jornal o semanário regional - edição 1067

16
Caixa inaugura Casa Lotérica no Castelani na segunda-feira Página 10 Capivariano mantém 2º lugar após vitória e derrota Página 13 Caminhada e plantio de mudas marcam manifestação contra instalação de presídio Cerca de 230 pessoas participaram na manhã do último domingo (2), de um manifesto contra a instalação do Centro de Progressão Pe- nitenciária (CPP) na área em que está sendo construído. Os dois sentidos da vi- cinal que liga Rafard a Por- to Feliz foram bloqueados às 8h30 e a caminhada teve como ponto de partida a rota- tória Altos do Jequitibá (saí- da para Capivari/Rafard) e se estendeu até o presídio, onde houve o plantio de 200 mu- das de árvores, já que é uma área de proteção ambiental (APA). O plantio das 200 mudas de árvores teve a intenção de iniciar a recuperação do local e uma segunda etapa de reco- lhimento de assinaturas. Página 5 Juiz determina arquivamento de representação do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Capivari A decisão do Juíz Eleito- ral Cleber de Oliveira San- ches publicada na tarde de quarta-feira (5), no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente a denúncia contra o candida- to à reeleição Luís Donisete Campaci (PMDB). Depois de ouvidas as partes envolvidas e testemu- nhas, o Juiz Eleitoral fez al- gumas ressalvas e declarou que a cassação de registro de candidato, por infração à legislação eleitoral, só pode lastrear-se em prova robusta, não se admitindo meros indí- cios ou suspeitas. Ante o ex- posto, julgou improcedente a representação e determinou o arquivamento. Página 9

Upload: jornal-o-semanario

Post on 07-Mar-2016

289 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

Caixa inaugura Casa Lotérica no Castelani na segunda-feiraPágina 10

Capivariano mantém 2º lugar após vitória e derrotaPágina 13

Caminhada e plantio de mudas marcam manifestação contra instalação de presídio

Cerca de 230 pessoas participaram na manhã do último domingo (2), de um manifesto contra a instalação do Centro de Progressão Pe-

nitenciária (CPP) na área em que está sendo construído.

Os dois sentidos da vi-cinal que liga Rafard a Por-to Feliz foram bloqueados

às 8h30 e a caminhada teve como ponto de partida a rota-tória Altos do Jequitibá (saí-da para Capivari/Rafard) e se estendeu até o presídio, onde

houve o plantio de 200 mu-das de árvores, já que é uma área de proteção ambiental (APA).

O plantio das 200 mudas

de árvores teve a intenção de iniciar a recuperação do local e uma segunda etapa de reco-lhimento de assinaturas.

Página 5

Juiz determina arquivamento de representação do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Capivari

A decisão do Juíz Eleito-ral Cleber de Oliveira San-ches publicada na tarde de quarta-feira (5), no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente a denúncia contra o candida-to à reeleição Luís Donisete Campaci (PMDB).

Depois de ouvidas as partes envolvidas e testemu-

nhas, o Juiz Eleitoral fez al-gumas ressalvas e declarou que a cassação de registro de candidato, por infração à legislação eleitoral, só pode lastrear-se em prova robusta, não se admitindo meros indí-cios ou suspeitas. Ante o ex-posto, julgou improcedente a representação e determinou o arquivamento. Página 9

Page 2: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

No mês de setembro cele-bramos o mês da Bíblia. Isto é devido comemorarmos no dia 30 de setembro São Jerô-nimo, aquele que foio secre-tário do Papa Dâmaso, em Roma, e depois foi para a Ter-ra Santa, especifi camente a Belém, onde traduziu a Bíblia das línguas originais, hebrai-co, aramaico e grego, para a língua comum na época, o latim. Foram muitos anos de trabalhos para popularizar a palavra do nosso Deus. A pa-lavra Bíblia signifi ca biblio-teca ou coleção de livros. É o livro mais traduzido e mais vendido no mundo inteiro.

A Bíblia católica tem 73 li-vros, sendo 46 no Antigo Tes-tamento, ou seja os aconteci-

mentos antes de Jesus, e 27 no Novo Testamento, ou seja a partir de Jesus, que é o centro da Bíblia. O primeiro livro da Bíblia é o Gênesis que fala sobre a criação do mundo e do ser humano. O último li-vro da Bíblia é o Apocalipse, também chamado o livro da Revelação. O último livro do Antigo Testamento é Mala-quias. O primeiro livro do Novo Testamento é o Evan-gelho de Mateus. A Bíblia foi escrita por muitas pessoas e durante um prazo aproxima-do de mil anos. Deus é o au-tor da Bíblia pois cada pala-vra foi inspirada por ele e não foi escrita coisa alguma sem estar nos desígnios divinos.

Você sabe que uma Bíblia

é católica por dois fatores. Um é que tem sempre escrito nas primeiras páginas a aprovação eclesiástica. No passado ti-nha escrito as palavras latinas: Nihil obstat, ou seja nada im-pede, e Imprimatur, que signi-fi ca seja impresso. Atualmente vem sempre as palavras Com aprovação eclesiástica e a assi-natura de um bispo, geralmen-te o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Outro fator é que a Bíblia cató-lica tem sete livros a mais que a Bíblia evangélica. São os livros de Baruc, Eclesiástico, Sabedo-ria, Tobias, Judite e primeiro e segundo dos Macabeus.

O mês de setembro deve ajudar-nos a incentivar cada vez mais a leitura e a refl exão

da Bíblia Sagrada. Não basta ter a Bíblia como enfeite em casa. Ela precisa ser sempre lida. É Deus quem nos fala e nos inspira no nosso dia--a-dia. Para motivar nossos Catequizandos e Jovens, es-tamos organizando uma Gin-cana Bíblica com perguntas, cantos, apresentação teatral, eslogãos e cartazes sobre a Bí-blia Sagrada. A missa é sem-pre baseada nas leituras bíbli-cas e na atualização. Amemos a Bíblia Sagrada e refl itamos seu conteúdo, da Santa Ceia e do Sacrifício do Calvário, mas não fi quemos apenas nos textos proclamados na missa. Amemos a Bíblia Sagrada e refl itamos seu conteúdo. Ela é luz na nossa vida.

2 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO

opiNiÃoEditorial

TransparênciaNos últimos tempos tanto tem se falado em trans-

parência, honestidade, sinceridade, verdade, porém emprestando o grito do técnico Tite do Corinthians naquele clássico contra o Palmeiras – “fala muito... fala muitoooo” – e pouco se mostra e se faz, empur-rando uma mentira mascarada ou até mesmo uma meia verdade daquelas bem ‘turvas’.

Refl etindo sobre a tal transparência, que virou moda na ‘boca das autoridades máximas’, nos depa-ramos com uma opinião sobre o tema que nos cha-mou a atenção e refl ete em boa parte o nosso pensa-mento, o qual compartilhamos com você leitor:

“Vocês já perceberam o quanto as pessoas desejam transparência e sinceridade?

Mas você também já percebeu os efeitos da “verda-de nua e crua” ?

Uma coisa sobre a verdade é que você querendo ou não, aceitando ou não ela sempre será verdade. Em-bora muitas das vezes ela seja difícil de aceitar, pois o orgulho e o ego diz sempre não, não pode ser, eu me recuso a acreditar nisso.

Você já percebeu que algumas verdades são tão ób-vias e tão difíceis de acreditar que as pessoas simples-mente se recusam, ou melhor, tentam até mesmo es-conder ou mudar para que as mesmas se tornem mais adaptáveis aos seus egos e orgulhos?

Eu sei mas é difícil admitir isso, é difícil admitir que os erros também são nossos. Muitas verdades a respei-to de alguém ou algo são tão difíceis que os mesmos tentam mudá-la, porque a verdade chegou até ele e ele pôde então ver algo que não queria. A verdade meu amigo, querendo ou não, abre os seus olhos. É difícil admitir que estávamos errados, que as nossas ideias não estavam certas, que o que estava em oculto agora pode ser visto de uma forma clara.

Mas eu queria que os erros fossem só daquela pes-soa, mas a verdade chegou e te mostrou que os erros também são seus. Que não adianta tentar colocar a culpa no outro somente, a verdade chegou e te mostrou que o vilão da história é você, e a verdade é que nin-guém quer ser vilão, é mais fácil admitir que sempre fomos os mocinhos.

É bem mais fácil e satisfaz mais o seu ego você dizer que alguém está colhendo algo errado, enquanto a ver-dade te fala que você prejudicou aquela pessoa. Não, eu não sou o vilão, a culpa é dele. Sabe uma coisa so-bre a verdade, você não pode fugir dela, por mais que tente, por mais que procure meios dentro de você de tentar esconder que você também errou, por mais que tente apresentar ela para outras pessoas na sua versão, a verdade sempre tem a versão real. E essa versão real que muita gente não quer aceitar.

É meu amigo, transparência e sinceridade nos dias de hoje não é para todos. Falar a verdade também não, colher as consequências da verdade, nem pensar.

Ser transparente por completo então têm se tornado praticamente impossível devido a reação das pessoas quando se deparam com a realidade. Então têm se tor-nado melhor pegar a verdade e camufl á-la para que ao ser falada não seja reconhecida.

Infelizmente essa é a realidade, que a ‘Dona Ver-dade’ só é aceita com roupas e com disfarces e que a ‘Dona Transparência’ têm que se cobrir.”

É isso, vamos tentar ser mais transparentes uns com os outros?

A verdade é uma só: no fi nal, a verdade prevalece!Pensem nisso!

Festejando - Parabéns ao amigo André Stucchi, colu-nista esportivo deste perió-dico que traz semanalmente informações do Capivariano Futebol Clube e neste domin-go (9), comemora mais um ano de vida. Grande abraço!

Cortes - As coisas não andam muito boas em algumas pre-feituras e câmaras municipais, que com a desculpa de sem-pre de queda na arrecadação e necessidade de fechamento das contas, andam atrasando pagamentos de fornecedores, dispensando funcionários e cortando gastos, em alguns casos, cortando necessidades. Onde estará sendo aplicado o planejamento fi nanceiro das pessoas que deveriam gerir com responsabilidade as con-tas municipais?

População x Eleitores - Uma rápida pesquisa dispertou minha atenção para o ele-vado número de eleitores comparando-se à população das cidades. Não contente perguntei ao representante do cartório eleitoral o que

achava da comparação? Eis que ele me confi rmou que em cidades pequenas a porcen-tagem é bastante alta, geral-mente por causa dos eleitores migrarem para outras cida-des e continuarem com vín-culo eleitoral. Fui informado ainda que em algumas cida-des do interior há casos de haverem mais eleitores que o próprio número da popula-ção e que por esse motivo o Tribunal Regional Eleitoral enviou um pedido de revisão e que este processo provavel-mente começará em 2013. A média é que o eleitorado seja equivalente à 65% da popu-lação, porém Rafard (83%), Capivari (69%) e Mombuca (90%) estão acima da média.

Interino - Osmair Moreira de Souza, mais conhecido como Mazinho, assumiu in-terinamente na quarta-feira (5), o cargo de Secretário de Comunicação Social de Ca-pivari. A nomeação ocorreu porque a secretária Cláudia Caroline Armelin Quagliato tirou merecido período de férias até o dia 4 de outubro.

Que sede - Não assustem, mas segundo informações da pró-pria Prefeitura de Rafard, o saldo da dívida ativa do mu-nicípio no setor de água até dezembro de 2011, já inclui-dos juros, está avaliado em R$ 1.322.951,23. Uma conta ‘ton-ta’, seria o equivalente a cada habitante de Rafard (8.600) fi -car mais ou menos 4 anos sem pagar a taxa mínima de água do município, hoje avaliada em R$ 3,75. Falta coragem de quem administra em cobrar e realmente tomar as medidas cabíveis e o mínimo de ver-gonha de quem não paga uma das, senão a taxa mais barata de água do Estado de São Pau-lo. Que absurdo!

Tributação - Se você se as-sustou com o valor da dívida de água, veja só o do setor de tributação, até dezembro de 2011, o saldo da dívida ativa (não pagamento de IPTU) é de R$ 1.689.989,64. Gente, são mais de R$ 3 milhões que não entraram nos cofres públicos até o fi nal de 2011. Como é que fi ca quem paga suas contas direitinho? É ‘pakaba’ mesmo!

Segundo a assessoria de comu-nicação da prefeitura, um novo resumo atualizado incluindo as dívidas de 2012 será gerado em janeiro de 2013.

Prestando contas - O atual prefeito Márcio Minamioka panfl etou na última semana um informativo de prestação de contas da sua administra-ção que mais pareceu um de-sabafo. Minamioka afi rmou que não está participando das eleições e diferente de boatos que circulam na internet, não apoia nenhum candidato, pois se afastará da política lo-cal e tem outros projetos a re-alizar. Por que não falar um pouco mais sobre a atual re-alidade do município senhor prefeito? Com a palavra...

Para refl etir – “Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.” (John Galbraith)

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser estaremos de volta com mais informa-ções. Bom fi nal de semana e até a próxima!

poliTicalieNTe Túlio DarrosJornalista e Publicitário

“A política é talvez a única profi ssão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação.” (Robert Louis Stevenson)

FUNDADO EM 15 DE MAIO DE 1991Publicação da empresa: Darcam Editoral Ltda.-ME

Rua Jornalista José Miguél Bósio, 296, Casa 1 - CEP 13370-000 Centro - Rafard/SP - CNPJ: 09.125.268/0001-24

www.osemanario.com.br

F���������:J��� C����� D�����J��� P������

D������ G����:T���� D�����[email protected]

E����� R����������:T���� D����� - MTB 63932/[email protected]

R�������/R�������:K���� J�����[email protected]

C��������:[email protected]

F���������:D���� C���������fi [email protected]

I��������: EJ E������ � G������T������: 2.000 ����������

PABX: (19) 3496-1747

E-����:[email protected]

Mídas Sociais:www. facebook.com/osemanarioTwitt er: osemanario_RCM

Preço de venda avulsa: R$ 2,00 | Valores de assinatura: Anual - R$ 70,00 | Semestral - R$ 50,00 (Valores para assinatura dentro do campo de atuação do jornal: Rafard, Capivari e Mombuca)

O� ������� ��������� ��� �������� ��������������� � ������� �� ������. S�� �� ������� ���������������� �� ���� �������.

Todo o homem é culpado do bem

que não fez.Voltaire

reliGiÃo Pe. Antônio Carlos D’Elboux

Pároco de RafardMês da Bíblia

Page 3: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

07 DE SETEMBRO DE 2012 3O SEMANÁRIO

Page 4: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

4 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO

crÔNicas

Toda geração se baseia em ideais para se fortalecer e se desen-volver no meio socioeconômico e cultural (e principalmente para lutar contra as imposições ditatoriais e conservadoras que excluem e exteriorizam a juventude do mundo), mas não é bem isso o que está acontecendo com a trupi dos anos 90 em diante. Houve uma incrível recaída do interesse desses adolescentes sobre a Vida e o Saber, sobre como as suas ações e a inércia afetam o mundo e in-terferem drasticamente na vida do próximo. Não colocarei a culpa exclusivamente na internet e a facilidade com que se alcança qual-quer informação em sua funcionalidade, mas a parte crucial desse atrofi amento da sabedoria começou e se prolifera em casa, onde os pais trocaram os seus papéis e se tornaram os “amigos”, o que acabou dando origem a esse grande desastre. Faltou para essa ge-ração uma interação de maior compreensão com os familiares, o ensinamento de que vivemos em sociedade e a ajuda mútua é o grande alicerce para a produtividade. Jovens que não sabem argu-mentar, provavelmente se tornarão empregados domesticados para saciar os desejos dos patrões abusivos em troca de um salário es-migalhado. Eles aprenderam a trocar o amparo do conhecimento pelo prazer momentâneo e passageiro do tecnológico. É uma juven-tude ociosa, seres que estão (como já diria o grande Mentor Raul Seixas) “sentados no trono de um apartamento com a boca escan-carada cheia de dentes esperando a morte chegar.” Não conhecem o valor da conquista, nunca sentiram o cansaço dos acúmulos de responsabilidades, tampouco souberam respeitar quem trabalhou para facilitar as coisas no mundo em que já está quase tudo pronto para o deleite. Estamos vendo os nossos futuros companheiros de jornada sendo manipulados e controlados, criados no sistema “cor-deirista”, ou seja, pensando e agindo apenas como manda o pastor, guiando-os ao incessante e vil cômodo obscuro da rotina. É muito fácil notar e exemplifi car essa explicação, basta se atentar aos pro-nunciamentos e manifestações da trupi na vida física e nas redes sociais, são quilos e mais quilos de pura improdutividade. “Alunos” (uso esse termo porque estamos sofrendo constante aprendizado quando nos abrimos para o mundo) que não enxergam o propósito da existência, não conseguem contrapor uma falácia, não conse-guem andar sem a ajuda de alguém, pessoas que apenas repetem os discursos de outras que estão repetindo o que nunca souberam interpretar. Falarei sobre o compartilhamento da Literatura no Fa-cebook (porque é nele que o perigo se mostra em imagens e frases desprovidas de alguma inteligência). Se apropriando dos escritos de alguns poetas dos quais a maioria nunca leu um livro e nunca se aprofundou no estudo sobre eles, se exibem como voluntários de uma nova personifi cação decadente, compartilhando apenas o que alivia os profundíssimos tombos do caráter, ignorando o aprendi-zado que poderia ter sido drenado das mais variadas situações do cotidiano. Nos fi nais de semana eles se adéquam ao ambiente de festividades e libertinagem (o estrago é quase irreparável quando confundem com liberdade), e no resto da semana procuram res-sarcir o vazio que fi cou cravado na consciência mostrando aos ou-tros “amigos” que a moléstia é apenas um fetiche da moda. É claro, nunca irão encontrar um remédio para tamanha neurose e nenhum subsídio para a elevação crítica perante a vida sonâmbula que le-vam, eles não sabem os próprios limites. Já imaginou se voltarmos a ter uma Ditadura explícita -ainda existe de maneira camufl ada- (vale lembrar que não é específi ca ao militarismo) e dependermos de uma nova geração para combatê-la? “Por mais um dia, agonia, pra suportar e assistir / pelo rangido dos dentes, pela cidade a zunir / e pelo grito demente que nos ajuda a fugir / Deus lhe pague” - Chico Buarque. E pra fi nalizar de maneira respeitosa, um saudoso abraço ao Brasil que comemora 190 anos de independência. - “sete de setembro / data tão festiva / mais uma piada nessa terra tão que-rida.” – Porcos Cegos (banda de punk rock).

Bruno Bossolan | www.brunobossolan.blogspot.com

A Geração de Cordeiros

leis

O crime de corrupção passiva, descrito no artigo 317 do Código Penal, refere-se ao crime praticado, por funcionário público contra a administração pública, e tem pena de reclu-são de 2 a 12 anos e multa. Assim, pune-se o funcionário pú-blico que solicita ou recebe vantagem indevida, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, ou aceita promessa de tal vantagem.

É importante destacar que o funcionário público não ba-seia sua conduta em uma imperatividade, mas utiliza-se de sua função para atingir uma vantagem indevida, seja solicitando ou recebendo esta vantagem, ou ainda aceitando a promessa desta. Ele (funcionário) não exige nada, mas sua conduta deixa claro o objetivo de alcançar a vantagem pretendida.

A mera conduta de solicitar, ou aceitar promessa de vanta-gem indevida já confi gura o ilícito, na sua modalidade consu-mada. O efetivo recebimento da vantagem, caso venha ocorrer, confi gura-se apenas como mero exaurimento, ou seja, a pro-dução do resultado lesivo ao bem jurídico após o delito já estar consumado, é mero esgotamento da atividade criminosa.

Para que o crime seja cometido, não é necessário que exis-ta infração direta do dever funcional. Caso o funcionário não tenha dever funcional direto a ser desempenhado no caso con-creto e ainda assim solicitar, receber ou aceitar promessa de vantagem indevida estará confi gurado o tipo penal.

Caso o funcionário venha a retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou, ainda, agir em desacordo ou infração do dever funcional em decorrência de vantagem solicitada, recebida ou aceita em promessa, o crime terá sua pena aumentada de 1/3.

Por fi m, temos a corrupção passiva na sua forma privile-giada, que se dá quando a infração ao dever funcional seja consequência do fato de ter o funcionário cedido a pedido ou infl uência de outrem, neste caso a pena é de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa.

Rogério César Piazza MazziniAdvogado formado pela Unimep e

sócio da Mazzini Advogados

Breves considerações acerca da corrupção passiva Cumprindo o prometido, voltamos a tocar em assunto

referente a este pequeno Município onde passamos parte de nossa vida e que “daria tudo que tivesse pra voltar aos tem-pos de criança” e por sentimentalismo, após residirmos em outras distantes plagas, retornamos para resignadamente, aguardar o “momento fatal da despedida”...

Disse um velho poeta – e serve de título a uma belíssima valsa – recordar é viver, justamente o que temos feito ultima-mente, revivendo os prazerosos momentos que desfrutamos ao lado de amados parentes e amigos leais, estes raríssimos atualmente.

Prossigamos, após o desabafo, comentando sobre Ra-ff ard, pedimos perdão por havermos escrito certo o que hoje é errado. Alguém, ignorando o erro que cometia, a revelia tirou uma letra de Raff ard, sobrenome do fundador da então Villa. Como não houve protesto, nem dos parentes, assim fi cou e permanecerá ad eternum.

Como tudo, o tempo também passa e o “progresso” traz mudanças às vezes para melhor e outras, nem tanto, com aconteceu com Rafard que; conseguiu através da coragem, denodado e perseverante esforço de Genaro Vigorito, sua Emancipação Política e como seu primeiro Prefeito, aqui realizou grandes obras, houve antes disso como já citamos muita coisa negativa.

O desaparecimento do - vai e vem - propiciando encon-tros de jovens namorados, do cinema, das apresentações tea-trais e de artistas vindos até do estrangeiro – como os russos Cossacos de Kuban – que vestidos a caráter cavalgando e fazendo acrobacias sobre belos corcéis, deram um inédito espetáculo no campo do Elite Futebol Clube, na Fazenda Le-opoldina. Isso em 1935.

Também as Bandas Marciais e os Jaz Bands que anima-vam os bailes e comemorações carnavalescas dos dois clubes sociais. Não mais se pode presenciar e aplaudir os desfi les do Grupo Escolar nas datas festivas, com os alunos uniformi-zados galhardamente marchavam pelas ruas e os senhores tiravam o chapéu na passagem da Bandeira Nacional.

O pior foi o fi m dos encontros de pessoas, que em noites de verão, nas calçadas de suas residências mantinham agra-dáveis conversas entre e si e dos amigos que ao passar para-vam para delas participar. Com o aparecimento, primeiro dos rádios depois das TVs, não houve mais tempo para esse tipo de confraternização e passa-tempo.

Atualmente prevalecem: a pressa, o desrespeito às pesso-as, as Leis, aos regulamentos, e a insegurança.

D������� F������ :.arTiGo D������� F������ :.

Lembrando o passado II

3496-1247TOLDOS - CORTINAS - COBERTURAS

POLICARBONATO E POLI-LIGHT

Roberto Andreotti

R. Mal. Deodoro, 56 - RAFARD

Teo Modas

R. Maurício Allain, 142Centro - Rafard-SP

Aberta aos sábados até às 16h

Fone: 3496-2423

Durante o mês de maio, liquidação de inverno,

peças com 40% de desconto à vista

ELETRICISTAResidencial e Industrial

Valdir Quagliato

Rua Paul Madon, 488RAFARD

TEL. 3496-1242Cel.: 9143-0072

Agro Comercial e Papelaria

GLOBAL

R. Maurício Allain, 130 - RafardFone: (19) 3496-1235

Toda linha de materiais p/ escritório e escolar. Pintos, rações, materiais p/ pesca, ferramentas

e produtos veterinários

ENTREGA À DOMICÍLIO

Funerária ConselvanPlano de Assistência

Familiar

CAPIVARI - R. General Osório, 455.Fones: (19) 3491-1033 / 3491-3511

RAFARD - IV Centenário, 199Centro - Fone: (19) 3496-2697

MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO

Fone: (19) 3491-1919Fax: (19) 3491-3853

Al. Faustina Franchi Annicchino, 755 - Capivari-SP

R. Cons. Gavião Peixoto, 617 - RAFARDFone: (19) 3496-1691

Pães - Doces - BolosSorvetes - Café Espresso

Drogaria Nova União

Convênio com Aferc, Cosan, Branyl, Rigitec,

Rafi tos, Parcan, Trancian, Microsal

Rua Maurício Allain, 147Rafard - F.: 3496-2786

Escritório Contábil Real

VADINHO ASSESSORIA

Abertura de firmasFiscal - Contábil

R. Bento Dias, 694 - CentroFone: (19) 3491-2440

R. Maurício Allain, 119Fone: (19) 3496-1187

Panifi cadora Pantojo

O melhor pão da cidade.Aceitamos encomendas de

pão, bolos, doces e salgados.

Ótica XVUm carinho especial

a seus olhos

Rua XV de novembro, 784

Fone/Fax: (19) 3491-4451

“O mundo maravilhoso das malhas”

R. Regente Feijó, 902 - Capivari 3491.1246

Confecções Soreli Ltda-ME

R. Fernando de BarrosRaia - Capivari-SP

F.: 3491-7085

Locação DVD, VHS e gAMES

ZEZInHOZEZInHOT I J O L O S

Av. José Annicchino, 37Centro - CAPIVARI/SP

3491-2965 / 3491-6271Telefones: (19)

Page 5: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

07 DE SETEMBRO DE 2012 5O SEMANÁRIO

Em comemoração ao 15º Aniversário da Igreja do Evan-gelho Quadrangular de Rafard no mês de Agosto, os pastores Adeir e Débora juntamente com toda a membresia pro-moveram a Ação Social Qua-drangular, onde percorreram a ‘Cidade Coração’ arrecadando leite longa vida.

Durante a ação, realizada no sábado (25), foram arre-cadados mais de 620 litros de leite longa vida e também leite em pó, e outros alimen-tos não perecíveis. A distri-

buição ocorreu no dia 29 de agosto para as entidades de Capivari, onde foram entre-gues 400 litros de leite para a Associação Santa Rita de Cássia, que atende crianças da região e 220 litros de lei-te e demais alimentos para a Casa da Sopa.

Agradecimento“A Igreja do Evangelho

Quadrangular agradece toda a população por ter abraça-do essa causa, pelas doações, que foram de grande valia

para as entidades. Aproveitar a oportunidade e agradecer toda a população rafardense que contribuiu com o traba-lho doando um litro de leite longa vida, todos os mem-bros da igreja quadrangular que dispensaram seu tempo em ajudar e acima de tudo a Deus que nos deu força. Pa-rabenizar a IEQ-Rafard pe-los 15 anos”, Pastor Titular Adeir Pereira da Cruz.

“Grandes coisas fez o Se-nhor por nós por isso estamos alegres.” salmos 126:3

Ação Social QuadrangularDivulgação

Membros da igreja quadrangular e doações arrecadadas durante ação social

Cerca de 230 pessoas par-ticiparam na manhã do último domingo (2), de um manifesto contra a instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) na área em que está sen-do construído.

Os dois sentidos da vicinal que liga Rafard a Porto Feliz foram bloqueados às 8h30 e a caminhada teve como ponto de partida a rotatória Altos do Jequitibá (saída para Capiva-ri/Rafard) e se estendeu até o presídio, onde houve o plan-tio de 200 mudas de árvores, já que é uma área de proteção ambiental (APA).

O prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei (PT), leu um manifesto (confi ra na íntegra no quadro cinza), no qual ex-pôs 15 itens que são desfavo-ráveis à instalação do CPP e comentou sobre o ato. “É uma reivindicação pacífi ca. Nós apenas vamos plantar mudas de árvores para dizer ao Go-vernador que aqui em Porto Feliz nós queremos um meio ambiente mais saudável, que-remos mais escolas, mais edu-cação e mais saúde. Estamos fazendo este manifesto, devido à maneira que o Governador do Estado, sem diálogo e sem nos avisar, pois fi camos saben-do do presídio pelo Diário Ofi -cial, quer colocar um CPP em nossa cidade e não teve nem a

dignidade de fazer uma audi-ência pública”, discursou.

De acordo com o prefeito, as escolas das redes munici-pais, estaduais e particulares serão estimuladas a dialoga-rem com seus alunos, profes-sores e comunidade escolar e pedirem a sua manifestação via cartas, redações, desenhos e outros meios para serem en-viados ao Governador do Esta-do de São Paulo.

O plantio das 200 mudas de árvores teve a intenção de iniciar a recuperação do local e uma segunda etapa de reco-lhimento de assinaturas para enviar ao Governo Estadual, mostrando a manifestação contraria a construção do CPP em Porto Feliz. As assinaturas serão protocoladas junto ao Governador do Estado, no Dia

da Árvore, em 21 de Setembro de 2012.

BrasíliaSegundo a assessoria de

comunicação da Prefeitura de Porto Feliz, o prefeito Claudio Maffei (PT) esteve em Brasília no dia 28 de agosto para pro-tocolar o pedido de suspensão de liminar, que o presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sar-tori, concedeu ao estado para a continuação da obra do CPP. O documento foi entregue no Supremo Tribunal Federal. Paralelo a isso, a Prefeitura interpôs junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, agra-vo regimental, com o intuito de provocar a revisão de suas próprias decisões. Porém, a Prefeitura não recebeu nenhu-ma avaliação até o momento.

Mais de 200 pessoas participam de caminhada contra a instalação de presídio na vicinal Rafard-Porto Feliz

MANIFESTO DO JEQUITIBÁ - 02 DE SETEMBRO DE 2012Este manifesto suprapartidário foi lido e divulgado na caminhada PRE-

SÍDIO, AQUI NÃO! No dia dois de setembro de dois mil e doze e tem por base os seguintes princípios:

Primeiro: O povo de Porto Feliz e região se solidariza com o Governo Estadual compreendendo a necessidade da construção de novas unida-des prisionais no estado de São Paulo devido ao aumento da população carcerária;

Segundo: O povo de Porto Feliz e região reconhece que atender as necessidades do sistema carcerário estadual se apresenta como um grande problema do atual governo do estado e, consequentemente, dos municípios e se coloca a disposição para discutir soluções para essa pro-blemática;

Terceiro: O povo de Porto Feliz e região luta para a não instalação do presídio no município, mas deixa claro que não tem nenhuma atitude ne-gativa ou preconceituosa contra as pessoas que cumprem pena, pelo con-trário, queremos auxiliar esses homens e mulheres a serem reintegrados a sociedade como cidadãos de bem;

Quarto: O povo de Porto Feliz e região entende que o momento eco-nômico atual da cidade é de pleno desenvolvimento e que um empreendi-mento como um presídio viria a difi cultar os investimentos que tem vindo para Porto Feliz, desvalorizando outros empreendimentos rurais, indus-triais, comerciais, de serviços e turísticos do município;

Quinto: O povo de Porto Feliz e região tem claro que a inserção de uma população carcerária de cerca de 1.000 pessoas faria, da noite para o dia, a população do município aumentar 2%, sem os benefícios dessa popu-lação carcerária serem considerados residentes para cômputo do Fundo de Participação dos Municípios e de outros repasses federais e estaduais;

Sexto: O povo de Porto Feliz e região tem a percepção que a demanda criada pela inserção desta população carcerária tornará ainda mais precá-ria a infra-estrutura de saúde, educação e assistência social do município;

Sétimo: O povo de Porto Feliz e região sabe que junto com a população carcerária masculina estará deslocando semanalmente um grande fl uxo de familiares desta população carcerária, aumentando em muito a demanda por serviços públicos;

Oitavo: O povo de Porto Feliz e região preocupa-se que com a vinda do presídio uma cidade pacata torne-se vitima de maior insegurança e violência;

Nono: O povo de Porto Feliz e região quer que nossa cidade se transfor-

me num pólo de desenvolvimento econômico e que se dê especial atenção a criação do título de Estância Turística à cidade que é a Terra das Monções;

Décimo: O povo de Porto Feliz e região sente-se na obrigação de exigir das autoridades estaduais ouçam e dialoguem com as autoridades muni-cipais respeitando a legislação municipal como Plano Diretor de Desen-volvimento, Código de Obras e a Lei da Criação da APA Engenho D’Água;

Décimo Primeiro: O povo de Porto Feliz e região exige que se respeite a questão ambiental e a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente que reza que as Unidades de Conservação devem ser preservadas de grandes empreendimentos e que as autoridades locais tem que autorizar tais empreendimentos;

Décimo Segundo: O povo de Porto Feliz e região exige ser ouvido através de suas autoridades municipais e que ajam canais de debates a respeito de um empreendimento que pode mudar o destino do município;

Décimo Terceiro: O povo de Porto Feliz e região reivindica que no local desapropriado para a construção do CPP seja utilizado para a construção de uma FATEC ou ETEC;

Décimo Quarto: O povo de Porto Feliz e região pede para que a Área de Preservação

Ambiental Engenho D’Água seja refl orestada e garantida para as futuras geração em cooperação com as secretarias de meio ambiente estadual e municipal;

Décimo Quinto: O povo de Porto Feliz e região espera ser atendido em seu singelo e humilde pedido de PRESÍDIO, AQUI NÃO! Em nome do de-senvolvimento e do futuro de Porto Feliz e região.

Esse manifesto será lido e divulgado no ato PRESÍDIO, AQUI NÃO! E a partir dele as escolas das redes municipais, estaduais e particulares serão estimuladas a dialogarem com seus alunos, professores e comunidade es-colar e pedirem a sua manifestação via cartas, redações, desenhos e ou-tros meios para serem enviados ao Governador do Estado de São Paulo.

Serão plantadas 200 mudas de árvores para dar inicio a recuperação do local e novamente estaremos colhendo assinaturas para enviarmos ao Governo Estadual manifestação contraria a construção do CPP em Porto Feliz. Estas deverão ser entregues até o dia 20/09 nas repartições publi-cas da Prefeitura Municipal de Porto Feliz para serem protocoladas ao Sr. Governador no dia da Árvore – 21 de Setembro de 2012.

ALTOS DO JEQUITIBÁ, ESTRADA PORTO FELIZ - RAFARD, 2 DE SETEMBRO DE 2012.

Kelly Jordão

Manifestantes caminham em direção a área onde está sendo construído o presídio

Page 6: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

Intercambistas de outros países que participaram da conferência no Brasil

6 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO

Seguros para automóveis, residências, máquinas agrícolas, vida, empresarial

SEGURADORAS: ITAÚ, PORTO SEGURO, MARÍTIMA E VERA CRUZ

Rafard Corretora de Seguros

Fone: (19) 3496-1226R. Maurício Allain, 328 - Centro - Rafard/SP

EDITAL DE PROCLAMASRosane Mila Peixoto, Oficial do Cartório do Registro Civil e Notas do Mu-nicípio de Rafard, Comarca de Capivari, Estado de São Paulo. Faz saber que pretendem se casar: ALESSANDRO ALVES DA SILVA e ELISAMA DOS SANTOS, sen-do o pretendente: natural de Monte Mor-SP, onde nasceu, aos 07/10/1976, profissão: padeiro confeiteiro, estado civil: divorciado, domiciliado e residen-te em Capivari–SP, na Rua Michella A. A. Scafoglio, 51, bairro Castelani, filho de Oswaldo Alves da Silva e Maria de Fatima da Silva; e a pretendente: natural de Capivari-SP, onde nasceu, aos 07/12/1990, profissão: nutricio-nista, estado civil: solteira, domiciliada e residente em Rafard-SP, na Rua Colonização, 174, bairro Centro, filha de Pedro Bento dos Santos e Maria Roseli da Silva Santos. Rafard, 27 de agosto de 2012.

CARLOS HENRIQUE TOSTA e ÉRICA GLÓRIA FERREIRA DOS SANTOS, sendo o pretendente: natural de Porto Feliz-SP, onde nasceu, aos 16/02/1983, profissão: motorista carreteiro, estado civil: solteiro, domi-ciliado e residente em Rafard–SP, na Rua Allan Rolim Barbosa, 41, bairro Popular, filho de José Raimundo Tosta e Regina do Carmo Betim Tosta; e a pretendente: natural de Rafard-SP, onde nasceu, aos 28/12/1987, profissão: administradora de empresas, estado civil: solteira, domiciliada e residente em Rafard-SP, na Rua Eugênio Tezotto, 945, bairro Popular, filha de Nivaldo Nunes dos Santos e Maria da Glória Ferreira dos Santos. Rafard, 05 de setembro de 2012.

Rosane Mila Peixoto - Oficial e Tabeliã

Informações Rotárias

Intercâmbio Internacional de Jovens Distrito 4310 O Distrito 4310 do Rota-

ry Internacional promoveu nos dias 31 de agosto a 2 de setembro, na cidade de Itu, um Encontro de Orientações para Inbounds – 2012 (jovens de outros países que estão realizando o intercâmbio no Brasil) e Orientação de Ofi-ciais e Conselheiros – 2012.

O empresário José Carlos Darros, rotariano nomeado como Oficial de Intercâmbio do Rotary Club de Rafard esteve presente recebendo orientações e prestações de contas referentes ao Progra-ma através do presidente da Comissão de Intercâmbio do Distrito 4310 James Land-mann e do vice-presidente Minoru Sakate.

Cerca de 20 jovens es-trangeiros participaram do Encontro. Eles receberam orientações de como se re-lacionar com famílias hospe-deiras, regras do programa, prevenção de abuso e assé-dio sexual, Leis brasileiras para jovens, como e onde buscar amparo, elementos de português, usos e costu-mes no Brasil, Geografia do Distrito e do país.

O Programa de Inter-câmbio de Jovens procura promover a compreensão e a boa vontade internacional. Participam deste programa, jovens de ambos os sexos, de 15 a 19 anos de idade, que podem ser ou não filhos de rotarianos. Os candida-tos são selecionados pelos Rotary Clubs patrocinadores com base num pedido de inscrição por escrito e numa seleção que inclui entrevista pessoal com o candidato.

Através deste programa, milhares de jovens viajam a di-versos países do mundo para viver e estudar em ambientes diferentes daqueles que lhes são naturais. É uma fantástica experiência que proporciona o conhecimento de diferentes culturas, conduzindo ao de-senvolvimento individual.

Inscrições para concorrer a Bolsa “Sebastião Santos Oliveira”O Distrito 4310 do Rotary

International está com inscri-ções abertas para a “Bolsa de Intercâmbio Jovens Se-bastião Santos de Oliveira”. O jovem selecionado estuda-rá um ano no exterior, equiva-lente ao ensino médio, com todas as despesas pagas.

Podem se inscrever no período de 10 de setembro a 01 de dezembro estudantes que completarem 15 anos no corrente ano, que estejam cursando o ensino médio na rede pública de ensino cuja família não tenha condições de patrocinar a viagem sem o auxilio da bolsa de estudos.

O estudante deverá ter bom aproveitamento escolar (estar entre os 30% melho-res alunos da classe), não ter sido reprovado em nenhum ano escolar, apresentar apti-dão para representar o Brasil em outro país, ter vocação de companheirismo, ter inte-gridade pessoal e capacida-de de comunicação. Também serão levados em considera-ção dotes artísticos, espor-tivos, diplomas e medalhas conquistadas.

No ano de 2012, o rota-ry Club de Rafard, indicou a aluna Gabrielly de Cassia Martimbianco, estudante da Escola Estadual “Profa. Jeni Apprilante”, que conseguiu se classificar em 1º lugar na prova de seleção.

A estudante de Rafard participará do intercâmbio de jovens com todas as despe-sas pagas pelo Distrito 4310 do Rotary viajando para outro país no período de agosto de 2013 a julho de 2014.

Para concorrer a bolsas de estudos no exterior, o primeiro passo é ser indica-do por um Rotary Club para participar do processo de se-leção. Portanto, caso tenha interesse, entre em contato com o Rotary Club de sua cidade (veja abaixo relação das cidades pertencentes

ao Distrito 4310). Entre no site www.rotary4310.org.br , acesse o link “intercâmbio de Jovens”, clique em dowlond e veja todas as regras para se inscrever para a Bolsa Se-bastião Santos de Oliveira.

O que é o intercâmbio de jovens do RotaryHoje, 82 países estão

envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary Inter-national, que conta com a participação de aproximada-mente 8.000 jovens todos os anos.

Com mais de 31.000 clu-bes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maio-res programas de intercâm-bio de jovens do mundo.

No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. O número de intercambiados envolvidos por ano chega à marca de mais de 1.300 jo-vens, o que representa 55% dos intercambiados da Amé-rica Latina.

O Distrito 4310 envia todo ano cerca de 20 intercam-bistas e recebe outros 20 de diversos países. Apenas um jovem por ano é contempla-do com a Bolsa Sebastião Santos de Oliveira, que pre-cisa se enquadrar nas regras acima descritas.

Cada Rotary Club do Dis-trito 4310 só pode indicar um candidato para a Bolsa “Se-bastião Santos” que concor-rerá com os demais em pro-va de seleção a ser realizada em fevereiro/março do ano seguinte à inscrição.

O candidato selecionado não poderá escolher o país para onde irá viajar. A viagem está prevista para ser realiza-da em janeiro/agosto do ano

seguinte à prova de seleção, com duração de 1 ano.

Cidades pertencentes ao Distrito 4310 do Rotary In-ternacional: Agudos, Ameri-cana; Boituva; Botucatu; Ca-breúva, Capivari, Cerquilho; Elias Fausto; Hortolândia, Igaraçu do Tietê, Indaiatuba, Itu, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Macatuba, Nova Odessa, Pardinho, Piracica-ba, Porto Feliz; Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Santa Barbara D´Oeste, São Manuel, Sumaré e Tietê.

QuarentãoO Rotary Club Rafard

parabeniza o companhei-ro e sócio honorário Vornei Boccardo, que na segunda--feira (10), completa 40 anos de Rotary com os melhores motivos a se comemorar: a oportunidade de ajudar os semelhantes e o bem-estar que resulta de suas ações. Obrigado pela amizade, atu-ação e experiência que você nos concede durante a vivên-cia de Rotary. Grande abra-ço!

AgendaAnote em seu calendário

as datas programadas de eventos rotários na cidade de Rafard:

Dia 14 de Setembro - Bin-go Beneficente em prol ao banco de cadeira e Funda-ção Rotária (Polio Plus), na sede do clube (Circulo Ope-rário), às 20h;

De 18 a 25 de Setembro - Campanha de Conscientiza-ção na Semana Nacional do Trânsito;

Dia 12 de Outubro - Festa da Criança no Estádio Muni-cipal “Jair Forti”, das 8h às 12h;

Dias 22, 23 e 24 de Ou-tubro - Semana da Ética com palestras no plenário da Câ-mara Municipal.

Na manhã de sábado coloque em meio copo de água a quantia de grãos correspondentes ao número de quilos que deseja perder. Não coloque a mais, pois os quilos perdidos não serão recu-perados. A noite beba a água, deixando os grãos de arroz e completando novamente meio copo de água. No domingo, pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos de arroz. Complete novamente meio copo de água na Segunda-feira beba a água com os grãos de arroz. Obs: Con-serve o mesmo copo durante o processo, não faça regime, pois a simpatia é infalível e publique na mesma semana. Boa sorte! Chico Xavier – (M.F.D.)

SIMPATIA PODEROSA PARA EMAGRECER - CHICO XAVIER

Na manhã de sábado coloque em meio copo de água a quantia de grãos correspondentes ao número de quilos que deseja perder. Não coloque a mais, pois os quilos perdidos não serão recu-perados. A noite beba a água, deixando os grãos de arroz e completando novamente meio copo de água. No domingo, pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos de arroz. Complete novamente meio copo de água na Segunda-feira beba a água com os grãos de arroz. Obs: Con-serve o mesmo copo durante o processo, não faça regime, pois a simpatia é infalível e publique na mesma semana. Boa sorte! Chico Xavier – (L.P.R.)

SIMPATIA PODEROSA PARA EMAGRECER - CHICO XAVIER

Na manhã de sábado coloque em meio copo de água a quantia de grãos correspondentes ao número de quilos que deseja perder. Não coloque a mais, pois os quilos perdidos não serão recu-perados. A noite beba a água, deixando os grãos de arroz e completando novamente meio copo de água. No domingo, pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos de arroz. Complete novamente meio copo de água na Segunda-feira beba a água com os grãos de arroz. Obs: Con-serve o mesmo copo durante o processo, não faça regime, pois a simpatia é infalível e publique na mesma semana. Boa sorte! Chico Xavier – (N.A.B.B.)

SIMPATIA PODEROSA PARA EMAGRECER - CHICO XAVIER

01/09 – Elidio José de Lima – 62 anos02/09 – Leandro Mascarine – 17 anos03/09 – Leonardo Ferrari – 83 anos03/09 – José Epiphanio Gozzo – 77 anos03/09 – Flávio Roberto Labbate Machado – 49 anos03/09 – Edith Apda. de Souza Teixeira – 60 anos04/09 – Rosivaldo dos Santos – 28 anos

(Para encontrar coisas perdidas.) Se milagres desejais. Contra ma-les e o demônio. Recorrei a Santo Antonio. E não falhareis jamais. Pela sua intercessão. Foge a peste, o erro e a morte. Quem é fraco fica forte. Mesmo o enfermo fica são. Rompem-se as mais vis prisões. Recupera-se o perdido. Cede o mar embravecido. No maior dos furacões. Penas mil e humanos ais. Se moderam, se retiram: Isto digam os que viram, Os paduanos e outros mais. (Gló-ria ao Pai); V. Rogai por nós San-to Antonio. R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos: Ó Deus, nós vos suplica-mos que alegreis os vossos fiéis com os milagres de Santo Antonio, vosso confessor e doutor, para que, fortalecidos na terra com os auxílios do grande Santo, consi-gam alcançar as alegrias eternas junto a vós. Por Jesus Cristo, Vos-so Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém. (T.R.D.S.)

RESPONSO À SANTO ANTONIO

M.M. COMéRCIO DE ÁguA MInERAL RAfARD

Aberto de segunda à sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12 h.

Entregas em domicílio

Av. São Bernardo, nº 53 - Centro - RAFARD

Galão 20 Litros e Galão 10 Litros

DISk ÁGUA: Depósito: (19) 3496-2750Residência: (19) 3491-7099 / 3492-5315

São Gabriel, glorioso Arcanjo, fortaleza e mensageiro de Deus, eu vos chamo e invoco, para que me alcanceis a força e o equilíbrio interior, para aprender a dominar os impulsos internos e externos que me possam prejudicar. Intercedei por mim junto a Deus, conseguindo-me Dele as graças da autoconfiança e determinação, para que fortaleçam a minha vontade e me ajudem a não esmorecer nas minhas lutas contra as tentações e perigos até ao fim de minha vida. São Gabriel Arcanjo, livrai--me de todo mal! São Miguel, glorioso Príncipe do céu, protetor das almas, guardião e guerreiro celestial, eu vos chamo e invoco, para que, com a sua espada, livre-me de toda a adversidade, não permitindo que nenhum mal me atinja. Protegei-me contra a maldade, os feitiços, das pragas, das maldições, da inveja, a traição, a injustiça e de qualquer tipo de violência física, espiritual e mental. Com sua espada protetora, não permitas que o perigo se aproxime de mim e de nenhum forma, protegendo meu lar, m eu emocional e afetivo, também o meu trabalho me dando vitórias, progresso e prosperidades. Com sua balança celestial, não permitais que habite em mim o medo paralisador, nem que atinja dimensões desproporcionais aos perigos reais que eu venha a enfrentar. Fazei com que eu aprenda a pesar e pensar, a decidir com lucidez e certeza do que realmente é importante para mim. Dai-me fé e paz interior, fazendo-me acreditar somente no serviço de Deus e conseguindo-me Dele a graça da perseverança, que me ajude a não esmorecer, a lutar pelos meus objetivos, obtendo sempre a Vitória no que for justo. São Miguel Arcanjo, livrai-me de todos os perigos! São Rafael, glorioso Arcanjo, medicina de Deus, eu vos chamo e invoco, para que cureis todas as enfermidades de meu corpo e de minha alma. Protegwi-mw contra os excessos e afastai de mim a raiva, as vinganças, tristezas, as mágoas, a desilusão e a depressão. Estendei sua força curadora ao meu lar, dissipando as doenças e aliviando as dores de todos aqueles que eu quero bem e aqueles que me querem bem. Intercedei por mim, junto à Deus, conseguindo-me Dele as graças da esperança e da fé, para que me ajudem a combater e afastar todos os perigos que possam me causar males terrenos e espirituais. São Rafael Arcanjo, livrai-me de toda as infermidades! Amém. Salve São Gabriel! Salve São Miguel! Salve São Rafael! Que assim seja! (M.E.)

ORAÇÃO AOS 3 ANJOS ARCANJOS

Companheiro Vornei Bocardo - 40 anos dedicados à Rotary

Page 7: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

07 DE SETEMBRO DE 2012 7O SEMANÁRIO

A comunidade católica anunciou nesta semana a programação da Festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, que acontece de 9 a 14 de outubro, na Popu-lar de Rafard.

Os festejos serão dividi-dos entre programação reli-giosa e social, com realização de missas, carreata, quermes-se com música ao vivo, bin-go beneficente, concurso rei e rainha da festa e bolo.

Segundo o Pároco Anto-nio Carlos D’Elboux, o re-sultado da festa será aplicado nas obras da reforma da Igre-ja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes.

Confira a programação: Festa ReligiosaTríduo preparatório09 – terça-feira - 19h:

Missa presidida pelo Pe. Re-nato Lucchi;

10 – quarta-feira - 19h: Missa presidida pelo Pe. Luiz Carlos Caroni;

11 – quinta-feira - 19h: Missa presidida pelo Pe. Ed-mundo de Lima Calvo;

12 – sexta-feira (feria-do nacional) - 9h30: Missa Solene presidida pelo Pe. Antônio Carlos D’Elboux e concelebrada pelo Cônego Luiz Talassi, com Batizados e Coroação da Imagem; 11h: Bênção do Bolo de N. Sra. Aparecida; 17h30: Carrea-ta com a imagem de N. Sra. Aparecida, saindo da frente da Matriz N. Sra. de Lour-des; 18h: Missa Solene presi-dida pelo Pe. Antônio Carlos

D’Elboux;13 – sábado - 19h: Missa

na Capela N. Sra. Aparecida;14 – domingo - 8h: Missa

na Capela N. Sra. Aparecida (transmitida pela Rádio R FM 107.9); 9h30: Missa na Matriz N. Sra. de Lourdes; 19h30: Missa na Capela San-to Antônio.

Festa Social09 (terça), 10 (quarta),

11 (quinta), sempre às 20h: Quermesse com música ao vivo;

12 – sexta-feira - 11h: Entrega do Bolo (R$ 10,00 o pedaço de aproximadamente um quilo) e venda de pastéis, salgados, cuscuz, refrige-

rantes e cervejas; das 19h às 24h: Quermesse com música ao vivo;

13 – sábado - 20h: Quer-messe com música ao vivo;

Concurso do Rei e da Rainha da Festa – Cada voto vendido pelas Crianças da Catequese a R$ 1,00 concor-rerá a um DVD pela Loteria Federal do dia 13 de outubro de 2012 no sorteio do primei-ro prêmio.

14 – domingo – 15h: Bingo beneficente (prêmios: R$ 200,00, R$ 300,00 e R$ 500,00 em dinheiro – convite com três cartelas: R$ 10,00). Serão vendidos durante o bingo: pastéis, salgados, re-frigerantes e cervejas.

Festejos a Nossa Senhora Aparecida acontecem de 9 a 14 de outubro

Arquivo

Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida em Rafard

Page 8: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

08 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO

Page 9: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

CAPIVARICADERNO 2 O SEMANÁRIO

07 DE SETEMBRO DE 2012 09

A decisão do Juíz Eleito-ral Cleber de Oliveira San-ches publicada na tarde de quarta-feira (5), no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente a denúncia contra o candida-to à reeleição Luís Donisete Campaci (PMDB).

De acordo com o des-pacho, Campaci foi inves-tigado após denúncia enca-minhada por José Cornélio de Menezes à Promotoria de Justiça Eleitoral, alegando que o atual prefeito convo-cou todos os funcionários ocupantes de cargos em co-missão, para uma reunião no dia 17 de julho de 2012, onde no ato, compareceram cerca de duzentas pessoas e os candidatos pediram vo-tos, constrangendo os ser-vidores a prestarem apoio a campanha. A denúncia in-forma ainda que na ocasião, os candidatos entregaram aos presentes um questio-nário, de cunho eleitoral, para que fosse preenchido e entregue ao secretário a que estavam vinculados os servidores, inclusive com

autorização para colocação de adesivos em seus veícu-los e outras formas de pro-paganda.

O denunciante argumen-tou que esses fatos caracteri-zam abuso de poder político e de autoridade e solicitou a produção de provas e, uma vez demonstrados os fatos, a declaração de inelegibili-dade dos representados, com a consequente cassação do registro de candidatura ou do diploma, e a aplicação de multa em seu grau máximo.

Porém, depois de ouvidas

as partes envolvidas e teste-munhas, o Juiz Eleitoral fez algumas ressalvas e declarou que “a cassação de registro de candidato, por infração à legislação eleitoral, só pode lastrear-se em prova robus-ta, não se admitindo meros indícios ou suspeitas. Ante o exposto, julgo improcedente a representação e determino o arquivamento dos autos, o que faço com fundamento no art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil.”

Confira a sentença na ín-tegra no quadro ao lado.

Juiz determina arquivamento de representação do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Capivari

Arquivo

Prefeito de Capivari Luís Donisete Campaci

Sentença em 05/09/2012 - AIJE Nº 48534 Juiz CLEBER DE OLIVEIRA SANCHES Processo nº 485-34.2012.6.26.0038 Representante: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Representados: LUÍS DONISETE CAMPACI e JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA PA-CHECO JUNIOR

Vistos. Cuida-se de investigação judicial aberta a pedido do MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITO-RAL para apurar suposto abuso de poder político cometido por LUÍS DONISETE CAM-PACI e JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA PACHECO JÚNIOR, candidatos, respectiva-mente, à reeleição aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Capivari pela coligação “Honestidade e Realizações” (PMDB/PR/PT/PHS/PSC/DEM/PSL). Alega--se, em síntese, que, segundo denúncia encaminhada por José Cornélio de Menezes à Promotoria de Justiça Eleitoral: os investigados convocaram todos os funcionários ocupantes de cargos em comissão, para reunião a ser realizada no dia 17 de julho de 2012, às 18h; no ato, ao qual compareceram cerca de duzentas pessoas, os candida-tos pediram votos aos presentes, não sem antes o prefeito ter ressaltado: “eu coloco e tiro”, constrangendo os servidores a prestarem apoio a sua campanha; na ocasião, os candidatos entregaram aos presentes um questionário, de cunho eleitoral, para que fosse preenchido e entregue ao secretário a que estavam vinculados os servidores, in-clusive com autorização para colocação de adesivos em seus veículos e outras formas de propaganda. Argumenta-se que esses fatos caracterizam abuso de poder político e de autoridade. Pede-se a produção de provas e, uma vez demonstrados os fatos, a declaração de inelegibilidade dos representados, com a consequente cassação do registro de candidatura ou do diploma, e a aplicação de multa em seu grau máximo. A petição inicial veio instruída com os documentos de fls. 11/35. Determinou-se, liminarmente, a apreensão dos formulários referidos na petição inicial (fl. 36), o que foi cumprido por oficial de justiça. Os representados ofereceram defesa. Sustentam a inexistência de abuso de poder político e de autoridade. Alegam, em resumo, que: o atual quadro político da cidade de Capivari polarizou a disputa ao pleito majoritário em duas grandes coligações, com acirramento dos ânimos; o autor da denúncia que motivou o ajuizamento da investi-gação judicial é adversário político do atual prefeito e faz oposição não pela gestão implantada, mas pelo fato de a corrente política a qual se perfila ter perdido o pleito de 2008; além disso, o denunciante é correligionário dos candidatos da oposição, ten-do sido, inclusive, condenado pela prática de propaganda eleitoral extemporânea; os representados têm sua gestão aprovada pela maioria da população de Capivari; a reunião mencionada na representação foi realizada em local privado e após o expe-diente do funcionalismo público municipal, e teve como objetivo a apresentação das realizações da gestão e da plataforma da campanha eleitoral para a reeleição dos representados aos servidores e outros adeptos da campanha; não houve convocação, mas mero convite, feito pela coordenação da campanha aos servidores; as pessoas que compareceram ao ato foram lembradas de que eram livres para escolher entre o atual prefeito e o candidato adversário; ressaltou-se que nenhuma represália sofreriam os servidores que apoiassem o opositor; o preenchimento dos formulários entregues na ocasião era opcional; nenhum bem móvel do Poder Público foi usado; entre os questionários apreendidos nos autos, estão alguns que foram respondidos por pesso-as que não participaram do mencionado encontro e por estudantes que comparece-ram a outra reunião setorial; diversas pessoas que voluntariamente responderam ao formulário são vinculadas à coligação da situação; aqueles que são filiados indicaram seus familiares, os quais também são adeptos da campanha dos representados. Pug-nam pela improcedência da representação (fls. 731/743). Com a resposta, vieram os documentos de fls. 745/925. Como medida de instrução, designou-se audiência, ocasião em que foram inquiridas as testemunhas arroladas pelas partes (fls. 989/1.018). Requisitou-se ao Município de Capivari, outrossim, a relação dos servidores ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança (fls. 939/963). Em alegações finais, as partes reiteraram os argumentos deduzidos anteriormente (fls. 1.029/1037 e 1.038/1.046). É o relatório.

DECIDO. Considerando que o requerimento formulado no segundo parágrafo de fl. 1.036 já foi apreciado pela decisão de fl. 1.022, que fica ratificada pelos seus próprios fundamen-tos, passo ao exame do mérito. Preambularmente, cumpre salientar que o objetivo da Investigação Judicial Eleitoral (IJE) é, em primeiro lugar, apurar eventual influência indevida do poder econômico ou político e, só como corolário, na hipótese de constatação do abuso, a aplicação de san-ções ao candidato, como meio de proteger a normalidade e legitimidade das eleições. Consoante o ensino de Rui Stoco, a IJE, apesar de ter natureza jurídica de ação, “guarda características de um verdadeiro procedimento investigatório, certamente por influência do art. 237 do Cód. Eleitoral, onde, a nosso ver, tem ela suas origens e de cujas diretrizes tenha se valido” (Legislação Eleitoral Interpretada, São Paulo: RT, 2006, 2ª ed., p. 166). E, nesse particular, o processo atingiu seu escopo, propiciando densa e larga investi-gação dos fatos relatados na petição inicial, com a oitiva das testemunhas arroladas pelas partes, a requisição de informações ao Poder Público e a juntada de documen-tos, inclusive dos que foram apreendidos em razão da liminar concedida por este Juízo à fl. 36. Pois bem. Superada a fase instrutória, cabe analisar o que foi produzido de evidências nestes autos, a fim de se confirmar ou não a ocorrência do abuso de poder político e de autoridade imputado aos representados pelo denunciante José Cornélio de Menezes. A questão de fundo diz respeito, essencialmente, à suposta coação exercida pelos candidatos Luís Donisete Campaci e José Antonio de Almeida Pacheco sobre os ser-vidores ocupantes de cargos em comissão e de funções de confiança, com o fito de obter deles, sob ameaça de retaliação (entenda-se a perda do cargo), apoio político para a reeleição. A inculpação dá conta de que os servidores comissionados foram convocados para determinada assembleia, em que o prefeito teria utilizado expressões como “eu coloco e tiro”, coagindo esses funcionários, os quais, temerosos, teriam sido constringidos a responder a um questionário que lhes foi fornecido na ocasião, pelo qual se compro-metiam a coadjuvar na campanha eleitoral. Afirma-se, ainda, que os representados teriam feito uso indevido da força de trabalho dos secretários municipais, encarregando-os de recepcionar os formulários respondi-dos pelos respectivos subordinados. Concatenando-se os termos da petição inicial e da resposta, infere-se que os seguin-tes lances restaram incontroversos: a realização de reunião no dia 17/07/2012, em restaurante da cidade, com início às 18h; a assistência de cerca de duzentas pessoas, entre elas servidores comissionados e ocupantes de funções de confiança; o pedido de votos pelos candidatos; a entrega aos presentes de questionário como o de fls. 32/35, para preenchimento e entrega posterior. Os fatos controvertidos são os seguintes: os servidores foram convocados ou convida-dos para o evento? O prefeito disse a frase “eu coloco e tiro?” ou outra que denotasse chantagem ou ameaça aos funcionários públicos? Houve coação ou constrangimento para obtenção de préstimo político? Os impressos respondidos foram apresentados aos secretários municipais durante o expediente? A fim de aclarar esses pontos, vejamos as provas que foram carreadas aos autos, a principiar pelos testemunhos das pessoas indicadas pelo Ministério Público Eleitoral: José Benedito Pagliardi, que ocupa cargo em comissão, disse ter participado da alu-dida reunião, para a qual fora convidado. Descreveu o discurso do candidato como “uma fala elencando as obras que tinha feito para a cidade.” Afiançou não ter ouvido o prefeito dizer “eu coloco e tiro.” Negou, ademais, ter sido coagido ou constrangido, durante o encontro, a prestar apoio político aos representados. Em suas palavras: “Não, de maneira nenhuma, muito pelo contrário, ficou evidenciado que cada um tinha uma opção.” Garantiu, por fim, que não se sentiu obrigado a responder ao questio-nário que lhe foi entregue: “De maneira nenhuma, eu inclusive peguei o formulário e fiz questão de entregar sim, pela confiança que tenho no trabalho, muita gente não entregou.” (fls. 991/994). Evandro Benedito Lourenço de Souza informou não ter participado da reunião, da qual tomou conhecimento por intermédio de terceira pessoa. Nada de útil acrescentou ao deslinde da causa (fls. 995/996). Luciano Eduardo Bizzin, proprietário do restaurante em que se deu o encontro, limitou--se a informar que a reserva do espaço foi solicitada pelo comitê político dos represen-tados. Não esteve na reunião e não soube dizer o que ali se passou (fls. 999/1.000). De semelhante teor o depoimento de Hugo Cesar Bizzin, coproprietário do estabele-cimento (fls. 997/998). Ivan Rosato de Carvalho declarou que não participou da assembleia e só tomou co-nhecimento do evento no dia seguinte, através de um programa de rádio. Asseve-rou não ter conversado com nenhuma pessoa que tivesse comparecido ao ato (fls. 1.001/1.002). Vamos, agora, às declarações das testemunhas arroladas pelos representados: Reinaldo Glous Costa, funcionário público, informou ter participado da reunião, a con-vite do comitê. Disse acreditar que nem todos os servidores comissionados compare-ceram. Afirmou ter recebido o formulário com o questionário, mas que não o restituiu, como alvitrado. Indagado se se sentiu constrangido com a fala do prefeito, do vice ou de alguma outra pessoa, redarguiu: “Não, em hipótese nenhuma.” Assegurou que não houve, no encontro, nenhum tipo de comando “determinando para fazer isso ou aquilo.” Desmentiu, também, ter ouvido a frase atribuída ao prefeito (“eu coloco e tiro”) ou outra que pudesse configurar ameaça aos servidores (fls. 1.003/1.004). Cristhiane Ananias Ambrosiano, servidora ocupante de cargo em comissão, confirmou ter comparecido ao encontro, a convite. Disse que, ao preencher o formulário que lhe fora entregue, concordou apenas com a colocação de banner, refutando autorização para colocação de adesivo em seu automóvel. Garantiu que nem ela nem seus cole-gas presentes à reunião se sentiram constrangidos ou obrigados a comparecer. Negou ter ouvido o prefeito dizer a frase “eu coloco e tiro.” Esclareceu que há pessoas que exercem cargo de confiança na prefeitura, malgrado sejam contra a administração, e nem por isso sofrem constrangimento por parte de seus superiores. Desmentiu ter conhecimento do uso do poder político do prefeito ou do vice-prefeito para constranger algum servidor em comissão (fls. 1.005/1.008). Silmara Bueno da Silva Antonelli, servidora comissionada, assegurou ter participado da reunião a convite do comitê. Afiançou que o comparecimento não era obrigatório, que se tratava apenas de convite. Negou ter sofrido constrangimento para ir à reunião. Disse não ter ouvido nenhum discurso que lhe tenha causado desconforto, tampou-co a frase “eu coloco e tiro” ou qualquer outra semelhante. Afirmou ter preenchido e entregado o formulário, autorizando certas ações e negando outras (fls. 1.009/1.010). Ana Alves Gerônimo disse ter comparecido espontaneamente ao evento, sem sofrer qualquer constrangimento. E assim resumiu o encontro: “Foi mostrado um filmezinho do trabalho que fez, de parte que foi feito nessa administração, depois acho que o Júnior, o vice-prefeito, falou e o prefeito falou, agradeceu a nossa presença dizendo as propostas que teria. Mais ou menos nessa linha.” Assegurou não ter ouvido, nos discursos ali proferidos, nenhuma expressão que pudesse significar ordem para os comissionados fazer ou não fazer alguma coisa, tampouco a frase “eu coloco e tiro.” Declarou ter retirado o formulário somente no dia seguinte e preenchido apenas parte dele (fls. 1.012/1.014). Márcia Regina Bacchiega declarou ocupar cargo em comissão, apesar de ser filiada ao Partido Trabalhista Brasileiro, que integra a coligação dos adversários do atual pre-feito. Disse ter recebido do comitê convite para a reunião, mas que não compareceu. Asseverou não ter sofrido nenhum tipo de censura de seus superiores pela ausência: “Não, nem questionada por que não fui, não aconteceu.” Negou ter conhecimento de qualquer ato do prefeito ou do vice que caracterize abuso de autoridade ou de poder político. Afirmou que há várias pessoas que são da oposição e, a despeito disso, de-senvolvem o trabalho normalmente, sem qualquer tipo de constrangimento, ameaça ou perseguição. Disse não ter conhecimento do questionário (fls. 1.015/1.017). Esse é o bosquejo de toda a prova oral produzida na audiência. Passemos, destarte, à apreciação dos documentos juntados aos autos. O rol encaminhado pelo Município de Capivari, com os nomes dos servidores nome-ados para cargos em comissão e funções de confiança, indica os seguintes números: - servidores ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração ad nutum: cento e vinte e quatro; - servidores concursados no exercício de funções de confiança: oitenta e quatro; - total: duzentos e oito (fls. 939/963). A medida liminar deferida por este Juízo resultou na apreensão de cento e quarenta e sete questionários (fls. 38/728). Confrontando-se a relação de funcionários com os formulários arrestados, revelam-se os seguintes dados: - servidores ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, que responderam ao questionário: Adriel Amadeu, Albina Grillo Pereira, Alecio Pollo, Ana Alves Geronimo, Andreia Grassi Cuan, Aurelina Cavalcante de Lucena, Caio Cesar Kerches de Oliveira, Celso Natalino Forti Junior, Claudia Caroline Armelin Quagliatto, Claudionor de Paula Barros, Cristiane Ananias Ambrosano, Cristiane Pereira Andriot-ti, Danielle Bush, Denise Tognin, Diana Messias, Diego Antonelli Silva Souza, Dilnei Pompeo dos Santos, Ederson Armelin Cunico, Edilson Padovani, Eduardo Camargo Maia, Evandro Rerisson Cassaniga, Fernanda Piazentin Piccinin, Flavia Cristina Rodri-gues, Isabel Cristina Gomes de Almeida, José Benedito Pagliardi, José Carlos Panico, José Soares, Joseli Maria Angelin Cardoso, Juliana Rodrigues, Juliana Vitoriano Silva, Juliano Giorgette Betarelli, Karen Bertoldo Angelim, Kelly Cristina Basso Barboza, La-rissa Zanuni Carrara, Letícia de Fatima Favarelli da Rocha, Ligia de Souza Oliveira Bragion, Lissa Balan Striugli, Lorena Serio de Quadros, Luciana Araujo Polidoro dos Santos, Luis Felipe Rusignelli, Luzia Paula Silva, Marcelo Codo, Marcos Antonio Cere-zer Zerio, Marcos José de Oliveira Priante, Maria Adelia Teixeira da Silva Matias, Maria Bernardete Barata Bet, Maria Clara Baggio, Maria Julia Kerches Batagin, Mariangela Stenico, Marina Aparecida Borgatto Barbosa, Marta Joana da Silva, Miguel Angelo Ro-drigues de Jesus, Natalia Cristina de Camargo, Nilma de Abreu Cola, Osmair Moreira de Souza, Pedro Paulo Miori, Rejane Pagotto Poletti, Renan Leite de Lima Pereira, Renan Ferraz Baptistella, Roberta Piazentin Biazzio, Ronaldo Luis Pereira, Roselaine

Aparecida Batagin dos Santos, Rosmari Aparecida da Silva Almeida, Sheila Priscila Pantaroto, Silmara Bueno da Silva Antonelli, Silmara Cristiane Almeida, Simone Carla de São José Costa, Sonia Maria Barbosa, Sophia Zimmerli Sensiati, Taís Narcizo Al-ves, Telma Stein Rodrigues, Teresa Cristina Almeida Vieira, Valeria Stefanini Colaneri, Vania Perecin, Vitor Paulo Jacomini Proença; - servidores concursados, que exercem funções de confiança, que entregaram os formulários: Andre Luis Canobel Batista, Cleide Maria Tavares Bacega, Edna Maria do Carmo Bueno, Emerson Leme da Costa, Letícia Boaventura de Almeida, Melissa Lazarin Tonani, Monica Maria Forti Bueno, Nanci Correa Mello, Paulo Sergio Cruz, Sueli de Fatima Campacho Delghingaro; - pessoas que não figuram no rol de servidores e devolveram os formulários: Adria-na S. Lazarin Manoel, Agnes Capossoli, Alexandra Pagotto Souza Doriguello, Aline Aparecida de Andrade, Andrea Candoia, Bruna Rodrigues de Jesus, Carolina Talassi J. Piai, Cesar Augusto Luca, Cibele Aparecida Pazzianotto Stein, Cleidnes Carrara Melare, Cristiane de Oliveira Pinto Rodrigues, Dalila Cristina Veiga, Danieli Gonçalves Groffi, Deivis Willian Gomes, Diego Henrique da Silva, Eduarda Borges da Silva, Eliane Risiole Vieira, Eva Ricomini, Henrique Stenico Evangelista de Almeida, Isadora Cuen-ca Antunes, Jaqueline Anacleto, Jaqueline Carvalho Pinto, Jaqueline Claudio Sachs, José Luiz Cabral, Joseli de Fatima Biaggio Rossi, Juliana Tais Bragion Pazianotto, Kleber Orlandin, Laize Brunherotto Lazarin, Larissa Brugnerotto, Luciana C. Maua-ri, Maiara Gropo, Maiara Morato Rodrigues, Makel Tiago Barboza, Marcia Aparecida Kerches de Oliveira Nicolucci, Marcia Regina de Rissio, Marcos Antonio Cardoso de Oliveira, Maria Cristina Peressim Drigo, Mariane Cardoso de Oliveira Fergulia, Mari-lia Aparecida Cardoso de Oliveira Anicchino, Marilia Carolina Leoni, Mateus Mendes de Oliveira, Matheus Teixeira da Silva Matias, Naiara Carolina Cruz, Naiara Cristina D’Santos, Nara Aparecida Ferraz, Otavio Bastazini Alves, Palmira T. Ramos Tolotti Piai, Patrícia Andrea Batistela Silva, Rejane Aparecida Armelin, Renata Silva Pinto, Rodrigo Zanuni, Roseli Bressani Alves, Rosimary de Campos, Sandra Maria Ortolani Barbosa, Simone Prado Sampaio, Sueli de Jesus Bertoldo, Suze Forner Pansonatto, Tania Re-gina Jeronymo Martinbianco, Tatiane Porto, Tielen Martinbianco Pereira, Uilan José de Oliveira, Vania Maria Doriguello Brigatto. Sintetizando essas informações, tem-se que, das pessoas que preencheram e entre-garam os formulários confiscados, setenta e cinco (51,02%) são ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, dez (6,80%) são servidores concur-sados, no exercício de funções de confiança, e sessenta e duas (42,17%) não figuram nas listas de funcionários públicos comissionados. Em suma: pouco mais da metade dos questionários (57,82%) foram replicados por pessoas com vínculo de confiança com a administração municipal. Esse resultado reforça a assertiva dos representados, corroborada pelos testemunhos, de que a reunião em comento, e, por conseguinte, os formulários, não se destinavam apenas aos servidores comissionados, mas também a outras pessoas interessadas em avaliar as propostas dos candidatos da situação. Sob outra ótica, a comparação entre a relação de servidores comissionados (fls. 939/963) e os formulários apreendidos ressuma subsídios não menos importantes para a elucidação do caso: - dos oitenta e quatro servidores que exercem funções de confiança, apenas dez (que correspondem a 11,9%) responderam ao questionário; - dos cento e vinte e quatro servidores que ocupam cargo em comissão, setenta e cinco (que correspondem 60,4%) entregaram o formulário; - do total de funcionários de confiança, em número de duzentos e oito, somente oitenta e cinco (que correspondem a 40,8%) devolveram o impresso. Disso se infere que a maioria dos servidores ou não esteve na reunião, ou, tendo comparecido, simplesmente optou por não apresentar sua resposta às indagações dos candidatos. E isso respalda o argumento da defesa, de que os servidores não foram convocados, mas convidados, para o evento; e de que o preenchimento do formulário disponibilizado era facultativo, opcional, não obrigatório. Ademais, como reconheceu o douto Promotor de Justiça Eleitoral: “O Ministério Pú-blico não conseguiu se desincumbir do ônus de provar que tais servidores foram con-vocados a comparecer nesta reunião, pois como bem observaram os réus, não há documento nos autos que comprove que deles houvesse exarada tal ordem. Ademais disso, as testemunhas do autor nada provaram nesse sentido, enquanto as várias testemunhas por eles arroladas provaram a tese defensiva, ou seja, que houve um convite. Nesse sentido foram os depoimentos das testemunhas José Benedito Pagliar-di, Reinaldo Glous Costa e Cristhiane Ananias Ambrosiano, dentre outros” (fl. 1.032). Note-se que o Ministério Público Eleitoral enfatiza ter constatado, após detida análise dos formulários, que “muitos servidores não demonstraram disposição para colocar adesivos em seus veículos, banners em suas residências ou promover a chapa dos réus no Facebook”, conquanto argumente que estes, “quando assim fizeram, (...) de forma constrangedora se viram obrigados a explicar as razões para tal conduta” (fl. 1.033). Porém, se nem a presença no evento, nem o retorno do questionário eram obrigató-rios, e se muitos servidores (a maioria, como ficou demonstrado) sequer estiveram na reunião ou, se compareceram, não apresentaram os formulários respondidos, não há que se falar em constrangimento decorrente do questionamento sobre os motivos pelos quais não concordavam os apoiadores com a realização de certos tipos de pro-paganda eleitoral, notadamente em seus carros e casas. Sobre o modo como foi formalizado o convite aos servidores, não se demonstrou tam-bém nenhum desvio. Questiona-se a origem dos dados pessoais dos servidores, como telefones residenciais e celulares, concluindo-se que possivelmente foram extraídos das folhas funcionais (fl. 1.032). Mas não há nos autos prova de que os representados tenham se servido de dados da própria administração para o chamamento. O convite por telefone (residencial ou celular) foi referido por algumas poucas testemunhas (cin-co apenas). Não se pode estender essa conclusão, por dedução, a todos os outros presentes (cerca de duzentos). Ademais, como se discorrerá adiante, as pessoas con-vidadas, em sua maior parte, já mantinham conexão com os candidatos ou seus res-pectivos partidos, vínculo esse que precedia até mesmo o liame com a administração. Mas não é só. A par da falta de prova de que os servidores tenham sido convocados ou constrangidos a comparecer ao evento, ou a responder ao questionário, tampouco se demonstrou que tenha sucedido, durante a reunião, qualquer confrangimento ou pres-são contra os presentes, no sentido de obter deles a adesão à candidatura do prefeito. As testemunhas inquiridas nos autos desmentiram o uso, pelos candidatos, de frases intimidadoras, como a aludida na representação (“eu coloco, eu tiro”), assim como de qualquer artifício tendente a forçar os servidores a apoiá-los. Diante dessa constatação, perde força a tese de tentativa de cooptação dos funcioná-rios comissionados, que não deve, a nosso juízo, prevalecer. É escusado dizer que tais servidores, quase todos nomeados livremente, em razão da fiúza que lhes depositou o administrador, pertencem, em grande parte, às fileiras partidárias, ou pelo menos ideológicas, do atual governante. Negar isso seria ignorar a realidade. Talvez por isso os representados vejam com naturalidade o convite feito a esses servi-dores para que se engajassem na campanha eleitoral visando à reeleição do prefeito. E, de fato, se há nisso alguma anormalidade, esta reside, com efeito, no antecedente, mais do que no consequente. Como antecedente se entenda a proliferação de cargos em comissão, nem sempre necessários ou imprescindíveis, ao arrepio da regra do concurso público (com des-prestígio dos funcionários de carreira, que são os que realmente fazem funcionar a máquina administrativa, e em detrimento da qualidade do serviço público, indubita-velmente afetada por essa prática), e a ocupação desses cargos, em muitos casos, por apadrinhados políticos, selecionados nem sempre pela capacidade intelectual ou moral, mas costumeiramente em cumprimento de acordos pré-eleitorais, de ajustes entre as agremiações partidárias, como que numa repartição de despojos. E esse mau hábito não é recente; antes, vetusto como a Nação, herdado dos coloniza-dores, tão entranhado e arraigado em nossos costumes que, transcorridos quase cinco lustros da promulgação da Constituição cidadã de Ulisses Guimarães, ainda se revela prática usual e quase unânime em todos os entes da federação (e na própria União). Realmente, desperta a atenção, em especial considerando-se a pequenez do Municí-pio de Capivari, o expressivo número de servidores nomeados em comissão (cento e vinte e quatro), além dos oitenta e quatro funcionários que, sendo efetivos, estão no exercício de funções de fidúcia. Mas há que se presumir que esses cargos, que foram criados por lei, estão regular-mente providos, de modo que, se alguma responsabilidade existe, resume-se esta ao âmbito político e, à evidência, há que ser compartilhada entre os Poderes Executivo e Legislativo municipais. Sim, porque se as vagas foram legalmente providas, em consonância com o ordena-mento jurídico vigente, não se pode atribuir a essas nomeações, por óbvio, a pecha de ilegalidade, o que inviabiliza a correção nesta esfera. Remanesce tão-somente o julga-mento no aspecto político, que não se insere entre as atribuições da Justiça Eleitoral. Então, como já foi realçado, o consequente não é imprevisível. Em outras palavras, a adesão dessas pessoas ocupantes de cargos em comissão à campanha eleitoral do titular do Executivo é situação quase inevitável, uma vez que elas constituem, como regra, a facção que exerce o poder, e tendem, até como meio de viabilizar sua perma-nência no serviço público, a contribuir para a reeleição do governante. Por isso, acertada a advertência do douto representante do Ministério Público, quando argumenta que dificilmente um funcionário público comissionado se negaria a colabo-rar com a campanha (fl. 5). Mas a anomalia, se há, está não na reunião realizada pelos representados para aferir a adesão dos servidores ocupantes de cargo em comissão, a maioria já formada por correligionários, mas na nomeação destes para esses cargos, com fulcro em interes-ses mais próximos dos partidários do que dos da coletividade. Não se pode olvidar que a ação de investigação judicial não é a via própria, nem a Jus-tiça Eleitoral o foro competente, para a solução dessa questão. O presente expediente é destinado à apuração de condutas que importem descumprimento das disposições da legislação eleitoral (especialmente as que configurem uso indevido, desvio ou abu-so do poder econômico ou do poder de autoridade) e à imposição aos infratores das sanções ali cominadas, mas apenas no que se referem às regras relativas ao próprio processo eleitoral, afastadas as de natureza política, civil, administrativa e penal.A análise cabível nesta demanda, portanto, restringe-se ao prisma eleitoral, isto é, ao pronunciamento sobre a existência ou não de ofensa à legislação eleitoral pertinente. E essa ofensa, como já foi ressaltado, não restou configurada pela realização da alu-dida reunião. Quanto ao alegado uso indevido dos secretários na campanha eleitoral, trata-se, igual-mente, de fato não confirmado. Não se nega a falácia da tese, sustentada pela defesa, de que o “secretário” referido no formulário é o secretário do partido, da coligação ou do comitê. A orientação constante no impresso é clara e diz respeito mesmo aos secretários municipais. Como bem salientou o douto representante do Ministério Público Eleitoral, “em todos os formulários apreendidos por este Juízo consta a ordem para que fossem entregues ‘PARA SEU SECRETÁRIO’. Pois bem, a que secretário o comando escrito no formu-lário se refere? O pronome possessivo ‘SEU’ não deixa dúvida de [que] o secretário em questão é aquele a que estiver subordinado o servidor público” (fls. 1.033/1.034). Oportuna, aqui, a citação do brocardo: “Verba volant, scripta manent.” Ocorre que não há nos autos demonstração de que o alvitre constante dos questio-nários tenha sido atendido pelos apoiadores. As testemunhas inquiridas neste feito afirmaram ter entregado seus formulários diretamente no comitê de campanha dos candidatos. E a apreensão dos formulários, realmente, foi concretizada no escritório político, onde os documentos estavam arquivados (fls. 38/39). Não se ignora a possibilidade de que alguns desses questionários tenham sido devol-vidos aos secretários municipais e, depois, repassados ao comitê. Fica isso, todavia, no campo da especulação, já que nenhuma evidência se produziu desse fato. De mais a mais, cumpria ao representante demonstrar, como fato constitutivo do direito que alega, não só que tais formulários foram restituídos aos secretários, mas que o foram em horário de expediente, já que não é defesa a participação desses servidores na campanha eleitoral, desde que o façam fora do horário normal de trabalho. E desse ônus não se desincumbiu o Ministério Público Eleitoral. Ao fim e ao cabo, considero equivocada a alegação de que houve “emprego de bem público para a campanha eleitoral”, em razão de vários servidores terem indicado “seus e-mails institucionais para recebimento de propaganda política dos réus.” A recepção de propaganda, em si, ainda que realizada com a concordância do ser-vidor, é fato atípico, não constituindo, a nosso sentir, infração à legislação eleitoral. Com efeito, a lei não proíbe que os servidores públicos recebam, em seus e-mails institucionais, propaganda política. Isso não caracteriza, como quer fazer crer o repre-sentante, emprego indevido de bem público para a campanha eleitoral. O que é defeso é justamente o contrário: que esses e-mails institucionais, ou equipamentos públicos nos quais sejam acessados, sejam utilizados para envio de propaganda política, isto é, para a dispersão de mensagens tendentes a favorecer ou prejudicar determinado candidato, situação que não foi sequer alegada nos autos. Pode configurar-se, evidentemente, infração administrativa, dependendo do que está estabelecido a respeito no regulamento dos servidores. Mas a apuração dessas ir-regularidades funcionais, se é que existem, não cabe na seara da Justiça Eleitoral. Quanto ao alegado no primeiro parágrafo de fl. 1.036, vale repisar o que já foi decido à fl. 1.022, visto que a matéria não se insere na causa de pedir desta ação. Conclui-se, destarte, que os assomos trazidos com a inicial, indicando a prática de conduta abusiva e ilegal pelos representados, não remanesceram após passarem pelo crivo do contraditório. E não é demais recordar a orientação dos tribunais, no sentido de que a cassação de registro de candidato, por infração à legislação eleitoral, só pode lastrear-se em prova robusta, não se admitindo meros indícios ou suspeitas. Ante o exposto, julgo improcedente a representação e determino o arquivamento dos autos, o que faço com fundamento no art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil. Esta decisão está sujeita a recurso. P.R.I.

Capivari, 5 de setembro de 2012.

Cleber de Oliveira Sanches - Juiz Eleitoral

Page 10: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

10 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO

Dentro da política de expansão da rede, a Caixa Econômica Federal inicia na segunda-feira (10), a partir das 9h, as atividades da nova Casa Lotérica de Capivari, no Bairro Castelani.

O Castelani foi escolhido para receber o serviço por indicação da Prefeitura Mu-nicipal, que mapeou os locais com maior demanda por este tipo de serviço e pelo grande número de moradores.

A Caixa Lotérica do bair-ro atenderá na via principal do bairro, na Avenida Prof. Newton Pimenta Neves, nº 469.

Segundo o proprietário da Casa Lotéria, o objetivo é levar mais próximo dos mo-radores os serviços essenciais do dia-a-dia, sem a necessida-de de grandes deslocamentos e com a vantagem de um am-plo horário de atendimento.

A nova Casa Lotéria aten-

derá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Serão oferecidos serviços de: Saques do PIS, Seguro Desemprego, Fundo de Ga-rantia com Cartão Cidadão e senha (até o valor de R$ 1.000,00), Aposentadoria (benefício pago pela Caixa); Depósito em dinheiro para

clientes da Caixa (até o valor de R$ 1.000,00); Pagamento de boletos bancários de qual-quer agência bancária até o vencimento (valor máximo de R$ 700,00); Abertura de alguns tipos de contas da Caixa, como Conta Poupan-ça; Jogos (Sena, Mega-Sena, Lotomania, Loto-Fácil, den-tre outros).

Caixa inaugura Casa Lotérica no bairro Castelani na segunda-feira

Ilustrativa

Após uma denúncia anô-nima de comercialização de entorpecentes no bairro Mo-reto, na tarde de quarta-feira (5) a Polícia Militar de Capi-vari chegou até um adoles-cente de 16 anos e apreendeu 16 pinos de cocaína e algu-mas ‘trouxinhas’ de crack.

Segundo informações, no momento da apreensão o menor alegou que os en-torpecentes seriam para uso próprio, porém o policial ci-vil afirma ser “humanamente impossível a quantidade ser para uso próprio”.

O garoto foi encaminhado para o Ministério Público e será transferido para a Fun-dação Casa.

PM apreende cocaína e crack com menor no Moreto O investidor coreano Tae-

-Hee Lee esteve na Prefeitura de Capivari na quarta-feira (5), para negociar novos in-vestimentos no município. Durante o encontro com o prefeito municipal, Tae-Hee Lee apresentou a empresa Korea Delphi Automotive Systems Corporation, fabri-cante de componentes para veículos, como sistemas de freios e alternadores.

“A Korea Delphi é uma gigante do ramo de autope-ças fornecedora de grandes fabricantes, como a GM. O projeto é instalar-se no Bra-sil e nacionalizar a produção dos seus componentes”, in-formou o Secretário de De-senvolvimento Econômico

de Capivari Antônio Rossi Pagotto.

De acordo com o secre-tário, a previsão é de que a empresa ocupe uma área de 25 mil metros quadrados, sendo de 8 a 10 mil metros quadrados de área construí-da e início das obras já para 2013. “Serão cerca de 50 mi-lhões de dólares em investi-mentos e aproximadamente 200 novos postos de traba-lho quando a empresa esti-ver operando com sua plena capacidade. A previsão de faturamento para 2016 é de 75 milhões de dólares e isto poderá representar um enor-me ganho econômico e social para Capivari. Estou muito confiante”, finalizou Pagotto.

Empresa coreana do ramo de autopeças ‘sonda’ Capivari

Page 11: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

07 DE SETEMBRO DE 2012 11O SEMANÁRIO

MONTEIRO e SILVA

ADVOgADOS

R. IV Centenário, nº 199 - Centro - RAFARD/SP

Fone: (19) 3496-2316 ou 3496-1109

Acesse: www.osemanario.com.brInformação de credibilidade!

+ de 17.000 acessos mensais

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) está realizando a limpeza e desassoreamento do reservatório da Estação de Tratamento de Água do cór-rego Água Choca, no Muni-cípio de Capivari. O trabalho conta com acompanhamento técnico da Diretoria da Bacia do Médio Tietê e é executado em parceria com a Prefeitu-ra local, com o uso de uma drag-line e um trator de es-teiras do DAEE. Os serviços deverão estar concluídos em outubro deste ano.

O serviço de abastecimento

da cidade é realizado com água captada nos córregos Forqui-lha, Engenho Velho e Água Choca, além das captações de água subterrânea. O reserva-tório do córrego Água Choca, responde por aproximadamen-te 45% do volume de água su-perficial captada para o atendi-mento à população.

As máquinas estão remo-vendo 40 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do reservatório do córrego Água Choca, recupe-rando a capacidade de reser-vação e evitando prejuízos ao sistema de bombeamento.

Daee realiza limpeza no reservatório do córrego Água Choca

Divulgação site Daee

Máquina realiza limpeza do córrego Água Choca

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Capivari divulgou na última sema-na, através da assessoria de comunicação, que passados quatro meses da implantação dos quatro EcoPontos no mu-nicípio, mais de mil quilos de materiais recicláveis já foram coletados no período de maio a agosto desse ano.

O projeto, em parceria com o comércio local tem como objetivo, contribuir com a sustentabilidade no município e incentivar a

construção de uma consciên-cia na reciclagem dos mate-riais para uma ‘cidade mais verde’.

O EcoPonto é um ponto de entrega voluntária de ma-teriais recicláveis onde po-dem ser depositados materiais como papel, plástico, vidro, papelão e latas de alumínio. Só não é permitido o depósito de pilhas, baterias e lâmpadas. Todo material coletado é en-caminhado à Cooper Recicla (Cooperativa de reciclagem do município de Capivari).

EcoPontos coletam mais de 1 tonelada de materiais recicláveis em 4 meses

Abrindo a agenda cultural do mês de setembro a Prefei-tura de Capivari traz para a cidade a trupe circense, com o espetáculo “Peripécias”.

A irreverência, o impro-viso e a interatividade fazem de Tchutchuco, um palhaço encantador que mescla em Peripécias várias habilida-des circenses, como mono-

ciclo, malabarismo, chicote cômico, mímica, mágica, equilíbrio, e muita palhaça-da, apresentadas com humor inteligente, estilo próprio, di-nâmico, inovador, moderno e sagaz.

O espetáculo Peripécias ocorre nesse domingo, 9 de setembro, às 16 horas na Pra-ça Central de Capivari.

Trupe circense “Peripécias” apresenta-se nesse domingo

Page 12: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

MOMBUCACADERNO 3 O SEMANÁRIO

12 07 DE SETEMBRO DE 2012

Dez equipes participa-ram do Torneio de Bocha de Mombuca realizado pela Monitoria de Esportes.

O Torneio reuniu equi-pes de Mombuca, Saltinho, Rio das Pedras e Piracica-ba. O Torneio aconteceu no Campo de Bocha Munici-pal organizado pelos moni-tores Júnior e Ronaldo.

A dupla vencedora do Torneio foi Raul Cezarin e Carlos Machado, ambos de Mombuca. Também de Mombuca a dupla vice campeã foi Milique e Edil-son. A terceira colocada foi a dupla Arca e Barnabé e a quarta colocada Tato e Mingo.

A Monitoria de Esportes

agradece a participação de todas as duplas no Torneio. Já está marcada para o dia 14 de outubro o Torneio de Truco de Mombuca com

as inscrições até o dia 11 de outubro no valor de R$ 10,00. Mais informações com os monitores Júnior e Ronaldo.

Vencedores do Torneio de Bocha são premiados

ACP.Mombuca

Premiação foi entregue pelo monitor de esportes de Mombuca

Page 13: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

ESPORTES

O mais cômodo nunca é o melhor!O primeiro passo para se corrigir uma falha é admitir

que ela existe. Se ficarmos fingindo que está tudo bem, quando sabemos no nosso subconsciente que há algo erra-do, o problema só aumenta e a solução pode se tornar mais difícil.

No futebol já é uma tradição, infelizmente, transferir responsabilidade. Quando uma equipe perde, invariavel-mente, a culpa é jogada na arbitragem. Os treinadores, em suas chatas entrevistas coletivas pós-jogo, raramente assu-mem que não tiveram uma boa jornada, que erraram nas alterações, que não trabalharam bem durante a semana. É mais cômodo dizer que o time perdeu por culpa da arbi-tragem.

É fato que o nível dos profissionais do apito no Brasil não é dos melhores. Mas em um campeonato longo, de pontos corridos, como o Brasileirão, um clube não ganha um título ou é rebaixado por conta de erros dos juízes.

É hora de todos no futebol entenderem que erros acon-tecem e que o melhor a fazer é ver onde estão as falhas e os acertos e trabalhar mais. Comodismo e transferência de responsabilidade não combinam com vitoriosos.

PalmeirasA torcida do Palmeiras tem sim que ter medo de o

time ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. A situação da equipe do técnico Luis Felipe Scolari é dramática. Não faz nem dois meses que o clube foi campeão da Copa do Brasil e agora não consegue deixar a zona da degola. E se logo depois da conquista o time perdia no Brasileirão, mas jogava bem, agora a situação está pior. O nervosismo está tomando conta dos jogadores e nem os mais habilidosos estão conseguindo render. Não dá para saber o que se passa no departamento médico palmeirense, mas Felipão nunca consegue ter o grupo completo nas mãos.

Em 2002, o Palmeiras também tinha jogadores de quali-dade e foi rebaixado. A diretoria tem que tomar providên-cias enérgicas urgentemente para evitar que a história se repita. O mínimo que o palmeirense deseja é ver no primei-ro semestre do ano que vem seu time jogar a Libertadores, sabendo que na sequência vem a Série A do Brasileirão e não a Serie B.

Fale com a Redaçã[email protected]

MICROSALPRODUTOS QUÍMICOS

CONTRIBUINDO COM OESPORTE EM RAFARD E REGIÃO

Rod. Campinas - Tietê, Km 44,5 - CAPIVARI

PABX (19) 3492-8000

Vitória e derrota mantém o Leão na 2ª colocação da Copa Paulista

Após vencer o Paulista F.C. no último sábado (1) e perder para o XV de Piraci-caba na quarta-feira (5) por 2 a 1, o Capivariano F.C. se manteve na 2ª colocação do Grupo 3 da Copa Paulista, com 16 pontos ganhos.

Jogando em Capivari, agora liberado para a presen-ça da torcida, o Capivariano conseguiu um ótimo resul-tado ao vencer o Paulista de Jundiaí de virada por 2 a 1.

O Estádio Municipal “Carlos Colnaghi” recebeu um bom público para ver a reestreia do atacante Romão com a camisa 9 do Leão da Sorocabana.

Em um jogo bem dispu-tado, os gols saíram apenas nos últimos minutos do 1º tempo. Em cobrança perfeita de falta do meia Chiquinho, o ‘Galo do Japi’ saiu na fren-te do marcador, mas aos 46 minutos, após cobrança de escanteio, Régis de cabeça empatou a partida.

No início do 2º tempo, João Paulo marcou o segun-do gol do Leão da Sorocaba-na.

Mesmo sofrendo pressão do time de Jundiaí, o Capi-

variano conseguiu segurar o resultado até final, vencendo com: Mauricio, Kellysson, João Paulo, Dener e Glad-son; Léo (Lucas), Paulo Osó-rio, Régis e João Paulo Sena; Romão (Douglas) e Alamir (Juliano). Técnico: Paulinho McLaren.

Na quarta-feira o Leão es-teve em Piracicaba e perdeu por 2 a 1 para o E.C. XV de

Novembro.Com este resultado o XV

de Piracicaba chegou a 20 pontos ganhos e já garantiu a vaga na segunda fase.

O Capivariano volta a campo somente no dia 16 de setembro, às 10h, diante do Ituano F.C., em Itu.

Demais resultados : Sá-bado - Ituano 0 x 4 XV de Piracicaba; Domingo - Gua-

çuano 0 x 2 Rio Branco; Quarta-feira - Paulista 1 x 0 Guaçuano; Rio Branco 0 x 1 Independente.

Sub20Na categoria Sub20, o Ca-

pivariano goleou o Taboão da Serra por 5 a 1 e nesta sexta-feira (7), volta a campo diante do E.C. São Bento, em Votorantim.

André Stucchi

Rodada dos campeonatos de futebol society no Cser registra 41 gols

A Diretoria de Esportes do Clube Social Esportivo Rafard (Cser) realizou no último final de semana mais uma rodada dos campeonatos de futebol society, categoria jovem e veterano. Confira os resultados:

No sábado (1), o Barbosa Imóveis goleou o Frigorífi-co Bresciani por 7 a 3. Gols de Leandro Cerezel, Fer-nando Conte (3), Beto (2) e José Cláudio para o Barbosa. Para o Frigorífico marcaram Tupã, Diego Graciano e Mar-quinho.

No campo 2, a Aribela também goleou a Oficina Mecânica do Dema por 6 a 2.

Gols de Kaká, Lucas Silva, Gilberto Rocha (2), Rafael Senciate e Alison Doriguelo para a Aribela. Para a Oficina marcaram Renan Nascimen-to e Buiu.

Em seguida, as equipes da categoria veterano entra-ram em campo para disputar a 8ª rodada. No campo 1, a Terraplenagem Cerezer foi derrotada pela Aribela por 4 a 2. Gols de Paraná e Cabral para o Cerezer. Para a Aribe-la marcaram João Cardoso, Edson Canuto, José Orlando dos Santos e Kita.

No campo 2, Elite F.C. x Elétrica Ferrari empataram em 0 a 0.

A equipe O Semanário Cativa/Pró Saúde empatou em 5 a 5 com o Leoni Refri-gerações/Barbosa Imóveis na rodada de domingo (2) pela categoria veterano. Gols de Edmilson Ferraz (3) e Fer-nando Marreto (2) para o Se-manário. Para o Leoni mar-caram Carlos Dias (2), Sidnei de Oliveira, Renato Vieira e

Donizete da Silva.Também no domingo, na

categoria jovem, o Lucia-no Veículos venceu o Elite F.C./Rafitos por 4 a 3. gols de Francisco Alves da Costa, Elton Luciano, Tiago Vieira e Guilherme Paulino para o Luciano. Para o Elite mar-caram Matheus Brugnaro, Emerson Lopes Nunes e Léo Barbosa.

Confira os próximos jo-gos:

Sábado (8) às 15h, quin-ta rodada da categoria jovem – Aribela x Frigorífico Bres-

ciani no campo 1 e Luciano Veículos x Barbosa Imóveis no campo 2.

Às 16h15, nona rodada da categoria veterano – Ter-raplenagem Cerezer x Ótica Capivari no campo 1 e Elé-trica Ferrari x O Semanário Cativa/Pró Saúde no campo 2.

Domingo (9), às 9h, ca-tegoria veterano – Elite F.C. x Leoni Regrigerações/Bar-bosa Imóveis e às 10h15 pela categoria jovem, Bar e Bochas Rivail x Oficina do Dema.

07 DE SETEMBRO DE 2012 13O SEMANÁRIO

Yuri Rossi

Início da partida entre Capivariano x XV de Piracicaba na quarta-feira (5)

Page 14: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

CLASSIFICADOS aNUNcIe: (19) [email protected]

imóveis - veÍcUlos - empreGos

NeGócios & oporTUNiDaDes

ImóveisJARDIM ELISAVendo casa 3 dormitórios, sala, co-zinha, banheiro e garagem, R$ 150 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

VILA FÁTIMAVendo casa, 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e garagem. R$ 185 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

VILA CLEMENTEVendo casa, 2 dormitórios, sala, cozinhA, banheiro e garagem. R$ 165 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

CHÁCARAVendo, 10.500m² à Av. Demétrio Gi-rardi (estrada p/ o Pavão Bonito) toda infraestrutura. R$ 550 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727. IB - indeterminado

VILA CLEMENTECasa (terreno inteiro), 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e quintal grande. R$ 260 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727. IB - indeterminado

RIBEIRÃOÁrea de 4.025m² no Ribeirão. R$ 100 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727. IB - indeterminado

SÃO JOSÉVendo casa, 3 dorm., sala, coz., ba-nheiro, gar., R$ 190 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727. IB - indeterminado

LOJA VARIEDADESVendo, no centro de Rafard, bom faturamento, valor a combinar. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

JD. SANTO ANTONIOVendo terrenos 6x25 e 6,30x25m. Preços de R$ 39 mil a R$ 55 mil. Tra-tar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

JD. PRIMAVERAVendo casa, 2 quartos, 1 suite, nova, c/ porão, terreno 125m², construido 120m², R$ 170 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

FLAMBOYANT IIIVendo casa, 2 quartos, 1 suite, semi nova, linda, terreno 162m², construi-do 96m², R$ 230 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

SANTA TEREZINHAVendo sobrado, falta acabamento, terreno 330m², construido 308m², R$ 270 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

JD. SANTO ANTONIOVendo casa 3 quartos, terreno 10x25 250m², construido 120m², R$ 280 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

PÃO DE AÇÚCARVendo casa, 2 quartos, 1 suite, 4 vagas, luxo, terreno 675m², R$ 600 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

VILA FÁTIMAVendo casa, 2 quartos, 1 suite, 2 vagas, luxo, terreno 306m², construito 220m², R$ 620 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

CHÁCARA CANCIANVendo 2 casas, churrasqueira, suite, terreno 1500m², construido 330m², R$ 380 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

APARTAMENTOSVendo 2 e 3 dormitórios, Edifício Residencial Parma Park, 2 vagas, consultar. Tratar pelo fone: 3492-2332. RI - indeterminado

ALUGO CHÁCARAPara festas, eventos ou fi nais de se-mana, com piscina, campo, churras-queira. Localizada no Cancian. Tratar pelo fone: 9402-9336. INDETERMINADO

CHÁCARA MORADA DO SOLVendo, construção 167m² e pomar. Espaço especial p/ residência e eventos. R$ 350 mil. Tratar c/ Nivaldo pelo fone: 3496-1270. INDERTERMINADO

APTO. PRAIA GRANDEAlugo, em frente ao mar, no Forte, para 10 pessoas, com garagem para 1 carro. Tratar pelos fones: 3491-1246 (comercial) ou (19) 9240-5738. Indeterminado

CASA CENTRO RAFARDVendo, ótima localização, 3 quartos sendo 1 suite, armários embutidos, 3 banheiros, garagem p/ 2 carros, portão eletrônico, quartos e sala c/ ar condicionado (quente e frio), aquecimento de água a gás, lavan-deria contígua, ampla área de lazer c/ churrasqueira, piscina c/ aquecimen-to solar e jardim, terreno de 350m² e área construida de 250m². R$ 300 mil. Tratar pelos fones: 3496-1149 ou 9345-0959. Indeterminado

VeículosVOYAGE GL 92Vendo, 1.8, verde, gasolina. R$ 8.500,00. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - Indeterminado

CIVIC LXL 2011Vendo, preto. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

TEMPRA 95Vendo, série ouro, preto, motor 0Km. R$ 13 mil. Fone: 3491-0504. INDETERMINADO

MERCEDES 1113Vendo, caminhão ano 81, cor azul, com baú de 6,50 metros, duas portas laterais, documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989. INDETERMINADO

CARGO 1314Vendo, caminhão 86 toco, cor branco, com baú de 7 metros c/ porta lateral. Documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989. INDETERMINADO

GOL 1000I 97Vendo, branco, R$ 10.900,00. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

HONDA CIVIC 99Vendo, mecânico, prata. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

CORSA 2005Vendo, fl ex, preto, 1.8, R$ 21 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

CELTA 2009Vendo, preto. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

SAFIRA ELEGANCE 05Vendo, preta, fl ex. R$ 33 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

GOL 2011Vendo, completo, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

DOBLO 2007Vendo, 1.8, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

PRISMA 08Vendo, direção, trava e alarme, prata. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

ESCORT GL 89Vendo, 1.6, álcool, vinho, R$ 5.900,00. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

GOL CLI 96Vendo, vinho, rodas, R$ 10.900,00. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

CIVIC 2001Vendo, cinza. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

CG TITAN FAN 07Vendo, preta, 10 km rodada, novíssima, R$ 3.500,00. Tratar pelo fone: 9236-9445. Indeterminado

CELTA 2012Vendo, prata, 4 portas. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

CORSA JOY 06Vendo, fl ex, menos ar, preto. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

ASTRA 2008Vendo, automático, dourado, R$ 31 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

S10 EXECUTIVE 2010Vendo, fl ex, cabine dupla. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

ASTRA ADVANTAGE 07Vendo, preto, completo, automático, R$ 29 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

PALIOVendo, preto, gasolina, 4 portas, R$ 11 mil. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

MONZA 90Vendo, 2.0, gasolina, verde, R$ 7.200,00. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - Indeterminado

POLO 03Vendo, completo, gasolina, preto, 1.6, R$ 22 mil. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

PALIO FIREVendo, prata, 2 portas, gasolina, R$ 14.500,00. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

SAVEIRO CITY 08Vendo, preta, fl ex, d.h., R$ 22 mil. Tratar pelos fones: 3491-6113 ou 3491-6249. LV - indeterminado

CORSA SEDAN MAX 09Vendo, cinza. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

Empregos

Negócios & OportunidadesPERFUMESVendo perfumes da marca Perfam (essência de importados). 212 Sexy e Man, Ferrari Black, Eternit, Polo Blue e muito mais. Confi ra. Preços: 30ml R$ 29,80; 50ml R$ 39,60; 100ml coleção especial R$ 59,00. Tratar pelos fones: 9377-3697 / 9319-3054 / 9608-6177. Indeterminado

RETAVendo máquina de costura industrial. Tratar pelo fone: 3496-1989. INDETERMINADO

OVERLOCkVendo máquina de costura industrial para malha. Tratar pelo fone: 3496-1989. INDETERMINADO

PRESTO SERVIÇOMassagem terapêutica em sua residência. Tratar pelo fone: 3496-1503 ou 9488-4960. Indeterminado

BICICLETA ERGOMÉTRICAVendo, marca Caloi, usada mas conservada, com marcador de tempo percorrido, batimentos cardíacos e caloria. Tratar pelo fone: 3496-1596. INDETERMINADO

CORSA CLASSIC 2011Vendo, completo, ar, cinza. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

FOX TREND 2010Vendo, completo, preto, 1.0. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

UNO 2009Vendo, único dono, preto, 2 portas. Tratar pelos fones: 3491-2518 ou 9659-7930. Ed. 1065/1066/1067

GOL 09Vendo, 4 portas, ar, preto, 1.0. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

CELTA 2012Vendo, 4 portas, ar, preta, 2.800 km. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

CORSA HATCH JOY 06Vendo, preto, ar, 1.0. Tratar pelo fone: 3492-2417. BV - indeterminado

STRADA 2012Vendo, branca. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

FOX 2009Vendo, preto, com direção hidráulica. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

S10 EXECUTIVE 09Vendo, prata, cabine dupla. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

CORSA HATCH MAX 09Vendo, 1.4, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

ECOSPORT 07Vendo, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

FOX 09Vendo, completo, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

ESCORT GL 96Vendo, prata. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

S10 2009Vendo, cabine simples, preta. Tratar pelo fone: 3492-5543. PV - indeterminado

S10 2007Vendo, cabine dupla, prata. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

CELTA 2010Vendo, verde. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

ASTRA ADVANTAGE 09Vendo, prata. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

C3 GLX 09Vendo, preto, 1.4. Tratar pelo fone: 3491-3114. MV - indeterminado

CG TITAN 96Vendo, azul, R$ 2 mil. Tratar com Marcos pelo fone: 9748-7366. Ed. 1065/1066/1067

SCANIA 79Vendo, laranja, com motor 112. Tratar com Marcos pelo fone: 9748-7366. Ed. 1065/1066/1067

UNO ELX 95Vendo, prata, 4 portas, vidro e trava elétrica. Tratar pelo fone: 9205-6882. Ed. 1066/1067/1068

GOL CLI 95Ve n d o , 2 p o r t a s , v e r m e l h o cristalizado, 1.6, rodas aro 15, completo, com suspensão original ou suspensão a rosca. Tratar com Roberto pelo fone: 3492-2930. Ed. 1066/1067

FIORINO 2000Vendo, branca, R$ 11 mil. Tratar com Daniel pelo fone: 3496-2001 ou 7822-8958. Indeterminado

FIORINO 2006Vendo, branca, R$ 18.900,00. Tratar com Daniel pelo fone: 3496-2001 ou 7822-8958. Indeterminado

CONTRATA-SE PARA INÍCIO IMEDIATOOperador(a) de televendas. Ser uma pessoa comunicativa. Não exige experiência. Oferece salário fi xo + comissão + prêmio. Enviar currículo para [email protected]. INDETERMINADO

ANUNCIE: 3496-1747

14 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO

FIORINO 2007Vendo, branca, R$ 19 mil. Tratar com Daniel pelo fone: 3496-2001 ou 7822-8958. Indeterminado

ASTRA 2001Vendo, completo, preto, 1.8, bom estado de conservação. Tratar com Vagner pelo fone: 9734-9485. Indeterminado

DT 180 96Vendo, branca, bom estado de conservação, documentada. Tratar com Vagner pelo fone: 9734-9485. Indeterminado

CORSA HATCH PREMIUN 09Vendo, prata, completo. Tratar pelo fone: 9117-1166. Ed. 1067/1068/1069/1070.

LOGUS 94Vendo, álcool, ótimo estado de conservação. Tratar pelo fone: 9841-0488. INDETERMINADO

Page 15: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

Dia 07/09/2012Ester Silva MoraesValdete ToledoLuís Chinaghia

Dia 08/09/2012Augusto Santos MiguelAraceli Isabel WolfJosé DarrosElisabete de F. Vicentin ArmelinMilton Carlos CostaJoselaine Benatti VicenteJosé Vitor GomesMaria Julia Costa RissoJuliana Araújo Pereira

Dia 09/09/2012José NunesHeloisa Rosana CarilloAriane BuenoRafaela Feliciano

Dia 10/09/2012Ricardo Fernando MachadoSilvio MorbiolliViadia GuimarãesSueli Ap. FavarelliValter ScrivanoLeandro Alves

Gilciane Orosco MaltoAlacir PaesLilian Carla dos Santos

Dia 11/09/2012José Carlos Jacob HesselMichely TurchetiMaria de Souza SoaresMaria de Lurdes CarnelósLidia de Campos CostaVinicius Bonagurio Albiero

Dia 12/09/2012Katiani Piccinin NaldiJosé Soares de AraújoMirian de Pontes CamposSandra Regina PaganattoJoselaine Bragion TalassiIlson Donizete MaiaMisael Machado

Dia 13/09/2012Iara Giolo ScomparimJosé Teodoro FilhoRuan FernandesJuliana Albiero FerreiraBruno da CostaPaulo Augusto CerezerJosé Aparecido da Silva

NOVELAS

Avenida Brasil – Globo - 21h - Sexta--feira: Carminha ofende Nina. Max colo-ca Ivana contra Nina. Carminha percebe o mal-estar de Jorginho ao falar sobre o que Tufão sente por Nina. Tessália discu-te com Leleco. Olenka questiona Adauto sobre o trauma que o fez parar de jogar futebol. Leandro e Roni deixam Suelen sozinha. Jorginho tenta convencer Tufão a esquecer Nina. Carminha orienta Max a seduzir Begônia. Alexia briga com Ca-dinho. Pilar afirma que conseguirá um emprego. Leleco conta para Muricy que Tufão está apaixonado por Nina. Max conhece Begônia. Muricy pergunta para Tufão se é verdade que ele está apaixo-nado por Nina.

Amor Eterno Amor – Globo - 18h - Sex-ta-feira: A emissora ainda não divulgou o último capítulo

Cheias de Charme – Globo - 19h - Sex-ta-feira: Tom cobra explicações de Inácio. Gilson e Penha se beijam. Chayene fica nervosa quando Eloy comenta que procu-rou a ex-cantora da Leite de Cobra para conversar sobre seu passado. Fabian orienta Simone a usar o ponto eletrônico durante o jantar de Inácio com Scarlet. Rosário vai com Sidney para o jantar de Inácio/Fabian e Scarlet. Gilson conversa com Samuel e descarta a possibilidade de reatar com Lygia. Socorro dá um chá para Chayene, que fica sem voz durante o show. Inácio se desespera quando fãs invadem o restaurante. Socorro entra no palco e canta com Luan Santana. Fabian reclama que Inácio está acabando com sua imagem. Chayene comenta com So-corro que sabe quem armou para acabar com sua voz. Scarlet aparece no quarto de Inácio.

Gabriela – Globo - 22h20 - Sexta-feira: Gabriela protege Fagundes e avisa a Melk que o jagunço está em sua casa. Ramiro pede para Gabriela aguardar até a madrugada para resgatar Fagundes. Machadão lembra a Zarolha que só a deixou ficar no Bataclã com a condição de ela não interferir no casamento de Nacib e Gabriela. Mundinho avisa a Dou-glas que o jornal irá continuar e lhe pede para alugar um novo local. Ramiro e os coronéis buscam Fagundes na casa de Gabriela. Gabriela pede a Fagundes para não procurá-la mais. Ramiro agradece

Gabriela e garante que toda sua família irá respeitá-la a partir de agora. Nacib sente falta de Gabriela.

Malhação – Globo - 17h30 - Sexta-feira: Não haverá exibição do capítulo no dia 07.

Rebelde – Record - 20h30 - Sexta-feira: Os convidados ficam na expectativa com o discurso de Pedro. Alice fica frustrada com o presente de Pedro. Ofélia dá con-selhos e tenta mudar o jeito de Artur. Bi-nho vai até a casa de Franco. Alice abre o presente de Pedro e se mostra decep-cionada. Ela diz que esperava um anel de compromisso e rasga o vestido. Pedro fica envergonhado com a atitude de Alice e segura o choro. Roberta tenta conver-sar com Alice. Pedro e Diego conversam sobre a reação de Alice. Vitória se anima ao saber que Marcos Mion foi convidado para a festa. Franco obriga Alice a con-versar. Os convidados comentam sobre a reação de Alice na festa. Ofélia ajuda Artur a corrigir sua postura. Franco diz a Alice que ela foi imatura. Diego e Roberta tentam acalmar Pedro. Leila e Jonas na-moram na festa de Alice. Miguel não gos-ta de saber que Alice ficou arrependida da forma como tratou Pedro. Alice troca de vestido e conversa com Miguel. Lucy fica irritada ao perceber que Miguel foi conversar com Alice. Lucy sente ciúmes de seu irmão. Pedro e Alice voltam a se entender. Lucy fica de olho em Miguel na festa. Binho fica furioso ao observar Mi-guel com Pilar.

Mascaras - Record – 22h15 - Sexta-fei-ra: Yara chora por não ter mais Tavinho e Evaldo diz que vai falar com Big Blond. Novais pressiona Pulga, que confessa ter ido ao aeroporto a pedido de Otávio (Mar-tim). Big Blond descobre que Eliza pegou Tavinho. Gabriel questiona Jairo sobre o dinheiro de Valéria. Manuela é convida-da para ser sócia do bar privê American Dream e Décio reprova. Eliza teme que Big Blond tente recuperar a criança e, por isso, Valéria decide reforçar a segu-rança em sua casa. Laís e Jairo ficam à vontade no jantar oferecido por Caio e Eneida. Valéria pede para Gino contratar seguranças e diz a todos que o bebê está em primeiro lugar. Martim (Otávio) pede que Toga refaça as certidões falsificadas e ele pede mais tempo. Tônia tenta ajudar Zezé a encarar a morte de Zezinho. Big One não aceita esperar mais pelos do-

cumentos e manda prender Martim (Otá-vio). Carregado por Pulga e Golias, Mar-tim (Otávio) pede ajuda a Maria. Luma diverte Sotero e diz que deveria ensinar xadrez na cadeia. Big One ordena que Otávio (Martim) mate Martim (Otávio).

Carrossel - SBT- 20h30 - Sexta-feira: Cirilo ouve Paulo e Mário conversando sobre um cientista que descobriu um tôni-co que deixa os homens bonitos e atraen-tes. Cirilo pede à Paulo para ver o jornal. Paulo afirma que tem a receita do tônico embelezador, mas Cirilo precisa dar di-nheiro. Graça e Firmino observam Cirilo, Paulo e Mário conversando e ficam des-confiados de que estão aprontando para cima do garoto ingênuo. Cirilo chega em casa e pede dinheiro ao pai, mas José diz que não tem. Cirilo comenta com Paulo e Mário que seu pai não deu a quantia que precisa. Ele conta que tem umas econo-mias, vai até seu quarto pega o dinheiro e entrega aos garotos. Paulo garante a Cirilo que o tônico embelezador o deixará como um galã de novelas. Paulo e Mário vão ao mercado e compram chocolate, groselha e refrigerantes. A dupla mistura os tais ingredientes com pimenta no liqui-dificador. Em sua casa, Cirilo tem uma fantasia: ele está de terno e gravata e com topete. Na fantasia do garoto, Maria Joaquina diz que ele é o seu herói. Paulo e Mário entregam o tônico embelezador a Cirilo. Na casa de Maria Joaquina, Va-léria, Marcelina e Laura fazem trabalho da escola. Clara chama as meninas até o jardim e ensina como plantar mudas. Maria Joaquina tem a ideia de levá-las para as professoras Suzana e Helena. Mário e Paulo contam a Koki e Davi que enganaram Cirilo. Helena está no quarto do hospital, ela sonha com seus amados alunos. Antes de dormir, Cirilo toma o tal tônico embelezador. O garoto se olha no espelho e afirma a si mesmo que vai se transformar em um galã para conquistar o coração de Maria Joaquina.

Maria Mercedes – SBT – 16h - Sexta- feira: A emissora ainda não divulgou o capítulo do dia 07

Canavial de Paixões – SBT - 15h – Sex-ta-feira: A emissora ainda não divulgou o capítulo do dia 07.

Pequena Travessa – SBT - 14h15 - Sex-ta-feira: A emissora ainda não divulgou o capítulo do dia 07.

FILMES

Harry Potter e A Ordem da Fênix SBT - 14h15 - Sexta-feira: Harry Potter está tendo um ano péssimo. Além de receber a visita dos terríveis dementadores, ele ainda é submetido a um julgamento. Em Hogwarts, tudo piora quando o ministro da magia designa a professora Dolores Umbridge para lecionar na escola.

A Noiva Cadáver SBT - 15h15 - Sexta--feira: O jovem e atrapalhado Victor Van Dorst se vê obrigado a casar com Vic-toria. Mas, já no primeiro encontro, no ensaio da cerimônia, eles se apaixonam. Para treinar seus votos, Victor vai sozinho para uma floresta e lá, acidentalmente, se casa com a noiva cadáver, que o arrasta para o mundo dos mortos.

10.000 A.C SBT - 22h45 - Sexta-feira: Em um cenário pré-histórico, o jovem caçador de mamutes, D’Leh, lidera um pequeno grupo de caçadores para salvar sua amada, que fora sequestrada por um bando de misteriosos guerreiros.

A espera de um milagre – SBT - 23h- Sábado: Condenado pelo assassinato de duas garotinhas, o jeito pacifico do preso chamava a atenção e, com o tempo Paul descobre que essa figura misteriosa na ver-dade tinha um dom: a cura. Usando apenas as mãos, ele conseguia transferir para si o mal existente nas pessoas. Paul sabia que Coffey era inocente, e agora fará de tudo para retribuir o milagre e tirá ló da prisão antes que seu fim seja a cadeira elétrica.

Nada a perder – Globo - 23h15 - Sába-do: Um publicitário acha que a mulher está tendo um caso com seu chefe. Ele sai de carro sem rumo, vai parar em um bairro perigoso e acaba sendo assaltado. Sem nada a perder, ignora a arma do la-drão e parte com ele no carro para uma inesperada aventura. Eles vão virando amigos e acabam criando um plano mi-rabolante para se vingar do chefe e ficar com milhares de dólares.

Apolônio – Tv Brasil – 22h30 – Sábado: Um famoso musico nas noites boemias do Rio de Janeiro. O único legado deixado ao filho, um jovem escritor, foi seu próprio cé-rebro, retirado após sua morte. O filho tenta resgatar o cérebro do pai das mãos de um cientista louco, que pretende transforma-lo em lucrativo negocio internacional.

Novelas e Filmes

Áries - De 21/03 a 20/04: Estará um pouco instável ao longo desta semana, terá períodos em que vai sentir-se muito bem e outros em que não vai entender o porquê de sentir-se mais em baixo, tente fazer alguns programas com amigos para descontrair. No setor sentimental o seu parceiro vai revelar-se fundamental para o seu equilíbrio emo-cional e deve dedicar mais tempo e carinho. Se está sozinho evite situações confusas. No setor profissional está a entrar numa fase em que tem necessidade de crescer e quererá chegar mais longe. Economicamente o dinheiro chegará para as suas necessi-dades. Na saúde poderá ter alguns problemas de coluna, tenha atenção à sua postura quando está sentado.

Touro - De 21/04 a 20/05: Começa a semana com fortes energias e com inten-ções de alcançar rapidamente os seus objetivos. Deve controlar a impulsividade e avan-çar apenas com ideias viáveis e rentáveis. No setor sentimental vai atravessar uma fase em que terá necessidade de expressar os seus sentimentos, fazendo com que a sua relação melhore substancialmente. Se está sozinho pode encontrar alguém do passado. No setor profissional não tente fazer tudo sozinho, conte com a colaboração dos seus colegas e organize melhor as semanas seguintes. Economicamente comece a pensar em poupar algum dinheiro para umas férias merecidas que podem estar próximas. Na saúde o sistema nervoso será afetado pelo excesso de preocupações.

Gêmeos - De 21/05 a 20/06: Terá uma semana em que tende a sentir-se um pou-co perdido sem necessidade, pois tudo está num bom caminho, faça um esforço para ordenar as suas ideias. No setor sentimental tenha mais paciência com o seu parceiro, tente controlar a impulsividade em querer tudo à sua maneira. Apenas vai obter o que deseja com calma e persistência para que não seja mal-entendido. No setor profissional terá de decidir sobre o que deseja para o seu futuro e isso pode levá-lo a abdicar de alguma segurança aparente, por vezes há que arriscar para poder evoluir. Economi-camente a situação será muito benéfica. Na saúde evite exposição prolongada ao sol.

Câncer - De 21/06 a 21/07: Está passando por uma fase de mudanças que po-dem provocar alguma ansiedade e incertezas, mas anime-se, pois terá surpresas po-sitivas sem estar à espera. No setor sentimental mostre-se mais carinhoso com o seu parceiro e não tenha medo de dar mais afeto do que é normal. Se está sozinho a paixão vai voltar a entrar na sua vida. No setor profissional vão surgir algumas situações mais complicadas, mas mostrará competência suficiente para resolver tudo pelo melhor. Eco-nomicamente terá mais estabilidade do que nas semanas anteriores. Na saúde tente controlar o seu sistema nervoso.

Leão - De 22/07 a 22/08 Leão está entrando numa boa fase em que se vai sentir feliz e tudo tende a correr como deseja. Tome mais iniciativas, pois vai conseguir alcan-çar o que deseja. No setor sentimental poderá ser surpreendido quando menos espera, um novo amor pode surgir mesmo para os que estão acompanhados. Não faça nada por impulso, dê tempo ao tempo para que possa definir os seus sentimentos. No setor profissional fará tudo com gosto e assim será mais fácil terminar o que tem agendado. Economicamente terá melhorias acentuadas, mas não se disperse, evite gastar só por-que tem. Na saúde tendência a insônias.

Virgem - De 23/08 a 22/09: Terá uma semana de evolução, todos os assuntos estão num bom caminho e pode contar com o importante apoio da sua família para pôr em prática os seus projetos. No setor sentimental tudo vai correr bem, viverá a semana com muita intensidade e pode contar com a mesma vontade da parte do seu parceiro. Bom período para fazer planos para o futuro. No setor profissional não deixe de fazer nada do que tem agendado nem que tenha de pedir a colaboração dos seus colegas. Economicamente a sua situação tende a melhorar. Na saúde tenha atenção com a sua alimentação já que está sujeito a problemas de estômago.

Libra - De 23/09 a 22/10: Tende a preocupar-se demasiado com pequenos pro-blemas, descontraia-se e aproveite a vida, acredite que tudo se vai resolver ainda que não seja quando você quer. No setor sentimental há que mostrar o que sente, o período é bom para expressar sentimentos e valorizar mais o seu parceiro através de provas. Se está sozinho há forte tendência para surgirem novas pessoas. No setor profissional aceite os conselhos de quem sabe, vai conseguir melhorar o seu rendimento e ficará com mais tempo para novos planos. Economicamente evite gastos em artigos supérflu-os. Na saúde tendência a problemas nos ouvidos.

Escorpião - De 23/10 a 21/11: Começa a sentir que precisa de mais tempo para si, há que organizar o seu lar para se sentir melhor e recuperar energias. Evite muitas saídas caso contrário tende a sentir-se esgotado. No setor sentimental a semana não terá grandes evoluções, deve ir com calma e deixar as ilusões de parte. Esta semana é necessário manter os pés assente no chão e contar apenas com o que é real. No setor profissional terá uma semana com muito trabalho e acréscimo de responsabilidades, prepare-se para despender de algumas horas a mais, dentro de alguns tempos terá o retorno de todo o esforço que vai aplicar no momento presente. Economicamente não são de prever complicações. Na saúde terá leves indisposições.

Sagitário - De 22/11 a 21/12 Sagitário está a entrar numa boa fase em que se vai sentir feliz e tudo tende a correr como deseja. Tome mais iniciativas, pois vai conseguir alcançar o que deseja. No setor sentimental há que mostrar o que sente, o período é bom para expressar sentimentos e valorizar mais o seu parceiro através de provas. Se está sozinho há forte tendência para surgirem novas pessoas. No setor profissional terá de decidir sobre o que deseja para o seu futuro e isso pode levá-lo a abdicar de alguma segurança aparente, por vezes há que arriscar para poder evoluir. Economicamente a situação será muito benéfica. Na saúde evite exposição prolongada ao sol.

Capricórnio - De 22/12 a 20/01: Terá uma semana calma em que deve aproveitar para recuperar energias e planejar com mais tempo os novos desafios para o futuro. Aproveite para passar algum tempo com os seus familiares. No setor sentimental passa-rá mais tempo com o seu parceiro e isso será excelente para a evolução da relação. Os que estão sozinhos vão projetar muita energia e serão o centro das atenções. No setor profissional tudo estará controlado e estável, vai conseguir resolver todas as situações que possam surgir, mesmo as mais inesperadas. Economicamente os seus pedidos terão respostas positivas. Na saúde tente descansar bastante.

Aquário - De 21/01 a 19/02: Pode contar com boas oportunidades que o vão levar a traçar metas mais ambiciosas e positivas para o seu futuro. Todas as situações novas serão positivas e deve apostar na mudança. No setor sentimental estará muito sensível, mas vai conseguir com o que o seu parceiro entenda o que deseja. Se está sozinho atravessa uma fase favorável para dar iniciar um relacionamento.

No setor profissional a semana será exigente e terá de mostrar as suas capaci-dades, mas sairá ganhando dessas situações, nada será deixado ao acaso. Economi-camente prevê-se um ligeiro aumento de capitais. Na saúde atenção a constipações.

Peixes - De 20/02 a 20/03: Estará bastante sensível e deve evitar tomar deci-sões nesta fase. Deixe o tempo passar para que possa ver melhor os caminhos que se apresentam. No setor sentimental tudo será muito rápido e quase não terá tempo para pensar no que fazer. Tendência ao surgimento de pessoas que tiveram muita importân-cia no passado. No setor profissional pode surgir uma oportunidade de mudança que terá muitas vantagens em termos financeiros, mas vai exigir de você um grande esforço e dedicação. Economicamente tente por as suas contas em dia. Na saúde seria bom descansar durante o fim-de-semana para recuperar energias.

Horóscopo

Nascimento de Sofia Schincariol Pellegrini“Um nascimento representa o milagre do presente e a esperança do futuro. Sofia chegou para concretizar os nossos sonhos. Leonei e Nataly, seus pais, comunicam o seu nascimento no dia 05/09/2012, a todos os parentes e amigos. Os avós Luís e Cristina, José Luiz e Rosângela, felicitam a nova família. Os bisavós Heitor e Palmyra cumprimentam a querida bisneta Sofia e desejam felicidades aos pais. Os titios e titias, e a priminha Beatriz esperam ansiosos para acalentar e mimar essa nova princesinha. Seja bem-vinda Sofia!”

07 DE SETEMBRO DE 2012 15O SEMANÁRIO

O melhor presente!Comemorou mais um ano de vida na quinta-feira (6), com um presentão, Palmyra Relli Turolla. A bisavó recebeu como presente o nascimento da segunda bisneta, Sofia. Receba os parabéns do marido Heitor, filhos, netos, bisnetas, familiares e amigos. “Que Deus continue lhe abençoando com muita paz, saúde e alegria. Felicidades!!!”

José Darros - 8 de Setembro“Um momento especial de re-novação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capa-cidade de recomeçar a cada ano. Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pes-soas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniver-sário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo. Parabéns!” São os votos da sua esposa Maria Aparecida, filhos, netos, familiares e amigos.

Edna - 4 de Setembro“Querida mãe, queremos festejar com a senhora, este dia tão esperado por todos nós. Queremos que a senhora saiba do nosso carinho, da nossa admiração e do nosso respeito. Queremos sentir no seu olhar de mãe, toda ternura que uma filha precisa para vencer os obstáculos do caminho.Queremos segurar em suas mãos e encontrar no seu peito todo amor que precisamos. Parabéns mãe, estamos muito felizes pela senhora ter conquistado mais um ano. Desejamos muitos anos de vida, é o que podemos fazer, e espera-mos que Deus ouça nossas orações e te dê toda a força do mundo para vencer sempre. Feliz aniversário mãe, saiba que aqui dentro de nós, tem um coração cheio de amor para te oferecer a todo momento. Te amamos hoje e sempre. Suas filhas Yara e Tais e seu esposo Romualdo.”

Page 16: Jornal O Semanário Regional - Edição 1067

16 07 DE SETEMBRO DE 2012O SEMANÁRIO