jornal notícias de elias fausto - edição 22 - 19-09-2015

8
Edição nº 22 Ano II Sábado, 19 de Setembro de 2015 Página 7 Incentivo à leitura é meta da coordenação de educação Página 3 Inaugurada a Vibe Lounge Bar, o novo point de Elias Fausto Encontro aconteceu no dia 1º de setembro com a presença das mais altas autoridades do partido. Página 5 Salas de Informática das escolas são reorganizadas Página 4 Alunos visitam EPTV Os alunos dos 9ºs anos das escolas muni- cipais Maria Cândida Alves Pinto, Prefeito Lupércio Guedes Pinto e Aparecida do Carmo Maschietto (Cardeal) foram selecionados no projeto “EPTV na Esco- la”. Página 6 CAMPINAS CPFL Paulista e Cinecidade levam cinema gratuito e sustentável à Elias Fausto POLÍTICA No dia 21 de agosto, Elias Fausto recebeu o projeto Cinecidade, cir- cuito itinerante de exibi- ção de filmes brasileiros no estado de São Paulo, em parceria com o pri- meiro cinema sustentável do país, o Cinesolar. A programação, com entrada gratuita, aconte- ceu ao ar livre nos Arcos da Praça da Matriz e conta com uma mostra de cine- ma especial para crianças, às 19h, e a exibição do fil- me “O Palhaço”, dirigido e estrelado pelo ator Selton Mello, às 20h. A sessão foi um suces- so na cidade, com público de aproximadamente 200 pessoas de várias idades. Além de sessões gratuitas, o circuito ainda promoveu oficinas de sustentabilida- de para crianças e adoles- centes. Cinema nos Arcos da Praça da Igreja Matriz (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto) Assistente local, assistente da Prefeitura Adriano Luko, Gabrie- la Veiga do Cinesolar e prefeito Dude (Foto: Divulgação/PMEF) Reforma e ampliação dos vestiários é inaugurada com torneio na Vila Camatari Página 5 Ministro e secretário estadual de Esportes recebem prefeito e nova Executiva do PRB de Elias Fausto

Upload: noticiaseliasfausto

Post on 23-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

Edição nº 22 Ano II Sábado, 19 de Setembro de 2015

Página 7

Incentivo à leitura é

meta da coordenação de educação

Página 3

Inaugurada a Vibe Lounge Bar, o novo point de Elias Fausto

Encontro aconteceu no dia 1º de setembro com a presença das mais altas autoridades do partido. Página 5

Salas de Informática das escolas são reorganizadasPágina 4

Alunos visitam EPTV

Os alunos dos 9ºs anos das escolas muni-cipais Maria Cândida Alves Pinto, Prefeito Lupércio Guedes Pinto

e Aparecida do Carmo Maschietto (Cardeal) foram selecionados no projeto “EPTV na Esco-la”. Página 6

CAMPINAS

CPFL Paulista e Cinecidade levam cinema gratuito e sustentável à Elias Fausto

POLÍTICA

No dia 21 de agosto, Elias Fausto recebeu o projeto Cinecidade, cir-cuito itinerante de exibi-ção de filmes brasileiros no estado de São Paulo, em parceria com o pri-meiro cinema sustentável do país, o Cinesolar.

A programação, com entrada gratuita, aconte-ceu ao ar livre nos Arcos da Praça da Matriz e conta com uma mostra de cine-ma especial para crianças, às 19h, e a exibição do fil-

me “O Palhaço”, dirigido e estrelado pelo ator Selton Mello, às 20h.

A sessão foi um suces-

so na cidade, com público de aproximadamente 200 pessoas de várias idades. Além de sessões gratuitas,

o circuito ainda promoveu oficinas de sustentabilida-de para crianças e adoles-centes.

Cinema nos Arcos da Praça da Igreja Matriz (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Assistente local, assistente da Prefeitura Adriano Luko, Gabrie-la Veiga do Cinesolar e prefeito Dude (Foto: Divulgação/PMEF)

Reforma e ampliação dos vestiários é inaugurada com torneio na Vila Camatari Página 5

Ministro e secretário estadual de Esportes recebem prefeito e nova Executiva do PRB de Elias Fausto

Page 2: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

2 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 19 de Setembro de 2015

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525 do Código Civil Brasileiro:

JOSÉ EDUARDO DA ROSA CORRÊA, nascido no dia vinte e sete de março de mil novecentos e oitenta (27/03/1980), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de REINALDO CORRÊA e de MARIA JOSÉ DA ROSA CORRÊA. MILENE DE OLIVEIRA MORAES, nascida no dia vinte e oito de novembro de mil novecentos e oitenta e dois (28/11/1982), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de MAURO ALBERTO DE OLIVEIRA MORAES e de MARIA APARECIDA SOARES MORAES.

MURILO ROGERIO ALVES, nascido no dia dezessete de setembro de mil novecentos e noventa e um (17/09/1991), em Indaiatuba, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de JOAO BATISTA ALVES e de CELIA APARECIDA FRANCISCO ALVES. JAQUELINE CRISTINA DA SILVA ROSA, nascida no dia quatro de abril de mil novecentos e noventa e três (04/04/1993), em Porto feliz, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de PAULO ROSA JUNIOR e de JOANA MARCELINA DA SILVA ROSA.

MISAEL DA SILVA PEREIRA, nascido no dia vinte e quatro de fevereiro de mil novecentos e noventa e dois (24/02/1992), em Santana do Ipanema, AL, nacionalidade brasileira, fi lho de MILTON DA SILVA PEREIRA e de MARIA ZÉLIA BELARMINA PEREIRA. MARIA NATÁLIA GOMES DA SILVA, nascida no dia dezoito de outubro de mil novecentos e noventa e quatro (18/10/1994), em Maravilha, AL, nacionalidade brasileira, fi lha de JOSÉ GOMES DA SILVA e de JOSEFA ANIZIA DA SILVA.

BRUNO MARCON SOARES, nascido no dia onze de abril de mil novecentos e noventa e dois (11/04/1992), em Campinas, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de JOUBERT OLIVEIRA SOARES e de SOLANGE DE FÁTIMA MARCON SOARES. JHENIFFER FILADELFO DA SILVA AMARAL, nascida no dia trinta de janeiro de mil novecentos e noventa e quatro (30/01/1994), em Diadema, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de RILDO BRANDÃO AMARAL e de NEUZA FILADELFO DA SILVA AMARAL.

EVERTON DO CARMO NASCIMENTO DOS SANTOS, nascido no dia trinta de setembro de mil novecentos e noventa e seis (30/09/1996), em Capivari, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de MAURÍCIO NASCIMENTO DOS SANTOS e de ROSANA DO CARMO ANDRADE. NEIRIELE FIDELIS, nascida no dia doze de agosto de mil novecentos e noventa e sete (12/08/1997), em Indaiatuba, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de LUIZ CARLOS DIFELIS e de MARIVALDA DE LIRA.

ROGERIO DELTREGGIA, nascido no dia quatro de março de mil novecentos e oitenta e cinco (04/03/1985), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de LUIZ CLAUDEMIR DELTREGGIA e de NEIDE IZABEL DELTREGGIA. MURYELI DA SILVA MAIA, nascida no dia vinte de dezembro de mil novecentos e oitenta e dois (20/12/1982), em Monte Castelo, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de CYRO DA SILVA MAIA e de MAISA SOZIN MAIA.

JAQUESSON DOS SANTOS, nascido no dia dezesseis de março de mil novecentos e oitenta e três (16/03/1983), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, DUVIRGES DOS SANTOS. RENATA MALAQUIAS DA SILVA, nascida no dia vinte de setembro de mil novecentos e oitenta e sete (20/09/1987), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de GENIVALDO BERNARDO DA SILVA e de ADRIANA MARIA MALAQUIAS.

ANTONIO CARLOS GOMES, nascido no dia vinte e um de março de mil novecentos e cinquenta (21/03/1950), em Capivari, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de BENEDITO GOMES e de BENTA CORRÊA. ADELEUSA GOMES DA SILVA, nascida no dia quatorze de janeiro de mil novecentos e sessenta e sete (14/01/1967), em Nova Esperança, PR, nacionalidade brasileira, fi lha de ANTONIO GOMES DA SILVA e de MARIA GOMES DA SILVA.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afi xado nesta Serventia e publicado na imprensa local.

EDITAL DE PROCLAMASREGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS

REINALDO DE OLIVEIRA CALDAS – OFICIAL

Uma publicação da Darcam Editora Ltda-MECNPJ: 09.125.268/0001-24

Mais de 23 anos de jornalismo experiente.

Tiragem: 5.000 exemplares | Circulação: Elias FaustoDISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Diretor Geral/Editor Responsável: Túlio Darros - MTB 63932/SP

Repórter Colaborador: Andréa Bombonatti

[email protected]

noticiaseliasfausto

Contato: 19 99872-9050

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL.

SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Educação Municipal tem Fórum Permanente de Educação Especial

No mês de agosto a equipe do Departamen-to Municipal de Edu-cação de Elias Fausto participou de reunião na Diretoria de Ensino que discute e propõe ações conjuntas para a melhoria da Educação. Há também a participa-ção no Fórum Perma-nente sobre Educação

Especial, com objetivo de estudar e discutir so-bre a legislação atual do tema.

Participam dos en-contros permanentes, além de Elias Fausto, também os municí-pios de Rio das Pedras, Mombuca, Indaiatuba, Capivari, Monte Mor, Ra-fard.

MELHORIAS

Confi ra novas dicas de leitura da Casa da Cultura de Elias Fausto, lembrando que esses e outros livros estão disponíveis para empréstimos de forma gratuita.

O Pagador de Promessas, de Dias Gomes (literatura, teatro brasileiro) – Dias Gomes – consagrado teatrólogo e autor de novelas da televisão brasileira – narra nesta peça de renome internacional o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feita a Iansã, pela cura de seu burro, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sessenta léguas, com o objetivo de depositá-la no interior da igreja de Santa Bárbara, em Salvador. Iansã se confunde com Santa Bárbara na visão popular, mas por certo não é um mito cristão, motivo mais do que sufi ciente para que as autoridades eclesiásticas se opusessem à entrada do herói no sagrado recinto. Zé-do-Burro não esmorece. Sua obstinação, sua fé conduzem a um dos mais empolgantes desfechos do teatro brasileiro contemporâneo – e universal. O Pagador de Promessas serviu de tema ao fi lme do mesmo título, ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.

Prudente de Moraes, Discursos e Mensagem, de Raquel Glezer e Jonas Soares de Souza (História) – Prudente de Moraes foi o nosso primeiro mandatário civil, o que nos faz sublinhar o fato de que tradicionalmente, mas democracias, os civis sempre serviram melhor ao sistema representativo. Isso também conduz a uma refl exão sobre os valores essenciais da vida republicana que coincidem com os princípios norteadores da vida acadêmica. Um deles, o mais alto e intocável, diz respeito ao convívio pacífi co entre as correntes de opinião. Infelizmente há políticos, na direita, na esquerda e no centro, que adotam um discurso de respeito às instituições e uma prática dissimulada e secreta de conivência com os adversários da democracia. Em novembro de 1897, Prudente de Moraes foi alvo de grave atentado político. Para salvar-lhe a vida, um dos seus ministros morreu apunhalado quando se colocou entre o presidente e Marcelino Miranda, autor do atentado. Os ofi ciais em volta sacaram armas e ameaçaram de morte o assassino, que deveu

sua vida a Prudente de Moraes. O Presidente da República impediu um segundo assassinato, declarando que o preso pertencia à Justiça.

Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, organização de Italo Moriconi (literatura brasileira) – Uma antologia livre de academicismos. Uma pesquisa orientada pela qualidade. Uma seleção de pequenas obras-primas. Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século reúnem narrativas extraordinárias de alguns dos principais nomes de nossa literatura, tais como Rubem Fonseca, Otto Lara Resende, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Graciliano Ramos, Hilda Hilst, entre outros. Nostálgicos, violentos, rurais ou urbanos, passionais, modernos, pós-modernos, líricos – os contos desta antologia traduzem as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. Um registro prazeroso de histórias que conquistaram leitores não por sua excelência acadêmica, mas por serem capazes de seduzir, divertir, emocionar.

Canto Geral, de Pablo Neruda (poesia chilena) – Canto Geral foi elaborado em circunstâncias adversas, quando Neruda, perseguido, foi obrigado a transpor os Andes e refugiar-se no estrangeiro. Nasceu com a indelével marca do sofrimento. Testemunha um grande amor ao Chile e ao seu povo e, por extensão, a todos os povos latino-americanos, frequentes vítimas do despotismo. É um livro de combate e de ternura, uma história marginal da América.

Brasil, vários autores (Política) – Esta publicação é uma síntese do balanço elaborado pelo governo Federal no período de 2003 a 2010, envolvendo desenvolvimento sustentável, cidadania e inclusão social, infraestrutura, inserção no cenário mundial e soberania, democracia e diálogo, gestão do Estado e combate à corrupção.

Leitura

Encontro reunião representantes da educação de seis cidades da região (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

INDUSTRIA METALURGICA PURIAR S.A. torna público que re-cebeu da CETESB a Licença Prévia e de Instalação N° 5001659 e requereu a Licença de Operação para Filtros de ar para veículos rodoviários; fabricação de à RODOVIA JOAO HENRIQUE SCHULTZ KM 03 GLEBA A4, 3300, SITIO NOVA ESPERANÇA, ELIAS FAUSTO.

Page 3: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

3NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 19 de Setembro de 2015

gym star

Marquinhos Di Giovani participa de Encontro Regional do Partido Verde

Recentemente empos-sado como o novo presi-dente do Partido Verde (PV) de Elias Fausto, o ex-vereador Marcos Roberto Di Giovani participou no dia 22 de agosto, em Cos-mópolis, do Encontro Re-gional do PV, organizado pelo deputado estadual Chico Sardelli.

No evento foram dis-cutidas as perspectivas e prioridades do Partido, principalmente a forte par-ticipação que pretende ter nas próximas eleições mu-

nicipais em todo o Brasil.O deputado Chico Sar-

delli saudou o presiden-te Marquinhos de Elias Fausto, como o mais novo integrante do partido na região e este, por sua vez, agradeceu a confiança de-monstrada no seu traba-lho, comprometendo-se a levar cada vez mais forte do nome do PV em Elias Fausto, onde deverá parti-cipar já nas próximas elei-ções com uma expressiva chapa de candidatos a ve-reador.

POLÍTICA

Membros da executiva do PV com deputado estadual Chico Sardelli (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Incentivo a leitura é meta da coordenação de educação

A Diretoria Municipal de Educação tem, entre outros programas, como um dos seus maiores obje-tivos o incentivo à leitura pelos alunos.

Semanalmente, os alu-nos do Ensino Fundamen-tal I levam livros da escola para leitura em casa e per-manecem com os livros pelo período de uma se-mana, ou mais, conforme o andamento da leitura por cada um.

No dia da devolução e

escolha dos livros, as pro-fessoras utilizam das mais diversas estratégias peda-gógicas para que a leitura torne-se prazerosa, esti-mulando os demais alunos a também levar um livro para casa.

“Por meio dos livros, aprende-se cultura, exer-cita-se a imaginação e expande-se o vocabulário tudo com apoio da Coor-denação, Direção e Profes-sores”, explica o Coorde-nador, Professor Michel.

LIVROS

Atividades de leitura é uma das estratégias pedagógicas(Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Exibição de filme na Casa da Cultura

A Casa da Cultura Be-nedito Lineu Ferreira exibiu o filme Cine Holliúdy. O fil-me foi visto em 80 festivais de 20 países e ganhou 42 prêmios, entre eles o de melhor comédia no 7º Fes-tival de Cinema, de Toron-to, em 2013. Cine Holliúdy se passa no interior do Ce-ará, no início da década de 1970, e o seu protagonista Francisgleydisson (Edmil-son Filho) é um apaixonado pela sétima arte, que adora artes marciais e anda pre-ocupado com o crescente interesse da população pela TV. É que a caixa de som e vídeo está matan-do os cinemas. Ele resolve enfrentar este desafio se mudando com a esposa e o filho para uma pequena cidade. Lá, eles fazem uma obra para montar uma sala própria de cinema e se-guir encantando o povo com as imagens e histó-rias, com sempre faz com o filho. O roteiro do diretor

Halder Gomes é simples e não tem a pretensão de ser poético. Quer mesmo é divertir, falando de sua gente, seu jeito, seus no-mes (foneticamente curio-sos), as expressões típicas muito engraçadas e, claro, assumindo sem pudor uma deliciosa cafonice nas co-res, efeitos e trilha sono-ra. Aliás, o cantor Márcio Greyck, da inesquecível “Impossível acreditar que perdi você”, faz parte dela, além de fazer uma ponti-nha interessante. E para os ligados em nostalgia (e em música), impossível não sentir saudade ao ver um vinil da Polydor rodando na vitrola. Imperdível.

CESSÃO

Page 4: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

4 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 19 de Setembro de 2015

Prefeitura promove a Feira da Saúde em parceria com a igreja e universidade Adventista

No sábado, 5, a pre-feitura de Elias Fausto em parceria com a igreja e universidade Adven-tista promoveram a Fei-ra da Saúde, levando de forma gratuita a todos, avaliações e orientações sobre uma melhor saú-de.

Contando com oito barracas focando desde a importância da água, do ar e da alimentação, promoveram também testes de diabetes, glice-mia, além de massagens relaxantes, ainda pala-vras de fé e motivação para os participantes.

Desfile CívicoNa mesma data ocor-

reu o desfile cívico em comemoração ao dia 7 de setembro com a presença do grupo Desbravadores das cidades de Monte Mor e Hortolândia com

trezentos integrantes pe-las ruas da cidade.

Na segunda-feira, 7, foi realizado em Cardeal o desfile com o grupo de Desbravadores de Indaia-tuba pelas ruas principais, com 150 integrantes.

EVENTOS E COMEMORAÇÕES

Prefeito Dude e esposa Mariana receberam um mimo do grupo Desbravadores (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Desbravadores em desfile pelas ruas de Cardeal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Desbravadores em desfile pelas ruas de Elias Fausto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

A Prefeitura de Elias Faus-to elegeu nos últimos dias 13 e 14 de agosto os in-tegrantes da CIPA (Comis-são Interna de Prevenção de Acidentes) entre seus funcionários.

Os quatro mais votados foram Lázaro Barranco, com 136 votos; Eduardo Camargo (Ruan), com 69 votos; Delson Niebos, com 55 votos, e Rilton Rosa, com 53 votos.

Nos próximos dias o pre-feito Dude indicará o Pre-sidente e o Secretário da Comissão, que terá um mandato de 2 anos.

Lázaro Barranco é o mais votado para a CIPA da Prefeitura

Salas de Informática das escolas são reorganizadas

Durante o período do recesso escolar, em julho, as salas de Informática Educacional das escolas municipais, passaram por uma completa revisão.

A profissional respon-sável pela reorganização, professora Ana Vialta, vistoriou todas as salas

substituindo ou consertan-do os equipamentos que apresentavam problemas, tendo apresentado à Coor-denação um levantamento dos acessórios essenciais para a execução das ativi-dades pedagógicas duran-te as aulas, no que já foi atendida.

EDUCAÇÃO

Equipamentos passaram por manutenção durante recesso escolar (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Page 5: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

5NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 19 de Setembro de 2015

Prefeitura entrega reforma e ampliação dos vestiários com torneio na Vila Camatari

Há muito tempo que o campo de futebol “Ru-bens Pedroso” da Vila Camatari estava preci-sando principalmente de uma boa reforma e ampliação dos seus ves-tiários.

Com recursos e mão de obra próprios, a Pre-feitura concluiu os ser-viços e o departamento de esportes realizou um torneio no dia 13 de se-tembro, com a partici-pação de 10 equipes da cidade.

Foram reformados

todos os sanitários, o an-tigo vestiário, a zelado-ria, e foram construídos mais um vestiário, sa-nitários públicos e uma pequena lanchonete, que há muito tempo vinha sendo solicitada pelos frequentadores do local.

Com a conclusão da obra, o departamento de esportes entregou as chaves do local aos cui-dados de membros da comunidade que, a par-tir de agora, passarão a organizar as atividades esportivas.

INVESTIMENTO

Vestiários foram ampliados e reformados com recursos própri-os (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Ministro e secretário estadual de Esportes recebem prefeito e nova Executiva do PRB de Elias Fausto

POLÍTICA

Na terça-feira, 1º de setembro, em Encontro Estadual do Partido Repu-blicano Brasileiro (PRB), com a presença das mais altas autoridades do par-tido, a comitiva de Elias Fausto composta pelo pre-feito Dude e pela nova co-missão executiva do par-tido no município esteve presente, participando do evento.

Além do novo presi-dente municipal do PRB, José Carlos Sampaio e do prefeito Dude, estiveram presentes ainda o pré-can-didato a vereador Marcos dos Santos, Clóvis Espi-

nosa e o assessor da pre-feitura Alex Martins, que puderam conversar com o Ministro dos Esportes, Dr. George Hilton e o Secre-tário Estadual de Espor-tes, Jean Madeira, além de muitas outras autoridades do Partido, como o Pre-sidente Nacional Marcos Pereira, Presidente Esta-dual Sergio Fontela, Depu-tado Federal Roberto Al-ves e Celso Russomanno, pré-candidato a Prefeito de São Paulo, Deputados Gilmaci Santos e Vinicius Carvalho.

Foram discutidos di-versos projetos do Muni-

cípio já em andamento no Ministério e na Secretaria de Esportes, e a delega-ção eliasfaustense obteve o compromisso de que seriam tomadas as provi-dências para a realização

das obras, como a Qua-dra de Futebol Society no Centro Esportivo, Cober-tura da Quadra de Espor-tes, também do Centro Es-portivo e outras demandas do nosso Município.

Dude, deputado federal Celso Russomanno, Bruno Lacerda, Marcos dos Santos e Carlos Sampaio (Foto: Divulgação/PMEF)

Escolas Municipais abrem projeto “Turma do Sorriso”HIGIENE BUCAL

A Diretoria de Saúde, a Coordenação de Saúde Bucal e as Agentes Comu-nitárias promoveram nos dias 3 e 4 de agosto a aber-tura do projeto Turma do Sorriso “A saúde começa pela boca”, nas pré-escolas e escolas de ensino fun-damental de Elias Fausto, com a presença da dentis-ta do centro de especiali-dades a Dra. Solange e as Agentes Comunitárias de Saúde.

Foram realizadas ati-vidades com as crianças

como a apresentação de um vídeo animado expli-cando a importância de se escovar os dentes diaria-mente, e logo após a Dra. Solange demonstrou com o “bocão” articulado a ma-

neira correta de se escovar os dentes. As Agentes Co-munitárias darão conti-nuidade ao projeto, visi-tando as escolas uma vez por semana para orientar as crianças.

O objetivo principal é conscientizar a criança da importância de se escovar os dentes após as refeições e a redução da cárie infan-til na faixa etária de 5 a 10 anos de idade.

Dra. Solange orienta alunos sobre a saúde bucal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Alunos da escola Lupércio participam do projeto ‘Brincadeiras Folclóricas’

A Escola Municipal Prefeito Lu-pércio Guedes Pinto (Titico), jun-tamente com o professor Josias Celestino, desenvolveu o projeto: “Resgatando as Brincadeiras Fol-clóricas”, com os alunos do perío-do da manhã (8º e 9º anos), onde o intuito foi resgatar a nossa cultura que anda um tanto quanto esque-cida.

Segundo o professor Josias Celestino, observa-se que grande parte dos alunos não possui o hábi-

to de conhecer a cultura brasileira, distanciando-se dos eventos civis, culturais, e até mesmo cidadãos, que articulam o conhecimento de cada educando dentro da socieda-de transformadora da época atual.

O projeto contou também com a colaboração do corpo docente e das gestoras Mariana Santos e Dairze Grossi, onde foram desen-volvidas as seguintes brincadeiras: amarelinha, cabo de guerra, bets, queimada, trava línguas, pião, pipa,

corrida do saco, corrida do ovo na colher e balas no trigo.

Os discentes além de partici-parem das brincadeiras, puderam contar também com a interativida-de e interdisciplinaridade dos pro-fessores, formando um elo ainda maior entre todos.

Nossa cultura é rica e não po-demos deixá-la de lado, uma vez que, resgatar é sempre bom, para que não caia no esquecimento, diz a gestora Mariana Santos.

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

A FAMILIA DE JESUINO SCATAMBURLO VEM POR MEIO DESSE AGRADECER A UNIDADE MISTA DE SAUDE DE ELIAS FAUSTO, SANTA CASA DE CAPIVARI E O HOSPITAL DOS FORNECEDORES DE CANA DE PIRACICABA PELO OTIMO ATENDIMENTO DADO AO SR JESUINO SCATAMBURLO, BEM COMO A TODOS QUE PARTICI-PARAM DO VELÓRIO E CONVIDÁ-LOS PARA A MISSA DE 7º DIA QUE ACONTECE NO DIA 19/09/2015, ÀS 18H, NA IGREJA MATRIZ DE ELIAS FAUSTO.

Page 6: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

6 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 19 de Setembro de 2015

“Reza a lenda” que a lombada foi inventada por um Prefeito do interior que teria ido a São Pau-lo pedir asfalto ao Governador e este teria atendido ao pedido, com a condição de que o prefeito “não espalhasse”, claro que aos demais prefeitos. E ele, não tendo entendido direito, teria cumprido literal-mente a recomendação do Governador!

Brincadeira à parte, tenho comigo o pedido de construção de mais de cem lombadas na cidade.

Os argumentos são os mais diversos e vão desde a quantidade de crianças que residem na-quela rua, a velocidade com que os carros e mo-tos trafegam, a poeira nas estradas não asfaltadas, as casas que tremem, um ou outro acidente acon-tecido, os gatos e cachorros que correm risco de atropelamento, etc.

Normalmente também o pedido é para que seja feita um pouco mais adiante da frente da própria casa, na do vizinho talvez, porque a ace-leração e desaceleração dos veículos incomodam muito, principalmente à noite.

Tenho pedido de mudanças do local da lom-bada já existente, em 20 ou 30 metros, com essa justifi cativa.

Não chego a ser 100% contra a construção das lombadas, como o era o meu amigo, já falecido, prefeito de Araras que dizia ser radicalmente con-tra a construção dos dispositivos: “lombada eu não faço, porque a lombada nada mais é que um bura-co ao contrário; se for para fazer a lombada, então deixo o buraco, que fi ca mais barato”, dizia, claro, em tom de brincadeira, o saudoso Warley Colom-bini, grande político e amigo, que Deus o tenha!

Tanto não sou totalmente contra as lombadas, que poderemos vir a fazê-las ainda, e já fi zemos diversas, principalmente na Rodovia João Henrique Schultz, estrada para Indaiatuba, em pontos abso-lutamente necessários e não indiscriminadamente e sem qualquer critério e justifi cativa, como vemos no restante da mesma estrada. Eram as duas famo-sas “curvas da morte”, a da Serra Velha e a da sa-ída de Cardeal, onde perdemos diversas vidas em acidentes que, esperamos, nunca mais se repitam.

Descarto qualquer pedido, quando motivado pela velocidade das motocicletas porque, para esses veículos, a lombada acaba proporcionando ainda maiores riscos tanto para o condutor, quan-to para os pedestres.

Os “motoqueiros”, nas lombadas, procuram suas laterais, onde é necessário o rebaixamento para o escoamento das águas das sarjetas, e a velo-cidade acaba sendo a mesma ou até maior do que se não tivéssemos o dispositivo, isso quando al-guns irresponsáveis não as usam como trampolim.

Exemplo maior a morte daquele motociclista na “curva da morte” depois de todas as melho-

rias feitas, onde ele conseguiu entrar com mais de metade do corpo entre o pára-lama e o pneu de uma caminhonete. Ninguém me contou, eu vi!

Entendo perfeitamente o problema da poeira e suas consequências na zona rural, e nesta época, principalmente, o incômodo, os problemas respi-ratórios, etc.

Só que a construção de uma lombada numa estrada não asfaltada oferece risco muito maior, porque não há como sinalizar corretamente e nem como manter a sua curvatura adequada, por-que a terra não tem a resistência do concreto ou asfalto. Um acidente nessas circunstâncias é sem-pre de graves proporções!

Sinto muito, mas os animais de estimação, ga-tos, cães, principalmente, não podem fi car soltos pelas ruas e isso é Lei. Já não damos contas da-queles que são abandonados e, infelizmente, não há muito que se possa fazer. Temos que priorizar o atendimento ao ser humano, obviamente. E não haveria quantidade de lombada sufi ciente para prevenir também acidentes com animais.

Insisto muito, quando dos pedidos que re-cebo, na necessidade de que as pessoas nos in-formem e à Polícia, as placas dos veículos que abusam da velocidade, cujos motoristas, invaria-velmente são sempre os mesmos.

Nossas estatísticas mostram, graças a Deus, índices quase nulos de ocorrências de atropela-mentos e, tenho certeza, de que se Elias Fausto e Cardeal tivessem todas as lombadas já solicita-das esse número seria muito maior. Lembro-me de um lamentável acidente fatal com uma criança, entre duas lombadas, uma a menos de 50 metros da outra, defronte à Escola da Vila Anchieta.

Sei que já vão me retrucar, dizendo: então va-mos esperar acontecer o pior?

Não, absolutamente! Vamos, sim, ajudar a conscientizar o nosso vizinho, o fi lho dele, o mo-torista do ônibus, do caminhão e, por que não, a nós mesmos e aos nossos fi lhos? Será que, quando no volante, somos os mais prudentes dos motoristas? Será que não estamos agindo como aquele que diz “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”?

Enfi m, espero que compreendam que não é assim tão fácil. Vejam a quantidade de reclama-ções que recebemos quando construímos uma lombada, às vezes absolutamente necessária.

É polêmico, sei disso, mas prefi ro acreditar na conscientização de todos nós, de que não vive-mos mais naquela cidade que tinha algumas pou-cas dezenas de veículos.

Hoje são milhares, e não será por isso que precisaríamos transformar nossa cidade num imenso tobogã.

Lombada: por que não fazer? Só mais uma, vá?

Artigo Por Laércio BetarelliPrefeito de Elias Fausto Alunos de Elias Fausto visitam

EPTV em Campinas

Os alunos dos 9ºs anos das Escolas Mu-nicipais Maria Cândi-da Alves Pinto, Pre-feito Lupércio Guedes Pinto e Aparecida do

Carmo Maschietto (Cardeal) foram se-lecionados no proje-to “EPTV na Escola” pelas redações com o tema “A educação que

tenho é a que eu deve-ria ter?”, e estiveram nesta quinta visitando e conhecendo a sede e os estúdios da EPTV em Campinas.

PROJETO EDUCATIVO

Alunas da Casa da Cultura se apresentam na Festa Brasileira da Paróquia São José

As alunas de “Expres-sões Rítmicas” da pro-fessora Th ays Monaro se apresentaram no feriado do dia 07 de setembro na Festa Brasileira da Paró-quia São José.

Através de lingua-gem corporal ousada e ativa, as bailarinas retra-taram a escravidão in-dígena e africana, a luta pela liberdade, o sofri-

mento e a esperança de um dia adquirirem o di-

reito de serem tratados com igualdade.

EXPRESSÕES RÍTMICAS

Alunas da Casa da Cultura com a professora Thais e o padre Thiago (Foto: Divulgação/Prefeituras de Elias Fausto)

Alunos conheceram estúdios da EPTV Campinas (Foto: Divulgação/Prefeituras de Elias Fausto)

Page 7: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

7NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 19 de Setembro de 2015

Na noite de quarta-feira, 9 de setembro, Elias Fausto ganhou um novo point. Cerca de 200 pessoas, entre convidados e amigos prestigiaram a inauguração da Vibe Lounge Bar, localizada na Rua 21 de Abril, 31.

Música ao vivo, open bar, lanches, porções, saladas farão parte do cardápio da lanchonete que chega como uma opção diferente para quem deseja curtir sem sair da cidade.

Ainda não conhece a Vibe Lounge Bar? Passa lá! O local atende de terça a domingo, a partir das 15h, na Rua 21 de Abril, 31, Elias Fausto.

Futsal feminino de Elias Fausto faz abertura da fi nal em Rafard

Na sexta-feira, 4, a equipe de Futsal Femi-nino sub 15 da Coorde-nadoria Municipal de Esportes da Prefeitura de Elias Fausto foi con-vidada para a abertura da grande fi nal do Cam-peonato de Futsal Adul-

to, realizado na cidade de Rafard, contando com 12 equipes das ci-dades de: Rafard, Capi-vari, Monte Mor e Elias Fausto representada pelas equipes Futsal Fu-turo, Estrela vermelha e Meninos da Vila.

REGIONAL

Equipe sub15 do futsal feminino de Elias Fausto(Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

CME realiza torneio de futsal das categorias de base

A Coordenadoria Municipal de Esportes da Prefeitura de Elias Fausto realizou na se-gunda-feira, 7, um tor-neio interno com as categorias de base no ginásio de esportes.

O torneio contou com as categorias sub 8, 11, 12, 13 e 15 totalizan-

do 11 equipes durante toda a manhã puderam participar de jogos emo-cionantes e com a parti-cipação dos familiares.

O coordenador de es-portes Claudeci Pinheiro junto com o professor Miltinho ressaltam a im-portância da participação dos pais e familiares.

INTERNO

Onze equipes disputaram o torneio durante toda a manhã(Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

O atleta Reinaldo Moraes (ciclismo) obteve mais um ótimo resultado na Mara-tona de Capivari realizada neste mês e conquistou a segunda colocação no ge-ral.

Moraes obteve ótimo re-sultado também na cidade de Santa Bárbara d’Oeste no dia 30 de agosto, sa-grando-se campeão da prova.

Atletismo

Eduardo Cruz também foi destaque na região obten-do o terceiro lugar no geral na 2ª Corrida Pedestre rea-lizada no dia 30 de agosto, em Salto, e agora ocupa a 3ª colocação no Circuito Caixa, tendo ainda mais quatro etapas a disputar.

No domingo, 6, Cruz fi cou em segundo lugar em Ca-pivari, no circuito do Capi-vari Clube, tendo inscritos 350 atletas.

Ciclismo e atletismo de Elias Fausto são destaque na região

Reinaldo, campeão em Santa Bárbara d’Oeste (Foto: Arquivo pessoal)

Vice campeão em Capivari (Foto: Arquivo pessoal)

Eduardo Cruz (Foto: Arquivo pessoal)

Inaugurada a Vibe Lounge Bar, o novo point de Elias Fausto

Social

Page 8: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 22 - 19-09-2015

8 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 19 de Setembro de 2015

Hidroginástica: Elias Fausto está entre as poucas cidades que oferecem essa terapia

A hidroginástica surgiu na Alemanha há mais de mil anos, para atender pessoas de idade avançada que procuravam uma ativi-dade segura, sem riscos de lesões e que promo-vesse bem estar físico e mental.

No Brasil ela surgiu nos anos 80. É um exer-cício praticado dentro da água com acompa-nhamento musical e muitos jovens, adultos, idosos, gestantes, defi-cientes e também atle-tas procuram este tipo

de atividade.Essa atividade traz

muitos benefícios aos seus praticantes, tais como: melhora na pos-tura, na respiração, na coordenação motora, aumento de força mus-cular, do equilíbrio, da flexibilidade e da con-centração. É uma ati-vidade eficaz até mes-mo no tratamento da depressão, pois é uma atividade agradável, di-vertida e estimulante.

A hidroginástica permite que indivíduos com quadro de artrose,

problemas graves de coluna, deformidade óssea e obesidade rea-lizem atividades físicas, pois os exercícios den-tro da água não geram nenhum impacto e a água, sendo aquecida, relaxa a musculatura e deixa o corpo mais leve, não causando ne-nhum dano muscular e ósseo.

Elias Fausto está en-tre as poucas cidades que oferecem essa te-rapia gratuita para seus moradores, tanto para tratamento como para

prevenção de doenças. Um exemplo de

como a hidroginásti-ca faz bem. A aluna M.A. com sequela de AVC há oito anos, tem o seu lado esquerdo com hemiparesia, e em apenas um mês de aula apresentou melhora em sua força muscular, aumento do seu equi-líbrio, diminuição das dores no corpo, dei-xando-a mais otimista e confiante.

Sem dúvidas a água e o melhor elemento terapêutico!

BENEFÍCIOS

CME da Prefeitura realiza o Agita Galera no Centro Esportivo

A Coordenadoria Municipal de Esportes de Elias Fausto realiza no dia 26, no Centro Es-portivo, o “Agita Galera”, onde serão realizadas atividades físicas com as academias da cidade na concha acústica, além de jogos de futebol, fut-sal e vôlei.

As atividades tem por objetivo sensibili-

zar toda a comunidade para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo, saudá-vel e feliz, mediante o aumento da prática de atividades física diárias. Com foco na saúde, os jogos começam a par-tir das 9h e é aberto ao público. Informações na CME da Prefeitura, com Claudeci Pinheiro.

SAÚDE