jornal o semanário regional - edição 1007

16
Poeira e tráfego de caminhões geram reclamações de moradores e vereadores Lutador capivariano vence o Paulista de Muay Thai Página 16 Samuel Peressin Com a intensa circulação de veículos que transportam cana, moradores dizem que casas e carros ficam tomados por poeira e a respiração é prejudicada. Membros do Legislativo reclamam ainda de tráfego de caminhões em vias proibidas e em alta velocidade. Página 2 Funcionários públicos se reúnem com vereadores para debater atraso do dissídio Com benefício salarial atrasado em dois meses, servidores de Rafard cobram solução dos Poderes Legislativo e Executivo. Situação, no entanto, segue indefinida. Página 5 Capivari inicia comemoração pelos 179 anos nesta sexta Com foco na diversidade, programação de aniversário tem mais de 30 atrações. Com a 34ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas, Prefeitura abre hoje série de eventos que se estende até 31 de julho. Página 9 Com mais de 90% de aprovação entre a população paulista, bombeiros comemoram data expondo aparelhos utilizados diariamente em suas atividades. Página 11 Exposição de equipamentos marca comemoração do Dia do Bombeiro Câmara adia votação de PLs sobre uso de celulares em bancos e repasse de NFP Página 9 Prefeitura pode retomar terrenos não utilizados na Popular de Rafard Página 5 Gatos estariam sendo envenenados em Rafard Página 6 Pedágios ficam 6% mais caros hoje Página 7 Colisão entre dois veículos deixa três feridos Página 9 Carregados de cana, caminhões circulam dia e noite pelas ruas de Rafard e causam transtornos à população por conta da poeira.

Upload: jornal-o-semanario

Post on 12-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

Poeira e tráfego de caminhões geram reclamações de moradores e vereadores

Lutador capivariano

vence o Paulista de Muay Thai

Página 16

Samuel Peressin

Com a intensa circulação de veículos que transportam cana, moradores dizem que casas

e carros ficam tomados por poeira e a respiração é prejudicada. Membros do Legislativo reclamam ainda de tráfego de caminhões em vias proibidas

e em alta velocidade. Página 2

Funcionários públicos se reúnem com vereadores para

debater atraso do dissídioCom benefício salarial atrasado em dois meses,

servidores de Rafard cobram solução dos Poderes Legislativo e Executivo. Situação, no

entanto, segue indefinida. Página 5

Capivari inicia comemoração pelos 179 anos nesta sextaCom foco na diversidade, programação de

aniversário tem mais de 30 atrações. Com a 34ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas,

Prefeitura abre hoje série de eventos que se estende até 31 de julho. Página 9

Com mais de 90% de aprovação entre a população paulista, bombeiros comemoram data expondo aparelhos utilizados diariamente em suas

atividades. Página 11

Exposição de equipamentos marca comemoração do Dia do Bombeiro

Câmara adia votação de PLs sobre uso de celulares em bancos e repasse de NFP

Página 9

Prefeitura pode retomar terrenos não utilizados na

Popular de RafardPágina 5

Gatos estariam sendo

envenenados em Rafard

Página 6

Pedágios ficam 6% mais caros

hojePágina 7

Colisão entre dois veículos

deixa três feridosPágina 9

Carregados de cana, caminhões circulam dia e noite pelas ruas de Rafard e causam transtornos à população por conta da poeira.

Page 2: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

02 RAFARD, 01 de Julho de 2011

Todo ano é a mesma coisa. Em época de colheita nos canaviais, os motoristas já sabem: vão encontrar pelo caminho caminhões carregados com cana. Eles são os responsáveis por manterem as usinas operando 24 horas por dia. E quanto maior for a capacidade dos caminhões de transportar a matéria-prima do açúcar e do etanol, melhor – é claro que para as usinas. Então, propagam-se pelas estradas e cidades enormes caminhões, muitos com até três reboques, os chamados “treminhões”.

Mas, não bastasse a lentidão causada por esses veículos nas estradas, eles também trazem problemas para dentro das cidades. Como apresentado em reportagem desta edi-ção, a intensa circulação de caminhões por duas estradas de terra em Rafard – ao lado do cemitério e do Centro Cultural – levanta nuvens de poeira que atingem casas, carros e dificultam a respiração da população.

Outro problema é que alguns caminhões infringem a sinalização de trânsito e circulam por trecho proibido na avenida São Bernardo. Para piorar ainda mais a situação – sim, é possível – até servidores da Prefeitura, que devem ser os primeiros a darem o exemplo, não respeitam as normas de tráfego pelas ruas da cidade. Mas não para por aí. É possível piorar o quadro mais um pouco. Motoristas circulam livremente por local proibido e não correm o ris-co de serem punidos. Isso porque o município não possui um profissional para fiscalizar o trânsito. E isso, como o próprio coordenador da Divisão de Trânsito, Edison Sebastião Rodrigues Júnior, admite, é uma necessidade prevista na lei. Mas se é lei, porque não é cumprida? Coisas de Rafard... Infelizmente, a Cidade Coração se supera a cada dia e dá provas de que nada é tão ruim que não possa piorar!

Dizem os cientistas que estu-daram a dor que a maior delas é a perda de um filho (a). Vai contra tudo que a natureza nos ensina. Quando perdemos alguém mais velho, embora dolorido, é uma perda que segue os trajetos da vida. Quando é alguém próximo da gente, e é mais novo, é difícil em aceitar a perda.

Estava lendo José Benevides Cavalcante em seu livro que ga-nhei de presente do meu amigo Arnaldo Camargo, no qual ele diz: “Quem não traz uma dor em segredo? Quem não suporta calado um sofrimento qualquer? Quem, no mais fundo de sua alma, não tem uma dúvida, uma incerteza, uma insegurança em relação à vida e, principalmente, em relação à morte? Vemos tan-tas atribuições que nos deixam perplexos diante da ideia de Bem e de Justiça”.

Isso fica em nossas mentes. Como uma menina de 16 anos cheia de vida sofre um trágico acidente e morre, como é difícil para seus pais aceitarem tal perda, ficam se perguntando por quê? É o que todo mundo, seus amigos, familiares, conhecidos, gostaria de perguntar... Por quê? É porque Deus quer. Temos que nos submeter à vontade de Deus... É o que todo mundo sabe fazer na hora da dor...

Mas, afinal, que Deus é esse que nos dá tratamentos tão de-siguais, favorecendo uns, preju-dicando outros? Onde há justiça, se é assim que Deus quer?

Quem não se abala diante da impotência humana ao presen-ciar o sofrimento de uma criança indefesa que sofre sem que se possa, ao menos, atenuar sua dor ou dar-lhe uma esperança?

Quem não se abala com a morte de um familiar, de um vizinho, de um colega, de um amigo, de uma garotinha de 16 anos, chamada Isadora, filha dos

amigos Flávio e Cidinha.Mas as pessoas que tem fé

e uma espiritualidade avançada como Flávio têm as respostas para estas e muitas questões que inquietam o ser humano.

Como espírita e seguidor de Chico Xavier, Flávio sabe que Isadora está em um bom lugar. “Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que teus pés estejam sangrando, se-gue para frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do Céu perma-necerá. De todos os infelizes, os mais sofredores são aqueles que perderam a confiança em Deus.”

Hoje é possível que a tem-pestade te amargue o coração e te atormente o ideal, sentindo aflição. Não te esqueças, porém, que amanhã será outro dia.

Você, Flávio, sabe, como bom espírita, que somente o pensamento no bem nos liga a Deus e somente a prática das boas ações, na vida diária, nos faz verdadeiros seguidores do amor de Deus.

Oh, pedaço de mim. Oh, metade afastada de mim. Leva o teu olhar.

Deus é uma ideia universal, a mais perfeita que o homem pode conceber, e a primeira que nos acode quando queremos nos situar na realidade do mundo e entender a razão de nossa pró-pria existência.

Flávio e Cidinha, a sua Isa-dora está em um bom lugar, os espíritas sofrem menos com as perdas porque sabem de onde vieram, quem são e para onde vão, sabem que a morte nada mais é do que a transição para uma nova vida.

Que Deus abençoe você, Flá-vio, a Cidinha e toda sua família. São meus sentimentos.

Quando chora o coração

A circulação de cami-nhões carregados de cana por ruas da cidade está deixando carros e casas vermelhos e dificultando a respiração, se queixam moradores e verea-dores. Isso porque os veículos trafegam por duas estradas de terra – ao lado do cemitério e do Centro Cultural – levan-tando nuvens de poeira.

Para a dona de casa Tere-sa Pereira (60), que mora na Popular, lidar com a poeira é um exercício de paciência. “Não adianta limpar a casa. Você limpa hoje e amanhã já está cheio de poeira nova-mente”, conta.

“A poeira está demais”, diz a vereadora Maria Luiza Peressim Bernardo (DEM), que tem cobrado a Prefeitura para que dê uma solução ao problema, jogando cascalho ou pedregulho nos dois tre-chos.

Segundo ela, a poeira atinge a escola municipal Aurélio Sotto, impedindo que os estudantes pratiquem atividades de educação fí-sica, e acarreta problemas respiratórios, principalmente nas crianças.

O problema é confirmado pelo aposentado Roque An-tunes (64), também morador da popular. “Conforme a di-reção do vento, toda a poeira vem para cá e aí fica pior para respirar”, revela.

Ernesto Brigatti (PMDB) afirma que já procurou o prefeito Márcio Minamioka (PPS) para relatar o problema e reivindicar melhorias. “Te-nho ouvido tanta reclama-ção”, diz. No entanto, defen-de ele, “nada tem sido feito”.

Aguardar que o problema seja resolvido pela Raízen é ilusão, segundo Maria Luiza. “Se esperar da usina, nun-ca será feito”. Logo, diz ela, resta direcionar a cobrança ao governo municipal.

Chefe de Fiscalização Rural da Prefeitura, Celio Conti explica que na estada ao lado do cemitério já existe pedregulho. A via ao lado do Centro Cultural, por sua vez, é asfaltada, “porém, com o alto índice de chuvas, abrem--se buracos, mas os mesmos são reparados periodicamen-te com pedregulhos”, diz ele. Agora, segundo Conti, há um estudo em andamento para

que os “defeitos da pista” sejam corrigidos com massa asfáltica. “Entretanto, isso dependerá da conclusão da operação tapa buracos e da quantidade de sobra da mas-sa”, conta.

Quanto à poeira, ele diz que as estradas são molhadas pela usina para amenizar a situação. O chefe de Fiscali-zação Rural garante que “se-rão solicitados estudos para ver se conseguem [usina] in-tensificar o número de vezes [que molham as vias]”.

Em nota, a Raízen escla-rece que, para minimizar os efeitos causados pelo trans-porte de carga pesada na es-trada ao lado do cemitério, a empresa mantém sua conser-vação com cascalho e ainda molha a via com caminhão pipa particular diariamente.

VelocidadeA vereadora Maria Lui-

za também tem se queixado da velocidade com que ca-minhões – alguns deles com três reboques (treminhões) – circulam pela avenida São Bernardo. “Eles descem numa velocidade violenta. Se escapa um pneu e atinge um pedestre, pode ser fatal”, pondera. Vale lembrar que o tráfego de caminhões não é permitido em alguns trechos da via.

A instalação de lombadas ou quebra-molas é cobrada por ela para diminuir a velo-cidade dos veículos. Mas para

que o pedido seja atendido, a vereadora terá de oficializar sua solicitação à Prefeitura, indicando em quais pontos da avenida os redutores podem ser instalados, já que parte da via é administrada pela concessionária Rodovias do Tietê, conforme explica o coordenador da Divisão de Trânsito, Edison Sebastião Rodrigues Júnior.

CirculaçãoCaminhões carregados de

cana têm trafegado por ruas da cidade em que a circulação desses veículos não é permiti-da, de acordo com Brigati. O vereador diz ter conversado com o prefeito sobre o proble-ma. “Carga pesada está sendo transportada em Rafard à von-tade”, afirma.

No entanto, Rodrigues Jú-nior explica que o único local da cidade em que é proibida a circulação de caminhões é

em um trecho da avenida São Bernardo.

Mas mesmo com a proi-bição de tráfego em apenas uma via de Rafard, não há fiscalização na área. “Não temos agente de trânsito para este tipo de procedimento, o que é exigido por lei”, revela o coordenador.

Caminhões são flagrados circulando por via proibidaEm 30 minutos, três cami-

nhões, incluindo um veículo da Prefeitura, foram flagra-dos pela reportagem de O Semanário transitando pela avenida São Bernardo, na tarde de terça-feira, 28. Em uma parte da via, é proibida a circulação desse tipo de ve-ículo. A restrição é indicada por uma placa instalada cerca de 50 metros antes do desvio que deve ser seguido pelos caminhoneiros.

Moradores e vereadores reclamam de poeira e tráfego de caminhões

POEIRA Cascalho, lombadas e fiscalização atenuariam problemas, segundo legisladores; Prefeitura não fiscaliza circulação de veículos em via proibida por falta de profissional

Além da sujeira, moradores reclamam que respiração é prejudicada por conta da poeira levantada por caminhões

Circulação de veículos em trecho proibido não é fiscalizada por falta de profissional

A manhã de quinta-feira (23) começou cedo para de-zenas de fiéis que, desde as 6h, empunharam pás, baldes e sacos na confecção do ta-pete de Corpus Christi por ruas do centro de Rafard. Os trabalhos se estenderam até a

parte da tarde e terminaram momentos antes do início da missa, que começou às 16h30, na Matriz. Depois da celebração religiosa, as ruas enfeitadas serviram de cami-nho para os devotos, durante a procissão.

Confecção do tapete de Corpus Christi mobiliza dezenas de fiéis

Trabalhos para montagem do tapete começaram às 6h

Luís Ferrari (Rafard) e Maria de Fátima Stella Souza (Capivari) foram os assinantes sorteados do mês de junho e ganha-ram uma cesta de café da manhã cada. A entrega foi

feita na manhã de quarta--feira, 29, na casa dos pre-miados. Todos os meses o jornal O Semanário dá prêmios a seus assinantes. Para mais informações: (19) 3496-1747.

Assinantes recebem cesta de café da manhã

Premiados de julho, Maria de Fátima e Luis Ferrari receberam cesta de café

Samuel Peressin

Samuel Peressin

Wesllei Peressin

Samuel Peressin

Page 3: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

03RAFARD, 01 de Julho de 2011

Page 4: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

04 RAFARD, 01 de Julho de 2011

Entre hoje (sexta-feira, 1) e domingo, 3, Rafard recebe o projeto Corredor Caipira, que reunirá atrações culturais de Elias Fausto, Capivari e Mombuca. O grupo de vio-leiros João Ormond e Trio de São Paulo abre o evento com apresentação no Centro Cul-tural Júlio Henrique Raffard, a partir das 19h30.

No sábado (2), a festa juli-na das escolas municipais, na avenida Dr. José Soares de Faria, é uma das atrações do dia. As quadrilhas começam a se apresentar a partir das

19h30. Após, haverá show dos cantores Nilson e Nan-do (Elias Fausto) e um show da Raízes FM e convidados. Haverá barracas de comidas típicas.

Para o domingo (3) está programada a apresentação de seresteiros (de Capivari) e grupos de dança (de Rafard e Mombuca), também na ave-nida Dr. José Soares de Faria, a partir das 19h30. Grupos de cururu de Rafard e região se apresentam às 22h e fecham a 3ª edição do Corredor Cai-pira.

“Todas as atrações foram pensadas e planejadas para agradarem todos os diferen-tes públicos e suas faixas etá-rias. Aproveito para convidar as autoridades e toda a popu-lação para participar de mais este evento”, diz a diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Lígia Kerche Lobo Scarso.

O projeto Corredor Cai-pira foi criado no início de 2011 e é uma parceria entre Rafard, Capivari, Elias Faus-to, Mombuca, Rio das Pedras e Tietê.

Os conselheiros da Casa da Agricultura de Rafard, Décio Leite, Márcio Jacob Hessel e João Luis Castellani, da Coor-denadoria Assistência Técnica Integral (Cati) de Capivari, participaram da reunião do Conselho Regional de Desen-volvimento Rural (CRDR) de Piracicaba, na tarde do dia 21. O encontro, que ocorreu no auditório do escritório de De-fesa da Agropecuária, tem por objetivo direcionar e planejar ações de desenvolvimento sus-tentável na região.

Segundo os participan-tes, o plano apresentado aos conselheiros foi elaborado de uma forma bastante par-ticipativa (Fofa – Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), e tem como base a identificação de todas as cadeias produtivas agrícolas e sua avaliação. “Com este esquema, podemos identi-ficar os pontos positivos e negativos, quais são as prin-cipais dificuldades, oportuni-dades e ações propostas para o desenvolvimento sustentá-

vel das cadeias produtivas”, explica Décio Leite.

Também na reunião, o di-retor do EDR de Piracicaba, Sérgio Diehl, falou sobre a importância de realizar um diagnóstico participativo das quatro cadeias produtivas, entre elas a bovinocultura de corte, a psicultura, a olericul-tura e a ovinocultura.

O plano Regional de De-senvolvimento Rural Sus-tentável também financiará ações para o Programa de Microbacias II.

Fundado há mais de cinco anos, o Grupo de Motociclista de Rafard mudou de nome e agora é chamado de Moto Clu-be. Após a mudança, membros do Moto Clube e autoridades, entre elas o presidente da Câ-mara, Rodolfo Antonio Min-çon (PPS), o vereador Ilson Donizete Maia (DEM) e o chefe da Divisão de Esporte e Recreação, Márcio Jacob Hes-sel, se reuniram no domingo, 26, para um bate papo.

Cerca de 40 moradores fazem parte do Moto Clube. “São profissionais liberais, empresários, mecânicos e funcionários públicos, não importando a sua profissão,

o poder aquisitivo ou nível social, quando estão juntos são todos iguais, amantes

da liberdade, com respeito e amizade”, diz o presidente do grupo, Tonute.

Conselheiros da Casa da Agricultura participam de reunião na Regional de Desenvolvimento Rural

Corredor Caipira começa nesta sexta-feira

CULTURA Show de violeiros no Centro Cultural abre o evento; Serão três dias com atrações culturais

Grupo de Motociclistas muda de nome e agora é Moto Clube

Criado há mais de cinco anos, Moto Clube conta com cerca de 40 membros

Divulgação/ACP.Rafard

Page 5: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

05RAFARD, 01 de Julho de 2011

Os moradores que recebe-ram lotes do governo muni-cipal sob regime de conces-são na Popular, em 1996, e não construíram residências podem perder a área. A in-formação foi fornecida re-centemente pela Prefeitura ao vereador Sérgio de Jesus da Cruz Valêncio Pompeu (PTB), que, em abril, apre-sentou requerimento ao Exe-cutivo solicitando informa-ções sobre o assunto.

Por meio da lei 961/1996, 82 lotes foram cedidos a moradores, ainda na gestão do prefeito Eugenio Tonin. Em contrapartida, os dona-tários tinham um prazo de seis meses para iniciar a obra e três anos para finalizá-la. De acordo com o requeri-mento, passados 15 anos, ou seja, a partir de setembro de 2011, as escrituras seriam entregues aos moradores que

cumpriram os critérios esta-belecidos para concessão.

O problema, segundo Pompeu, é que mais de uma década se passou e, enquan-to algumas famílias sofrem por não ter um local para construir um lar, há terrenos parados na Popular. Isso o motivou a apresentar o re-querimento cobrando expli-cações. “Muitos moradores estão reclamando que há muitos lotes sem constru-ção, nos quais está crescendo mato”, diz.

Ainda de acordo com o requerimento, a Prefeitura pretende realizar um levan-tamento geral e retomar o terreno dos moradores que não construíram na área. “Aqueles que não cons-truíram perderão os terre-nos, que serão repassados a outras pessoas”, comenta Pompeu.

Com dois meses de atraso para o pagamento de dissí-dio (data base é 1º de maio), funcionários públicos deci-diram cobrar explicações do Legislativo e do Executivo. Na manhã de quarta-feira, 29, por volta das 11h, sete vereadores se reuniram com servidores da Unidade Mista de Saúde (UMS), no pátio do prédio, para debater a ques-tão. Segundo funcionários, o prefeito Márcio Minamioka (PPS) também foi convidado e era o mais aguardado pelos profissionais. No entanto, não apareceu.

Durante a conversa, nada de concreto sobre o benefício salarial, como disseram fun-cionários, foi apresentado pe-los legisladores. Mas alguns caminhos a serem seguidos foram sugeridos aos servido-

res.Presidente da Câmara,

Rodolfo Antonio Minçon (PPS), que também é fun-cionário público, indicou aos servidores que é preciso haver mais união entre eles. Dessa maneira, no enten-dimento do presidente, os funcionários ganham força em sua reivindicação. Con-tudo, para isso é necessário que “um ou dois servidores” tomem a frente da situação, como representantes da clas-se, para debater junto ao Exe-cutivo a questão.

Além de Minçon, outros dois vereadores, que inclusi-ve estavam na reunião, são funcionários públicos: Ma-ria Luiza Peressim Bernar-do (DEM) e Sérgio de Jesus da Cruz Valêncio Pompeu (PTB). No entanto, defendeu

Minçon, nenhum deles pode “tomar a frente” da discussão porque isso refletirá politica-mente.

Mas encontrar esses “dois representantes” não é tare-fa fácil. Ao menos, é o que defendeu Fernando Qualiato Moreira (PDT). “O funcioná-rio que tomar a frente da situ-ação vai sofrer perseguição”, afirmou.

Contudo, a realidade não é bem assim, ponderou Min-çon. “Eles [representantes] não vão atacar, agredir o Executivo. Não farão nada que seja passível de puni-ção”, disse, defendendo o di-álogo entre as partes para se chegar a um acordo.

O presidente ainda suge-riu a criação de uma Assem-bleia Geral dos Funcionários Públicos para ampliar o de-

bate sobre o dissídio e pro-curar uma solução. Por fim, os vereadores concordaram em procurar o prefeito para dialogar sobre o atraso, em busca de novidades. Tam-bém participaram da reu-nião: Fábio Luis Qualgliato (PDT), Armando Garcia Jú-nior (PTB) e Ilson Donizete Maia (DEM).

Procurado após a reunião, o prefeito Márcio Minamioka informou que só tomou co-nhecimento do encontro pou-co antes de seu início e por isso não pôde comparecer. A Diretora de Saúde, Bruna Vazamin Cumpri, também não sabia que o evento seria realizado. Quando ela che-gou ao local e se deparou com a reunião, se negou a falar. “Não fui chamada para participar”, disse.

Dissídio: funcionários e vereadores se reúnem para debater atraso

IMPASSE Segundo servidores, prefeito foi convidado, mas não compareceu para dar explicações

Prefeitura diz que vai retomar terrenos não utilizados na Popular

URBANIZAÇÃO Mais de 80 lotes foram cedidos a moradores, em 1996, por meio de lei municipal

Page 6: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

06 RAFARD, 01 de Julho de 2011

A morte de um gato levou moradoras a suspeitarem que animais estariam sendo enve-nenados no centro de Rafard. Viviani Bregion, residente na rua Mauricio Allain, en-controu um felino na porta de sua casa, em 31 de maio. “Era um gato siamês. Ele es-tava agonizando e espuman-do pela boca”, diz.

Na ocasião, uma vizinha contou a Viviane que dias antes dois gatos morreram da mesma maneira no quintal de sua casa. “Isso nos fez imagi-nar que os animais foram en-venenados”, revela. “Fiquei extremamente indignada, porque foi na porta da mi-nha casa. É horrível isso que aconteceu”, completa.

Segundo Viviani, no início de junho, ela ouviu comentários sobre novas mortes de gatos. A polícia

e a Vigilância Sanitária, no entanto, não foram procu-radas.

CrimeNo país, a lei 9.605/1998

prevê pena de três meses a um ano de prisão para os responsáveis pelo crime de maus tratos (bater, aban-

donar, envenenar, não ali-mentar, manter em local pe-queno e não dar assistência veterinária ao animal). Em caso de morte do bicho, a pena pode subir para um ano e quatro meses. Para denun-ciar esse tipo de crime, o cidadão pode procurar uma delegacia.

Gatos estariam sendo envenenados no centro

ANIMAIS Suspeita é de moradoras; Legislação prevê prisão de mais de um ano para esse tipo de crime

Ilustrativa

Responsável por maus tratos pode pegar até um ano e três meses de prisão

Page 7: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

07RAFARD, 01 de Julho de 2011

O valor dos pedágios fica mais caro a partir de hoje (sexta-feira, 1) no Estado de São Paulo. Para as praças da região, administradas pela concessionária Rodovias do Tietê, o reajuste é de 6,55%, tendo como critério o IPCA (Índice de Preços ao Consu-midor Amplo).

Neste ano, seguindo re-

comendação do governo es-tadual, para evitar valores “quebrados”, os preços dos pedágios serão arredondados de R$ 0,10 em R$ 0,10.

A região tem quatro pra-ças de pedágio: duas na SP 101 (Rafard e Monte Mor) e duas na SP 308 (Salto e Rio das Pedras). De acordo com a Agência Reguladora de Ser-

viços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), para carros de passeio, os novos valores nessas praças são: R$ 3,50, R$ 4,50, R$ 2,40 e R$ 3,60, respectivamente. Para motos: R$ 1,75, R$ 2,25, R$ 1,20 e R$ 1,80. Por eixo comercial: R$ 3,50, R$ 4,50, R$ 2,40 e R$ 3,60.

Pedágios ficam mais caros hojeTAXA Reajuste é de 6,55%; Cidades da região têm quatro praças de cobrança

Em cerimônia realizada na noite de terça-feira, 28, a nova diretoria do Rotary Club de Rafard tomou posse para o ano rotário 2011/2012, com Ângelo Antônio Piazen-tim na presidência, assumin-do o cargo de Sérgio Assalin.

Feliz, Piazentim disse que, com o apoio dos com-panheiros, espera dar conti-nuidade aos trabalhos já de-senvolvidos, focando áreas como a saúde e a educação. “Vamos tentar trabalhar al-guns projetos nesse sentido”, declarou.

Sonia Albieiro Assalin assumiu a vice-presidência. Antonio Pedro Ricomini e Ronald Tito Vieira do Canto ficaram como secretário e 2º secretário, respectivamente. O ex-presidente Sérgio As-salin e Mário Bragion são os novos tesoureiros. O Con-selho Fiscal ficou compos-to por: Giovane Annichino, Maria Cecília Balan Rico-mini e Geraldo Estanislau. A administração do Club fi-cou sob responsabilidade de Pedro Fontolan, enquanto o Desenvolvimento do Quadro Social com Roberta Darros, a Imagem Pública com José Carlos Daros e a Fundação Rotária com Ronald Tito

Vieira do Canto.

25 anosNesse ano, o Rotary de

Rafard completa 25 anos. Se-gundo Piazentim, a entidade está aberta para receber no-vos membros. Atualmente, o clube conta com 15 compa-nheiros. “O objetivo é che-gar a 20 até o próximo ano e acredito que vamos alcançar essa meta”, disse.

Para agosto está prevista a realização de um progra-ma de desenvolvimento do quadro social. Na ocasião, alguns cidadãos serão con-vidados a conhecer o traba-lho feito pelo Rotary e, se demonstrarem interesse, se tornarem membros.

“Temos um compromisso com a busca pela paz mun-dial. E isso corresponde a nossa paz interior. Trabalha-mos para tentar minimizar problemas sociais com proje-tos desenvolvidos na comu-nidade”, conta ele, baseando--se na lógica do quanto mais, melhor.

HonrariasA noite também foi mar-

cada pela entrega do Título Paul Harris aos companhei-ros José Carlos Darros, Pedro

Riccomini e Geraldo Estanis-lau.

O título “Companheiro Paul Harris” é o nome que leva o certificado de reco-nhecimento outorgado pela Fundação Rotária, para qual-quer pessoa, pela doação ex-pontânea da importância de US$ l.000,00 dólares, com a finalidade de contribuir para os fundos da Fundação Rotá-ria, com que são desenvolvi-dos seus diversos programas humanitários. O nome é uma homenagem ao fundador da organização.

Costuma-se dizer, que cada doador de um título “Companheiro Paul Harris”,

é responsável pela libertação do perigo da poliomielite, de cerca de 2000 mil crianças em qualquer parte do mundo. São as vacinas que se podem adquirir com esta doação. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é um dos maiores programas lide-rado pelo Rotary Internatio-nal. Desta forma, significam muito as doações feitas, pois dão ao Rotary a condição de implementar este e muitos outros programas de eleva-do cunho humanistico e de solidariedade em favor de irmãos desconhecidos e que

de outra forma não teriam como receber alguma ajuda no abandono e esquecimento em que se encontram.

Bom trabalhoSérgio Assalin demons-

trou satisfação com o tra-balho desempenhado em sua gestão (2010/2011). De acordo com ele, “todos os objetivos traçados para o período foram alcançados”. Ele destacou a entrega de quatro títulos Paul Harris (dinheiro arrecadado é re-vertido à Fundação Rotária para projetos humanitários), a aquisição de cadeiras de

rodas, a realização da Festa da Criança e várias doações à comunidade.

“Dentro do nosso lema ro-tário desse ano [2010/2011] que é ‘fortalecer comunida-des e unir continentes’, acre-dito que, com nosso trabalho, conseguimos fortalecer mui-to a comunidade de Rafard”, avaliou.

Assalin também destacou que “ser rotariano não é ter status, mas ter braço para tra-balhar”. “Não falamos nada e não mostramos nada do que fazemos. Realizamos nosso trabalho sem esperar nada em troca”, concluiu.

Novos diretores tomam posse no Rotary25 ANOS Presidente para a gestão 2011/2012, Ângelo Piazentim planeja aumentar número de companheiros de 15 para 20

Sérgio Assalin repassa presidência do Rotary a Ângelo Piazentin

Rotarianos recebem título “Companheiro Paul Harris” em noite festiva de posse

Túlio Darros

Ângela Piazentin recebe homenagem de Sônia Assalin, esposa do ex-presidente

Túlio Darros

Túlio Darros

Page 8: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

08 REGIONAL, 01 de Julho de 2011

www.cativacomunicacao.com.br

Page 9: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

Pág. 09 - 01 de Julho de 2011

MICROSALPRODUTOS QUÍMICOS

Contribuindo Com oesporte em rafard e região

Rod. Campinas - Tietê, Km 44,5 - CAPIVARI

PABX (19) 3492-8000

Com a 34ª edição da Ex-posição Nacional de Orquí-deas de Capivari, a Prefeitura abre, nesta sexta-feira, 1, a programação oficial da co-memoração ao aniversário de 179 anos da cidade, celebra-do no próximo dia 10. São mais de 30 eventos que se es-tendem até o dia 31 de julho e mesclam desde exposições de arte a apresentações da Esquadrilha da Fumaça e ae-romodelos, Feira da Cachaça de Alambique a lançamento de livro, Sessão Solene para entrega de honrarias a En-contro de Jipeiros, apresen-tações musicais e teatrais a culto evangélico, contação de histórias a concurso de beleza.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Rogério Antônio Alves, a diversida-de dos eventos foi uma das preocupações na elaboração da programação. “Temos eventos voltados às crianças, jovens e adultos, com peças teatrais, shows musicais, ex-posições e diversos eventos voltados para toda a família”, diz ele, garantindo que a lis-ta de eventos está à altura da grandeza da data.

O valor que será gasto durante a comemoração ain-da não foi definido. “Ainda não é possível citar um va-lor exato, pois existem con-tratações em fase final, mas cabe ressaltar que grandes

atrações, como a Esquadri-lha da Fumaça, a Orquestra Paulista de Viola Caipira, a Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí e a Big Band se apresentarão sem custo de cachê, apenas com custos de transporte e alimentação. A Prefeitura está se esforçando para tra-zer eventos de qualidade, que agradem a população e que promovam menores gastos aos cofres públicos”, explica.

Confiante com o sucesso dos eventos, Alves diz ter certeza que a população irá gostar do que está sendo pre-parado. “Aproveito para con-vidar todos a participarem dos eventos”, diz.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (1)Abertura da 34º Exposi-

ção Nacional de Orquídeas de Capivari, com apresenta-ção da Corporação Musical Euclydes Colaneri, na praça central, às 19h30.

Homenagem ao Artista (Show de MPB), na Casa da Cultura, às 20h30.

Sábado (2)Abertura da exposição

Nossa Arte 2011 - Telas e Esculturas, às 15h, no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Cesário Motta Júnior. Evento vai até 31 de julho.

Peça teatral Vereda da Salvação(Companhiade Te-

atro do Conservatório de Tatuí), às 20h30, na Casa da Cultura. A entrada é gratuita.

34º Exposição Nacional de Orquídeas de Capivari, na praça central, das 9h às 22h.

Domingo (3)34º Exposição Nacional

de Orquídeas de Capivari (encerramento e premiação dos expositores), na praça central, das 9 às 18h.

Segunda-feira (4)Formatura de alunos dos

cursos de informática do Capivari Digital, na Casa da Cultura, às 19h30.

Quarta-feira (6)Programa Férias na Bi-

blioteca - Contação de Histó-rias, na Biblioteca Municipal João Batista Prata, às 15h.

Quinta-feira (7)Sessão Solene com en-

trega de Títulos de: Cidadão Capivariano, Cidadão Bene-mérito e Cidadão Exemplar, no Capivari Clube, às 20h.

Sexta-feira (8)Miss Capivari 2011, na

Casa da Cultura, às 20h. In-gressos vendidos a R$ 8,00.

Sábado (9)Alvorada Festiva, com

apresentação da Bamados (Banda Marcial Municipal Prof. Dirceu Ortolani Stein) e homenagens a personalida-des da cidade, às 7h, na praça central.

Evento Cívico Revolução Constitucionalista de 1932, com apresentação Tiro de

Guerra, na praça central, às 8h.Abertura do VII Encontro

de Carros Antigos e II En-contro de Motos Antigas de Capivari, na praça central, às 9h.

Shows com Dif, Ghamy, The Noite e Velha Estação, a partir das 12h, na praça cen-tral.

Teatro Labirinto das Sen-sações - Prevenção DTS/AIDS, na praça central, às 16h.

Missa em Ação de Graças pelos 179 anos de Capivari, na igreja São João Batista, às 19h.

Orquestra Paulistana de Viola Caipira, na praça cen-tral, às 20h.

Show com Banda ReadyTed’s (Rock anos 60 e 70), na praça central, às 22h.

Domingo (10)VII Encontro de Carros

Antigos e II Encontro de Mo-tos Antigas de Capivari, na praça central, às 9h.

Show com a banda Máfia Jazz, apresentações de Wee-ling (manobras radicais com moto) e performances de ji-peiros, a partir das 11h, na praça central.

Demonstração de aero-modelismo, no portal de en-trada de Capivari, às 15h.

Apresentação da Esqua-drilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), às 16h, no portal de entrada de Capivari.

Segunda-feira (11)Cerimônia de posse dos

novos conselheiros tutelares, na Casa da Cultura, às 20h.

Quarta-feira (13)Programa Férias na Bi-

blioteca - Contação de His-tórias, às 15h, na Biblioteca Municipal João Batista Prata.

Sábado (16)Lançamento do livro ‘A

Beleza da Arte - Artigos e Crônicas de Homero Dan-tas’ (Eduardo Maluf), de J.R. Guedes de Oliveira, na Casa da Cultura às 15h.

Culto Evangélico (aber-to à participação de todas as igrejas evangélicas de Ca-pivari), na praça central, às 20h.

Domingo (17)3º Encontro de Jipeiros

Capivari Off Road, concen-tração, na praça central, às 8h. Encerramento no pátio do Auto Posto Formigão, às 14h.

Show das bandas BND 115 e Porão 365, na praça central, a partir das 14h.

Quarta-feira (20)Programa Férias na Bi-

blioteca - Contação de Histó-rias, na Biblioteca Municipal João Batista Prata, às 15h.

Sábado (23)Show de MPB com Jor-

dana (ex-caloura do progra-ma Raul Gil), na Casa da Cultura, às 20h. A entrada é gratuita.

Quarta-feira (27)

Programa Férias na Bi-blioteca - Contação de Histó-rias, na Biblioteca Municipal João Batista Prata, às 15h.

Quinta-feira (28)I Feira da Cachaça de

Alambique de Capivari, no pátio da igreja Santa Cruz, às 20h.

Sexta-feira (29)I Feira da Cachaça de

Alambique de Capivari, no pátio da igreja Santa Cruz, às 20h.

Apresentação do grupo Big Band (Conservatório de Tatuí), às 20h30, no pátio da igreja Santa Cruz.

Sábado (30)Inauguração do Posto de

Saúde do Jardim Santa Rita de Cássia, na SP 101 (acesso a Elias Fausto), às 10h.

Peça teatral Rosa Cabriú-na (Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí), na Casa da Cultura, às 20h30. A entrada é gratuita.

I Feira da Cachaça de Alambique de Capivari, no pátio da igreja Santa Cruz, às 20h.

Domingo (31)Encerramento da exposi-

ção Nossa Arte 2011 - Telas e Esculturas, das 10 às 16h, no Museu Histórico e Peda-gógico Dr. Cesário Motta Júnior.

Encerramento da I Feira da Cachaça de Alambique de Capivari, às 20h, no pátio da igreja Santa Cruz.

O prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) se reuniu na quarta-feira, 22, na Casa da Cultura, com funcionários públicos que participaram de greve, em 2005, para forma-lizar a anistia de faltas aos servidores que aderiram ao movimento.

No início de junho, os vereadores aprovaram por unanimidade projeto de lei do Executivo concedendo a anistia aos funcionários. Em 2005, o movimento dos gre-vistas, que reivindicava me-lhorias nas condições de tra-balho, foi considerado ilegal pela Prefeitura. Por conta da paralisação, as faltas foram classificadas como injusti-ficadas e por isso os funcio-nários perderam direito às licenças prêmio (remunera-ções de três meses concedi-das a cada cinco anos de ser-viços públicos prestados sem

faltas injustificadas) e outros benefícios.

No mês de abril, a Co-missão de Negociação Sin-dical do governo municipal recebeu e acolheu as soli-citações do Sindicato do Servidores Municipais para anistiar as faltas destes ser-vidores, garantindo assim os benefícios perdidos na época. “Estudamos o caso e entendemos que a greve não foi ilegal. Por isso trabalha-mos neste projeto de lei”, explica Campaci.

Conforme artigos do pro-jeto de lei, os servidores não serão ressarcidos pelos va-lores referentes aos dias não trabalhados durante a greve, no entanto, os mesmos terão o direito retroativo a licenças prêmio perdidas.

“Anistiar estas faltas foi mais um compromisso as-sumido junto aos servidores

municipais que temos a cer-teza que será cumprido. Para nós, é uma grande alegria poder regularizar esta situa-ção”, diz Campaci.

O Sindicatos dos Servido-res Municipais foi represen-tado pela residente Sandra Cristina dos Santos Rosa, pelo secretário Valter Mazini Janotta e pelo diretor Renato Aparecido de Toledo. “Só te-mos a agradecer ao Prefeito Campaci e à Administração Municipal pela atenção pres-tada aos servidores neste e em outros assuntos. Muito obrigada!”, disse Sandra.

No evento, os servidores municipais preencheram re-querimentos individuais so-licitando o direito à licença prêmio perdida na época. Es-tes requerimentos serão reu-nidos e protocolados na Pre-feitura por meio do Sindicato dos Servidores Municipais.

Programação em comemoração aos 179 anos de Capivari começa nesta sexta-feira

ANIVERSÁRIO Exposição de Orquídeas dá início à comemoração da data; Veja todas as atrações

Campaci se reúne com funcionários públicos para formalizar anistia a grevistas por faltas

GREVE Paralisação dos servidores ocorreu em 2005; Na época, atitude foi considerada ilegal pelo Executivo

Um acidente entre dois carros deixou três pessoas fe-ridas, uma em estado grave. A colisão aconteceu por volta das 6h30 de sexta-feira, 24, na estrada que liga Capivari a Mombuca, em trecho próxi-mo ao Conjunto Habitacional Santa Tereza D’Ávilla.

De acordo com a polícia, os veículos, um Escort 1996, prata, placas CDJ 2701 de

Capivari, e um Del Rey 1984, cinza, 1984, placas BHH 3850 de Porto Feliz, bateram de frente. J.G.S. (48), moto-rista do Del Rey, ficou ferido em estado grave. Os outros dois envolvidos, D.J.T. (24) e A.G.S. (46) também fica-ram feridos e foram levados pelo Corpo de Bombeiros ao Pronto Socorro de Capivari. Os três, no entanto, já rece-

beram alta médica.Após consulta, os poli-

ciais constataram que J.G.S., que dirigia o Del Rey, não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O ve-ículo também estava com a documentação atrasada desde 2009. Os dois carros foram recolhidos e levados ao pátio de uma empresa de guinchos.

Três ficam feridos em acidente na estrada entre Capivari e Mombuca

A pedido do presidente Vitor Hugo Riccomini (PTB), a votação de dois projetos de lei – 2/2011, que restringe o uso de aparelhos celulares e similares em agências ban-cárias; e 54/2009, que prevê instalação de urnas em es-tabelecimentos comerciais para receber cupons de Nota Fiscal Paulista (NFP) a enti-dades do terceiro setor - foi adiada por duas e três sessões ordinárias, respectivamente. Em ambos os casos, os PLs terão de passar por altera-ções. Daí o adiamento, por unanimidade, na sessão de segunda-feira, 27.

Segundo Jorge José Elias (PMDB), autor do projeto

54/2009, ao lado de Ric-comini, a proposta está em “confronto com a legislação estadual”. Para adequação, um PL substitutivo será ela-borado e volta à Ordem do Dia na sessão de 18 de julho.

Na semana passada, du-rante sessão do dia 20, o presidente da Câmara pediu vista do projeto 2/2011 e da emenda modificativa do texto original da proposta, ambos de autoria de Nelson de Sou-za Soares (PR). Como o PL gerou algumas dúvidas entre os vereadores, a votação foi adiada por uma semana para que os legisladores pudessem debater a restrição ao uso dos celulares, rádios amadores e

similares nos bancos. “Em conversas com o au-

tor do projeto, no início des-ta tarde [segunda-feira, 27], surgiram algumas alterações que deixaram o projeto me-lhor adequado à realidade do município”, disse Riccomini, justificando o requerimento de adiamento de votação. Com isso, os vereadores decidem o futuro dos celulares e congê-neres em agências bancárias na sessão de 25 de julho.

Essa é a terceira vez que a votação do projeto é adiada. Em 30 de maio, o PL estava na Ordem do Dia da sessão, mas Soares solicitou o adia-mento da decisão dos verea-dores por três semanas.

Votação de dois PLs é adiadaLEGISLATIVO Propostas são sobre restrição ao uso de celulares em bancos e repasse de NFP a entidades municipais

A partir de segunda-feira, 4, os motoristas vão ter uma nova opção para comprar créditos de estacionamento da Zona Azul: o sistema di-gital. Atualmente apenas car-tões (espécie de raspadinha) são vendidos.

Como funcionaPara utilizar o sistema di-

gital, o usuário, ao estacionar o seu veículo, deverá dirigir--se a um estabelecimento co-mercial credenciado e com-

prar o valor desejado. Após a compra o veículo fica habi-litado instantaneamente para estacionar nas áreas da Zona Azul.

Para a fiscalização, o mo-nitor da Zona Azul consulta-rá a placa do carro pelo com-putador de mão. Se o veículo não estiver regularizado o monitor poderá verificar ime-diatamente.

Com este novo sistema, o usuário tem a vantagem de não precisar raspar os cartões

e retornar ao veículo para co-locar o comprovante sobre o painel do automóvel, pois o veículo fica habilitado auto-maticamente.

De acordo com a Prefeitu-ra, o usuário pode comprar a quantidade de crédito que de-sejar e, caso não utilize todo o crédito, ele poderá ser bloque-ado via telefone pelo número (19) 3492-2803 ou via SMS, para uma futura utilização. Para mais informações aces-se: www.capivari.sp.gov.br.

Zona Azul: sistema digital de venda de créditos começa a funcionar na segunda-feira

Page 10: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

10 CAPIVARI, 01 de Julho de 2011

Page 11: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

11CAPIVARI, 01 de Julho de 2011

Na manhã de sábado, 2, dia em que é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro, o Corpo de Bombeiros de Capivari promove, na pra-ça central, uma exposição de materiais e equipamentos utilizados por seus profissio-nais rotineiramente em suas atividades.

Desde 1954 a data é co-memorada no Brasil. Em Capivari, no entanto, o dia só pôde começar a ser fes-tejado efetivamente a partir de 2005. Na realidade, o 16º Grupamento de Bombeiros – Base Capivari, foi instalado no município em 2004, mas em 8 de outubro, três meses depois do Dia Nacional do Bombeiro.

Além de Capivari, Ra-fard, Mombuca e Elias Faus-to são atendidas pela cor-poração, que atua com três prontidões, identificadas por: “amarela”, “verde” e “azul”. Cada grupo é composto por seis bombeiros (cinco mili-tares e um municipal), tota-lizando 18 profissionais. Há ainda o comandante da Base, subtenente Vaz, aumentando o número para 19 bombeiros.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bom-beiros no país remontam ao ano de 1856. Na época, o imperador Dom Pedro II as-

sinou decreto criando uma corporação para combater incêndios.

Passados 155 anos, não foi só o número de bases do Corpo de Bombeiros que cresceu, mas também sua área de atuação. Hoje eles atuam, além do combate a in-cêndios, em resgates em aci-dentes, colisão de veículos e atropelamentos, promovem palestras, fazem vistorias de obras, analisam a segurança de projetos, auxiliam na cap-tura de animais e em buscas e salvamentos em rios e matas.

Segundo números do Cor-po de Bombeiros do Estado, a corporação tem de 94% a 95% de aprovação entre a po-pulação paulista. E a tendên-cia, como revela o 2º sargen-to Antonio Rivaldo da Silva (44), comandante da pron-tidão amarela, é melhorar o atendimento aos cidadãos e as condições de trabalho dos profissionais cada vez mais, já que o Corpo de Bombei-ros trabalha com um plane-jamento estratégico (iniciado em 2010) com metas a serem cumpridas até 2015.

DificuldadesUma das principais di-

ficuldades enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros na re-gião é a ocorrência de trotes.

“Falta conscientização”, diz Rivaldo. Segundo ele, uma maneira de contornar essa situação tem sido posta em prática por meio do progra-ma Bombeiros nas Escolas. Durante as atividades nas unidades de ensino, além da conscientização dos jovens, são trabalhados temas como combate a incêndios e pri-meiros socorros.

OcorrênciasSegundo o sargento, 70%

dos atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros na região são em resgates de acidentes de trânsito, princi-palmente envolvendo motos, e apenas 10% em incêndios. Os 20% restantes são dividi-dos entre salvamentos (como de animais) e atividades ao público (como palestras e

vistorias).

CredibilidadeO Corpo de Bombeiros

é uma das instituições mais respeitadas no país e, por vezes, seus profissionais são rotulados como heróis. Isso se deve, explica Rivaldo, a característica do trabalho desempenhado pelos solda-dos, muitas vezes salvando pessoas de situações de risco. “Somos profissionais treina-dos e capacitados para exe-cutar missões. A população, em um termo carinhoso, nos chama de heróis, mas não nos consideramos heróis. É uma satisfação pessoal aju-dar as pessoas. Amar e servir ao próximo é uma filosofia de todos nós da corporação. Ajudar está no DNA do bom-beiro”, conta.

A Guarda Civil Municipal deu início a um projeto es-pecial de patrulhamento nos bairros, com o objetivo de aumentar a segurança entre os moradores de Capivari. Além do patrulhamento regular já realizado em todo o municí-pio em apoio às Polícias Civil e Militar, a Guarda inicia ago-ra o Patrulhamento Programa-do, um serviço de inteligência e troca de informações desen-volvido para atender às neces-sidades pré-definidas pelos próprios moradores.

Este projeto prevê pa-trulhamentos realizados por meio de saturações com pelo menos duas viaturas em ron-da conjunta, além de estacio-namentos estratégicos das viaturas em locais definidos e por tempo determinado. Os horários e rotas das ope-

rações foram propostos pelas comunidades dos bairros ao Comando da Guarda Civil.

Segundo informações do Coordenador Operacional da Guarda Civil, Aldrumont Ferraz, o objetivo é diminuir as incidências criminais e a desordem nos bairros em horários de maior ocorrên-cia, conforme o apontamento dos moradores. “Com esta inovação minimizaremos as ocorrências agindo de forma preventiva em prol das ne-cessidades sociais por meio da troca de informações e ações definidas estrategica-mente entre os órgãos e os conselhos comunitários de segurança”, enfatizou.

O prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) afirmou que a participação dos Con-selhos Comunitários de Se-

gurança, já criados pelo Con-selho Integrado de Segurança Pública de Capivari (Cispc), foi fundamental para que as estratégias deste projeto fos-sem traçadas. “Este trabalho será realizado sem prejuízo em relação aos demais traba-lhos realizados pela Guarda e foi iniciado pelos bairros Bosque dos Pinheiros, Jar-dim do Bosque, São Pedro, Ribeirão, Santa Rosa, Porto Alegre, Moreto, Engenho Velho, Santa Teresa D´Ávila, Santo Antônio, Vila Fátima, Nova Aparecida, Cancian e outros”, diz Campaci.

Bicicletas apreendidas são doadas à Santa Casa

A Guarda Civil doou 12 bicicletas para a Santa Casa na última semana. A doação cumpre a lei de apreensão

3168/06, regulamentada pelo decreto 4777/06.

Segundo a Prefeitura, as bicicletas foram apreendidas pela Guarda por motivos de infração de trânsito de seus antigos proprietários que, conforme a lei, deveriam efe-tuar o pagamento da multa e a retirada das mesmas em até 90 dias. Como isso não foi feito, as bicicletas foram repassadas ao hospital, que poderá leiloá-las.

A entrega das bicicletas foi feita pela comandante da Guarda Civil, Neusa Vila-res, ao gerente da entidade, Celso Madiche. “Esperamos que estas bicicletas, que es-tão em bom estado, possam ser revertidas em benefício da entidade, seja por meio da venda direta ou por leilão”, disse Neusa.

Dia do Bombeiro será comemorado com exposição de materiais

ESPECIAL Data é comemorada no sábado; Inaugurada em 2004, base de Capivari atende quatro cidades

(Da esq. para dir.) Bombeiro municipal Geraldo, subtenente Vaz, sargento Domingues, cabo Júlio, sargento Rivaldo, cabo Mateus e soldado Silvio

demonstram orgulho em fazer parte de uma instituição com 95% de aprovação da população

GM Medida prevê patrulhamentos e fiscalizações em pontos e horários indicados pelos próprios moradores

Por mais segurança, Guarda Civil inicia Patrulhamento Programado

Em comemoração ao 179º aniversário de emancipação político-administrativa de Capivari (10 de julho), a Câ-mara realiza na quinta-feira, dia 7 de julho, sessão solene para entrega dos títulos de “Cidadão Capivariano”, “Ci-dadão Benemérito” e “Ci-dadão Exemplar”. O evento será na sede social do Capi-vari Clube, às 20h, com en-trada restrita mediante apre-sentação de convite.

Em 2011, o vice-presi-dente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Giovanni Gardin, natural da Itália, receberá, por indicação do primeiro secretário, o vereador Valdir Antonio Vitorino (Valdir da Farmácia - PDT), o título de

“Cidadão Capivariano”. “O senhor Giovanni é uma das unanimidades da cidade em relação ao reconhecimento do belo trabalho prestado. Inúmeras pessoas me agrade-ceram por essa homenagem, e estou muito grato por tudo isso”, revela o pedetista.

A indicação do vice-pre-sidente, Nelson de Sousa So-ares (PR), é para que o pastor da igreja evangélica Assem-bléia de Deus de Capivari, Israel de Lima, receba o tí-tulo de “Cidadão Exemplar”. Para o vereador, o ministro religioso “é uma pessoa es-colhida por Deus e preparada para atender o próximo”. Re-centemente, o pastor recebeu homenagem do Legislativo pelo centenário das igrejas

evangélicas Assembléia de Deus no Brasil.

Pelos serviços prestados à frente do Lar dos Velhinhos, desde 2003, Marcos Canobre foi o escolhido do presidente da Câmara, Vitor Hugo Ric-comini (PTB), para receber o título de “Cidadão Benemé-rito” neste ano. Como jus-tificativa, o líder da Câmara ressalta os desafios encontra-dos pela entidade ao longo dos anos e a forma com que Canobre, junto aos demais membros da diretoria, soube-

ram enfrentá-los. “É brilhan-te o trabalho prestado e com certeza é um cidadão que nos orgulha muito”, acrescenta.

A sessão solene, com en-trega de títulos, é realizada há anos e já virou tradição, inclusive fazendo parte do calendário de festividades do aniversário da cidade. O objetivo é premiar pesso-as que prestam importantes serviços na comunidade e, todo ano, os vereadores têm a oportunidade de indicar nomes.

Câmara entrega honrarias em sessão solene na próxima semana

SOLENIDADE Evento está marcado para quinta-feira; Títulos de “Cidadão Capivariano”, “Cidadão Benemérito” e “Cidadão Exemplar” serão entregues

Wesllei Peressin

Divulgação

Page 12: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

12 CAPIVARI, 01 de Julho de 2011

Drogaria Nova União

Convênio com Aferc, Cosan, Branyl, Rigitec,

Rafitos, Parcan, Trancian, Microsal

Rua Maurício Allain, 147Rafard - F.: 3496-2786

Ótica XVUm carinho especial

a seus olhos

Rua XV de Novembro, 784

Fone/Fax: (19) 3491-4451

“O mundo maravilhoso das malhas”

R. Regente Feijó, 902 - Capivari 3491.1246

Confecções soreli Ltda-me

R. Maurício Allain, 119Fone: (19) 3496-1187

Panificadora Pantojo

O melhor pão da cidade.Aceitamos encomendas de

pão, bolos, doces e salgados.

Casa de Carnes

RAIAR. João Vaz, 653 - RaiaCentro - Capivari-SP

Tel.: (19) 3492-1322

ZEZINHOZEZINHOt i J o L o s

Av. José Annicchino, 37Centro - CAPIVARI/SP

3491-2965 / 3491-6271Telefones: (19)

r. fernando de barrosraia - Capivari-sp

f.: 3491-7085

Locação DVD, VHS e GAMES

Rua Saldanha Marinho, nº 136 - CAPIVARI - SP

Pizzas • Carnes • PorçõesFone: (19) 3491-1734

escritório Contábil real

VADINHO ASSESSORIA

Abertura de firmasFiscal - Contábil

R. Bento Dias, 694 - CentroFone: (19) 3491-2440

eLetriCistaResidencial e Industrial

Valdir Quagliato

Rua Paul Madon, 488RAFARD

TEL. 3496-1242Cel.: 9143-0072

3496-1247TOLDOS - CORTINAS - COBERTURAS

POLICARBONATO E POLI-LIGHT

Roberto Andreotti

R. Mal. Deodoro, 56 - RAFARD

R. Cons. Gavião Peixoto, 617 - RAFARDFone: (19) 3496-1691

Pães - Doces - BolosSorvetes - Café Espresso

Teo Modas

R. Maurício Allain, 142Centro - Rafard-SP

fone: 3496-2423

Calçados e Roupas masculina, feminina

e infantil

Agro Comercial e Papelaria

GLOBAL

R. Maurício Allain, 130 - Rafardfone: (19) 3496-1235

Toda linha de materiais p/ escritório e escolar. Pintos, rações, materiais p/ pesca, ferramentas

e produtos veterinários

ENTREGA À DOMICÍLIO

Funerária ConselvanPlano de Assistência

Familiar

CAPIVARI - R. Padre Fabiano, 611Fones: (19) 3491-1033 / 3491-3511

RAFARD - IV Centenário, 199Centro - Fone: (19) 3496-2697

MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO

Fone: (19) 3491-1919Fax: (19) 3491-3853

Al. Faustina Franchi Annicchino, 755 - Capivari-SP

NARCÓTICOSANÔNIMOSNós podemos ajudar

reuniões: terças e sextas

às 20hR. Soares Hungria, 164 - Rafard

Considerando grande o fluxo de veículos na avenida José Anni-chino, o vereador Valdir Antonio Vitorino (Valdir da Farmácia - PDT) apresentou indicação à Pre-feitura, durante sessão ordinária realizada na segunda-feira, 6, para que haja diminuição nesse núme-ro tornando a via mão única de direção (sentido centro – bairro).

Para isso, o parlamentar su-gere que seja criada outra via de acesso, por meio de interligação entre as ruas Santa Catarina, Na-tale Dal Fabbro, Antonio Miori, Antonio Bocchio e Ismael Bueno de Oliveira. Assim, os motoristas que trafegam pelos bairros pró-ximos e até mesmo por Rafard poderão entrar à direita, depois da ponte da avenida José Annic-chino, e sair próximo à rotatória do Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pelegrini, o “Ronaldão”.

Segundo Valdir da Farmácia, esta é uma medida importante para a redução do fluxo de veícu-los, principalmente nos horários de pico. “Moro próximo da José Annicchino e sei como está difícil o trânsito por lá. É uma boa saída e espero que a Prefeitura aceite minha indicação, pois quem ga-nhará com isso serão os capiva-rianos”, declara.

Redutores de velocidadeAinda na segunda-feira, tam-

bém por meio de indicação, o vereador Mateus Scarso (PMDB)

pediu que a Prefeitura providen-cie a colocação de redutores de velocidade (tachão ou lombada) nas ruas do bairro Jardim Elisa.

Como justificativa, o líder de Governo afirma que a medida é necessária, e em caráter de urgên-cia, para que acidentes de trânsito sejam evitados, já que é comum motoristas trafegarem no local em alta velocidade e o fluxo de pes-soas, principalmente de crianças, é grande.

“Recebi o pedido de inúmeros moradores do Jardim Elisa que temem o pior. Sempre que passo pelo bairro percebo este problema e espero que a Prefeitura, assim como faz na maioria das vezes, atenda o pedido da população, para que vidas não sejam ceifa-das”, defende Scarso.

Nelson Soares visita Iprem e conhece novidades sobre apo-sentadoria

Na tarde da última terça-feira, 28, o vice-presidente da Câmara, Nelson de Sousa Soares (PR), esteve na sede Instituto de Pre-vidência Municipal (Iprem) em reunião com a presidente Maria Aparecida do Carmo Leite e com o diretor financeiro Ugo Francis-co Schiavon de Mello.

O objetivo do vereador foi o de averiguar os novos procedi-mentos adotados pelo Instituto, inclusive as regras existentes que avaliam as propostas de aposenta-

doria. “Fui procurado por alguns funcionários que reclamaram que o Iprem se negou em fazer a si-mulação. Entrei em contato com a Maria e fui convidado a conhecer e entender o trabalho realizado”, explica.

Segundo a presidente, muitos servidores a procuram para fazer a simulação, entretanto não pos-suem os requisitos básicos para receber o benefício da aposenta-doria, como a idade, por exemplo. “São muitas regras, nove formas para se aposentar, o processo é um tanto quanto trabalhoso e, por isso, solicitamos que as pessoas que nos procuram estejam ade-quadas aos padrões. Há funcio-nários com apenas três anos de Prefeitura que pedem para saber de cálculos de aposentadoria”, re-vela Maria.

As simulações estão interrom-pidas, por enquanto, pois um novo sistema está para ser implantado já em agosto. Para isso, Maria e Ugo vão passar por treinamen-to em Brasília. “Prontifico-me a realizar as simulações de todas as pessoas que estiverem dentro das regras. E convido os servido-res que preenchem os requisitos para se aposentar que procurem o Iprem para saber, inclusive, as documentações necessárias para dar entrada ao benefício”, ressalta a presidente.

Para esclarecer dúvidas dos servidores, o Iprem lançará em breve uma cartilha explicativa e colocará no ar um site próprio, com informações do Instituto e espaço para consulta individual dos funcionários, em que estarão disponíveis holerites, informes de rendimentos e dados sobre re-cadastramento, além das próprias simulações.

Com as apresentações, Soa-res ficou contente com o servi-ço realizado e, para facilitar aos funcionários, pretende apresen-tar indicação ao Executivo para que sejam liberadas palestras do Iprem nos setores da Prefeitura. “Com a permissão do presidente [Vitor Hugo Riccomini], estarei convidando em breve a Maria para fazer apresentação também na Câmara.”

O presidente da Câma-ra, Vitor Hugo Riccomini (PTB), esteve na manhã da última quarta-feira, 29, na Escola Municipal “Augus-to Castanho” e apresentou o projeto “Câmara nas Esco-las” a treze salas de 7as e 8as séries. Ele esteve acompa-nhado do chefe de gabinete, Ricardo Cruzatto, e da fun-cionária Adriana Panza.

Com isso, a primeira eta-pa do projeto neste ano foi

finalizada e, nesse período, foram distribuídos aproxima-damente 3.000 exemplares dos almanaques “O Papel do Vereador”, que, como o nome já diz, explica a função dos parlamentares por meio de história em quadrinhos. O objetivo do “Câmara nas Es-colas” é diminuir o analfabe-tismo político.

Segundo o Legislativo, a segunda etapa do projeto retorna após as férias e as

apresentações serão dire-cionadas aos alunos de 4as e 5as séries. “Estou muito satisfeito com a repercussão do primeiro ciclo. É muito bom poder contribuir com o conhecimento, principal-mente o político, que hoje é tão deficiente no nosso país. Para o próximo semestre, o desafio será ainda maior, mas tenho a certeza que também obteremos sucesso”, avalia Riccomini.

Legislativo conclui primeira etapa do “Câmara nas Escolas”

Valdir da Farmácia sugere mudança de sentido na avenida José Annicchino

Page 13: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

Pág. 13 - 01 de Julho de 2011

Começou na quarta--feira, 29, a Festa de São Pedro 2011. A procissão, seguida de missa solene, ocorreu na igreja Matriz com a participação de de-zenas de fiéis. A festa se-gue neste fim de semana e no próximo, com progra-mação festiva e religiosa.

Nos sábados as missas serão às 19h e nos domin-gos às 9h, todas celebra-das na Matriz pelo pároco Eduardo Sesso. Serão ser-

vidos jantar e almoço no salão de festas. O Leilão de Gados ocorre no dia 10 de julho (domingo), a par-tir das 11h.

Nos sábados de festa haverá shows sertanejos e bandas convidadas. Ama-nhã haverá show católico e logo em seguida a Banda Velha Estação e a cantora Elis Justine irão se apre-sentar. No dia 9 de julho é a vez de Éder de Luca e Banda.

Seguros para automóveis, residências, máquinas agrícolas, vida, empresarial

SEGURADORAS: ITAÚ, PORTO SEGURO, MARÍTIMA E VERA CRUZ

Rafard Corretora de Seguros

Fone: (19) 3496-1226R. Maurício Allain, 328 - Centro - Rafard/SP

MONTEIRO e SILVA

ADVOGADOS

R. IV Centenário, nº 199 - Centro - RAFARD/SP

Fone: (19) 3496-2316 ou 3496-1109

Escritório Independência

R. Maurício Allain, 270Centro - RAFARD/SP

Contabilidade em geral, imposto de renda pessoa física, contratos e outros.

Fone: (19) 3496-1345 3496-2090

Festa de São Pedro é atração neste fim

de semana

Está marcada para a próxima quinta-feira (7), a partir das 13h, no Centro de Lazer, a Conferência Municipal de Serviço So-cial de Mombuca.

O evento será realiza-do com a participação dos beneficiados pelos progra-

mas sociais, representantes da sociedade civil e do Po-der Público.

A Conferência é aberta ao público e todos podem participar. No encontro serão discutidos temas de interesse da comunidade e haverá também a palestra

com a Dra. Ada Bragion Camolesi.

Entre os participantes da Conferência serão elei-tos dois delegados que irão representar Mombuca na VIII Conferência Estadual de Assistência Social, pro-gramada para os dias 5,6 e

7 de outubro.O Serviço Social de

Mombuca reforça a im-portância da participação da comunidade na Confe-rência, pois no encontro serão discutidas propostas de melhorias para os traba-lhos na cidade.

Serviço Social realiza Conferência MunicipalMissa na Igreja São Pedro abriu programação religiosa da festa

Divu

lgaç

çao/

ACP.

Mom

buca

Page 14: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

14 REGIONAL, 01 de Julho de 2011

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda--me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz). t.r.d.s.

oraÇão ao poderoso santo eXpedito

IMÓVEISSALÃO COMERCIALalugo, na rua XV de Novembro,

338. Excelente p/ loja. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

TEMPRA 95vendo, série ouro, preto, motor

0Km. R$ 13 mil. Fone: 3491-0504.INDETERMINADO

ALUGO CHÁCARApara festas, eventos ou finais de semana, salão de festas, sala de jogos, piscina, churrasqueira etc, excelente localização. Tratar pelo

fone: 9692-4447.INDETERMINADO

EMPREGOS

MENOR APRENDIZa auto ViaÇão m. m. souZa

turismo Ltda., comunica que está contratando menores aprendizes (de

16 à 24 anos), desde que preenchidos os seguintes requisitos: a) Ser

por nós matriculado e cursar, na área administrativa, junto ao SEST SENAT (Serviço de Aprendizagem

de Transporte Piracicaba), localizado à Rua Rossini Pinto, nº 200, Bairro Jardim Panorama, no Município de

Piracicaba, Estado de São Paulo, CEP 13.420-784; b) a carga horária diária será de 06 (seis) horas de trabalho

e, o salário mensal será salário mínimo. Aqueles que preencherem os

requisitos acima deverão se apresentar no Departamento Pessoal da empresa,

localizada na Avenida Dr. Rodrigues Alves, nº 879, no Município de

Capivari, Estado de São Paulo, CEP 13.360-000, em horário comercial.

INDETERMINADO

MERCEDES 1113vendo, caminhão ano 81, cor azul,

com baú de 6,50 metros, duas portas laterais, documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

JARDIM ELISAvendo terreno, topografia plana, 6x25, 150m². R$ 40 mil. Tratar

pelo fone: 3492-2332.RI - indeterminado

JD. DO BOSQUEvendo casa, 2 quartos+1suite,

murada, 2 vagas, terreno 654m², construido 200m². R$ 230 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CASA CENTROvendo em Rafard, 2 quartos, 1 suite nova, 2 vagas, ótima localização, terreno 250m²,

construido 175m². R$ 200 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CASA/COMÉRCIO/CENTROvendo casa, 3 quartos, 1 suite,

sobrado/edícula, terreno 195m², construido 186m². R$ 370 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

NOVA CAPIvendo casa, 2 quartos, 1 suite, 4 vagas, lazer piscina, terreno

645m², construido 337m². R$ 520 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

TRATORvendo um trator 50X, Massei Ferguson em ótimo estado de

conservação; 1 carreta Facchine 2 mil Kg; 1 grade com 8 discos p/ 2 ruas. Tratar com José Darros

pelos fones: 3496-1738 ou 9213-9210.

INDETERMINADO

POPULARvendo terreno planíssimo com vista panorâmica na av. José Soares de Faria, 8,8m x 30

metros. R$ 55 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

PRECISA-SECOZINHEIRA

GARÇOMcom experiência. Enviar

currículo na Rua João Soares da Silva, 555, Pesqueiro

Panserini.INDETERMINADO

CARGO 1314vendo, caminhão 86 toco, cor

branco, com baú de 7 metros c/ porta lateral. Documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

SANTA RITAvendo terreno topografia plana c/

asfalto 10x29, terreno 290m². R$ 78 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

DIVERSOS

AULAS DE INGLÊSParticular / Individual para iniciantes a noite. Aulas de conversação e gramática (opcional). 3492-3651 / 9766-7866 c/ Eliana.

INDETERMINADO

APARTAMENTOVendo apartamento nº 142, no 14º

andar no Edifício San Conrado, na rua XV de Novembro, 415,

em Capivari, 2 quartos, 1 suite, 2 banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha e área de serviço

+ WC. Área útil de 157m². R$ 370 mil. Tratar com Sônia pelo fone: 11 3812-2710 ou 11 9939-5040.

INDETERMINADO

PALIO 2010vendo, completo, 4 portas, cinza.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

PRECISA-SECOZINHEIRAFAXINEIRA

com experiência. Enviar currículo à Avenida do Carmo, 120, Vila

Cardoso, Capivari/SP.INDETERMINADO

PEUGEOT 206-08vendo, Moonlight, ar, direção,

vidro, teto solar. Tratar pelo fone: 3496-2601 / 8201-8121.

INDETERMINADO

BOLOS E SALGADOSEncomendas de salgados fritos

e assados para festa, bar, confraternização etc. Trabalhamos

com bolo para casamento, aniversário, entre outros.

Bandejas de empadinhas nos finais de semana. Tratar com Miriam pelo fone: 3496-1602

ou Nani: 9132-9032.INDETERMINADO

OMEGA 96vendo, cinza. R$ 20 mil. Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

SANTA RITAvendo terreno, boa localização, 5x25, terreno 15m². R$ 35 mil.Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

SANTA TEREZINHAvendo terreno, plano, 10x25,

terreno 250m². R$ 75 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

MORADA DO SOLvendo casa, 3 quartos, 2 vagas,

semi nova, terreno 150m², construido 110m². R$ 145 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

JD. M. AMÉLIAvendo sobrado, 4 quartos, 4 vagas,

casa fundos, terreno 300m², construido 180m². R$ 150 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

NOVA APARECIDAvendo casa, 2 quartos, 1 suíte,

reformada, 1 vaga, terreno 286m², construido 105m². R$ 220 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

LAVA LOUÇAvendo, semi nova. Tratar c/ Flávia

pelo fone: 3491-1647.XV - indeterminado

VILA CARDOSOvendo casa com terreno inteiro.

R$ 155 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

SANTO ANTONIOvendo terreno 2.000m². R$ 160 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

22/06 – Francisco de Andrade - 93 anos23/06 – João José de Carvalho - 49 anos 23/06 – Edilson Elias dos Santos - 65 anos 23/06 – Aline Fernanda Luciano - 15 anos 23/06 – Cecílio Biasi - 75 anos 26/06 – Helena Boges de Assis Moreira - 74 anos 27/06 – Isadora de Castro Carvalho - 16 anos29/06 – Francisco Scrivano Aro - 89 anos30/06 – José Ravanelli - 80 anos

GOLF 96vendo, vinho, gasolina, 1.8. R$ 10 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

S10 2010vendo, cabine dupla, flex, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

GOL CL 95vendo, 1.6, branco, R$ 9 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

GOL CL 96vendo, vermelho, R$ 10 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

PALIO FIRE 03vendo, prata, R$ 16 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

POLO 91vendo, prata, R$ 4.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

SAVEIRO 01vendo, prata, 1.8, R$ 16 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

GOLF GL 95vendo, branco. R$ 9 mil. Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

UNO 08vendo, preto, R$ 19.500,00. Tratar pelo fone: 3492-2417

BV - indeterminado

CASA RAFARDvendo, 3 dormitórios, rua Nossa Senhora de Lourdes, R$ 170 mil.

Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

HONDA CIVIC 02vendo, automático, verde. R$ 23 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

PALIO CELEBRATION 10vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

VECTRA HATCH 09vendo, preto. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

CELTA 2010vendo, 2 portas, prata. Tratar pelo

fone: 3492-5543.XV - indeterminado

PERFUMESvendo perfumes da marca

Perfam (essência de importados). 212 Sexy e Man, Ferrari Black, Eternit, Polo Blue e muito mais. Confira. Preços: 30ml R$ 29,80; 50ml R$ 39,60; 100ml coleção especial R$ 59,00. Tratar pelos fones: 9377-3697 / 9319-3054 /

9608-6177.INDETERMINADO

REVENDAVocê está pensando em algo para

aumentar a sua renda familiar, seja um revendedor(a) de trufas artesanal, pão de mel e cone trufado onde você pode revender para seus vizinhos, amigos, faculdade, no trabalho, para arrecadar

fundos para sua formatura ou em qualquer outro local.

Produto de qualidade e saborosos com chocolate Garoto. Rua: Otávio

Alves de Souza, 130 (na rua de cima do Supermercado Pare Aqui). Fone:

3492-3094 - Com Nádia.Até 5 de agosto de 2011

CONTRATA-SEinstrutor(a) curso de manicure/pedicure.

ed. 1007

Comparecer com Currículo nesta segunda. Rua Barão do Rio Branco, 252 - Sobre Loja, Centro, Capivari/SP.

EMPRESA SELECIONAassistente social

ed. 1007

Jornada de trabalho 6 horas. Interessados encaminhar currículo à Avenida do Carmo, 120, Vila Cardoso.

EDITAL DE PROCLAMArosane mila peixoto, Oficial do Cartório do Registro Civil e Anexo do Distrito e Município de Rafard, Comarca de Capivari, Estado de São Paulo. Faz saber que pretendem se casar

andre LuÍs menegati e gabrieLa de Lourdes rodrigues, sendo, o pretendente: nascido em Rafard/SP, aos 09 de outubro de 1980, profissão engenheiro, estado civil solteiro, residente e domiciliado emCapi-vari/SP, na Rua João Emídio Capóssoli, 499, Santa Rosa, filho de Romualdo Menegati e Lenira Conti Menegati; e a pretendente: nascida em Rafard/SP, aos 07 de março de 1987, profissão gerente comercial, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard/SP, na Rua Vitório Talassi, 216, Centro, filha de Denilson Rodrigues e Edemirtes de Lourdes Beneton Rodrigues.

Rafard, 24 de junho de 2011. CLÓVis antonio dos santos e maria isabeL beLLini

berganton, sendo, o pretendente: nascido em Platina/SP, aos 22 de novembro de 1967, profissão motorista, estado civil divorciado, residente e domiciliado em Rafard/SP, na Rua Doutor Laureano, 123, filho de José Felício dos Santos e Terezinha de Jesus dos Santos; e a pretendente: nascida em Rafard/SP, aos 14 de maio de 1964, profissão comerciante, estado civil viúva, domiciliada e residente em Rafard/SP, na Rua Doutor Laureano, 123, Centro, filha de Antonio Bellini e Júlia de Barros Bellini.

Rafard, 28 de junho de 2011.

rosane mila peixoto - Oficial

ANUNCIE3496-17473496-2771

REFRIGERADORvendo, Brastemp, 340 litros,

1 porta, ótimo estado. R$ 500,00. Tratar pelos fones: 3492-6175

ou 8244-9022.ed. 1007/1008

SANTA ROSAvendo casa, 2 quartos, 1 suíte,

reformada, 3 vagas, terreno 250m², construido 180m². R$ 230 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

ALUGO CHÁCARApara festas, eventos ou finais

de semana, com piscina, campo, churrasqueira.

Localizada no Cancian. Tratar pelo fone: 9402-9336.

INDETERMINADO

VEÍCULOS

FAZER 250 - 2008vendo, preta, c/ 5 mil km.

Tratar pelos fones: 9676-3770 ou 9672-6430.

ed. 1005/1006/1007/1008

BELINA 90vendo, vermelha, R$ 5 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

CORSA HATCH 04vendo, vermelho, 1.8. R$ 23 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

IDEA 06vendo, cinza, 1.4. R$ 28 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

ASTRA HATCH 06vendo, prata, flex. R$ 26 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

STRADA 07vendo, branca, 1.4. R$ 26 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

GOL 08vendo, 2 portas, prata. Tratar pelo

fone: 3492-5543.XV - indeterminado

ASTRA SUNNY 02vendo, prata, completo, 2.0. Tratar pelo fone: 3492-5543.

XV - indeterminado

ASTRA GL 01vendo, prata, completo.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

STRADA 02vendo, cabine estendida, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

ASTRA HATCH 09vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-5543.XV - indeterminado

CELTA 07vendo, vermelho, 4 portas. Tratar pelo fone: 3492-2417

BV - indeterminado

CORSA 11vendo, modelo novo, preto. Tratar pelo fone: 3492-2417

BV - indeterminado

CELTA 08vendo, 2 portas, preto. Tratar pelo

fone: 3492-2417BV - indeterminado

CORSA HATCH 04vendo, 4 portas, cinza, menos ar condi-

cionado. Tratar p/ fone: 3492-2417BV - indeterminado

GOL GS 09vendo, preto, 1.6, menos ar condi-cionado. Tratar p/ fone: 3492-2417

BV - indeterminado

LOJAVendo loja de

roupas completa no centro de Tietê, com clientela formada e

estabelecida há mais de 20 anos na cidade. Fone: (15) 9708-9130.

ed. 1006/1007

PRECISA-SEINÍCIO IMEDIATO

ENTREGADOR DE JORNAL

Para distribuição em endereços no bairro Popular de Rafard, no período da manhã, toda sexta-feira. Interessados

comparecer na sede do jornal à Rua Jornalista José Miguél

Bósio, 296, Centro.INDETERMINADO

Page 15: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

Dia 01/07/2011Pamela de OliveiraJorge PossignolloRubens R. de Jesus NetoLuiz Antonio de MoraisMauricio de Paula LimaGiovanna Bassani BidóiaAdemar Tadei FilhoSantina A. Morete Dia 02/07/2011Shirlene de AlmeidaIssac Resende Feres Dia 03/07/2011Beatriz Honora AbelValdirene de F. F. PeressinMaycon FontolanIsaura de C. ScomparimAna Paula Sensiate Dia 04/07/2011Felipe dos Santos CamargoJosé Lucas RamosMurilo de SouzaRicardo Borges SantanaGabriela Oliveira LucasYasmin Fortunato Tavares Dia 05/07/2011Thatiana ChiariniJosé Carlos BombonattiCarlos Roberto Toledo PiazaRaphael de Souza AlvesSofia Anacleto BritoRoberto Moura LeiteRosana Cibim PiaiPaulo Saul Ricomini Dia 06/07/2011Naiara Mader de MeloRenata Cristina VeronezeElcio José RicominiDorival Siebre Dia 07/07/2011Murilo Vinicius FelipeLuis Antonio Jacob HesselPamela de C. Ap. da S. MenezesLuis Alexandre FelicianoRenan ToledoIdanis Callegari ChiariniLuciana Cristina Balan

Neste final de semana, em nossas igrejas, estaremos comemorando a festa de dois grandes apóstolos: São Pedro e São Paulo. Em sendo festa de São Pe-dro, o primeiro papa, rezaremos, de modo especial, pelo sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, que no último dia 29 completou 60 anos de sacerdócio. Bento XVI, natural da Alemanha, conduz a Igreja Católica desde 19 de abril de 2005. Também nesta ocasião é feita a coleta chamada “Óbolo de São Pedro” e destinada às obras de caridade do Papa, que socorre as pessoas nas ocasiões de desas-tres e catástrofes. Sabemos que o Papa envia muito mais dinheiro ao Brasil, que nós a ele.

São Pedro, natural de Betsaida, era chamado de Si-mão, filho de Jonas e irmão do também apóstolo André. A profissão dele era pescador. Era casado, pois Jesus em uma de suas viagens curou a sogra dele de uma terrível febre. Foi para ele que Jesus entregou a chefia da sua Igreja. Ele era impulsivo e quando Jesus queria lavar os pés dos discípulos inicialmente reage contra. Também quando Jesus estava sendo preso, Pedro toma uma es-pada e corta a orelha de um dos empregados dos sumos sacerdotes. É ele quem estabeleceu a sede da Igreja Cató-lica em Roma, onde é morto, crucificado de cabeça para baixo. Sobre seu túmulo está construída a Basílica a ele dedicada.

São Paulo tinha o nome de Saulo e nasceu na cidade de Tarso. Era um judeu ardoroso que perseguia os cris-tãos, mas na estrada de Damasco, converte-se ao cristia-nismo e se faz batizar por Ananias. Foi o apóstolo que mais divulgou a mensagem de Jesus, fundando inúmeras comunidades e acompanhando-as com visitas e cartas, das quais o Novo Testamento reproduz treze. Era de grande inteligência, aproveitando-se das circunstâncias para propagar o Evangelho em muitas regiões. Foi preso muitas vezes por anunciar e testemunhar Jesus. Morreu decapitado em Roma. Sobre seu túmulo foi erigida a Ba-sílica que leva seu nome.

A palavra apóstolo quer dizer enviado. Foi Jesus quem enviou seus discípulos para anunciar o Reino de Deus. Os Bispos são os sucessores dos apóstolos. Os apósto-los de Jesus foram martirizados, ou seja, derramaram o sangue para não negar a própria fé nesse Deus que se fez humano. Que a festa destes dois grandes apóstolos seja ocasião para crescermos na fé, através do exemplo de suas vidas, dedicadas exclusivamente às obras de Deus. É bonito constatar que a nossa Igreja é alicerçada sobre os Apóstolos, homens que não tiveram medo de entre-gar a própria vida pela causa que abraçaram: seguir Jesus Cristo, o Deus que nasceu no seio virginal de Maria de Nazaré.

São Pedro e São PauloPe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Ivanete Cardoso04 de Julho

“Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que

os anos vividos nos con-cedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a

contar os nossos dias.Hoje, mais um a janela se abre diante de seus olhos,

mais um espinho foi retirado da flor, restando apenas a beleza de tão bela data.

Os sintomas da felicidade se traduzem do otimismo, na fé, na esperança tenha empe-

nho por se ser melhor a cada dia. Continue firme pelos ca-minhos da virilidade e suas

verdades. Continue trilhando pelos vales da vida, pois um dia encontrarás o mais belo jardim, o jardim que repre-

sentará a realização de seus maiores sonhos. Que Deus te ilumine, todos os dias de sua vida. Feliz Aniversário!” É o que desejam todos os

seus familiares e amigos, em especial os funcionários da

Prefeitura de Mombuca.

15CAPIVARI, 01 de Julho de 2011

M.M. COMÉRCIO DE ÁGUA MINERAL RAFARD

Aberto de segunda à sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12 h.

Entregas em domicílio

Av. São Bernardo, nº 53 - Centro - RAFARD

Galão 20 Litros e Galão 10 Litrosdisk Água: Depósito: (19) 3496-2750Residência: (19) 3491-7099 / 3492-5315

Parabéns e felicidades ao radialista e presidente da

Rádio Alternativa FM Jorge Possignolo, que comemora hoje, 1, mais um aniversário. Receba os parabéns de toda equipe e ouvintes da rádio, familiares e amigos. Todos aguardam a churrascada!!!

Leia e AssineO Semanário

Regional

3496-17473496-2771

Informação com credibilidade!

Page 16: Jornal O Semanário Regional - Edição 1007

O início arrasador do São Paulo no Campeonato Brasileiro maquiou a fragilidade da equipe, exposta para o mundo ver na acachapante derrota para o Corinthians. Definitivamente, Paulo César Carpegiani tem algo contra Rivaldo. É provável que o trei-nador são-paulino escale alguém do sub-15, mas não coloque o pentacampeão mundial.

Promover a entrada de garotos na equipe principal é bom e uma tradição do Tricolor, que tanto investe nas categorias de base. Mas isso tem que ser feito com coerência e critério.

Passou da hora de a diretoria reforçar o elenco. É necessária a chegada de mais jogadores experientes. Uma geração promissora com Lucas, Casemiro, Wellington e Luiz Eduardo não pode ser queimada, como foi a de Kaká, Júlio Batista e Fábio Simplício, que nada conquistaram.

Sem falar que está difícil a recuperação de vários jogadores são-paulinos, entre eles Luís Fabiano. Estaria algo errado com o departamento médico?

Neymar se consolida a cada dia como grande nome do futebol

brasileiro. O processo de amadurecimento que vem acontecendo com ele desde a polêmica com o técnico Dorival Júnior no ano passa-do é o que mais me chama a atenção. Aquele episódio foi o ponto de partida para o garoto deixar de ser problema e virar solução: solução em marketing, com merecido altíssimo faturamento e solução para o Santos e para a seleção brasileira dentro de campo. Há um staff muito grande de empresários, publicitários e economistas que estão cuidando da carreira de Neymar. Se ele tivesse ido para o Chelsea, no ano passado, seria mais um brasileiro na Europa. Hoje, é ídolo nacional. Tudo tem seu tempo.

A dura realidade

Por Andre Stucchi Jogando no último do-

mingo, 26, na cidade de Ca-pão Bonito, o Capivariano foi derrotado por 3 a 1 pela equipe do Elosport, lanterna do grupo 4, que até então não somava nenhuma vitó-ria na competição, apenas um empate.

Desfalcada de alguns jo-gadores importantes, a equipe dirigida por Evandro de Sou-za não demonstrou o bom fu-tebol de partidas anteriores e foi facilmente envolvido pelo time de Capão Bonito.

Mesmo com a derrota, a segunda consecutiva, o Capivariano continua em segundo no grupo 4, com 15 pontos. O resultado, no entanto, custou o cargo do técnico Evandro de Souza. Em seu lugar, a diretoria le-onina anunciou o experiente Ivo Secchi, com passagens pelo Atlético Paranaense, Monte Azul, Ferroviária e

Noroeste. Secchi também já trabalhou como auxiliar do técnico Vadão no Corin-thians e São Paulo.

A equipe que perdeu para o Elosporte entrou em campo com: Douglas, João Paulo, Rafael Zuin, Regis e Willian; Feijão, Max, Kaio (Wellenilson) e Ivan (Adria-no); Romão e Alamir.

No sábado, 2, a equipe recebe o Sumaré, às 15h, no estádio Carlos Colnaghi, em busca da reabilitação.

Demais resultados Gru-po 4: Sumaré 1 x 2 Osasco, Desportivo 3 x 2 Primavera e Atibaia 2 x 1 Cotia.

Próxima rodada (sábado, 2): Capivariano x Sumaré, Primavera x Elosport, Ati-baia x Desportivo Brasil e Cotia x Osasco.

As rádios Cacique AM e Alternativa FM transmitem o jogo do Leão da Sorocaba-na, a partir das 14h30, direto do estádio Carlos Colnaghi.

Capivariano perde a segunda seguida e troca de técnico

16 REGIONAL, 01 de Julho de 2011

As finais das Copas Ter-raplanagem Cerezer e Léo Rações começam neste fim de semana no Clube Social Esportivo Rafard (Cser), com duelos entre Aribela x Terra-planagem Cerezer (categoria veterano) e Barbosa Imóveis x Elite/Léo Rações (catego-ria jovem).

SemifinaisForam a campo pela jo-

vem: Barbosa Imóveis 4 x 3

Ótica Capivari (gols – Bar-bosa: Robinho (3) e Dja-les; Ótica: Rodrigo Ferreira (2) e Pingola), no sábado, 25, Luciano Veículos 2 x 2 Elite/Léo Rações (gols – Luciano: Thiago Vieira e Allan César; Elite: Rodão e Celsinho), no domingo, 26. Como no primeiro jogo da semi Luciano Veículos 2 x 2 Elite/Léo Rações empa-taram em 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis. Elite/

Léo Rações se saiu melhor e avançou à final.

Pela categoria vetera-no jogaram: Terraplanagem Cerezer 1 x 1 Elite/Super-mercado Paratodos (gols – Terraplanagem: Paraná; Elite: Cabral) no sábado, 25, Ótica Capivari 0 x 3 Aribela (gols – Vagão e Japão), no domingo, 26. No primeiro jogo da semi Terraplanagem Cerezer e Elite/Supermerca-do Paratodos empataram em

2 a 2. Com novo empate no segundo jogo, o finalista foi decidido nos pênaltis. Terra-planagem Cerezer venceu a disputa.

FinaisOs campeões serão deci-

didos em jogos de ida e vol-ta. Neste sábado, 2, Barbosa Imóveis x Elite/Léo Rações jogam às 15h (campo 1) e Aribela x Terraplanagem Ce-rezer às 16h15 (campo 1).

Finais começam neste fim de semana no Cser

O lutador capivariano Paulo Goes venceu o Cam-peonato Paulista de Muay Thai, categoria 82 kg, na disputa do Centurion Fi-ght. Com o resultado, con-

quistado no sábado, 18, no ginásio do Guarani, em Campinas, o atleta se clas-sificou para o Campeonato Brasileiro da modalidade, no Espírito Santo.

Pela primeira vez na his-tória das rádios de Capivari e região haverá uma cobertura ao vivo e exclusiva da Copa América, que desta vez será no território argentino, entre os dias 1 e 24 de julho.

Eu estarei trazendo, pela rádio Alternativa FM, não apenas as informações sobre o futebol e notícias das se-leções participantes, assim como as dicas para compras, de turismo, shows, eventos, gastronomia, enfim, tudo o que rolar nos bastidores da competição de tamanha mag-nitude, entrando “ao vivo” em diversos programas da grade da emissora.

A Copa América é a prin-cipal competição de futebol de seleções da América. O torneio é organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

XLIII Copa AméricaArgentina 201112 seleções participarão

da Copa América de 2011, na Argentina. As dez seleções da Conmebol (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Co-lômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e mais duas equipes convida-das: Costa Rica e México.

O Japão desistiu da com-petição devido ao terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011, mas a Fede-ração Japonesa confirmou a presença no torneio no mês seguinte. Em maio, o Japão anunciou sua desistência de-finitiva da competição, ocu-pando seu lugar a Costa Rica.

A quadragésima tercei-ra edição da Copa América será realizada entre 1º e 24 de julho, em oito cidades da Argentina: Buenos Aires, Córdoba, La Plata, Mendoza, Salta, San Juan, San Salvador de Jujuy e Santa Fé. A aber-tura ocorrerá na sexta-feira, 1. O Brasil estreia contra a Venezuela, em La Plata, do-mingo, 3, às 16h.

Cobertura da Copa América 2011

Gillys Esquitini Scrocca - Delegado de Polícia, advogado, professor,

radialista e colunista capivariano

Paulo Goes é campeão Paulista de Muay Thai

MUAY THAI Com resultado, capivariano garantiu vaga no Campeonato Brasileiro

Paulo Goes derrotou Vinicius José e ficou com o título do Centurion Fight Combat

O prefeito Márcio Mi-namioka (PPS), juntamente com a diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Lígia Kerche Lobo Scarso, e o chefe de Divisão de Esporte e Recreação, Márcio Jacob Hessel, entregou troféus e medalhas para os participan-tes do Torneio Municipal de Futebol sub-15, na quinta--feira, 23. A disputa terminou com Campo Belo campeão e Vasco de Itu vice.

A competição, realizada pela Prefeitura de Capivari, foi disputada no Campo Mu-nicipal Jair Forti e começou em março. De acordo Hes-sel, o torneio visa motivar os atletas e conseguir a par-

ticipação ativa dos jovens da cidade e região. “Com esta ação, eles se motivam para participar de campeonatos futuros”, diz.

Atletas recebem troféus e medalhas por participação em

campeonato de futebol

Ao lado de Minamioka, jogador recebe troféu de Secretário Roger

Divulgação/ACP.Rafard

Minamioka entrega troféu a competidor

Para comemorar a con-quista da Copa Regional de Piracicaba, cerca de 50 atle-tas da Escolinha de Futsal de Rafard (entre garotos e garotas) participaram de um almoço no domingo, 26, em uma chácara.

O Encontro reuniu as ca-tegorias sub-13 e sub-15. O chefe da Divisão de Esporte e Recreação, Márcio Jacob Hessel, e o treinador e asses-sor de Esporte, José Alves, participaram do Encontro e organizaram a festa, que

também teve um pequeno campeonato.

Durante o Campeonato, a categoria sub-13 esteve em quadra nove vezes, somando oito vitórias e uma derrota. A sub-15 também fez nove jo-gos e venceu oito partidas.

Hessel ressalta a importân-cia do esporte para a formação dos atletas mirins. “Além dos benefícios físicos, o esporte proporciona uma ocupação para essas crianças. Ele tam-bém tem o poder de agregar toda a comunidade”, diz.

Jogadores comemoram título da Copa Regional com almoço

Depos do título, jogadores comemoraram conquista durante almoço

Divulgação/ACP.Rafard

Divulgação