jornal o pirapitinga 44ª edição

12
CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 EDIÇÃO 44 - ANO II Governo Junto de Você traz serviços e administração do Estado a Catalão Aqui está depositada a esperança do povo em uma nova política construída com seriedade, honestidade e transparência 06 06

Upload: jaqueline-luz

Post on 24-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014EDIÇÃO 44 - ANO II

Governo Junto de Você traz serviços e administração do

Estado a Catalão

Aqui está depositada a esperança do povo em

uma nova política construída com

seriedade, honestidade e transparência

06

06

Page 2: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014

A vida é uma aventuraNo último domingo, 12, ao lado das minhas amigas, Mirella e Joana, vivi um dos momentos mais lindos e maravilhosos das primaveras que já passei. Um dia ines-quecível, que será para sempre guardado nas páginas da minha vida. Está gravado para as histórias que irei contar aos meus filhos e netos. Saímos de Catalão no ínicio da manhã e fomos até Uberlândia MG, de lá seguimos até a cachoeira de Rio Claro para um rapel. Na verdade o rapel foi o mínimo que nos aconteceu, após a maravi-lha de contemplar a natureza, tivemos que fazer uma trilha espetacular, escalamos paredes, brigamos contra espinhos e fizemos muita força. Foi uma mistura de fome, medo e deslumbramento de viver algo jamais imaginado. De tudo o que presenciei neste dia, trago para minha vida. A vida é essa aventura gratificante para quem tem coragem. Coragem de tentar ser melhor do que já se é. Coragem de se aproximar das pessoas, abrir seu coração, e lhes pedir perdão. Coragem de parecer covarde aos olhos do mundo, quando oferecermos a face do amor a quem nos oferecer a face da violência. Coragem de assumir nossos erros perante os outros, dominando, enfim, o ego orgulhoso. Coragem para declarar-se crente em Deus, adepto de uma filosofia. Coragem de mostrar nossos sentimentos nobres, sem ter receio de parecer tolo. Coragem de ser e de depender do outro. Cada passo que damos, cada obstá-culo contornado, cada vitória conquistada, mostra-nos que estamos a cada dia mais perto de descobri-lo.

Na medida em que avançamos, verificamos que tudo se torna cada vez mais fácil e mais possível de ser alcançado. E nunca esqueçamos de que, nesta jornada, não estamos sozinhos. Temos sempre uma mão amiga e o apoio de um amigo. Hoje eu posso dizer, sou muito mais feliz que ontem.

ComemoraçãoNesta semana comemoramos o aniversário do meu pai, Sebastião Custódio de Olivei-ra. Um grande guerreiro, e eu não poderia deixar de dizer o quanto o amo e o quanto desejo que este dia seja promissor de muita saúde e felicidades.A sua garra e fibra são admiráveis, tenho em você o meu exemplo de vida. Que um dia eu possa retribuir pelo menos a metade de tudo que fez e tem feito por mim. Agradeço

a educação e o caráter que plantou em meu coração.Parabéns pelo seu aniversário. Obrigada Senhor, por ter me dado a chance de ser filha deste homem.

TransparênciaEntre avanços conquistados em 2013, a Prefeitura Municipal de Catalão reafirmou o mérito de zelar pela transparência e probidade administrativa do município. Para tanto, o prefeito Jardel Sebba promoveu um evento para prestar contas do que foi realizado no ano anterior. Foram muitas realizações, mas ainda há muito a ser feito. Para 2014 o prefeito pediu muito mais trabalho e ações cada vez mais concretas na melhoria da gestão pública, no controle preventivo, na transparência do governo e no combate à corrupção. Estou feliz em ver nossa Catalão em mãos seguras. Vamos evoluir muito mais.

2

Colaboradores:César Fernandes

Vereador PedrinhoServílio Santos Thiago Ferreira

Francisco Vieira dos SantosGiselle Fayad e Marcos CohenTIRAGEM: 5.000 Exemplares

HOMENAGEM DA SEMANA

A homenageada da semana, é um ser humano grandio-so, rica em potencialidades e cheia de amor ao próximo. Maria de Fátima Amorim, ou melhor, Mariinha do Pri-mavera completou mais um ano de vida, no primeiro dia deste ano, e merece todo esse espaço como forma de lou-var a existência de sua vida. É maravilhoso saber que nes-te mundo tão conturbado de hoje, carregado de oportunis-tas levianos e fúteis, existe al-guém preocupado com o pró-ximo e que aparece sempre pronta para ajudar.

Mariinha é fiel escudeira do prefeito Jardel Sebba e da se-cretária de Ação e Promoção Social, Anna Sebba, começou um trabalho de assistência as pessoas que moram na zona rural e que precisam de ajuda para consultar e fazer exames na cidade. A equipe do Jor-nal O PIRAPITINGA deseja muito sucesso na sua jornada, e que Deus ilumine seu ca-minho, multiplicando a cari-dade, a humildade e a justiça na sua existência. Mantenha--se firme em seus propósitos, com alegria no coração e tran-quilidade na consciência.

Te admiramos pela sua força e integridade. Seja feliz se-gundo as leis de Deus e não deixe jamais nenhum ato ou pensamento indigno macular suas boas obras. Muitas ale-grias e sucesso pra você!

Page 3: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 3Gustavo Sebba participa da Reunião sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde em Ipameri.

O médico Gustavo Sebba(PSDB), que é filho do prefeito de Catalão Jardel Sebba(PSDB), participou da reunião das cidades da Margem Estrada de Ferro, sobre o Consórcio Intermu-nicipal de Saúde de Ipameri, na manhã desta sexta-feira (10), que foi presidida pela prefeita de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro(PSDB).

Gustavo falou sobre a importância do consór-cio na região.“O consórcio, na saúde, é um importante instrumento que potencializará a atenção à saúde da nossa região. Trará uma importan-te união para conseguirmos diversos recursos disponíveis para a resolução de problemas e alcançar objetivos comuns. Essa união possi-

bilitará aos munícipes das cidades consorcia-das um atendimento de alta complexidade com qualidade e eficiência,” afirmou.

O secretário de Saúde de Catalão, Dr Adenil-son Lima também esteve presente na reunião e afirmou que as cidades vizinhas vão ter direito ao atendimento de acordo com a quantidade de habitantes. “Catalão é a maior cidade da re-gião, por isso, nós teremos um número maior de vagas. A cidade de Ipameri foi escolhida para a construção do ambulatório após um consenso político, já que nós preferimos trazer para Catalão o Credeq (Centro de Referência e Excelência em Dependência Química)”, justi-ficou Lima.

SAE adquire mais uma parte da nova Estação de Tratamento de ÁguaA Superintendência Municipal de Água e Es-goto de Catalão (SAE) recebeu nesta sexta--feira (10) mais uma peça da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que será instalada na cidade. Após montada, a estação aumentará a oferta de água na cidade em até 30%. Fo-ram investidos R$ 1 milhão na aquisição dos equipamentos. A nova ETA deverá entrar em operação em meados do mês de março.

De acordo com o superintendente da SAE, César José Ferreira, os problemas de abaste-cimento de água em Catalão são causados, en-tre outros fatores, pela limitação na oferta de água do município. “A falta de planejamento e a falta de investimentos das gestões passadas culminaram na discrepância entre o aumento da demanda – com a expansão de novos lo-teamentos - e a estagnação da oferta de água

tratada em Catalão. Foi uma determinação expressa do prefeito Jardel Sebba resolver em definitivo o problema da falta d’água na cida-de e estamos trabalhando diuturnamente neste sentido”, observou Cesar Ferreira.

César afirmou ainda que novos investimentos estão sendo efetuados e que estudos técnicos estão sendo realizados para indicar os melho-res caminhos para ampliação e recuperação do sistema de tratamento que deve melhorar o abastecimento. “Em breve haverá um incre-mento na produção e tratamento de água, por conta de modificações no sistema”, adiantou César, ao relatar que parte das instalações e ligações hidráulicas hoje estão em desacordo com os padrões técnicos.

FOTO: REGINALDO RIBEIRO

Page 4: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 4“Operação Buraco Zero”Ritmo acelerado para recuperar as ruas de Catalão

A Operação Buraco Zero, que começou no início do ano nos bairros de Catalão, continua em ritmo acelerado. Ao todo, 11 equipes estão atuando, sen-do três no período noturno e duas destinadas aos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Ver-de. Nesta sexta-feira, 10, receberam a operação os bairros Vila Liberdade, Pontal Norte, Mãe de Deus, São João e Vila Margon.

A intensificação das ações foi determinada pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB). “Definitivamente, a qualidade do asfalto feito nas gestões anteriores não é boa. As chuvas de dezembro mostraram isso. Por este motivo, determinei que o trabalho de tapa--buracos fosse intensificado com mais equipes e com trabalho no período noturno”, justificou Jardel.

O prefeito afirmou, ainda, que o trabalho de restau-ração da malha asfáltica, que já passou pelo Jd Pri-mavera e Vila Chaud, e que está atuando no Bairro Ipanema, vai minimizar os efeitos das chuvas. “A parceria com o Governo de Goiás foi fundamental para conseguirmos esta grande obra, que vai re-vitalizar 100 km das ruas de Catalão. É inadmis-sível uma cidade do porte da nossa conviver com um asfalto de péssima qualidade como o instalado na Avenida Salustiano da Paz, que mais parece um campo minado. Vamos resolver o problema em de-finitivo”, avisou o prefeito.

De acordo com o encarregado de trabalho Divino Camargo da Silva, o serviço tem garantia de quali-dade. “O primeiro passo é limpar a rua com buraco e passar a emulsão. Em seguida colocamos a massa asfáltica CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e passamos o rolo compressor. Não dete-riora fácil, dura muito”, afirmou Silva.

Motoristas aprovam Operação

Após a revitalização das primeiras ruas e avenidas os motoristas que trafegam pela cidade já começa-ram a notar a melhoria das vias. Júnia Cristina de Oliveira, morada do bairro Nossa Senhora de Fáti-ma aprovou a iniciativa. “Está ficando bem melhor. Tem que arrumar mesmo, não dava pra deixar as ruas estragadas”, afirmou a diarista.

Quem trabalha no trânsito grande parte do dia tam-bém reparou as primeiras melhorias nas ruas após a Operação Buraco Zero. O entregador Nilson Rodri-gues de Souza do bairro Vila Liberdade disse que não tem enfrentado problemas para trafegar. “Não tem mais perigo de estragar a moto, nem os carros. Melhorou bastante e além de tudo evita até aciden-tes”, pontuou.

A comerciante Marta Cavalcante, mora no municí-pio de Cumari, mas diz que vem a Catalão diaria-mente. Segundo Marta, ela perdeu o medo de estra-gar o veículo por causa dos buracos que existiam

em Catalão. “Estava precisando. Resolvo todas as minhas coisas em Catalão. Já tive o carro estragado aqui por causa de buraco, mas agora está bem muito melhor”, garantiu.

Jardel Sebba determina a intensificação dos trabalhos. Nesta sexta, as equipes trabalharam na Vila Liberdade, Pontal Norte, Mãe de Deus, São João e Vila Margon

Detran orienta sobre renovação da CNHO Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta os motoristas que estão com a Carteira Na-cional de Habilitação (CNH) perto do vencimento, para que antecipem o processo de renovação. Devido à migração do sistema de tecnologia de informação realizada no final de 2013, o Detran ainda passa por algumas adequações. Além disso, durante o período de recesso a autarquia ficou impossibilitada de emitir os documentos, gerando acúmulo de processos.

Os serviços do Detran são realizados também em todas as unidades Vapt Vupt. Diante disso, o De-partamento de Trânsito recomenda que aos usuários busquem uma unidade mais próxima de casa para evitar a sobrecarga de atendimento no Vapt Vupt do Detran, na Cidade Jardim, em Goiânia.

Vale lembrar que dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, puni-da com sete pontos, multa, recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado (art. 162, V, do CTB).

Page 5: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 5Prazo para eleitor tirar ou transferir título termina em maio

Filósofo catalano Vladimir Safatle é a aposta do PSOL para o Gover-no de SP. Ele é filho do economis-ta Fernando Safatle

O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro.

No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, fei-to nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identifi-cação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.

O filósofo Vladimir Safatle, professor na Universidade de São Paulo (USP), será anunciado o candidato do PSOL ao Governo de São Paulo em 2014.

Segundo o jornal Valor Econômico, o anúncio oficial da pré-candidatura deve ocorrer apenas em meados de abril, para não ofuscar às conversas do partido com PSTU e PCB para construção de uma frente de esquerda.

Segundo o presidente do PSOL-SP, o vereador Paulo Búfalo, ele já acei-tou a missão e teria autorizado a inclusão do seu nome por institutos de pesquisa nas próximas sondagens.

O PSOL aposta que o professor conseguirá angariar o apoio da maioria dos jovens que foram às ruas em junho pedir melhores serviços públicos.

Em tempo: Vladimir é nascido em Catalão e é filho do economista Fer-nando Safatle.

Fonte: Blog Brasil247/SP247

O hábito faz com que nos sintamos à vontade, sem gestos força-dos. A naturalidade no agir se traduz em requinte. Os guardana-pos não devem ser dobrados após o seu uso. Coloca-se, delica-damente, ao lado do prato e do lado esquerdo. Postura: sempre – mãos sobre a mesa; às vezes - punhos e mãos sobre a mesa; nunca – o cotovelo sobre a mesa. Não passar as mãos no cabelo. Posição correta de pernas e pés sob a mesa: pernas fechadas e pés juntos. Não cruzar as pernas. Quando levar o garfo ou colher à boca, não se esqueça de que a comida é que vai à boca e não a boca à comida; isto é, não inclinar muito o tronco em cima do prato. Os braços não podem ficar abertos, como “asas”, e sim, juntos ao corpo. Conversar com as pessoas que estejam mais próximas e o tom da voz deve ser moderado. Conversar o neces-sário. Estamos à mesa para comer e não para bater-papo. Sentar à mesa, ou levantar-se dela, somente depois que a dona-da-casa se sentar ou se levantar. Se espirrar, o que às vezes é inevitável, recorra ao guardanapo e peça desculpas. O homem deve ajudar a mulher que está ao seu lado a se sentar, puxando a cadeira. A mulher deve esperar por esta ajuda e deve se sentar pelo lado direito. O mesmo procedimento deve ser feito quando a mulher se levantar. Um lembrete: comer de boca fechada e não falar de boca cheia. Ficar atento(a) para não fazer muito barulho quando comer certos alimentos, por exemplo: batatinha frita, cenoura crua e outros. Procure mastigá-los bem devagarinho. Se você ficar atento(a), isto se tornará um hábito. Terminando de comer, junte o garfo e a faca, colocando-os, paralelamente, dentro do prato, com as pontas direcionadas para o lado esquerdo. Falar somente coisas alegres. Ninguém come com prazer ouvindo conversas sobre doenças, desastres ou mortes. Se for servido mais do que um prato, deixe os talheres, já usados, sobre o des-canso de talher e, na falta deste, em cima do seu guardanapo, para não sujar a toalha de mesa. Quando o prato a ser servido for macarrão, use também a colher. Neste caso, usa-se a colher na mão esquerda e o garfo na mão direita. Pode-se elogiar a comida, porém jamais peça a receita. Tomar um prato de sopa com educação exige certos cuidados. Porém, tomar sopa com requinte, requer, além de cuidados, muita delicadeza. A colher não pode bater no fundo do prato e fazer barulho e também não pode estar cheia, para não respingar sopa na toalha ou na roupa. Não erguer o canto do prato para saborear o caldinho que ficou no fundo. Tome o tanto que puder sem raspar o fundo do prato com a colher.

NA MESA com Marcos Cohen

É à mesa que umapessoa revela sua

educação.

Page 6: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

6CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014

Entre os próximos dias 16 e 19, o Governo de Goiás trará a Catalão a ação Governo Junto de Você. O programa, que transfere a administração do Estado aos municípios de Goiás, trará à cidade o governador em exercício, José Eliton de Figue-rêdo Júnior, e secretários estaduais para ouvir as demandas da região. Além disso, serão oferecidos serviços essenciais à população, como a emissão de documentos, atendimentos na área da saúde e corte de cabelo.

A ação será realizada em parceria com a Prefeitu-ra de Catalão e tem o objetivo de oferecer servi-ços com agilidade e qualidade. Entre os serviços prestados estão atendimento oftalmológico, dis-tribuição de óculos, limpeza dentária e vacinação. Será possível também emitir Carteira de Identida-de, Carteira de Trabalho e Passaporte do Idoso e solicitar processo de separação consensual. Além disso, serão realizadas palestras e cursos, e ofere-cidos serviços do Vapt-Vupt em unidade móvel.O Governo Junto de Você é um programa que busca aproximar a administração pública do ci-dadão e melhorar sua qualidade de vida. Já foram realizadas mais de 30 edições do programa, que já executou mais de 1,5 milhão de atendimentos em diversas cidades do estado. “O governador Mar-coni Perillo tem grande deferência por Catalão e por isso escolheu a cidade para receber a primeira edição da ação em 2014”, declarou o prefeito Jar-del Sebba (PSDB).

Governo Junto de Você traz serviços e administração do Estado a Catalão

Jardel Sebba presta contas do 1º ano de mandato em Catalão

A transparência nas ações e na aplicação dos recur-sos da prefeitura tem sido uma marca da gestão de Jardel Sebba (PSDB). Na manhã da última terça--feira (14), o prefeito Jardel Sebba, prestou contas do seu mandato para centenas de pessoas no audi-tório do Centro de Ensino Superior de Catalão (Ce-suc)."É muito emocionante ver o nosso grupo reunido e forte. Aqui está depositada a esperança do povo em uma nova política construída com seriedade, ho-nestidade e transparência. Quero agradecer a todos que fizeram deste ato um marco na história política de Catalão. Em 2013 plantamos muito e agora em 2014 iremos colher os frutos dos nossos esforços", disse Jardel. Foi a primeira vez, um chefe do Executivo catalano

faz um chamamento à população para prestar con-tas de seu mandato. “Apresentei e expliquei os atos administrativos aos cidadãos catalanos, pois eles fa-zem parte desta gestão. Entre outras funções, é res-ponsabilidade do gestor público ser um promotor de cidadania”, explicou Jardel Sebba.O prefeito apresentou as metas da administração municipal para o ano de 2014 e ouviu a sociedade. Estavam presentes membros da sociedade organiza-da, como sindicatos, associações classistas, Ministé-rio Público, Poder Judiciário, vereadores, lideranças de bairro, estudantes, servidores públicos e empre-sários.Quem compareceu ao evento foi presenteado com um belíssimo show de Alexandro Cândido e Lorena Rosa e saboreou um delicioso coffee break.

Page 7: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 7

Nayara 14-01

Silvaní 18-01

Daniel 14-01

Rita de Cássia 19-01

Sheila 16-01

Madá 19-01

Carla 16-01

Val 19-01

Rosana 16-01

Marizinha 20-01

Denise 17-01

Fabiana 20-01

Custódio 18-01

Carlos 20-01

CATALÃO I DE 15 A 21w DE JANEIRO DE 2014

Técnicas de estilo de vida:1. Mantenha um diário alimentar;2. Maximize a percepção da alimentação evitando a alimentação automática;3. Identifique os desencadeadores (“gatilhos”) da alimentação;4. Não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo);5. Alimente-se no local adequado, sentado - não coma em pé ou andando;6. Pouse os talheres entre os bocados e mastigue devagar os alimentos;7. Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome;8. Compre alimentos que requerem preparo;9. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão;10. Não coloque as travessas da mesa durante a refeição;11. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após alimentar-se;12. Evite dar e trocar receitas de alimentos;13. Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco.

Técnicas de exercício:1. Inicie os exercícios sempre de maneira gradual - não dispense a fase de alonga-mento, aquecimento e resfriamento;2. Mantenha um diário de exercícios;3. Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar;4. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível;5. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem;6. Leve seu cachorro para passear.

Técnicas de atitude:1. Procure distinguir entre fome e desejo;2. Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras;3. Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realis-tas;

Na última semana, falamos sobre o tema, comporte-se magro e emagreça! E me comprometi de ajudá-los no artigo desta semana, com várias técnicas para ajuda-los no bem viver, que vou dividir em duas etapas. Espero que gostem e aproveitem cada uma delas. Na semana seguinte trarei outras dicas que complementará as técnicas. Um grande abraço!

4. Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência);5. Viver as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos;6. Diferenciar entre fome e compulsão ou “gula”7. Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não.

Técnicas de relacionamento:1. Um parceiro, companheiro ou amigo pode auxiliá-lo incentivando atividades, acompanhando-o durante as compras e exercitando-se junto;2. Em caso de dificuldade em controlar o impulso, o parceiro pode fazer as compras;3. Converse com a família para que eles apoiem e auxiliem no seu tratamento, evitan-do insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços.

Técnicas de nutrição:1. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: leia atentamente o rótulo;2. Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura;3. Lembre-se que um alimento que não contém açúcar pode conter muita gordura: novamente preste atenção no rótulo;4. Procure evitar alimentos gordurosos, limitando-os a um máximo de 30% do valor calórico total diário;5. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os car-boidratos simples (como doces e açúcar);6. Torne a dieta pobre em calorias apetitosa (use ervas, temperos diferentes);7. Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e ver-duras); 8. Procurar realizar uma atividade nos horários de maior vontade de beliscar : cami-nhar, ir ao shopping, sair com o cachorro,...9. Quando der vontade de comer doces procurar os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate; 10. Ingerir pelo menos 2L de líquidos por dia;11. Sempre que der vontade de comer algo, tomar líquidos antes.

Page 8: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 8

Adoro futebol — e quem não gosta? São poucos os que não gostam.

Mas dentre os esportes coletivos o futebol é, seguramente, o menos empolgante.

No último sábado, o mundo parou para ver Atlético de Madrid x Barcelona, jogo que definiria o campeão do turno espanhol. Estádio lotado, transmissão para todo o planeta, redes sociais agitadas. Apostas sendo feitas nas principais casas do mundo.

Resultado final: 0-0.

Emoção? Nenhuma.Por que o futebol é tão envolvente? Por que o futebol mexe tanto com a gente mes-mo ele, em muitas ocasiões, falhando em sua missão final de nos fazer explodir em êxtase e nos informar o vencedor do embate tão aguardado?O jogo de basquete mais esperado do ano (como esse Atlético x Barcelona) não acaba assim. No jogo de basquete mais aguardado do ano o torcedor vai para casa sabendo quem foi o vencedor. Apura-se o melhor. Num jogo de basquete, não se chega em casa frustrado por não vivenciar o momento maior do esporte; nele, o fã cansou de gritar cesta! E aquela sensação de euforia, de bem-estar, o torcedor sentiu várias vezes.O mesmo vale para uma partida de vôlei, de futebol americano, de handebol e/ou tênis. Nesses esportes, assim como o basquete, sempre há um vencedor, sempre há o ponto final, o gol que vai determinar o vencedor. Nesses esportes, não se deixa a arena com a sensação de frustração, de algo que deveria, mas não se aconteceu.Nesses esportes, as coisas acontecem. O momento maior existe. O torcedor se realiza.O futebol é o único esporte praticado com os pés. Os demais são jogados com as mãos.Entre outras coisas, o que nos difere dos animais é o uso das mãos.Quando se constata que o futebol é o esporte mais popular do planeta, eu me per-gunto: o que houve com o ser humano?

Músico faz rap sobre acessibili-dade e pede mais humanidade

Produtor musical e cantor de rap, Bruno dos Santos, de 29 anos, mais conhecido como TGB, resolveu fazer uma música e um videoclipe sobre acessibilidade em Campo Grande. O trabalho, finalizado em dois meses, deixa claro que a produção é bem caseira, mas a ideia merece reconhecimento.

Ele evidencia as reclamações, afinal de contas não dá para tapar o sol com a peneira, mas o que TGB quer mesmo é repeito, paciência, compreensão e, acima de tudo, humanidade. O “Web Vídeo”, como se refere, foi publicado no Youtube no dia 24 de dezembro e recebeu um nome óbvio, mas que merece ser lembrado, sempre: Acessibili-dade.

A música faz parte do segundo disco do músico, que será lançado em janeiro. “Aqui em Campo Grande a cena está difícil. Sou especial e preciso de auxílio. Cadê a autoridade para falar da situação? Procuro essa ajuda para melhorar a condição”, diz parte da letra.

Falta de rampas e elevadores nos ônibus do transporte público são alguns problemas abordados na canção.

ATLÉTICO MADRI x BARCELONA FOI O RETRATO DO FUTEBOL: ESPETÁCULO SEM EMOÇÃO

Page 9: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 9

novela - Amor à VidaApós saber das falcatruas de Aline, César ainda diz que a ama

César (Antonio Fagundes) vai entrar num processo de negação em Amor à Vida, da Globo. Apesar de tudo que Aline (Vanessa Giácomo) apronta contra ele, o médico ainda vai acreditar que ela foi influenciada por Mariah (Lucia Veríssimo) e Ninho (Juliano Cazarré).Ao contar para o pai que a mãe de Paloma (Paolla Oliveira) era tia de Aline, estava na casa, e foi assassinada no local, o doutor se choca, mas deixa Félix ainda mais boquiaberto.“Quando a gente ama, quando está apaixonado, simplesmente a gente não acredita que alguma coisa está errada. Não porque está cego como eu estou,

Schumacher passará por novos exames, de acordo com jornal alemão Estado do alemão é considerado crítico, porém estável; médicos querem avaliar quais par-

tes do cérebro de Schumi foram danificadas e quais permanecem funcionais

De acordo com o jornal alemão “Bild”, Michael Schumacher será submeti-do a novos exames no Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, França. Apesar de o quadro do alemão seguir crítico, porém estável, os médicos querem avaliar quais regiões do cérebro foram danificadas e quais perma-necem funcionais. Entretanto, o hospita não informa quando os testes serão realizados.

Ainda que os médicos tenham conseguido controlar o inchaço no cérebro, o risco de complicações, como hemorragia e infecções, ainda é grande. Não se sabe quando haverá novas informações sobre o quadro de Schumi, po-dendo levar dias, semanas ou até meses.

mas porque quer evitar a verdade. Eu agora imagino que foi naquela noite que a Mariah...pobre Mariah...foi assassinada, mas não pela Aline. Havia um homem lá. Eu ouvi a voz dele na discussão. A Aline me disse que de-mitiu a empregada porque ela estava com um homem. Havia um homem”, lembra o médico.Félix afirma que era Ninho.“O Ninho, esse demônio que a Paloma trouxe pras nossas vidas. Como eu posso gostar de você e da Paloma, se só trouxeram problemas pra minha vida?”, afirma César.“Papi, se não fosse o Ninho teria sido outro. Você ainda vai defender a Ali-ne?”, indaga Félix.O médico diz que só quer entender.“É obvio que você foi escolhido a dedo. Não foi só pelo dinheiro, a Aline tinha um plano, junto com a tia, alguma coisa deu errada no meio do caminho e a tia foi morta. Papi, você não tem ideia desse plano?”, questiona o ex-vilão.“Eu não tenho a menor ideia do que você está falando. Mas agora eu estou entendendo tudo. A Aline foi influenciada pela tia e pelo Ninho. Ela me amava, mas os dois manipularam a Aline”, afirma César.Félix fica indignado.“Influenciada? A Aline é uma piranha. Foi ela que aprontou tudo”, brada o ex-malvado.“Nunca diga na minha frente que a Aline é uma piranha. Talvez a pobrezi-nha estivesse lá, ameaçada pelo Ninho. E eu cego, sem poder fazer nada. Onde está a Aline, Félix?”, pergunta o doutor.

Page 10: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 10

As chances de progresso na carreira estão elevadas para o ano todoÁRIES – de 21/3 a 20/4Nos dois primeiros meses de 2014 é bom procurar equili-brar os impulsos para resolver as pendências do ano que passou e evitar maiores perrengues nas finanças dentro de casa. Apesar das boas ideias, preste atenção a partir da segunda quinzena de março, pois as coisas tendem a en-trar nos eixos, isto é, se conseguir planejar e equilibrar o que é importante; o que irá servir e o que você pode real-mente comprar. Evite comprar supérfluos. A boa notícia é que você consegue se adaptar bem às mudanças e está aí uma das recomendações que irá beneficiar os arianos neste ano. O segundo semestre promete boas recompen-sas, sobretudo se acreditar em sorte.

TOURO – de 21/4 a 20/5Evidentemente que o trabalho, por lógica, relaciona-se ao poder financeiro dos taurinos. E neste ano, por re-conhecimento e merecimento, boas oportunidades para aumentar seu capital financeiro serão importantes para equilibrar suas finanças e repercutir em casa. Possibili-dade de prosperidade no campo material é fato. O grande lance deste primeiro semestre é procurar organizar seu tempo, planejar investimentos e partir para execução, principalmente da segunda quinzena de março em diante, porém se você intuir que pode começar algo; experimen-te e tire suas conclusões. Preste atenção nas oportunida-des e precaução com despesas inesperadas no segundo semestre. A partir de 17 de julho, qualquer investimento deve ser bem planejado e avaliado.

GÊMEOS – de 21/5 a 20/6Boas notícias aos geminianos, sobretudo depois da se-gunda quinzena de março, quando as coisas voltam a entrar nos eixos e as ideias para fazer render os dividen-dos podem prosperar. A instabilidade pode acontecer nos dois primeiros meses do ano. É preciso, a partir de abril, organizar bem onde se vai investir para assegurar qual-quer tipo de aplicação. Pense! Não adianta querer inven-tar a roda, mas sim aperfeiçoá-la e para isso nada melhor do que a racionalidade. Em maio podem surgir oportuni-dades interessantes que mexerão com suas ideias inova-doras. Aproveite e reflita sobre suas atividades laborais, no caso, se está satisfeito com a sua produção e o seu desempenho. O ano será de aperfeiçoamento, visão e amadurecimento para lidar com os bens materiais.

CÂNCER – de 21/6 a 22/72014 será para manter suas conquistas provenientes do ano que passou. Só que agora não adianta lutar contra possíveis mudanças em seu cotidiano, pois se tentar bre-car alguma, as consequências em outras poderão inter-ferir. Se for possível abandonar o que não estiver dando certo, ou se for o caso, melhorá-lo, poderá render bons frutos. Acontece que Júpiter estará incentivando os can-cerianos a se destacarem, criando possibilidades para en-frentar desafios, sem medo. As dificuldades, no entanto, podem acontecer nos três primeiros meses, mas nada que sua inteligência não resolva com bom senso. Caso esteja pensando em buscar alternativas de aprimoramento, de investimentos e oportunidades financeiras, o ano estará benéfico. O segundo semestre será um grande teste para seus anseios e para fortalecer sua segurança material.

LEÃO – de 23/7 a 22/8É preciso ter precaução neste primeiro semestre, pois al-guns contratempos podem tirar o sono. Você sabe que para poder se manter nos últimos meses foi preciso ser um verdadeiro malabarista nas finanças, inclusive com cobranças de todos os lados. Dessa forma, somente se comprometa se realmente puder cumprir as obrigações

de um acordo, por exemplo. Período em que haverá ne-cessidade de pisar no freio será até a primeira quinze-na de abril. Mas calma, que depois do dia 16 de julho, quando Júpiter entrar em seu signo, haverá uma dose extra de energia para superar as dificuldades, estímulo de sua criatividade e possibilidade maior de transformação. Entenda que uma nova fase será inaugurada e para isso você terá de ter disposição, otimismo e fé para viver esse momento mágico que surgirá em sua vida que interferirá no lado material.

VIRGEM – de 23/8 a 22/9Nesses três primeiros meses de 2014 é preciso acender o sinal amarelo. Ao mesmo tempo, as perspectivas de prosperidade, aumento substancial das finanças e tam-bém, reconhecimento no campo do trabalho são estimu-ladoras. Fique atento quanto às possibilidades ofertadas, siga sua intuição e haja com prudência até meados de maio. Cuidado com empréstimos e com dívidas longas a serem contraídas neste primeiro semestre. O momento não é tanto de arriscar. Mas evidentemente que sua força e determinação para empreender algo novo está abençoa-do por Marte e isso pode ser o diferencial para o segun-do semestre. A recomendação, no entanto, é no quesito gastos versus bom senso. Procure medir bem seus esfor-ços e prepare-se para bons momentos depois de agosto.

LIBRA – de 23/9 a 22/10Uma boa recomendação aos librianos é manter o equi-líbrio e a diplomacia para administrar bem os interesses de outros com o lado financeiro e material. Simples para vocês, não é? O ano começa com a necessidade de segu-rar os gastos, apertar um pouco os cintos e estimula os pagamentos das obrigações, mas Júpiter oferecerá alter-nativas para fazer possíveis investimentos e prosperar, depois de abril. O lado mais positivo do ano ficará por conta do segundo semestre, isto é, se conseguir colocar os pingos nos is, principalmente nos assuntos que já de-veriam ter sido solucionados e que de alguma forma po-dem limitar, até certo ponto, o primeiro semestre com consequências ao segundo. Uma das recomendações é que sua comunicação está em alta e por isso, nada melhor do que negociar e usar seu poder de convencimento para contornar cada situação para colher os louros depois. Bom para “vender o peixe” para quem vive do comércio.

ESCORPIÃO – de 23/10 a 21/11Inicia um tempo para restabelecimento de contatos na área do trabalho e para controlar melhor as finanças, que por sinal, têm tudo para possibilitar boas surpresas. É tempo de prosperar, caros escorpianos, e logo neste pri-meiro semestre haverá condições de crescimento mate-rial e financeiro. Verifique bem as oportunidades que sur-girão até meados de junho, inclusive com guinadas em sua carreira e ampliação nos negócios. É bom que se diga que agora suas decisões encontram respaldo para fazer o que gosta, ou seja, mais de acordo com sua vocação. As parcerias e as conciliações também serão bem-vindas para tocar projetos. O segundo semestre será bastante produtivo e reunirá condições para equilibrar bem os prós e contras, enxugar o que for preciso e partir para um novo momento de encantamento com o mundo material.

SAGITÁRIO – de 22/11 a 21/11O ano que passou foi de restabelecimento de suas me-tas e realização de ajustes importantes para seu projeto de vida. Agora pode se preparar que o ano oferecerá vá-rias oportunidades de crescimento, de maior maturidade para lidar com as finanças e até estudos que ajudará em sua prosperidade. O primeiro semestre, apesar de certa

recessão em alguns setores, você estará “bem na foto”, pois tem as ideias para aumentar seus dividendos nos três primeiros meses. Contratos e parcerias podem ajudar bastante se souber interpretar bem o jogo natural de inte-resses das partes envolvidas. É possível, neste ano, trans-formar o sonho em realidade no aspecto material e nunca se esqueça de uma das principais características de seu signo – o otimismo, a alegria e a positividade. Use sua intuição para identificar onde está o pote de ouro, pois Júpiter estará mostrando os caminhos. O segundo semes-tre será muito bom aos sagitarianos, mas não esqueçam de um detalhe: prudência e respeito aos limites, sempre.

CAPRICÓRNIO – de 22/12 a 20/1É possível pressões para que a realidade mude diante da pessoa que se gosta. Bem, a questão é que agora há al-ternativas, apesar de estar um pouco difícil para decidir, pois é preciso analisar a conjuntura, as pessoas envolvi-das etc. Muito em breve Vênus passa a transitar em seu signo, isso amenizará tudo, e ao mesmo tempo, elevará sua moral e sua autoestima. Você estará mais carismática e com um forte poder de atração.Para quem estiver solteira é possível aparecer algo novo com a entrada de alguém em sua vida com novas expe-riências, atitudes e, principalmente, cultura diferente.O mais importante é que nesse período de transformação das capricornianas, diante de novas perspectivas em vá-rios setores da vida, seu magnetismo e de envolvimento mostram uma nova face do poder e do querer.Para quem estiver numa relação estável, é possível ainda neste primeiro semestre ocorrer crise de valores de uma das partes. Daí a necessidade de se analisar bem antes de qualquer decisão importante. A recomendação fica por conta de estar disposta ao diálogo para ser feliz.

AQUÁRIO – de 21/1 a 19/2As consequências financeiras do ano passado podem ain-da tirar o sono nos três primeiros meses de 2014, por isso a recomendação é manter o bom senso, a racionalidade e a responsabilidade com os compromissos. Depois da segunda quinzena de março, as boas ideias e as opor-tunidades, a princípio, podem garantir as perspectivas do equilíbrio financeiro ainda no final do semestre. Será praticamente um grande teste o primeiro semestre nessa questão de administrar o lado material de sua vida, mas calma que Júpiter ilumina seu ano. Outra questão impor-tante serão as ofertas de parcerias, frutos da construção de admiração de pessoas de sua rede social que podem se tornar viáveis, sobretudo no segundo semestre. Nem é pre-ciso alertar que qualquer contrato deve ser bem avaliado, diante dos interesses e históricos das partes envolvidas.

PEIXES – de 20/2 a 20/3Se o ano que passou foi fundamental para o estabeleci-mento ou restabelecimento de suas bases materiais, tanto familiar como no trabalho, pode se preparar para colher os frutos durante 2014 e quem sabe até 2015. Júpiter irá proporcionar prosperidade na área de seu trabalho, po-rém cuidado com os excessos e em como se relacionará com seus colegas de trabalho, sobretudo com a escolha das palavras no campo profissional. Bem, o primeiro se-mestre pede cautela com os gastos, principalmente na hora de se cobrir despesas na hora das questões inespe-radas. Se tiver de investir seu dinheiro em algum fun-do ou negócio, pense e avalie muito bem o mercado. O segundo semestre será importante para prosperar, desde que não amarre os bois na frente da carroça. Invista de forma segura e tradicional. Sua qualificação profissional pode ser decisiva para a complementação financeira que necessita.

Page 11: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 11

CulináriaFRANGO XADREZ

5 filés de peito de frango2 colheres (sopa) de shoyo2 colheres (sopa) de molho de tomate2 pimentões (1 verde e 1 vermelho) cor-tar em cubos2 cebolas cortadas em cubinhos1 colher (sopa) de farinha de trigoSal e pimenta3 colheres de sopa de óleo de soja ou de gergelim amendoim ou gergelim (op-cional)

MODO DE PREPARO

Tempere o frango com sal e pimentaRefogue-o no óleoAdicione a cebola e os pimentões, cozi-

nhe por uns 15 minutosPonha o shoyo, o molho de tomate e a farinha de trigo dissolvida em 50ml de água, mexa bemCozinhe até engrossar o molho

Informações Adicionais Para preparar no microondas: Cortar o frango em quadradinhos e deixar de molho na água por 10 minutos. Escor-rer e temperar com sal, pimenta e alho. Colocar num refratário fundo, acrescen-tar o shoyo, catchup os pimentões e a cebola. Tampar o recipiente e levar ao microondas por 12 minutos na potência alta. Abrir o refratário e acrescentar a farinha de trigo dissolvida em 1/2 copo de água. Mexer e voltar ao forno por mais 3 minutos na potência alta.

ELAS

Aproveitou a festa e não acordou tão bem? Renove-se com essas dicas

Para a ressacaO mais famoso dos males do dia seguinte da festa, a ressaca costuma dar dor de cabeça, literalmente, além de uma sensação de cansaço que pode durar o dia todo. Para amenizar esses sintomas, a nutricio-nista Marcela Sansone dá uma receita que já funciona logo no café da manhã: ovo cozido e suco verde, com os acompanhamentos que quiser. “o suco verde é por causa da couve, que ativa as enzimas do fígado para metabolizar o álcool do dia anterior”, explica a nutricio-nista.

As doresPara Cristiano da Silva Bastos, fisioterapeuta do Instituto Osmar de Oliveria, alguns truques simples já ajudam a aliviar as dores nos pés e na lombar. “Ao sentir dor, coloque os pés em uma bacia com água quente, porque ajuda a relaxar a musculatura dos pés. A massagem também atua no alívio da dor, a pessoa pode massagear a sola do pé da direção do calcanhar até a ponta e também os dedos.” Outra dica do profissional para os pés é, depois de deixar uma garrafa d’água no congelador, colocá-la sob a sola do pé fazendo movimento de vai e vem (rolando a garrafinha no chão).

Bastos conta ainda um truque para as dores na lombar. “Coloque uma bolsa térmica morna na região da dor. Certamente irá aliviar a dor nas costas. A bolsa não deverá estar muito quente e não deve permanecer em contato com a pele, então coloque uma toalha na bolsa para evitar o contato e não deixe passar de 30 minutos a aplicação”.

Maquiagem de ontemApesar de nada indicado, algumas mulheres às vezes esquecem de remover a maquiagem antes de dormir. Na hora de acordar, a más-cara para cílios está borrada, a pele levemente manchada e o batom

Curtir as festas é uma delícia, mas você nem sempre acorda tão bem quanto foi dormir, não é mesmo? A pele pode ficar com uma aparência de cansada, a coluna e os pés doloridos e, claro, dependendo do consumo de bebidas alcoólicas, aquela ressaca

também pode aparecer. O DaquiDali reuniu um time de especialistas para te ajudar a sentir nova em folha!

provavelmente saiu. Antes de tudo, o maquiador David Godoy reco-menda limpar a pele com um tônico, que também vai fechar os poros.

Agora, sim, pronta para o passo a passo:

Para iluminar a pele, passar um hidratante é muito importante, até para preparar melhor a pele para a maquiagem. Depois, para iluminar ainda mais e tirar um pouco o cansaço, “comece com um corretivo na zona T. Depois um blush em um tom discreto, como um pêssego ou um tom mais rosado, mas sem ser muito rosa. A ideia é iluminar o máximo possível, sendo o mais discreta possível”, orienta David. Para finalizar, uma dica do maquiador é uma linha fina de delineador para abrir o olhar, além de um curvex e muita mácara de cílios.

Beatriz Coppi

Page 12: Jornal O Pirapitinga 44ª Edição

CATALÃO I DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2014 12

ÁGUA É VIDA, PARAQUE NOSSO BEM MAIORNÃO FALTE, USE COM CONSCIÊNCIA!