jornal notícias de elias fausto - edição 17 - 23-05-2015

8
Equipes da CME participam da Copa Show de Bola de futsal As categorias sub 8 e 10 de Elias Fausto, sub 12 e 14 de Cardeal estrearam na 2ª Copa Show de Bola Regional da cidade de Salto no último dia 11. Aproximadamente 60 garotos estiveram representando a cidade na competição que tem grande visibilidade en- tre as cidades, sempre observada por olheiros de clubes em busca de jovens talentos. A próxima rodada acontece neste sába- do, 23. Maiores infor- mações pelo telefone 3821-8896 – com Clau- deci Pinheiro. Atletas da categoria Sub-12 defendem Elias Fausto (Fotos: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto) Prefeitura adquire área de 37 mil m² no Carimã Edição nº 17 Ano I Sábado, 23 de Maio de 2015 Página 2 Dia do Trabalhador 1º de Maio é comemorado com shows, passeios de helicóptero e sorteios de brindes Executivo implanta equipe permanente de combate à dengue e Legislativo ajuda a solucionar impasse no descarte de pneus Ações dos Poderes visam combater a dengue, problema que atinge todo o Brasil, em algumas cidades com maior escala. Página 7 Jenifer Araújo passa um dia de princesa com MC Biel Página 6 Feira Agropecuária e Circuito Paulista de Velocross são sucesso Página 3 Espaço será destinado ao futuro Completo Educacional de Elias Fausto com escolas, creche e centros de lazer, segundo governo municipal. Página 5 Arbitragem é alvo de críticas na final do Sub-20 de Indaiatuba A final do Campeona- to Sub-20 “Mário Araldo Candello” de Indaiatuba não foi feliz para o trio de arbitragem. O jogo realizado no campo da OSAN, em pleno Dia das Mães, foi motivo de vá- rias críticas até por parte da equipe campeã. Em jogo disputado e com alguns lances duvi- dosos, a equipe do Elias Fausto saiu prejudica- da em pelo menos dois lances cruciais, onde a marcação do árbitro le- vou dúvida até por par- te da própria torcida e dirigentes da equipe do Independente. “No primeiro lance o zagueiro do Indepen- dente tirou com as mãos um bola cruzada dentro da área. Isso, pela regra, é pênalti e a arbitragem ignorou ajudando cla- ramente a equipe de Indaiatuba”, conta o téc- nico Luciano Astolfi, da equipe de Elias Fausto. No outro lance, e o mais decisivo, o meia João Paulo desarmou de forma limpa o zagueiro da equipe adversária e ficou cara a cara com o arqueiro que já estava batido, e a jogada foi pa- ralisada e marcada a fal- ta do jogador eliasfaus- tense, o que revoltou a todos os presentes. Para o técnico, a equi- pe saiu prejudicada. “Para comprovar, os torcedores vaiaram a arbitragem nos lances”, conta. A equipe do Elias Fausto saiu na frente no placar e cedeu o empate aos 47 minutos do se- gundo tempo. Resultado final: Elias Fausto 1 x 1 Independente, e o time local, por ter melhor campanha, ficou com o título do campeonato Sub-20 da LIDI 2015. Equipe de Elias Fausto ficou com o vice-campeonato (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Upload: noticiaseliasfausto

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

Equipes da CME participam da Copa Show de Bola de futsal

As categorias sub 8 e 10 de Elias Fausto, sub 12 e 14 de Cardeal estrearam na 2ª Copa Show de Bola Regional da cidade de Salto no último dia 11.

Aproximadamente 60 garotos estiveram representando a cidade na competição que tem

grande visibilidade en-tre as cidades, sempre observada por olheiros de clubes em busca de jovens talentos.

A próxima rodada acontece neste sába-do, 23. Maiores infor-mações pelo telefone 3821-8896 – com Clau-deci Pinheiro.

Atletas da categoria Sub-12 defendem Elias Fausto (Fotos: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Prefeitura adquire área de 37 mil m² no Carimã

Edição nº 17 Ano I Sábado, 23 de Maio de 2015

Página 7

Página 2

Conscientização: Alunos elaboram panfl etos para combater a dengue

Vem aí

Carnaval de Elias Fausto

tem balanço positivoPágina 2

Dia do Trabalhador

1º de Maio é comemorado com shows, passeios de helicóptero e sorteios de brindes

Executivo implanta equipe permanente de combate à dengue e Legislativo ajuda a solucionar impasse no descarte de pneusAções dos Poderes visam combater a dengue, problema que atinge todo o Brasil, em algumas cidades com maior escala. Página 7

permanente de combate à dengue

Jenifer Araújo passa um dia

de princesa com

MC BielPágina 6

Feira Agropecuária e Circuito Paulista de Velocross são sucessoPágina 3

Espaço será destinado ao futuro Completo Educacional de Elias Fausto com escolas, creche e centros de lazer, segundo governo municipal. Página 5

Arbitragem é alvo de críticas na fi nal do Sub-20 de Indaiatuba

A fi nal do Campeona-to Sub-20 “Mário Araldo Candello” de Indaiatuba não foi feliz para o trio de arbitragem. O jogo realizado no campo da OSAN, em pleno Dia das Mães, foi motivo de vá-rias críticas até por parte da equipe campeã.

Em jogo disputado e com alguns lances duvi-dosos, a equipe do Elias Fausto saiu prejudica-da em pelo menos dois lances cruciais, onde a marcação do árbitro le-vou dúvida até por par-te da própria torcida e dirigentes da equipe do Independente.

“No primeiro lance o zagueiro do Indepen-dente tirou com as mãos

um bola cruzada dentro da área. Isso, pela regra, é pênalti e a arbitragem ignorou ajudando cla-ramente a equipe de Indaiatuba”, conta o téc-nico Luciano Astolfi , da equipe de Elias Fausto.

No outro lance, e o mais decisivo, o meia João Paulo desarmou de forma limpa o zagueiro

da equipe adversária e fi cou cara a cara com o arqueiro que já estava batido, e a jogada foi pa-ralisada e marcada a fal-ta do jogador eliasfaus-tense, o que revoltou a todos os presentes.

Para o técnico, a equi-pe saiu prejudicada. “Para comprovar, os torcedores vaiaram a arbitragem nos

lances”, conta.A equipe do Elias

Fausto saiu na frente no placar e cedeu o empate aos 47 minutos do se-gundo tempo. Resultado fi nal: Elias Fausto 1 x 1 Independente, e o time local, por ter melhor campanha, fi cou com o título do campeonato Sub-20 da LIDI 2015.

Equipe de Elias Fausto fi cou com o vice-campeonato (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

com MC Biel

Página 6

Page 2: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

2 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 23 de Maio de 2015

1º de maio é comemorado com shows, passeios de helicóptero e sorteios de brindes

A tradicional Fes-ta do Trabalhador de Elias Fausto, realizada em 1º de maio, contou com apresentações dos alunos da Casa da Cul-tura e do projeto “Guri”, além da caravana da Rá-dio Criativa FM, com participação de Adrya-na e a Rapaziada, Nilson e Nando, Dany Ribeiro, Cristiano Guerreiro e MC Kikeu.

A Coordenadoria de Educação realizou ins-crições para o sorteio de 15 bicicletas, de três passeios de helicóptero com a Equipe da Seven e de um mês de acade-mia grátis na Double Gym, no Carimã.

Durante as festivida-des, o Serviço de Pro-

moção Social da Pre-feitura organizou uma feira de artesanatos.

Em 17 de maio, a Fes-ta ocorreu em Cardeal e também reuniu passeios de helicóptero, feira de artesanatos, apresenta-ções da Casa da Cultura e shows com a caravana da Rádio Criativa FM.

CardealNo domingo, 17,

Cardeal também rece-beu a Festa do Traba-lhador, realizada pela primeira vez na sede do União Agrícola Cardeal.

A festa contou com a presença das barracas de artesanatos, da equipe Seven que proporcionou passeios de helicóptero para o público, além das

apresentações dos alu-nos da Casa da Cultura e também da caravana da Rádio Criativa FM.

A Coordenadoria da Educação foi a respon-sável pelo sorteio de seis bicicletas e, como acon-teceu em Elias Fausto, foram sorteados alguns passeios de helicóptero e mais os prêmios da Rádio Criativa FM.

Os alunos da Casa da Cultura “Benedito Lineu Ferreira” se apresenta-ram nas modalidades violão, coral com o gru-po “Tempo de Viver” da terceira idade, axé, dança do ventre e jazz.

Os shows ficaram por conta da caravana da Rádio Criativa FM que trouxe os artistas:

Grupo Dignidade A+, Dany Ribeiro, Cristiano Guerreiro, Jeferson e Ju-liano, Mc Kikeu, Nilson e Nando e da cantora Perla Paraguaia que en-cantou a todos com sua voz e simpatia no palco. Destaque também para Kayque Ferreira, um menino de 18 anos que apesar de ser deficien-te visual, mostrou seu talento e emocionou o público presente.

“Agradeço a partici-pação de todos e a dire-toria do União Agrícola Cardeal pela parceria de vários anos atendendo crianças de Cardeal e por ceder o espaço para a realização da festa”, disse o prefeito Laércio Betarelli.

Caio sobrevoou a cidade ao lado do comandante Takada (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Page 3: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

3NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 23 de Maio de 2015

FAEF apresenta variedade de produtos

Às 18h30 do dia 1º de maio ocorreu a aber-tura da 4ª Feira Agro-pecuária de Elias Faus-to (FAEF), no Ginásio Municipal de Esportes. O evento reuniu, mais uma vez, expositores locais e de toda a região e apresentou uma varie-dade de produtos, como frutas, verduras, doces caseiros, sucos naturais, equipamentos, melaço de cana, entre outros.

Houve também sor-teios para os expositores classificados pelo cor-

po de jurados e para os expositores em geral. O leilão dos produtos foi realizado no domingo, 3, logo após o almoço com a Companhia da Costela, de Monte Mor, com participação da du-pla Glaycon e Rafael.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Elias Fausto e da 4ª FAEF, o empre-sário Renato Scocco, “o evento foi uma oportu-nidade para que a po-pulação de Elias fausto

e seus visitantes pudes-sem conhecer os produ-tos que são produzidos e comercializados pelos nossos produtores, além do grande potencial para futuros negócios”.

Scocco disse ainda sobre a realização simul-tânea da FAEF com a Festa do Peão, a Festa do Trabalhador e o Circui-to de Motocross. “Isso trouxe à Feira um públi-co bastante diferenciado, que pôde conhecer mais de perto o trabalho do nosso agricultor.”

Evento tradicional na cidade aconteceu no dia 1º de maio (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Elias Fausto sedia Circuito Paulista de Velocross 2015

O Circuito Paulista de Velocross 2015 foi um sucesso. Organizado pela Associação de Motoci-clismo do Estado de São Paulo e Brap Brap Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Elias Fausto, o evento reuniu 267 pi-lotos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pa-raná e Rio de Janeiro e pú-blico aproximado de duas mil pessoas.

Derivado do Moto-cross, o Velocross é prati-cado com as mesmas mo-tos e sem grandes saltos, porém com velocidade maior na terra e na lama (cerca de 90 km/h).

Alex Martins, presi-dente das festividades de

1º de maio, com apoio do prefeito Laércio Betarelli, organizou os preparati-vos da prova. O Centro Esportivo Municipal rece-beu estrutura e uma pista de Velocross com 1.000

metros de extensão. Hou-ve também voos panorâ-micos com helicóptero. De acordo com a Prefei-tura, o objetivo é tornar Elias Fausto referência no motociclismo off road.

Pilotos da cidade - Lucas Barrera, Adilson (Bina), Luiz Hen-rique, Quata e Quatazinho conseguiram bons resultados nas disputas (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Prefeito Dude e presidente das festividades de 1º de maio, Alex Martins, entregam premiações a vencedores do Circuito Paulista de Velocross (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Page 4: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

4 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 23 de Maio de 2015

Artigo

No início do ano de 1870, os coronéis da nossa região mar-caram reunião em Itu para definirem o traçado da Estrada de Ferro Ituana, que depois passou a ser a Sorocabana e, mais tarde, a FEPASA, e que atravessou nossa cidade por mais de um século.

Para essa reunião, foram convidados representantes de Itu, Salto, Indaiatuba, Monte Mor, Capivari e outros municípios já consolidados da região.

Por algum motivo não explicado, os representantes de Mon-te Mor não compareceram. Há versões de que tinham receio de que o trem trouxesse, juntamente com os seus benefícios, epi-demias contra as quais ainda não se dispunham dos remédios necessários.

Presente à reunião, o fazendeiro Theóphilo de Arruda Cam-pos, então proprietário das terras que hoje compõe nossa ci-dade, aproveitando-se da ausência das autoridades de Monte Mor, sugeriu que o traçado passasse por suas terras, o que se efetivou e que serviu como embriões de Elias Fausto e Carde-al. Disse mais: se a sua proposta fosse aprovada, cederia toda a madeira necessária para os dormentes sobre os quais a linha do trem seria assentada.

Foi assim, pela presença de espírito de uma única pessoa e por omissão de algumas outras, que Elias Fausto e Cardeal pu-deram existir, e Monte Mor foi a única cidade da região a não ter sua estrada de ferro.

GenealogiaTheóphilo de Arruda Campos era filho de Antonio de Arruda

Leite e Maria das Dores Pinto, e foi casado com Elvira da Rocha Pinto, filha de Antonio Victorino da Rocha Pinto e Olympia Ara-nha da Rosa, que era filha de Luiz Augusto Dias Aranha.

A família Dias Aranha tem, ainda hoje, muitos descendentes em nossa cidade.

Por Laércio BetarelliPrefeito

de Elias Fausto

Teóphilo de Arruda Campos, não fosse ele, Elias Fausto e

Cardeal não existiriam

Menino com deficiência visual realiza voo de helicóptero em Elias Fausto

Durante a Festa do Trabalhador de Elias Fausto, o garoto Caio, 14, morador de Paraibu-na (SP), deficiente visual e estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, se aproximou do coman-dante Takaha, da equipe Sevem, a fim de saber mais sobre o helicóptero que estava no local

Caio, que acompa-nhava o pai e o irmão que integravam uma das equipes que disputaram a prova de Velocross, re-cebeu instruções sobre o funcionamento do equi-pamento, os comandos e o rádio de transmissão e comunicação com ou-tras aeronaves. E, para a sua alegria, foi convi-dado por Takaha a fa-zer um voo panorâmico pela cidade.

“Mesmo não en-

xergando, pude sentir a emoção de voar e o vento batendo em meu rosto. Estou realizado”,

descreveu Caio após o passeio, e acrescentou: “Todos nós precisamos acreditar em Deus, que

nos dá força para pros-seguir. Que as pessoas lutem por seus objetivos e que nunca desistam”.

Cras disponibiliza serviços gratuitosO Centro de Refe-

rência da Assistência Social “Inácio Mala-quias Paes” (Cras) ofe-rece para toda a popu-lação serviços gratuitos de segunda via de CPF; antecedentes criminais; elaboração de currículo; além de orientação aos jovens sobre os cursos oferecidos gratuitamen-te e ainda sobre a dispo-nibilidade de transporte gratuito.

O Cras realiza tam-bém o encaminhamen-to de currículos através do sistema de cadastro de empresas, agências de empregos e Postos

de Atendimento ao Tra-balhor (PAT) de Elias Fausto e de toda a re-gião.

No site da prefeitura www.eliasfausto.sp.gov.br, no link Banco de Empregos o munícipe pode enviar seu currí-culo, que será encami-nhado direto ao PAT de Elias fausto.

“As pessoas nos pro-curam, se cadastram, e encaminhamos para as empresas cadastra-das. A grande maioria consegue uma vaga de emprego. Temos tido, também, uma grande procura para os cur-

sos técnicos oferecidos gratuitamente pela Pre-feitura,” declara a pro-fessora Celma Valli, co-ordenadora do PAT de Elias Fausto.

O Cras fica na Rua José Barrera, 193, no Jardim Mário Covas e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caio sobrevoou a cidade ao lado do comandante Takaha (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Celma Valli realiza atendimento a jovem no Cras (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Page 5: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

5NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 23 de Maio de 2015

Prefeitura adquire área de 37 mil metros quadrados no Carimã

Na última quinta-feira, 14, a Prefeitura de Elias Fausto fechou as negociações para aqui-sição de um imóvel com área de 37 mil m2 (um alqueire e meio) entre os bairros Carimã e Mário Covas II.

No ponto central dos bairros mais populo-sos da cidade, o imóvel será destinado ao futuro “Complexo Educacio-nal de Elias Fausto”, que contará com novas es-colas, creche, centros de lazer, áreas de preserva-ção ambiental para es-tudos ecológicos e praça esportiva, entre outras diversas instalações, que poderão ser comparti-lhadas com a comuni-dade dos bairros.

Com a efetivação da compra, a Prefeitura es-tuda o projeto completo para o local, onde já tem garantida a construção de uma moderna escola de Educação Infantil em

parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

O valor da compra do terreno foi de R$ 3,25 milhões, o que, de acordo com o Executi-vo, corresponde ao cus-to de pouco mais de R$ 21 mil pelo equivalente a um lote de 250 m2, sendo que a Prefeitura já pagou nos anos de 2013

e 2014 cerca de R$ 1,5 milhão, ficando o res-tante para ser pago até o final de 2016 com recur-sos originados dos 40% do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desen-volvimento da Educa-ção Básica e de Valori-zação dos Profissionais da Educação).

“Foi um grande in-

vestimento a um custo/benefício baixo. Mais um enorme patrimônio que se incorpora a Elias Fausto. Será, sem qual-quer dúvida, o grande centro de referência educacional de Elias Fausto que estamos pro-jetando para o futuro”, afirma o prefeito Dude.

Área será destinada ao futuro Complexo Educacional de Elias Fausto (Imagem: Google Earth)

“Mães que Trabalham”, Judith Warner – discorre sobre mulheres que levam uma vida de desespero silencioso, com a sobrecarga cruel da dupla jornada de trabalho, em casa e no trabalho formal. Questiona o sentimento de culpa de tais mulheres e as melhores formas de lidar com o stress. Leitura essencial para qualquer pessoa que queira entender a vida familiar da época em que vivemos.

“Corações Sujos”, Fernando Morais – “Corações Sujos”: assim eram chamados os makegumi, ou “derrotistas” – aqueles que aceitavam o fato do Japão ter se rendido às forças aliadas no final da Segunda Guerra, em 1945 – pela organização secreta japonesa, a Shindo Renmei, que considerava a rendição japonesa uma fraude. O livro discorre sobre os atentados que levaram à morte 23 imigrantes japoneses no estado de São Paulo. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes foram presos pelo DOPS e 381 receberam condenações, até

que os matadores da Shindo Renmei são deportados para o Japão, sepultando o grupo nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil.

“A Voz do Dono”, Tama Starr – da bíblia à filosofia de Confúcio, de Aristóteles a Rabelais, passando por contos populares de inúmeros povos, este livro compila as máximas universais que poderiam orientar uma “Teoria da Inferioridade Feminina”, tais como o provérbio latino medieval “uma mulher sábia é duplamente tola”. Embora carregado de humor, o livro também traz um convite à reflexão da perspectiva injusta, que continua sendo adotada, que coloca a mulher como um ser inferior, intelectual e fisicamente, ao homem.

“Rachel de Queiroz”, Rosana Tokimatsu – biografia da tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Leitura

Livros disponíveis na Casa da Cultura de Elias FaustoRua José Borges de Almeida, 90, CentroTelefone: 19 3821-7032

Prazo para Cadastro de Propriedades Rurais é prorrogado por mais um ano

A Coordenadoria de Agricultura da Prefeitu-ra de Elias Fausto reali-zou, gratuitamente, 71 Cadastros de Proprieda-des Rurais (CAR) desde a assinatura do convê-nio com a Secretaria de Meio Ambiente no ano passado. O Governo do Estado doou os equipa-mentos necessários e o engenheiro João Batista

Zuca foi capacitado a re-alizar o trabalho.

O prazo, que se en-cerraria no último dia 5, foi prorrogado por mais um ano. No entan-to, a Prefeitura orienta a quem ainda não fez o cadastramento para que procure a Casa da Agri-cultura e ficar quite com a exigência.

O trabalho da Pre-

feitura é inteiramente gratuito, ao passo que o local mais barato para realizar o CAR é

no Sindicato Rural de Indaiatuba, que cobra R$ 250,00 por proprie-dade.

Page 6: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

6 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 23 de Maio de 2015

Eliasfaustense participa de programa do SBT

A estudante elias-faustense Jenifer Berto-lino de Araújo, 15, foi sorteada para participar do quadro “A Princesa e o Plebeu”, do programa Domingo Legal, com o cantor MC Biel.

O cantor chegou de surpresa na casa da ga-rota na manhã da quin-ta-feira, 7 de maio, e, logo após, se desloca-ram ao Pollo Shopping Indaiatuba, onde cerca de 800 pessoas acompa-nharam o dia de Jenifer com o ídolo.

A estudante ganhou tratamentos estéticos, roupas e calçados, além de um book fotográfi-

co e agenciamento pela agência de modelos Musique Models e um curso de cabeleireira no grupo Embelleze. Ma-riluce Bertolino, mãe de Jenifer, recebeu um carrinho completo de cachorro quente, chur-

rasco e pastel e mais R$ 2 mil em produtos para lanches.

De acordo com a garota, participar do quadro foi uma emo-ção. “Eu não sabia, mas minha família sim e quando bateram palma no portão e fui atender, quase morri com a sur-presa. Foi um dos mo-mentos mais felizes da minha vida.”

O programa Domin-go Legal é apresentado por Celso Portiolli e vai ao ar todos os domin-gos, pelo SBT, às 11h. O quadro gravado em Elias Fausto foi exibido no último dia 17.

MC Biel e Jenifer Bertolino de Araújo durante gravação do quadro A Princesa e o Plebeu (Foto: Divulgação/Clickdois)

Mãe da jovem recebeu um presente do programa Domingo Legal (Foto: Divulgação/Clickdois)

Educação: aulas de matemática são ministradas de forma lúdica aos alunos dos primeiros anos

A matemática nas escolas de 1º ao 5º ano de Elias Fausto é ensi-nada de forma lúdica e concreta aos alunos, proporcionando a cada um vivenciar na prática conceitos so-bre os eixos: números e operações, grande-zas e medidas, trata-mento da informação, espaço e forma.

Os docentes pro-movem atividades de construção de objetos que serão utilizados nos jogos e brinca-

deiras e também pro-porcionam aulas em que os alunos possam participar, como por

exemplo, no modo de preparo de uma recei-ta.

De acordo com a Prefeitura, os jogos e as brincadeiras po-dem proporcionar a construção de conhe-cimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou, ainda, revisão de con-ceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo pro-fessor e de autoavalia-ção pelo aluno.

Alunos participam de atividades lúdicas para aprender matemática (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Atividades são realizadas dentro da sala de aula com alunos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Page 7: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

7NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 23 de Maio de 2015

Prefeitura implanta equipe permanente de combate à dengueA Prefeitura de Elias

Fausto, por meio da Se-cretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, está re-estruturando a Equipe de Controle de Endemia com as novas diretrizes de combate ao mosqui-to Aedes aegypti – trans-missor da dengue –, com foco na eliminação dos criadouros e orien-tações via agente comu-nitário de saúde e agen-tes de vetores, na busca

ativa de casos suspeitos. Aos interessados, a

Vigilância Epidemioló-gica atende de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 16h, e às sextas-feiras, das 7h às 15h, na Unidade Mista de Saúde ou pelo telefone 3821-8886.

EpidemiaA dengue tem sido

nos últimos meses uma das principais doenças de preocupação e rele-

vância pública no Brasil. Principalmente pela pro-porção tomada nas úl-timas décadas. Atitudes simples de prevenção à doença têm sido negli-genciadas pela popula-ção, enquanto o Poder Público vem se esforçan-do no combate à epide-mia. Devemos ter a real noção da gravidade des-ta situação, para que du-rante o ano que estamos vivenciando hoje e pró-ximo não nos sejamos

dominados mais uma vez pela dengue, pois é melhor prevenir do que remediá-la, uma vez que não há tratamento espe-cífico para ela.

Qualquer pessoa com sinais de alerta de-vem procurar o Pronto Socorro mais próximo. A dengue pode levar a morte. Até o momen-to não houve óbito por dengue em Elias Fausto.

Legislativo ajuda a solucionar impasse no descarte de pneus

O Poder Legislativo de Elias Fausto ajudou a solucionar um proble-ma que as borracharias enfrentavam há anos: o descarte correto de pneus inservíveis.

Em 25 de março des-te ano, os vereadores Evandro Rocha e Walter Vicente, o engenheiro agrônomo João Batista Zuca e o representan-te do Consórcio Inter-municipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) da Re-gião Metropolitana de Campinas, o engenhei-ro Valdemir Ravagnani, visitaram algumas bor-racharias do município – Didi, Benfica e Billy – para avaliar a quanti-dade de pneus a serem coletados.

No último dia 4 de maio, os pneus inserví-veis foram coletados e o órgão responsável pela coleta e destinação foi a “Reciclanip”. De acordo com Márcio Ferguson,

da Borracharia do Didi, em um mês são acu-mulados cerca de 300 pneus. Ele elogiou o tra-balho: “Muito boa a ini-ciativa dos vereadores.”

Walter Ferreira, o Vartão, da Borracharia Benfica, também apro-vou. “Tivemos que pa-gar para descartar a úl-tima remessa de pneus acumulados e os verea-dores Evandro e Walter deram uma força para solucionar esse proble-ma. Isso é muito bom.”

A intenção é que a

“Reciclanip” colete cer-ca de 600 pneus mensal-mente, que será fruto de um trabalho conjunto entre as borracharias, a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Consima-res.

Outro objetivo do projeto é colaborar com a limpeza e a saúde pú-blica, já que pneus des-cartados de forma er-rada podem acumular água e se tornarem cria-douros do mosquito Ae-des aegypti, transmissor da dengue.

Pneus foram coletados no início do mês e destinados à Reciclanip (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Equipe permanente trabalha no controle e combate à dengue no município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Page 8: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 17 - 23-05-2015

8 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 23 de Maio de 2015

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525 do Código Civil Brasileiro:

ANDERSON SERRA DOS SANTOS, nascido no dia cinco de junho de mil novecentos e oitenta e nove (05/06/1989), em Prado, BA, nacionalidade brasileira, fi lho de AGENOR AMARAL DOS SANTOS e de MARIETE DA SILVA SERRA. PAMELLA DANIELLY BARRETO SILVA, nascida no dia quinze de novembro de mil novecentos e noventa e um (15/11/1991), em Rafard, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de ANTONIO APARECIDO DA SILVA e de NAILZA BARRETO NASCIMENTO DA SILVA.

JÚLIO CÉSAR LOPES, nascido no dia quatro de maio de mil novecentos e oitenta e quatro (04/05/1984), em Campinas, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de SEBASTIÃO LOPES e de EUZA JOSÉ LOPES. MARIANA MACHADO CORREA, nascida no dia quinze de setembro de mil novecentos e oitenta e sete (15/09/1987), em Campinas, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de CLARICE MACHADO CORREA.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afi xado nesta Serventia e publicado na imprensa local.

EDITAL DE PROCLAMASREGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS

REINALDO DE OLIVEIRA CALDAS – OFICIAL

Uma publicação da Darcam Editora Ltda-MECNPJ: 09.125.268/0001-24

Mais de 23 anos de jornalismo experiente.

Tiragem: 5.000 exemplares | Circulação: Elias FaustoDISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Diretor Geral/Editor Responsável: Túlio Darros - MTB 63932/SP

Repórter Colaborador: Andréa Bombonatti

[email protected]

noticiaseliasfausto

Contato: 19 99872-9050

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL.

SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

03/05 - Augustinho Bento - 69 anos08/05 - Edlaine Cristina Zério Berezuc - 27 anos08/05 - José Geraldo Maciel - 77 anos12/05 - Tereza Maria Diogo - 84 anos

Praça da Vila Anchieta estará remodelada para a festa do padroeiro Santo Antonio

Os taludes entre a Pra-ça Ulisses Guimarães, na Vila Anchieta, e o córre-go do Carneiro estão com aparência mais agradável, pois a Prefeitura realizou a limpeza, aplicação de grama e o plantio de ár-vores ornamentais – fru-tíferas e nativas – no local.

Agora, a Prefeitura conclui a reforma da ilu-minação, dos canteiros, do piso, dos bancos e das calçadas da praça, além do desvio das águas da chuva que desciam pelas escadarias da igreja de Santo Antonio e que tem preocupado os membros da comunidade.

Foi feita também a liga-ção da rede de esgotos ao coletor da Sabesp, já que todo o esgoto da igreja e do salão de festas era despeja-do diretamente no córrego do Carneiro, na conhecida “boca do bueiro”.

“Para as festas de Santo Antonio, que se iniciam em 6 de junho, teremos uma nova praça para apresentar à popula-ção da Vila Anchieta e de toda a cidade”, adianta o prefeito Dude.

A igreja de Santo An-tonio foi concluída e inaugurada em 1992, jun-

tamente com a praça que, por iniciativa do então prefeito Salvador Bicudo, recebeu o nome do depu-tado Ulisses Guimarães, presidente da última As-sembleia Nacional Cons-tituinte.

R.S. DE PAULA INDUSTRIA E COMERCIO GRAFICO LTDA - EPP torna público que recebeu da CETESB a Licença Prévia, de Instala-ção e de Operação N° 5000330, válida até 06/05/2019, para Selos de segurança de material plástico; fabricação de à RUA MARIO BAPTISTA, 145, CHÁCARAS DE RECREIO, ELIAS FAUSTO.

Melhorias estarão prontas até o início da festa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)