jornal notícias de elias fausto - edição nº 2 - 13/09/2014

8
Em 2013, as escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de Elias Fausto atingiram média de 6,96, índice esperado para 2021. Com esse resultado, a cidade foi classificada em 32º lugar, considerando os 645 municípios paulistas. Página 4 EDUCAÇÃO Escolas municipais recebem média 6,96 do Inep Na última quarta-feira, 10, a Óptica Carrara inaugurou uma filial na Rua Siqueira Campos, 166, no Centro de Elias Fausto. Página 7 SAÚDE VISUAL Óptica Carrara inaugura loja em Elias Fausto Edição nº 2 Ano I Sábado, 13 de Setembro de 2014 Com essa obra, que será entregue em algumas semanas, a Prefeitura de Elias Fausto deverá implantar alterações no trânsito de Cardeal. Página 5 CDHU recebe 2.147 inscrições para as casas populares O número de inscri- tos para concorrer a uma das 142 casas que estão sendo construídas em Elias Fausto superou to- das as expectativas. Já na noite de segunda-feira, 1º de setembro, era gran- de o número de pessoas na fila em frente o Giná- sio de Esportes, aguar- dando o início do agen- damento, marcado para as 9h do dia seguinte. Página 3 Justiça determina desocupação de imóvel na Fepasa População chega a 16,9 mil habitantes, segundo IBGE Página 4 Página 3 Espaço ‘Casa do Ernestinho’ é aberto ao público Página 7 Anel viário de Cardeal está em obras Primeiro passo da obra de asfaltamento do Bairro Bela Vista, construção de guias modelo 'americana' nas ruas foram iniciadas na última semana. Página 6 Iniciado asfaltamento do Bairro Bela Vista A partir de 2015, o prédio voltará a ser usado pela Prefeitura de Elias Fausto. Página 8 Justiça devolve prédio escolar para uso da prefeitura

Upload: noticiaseliasfausto

Post on 03-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

Em 2013, as escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de Elias Fausto atingiram média de 6,96, índice esperado para 2021. Com esse resultado, a cidade foi classifi cada em 32º lugar, considerando os 645 municípios paulistas.Página 4

EDUCAÇÃO

Escolas municipais recebem média 6,96 do Inep

Na última quarta-feira, 10, a Óptica Carrara inaugurou uma fi lial na Rua Siqueira Campos, 166, no Centro de Elias Fausto.Página 7

SAÚDE VISUAL

Óptica Carrara inaugura loja em Elias Fausto

Edição nº 2 Ano I Sábado, 13 de Setembro de 2014

Com essa obra, que será entregue em algumas semanas, a Prefeitura de Elias Fausto deverá implantar alterações no trânsito de Cardeal. Página 5

CDHU recebe 2.147 inscrições para as casas populares

O número de inscri-tos para concorrer a uma das 142 casas que estão sendo construídas em

Elias Fausto superou to-das as expectativas. Já na noite de segunda-feira, 1º de setembro, era gran-

de o número de pessoas na fi la em frente o Giná-sio de Esportes, aguar-dando o início do agen-

damento, marcado para as 9h do dia seguinte.

Página 3

Justiça determina desocupação de imóvel na Fepasa

População chega a 16,9 mil habitantes, segundo IBGEPágina 4

Página 3

Espaço ‘Casa do

Ernestinho’ é aberto ao

público

Página 7

Anel viário de Cardeal está em obras

Primeiro passo da obra de asfaltamento do Bairro Bela Vista, construção de guias modelo 'americana' nas ruas foram iniciadas na última semana. Página 6

Iniciado asfaltamento do Bairro Bela Vista

A partir de 2015, o prédio voltará a ser usado pela Prefeitura de Elias Fausto. Página 8

Justiça devolve prédio escolar para uso da prefeitura

Page 2: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

2 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 13 de Setembro de 2014

EditorialRetrato saboroso

Uma publicação da Darcam Editora Ltda-ME.Mais de 23 anos de jornalismo experiente.

CNPJ: 09.125.268/0001-24

Tiragem: 5.000 exemplares | Circulação: Elias Fausto | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Diretor Geral/Editor Responsável: Túlio Darros - MTB 63932/SP

[email protected]

noticiaseliasfausto

Contato: 19 99872-9050

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL.SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

O propósito deste novo periódico é revelar o que Elias Fausto é, bem como contribuir com a construção e registro da sua história.

Há muitas maneiras de conhecer uma cidade.

Turistas procuram seus pontos turísticos, economistas esquadrinham suas riquezas, demógrafos traçam perfi s da população. Todas essas maneiras são válidas para saber como uma cidade é, mas não exatamente o que ela é.

Um número imenso de cidades pode ter níveis de riqueza correlatos, perfi s populacionais semelhantes e até paisagens parecidas - e pode, apesar disso, apresentar diferenças clamorosas em aspectos como história, costu-mes, valores, civilidade, sonhos e expectativas.

Por isso, é sempre tão diversa a percepção de quem, conhecendo uma cidade por fotos e dados, um dia tem a oportunidade de visitá-la e ser parte dela, ainda que por poucos dias.

Com o passar do tempo, pautas diferenciadas serão trabalhadas, a partir de conteúdo humano, relacionando a maneira muito peculiar da sua exis-tência, a tradição e o novo, o artesanal e o tecnológico, o interiorano e o metropolitano, o simples e o complexo.

Um retrato saboroso de Elias Fausto que só mesmo sua gente, com suas histórias de vida e jeitos de ver o mundo, serão capazes de traduzir.

É uma encruzilhada do tempo, e, da mesma forma que ela aguça e desa-fi a a percepção do leitor, também a maneira como é apresentada constitui um interessante ponto para refl exão.

O jornalismo jamais deixará de ser um exercício de busca, descoberta e revelação, capaz de oferecer ao leitor uma interpretação honesta de reali-dades nem sempre evidentes. E isso, sem esquecer que a leitura, mais do que mera ferramenta inventada para aproximar as pessoas, pode e deve ser uma fonte de prazer.

De momento, o que nos compreende é conhecer, analisar e refl etir, para em breve, tecer argumentos recheados de informação.

Boa leitura!

Escola Lupércio está na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Três alunos da Es-cola Municipal Prefeito Lupércio Guedes Pinto tiveram suas redações selecionadas para a eta-pa estadual da quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. O tema da redação esse ano foi: “O lugar onde vivo”. Do 8º ano A, quem teve a redação escolhida foi a aluna Dayla Petrov Santos, que fez o texto com o título “A fl oresta do Jardim Paraíso”; ela é aluna da professora Ju-cimara Araújo.

A crônica “Rosa Pansonato”, de Kelvin

Bertoldi, da 8ª série C, também foi seleciona-da; o professor é Josias Celestino da Silva. O texto “Lugar encantado”, do aluno Victor de Pau-la Zanolini, do 6º C, da professora Sandra Ma-ria dos Santos, também foi escolhido.

O resultado da etapa estadual sai no mês de outubro. Caso passem, as redações concorrem à etapa federal da Olim-

píada. O tema da com-petição foi trabalhado em sala de aula com os alunos do 6º ao 9º ano.

EDUCAÇÃOResultado sai em outubro; se passarem, redações concorrerão à etapa federal

Josias, Kelvin, Dayla e Jucimara (Foto: ACEF)

Victor e Sandra (Foto: ACEF)

Page 3: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

3NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 13 de Setembro de 2014

CDHU recebe 2147 inscrições para as casas populares

HABITAÇÃOFila em frente o ginásio começou a se formar na noite anterior, 1º de setembro

O número de inscri-tos para concorrer a uma das 142 casas que estão sendo construídas em Elias Fausto superou to-das as expectativas. Já na noite de segunda-feira, 1º de setembro, era gran-de o número de pessoas na fila em frente o Giná-sio de Esportes, aguar-dando o início do agen-damento, marcado para as 9h do dia seguinte.

Apesar de todas as tentativas, inclusive do prefeito Laércio Betarelli (PSDB), de tranquilizá--las quanto à falta de ne-cessidade de amanhecer na fila, porque o proce-dimento de agendamen-to seria bastante rápido, ninguém arredou o pé do local e, às 17h do dia 2, a Companhia de Desen-volvimento Habitacio-nal e Urbano (CDHU) concluiu os trabalhos e confirmou 2.480 agen-damentos. Nos três dias seguintes, foram aten-didos, em média, 800 pessoas por dia e, como se previa, 333 delas não puderam efetivar suas

inscrições por não se en-quadrarem nas exigên-cias da CDHU.

Mesmo com esse cor-te, o número de inscritos chegou a 2.147, maior do que qualquer expectativa da CDHU e da Prefeitura

de Elias Fausto, as quais se comprometeram em visitar todas as 142 famí-lias contempladas depois do sorteio, verificando a situação de cada uma com relação às exigências do edital. “Não tenham dúvidas de que não ad-mitiremos que as casas sejam entregues a pesso-as que não se enquadrem nos termos do edital”, diz firme Betarelli.

Obras avançam rapidamenteSegundo a prefeitura, o

ritmo das construções se-gue intenso pela Constru-tora Souza Araújo, com muitas das casas já em fase de cobertura, o que indica que o cronograma deverá ser cumprido e as casas deverão ser entre-gues em meados de 2015.

Local será ampliado e urbanizado (Foto: ACEF)

Justiça determina desocupação de imóvel na Fepasa

A Prefeitura de Elias Fausto, a pedido do mo-rador do local, demoliu na semana passada o imóvel construído há cerca de 20 anos no antigo leito da Fepasa, no Centro da ci-dade. Todo o material que poderia ser aproveitado foi doado pelo ocupante para moradores carentes do

município.Havia já, há vários anos,

na Justiça, a determinação para que o imóvel fosse desocupado e agora com a saída do ocupante a pre-feitura pretende urbanizar o espaço, ampliando a Pra-ça Antonio Roberto Pache-co, construída no local em 2007.

DEMOLIÇÃO | Imóvel foi construído há 20 anos; material reaproveitado foi doado para moradores carentes

População foi atendida no Ginásio de Esportes municipal durante todo o dia (Foto: ACEF)

Prefeito, vereadores e empresários devem se reunir para decidir sobre terreno no qual serão construídas casas populares de Cardeal

Na próxima semana, o prefeito Laércio Betarelli (PSDB) vai se reunir com vereadores e empresários para conversar sobre as 60 casas populares que serão construídas pela Compa-nhia de Desenvolvimen-to Habitacional e Urbano (CDHU) em Cardeal.

A reunião visa decidir sobre o empreendimento apresentado à Prefeitura de Elias Fausto, um con-domínio de alto padrão, que poderá proporcionar a custo zero para a prefeitura o terreno necessário para a construção das casas da CDHU.

HABITAÇÃO | Aquisição a custo zero do terreno depende de outro empreendimento, de alto padrão

Em ritmo acelerado, casas já recebem telhado (Foto: ACEF)

Page 4: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

4 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 13 de Setembro de 2014

População de Elias Fausto chega a 16,9 mil habitantes, segundo IBGE

A população estima-da para o município de Elias Fausto em 2014 é de 16.926 pessoas. Em 2013, a estimativa popu-lacional era de 16.762.

Com ambas as popu-lações, o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é de 1,0.

De posse dos dados populacionais divul-gados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e observando a legislação em vigor, o Tribunal de Contas da União (TCU) atribui a cada municí-

pio um coeficiente in-dividual de participação determinado de acordo com as faixas de habi-tantes previstas no De-creto-Lei nº 1881/1981.

Esses coeficientes va-riam de 0,6 a 4,0. Portan-to, para que Elias Fausto mude de faixa, ou seja, passe a receber o repasse do FPM de 1,2, é neces-sário um ganho popula-cional de 55 moradores.

AUMENTOEm 2013, cidade tinha 16.762 moradores; coeficiente do FPM continua 1,0

Ganho populacional foi de 164 moradores (Foto: Reprodução Internet)

CNPJ CL: 20.560.081/0001-91 | CNPJ T: 20.560.849/0001-27

Escolas de Elias Fausto recebem média 6,96 do InepEDUCAÇÃOCidade foi classificada em 32º lugar entre 645 municípios paulistas; média é considerada nota de primeiro mundo

As escolas de todo o Brasil são, a cada dois anos, avaliadas pelo Ins-tituto Nacional de Esta-tística e Pesquisas Edu-cacionais (Inep), órgão do Ministério da Educa-ção. Em 2013, as escolas do 1º ao 5º ano do En-sino Fundamental I de Elias Fausto atingiram média de 6,96, índice esperado para 2021. A média 6,0 é considerada nota de primeiro mun-do. Com esse resultado,

a cidade foi classificada em 32º lugar, conside-rando os 645 municí-pios paulistas.

Já no Ensino Funda-mental II, de 6º ao 9º ano, devido à recente municipalização e à fal-ta de familiaridade com este segmento de ensi-no, apesar de todo o tra-balho que não pode ser desprezado, o resultado foi um pouco inferior e Elias Fausto obteve nota 5,34. Neste segmento, levando também em consideração o Estado de São Paulo, o municí-pio ficou em 63º lugar.

Qualidade e dedicação Essa média foi obtida

por meio de uma série de fatores: livro didático

oferecido gratuitamente pelo governo; boas aulas preparadas pelos profes-sores; trabalho e interes-se; participação no pro-grama de alfabetização na idade certa; Atendi-mento Educacional Es-pecializado (AEE); au-las de reforço escolar no contra turno e pré-esco-la universalizada.

Além disso, é rea-lizado um constante e rigoroso acompanha-mento da aprendizagem e da frequência às aulas e um combate perma-nente à evasão escolar, sob a responsabilidade dos diretores e coorde-nadores, com apoio dos poderes Legislativo e Executivo e a confiança dos pais e responsáveis pelos alunos.

Alunos da Escola João Guedes Pintos, que recebeu melhor pontuação (Foto: ACEF)

Page 5: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

5NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 13 de Setembro de 2014

CPF 932.094.528-49

Anel viário de Cardeal está em obras

Ao custo de R$ 225.172,13, totalmente oriundos dos cofres da prefeitura, sem qual-quer convênio federal ou estadual, a empresa DNP de Tietê, vencedo-ra da licitação, já está a pleno vapor, construin-do a ligação asfáltica da Rua Bom Jesus com a Avenida Luiz Carlos Brugnerotto, no Jardim Caroline, em Cardeal.

Com essa obra, que será entregue em algu-mas semanas, a Prefeitu-ra de Elias Fausto deve-

rá implantar alterações no trânsito de Cardeal, desviando os veículos pesados e aqueles que não vão até o Centro de Cardeal para o cha-mado anel viário que se formará no entorno do bairro.

“Claro que ainda não é o anel viário previsto no nosso Plano Diretor, mais abrangente e com todas as avenidas em

duas mãos de direção, mas vai aliviar bastante o trânsito da Avenida Nossa Senhora Apare-cida, proporcionando conforto e segurança aos moradores do Centro de Cardeal e aos moto-ristas que se utilizam de Cardeal como passagem para Elias Fausto, Mon-te Mor ou Indaiatuba”, explica o prefeito Laér-cio Betarelli (PSDB).

INFRAESTRUTURAObra será entregue em algumas semanas, afirma Prefeitura de Elias Fausto

Mudança de postes libera duas mãos de direção na Avenida João Carlos de Lima

Com a relocação dos postes da CPFL, rea-lizada no sábado, 6, a Avenida João Carlos de Lima está totalmente liberada para o trân-sito, em duas mãos de direção, em frente o Jar-dim São Pedro, desde a Rua Amadeu Patelli até a Cerâmica Palma de Ouro.

Com a duplicação da via, exigida pelos lo-teadores do São Pedro quando o prefeito La-ércio Betarelli (PSDB) reassumiu a Prefeitura

de Elias Fausto em 2013, os postes acabaram fi-cando no leito de uma das pistas e a demora no entendimento entre a companhia e a loteado-ra fez com que uma das vias ficasse interditada durante alguns meses, desde a conclusão do as-faltamento do bairro.

Segundo a prefeitura, com a conclusão dessa obra e com as ligações de água já sendo feitas pela Sabesp, faltam pou-cos detalhes para que o bairro, com muitas obras em andamento e já com diversos moradores, seja oficialmente entregue ao governo municipal.

TRÂNSITOPostes estavam no leito de uma das pistas; via ficou interditada durante alguns meses

Obra será entregue nas próximas semanas (Foto: ACEF)

Tráfego na avenida foi liberado no dia 6 (Foto: ACEF)

R$ 250,00

Page 6: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

6 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 13 de Setembro de 2014

Paróquia São José promove Festa Brasileira

Pelo sétimo ano consecutivo, a Paróquia São José, de Elias Faus-to, promoveu a Festa Brasileira em comemo-ração ao dia da Inde-pendência do Brasil, o 7 de Setembro.

De sexta-feira, 5, a domingo, 7, centenas de pessoas passaram pelo recinto do even-to na Praça da Matriz, no qual puderam as-

sistir apresentações da Orquestra de Viola e da Comunidade Santo Antônio (a dança “Es-cravos de Jó”), além de apresentações de capo-

eira, de dança italiana, da catequese e dos jo-vens Anjos da Luz, dos Sarados e de um grupo de pagode.

Além disso, no sá-

bado, 6, durante a Festa Brasileira, houve a rei-nauguração do Centro Catequético, o qual foi reformado pela paró-quia.

RELIGIÃOEvento aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro, na Praça da Matriz

Diversas apresentações animaram a tradicional Festa Brasileira. (Foto: ACEF)

Obra custará R$ 2,3 milhões (Fotos: ACEF)

Prefeitura inicia obras de asfaltamento do Bairro Bela Vista

A empresa Projecon, de Piracicaba, iniciou na se-mana passada os trabalhos de construção de guias nas ruas do Bairro Chácaras Bela Vista, primeiro passo da obra de asfaltamento do bairro. “Serão guias do modelo ‘americana’, o que permitirá a entrada e a saí-da de veículos em qualquer ponto da entrada do imóvel, sem a necessidade do rebai-xamento”, explica o prefeito Laércio Betarelli (PSDB).

Ele orientou os mo-radores a aproveitarem a presença das máquinas no bairro para acertar o ter-reno para a construção de jardins ou calçadas no pas-seio. “Hoje, se precisarem de um pouco de terra para completar o serviço, está muito fácil conseguir com a empreiteira ou com a própria prefeitura”, afirma.

A interligação da rede

de água ao sistema muni-cipal da Sabesp também já está concluída e a ex-pectativa é que até o final deste ano todo o bairro esteja asfaltado. Com o asfaltamento do Bela Vis-ta, Elias Fausto passa a ser um dos únicos municípios de São Paulo e do Brasil com 100% de asfalto, de abastecimento de água, de afastamento e de trata-mento de seus esgotos.

A obra custará R$ 2.373 milhões e prevê a cons-trução de galerias para águas pluviais, guias, sar-jetas e asfaltamento, e só está sendo possível por meio de financiamento da Prefeitura de Elias Fausto, autorizado pela Câmara, junto ao Provias, progra-ma do Governo do Estado de São Paulo cujo agente financeiro é a Nossa Caixa Desenvolvimento.

INFRAESTRUTURA | Moradores devem aproveitar a presença das máquinas para acertar o terreno, orienta o prefeito Laércio Betarelli

R.S. DE PAULA INDUSTRIA E COMERCIO GRAFICO LTDA – EPP torna público que solicitou junto à CETESB a Licença Prévia, de Instalação e de Operação para a atividade de “Fabricação de ar-tefatos de material plástico para outros usos não especificados anteriormente” localizada à RUA Mario Baptista, 145 – Chácaras de Recreio Bela Vista – Município de ELIAS FAUSTO/SP.

Page 7: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

7NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 13 de Setembro de 2014

Óptica Carrara inaugura loja em Elias FaustoSAÚDE VISUAL Instalada na Rua Siqueira Campos, fi lial pretende atender à demanda no que diz respeito ao mercado ótico na cidade

Na última quarta-feira, 10, a Óptica Carrara inau-gurou uma fi lial na Rua Siqueira Campos, 166, no Centro de Elias Fausto. O

horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h50 às 18h, e aos sábados, das 8h50 ao meio-dia. Segundo o em-presário Leonardo Car-rara, a instalação da nova loja visa atender à deman-da da cidade no que diz respeito ao mercado ótico.

“Elias Fausto é uma cidade que se desenvolve dia a dia e sempre tivemos ótimos clientes que fre-quentavam nossa loja em Capivari, simplesmente pela cidade não oferecer

opções de atendimento. Queremos contribuir para que Elias Fausto continue seu brilhante progresso e que todos os seus morado-res tenham uma loja que ofereça benefícios e o con-forto que tanto queremos.”

Ainda de acordo com Carrara, a ótica trabalha com o que há de mais moderno e sofisticado no

mercado ótico nacional e internacional, oferecen-do as melhores marcas e modelos de lentes puras e cristalinas e armações de qualidade. Além dis-so, ele afirma que a fi-lial foi “carinhosamente” projetada para atender a todos com qualidade e satisfação, “afinal, Elias Fausto merece”, conclui o empresário.

Casa do século 20 guarda muita história (Fotos: ACEF)

Casa do Ernestinho é aberta ao público na Praça Monsenhor Couto

Carinhosamente ba-tizada pelo povo de Elias Fausto com o nome de Casa do Ernestinho, em homenagem ao seu antigo proprietário e morador por muitas dé-cadas, foi aberta à visi-tação pública a casa res-taurada, localizada ao lado da Coordenadoria de Educação.

Última remanescente das antigas residências do início do século 20, a casa conta com mó-veis e utensílios da épo-ca, acervo da história do município, quadros, lembranças das famí-lias e muitos objetos interessantes, reunidos pelas professoras Gisel-da Alves e Madalena da Costa e pelo senhor Má-rio Borges de Almeida.

Na primeira noite, durante a Festa da Pa-

róquia, a casa recebeu a visita de cerca de 200 pessoas, quase todas com histórias para con-tar sobre cada objeto, e prometendo contri-buir para enriquecer o acervo.

A prefeitura convi-da toda a população a conhecer o local que será, sem dúvida, um ponto turístico da cida-de. Aqueles que tiverem alguma contribuição a fazer na forma de obje-tos ou móveis, poderão fazê-lo e será aceito e exposto, com o nome da família colaborado-ra. A Casa do Ernesti-nho está aberta de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acesso gratuito e acompanha-mento de funcionários da Coordenadoria de Educação.

CULTURA | Na primeira noite, espaço recebeu mais de 200 pessoas; munícipes podem doar objetos ou móveis para serem colocados na casa

03/09 - José Alves do Nascimento - 59 anos

09/09 - Tereza Maria Luiz Barbosa - 63 anos

Loja visa atender à demanda da cidade (Foto: Divulgação)

Equipe garante qualidade e satisfação (Foto: Divulgação)

Page 8: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição nº 2 - 13/09/2014

8 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 13 de Setembro de 2014

Canção Nova realiza série de reportagens sobre a vida do Monsenhor Jonas Abib

A TV Canção Nova, de Cachoeira Paulis-ta, está desenvolvendo uma série de reporta-gens sobre a vida do monsenhor Jonas Abib, fundador da emisso-ra de televisão, nascido em Elias Fausto. A série homenageia os 50 anos de sacerdócio do padre. Durante a última sema-na de agosto, a equipe de reportagem realizou gravações em pontos tu-rísticos do município e que foram marcantes no início da vida do pres-bítero, como a casa na qual ele nasceu.

Em entrevista na ma-

nhã de terça-feira, 26, no Paço Municipal, o prefeito Laércio Beta-relli (PSDB) deixou um recado ao padre Abib e lembrou que no livro em que conta a história de vida, o religioso dedicou grande espaço para falar da cidade onde nasceu e viveu em um período de sua vida.

No ano de 2007, a convite de autoridades

municipais, Abib esteve no município para ser homenageado com o nome dado à praça na qual se localiza a Câma-ra de Elias Fausto atual-mente. A série será exi-bida entre os meses de novembro e dezembro no programa Deus pro-verá, da Canção Nova, que vai ao ar do meio-dia às 13h, às terças e quintas-feiras.

RELIGIÃOSérie homenageia os 50 anos de sacerdócio do padre

Justiça devolve prédio escolar para uso da prefeitura

O prédio escolar de-nominado Escola Mu-nicipal de Ensino Inte-gral (EMEI) Fernando Ferraz, que vinha sendo ocupado irregularmente como moradia, foi de-socupado por decisão da Justiça. A partir do ano letivo de 2015, o prédio, inicialmente construí-do como creche e que funcionou alguns anos como sede da Coorde-nadoria de Educação, voltará a ser usado pela

Prefeitura de Elias Faus-to e os moradores terão mais um espaço escolar à disposição.

Serão mais três salas de aula, pátio coberto e demais dependências. Com este novo prédio, o Anexo Leonilda Batista Alves terá mais espaço

para atender crianças de zero a três anos. “É sem-pre bom lembrar que já atendemos 100% da de-manda por creche, coi-sa que não acontece na maioria dos municípios”, reforça o coordenador de Educação, professor Michel.

EDUCAÇÃOA partir de 2015, espaço oferecerá mais de três sa-las de aulas, pátio coberto e demais dependências

Prefeito concedeu entrevista à repórter da TV (Foto: ACEF)

Professores participam de curso no Sesi Indaiatuba

Na terça-feira, 2, os professores de Educa-ção Física da Coorde-nadoria de Esportes da Prefeitura de Elias Faus-to, Demilton Deltreggia, Luciano Astolfi, Clau-dio Rogério Trombini e Paulo Albuquerque Pinto participaram do primeiro curso de capa-citação na unidade do Sesi em Indaiatuba, ao lado do coordenador de

Esportes, Claudeci Pi-nheiro Souza. As aulas foram ministradas pelos coordenadores do pro-jeto, Alessandro Perez das Neves e Carmem Lucia Krahembuhl.

O curso abordou os seguintes temas: implan-tação do projeto, inscri-ções dos atletas, habili-

dades motoras, temas transversais e participa-ção da família. Segundo a prefeitura, o programa Atleta do Futuro 2014, do Sesi, atenderá 140 crian-ças em Elias Fausto e 60 em Cardeal, entre seis e 17 anos, que estiverem matriculadas na rede de ensino do município.

CAPACITAÇÃOAulas foram voltadas aos profissionais de Educação Física da Coordenadoria de Esportes de Elias Fausto

Capacitação aconteceu no Sesi Indaiatuba (Foto: ACEF)

Prédio foi desocupado após decisão judicial (Foto: ACEF)

CPF

932

.094

.528

-49