jornal institucional da prefeitura municipal de pereiras/sp - 2010

12
Prestando contas à população Boletim informativo sobre as atividades do Governo municipal de Pereiras / SP Distribuição Gratuita Pereiras - Setembro / 2010

Upload: caio-dellagiustina

Post on 18-Feb-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

Prestando contas à populaçãoBoletim informativo sobre as atividades do Governo municipal de Pereiras / SP

Distribuição Gratuita

Pereiras - Setembro / 2010

Page 2: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

OBRAS

2

O governo municipal de Pereiras, através da Secretaria de Obras, começou, con-tinuou, concluiu, reformou e adquiriu no-

vos bens e obras em toda a cidade. Desde ruas à creches.

Um primeiro exemplo a ser citado é a con-clusão e entrega da Escola Municipal Dolores Fraletti, que teve inauguração oficial no dia 11 de agosto desse ano. Ainda na área da educa-ção, houve também a continuação das obras da Creche Vila dos Sonhos. Além dessa reforma, os pais de Pereiras terão outra opção para de-ixarem as suas crianças com a construção de uma nova creche, que será construída no bairro Estação de Pereiras. Essa obra ocorrerá gra-ças ao valor de R$ 180 mil proveniente de uma parceria de um deputado federal e a Casa Civil, que beneficiaram o dinheiro ao município de Pereiras.

Para o esporte, que está ligado à educação, o governo municipal iniciou uma reforma em todo o prédio do Ginásio Municipal de Esport-es, com construções de quadras de tênis, qua-dras de basquete e novas instalações para os freqüentadores do local. O ginásio será aberto para toda a população, que também poderá usufrui da nova ciclovia da cidade para se transportar e praticar exercícios.

Na parte de trânsito, o governo municipal to-mou atitudes inclusive com a frota oficial que passou por revisões para que a mesma tivesse bom funcionamento e que também estivesse

dentro dos índices consideráveis de emissão de gases. Para os cidadãos que usufruem das estradas rurais, a Secretaria de Obras fez mel-horias em todas elas, colocando terra, pedra e passando máquinas para que a estrada tivesse boas condições de uso, principalmente nos dias de chuva. Foram, aproximadamente, 180 quilômetros de estrada reformada.

Houve também a operação “Tapa Buraco” na Avenida Argemiro Silva Marques, que estava em mau estado de conservação. Com o objetivo de deixá-la com melhores condições de uso, a avenida será recapeada completamente para o conforto e segurança dos pereirenses. Já para os moradores da Rua da Raia e pessoas que transitam por esse local, as dificuldades de lo-comoção devido ao grande número de buracos acabou. Foi realizado no local um serviço de drenagem para a retirada da água que ficava empossada deteriorando o asfalto da rua.

Após a realização da drenagem, uma tubula-ção foi instalada com o objetivo de escoar a água que ficar parada. Finalizando os serviços, houve o recapeamento de toda a via.

Outro importante reparo feito pelo governo municipal foi o da vicinal intermunicipal, que liga o município de Pereiras com a cidade de Conchas. Com a construção do pedágio na Rodovia Marechal Rondon, a vicinal se tornou uma alternativa aos motoristas que necessi-tam ir à cidade vizinha diariamente.

Por causa disso, a vicinal sofre mais desgastes e com o objetivo de manter a mesma em boas condições para o tráfego de veículos, camin-hões e tratores estão trabalhando somente na parte da vicinal que pertence à Pereiras (dois quilômetros) já que a iniciativa é uma parceria do governo municipal de Pereiras e de Con-chas.

AQUISIÇÕES

O governo municipal de Pereiras também con-seguiu duas importantes aquisições:

- Duas pontes metálicas, sendo que uma será instalada na Estrada Municipal Miro Marques (PER-22) – km 11.800 e a outra na Estrada Municipal do Rio da Várzea, ambas no bairro Ribeirão das Conchas. As pontes metálicas substituirão as atuais pontes de madeira que não estão em boas condições de uso;

- E uma retro escavadeira, que será utilizada para o conserto das estradas do município.

Para finalizar, o Centro de Eventos de Pereiras também passou por obras de revitalização para receber os cidadãos pereirenses e visitantes para a 19ª Festa do Frango, que ocorreu no mês de junho desse ano. Foram várias as mel-horias, mas as mais importantes foram as dos banheiros, que foram reformados e ganharam uma aparência moderna e agradável com a nova pintura e a construção de um quiosque para a área de alimentação.

Escola Municipal Dolores Fraletti Operação tapa buracos Tubulação da rua da raia

Page 3: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

3

SAÚDE

Com pensamento de melhoria, a Se-cretaria Municipal de Saúde da cidade tratou de aumentar o número de fun-

cionários na área, agilizando ainda mais o atendimento, oferecendo oportunidades de emprego para os profissionais da área e aten-dendo a antigas exigências. Exemplos dessa atitude foram as contratações de mais um pro-fissional médico, no ano de 2009, para atender na especialidade de ginecologia, e de enfer-meiras e auxiliares de enfermagem para tra-balhar nos plantões noturnos – o que era uma antiga exigência do Conselho Regional de En-fermagem (Coren).

Outras importantes aquisições feitas pelo go- verno municipal foram do veículo exclusivo para levar pacientes de hemodiálise, radiote-rapia e quimioterapia para a Universidade Es-tadual Paulista (Unesp); de mais um ônibus, que sai de Pereiras às 11h, para pacientes que têm consultas no período da tarde na mesma universidade; de um aparelho de ultra-som (o que antes era um problema para os munícipes que tinham que ir à cidade vizinha para fazer um exame desses); de um primeiro aparelho desfibrilador e de outros equipamentos para saúde, que totalizaram o valor de R$ 110 mil.

Os pereirenses também podem ter mais como- didade com a aquisição de mais uma ambulân-cia (totalizando cinco ambulâncias na cidade) que foi doada pelo governo estadual para aten-dimento a casos de emergência e transporte de pacientes, e de um veículo modelo “van” que foi doado por um deputado estadual à cidade

de Pereiras, que faz o transporte de pacien-tes para outras unidades de saúde, inclusive a Unesp, mencionada anteriormente.

Para as pessoas da terceira idade que pos-suem problemas de hipertensão e diabetes, o governo municipal colocou em prática o pro-grama Viva a Vida, que trata da realização de atividades físicas em grupo. As atividades são realizadas às terças e quintas feiras das oito às nove da manhã no Centro Cultural e Educacional Raphael Carlos Paschoal. O dou-tor André Ricardo de Miranda Marques, que é fisioterapeuta, e outros profissionais da me-dicina, como um médico cardiologista, enfer-meiro, nutricionista e psicólogo, acompanham as atividades dos idosos.

O governo de Pereiras também organizou palestras de orientação, como a do médico ginecologista Dr. Eduardo Carvalho Pessoa, que explicou sobre os vários tipos de cânceres e suas formas de tratamento.Após a palestra, a população dirigiu-se ao Centro de Saúde, onde foi oferecido o exame do Papa Nicolau e foram agendados exames de mamografias na Unesp.

Tratando de família, o governo municipal, através de uma parceria com a cidade de Con-chas, também aderiu ao programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é uma iniciativa do governo federal para a ampliação do número de profissionais nas equipes do Pro-grama Saúde da Família (PSF) nos municípios.

O Nasf oferece aos pereirenses os serviços de uma fisioterapeuta e uma psicóloga, que fazem trabalho de prevenção nos PSFs, palestras, reuniões em grupo e visitas domiciliares. Os interessados por esse tipo de atendimento só precisam procurar a agentes comunitárias de saúde de seus respectivos bairros e fazerem o agendamento.

Além disso, o Centro de Saúde também rece-beu novas saboneteiras para sabonete líquido e suportes de papel toalhas nos banheiros, sala de curativo, sala e emergência e consultórios médicos e uma reforma no consultório do den-tista, sem contar a melhoria na enfermaria da Policlínica.

No ano passado também foram realizadas al-gumas campanhas que incentivaram, principal-mente a solidariedade, cidadania e responsabi-lidade dos pereirenses como a 1ª Campanha do Diabetes, que ocorreu na praça Cel. Machado, por onde passaram 290 pessoas em busca de serviços como testes de glicemia, controle de pressão arterial, orientação alimentar, acom-panhamento e orientação fisioterápica.

Outra campanha realizada no Centro de Saúde de Pereiras foi a de doação de sangue, que contou com o trabalho de médicos, enfermei-ros e técnicos do Hemocentro da Unesp que , por sua vez, fizeram a triagem em 123 pessoas, coletando um total de 112 bolsas de sangue, direcionadas ao banco de sangue do hospital.

ESTRUTURA

CAMPANHAS

ATIVIDADES

NASF

Desfibrilador Nova ambulânciaAparelho de ultra-som

Page 4: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

EDUCAÇÃO

4

Abertura do ano letivoHorta Escola Toledo Incentivo à leitura nas créches

Preocupado com o futuro, o governo mu-nicipal de Pereiras, através da Secre-taria Municipal de Educação, dedicou

muita atenção a projetos, mudanças e melho-rias na área de educação para que, principal-mente as crianças, que são a tradução do fu-turo e esperança, tenham melhores condições e estímulos para adquirir conhecimentos e se desenvolverem em bons cidadãos.

Mas, além das crianças, há muitas outras pes-soas e profissionais que estão envolvidos nessa área, e por isso que os mesmos também não foram esquecidos.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar e aprender a ler e escrever, o go- verno municipal de Pereiras tratou de aderir ao programa Brasil Alfabetizado – Alfaper (alfabetização em Pereiras), que consiste na alfabetização de brasileiros que não tiveram condições para aprender a escrever e ler a lín-gua portuguesa, possibilitando que os mesmos se insiram na atual e exigente sociedade.

Para os universitários pereirenses, a Secre-taria de Educação também melhorou algumas condições, como o Auxílio Transporte, que é uma ajuda no valor do transporte que o univer-sitário gasta para ir estudar nas universidades que se localizam em outras cidades (o valor varia conforme a distância da cidade na qual o universitário estuda). Assim, o universitário é incentivado a continuar os estudos até o final do curso.

Outra boa notícia para os universitários foi a adesão feita pelo governo municipal com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) com a contratação de estagiários para trabalhar nas repartições públicas, e conse-qüentemente, poderem treinar e colocar em prática o conteúdo que os mesmos aprendem nas salas de aula.

Para as crianças, a Secretaria de Educação conseguiu a aquisição de mais quatro micro-ônibus e uma Kombi para atuarem no trans-porte escolar dos alunos de Pereiras para to-das as escolas.

O governo municipal também iniciou as refor-mas nas escolas municipais Toledo e Rozendo Bairro Estação, sendo que nessa última a re-forma contou, inclusive, com a troca de pisos, novas pinturas, portas, janelas e equipamentos de sala de aula. Como o Auxílio Transporte para os universitários, essas reformas também são uma forma de incentivo para as crianças estudarem. Uma escola bonita e agradável desperta e estimula o interesse pelos estudos.

Claro que tudo isso depende de profissionais capacitados e comprometidos para passarem o conhecimento às crianças de maneira clara e eficaz, e é por isso que no início do ano letivo de 2010, profissionais de educação, principal-mente os professores, puderam se preparar conscientemente com o evento de abertura

do ano letivo de 2010, no qual o renomado palestrante Jairo de Paula, que é escritor e professor, ministrou uma palestra com o tema “Entre o sonho e o desafio de ser professor”.

A ênfase da palestra foi a motivação e gostar do que faz. Jairo esclareceu que o papel do professor e dos demais profissionais da educa-ção é diferente do papel dos pais e da família.

Começando o início do ano letivo dessa ma-neira, o governo municipal visa contribuir com todos os profissionais da educação e trazer no-vos paradigmas para a melhoria da qualidade de ensino e educação em Pereiras.

Como prova, a Secretaria de Educação criou o programa de Desenvolvimento Pessoal e Pro-fissional que consiste na melhoria contínua da qualidade de ensino e valorização dos profis-sionais da educação, por meio de capacitação, treinamento, palestras e oficinas a todos os envolvidos nessa área (professores, diretores, merendeiras, motoristas, serventes, auxiliares de secretaria, berçaristas, monitores, etc.).

O primeiro curso - “Qualidade no Atendimen-to”, foi ministrado pelo facilitador e especia- lista em educação, Celso Francisco de Oliveira, que por meio de dinâmicas, trabalhos em gru-pos, relatos e experiências, orientou e auxiliou os funcionários sobre a importância da realiza-ção das suas tarefas na escola e da responsabi-

PROFESSOR

CURSO

Page 5: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

5

EDUCAÇÃO

lidade no processo da educação.

Outra abordagem do curso foram as inter-rela-ções entre as áreas, atividades e pessoas, e o atendimento oferecido aos clientes internos e externos à escola.

Assim, tendo como objetivo formar profis-sionais da educação capazes de desempenhar os novos papéis atribuídos pela escola pública democrática, a Secretaria de Educação de Pereiras continua a oferecer novos cursos a todos os funcionários e professores da rede pública.

Boa parte do desenvolvimento das crianças ocorre dentro das escolas, e as evoluções in-telectuais e físicas precisam estar em harmo-nia para que esse desenvolvimento seja bem sucedido.

Por isso que além de melhorar a qualidade de ensino, o governo municipal também disponibi-lizou o atendimento odontológico nas próprias escolas. Quase todas as sextas-feiras, os alunos passam por consultas para terem noção da hi-giene bucal e quando há algum caso que exija emergência, o aluno é atendido na hora.

As crianças também adquirirem consciência e responsabilidade socioambiental com as pa- lestras que são organizadas para os próprios alunos e professores que têm como principal

tema a ecologia.

Além disso, os alunos também são incentivados e participam da reciclagem de óleo na cidade, pois os mesmos levam o óleo que seus pais utilizaram em casa para a escola. Esses tipos de trabalhos são um resultado da parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Agri-cultura e Meio Ambiente.

As crianças também puderam expandir seus horizontes de conhecimentos com o aumento no número e na variedade de excursões que as escolas municipais organizam, como zoológico, cinema, museus, etc. E para manterem ener-gia para essas e tantas outras atividades, que também são praticadas dentro das escolas, os pequenos pereirenses precisam se alimentar muito bem e devido à essa necessidade que modificações e melhorias nas merendas esco-lares também foram feitas pelo governo mu-nicipal.

Além da Semana da Criança, que foi oferecida aos pequenos pereirenses com muito entre-tenimento e atividades, esses últimos também receberam mais um local de ensino com ainauguração oficial da Escola Municipal Dolo-res Fraletti.

Outros alunos, porém já adultos, também ti-veram uma importante conquista para a cidade de Pereiras: a formação da primeira turma

de concluintes do curso de pós-graduação em Gestão Educacional, da Faculdade Interativa COC (Pólo de Pereiras/SP) que foi composta por dez alunas que defenderam, por meio de teleconferência, diante de uma bancada examinadora composta por grandes estudiosos e pesquisadores, seus diversos artigos cientí-ficos, contribuindo para as discussões e argu-mentações no campo educacional.

A segunda turma desse mesmo curso também está com os dias contados para a sua formação, que está prevista para ocorrer em meados de novembro desse ano.

Com isso, a educação, de maneira geral, da cidade de Pereiras saiu ganhando com to-das essas modificações e melhorias no ensino tendo obtido bons resultados no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e um excelente índice na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que estava com 5.4 no ano de 2007 e subiu para 6.3 em 2009.

São atitudes e projetos, como o Projeto “Cul-tivando a Interdisciplinaridade”, que envolve outros projetos como o Projeto Leitura, Pro-jeto Páscoa nas Escolas, Apresentação Circo nas Escolas, Caravana da Leitura, Horta nas Escolas e Campanha Dengue (palestra com enfermeira falando sobre o assunto, visita nas casas e apresentação da dupla Zé Bento e Tocêra), que as crianças de Pereiras ficam mais preparadas para o futuro.

Campanha contra dengue Curso de profissionalização de funcionários Reforma na Escola Rozende no Bairro Estação

DENTISTA

CONQUISTA

Page 6: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

ESPORTE, CULTURA E TURISMO

Conhecimento e responsabilidade. Essas duas palavras são essenciais para todo cidadão na sociedade e no mundo glo-

balizado que foram criados (as) e desenvolvi-dos (as) durante a evolução da humanidade. Essas duas características são incentivadas, principalmente, através da cultura e do es-porte, que por sua vez, passam a representar o nome de um município, e incentivam o turismo.

É dessa maneira que o município de Pereiras tem evoluído nos últimos anos. Novos program-as e projetos que incentivam seus pequenos ci-dadãos a se envolverem na cultura foram im-plantados, e como essa está sempre ligada ao turismo, não é à toa que esse último também teve destaque positivo com os eventos orga-nizados pelo governo municipal, que mostra-ram aos turistas um pouco da cultura local. A Banda Marcial é um exemplo de portas abertas para os cidadãos de Pereiras terem acesso à cultura. O projeto, que envolve aulas de música, coreografia e dança, foi reiniciado em 2009 com a contratação do professor Marcelo Tadeu Silvério e tem continuidade nesse ano com a contratação da professora de dança Aurelúcia Aparecida David Pacheco.

Já a música, tão cultural quanto a dança, tam-bém foi disponibilizada para as crianças e jo-vens de Pereiras através da implementação da musicalidade nas escolas municipais. Porém, para aqueles que desejam se aprofundar mais no mundo musical, o governo municipal tam-bém disponibilizou aulas de violão e cava-quinho que são realizadas no Centro Educacio-nal e Cultural de Pereiras, além das aulas de canto, coral e do Projeto Banda, que oferece aulas para aprender a tocar instrumentos de sopro, como trombone, trompete, saxofone, clarinete, euphonium, tuba e flauta transversal.

Em um segmento mais artístico e expressivo, o governo municipal criou o grupo de Teatro Pereirense “Art’ Encena”, que completa o leque de possibilidades e atividades em que um cidadão pode se destacar e representar a cidade.

Além dessas, outras atitudes culturais tam-

bém podem ser destacadas, como a doação feita pela Secretaria da Cultura, através do programa Estado de Leitores, de 150 livros à biblioteca municipal Pedro Fraletti. E uma vez que a leitura é a base de todo conhecimento, principalmente o cultural, os moradores de Pereiras também puderam adquirir e trans-mitir o mesmo através da 1ª e 2ª Feira do Livro Usado, que foram realizadas no final de 2009 e no início desse ano e que consiste no incentivo à leitura e à cultura no município.

Através das feiras, os moradores puderam se identificar com livros de seus, podendo levá-los para casa após um cadastro. Ao todo, foram doados, aproximadamente, 4 mil livros à popu-lação. Essa última também pôde usufruir da presença do Museu do Tropeiro, que ficou em exposição no Centro Educacional e Cultural de Pereiras durante 10 dias. Um dos principais objetivos da exposição de um rico acervo da história tro-peirista, foi o resgate cultural da cidade, visto que Pereiras foi criada de um pouso de tro-peiros. Cerca de 600 pessoas, dentre populares e alunos de escolas, visitaram a exposição.

Os cidadãos pereirenses também tiveram mais acesso ao mundo digital com os cursos de in-formática oferecidos pelo governo municipal, que também tratou de cuidar do programa Acessa São Paulo, que foi instalado na cidade no ano de 2008, mas que não atingiu a meta- de usuários, que é de 75% (meta imposta pelo governo estadual). Assim, com novos es-tagiários contratados e capacitados em cur-sos de acompanhamento e atendimento para melhor receber a população, o município de Pereiras ultrapassou a porcentagem exigida pelo governo do estado, atingindo o índice de 106%.

Além disso, outro projeto que incentivou a in-clusão digital dos moradores de Pereiras, foi o Inclusão Digital – Melhor Idade, que tem como objetivo apresentar as ferramentas da internet às pessoas da terceira idade, que são divididas

INFORMÁTICA

6

Museu tropeiro

Feira do livro

Carnaval de rua

Acessa São Paulo

Page 7: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

em duas turmas de cinco pessoas cada, para assistirem às aulas. O projeto também tem como objetivo a divulgação do pólo do Acessa São Paulo.

Incentivando o turismo, a cidade de Pereiras teve importantes eventos realizados nesses últimos anos. Em 2009 e 2010, moradores da cidade e turistas puderam presenciar e as-sistir ao retorno das apresentações da escola de samba Gres Zateliê, no famoso carnaval de rua. Nesse ano, o enredo da apresentação foi “As culturas regionais brasileiras”, tendo como exemplo a comissão de frente, que con-tou com 12 componentes representando os nordestinos Maria Bonita e Lampião.

A cidade também pôde contar com a visita da escola de samba do grupo especial de São Pau-lo, Sociedade Rosas de Ouro, que fizeram uma apresentação no Pré-Carnaval. Nessa ocasião, estiveram presentes, aproximadamente 50 in-tegrantes da escola, dentre mestre ala e porta-bandeiras, ala das baianas, passistas, bateria, destaque e não menos importante, o próprio presidente da escola. (falta nome do cara)

Outros dois eventos que movimentaram mora-dores e turistas na cidade de Pereiras foram as 18ª e 19ª Festa de Frango, que desde a sua inauguração (1991), tem como objetivo comemorar a produção recorde de frango de corte no Município de Pereiras. Nesse ano, a festa ocorreu no período de dois à seis dejunho, tendo apresentações de grandes músi-cos, como Léo e Júnior, João Bosco e Vinícius, Edson e Você e Chitãozinho e Xororó. No úl-timo dia de festa, ocorreu o tradicional desfile de cavaleiros e o almoço no Centro Municipal de Eventos.

Pereiras é, hoje, um dos mais importantes cen-tros de produção de corte do Estado de São Paulo e também do país. Três mil pessoas es-tão envolvidas diariamente com a produção do frango de corte. É o setor que mais oferece emprego no município.

A participação de Pereiras no esporte também se destacou. No ano passado e agora, em 2010, os atletas de futsal participaram da Copa TV Tem de Futsal, como também, nesses dois anos, cidadãos pereirenses participaram do Dia do Desafio, no qual pessoas de todas as idades se envolvem em algum tipo de atividades física, numa competição amigável entre cidades do mundo inteiro do mesmo porte. Em 2010, a cidade de Pereiras competiu com Stanley, uma pequena cidade com 2.989 habitantes e capi-tal das Ilhas Falklands, também conhecidas como Ilhas Malvinas.

As atividades em Pereiras envolveram escolas da rede municipal e estadual de ensino, grupos da terceira idade, empresas e comércios, além de pessoas que, individualmente, fizeram a sua parte e registraram esse momento colaboran-do com a cidade na competição. Ao todo, 1.777 pessoas participaram da iniciativa.

Atletas, crianças e adolescentes da cidade tam-bém participaram de eventos como o Circuito Regional de Skate; Campeonato de Natação João Batista da Silva Proença, que ocorreu na cidade de Cesário Lange; Campeonato Interno de Férias de Futsal (2009 e 2010); Jogos Re-gionais do Idoso (2009 e 2010), Jogos Estad-uais do Idoso (Jei); e o Campeonato Regional de Futebol de Campo.

Atitudes que incentivam a prática do esporte também foram tomadas como a abertura da Es-colinha de Futebol de Campo e Salão e de Fut-sal Feminino; a implementação do programa Esporte Social; entrega de kits de material esportivo; colocação de novas telas no ginásio de esportes e campo da estação; e a realização da peneira de futebol, que teve como objetivo avaliar e testar as habilidades de 150 garotos, nascidos entre os anos de 1992 e 1996, afim de descobrir novos talentos. Estiveram presen-tes na ocasião dirigentes e técnicos do clube de futebol XV de Piracicaba que encaminharam os aprovados para novas avaliações e para no-vos períodos de treinamento na sede do clube, na cidade de Piracicaba.

EVENTOS

ESPORTE

ESPORTE, CULTURA E TURISMO

7

Participação na Copa TV Tem de futsal

Dia do desafio

Escola de samba Rosas de Ouro

Musicalidade nas escolas

Page 8: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

8

Muitos projetos foram aprimorados e saíram do papel para que a cidade conseguisse melhorar sua estrutura

ecológica e servir de exemplo para outros mu-nicípios do estado de São Paulo.

Um primeiro projeto a ser citado é o do Hor-talitamento, que consistiu na revitalização da Horta Comunitária da cidade, que por sua vez tem como principal objetivo o fornecimento de verduras, como alface, escarola, couve, salsinha, cebolinha, dentre outros, para as es-colas e creches da cidade. A produção mensal da Horta Comunitária nesse ano chegou à, aproximadamente, dois mil pés de verduras, que continuam alimentando as crianças da ci-dade.

A Secretaria da Agricultura e do Meio Am-biente também realizou o Projeto Vacinação Brucelose, que foi uma campanha realizada no ano passado para as fêmeas bovinas e bubali-nas que possuem faixa etária entre três e oito meses. O número de animais vacinados foi de 1500, o que aumentou o índice de vacinação do município de Pereiras de 12% para 31%. Para esse projeto, o produtor só tem o custo da vacina. Para as vacas e novilhas de leite da cidade, foi realizado o programa de Insemina-ção Artificial.

Outro projeto voltado para a pecuária é o Cati Leite, que visa o melhoramento da bovinocul-tura de leite através da rotação de pastagem em um hectare, aos pequenos e médios produ-tores fazendo com que a produção de leite fique mais viabilizada e barata. O projeto tam-bém tem a função de orientar os produtores no

manejo do gado leiteiro, pastejo rotacionado e qualidade do leite.

Ainda no meio rural o governo municipal também realizou projetos que, direta e indi-retamente, melhoram os serviços dos traba- lhadores dessa área, como o Projeto Melhor Caminho da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, que arrumou 6,1 quilô-metros da entrada do bairro Lageado, que faz ligação à SP 143, com o objetivo de desviar o fluxo de produção na cidade, principalmente os treminhões de cana, que passam na avenida do bairro Vila dos Sonhos, onde está sendo construída uma escola.

Para os produtores rurais, o governo munici-pal colocou em prática a Patrulha Rural, que presta à esses trabalhadores, serviços como: aração, gradiação, roçados e silo, sendo que a única despesa será o combustível usado pelos produtores. Para utilizarem os equipamentos, os interessados devem fazer um agendamento na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Para correr do prejuízo, governos de cidades de todo o mundo, estão tomando atitudes para melhorar as condições das águas e rios. Um exemplo disso pode ser testemunhado na ci-dade de Pereiras, que foi a iniciativa da ad-ministração municipal de assinar um convênio no valor de R$ 1.312.000,00, referente ao programa Água Limpa.

Esse programa, que é do governo do estado de São Paulo, tem como objetivo implantar siste-

mas de tratamento de esgotos em municípios não atendidos pelo Saneamento Básico do Es-tado de São Paulo (Sabesp), e que despejam seus afluentes no córregos e rios locais, tratan-do 100% do esgoto local.

Três importantes aquisições também foram feitas nos últimos meses para a melhora no trabalho rural e pecuarista na cidade: a primeira foi a de um trator traçado. Através de uma emenda, a administração municipal de Pereiras assinou a finalização do convênio para a aquisição de um trator traçado de 75 cavalos de potência, que facilitou o setor da agricultura, pois o mesmo trabalha no preparo, plantio e manutenção do solo.

A segunda aquisição feita pelo governo mu-nicipal foi de dois resfriadores de leite que foram destinados à Associação Água Choca de Pereiras. Os equipamentos têm capacidade para armazenar de mil a dois mil litros cada, e os mesmos foram instalados em dois lugares estratégicos do bairro Água Choca.

A última, e não menos importante aquisição, foi a de uma caixa d’água de 15 mil litros que foi destinada ao bairro Jacaré, onde há famí-lias que sofriam constantemente com a falta de água no inverno.

O governo municipal de Pereiras também re-alizou reuniões sobre o frango de corte na cidade. Nelas, os avicultores do município e

Resfriadores de leite Limpeza do córrego da Barroca Recuperação do antigo lixão

ÁGUA LIMPA

AQUISIÇÕES

REUNIÃO

Page 9: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

9

representantes do Conselho Municipal de Ag-ricultura e Meio Ambiente debateram assuntos relacionados à produção de frango de corte, com o objetivo de buscar fortalecimento e sus-tentabilidade nesse setor.

Outras importantes atitudes do governo muni- cipal para os agricultores, avicultores e produ-tores rurais, foram:

- A emissão da carta de aptidão do agricul-tor, para o crédito agrícola (nessa carta, que é gratuita, fica registrado que o agricultor tem propriedade no município de Pereiras e que o mesmo tem uma renda, possibilitando, assim, que ele consiga um crédito rural);

- A Licença Ambiental do Estabelecimento Avícola, que permite aos avicultores a parceria com a integradora. (Para conseguir a licença, entrar em contato com a Secretaria de Agri-cultura para que possa ser feito um laudo, que é gratuito);

- E a doação de 200 mudas de Pau Brasil para os produtores rurais.

Município Verde Azul, é um projeto estadual que é aderido por um município paulista a partir da assinatura de uma “Protocolo de In-tenções”, que propõe dez diretivas que abor-dam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas (Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação de Mata Ciliar, Arborização Ur-bana, Educação Ambiental, Habitação Susten-tável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura

Ambiental e Conselho de Meio Ambiente). E essas foram algumas ações que o governo mu-nicipal de Pereiras já iniciou:

- Recuperação do antigo Lixo da Fazenda Cam-bará, com o plantio de 4.800 árvores nativas;

- Implantação do Projeto do Inventário Ar-bóreo Municipal, que consiste no levantamen-to da situação das árvores da cidade, fazendo, quando necessário, o plantio de novas árvores e a retirada das que estão danificando proprie-dades e calçadas;

- Limpeza do Córrego Chimbó, mais conhecido como “córrego da Barroca”, que fica na frente do clube Serpereiras e que tinha grande quan-tidade de mato que não era aparado;

- Teste do índice de gases emitidos pela frota municipal, que foi classificado como “satis-fatório”

- Dia da Árvore, no qual alunos das escolas mu-nicipais plantaram mudas de árvores na beira da Rodovia Floriano de Camargo Barros;

- E o Curso de Arborização Urbana, que foi assistido por representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que esses pudessem adquirir mais conhecimento sobre o assunto.

Foi assim que Pereiras ficou com a classifica-ção de 130ª colocada das melhores cidades, dos 650 municípios do Estado de São Paulo. Mas isso foi só o começo!

O Serviço Autônomo de Água e Saneamento de Pereiras (Samasp) também fez a sua parte para que os moradores de Pereiras tivessem boas condições e conforto na utilização dos sistemas de esgoto e encanamento, e para que a cidade seguisse as nor-mas corretas de higiene e cuidado com a água.

Uma primeira atitude foi a construção de uma labo-ratório e de um depósito de produtos químicos para que os mesmos fossem analisados em local apro-priado, correto e higiênico, o que não tinha antes.

Houve também a reforma da caminhonete F.1000 que é utilizada pela Samaspe e que estava em pés-simas condições de uso para o trabalho e para o transporte dos equipamentos dos funcionários e das caixas d’água do bairro Cruzeiro, que foram ade-quadas e pintadas ficando com boas condições de uso e tendo uma melhor aparência.

O Samaspe também fez a implementação da Setor-ização, que consiste no registro e controle da falta de água em um determinado local/região da cidade, fazendo com que o problema não afete o município por completo, como ocorria antes.

Além disso o Samaspe conseguiu a obtenção de out-orga, que é uma autorização para poder utilizar as águas dos poços profundos da cidade, que são três ao total. Antes, o município tinha problemas em relação à essa utilização pois a autorização estava irregular, sendo que agora Pereiras tem aprovação da Agência Nacional de Água (Ana).

A cidade de Pereiras também teve importantes aquisições relacionadas aos serviços de água e es-goto, como a aquisição de bombas reservas para os bairros Estação de Pereiras, Ribeirão da Várzea e para os poços da cidade, e a aquisição da Estação Elevatória de Esgoto 1 que serve para os morador-es das partes altas do bairro Estação de Pereiras, que tinham problemas de falta de água.

O bairro Queimador também teve melhorias com a ampliação da rede de água, oferecendo mais con-forto para os moradores. Além disso, o Samaspe também tratou de substituir 400 hidrômetros (apa-relho que faz a medição de água).

Para finalizar, o governo municipal, junto com o Sa-maspe e os moradores do bairro Jacaré fez a imple-mentação da rede de água no bairro, que antes não tinha e que fazia com que os moradores sofressem com a falta de água frequentemente. Agora o prob-lema foi solucionado.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Produto de inceminação artificial Trator traçado

MUNICÍPIO VERDE E AZUL

SAMASP

Page 10: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

FUNDO SOCIAL

Atitudes no campo social também se destacaram nesses últimos dois anos, e as doações estiveram no topo da

lista - uma forma de mostrar a solidariedade da sociedade como um todo. Através do go-verno municipal foi organizada a doação de roupas de cama para a policlínica do Centro de Saúde, como também a doação de ócu-los de grau a população de baixa renda com esse tipo de deficiência. No primeiro caso, a doação foi de trinta e quatro fronhas e vinte e seis lençóis, que foram recebidos por re- presentantes da saúde com grande satisfa-ção pelo fato de a procura pelo atendimento de saúde aumentar nas estações frias do ano.

Outra doação merecedora de destaque foi a de uma cadeira de rodas especial para um jovem deficiente físico. A cadeira, que foi construída com exclusividade para o adoles-cente, foi feita pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que tirou

as medidas do garoto e fez vários testes para que o mesmo pudesse utilizá-la com conforto.

Outro jovem do município também recebeu uma atenção especial do Fundo Social, porem, diferentemente do primeiro, esse jovem tem uma deficiência visual, a qual se torna um obstáculo para a alfabetização de crianças e adolescentes que possuem esse tipo de defi-ciência. Com esse conhecimento, o governo municipal entregou à esse jovem um aparelho reglete, que tem como funcionalidade pos-sibilitar ao deficiente visual a capacidade de escrever o alfabeto Braile. O aparelho con-siste em duas placas de metal ou plástico que são fixas em uma de suas extremidades com dobradiças, para que as mesmas pos-sam abrir e o papel ser colocado entre elas.

Depois, com o punção (uma espécie de agu lha) o deficiente marca os pontos que formam o alfabeto Braile. Além disso, o adolescente tam-bém recebeu a oportunidade de fazer um curso de leitura em Braile, na cidade de Botucatu.

Para ajudar aqueles que não têm roupas

suficientes para as épocas de frio, o governo municipal organizou a arrecadação de aga salhos para a Campanha do Agasalho. Além disso, o Fundo Social apoiou o esporte do município ajudando os atletas que represen-tam Pereiras em competições fora da cidade e realizou a Festa de Natal das Crianças, que além de brincadeiras, teve como atração a doação de brinquedos, como bicicletas, piscinas, DVDs, skates, através de um sorteio.

Em janeiro desse ano, foi realizada uma reunião com diretores do SENAI (Serviço Na-cional de Aprendizagem Industrial) de Botuca-tu, na qual ficou decidida o início de um curso de costura básica no município de Pereiras. Durante esse primeiro semestre, as duas tur-mas de participantes tiveram 160 horas de curso que duraram, aproximadamente, quatro meses. Nesse período, os alunos aprenderam como manusear as máquinas e fizeram peque-nas peças para colocar em prática o conteú-do aplicado. A primeira turma se formou em julho e começará um curso de modelagem.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

CURSO

10

Crianças se divertem Curso de costura Atrações da festa

Cadeira especialFesta de Natal Doação de roupas de cama para centro de saúde

Page 11: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

ASSISTÊNCIA SOCIAL

11

Como Sociedade é um conjunto de pes-soas que compartilham propósitos, gos-tos, preocupações, costumes, e que inte-

gram entre si constituindo uma comunidade, é dever do governo, seja esse federal, estadual ou municipal, cuidar das condições para que a mesma viva em harmonia. Tal trabalho envolve atitudes que atendam a todos que formam essa comunidade: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Por isso que, pensando no futuro sócio-cultural dos pequenos pereirenses, o governo municipal continuou e aprimorou o projeto Espaço Ami-go, que antes era conhecido como Projeto 10.

Tal projeto, que ainda se localiza no Centro de Convivência, no bairro Morada do Sol, atende crianças que, após o período regular de aulas nas escolas municipais e estadual de Pereiras, não têm com quem ficar em casa devido à ocu-pação dos pais que têm que trabalhar para au-mentar a renda familiar.

Quase todos os dias da semana, das oito da manhã às quatro e meia da tarde (exceto sábados e domingos), as crianças são orien-tadas por um grupo de monitores que desen-volvem atividades físicas, esportivas, culturais, recreativas, de complemento escolar, leitura, educação musical, artesanato de reciclagem, iniciação às artes marciais e muitas outras atividades que as afastam dos maus vícios da rua, das possíveis más companhias e da ociosi-dade. É a preparação de futuros bons cidadãos de Pereiras.

Outras atitudes que auxiliam os cidadãos pereirenses são as doações de cestas básicas, fraldas geriátricas e auxílio funerário para as famílias que solicitam tal tipo de ajuda. Porém, os pedidos só são considerados, conforme o pa-recer técnico da assistência social, através do/da assistente – que, faz uma visita domiciliar – para que as doações sejam feitas adequada-mente.

Atendendo à comunidade em geral, o gover-no municipal também organizou palestras de

orientação, que abordaram assuntos como “A Importância do diálogo entre pais e filhos”; “Jovens x Drogas”; “Sexualidade, DSTS e gravidez não desejada” e “Saúde e Higiene Familiar”.

No primeiro assunto, a palestra foi ministrada pelo psicólogo Dr. Ivanildo, da cidade de São Paulo, que abordou diversos problemas que surgem em uma família devido ao excesso ou à falta de diálogo na mesma. Aproximadamente 80 pessoas assistiram a palestra, que foi volta-da aos usuários do Programa Renda Cidadã.

Outra palestra que também recebeu muita atenção foi a de “Sexualidade, DSTS e gravi-dez não desejada”, que foi ministrada pelo psicólogo Vinícius Miranda, da cidade Assis, que por sua vez, iniciou o evento abordando as dificuldades e dúvidas que envolvem jovens e adultos quando o assunto é a compreensão de seus corpos, afetividades e atitudes respon-sáveis diante do prazer e da reprodução.

Em seguida, o psicólogo falou do abuso sexual contra as crianças e adolescentes, o machismo, a falta de diálogo dos pais com seus filhos, os riscos de relações sexuais desprotegidas e o dilema da maternidade na adolescência.

Foi apresentada no mesmo evento a palestra “Saúde e Higiene Familiar”, que também abordou temas de maneira clara e séria sanan-do muitas dúvidas dos presentes.

Outros serviços realizados pela Secretaria de Assistência Social foi o atendimento ao idoso, à criança e ao adolescente através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles-cente (CMDCA) e o convênio para a instalação do Crás – Centro de Referência de Assistên-cia Social, que é uma unidade pública estatal, descentralizada da política de assistência so-cial, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios brasileiros, que irá atender, especialmente, as famílias socialmente vulneráveis.

Doação de cestas básicas

Doação de fraldas

Palestra jovens x drogas

Projeto Espaço Amigo

Page 12: Jornal Institucional da Prefeitura Municipal de Pereiras/SP - 2010

Cinco dias de muita festa, diversão, gente bonita e grandes shows.

A 19ª Festa do Frango proporcionou aos cidadãos pereirenses e aos visitantes que lotam a cidade, um feriado divertido e com muito entre-tenimento.

Mais de 25 mil pessoas passaram e prestigiaram o evento que teve inicio na quarta feira, dia 2, com a apresentação da dupla de sertanejo universitário, Léo e Júnior, que fez o publico sair do chão com suas músicas.

Já na quinta feira (3), houve a solenidade e abertura oficial do rodeio. A dupla do momento, João Bosco e Vinicius, fez uma belíssima apresentação e levou o público ao delírio com suas composições como “sufoco” e “chora me liga”.

Mesmo com a chuva que atingiu a cidade na sexta feira, a população compa-receu “em peso” para assistir ao rodeio e ao show do cantor Edson, que re-centemente lançou sua nova turnê em carreira solo. A convite do cantor, a dupla pereirense, Zé do Vento e Joventino, subiu ao palco e cantou junto com o mesmo a música “Os Patinho” , que ficou famosa após apresentação no programa Raul Gil, da teve Bandeirantes.

No sábado (5), a festa contou com um público recorde. O show da dupla Chitão-zinho e Xororó atraiu uma gama de pessoas dos mais variados perfis e idades. Durante a apresentação, a dupla misturou passado e presente, com clássicos como “Galopeira” e “Evidências” que agitaram e emocionaram o público ali presente.

Já no domingo, no período da manhã, ocorreu o desfile de cavaleiros, amazonas e comitivas pelas ruas da cidade. Após o desfile, no mesmo local da festa, ocor-reu a tradicional queima do alho e o almoço realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, que foram seguidos pelas várias brincadeiras como a mesa da amargura e prova do laço. No final do dia aconteceu à missa sertaneja, ante-cipando o final do rodeio, quando João Ricardo Vieira, da cidade de Itatinga, foi consagrado como grande campeão, ganhando uma moto zero quilômetro. O segundo lugar ficou com Vilson Grela Junior, da cidade de Rio Claro, que tam-bém ganhou uma moto zero quilômetro. A terceira posição ficou com Carlos de Carvalho, da cidade de Avaré, seguido por Reginaldo da Silva, da cidade de Itu, e Marcelo Domingues, da cidade de Bofete, que ficaram com o quarto e quinto lugar, respectivamente. Após o final do rodeio, o humorista Marquito do pro-grama do Ratinho apresentou suas músicas e personagens. Em seguida a dupla Henrique e Lucas e o trio Tuguet´s se apresentaram, encerrando as festividades da 19ª Festa do Frango.

Durante todas as noites do evento, a Phanton Danceteria fez a boate da festa com muita música eletrônica, sendo uma alternativa para quem também qui-sesse desfrutar de bons momentos em outro estilo musical.

Vale ressaltar a competência da organização do evento, que trabalhou muito para que tudo saísse o mais perfeito possível. A 19ª Festa do Frango mais uma vez supriu as expectativas e agradou a todos.

Festa do Frango

Chitãozinho e Xororó

Público presencia os shows

Léo e Júnior

Rainha e princesas do rodeio