jornal o pirapitinga 43ª edição

12
11 “OPERAÇÃO BURACO ZERO” ATUA EM TODOS OS BAIRROS E DISTRITOS DE CATALÃO CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 EDIÇÃO 43 - ANO II BRINCADEIRAS EDUCATI- VAS E DIVERTIDAS SÃO ESSENCIAIS NAS FÉRIAS. VEJA AS DICAS 06 “Temos um governo operante, realizador, determinado e moderno”, afirma governador Marconi Perillo 03

Upload: jaqueline-luz

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

11

“OPERAÇÃO BURACO ZERO” ATUA EM TODOS OS BAIRROS E DISTRITOS DE CATALÃO

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014EDIÇÃO 43 - ANO II

BRINCADEIR AS EDUCATI-VAS E DIVERTIDAS SÃO ESSENCIAIS NAS FÉRIAS. VEJA AS DICAS

06

“Temos umgoverno

operante, realizador,

determinadoe moderno”,

afirma governador

Marconi Perillo

03

Page 2: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014

Não é nada fácil ser condenada por algo que não cometeu, inclusive, quando amigos desconfiam e acreditam que estão diante de alguém que não se conhece. Hoje em dia é muito fácil desconfiar, as pessoas mentem muito, por isso desconfiam muito. Também, somos enga-nados a cada instante, tem por onde esperarem o pior até daqueles que não têm e não veem maldade em muitas coisas. Meu coração ficou em crise alguns dias, as vezes imagino que muitos pensamen-tos que tenho, são sementes de Deus jogadas no meu coração, para quando eu mesma, estiver em desespero. Na última semana des-cobri que tenho bens preciosos, amigos, família e a maior riqueza que alguém pode ter, que é Deus no coração. É este Deus que me abençoa em tantos momentos, e eu sou tão pequena, tão falha, tão humana. E mesmo assim, sou filha amada do pai, assim como você.

O inimigo quer nos desestruturar, e a missão dele é matar e destruir, não só o nosso corpo e o nosso sopro de vida, mas a nossa esperança e alegria. Não se deixe desanimar, não abaixe a cabeça, não permita que o mal vença o bem. A vitória é certa e a verdade, sempre pre-valecerá. “Para dias bons: sorrisos. Para dias ruins: paciência. Para todos os dias: fé”

Recado

Quer saber? Eu não quero saber! Deixem que digam, que falem.Enquanto isso, trabalho, ganho dinheiro, pago minhas contas e abra-ço meus amigos.Peço aos amigos, que ao verem alguém me difamar, faça o favor de não me avisar. Eu não quero saber! Estou feliz demais para deixar coisas insignificantes roubarem a minha paz!

Quem vai saber?

Ouvi a entrevista do presidente da Câmara Municipal de Catalão na Rádio Cultura hoje de manhã. Ele é sempre muito claro e objetivo, mas não soube informar quando voltam os trabalhos no legislativo.

Entre aspas

“Se me pedissem que desse um único conselho que fosse mais útil para a humanidade, seria este: espere alguma dificuldade como uma parte inevitável da vida, e quando ela chegar fique com a cabeça erguida, olhe-a direto nos olhos e diga: - Eu vou ser maior do que você. Você não pode me derrotar”. Ann Landers

2

Colaboradores:César Fernandes

Vereador PedrinhoServílio Santos Thiago Ferreira

Francisco Vieira dos SantosGiselle Fayad e Marcos CohenTIRAGEM: 5.000 Exemplares

HOMENAGEM PÓSTUMA

Implantou o CAPS em Ca-talão, doando-se por intei-ra neste projeto, pois sabia que ali estavam pessoas realmente necessitadas de apoio médico e humano. Entregou a sua formação como psicóloga, que fun-diu com sua personalida-de maravilhosa e humana, absorvendo assim, para si, os problemas alheios. Na ânsia de ajudar ainda mais, tentou a carreira política, pois viu nesta trajetória uma maneira de amenizar a dor humana. Não obteve êxito nas três eleições que disputou, mas mostrou ser uma formadora de opinião extremamente importante para os projetos implan-tados na prefeitura, quer como oposição ou situação, Silvania sempre estava pre-sente nos projetos e nas implantações na área da saúde, e concretizou--se seu profissionalmente perante todos.Uma mãe exemplar, sempre educou suas filhas de uma maneira impar, jamais brigava e sim dialogava, mostrando que ser mãe é também ser a melhor amiga, este papel ela desempenhou muito bem, mesmo no contratempo de sua doença. Hoje suas filhas Marcela e Valentina, são motivos de orgulho e exemplo.Enfim, ela foi uma filha exemplar, esposa companheira e amiga para to-das as horas, lutou muito contra a morte, não se deixou levar pela doen-ça, driblou a morte por quatro anos. Mas quis Deus que sua presença fosse brilhar no céu. Ela deixou um belíssimo legado a ser seguindo, pelos exemplos como pessoa, profissional e mulher!Onde você estiver, verá que tudo que plantou não foi em vão, permane-cerá na lembrança de todos nós!

A homenagem póstuma dessa semana, é para mais uma rosa que foi habitar no jardim do Senhor, Silvania Mesquita sempre teve expressão forte, em todos os setores.

Page 3: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 3

JARDEL TEM AUDIÊNCIA COM O GOVERNA-DOR EM EXERCÍCIO PARA ACELERAR OBRAS ESTADUAIS EM CATALÃO

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO E PREFEITO JARDEL DARÃO INÍCIO DIA 16 PRÓXIMO ÀS OBRAS DE RE-FORMA DO GINÁSIO INTERNACIONAL DE CATALÃO

O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), reuniu-se com o governador em exercício de Goiás, José Eliton (PP), na tarde desta segunda-feira (6). O encontro foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiâ-nia.

De acordo com Jardel Sebba, a reu-nião com o governador em exercício foi importante para planejar a execu-ção de obras e melhorias em Catalão durante o ano de 2014. Dentre os as-suntos tratados, dois ganharam ênfa-se e soluções foram encaminhadas: a conclusão do aeroporto e o início das obras de reforma do Ginásio Interna-

cional de Catalão.

O vice-governador José Eliton ressal-tou a importância da parceria do Go-verno de Goiás com os municípios. Segundo ele, o executivo estadual possui uma gestão municipalista, que está possibilitando investimentos em diversas regiões de Goiás, na infraes-trutura, formação profissional e de-mais áreas.

José Elitom também confirmou para Jardel uma edição do programa Go-verno Junto de Você ainda no mês janeiro (possivelmente dia 17) em Catalão.

O governador em exercício de Goiás, José Eliton (PP), ligou nesta terça-feira, 7, para confirmar com o prefeito Jardel Sebba (PSDB) visita a Catalão no próximo dia 16.

Na data, que cai numa sexta-feira, será realizada na cidade uma edição do Governo Junto de Você, a nova versão do programa Governo Itinerante, que terá duração de três dias no Clube do Povo.

Na oportunidade, José Eliton e Jardel também darão início às obras de reforma do Ginásio Internacional de Catalão, orçadas em valores de mais de R$ 3 milhões, que serão bancadas pelo governo estadual e executadas pela Agetop.

Fonte: Catalano Oposição

Page 4: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 4

Notícias do Câmpus CatalãoComeça renovação

da Bolsa Universitária

Francisco Vieira dos SantosAssessoria de Comunicação Social

Campus Catalão - UFG

Os beneficiários do Programa Bolsa Universitária, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), têm prazo de 6 a 31 de janeiro para fazer a renova-ção eletrônica do benefício para o primeiro semestre deste ano. Essa é a primeira fase do processo, que deve ser concluído com a participação do estudante na reunião de renovação e entrega do termo de pror-rogação do benefício.

A renovação eletrônica é feita pelo site da OVG, onde o estudante preenche o formulário e atualiza seus dados pessoais. Devem ser informados dados como estado civil, faixa etária e renda. O beneficiá-rio deve ler o termo de prorrogação, enviar o docu-mento e imprimir o termo de prorrogação.

CalendárioA partir do dia 20 de janeiro, o calendário com as datas e locais das reuniões de renovação será dis-ponibilizado no site da Organização das Voluntárias de Goiás. As reuniões com os estudantes do interior serão realizadas de 10 a 28 de fevereiro, nos locais indicados no calendário. Já para os alunos da capital e de Aparecida de Goiânia as reuniões serão reali-zadas nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Os horários de-vem ser verificados no calendário. Para participar da reunião o estudante precisa levar a carteira de iden-tidade, caneta e o termo de prorrogação do benefício impresso na primeira etapa, realizada pela internet.

Em todo o Estado, 17.590 estudantes devem reno-var o benefício: 7.979 do interior e 9.611 da capital e de Aparecida de Goiânia. Esses números incluem beneficiários de bolsas integrais que atendem estu-dantes com renda bruta familiar de até três salários mínimos, e parciais, que beneficiam alunos com renda bruta familiar de até seis salários mínimos. Atualmente, o programa tem 69 instituições de ensi-no superior conveniadas que atendem estudantes de 231 municípios goianos.

Novos bolsistas

Para o estudantes da capital e do interior, beneficia-dos no processo seletivo realizado no segundo se-mestre de 2013, a reunião de inclusão no Programa Bolsa Universitária será realizada no dia 6 de feve-reiro, no Ginásio Goiânia Arena, às 9 horas.

Bol

sist

a C

arlo

s Rob

erto

(Fot

o: E

duar

do F

erre

ira)

“Operação Buraco Zero” atua em todos os bairros e distritos de CatalãoEquipes trabalham até às 11h da noite para mini-mizar os problemas deixados pelas chuvas de de-zembro

A Prefeitura de Catalão iniciou uma força tarefa para solucionar o problema dos buracos nas ruas da cidade, que aumentaram recentemente devido às chuvas. Denominada de ‘Operação Buraco Zero’, as frentes de trabalho irão atuar em todos os bairros de Catalão, incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. As ações de tapa-bu-raco serão coordenadas pela Secretaria de Infraes-trutura com o apoio das Secretarias de Agricultura e Obras.

O secretário da Infraestrutura, Rodrigo Roseiro, informou que 11 equipes trabalham na operação, sendo três atuando no período noturno, até às 11h da noite, de maneira a minimizar os transtornos no trânsito da cidade. A Operação Buraco Zero já aten-deu aos Bairros Pontal Norte, Castelo Branco, Nos-sa Senhora de Fátima, Santa Terezinha, JK, Jardim Brasília, São João, Bairro das Américas, Centro, Jardim Brasiliense, Três Cruzes, Setor das Mansões

e o distrito de Pires Belo.

De acordo com Roseiro, a operação não tem data para terminar. “O tempo chuvoso vai ditar quanto tempo vai durar essa operação. A chuva atrapalha o trabalho e destrói o que já foi feito. Nosso objetivo é melhorar a trafegabilidade dos moradores na ci-dade e trazer o conforto que a população merece”, ressaltou.

Os bairros com maiores danos em ruas e avenidas terão prioridade. “As chuvas de dezembro trouxe-ram grandes problemas, mas a malha asfáltica de Catalão é antiga. Esses buracos não começaram on-tem. Eles existem por falta de planejamento e pelo uso de material de má qualidade. Já recapemos o Bairro Primavera. A Vila Chaud e o Bairro Ipanema estão com obras em andamento”, informou o pre-feito Jardel Sebba (PSDB).

Page 5: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 5

Desejo-lhe...No início de cada ano é impossível não nos depararmos com este texto clássico de Carlos Drummond de Andrade: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser hu-mano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente... Então desejo apenas que você tenha muitos de-sejos, desejos grandes. E que eles possam mover você a cada minuto ao rumo da sua felicidade.”

É impressionante como o início de cada ciclo traz consigo as novidades de um novo tempo. A forma como vivemos este mergulho no processo de recomeço pode nos impulsionar ao entusias-mo de novos planos, novas ideias, a novidade de fazer diferente o que já é feito ordinariamente. A esperança é uma força miraculosa capaz de mover o ser humano para além de seus limites. Assim, o milagre da renovação que ocorre no início de cada ano transforma nossa disposição de continuar construindo nossa história. Vejo as pessoas nesta época fazerem propósitos para cumprirem ao longo do ano. Mas, fico meditan-do: é preciso o início de um novo ano para fa-zermos projetos e boas escolhas, para refletirmos mais profundamente sobre nossa própria vida? Penso que é importante fazer isso ao longo de toda nossa caminhada anual. E quando o faze-mos bem, no início de cada ciclo, até podemos corrigir detalhes dos nossos passos, mas sempre haverá a continuidade das escolhas anteriormen-te tomadas, haverá a continuidade das trilhas já percorridas. Não será necessário o recomeçar a partir do ponto de partida. Penso que não muda-mos muito nossa trajetória quando temos clareza dos grandes desejos que nos movem à felicida-de. A estes desejos eu os batizo com o nome de essência.Uma amiga no final do ano passado machucou o joelho, rompendo o ligamento cruzado e o do menisco. Nesta semana, início de janeiro, es-

támarcada a cirurgia dela. Nesta possibilidade do novo, recuperar-se desta lesão é um projeto imperativo para ela. Em uma das nossas con-versas, ela me confidenciou o que uma pessoa neste processo de tratamento lhe disse: “O colo-rido está na essência”. Achei muito interessante essa frase: fiquei bastante pensativo. Ela é uma mulher bastante ativa, mãe de três filhos, pro-fessora dedicada, esposa extremamente presen-te, evangelizadora muito atuante. Agora, ela está dependente, necessitando de ajuda para quase tudo, sem poder se locomover com a agilidade de antes e sentindo muita dor. Neste contexto, eis aí seu desafio: dar sentido àquilo que se está vivendo.Para tanto, é imprescindível superar a tentação de ver a realidade com superficialidade, de passar o olho nas circunstâncias sem enxergar aquilo que é essencial. Temos o vício de ligar o automático e passar por cima de muitas rea-lidades que são vitais para nós. No fim, apenas sobrevivemos, e não vivemos com abundância. Nesta pausa forçada no ritmo alucinante de sua vida, ela teve que superar aangústia de ficar tanto tempo deitada e sofrer com sua própria solidão, aprendendo a ficar, antes de tudo, em sua própria companhia. O silêncio a visitou e trouxe consi-go uma pauta inevitável de reflexão: sua própria história, suas escolhas, sua vida. Um passo ainda maior é, após suas reflexões, colocar em prática suas conclusões. Para que isso aconteça, será ne-cessário abrir mão dos empecilhos que a afasta de viver o que é essencial.O colorido que imprime os mais belos tons à nossa vida tem fonte no que é essencial. Ficar na superfície dos acontecimentos, apegados no supérfluo, naquilo que é raso; não dar significa-do ao que fazemos e ao que vivemos; é como construir um livro de desenho da nossa própria história com paisagens sem cor. Em contraposi-ção, a essência carrega consigo a profundidade, afelicidade, a intimidade, a transcendência, o entendimento mais fecundo dos acontecimentos, das coisas, das relações com as pessoas, e princi-palmente de nós mesmos. Aquilo que é essencial traz um colorido todo especial ao livro da nossa vida. O colorido também traz leveza. “A leveza

é dom. Aprecio os que sabem viver no pouco, os que viajam com poucas malas e os que des-cobriram que, ao contrário do que pensamos, as coisas não nos deixam mais ricos, apenas mais pesados. Infeliz é aquele que se identifica com o que tem. Aquele que não sabe diferenciar a felicidade das realidades materiais. Aquele que confunde felicidade com alegria.” – Pe. Fábio de Melo, no livro Tempo de Esperas.Por isso, neste ano de 2014, desejo-lhe o que não passa, desejo-lhe que suas esperanças se reno-vem, desejo-lhe que suas forças se revigorem, desejo-lhe que sua felicidade seja plena, desejo--lhe que você leve apenas o essencial nesta via-gem chamada vida. Teremos em nossas mãos a oportunidade de confeccionarmos um livro de desenho com 365 páginas. Então, desejo-lhe muita sabedoria para que com suas escolhas você possa desenhar paisagens bens coloridas ao longo deste ano. E se para você estas palavras são uma novidade, não tenha medo de percorrer este caminho. O novo é sempre um desafio. Mas que belo desafio teremos para este ano: ficar na essência! Assim, se for necessário recomeçar a partir do ponto de partida para optar pelo que é essencial, faça! E tenho certeza que em 2015 você dará apenas continuidade a esta trajetória iniciada neste ano, pois terá clareza dos grandes desejos que te mo-vem à felicidade.

Page 6: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

6CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014

O governador que está em ritmo acelerado disse que contou com a dedicação de vários servidores para montar a lista dos nomes dos novos secretários. “Tivemos muito trabalho e com a dedicação de várias equipes conse-guimos montar a lista. Isso tudo foi feito de maneira rápida para que as ações do governo não parem um segundo”, afirmou.

Ao final do discurso, governador agradeceu o empenho dos secretários que ficaram à frente das pastas nos três primeiros anos e desejou sucesso aos novos auxiliares. ”Agradeço no-vamente aos que saem pela enorme contribui-ção. E aos que entram, tenham a certeza de que haverão de contribuir muito para o nosso projeto. Feliz ano novo a todos”, finalizou.

“Plantamos muito trabalho e já começamos a colher bons frutos para Goiás”, diz Marconi

Durante discurso na posse do novo secreta-riado, na quarta-feira (1º), governador Mar-coni Perillo fez um breve resumo da admi-nistração e falou dos bons resultados para o povo goiano.

Marconi lembrou que muitas pessoas cobram resultados finais precipitadamente. “Ainda não tivemos tempo suficiente para chegar aos resultados finais, mas posso garantir que tere-mos os melhores possíveis”, ressalta.

Também durante discurso, Marconi destacou que as dificuldades existem para ser enfrenta-das. “Os momentos difíceis aparecem na vida de todos nós. O que precisamos é foco e de-terminação para enfrentá-los”, finalizou.

Governador esteve oito vezes em Catalão em 2013.

O governador Marconi Perillo viajou 205 ve-zes no ano passado, visitou 94 municípios do interior, contando apenas o número de via-gens de sua agenda oficial. Marconi esteve por oito vezes em Catalão. O relatório é do cerimonial do Palácio das Esmeraldas. Por onde passou, o governador Marconi Perillo entregou certificados do Bolsa Futuro, cartões do Prêmio Poupança Aluno, levou o Governo Junto de Você, além de inaugurar rodovias, entregar Cheque Mais Moradia, vistoriar obras e anunciar novos investimentos.

Durante as visitas às cidades, unanimemen-te, Marconi teve recepção calorosa e recebeu manifestações de carinho, retribuídas com atenção do governador, que faz questão de ouvir e atender as demandas locais de cada município.

Temos um governo operante, realizador, determinado e moderno”, afirma governador Marconi Perillo

“Nosso governo é operante, realizador, determinado, modernizante, eficiente e que já está apresentando os melhores serviços, os melhores resultados à todos”, enfatizou Marconi Perillo após empossar novos secretários, na tarde do dia primeiro de janeiro.

Page 7: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 7

Inima 06/01

Rogério 11/01

Renato 07/01

Rosalvo 11/01

Rosimária 08/01

Viviane 11/01

Débora 09/01

Cleres 13/01

Ruhama 09/01

Luizão 13/01

Lidia 09/01

Regina Felix 14/01

Ismenia 10/01

Luciano Marmo 14/01

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014

Para quem não deseja ou não pode pas-sar por um procedimento cirúrgico, mas quer emagrecer através de uma mudan-ça de comportamento, o objetivo é dar auxilio às pessoas no desenvolvimento de comportamentos magros, promo-vendo mudanças de hábitos compor-tamentais, gerando um emagrecimento saudável e adequado a um novo estilo de vida a ser adotado.

Nessa montanha russa em que hoje nós mulheres nos encontramos, acabamos vítimas de nossas conquistas, desen-volvemos a sensação de faltante, pois não dá para dar conta de tudo, mesmo querendo. Os desejos das mulheres pas-sam a ser substituídos por uma série de necessidades a serem resolvidas, como atenção ao marido, aos filhos, trabalho, ela ainda carrega peso do que não con-segue resolver, mas que a sociedade prega como sendo o ideal: inteligente, competente, mãe exemplar, magra, bo-nita e malhada.

A síndrome da mulher elástica! Dividi-da, carregando o peso do não dar conta.Se você se sente assim, venha participar

Comporte-semagro e emagreça!

desse curso, que vai oportunizar falar de nossas dores, conquistas, dificulda-des, e troca de experiência que propicia o desenvolvimento de estratégias para uma qualidade de vida afetiva, o Coach ajuda o cliente neste processo de ema-grecimento através dos pilares que sus-tentam nossas afiliações, tabus, crenças e quebras de paradigmas.

Não é fácil sair da zona de conforto e mudar estruturas e legados herdados durante gerações, mas podemos e te-mos todo direito de fazer nossas esco-lhas e aplicar o desapego na nossa vida e pratica alimentar, suprindo a comida pelo simples prazer de viver em equi-líbrio.

Na próxima semana daremos dicas im-portantíssimas como, técnicas de estilo de vida; técnicas de exercício; técnicas de atitude; técnicas de relacionamento; técnicas de nutrição; dicas saudáveis para os dias de festa; os 10 erros que não devemos cometer na educação ali-mentar da criança; dicas de Páscoa; di-cas para compras em supermercados e dicas para preparação das refeições.

Os gestores, por terem as agendas de trabalho tão preenchidas, apro-veitam as refeições para tratar dos seus negócios, assinar contratos, etc. O ambiente decorrente de uma refeição é muito mais agradável e propício a um bom e rápido desenvolvimento de relações profissio-nais, aliando assim o aspecto profissional ao pessoal dessa relações.

Ao se convidar futuros clientes ou colaboradores para uma refeição num restaurante, então deverá chegar em primeiro lugar ao local, não deverá impor a ementa (cardápio), mesmo que se esteja de dieta, e não se deve obrigar os convidados a beber água, sob o pretexto que é abstêmio. Pertence a quem convida que dirija a conversa sem tardar demasiado a entrar no assunto. No fim da refeição deverão ser ofereci-dos sobremesas e licores. Serão os convidados que devem dar o sinal de partida.

NA MESA com Marcos Cohen

A refeiçãode negócios

Page 8: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 8

Movimento de apoio à Portuguesa prevê até 2.500 ações judiciais.Cerca de 1.000 ações individuais deverão ser protocoladas na Justiça co-mum até dia 15 de janeiro para tentar reverter o rebaixamento da Portu-guesa à Série B do Campeonato Brasileiro. No final de janeiro, esse número pode chegar a 2.500. A previsão é do movimento “Todos Vamos à Luta”, portal na internet que oferece assistência jurídica aos torcedores que quei-ram entrar com uma ação em favor do clube.

Na tarde do dia 06 de janeiro de 2014, mais de cinco mil pessoas já haviam aderido ao movimento e, segundo os organizadores, a média de conversão do apoio em ações na Justiça é de 50%. “Nossa base jurídica é o Estatuto do Torcedor. Juntamos passagens de avião, ingressos e outros gastos dos torcedores. Vamos mostrar que torcedores foram lesados, pois gastaram dinheiro para ver os jogos e o resultado de campo não foi respeitado”, disse Daniel Freitas, porta-voz do “Todos Vamos à Luta”.

Para garantir agilidade dos processos, os torcedores estão sendo orientados a protocolar as ações nas unidades do Juizado Especial Cível (JEC) de todo o Brasil. Cada ação será submetida à análise do juiz e, posteriormente, ao agendamento de uma audiência, com a presença do autor da ação e de um representante da CBF, alvo dos protestos dos torcedores. As audiências po-dem ser realizadas entre quatro e 28 dias.

Crac espera reviver melhores dias e tenta alternativa para obter recursosO elenco do Leão do Sul vem treinando com 24 jogadores, entre eles o zagueiro João Paulo, revelado pelo Goiás, e o volante Coquinho, que de-fendeu o Crac em 2013 além da esperança de gol, o atacante Nino Guerrei-ro. O técnico é Nivaldo Lancuna, velho conhecido no futebol goiano e que celebra a chance dada pelo Leão.

“É um sonho treinar um time como o Crac. Prometo aos torcedores muita garra e determinação, porque nós vivemos disso. O futebol dá alegrias ao torcedor, mas para nós, ele dá a sobrevivência. Nós vivemos da bola,” disse o professor.

São Paulo terá a primeiraDelegacia da Pessoacom Deficiência do Brasil

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou na última sexta--feira (3) o decreto para criação da Delegacia da Pessoa com De-ficiência, a primeira do Brasil. O ato ocorreu no Palácio dos Ban-deirantes com as presenças do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e do delegado geral de po-lícia em exercício, Valmir Eduardo Granucci.

“Na década de 80, o governador Franco Montoro criou a primei-ra Delegacia de Defesa da Mulher do País, e hoje nós a temos no Brasil inteiro... Esta é a primeira Delegacia dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil, e eu tenho certeza que essas equipes multidisciplinares vão fazer toda a diferença. Vai ser instrumento importantíssimo para as pessoas com deficiência e para a sociedade como um todo”, disse Alckmin.

Page 9: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 9

novela Amor à VidaPilar dá abrigo a César e o bebê após descoberta das falcatruas de Aline

Apesar de todas as mentiras e traições de César (Antonio Fagundes), Pilar (Susana Vieira) irá acolher o ex-marido em sua casa, depois que ele descobrir toda a verdade sobre Aline (Vanessa Giácomo) em Amor à Vida. Até mesmo o bebê, que o médico teve com a secretária, será abrigado pela mãe de Félix (Mateus Solano).

Tudo começará depois que César agride Aline na casa de campo, depois de descobrir que ela o traía com Ninho (Juliano Cazarré). Com pena do pai, que irá até atacar a mulher com uma faca, Félix irá tirá-lo da casa de campo. E também levará Juninho, que encontrará largado num berço.

"Eu vou levar esse bebê, tava todo sujo, sozinho naquele berço. Eu vou levar e se você tentar me impedir, criatura, eu arranho a sua cara!", diz Félix para Aline.

"Leva. Pensa que eu tou me importando? Para mim essa criança foi só um investi-mento", responderá Aline, na frente de César.

Bruno (Malvino Salvador) levará Félix, César e Juninho até a casa de Pilar. O médi-co, então, pedirá abrigo à ex.

"Eu briguei com você. Me separei por causa da Aline. Agora estou cego, frágil. Es-tou derrubado, Pilar, nem tenho pra onde ir", dirá César.

Bruno oferecerá que ele se hospede no apartamento onde mora com Paloma (Paolla Oliveira), mas Pilar dirá que não, que o médico ficará em sua casa. Ela pedirá, então, que Bruno compre um berço para Juninho, que vai dormir no seu quarto e do então marido Maciel (Kiko Pissolato).

César ficará muito agradecido, mas será irredutível com Félix, que o resgatou. Quan-do o administrador for procurar o pai para uma conversa, o médico vai destratar o filho, dizendo que o que ele sempre quis foi rir de sua cara.

As informações são da jornalista Patrícia Logut, do jornal O Globo,

ELAS

Chocolate é bom para a pele e o

coração!

Depois de vários mitos sobre os benefícios e malefícios do chocolate, foi des-coberto recentemente que consumir esse alimento, além de não causar espi-nhas, ajuda a tratar a pele dos danos causados pelo sol. A informação é revelada pela dermatologista Ligia Kogos. Ela conta que por conter substâncias antio-xidantes, o chocolate ajuda a combater os radicais livres e, por consequência, os danos causados por eles na pele, como a descamação pós-sol e o envelhe-cimento.

Quanto mais amargo melhor!

A dermatologista explica que consumir chocolate ajuda a prevenir e tratar os danos causados pela exposição solar. “A agressão do sol gera os famigerados radicais livres na nossa pele, que dão vários efeitos indesejados, como aquele descascado que aparece depois da vermelhidão. Por ter propriedades antioxi-dantes, a ingestão do chocolate evita o aparecimento dessas moléculas”, deta-lha.

Porém, antes de se jogar no chocolate ao leite, Ligia destaca que os amargos são melhores para tratar a pele. Quanto mais leite e manteiga em sua fórmu-la, mais diluídos serão os benefícios que atuam nas propriedades estéticas e psicológicas do chocolate. A produção de hormônios como a endorfina, por exemplo, o famoso ‘hormônio da felicidade’, também será mais eficaz a partir do consumo dos chocolates amargos. Ou seja, “quanto mais amargo melhor”, brinca a dermatologista. Direto na pele

De acordo com a dermatologista, os cremes à base de cacau e chocolate tam-bém ajudam a proteger do Sol. Entretanto, por ser bastante oleoso, os produtos com a fruta ou o doce são indicados para as mulheres com pele seca. “Quem tiver pele mais oleosa é melhor evitá-los, para não provocar o aparecimento de espinhas”, recomentda Ligia Kogos.

Com substâncias antioxidantes, o cho-colate previne e trata os danos do sol

Page 10: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 10

2014 promete muitas novidades na área do amor. Leia o horóscopoÁRIES – de 21/3 a 20/4Nem adianta querer dar uma de durona, fria e imparcial diante das questões inerentes ao coração, pois as arianas no primeiro semestre estarão, inevitavelmente, mais pensativas e sentindo, até certo ponto, carências afetivas. Isso não impedirá de conhe-cer novas pessoas, sobretudo com o aumento de sua rede social e até motivação para tentar engrenar em um relacionamento. Para quem estiver em um relacionamento duradouro será interessante rever suas atitudes, tentar ser mais amável, carinhosa e disposta ao diálogo sincero. O amor pode ficar mais caliente depois desse processo.E olha só que bom, o segundo semestre promete bastante, pois haverá mais vontade de conhecer pessoas, se envolver com seus grupos e disposição para a alegria. A única ressalva é procurar dar tempo ao tempo, por exemplo, no início de um relaciona-mento afetivo para conhecer bem com quem está se envolven-do. Não esqueça que ninguém inicia uma paixão e já diz “Eu te amo”; muita calma nessa hora. Os bons ventos soprarão a partir do dia 17 de julho.

TOURO – de 21/4 a 20/5Nem tudo são flores para um casal, isto é, só nos filmes de Holly-wood as questões do relacionamento tendem ao mundo dos so-nhos. Bem, no primeiro semestre de 2014, algumas revisões e possíveis conflitos, sobretudo na relação de poder entre o casal. Bem, então por que não sair um pouco da rotina e fazer algo di-ferente, não é? É muito provável que o afeto entre o casal melho-re a partir desse momento. Ao mesmo tempo, as taurinas estão mais dispostas a se doarem às amizades porque, até certo ponto, reconhecem a cumplicidade e objetivos comuns de planos e me-tas. Até o dia 16 de julho é possível aparecer pessoas do passado e mexer um pouco com o presente.Rigorosamente este ano será de revisão na relação e para colocar os pingos nos is. A boa notícia para quem estiver solteira é que seu poder de sedução, sensualidade e disposição para conhecer novas pessoas podem ser vitais para engatar numa relação. Mas sempre é bom não ir com muita sede ao pote. Veja bem quem conhece e use sua intuição para decidir se vai ou não vai.

GÊMEOS – de 21/5 a 20/6Seu poder de sedução e de chamar atenção estarão firmes e for-tes a partir de janeiro. Ora, nem adianta dizer que não, pensar “Ah, aquela roupa não me cai bem” ou algo parecido, pois você emana uma energia que poderá mexer com o coração de pessoas que menos espera. O mais importante, no entanto, é manter seu ar de sedução misterioso e não entregar o jogo, logo de bandeja. Para quem estiver solteira, o primeiro semestre será melhor para conhecer as pessoas e a dificuldade poderá ficar por conta do drama de separar o joio do trigo, pois no fundo você não deseja mexer com os sentimentos de ninguém.

Para aquelas que vivem a vida a dois, o mais importante durante o ano será a ratificação de seu amor que favorecerá a relação. O momento requererá uma atitude mais conciliadora para equacio-nar problemas de ordem material e isso contabilizará bons pon-tos na estabilização e tranquilidade para curtir bons momentos de romance e paixão.

CÂNCER – de 21/6 a 22/7Os cancerianos devem ter em mente que precisam confiar em si, no presente, e quanto ao passado, ficaram as experiências, so-bretudo o aprendizado, algo muito importante para o signo que tem a Lua como regente. Entenda que a energia da renovação a partir da abertura de tantas possibilidades que aconteceram nos últimos meses continua a ser importante e decisiva para seus relacionamentos.As emoções neste primeiro semestre serão fortes. Pode ser o momento de dar a volta por cima e renovar uma relação que já não esteja tão boa ou até terminar. Questões difíceis podem ser superadas em 2014. Surpresas com pessoas de seu passado podem acontecer também. E tem mais, novas pessoas têm tudo para mexer com seu coração e dessa forma, iniciar uma relação duradoura. Seu espírito em 2014 não estará para brincadeirinhas, pois a solidez de seu comportamento, maturidade e determina-ção podem significar muito mais para ambos. Nem se espante se no segundo semestre pintar um clima de casamento.

LEÃO – de 23/7 a 22/8Os leoninos estarão com tudo em 2014. É o início de uma nova fase em suas vidas que será fundamental para seu crescimento interior, principalmente para o equilíbrio entre matéria e espírito.

Será fato que as oportunidades de conhecer gente interessante a partir de suas atividades no trabalho e no meio social poderão trazer boas surpresas. O primeiro semestre será praticamente um preparo, uma espécie de separação do joio do trigo para o aproveitamento do segundo semestre quando Júpiter entrar em seu signo. Aproveite que seu poder de cativar e de se comunicar está em alta.Inevitavelmente sua experiência será fundamental para expres-sar seus desejos e intenções. Para aquelas que estiverem num relacionamento duradouro, têm tudo para estabilizarem seus re-lacionamentos, sobretudo a partir do dia 17 de julho. O bom de tudo é que, só para variar, sua autoestima estará tinindo para dar os encaminhamentos para a vida amorosa. As solteiras estarão muito encantadoras e esbanjarão mais energia do que o normal, auxiliadas, no caso, por forte poder de crítica.

VIRGEM – de 23/8 a 22/9Seu amadurecimento, depois de alguns acontecimentos nas rela-ções afetivas irá contribuir para suas decisões afetivas em 2014. Aliado a isso, seu poder de atração, sensualidade e carisma serão as armas para aproximar-se das pessoas e estimular seu grupo a ser mais alegre. Ora, mas será preciso superar alguns limites psicológicos de sua personalidade, tipo a timidez em excesso que podem ser barreiras para o início de um diálogo mais ínti-mo. Procure, no caso, descontrair-se um pouco mais e tornar-se um pouco menos crítica quando estiver em busca do ideal da perfeição humana. Isso poderá atrapalhar e causar, dependendo da situação, frustração.O primeiro semestre será interessante para se autoafirmar e bus-car seus objetivos se estiver solteira. É bom não idealizar muito, pois o choque de realidade pode ser ruim. Já para as comprome-tidas e que estejam num relacionamento duradouro, é importan-te saber que quanto mais houver cumplicidade, participação e vontade de se doar ao outro, haverá maior segurança na relação. Detalhe: procure controlar seu impulso para limitar o outro com muitas cobranças, isso evitará atritos no primeiro semestre.

LIBRA – de 23/9 a 22/10As librianas estarão com tudo em cima para cativarem mais suas redes sociais. Suas amizades, em sentido mais amplo, tendem a se ampliar em 2014. Seu poder de comunicação e suas ideias po-derão lhe levar para lugares antes nunca imagináveis. Isso tudo fruto de suas amizades que proporcionarão novos interesses e vontade de se tornar mais independente. Mas não esqueça seus sentimentos nos últimos meses, sua transformação e sua maturi-dade, pois você está mudando e quer mais. Fica uma recomen-dação básica sobre a vida: a felicidade não está no outro, sobre o que ele(a) pode proporcionar, mas sim dentro de si, ou seja, do nosso interior.Para as solteiras, o ano não estará para brincadeiras nos relacio-namentos, nada de superficial lhe encantará. Nem adianta pressa que o tempo falará bem mais alto do que a ansiedade do coração. Para quem estiver num relacionamento duradouro, as demons-trações de amor e de carinho, podem proporcionar, pelo menos neste primeiro semestre mais calor ao casal. Isso não impedirá oscilações no temperamento dos casais.

ESCORPIÃO – de 23/10 a 21/11Um dos maiores dramas na transformação que os escorpianos passam há algum tempo, sobretudo no ano que passou, é saber lidar com suas crises e seus limites. Até onde vai o eu e até onde posso deixar de lado a individualidade por nós. No fundo seu bom senso e a maturidade falarão mais e você se dará as respos-tas que precisa.O ano começa com uma necessidade, para quem está só, de en-contrar alguém que embarque forte em seus sonhos, planos e emoções. Seu poder de sedução estará mais forte e suas ideias podem construir algo novo com o início de uma nova paixão. Não existe meio termo quando se trata de um escorpiano. Ou é ou não é. Só haverá investimento nessa paixão em 2014, sobre-tudo nos três primeiros meses, se houver cumplicidade.Para quem estiver num relacionamento duradouro, aproveite para buscar novos ares culturais com viagens, artes, cultura. Isso dará uma levantada no astral do casal. A recomendação ao casal será de nos momentos em que entrarem num turbilhão de emo-ções não esquecer que tudo vai passar e, no caso, a experiência e a maturidade podem trazer a tranquilidade para dormirem na paz.

SAGITÁRIO – de 22/11 a 21/11Neste primeiro semestre você se sentirá testada diante de situa-

ções inusitadas, dentre elas seu poder de convencimento e caris-ma. Isso dará, até certo ponto, movimento em sua vida social e quem sabe, partir para novas conquistas amorosas. O importante é procurar controlar a ansiedade e respeitar seus limites que será uma grande prova de adaptação de Júpiter, seu regente, em Cân-cer, prestes a entrar em Leão.No segundo semestre, inevitavelmente novas pessoas enrique-cerão as redes sociais dos sagitarianos, oportunizando bons mo-mentos para sua vida. Quem sabe não surja alguém com poder suficiente para conquistar seu coração? Tudo bem, você quer se proteger, garantir sua segurança e há receio para iniciar algo novo, porém dê tempo ao tempo que a razão equilibrada com seus sentimentos lhe dará a resposta.Para quem estiver num relacionamento duradouro, o momento requer renovação de planos, de objetivos para realinhar o amor. Só não esqueça de buscar o equilíbrio entre os bens materiais e os sentimentos maiores entre vocês.

CAPRICÓRNIO – de 22/12 a 20/1É possível pressões para que a realidade mude diante da pessoa que se gosta. Bem, a questão é que agora há alternativas, apesar de estar um pouco difícil para decidir, pois é preciso analisar a conjuntura, as pessoas envolvidas etc. Muito em breve Vênus passa a transitar em seu signo, isso amenizará tudo, e ao mesmo tempo, elevará sua moral e sua autoestima. Você estará mais ca-rismática e com um forte poder de atração.Para quem estiver solteira é possível aparecer algo novo com a entrada de alguém em sua vida com novas experiências, atitudes e, principalmente, cultura diferente.O mais importante é que nesse período de transformação das capricornianas, diante de novas perspectivas em vários setores da vida, seu magnetismo e de envolvimento mostram uma nova face do poder e do querer.Para quem estiver numa relação estável, é possível ainda neste primeiro semestre ocorrer crise de valores de uma das partes. Daí a necessidade de se analisar bem antes de qualquer decisão importante. A recomendação fica por conta de estar disposta ao diálogo para ser feliz.

AQUÁRIO – de 21/1 a 19/2É importante estar preparada para lidar com as questões mate-riais diante da relação a dois. Podem até surgir questionamen-tos a respeito de um ou do outro, sobre o que se quer, sobre os objetivos comuns do casal. A paciência e o saber escutar serão decisivos na hora da D.R. O mais importante é o lado positivo, pois seu otimismo e a capacidade, neste momento, de expor o que pensa e o que sente, podem fazer com que se supere qual-quer dificuldade.Para quem estiver na pista é bom não alimentar as expectati-vas diante de possíveis pretendentes logo no primeiro semes-tre. Analise cada caso, as palavras, os gestos, os detalhes. Você emana boa energia, poder de atração e sensualidade. Tudo isso interferirá de alguma forma em sua rede social. Quem sabe no segundo semestre você já não esteja apta a entrar em um rela-cionamento sério?

O ano será intenso com muitas alegrias e conclusões. Sua matu-ridade está se transformando e a experiência de 2014 interferirá positivamente em sua sabedoria e desejo de juntar os chinelos um dia.

PEIXES – de 20/2 a 20/3Bons ventos atraem coisas muito boas para a relação a dois. Tudo bem que a vida no trabalho e na rua tendem a tirar um pouco o sono, mas no geral, a situação está sob controle. Alguns perrengues na relação, com questões da individualidade, podem acontecer neste primeiro semestre, mas sempre é bom estar dis-posto a fazer um mea culpa e dialogar sobre seus anseios. Um pouco de liberdade não faz mal a ninguém, não é?Para quem estiver solteira, oportunidades não faltarão, principal-mente se souber mostrar o que pretende. Ora, mas tudo depende-rá de sua disposição para querer conhecer alguém que lhe mostre como a educação pode alimentar muito seus sonhos. Preste aten-ção nos meses de março a final de junho.Acontece que no segundo semestre, para quem estiver em um relacionamento sério, será possível, pelo menos disposição você terá, de unir os lençóis e os chinelos com a pessoa amada, porém antes, de forma geral a todas as piscianas, é bom procurar variar um pouco, fazer uma viagem a dois, conhecer novos lugares, no caso, fazer algo diferente. Quando souber relaxar, ambos ganha-rão em qualidade e cumplicidade.

Page 11: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 11

Culinária NEGA MALUCA•3 ovos•1 e 1/2 xícara ( chá ) de açúcar•2 xícaras ( chá ) farinha de trigo•1 xícara ( chá ) de chocolate em pó ou acho-colatado•1/2 xícara ( chá ) de óleo•1 colher ( sopa ) de fermento em pó•1 pitada de sal•1 xícara ( chá ) de água quenteCobertura:•4 colheres ( sopa ) de leite•1/2 xícara ( chá ) de chocolate em pó•1 colher ( sopa ) de manteiga•1 xícara ( chá ) de açúcarMODO DE PREPARO1.Bata os ovos com o açúcar, óleo, achocola-tado e farinha, depois adicione a água quente e por último o fermento em pó2.Asse em forno com temperatura média por 40 minutos, desenforme quente

Cobertura:1.coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que levante fer-vura, despeje ainda quente em cima do bolo. Informações Adicionais•A receita pode ser

preparada também no microondas em forma própria para esse forno. O tempo de espera é de 7 a 9 minutos na potência alta. Aguarde 20 minutos e desenforme

As férias escolares ainda continuam por mais algum tempo e a garotada só quer saber de brincar e aproveitar os dias de verão. Mas isso não quer dizer que elas não estão aprendendo nada nesse descanso: as brincadeiras podem ser muito educativas e, com a sua ajuda, os pequenos podem se desenvolver, ficar afiados para a volta as aulas.

“A brincadeira por si só já tem um aprendizado embutido, ela tem um objetivo em si mesma. Mas quando os pais sabem orientar e direcionar isso, ou entendem como elas podem ajudar o desenvolvimento infantil isso promove uma aprendizagem mais completa e com papel mais ativo, isso passa um conforto para eles”, explica a psi-copedagoga Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira, vice-presidente da Associação Bra-sileira de Brinquedotecas e autora de livros como “Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Brinquedotecas – Implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento”.

Passeios divertidosComo o calor reina na estação, nada melhor do que aproveitar o tempo livre para passear com as crianças, seja em parques, museus, zoológicos ou mesmo uma boa ida à piscina. “O ideal é que elas participem de várias atividades lúdicas, mas não somente com os brinquedos. Os pais tem que verificar quais locais combinam com a rotina e a dinâmica particular da família e o mais legal é sempre perguntar o que as crianças gostariam de fazer”, indica.

Tente ir a locais onde você consiga interagir, sem ficar sentada olhando. “Não é tão gostoso quanto quando todos brincam juntos. Tem que ser bom para todo mundo, toda a família deve conseguir se divertir junta em lugares diferentes do cotidiano, que sejam seguros”, aconselha.

Em casa - 0 a 3 anosPara essa faixa tudo é uma verdadeira diversão e os bebês realmente adoram brincar com seus pais: até mesmo seus cabelos viram um entretenimento delicioso. “Eles precisam de brincadeiras que possam movimentar o corpo, porque é isso que eles necessitam nessa fase de desenvolvimento corporal, principalmente porque não conseguem ficar parados por muito tempo”, conta.

Brincadeiras rápidas que façam com que eles andem, toquem e tentem fazer diferen-tes movimentos costumam fazer grande sucesso. “Você tem o esconde-esconde, que mesmo com o pai perto, sem esconder de verdade, é muito legal para eles. Elefanti-nho Colorido para aprender as cores também é uma ótima opção”, diz.

Outra forma de brincar e ainda aprender é pegar objetos para que a criança identifique quais são de comer, por exemplo: “Você pode colocar duas frutas e um terceiro objeto qualquer e falar para a criança adivinhar qual deles não é um alimento”.

4 a 6 anosQuando estão um pouco maiores, as crianças gostam de ter mais desafios e precisam ser estimuladas a fazerem movimentos mais complexos. “Como a atenção está mais desenvolvida, você pode pular amarelinha, brincar de morto-vivo e pular corda, que exigem controle do tempo e ritmo”, completa.

Nessa idade, as atividades que exigem manuseio de objetos fazem sucesso e devem ser estimuladas. Os quebra-cabeças são excelentes para o desenvolvimento do cére-bro, porque tem a intenção de ajudar o raciocínio lógico e dedutivo. O dominó segue a mesma linha”, garante. Outras possibilidades são as massinhas de modelar e os desenhos.

Seus filhos não largam as bonecas e os carrinhos? Deixe-os nessa atividade: “brincar de boneca é como antecipar a vida adulta, é uma brincadeira simbólica onde a menina representa o que ela vê. Tem muitas possibilidades e dá para criar muitas situações”.

A partir dos 7 anosSirlândia diz que essa é a idade em que começa a competição e o brincar em grupo. Portanto, os jogos são ótimas formas de entretenimento e ainda ajudam a entender que não é possível ganhar sempre. “O mais importante é sempre lembrar que não é a brincadeira em si que importa e sim a relação da criança com o brinquedo, a inte-ração”, finaliza

Naiara Taborda

Brincadeir as educativas e divertidas são essenciais nas férias. Veja as dicas

Brincar estimula o desenvolvimento e deixao verão ainda mais gostoso

Page 12: Jornal O Pirapitinga 43ª Edição

CATALÃO I DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2014 12

ÁGUA É VIDA, PARAQUE NOSSO BEM MAIORNÃO FALTE, USE COM CONSCIÊNCIA!