros de altura), adequada a uma amperagem que não seja mortal, sendo que o local deverá possuir placas conten-do informações que alertem sobre o perigo iminente: “perigo, cerca elétrica“.

Com relação aos cães de guarda, o ordenamento jurídico é explícito havendo dispositivos legais que acabam atingindo as vítimas quando ocorre excesso ou omissão.

Assim, se um cão feroz, na vigilância de um patrimônio ou propriedade, provocar lesão corporal de natureza grave ou a morte de alguém, a responsabilidade poderá recair sobre o res-ponsável ou dono do animal, mesmo que seja vítima de um cri-me contra o patrimônio.

Um exemplo clássico é daquele garoto que escala e pula um muro para furtar frutas ou mesmo resgatar sua “pipa” sendo mordido pelo “pit-bull” e, como consequência, tem de amputar um membro inferior.

Assim, a vítima de furto poderá responder criminalmente e ser incurso na lei das contravenções penais (DL-3688-1941).

Omissão de cautela na guarda ou condução de animais.Art. 31: deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inex-

periente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso. Pena: prisão simples, dez dias a dois meses ou multa.

Em casos mais graves, a ví-tima de furto poderá se trans-formar em autor de homicídio culposo ou doloso, com dolo eventual. É verdade, parece uma heresia jurídica: vítima virando réu.

Por esse motivo e pela ex-periência profissional, antes como advogado e atualmente como delegado, recomendo aos caros leitores que fiquem sempre atentos quanto às consequências dos métodos de prevenção patrimonial e residencial a serem adotados.

Cerca elétrica ou cão de guarda?

Grupo Unidos Para Sempre faz comemoração surpresa

Estudantes visitam “Barco Escola da Natureza”

Os alunos da Rede de Educação de Mombuca conheceram, na última terça-feira, 16, o progra-ma voluntário ambiental do “Barco Escola da Natu-reza”, que tem iniciativas de preservação e educação ambiental em Americana e região.

As crianças visitaram o ônibus temático que traz um painel com imagens que retratam os males que a poluição causa ao meio ambiente. As fotos mos-tram como ações do ho-mem degradam rios, mares e reservas naturais.

O ônibus personalizado traz também a exposição de larvas de insetos, se-mentes da Mata Atlântica

e de meios de reciclagem, como o detergente feito com óleo de cozinha, as sacolas retornáveis feitas com banners (plásticos re-sistentes) e as peças com as garrafas PET.

A visita do Barco Es-cola da Natureza foi uma iniciativa da Diretoria Mu-nicipal do Meio Ambiente, a convite do coordenador Sérgio Serrano. O prefeito Marcos Poletti e Serrano estiveram no ônibus para conhecer o projeto. Logo depois, as crianças fizeram visitas com orientação de monitores.

AC/PMM

Alunos das escolas municipais em frente ao Barco Escola da Natureza

Prefeito Poletti também esteve visitando o ônibus para conhecer o projeto

AC/PMM

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgen-tes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedi-do com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expe-dito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz). T.R.D.S.

ORAÇÃO AO PODEROSO SANTO EXPEDITO

Page 14: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

14 REGIONAL, 19 de Agosto de 2011

IMÓVEISSALÃO COMERCIALalugo, na rua XV de Novembro,

338. Excelente p/ loja. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

ALUGO CHÁCARApara festas, eventos ou finais de semana, salão de festas, sala de jogos, piscina, churrasqueira etc, excelente localização. Tratar pelo

fone: 9692-4447.INDETERMINADO EMPREGOS

MENOR APRENDIZA AUTO VIAÇÃO M. M. SOUZA

TURISMO LTDA., comunica que está contratando menores aprendizes (de 16 à 24 anos),

desde que preenchidos os seguintes requisitos: a) Ser por

nós matriculado e cursar, na área administrativa, junto ao SEST

SENAT (Serviço de Aprendizagem de Transporte Piracicaba),

localizado à Rua Rossini Pinto, nº 200, Bairro Jardim Panorama, no Município de Piracicaba, Estado

de São Paulo, CEP 13.420-784; b) a carga horária diária será de 06

(seis) horas de trabalho e, o salário mensal será salário mínimo. Aqueles

que preencherem os requisitos acima deverão se apresentar no

Departamento Pessoal da empresa, localizada na Avenida Dr. Rodrigues

Alves, nº 879, no Município de Capivari, Estado de São Paulo, CEP 13.360-000, em horário comercial.

INDETERMINADO

MERCEDES 1113vendo, caminhão ano 81, cor azul,

com baú de 6,50 metros, duas portas laterais, documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

JD. DO BOSQUEvendo casa, 2 quartos+1suite,

murada, 2 vagas, terreno 654m², construido 200m². R$ 230 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CASA/COMÉRCIO/CENTROvendo casa, 3 quartos, 1 suite,

sobrado/edícula, terreno 195m², construido 186m². R$ 370 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

NOVA CAPIvendo casa, 2 quartos, 1 suite, 4 vagas, lazer piscina, terreno

645m², construido 337m². R$ 520 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

TRATORvendo um trator 50X, Massei Ferguson em ótimo estado de

conservação; 1 carreta Facchine 2 mil Kg; 1 grade com 8 discos p/ 2 ruas. Tratar com José Darros

pelos fones: 3496-1738 ou 9213-9210.

INDETERMINADO

PRECISA-SECOZINHEIRA

GARÇOMcom experiência. Enviar

currículo na Rua João Soares da Silva, 555, Pesqueiro

Panserini.INDETERMINADO

CARGO 1314vendo, caminhão 86 toco, cor

branco, com baú de 7 metros c/ porta lateral. Documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

DIVERSOS

APARTAMENTOVendo apartamento nº 142, no 14º

andar no Edifício San Conrado, na rua XV de Novembro, 415,

em Capivari, 2 quartos, 1 suite, 2 banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha e área de serviço

+ WC. Área útil de 157m². R$ 370 mil. Tratar com Sônia pelo fone: 11 3812-2710 ou 11 9939-5040.

INDETERMINADO

PRECISA-SECOZINHEIRAMOTOBOY

ASSISTENTE SOCIALcom experiência. Enviar currículo

à Avenida do Carmo, 120, Vila Cardoso, Capivari/SP.

OPERADORA DE TELEMARKETING

Empresa oferece: salário fixo e registro em carteira para apenas

6 horas diárias de trabalho. É necessário ter conhecimento

de informática, bom português, boa dicção. Interessados enviar

currículo para Avenida do Carmo, 120 Vila Cardoso ou para e-mail: administracao@

larvelhinhoscapivari.org.brA/C.: Flávia.

COORDENADORA DE TELEMARKETING

Empresa oferece: salário fixo, registro em carteira e gratificações por resultados. Horário comercial. É necessário ter conhecimento de informática, bom português, boa dicção e liderança. Interessados

enviar currículo para Avenida do Carmo, 120 Vila Cardoso ou

para e-mail: [email protected]

A/C.: FláviaINDETERMINADO

BOLOS E SALGADOSEncomendas de salgados fritos

e assados para festa, bar, confraternização etc. Trabalhamos

com bolo para casamento, aniversário, entre outros.

Bandejas de empadinhas nos finais de semana. Tratar com Miriam pelo fone: 3496-1602

ou Nani: 9132-9032.INDETERMINADO

SANTA TEREZINHAvendo terreno, plano, 10x25,

terreno 250m². R$ 75 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

NOVA APARECIDAvendo casa, 2 quartos, 1 suíte,

edícula, 3 vagas, terreno 330m², construido 220m². R$ 320 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

LAVA LOUÇAvendo, semi nova. Tratar c/ Flávia

pelo fone: 3491-1647.indeterminado

VILA CARDOSOvendo casa com terreno inteiro.

R$ 155 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

SANTO ANTONIOvendo terreno 2.000m². R$ 160 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

11/08 - Marisa Gonçalves Rodrigues - 72 anos11/08 - Aristides Nunes - 62 anos12/08 - Geraldo dos Santos - 77 anos12/08 - Geraldo Lirani - 80 anos13/08 - Aninoel Dias Pacheco - 95 anos14/08 - Natanael Ferreira - 51 anos14/08 - Otilia Willendorf F.De Camargo - 93 anos15/08 - Francisco Silverio Sampaio - 55 anos16/08 - Francisco Gatti - 73 anos18/08 - Celso Dias de Oliveira - 52 anos18/08 - Joao Duarte Junior - 101 anos

S10 2010vendo, cabine dupla, flex, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

GOL CL 95vendo, 1.6, branco, R$ 9 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

GOL CL 96vendo, vermelho, R$ 10 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

POLO 91vendo, prata, R$ 4.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

SAVEIRO 01vendo, prata, 1.8, R$ 16 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

GOLF GL 96vendo, branco. R$ 9 mil. Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

HONDA CIVIC 02vendo, automático, verde. R$ 23 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

PALIO CELEBRATION 10vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

VECTRA HATCH 09vendo, preto. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

PERFUMESvendo perfumes da marca

Perfam (essência de importados). 212 Sexy e Man, Ferrari Black, Eternit, Polo Blue e muito mais. Confira. Preços: 30ml R$ 29,80; 50ml R$ 39,60; 100ml coleção especial R$ 59,00. Tratar pelos fones: 9377-3697 / 9319-3054 /

9608-6177.INDETERMINADO

EDITAL DE PROCLAMARosane Mila Peixoto, Oficial do Cartório do Registro Civil e Anexo do Distrito e Município de Rafard, Comarca de Capivari, Estado de São Paulo. Faz saber que pretendem se casar

LEANDRO PEREIRA DA SILVA e CIBELE DOS SANTOS, sendo, o pretendente: nascido em Rafard/SP, aos 23 de outubro de 1986, profissão operador de acabamento, estado civil solteiro, residente e domiciliado em Rafard/SP, na Rua Giovani Boscolo, 840, Popular, filho de João Pereira da Silva e Maria de Fátima Guedes Pereira; e a pretendente: nascida em Rafard/SP, aos 31 de outubro de 1989, líder de produção, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard/SP, na Rua Giovani Boscolo, 840, Popular, filha de Paulo dos Santos e Iracy dos Santos.

Rafard, 11 de agosto de 2011.

RODRIGO SILVEIRA DOS SANTOS e MARIANE REZENDO DOS SANTOS, sendo, o pretendente: nascido em Capivari/SP, aos 04 de de-zembro 1987, profissão mecânico de produção, estado civil solteiro, resi-dente e domiciliado em Rafard/SP, na Rua Giovani Boscolo, 798, Popular, filho de Noel Silveira dos Santos e Vera Lúcia da Silva Santos; e a preten-dente: nascida em Rafard/SP, aos 07 de maio de 1990, profissão auxiliar de escritório, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard/SP, na Rua Carlos Lucchi, 404, Popular, filha de Vera Lúcia Rezendo dos Santos.

Rafard, 15 de agosto de 2011.

Rosane Mila Peixoto - Oficial

ANUNCIE3496-1747

ALUGO CHÁCARApara festas, eventos ou finais

de semana, com piscina, campo, churrasqueira.

Localizada no Cancian. Tratar pelo fone: 9402-9336.

INDETERMINADO

VEíCULOS

CORSA HATCH 04vendo, vermelho, 1.8. R$ 23 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

IDEA 06vendo, cinza, 1.4. R$ 28 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

STRADA 07vendo, branca, 1.4. R$ 26 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

ASTRA GL 01vendo, prata, completo.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

STRADA 02vendo, cabine estendida, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

ASTRA HATCH 09vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-5543.XV - indeterminado

CORSA 11vendo, modelo novo, preto. Tratar pelo fone: 3492-2417

BV - indeterminado

CELTA 08vendo, 2 portas, preto. Tratar pelo

fone: 3492-2417BV - indeterminado

TEMPRA 95vendo, série ouro, preto, motor

0Km. R$ 13 mil. Fone: 3491-0504.INDETERMINADO

ROSSIvendo terreno, topografia plana s/ asfalto, 285m². R$ 60 mil. Tratar

pelo fone: 3492-2332.RI - indeterminado

JD. ELISAvendo, casa, 2 quartos + 1 suite,

semi nova, 2 vagas, terreno 150m², construido 120m². R$ 170 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

VILA IZILDINHAvendo casa, 2 quartos, 2 vagas,

casa fundos, terreno 300m², construido 260m². R$ 160 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CHÁCARAvendo, no Bosque dos Pinheiros,

com 1100m². R$ 45 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

SÍTIO EM MOMBUCAvendo com 2 casas, 1 alqueire,

R$ 200 mil. Tratar pelo fone: 3496-1642.

ed. 1011/1012/1013/1014/1015

CELTA 07vendo, prata, R$ 19 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

ECOSPORT 07vendo, preta, R$ 34.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

NEW CIVIC 08vendo, prata, R$ 46 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

S10 2009vendo, cabine dupla, prata, motor

MWM, diesel. R$ 60 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

PRISMA 2009vendo, prata, 1.4. Tratar pelo

fone: 3492-2417BV - indeterminado

STRADA FIRE 06vendo, 1.4, branca, d.h. Tratar

pelo fone: 3492-2417BV - indeterminado

PRAÇA 13vendo 2 casas na Praça 13 de Maio, 4,20m de frente, terreno

184m², construido 140m². R$ 295 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

STO. ANTONIOvendo, casa, 2 quartos, 1 suite,

3 vagas, terreno 250m², construido 210m². R$ 300 mil. Tratar pelo

fone: 3492-2332.RI - indeterminado

GOL CL 88vendo, 1.6, verde escuro, R$ 7 mil, bancos de corvin. Tratar p/ fones:

9185-5632 ou ID 14*576591.indeterminado

CURSOCurso de arte em sandálias,

bordado em chinelos. Tratar pelo fone: 3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CURSOCurso de massoterapia com

especialização em bambuterapia, pindas e pedras quentes. Tratar

pelo fone: 3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CURSOCurso de informática para todas as idades. Preços promocionais.

Tratar pelo fone: 3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CURSOCurso manicure/pedicure, depilação, maquiagem,

massagem modeladora. Tratar pelo fone: 3491-7065.

ed. 1012/1013/1014/1015

CURSOCurso assistente administrativo ótimas oportunidades mercado de trabalho. Tratar pelo fone:

3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

“Nossos agradecimentos - amigos especiais”Agradecemos imensamente a todos os amigos (as) que ajudaram durante a busca de nosso amado pai, Celeste Bueno da Silva, que esteve desaparecido nos dias 11 e 12 de agosto.“Somos uma família abençoada, estamos cercados de ver-dadeiros amigos e agradecemos por fazerem parte de nos-sas vidas... que o grande mestre Jesus abençoe a todos. Dos filhos: Sergio Bueno da Silva, Sidinéia, Silmara, San-dro e da esposa (nossa amada mãe) Nair S. Batagin da Silva.

JD. SÃO MARCOSvendo casa, R$ 90.000,00.

Tratar pelo fone: 9732-3381.ed. 1013/1014/1015/1016

BARRACÃO COMERCIALvendo, na Rua Padre Aroldo,

em Capivari, R$ 100 mil. Tratar pelo fone: 9732-3381

ed. 1013/1014/1015/1016

CELTA 2010vendo, 2 portas, prata. Tratar pelo

fone: 3492-5543.XV - indeterminado

UNO 2010vendo, azul, R$ 20.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

CLASSIC 10vendo, Chevrolet, prata, flex,

13 mil km, ótimo estado. Tratar c/ Pedro ou Alexandre

pelo fone: 3496-1325.ed. 1013/1014/1015

DONA ZENAIDE BENZEDEIRAVocê está passando por problemas que estão lhe fazendo perder

noites de sono e causando sofrimento? Saiba que através de seus guias de luz e força Dona Vera lhe indicará o caminho certo

e seguro.SIGILO ABSOLUTO

*Oração para enfermo *Benzimento *Afasta inveja *Paz para Família *Uma vida mais próspera

CORRENTE ESPIRITUAL DA FÉ PARA SALVAR: CASAMENTO PERDIDO, PERTURBAÇÕES, DEPRESSÃO, FILHOS

PROBLEMÁTICOS, NEGÓCIO MAL SUCEDIDOS E VÍCIOS.Venha receber a verdadeira ajuda do espiritualismo

TARÔ - BÚZIOS - CARTASApoio: Confederação Espiritual Brasileira

Ligue e agende sua consulta: (19) 3492-1674 / 9310-7025Rua Piracicaba, 1000 - Bosque dos Pinheiros - Capivari

ed. 1013/1014/1015/1016

MONTEIRO e SILVA

ADVOGADOS

R. IV Centenário, nº 199 - Centro - RAFARD/SP

Fone: (19) 3496-2316 ou 3496-1109

Escritório Independência

R. Maurício Allain, 270Centro - RAFARD/SP

Contabilidade em geral, imposto de renda pessoa física, contratos e outros.

Fone: (19) 3496-1345 3496-2090

SUPLETIVO A DISTÂNCIA

1° e 2° grau autorizado pela Secretaria da

Educação.R: Benjamin Constant,

1650 (dentro da Enfermap)Tel: (19) 3433-1753.

ed. 1013/1014

COMPRA-SEuma cadeira lavatória de

cabeleireiro. Tratar com Adriana pelo fone: 3492-3356, em horário

comercial, das 7h às 17h.ed. 1014

INFORMÁTICAfazemos formatação em

computadores e notebooks. Formatação: R$ 20,00.

Orçamento sem compromisso. Tratar c/ Claudinei, pelo fone:

9276-4791INDETERMINADO

MICROSALPRODUTOS QUÍMICOS

CONTRIBUINDO COM OESPORTE EM RAFARD E REGIÃO

Rod. Campinas - Tietê, Km 44,5 - CAPIVARI

PABX (19) 3492-8000

M.M. COMÉRCIO DE ÁGUA MINERAL RAFARD

Aberto de segunda à sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12 h.

Entregas em domicílio

Av. São Bernardo, nº 53 - Centro - RAFARD

Galão 20 Litros e Galão 10 LitrosDISk ÁGUA: Depósito: (19) 3496-2750Residência: (19) 3491-7099 / 3492-5315

PROMOTOR DE VENDASAtuação: setor financeiro em Rafard

Salário + Comissão + BenefíciosExperiência: 6 meses.

Condução própria. Início imediato.Enviar currículo para

[email protected]. 1014

Page 15: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

Dia 19/08/2011Henrique Canaveze GiattiTauã de Souza OliveiraViviani BregionHelena ChiariniLidia Menardo Basso

Dia 20/08/2011Lucilena D. de CamposAparecido JanuárioEmerson José XavierMaria Odete Cerezer Scrivano

Dia 22/08/2011Mateus Henrique BrunharoAntônio Marcos NalessoJéssica Chiarini Schincariol

Dia 23/08/2011Emerson Costa de AlmeidaAngela MarçolaJosé Everaldo Callegaro

Quando o ser humano conseguiu gran-de desenvolvimento nos vários setores da vida terrestre, poderia parecer que ele, em sua totalidade, voltaria seus ideais para as realidades materiais, esquecendo-se de Deus. Verifica--se, no entanto, que, justamente nesta época, mais do que nunca, há uma grande procura desse mesmo Deus, nota-damente na juventude. Como exemplo, a Jornada Mundial da Juventude, que está se realizando nestes dias em Madri, na Espanha, com a participação de mais de um milhão de jovens do mundo inteiro, dos quais mais de quinze mil bra-sileiros.

Os jovens procuram conhecer melhor uma saída espiri-tual para suas dúvidas e ansiedades, buscando as Sagradas Escrituras, as religiões, a Igreja Católica. Os jovens sentem, em maior proporção, que sem Deus sua vida torna-se vazia e não corresponde à missão de deixar um mundo melhor para os pósteros. A juventude deseja participar da vida so-cial, tendo um lugar ativo na sociedade. Não pretende ficar inerte. Quer ter responsabilidade. Não deseja apenas rece-ber passivamente o fruto do trabalho alheio, mas quer dar do seu esforço, participando assim da sua própria formação.

Os jovens querem ser “os primeiros e imediatos após-tolos da juventude”, como disse o Concílio Vaticano II no decreto sobre o trabalho dos leigos. Para isso, os jovens de-sejam saber da Igreja Católica o sentido e a finalidade da vida; o que é o bem e o pecado; donde provém o sofrimento e para que serve; qual o caminho para alcançar a verdadeira felicidade; o que é a morte e o juízo; qual o mistério que envolve nossa existência; e tudo isso com palavras simples e claras. Por isso, os agentes de pastoral que trabalham com os jovens devem ter claro essas tentativas de respostas

A juventude anseia pela verdade e espera encontrá-la na Igreja, a quem pede que lhe ajude a resolver seus proble-mas, dando-lhe convicção naquilo que lhe ensina. Os jo-vens querem encontrar na Igreja a mãe que os anima, exorta e dirige, a fim de que possam levar a todos o amor e a cora-gem, provenientes do Evangelho de Jesus Cristo. Também nas celebrações da Igreja Católica, os jovens desejam parti-cipar ativamente, e com todo o coração, manifestando à sua maneira o seu louvor a Deus, mesmo se com muito barulho, mas carregados de alegria e esperança.

A juventude é o tempo em que se faz os planos do fu-turo que, na medida da maior união com Deus, se tornam difíceis de desabá-los. Tal o valor da presença de Deus na juventude que sente mais necessidade das luzes e bênçãos do Pai, livrando-os das drogas, da promiscuidade, da falta de opção de estudo e de trabalho, do egoísmo e do individu-alismo. Compreender os jovens é missão de todos na Igreja Católica. Nossos Bispos, em Puebla, no México, em 1979, fizeram uma opção preferencial pelos jovens, que precisam ter vez e voz também dentro de nossas comunidades.

Os jovens e a igreja católicaPe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

15CAPIVARI, 19 de Agosto de 2011

Maria Eugênia Bedendi Lino12/08/2011 - “Mais um ano se passou... tantas esperanças e

sonhos te acompanharam, mui-tos que se realizaram e outros

que adiaram... mas o importante é que continuaste um fascinante

processo de crescimento, por fora e por dentro... Que nos anos

vindouros possas prosseguir atingindo os grandes objetivos

da vida, como a pessoa especial que és, principalmente... na cer-teza que continuarás buscando ser feliz e fazer seres felizes! Parabéns!” São os votos do seu

marido José e dos filhos Lilian, Eliane e Demétrio.

Chegou Luís Otávio!!! Nasceu no dia 07/08/2011, pesando 3.085kg e 49cm, Luís Otávio Quagliato Simões,

filho de Gustavo e Tatiana. Seus

pais, avós e tios lhe desejam uma vida repleta de saúde e

felicidade.

Flavia AnacletoRenata NacarattoMaria Anita Ravanelli Basso

Dia 24/08/2011Paula M. Cerezer AlmeidaMara Regina R. TezottoGabriel QuagliatoArmando Garcia JuniorElisangela Ap. AlmeidaMaria de L. Campaci QuagliatoHermes Antônio Forti

Dia 25/08/2011Julia Cerezer BenettonOdete PiccininJosé Claudio BetimLeonildes de Godoy MorbiolliHermes Rossi FornazieiroRoberto Serrano JuniorEdivaldo FormisMadalena Martins Benatti

No dia 13/08/2011, colou grau de Licenciatura em Filosofia, nas Faculdades Integradas Claretia-nas de Rio Claro a poetisa Maria Angela Piai, após a aprovação

com honras de seu artigo: O Mito da Liberdade da Mulher Contem-porânea: uma Releitura da Obra Filosófica O Segundo Sexo, de

Simone de Beauvoir. Todos os fa-miliares e amigos querem parabe-nizá-la por mais esta conquista!

Page 16: Jornal O Semanário Regional - Edição 1014

Foi muito sugestivo o que disse o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, após a derrota de sua equipe para o Vasco da Gama pelo Brasileirão. De acordo com ele, após a proposta do Flamengo por Kleber, o ambiente entre os jogadores não está bom. Tudo em função da questão salarial.

Quer dizer então que alguns jogadores não estão correndo porque ficaram sabendo que outros ganham mais? Esse é o motivo dos últimos insucessos palmeirenses? Ficou no ar...

Felipão sempre teve sucesso por agregar seu elenco e fazê--lo jogar bem, independentemente das dificuldades. Para quem já foi campeão de Copa do Mundo, parece até brincadeira não conseguir domar Valdívia, Kleber e Cia. limitada. É vergonhoso a cada derrota palmeirense a defesa culpar o ataque e vice-versa.

E a diretoria do Verdão não faz nada nesta hora? Não se pronuncia? Depois não sabem por que todo probleminha vira problemão no clube. Em 2009, quando chegaram Muricy Ramalho e Vagner Love aconteceu a mesma coisa.

Foi constrangedor o que Adílson Batista passou nas últimas semanas. Ele teve dificuldade para reunir 18 jogadores para uma partida. Assim como em um clube de várzea, ele não tinha sequer jogadores para colocar no banco. Contra o Ceará, pela Copa Sul--Americana, a equipe teve um jogador a menos entre os reser-vas. Isso é planejamento de campeão? Porque todo zagueiro se machuca e demora uma eternidade para retornar no São Paulo? E o vexatório caso ‘Luis Fabiano’? Desse jeito, as glórias vão ficar cada vez mais pelo passado.

Palmeiras x dinheiro

16 REGIONAL, 19 de Agosto de 2011

O Leão da Sorocabana conseguiu sua terceira vitó-ria consecutiva na segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista e está perto de conseguir uma vaga à terceira fase, após vencer por 1 a 0 a for-te equipe do Guaçauno, na cidade de Mogi Guaçu, no domingo, 14.

Desfalcado de vários titulares devido aque-la confusão na cidade de Guariba, o técnico Jenildo Cavalcanti promoveu a es-treia do meia Pepito e im-

provisou alguns jogadores, além de levar alguns atle-tas do sub-20 para compor o banco de reservas.

Em um jogo movimen-tado e com a presença de um ótimo público na ci-dade de Mogi Guaçu, o “Mandi” teve mais volume de jogo, mas parou na óti-ma manhã do goleiro Dou-glas, que foi considerado pela imprensa o melhor jogador em campo, com ótimas defesas.

O único gol da partida aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo. Após

uma cobrança perfeita do atacante Romão, artilheiro do Campeonato Paulista Romão com 14 gols.

Com este ótimo resul-tado, o Capivariano ter-mina o primeiro turno da segunda fase com 9 pon-tos e fica a uma vitória de conseguir a vaga à próxi-ma fase. O time fará na sequência dois jogos em casa: sábado, 20 Capiva-riano x Guaçuano e, na próxima quarta-feira, 24, Capivariano x Guariba, ambos às 15h.

Além de Guaçuano 0

x 1 Capivariano, tivemos, em Guariba, Guariba 4 x 2 Bandeirante.

Próximos jogosSexta-feira, 19, jogam

Bandeirante e Guariba, às 20h, em Birigui. Quarta--feira, 24, Guaçuano x Bandeirante, em Mogi Guaçu, às 15h.

A Diretoria do Capi-variano espera um grande público neste sábado para Capivariano e Guaçuano. As rádios Cacique AM e Alternativa FM transmi-tem a partida a partir das 14h30.

Capivariano conquista terceira vitória consecutiva e fica próximo da 3ª faseAndré Stucchi

Mais de 10 mil pessoas acompanharam as provas da 4ª etapa da Copa São Paulo de Motocross, ao longo do ensolarado dia de domingo, 14, na pista montada ao lado do portal de entrada de Capi-vari, de acordo com números da organização do evento.

A competição, que teve entrada gratuita, reuniu mais de 200 pilotos em 10 cate-gorias, inclusive uma para

crianças de cinco a oito anos, a CRF 50F. No sábado, 13, dia de treinos, o evento rece-beu cerca de três mil pessoas, ainda de acordo com a orga-nização da Copa São Paulo.

Satisfeitos com o sucesso do evento, os organizadores da Copa São Paulo de Moto-cross começam a pensar em 2012. Segundo a Extreme Racing, empresa que pro-move a competição, a ideia é

trazer a etapa do próximo ano em julho, mês em que Capi-vari irá comemorar 180 anos. As conversas com a Prefeitu-ra já começaram.

Vencedores da 4ª etapa da Copa São Paulo de Mo-tocross: MX Open – Mar-celo Lima “Ratinho” (moto 38); MX 2 – Eduardo Lima “Dudu” (moto 338); MX 30 – Cristiano Lopes (moto

26); MX 40 – Guilherme Lima (moto 144); MX 2 In-termediária – Gabriel Mon-tagner (moto 303); Levorin CRF 230 – Marcos Moraes (moto 913); 85cc – Gusta-vo Pessoa (moto 17); 65cc – Frederico Spagnol (moto 61); CRF 50F (B) – Diogo Moreira (moto 7); CRF 50F (A) – Guilherme Kurata (moto 6).

Capivari sedia etapa da Copa São Paulo de Motocross e mais de 10 mil acompanham evento

MOTOCROSS Competição reuniu cerca de 200 pilotos durante as provas disputadas no domingo, 14

Divulgação

4ª Etapa da Copa São Paulo recebeu mais de 200 competidores

Saltos dos pilotos fizeram o público vibrar durante as provas

Categoria CRF foi disputada por crianças de cinco a oito anos Pilotos de 10 categorias subiram ao pódio na competição

A Escola de Futebol de Rafard conquistou o título do Campeonato Regional de Futebol - “Taça da Cidade de Porto Feliz” em duas catego-

rias: Dentinho e Dentão, no sábado, 13.

Na categoria Dentinho, Rafard venceu a Associação Portofelicense por 2 a 1. Na

primeira partida da final, dis-putada no sábado, 6, os garo-tos rafardenses venceram por 2 a 0. Pela Dentão, Rafard bateu o Grêmio Esportivo

Popular pelo placar de 2 a 0, repetindo o resultado do pri-meiro duelo da final.

O prefeito Márcio Mina-mioka (PPS) e a diretora de

Cultura, Esporte e Turismo, Lígia Kerche Lobo Scarso, estiveram presentes na en-trega dos troféus e medalhas. Minamioka disse estar feliz

pela vitória e parabenizou os atletas rafardenses “pela gar-ra e dedicação ao representa-rem Rafard, com tanta serie-dade e responsabilidade’.

Rafard vence Taça Cidade de Porto Feliz em duas categoriasÉ CAMPEÃO Os garotos das equipes Dentinho e Dentão venceram seus dois jogos da final

Com duas vitórias por 2 a 0, time da categoria Dentão sagrou-se campeão em Porto Feliz Jogadores da categoria Dentinho exibem a taça do título ao lado da comissão técnica e do prefeito Minamioka

AC/PMR

A formação das equipes que disputarão o campeo-nato amador do segundo semestre no Clube Social Esportivo Rafard (Cser) foi definida em cerimônia realizada na última sema-na. São sete times (nomes ainda não foram definidos) envolvidos na competição. A tabela dos jogos será di-vulgada na próxima semana no site do Cser (www.cser.com.br) e também no jornal O Semanário. As equipes ficaram assim definidas:

Time A: Quexada (Gol), Paraná, Parcan, Mar-cão Ferraz, Baxinho, Marco Canuto, Baianinho, Josias, Pedrinho, Marco Barbosa, Boquinha, Quexada Pai, Cuco Marretto.

Time B: Leandro Me-nardo (Gol), Ri, Edimilsom Ferraz, Zé Coco, Odail Dul-ce, Daniel Morato, Villas Boas, Di, Lazinho, Dore, Xexéu, Everaldo, Durval.

Time C: Gilson (Gol), Altair, Tito, Ratão, Ziza, Thominha, Bahia, Dão,

Marcos Groppo, Honora, Ivan Rosato, Zé Carlos, Ivan Bruxo.

Time D: Vladimir (Gol), Rodão, Vagão, Ta-tão, Ivan Martins, Coelho, Tim, Bibia, Bananeiro, Ce-ara, Odirlei Cerezer, Deca, Braga.

Time E: André Tallasi (Gol), Edgard, Gilson, Elias Gino, Robertinho Marreto, Fogaça, Jhoão, Cardoso, Jerrinho, Pompeu, Chico Cerezer, Marco Marteleto, Marcio Minamioka, Pipo-quinha, Zé Luis Barbosa.

Time F: Andorinha (Gol), Paulinho, Marco Frasseto, Aprigio, Pele, Ca-bral, Valdecir Oliveira, Zé Itapeva, Alex Pinto, Dolfo, Ne, Francisco Genivam, Vando, Gilson Senai.

Time G: Chacrinha (Gol), Nei Pombinho, Bri-gati, Edson Canuto, Japão, Bicudo, Marcelo Pinto, Fernando Marreto, Celso Barbosa, Raimundinho, Zé Ramos, Jubileu, Zetão, To-ninho Menegati.

Cser: definidos os times do campeonato veterano

do segundo semestre