jornal notícias de elias fausto - edição 21 - 22-08-2015

12
Dude cobra início das obras de duplicação da Rodovia do Açúcar Represa Jardim Nova Elias Fasuto é uma das recuperadas. Página 3 Edição nº 21 Ano II Sábado, 22 de Agosto de 2015 Página 7 Prefeitura recupera quatro represas de Elias Fausto Elias Fausto conquista ônibus com verba do deputado Guilherme Campos e “Azulão” passa a circular na Bela Vista Prefeitura constrói ponte que liga rua Fogaça à avenida Dito Faísca Página 4 Rede de gás já está disponível em Elias Fausto A Prefeitura recebeu o ônibus escolar na semana passada. “Azulão” também começou a atender moradores das Chácaras Bela Vista. Página 6 Associação de Moradores do Bairro Bela Vista elege Ari Bazão como presidente Página 2 REPRESENTATIVIDADE Reunião aconteceu no gabinete. Página 5 Lázaro Barranco assumirá PPS em Elias Fausto Página 11 PRESIDÊNCIA

Upload: noticiaseliasfausto

Post on 23-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Notícias de Elias Fausto - Edição 21 - 22-08-2015

TRANSCRIPT

Dude cobra início das obras de duplicação da Rodovia do Açúcar

Represa Jardim Nova Elias Fasuto é uma das recuperadas. Página 3

Edição nº 21 Ano II Sábado, 22 de Agosto de 2015

Página 7

Prefeitura recupera quatro represas de Elias Fausto

Elias Fausto conquista ônibus com verba do deputado Guilherme Campos e “Azulão” passa a circular na Bela Vista

Prefeitura constrói ponte

que liga rua Fogaça

à avenida Dito Faísca

Página 4

Rede de gás já está disponível em Elias Fausto

A Prefeitura recebeu o ônibus escolar na semana passada. “Azulão” também começou a atender moradores das Chácaras Bela Vista. Página 6

Associação de Moradores do Bairro Bela Vista elege Ari Bazão como presidentePágina 2

REPRESENTATIVIDADE

Reunião aconteceu no gabinete. Página 5

Lázaro Barranco assumirá PPS em Elias FaustoPágina 11

PRESIDÊNCIA

2 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 22 de Agosto de 2015

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos pelo art. 1525 do Código Civil Brasileiro:

LUIS HENRIQUE FERREIRA SOARES, nascido no dia cinco de novembro de mil novecentos e noventa e três (05/11/1993), em Campinas, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de ANDRÉ LUIZ SOARES e de CLAUDIA FERREIRA SOARES. FRANCIELY GADELHA DO NASCIMENTO, nascida no dia vinte e oito de março de mil novecentos e noventa e seis (28/03/1996), em São Paulo, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO e de LEDA MARIA FARES GADELHA.

RONALDO ADRIANO DE LIMA, nascido no dia vinte e dois de julho de mil novecentos e oitenta e oito (22/07/1988), em Indaiatuba, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de APARECIDO FRANCISCO DE LIMA e de IVANETE APARECIDA FERNANDES DE LIMA. MARIA RITA BARRANCO DE CASTRO, nascida no dia cinco de dezembro de mil novecentos e oitenta e oito (05/12/1988), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de CAMILO SAVIO DE CASTRO e de IZABEL CRISTINA BARRANCO DE CASTRO.

FERNANDO DE OLIVEIRA, nascido no dia dez de junho de mil novecentos e noventa e um (10/06/1991), em Formosa do Oeste, PR, nacionalidade brasileira, fi lho de JOSÉ DE OLIVEIRA e de VALDELICE BISPO DOS SANTOS DE OLIVEIRA. CARINA GALANTE SAROA, nascida no dia vinte e um de março de mil novecentos e noventa e seis (21/03/1996), em Campinas, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de ADELCI SAROA e de DELCIDES BRANDÃO GALANTE.

ALEXSANDRO ARAUJO FREITAS, nascido no dia primeiro de junho de mil novecentos e noventa e quatro (01/06/1994), em Capivari, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de CLAUDINEI DE FEITAS e de ELIANE DA SILVA ARAÚJO. TÁSSILA DE SOUZA RIBEIRO, nascida no dia oito de janeiro de mil novecentos e noventa e sete (08/01/1997), em Capivari, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de AMANCIO MEDRADO RIBEIRO e de DALVA DO CARMO DE SOUZA RIBEIRO.

RICARDO LUÍS DA ROCHA, nascido no dia quinze de janeiro de mil novecentos e oitenta e cinco (15/01/1985), em Botucatu, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de IDELICIO DA ROCHA e de BETÂNIA MARIA DA SILVA. MIRIAN MILENE TOMAZELI, nascida no dia vinte e um de fevereiro de mil novecentos e setenta e sete (21/02/1977), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de VALDEMAR TOMAZELI e de ALICE TAKAKO TOMAZELI.

BENEDITO FRANCISCO DA CUNHA, nascido no dia quatorze de maio de mil novecentos e sessenta e nove (14/05/1969), em Jacarezinho, PR, nacionalidade brasileira, fi lho de VALDEMAR FRANCISCO DA CUNHA e de MARIA CONCEIÇÃO DA CUNHA. MARGARETE LISBÔA, nascida no dia vinte e seis de novembro de mil novecentos e sessenta e oito (26/11/1968), em Gália -SP, nacionalidade brasileira, fi lha de JOSÉ LISBÔA e de ELENA MARIA DA SILVA LISBÔA.

VINÍCIUS LUCAS DOS SANTOS, nascido no dia nove de março de mil novecentos e noventa e quatro (09/03/1994), em Capivari, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de HERMES ANTONIO DOS SANTOS e de JOSELMA DE ABREU SANTOS. BEATRIZ CAROLINE DE PAULA SANTOS, nascida no dia dezessete de março de mil novecentos e noventa e oito (17/03/1998), em Indaiatuba, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de DINO DE LIMA SANTOS e de ELIANE APARECIDA DE PAULA.

GREICE KELLI DOS SANTOS, nascida no dia quinze de outubro de mil novecentos e noventa e seis (15/10/1996), em Capivari, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de JOSÉ DOS SANTOS e de MARCIA LOPES DOS SANTOS. JOSÉ IONAS GOMES DA SILVA, nascida no dia doze de janeiro de mil novecentos e noventa e três (12/01/1993), em Maravilha-AL, nacionalidade brasileira, fi lha de JOSÉ GOMES DA SILVA e de JOSEFA ANISIA DA SILVA.

MÁRCIO JOSÉ RODRIGUES, nascido no dia nove de fevereiro de mil novecentos e oitenta e dois (09/02/1982), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de JOÃO RODRIGUES DE SOUZA e de MARIA JOSÉ DE SOUZA. MARTA LUIZ DA COSTA, nascida no dia cinco de dezembro de mil novecentos e oitenta e três (05/12/1983), em Marilena - PR, nacionalidade brasileira, fi lha de LUIZ CARLOS DA COSTA e de ALICE MARILZA FRANCO DA ROSA.

JOÃO LENON ANHAIA, nascido no dia oito de dezembro de mil novecentos e oitenta e nove (08/12/1989), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de ZILDO ANHAIA e de IVANIR DE BRAZ ANHAIA. JÉSSICA CAROLINA DA SILVA, nascida no dia quinze de julho de mil novecentos e noventa e quatro (15/07/1994), em Salto -SP, nacionalidade brasileira, fi lha de CARLOS CESAR DA SILVA e de ROSELI DA SILVA.

JONATA THIAGO CAMPANHOLO, nascido no dia nove de julho de mil novecentos e oitenta e quatro (09/07/1984), em Elias Fausto, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de SÉRGIO ANTONIO CAMPANHOLO e de VERA LÚCIA DAMASIO CAMPANHOLO. EDUARDA CRISTINA MATHIAS FRANÇA, nascida no dia doze de julho de mil novecentos e noventa e cinco (12/07/1995), em Indaiatuba, SP, nacionalidade brasileira, fi lha de EMERSON MATHIAS FRANÇA e de ELAINE CRISTINA GOMES FRANÇA.

DAVID MAESTRELLO POLEZI, nascido no dia nove de agosto de mil novecentos e oitenta e nove (09/08/1989), em Indaiatuba, SP, nacionalidade brasileira, fi lho de MARCOS ROGÉRIO POLEZI e de SOLANGE APARECIDA MAESTRELLO POLEZI. FRANCIELE DA LUZ MATTOS, nascida no dia onze de junho de mil novecentos e noventa e três (11/06/1993), em Capivari -SP, nacionalidade brasileira, fi lha de CLAUDEMIR DE MATTOS e de SONIONETE DA LUZ.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afi xado nesta Serventia e publicado na imprensa local.

EDITAL DE PROCLAMASREGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS

REINALDO DE OLIVEIRA CALDAS – OFICIAL

Uma publicação da Darcam Editora Ltda-MECNPJ: 09.125.268/0001-24

Mais de 23 anos de jornalismo experiente.

Tiragem: 5.000 exemplares | Circulação: Elias FaustoDISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Diretor Geral/Editor Responsável: Túlio Darros - MTB 63932/SP

Repórter Colaborador: Andréa Bombonatti

[email protected]

noticiaseliasfausto

Contato: 19 99872-9050

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL.

SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Associação de Moradores do Bairro Bela Vista elege Ari Bazão como presidente

Ari Elias de Souza, mais conhecido como Ari Bazão, foi eleito presidente da As-sociação de Moradores do Bairro Bela Vista durante assembleia realiza em ju-lho.

Logo que assumiu, Ba-zão defi niu prioridades da Associação, como, por exemplo, resolver defi niti-vamente a situação do sa-neamento do bairro. Para isso, já se reuniu com o ge-rente local da Companhia de Saneamento do Esta-do de São Paulo (Sabesp), João Paulo Gabrielli, e com o prefeito Dude.

“Não é possível que um bairro maravilhoso como o nosso tenha suas ruas constantemente alagadas por vazamentos de esgo-tos. Procuramos a Sabesp, que é a concessionária local de saneamento, e a

Prefeitura para acertar essa questão que se arrasta por quase trinta anos”, explica o novo presidente.

Ainda de acordo com Bazão, “a Associação ainda não tem uma posição con-creta dos recursos que tem ou terá, nem do patrimô-nio, mas, assim que tiver, colocaremos nossas con-tas em dia com a Sabesp, com a CPFL [Companhia Paulista de Força e Luz], entre outras, e em seguida vamos fazer o nosso plane-jamento defi nitivo, sempre dando conta do que é feito aos associados e morado-res”.

Ari Bazão chegou a Elias Fausto há sete anos e, juntamente com sua es-posa Marinalva, atuou por muito tempo em comuni-dades carentes da grande São Paulo.

REPRESENTAÇÃO

Confi ra novas dicas de leitura da Casa da Cultura de Elias Fausto, lembrando que esses e outros livros estão disponíveis para empréstimos de forma gratuita.

“Adhemar de Barros”, de Paulo Cannavabra Filho (política) – Em 2001, no centenário do nascimento de Adhemar de Barros, sua família doou ao Arquivo do Estado de São Paulo centenas de reportagens, relatórios, discursos e livros, além de cerca de 30 mil fotos de seu acervo pessoal, que hoje se encontram à disposição dos pesquisadores e do público em geral. Este livro traz uma síntese contextualizada do conteúdo desse acervo. Não se trata de uma biografi a, mas de importante resgate histórico que coloca a trajetória e as realizações de um dos mais instigantes personagens da política brasileira no contexto de seu tempo, um tempo de grandes transformações que alicerçavam o desenvolvimento brasileiro.

“O Grande Confl ito”, de Ellen G. White (religião) – com mais de 10 milhões de exemplares vendidos em 65 línguas, este livro traz a visão da escritora sobre o confl ito bem e mal, chamado de “o grande confl ito”. Os escritos de Ellen White são restauracionistas e se esforçam para mostrar a mão de Deus guiando os cristãos ao longo da história. Ellen foi uma cristã americana,

profetisa e escritora cujo ministério foi fundamental para fundação do movimento Adventista sabatista, que mais tarde veio a formar a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Os Doze Mandamentos”, de Sidney Sheldon (literatura juvenil) – Moisés desceu da montanha com duas tábuas de pedra nas quais estavam escritos os dez mandamentos da lei de Deus, conta a história sagrada. Mas o escritor Sidney Shledon viaja ao passado para revelar um segredo: são doze os mandamentos. Nesta sátira, ao contrário da punição de quem não cumpre essas leis, os personagens de Sheldon recebem grandes recompensas, tornando-se ricos, famosos e felizes.

“Trem das Onze”, de Leonel Kaz e Nigge Loddi (música brasileira) - De tanto levar frechada do teu olhar ... Foi com esse estilo “narfabeto”, como Adoniran Barbosa denominava, que ele se apropriou dos tipos populares e da vida de São Paulo, de 1930 a 1980. Todo mundo está dentro de suas músicas: o Arnesto do Brás, a Iracema que “travessou contramão”, o Tiro ao Álvaro. Neste livro, presta-se a devida homenagem a quem deu arte às falas dispersas e encantadoras das ruas, através de 165 imagens históricas.

Leitura

Ari Bazão, João Paulo, gerente da Sabesp e prefeito Dude Betarelli (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

3NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 22 de Agosto de 2015

gym star

Prefeitura recupera quatro represas de Elias Fausto

Por conta da seca ocorrida em 2014, a Prefeitura de Elias Faus-to recuperou, nas últi-mas semanas, quatro represas que estavam desativadas há tempos em áreas públicas do município.

Segundo a Prefeitu-ra, Elias Fausto não teve problemas de falta de água potável graças ao trabalho das administra-

ções municipais dos úl-timos anos e, sobretudo, ao bom relacionamento com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).

Entretanto, ainda de acordo com o Executi-vo, os lavradores foram bastante sacrificados. “Por isso, dentro da-quilo que for possível, nossas represas estarão abastecidas até o fi-

nal de 2015 e início de 2016, e, eventualmente, poderemos socorrer aos necessitados”, adianta o prefeito Dude.

Foram recuperados os maciços da represa do Jardim Nova Elias Faus-to e do Centro Esporti-vo no Córrego Caresia, além de outras duas que margeiam o bairro Tor-natore, na divisa com o Conjunto Mário Covas II - CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) – em construção – e a área de 37 mil m2 re-cém-adquirida pela Pre-feitura, onde se projeta um moderno complexo

educacional.Ao lado dessas últi-

mas duas represas, fo-ram feitos também os trabalhos de limpeza, visando à instalação de um espaço de lazer para a população dos bairros vizinhos.

CRISE DE ÁGUA

Represa do Centro Esportivo do Córrego Caresia (Foto: Divul-gação/Prefeitura de Elias Fausto)

Limpeza ao lado da represa do bairro Tornatore (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Represa Jardim Nova Elias Fausto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Elias Fausto exibe o filme “O Palhaço”

Na sexta-feira, 21, Elias Fausto recebeu o projeto “Cinecidade” com a exibição gra-tuita do filme “O Pa-lhaço”, estrelado pelo ator Selton Mello, às 20h, nos Arcos da Pra-ça da Matriz.

No mesmo dia, às 19h, o circuito itine-rante, que tem o apoio do Cinesolar – primei-ro cinema sustentável do país – e patrocínio do grupo CPFL (Com-panhia Paulista de For-ça e Luz), apresentou uma mostra de cinema especial para crianças.

Além dos filmes, os interessados ainda participaram de oficinas de sustentabilidade.

CULTURA

4 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 22 de Agosto de 2015

Prefeitura constrói ponte que liga rua Fogaça à avenida Dito Faísca

Uma ponte interligan-do a rua José Honório Fogaça, uma das mais antigas de Elias Fausto, à avenida Dito Faísca está sendo construída pela Prefeitura. Sendo assim, além de proporcionar a tão aguardada saída para os moradores da rua José Honório Fogaça, a ponte fará a ligação mais rápi-da e segura com as zonas Norte e Sul da cidade por meio da Avenida Dito Faisca, facilitando o tra-jeto de pedestres do local, sobretudo aos moradores do Jardim Mário Covas que se dirigem ao centro.

A obra, executada em aduelas de concreto, especialmente dimen-sionadas, será comple-mentada nas próximas semanas com a ligação da rua João Francisco de

Almeida também com a avenida Dito Faisca.

Deverá ser feita, ain-da, a ligação das ruas José Honório Fogaça e João Francisco de Al-

meida pela chácara da família Di Giovani, ser-viço que complemen-tará os anteriores, va-lorizando bastante essa região do município.

INVESTIMENTOS

Rua José Honório Fogaça é uma das mais antigas de Elias Fausto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Educação faz visita à zona rural de Elias Fausto e Cardeal

Os gestores e profes-sores do Ensino Fun-damental II da Rede Municipal de Ensino de Elias Fausto realizaram, em 27 de julho, visitas à zona rural da cidade e de Cardeal, ocasião em que puderam acompa-nhar e conhecer a fundo a realidade de muitos dos seus alunos e país e como eles enfrentam o dia a dia, podendo as-sim orientar e, ao mes-mo tempo, dar uma atenção ainda maior aos estudantes.

Já no dia 28, ainda na programação do Re-planejamento, puderam assistir a uma palestra ministrada por Fabiano Ormaneze que, além de professor universitário, atua em cursos de Co-municações e Educação

na PUC-Campinas. Em “Educomunicação”, atua no projeto “Correio Es-cola Multimídia” do jor-nal Correio Popular.

Também coordena o projeto “Comunicação, Educação e Cidadania” na PUC-Campinas, vol-tado aos adolescentes de baixa renda, e é autor do livro “Comunicação, Educação e Liberdade na Sociedade do Espe-

táculo”.Para o professor Mi-

chel, secretário de Edu-cação do município, essa palestra foi mui-to positiva para todos. “É sempre importante mostrar a realidade dos alunos, onde vivem, o seu ambiente familiar, para que possam estar sempre focados em dar uma atenção ainda mais especial para todos.”

MAPEAMENTO

Equipe do Ensino Fundamental II e palestrante Fabiano Ormaneze (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Visite mais um ponto turístico de Elias Fausto

Reformada e linda!A lembrança daquilo que representou a vivência de

momentos importantes para o desenvolvimento socioe-conômico e cultural do município está renascendo e de-verá ser repassada para esta geração e gerações futuras.

Parabéns às autoridades e aos senhores Wilson Stein, William Miranda e Audisney Boldrin pelo compromisso com o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade.

CHAVE STEIN

Chave Stein (Foto: Professor Paulo Nascimento)

5NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 22 de Agosto de 2015

Dude cobra início das obras de duplicação da Rodovia do Açúcar

Em julho, durante visita à Concessioná-ria Rodovias do Tietê, o prefeito Dude cobrou dos responsáveis a ace-leração do cronograma das obras de duplicação do trecho Capivari - Sal-to da Rodovia SP-308 (Rodovia do Açúcar), que tem 17km dentro de Elias Fausto.

O líder do Executivo obteve a confirmação, já anunciada pelo go-vernador Geraldo Al-ckmin, de que as obras começarão ainda este ano. Dude recebeu, ain-da, cópias dos projetos que mostram as cinco

rotatórias que atenderão Elias Fausto: no Km 124, divisa com Capivari, bairro Cachoeirinha; no km 120, bairro Queluz; no km 116+800, bairro

Benfica, na confluência com a Rodovia Joaquim de Campos Bicudo; no km 112, bairro Urussan-ga; e na divisa com Salto, logo após o pedágio.

ACELERAÇÃO

Dude e equipe com a diretora da Concessionária Rodovias do Tietê (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

1 - Futuro trevo bairro Benfica; 2- Futuro Trevo do bairro Urussanga; 3 - Futuro Trevo bairro Queluz; 4 - Futuro Trevo bairro Cachoeirinha (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

1 2

3 4

Pais são homenageados por grupo “Tempo de Viver”

O grupo “Tempo de Viver”, de Elias Fausto e Cardeal, realizou no úl-timo dia 6, uma festa em comemoração ao Dia dos Pais, com homenagens a todos os pais integran-tes do grupo, ao prefeito Dude e ao vice-prefeito Tato Bicudo.

Neste ano, o evento ocorreu no Sítio Prima-vera, de propriedade da família Bertelli, situado no bairro Benfica, em Elias Fausto. O espaço foi muito elogiado, principalmente por aqueles que ainda não o conheciam.

COMEMORAÇÃO

Primeira-dama Marina, Raquel, sr. Rubens e Ida em comemoração ao Dia dos Pais (Foto: Divulgação)

6 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 22 de Agosto de 2015

“O precatório é um ofício oriundo de Tri-bunal Judiciário, ordenando que a Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, pague, por meio dos recursos orçamentários, dívida, objeto de decisão irrecorrível, e pela qual está sendo executado pelo credor.”

Pois é, muito simples, até parece justo, mas não é o que ocorre na administração pública.

É muito comum sermos surpreendidos com sequestros de recursos das nossas con-tas para serem destinados a funcionários, desapropriações e indenizações por aciden-tes ocorridos às vezes há mais de dez anos, e simplesmente não há mais o que fazer.

Numa época como essa, com a crise que vivenciamos, e com os Municípios fazendo contas todos os dias para poder pagar suas despesas, quando acontece um desses se-questros de recursos, todo o seu planeja-mento vai por água abaixo.

Como disse, parece até justo, e seria, se a Justiça prevalecesse, mas no sistema em que vivemos, quando maus profi ssionais do Direito se especializam cada vez mais em orientar funcionários públicos a obter re-cursos dos órgãos públicos na Justiça Traba-lhista, principalmente, cujos procedimentos conhecem profundamente, cujos fóruns fre-quentam diariamente, conhecem os juízes, e toda a sua estrutura, fi ca muito fácil ven-cer as causas mais absurdas, utilizando de meandros não muito republicanos, digamos assim.

Por outro lado, as Prefeituras não con-seguem ter equipes de advogados dentro das suas necessidades, e os que consegue ter em seus quadros tem muitas outras preocupações e não conseguem dar conta das exigências absurdas, principalmente de processos trabalhistas, e dá quase sempre na vitória dos funcionários sobre os órgãos públicos.

Vejam alguns dados da Prefeitura de Elias Fausto, a partir de 2013:

Em 2013, pagamos R$ 49.620,04 em pre-catórios; em 2014, R$ 253.656,46, em 2015, até 31/7, já se foram R$ 243.893,65.

Ainda em 2015, já estão programados sequestros da ordem de R$ 499.173,53, sendo que R$ 386.305,97, serão destinados somente a uma diferença do valor de desa-propriação de parte da nossa Praça da Ma-triz, feita em 2006, e, apuradas as diferenças, conforme recursos na justiça da família en-

volvida, temos mais uma semana para depo-sitar esse valor.

Já estamos também condenados a pagar mais R$ 397.606,60 em 2016, destes R$ 183 mil a dois Guardas Municiais cedidos gratui-tamente pela Prefeitura para prestar serviços à Delegacia de Polícia local, e que alegando trabalharem incessantemente, sem horários para as suas refeições, dia e noite, coitados, e contando com a cumplicidade do Delega-do de Polícia local, ganharam a causa. Mais dinheiro que poderia ser investido para o bem da população que vai para o bolso de funcionários irresponsáveis.

Somados os valores, R$ 1.443.950,28, fo-ram ou serão usados para benefício particu-lar e não público.

Apenas como um parâmetro, em 2015, a Prefeitura de Elias Fausto recebeu até agora, de IPTU a quantia de R$ 1.209.875,17.

Há ainda na Justiça do Trabalho, mais.... processos somente relacionados a membros da Guarda Municipal que pleiteiam indeni-zação a título de vale-transporte, quando todos sabem que são trazidos e levados do trabalho para casa e vice-versa pelas viatu-ras da própria Guarda, requerem pagamento pelo horário de refeições, que realizam nor-malmente no horário de trabalho, horários para ginástica, etc.

Aí está apresentada apenas uma das difi culdades que enfrenta o administrador público, aquele que é execrado se falta um medicamento nos Postos de Saúde, quando o recurso deveria vir e não veio de outros órgãos federais ou estaduais; se uma obra conveniada está paralisada, quando o mo-tivo é o mesmo; se não tem condições de fazer investimentos em outros setores es-senciais; se não consegue atender a uma determinação judicial, por falta de recursos, etc.

E não é raro acontecer de a fi gura pes-soal do Prefeito, não a Prefeitura, ter que responder particularmente por essas “omis-sões”.

E o Brasil perde mais uma vez! São inú-meros os políticos sérios, meus contempo-râneos de outras décadas, que se afastaram da política por conta dessas aberrações, e hoje, seus lugares, claro, foram preenchidos, muitas vezes por aproveitadores do chama-do “sistema”, daí a situação do nosso país, como estamos vendo nos noticiários.

Está difícil!

Precatórios: Mais um fantasma que assombra a administração pública!

Artigo Por Laércio BetarelliPrefeito de Elias Fausto

Elias Fausto conquista ônibus com verba do deputado Guilherme Campos

A Prefeitura de Elias Fausto recebeu na sema-na passada, após o tér-mino da licitação, mais um ônibus escolar para transporte de alunos do Ensino Básico. O veícu-lo, de 21 lugares, com elevador para defi cien-tes físicos, adquirido da empresa Neobus (Iveco), custou R$ 157.740,00, va-lor conseguido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Gui-lherme Campos (PSD).

Segundo o coorde-

nador de Transportes da Secretaria de Educação, Marcos Di Giovani, o

ônibus já está em ope-ração na linha de alunos da Equoterapia.

EMENDA PARLAMENTAR

Novo ônibus da Educação (Foto: Divulgação/Pref. Elias Fausto)

“Azulão” passa a circular na Bela VistaO ônibus circular

gratuito, que atende aos moradores urbanos de Elias Fausto, carinho-samente batizado pelos seus usuários de “Azu-lão”, começou, na sema-na passada, a atender também aos moradores das Chácaras Bela Vista.

Com a pavimenta-ção das ruas do bairro já concluídas e a pedido do novo presidente da Associação dos Mora-dores do bairro, Ari Ba-zão ao prefeito Dude, agora o veículo entra pelas ruas do local. Os

horários de atendimen-to ao Bela Vista são: 8h30, 10h30, 13h30, 15h30 e 17h30.

O “Azulão” atende,

em média, 700 passagei-ros por dia, em 11 cir-cuitos diários por todo o centro e bairros peri-féricos da cidade.

AMPLIAÇÃO DA ROTA

Azulão no bairro Chácaras Bela Vista (Foto: Divulgação/PMEF)

Deputado Guilherne Campos em recente visita a Rádio Criativa (Foto: Divulgação/PMEF)

7NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 22 de Agosto de 2015

Rede de gás já está disponível em Elias FaustoMaior distribuidora

de gás natural canaliza-do do país, a Compa-nhia de Gás de São Pau-lo (Comgás) já tem rede disponível para atender demandas de indústrias de Elias Fausto. A pos-sibilidade de expansão surgiu após a constru-ção da rede de distribui-ção para atender os mu-nicípios de Hortolândia, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari. A rede da Comgás está instalada nas proximidades do distrito industrial de Elias Fausto, junto à ro-dovia que liga os muni-cípios vizinhos de Mon-te Mor e Capivari.

O prefeito Dude, reu-nido com membros da Diretoria da empresa, destacou a importância de mais essa opção de energia a ser oferecida aos industriais da cidade e lembrou que a “crise não vai durar para sem-pre e Elias Fausto vai estar preparada para receber grandes investimentos no setor industrial”.

De acordo com Gian Geraldini, gerente assis-tente de Novas Indús-trias da Companhia, “faz parte do planeja-mento da Comgás a antecipação de investi-mentos para proporcio-nar uma infraestrutura energética, atendendo assim empresas inte-ressadas em utilizar gás natural, um combustível limpo, com fornecimen-to contínuo e que reduz os custos de operação e manutenção nas indús-trias em relação a outros energéticos”.

“Elias Fausto tem uma localização logís-tica privilegiada, com várias empresas já ins-taladas e um grande potencial de atração para novas indústrias. Estamos mapeando o município e abrindo um canal de comunicação com a Prefeitura. Acre-ditamos que em breve teremos muitos clien-tes do setor industrial”, completa Geraldini.

Antes de atender as

empresas interessadas, a Comgás desenvolve um estudo de viabilidade técnica. Uma vez apro-vado em todas as ins-tâncias, o projeto segue para execução.

Visando minimizar os transtornos, devido à realização das obras no subsolo para instalação da rede de distribuição e conexão com os clien-tes, a empresa utiliza o Método Não Destrutivo (MND).

Com este sistema, a Companhia abre duas valas de aproximada-mente 1m x 1m, a cada 100 metros de distân-cia uma da outra, onde, por meio de um equi-pamento de perfuração horizontal, a tubulação é instalada no subsolo. Com esse método de construção não há a ne-cessidade de abrir valas em toda extensão da via por onde passará a rede de gás, minimizando os transtornos para o trân-sito e munícipes.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo é a maior distribuidora de gás na-tural canalizado do Bra-sil e atende mais de 1,5 milhões de clientes do estado de São Paulo. A empresa emprega recur-sos tecnológicos pionei-ros no desenvolvimento, implantação e gerencia-mento das redes de dis-tribuição e na expansão dos serviços, interligan-do grandes bacias de gás com o maior mercado consumidor do país: a Região Metropolitana

de São Paulo, a Região Administrativa de Cam-pinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A área de concessão da Comgás abrange 177 cidades do estado de São Paulo, que representam aproximadamente 26% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e mais de 35% do consumo de energia do país. Atual-mente, a Companhia possui cerca de 13 mil quilômetros de rede de distribuição atendendo clientes em 78 muni-

cípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial e residencial, além de fornecer gás na-tural veicular (GNV) e viabilizar projetos de co-geração e climatização.

DESENVOLVIMENTO

Diretoria da Comgás apresenta projeto para o prefeito Dude e equipe (Foto: Divulgação/PMEF)

8 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 22 de Agosto de 2015

Campanha contra a Poliomielite termina dia 31

O Ministério da Saúde, em parceria com as Secre-tarias Estaduais e Munici-pais de Saúde, realiza de 15 a 31 de agosto a Cam-panha Nacional de Vacina-ção contra a Poliomielite e a Atualização do Esquema Vacinal para crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade.

O Brasil realiza neste ano o 36º ano desta Cam-panha e o 26º ano sem a doença no país. Entretanto,

é importante salientar que todas as ações devem ser mantidas até que aconteça a erradicação mundial. Em São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro Sampaio.

Em Elias Fausto, os lo-cais para vacinação são: Unidade Mista de Saúde, no centro (sala de vacina); Posto de Saúde de Cardeal; e PSF Dona Neide Bérgamo Alves, na Vila Camatari.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação das crianças para atualização.

SAÚDE

São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro

Em Elias Fausto, os lo-cais para vacinação são: Unidade Mista de Saúde, no centro (sala de vacina); Posto de Saúde de Cardeal; e PSF Dona Neide Bérgamo

9NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 22 de Agosto de 2015

Sebrae Móvel retorna à Elias Fausto nos meses de setembro, outubro e novembro

O Sebrae Móvel in-forma que os técnicos que estiveram na Praça Monsenhor Couto no último dia 12 estarão de volta nos dias 17 de se-tembro, 15 de outubro e 18 de novembro, sempre das 9h às 16h.

Trata-se de uma oportunidade para os empreendedores locais buscarem orientação para abrirem ou forma-lizarem negócios pró-prios, e também para os donos de empresas já estabelecidas se atua-lizarem sobre os produ-tos e serviços que o Se-brae-SP oferece, sempre

gratuitos, para melhorar a gestão empresarial nas mais diversas áreas.

Os atendimentos fei-tos no Sebrae Móvel são individuais e gratuitos. Os analistas estão pre-parados para auxiliar o

empreendedor quanto a temas como finanças, administração, marke-ting, qualidade, jurídi-co e recursos humanos, além de oferecerem in-formações sobre forma-lização de empresas.

EMPREENDEDORISMO

Unidade do Sebrae Móvel em Elias Fausto(Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Ciclista eliasfaustense conquista 4º lugar em Etapa FBR de Mountain Bike

Após o bom desem-penho nos Jogos Re-gionais na cidade de São José do Rio Pardo, o ciclista eliasfaustense Reinaldo Moraes par-ticipou, no último dia 02, da 3ª Etapa FBR de Mountain Bike, em Itu-peva.

Moraes obteve a 4ª colocação nos 58 km de prova, onde 95% do cir-cuito foram em estradas de terra, passando por pontos turísticos ao re-dor de toda a cidade.

ESPORTE

Reinaldo Moraes no pódio da Etapa FBR de Mountain Bike(Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

Cinco categorias participam de Festival do SesiNo último sábado,

15, os jogadores das ca-tegorias sub 8, 10, 11, 12 e 14 de futebol da Coor-denadoria Municipal de Esportes de Elias Fausto participaram do 3º Fes-tival de Qualidade de Vida do Sesi, realizado em Indaiatuba.

No final, as equipes de Elias Fausto obtive-ram bons resultados, com apenas uma der-rota: sub 8 venceu pelo placar de 11x0; sub 10

venceu de 9x1; sub 11 venceu de 7x0; sub 12

venceu de 6x5; e sub 14 perdeu por 5x1.

FUTEBOL

Equipe sub 12 da CM Esporte da Prefeitura Municipal de Elias Fausto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

10 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 22 de Agosto de 2015

11NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTOSábado, 22 de Agosto de 2015

Exército entrega Certificados de Dispensa aos jovens de 1997

Com as presenças do tenente Salustriano, do Exército Brasileiro e do Batalhão de Itu, que coordena 15 municípios da região, do prefeito Dude, da secretária da Junta Militar de Elias Fausto, Cidinha Scatam-burlo Malaquias, e de outras autoridades, na última sexta-feira, 14, foi realizada a solenida-de de entrega dos Certi-ficados de Dispensa da Incorporação (CDI) aos jovens da classe de 1997.

A cerimônia, dentro das normas disciplina-res do Exército, ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes. Em seu dis-curso, o prefeito Dude falou aos dispensandos sobre a responsabilida-de que estavam assu-mindo. “Embora esteja-

mos em ‘tempos de paz’, vocês podem a qualquer momento serem chama-dos a se apresentar.”

Dude lembrou de épocas anteriores, como quando se alistou em 1975 e o país vivia o re-gime de ditadura, com expectativas de confli-tos internos e externos, o que preocupava os

jovens de então, e do pracinha eliasfaustense Cezário Aguiar, herói da 2ª Guerra Mundial. Coincidentemente seu sobrinho-bisneto, o jo-vem Henrique Brugne-rotto Giatti, estava entre os dispensandos, acom-panhado de sua avó, a professora Ione Aguiar Brugnerotto.

JUNTA MILITAR

Jovens da classe de 1997 em cerimônia no ginásio de esportes (Foto: Divulgação/PMEF)

Professora Ione Brugnerotto, Henrique Brugnerotto e prefeito Dude (Foto: Divulgação/Prefeitura Elias Fausto)

Lázaro Barranco assumirá PPS em Elias Fausto

O suplente de vere-ador Lázaro Barranco, vai assumir a coordena-ção do Partido Popular Socialista (PPS) no mu-nicípio ainda em 2015. Os detalhes foram acer-tados numa reunião que ocorreu recentemente em Piracicaba com o deputado Roberto Mo-raes e com o prefeito Dude, que conta com o PPS entre os partidos coligados desde as elei-ções de 2004.

O PPS, cujo presi-dente nacional é o de-putado Roberto Freire –

parlamentar mais antigo do Congresso Nacional (desde 1974) – tem sido tradicional aliado do PSDB nas eleições, para todos os cargos, nos úl-

timos anos.Na oportunidade,

Lázaro Barranco entre-gou ao deputado Ro-berto Moraes solicita-ção para a inclusão do município no programa “Melhor Caminho”, da Secretaria de Agricultu-ra do Governo do Esta-do de São Paulo, órgão cujo representante é o deputado Arnaldo Jar-dim, também do PPS. O pedido prevê melhorias para a estrada do bair-ro Chave Stein, que liga Elias Fausto a Salto.

POLÍTICA

Deputado Federal Roberto Freire presidente nacional do PPS, deputado Federal Thame e prefeito Dude (Foto: Divulgação)

Prefeito Dude, deputado Roberto de Moraes e Lázaro Barranco (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

12 NOTÍCIAS DE ELIAS FAUSTO Sábado, 22 de Agosto de 2015