jornal notícias de elias fausto - edição 23 - 09-10-2015

8
Edição nº 23 Ano II Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015 A família de Laércio Betarelli convida a todos para a Missa de Sétimo dia, neste sábado, 10, às 18h, na Igreja Matriz.

Upload: noticiaseliasfausto

Post on 23-Jul-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

Edição nº 23 Ano II Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

A família de Laércio Betarelli convida a todos para a Missa de Sétimo dia, neste sábado, 10, às 18h, na Igreja Matriz.

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

Page 2: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

2 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525 do Código Civil Brasileiro:

WILSON BRUCE GONÇALVES NUNES, nascido no dia vinte e três de julho de mil novecentos e noventa e três (23/07/1993), em Salto, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de LAURINDO GONÇALVES NUNES NETO e de VILMA MIRA GONÇALVES. ARIELE VENEZIAN, nascida no dia dezenove de agosto de mil novecentos e noventa e cinco (19/08/1995), em Salto, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de PEDRO EDSON VENEZIAN e de MARILZA MACABEU.

GERSON PIRES CLAUDIO, nascido no dia onze de agosto de mil novecentos e oitenta e quatro (11/08/1984), em Tatuí, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de ANTONIO VICENTE CLAUDIO e de JOANA D´ARC PIRES CLAUDIO. ADRIANA PEREIRA ROSA, nascida no dia oito de agosto de mil novecentos e setenta e seis (08/08/1976), em Rolândia, PR, nacionalidade brasileira, fi lha de ANTONIO PEREIRA ROSA e de BARBARA CECI DE SOUZA ROSA.

OZELIO RODRIGUES SILVA, nascido no dia cinco de junho de mil novecentos e oitenta e cinco (05/06/1985), em Santo Antonio, distrito de Ibuaçu, Comarca de Boa Viagem, CE, nacionalidade brasileira, fi lho de ANTONIO RODRIGUES DE LIMA e de MARIA JUSTINO LIMA. SAMARA RODRIGUES NEPOMUCENO, nascida no dia vinte de agosto de mil novecentos e oitenta e oito (20/08/1988), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de IZAIR NEPOMUCENO e de IVANI RODRIGUES DA SILVA NEPOMUCENO.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afi xado nesta Serventia e publicado na imprensa local.

EDITAL DE PROCLAMASREGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS

REINALDO DE OLIVEIRA CALDAS – OFICIAL

Uma publicação da Darcam Editora Ltda-MECNPJ: 09.125.268/0001-24

Mais de 23 anos de jornalismo experiente.

Tiragem: 5.000 exemplares | Circulação: Elias FaustoDISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Diretor Geral/Editor Responsável: Túlio Darros - MTB 63932/SP

Repórter Colaborador: Andréa Bombonatti

[email protected]

noticiaseliasfausto

Contato: 19 99872-9050

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL.

SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Vice Tato Bicudo assume prefeitura de Elias Fausto

Na manhã de ter-ça-feira, 6, o então vice-prefeito Joaquim Anto-nio de Campos Bicudo (PTB), mais conhecido como Tato, assinou o Termo de Posse para as-sumir o cargo de Prefei-to de Elias Fausto.

A cerimônica foi re-alizada na Câmara Mu-nicipal, na presença dos vereadores Amarildo Braz - presidente, Leci Maria de Souza Fraga - 1ª Secretária, e do 2º Se-cretário, Walter Vicente.

Os vereadores An-tonio Roberto Beta-

relli e Danyel da Silva Maia, acompanhados de alguns secretários e funcionários públicos municipais também par-ticiparam da cerimônia.

“De certa forma, as-

sumo a função da ma-neira mais triste possível, com a morte do Laércio. Estou fazendo algumas reuniões com funcioná-rios. Terei ainda reuni-ões com advogados para

defi nir como será o pro-cesso todo”, disse Bicudo.

Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Tato Bicudo tem 43 anos e é pecuarista no município.

NOVO PREFEITO

Mesa que dirigiu os trabalho na cerimônia de posse do novo prefeito de Elias Fausto, Joaquim Antonio de Campos Bicudo (Foto: Divulgação: Fernando Santos/Câmara Municipal de Elias Fausto)

Convênio para implantação do Programa de Atividade Delegada foi o último assinado pelo prefeito Dude na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Após anos de tratativas, o prefeito Laércio Betarelli (Dude), acompanhado do vice-prefeito Joaquim An-tonio de Campos Bicudo (Tato) e dos vereadores Antonio Roberto Betarelli, Ronaldo Cezário da Silva, José Carlos Barrera, Ama-rildo Braz, Walter Vicente, Evandro Rocha, Daniel da Silva Maia e Altamir da Cruz Fidelis, assinou em São Paulo, na quinta-feira, 1º de outubro, o convênio para implantação da Ati-vidade Delegada da Polí-cia Militar em Elias Faus-to, através da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, representada pelo secretário da pasta, Ale-xandre de Moraes.

O referido convênio possibilita a atuação de

policiais militares auxilia-res em ações na cidade, aumentando de fato o efe-tivo nas ruas, em especial no Distrito de Cardeal, lo-cal onde será ativada uma base da Polícia Militar. A medida visa contribuir para a redução de crimes e auxílio na fi scalização do Código de Posturas Mu-nicipais e de loteamentos clandestinos.

O Secretário de Segu-rança Pública, Alexandre de Moraes, explica que o programa é extremamen-te positivo para o policial,

que não vai correr risco fa-zendo bicos, e vai favore-cer a prefeitura e a comu-nidade. “É uma parceria extremamente saudável e

necessária”, afi rma.Uma vez assinado, o

convênio aguarda publica-ção em órgão ofi cial para iniciar sua vigência.

SEGURANÇA

Ao lado do secretário de segurança pública, Dude assina o último convênio (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Vereadores também estiveram presentes na assinatura do convênio (Foto: Divulgação/PMEF)

Page 3: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

3NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSexta-feira, 09 de Outubro de 2015

O assassinato do nosso amigo Laércio ‘Dude’ Beta-relli, prefeito de Elias Faus-to em três oportunidades, mancha de definitivamente a história política de nos-sa cidade de um ‘vermelho sangue’ inaceitável, ines-perado e que choca a co-munidade elias-faustense. Essa violência inexplicável e inaceitável será uma ci-catriz eterna na carne da grande maioria dos nossos 16 mil habitantes. Como ci-dadão elias-faustense, nas-cido e criado nas ruas, nos campinhos, no bate bafo, no jogo de bolinha... sempre convivi com o Dude. Fomos coroinhas em um mesmo período. Em sua caminha-da estudantil e profissional, o irmão do Toninho, do Zé Luiz e do Dimas, sempre teve uma mente aberta ao conhecimento.

Fomos parceiros e ad-versários no futebol... Cer-ta vez, fomos levados para treinar na Ponte Preta, pelas destacadas batalhas travadas no campinho em frente à Casa da Lavou-ra. Quantas vezes não dis-cutimos por uma falta ou um lateral que queríamos para o nosso time... não é verdade Dito Barbeiro, Valter Pierobon, Egydinho Tisiani, Fernando Bodão, Julião, Jair Juliani, Adauri Barrera, Carlinhos ‘Curruí-ra’ Piron, Lauro Alves...??? Também festejamos títulos juntos e outras vezes tive-mos que nos contentar em ser o derrotado. Tipo coisa de santista e corinthiano...

Mocinho estudioso e muito focado, logo estava buscando o melhor cami-nho trabalhando e estudan-do em Campinas. Foi um exemplo de profissional des-de muito jovem. Por muitos anos, trabalhou de maneira bastante admirada por ou-tros colegas elias-fausten-ses e pela coletividade no tradicional Colégio Pio XII, em Campinas. No final dos anos 70 e início dos 80, o destino nos colocou lado a lado na Faculdade de Enge-nharia da PUC. Enquanto o Dude tirava de letra suas notas tranquilamente, eu só conseguia tirar o mínimo

necessário muitas vezes em completo impedimento...

No contexto político, deixa um legado que pou-cos irão conseguir. Nunca desanimou. Nem mesmo quando perdeu uma reelei-ção por pouco mais de 30 votos. Insistiu em seu pro-pósito e voltou a comandar a nossa cidade. Para al-guns, com braço de ferro e pouco diálogo. Para outros, que o acompanhavam no dia-a-dia, não fraquejando em momento algum, mes-mo desagradando muita gente.

No final de 2013 e início de 2014 nos aproximamos bastante e pude sentir em muitas de nossas conver-sas a preocupação do pre-feito Dude com o futuro do nosso município. Agora, com essa tragédia, todos os cidadãos elias-faustenses devem se preocupar ainda mais com a nossa cidade. É uma obrigação que temos para preservar a luta do moleque Dude, do adoles-cente e estudioso Dude, do engenheiro Dude e do nos-so prefeito Dude. Que esse crime bárbaro, não impor-ta o motivo, seja esclareci-do o mais rápido possível... e que Deus console a nossa amiga Marina, irmã da Michicão, e todos os seus familiares.

Uma mancha históricaArtigo Marcelo José Canto,

Jornalista e presidente da Associação Campineira de Imprensa (ACI), filho da saudona ‘Dona’ Loriz Haddad e do José ‘Garrote’

Prefeito Tato Bicudo recebe visita do novo Delegado da Polícia Civil de Elias Fausto

Na quinta-feira, 8, o prefeito de Elias Fausto, Tato Bicudo, recebeu em seu gabinete a visita do Delegado Titular da Polícia Civil de Capivari e hoje também respon-dendo pela Polícia Civil de Elias Fausto, Doutor Thales Fleury de Ca-margo Madeira Filho, acompanhado do Dou-tor Jorge José Kachan, Delegado de Polícia Ci-vil de Rafard.

O encontro de boas vindas aconteceu com a presença dos verea-dores Antonio Roberto Betarelli, Amarildo Braz

e Leci Maria de Souza Fraga, do Coordenador da Guarda Municipal de Elias Fausto Celso Dourado, do Sargento Ozires, Comandante da Polícia Militar de Elias

Fausto e alguns secretá-rios e assessores.

“Essa visita foi muito boa para conhecer toda a equipe da prefeitu-ra e principalmente, o primeiro contato nessa nossa parceria, onde o trabalho segue a todo vapor” diz Thales.

EfetivoDesde a assinatura

do convênio da Ativi-dade Delegada na quin-ta-feira, 1º de outubro, a população já vem no-tando um efetivo maior da Polícia Militar, dan-do todo o suporte para toda a população e tam-bém um intensivo apoio da Polícia Civil.

SEGURANÇA

Dr. Jorge Kachan, prefeito Tato Bicudo e novo delegado Dr. Thales (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Page 4: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

4 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

Caros familiares e amigos...

Quem vos escreve hoje, infelizmente não é o Dude, e sim sua espo-sa Marina, e seus filhos Bruno e Renê.

Vocês talvez se per-guntem o porquê resol-vemos escrever este tex-to. Todos sabemos que o Dude nunca deixava nada nem ninguém sem resposta. Fazia questão de escrever algumas pa-lavras a todos aqueles que o contatavam. Não pensem que aqui vocês irão ler algo sobre o fato que chocou a todos. Este texto será um agradeci-mento não só da família, mas em nome do Dude e de toda a população eliasfaustense.

Vamos tentar ser bre-ves e falar um pouco da trajetória do Laércio Betarelli. Nascido a 13 de fevereiro de 1957, em uma pequena vila conhe-cida como “Sobradinho”, na divisa de Elias Fausto com Monte Mor. Era fi-lho de Argemiro Betarelli e Ermelinda Massignan Betarelli, casal este, que teve mais quatro filhos além dele: Iracema Be-tarelli Juliani (já fale-cida), Antônio Roberto Betarelli (Toninho), José Luiz Betarelli, e Dimas do Carmo Betarelli.

Torcedor fanático do Santos Futebol Clu-be, Dude (apelido dado pela sua prima Inês) jo-gou muita bola em sua juventude (e isso vocês podem perguntar para quem era parceiro ou

adversário dele nas par-tidas de futebol, como o Dito Barbeiro, Jair Julia-ni, Valter Pierobon, Egy-dinho Tisiani, Adauri Barrera, dentre outros), chegando a jogar até mesmo na Ponte Preta de Campinas.

Apesar da infância precária, sempre fazia de tudo para ajudar seus irmãos e sua mãe, já que seu pai falecera quando ele ainda era bem novo. Foi um tem-po árduo em sua vida, principalmente na época da escola do sítio, onde usava apenas um lápis de cor para pintar seus desenhos, enquanto al-guns de seus colegas de classe tinham um esto-jo com pelo menos doze deles. Trabalhou desde

cedo em prol da família, vendendo alface e frutas pelas ruas de Elias Faus-to, e com as moedas que ganhava, sentia-se bem em poder ajudar sua mãe e irmãos. Trabalhou também na Tecelagem Paliani, e como empaco-tador de farinha para as Fecularias das famílias Juliani e Fiori.

Sempre estudioso e esforçado, logo recebeu apoio da professora Gen-ny Pimazzoni, que lhe ofereceu a própria casa como hospedagem, e em seguida, pelo professor Luis Antonio Razera e sua esposa Eidil. E final-mente, pelo Monsenhor José Machado Couto - pessoa esta que sempre respeitou e falou com muita admiração para

todos. Ganhou uma bolsa para estudar na PUCC, em Campinas, e formou-se Engenheiro Civil. Foi professor de Es-tatísticas no Colégio São Luiz, e secretário do Co-légio Pio XII por mais de vinte anos. Ali começara a se tornar o profissional que todos conhecemos.

Em 1974, começou seu relacionamento com aquela que viria a ser sua fiel esposa e compa-nheira, Marina. Após sete anos de namoro, Dude e Marina se casa-ram (numa cerimônia realizada pelo seu ami-go Monsenhor), e dessa união tiveram dois fi-lhos: Bruno e Renê.

Em 1988, entrou para a política. Nascia dentro dele o gosto por aquilo

que mais tarde se trans-formaria numa paixão. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal na gestão do Prefeito Salvador Bicudo, e poste-riormente candidatou-se para Prefeito em 1992, onde não fora eleito. Em 1996, elegeu-se Prefeito de Elias Fausto pela pri-meira vez, juntamente com Rui Thoni, seu vice. Em 2005, venceu as elei-ções novamente, tornan-do-se Prefeito Municipal pela segunda vez, com o apoio do seu amigo e vice-prefeito Djalma Laurin-do Aguirra.

Nas eleições de 2008, onde tentara a reeleição, veio um grande “baque” em sua vida: tentan-do administrar a vida pessoal, profissional e

também a campanha, desgastou-se demais; e o resultado disso foi uma dolorosa derrota pela diferença mínima de 34 votos. E justamente num período onde havia dei-xado muitos ganchos da administração anterior para dar continuidade no futuro. Tudo teve que ser engavetado.

Abalado, resguardou-se, e teve o amparo da família e dos amigos de verdade. Aos poucos foi se reanimando, e recupe-rando seu prestígio. Em 2009, após superar seu desapontamento pela vida pública, teve apoio de muitas pessoas, e uma delas foi Rodrigo Maia (que na época era o Pre-feito de Monte Mor). Ro-drigo o convidou para ser chefe de gabinete na Pre-feitura daquela cidade, e isso o fortaleceu muito. A energia começava a se revigorar. Em um novo ambiente de trabalho e em outra cidade, fez no-vos amigos e foi readqui-rindo a força que sempre teve. Permaneceu traba-lhando por lá durante três anos, voltando para Elias Fausto em 2012, almejando uma nova candidatura à Prefeitura municipal.

Podemos dizer que o ano de 2012 foi o ápice de sua trajetória: com a força de seu amigo e candidato a vice-prefeito Tato Bicudo, iniciaram uma linda campanha, de muita tenacidade e foco, com passeatas pe-las ruas dos bairros da

Uma vida dedicada à Elias FaustoLÁERCIO BETARELLI (DUDE) | * 13/02/1957 + 02/10/2015

Page 5: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

5NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSexta-feira, 09 de Outubro de 2015

cidade e em Cardeal, visitando casa por casa, apresentando seu plano de governo, e com muito ímpeto em vencer.

Desta forma, seu ob-jetivo foi alcançado, tor-nando-se pela terceira vez o Prefeito da nossa cidade, com 67% dos votos; o único a conse-guir até hoje esta faça-nha. Muito feliz com a magnitude que fora sua campanha, mais do que nunca empenhou-se em trabalhar muito para o povo que o elegeu, e tan-to cantou a música tema da campanha, a ines-quecível “Volta Dude”.

Em seu discurso de posse, muito feliz, dis-se que nunca esteve tão motivado como naque-la ocasião em trabalhar para que a cidade que tanto amava voltasse a crescer. Todos nós sabe-mos que ele trabalhou. E muito. Para o Dude, não tinha final de semana e nem feriado, gostava de ver obras, fazia ques-tão de acompanhá-las pessoalmente, anotava tudo, e cobrava sempre dos envolvidos. Sua vida

foi dedicada inteira-mente para a cidade de Elias Fausto. E continu-aria a ser, uma vez que já estava sacramentada sua candidatura à ree-leição em 2016.

O meio político é difí-cil, mas ele sempre dizia que existem muitas pes-soas boas. Dude foi um excelente político, por-que teve apoio de muitos amigos, como a Deputa-da Célia Leão, Mendes Thame, Carlos Sampaio, dentre muitos outros.

Além do ótimo pro-fissional - que todos os que o conheceram, sa-bem - Laércio era um excelente marido e um maravilhoso pai. Quan-do era dia de jogo do Santos, deitava em sua cadeira, e juntamente dos seus filhos, assis-tia aos jogos, vibrando com os gols, xingando quando erravam passes que ele falava que eram simples, etc. Falava para seus amigos mais próxi-mos (e mandava mensa-gens no ‘Whatsapp’) que estávamos chegando no G4, e o Santos chegou, infelizmente não a tem-

po de ele ver.Em casa, ele sempre

cobrava para sermos pessoas do bem, corre-tas, trabalhadoras e ho-nestas. Dizia que o su-cesso da vida vinha pelo trabalho. Seus amigos sabem o quanto ele era correto e não deixava passar nada, principal-mente erros ortográfi-cos. Tanto é verdade que ele falava que seu filho Renê (que escrevia às vezes alguns textos no Facebook) sempre troca-va o “mas” pelo “mais” e ele: “Renê, quando você vai aprender a di-ferença entre o “mas” e o “mais”?”.

Amigos, tentamos aqui descrever resumi-damente a vida dele. Não foi fácil redigir tudo isso, mas fizemos em consideração às pessoas que de alguma forma também sentiram a tra-gédia da última sexta feira, dia 02/10/2015, como nós. Este não foi um pequeno texto como dissemos no início, mas seus “posts” no Facebook nunca eram sucintos, longe disso, mas eram

esclarecedores, não é verdade? Agradecemos e muito a cada gesto de carinho, amor, admira-ção e consideração que tiveram por ele. Afir-mamos que cada abraço recebido, cada ligação ou mensagem, cada de-monstração de carinho

pelas ruas, como foi no cortejo do último sába-do (03/10/15), serviram para que este sentimen-to se torne uma linda saudade. Precisamos muito de todos os ami-gos e familiares a partir de agora.

Que Deus abençoe

nossa família neste mo-mento tão difícil, e que Ele abençoe também muito a cada um de vo-cês, nossos amigos. Nos-so muito obrigado de coração.

Com saudade eter-na, sua esposa Marina e seus filhos Bruno e Renê.

Page 6: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

6 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

Page 7: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

7NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSexta-feira, 09 de Outubro de 2015

Page 8: Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 23 - 09-10-2015

8 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015